A minha é uma Monster 2x9 alívio com garfo rígido mosso, sti micronew, roldana de alumínio no câmbio alívio, um quadro rava/tsw pressure/Ride escolhi esse quadro pq a geometria é muito semelhante a uma gravel tirando o top tube que é maior, porém tô usando uma mesa curta e cubos Novatec atras e arc mt039 na frente e freios tsw
Fala Marcio, é sempre um prazer compartilhar conhecimento! Tenho dois empregos, então demoro mais a postar, mas sempre que possível procuro fazer algo legal. Um abraço!
6 หลายเดือนก่อน
@@gravelzonebrasilIsso aí, meu amigo! Adorei suas dicas!!!
MEU AMIGO DO CÉU.... KKK ESTOU FAZENDO UM PROJETO COM MESMA BIKE SCOTT SCALE 965 2023 AZUL, JA TENHO O GUIDAO BAR. FREIO VAI SER M6100. COM GROUPSET XT8100. TAMBEM VOU MODIFICAR PARA MONSTER GRAVEL. OBS, JA NAO FAÇO IGUAL TUA DICA. PORQUE JA ENCOMENDEI GROUPSET E JA ESTA NO BRASIL. SHOW DE BIKE MEUS PARABÉNS PELA AQUISIÇÃO. ADOREI VE UMA BIKE COM UM MESMO MODELO QUE VAI SER A MINHA. ACHEI SEU VIDEO POR ACASO AMIGO. GANHOU MAIS 1 INSCRITO. ABRAÇO!
Minha Monster Cross: Quadro/garfo/guidão carbono Lapierre 29” Pneus 29” 2.1 STI Ultegra Hidráulico 2/11 Relação dianteira 46/30 Relação Traseira 11/42 Acho a configuração perfeita para estradão, conforto e segurança demais pra pedalar muito tempo tempo.
Aqui em Minas temos morros e minério solto em terreno irregular. Não faz muito sentido uma gravel. Essa sua monster faz mais sentido por aqui. Bom mesmo é uma full. Bom pedal. 👍
Tem um excelente material para usar câmbio MTB com STI, o adaptador Wolf Tooth. Vai funcionar perfeitamente. Uso há oito anos, precisão excelente e não desregula.
O adaptador da Wolf Tooth é bom, cheguei a usar em 2017, mas agora com a evolução dos câmbios específicos para Gravel, que são muito mais precisos, deixei de usar.
@@gravelzonebrasil então, como a montagem da minha bike é antiga, oito anos atrás, não havia grupo específico. Como disse não requer regulagens frequentes e manutenção fora do previsto, então mantenho.
Fala meu querido, ótimas explicações e um belo projeto de equipamentos de bikepacking! Você pode me informar por onde comprou esses fixadores de suportes de garfo para suspensão da Tailfin e como foi importação?. Não entendi muito bem o motivo de ter comprado 2 pares e não 1 só par.
Oi João, comprei direto da Tailfin da Inglaterra, eles me mandaram por DHL e paguei os impostos. O processo foi super tranquilo, rápido e considero que valeu a pena, porque não tem nada mais eficiente no mercado para montar suportes de caramanhola / anything cages numa suspensão. Tive que comprar 2 pares porque em cada perna da suspensão vão dois e esses dois por sua vez permitem montar ao mesmo tempo dois suportes, ou seja, tenho 4 suportes fixados nas hastes da suspensão. Qualquer dúvida, me fale.
Bom dia amigo ,parabéns pelo projeto ,ficou muito bom ....tomara que seja sucesso total ...quanto as fitas de borracha que usou para fixar a bolsa no quadro ,vc poderia me passar o link ??? obrigado ,boas aventuras .....
Na verdade, em 9 entre 10 pedais eu uso essa bike. Valeu demais. Poder usar um pneu 2.1 em uma bike com guidão drop, é perfeito para as condições dos caminhos no Brasil.
Parabéns. Nunca tinha visto essa transformação. Teve algum problema para trocar a coroa por uma maior nesse quadro da scale? Tenho uma chisel, troquei a coroa por uma 38t. Sinto necessidade de mudar a pegada, pois tive uma queda que me deixou uma lesão na mão que dói muito com a pegada no guidão reto. Achei muito boa a idéia, pois gosto da minha bike e não queria trocá-la....
Oi Beatriz, estou usando uma coroa 36 nessa Scale e tem espaço para mais. Se você já usa 38, sua Chisel é uma ótima candidata a um guidão drop, vale a pena. Não deu tempo de incluir nesse vídeo, mas em geral se você colocar um guidão de Gravel na MTB, vai precisar de uma mesa um pouco mais curta para manter o fit. Qualquer dúvida, só perguntar. Acredito que o guidão drop vai ajudar também nas suas dores.
Já ouviu falar do guidão CORNER BAR? Talvez seja uma outra boa opção, caso não queira mudar para um guidão DROP, pois não se faz necessário mudar os trocadores e tem quase a mesma pegada do DROP.
@@marcelocamposdossantos1686 então, eu considero o corner bar uma adaptação para quem não quer ou não pode substituir os trocadores. Ele tem várias desvantagens em termos de peso e ergonomia. Ainda que pareça um guidão drop, não oferece as mesmas posições de pegada tão importantes nos pedais de longas distâncias. Além de tudo isso para instalar o corner bar muitas vezes é necessário aumentar o comprimento dos conduítes e, para completar, te coloca em uma posição mais desconfortável, sendo necessário usar uma mesa mais alta. Na minha opinião não vale a pena para uma bike onde você precisa de conforto, muito menos se também quiser desempenho.
Adil, tem o link do local da compra desse guidão que você colocou na Scott? Adquiri uma Sense Versa Comp, só que queria um guidão com um DROP com menos profundidade.
Fala Marcelo, este guidão é maravilhoso. Eu comprei na Bike 24. Segue o link: www.bike24.com/p2441462.html?source=SBP&indexName=production_SEARCH_INDEX_EN&objectId=441462&queryId=cb6a72a7adb39a0147e027dd0abb5b94&userToken=37331450-0dc4-4e95-8325-4593784f0703
Eu tenho uma cannondale trail sl 3 no tamanho L nesse caso se eu for colocar o guidão dropper preciso encurtar a mesinha ? Atualmente ela está com 70mm
Oi André, vou fazer um vídeo exatamente sobre o tamanho da mesa na conversão, mas a regra é usar uma menor, caso troque o guidão flat pelo drop numa MTB. Entre 30 e 40 mm menor a mesa, em geral.
Fala Wendell, não precisei comprar um tamanho menor, conferi as medidas e percebi que uma mesa menor seria suficiente, ainda que na prática, por conta do ângulo do tubo do selim mais de pé, nem precisei usar a mesa menor. Sobre a fita de proteção, não deu tempo de falar nesse vídeo, mas foi a primeira coisa que coloquei antes de iniciar a montagem. É um rolo de fita genérico que eu comprei no Ali, não estava cortado para essa bike em especial.
@@gravelzonebrasil massa! O quadro é bem alto mesmo a frente! Eu já fiz isso em uma trek aro 26 com uma suspensão reba antiga! Rodei bem com ela mas acabei voltando ela pra mtb! Ficou top tbm! Vou procurar essa fita no aliexpress! Valeu pelo retorno! O projeto ficou massa! Na sua experiência, vc não acha que o câmbio Ltwoo gr9 que é praticamente igual ao de 12v, não sejam o mesmo câmbio? Sabe dizer se tem diferença? São muito iguais! Só muda cor, pelo menos nas fotos!😁
@@pedaldiarioWVF a fita de proteção que eu estou usando é esta: pt.aliexpress.com/item/1005002525445016.html Todos esses câmbios novos da Ltwoo são de fato muito parecidos, mas pela lógica, que ainda que a gente não perceba visualmente, seguramente existem diferenças que justifiquem as puxadas de cabo diferentes para cada sistema. De todas as formas, informação técnica é algo um pouco deficitário ainda com a Ltwoo.
Eu tenho uma Scale 965 e uma Chisel. Peso da Chisel não se compara mas acredite ou não prefiro a geometria da Scale 965. Por que não um guidão tipo corner bar e manter a transmissão original pensou nessa opção ?
Então, nem pensei num corner bar porque eu considero esse tipo de guidão uma adaptação para quem não pode/quer usar um guidão drop. Ele tem muitas desvantagens, entre elas peso e ergonomia. Para cobrir grandes distâncias, o propósito desta bike, não faria sentido montar manetes de MTB e comprometer o conforto, além do que a bike é linda, com um cabeamento completamente integrado ao quadro, imagina com um corner bar tendo aquele exagero de cabos passando no cockpit. Como você mencionou, a geometria desta nova geração da Scale é muito boa mesmo.
@@andreronan1035 no projeto inicial iria usar uma mesa de 35mm, mas em virtude da minha Gravel Bike já ser bem comprida e do ângulo do tubo do selim elevado desta Scale me colocar mais para a frente, acabei ficando com uma de 70mm, mas a regra geral é diminuir de fato o tamanho da mesa.
A minha é uma Monster 2x9 alívio com garfo rígido mosso, sti micronew, roldana de alumínio no câmbio alívio, um quadro rava/tsw pressure/Ride escolhi esse quadro pq a geometria é muito semelhante a uma gravel tirando o top tube que é maior, porém tô usando uma mesa curta e cubos Novatec atras e arc mt039 na frente e freios tsw
Bons pedais com a sua Monster!
Estava com saudades de seus vídeos, Odil. Não deixe de postar suas aventuras e dicas tão preciosas!
Fala Marcio, é sempre um prazer compartilhar conhecimento! Tenho dois empregos, então demoro mais a postar, mas sempre que possível procuro fazer algo legal. Um abraço!
@@gravelzonebrasilIsso aí, meu amigo! Adorei suas dicas!!!
MEU AMIGO DO CÉU.... KKK ESTOU FAZENDO UM PROJETO COM MESMA BIKE SCOTT SCALE 965 2023 AZUL, JA TENHO O GUIDAO BAR. FREIO VAI SER M6100. COM GROUPSET XT8100. TAMBEM VOU MODIFICAR PARA MONSTER GRAVEL. OBS, JA NAO FAÇO IGUAL TUA DICA. PORQUE JA ENCOMENDEI GROUPSET E JA ESTA NO BRASIL. SHOW DE BIKE MEUS PARABÉNS PELA AQUISIÇÃO. ADOREI VE UMA BIKE COM UM MESMO MODELO QUE VAI SER A MINHA.
ACHEI SEU VIDEO POR ACASO AMIGO. GANHOU MAIS 1 INSCRITO. ABRAÇO!
Maravilha Marlon, você vai gostar, bons pedais!
Maravilhoso meu amigo! Dicas espetaculares!
Obrigado Fernando, tamo junto!
Minha Monster Cross:
Quadro/garfo/guidão carbono Lapierre 29”
Pneus 29” 2.1
STI Ultegra Hidráulico 2/11
Relação dianteira 46/30
Relação Traseira 11/42
Acho a configuração perfeita para estradão, conforto e segurança demais pra pedalar muito tempo tempo.
Ótima configuração.
Aqui em Minas temos morros e minério solto em terreno irregular. Não faz muito sentido uma gravel. Essa sua monster faz mais sentido por aqui. Bom mesmo é uma full. Bom pedal. 👍
Igualmente Leo, bons pedais aí!
Tem um excelente material para usar câmbio MTB com STI, o adaptador Wolf Tooth. Vai funcionar perfeitamente. Uso há oito anos, precisão excelente e não desregula.
O adaptador da Wolf Tooth é bom, cheguei a usar em 2017, mas agora com a evolução dos câmbios específicos para Gravel, que são muito mais precisos, deixei de usar.
@@gravelzonebrasil então, como a montagem da minha bike é antiga, oito anos atrás, não havia grupo específico. Como disse não requer regulagens frequentes e manutenção fora do previsto, então mantenho.
É, um grande projeto pra viagem. abraço meu amigo.
Tamo junto meu amigo, abraço!
Valeu!!! Boas dicas! :)
Qualquer dúvida, só perguntar.
Gostei de saber da compatibilidade do ltwoo com mt 200
E segue funcionando super bem ainda!
@gravelzonebrasil Show, amigo ! Eu achei que pelo fato do mt 200 ser para mtb ao conectar com o ltwoo o freio poderia ficar borrachudo .
@@suavenagravel não fica, são 100% compatíveis, pode usar tranquilo.
Parabéns Odil, excelente vídeo! Não sei se perdi algo, mas você trocou o cassete?
Olá, super obrigado por assistir, não troquei o cassete original, mantive o Shimano Deore de 12 velocidades e está funcionando perfeitamente!
Fala meu querido, ótimas explicações e um belo projeto de equipamentos de bikepacking! Você pode me informar por onde comprou esses fixadores de suportes de garfo para suspensão da Tailfin e como foi importação?. Não entendi muito bem o motivo de ter comprado 2 pares e não 1 só par.
Pesquisando aqui entendi o motivo de ter comprado 2 pares. Mas se ainda puder comentar por onde comprou e a questão das taxas também eu agradeço!
Oi João, comprei direto da Tailfin da Inglaterra, eles me mandaram por DHL e paguei os impostos. O processo foi super tranquilo, rápido e considero que valeu a pena, porque não tem nada mais eficiente no mercado para montar suportes de caramanhola / anything cages numa suspensão. Tive que comprar 2 pares porque em cada perna da suspensão vão dois e esses dois por sua vez permitem montar ao mesmo tempo dois suportes, ou seja, tenho 4 suportes fixados nas hastes da suspensão. Qualquer dúvida, me fale.
@@gravelzonebrasil Entendi, muito obrigado pelas informações e respostas
Bom dia amigo ,parabéns pelo projeto ,ficou muito bom ....tomara que seja sucesso total ...quanto as fitas de borracha que usou para fixar a bolsa no quadro ,vc poderia me passar o link ??? obrigado ,boas aventuras .....
Fala Ronaldo, obrigado, segue o link:
pt.aliexpress.com/item/1005006565761064.html
Qualquer dúvida, me escreva.
Abs!
Você acha que hoje compensou a sua mudança?, vale a pena montar uma híbrida desse jeito?, estou pensando muito em fazer o mesmo !
Na verdade, em 9 entre 10 pedais eu uso essa bike. Valeu demais. Poder usar um pneu 2.1 em uma bike com guidão drop, é perfeito para as condições dos caminhos no Brasil.
Parabéns. Nunca tinha visto essa transformação. Teve algum problema para trocar a coroa por uma maior nesse quadro da scale? Tenho uma chisel, troquei a coroa por uma 38t. Sinto necessidade de mudar a pegada, pois tive uma queda que me deixou uma lesão na mão que dói muito com a pegada no guidão reto. Achei muito boa a idéia, pois gosto da minha bike e não queria trocá-la....
Oi Beatriz, estou usando uma coroa 36 nessa Scale e tem espaço para mais. Se você já usa 38, sua Chisel é uma ótima candidata a um guidão drop, vale a pena. Não deu tempo de incluir nesse vídeo, mas em geral se você colocar um guidão de Gravel na MTB, vai precisar de uma mesa um pouco mais curta para manter o fit. Qualquer dúvida, só perguntar. Acredito que o guidão drop vai ajudar também nas suas dores.
Já ouviu falar do guidão CORNER BAR? Talvez seja uma outra boa opção, caso não queira mudar para um guidão DROP, pois não se faz necessário mudar os trocadores e tem quase a mesma pegada do DROP.
@@marcelocamposdossantos1686 então, eu considero o corner bar uma adaptação para quem não quer ou não pode substituir os trocadores. Ele tem várias desvantagens em termos de peso e ergonomia. Ainda que pareça um guidão drop, não oferece as mesmas posições de pegada tão importantes nos pedais de longas distâncias. Além de tudo isso para instalar o corner bar muitas vezes é necessário aumentar o comprimento dos conduítes e, para completar, te coloca em uma posição mais desconfortável, sendo necessário usar uma mesa mais alta. Na minha opinião não vale a pena para uma bike onde você precisa de conforto, muito menos se também quiser desempenho.
Adil, tem o link do local da compra
desse guidão que você colocou na Scott? Adquiri uma Sense Versa Comp, só que queria um guidão com um DROP com menos profundidade.
Fala Marcelo, este guidão é maravilhoso. Eu comprei na Bike 24. Segue o link:
www.bike24.com/p2441462.html?source=SBP&indexName=production_SEARCH_INDEX_EN&objectId=441462&queryId=cb6a72a7adb39a0147e027dd0abb5b94&userToken=37331450-0dc4-4e95-8325-4593784f0703
@@gravelzonebrasilValeu, Adil, vou dar uma olhada. Obrigado!
Eu tenho uma cannondale trail sl 3 no tamanho L nesse caso se eu for colocar o guidão dropper preciso encurtar a mesinha ? Atualmente ela está com 70mm
Oi André, vou fazer um vídeo exatamente sobre o tamanho da mesa na conversão, mas a regra é usar uma menor, caso troque o guidão flat pelo drop numa MTB. Entre 30 e 40 mm menor a mesa, em geral.
@@gravelzonebrasil fico no aguardo do seu vídeo, muito obrigado, eu quero testar essa troca pra vê se fica mais confortável em loga distância
Adil, vc comprou um quadro de tamanho menor pro projeto?
E essas fitas de proteção do quadro, sabe dizer se tem pra outras bikes?
Fala Wendell, não precisei comprar um tamanho menor, conferi as medidas e percebi que uma mesa menor seria suficiente, ainda que na prática, por conta do ângulo do tubo do selim mais de pé, nem precisei usar a mesa menor.
Sobre a fita de proteção, não deu tempo de falar nesse vídeo, mas foi a primeira coisa que coloquei antes de iniciar a montagem. É um rolo de fita genérico que eu comprei no Ali, não estava cortado para essa bike em especial.
@@gravelzonebrasil massa!
O quadro é bem alto mesmo a frente!
Eu já fiz isso em uma trek aro 26 com uma suspensão reba antiga!
Rodei bem com ela mas acabei voltando ela pra mtb!
Ficou top tbm!
Vou procurar essa fita no aliexpress!
Valeu pelo retorno!
O projeto ficou massa!
Na sua experiência, vc não acha que o câmbio Ltwoo gr9 que é praticamente igual ao de 12v, não sejam o mesmo câmbio?
Sabe dizer se tem diferença?
São muito iguais! Só muda cor, pelo menos nas fotos!😁
@@pedaldiarioWVF a fita de proteção que eu estou usando é esta:
pt.aliexpress.com/item/1005002525445016.html
Todos esses câmbios novos da Ltwoo são de fato muito parecidos, mas pela lógica, que ainda que a gente não perceba visualmente, seguramente existem diferenças que justifiquem as puxadas de cabo diferentes para cada sistema. De todas as formas, informação técnica é algo um pouco deficitário ainda com a Ltwoo.
@@gravelzonebrasil valeu amigo! Obrigado pela atenção!
Onde comprou bagageiro ortilieb?
Na bike-components.de/
OBS, O GUIDAO NAO ACHEI NO BRASIL. A GALERA IRÁ ACHAR O GUIDAO BAR NESSE MODELO. SO NA ALIEXPRESS. 250 A 350. A MINHA É DE CARBONO.
Eu tenho uma Scale 965 e uma Chisel. Peso da Chisel não se compara mas acredite ou não prefiro a geometria da Scale 965. Por que não um guidão tipo corner bar e manter a transmissão original pensou nessa opção ?
Então, nem pensei num corner bar porque eu considero esse tipo de guidão uma adaptação para quem não pode/quer usar um guidão drop. Ele tem muitas desvantagens, entre elas peso e ergonomia. Para cobrir grandes distâncias, o propósito desta bike, não faria sentido montar manetes de MTB e comprometer o conforto, além do que a bike é linda, com um cabeamento completamente integrado ao quadro, imagina com um corner bar tendo aquele exagero de cabos passando no cockpit.
Como você mencionou, a geometria desta nova geração da Scale é muito boa mesmo.
@@gravelzonebrasil está usando mesa de quantos mm ?
@@andreronan1035 no projeto inicial iria usar uma mesa de 35mm, mas em virtude da minha Gravel Bike já ser bem comprida e do ângulo do tubo do selim elevado desta Scale me colocar mais para a frente, acabei ficando com uma de 70mm, mas a regra geral é diminuir de fato o tamanho da mesa.
@@gravelzonebrasil entendo. No meu projeto estou considerando uma de 50mm com drop bar de 460mm na minha Scale tamanho M. Obrigado pela info !
O@@andreronan1035