Sem dúvida uma ótima explicação. Mas ainda preciso calcular o torque de uma polia para outra que segue para outra menor para reduzir para aumentar o torque de uma outra maior kkkkk. Na verdade um câmbio cvt que traciona um pinhão e uma coroa para uma roda .
Parabéns pela explicação!!! A explicação foi tão boa que acabei percebendo que dá pra fazer o cálculo de outra forma, pelo menos deu certo no seu exemplo; basta dividir T1 por T2 e multiplicar o resultado por N1. 40/16 = 2,5 2,5 x 2000 = 5000 . . . Ou ficaria mais claro pensar em dividir o maior valor entre T1 e T2 pelo menor valor de T1 e T2 e multiplicar por D1. Deu certo em todos os exemplos.
Muito obrigado pelo elogio e pelo comentário Danilo. Fico muito feliz em ler comentários como o seu. Sempre dá um gás para fazermos vídeos cada vez melhores. Um grande abraço!
Vale a pena decorar que existe uma relação inversamente proporcional entre rotação (RPM, m/s.....etc) e torque (Nm, kgfm....etc) em função dos diâmetros das polias motriz e movida. Portanto uma polia motriz maior e uma movida menor resulta em maior rotação e menor torque e uma polia motriz menor e uma movida maior gera menor rotação e maior torque.
Professor, gostei dessa aula, ela me sanou uma grande duvida que tinha a respeito das polias, e se for fazer de maneira invertida e melhor calcular pelo torque fica melhor para se chegar no resultado esperado.
Muito obrigado Rubens. Boa! Esse é o caminho! Tem um vídeo aqui no canal que explica exatamente essa relação. O nome do vídeo é: Torque em Polias - Como calcular. Espero ter ajudado, um grande abraço!
Ótimo vídeo, você tem uma didática muito boa! ... Eu tenho uma dúvida: estou montando uma transmissão por correias, para uma bomba d'água, artesanal, mas só tenho uma polia pequena para a bomba, e , do motor tenho uma polia pequena que transmite para o eixo da polia dessa bomba. Se eu colocar uma polia grande nesse mesmo eixo dessa polia movida, ligada a polia motora que é pequena, eu perco torque na bomba d'água (bomba de rosário) por ela ter a polia pequena no mesmo eixo de uma polia grande? Ou eu ganho torque ? Agradeço desde já
Boa noite professor,eu tenho uma pergunta . eu tenho um motocultivador vou instalar uma roçadeira só que a polia da roçadeira fica depois da polia movida terei que colocar a correia na polia movida nesse caso posso aumentar o diâmetro para a roçadeira ganhar mais rpm? Lembrando que a polia movida do motocultivador e dupla então posso deixar a que vai mover o motocultivador no tamanho normal e colocar a outra para a roçadeira maior?
Só falta saber se o torque de uma das polias é o mesmo que nós obtemos ao usar a fórmula 9,55*potência/rpm. O resultado é o mesmo para um eixo com ou sem polia?
Excelente vídeo, sempre bom ter vários exemplos acaba ajudando a usar o papel e a caneta em casa. Uma forma de achar o Torque é utilizando fórmula, (T=F.R) Daria pra achar F na polia motora e com uma regra de 3 achava F na polia movida e consequentemente Torque na polia movida usando a fórmula descrita. Pra quem tem o motor em casa basta ler a placa e descobrir potência (w), e transformar RPM para rad/s. Torque= P(w)/RPM(rad/s)*
Muito bem lembrado meu amigo! Podemos sim encontrar os valores de Torque usando a fórmula (T=F.R). Muito obrigado pela contribuição! Excelente comentário! Abração meu amigo!
Oi, Professor, Eu tenho uma lixadeira Cinta como eu calculo a velocidade de giro da cinta lixa , visando que tenho lixadeira com a polia motora e uma polia movida e tambem tenho uma com uma polia motora e tres polias movidas sendo que preciso saber a velocidade da lixa cinta. Poderia me ajudar??
Olá companheiro. Caso eu queira usar coroa e pinhão, posso fazer uma analogia com D2/D1, mas usando o número de dentes? E se usar engrenagens retas? Tentei comprar um par de engrenagens retas para movimentar um rotor para antena de radioamador, mas pediram tantas especificações, (inclusive um tal de módulo) que fiquei sem a compra, kkkk. Dá um luz nessas perguntas se for possível, valeu? Saúde, abraço.
Bom dia Elvis, parabéns pela iniciativa! Estou pensando em montar um sistema de transmissão com um motor hidráulico e polias pra girar uma rosca sem fim, vc acredita que daria certo, já teve alguma experiência assim?
Olá Fernando, muito obrigado! Nunca vi um sistema assim, mas dependendo do tamanho do sem fim e das polias eu acredito que daria certo sim, mas de novo, nunca vi. Tomara que você consiga. Depois me conta se deu certo. Abração!
Grato por sua otima explicacao. E se a polia motora (P1) estivesse alimentado duas polias movidas (P2, P3) ambas com diametros iguais e instaladas em paralelo? A equaçao seria a mesma? Exemplo: T1=10,5Nm @ 2500rpm; D1=60mm; D2 e D3 = 150mm qual sera o torque e rotacao em D2 e D3? Grato
Boa noite a minha dúvida é a seguinte, a minha polia movida vai tocar um eixo com diâmetro bem maior, como calcular os diâmetros das polias,desde já muito obrigado
Boa noite Nalldo. Posso até fazer um vídeo a respeito mas é bem simples, vou te ensinar como descobrir. Pegue um fio e coloque ao redor da sua polia. Corte o fio quando ele der a volta completa na polia, agora você tem um fio que é do tamanho do perímetro da polia, ou seja, da volta da polia. Veja quantos metros tem esse fio. Agora pegue um cronômetro, pode usar o do seu celular mesmo, e veja quantos segundos demora para a polia dar 1 volta. Vou dar um exemplo: Vamos supor que medi o fio e deu 50 centímetros, ou seja, 0,5 metros. E com o cronômetro, descobri que demora 2 segundos para a polia dar 1 volta. Ou seja, 0,5 metros se movimentaram em 2 segundos. Agora eu preciso saber quantos metros se movimentaram em cada segundo. Se 0,5 metros se movimentaram em 2 segundos, é só dividir o 0,5 por 2. Isso vai dar 0,25 metros. Se a polia demorasse 3 segundos para dar 1 volta, eu iria dividir o 0,5 metros por 3. Se demorasse 4 segundos, dividiria o 0,5 metros por 4, e assim consecutivamente. Mas voltando ao exemplo... Descobri que na polia temos a velocidade de 0,25 metros a cada segundo, o que é a mesma coisa que 0,25m/s. Quando você descobrir a velocidade em m/s é só você multiplicar por 3,6 que você encontra o valor em km/h. No nosso exemplo, 0,25x3,6 = 0,9 km/h. Não sei se consegui explicar bem mas espero ter ajudado. Qualquer dúvida pode comentar aqui que te ajudo. Um grande abraço meu amigo!
É assim mesmo Ailton, não adianta a gente se estressar com isso. Temos que fazer a nossa parte, estudar e se dedicar pois lá na frente vamos ser recompensados pelo esforço e dedicação. Um grande abraço!
Qual a relacao torque e forca. Por exemplo. Um motor eletrico 2cv 220v 1730rpm. Com uma rotacao final 15rpm qual a forca em toneladas na polia final. E o suficiente para um rachador de lenha?
Tenho uma ideia de montar um conjunto de 2 motores elétricos para girar um eixo com uma polia, transferindo movimento para as rodas de um carro, no caso precisaria calcular sendo 2 polias motoras para uma movida, qual formula aplico:
Cálculo tenho uma furadeira de bancada motor 1/2 CV 1740rpm polias escalonada diâmetro maior é de 9cm qual cálculo para diminuir rotação qual tamanho das polias devo colocar para diminuir a rotação
Boa noite estou precisando de calcular uma polia para meu trator comprei implemento para acoplar nele uma batedeira de cereais ja veio com as polias agora estou precisando de calcular qual polia comprar pra acoplar no trator o implemento veio com polia de 32,5 e o implemento pede uma rotação de 800 a 850 rmp para trabalhar agora preciso saber no trator qual polia comprar
Tenho uma máquina que tem 1750 rpm a polia que veio nela e de 75mm coloquei uma maior de 100mm ficou bem melhor mas tem perigo de dar problema tipo forçar o motor ou outra coisa se não tiver problema vou manter ela com a polia maior pois melhorou muito aguardo a resposta por favor ??
Olá meu amigo. Exatamente Jhonatan, o diâmetro primitivo é o que deve ser analisado para o cálculo correto. Eu pretendo fazer mais vídeos sobre rotações de polias e abordar estes detalhes que são importantes. Obrigado pelo comentário e por contribuir com a informação. Um grande abraço!
Ola quero saber com quantos dentes eu tenho que ter a coroa pra faser a reducao eu tenho o pinhao 12dentes e a coroa de 58 dentes pra redusir o moto serra pra tocar uma cpinadeira moto serra intertek
Bom dia amigo gostaria de saber por exemplo si eu tenho um motor de 3 CV e RPM de 3500 si eu colocar uma polia de 60mm no motor e uma de 120mm na polia movida a força da polia movida vai equivaler a 6 CV RPM 1750 vai ser mais ou menos isso?
Tá mais eis a pergunta nesse mesmo exemplo mais para multipricar a velocidade nao para reduzir qual a relaçao de torque e rotaçao qual o maximo que posso multipricar por Nm
Como Calcular a tensão de cisalhamento de três parafusos com diâmetros de 1/4" classe de dureza grau 8 em uma polia com bucha cônica diâmetro externo de 100 mm, os parafusos são fixados em um diâmetro de 68,3 mm Potencia do motor: 15 cv rotação do motor: 1755 rpm
bom dia amigo tudo beleza meu amigo então que diz que prami ter um bom trabalho tenho que manter o mesmo tamanho da polias ou mudar o tamanho da polia movida é
Olá Eliana. Não entendi a sua pergunta. Se mudarmos o tamanho das polias conseguimos alterar a rotação no eixo da polia movida. Como isso vai afetar o trabalho desempenhado vai depender de qual é a rotação ideal para a sua máquina ou mecanismo. Qualquer dúvida é só comentar aqui. Um grande abraço!
@@OficinaAgro poderia me ajudar tenho um guincho que funciona com 2 polias, sendo 1 motora, que ta com 120mm é a polia movida é 450mm, porem ta patinando muito, a correia esta esfarelando, por favor me ajude, lembrando que o motor com 3000no rpm
Boa tarde Ailton, consegue explicar melhor a sua questão? Eu preciso saber qual a rotação que você vai precisar para então pensarmos em qual o tamanho de polia usar. Grande abraço!
Uma dúvida... em um motor (sem polia, só o eixo), o torque é de "x"... ao agregar ao eixo do motor, uma polia de 10cm de diâmetro, qual será o torque e por que?
Amigo. Estou com uma duvida quero saber. Se o torque da polia motora e o. Mesmo. Torque. Do. Motor. Ex. Motor. 10. Nm. Polia do motor tambem. Seria 10 nm. Obrigado
Grande queria saber como faco para aumentar o velocidade do engenho de caldo de cana quando coloca a cana demora muito para sair roda bem devagar preciso colocar uma polia maior no motor
Olá meu amigo. Eu precisaria entender bem o sistema para ter certeza do que precisaria ser feito para solucionar o seu problema. Mas se o sistema é com 2 polias como no vídeo, se você colocar uma polia maior no motor e manter a mesma polia no engenho, a rotação da polia do engenho vai aumentar. Espero ter ajudado, um grande abraço!
@@OficinaAgro boa noite meu engenho um e kawashima 700 r potencia dele e abaixo de um 7 hp esta com a polia pequena no motor e uma pequena atraz na maquina do engenho tenho que aumentar a polia do engenho colocar maior ai onde passa a cana roda mais rapido
@@OficinaAgro se colocar uma polia maior no engenho sera que roda mais rapido me da um toke para mim por favor agradeco muito por ter respondido para mim
Olá Leonardo. Tem como saber sim, o cálculo para o torque de engrenagens é feito da mesma forma só que ao invés de usar o diâmetro deve-se usar o número de dentes das engrenagens. Tem um vídeo aqui no canal sobre o cálculo do torque em engrenagens. Assista este vídeo que você vai entender. Um grande abraço!
Olá amigo! Se você tem a informação da potência do motor você pode calcular usando a seguinte fórmula: Torque (lb.ft) = (Potência (HP) x 5252)/RPM Vou dar um exemplo. Um motor com potência de 1 HP e rotação nominal de 1665 rpm. Colocando os dados na fórmula eu vou ter: Torque (lb.ft) = (1*5252)/1665 Isso vai ser igual a: Torque (lb.ft) = 5252/1665 Que é igual a: Torque = 3,1543 lb.ft Como o resultado é dado em lb.ft, se você quer descobrir o valor em Nm tem que dividir o resultado (3,1543) por 0,73756. Torque = 3,1543/0,73756 Torque = 4,27 Nm Espero ter ajudado, qualquer coisa comenta aí. Abração!
Entre para o canal do WhatsApp do Oficina Agro e receba conteúdo exclusivo: mailchi.mp/da4e63b917c5/oficinaagrolista
Muito obrigado pelo vídeo, eu não sou agrônomo, mas isso vai me ajudar na prova de física que eu vou fazer amanhã!
Sem dúvida uma ótima explicação. Mas ainda preciso calcular o torque de uma polia para outra que segue para outra menor para reduzir para aumentar o torque de uma outra maior kkkkk. Na verdade um câmbio cvt que traciona um pinhão e uma coroa para uma roda .
Boa tarde gurizada descobri o seus vídeos já curti a página de vcs e to aprendendo muito
Muinto bom esses vídeos parabéns pela explicação valeu amigo 👍👍👍👍👍👍👍
Show muito bem explicado não fiquem com inveja do cara,cara explica certinho..
Heheheehe
Muito obrigado Lucas.
Um grande abraço meu amigo!!!
Dez ao canal.
Parabéns excelente, obrigado e um abraço.
Muito obrigado Roberto.
Um grande abraço meu amigo!
Didática muito boa
Muito obrigado Helenito. Abração!
Muito bom o vídeo , aliás todos os que postas .
Uma dúvida : Qual o menor diâmetro da correia de transmissão para que o sistema funcione normal ?
Excelente vídeo. Explicação mais clara, impossível
Eu tenho vários projetos mecânicos e gostei muito dos vídeos q vc responde as perguntas e vc explica muito bem, vou estudar com vc.
Boa Gonçalves.
Vamos estudando juntos e aprendendo juntos.
Um grande abraço meu amigo!
Muito bem, explicado !!!
muito bom a explicação sobre como calcular o torque em polia
Muito obrigado Gilberto.
Que bom que gostou do vídeo.
Um grande abraço!
Muito bom! Didático, não tem como não aprender.
Muito obrigado.
Continue acompanhando os vídeos do canal para aprender cada vez mais.
Abraço!
Parabéns pela explicação!!!
A explicação foi tão boa que acabei percebendo que dá pra fazer o cálculo de outra forma, pelo menos deu certo no seu exemplo; basta dividir T1 por T2 e multiplicar o resultado por N1.
40/16 = 2,5
2,5 x 2000 = 5000
.
.
.
Ou ficaria mais claro pensar em dividir o maior valor entre T1 e T2 pelo menor valor de T1 e T2 e multiplicar por D1.
Deu certo em todos os exemplos.
Parabéns amigo professor, excelente trabalho com está aula didática.
Excelente Ensino. Parabéns
Esses vídeos são os melhores, muito bom não tem como não aprender, parabéns amigo e obrigado pelo conteúdo 👏👏👏👏
Muito obrigado pelo elogio e pelo comentário Danilo.
Fico muito feliz em ler comentários como o seu.
Sempre dá um gás para fazermos vídeos cada vez melhores.
Um grande abraço!
Excelente trabalho
Aula muito boa, parabéns!!!
Parabéns
Obrigado Valdinei. Abraço!
Legal aprender muito
Valeu meu amigo.
Abraço!
Bon Día pode fazer a demostração de como e o calculo do Número de Reynolds...
Parabéns pelo vídeo. Muito obrigado. Sensacional.
Muito bomm. Sou mecânico industrialndesde 2006, mas só agora que estou me esforçando para aprender cálculo
Sempre é bom aumentar nosso conhecimento.
Continue se dedicando Leonardo, pois o conhecimento ninguém te tira.
Um grande abraço!
Que didática sensacional!
Muito obrigado José.
Grande abraço!
Muitos imteressante parabéns, resumindo um regra de três simples também serve para cálculo.
Exatamente Matheus.
Muito bem observado.
Um grande abraço!
muito obrigado
Valeu meu amigo.
Abraço!
Vale a pena decorar que existe uma relação inversamente proporcional entre rotação (RPM, m/s.....etc) e torque (Nm, kgfm....etc) em função dos diâmetros das polias motriz e movida. Portanto uma polia motriz maior e uma movida menor resulta em maior rotação e menor torque e uma polia motriz menor e uma movida maior gera menor rotação e maior torque.
Muito bom preciso de mais aprendizado
Conhecimento nunca é demais Helenito. Grande abraço!
Professor, gostei dessa aula, ela me sanou uma grande duvida que tinha a respeito das polias, e se for fazer de maneira invertida e melhor calcular pelo torque fica melhor para se chegar no resultado esperado.
Boa noite! Quando engrenagens modificamos pelo número de dentes, correto?
Excelente aula. Vou dar uma estudada, para ver se existe uma relação de proporcionalidade entre o torque e o diâmetro.
Muito obrigado Rubens.
Boa! Esse é o caminho!
Tem um vídeo aqui no canal que explica exatamente essa relação.
O nome do vídeo é: Torque em Polias - Como calcular.
Espero ter ajudado, um grande abraço!
Ótimo vídeo, você tem uma didática muito boa! ... Eu tenho uma dúvida: estou montando uma transmissão por correias, para uma bomba d'água, artesanal, mas só tenho uma polia pequena para a bomba, e , do motor tenho uma polia pequena que transmite para o eixo da polia dessa bomba. Se eu colocar uma polia grande nesse mesmo eixo dessa polia movida, ligada a polia motora que é pequena, eu perco torque na bomba d'água (bomba de rosário) por ela ter a polia pequena no mesmo eixo de uma polia grande? Ou eu ganho torque ? Agradeço desde já
Saudações. Olhei e não achei um vídeo sobre torque com engrenagens. Se não fizeste, fica a sugestão.
Oque influencia em um motor a polia dupla que funciona como redutor em vez de puchar direto pra roda puxa pra outra polia e depois pra roda
Mais uma vez obrigado valeu muito para mim . DEUS TE ABENÇOE ATE UMA PRÓXIMA 🙏
Muito obrigado Aparecido. Fico feliz que o vídeo te ajudou!
Que Deus te abençoe sempre!
Abração meu amigo!
Eu aprendi à calcular, na Eletro (Centro Paula Souza).Escola técnica.
Boa Marcos!
OBRIGADO
Obrigado pelo comentário Rute.
Abraço!
Belo vidio parabéns
Boa noite professor,eu tenho uma pergunta . eu tenho um motocultivador vou instalar uma roçadeira só que a polia da roçadeira fica depois da polia movida terei que colocar a correia na polia movida nesse caso posso aumentar o diâmetro para a roçadeira ganhar mais rpm? Lembrando que a polia movida do motocultivador e dupla então posso deixar a que vai mover o motocultivador no tamanho normal e colocar a outra para a roçadeira maior?
Show de bola! Parabéns
Muito obrigado meu amigo.
Grande abraço!
Boa tarde vc explica muito bem 👏👏👏👏
Muito obrigado Welton. Fico muito feliz pelo elogio. Um grande abraço!
Estou fazendo uma furadeira caseira horizontal a poliamaior no Mandril e mais forte para furar
Só falta saber se o torque de uma das polias é o mesmo que nós obtemos ao usar a fórmula 9,55*potência/rpm. O resultado é o mesmo para um eixo com ou sem polia?
Parabens muito boas expliaçaçoes ,grato .
Muito obrigado Ademir.
Fico feliz que tenha gostado das explicações.
Um grande abraço meu amigo!
Excelente explicaçã muito bom 🙏👍
Muito obrigado Leo.
Um grande abraço!
Parabens professor excelente sua aula .
Muito obrigado Roberto.
Fico feliz que tenha gostado.
Um grande abraço!
Excelente vídeo, sempre bom ter vários exemplos acaba ajudando a usar o papel e a caneta em casa.
Uma forma de achar o Torque é utilizando fórmula, (T=F.R)
Daria pra achar F na polia motora e com uma regra de 3 achava F na polia movida e consequentemente Torque na polia movida usando a fórmula descrita.
Pra quem tem o motor em casa basta ler a placa e descobrir potência (w), e transformar RPM para rad/s.
Torque= P(w)/RPM(rad/s)*
Muito bem lembrado meu amigo!
Podemos sim encontrar os valores de Torque usando a fórmula (T=F.R). Muito obrigado pela contribuição! Excelente comentário!
Abração meu amigo!
Muito bom os vídeos
Muito obrigado. Abração!
Muito util parabéns
Muito obrigado Jorge.
Grande abraço!
Muito bom❤
Muito bom as explicações, parabéns, excelente trabalho.
Muito obrigado Aldo. Um grande abraço!
Ola amigo. neste calculo você usou como exemplo a polia do motor sendo menor que a movida, se fosse ao contrário o torque seria menor ou maior?
Explicação maravilhosa parabéns
Muito obrigado meu amigo!
Continue assistindo os vídeos do canal, a ideia é fazer vídeos cada vez melhores.
Um grande abraço!
Oi, Professor,
Eu tenho uma lixadeira Cinta como eu calculo a velocidade de giro da cinta lixa , visando que tenho lixadeira com a polia motora e uma polia movida e tambem tenho uma com uma polia motora e tres polias movidas sendo que preciso saber a velocidade da lixa cinta.
Poderia me ajudar??
Olá companheiro. Caso eu queira usar coroa e pinhão, posso fazer uma analogia com D2/D1, mas usando o número de dentes? E se usar engrenagens retas? Tentei comprar um par de engrenagens retas para movimentar um rotor para antena de radioamador, mas pediram tantas especificações, (inclusive um tal de módulo) que fiquei sem a compra, kkkk. Dá um luz nessas perguntas se for possível, valeu? Saúde, abraço.
Bom dia Elvis, parabéns pela iniciativa! Estou pensando em montar um sistema de transmissão com um motor hidráulico e polias pra girar uma rosca sem fim, vc acredita que daria certo, já teve alguma experiência assim?
Olá Fernando, muito obrigado! Nunca vi um sistema assim, mas dependendo do tamanho do sem fim e das polias eu acredito que daria certo sim, mas de novo, nunca vi. Tomara que você consiga. Depois me conta se deu certo. Abração!
Grato por sua otima explicacao.
E se a polia motora (P1) estivesse alimentado duas polias movidas (P2, P3) ambas com diametros iguais e instaladas em paralelo? A equaçao seria a mesma?
Exemplo: T1=10,5Nm @ 2500rpm; D1=60mm; D2 e D3 = 150mm qual sera o torque e rotacao em D2 e D3? Grato
Boua noite professor eu sou Gonçalves Reis sou inventor
Boa noite Gonçalves.
Que show meu amigo, conta pra mim o que você fabrica.
Abração!
Boa noite a minha dúvida é a seguinte, a minha polia movida vai tocar um eixo com diâmetro bem maior, como calcular os diâmetros das polias,desde já muito obrigado
Boa noite, teria como vc fazer vídeo de como fazer um cálculo pra determina o km por hora (exemplo:10kmh)
Boa noite Nalldo.
Posso até fazer um vídeo a respeito mas é bem simples, vou te ensinar como descobrir.
Pegue um fio e coloque ao redor da sua polia.
Corte o fio quando ele der a volta completa na polia, agora você tem um fio que é do tamanho do perímetro da polia, ou seja, da volta da polia.
Veja quantos metros tem esse fio.
Agora pegue um cronômetro, pode usar o do seu celular mesmo, e veja quantos segundos demora para a polia dar 1 volta.
Vou dar um exemplo:
Vamos supor que medi o fio e deu 50 centímetros, ou seja, 0,5 metros.
E com o cronômetro, descobri que demora 2 segundos para a polia dar 1 volta.
Ou seja, 0,5 metros se movimentaram em 2 segundos.
Agora eu preciso saber quantos metros se movimentaram em cada segundo.
Se 0,5 metros se movimentaram em 2 segundos, é só dividir o 0,5 por 2.
Isso vai dar 0,25 metros.
Se a polia demorasse 3 segundos para dar 1 volta, eu iria dividir o 0,5 metros por 3. Se demorasse 4 segundos, dividiria o 0,5 metros por 4, e assim consecutivamente.
Mas voltando ao exemplo...
Descobri que na polia temos a velocidade de 0,25 metros a cada segundo, o que é a mesma coisa que 0,25m/s.
Quando você descobrir a velocidade em m/s é só você multiplicar por 3,6 que você encontra o valor em km/h.
No nosso exemplo, 0,25x3,6 = 0,9 km/h.
Não sei se consegui explicar bem mas espero ter ajudado.
Qualquer dúvida pode comentar aqui que te ajudo.
Um grande abraço meu amigo!
Muito obrigado, ajudou bastante, muito boa explicação, vou fazendo passo a passo.ta de parabéns...
O torque de 10 Nm da polia menor é a mesma entregue no eixo do motor?
Oficina Agro,
uma dúvida :
- se eu quiser transferir TORQUE + FORÇA , como devo configurar as polias ?
Endel Neiva
Fico vendo que vídeo como este as pessoas nao passar com conteúdo de qualidade mas vídeo que não presta as pessoas da like muito triste
É assim mesmo Ailton, não adianta a gente se estressar com isso. Temos que fazer a nossa parte, estudar e se dedicar pois lá na frente vamos ser recompensados pelo esforço e dedicação. Um grande abraço!
Qual a relacao torque e forca. Por exemplo. Um motor eletrico 2cv 220v 1730rpm. Com uma rotacao final 15rpm qual a forca em toneladas na polia final. E o suficiente para um rachador de lenha?
Olá!
Tem como saber, através do torque ou rotação, quantos CV( Hp ou cavalos) tem o sistema?
Tenho uma ideia de montar um conjunto de 2 motores elétricos para girar um eixo com uma polia, transferindo movimento para as rodas de um carro, no caso precisaria calcular sendo 2 polias motoras para uma movida, qual formula aplico:
Como faço para descobri a torque da polia motora, obrigado.
estou querendo saber se a minha polia motriz for maior o calculo será o mesmo?
Cálculo tenho uma furadeira de bancada motor 1/2 CV 1740rpm polias escalonada diâmetro maior é de 9cm qual cálculo para diminuir rotação qual tamanho das polias devo colocar para diminuir a rotação
Boa noite estou precisando de calcular uma polia para meu trator comprei implemento para acoplar nele uma batedeira de cereais ja veio com as polias agora estou precisando de calcular qual polia comprar pra acoplar no trator o implemento veio com polia de 32,5 e o implemento pede uma rotação de 800 a 850 rmp para trabalhar agora preciso saber no trator qual polia comprar
Tenho uma máquina que tem 1750 rpm a polia que veio nela e de 75mm coloquei uma maior de 100mm ficou bem melhor mas tem perigo de dar problema tipo forçar o motor ou outra coisa se não tiver problema vou manter ela com a polia maior pois melhorou muito aguardo a resposta por favor ??
maravilhosa regra de 3
Isso aí Jovino. Abraço!
Muito bom o vídeo, mas na prática tem que saber o diâmetro primitivo da polia que não é o externo, se quiser realizar da maneira correta.
Olá meu amigo.
Exatamente Jhonatan, o diâmetro primitivo é o que deve ser analisado para o cálculo correto.
Eu pretendo fazer mais vídeos sobre rotações de polias e abordar estes detalhes que são importantes.
Obrigado pelo comentário e por contribuir com a informação.
Um grande abraço!
Boa noite. Onde encontrou 10nm ? Seria metade do diâmetro de qualquer medida da polia motora? Grato
Bom dia! A grandeza dos diâmetros não deveria estar também em metros?
Perfeito, showww
Valeu meu amigo. Abração!
Ola quero saber com quantos dentes eu tenho que ter a coroa pra faser a reducao eu tenho o pinhao 12dentes e a coroa de 58 dentes pra redusir o moto serra pra tocar uma cpinadeira moto serra intertek
Como eu consigo,saber esse torque,das polias,quando eu tenho nenhuma, informações,só sei o torque,do motor.?
Muito bom
Obrigado Valdecy. Abraço!
Bom dia amigo gostaria de saber por exemplo si eu tenho um motor de 3 CV e RPM de 3500 si eu colocar uma polia de 60mm no motor e uma de 120mm na polia movida a força da polia movida vai equivaler a 6 CV RPM 1750 vai ser mais ou menos isso?
obg
De nada Amanda.
Abração!
No exemplo da rotação, no primeiro exemplo você multiplica.
porque no 2 exemplo você divide?
E se eu adicionar uma terceira polia, ligada a essa polia movida, continuaria aumentando o torque?
Como calcular comprimento da correias
Tá mais eis a pergunta nesse mesmo exemplo mais para multipricar a velocidade nao para reduzir qual a relaçao de torque e rotaçao qual o maximo que posso multipricar por Nm
Posso calcular isso usando Cv ao invés de Nm?
Olá amigo, tenho uma maquina ,cujo motor tem 1140 rpm a polia movida tem 250 mm,qual polia devo usar no motor, para q a máquina tenha 480 rpm?
Como Calcular a tensão de cisalhamento de três parafusos com diâmetros de 1/4" classe de dureza grau 8
em uma polia com bucha cônica diâmetro externo de 100 mm, os parafusos são fixados em um diâmetro de 68,3 mm
Potencia do motor: 15 cv
rotação do motor: 1755 rpm
bom dia amigo tudo beleza meu amigo então que diz que prami ter um bom trabalho tenho que manter o mesmo tamanho da polias ou mudar o tamanho da polia movida é
Olá Eliana.
Não entendi a sua pergunta.
Se mudarmos o tamanho das polias conseguimos alterar a rotação no eixo da polia movida.
Como isso vai afetar o trabalho desempenhado vai depender de qual é a rotação ideal para a sua máquina ou mecanismo.
Qualquer dúvida é só comentar aqui.
Um grande abraço!
@@OficinaAgro poderia me ajudar tenho um guincho que funciona com 2 polias, sendo 1 motora, que ta com 120mm é a polia movida é 450mm, porem ta patinando muito, a correia esta esfarelando, por favor me ajude, lembrando que o motor com 3000no rpm
Boa tarde estou comprando um motor para tupia de 7.5 cv de alta qual tamanho da pulos eu devo usa a do eixo da máquina da 7ou8 cm
Boa tarde Ailton, consegue explicar melhor a sua questão?
Eu preciso saber qual a rotação que você vai precisar para então pensarmos em qual o tamanho de polia usar.
Grande abraço!
Uma dúvida... em um motor (sem polia, só o eixo), o torque é de "x"... ao agregar ao eixo do motor, uma polia de 10cm de diâmetro, qual será o torque e por que?
Amigo. Estou com uma duvida quero saber. Se o torque da polia motora e o. Mesmo. Torque. Do. Motor. Ex. Motor. 10. Nm. Polia do motor tambem. Seria 10 nm. Obrigado
Pode considerar o mesmo valor para o torque Edgar.
Um grande abraço meu amigo!
Grande queria saber como faco para aumentar o velocidade do engenho de caldo de cana quando coloca a cana demora muito para sair roda bem devagar preciso colocar uma polia maior no motor
Olá meu amigo.
Eu precisaria entender bem o sistema para ter certeza do que precisaria ser feito para solucionar o seu problema.
Mas se o sistema é com 2 polias como no vídeo, se você colocar uma polia maior no motor e manter a mesma polia no engenho, a rotação da polia do engenho vai aumentar.
Espero ter ajudado, um grande abraço!
@@OficinaAgro boa noite meu engenho um e kawashima 700 r potencia dele e abaixo de um 7 hp esta com a polia pequena no motor e uma pequena atraz na maquina do engenho tenho que aumentar a polia do engenho colocar maior ai onde passa a cana roda mais rapido
@@OficinaAgro se colocar uma polia maior no engenho sera que roda mais rapido me da um toke para mim por favor agradeco muito por ter respondido para mim
Olá amigo queria saber se eu colocar uma roda de 100mm em um eixo de um motor pra usar direto no eixo o torque vai cair ou vai se manter.obrigado
Para saber o torque final,precisa saber qual o diâmetro da segunda polia
Se usar uma polia maior que a primeira,o torque diminui,se usar uma polia menor o torque aumenta
Bom dia, tem como saber o toque de uma engrenagem. E é do mesmo jeito ,
Olá Leonardo.
Tem como saber sim, o cálculo para o torque de engrenagens é feito da mesma forma só que ao invés de usar o diâmetro deve-se usar o número de dentes das engrenagens.
Tem um vídeo aqui no canal sobre o cálculo do torque em engrenagens.
Assista este vídeo que você vai entender.
Um grande abraço!
Uma dúvida, como achar por exemplo no vídeo o torque da polia Motora?
Olá amigo!
Se você tem a informação da potência do motor você pode calcular usando a seguinte fórmula:
Torque (lb.ft) = (Potência (HP) x 5252)/RPM
Vou dar um exemplo. Um motor com potência de 1 HP e rotação nominal de 1665 rpm.
Colocando os dados na fórmula eu vou ter:
Torque (lb.ft) = (1*5252)/1665
Isso vai ser igual a:
Torque (lb.ft) = 5252/1665
Que é igual a:
Torque = 3,1543 lb.ft
Como o resultado é dado em lb.ft, se você quer descobrir o valor em Nm tem que dividir o resultado (3,1543) por 0,73756.
Torque = 3,1543/0,73756
Torque = 4,27 Nm
Espero ter ajudado, qualquer coisa comenta aí.
Abração!
@@OficinaAgro top,valeu obrigado 🙏
@@boasnovasjb Valeu amigo! Abraço!
Professor, e se a potência do motor estiver em CV? Mufa alguma coisa?
Professor como eu descubro o Tork da polia fiquei com dúvida
Valeu Manoel.
Um grande abraço meu amigo!