Conversa sobre o Doc *Carybé.Por Sosó Bernabó*.Soso Bernabó, Adinelson Àkànbí Ọdẹ e Israel Valente

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ก.พ. 2024
  • Em fevereiro, na Bahia, celebrarmos Iemanjá no dia 02. Mas também é o mês de aniversário de Carybé, pintor, gravador, desenhista, ilustrador, mosaicista, ceramista, entalhador, escultor e muralista. Nascido Héctor Julio Páride Bernabó, no dia 07 de fevereiro de 1911, Carybé tornou naturalizado e residente no Brasil desde o final dos anos de 1940. Sua obra está espalhada por todo o mundo e uma boa parte espelha os modos de ser e de viver de gente de vários lugares, mas sobretudo da Bahia, seu porto feliz.
    Para celebrar seus 113 anos, Israel Valente oferta ao público o filme Carybé - por Sosó Bernabó Filha do artista, Presidenta do Instituto Carybe, Curadora das Fundações Pierre Verger e Casa de Jorge Amado, Sosó apresenta dados da biografia do seu pai numa conversa- quase uma crônica - com o autor, revisitando a sua própria história e momentos da história das artes e cultura no Brasil e no mundo. Pensado e produzido no mesmo período de *Vovó Cici: O Baobá das letras*.
    O filme Carybé - por Sosó Bernabó ajuda a entender o artista que se constituiu envolvendo-se na vida da gente que registrava em sua arte onde estivesse, chegando a confundir-se com suas personagens, como nas rodas de capoeira da Cidade Baixa, em Salvador. Uma bela possibilidade de conhecer um pouco mais da vida e obra de um grande amante da Velha Bahia.
    A conversa amena foi mediada pelo Prof. Adinelson Àkànbí Ọdẹ Filho, pesquisador do grupo Yorubantu - Epistemologias yoruba e bantu nos estudos literários, linguísticos e culturais da Ufba.
    Adinelson Àkànbí Ọdẹ Filho é artista plástico com imumeros trabalhos expostos em diferentes a mostras coletivas.

ความคิดเห็น •