Muito bom o teu trabalho Giuliana, agrega muito para meus estudos. Estou mudando de profissão, vou está sempre consumindo as tuas dicas e ensinamentos na área de tecnologia.
Vou tentar seguir essas dicas, vamos lá ver se funcionam cmg, ando muito a pensar que a minha memória já não é a mm pq esqueço muito rápido das coisas, mas talvez com essas dicas seja diferente :)
Vc falou bem, memorizar e aprender são processos diferentes. Aprender requer mais tempo, constância e paciência. Depois me diz se os resultados foram positivos 😉
Como aprenderei e executarei um projeto de geração de massa de dados, upload para mainframe, start para execução de "job" no mainframe, download da execução do mainframe e envio de e-mail para o solicitante. Possuo os cursos na Udemy relativos ao SPRING BOOT.
Boa, e vc já tem bem claras as etapas que precisa seguir. Eu faria o seguinte, seguindo as dicas do vídeo: 1. Diagrama da arquitetura da solução: os componentes e sua comunicação entre eles, pra ter uma visão do todo mais clara e identificar possíveis gaps no entendimento 2. Em cada componente da solução, colocar quais seriam as ferramentas associadas e suas responsabilidades. Por exemplo, se vc tem um componente de upload para o mainframe, vc deve saber como a ferramenta funciona para isso e como ela será acionada. 3. Depois de ter esse desenho com cada componente da solução especificado e com suas responsabilidades, aí vc segue detalhando cada um, implementado mesmo o que seria, seja via poc ou direto no projeto. Nessa etapa os cursos podem te ajudar pq vc já sabe o que cada componente da solução precisa fazer, só precisa detalhar que ferramentas são necessárias e como elas serão usadas na solução.
coincidência eu voltei a fazer resumos das coisas que estive estudando exatamente hoje e no fim da noite vejo seu vídeo incentivando a fazer isso, valew ótimo vídeo vou seguir as dicas.
Giu, você já ouviu falar na Escola 42? Ela segue essa metodologia de ensinar outra pessoa pra aprender melhor. Achei uma metodologia bem bacana pra formar engenheiros de software.
Muito bom, exatamente!!! Essas técnicas servem para livros ( literatura ficção e não ficção) também. Antigamente lia um livro e logo depois esquecia dos detalhes. Hoje eu leio um ou dois capítulos, faço um resumo de cabeça em um caderno e tento lembrar de detalhes. Logo depois tento formar uma linha de raciocínio cronológica para explicar ( para um ouvinte virtual, eu mesmo) o que aconteceu no capitulo, nomes de personagens etc. Depois que comecei a implementar essas técnicas no meu dia a dia consigo ler com muito mais qualidade, inclusive livros clássicos como Dom Quixote etc.
Muito bom! Obrigada por compartilhar tua experiência, eu tbm sinto que quando comecei a ler fazendo resumos meu aproveitamento subiu muito, por isso recomendo demais!
@@giulianabezerra Outro detalhe importante que você citou é o grave erro de achar que aprendemos por osmose. Vamos ver o vídeo 3 x e vamos sair craques no assunto..kkk quem dera que a vida fosse assim. Tem que praticar mesmo o que aprendeu em um projeto próprio, sempre que puder.
Olá, Edu! Eu não tenho usado o JavaFx, acho que tem caído em desuso. Tenho visto um movimento de aplicações desktop com Electron, por exemplo. Dá uma olhada nele, é uma alternativa menos traumática pra quem vem do mundo web.
Muito bacana o conteúdo Giuliana, concordo que essa parte da neurociência é fundamental para os estudos. E como você disse, é melhor a constância do que madrugar. Pra quem acha que dormir 4, 6 ou 8h é a mesma coisa saibam que já foi testado cientificamente e há perda de performance quando você diminui as suas horas de sono, recomendo o canal do Eslen Delanogare que explica melhor sobre isso
Falta de sono pode ser mais prejudicial que a maioria dos maus hábitos como vícios e sedentarismo. Nunca passei noites em claro pra estudar e garanto que é melhor estudar menos tempo sem comprometer o sono do que estudar por horas na madrugada sem dormir. E sim, eu fiz mestrado trabalhando 8h e seguindo essas técnicas e consegui terminar em 1 ano e meio (prazo era de 2 anos).
Ótimo vídeo! Acho que seria legal se você postasse mais dicas de materiais de estudo como: livros, artigos, etc. Na minha opinião, acredito que alguns livros, por exemplo, merecem até vídeos, comentando a(s) ideia(s) proposta(s) pelo(s) autor(es) e como nós (devs) podemos aplicar de maneira correta.
Tony eu tinha anotado aqui pra falar de alguns livros e até falar sobre artigos tbm, só estou estudando a questão de direitos autorais pra não ter problema com o TH-cam 😄
hahaha eu estou aprendendo programar a pouco tempo e por conta propria, acho que não estou tão errado já que a 1, 2 e 4 eu meio que já fazia na intuição, a 5 e 6 requer uma organização que eu não sei se sou capaz de ter! 😅😅😅 E a 3 é aonde o chatgpt entra, gosto de pensar que eu entendi o que ele é capaz e não é capaz de fazer, e existe uma troca entre eu ensinar ele o que eu quero que ele programe e ele me devolver conhecimento, parece não fazer sentido isso que estou falando, mas é mais ou menos isso. kkk
Opa! Muito interessante! #Lifelonglearning O que funciona comigo e muito é a Técnica Feynman!! Indico aplicar o que é explicado aqui na plataforma youtube no vìdeo: Como APRENDER QUALQUER COISA de maneira INTELIGENTE | A Técnica Feynman - IlustradaMente E ficar gravando áudios me auto explicando e aplicar empirismo: Colocar em prática o conhecimento abstrato de formas diferentes para praticar a criatividade!! Bom estudo a todos!!
Essa ideia de se gravar é muito boa! A gente sempre acha que entendeu um assunto, aí quando tentamos explicar é que vem os gaps. E depois ainda se ouvindo a gente tem insights! 😁
@@giulianabezerra Exatamente! E segundo a técnica Feynman quanto mais "burres" ou simplificado explicar! Tipo para uma criança de 5 anos melhor ainda! Quanto mais prolixo e confuso a auto explicação mais temos que refinar e voltar e estudar novamente e explicar novamente até o entendimento abstrato ficar totalmente fluído! Empirismo intravenosa na veia!
Muito obrigado, estou cursando o primeiro semestre de Ciência da Computação na federal e está sendo muito difícil. Não vou desistir, vou estudar e em um futuro breve vou ser sim um programador bem renumerado
Qual ordem de estudo é melhor: 1° ler a documentação ou livro; 2° ver o tutorial e praticar, fazendo os exercicios e resumos. Ou o contrario. Muito obrigado.
Eu recomendo ver tutoriais, pq eles trazem uma mistura de teoria e prática na medida certa, as docs são muito teóricas e vc se perde facilmente se não teve nenhum contato. Já iniciar por um projeto pode te dar a sensação de estar perdido, por isso os tutoriais são tão interessantes pra começar a aprender algo. A documentação vai servir para consulta, quando vc precisar de algo mais específico na sua aplicação.
Dicas muito legais Giuliana! Obrigado por compartilhar!
Disponha! 🤩
Ótimo vídeo.
Muito bom!
Obrigado Giuliana! Ótimos direcionamentos!
muito bom!!
Técnica de Feynman na veia ! Parabéns pelo conteúdo
Muito bom o teu trabalho Giuliana, agrega muito para meus estudos. Estou mudando de profissão, vou está sempre consumindo as tuas dicas e ensinamentos na área de tecnologia.
Dicas realmente cientificamente comprovadas. Tinha visto algumas delas no Huberman Lab. Do Dr. Andrew Huberman, neorobiologista.
Hmm, vou até pesquisar aqui, obrigada!
Já vim estralando no like e vou anotar todas as dicas 🚀
Parabéns pelo conteúdo, muito bom 😊
Muito obrigada 😁
Bacana muito bom
Excelente! Acho que é exatamente isso, faz mto sentido
Gostei bastante!
Gostei
Muito boas dicas! Reconheci alguns erros meus na hora de estudar... Obrigado!
NOTA 10!
Ótimas dicas, parabéns!
Adoro seus vídeos, sempre me ajudam muito! Obrigado :)
Fico feliz em saber! 🤩
Valeu pelas dicas Giuliana, já faço algumas de forma eficaz, mas sempre melhorando, obrigado!!!
Sucesso! 🤩
Muito obrigado pelo vídeo! tenho certeza que era o que muitas pessoas precisavam ouvir, inclusive eu :)
Vou tentar seguir essas dicas, vamos lá ver se funcionam cmg, ando muito a pensar que a minha memória já não é a mm pq esqueço muito rápido das coisas, mas talvez com essas dicas seja diferente :)
Vc falou bem, memorizar e aprender são processos diferentes. Aprender requer mais tempo, constância e paciência. Depois me diz se os resultados foram positivos 😉
Como aprenderei e executarei um projeto de geração de massa de dados, upload para mainframe, start para execução de "job" no mainframe, download da execução do mainframe e envio de e-mail para o solicitante.
Possuo os cursos na Udemy relativos ao SPRING BOOT.
Boa, e vc já tem bem claras as etapas que precisa seguir. Eu faria o seguinte, seguindo as dicas do vídeo:
1. Diagrama da arquitetura da solução: os componentes e sua comunicação entre eles, pra ter uma visão do todo mais clara e identificar possíveis gaps no entendimento
2. Em cada componente da solução, colocar quais seriam as ferramentas associadas e suas responsabilidades. Por exemplo, se vc tem um componente de upload para o mainframe, vc deve saber como a ferramenta funciona para isso e como ela será acionada.
3. Depois de ter esse desenho com cada componente da solução especificado e com suas responsabilidades, aí vc segue detalhando cada um, implementado mesmo o que seria, seja via poc ou direto no projeto. Nessa etapa os cursos podem te ajudar pq vc já sabe o que cada componente da solução precisa fazer, só precisa detalhar que ferramentas são necessárias e como elas serão usadas na solução.
@@giulianabezerra ❤
coincidência eu voltei a fazer resumos das coisas que estive estudando exatamente hoje e no fim da noite vejo seu vídeo incentivando a fazer isso, valew ótimo vídeo vou seguir as dicas.
Maravilha! Continua firme 😉
Giu, você já ouviu falar na Escola 42? Ela segue essa metodologia de ensinar outra pessoa pra aprender melhor. Achei uma metodologia bem bacana pra formar engenheiros de software.
Não conheço, vou pesquisar a respeito, obrigada
Muito bom, exatamente!!! Essas técnicas servem para livros ( literatura ficção e não ficção) também. Antigamente lia um livro e logo depois esquecia dos detalhes. Hoje eu leio um ou dois capítulos, faço um resumo de cabeça em um caderno e tento lembrar de detalhes. Logo depois tento formar uma linha de raciocínio cronológica para explicar ( para um ouvinte virtual, eu mesmo) o que aconteceu no capitulo, nomes de personagens etc. Depois que comecei a implementar essas técnicas no meu dia a dia consigo ler com muito mais qualidade, inclusive livros clássicos como Dom Quixote etc.
Muito bom! Obrigada por compartilhar tua experiência, eu tbm sinto que quando comecei a ler fazendo resumos meu aproveitamento subiu muito, por isso recomendo demais!
@@giulianabezerra Outro detalhe importante que você citou é o grave erro de achar que aprendemos por osmose. Vamos ver o vídeo 3 x e vamos sair craques no assunto..kkk quem dera que a vida fosse assim. Tem que praticar mesmo o que aprendeu em um projeto próprio, sempre que puder.
Dicas muito boas e concordo com o Tony, realmente seria uma boa
Tony?
@@giulianabezerra É, o @tonyblacksi que comentou das dicas de materiais de estudo kkkk
Ola professora, seus conteúdos me ajudam demais e ficam bem fixos na mente. Queria aqui sugerir um tema de video, seria java usando JavaFx. Obrigadoo😊
Olá, Edu! Eu não tenho usado o JavaFx, acho que tem caído em desuso. Tenho visto um movimento de aplicações desktop com Electron, por exemplo. Dá uma olhada nele, é uma alternativa menos traumática pra quem vem do mundo web.
Muito bacana o conteúdo Giuliana, concordo que essa parte da neurociência é fundamental para os estudos. E como você disse, é melhor a constância do que madrugar.
Pra quem acha que dormir 4, 6 ou 8h é a mesma coisa saibam que já foi testado cientificamente e há perda de performance quando você diminui as suas horas de sono, recomendo o canal do Eslen Delanogare que explica melhor sobre isso
Falta de sono pode ser mais prejudicial que a maioria dos maus hábitos como vícios e sedentarismo. Nunca passei noites em claro pra estudar e garanto que é melhor estudar menos tempo sem comprometer o sono do que estudar por horas na madrugada sem dormir. E sim, eu fiz mestrado trabalhando 8h e seguindo essas técnicas e consegui terminar em 1 ano e meio (prazo era de 2 anos).
Apenas Verdades
Se possível mais um vídeo sobre orientação a objetivos com Java aplicando as técnicas da taxonomia de Bloom.
Interessante a tua sugestão, anotei aqui pra me aprofundar, obg!
Ótimo vídeo!
Acho que seria legal se você postasse mais dicas de materiais de estudo como: livros, artigos, etc.
Na minha opinião, acredito que alguns livros, por exemplo, merecem até vídeos, comentando a(s) ideia(s) proposta(s) pelo(s) autor(es) e como nós (devs) podemos aplicar de maneira correta.
Tony eu tinha anotado aqui pra falar de alguns livros e até falar sobre artigos tbm, só estou estudando a questão de direitos autorais pra não ter problema com o TH-cam 😄
hahaha eu estou aprendendo programar a pouco tempo e por conta propria, acho que não estou tão errado já que a 1, 2 e 4 eu meio que já fazia na intuição, a 5 e 6 requer uma organização que eu não sei se sou capaz de ter! 😅😅😅
E a 3 é aonde o chatgpt entra, gosto de pensar que eu entendi o que ele é capaz e não é capaz de fazer, e existe uma troca entre eu ensinar ele o que eu quero que ele programe e ele me devolver conhecimento, parece não fazer sentido isso que estou falando, mas é mais ou menos isso. kkk
Que ideia massa usar o chatgpt, faz todo sentido sim! 👏🏻
Opa! Muito interessante!
#Lifelonglearning
O que funciona comigo e muito é a Técnica Feynman!!
Indico aplicar o que é explicado aqui na plataforma youtube no vìdeo:
Como APRENDER QUALQUER COISA de maneira INTELIGENTE | A Técnica Feynman - IlustradaMente
E ficar gravando áudios me auto explicando e aplicar empirismo: Colocar em prática o conhecimento abstrato de formas diferentes para praticar a criatividade!!
Bom estudo a todos!!
Essa ideia de se gravar é muito boa! A gente sempre acha que entendeu um assunto, aí quando tentamos explicar é que vem os gaps. E depois ainda se ouvindo a gente tem insights! 😁
@@giulianabezerra Exatamente!
E segundo a técnica Feynman quanto mais "burres" ou simplificado explicar! Tipo para uma criança de 5 anos melhor ainda!
Quanto mais prolixo e confuso a auto explicação mais temos que refinar e voltar e estudar novamente e explicar novamente até o entendimento abstrato ficar totalmente fluído!
Empirismo intravenosa na veia!
Muito obrigado, estou cursando o primeiro semestre de Ciência da Computação na federal e está sendo muito difícil. Não vou desistir, vou estudar e em um futuro breve vou ser sim um programador bem renumerado
Não duvido disso! Continua firme e espero poder ajudar com os conteúdos aqui! 😉
Qual ordem de estudo é melhor: 1° ler a documentação ou livro; 2° ver o tutorial e praticar, fazendo os exercicios e resumos. Ou o contrario. Muito obrigado.
Eu recomendo ver tutoriais, pq eles trazem uma mistura de teoria e prática na medida certa, as docs são muito teóricas e vc se perde facilmente se não teve nenhum contato. Já iniciar por um projeto pode te dar a sensação de estar perdido, por isso os tutoriais são tão interessantes pra começar a aprender algo. A documentação vai servir para consulta, quando vc precisar de algo mais específico na sua aplicação.
Muito obrigado. @@giulianabezerra