não foi cruel, ele acreditava que com o acordo os filhos teriam uma vida melhor financeiramente (apesar de viverem menos), querendo ou não dinheiro melhora a qualidade de vida, ele escolheu qualidade ao invés de quantidade, no caso específico deles foi uma escolha ruim pq o dinheiro corrompeu todos, mas ele não tem culpa dessa parte já que isso é imprevisível. 80 anos de uma vida exausta trabalhando pra pagar contas e sobreviver, ou viver 50 viajando quando e pra onde quiser, com maximo conforto e comida de melhor qualidade, ver culturas novas e ter experiências incríveis que poucos vivem? independente de qual escolher, não tem crueldade em nenhuma cruel foi ele ter feito mais filhos já sabendo do acordo, já que quanto mais velho ficava menos tempo as novas crianças teriam
@@junin.freitzmostra a diferença de Annabel e Roderick Annabel queria aproveitar o agora com os filhos, dando o máximo de felicidade possível ao seu alcance Roderick acreditava que isso seria possível só com dinheiro. Só que ele já estava corrompido desde que traiu o Auggie
Entendi que, por ele ter vindo de uma realidade difícil e do pai biológico dos gêmeos ter negado as condições financeiras boas que ele tinha, o Roderick acreditava que a felicidade era proporcionar a riqueza exagerada para os filhos e que aquilo era “pensar neles”, “amar eles”. Mas além de esquecer o essencial na criação das crianças, atenção, amor, ele ainda condenou eles a uma vida breve e uma morte horrível. Sem falar do desvio de caráter de todos os filhos, que nada mais é, que um espelho do caráter do pai.
@@maironelmedasilva190 simm, no final fiquei me perguntando se teria alguma forma dos dois ficarem juntos, ele com riqueza e ela com a bondade, sem um sobrepor o outro, os filhos seriam tão diferentes, mas acho q era impossível mesmo, a Anna não ia ser feliz com um homem assim, uma pena...
Eu vejo a Verna como sendo a representação de muitas personificações além da morte, como também consequência. Pra mim ela funciona como um agente natural da ordem das coisas. O pacto dela com o Roderick e a Madeline (não mais do que o próprio pacto que eles fizeram, um tijolo de cada vez) era algo meio que inevitável, porque era inevitável para eles irem contra sua própria natureza, e não seguirem com o plano deles. Dessa forma, a Verna parece apenas uma observadora e uma testemunha, como ela mesmo diz. Apenas selando um destino que eles próprios já causaram. Pra mim a queda da Casa de Usher é sobre como a soberba e ganância são as verdadeiras causas da queda das pessoas.
Afinal, a Berna não foi a causadora. A desgraça já estava feita. As almas deles já estavam corrompidas. Penso que ela trouxe redenção,mas não pra eles, mas pra família Usher pois todo o dinheiro acumulado com o mal que eles causaram, foram redimidos pelas mortes de todos e com o dinheiro do império ruído, a mulher do Usher consegue, com a fundação, ajudar as pessoas.
Entendo a Verna como um ente sobrenatural, (e tb o corvo) que atuou como a personificação da morte. Muito comovente como ela foi maternal com a Lenora e até meio insatisfeita em realizar aquele "trabalho". Amei a série e a adaptação modernizada do Flanegan. A meu ver a melhor série dele , perdendo só para A Maldição da residência Hill. Quanto a Roderick ele pareceu arrependido por suas más escolhas, mas tanto quanto Madleine, a ganância, cobiça e egoísmo falaram mais alto. A irmã dele só não era sonsa, não disfarçava a falta de virtudes como ele fazia. Se ele um dia teve alguma, a perdeu quando Anabelle o deixou. E amei Dupin gritando que ele sim era rico, por ter uma familia que o ama e com ele convive, bem legal. P.S: Louvável tb a Madleine ter tido o zelo de não "amaldiçoar" prováveis filhos, tendo o zelo de evitar, nesse sentido, teve um pouco mais de altruísmo que o irmão, ele já tinha dois filhos mas poderia ter evitado os demais.
Eu AMO esse terror profundo, q te da um medo pelos jumpscares, mas te da um medo muito maior da vida, das pessoas, do destino e principalmente algo que a cada morte q aparecia eu pensava “meu deus se eles soubessem de tal informação antes daria pra ser evitado”, sendo q no caso NÃO pq os destinos deles já fora vendido pelo pai. Fora que esses finais q te impedem de dormir por melancolia e não por medo. Ainda sim nada supera a Bly e a Hill pra mim kakakaka😂❤
As mortes de fato n seriam evitadas mas sim o jeito q foi, a própria Verna diz pra alguns deles q eles poderiam morrer de forma mais tranquila, mas né? Livre Arbítrio então arcam com as consequências.
19:50 eu já acho que a Annabel foi morta pelo Arthur Pym, acredito nisso pelo rombo na cabeça dela no velório e tbm pelo Pym ter se mostrado um assassino quando tentou matar a Verna. "Tá pronto a encomenda" a forma como ele preparou tudo mostra que ele ja fez mais de uma vez, fora que durante a série fica evidente que ele encobriu muitos crimes ou ate os cometeu.
Maravilhoso que a pena da Lenora é uma pena negra, de corvo, remetendo diretamente ao conto O Corvo de onde vem a personagem Lenora.. É fascinante ler tbm os contos do Poe e ver que muuuuuuitos contos estão todos aí na série, seja com toques, nomes de personagens etc, e não só exclusivamente a obra da Casa de Usher.
Achei perfeito o que o Mike fez, colocando os títulos e a história dos episódios se remetendo a contos do Poe, não usando só o conto base (A Queda da Casa Usher) mas cada ep referenciava algum conto ou mais de um. Assim ele fez também com a Maldição da Mansão Bly, usando A Volta do Parafuso como base da história, mas também cada ep tinha um nome de um conto ou romance, de Henry James, e se referenciava do mesmo para desenvolver o episódio em individual, mas nunca fugindo da história principal.
Achava que a Verna era uma mulher que foi explorada pelos irmãos USHER, mas depois entendi que ela era a morte e não consegui enxergar ela como uma personificação do Diabo… acho o acordo com a morte mais pesado que com o diabo
Eu a vi todo o tempo como a morte. No último episódio teve uma fala que me fez crer que ela até poderia ter algo de diabólico também. E no fundo, ela trouxe equilíbrio ao mundo, né?
eu tbm n vi ela como representação de diabo, principalmente quando ela nega que "era um pacto de alma" fazendo até um deboche da situação, o diabo e´a personificação do mal , verna por outro lado era um agente de causa e efeito, ela puniu sevaramente os maus e levou lenore com suavidade
Essa série é perfeita! Provavelmente a melhor que vi esse ano. É poética, profunda e muito mais do que uma obra que você fica esperando sustos previsíveis. Ela te faz refletir o porquê de cada cena e, ainda, me fez chorar no final (rs)... Mike Flanagan não poderia se despedir da Netflix de forma melhor!
Ótima visão! Só adiciono que faltou ter pincelado uma explanação do momento em que a Madeline conversando com o roderick fez uma observação sobre a insanidade da sociedade atual com seus desejos supérfulos.
Comecei assistir e já passava da 1h da madrugada, e como já estava avistando Morfeu, vi que não passaria nem do 1 episodio. Agora são 11:09 da manhã e acabei de assistir! O livre-arbítrio indiretamente é visto o tempo todo, é só lembrar que a Verna deu ao Perry a possibilidade dele desistir, mas a luxúria (um dos sete pecados capitais) falou mais alto 🤷♂
Tive um pouco de dificuldade para assistir no começo, mas no fim estava chorando pela Lenora. Obrigada por continuar a reflexão por aqui, seus vídeos são ótimos.
A série poderia se chamar: A Acessão e Queda dos Usher. A ideia de causalidade é muito bem aplicada. Um casal de irmãos gêmeos, filhos bastardos de um homem rico e poderoso, cresce rejeitado pelo pai. Os irmãos veem a mãe sofrer uma alienação religiosa, seguida de um ataque cataléptico, e, imaginando que ela esta morta, à enterram no quintal. De repente, ela se levanta da cova rasa e começa a caminhar. Eles a seguem, em uma noite chuvosa, até a casa do chefe/amante, e, como ultimo ato da mãe, assistem ela assassinar o pai deles, e morrer em seguida. Sem duvida, Mike Flanagan, da um inicio digno de um conto de Edgar Alan Poe. Os irmãos amadurecem com um sentimento de revolta, evidenciado, principalmente, em Madeleine. Já adultos traçam um plano para assumir a empresa do pai "falecido", que culmina com a morte de Rufus, o, até então, administrador da Fortunato. E é, justamente, na noite em que eles "emparedam", literalmente, o Rufus nas fundações da empresa, que eles encontram Verna, pela primeira vez, em um bar que não existe no "espaço tempo". Aqui começam os questionamentos: Os Usher encontram o demônio porque perderam a alma naquela noite? Qual era o real intuito da Verna? No final ela parece não querer matar a Lenora, mas havia um acordo, então ela o cumpri, da maneira mais suave possível. Inclusive, anteriormente, ela chega a comentar com os filhos do Roderick Usher, que ela poderia leva-los de outra maneira, dando a entender que a forma violenta com que eles estavam morrendo, tinha relação direta com as atitudes deles (causa e efeito). Imagino a Verna como sendo uma espécie de Jinn, um gênio na mitologia árabe, que pode assumir várias formas, e que pode tanto ajudar quanto punir os seres humanos. No fim tudo é causado pela imperfeição da condição humana, tão bem retratada pelo Edgar Alan Poe, quanto pelo Mike Flanagan!!! Ótma série!!!
Verna é tambem um anagrama para Raven (corvo em inglês). O corvo, elemento do poema de Poe, significa mensageiro da morte, enviado do "demônio" e entre outras coisas
Faltou saber qual era a riqueza do pym e porque ele ter negado, mas sobretudo a série é maravilhosa, achei que fosse série de terror mas passou longe e adorei.
Eu acho que a maior riqueza dele foi o caráter. Pois ela até questionou que ele não tinha construído nada. Família e etc… Não foi? Kkk Agora tô confusa também.
A série foi alem das minhas expectativas. Ambientada na atualidade, mas com referências sutis e outras ao pé da letra. Merece reflexões sobre nossas escolhas e o preço a ser pago.
Amei a série e adorei sua análise. Porém, discordo que ela represente satan ou o diabo. Acredito que ela represente a ideia que os antigos tinham dos deuses: criaturas nem boas ou más, apenas forças da natureza, refletindo qualidades e defeitos humanos.
Só não vi lógica em o Dupin deixar o gravador no túmulo. Qualquer um poderia pegar. Eu esperava que ele levasse essa história a público. Era a busca da vida dele. No mínimo, que arquivasse a fita.
So achei cômica a forma q a irmã matou ele no final kk pareceu aqueles filmes de terror dos anos 80..na hora que ela saiu em cima dele pra enforcar, eu ri.
Todos iam morrer mas a neta morre sem sofrimento pq fez escolhas boas , todos iam morrer mas se tivessem vivido de outra forma tb não sofreriam pra morrer
Eu também achei, mas já sabia que ela iria morrer por que era outra geração mas era unsher , ela que quebrou o ciclo então foi um forma símbolo de que tudo iria mudar e pro bem.
Acho interessante que a Madeline não queria viver à sombra de um homem E quando o Roderick tenta a matar ela se revolta porque o que ela mais temeu aconteceu: com seu irmão. Logo a vingança dela não foi só por ele ter a matado, mas por ele ter tentado a controlar.
terminei a serie n faz muito, como em todas as obras eu estava esperando um fim com um plot incrivel mas de todas a séries pra mim essa foi o mais simples, mas de certa forma n foi ruim, acho que desde o primeiro ep fica claro que toda a familia vai morer a unica coisa que nos prende é entender que escolha eles fizeram para que isso aconteceça, e no final a série n é sobre ganancia ou dinheiro, mas sobre ESCOLHA, a morte deixa claro isso quando foi levar a lenore, pq de todos os usher ela foi a unica que fez as escolha certo e como atitudes ruins desencadeiam um dominó de açoes boas, venho de uma familia humilde e estou cursando uma faculdade que eu sei que vai me dar uma realidade financeira muito melhor que meus pais, mas as vezes me questiono se o dinheiro e o poder podem mudar uma pessoa e a resposta da série é NÃO, nenhum dos usher morreu pq eram ricos, ambos morreram no dia que deixaram suas ambiçoes superarem o lado humano, todos nós vamos ser testados durante nossa vida e cabe cade um ESCOLHER se vale a pena, cada um coloca sua riqueza na balança, o roderick colocou a dele por um preço tão injusto, mas alguém como ele jamais iria entender isso
Alguém sabe me dizer em qual episódio é mencionado o nome da mulher misteriosa? Vejo as pessoas chamando ela de Verna e eu acho que meu cagaço foi tanto que eu não percebi quando mencionaram o nome dela na série. Rs
N sei pq mais tive um vislumbre da Verna sendo a mesma personificação do Morty no filme Click, onde ambos dão tudo aquilo que os protagonistas queriam e no final eles voltam pra buscar a alma deles. kkkkkk
a diferença é que morty tinha como objetivo ensinar uma lição, verna não, apenas um agente de causa e efeito, n tinha final feliz, n tinha outra saida, era aquilo e ponto final
A Verna com certeza é a personificação da morte, tipo a morte irmã do Sandman. Me lembrou bastante, especialmente por ela ser uma entidade onipresente em todas as mortes. Ela não é uma deusa ou um demônio, mas um aspecto intrínseco da realidade.
O que mais me pega nessa série é esse fator psicológico, afinal, todas as consequências foram derivados da doença (demência, me lembra também a esquizofrenia) ou algo sobrenatural? Se foi a doença, até a neta era doente? Mas sinceramente , acredito mais no fator sobrenatural na série.
eu gosto mt de que a MAdeline quis burlar esse acordo desde que ele foi feito. No últimlo episódio, ela relata que colocou um DIU depois daquele acordo com a Verna e que o Roderick ficava com várias mulheres sem se prevenir. E depois a Madeline ainda tenta interromper o acordo convencendo ele a se matar. Eu só fiquei me perguntando qual foi o preço que ela teve que pagar nesse acordo
Esperava uma versão mais próxima dos contos reais do Edgar Allan Poe. Penso que a ideia do diretor seria destacar a maldade, a loucura, a ganância, a inveja, a avareza, etc, sentimentos e emoções humanas que Poe retratava tão bem em seus contos.
@@reviwer854 Não foi muito próxima dos contos mesmo, foi mais uma releitura do diretor, mesclando algumas características de alguns contos. Apenas isso
bom eu n conheço muito de literatura, mas pelo que conheço o mike ele costuma usar os livros como parametro, mas sempre desenvolve as histórias como ele quer, e a meu ver ele destacou todos esses sentimentos de forma incrivel visto que muitas cenas eu sentia muito desses sentimentos pelos personagens, a morte do frederick é horrivel e mesmo assim eu senti satisfação em cada segundo, me sentia como se estivesse junto com a verna fazendo eles serem punidos, e tbm senti a tristeza pela morte de lenore, coisas que n aconteceriam se ele n tivesse explorado os personagens
My 2 cents: acho que Verna é apenas o corvo do poema "The raven" do Poe. Tanto no sentido específico dentro da narrativa quanto do tipo de personagem criado pelo escritor (e, assim, é uma homenagem feita pelo Flanagan). O poema original sugere que o corvo é uma ave demoníaca ou profeta ("thing of evil! - prophet still, if bird or devil!"), enviada pelo Demônio ("Tempter sent") e vinda das profundezas ("from the Night's Plutonian shore", Plutão, o Deus das profundezas). Devido aos seus muitos símbolos e alegorias, ao longo do tempo, críticos o têm interpretado como representando um emissário do inferno, a morte, o luto, a solidão, a consciência/culpa etc. Na série, Verna aparece várias vezes como no poema (ao surgir como corvo, dizer que vem das profundezas, contar o destino dos personagens, assumir o papel de tentador e/ou consciência etc) além de estar envolvida com outros elementos simbólicos (o papel de Demônio no enredo estilo Fausto, incluindo a referência/piada ao pagamento com almas; o papel de morte tanto com Lenore quanto com o pai dela; etc). Ou seja, ela é um personagem característico do Simbolismo, descrito de forma vaga por diferentes alegorias que permitem muitas interpretações. O resultado disto? Até hoje os críticos discutem o que representa o corvo e, nós aqui, quem é Verna rsrs (a propósito, um anagrama para raven).
Lembrando que só 9s 4 0rimeiros episódios são da direção do Flanagan,os outros 4 passam para o tb diretor de filmografia que ssempre fez parte do grupo do Flanagan e a série não sofre nada nessa mudança. É ótimo
Excelente comentário. Ela é o diabo e muitos dos comentaristas não perceberam. Matei a identidade dela no sexto episódio pq li Doutor Fausto, do Thomas Mann.
Assistindo sua interpretação, pude gostar um pouquinho mais da série, pq eu amei as outras séries do mike flanagan, mas essa o fato de todos os personagens serem podres tirando a leonor, me fez não sentir nenhuma empatia com nenhum e só queria ver oq ia acontecer com todos eles, principalmente o Frederick que pra mim é o personagem mais insuportável kkkkk 😅
mas objetivo é esse mesmo, n ter empatia por nenhum, e ao mesmo tempo conforme a série vai andando vc percebe tudo poderia ter sido diferente, como a anabel diz que o frederick teria sido um otimo dentista "na outra vida" ( na vida onde ele n é corrompido pelo pai)
Acho que, para as interpretações das obras do Poe, faltou uma carga de conhecimento dos contos originais. Entretanto, acredito que as obras precisam se sustentar sozinhas, sem precisar se apoiar em conhecimento prévio de outras obras ou das obras de inspiração. Logo, interpretar a série, somente pela série, independente da obra original, traz uma visão interessante, inclusive mais acertiva dentro da adaptação, e não da obra original, afinal de contas, apesar de ser uma adaptação, são obras diferentes.
Eu só não entendi se a mãe deles ainda tava viva mesmo naquela hora q o dupin chegou na casa,, tipo...a mãe deles era um zumbi? Tava amaldiçoada? A madeline ter revivido pra matar o roderick eu até entendo, pq os dois iam morre juntos, mas e a mãe dos dois? Pq q tava viva ainda? Tem até uma hora q o roderick fala pro dupin (bem no inicio) q a mãe dele tava logo atrás do proprio dupin, ele nem se vira pra ver.
Quando a Annabel Lee aparece de costas na igreja conversando com o Roderick, ela está com cabeça machucada o que dá a entender que foi assassinada, como ela morreu?
A Mulher do Federick deve ter metido muita galha no marido,ai foi querer fazer besteira com o irmão do cara,e ficou queimada,a bixa sofreu e muito,e sofreu mais que alguns Ushers,muita morte cruel,a série foi muito top,os jump scares,amei demais a série,e o Roderick morreu que nem o pai dele,que ironia
Verna não é a personificação do diabo, ela representa a morte inevitável para todos os seres vivos, portanto ela sabe qual será o caminho das pessoas e em casos como o de Roderick ela lhes oferece acordos para ver qual será sua forma de agir. É por isso que quando vai até Leonora diz-lhe que embora goste do seu trabalho, em ocasiões como essa não gosta e para lhe dar tranquilidade conta pra ela o que terá sua boa ação para com sua mãe, pois salvará muitas vidas, e dessa forma levá-la sem dor já que esse era o pacto.
Como eu falei, ela não é >somente< a personificação do diabo (acordo), mas também. Ela também é Anúbis (Deus da morte) Maat (equilíbrio), está no vídeo. Ela é a personificação de vários conceitos relacionados a morte
@@nataliakreuser Entendo o que você quis dizer ❤️, só queria ressaltar que ela em nenhum momento representa o diabo (Satan) ela nunca mentiu a Roderick ou sua irmã, ela disse claramente que daria a eles e que eles teriam que retribuir e ela cumpriu palavra por palavra. O diabo, por outro lado, é um ser que por Natureza tentaria enganar e distorcer as palavras em seu benefício, algo que Verna nunca faz. Mas concordo que representa essa morte em vários níveis.
Pode ser que sim, a minha interpretação é mais pela narrativa que a série traz, mas pra mim ela é a representação de várias entidades da morte, do qual a morrigan também poderia entrar sim :)
mas se ela não tivesse morrido, eu acho que ficaria muito vazio toda a proposta da série. o roderick tomou uma decisão que afetaria todos de sua linhagem (ali todos eram uns bostas), a gente queria todos aqueles filhos mortos mesmo. mas desse lamaçal de merda surgiu uma coisa boa, que é a lenora. então é sobre isso, a consequência de suas ações sendo extravasadas para pessoas inocentes. suas ações não afetam somente os maus, afeta TODOS que estão ao seu entorno.
Ao mesmo tempo também vemos que quando a Verna disse que a morte deles poderia ser sutil e tranquila ela falou sério. Porque com a Lenore foi tão tranquila que não sei se deu tempo de entender que ao tocar sua testa ela morreria
@@maironelmedasilva190 acho que a morte depende do nível de “maldade” da pessoa. Pq a única que teve uma morte tranquila foi a lenore. A única realmente boa!
Acabei de assistir, a residência Hill ainda é melhor, missa da meia noite também, essa achei ok,os personagens são muito caricatos, meio que artificiais, sei lá quando morrem a gente não liga muito, também achei 8 episódios muito, 6 episódios ficaria melhor.
Não gostei de resolução. Esperava o tempo todo algum suspense, alguém do passado envolvido. Mas não, foi simplesmente um acordo deles com uma entidade.
Gente, eu nao entendi se aparece uma alucinação da Anabel Lee no final, ou é ela mesma. Tem gente me falando que é ela mesma, mas ela está MTO nova nessa cena, pra mim não faz sentido.
Só não gostei muito do ceticismo do investigador. Uma morte é fatalidade, duas é coincidência, agora todos os descendentes dos Usher têm alguma ligação. Seria interessante abordarem o sobrenatural dessa trilogia de casas mal-assombradas (residência Hill, Mansão Bly e Casa Usher) em uma série.
A gente adora criar a personificação de um problema, no caso a Indústria Farmacêutica ou os médicos que um dia prescreveram Oxicodona para aliviar a dor de seus pacientes, só que ninguém assume o quanto como sociedade a gente quer tanto eliminar a dor, as pessoas não toleram dor, elas clamam por medicação que façam isso.
Allan Poe se revirando no túmulo com essa adaptação... um trabalho que de passa longe de qualquer um dos contos que dão título aos episódios. Deplorável
O q eu achei mas cruel foi o Roderick não ter pensado duas vezes em fazer o acordo, sendo q ele já era pai.
Sim então
não foi cruel, ele acreditava que com o acordo os filhos teriam uma vida melhor financeiramente (apesar de viverem menos), querendo ou não dinheiro melhora a qualidade de vida, ele escolheu qualidade ao invés de quantidade, no caso específico deles foi uma escolha ruim pq o dinheiro corrompeu todos, mas ele não tem culpa dessa parte já que isso é imprevisível.
80 anos de uma vida exausta trabalhando pra pagar contas e sobreviver, ou viver 50 viajando quando e pra onde quiser, com maximo conforto e comida de melhor qualidade, ver culturas novas e ter experiências incríveis que poucos vivem? independente de qual escolher, não tem crueldade em nenhuma
cruel foi ele ter feito mais filhos já sabendo do acordo, já que quanto mais velho ficava menos tempo as novas crianças teriam
@@junin.freitzmostra a diferença de Annabel e Roderick
Annabel queria aproveitar o agora com os filhos, dando o máximo de felicidade possível ao seu alcance
Roderick acreditava que isso seria possível só com dinheiro. Só que ele já estava corrompido desde que traiu o Auggie
Entendi que, por ele ter vindo de uma realidade difícil e do pai biológico dos gêmeos ter negado as condições financeiras boas que ele tinha, o Roderick acreditava que a felicidade era proporcionar a riqueza exagerada para os filhos e que aquilo era “pensar neles”, “amar eles”. Mas além de esquecer o essencial na criação das crianças, atenção, amor, ele ainda condenou eles a uma vida breve e uma morte horrível. Sem falar do desvio de caráter de todos os filhos, que nada mais é, que um espelho do caráter do pai.
@@maironelmedasilva190 simm, no final fiquei me perguntando se teria alguma forma dos dois ficarem juntos, ele com riqueza e ela com a bondade, sem um sobrepor o outro, os filhos seriam tão diferentes, mas acho q era impossível mesmo, a Anna não ia ser feliz com um homem assim, uma pena...
O que eu entendi dessa série é, que as pessoas fazem tudo por poder e dinheiro, vendem suas “almas” dignidade por qualquer coisa.
Eu vejo a Verna como sendo a representação de muitas personificações além da morte, como também consequência. Pra mim ela funciona como um agente natural da ordem das coisas. O pacto dela com o Roderick e a Madeline (não mais do que o próprio pacto que eles fizeram, um tijolo de cada vez) era algo meio que inevitável, porque era inevitável para eles irem contra sua própria natureza, e não seguirem com o plano deles. Dessa forma, a Verna parece apenas uma observadora e uma testemunha, como ela mesmo diz. Apenas selando um destino que eles próprios já causaram. Pra mim a queda da Casa de Usher é sobre como a soberba e ganância são as verdadeiras causas da queda das pessoas.
Sim!!!
Perfeita explicação da verna!
Siiim tbm vejo ela como o karma, q seria outra palavra pra consequência.
Afinal, a Berna não foi a causadora. A desgraça já estava feita. As almas deles já estavam corrompidas.
Penso que ela trouxe redenção,mas não pra eles, mas pra família Usher pois todo o dinheiro acumulado com o mal que eles causaram, foram redimidos pelas mortes de todos e com o dinheiro do império ruído, a mulher do Usher consegue, com a fundação, ajudar as pessoas.
Não vejo isso se aplicando na neta
Entendo a Verna como um ente sobrenatural, (e tb o corvo) que atuou como a personificação da morte. Muito comovente como ela foi maternal com a Lenora e até meio insatisfeita em realizar aquele "trabalho". Amei a série e a adaptação modernizada do Flanegan. A meu ver a melhor série dele , perdendo só para A Maldição da residência Hill. Quanto a Roderick ele pareceu arrependido por suas más escolhas, mas tanto quanto Madleine, a ganância, cobiça e egoísmo falaram mais alto. A irmã dele só não era sonsa, não disfarçava a falta de virtudes como ele fazia. Se ele um dia teve alguma, a perdeu quando Anabelle o deixou. E amei Dupin gritando que ele sim era rico, por ter uma familia que o ama e com ele convive, bem legal.
P.S: Louvável tb a Madleine ter tido o zelo de não "amaldiçoar" prováveis filhos, tendo o zelo de evitar, nesse sentido, teve um pouco mais de altruísmo que o irmão, ele já tinha dois filhos mas poderia ter evitado os demais.
Eu AMO esse terror profundo, q te da um medo pelos jumpscares, mas te da um medo muito maior da vida, das pessoas, do destino e principalmente algo que a cada morte q aparecia eu pensava “meu deus se eles soubessem de tal informação antes daria pra ser evitado”, sendo q no caso NÃO pq os destinos deles já fora vendido pelo pai. Fora que esses finais q te impedem de dormir por melancolia e não por medo. Ainda sim nada supera a Bly e a Hill pra mim kakakaka😂❤
As mortes de fato n seriam evitadas mas sim o jeito q foi, a própria Verna diz pra alguns deles q eles poderiam morrer de forma mais tranquila, mas né? Livre Arbítrio então arcam com as consequências.
@@shinoibisacchan5427 mas a morte do perry foi bem brutal e ele nem de longe era alguém tão " ruim" claro era babaca como os outro
19:50 eu já acho que a Annabel foi morta pelo Arthur Pym, acredito nisso pelo rombo na cabeça dela no velório e tbm pelo Pym ter se mostrado um assassino quando tentou matar a Verna. "Tá pronto a encomenda" a forma como ele preparou tudo mostra que ele ja fez mais de uma vez, fora que durante a série fica evidente que ele encobriu muitos crimes ou ate os cometeu.
Maravilhoso que a pena da Lenora é uma pena negra, de corvo, remetendo diretamente ao conto O Corvo de onde vem a personagem Lenora..
É fascinante ler tbm os contos do Poe e ver que muuuuuuitos contos estão todos aí na série, seja com toques, nomes de personagens etc, e não só exclusivamente a obra da Casa de Usher.
O Amontillado como nome do vinho, remete ao conto O Barril de Amontillado. Um conto de emparedamento. Vingança.
Achei perfeito o que o Mike fez, colocando os títulos e a história dos episódios se remetendo a contos do Poe, não usando só o conto base (A Queda da Casa Usher) mas cada ep referenciava algum conto ou mais de um. Assim ele fez também com a Maldição da Mansão Bly, usando A Volta do Parafuso como base da história, mas também cada ep tinha um nome de um conto ou romance, de Henry James, e se referenciava do mesmo para desenvolver o episódio em individual, mas nunca fugindo da história principal.
Siiim
Achava que a Verna era uma mulher que foi explorada pelos irmãos USHER, mas depois entendi que ela era a morte e não consegui enxergar ela como uma personificação do Diabo… acho o acordo com a morte mais pesado que com o diabo
Eu a vi todo o tempo como a morte. No último episódio teve uma fala que me fez crer que ela até poderia ter algo de diabólico também.
E no fundo, ela trouxe equilíbrio ao mundo, né?
eu tbm n vi ela como representação de diabo, principalmente quando ela nega que "era um pacto de alma" fazendo até um deboche da situação, o diabo e´a personificação do mal , verna por outro lado era um agente de causa e efeito, ela puniu sevaramente os maus e levou lenore com suavidade
Essa série é perfeita! Provavelmente a melhor que vi esse ano. É poética, profunda e muito mais do que uma obra que você fica esperando sustos previsíveis. Ela te faz refletir o porquê de cada cena e, ainda, me fez chorar no final (rs)... Mike Flanagan não poderia se despedir da Netflix de forma melhor!
Exatamente!!
Sensacional!
eu fiquei apaixonada por todos os detalhes desde o cenário, culturas, riqueza e pobreza, filhos e tudo mais ...
Ótima visão! Só adiciono que faltou ter pincelado uma explanação do momento em que a Madeline conversando com o roderick fez uma observação sobre a insanidade da sociedade atual com seus desejos supérfulos.
Eu amei essa série. Fui professora de literatura e trabalhei muito com os contos de Poe.
Comecei assistir e já passava da 1h da madrugada, e como já estava avistando Morfeu, vi que não passaria nem do 1 episodio. Agora são 11:09 da manhã e acabei de assistir! O livre-arbítrio indiretamente é visto o tempo todo, é só lembrar que a Verna deu ao Perry a possibilidade dele desistir, mas a luxúria (um dos sete pecados capitais) falou mais alto 🤷♂
Tive um pouco de dificuldade para assistir no começo, mas no fim estava chorando pela Lenora. Obrigada por continuar a reflexão por aqui, seus vídeos são ótimos.
Vou sentir falta do Flanagan na Netflix 💔 homem genial
A série poderia se chamar: A Acessão e Queda dos Usher.
A ideia de causalidade é muito bem aplicada. Um casal de irmãos gêmeos, filhos bastardos de um homem rico e poderoso, cresce rejeitado pelo pai. Os irmãos veem a mãe sofrer uma alienação religiosa, seguida de um ataque cataléptico, e, imaginando que ela esta morta, à enterram no quintal. De repente, ela se levanta da cova rasa e começa a caminhar. Eles a seguem, em uma noite chuvosa, até a casa do chefe/amante, e, como ultimo ato da mãe, assistem ela assassinar o pai deles, e morrer em seguida. Sem duvida, Mike Flanagan, da um inicio digno de um conto de Edgar Alan Poe.
Os irmãos amadurecem com um sentimento de revolta, evidenciado, principalmente, em Madeleine. Já adultos traçam um plano para assumir a empresa do pai "falecido", que culmina com a morte de Rufus, o, até então, administrador da Fortunato. E é, justamente, na noite em que eles "emparedam", literalmente, o Rufus nas fundações da empresa, que eles encontram Verna, pela primeira vez, em um bar que não existe no "espaço tempo". Aqui começam os questionamentos: Os Usher encontram o demônio porque perderam a alma naquela noite? Qual era o real intuito da Verna? No final ela parece não querer matar a Lenora, mas havia um acordo, então ela o cumpri, da maneira mais suave possível. Inclusive, anteriormente, ela chega a comentar com os filhos do Roderick Usher, que ela poderia leva-los de outra maneira, dando a entender que a forma violenta com que eles estavam morrendo, tinha relação direta com as atitudes deles (causa e efeito).
Imagino a Verna como sendo uma espécie de Jinn, um gênio na mitologia árabe, que pode assumir várias formas, e que pode tanto ajudar quanto punir os seres humanos. No fim tudo é causado pela imperfeição da condição humana, tão bem retratada pelo Edgar Alan Poe, quanto pelo Mike Flanagan!!! Ótma série!!!
E o que me prendeu foi o último capítulo, os outros eu achei bem arrastados.
Eu briguei com o sono literalmente!
como a Verna disse a alma deles já estava selada tijolo a tijolo.
Eu torci muito para a Lenora ser fruto de uma infidelidade da mãe dela e ela conseguir se livrar do acordo
Verna é tambem um anagrama para Raven (corvo em inglês). O corvo, elemento do poema de Poe, significa mensageiro da morte, enviado do "demônio" e entre outras coisas
Amei o vídeo e todos os significados que vc descreve. Fiquei procurando umas análise mais profunda da série e achei aqui. Parabéns e obgda l.
Faltou saber qual era a riqueza do pym e porque ele ter negado, mas sobretudo a série é maravilhosa, achei que fosse série de terror mas passou longe e adorei.
Eu acho que a maior riqueza dele foi o caráter. Pois ela até questionou que ele não tinha construído nada. Família e etc…
Não foi? Kkk Agora tô confusa também.
A série foi alem das minhas expectativas. Ambientada na atualidade, mas com referências sutis e outras ao pé da letra. Merece reflexões sobre nossas escolhas e o preço a ser pago.
Amei o vídeo,como amo estudos sobre o antigo Egito peguei fácil as referências! Obrigada por esse vídeo!!!
Nossas, muito interessante e amarrado o roteiro. Não tinha percebido
Amei a série e adorei sua análise. Porém, discordo que ela represente satan ou o diabo. Acredito que ela represente a ideia que os antigos tinham dos deuses: criaturas nem boas ou más, apenas forças da natureza, refletindo qualidades e defeitos humanos.
Achei que ela representa a morte, todo mundo morre bons e maus .
Só não vi lógica em o Dupin deixar o gravador no túmulo. Qualquer um poderia pegar. Eu esperava que ele levasse essa história a público. Era a busca da vida dele. No mínimo, que arquivasse a fita.
So achei cômica a forma q a irmã matou ele no final kk pareceu aqueles filmes de terror dos anos 80..na hora que ela saiu em cima dele pra enforcar, eu ri.
Sim verdade hahahaha
Foi até poético, já que a mãe e o pai morrem da mesma forma!
Todos iam morrer mas a neta morre sem sofrimento pq fez escolhas boas , todos iam morrer mas se tivessem vivido de outra forma tb não sofreriam pra morrer
Com relação à mãe dos Ushers (morte/retorno), alguma explicação? Foi algo sobrenatural?
Só a Lenore que não merecia isso
Eu também achei, mas já sabia que ela iria morrer por que era outra geração mas era unsher , ela que quebrou o ciclo então foi um forma símbolo de que tudo iria mudar e pro bem.
Acho interessante que a Madeline não queria viver à sombra de um homem
E quando o Roderick tenta a matar ela se revolta porque o que ela mais temeu aconteceu: com seu irmão.
Logo a vingança dela não foi só por ele ter a matado, mas por ele ter tentado a controlar.
terminei a serie n faz muito, como em todas as obras eu estava esperando um fim com um plot incrivel mas de todas a séries pra mim essa foi o mais simples, mas de certa forma n foi ruim, acho que desde o primeiro ep fica claro que toda a familia vai morer a unica coisa que nos prende é entender que escolha eles fizeram para que isso aconteceça, e no final a série n é sobre ganancia ou dinheiro, mas sobre ESCOLHA, a morte deixa claro isso quando foi levar a lenore, pq de todos os usher ela foi a unica que fez as escolha certo e como atitudes ruins desencadeiam um dominó de açoes boas, venho de uma familia humilde e estou cursando uma faculdade que eu sei que vai me dar uma realidade financeira muito melhor que meus pais, mas as vezes me questiono se o dinheiro e o poder podem mudar uma pessoa e a resposta da série é NÃO, nenhum dos usher morreu pq eram ricos, ambos morreram no dia que deixaram suas ambiçoes superarem o lado humano, todos nós vamos ser testados durante nossa vida e cabe cade um ESCOLHER se vale a pena, cada um coloca sua riqueza na balança, o roderick colocou a dele por um preço tão injusto, mas alguém como ele jamais iria entender isso
Eu entendi o personagem da Verna como o "Anjo da Morte" e não necessariamente o diabo. Porém, penso que as duas interpretações são válidas.
Essa série é simplesmente do caralh@!
Alguém sabe me dizer em qual episódio é mencionado o nome da mulher misteriosa? Vejo as pessoas chamando ela de Verna e eu acho que meu cagaço foi tanto que eu não percebi quando mencionaram o nome dela na série. Rs
Eu maratonei essa série e realmente achei incrível, nunca li nenhuma obra do Edgar Allan Poe, mas essa série acabou atiçando a minha curiosidade
Achei a série muito boa e sua explicação fantástica 👏👏👏👏
Que análise fantástica. Linda série amei demais.
Ainda não entendi o que o Pim fez 😅 vou ter que reassistir o ep dele pelo menos
Carla Gugino,pra mim,foi a 3dtrela de 1ª hrandesa da Série. Foi muito boa!
Excelente análise👍🏻
Se for ver ver uma série sobre o caso de vício em opioids, vejam Dopsick que é muito melhor que Império da dor.
Gostei muito 👍🏻 Volta Redonda RJ bom dia
N sei pq mais tive um vislumbre da Verna sendo a mesma personificação do Morty no filme Click, onde ambos dão tudo aquilo que os protagonistas queriam e no final eles voltam pra buscar a alma deles. kkkkkk
a diferença é que morty tinha como objetivo ensinar uma lição, verna não, apenas um agente de causa e efeito, n tinha final feliz, n tinha outra saida, era aquilo e ponto final
A Verna com certeza é a personificação da morte, tipo a morte irmã do Sandman. Me lembrou bastante, especialmente por ela ser uma entidade onipresente em todas as mortes. Ela não é uma deusa ou um demônio, mas um aspecto intrínseco da realidade.
O que mais me pega nessa série é esse fator psicológico, afinal, todas as consequências foram derivados da doença (demência, me lembra também a esquizofrenia) ou algo sobrenatural? Se foi a doença, até a neta era doente? Mas sinceramente , acredito mais no fator sobrenatural na série.
eu gosto mt de que a MAdeline quis burlar esse acordo desde que ele foi feito. No últimlo episódio, ela relata que colocou um DIU depois daquele acordo com a Verna e que o Roderick ficava com várias mulheres sem se prevenir. E depois a Madeline ainda tenta interromper o acordo convencendo ele a se matar. Eu só fiquei me perguntando qual foi o preço que ela teve que pagar nesse acordo
Muito boa a série gostei muito me prendeu, desde o primeiro episódio..
Verna é o nosso álter ego....tememos as consequências mas não as causas ! Flanagan é genial !
Procura e oferta, porque sabemos das consequências e continuamos a consumir.
Não tava esperando muito, mas me pegou
Esperava uma versão mais próxima dos contos reais do Edgar Allan Poe. Penso que a ideia do diretor seria destacar a maldade, a loucura, a ganância, a inveja, a avareza, etc, sentimentos e emoções humanas que Poe retratava tão bem em seus contos.
@@reviwer854 Não foi muito próxima dos contos mesmo, foi mais uma releitura do diretor, mesclando algumas características de alguns contos. Apenas isso
bom eu n conheço muito de literatura, mas pelo que conheço o mike ele costuma usar os livros como parametro, mas sempre desenvolve as histórias como ele quer, e a meu ver ele destacou todos esses sentimentos de forma incrivel visto que muitas cenas eu sentia muito desses sentimentos pelos personagens, a morte do frederick é horrivel e mesmo assim eu senti satisfação em cada segundo, me sentia como se estivesse junto com a verna fazendo eles serem punidos, e tbm senti a tristeza pela morte de lenore, coisas que n aconteceriam se ele n tivesse explorado os personagens
My 2 cents: acho que Verna é apenas o corvo do poema "The raven" do Poe. Tanto no sentido específico dentro da narrativa quanto do tipo de personagem criado pelo escritor (e, assim, é uma homenagem feita pelo Flanagan). O poema original sugere que o corvo é uma ave demoníaca ou profeta ("thing of evil! - prophet still, if bird or devil!"), enviada pelo Demônio ("Tempter sent") e vinda das profundezas ("from the Night's Plutonian shore", Plutão, o Deus das profundezas). Devido aos seus muitos símbolos e alegorias, ao longo do tempo, críticos o têm interpretado como representando um emissário do inferno, a morte, o luto, a solidão, a consciência/culpa etc. Na série, Verna aparece várias vezes como no poema (ao surgir como corvo, dizer que vem das profundezas, contar o destino dos personagens, assumir o papel de tentador e/ou consciência etc) além de estar envolvida com outros elementos simbólicos (o papel de Demônio no enredo estilo Fausto, incluindo a referência/piada ao pagamento com almas; o papel de morte tanto com Lenore quanto com o pai dela; etc). Ou seja, ela é um personagem característico do Simbolismo, descrito de forma vaga por diferentes alegorias que permitem muitas interpretações. O resultado disto? Até hoje os críticos discutem o que representa o corvo e, nós aqui, quem é Verna rsrs (a propósito, um anagrama para raven).
Que texto bom de se ler.... parabéns! Bem isso mesmo!
Aqui da pra notar um grande leitor de Poe, adorei suas interpretações, e essa sacada do nome da personagem arrematou o que eu vinha pensando também!
nossa, vc construiu um triplex na minha mente agora
Ótimo serie atores incriveis, gostei muito…
Lembrando que só 9s 4 0rimeiros episódios são da direção do Flanagan,os outros 4 passam para o tb diretor de filmografia que ssempre fez parte do grupo do Flanagan e a série não sofre nada nessa mudança. É ótimo
Excelente comentário.
Ela é o diabo e muitos dos comentaristas não perceberam.
Matei a identidade dela no sexto episódio pq li Doutor Fausto, do Thomas Mann.
Não entendo pq a mãe do Roderick volta dos mortos, ela é amaldiçoada?
Eu acho que pelo mesmo motivo do Roderick ter voltado, o anjo da morte (Verna) não permitiu que ela morresse antes de cumprir seu objetivo final.
Assistindo sua interpretação, pude gostar um pouquinho mais da série, pq eu amei as outras séries do mike flanagan, mas essa o fato de todos os personagens serem podres tirando a leonor, me fez não sentir nenhuma empatia com nenhum e só queria ver oq ia acontecer com todos eles, principalmente o Frederick que pra mim é o personagem mais insuportável kkkkk 😅
O Frederick era insuportável mesmo kkkkkkkk
mas objetivo é esse mesmo, n ter empatia por nenhum, e ao mesmo tempo conforme a série vai andando vc percebe tudo poderia ter sido diferente, como a anabel diz que o frederick teria sido um otimo dentista "na outra vida" ( na vida onde ele n é corrompido pelo pai)
Série sensacional!!!
Acho que, para as interpretações das obras do Poe, faltou uma carga de conhecimento dos contos originais. Entretanto, acredito que as obras precisam se sustentar sozinhas, sem precisar se apoiar em conhecimento prévio de outras obras ou das obras de inspiração. Logo, interpretar a série, somente pela série, independente da obra original, traz uma visão interessante, inclusive mais acertiva dentro da adaptação, e não da obra original, afinal de contas, apesar de ser uma adaptação, são obras diferentes.
Eu só não entendi se a mãe deles ainda tava viva mesmo naquela hora q o dupin chegou na casa,, tipo...a mãe deles era um zumbi? Tava amaldiçoada? A madeline ter revivido pra matar o roderick eu até entendo, pq os dois iam morre juntos, mas e a mãe dos dois? Pq q tava viva ainda?
Tem até uma hora q o roderick fala pro dupin (bem no inicio) q a mãe dele tava logo atrás do proprio dupin, ele nem se vira pra ver.
Ela não tava viva. Poderia ser o fantasma dela ou uma alucinação.
Me distraí em alguns episódios da série. Começo um pouco arrastado. O que foi aquele rombo atrás da cabeça da esposa do Roderick?
A idéia é a queda da casa Usher ou outras séries só me situar...
Quando a Annabel Lee aparece de costas na igreja conversando com o Roderick, ela está com cabeça machucada o que dá a entender que foi assassinada, como ela morreu?
Usher disse que ela não suportou a escolha que os filhos fizeram pelo pai. Annabel se matou. O ferimento atrás da cabeça é a saída da bala
@@marcosandrade7440 eu pensei que talvez ela tivesse se jogado de algum lugar
Também entendi o ferimento como o buraco de saída da bala que ela usou em suicídio
Suicídio
o que faltou foi falar que nos dias atuais nos somos também os responsáveis pelos nossos atos trazendo consequência para o futuro
A Mulher do Federick deve ter metido muita galha no marido,ai foi querer fazer besteira com o irmão do cara,e ficou queimada,a bixa sofreu e muito,e sofreu mais que alguns Ushers,muita morte cruel,a série foi muito top,os jump scares,amei demais a série,e o Roderick morreu que nem o pai dele,que ironia
A série dá a entender q ela nunca traiu ele e q foi a primeira vez q ela tentou uma "aventura"
Faltou explicar o Lupin a Verna colocou ele em desespero ou ele ia ser feliz com a família, isso ficou no ar....
Como assim?
No comeco, eu achei que a Verna era o karma
Qual era o bem que o arthur pym tinha que não quis fazer o acordo com a morte?
Acho que ele não quis dar a alma
Dele
Pra
Ela ..
FAZ um vídeo sobre jogos mortais X pfvrrr
Verna não é a personificação do diabo, ela representa a morte inevitável para todos os seres vivos, portanto ela sabe qual será o caminho das pessoas e em casos como o de Roderick ela lhes oferece acordos para ver qual será sua forma de agir. É por isso que quando vai até Leonora diz-lhe que embora goste do seu trabalho, em ocasiões como essa não gosta e para lhe dar tranquilidade conta pra ela o que terá sua boa ação para com sua mãe, pois salvará muitas vidas, e dessa forma levá-la sem dor já que esse era o pacto.
Como eu falei, ela não é >somente< a personificação do diabo (acordo), mas também. Ela também é Anúbis (Deus da morte) Maat (equilíbrio), está no vídeo. Ela é a personificação de vários conceitos relacionados a morte
@@nataliakreuser Entendo o que você quis dizer ❤️, só queria ressaltar que ela em nenhum momento representa o diabo (Satan) ela nunca mentiu a Roderick ou sua irmã, ela disse claramente que daria a eles e que eles teriam que retribuir e ela cumpriu palavra por palavra. O diabo, por outro lado, é um ser que por Natureza tentaria enganar e distorcer as palavras em seu benefício, algo que Verna nunca faz. Mas concordo que representa essa morte em vários níveis.
@@stefannypita7415ah entendi seu ponto!!
É sou que acha a dona do canal parecida com a 1 esposa do usher
Série maravilhosa em todos os aspectos.... A única série mais fraquinha dentre as produzidas pelo Flanagan para a Netflix foi "O Clube da Meia-Noite".
esses olhos são de alguma rainha real?
Foi interessante abordar casos reais como a overdose
Eu li que a Verna seria a deusa Morrigan, deusa Celta da Morte.
Pode ser que sim, a minha interpretação é mais pela narrativa que a série traz, mas pra mim ela é a representação de várias entidades da morte, do qual a morrigan também poderia entrar sim :)
Só achei errado a morte da Lenore. A única ali que realmente merecia um bom final.😢
Vdd
Fiquei triste com a morte dela
mas se ela não tivesse morrido, eu acho que ficaria muito vazio toda a proposta da série. o roderick tomou uma decisão que afetaria todos de sua linhagem (ali todos eram uns bostas), a gente queria todos aqueles filhos mortos mesmo. mas desse lamaçal de merda surgiu uma coisa boa, que é a lenora.
então é sobre isso, a consequência de suas ações sendo extravasadas para pessoas inocentes. suas ações não afetam somente os maus, afeta TODOS que estão ao seu entorno.
@@flopmura2615 Faz total sentido! Mesmo sendo triste ver a única inocente tendo que estar no meio dessas merda toda.
Ao mesmo tempo também vemos que quando a Verna disse que a morte deles poderia ser sutil e tranquila ela falou sério. Porque com a Lenore foi tão tranquila que não sei se deu tempo de entender que ao tocar sua testa ela morreria
@@maironelmedasilva190 acho que a morte depende do nível de “maldade” da pessoa. Pq a única que teve uma morte tranquila foi a lenore. A única realmente boa!
~ Me ajudem a entender qual foi o acordo que a Verna fez para o Arthur Pym e ele recusou, por favorrrrrrr!!!! 🙏🙏🙏
Também não entendi essa parte 😂🤔
Como assim? Ela ofereceu o msm que pros irmãos, ele ficaria imune da cadeia.
Acabei de assistir, a residência Hill ainda é melhor, missa da meia noite também, essa achei ok,os personagens são muito caricatos, meio que artificiais, sei lá quando morrem a gente não liga muito, também achei 8 episódios muito, 6 episódios ficaria melhor.
Sou apaixonada pela Missa da Meia Noite.
Muito boa. A melhor,pra mim... Falhou frio com Clube da Meia Noite
Seria interessante comparar os ushers com os pecados capitais
A serie è excelente,poderia ter mais terror,mas o drama è muito legal năo compromete
Boa noite Natália 🌚
Gostaria sinceramente que as pessoas enfrentasse as consequências dos seus atos. Muito poética essa série.
Pra mim ela era a própria morte
Eu vim pra ver sobre a série e descobri que posso virar dependente da oxicodona... Que merda
Eu entendi que a Verna era a personificação da morte.
De várias entidades relacionadas a morte e não a morte somente (ao meu ver)
Foi uma pena a família não ficar unida
A anabel , como ela morreu , não lembro deles terem dito
Suicídio
Ano novo de 1979...pacto com o diabo (Verna)! A conta chegou.
Não gostei de resolução. Esperava o tempo todo algum suspense, alguém do passado envolvido. Mas não, foi simplesmente um acordo deles com uma entidade.
Verna é Maat
A verna é a morte não o Cape eu acho
Gente, eu nao entendi se aparece uma alucinação da Anabel Lee no final, ou é ela mesma. Tem gente me falando que é ela mesma, mas ela está MTO nova nessa cena, pra mim não faz sentido.
Os espíritos aparentam aparecer com a aparência que morreram, no caso, a Anabel Lee se matou logo após o Roderick roubar as crianças dela...
Se vc reassistir, perceba que, quando ela se vira, ela tem um ferimento na cabeça. Ela não estava mais viva.
Alguém pode me explicar sobre o começo, com a mãe deles?
O que exatamente? Ela tinha o casadil (que ele acreditava ter por ser uma doença hereditária), mas ela não queria tratar com remédio.
Só não gostei muito do ceticismo do investigador. Uma morte é fatalidade, duas é coincidência, agora todos os descendentes dos Usher têm alguma ligação. Seria interessante abordarem o sobrenatural dessa trilogia de casas mal-assombradas (residência Hill, Mansão Bly e Casa Usher) em uma série.
Esse cara sempre coloca as gays nas séries dele. Kkkkk adoro
A gente adora criar a personificação de um problema, no caso a Indústria Farmacêutica ou os médicos que um dia prescreveram Oxicodona para aliviar a dor de seus pacientes, só que ninguém assume o quanto como sociedade a gente quer tanto eliminar a dor, as pessoas não toleram dor, elas clamam por medicação que façam isso.
Allan Poe se revirando no túmulo com essa adaptação... um trabalho que de passa longe de qualquer um dos contos que dão título aos episódios. Deplorável