A Arte de Tomar Notas - Notas Permanentes e de Literatura

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 30 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 66

  • @hellencilia132
    @hellencilia132 5 หลายเดือนก่อน +12

    Eu em 2024 encantada com a didática dela!!! Surreal de perfeita! Amei!
    Esse assunto esta ainda mais em alta ultimamente, e você conseguiu abordar o tema de forma tão incrível, como nunca tinha visto antes ! Por favor, volte com mais assuntos sobre o tema, e se você ainda usa esse método, mostra como está atualmente usando.
    Obrigada professora, por compartilhar conhecimentos tão valiosos!

  • @marcosasilva789
    @marcosasilva789 3 ปีที่แล้ว +42

    O mais interessante - e talvez o mais fundamental - desse processo todo de tomar nota é a disciplina em manter o zelo e o esmero na elaboração da nota, que exige uma atividade intensa de refinamento. É como se fosse um trabalho artístico. É uma arte poética. A criatividade do pesquisador, ao elaborar, organizar e utilizar as anotações, é o grande desafio.

  • @angeiring
    @angeiring 2 ปีที่แล้ว +26

    Pelo jeito eu deveria estar tomando notas desse vídeo... rsrs. Conteúdo excelente, obrigado por compartilhar!
    Estou usando o Obsidian e seus vídeos são de muita valia.

    • @tiagolcorreia
      @tiagolcorreia 3 หลายเดือนก่อน

      Foi exatamente o que pensei. Até vim nos comentários ver se alguém tinha postado kk 😅

  • @DenisAndradeDS
    @DenisAndradeDS 3 ปีที่แล้ว +9

    Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento. Estou começando a me interessar por esse assunto e seu vídeo ajudou muito.
    Tenho tomado algumas notas, mas logo senti a necessidade de organizar pois é comum perder uma nota ou simplesmente esquecer dela.

  • @claudia1798
    @claudia1798 ปีที่แล้ว +3

    Que conteúdo maravilhoso!! Parabéns à Professora, descobri seu canal hoje e espero que retome com novos vídeos! Obrigada por compartilhar seu conhecimento!

  • @paribanufreitasdeleon8482
    @paribanufreitasdeleon8482 5 หลายเดือนก่อน +2

    Sin dudas esta es la mejor playlist sobre el método Zettelkästen y sobre la implementación del método en Obsidian en todo TH-cam!!!. Parabens!!! 🎉🎉🎉

  • @BenoAsylum
    @BenoAsylum 7 หลายเดือนก่อน +1

    Então notas de Literatura/Biograficas, são qualquer ideia que eu veja no livro e queira anotar, depois com essas ideias eu faço um resumo com minhas proprias palavras e boto em uma nota permanente? Outra pergunta, as notas de literatura, devem ter uma ideia apenas? ou isso é somente as permanentes?
    Vou resumir como estou fazendo. Estou lendo um livro de 1200 paginas, Biografia do Stalin. Estou fazendo anotações de literatura, anotando certos paragrafos que acho interessante e colocando um codigo, exemplo: 12/a e depois se encontro algo referente boto 12/a1 e por ai vai. Nas notas permanentes devo por o que?
    Se puder me ajudar fico grato, estou bem perdido ainda. OBS: eu faço tudo manual, não uso computador.

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  7 หลายเดือนก่อน +1

      Olá! Em primeiro lugar, lembre-se que você não precisa fazer como os outros fazem ou te dizem para fazer. Faça como funciona para você. No meu caso, eu separo as notas com as minhas interpretações das ideias dos outros das minhas próprias ideias, mesmo que essas ideias sejam comentários sobre as ideias dos outros. Por exemplo, se eu cito diretamente, faço uma paráfrase ou interpreto o pensamento de alguém, eu colocaria em uma nota que você pode chamar de notas de literatura. Se eu digo que o pensamento de alguém pode ser criticado de uma determinada forma, eu uso outro tipo de nota, que poderíamos chamar de notas permanentes. Se você vai usar uma nota para cada nota de literatura, depende muito do meio que você está usando. Se você estiver usando aquelas fichas menores, acho que seria uma boa ideia. Se estiver usando folhas maiores de papel, A4 por exemplo, poderia até colocar tudo em uma folha só. Depende muito do seu sistema mesmo. Só use o dos outros para roubar ideias que funcionem para você. Não pense que existe um jeito melhor para todo mundo.

    • @BenoAsylum
      @BenoAsylum 7 หลายเดือนก่อน +2

      boa noite, acabei me rendendo ao Obsidian hehehe, estou usando ele agora. Vou usar suas dicas nele. Obrigado pelo tempo =D@@AndreaFaggion

  • @pedrogsribeiro
    @pedrogsribeiro 2 ปีที่แล้ว +2

    Notas de literatura são a mesma coisa que notas bibliográficas? Elas são a interpretação com as próprias palavras de uma bibliografia, correto? A própria nota de literatura contém referência bibliográfica? Toda nota de literatura menciona novamente a bibliografia? Ou você faz links para uma bibliografia em algum lugar?

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  2 ปีที่แล้ว

      Eu acho que depende de como cada um usa os termos. Parece-me que Umberto Eco e Luhmann diferenciam as duas coisas, mas eles usavam papel. Como nós temos o Zotero e similares, eu não acho que precisemos de notas bibliográficas. Eu apenas copio a referência do Zotero para a nota de literatura no Obsidian. Eu gosto de copiar a referência para o rodapé de toda nota de literatura. Tem gente que prefere usar só um link. Depende da sua preferência.

  • @phfteles
    @phfteles 3 ปีที่แล้ว +3

    Obrigado pelas dicas. Estou estudando esse método e vendo como poderei aplicar nos meus estudos. Tenho uma dúvida. Segundo o método, não se organiza as notas por assunto ou categoria, mas apenas por números e letras, como 1a, 1b, 2a, 2b... Numa situação real, em que eu estou escrevendo um artigo que faz uma análise sobre o fundamento ético da democracia ateniense e sua relação com Sócrates/Platão. Como eu acho, no meio de centenas ou até milhares de notas, aquelas que tratam especificamente sobre o assunto que estou pesquisando atualmente? Utilizando softwares, como o Obsidian, é possível organizar as notas por palavras-chaves, tags... Mas no caso do Luhmann, que fazia tudo só com notas de papel, como ele fazia? Ele não se perdia no meio da montanha de notas?

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  3 ปีที่แล้ว +7

      Muito obrigada por sua atenção e seu comentário. O Luhmann utilizava algumas notas como notas de segunda ordem ou notas estruturantes, digamos assim. Creio que poderíamos chamá-las de índices. Elas listavam notas por assuntos. Mas não significa que ele colocava os números de identificação de todas as notas pertinentes em uma nota estruturante. Ele anotava apenas os números de que ele precisava para ter um ponto de entrada para uma sequência. O mais fundamental do Zettelkasten é que as notas formem encadeamentos, de tal maneira que, ao encontrar um ponto de entrada, você possa navegar para outras notas a partir da primeira. A ideia é priorizar a navegação interna ao sistema, em vez de visões panorâmicas do sistema.

    • @phfteles
      @phfteles 3 ปีที่แล้ว

      @@AndreaFaggion Entendi. Obrigado pela gentileza de responder tão rapidamente. Sigo inscrito e acompanhado seu canal. Também sou professor de filosofia e aprendo muito com seus vídeos. Parabéns pelo excelente trabalho. Abraço.

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  3 ปีที่แล้ว +1

      @@phfteles que bom! Eu fico feliz que tenha se interessado por outros vídeos do canal. Obrigada.

  • @felipevanderson4794
    @felipevanderson4794 3 ปีที่แล้ว +1

    Não ficou muito claro para mim do que se trata essas notas de literatura. Seria equivalente a um fichamento de livro ou artigos ?

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  3 ปีที่แล้ว +5

      A rigor, uma nota de literatura, diferentemente de um fichamento, deveria ser atômica. A ideia não é resumir um texto ou algo assim, mas extrair dele uma ideia, informação, tese ou argumento pontual que poderia ser útil para você. Você não acrescenta suas considerações, como pode fazer em alguns modelos de fichamento, mas escreve em suas próprias palavras e coloca a fonte.

  • @gabrielmagalhaes.
    @gabrielmagalhaes. 4 หลายเดือนก่อน

    Que playlist maravilhosa! Muito obrigado, querida! Deus te abençoe!

  • @cusid0
    @cusid0 3 ปีที่แล้ว +5

    Esse formato de estudo é moroso, apesar de ser o mais efetivo, sim... No entanto, não acho que serve para quem se sustenta com bolsas e precisa entregar tudo no prazo, isto é, para a maioria das pessoas. Pense na diversidade de notas que você geraria de acordo com a própria diversidade de estudos. A verdade é que só o estudioso de fato tem tempo e disposição para isso. E eu concordo com Goethe quando ele diz que a criação do gênio está na união de uma boa cabeça com uma boa fortuna, isso é evidente!

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  3 ปีที่แล้ว +17

      De fato, é um método just in case, e não just in time. Mas tb não deve ser confundido com um método diletante. A ideia é justamente que a pessoa passe a ser extremamente seletiva com o que ela lê, porque ela acaba lendo já com a finalidade de tomar notas, o que é trabalhoso. Então, a leitura se torna uma leitura focada para publicação, mas não para uma só publicação, e sim para todo um programa de pesquisa. No caso de Luhmann, foram cerca de 70 livros e 400 artigos. A pessoa só precisa ter a disciplina de estabelecer os momentos em que ela vai parar de alimentar o Zettelkasten e vai fazer a colheita, ou seja, vai retirar dele um produto em forma linear para publicação. Eu, por exemplo, vou ler mais alguns itens bibliográficos que já listei até 30 de junho. No mês de julho, vou transformar notas em um artigo cujo tema já defini a partir do que tem mais volume no meu Zettelkasten. Inclusive, essas leituras que estou fazendo até o fim de junho são para preencher lacunas do meu Zettelkasten para que eu possa retirar dele este artigo de julho. Mas é claro que, enquanto leio esse material, vou fazendo notas que também servirão a outros artigos que tenho em vista, outros interesses acadêmicos meus. Isso não é trabalho perdido. Esses outros artigos já estarão encaminhados quando eu priorizá-los. Enfim, é tudo uma questão de ter disciplina e organização, assim como de não usar a pesquisa para procrastinar a escrita dos manuscritos (que é o que muita gente faz, independentemente do método que usa).

  • @claudiotorcato
    @claudiotorcato 4 หลายเดือนก่อน +1

    Karl Marx também é conhecido pela quantidade imensa de cadernos que ele tinha com notas de todos os livros que ele leu. Há inclusive um projeto chamado MEGA para documentar todo esse material. É esperado um total de 114 volumes.
    en.wikipedia.org/wiki/Marx-Engels-Gesamtausgabe

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  4 หลายเดือนก่อน

      Legal. Eu não sabia. Obrigada por compartilhar.

  • @j.antoniomestasr.2500
    @j.antoniomestasr.2500 3 ปีที่แล้ว +2

    Muchas gracias por el video, tengo entonces entendido que una nota de literatura es la abstracción directa de un libro o fuente bibliografica y la permanente seria la idea con mis propias palabras?, Me cuesta trabajo entender la diferencia por que casi no hablo mucho portugues, gracias !!

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  3 ปีที่แล้ว +5

      Olá, muito obrigada por ter visto o vídeo. Eu lamento não poder lhe escrever em espanhol. Mas creio que o português escrito possa ser mais fácil de compreender. A nota de literatura é uma paráfrase. Nela, as palavras são suas, mas não as ideias. Por isso, se for usar o conteúdo dessas notas em publicações, será preciso dar o devido crédito aos autores dessas ideias. Já a nota permanente contém uma ideia sua, mesmo que seja uma ideia sobre as ideias de outra pessoa, como, por exemplo, em uma crítica ou em uma conexão estabelecida entre a tese de um autor e a de outro.

    • @j.antoniomestasr.2500
      @j.antoniomestasr.2500 3 ปีที่แล้ว

      @@AndreaFaggion Super entendido, ojalá pueda hacer un blog detallando esto, saludos desde México!.

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  3 ปีที่แล้ว +3

      @@j.antoniomestasr.2500 Eu tenho este post sobre notas de literatura. Logo, publicarei um post sobre notas permanentes. Um abraço!
      andreafaggion.medium.com/pequeno-manual-para-elaboração-de-notas-de-literatura-dcdf28ab79c9

  • @ecavalcantes
    @ecavalcantes 3 ปีที่แล้ว +2

    "Escrever é pensar". Interessante! Jordan Peterson bate muito nessa tecla!

  • @carinelacerda127
    @carinelacerda127 ปีที่แล้ว

    Maravilhosa!! Gratidão por compartilhar tanto conhecimento :) Vídeo muito inspirador... adorei

  • @xDearGoux
    @xDearGoux 3 ปีที่แล้ว +3

    As notas de literatura seriam como se fossem fichamentos?

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  3 ปีที่แล้ว +4

      Não, porque uma nota de literatura pode ser uma única linha que vc anotou de um livro, porque é aquilo que lhe interessa dele. Poderia ser a definição de um conceito, por exemplo. O que distingue a nota de literatura é que o conteúdo não é seu, de modo que, se for usá-la no seu manuscrito, precisará citar a fonte.

    • @xDearGoux
      @xDearGoux 3 ปีที่แล้ว

      @@AndreaFaggion Muito obrigado pela resposta, professora! Então as notas de literatura também tem que possuir essa atomicidade de uma ideia pra cada nota e devem ser publicáveis? Posso relacionar uma nota permanente com uma nota de literatura ou notas permanentes são apenas relacionadas com outras permanentes?

    • @xDearGoux
      @xDearGoux 3 ปีที่แล้ว

      @@AndreaFaggion Tenho essa dúvida porque vi outro vídeo de uma pessoa fazendo uma nota de literatura como se fosse um fichamento, aí eu fiquei me perguntando como que ela relaciona aquilo com outras notas. Os seus vídeos estão sendo muito esclarecedores sobre o método. Esperando ansiosamente pelo próximo!

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  3 ปีที่แล้ว +3

      @@xDearGoux Eu diria que devem ser publicáveis, porque você sempre deve pensar no seu eu futuro como vc pensaria no seu leitor hoje. Além disso, dependendo da sua área, a nota de literatura pode acabar realmente compondo um manuscrito para publicação. Eu relaciono notas permanentes com notas de literatura. Luhmann não relacionava. Ele tinha uma caixa à parte para ela. Mas, pelo que entendo, essa decisão se justificava mais por uma questão de espaço, por ser um Zettelkasten físico. Quanto à atomicidade, aí depende muito do programa que vc usa. O Roam, por exemplo, se baseia em blocos, então, vc pode criar uma página e colocar todas as suas notas sobre um mesmo livro nela. Eu uso Obsidian, então, eu junto apenas as notas referentes a um capítulo ou artigo em um arquivo só. Eu tenho notas antigas sobre livros que estão todas em um arquivo só e isso é ruim para fazer ligações (muito ruim). Atualmente, eu crio uma nota no Obsidian para o livro e a uso apenas para reunir os links das notas separadas sobre cada capítulo desse livro. A extensão de cada nota de literatura referente a um capítulo vai depender muito da importância que esse capítulo tem para sua pesquisa. Pode ser uma linha ou algumas páginas.

    • @luizhsgpsi
      @luizhsgpsi 2 ปีที่แล้ว

      @@AndreaFaggion entendi agora...

  • @fstech.digital
    @fstech.digital 4 หลายเดือนก่อน

    Esse canal é puro ouro. Obrigado professora Andrea pelo rico conteúdo.

  • @francomascarelo2654
    @francomascarelo2654 11 หลายเดือนก่อน

    Parabéns pelo conteúdo Andrea! Me ajudou demais por aqui

  • @Neibeto
    @Neibeto 2 ปีที่แล้ว

    Muito obrigado, Andrea! Que pena que não tive esta oportunidade na graduação... Aprendo muito com suas aulas!

  • @leonardorocha2725
    @leonardorocha2725 ปีที่แล้ว

    Excelente! Parabéns e obrigado!

  • @periclesalvarescaldeirabra9246
    @periclesalvarescaldeirabra9246 2 ปีที่แล้ว

    Muito obrigado por compartilhar conosco esse saber

  • @vitoryeung
    @vitoryeung 3 ปีที่แล้ว

    Obrigado pelo conteúdo. Muito interessante! Parabéns pela clareza!

  • @Ricardo-vv8sy
    @Ricardo-vv8sy 2 ปีที่แล้ว

    Seus videos são super esclarecedores! Estou adorando tudo sobre as técnicas de tomar notas. Parabéns!

  • @anacarolinacardoso4804
    @anacarolinacardoso4804 3 ปีที่แล้ว

    Obrigada pelo vídeo, Andrea! 😊 Adorei. Vou acompanhar todos!

  • @wilsonyoshirooyamada8516
    @wilsonyoshirooyamada8516 3 ปีที่แล้ว

    Muito bom esse tipo de conteúdo abordado pela professora! Achei bem interessante. Parabéns!

  • @MadeleineMarcelino
    @MadeleineMarcelino 3 ปีที่แล้ว

    Muito obrigada pelas dicas, nunca tinha pensado nisso

  • @joseevandroalencarcorreia6343
    @joseevandroalencarcorreia6343 ปีที่แล้ว

    Professora, a sra n tem Instagram n?

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  ปีที่แล้ว

      Oi, não tenho. Eu uso o Medium e o Substak. Pretendo começar a escrever com mais frequência nessas mídias. Um abraço :)

    • @joseevandroalencarcorreia6343
      @joseevandroalencarcorreia6343 ปีที่แล้ว +1

      @@AndreaFaggion queria conversar com a sra sobre uma palestra ou algo relacionado a questão do de "estudando como se estuda". os desafios para os estudantes na era digital e da distração.

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  ปีที่แล้ว

      @@joseevandroalencarcorreia6343 me manda um email andreafaggion@gmail.com

  • @viniciusnaguti4633
    @viniciusnaguti4633 3 ปีที่แล้ว

    Esperando os próximos vídeos!

  • @alanaacsamagalhaesdebrito5060
    @alanaacsamagalhaesdebrito5060 3 ปีที่แล้ว

    Muito bom professora, já irei colocar em prática as dicas!

  • @grazielicristinamagalhaesd7382
    @grazielicristinamagalhaesd7382 3 ปีที่แล้ว

    Ansiosa para o próximo vídeo.

  • @anderrrsoon
    @anderrrsoon 3 ปีที่แล้ว

    Professora,
    O que a senhora acha da prática de grifar trechos, ela é um problema? Se não, como acha que ela pode ser útil? Alguma sugestão?
    Ótimo o conteúdo do seu canal, já lia os textos de seu blog, parabéns!

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  3 ปีที่แล้ว +18

      Obrigada. Eu acho que não há problema em grifar, desde que não seja em substituição da nota de literatura. O problema é grifar, achando que isso é entender, para, depois, voltar à passagem grifada e ainda confundir a sensação de familiaridade com essa passagem com uma confirmação da compreensão. O nosso cérebro assume facilmente que conhece o que lhe parece familiar. Essa é a armadilha dos textos meramente grifados. É uma doce ilusão, que relutamos em abandonar, porque dá muito trabalho fazer do jeito certo. Depois que aprendi isso, costumo grifar apenas para destacar os pontos que preciso contemplar nas minhas notas. Eu tomo notas quando concluo uma seção ou um argumento muito longo, importante e complexo, retomando as passagens destacadas. Também uso o highlight para destacar, em cores diferentes, elementos diferentes da estrutura do texto, como definições de conceitos. Um abraço

    • @anderrrsoon
      @anderrrsoon 3 ปีที่แล้ว

      Muito obrigado!

  • @Aliribeiro
    @Aliribeiro 3 ปีที่แล้ว

    Muito obg professora

  • @gabrielmachado7435
    @gabrielmachado7435 3 ปีที่แล้ว

    Extraordinário!

  • @pedrogsribeiro
    @pedrogsribeiro 2 ปีที่แล้ว

    É possível ter exemplos sobre o que foi citado neste vídeo?

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  2 ปีที่แล้ว +1

      Vc tem acesso ao Discord? O Obsidian tem uma comunidade lá. Tem um canal para falantes da língua portuguesa nessa comunidade. Eu acabei de responder pergunta similar lá. É mais fácil por lá, para eu poder mostrar prints da minha tela. Se vc quiser, também pode me mencionar no Twitter @albfaggion Mas o Discord é o ideal. Vc pode interagir com vários usuários.

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  2 ปีที่แล้ว +1

      A propósito, vc pode encontrar a comunidade do Discord aqui obsidian.md/community

  • @luizhsgpsi
    @luizhsgpsi 2 ปีที่แล้ว

    Muito bom seu método, gostaria de saber por que não utilizar o Evernote?

    • @luizhsgpsi
      @luizhsgpsi 2 ปีที่แล้ว

      Vi em um outro vídeo seu a resposta da minha pergunta... faz bastante sentido.

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  2 ปีที่แล้ว

      Obrigada! Particularmente, eu não uso o Evernote, porque são notas que eu quero poder acessar pelo resto da vida, sendo que tudo que você coloca no Evernote é difícil de ser usado fora do Evernote. É especialmente difícil conseguir exportar de uma vez todo o seu conteúdo do Evernote sem causar uma grande bagunça, de tal forma que você ainda tenha um sistema útil em outro software. Mas pode ser que isso não seja um problema para você ou não seja um problema suficientemente grande para ofuscar os benefícios de usar o Evernote. Por exemplo, na versão paga, o Evernote tem uma busca excelente. Você pode muito bem decidir que isso compensa. A busca é um fator fundamental nesse tipo de software. Mas a busca do Obsidian também é muito boa para notas escritas por você mesmo (e não nos anexos).

    • @luizhsgpsi
      @luizhsgpsi 2 ปีที่แล้ว

      @@AndreaFaggion, achei o visual do obsidian bastante confuso, pode ser a falta de costume, aquela nuvem de pontos eu ainda não vejo sentido dela existir, me parece somente um recurso visual desnecessário Mas tenho que aprender mais dessa ferramenta, vou assistir à suas aulas sobre ele.

    • @AndreaFaggion
      @AndreaFaggion  2 ปีที่แล้ว

      @@luizhsgpsi muita gente gosta muito do Obsidian. Ele se tornou muito mais popular entre estudiosos do que era quando eu gravei os vídeos. Virou uma febre nerd. Então, eu recomendo que vc dê uma olhada mesmo. Mas não quer dizer que todo mundo tenha que usar. Eu mesma tenho procurado alguma ferramenta mais simples, que exija menos customização. Se vc já é usuário do Evernote e gosta, pode ser que, no fim, seja a melhor opção para vc.

  • @julianaoliveira222
    @julianaoliveira222 3 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo! Ansioso para os próximos.