Maravilha. Para mim é novidade, mas, quando vejo tanto respeito pela diversidade, pelas plantas, pelo solo, eu não resisto de fazer parte desta grande família da Agrofloresta. Estou inscrito e atento para aprofundar os meus conhecimentos nesta técnica. Parabéns aos idealizadores.
Em breve teremos mais vídeos. Obrigado pelo apoio e por ter se inscrito no canal. Se puder, agradeço a gentileza de compartilhar com outros interessados. Forte abraço.
Esse teu solo tá um espetáculo! Quando comecei a ver o vídeo, achei que era terra, mas é tudo biomassa! Parabéns! Comecei minha agrofloresta há uns 2 meses. Mas está sendo uma luta! O sol e o vento estão castigando violentamente a Região dos Lagos aqui no Rio. Já perdi várias plantas. Mas outras estão resistindo. É uma área que foi usada por muito tempo como pasto, sem árvores e bem degradada. Vamos em frente!
Obrigado pelo retorno. O Fernando do Cepeas realmente é muito bom também. Dentro de alguns dias teremos um novo vídeo com essa mesma agrofloresta com 9 meses e meu primeiro manejo nesta área.
Tem um ano que comecei fazer isso no meu sítio é nem sabia que tinha nome kkkk, fiz porque ficava sempre pensando, porque não plantar embaixo das árvores? Fiz é hoje tenho visita de micos, tucano, vários pássaro etc
Parabéns e gratidão por seu vídeo e excelente trabalho. Também acompanho o canal do Antônio Gomides. Está me ajudando muito a melhorar o solo pobre do meu sítio e já estou colhendo muitas frutas. Sucesso ao seu canal!
Adorei!! Parabéns pela iniciativa 👏👏👏👏Tenho certeza de que em pouco tempo tudo isso vai se transformar numa pequena e linda floresta 🌲🌳🌴🌵🌿🦡🦨🐒🌳🌲🌴 Também admiro muito o Antônio Gomides, seu jeito de explicar é super cativante 🥰
É maravilhoso reconhecer os mestres, parabéns pela sua atitude e que sua agrofloresta prospere ainda mais. Infelizmente não tenho nem quintal pra aplicar os conhecimentos, mas Deus irá abençoar e logo teremos
Acabei de me mudar para minha chácara. Já tem banana mas não sei se foi por causa da estiagem não deu banana, a abacate, amora manga, jabuticaba , carambola, e muita pytaia, limão, jambo mas estão com folhas dobradas. Aqui tem muita matéria orgânica. A terra descansada e muito fértil. Deus abençoe que tiremos nosso sustento aqui. Semana que vem vamos mandar passar a retroescavadeira para preparar a terra.
A vida pode ser difícil às vezes, mesmo quando temos tudo. Parece que algo está faltando. Se você deseja encontrar paz e harmonia em sua vida, leia o Nobre Alcorão, que é a Terceira Mensagem de Deus para toda a humanidade: Orientação, Conforto, Paz e Segurança. Este livro o guiará para viver com dignidade, para se sentir amado e protegido e para encontrar a paz que procura. tudo de bom para você
@@EcovilaBambu aqui tem 1 rapaz que está iniciando uma agrofloresta se você se interessar pesquise no Google Maps santuário da mata em Itaporanga d'ajuda Sergipe 😃👍🏿
Já fizemos isso no passado e não chegamos a uma conclusão da efetividade da simpatia. Ontem mesmo plantamos 80 mudas de couve, então vamos aproveitar para fazer novamente e ver se funciona, pois as lagartas realmente gostam de nossas couves. Obrigado por nos lembrar.
Oi Damarys. Os canteiros tem 1,60m e as entrelinhas aproximadamente 2,40m - esse espaçamento pode ser adaptado, outros fazem entrelinhas menores. Eu fiz assim pois adaptei um pomar antigo que já estava com as frutas plantadas.
Que benção encontrar esse canal hj. Tenho 2,5hec cerrado, meu sonho é implantar agrofloresta. Tem nativo, mangaba, cumbaru, jatobá caneleira, babaçu e pequi, fica em N.S. do Livramento , próximo a Cuiabá MT. Consigo fazer esse sistema? Precisa de irrigação no começo?
Desculpe a demora em responder. Você consegue sim, mas é preciso estudar muito. Talvez fazer algum curso ou então ir assistindo muitos vídeos aqui no TH-cam. É possível fazer sem irrigação, começando na estação das chuvas.
Parabéns! estou na luta iniciando um sistema agroflorestal no Paraná região fria de ocorrência de geada negra, estava querendo utilizar a goiabeira no sistema você saberia me dizer se ela perde as folhas no inverno? ou se mantem firme a ideia era utilizar ela como estrato alto de sombra contra a geada
Aqui temos muitas goiabeiras, elas sofrem um pouco com a geada, mas não costuma perder folhas no inverno. Aqui em nossa região as ocasionais geadas são leves, muito raramente temos geadas negras.
@@EcovilaBambu parabéns pelo projecto. Sigo tanto o Ernst como o António e são ambos fantásticos, apaixonados pelo tema transferindo essa paixão para todos nós. Eu estou maravilhado com tudo isto e é inspirador ver a cada dia que passa as maravilhas que um sistema sustentável enquadrado com a natureza tem para nós oferecer. É imperativo andar de mãos dadas com esta e não simplesmente explorar sugando os recursos até ao tutano! Sou do sul de Portugal e aqui temos geadas de inverno, tenho dificuldade com plantas mais sensíveis e reparei que falou nas bananeiras tendo-as podado para maior protecção contra o frio. Gostaria de saber como é que isso protege a planta do frio? Obrigado e continuação de um bom trabalho 🙏
Parabéns, excelente trabalho, os resultados já estão aparecendo! Tenho uma dúvida. Depois que o sistema já está bem avançado , com as árvores já crescidas, o que acontece com a vegetação rasteira, como hortaliças ou de ciclo de pouca duração?
Isso se chama estratificação. Quando o sistema subir, todas as rasteiras vão desaparecer e ficará apenas as de porte alto/médio/baixo. Para ter hortaliças sempre, o método usual é ir criando novos canteiros. Se acabar o espaço disponível, digamos alguns anos depois, pode-se zerar o sistema, derrubar tudo mesmo, e começar novamente com um solo extremamente mais rico. Sobre hortaliças há também a possibilidade de manter os chamados "canteiros perenes", com estratificação de baixa estatura.
Então. Vamos por partes. O motivo principal da madeira não é propriamente delimitar os canteiros e sim disponibilizar um ambiente muito rico em lignina, que é uma cadeia longa de carbono, de grande potencial para formar um solo fértil no longo prazo, já que será "moradia" para inúmeros tipo de micro-organismos, que vão decompor a madeira lentamente. Diz Ernst Götsh que a madeira velha deitada no chão é o melhor adubo que existe. No caso do bambu, claro que pode ser utilizado, principalmente se disponível em grandes quantidades, mas sua função será mais para delimitação dos canteiros, o que é útil também, mas não terá tanta lignina para disponibilizar - sua constituição é maior em holocelulose. Aqui nós temos uma quantidade muito grande de bambus e pretendemos fazer um canteiro assim para experimentar na prática e ver a diferença no desenvolvimento no longo prazo.
A terra nua é como um ferimento. A natureza se esforçará para se curar, se cobrir. O que normalmente chamam de inço é o recurso que natureza usa. Nós aceleramos esse processo plantando dezenas, as vezes centenas de espécies, sendo que muitas deles ficarão no sistema apenas como biomassa, cobrindo o solo e criando matéria orgânica em decomposição para alimentar a vida biológica do solo.
Olha Ronaldo. Um dos princípios da agrofloresta é a densidade, ou seja, a introdução de muitas espécies em conjunto, mesmo sabendo que uns 90% não ficarão no sistema e servirão apenas como "processo". Considerando isso, tenha em mente que usar espécies da região é mais interessante do que usar espécies exóticas. Eu mesmo tenho visto aqui que algumas espécies que eu plantei por curiosidade não serão muito úteis, mas valeu como experiência. Segue a lista do que eu usei neste primeiro canteiro: - Uma fruta diferente a cada 4 metros - Uma banana entre cada fruta - Entre uma fruta e uma banana eu coloquei Moringa, Gliricídia e Leucena. - Coloquei estacas diversas de: Ora-pro-nobis, Astrapéia, Fruta do Sabiá, Margaridão, Montanoa, Pimenta Rosa, Amora, Hibisco, Justicia, Floripôndio, Odontonema - As estacas acima tem por objetivo formar enraizamento e depois fazer podas constantes para servir de matéria orgânica e cobertura do solo. Eventualmente uma ou outra poderão permanecer no sistema, mas em princípio uns 90% ou mais vão sair do sistema. - Introduzi aleatoriamente muita cúrcuma, espada de são jorge, babosa, feijão de porco, feijão guandu, milho, mandioca, girassol, crotalária, mamão, mamona - Nas laterais uso para plantar hortaliças diversas. - Nas pontas dos canteiros coloquei dezenas de plantas medicinais. Como você está no PE, penso que ai na região haverá muitas outras espécies e frutas que poderão ser introduzidas. É tudo um grande aprendizado. Sucesso para ti. Acho que é isso. Espero que seja útil.
Bom dia, deixa eu só dar uma acrescida aqui... sou frequentador assíduo da @ecovilabambu e voluntário aos finais de semana, inclusive fui o diretor/editor destes videos recentes.participei da implantação da agrofloresta, aprendi e aprendo muito com @pereirinhabambu . A agrofloresta é um aprendizado constante. No princípio de densidade com diversidade, você deve introduzir muitas variedades, onde a experiência diaria vai aplicando sua seleção natural, algumas espécies vão sair naturalmente, outras vão se sobressair. Aqui no Sul é muito mais difícil do que aí acima dos tropicos, tendo em as características climáticas e biológicas do bioma natural daqui. A chave creio que é aprender sobre Estratificação Vegetal, claro, entre muitos outros conceitos que DEVEM ser aplicados. Procure um curso que aborde seriamente estes conceitos.
Olá. Eu aprendi fazendo cursos presenciais, mas hoje em dia há muita informação em canais diversos aqui no TH-cam e também há cursos virtuais. Eu recomendo o curso do Antonio Gomides - procure por ele aqui mesmo no TH-cam e no Instagram.
Estamos apenas no início, plantei algumas coisas que primeira necessidade, frutas e com foco em florada para abelhas. Já tem algumas nativas e logo plantaremos outras.
Boa noite. Tudo bem? Também sou um entusiasta da agricultura sintrópica / agrofloresta e também sou do Rio Grande do Sul. Estou começando o meu projeto de agrofloresta, na fase de planejamento ainda, porém, tenho dificuldade de encontrar onde comprar sementes e mudas dessas espécies mais comumente utilizadas nos sistemas agroflorestais aqui na região. Se pudes me passar algumas informações de onde vocês compram, ficarei muito grato. Moro no município de Mariana Pimentel. Abs
Olá Ricardo. Desculpe a demora em responder. Favor entrar em contato por Telegram ou WhatsApp - temos um grupo de agroflorestores só do Rio Grande do Sul e caso queira, poderá participar. Luis 51 99505 2422
Oi Juliana. Desculpe a demora. Como posso ajudar? Eu também sou um aprendiz. Minha primeira recomendação é assistir muitos vídeos aqui mesmo no TH-cam, tem muita gente bacana ensinando. Aqui na Ecovila Bambu estamos apenas no início e em breve postaremos mais vídeos.
Que maravilha ver a natureza trabalhando aliada ao ser humano. Viva o Reino da Abundânica, viva a Agrofloresta!
É uma grande alegria viver essa abundância e poder compartilhar estes saberes.
Realmente é uma alegria ver essas inteligências se entrelaçando. Inspirador!
Parabéns pelo trabalho. O professor Antônio realmente tem um trabalho inspirador
Obrigado pelo apoio. Estamos trabalhando para levar esse ideal a frente.
Maravilha. Para mim é novidade, mas, quando vejo tanto respeito pela diversidade, pelas plantas, pelo solo, eu não resisto de fazer parte desta grande família da Agrofloresta. Estou inscrito e atento para aprofundar os meus conhecimentos nesta técnica. Parabéns aos idealizadores.
Em breve teremos mais vídeos. Obrigado pelo apoio e por ter se inscrito no canal. Se puder, agradeço a gentileza de compartilhar com outros interessados. Forte abraço.
Com certeza, esse trabalho deve ser muito divulgado. Abraços!@@EcovilaBambu
Esse teu solo tá um espetáculo! Quando comecei a ver o vídeo, achei que era terra, mas é tudo biomassa! Parabéns!
Comecei minha agrofloresta há uns 2 meses. Mas está sendo uma luta! O sol e o vento estão castigando violentamente a Região dos Lagos aqui no Rio. Já perdi várias plantas. Mas outras estão resistindo. É uma área que foi usada por muito tempo como pasto, sem árvores e bem degradada. Vamos em frente!
Além do Antonio Gomides, outro professor que muito me ajuda a aprender sobre agrofloresta é o Fernando, do @CEPEAS. Ele tem vídeos incríveis no canal!
Obrigado pelo retorno. O Fernando do Cepeas realmente é muito bom também. Dentro de alguns dias teremos um novo vídeo com essa mesma agrofloresta com 9 meses e meu primeiro manejo nesta área.
Lindo trabalho! Respeito pela Natureza e pela vida. Adorei o vídeo, inspirador !!!!
Legal a homenagem ao Prof Antônio 😊
Eu me identifico muito com o estilo dele.
faz 6 meses que comecei a minha agrofloresta e ja estou colhendo
Like pra ajudar a divulgar o sistema agrofloresta
Muito obrigado!
👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍
Parabéns pelo belo trabalho. Também fiz o curso com o Antonio Gomides.
Obrigado pelo retorno. O Antônio é um grande mestre né? Nos inspirou muito.
Quanto custou o curso?
Espetáculo.
Valeu. Estamos nos esforçando.
Tem um ano que comecei fazer isso no meu sítio é nem sabia que tinha nome kkkk, fiz porque ficava sempre pensando, porque não plantar embaixo das árvores? Fiz é hoje tenho visita de micos, tucano, vários pássaro etc
Muito bom, você já é um agrofloresteiro nativo. Desejo muita prosperidade no teu sítio.
E você ainda vê agroflorestor comprando adubo
Parabéns e gratidão por seu vídeo e excelente trabalho. Também acompanho o canal do Antônio Gomides. Está me ajudando muito a melhorar o solo pobre do meu sítio e já estou colhendo muitas frutas. Sucesso ao seu canal!
Adorei!! Parabéns pela iniciativa 👏👏👏👏Tenho certeza de que em pouco tempo tudo isso vai se transformar numa pequena e linda floresta 🌲🌳🌴🌵🌿🦡🦨🐒🌳🌲🌴
Também admiro muito o Antônio Gomides, seu jeito de explicar é super cativante 🥰
Daqui alguns dias postaremos o vídeo da Agrofloresta com 9 meses.
Muito show! Viva à agroecologia
Valeu amigo.
Eu estou como quem sonha, não vejo a hora de implantar o nosso sistema
Confia! Que o Universo conspire em teu favor!
Ainda não tenho nem a terra. Mas já sonho com minha agroflorestra
É maravilhoso reconhecer os mestres, parabéns pela sua atitude e que sua agrofloresta prospere ainda mais. Infelizmente não tenho nem quintal pra aplicar os conhecimentos, mas Deus irá abençoar e logo teremos
Eu só conheci esse sistema agora. Legal que aí parece que é um corredor e dar pra fazer uma floresta
Q trabalho fantastico, parabens!!!!!
Obrigado pelo retorno. Estamos bem felizes com os resultados e em breve mostraremos novos canteiros que estão sendo preparados agora.
Acabei de me mudar para minha chácara. Já tem banana mas não sei se foi por causa da estiagem não deu banana, a abacate, amora manga, jabuticaba , carambola, e muita pytaia, limão, jambo mas estão com folhas dobradas.
Aqui tem muita matéria orgânica. A terra descansada e muito fértil. Deus abençoe que tiremos nosso sustento aqui.
Semana que vem vamos mandar passar a retroescavadeira para preparar a terra.
Tá muito lindo 👏 parabéns criando fartura
Oi Eliza. Obrigado pelo apoio. Estamos bem felizes e queremos compartilhar essa fartura.
Boa noite!
Gosto muito desse trabalho de agrofloresta, trazer de volta um solo ptodutivo usando matéria orgânica! Ótimo trabalho! Deus abençoe
Amém! Obrigado pelo apoio, é um grande incentivo para continuarmos.
👏🏾👏🏾👏🏾. Excelente
Obrigado pelo apoio.
Valeu, obrigada!
A vida pode ser difícil às vezes, mesmo quando temos tudo. Parece que algo está faltando. Se você deseja encontrar paz e harmonia em sua vida, leia o Nobre Alcorão, que é a Terceira Mensagem de Deus para toda a humanidade: Orientação, Conforto, Paz e Segurança. Este livro o guiará para viver com dignidade, para se sentir amado e protegido e para encontrar a paz que procura. tudo de bom para você
Obrigado. Paz para ti também.
Admirável a agrofloresta pode salvar o mundo da desertificação.
Desejamos que mais e mais pessoas se motivem para implantar agrofloresta.
@@EcovilaBambu aqui tem 1 rapaz que está iniciando uma agrofloresta se você se interessar pesquise no Google Maps santuário da mata em Itaporanga d'ajuda Sergipe 😃👍🏿
Muito bonito.
Já vistes o novo vídeo com 9 meses?
Quanta informação relevante. Uma super aula. 👍🏼
Muito obrigado pelo apoio amigo. Vamos nos esforçar para produzir mais vídeos assim.
Maravilha
Obrigado pelo apoio.
Vamos juntos
Com certeza.
Gostei muito,começando no meu sítio obrigada pela dica
Esta semana ainda postaremos aqui no canal um novo vídeo com o manejo e os resultados de 9 meses deste mesmo canteiro deste vídeo aqui.
Parabéns Gomide
O Antônio Gomides é show né? Grande professor.
Muito bom mesmo parabéns
👏👏
Obrigado amigo.
Parabéns! Sucesso pra vcs!
Obrigado pelo apoio. Estamos bem entusiasmados com ampliar muito esse projeto.
Mito bonito amei parabéns
Muito bonito amei parabéns
Olá, já que tem fé, coloca casca de 🥚 ovo próximo de tomate, couve 🥬 brócolis 🥦 etc , que as borboleta 🦋🦋 não desovam alí, 🫂😄.
Já fizemos isso no passado e não chegamos a uma conclusão da efetividade da simpatia. Ontem mesmo plantamos 80 mudas de couve, então vamos aproveitar para fazer novamente e ver se funciona, pois as lagartas realmente gostam de nossas couves. Obrigado por nos lembrar.
Sua explicação é simples.muito bom
Obrigado pelo retorno Raimundo. Em breve teremos outros vídeo dessa mesma agrofloresta com 9 meses.
Eu amei o seu trabalho
Muito bacana, mas precisa de um manejo drástico, principalmente nas bananeiras.
Estamos na lida fazendo manejo. Logo terá mais vídeos.
Mil parabéns
Obrigado
Espero que vocês voltem a postar logo. Projeto incrível
Pois é demoramos um pouco, mas em breve teremos muitos outros vídeos.
Para que serve a amora nesse meio ?
Estou procurando a semente do feijão de porco 😊
Muito bom comentários...amigo preciso de sementes de qualquer coisa... poderia me fornecer???
Sim, conversaremos...
Gostei muito do vídeo. Mais uma inscrita✔️
Uma pergunta, os canteiros tem 1m e meio de largura? E as entrelinhas 2 m? obrigada
Oi Damarys. Os canteiros tem 1,60m e as entrelinhas aproximadamente 2,40m - esse espaçamento pode ser adaptado, outros fazem entrelinhas menores. Eu fiz assim pois adaptei um pomar antigo que já estava com as frutas plantadas.
Que benção encontrar esse canal hj. Tenho 2,5hec cerrado, meu sonho é implantar agrofloresta. Tem nativo, mangaba, cumbaru, jatobá caneleira, babaçu e pequi, fica em N.S. do Livramento , próximo a Cuiabá MT. Consigo fazer esse sistema? Precisa de irrigação no começo?
Desculpe a demora em responder. Você consegue sim, mas é preciso estudar muito. Talvez fazer algum curso ou então ir assistindo muitos vídeos aqui no TH-cam. É possível fazer sem irrigação, começando na estação das chuvas.
Parabéns! estou na luta iniciando um sistema agroflorestal no Paraná região fria de ocorrência de geada negra, estava querendo utilizar a goiabeira no sistema você saberia me dizer se ela perde as folhas no inverno? ou se mantem firme a ideia era utilizar ela como estrato alto de sombra contra a geada
Aqui temos muitas goiabeiras, elas sofrem um pouco com a geada, mas não costuma perder folhas no inverno. Aqui em nossa região as ocasionais geadas são leves, muito raramente temos geadas negras.
@@EcovilaBambu parabéns pelo projecto. Sigo tanto o Ernst como o António e são ambos fantásticos, apaixonados pelo tema transferindo essa paixão para todos nós. Eu estou maravilhado com tudo isto e é inspirador ver a cada dia que passa as maravilhas que um sistema sustentável enquadrado com a natureza tem para nós oferecer. É imperativo andar de mãos dadas com esta e não simplesmente explorar sugando os recursos até ao tutano!
Sou do sul de Portugal e aqui temos geadas de inverno, tenho dificuldade com plantas mais sensíveis e reparei que falou nas bananeiras tendo-as podado para maior protecção contra o frio. Gostaria de saber como é que isso protege a planta do frio? Obrigado e continuação de um bom trabalho 🙏
Parabéns, excelente trabalho, os resultados já estão aparecendo!
Tenho uma dúvida. Depois que o sistema já está bem avançado , com as árvores já crescidas, o que acontece com a vegetação rasteira, como hortaliças ou de ciclo de pouca duração?
Isso se chama estratificação. Quando o sistema subir, todas as rasteiras vão desaparecer e ficará apenas as de porte alto/médio/baixo. Para ter hortaliças sempre, o método usual é ir criando novos canteiros. Se acabar o espaço disponível, digamos alguns anos depois, pode-se zerar o sistema, derrubar tudo mesmo, e começar novamente com um solo extremamente mais rico. Sobre hortaliças há também a possibilidade de manter os chamados "canteiros perenes", com estratificação de baixa estatura.
o cara joga airsoft, olha o bolso lateral no cinto! 😁
que maravilla , em vez de madeira você poderia usar bambu?
Então. Vamos por partes. O motivo principal da madeira não é propriamente delimitar os canteiros e sim disponibilizar um ambiente muito rico em lignina, que é uma cadeia longa de carbono, de grande potencial para formar um solo fértil no longo prazo, já que será "moradia" para inúmeros tipo de micro-organismos, que vão decompor a madeira lentamente. Diz Ernst Götsh que a madeira velha deitada no chão é o melhor adubo que existe. No caso do bambu, claro que pode ser utilizado, principalmente se disponível em grandes quantidades, mas sua função será mais para delimitação dos canteiros, o que é útil também, mas não terá tanta lignina para disponibilizar - sua constituição é maior em holocelulose. Aqui nós temos uma quantidade muito grande de bambus e pretendemos fazer um canteiro assim para experimentar na prática e ver a diferença no desenvolvimento no longo prazo.
Porquê nos canteiros tem muito menos inços do que fora deles? É feito algum controle disso dentro dos canteiros?
A terra nua é como um ferimento. A natureza se esforçará para se curar, se cobrir. O que normalmente chamam de inço é o recurso que natureza usa. Nós aceleramos esse processo plantando dezenas, as vezes centenas de espécies, sendo que muitas deles ficarão no sistema apenas como biomassa, cobrindo o solo e criando matéria orgânica em decomposição para alimentar a vida biológica do solo.
Boa noite prof.
Tem como fazer , e enviar uma lista
Dessas plantas usada para fazer essa agrofloresta !
Obrigado !
Jaboatao dos guararapes -PE.
Olha Ronaldo. Um dos princípios da agrofloresta é a densidade, ou seja, a introdução de muitas espécies em conjunto, mesmo sabendo que uns 90% não ficarão no sistema e servirão apenas como "processo". Considerando isso, tenha em mente que usar espécies da região é mais interessante do que usar espécies exóticas. Eu mesmo tenho visto aqui que algumas espécies que eu plantei por curiosidade não serão muito úteis, mas valeu como experiência. Segue a lista do que eu usei neste primeiro canteiro:
- Uma fruta diferente a cada 4 metros
- Uma banana entre cada fruta
- Entre uma fruta e uma banana eu coloquei Moringa, Gliricídia e Leucena.
- Coloquei estacas diversas de: Ora-pro-nobis, Astrapéia, Fruta do Sabiá, Margaridão, Montanoa, Pimenta Rosa, Amora, Hibisco, Justicia, Floripôndio, Odontonema
- As estacas acima tem por objetivo formar enraizamento e depois fazer podas constantes para servir de matéria orgânica e cobertura do solo. Eventualmente uma ou outra poderão permanecer no sistema, mas em princípio uns 90% ou mais vão sair do sistema.
- Introduzi aleatoriamente muita cúrcuma, espada de são jorge, babosa, feijão de porco, feijão guandu, milho, mandioca, girassol, crotalária, mamão, mamona
- Nas laterais uso para plantar hortaliças diversas.
- Nas pontas dos canteiros coloquei dezenas de plantas medicinais.
Como você está no PE, penso que ai na região haverá muitas outras espécies e frutas que poderão ser introduzidas. É tudo um grande aprendizado. Sucesso para ti.
Acho que é isso. Espero que seja útil.
Bom dia, deixa eu só dar uma acrescida aqui... sou frequentador assíduo da @ecovilabambu e voluntário aos finais de semana, inclusive fui o diretor/editor destes videos recentes.participei da implantação da agrofloresta, aprendi e aprendo muito com @pereirinhabambu . A agrofloresta é um aprendizado constante. No princípio de densidade com diversidade, você deve introduzir muitas variedades, onde a experiência diaria vai aplicando sua seleção natural, algumas espécies vão sair naturalmente, outras vão se sobressair. Aqui no Sul é muito mais difícil do que aí acima dos tropicos, tendo em as características climáticas e biológicas do bioma natural daqui. A chave creio que é aprender sobre Estratificação Vegetal, claro, entre muitos outros conceitos que DEVEM ser aplicados. Procure um curso que aborde seriamente estes conceitos.
Onde eu isso ter esse conhecimento???
Olá. Eu aprendi fazendo cursos presenciais, mas hoje em dia há muita informação em canais diversos aqui no TH-cam e também há cursos virtuais. Eu recomendo o curso do Antonio Gomides - procure por ele aqui mesmo no TH-cam e no Instagram.
Obrigado!@@EcovilaBambu
Bacana, mas cadê as arvores nativas ?
Você nāo acha que seria interessante plantar atvores nativas ?
Estamos apenas no início, plantei algumas coisas que primeira necessidade, frutas e com foco em florada para abelhas. Já tem algumas nativas e logo plantaremos outras.
Boa noite. Tudo bem? Também sou um entusiasta da agricultura sintrópica / agrofloresta e também sou do Rio Grande do Sul. Estou começando o meu projeto de agrofloresta, na fase de planejamento ainda, porém, tenho dificuldade de encontrar onde comprar sementes e mudas dessas espécies mais comumente utilizadas nos sistemas agroflorestais aqui na região. Se pudes me passar algumas informações de onde vocês compram, ficarei muito grato. Moro no município de Mariana Pimentel. Abs
Olá Ricardo. Desculpe a demora em responder. Favor entrar em contato por Telegram ou WhatsApp - temos um grupo de agroflorestores só do Rio Grande do Sul e caso queira, poderá participar. Luis 51 99505 2422
Já mexo com citricultura, queria implantar sistema agrofloresta.....me ajuda
Oi Juliana. Desculpe a demora. Como posso ajudar? Eu também sou um aprendiz. Minha primeira recomendação é assistir muitos vídeos aqui mesmo no TH-cam, tem muita gente bacana ensinando. Aqui na Ecovila Bambu estamos apenas no início e em breve postaremos mais vídeos.