Olha, não sou especialista, mas para mim, a melhor utilidade que uma corrente teria em uma briga de rua seria para enforcar o adversário, para bater, qualquer bastão razoável seria melhor, pois a dificuldade de manejar a corrente e a velocidade de reação que ela permite não compensa, mesmo que ela seja pesada e contundente!
Exatamente guerreiro Tiago Gontar, muito boa a sua análise. A corrente é uma arma como qualquer outra, com suas vantagens e desvantagens, seus potenciais e suas limitações. Cabe ao bom guerreiro entender essas limitações e as trabalhar de forma funcional. Abraços!
O Caminho do Guerreiro, foi só meu ponto de vista baseado no pouco que já vi, longe de ser uma verdade absoluta! No mais, parabéns pelo seu canal, você tem feito ótimo trabalho abordando essas questões e apresentando ótimas análises! Um dos melhores canais do estilo!
O Núcleo Dharma tem uma proposta mais realista. A corrente, como arma, é estilosa, movimentos plásticos para exibição, tem seu valor cultural, etc, mas numa situação real, ate vc gira-la o agressor já te atropelou. Ou a interceptou no meio do caminho. Alem disso, quem vai andar com um diacho duma corrente dessas na rua? No carro? hahahaha Quem busca defesa pessoal, ou luta real, e não fantasia, procura usar o kali, bastão retrátil, soco inglês, faca.. Deixa corrente pro Jackie Chan, Jet Li..
Exatamente, a corrente não tem praticidade, imagina só vc tentar tirar a corrente da mochila ou do bolso numa situação real de perigo. não funcionaria.
Já agi contra agressores. E em campo aberto. Por ex, o adv veio com um caibro na mao, mandando pancada. Encurtei distancia. Sim. Tomei alguma. Ms o desarmei e no primeiro soco o cara saiu correndo.. Poderia fazer um paralelo com uma luta medieval. Ñ vejo a eficiência da corrente, nem msm na situação citada, mto menos contra um lutador treinado, portando uma espada afiada, vindo pra cima de vc. Real é uma coisa. Exibição outra. Cultura é uma. Folclore, mito outra.. Faço outras modalidades ha anos. Porem respeito e admiro o Kung Fu. So q vcs precisam cd vz mais se aproximar do efetivo. Msm na China o número de praticantes está diminuindo exponencialmente.. O seu colega do Dharma tá fazendo isso.
Pra que fazer pose ao final do movimento? ficou muito artificial , o retorno da corrente dificulta a pose espontânea e a tentativa de enfeitar o movimento fica muito tosca .
Uau! a corrente faz um estrago, hein? Mas... será que um bandido experiente em crueldades, sanguinário e armado, ficaria parado igual um tijolo para ser atingido? .. sei não...
@ Ate o chicote eh melhor, eu uso um para treino, soh por zueragem, e o chicote eh muito rapido e dolorido, fora que o barulho da um psicologico foda... kkkk
Chicote é sinistro mesmo! Corrente também mesmo se não cortar arte pra caramba .rsrs fora se enroscar na perna ou num braço e a pessoa puxar antes que a outra possa segurar aí também é fogo. Na questão de machucar. Pode não ser muito efetivo mas machuca . O bacana do kung fu é dar uma noção de manusear e usar qualquer coisa como arte. Isso salvo dependendo da escola que está ensinando . Pois já vi cada kati queaparentemente não tem efetividade numa situação real.
Olha Marcão lhe admiro muito viu, pela sua humildade e porque vc passa verdade na sua arte marcial. Gosto também do Núcleo Dharma, vcs dois são ótimos mestres. Parabéns!
Quebrar um tijolinho aqui e outro ali com a arma "vagabunda" dele, o Marco também fez. Mas deixando de lado histórias milenares e mitos fantásticos, filmes alucinantes, o Marco mostrou que,ou você é um Pai Mei da vida ou essa arma é totalmente disfuncional para o combate. E quem corrobora isso é a física. Você pega uma arma dessa de excelente qualidade e acerta o alvo, blz. e se vc erra? Em quanto tempo você já estará pronto pra atacar novamente? e se o movimento é interceptado no meio do caminho? Em quanto tempo você estará pronto para desferir outro golpe potente? A função dessa "arma" é impressionar pelas acrobacias e no máximo é uma arma de "um tiro só". Facas estão em todas culturas, são armas de verdade, espadas passaram no teste também, todo mundo usa,; escudos, lanças, machados, tudo arma de verdade que passou no teste da história e estão em inúmeras culturas. Essa corrente é um instrumento acrobático chinês com uma lenda bonita por trás. No máximo um bom instrumento de treino para o controle dos movimentos do corpo.
6 ปีที่แล้ว +24
É tão bom saber que estou sozinho no universo! uhauha
Brother a corrente é bonita, tem movimentos que são ótimos para serem apreciados, mas se ela não estiver sendo usada para o enforcamento ela então será inútil. Isso ocorre por um simples fator, a corrente dissipa toda energia aplicada. Existem armas boas e ruins, essa infelizmente é ruim. A física diz isso!
Muito bom.Alem dos esclarecimentos sobre as armas,esse video mostra perfeitamente que podemos aprender um com os outros,em vez de discutir quem é melhor ou qual é a melhor arte marcial 👏👏
Entendo nada de Kung-fu, mas entendo de ferramenta e sou do RJ, e queria só comentar que aqui lima não é chamada de grosa, na verdade acho em nenhum lugar do BR, visto lima e grosa são ferramentas distintas a fins distintos para uso em materiais distintos.
EXCELENTE VÍDEO MARCOS LIMA,EU GOSTARIA DE VÊ UM TESTE DESSA CORRENTE DO KUNG FU CONTRA TIJOLO MACIÇO PRA VÊ SE É POSSÍVEL QUEBRAR OU SÓ COM TRANSFERÊNCIA DO NOSSO CHI PARA A PONTA DA CORRENTE E APARTI DAÍ QUEBRA O TIJOLO MACIÇO DE BARRO, AGUARDO SEU RETORNO MARCOS E OBRIGADO.
Seus argumentos sao bons mas infelizmente a arma de fato é ruim. Mesmo para batalhas campais e nota-se isto pelo fato de que a arma durou pouquissimo tempo e nao foi utizada em outras civilizações.
É óbvio e nem deveria ser falado, mas o cara ficar parado e tomar na cara não é argumento, o que prova efetividade é o uso contra resistência, não um alvo parado. Lógico que o nerdão BR que acha que é japonês na internerdz não sabe disso.
Shogun Você deveria fazer uma proposta diferente. Você ataca o cara com a corrente, mas ele deve ter o direito de revidar e te descer o braço, se ele te nocautear vc paga o 500.
isso serve pra armas de fogo também ex: pistola Taurus vs pistola Glock, mesma arma, mesmo objetivo porém com qualidades gritantes de diferentes. Já vi muita briga de rua com correntes (comuns) e são muito úteis SABENDO USAR. Parabéns pelo vídeo!!
Essa corrente é igual um chicote. Se vc intimidar o adversário com o giro e o comprimento, vc tá seguro, se o cara n liga e corre pra cima, vai servir de nada
Muito bom Marcão, como sempre didático e divertido. Mas acredito que a essência do que o Mexxtre falava era a praticidade do uso da corrente. Fora todos os pontos a serem observados que você colocou muito bem, a corrente, mesmo num campo muito amplo de batalha, não se mostra uma arma usual e eficaz, visto que batalhas antigas eram muito caóticas e poderia atingir alguém ao lado (não importa se inimigo ou amigo) é isso tiraria todo controle da arma, o que seria fatal no momento. Mesmo com excelente técnica, não é uma arma que te permite um bom tempo de resposta em batalha. Acredito que a grande importância dessa arma, e até o que a mantém viva até hoje, é que sua prática desenvolve extrema consciência corporal, controle da mente e respiração, coordenação motora e perda do medo em movimentos de entrada e saída de técnicas. Mas é só a forma como vi o vídeo do Marco Gimenez, Mexxtre. Respeito admiro e gosto muito de ambos. Bons treinos e bons testes.
Espadas não são feitas de titânio. Só algumas são feitas de aço damasco. A maioria é aço com concentração de carbono e tratamento térmicos adequados. A parte dos soldados menos habilidosos usarem lanças e irem encurtando conforme aumenta a habilidade, não encontra nenhum respaldo histórico.
Eu gostaria por favor de saber qual o fonte de informação que você consultou para falar sobre a formação militar relacionada ao grau de dificuldade das armas/habilidade dos soldados, pois jamais ouvi falar de tal fato e sinceramente para mim não faz sentido, mas se eu estiver errada gostaria de poder estudar mais sobre o assunto.
Excelente vídeo não sou especialista também,mas para mim velocidade e precisão é tudo,se vc poder antecipar os movimentos do adversário e ele estiver no controle de distância é possível sair vitorioso com qualquer arma marcial
Excelente vídeo! Comprei uma corrente de qualidade inferior e ela se quebrou em um treino mais pesado, e de fato, ela não tinha aquele furo no cabo. Agora fiquei ciente de que a qualidade e o tipo não era adequada para os meus treinos. Obrigado pelas informações!
Marcos, você tem alguma fonte que corrobora com a descrição das fileiras de combate (1a armas longas, 2a armas médias e etc)? Do que eu conheço, assisti e li sobre, a lança (entenda também outros tipos de lança além da tradicional) sempre foi a arma de escolha dos exércitos na China e do Japão, afinal, até hoje o uso de armas de maior alcance (em relação aos braços e pernas) são mais utilizados, no caso, me refiro às armas de fogo. Sendo as espadas uma opção secundária. Nada como pessoas testando as 'verdades absolutas' que nos são ensinadas, continue com o ótimo trabalho :D
Eu não sou o melhor aluno do curso de Física, mas uma coisa me chamou atenção. Se você esta girando a corrente, principalmente na horizontal, a força resultante na sua mão nunca vai ser zero, enquanto corrente estiver em movimento (velocidade e aceleração, mesmo que constante) você tem força centripeta. No chicote sim, tem um momento que a velocidade é zero.
Para os estudiosos do assunto, como eu por exemplo, as artes marciais sérias desde o Boxe, passando peo Kung-Fu, Karate, Judo, e chegando no Grace Jujitsu, merecem ser respeitadas e certamente contribuem para atender às necessidades das pessoas que as procuram.
Você conseguiu demostrar que correntes quebram tijolos, mas não conseguiu provar o que realmente importa, a efetividade da arma em uma combate real. Tanto é que até você mesmo ficou com medo do recuo da corrente.
Sabia que essa corrente prestava pra algo .kkkkk Obrigado pela demonstração ! Mas se fosse para escolher entre corrente e nunchaku , escolheria nunchaku , pois o dano é devastador. Vídeo grande , hein. Abs!
É o melhor vídeo que já vi no seu canal. Só um detalhe, a gelatina balística é para nível de comparação entre munições, não imita o corpo humano, pois esses testes são criticados por especialistas. Mas a densidade é permitido próxima a do músculo. Parabéns pelo vídeo.
Muito boa sua explicação sobre as usabilidades das armas, e muito verdade isso que você falou pois as armas curtas e especiais eram utilizadas por força s de elite, como batedores, espiões e assassinos, muito bom o vídeo e acho que o Marcão vai concordar contigo.
O problema é a recuperação da corrente após o golpe para dar sequência aos ataques se por algum motivo um único ataque não deixar o inimigo agressor fora de combate. É fácil dar continuidade girando a corrente no ar. O problema é quando ela bate em algo com força e volta no próprio usuário. Nunca vi uma luta de verdade nesse estilo,a não ser em filmes o que aí já pode se descartar quase que totalmente.
O algortimo me jogou aqui devido o canal do Dharma. Achei muito interessante este complemento aos vídeos. A finalidade dos dois canais estão conjuntas e a ajuda mútua é bem relevantes.
1 sobre guerra- desculpe mas o q tem a ver a habilidade com a arma na guerra? serio quem vai de adaga pra guerra???? se quebrar a primeira linha vc nao vai segurar com uma faca... vc precisa da lança... nao tem logica usar uma faca que te dificulta mais. 2- espadas sao damascus? 3- pra que graduar em lança antes se faca? ou arco? 4-armas de arremesso nao tem nada a ver com sua graduacao em lanças 5-espaco no campo de batalha? e as formacoes? so campo de duelo. a corrente é uma arma de apresentacao ou improvisacao nao de fato. no seu proptio teste o golpe nao continua. bateu e parou, nao seguindo duelo. acho que concordam que a corrente nao é uma arma propriamente dita e que o marco ppde melhorar os testes.
Parecido com aquele filme, o mestre das armas, contra o japonês ele usou uma arma articulada, e quando eles trocam de armas durante a luta, fica bem visível a diferença entre habilidades de armas diferentes
A leveza da espada da katana que vc usou tbm se explica pelo sulco que reduz o peso e mantém a resistência, a resistência da katana também é explicada por im alto teor de carbono no fio e um menor no dorso, o aço mais duro corta enquanto o mais mole absorve o impacto, também relacionado ao processo de tempera que ao por a argila na parte que não compõe o fio e ao ser submetida ao processo de tempera resfria de forma mais lenta, impedindo que enrigessa como a lâmina e provoca a curvatura característica da katana, dependendo do aço, sobretudo se for de baixo teor de carbono, no teste da lima não é absurdo que ele esfarele, com pouco carbono a liga é próxima ao ferro que é mais maleável e deforma com maior facilidade, não só como também são aços cuja tempera pode não ser eficaz, sendo que para a tempera ser eficiente depende do carbono, mas não excessivo, do contrário se torna muito rígido e frágil, tendo comportamento que lembra cerâmica, muito rígido mas frágil, o que acontece é que no processo de têmpera, (a partir de agora não estou muito certo, mas é porque não fui muito bem nessa parte da matéria na faculdade, pode até ser um pouco complicado se tiver de explicar muito tecnicamente, matematicamente, quimicamente e fisicamente), o carbono no interior do aço preenche os vazios qie há entre um átomo e outro, durante o processo de têmpera, o metal é submetido ao fluido de têmpera, nisso a sua temperatura reduz rapidamente e como não há tempo para que tudo volte a posição que estava antes de aquecido, o sólido forma grãos densos e dai a rigidez do aço temperado, sei que ficou repetitivo, mas depende da presença de carbono para que esses "grãos" se formem e deixem a arma resistente, por isso que aços de baixo teor de carbono não são proprios para têmpera. Vlw se leu até aqui adoro os seus vídeos.
Tirando a ironia com o cara, quero saber: o intuito era quebrar tijolo ou comprovar efetividade? Porque quebrar tijolo se quebra com diversos itens, o questionamento girou em torno do recuo da corrente após o impacto, o tempo até atingir a velocidade máxima e a possibilidade de acertar, de forma rápida, mais de um alvo; tudo isso em um ambiente realista de rua.
Poxa eu adoro seu canal. Você poderia falar do conceito de wu wei do taoismo para todas as artes marciais. Esse vídeo seria um dos melhores do canal com certeza.
E outra coisa, na Europa medieval também se desenvoleram espadas de duas mãos só que muito longas que tinham por função cortar lanças e montarias, como a claymore, em que classificação de tamanho entram?
Gostei mesmo foi da pose de ninja depois de atingir o tijolo. Ele tem o bom senso de se certificar que o tijolo quebrou, antes de fazer pose "para a foto".
Eu particularmente não gosto de video grande!" mas cada um tem a sua maneira de se expressa" , achei sua resposta muito respeitosa ,parabéns pelo seu trabalho
Gostei da explicação sobre as divisões das armas por suas dificuldades e tbm concordo q armas articuladas nao foram feitas para defesa pessoal. Oq não concordo tbm é uma arma articulada ser funcional em batalha, a não ser um mangual, pq essa corrente ou um chicote vai ser parado em qualquer armadura.
Gostei muito do seu vídeo, tanto que de tudo oque você disse só discordei da afirmação que seu sabre é uma espada, e da impossível possibilidade de retemperar um metal. Seu trabalho é ótimo.
29:00 Essa formação de batalha não faz o menor sentido estratégico... Nenhum general organizaria suas tropas desta maneira. Qual a base histórica dessas informações?
Eu ate duvidaria mas a frente é composta por armas longas pra dificultar o alcance e por exigir pouco tempo de treino As espadas exigem mais treino, tecnica, e tem o uso mais versatil, e por serem curtas ficam guardadas pelos que portam lança e em uso por outros da tropa alem da cavalaria que avança normalmente primeiro pra quebrar a formação inimiga E por ultimo, habilidosos de faca no fim da formação? Não, em guerra isso é balela, mas Entretanto todavia, no contexto oriental que é o do qual forjaram esta arma, os soldados mais habilidosos não ficavam na guerra em exercitos, mas sim contratados para guarda particular dos senhores feudais, ai que entra o ponto, casa, terreno de cidade, local com menos espaço de manuseio, então alem de usarem uma espada curta e uma longa, acaba que os habilidosos tinham armas particulares para fins particulares tipo a kusarigama que quebra a guarda de espadachins
Em grande resumo, um idiota pode usar uma lança, mas não pode usar uma caneta para um duelo, e tem mais gente habilidosa com armas diferenciadas, do que com o padrão Pode se dizer que mesmo na guerra não tendo ninguem de faca como algo normal do cotidiano (mas tinha espada curta), acaba que em confrontos fora da guerra a situação mudava
infelizmente o pessoa idolatra muita a conrrente nao pela cultura, mas pelos filmes e pensamentsoque estao nas questoes filosoficasdachina, da lutae da transcendençao da alma
É quando eu vejo essas demonstração igual a do começo do vídeo que eu gosto de Kung Fu, vc vê o que somos capazes de fazer e quer saber fazer alguma coisa
Não entendi essa consultoria técnica, você vai ensinar técnicas e treinamentos de qualquer arte marcial, ou vai conversar sobre a história e filosofia da arte marcial?
Cara eu não entendo nada de artes marciais, mas adoro os filmes e adorei esse vídeo, achei muito interessante, parabéns você explica de uma maneira muito boa sem palavrões, achei tão bom que nem notei que tinha mais de 45 minutos. Kkkkk
Rapaz vim conferir o vídeo em resposta ao núcleo dharma e... Sinceramente, achei horrível essa explicação sobre ter mais habilidade e utilizar armas menores, sou um ótimo lutador de boxe inglês , juijtsu e também outras artes ditas mais contemporâneas e se fosse por habilidade teria que utilizar uma simples faca de arremesso?? Creio que não sei exatamente manusear espadas (maior parte das categorias), machados, armas de arremesso sou levemente treinado e acho que sua explicação não condiz com as habilidades do guerreiro que deveria portar as armas e com a própria história onde por mais habilidoso que fosse o guerreiro ele portava no mínimo 3 tipos de armas seriam elas ataque a distância (arco), para combates de curta distância (espadas) e uma extra para não levar a pior no caso de desarmamento. Dito isso, com todo respeito, creio que não é apto a dizer quem deve usar o que. Crítica de quem sabe o que faz e sabe que uma alça só atrapalha na hora da batalha
Adorei o vídeo. Essa corrente é excelente. Isso mostra que "um único teste" não define a funcionalidade de um artefato, existe variáveis: material do artefato, quem aplica a técnica, a técnica, a força, velocidade e por aí vai. Gostei.
Fábio Jacinto Me desculpe amigo mas, o teste dele não mostrou efetividade nenhuma. Para manejar a corrente precisa de um certo treino, não é fácil. Precisa de espaço, tempo para preparar o golpe, e ele não mostrou o contra golpe. Um bom e velho porrete de madeira é mais eficiente.
Marcos ,Gostaria de contribuir com algumas criticas e dicas!, 1 E possivel dominar com 100 porcento de precisao a corrente inclusive os movimentos do lado vivo . Manusea la com presicao nu trem cheio de gente! 1O problema principal da corrente é a Forma, a Tecnica, é preciso saber acelerar e desacelerar , ampliar e diminuir o circulo e o comprimento na forma comum de giro, 1Para aquirir 100 porcento de precisao e controle é preciso dominar a forma" chicoteante" (o pano no final da corrente nao serve apenas de enfeite) Aprendi diretamente da propria corrente , comprei uma corrente comum da minha altura , amarrei um pedaço de pano na ponta ( segurança p nao deslocar o braço e precisao e atrito com o ar) e me lancei na pratica da forma!
Olha, não sou especialista, mas para mim, a melhor utilidade que uma corrente teria em uma briga de rua seria para enforcar o adversário, para bater, qualquer bastão razoável seria melhor, pois a dificuldade de manejar a corrente e a velocidade de reação que ela permite não compensa, mesmo que ela seja pesada e contundente!
Porém a corrente não tem praticidade para ser portada e sacada rapidamente. Situações de perigo real exigem armas fáceis de portar e de utilizar.
Quem assistiu o vídeo pelo menos até os 36:00 minutos sabe disso !
Exatamente guerreiro Tiago Gontar, muito boa a sua análise. A corrente é uma arma como qualquer outra, com suas vantagens e desvantagens, seus potenciais e suas limitações. Cabe ao bom guerreiro entender essas limitações e as trabalhar de forma funcional. Abraços!
Elton, sim! Eu comentei antes terminar de ver o vídeo, mas eu não quis apagar o comentário!
O Caminho do Guerreiro, foi só meu ponto de vista baseado no pouco que já vi, longe de ser uma verdade absoluta! No mais, parabéns pelo seu canal, você tem feito ótimo trabalho abordando essas questões e apresentando ótimas análises! Um dos melhores canais do estilo!
resumindo o marco tem razão, nunca vou usar este equipamento pra defesa pessoal, já que as ruas não aceitam fantasias .
melhor usar a torneira rs
O Núcleo Dharma tem uma proposta mais realista.
A corrente, como arma, é estilosa, movimentos plásticos para exibição, tem seu valor cultural, etc, mas numa situação real, ate vc gira-la o agressor já te atropelou. Ou a interceptou no meio do caminho.
Alem disso, quem vai andar com um diacho duma corrente dessas na rua? No carro? hahahaha
Quem busca defesa pessoal, ou luta real, e não fantasia, procura usar o kali, bastão retrátil, soco inglês, faca.. Deixa corrente pro Jackie Chan, Jet Li..
Exatamente, a corrente não tem praticidade, imagina só vc tentar tirar a corrente da mochila ou do bolso numa situação real de perigo. não funcionaria.
Exatamente. Por isso que eu fiz questão de enfatizar no vídeo que ela não é uma boa arma pra defesa pessoal urbana.
Já agi contra agressores. E em campo aberto.
Por ex, o adv veio com um caibro na mao, mandando pancada. Encurtei distancia. Sim. Tomei alguma. Ms o desarmei e no primeiro soco o cara saiu correndo..
Poderia fazer um paralelo com uma luta medieval.
Ñ vejo a eficiência da corrente, nem msm na situação citada, mto menos contra um lutador treinado, portando uma espada afiada, vindo pra cima de vc.
Real é uma coisa. Exibição outra.
Cultura é uma. Folclore, mito outra..
Faço outras modalidades ha anos. Porem respeito e admiro o Kung Fu. So q vcs precisam cd vz mais se aproximar do efetivo. Msm na China o número de praticantes está diminuindo exponencialmente..
O seu colega do Dharma tá fazendo isso.
Edvan Santos corrente, arma de combate medieval chinês e não Urbano seria melhor andar com um cabo de aço e transformá-lo em um pequeno chicote.
Pra que fazer pose ao final do movimento? ficou muito artificial , o retorno da corrente dificulta a pose espontânea e a tentativa de enfeitar o movimento fica muito tosca .
"Muito bom,mas tijolo...não revida"
Treino conceitual filho
Uau! a corrente faz um estrago, hein?
Mas... será que um bandido experiente em crueldades, sanguinário e armado, ficaria parado igual um tijolo para ser atingido?
.. sei não...
ja dizia o grande sabio: "Muito bom, mas tijolo não revida!" kkkkkk
Meu amigo!!! O Núcleo Dharma estava falando de armas para o dia a dia. Armas praticas não de balelas de filmes.
Nao se esqueça q a corrente tbm foi usada em guerras antigas.
É necessário dar vários giros antes de usá-la. Se você acerta uma vez, precisa de alguns segundos para ele ela pegue giro e possa ser usada novamente.
Aham!
@ Ate o chicote eh melhor, eu uso um para treino, soh por zueragem, e o chicote eh muito rapido e dolorido, fora que o barulho da um psicologico foda... kkkk
Chicote é sinistro mesmo!
Corrente também mesmo se não cortar arte pra caramba .rsrs fora se enroscar na perna ou num braço e a pessoa puxar antes que a outra possa segurar aí também é fogo. Na questão de machucar.
Pode não ser muito efetivo mas machuca .
O bacana do kung fu é dar uma noção de manusear e usar qualquer coisa como arte.
Isso salvo dependendo da escola que está ensinando .
Pois já vi cada kati queaparentemente não tem efetividade numa situação real.
O grande problema é que: Bloco não se mexe.
Marcos sou caderante pode fazer um vídeo de alto defesa para mim caderante adoro seu canal é o número 1
Claro guerreiro, vou tentar fazer esse vídeo em breve. Abraços!
Não sou cadeirante, mas tenho limitações. Também estou interessado.
Fernando L. Agente tem interesse também para aprender defesa pessoal
Sim, eu sempre gostei muito de arte marcial. Ainda vou dar um jeito de treinar...
Fernando L. Você tem wap
Olha Marcão lhe admiro muito viu, pela sua humildade e porque vc passa verdade na sua arte marcial. Gosto também do Núcleo Dharma, vcs dois são ótimos mestres. Parabéns!
Olha que perda de tempo vendo esse vídeo. Ainda bem que adiantei. Não vale a pena.
obrigado
47 minutos de vídeo, sendo 37 minutos só enrolação.
isso por a corrente nao presta, simples em p justificar a corrente presisa de muita falção
Imagine a consultoria
Quebrar um tijolinho aqui e outro ali com a arma "vagabunda" dele, o Marco também fez. Mas deixando de lado histórias milenares e mitos fantásticos, filmes alucinantes, o Marco mostrou que,ou você é um Pai Mei da vida ou essa arma é totalmente disfuncional para o combate. E quem corrobora isso é a física. Você pega uma arma dessa de excelente qualidade e acerta o alvo, blz. e se vc erra? Em quanto tempo você já estará pronto pra atacar novamente? e se o movimento é interceptado no meio do caminho? Em quanto tempo você estará pronto para desferir outro golpe potente? A função dessa "arma" é impressionar pelas acrobacias e no máximo é uma arma de "um tiro só". Facas estão em todas culturas, são armas de verdade, espadas passaram no teste também, todo mundo usa,; escudos, lanças, machados, tudo arma de verdade que passou no teste da história e estão em inúmeras culturas. Essa corrente é um instrumento acrobático chinês com uma lenda bonita por trás. No máximo um bom instrumento de treino para o controle dos movimentos do corpo.
É tão bom saber que estou sozinho no universo! uhauha
Falou tudo!
O Cara falou.....falou.....e não mostrou nada.....Na prática realmente não convenceu
O problema com a corrente é que se vc dá um golpe, demora pra recuperar a postura pra poder atacar outra vez, isso abre brecha pra ser atacado.
pra recuperar a postura rapido é preciso treino e dominar a forma "chicoteante"
Bingo, capitão!
Em breve vou demontrar em video a recuperaçao rapida e( o trovao e o arco iris) Acredito que a Forma a Tecnica sao grandes reveladoras da verdade,
Revi seu vídeo,e continuo concordando com vc,até mesmo na mão de um mestre é notório que para o ataque é desengonçado(mesmo com equipamento melhor).
A réplica dele é válida, Elton! Vou levantar esses pontos!
Brother a corrente é bonita, tem movimentos que são ótimos para serem apreciados, mas se ela não estiver sendo usada para o enforcamento ela então será inútil. Isso ocorre por um simples fator, a corrente dissipa toda energia aplicada. Existem armas boas e ruins, essa infelizmente é ruim. A física diz isso!
Muito bom.Alem dos esclarecimentos sobre as armas,esse video mostra perfeitamente que podemos aprender um com os outros,em vez de discutir quem é melhor ou qual é a melhor arte marcial 👏👏
Entendo nada de Kung-fu, mas entendo de ferramenta e sou do RJ, e queria só comentar que aqui lima não é chamada de grosa, na verdade acho em nenhum lugar do BR, visto lima e grosa são ferramentas distintas a fins distintos para uso em materiais distintos.
thiago felix grosa pra madeira.
Aqui no Sul grosa é só para madeira.
Foi mal guerreiros, eu ouvi um dublador carioca usar esse termo numa lima pra serrar as barras de uma cela. Minha dedução veio daí...
Marcão você é fantástico sou muito seu fã também curto artes marciais eu praticava com um colega meu tailandês.parabéns nota 10
SIfu Marcos, uma sugestão, use a aba comunidade para interagir com os inscritos e dar avisos e esclarecimentos quando necessário.
Wellington Guilherme Nunes De Oliveira up
up
EXCELENTE VÍDEO MARCOS LIMA,EU GOSTARIA DE VÊ UM TESTE DESSA CORRENTE DO KUNG FU CONTRA TIJOLO MACIÇO PRA VÊ SE É POSSÍVEL QUEBRAR OU SÓ COM TRANSFERÊNCIA DO NOSSO CHI PARA A PONTA DA CORRENTE E APARTI DAÍ QUEBRA O TIJOLO MACIÇO DE BARRO, AGUARDO SEU RETORNO MARCOS E OBRIGADO.
Seus argumentos sao bons mas infelizmente a arma de fato é ruim. Mesmo para batalhas campais e nota-se isto pelo fato de que a arma durou pouquissimo tempo e nao foi utizada em outras civilizações.
A corrente com peso na ponta dominou no Japão na época em que duelos 1v1 eram populares.
@@jonteixeira3338 o modelo japonês é bem diferente.
Caminho do Barbeiro
Ehe !
KKKKKKKKKKK Uma arma contra os Pelos Faciais!
Corrente sem noção! Utilidade zero, coisa de filme japonês e chinesa!
Romes Bernardes Eu te pago 500 reais se você levantar depois de uma correntada daquela na sua cara de velho sedentário kkkkk
É óbvio e nem deveria ser falado, mas o cara ficar parado e tomar na cara não é argumento, o que prova efetividade é o uso contra resistência, não um alvo parado. Lógico que o nerdão BR que acha que é japonês na internerdz não sabe disso.
Shogun Quero ver o burro que vai ficar parado esperando uma correntada dessa kkkkj. É muito lento e previsível o movimento.
Shogun Você deveria fazer uma proposta diferente. Você ataca o cara com a corrente, mas ele deve ter o direito de revidar e te descer o braço, se ele te nocautear vc paga o 500.
@@elisvan6175 Onde eu disse que o cara ficaria parado? Eu treino Kyokushin amigos não é qualquer tapinha que me derruba! Abraços kkkkkkk
pelo visto realmente não era possível dar continuidade ao ataque da corrente.....
Obrigado e Parabéns Sifu Marcos pelas preciosas orientações,abraços !!!!
isso serve pra armas de fogo também
ex: pistola Taurus vs pistola Glock, mesma arma, mesmo objetivo porém com qualidades gritantes de diferentes.
Já vi muita briga de rua com correntes (comuns) e são muito úteis SABENDO USAR.
Parabéns pelo vídeo!!
Essa corrente é igual um chicote. Se vc intimidar o adversário com o giro e o comprimento, vc tá seguro, se o cara n liga e corre pra cima, vai servir de nada
Parabéns. Demonstrou respeito!!! Grande exemplo.
Excelente mestre mostra explica ensina e ajuda 🙏🏼
Fico impressionado com a humildade deste mestre!
Muito bom Marcão, como sempre didático e divertido. Mas acredito que a essência do que o Mexxtre falava era a praticidade do uso da corrente. Fora todos os pontos a serem observados que você colocou muito bem, a corrente, mesmo num campo muito amplo de batalha, não se mostra uma arma usual e eficaz, visto que batalhas antigas eram muito caóticas e poderia atingir alguém ao lado (não importa se inimigo ou amigo) é isso tiraria todo controle da arma, o que seria fatal no momento. Mesmo com excelente técnica, não é uma arma que te permite um bom tempo de resposta em batalha.
Acredito que a grande importância dessa arma, e até o que a mantém viva até hoje, é que sua prática desenvolve extrema consciência corporal, controle da mente e respiração, coordenação motora e perda do medo em movimentos de entrada e saída de técnicas.
Mas é só a forma como vi o vídeo do Marco Gimenez, Mexxtre.
Respeito admiro e gosto muito de ambos.
Bons treinos e bons testes.
Espadas não são feitas de titânio. Só algumas são feitas de aço damasco. A maioria é aço com concentração de carbono e tratamento térmicos adequados.
A parte dos soldados menos habilidosos usarem lanças e irem encurtando conforme aumenta a habilidade, não encontra nenhum respaldo histórico.
Qualidade de vídeo impecável, sou grande fã do seu trabalho. Parabéns👏
Eu gostaria por favor de saber qual o fonte de informação que você consultou para falar sobre a formação militar relacionada ao grau de dificuldade das armas/habilidade dos soldados, pois jamais ouvi falar de tal fato e sinceramente para mim não faz sentido, mas se eu estiver errada gostaria de poder estudar mais sobre o assunto.
Excelente vídeo não sou especialista também,mas para mim velocidade e precisão é tudo,se vc poder antecipar os movimentos do adversário e ele estiver no controle de distância é possível sair vitorioso com qualquer arma marcial
Vim mais rapido q um soco do bruce lee
um canal qualquer sobre artes marciais 😂
Alguém me chamou??
um canal qualquer sobre artes marciais
Impossível.
Joao quando ele pensou em postar eu comentei
Joao antes dele começar treinar kung fu
Parabéns Marcos, adorei a resposta, ficou muito bom, simples e direto como Marcos Gimenes pediu, 👊
Excelente vídeo! Comprei uma corrente de qualidade inferior e ela se quebrou em um treino mais pesado, e de fato, ela não tinha aquele furo no cabo. Agora fiquei ciente de que a qualidade e o tipo não era adequada para os meus treinos. Obrigado pelas informações!
Excelente.
E sem ser preponte ou arrogante
Parabéns professor.
Excelente vídeo. Não imaginava que entendia tanto do assunto.
Marcos, você tem alguma fonte que corrobora com a descrição das fileiras de combate (1a armas longas, 2a armas médias e etc)?
Do que eu conheço, assisti e li sobre, a lança (entenda também outros tipos de lança além da tradicional) sempre foi a arma de escolha dos exércitos na China e do Japão, afinal, até hoje o uso de armas de maior alcance (em relação aos braços e pernas) são mais utilizados, no caso, me refiro às armas de fogo. Sendo as espadas uma opção secundária.
Nada como pessoas testando as 'verdades absolutas' que nos são ensinadas, continue com o ótimo trabalho :D
Eu não sou o melhor aluno do curso de Física, mas uma coisa me chamou atenção. Se você esta girando a corrente, principalmente na horizontal, a força resultante na sua mão nunca vai ser zero, enquanto corrente estiver em movimento (velocidade e aceleração, mesmo que constante) você tem força centripeta. No chicote sim, tem um momento que a velocidade é zero.
Para os estudiosos do assunto, como eu por exemplo, as artes marciais sérias desde o Boxe, passando peo Kung-Fu, Karate, Judo, e chegando no Grace Jujitsu, merecem ser respeitadas e certamente contribuem para atender às necessidades das pessoas que as procuram.
Você conseguiu demostrar que correntes quebram tijolos, mas não conseguiu provar o que realmente importa, a efetividade da arma em uma combate real. Tanto é que até você mesmo ficou com medo do recuo da corrente.
Marcão faz um vídeo mostrando a diferença entre o soco do boxe inglês e o soco do Wing Chun.
Sabia que essa corrente prestava pra algo .kkkkk
Obrigado pela demonstração !
Mas se fosse para escolher entre corrente e nunchaku , escolheria nunchaku , pois o dano é devastador. Vídeo grande , hein.
Abs!
Numa briga de rua é melhor enrola isso na mão e usar de Soqueira
O Marco Gimenez do nucleo dharma mostra que isso também é ineficaz.
É o melhor vídeo que já vi no seu canal.
Só um detalhe, a gelatina balística é para nível de comparação entre munições, não imita o corpo humano, pois esses testes são criticados por especialistas. Mas a densidade é permitido próxima a do músculo.
Parabéns pelo vídeo.
Edimar Lima usa-se carne de porco para comparar, com a carne uma.
Consultor Marcial, Vc tem alguma formação em história?
Show esse vídeo, bem explicativo e claro..
Amigo, onde você comprou esses afresco de parede? Poderia indicar a loja? obrigado.
E aquele vídeo do estilo Shaolin do norte que eu peço já faz uns aninhos? :')
Tô na espera!
Parabéns cara cada vez fico mais fã do canal
Onde comprouma boa Katana Marcão? Digo pela Net ou em alguma loja do RJ. Conhece algum lugar?
Lembro de um programa de rádio: "Brigado nada, cem mango e o dinheiro do busão".
"Oferecimento:
Olaria Souza".
Muito boa sua explicação sobre as usabilidades das armas, e muito verdade isso que você falou pois as armas curtas e especiais eram utilizadas por força s de elite, como batedores, espiões e assassinos, muito bom o vídeo e acho que o Marcão vai concordar contigo.
Ela machuca bastante se pegar mas não é prática um soco inglês, um bastão retrátil é mais prático.
O problema é a recuperação da corrente após o golpe para dar sequência aos ataques se por algum motivo um único ataque não deixar o inimigo agressor fora de combate.
É fácil dar continuidade girando a corrente no ar.
O problema é quando ela bate em algo com força e volta no próprio usuário.
Nunca vi uma luta de verdade nesse estilo,a não ser em filmes o que aí já pode se descartar quase que totalmente.
O algortimo me jogou aqui devido o canal do Dharma. Achei muito interessante este complemento aos vídeos. A finalidade dos dois canais estão conjuntas e a ajuda mútua é bem relevantes.
"espadas geralmente são feitas de aço damasco... ou titânio". HAHAHAHAHAHHAHHAHA
Melhor canal sobre artes marciais
O núcleo dharma dá ênfase no que funciona nas artes marciais, toda arte marcial tem alguns golpes que podem ser utilizados na defesa pessoal.
Kinlay irmão marcial, por favor onde comprou sua corrente ?
Foi dito que as espadas geralmente sao feitas de aço damasco? TITANIO??
1 sobre guerra- desculpe mas o q tem a ver a habilidade com a arma na guerra? serio quem vai de adaga pra guerra???? se quebrar a primeira linha vc nao vai segurar com uma faca... vc precisa da lança... nao tem logica usar uma faca que te dificulta mais.
2- espadas sao damascus?
3- pra que graduar em lança antes se faca? ou arco?
4-armas de arremesso nao tem nada a ver com sua graduacao em lanças
5-espaco no campo de batalha? e as formacoes? so campo de duelo.
a corrente é uma arma de apresentacao ou improvisacao nao de fato.
no seu proptio teste o golpe nao continua. bateu e parou, nao seguindo duelo.
acho que concordam que a corrente nao é uma arma propriamente dita e que o marco ppde melhorar os testes.
O CAMINHO DO BARBEIRO?
Kkkkk...boa!
Ehe !
estrelando, boquinha de mandi !
Até que em fim Marcos estava esperando isso a um tempão👌!
*Tudo é uma arma na mão de um guerreiro,só é preciso apenas de engenhosidade.*
Parecido com aquele filme, o mestre das armas, contra o japonês ele usou uma arma articulada, e quando eles trocam de armas durante a luta, fica bem visível a diferença entre habilidades de armas diferentes
A leveza da espada da katana que vc usou tbm se explica pelo sulco que reduz o peso e mantém a resistência, a resistência da katana também é explicada por im alto teor de carbono no fio e um menor no dorso, o aço mais duro corta enquanto o mais mole absorve o impacto, também relacionado ao processo de tempera que ao por a argila na parte que não compõe o fio e ao ser submetida ao processo de tempera resfria de forma mais lenta, impedindo que enrigessa como a lâmina e provoca a curvatura característica da katana, dependendo do aço, sobretudo se for de baixo teor de carbono, no teste da lima não é absurdo que ele esfarele, com pouco carbono a liga é próxima ao ferro que é mais maleável e deforma com maior facilidade, não só como também são aços cuja tempera pode não ser eficaz, sendo que para a tempera ser eficiente depende do carbono, mas não excessivo, do contrário se torna muito rígido e frágil, tendo comportamento que lembra cerâmica, muito rígido mas frágil, o que acontece é que no processo de têmpera, (a partir de agora não estou muito certo, mas é porque não fui muito bem nessa parte da matéria na faculdade, pode até ser um pouco complicado se tiver de explicar muito tecnicamente, matematicamente, quimicamente e fisicamente), o carbono no interior do aço preenche os vazios qie há entre um átomo e outro, durante o processo de têmpera, o metal é submetido ao fluido de têmpera, nisso a sua temperatura reduz rapidamente e como não há tempo para que tudo volte a posição que estava antes de aquecido, o sólido forma grãos densos e dai a rigidez do aço temperado, sei que ficou repetitivo, mas depende da presença de carbono para que esses "grãos" se formem e deixem a arma resistente, por isso que aços de baixo teor de carbono não são proprios para têmpera. Vlw se leu até aqui adoro os seus vídeos.
Tirando a ironia com o cara, quero saber: o intuito era quebrar tijolo ou comprovar efetividade? Porque quebrar tijolo se quebra com diversos itens, o questionamento girou em torno do recuo da corrente após o impacto, o tempo até atingir a velocidade máxima e a possibilidade de acertar, de forma rápida, mais de um alvo; tudo isso em um ambiente realista de rua.
Poxa eu adoro seu canal. Você poderia falar do conceito de wu wei do taoismo para todas as artes marciais. Esse vídeo seria um dos melhores do canal com certeza.
Adoro o cana núcleo dharma...mais muito bom tbm esse contra ponto ainda mais que foi feito com respeito.parabéns
E outra coisa, na Europa medieval também se desenvoleram espadas de duas mãos só que muito longas que tinham por função cortar lanças e montarias, como a claymore, em que classificação de tamanho entram?
imagina vc brigando com alguem dentro do ônibus kkkkkk ai se vai rodar uma corrente kkkkk
Marcão,eu sei que vc fez um video sobre taekwondo mas foi olimpico,por favor faz um video falando sobre o VERDADEIRO taekwondo
Gostei mesmo foi da pose de ninja depois de atingir o tijolo. Ele tem o bom senso de se certificar que o tijolo quebrou, antes de fazer pose "para a foto".
salve, sou novo aqui, gostaria de saber se tens algum video relacionado as adagas sai, valeu
O maior problema que vejo, é a preguiça do pessoal que tira conclusões sobre seu vídeo sem vê-lo ou sem entender.
Eu particularmente não gosto de video grande!" mas cada um tem a sua maneira de se expressa" , achei sua resposta muito respeitosa ,parabéns pelo seu trabalho
Gostei da explicação sobre as divisões das armas por suas dificuldades e tbm concordo q armas articuladas nao foram feitas para defesa pessoal. Oq não concordo tbm é uma arma articulada ser funcional em batalha, a não ser um mangual, pq essa corrente ou um chicote vai ser parado em qualquer armadura.
Gostei muito do seu vídeo, tanto que de tudo oque você disse só discordei da afirmação que seu sabre é uma espada, e da impossível possibilidade de retemperar um metal. Seu trabalho é ótimo.
29:00 Essa formação de batalha não faz o menor sentido estratégico... Nenhum general organizaria suas tropas desta maneira. Qual a base histórica dessas informações?
e eu achando que ninguém tinha notado....
Eu ate duvidaria mas a frente é composta por armas longas pra dificultar o alcance e por exigir pouco tempo de treino
As espadas exigem mais treino, tecnica, e tem o uso mais versatil, e por serem curtas ficam guardadas pelos que portam lança e em uso por outros da tropa alem da cavalaria que avança normalmente primeiro pra quebrar a formação inimiga
E por ultimo, habilidosos de faca no fim da formação? Não, em guerra isso é balela, mas
Entretanto todavia, no contexto oriental que é o do qual forjaram esta arma, os soldados mais habilidosos não ficavam na guerra em exercitos, mas sim contratados para guarda particular dos senhores feudais, ai que entra o ponto, casa, terreno de cidade, local com menos espaço de manuseio, então alem de usarem uma espada curta e uma longa, acaba que os habilidosos tinham armas particulares para fins particulares tipo a kusarigama que quebra a guarda de espadachins
Em grande resumo, um idiota pode usar uma lança, mas não pode usar uma caneta para um duelo, e tem mais gente habilidosa com armas diferenciadas, do que com o padrão
Pode se dizer que mesmo na guerra não tendo ninguem de faca como algo normal do cotidiano (mas tinha espada curta), acaba que em confrontos fora da guerra a situação mudava
hahaha altas risadas ao longo do vídeo, pra quem gosta de descontrair, prato cheio! muito bom Marcão!
infelizmente o pessoa idolatra muita a conrrente nao pela cultura, mas pelos filmes e pensamentsoque estao nas questoes filosoficasdachina, da lutae da transcendençao da alma
ESSE VIVE NUMA GRANDE FANTASIA
Assim como as ferramentas manuais, tem um posicionamento ideal no seu manuseio para a arma dar tudo o que se espera
Eu treino boxe e sigo seus conselhos
Essa arma não serve pra guerra nem lascando... Arma de demonstração.
É quando eu vejo essas demonstração igual a do começo do vídeo que eu gosto de Kung Fu, vc vê o que somos capazes de fazer e quer saber fazer alguma coisa
Não entendi essa consultoria técnica, você vai ensinar técnicas e treinamentos de qualquer arte marcial, ou vai conversar sobre a história e filosofia da arte marcial?
Excelente vídeo, Marcão! Sempre admirei a forma como vc discorda com classe, é um exemplo de artista marcial pra mim.
Cara eu não entendo nada de artes marciais, mas adoro os filmes e adorei esse vídeo, achei muito interessante, parabéns você explica de uma maneira muito boa sem palavrões, achei tão bom que nem notei que tinha mais de 45 minutos. Kkkkk
existe sim amigo , seria hoje em dia chamado de coaching marcial , parabéns pelo canal e por este rumo que tomou
Rapaz vim conferir o vídeo em resposta ao núcleo dharma e...
Sinceramente, achei horrível essa explicação sobre ter mais habilidade e utilizar armas menores, sou um ótimo lutador de boxe inglês , juijtsu e também outras artes ditas mais contemporâneas e se fosse por habilidade teria que utilizar uma simples faca de arremesso?? Creio que não sei exatamente manusear espadas (maior parte das categorias), machados, armas de arremesso sou levemente treinado e acho que sua explicação não condiz com as habilidades do guerreiro que deveria portar as armas e com a própria história onde por mais habilidoso que fosse o guerreiro ele portava no mínimo 3 tipos de armas seriam elas ataque a distância (arco), para combates de curta distância (espadas) e uma extra para não levar a pior no caso de desarmamento. Dito isso, com todo respeito, creio que não é apto a dizer quem deve usar o que. Crítica de quem sabe o que faz e sabe que uma alça só atrapalha na hora da batalha
NEGOCIO FAZER MUSCULAÇÃO FICAR MTO FORTE PESADO FAZER LUTA CHÃO OU CARA VAI APANHAR
Adorei o vídeo. Essa corrente é excelente. Isso mostra que "um único teste" não define a funcionalidade de um artefato, existe variáveis: material do artefato, quem aplica a técnica, a técnica, a força, velocidade e por aí vai. Gostei.
Fábio Jacinto
Me desculpe amigo mas, o teste dele não mostrou efetividade nenhuma. Para manejar a corrente precisa de um certo treino, não é fácil. Precisa de espaço, tempo para preparar o golpe, e ele não mostrou o contra golpe. Um bom e velho porrete de madeira é mais eficiente.
Cade a eficiencia ? p voltar ao combate n vi nd..refutou coisa nenhuma .. p fazer malabarismo eh legal rs
Só serve pra demonstração
Só serve pra demonstração em ambiente controlado. Parem de mimimi
Marcos ,Gostaria de contribuir com algumas criticas e dicas!, 1 E possivel dominar com 100 porcento de precisao a corrente inclusive os movimentos do lado vivo . Manusea la com presicao nu trem cheio de gente! 1O problema principal da corrente é a Forma, a Tecnica, é preciso saber acelerar e desacelerar , ampliar e diminuir o circulo e o comprimento na forma comum de giro, 1Para aquirir 100 porcento de precisao e controle é preciso dominar a forma" chicoteante" (o pano no final da corrente nao serve apenas de enfeite) Aprendi diretamente da propria corrente , comprei uma corrente comum da minha altura , amarrei um pedaço de pano na ponta ( segurança p nao deslocar o braço e precisao e atrito com o ar) e me lancei na pratica da forma!
Mano, que papo furado esse da arma comprada no pé da montanha!!😂😂😂😂😂😂😂