Oh rapaz, muito obrigado pelas palavras! Realmente, é muito prazeroso saber que com o que tenho (meu conhecimento) poder ajudar as pessoas. Bons estudos.
Sem palavras para exprimir o quanto a sua aula me ajudou e a todos os outros que a assistiram. Parabéns e um sincero muito obrigado. Que Nosso Senhor possa iluminá-lo e à sua família.
Oi Rubens, muito obrigado pelo feedback. E estou imensamente feliz por saber que consegui te ajudar. Esse é o meu objetivo com esse canal. Bons estudos e que Deus lhe proteja também e todos a quem você ama.
Olá Anderson, fico muito feliz por saber que consegui te ajudar. Muito obrigado pelo feedback. Aproveito para pedir que veja também os outros vídeos deste canal e divulgue entre seus contatos. Vamos ajudar que tem dificuldade em matemática.
Oi minha linda, muito obrigado pelas palavras. Fico muito feliz por saber que consigo fazer com que as pessoas me entendam. E saiba que estou à sua disposição para sanar qualquer dúvida. Bons estudos.
me impressiona como tem pessoas que ensinam parecendo um bicho de sete cabeças e tem outras pessoas, como esse do vídeo, que ensinam parecendo que é continha de 1+1 de tão fácil
Oi Victor, muito obrigado. Fiquei muito feliz ao ler seu comentário, significa que estou no caminho certo. E com isso, ajudando as pessoas. Esse é o meu objetivo com esse canal. Bons estudos.
Gostei muito da aula. Porém, como faz tempo que paguei a disciplina relacionada a cálculo amostral, eu não consegui passar da primeira representação (2/100). Compreendi o restante, mas fazendo, não consegui entender como é feita a divisão de desse valor fracionário e ao quadrado. Claro que seria perfeito demais se eu conseguisse resolver meu problema em um único vídeo aula, mas eu adoraria kkk Obrigada professor! Só preciso agora recorrer a uma amiga matemática para me ajudar nessa fração e e está tudo resolvido! kkk
Oi Ângela, 2% significa dividir 2 por 100 que é igual 0,02. Elevando esse valor ao quadrado, temos 0,0004. Agora, fazendo 1/0,0004 temos n0 = 2500. Simples assim.
Oi Ângela, assista ao vídeo ESTATÍSTICA - EXPRESSÃO DE PRIMEIRA APROXIMAÇÃO. Nesse vídeo eu demonstro como chegar ao valor da expressão fracionária utilizada para calcular o tamanho da amostra. Obrigado e bons estudos
Muito obrigada pelo vídeo professor. Ajudou muito! Só tenho uma dúvida: quando não sabemos o tamanho da população, podemos considerar o valor de n0 como o tamanho da amostra? Ou é obrigatório fazer o cálculo de n? Se sim, como podemos estimar esse N?
Oi Renata, fiquei muito feliz por saber que consegui te ajudar, pois esse é o meu objetivo com esse canal. Como se trata de uma pesquisa real, sempre vamos ter o tamanho da população, seja a quantidade de peças que recebemos de um fornecedor, uma frota de veículos, quantidade de habitantes de uma região, etc.
Oi Dâmaris, muito obrigado pelo feedback. Aproveito para pedir que divulgue este canal nas suas redes sociais e vamos disseminar esses e outros conhecimentos.
Uma dúvida, eu aproximei a população brasileira pra 200milhoes... e por essa fórmula fica mto próximo dos 2500 habitantes... que é bem próximo da amostra de 35 mil habitantes... eh isso mesmo? Sou leigo em estatística mas acho os valores de amostra de 35mil e 200 milhões mtooooo perto, não me parece q vai haver uma boa precisao nesse cálculo
Oi Bruno, é isso mesmo, para populações muito grandes, o resultado fica sempre próximo de 2500. Tanto é, que nas pesquisas de intenção de voto sempre são entrevistados números de eleitores próximo disso.
Para fazer o cálculo da minha amostra, preciso pegar a população geral ou só a população que se enquadra nos critérios de inclusão? Obs: não dá para eu prever quantos serão excluídos.
Oi Leiza, obrigado pelo contato. Quanto ao seu questionamento, sim você precisa saber o tamanho da população com a qual você vai trabalhar. Por exemplo, quantas peças eu preciso inspecionar de um lote de 5.000 peças para garantir um erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos?
Professor, tudo bem? Antes de tudo gostaria de parabenizá-lo pelo vídeo. Estou com uma dúvida. Eu preciso aplicar um questionário no estado inteiro. Esse questionário contém, tanto variáveis quantitativas, quanto variáveis qualitativas. Para estimar o tamanho amostral mínimo, posso fazer uma coleta de dados piloto, certo? A pergunta é? Quais dessas variáveis devo considerar para estimar o número mínimo de pessoas que irei entrevistar para aplicar esse questionário? Principalmente pelo fato de meu questionário ter tanto variáveis qualitativas, quanto quantitativas.
Bom dia professor, estou com um problema e procurando seu vídeo achei ótima a sua explicação. Por favor, poderia passa um e-mail pra mim te passar um problema?
Prezada Luana, primeiramente obrigado pelo feedback. Neste caso, a referência utilizada foi anotações de aulas do curso de especialização em matemática da UNICSUL - São Paulo
Oi Hellen, eis a referência: Estatística Aplicada às Ciências Sociais. Autor: Pedro Alberto Barbeta. Editora da UFSC. Acesse o link abaixo e baixe o livro em PDF. www.academia.edu/32231809/BARBERETA_Estatistica_Aplicada_As_Ciencias_Sociais.
Tem algum livro bem didático. Estou cursando Administração primeiro período. Assunto. Cálculo de amostra finita e infinita. Para população finita. 4xPxQxM E2X(M-1)+4xPxQ. Para Infinita a fórmula N=4XPXQ Fiquei com muita dúvida pois sou leiga em matemática
@@Irothjuliana2009 Oi Juliana, neste caso, você precisa de um professor presencial para lhe ajudar com a Matemática. Quanto ao livro, não conheço nenhum que trate esse assunto especificamente.
Professor poderia fazer essa questao? A amostra de 400 indivíduos em populações de qualquer tamanho é suficiente se o erro amostral for de 3%. Julgue certo ou errado Tentei fazer mais mais estou intrigado com a resposta
Oi Alexandre, uma amostra de 400 indivíduos deve ser retirada de uma população específica e não de uma população de qualquer tamanho. Neste caso, a população é de 600 indivíduos.
@@aessenciadamatematicacomoprofe obrigado pela resposta professor, muito boa a sua aula. Se puder, faz uma aula falando especificamente sobre população amostral em pesquisas eleitorais e como determinar a margem de erro, nunca consegui entender isso e ainda não encontrei um vídeo que fale com clareza sobre esse assunto. Abraço professor!
bom dia professor!!!! tenho umas duvidas, sou estudante de eng. florestal e no caso do inventario florestal. minha duvida é a seguinte: 2,333 seria o tamanho da amostra no caso 1 amostra, como calcular o numero de amostra pelo tamanho da população???
Prezado, o tamanho da população não implica em várias amostras e sim, o tamanho da amostra. Ou seja: maior população, maior o número de elementos da amostra. isso ocorre naturalmente com a aplicação da fórmula.
Boa noite. Como o professor ainda não te respondeu, eu vou arriscar um palpite... Ele fala no vídeo que você pode usar N x n0/N + n0. NO caso, N sendo o valor da população e n0 o tamanho da sua margem de erro. Então você substitui sua população pelo valor de N e o valor da sua margem de erro pelo valor de n0 e finaliza o cálculo. Creio que o valor da sua população pode ser transformado ao final para um número mais exato. Pelo menos eu tenho esperança que sim, porque preciso de um valor mais exato para a minha pesquisa. Tipo, quantos de 21.550 eu vou usar?
Erro percentual seria dado pela fórmula: Eo = [ Zc.(Desvio padrão) ] / √n Onde "Zc" é um valor da tabela normal associado ao grau de confiança E "n" o tamanho da amostra???????
Eu fiz a conta e deu 5.000, e com qualquer número que eu coloco, o que aconteceu? E eu faço a conta do erro percentual e fica com um valor diferente também.
Sim Erlon, porém a NBR 5426 abrange todos os requisitos da Gestão da Qualidade, enquanto que no nosso caso estamos considerando apenas os fatores quantitativos.
Oi Ademar, é necessário saber o tamanho da população. No caso de uma população muito grande e você não sabe o tamanho usa apenas a expressão de primeira aproximação.
Rapaz. Que coisa fantástica! Finalmente consegui entender esse cálculo. Muitíssimo obrigado pelo seu tempo e atenção prof. Chiquinho!
Oi Rafael, eu que lhe agradeço pelo feedback. Estou muito feliz por saber que consegui lhe ajudar. Esse é o meu objetivo com esse canal
Bons estudos.
Parabéns professor. Ótima aula. Direto ao ponto sem enrolação. 👏👏👏👏
Olá, muito obrigado pelo feedback
Gosto de ver professores experientes e ainda com interesse em ensinar!! Parabéns MESTRE!
Oh rapaz, muito obrigado pelas palavras! Realmente, é muito prazeroso saber que com o que tenho (meu conhecimento) poder ajudar as pessoas.
Bons estudos.
@@aessenciadamatematicacomoprofe Parabéns Prof,Chiquinho pela humildade na forma de ensinar
@@rafaeljefferson7399 Grande Rafa, muito obrigado.
Sem palavras para exprimir o quanto a sua aula me ajudou e a todos os outros que a assistiram. Parabéns e um sincero muito obrigado. Que Nosso Senhor possa iluminá-lo e à sua família.
Oi Rubens, muito obrigado pelo feedback. E estou imensamente feliz por saber que consegui te ajudar. Esse é o meu objetivo com esse canal. Bons estudos e que Deus lhe proteja também e todos a quem você ama.
Excelente, professor!
O primeiro que fez esses cálculos entrarem na minha cabeça de forma clara e objetiva!
Muito bom!
Olá Anderson, fico muito feliz por saber que consegui te ajudar. Muito obrigado pelo feedback. Aproveito para pedir que veja também os outros vídeos deste canal e divulgue entre seus contatos. Vamos ajudar que tem dificuldade em matemática.
Mesmo eu cara😂😂😂
né?
Excelente para fazer sem calculadora. Esse é o verdadeiro ensinamento. Parabéns.
Oi Everton, muito obrigado pelo feedback.
que senhorzinho fofinho! Deu de entender super bem!
Oi Amanda, que bom que consegui fazer você entender. Fiquei muito feliz ao saber disso.
Muitíssimo obrigado pelas palavras de carinho.
achei ele muito fofinho.
gostei muito da sua aula rápida, mas deu pra entender tudo
Oi Rayssa, muito obrigado pelas palavras.
Você é demais!!!! O melhor que já vi. Obrigado!
Opa! Muito obrigado pelo pelo feedback.
excelente, me ajudou no tcc da MBA, gratidao
Oi Cláudia, você não imagina o quanto fiquei feliz ao ler seu comentário. Boa sorte e siga em frente.
Muito show, parabéns pela simplicidade na forma de ensinar!
Oi Abner, muito obrigado pelas palavras. Fico feliz com isso, pois sinto que estou no caminho com a minha didática.
Bons estudos.
Explicação simples e objetiva. Muito obrigada
Oi Danieka, muito obrigado
pelo feedback.
Fenomenal essa explicação! Obrigada professor!
Oi Izabel, muitíssimo obrigado.
Excelente professor!!! Já estava pra ficar doida, kkkk .... mas vou conseguir agora, obrigada!!!!
Oi Francoasse, estou muito feliz por saber que consegui te ajudar. Esse é o meu objetivo com esse canal. Bons estudos
Excelente, aula!! Obrigado, professor!!!
Olá, eu é que lhe agradeço por acompanhar e divulgar o meu trabalho. Bons estudos
Com a sua explicação parece que ficou muito mais simples,obrigado professor .
Oi Júlio, muito obrigado pelo feedback. Que bom que consegui lhe ajudar.
Oi Julio, obrigado pelo feedback.
este Sr. Professor Estatístico é amabilíssimo estou quase em perplexidade que fofo
Oi minha linda, muito obrigado pelas palavras. Fico muito feliz por saber que consigo fazer com que as pessoas me entendam. E saiba que estou à sua disposição para sanar qualquer dúvida. Bons estudos.
Muitíssimo obrigado professor, agora eu finalmente entendi☺❤
Oi Lady, muito obrigado pelo feedback. Estou muito feliz por saber que consegui lhe ajudar nessa empreitada.
Obrigada mestre! Excelente!
Oi Ana, eu é que lhe agradeço por acompanhar o meu canal.
Bons estudos.
Obrigada pela explicação, professor! Estava com dificuldade sobre isso mas agora entendi perfeitamente!
OI Jessey, obrigado pelo feedback. Estou feliz por saber que consegui lhe ajudar.
@@julianasousa7272 quem é vc?
Excelente. Muito bem explicado. Obrigado!
Oi Rafael, muitíssimo obrigado.
Adorei a aula, consegui entender tudo.
Oi Angélica, muito obrigado pelo feedback. Bons estudos.
Valeu pela aula vovô , tava procurando essa aula😎👍
Que bom meu netinho, que eu consegui te ajudar! Esse é o meu objetivo com esse canal.
Bons estudos.
Obrigado professor, parabéns pela didática!!!!
Oi Marcondes, muito obrigado pelo feedback.
Muito boa a sua explicação professor, muito obrigado!
Oi Pedro, muito obrigado pelo feedback.
Ótima aula Professor!
Oi Sandro, muito obrigado pelo feedback.
Muito boa aula, me ajudou bastante.
Oi Poliana, muito obrigado pelo feedback. Estou feliz por saber que consegui te ajudar. Esse é o meu objetivo com esse canal. Bons estudos.
Perfeito, mais claro impossível, muito obrigado!
Oi Adriano, muito obrigado pelo feedback.
Valeu professor Chiquinho !!!
Oi Clayton, muito obrigado pelo feedback.
Bons estudos e por favor, se inscreva no canal dê seu like nos vídeos.
uauu, bem simples.... fácil de entender!
Oi Rafael, que bom que consegui te ajudar. Esse é o meu objetivo com esse canal.
Bons estudos.
Ótima explicação , me ajudou muito
Oi Thainá, que bom que consegui te ajudar. Esse é o meu objetivo com esse canal.
Adorei. Explicação simples e rápida!
Oi Ângela, muito obrigado pelo feedback. Bons estudos.
Valeu me ajudou demais....
Oi Joana, que bom que consegui te ajudar. Esse é o meu objetivo com esse canal.
Bons estudos.
Ajudou demais 🤩
Oi Gabriela, que bom que consegui lhe ajudar. Esse é meu objetivo com esse canal.
Gratidão e bons estudos.
Muito obrigada!!! Me ajudou muitooooo
Oi Danielle fiquei feliz por saber consegui lhe ajuar.
Bons estudos.
obrigada professor! muito claro e objetivo.
Oi Fabi, eu é que lhe agradeço pelo feedback.
Muito bom vídeo, obrigado professor!
Oi Eric, muito obrigado pelo feedback.
me impressiona como tem pessoas que ensinam parecendo um bicho de sete cabeças e tem outras pessoas, como esse do vídeo, que ensinam parecendo que é continha de 1+1 de tão fácil
Oi Victor, muito obrigado. Fiquei muito feliz ao ler seu comentário, significa que estou no caminho certo. E com isso, ajudando as pessoas. Esse é o meu objetivo com esse canal.
Bons estudos.
Aula super!!!!
Oi Rassul, muito obrigado pelo feedback.
Gostei muito da aula. Porém, como faz tempo que paguei a disciplina relacionada a cálculo amostral, eu não consegui passar da primeira representação (2/100). Compreendi o restante, mas fazendo, não consegui entender como é feita a divisão de desse valor fracionário e ao quadrado. Claro que seria perfeito demais se eu conseguisse resolver meu problema em um único vídeo aula, mas eu adoraria kkk Obrigada professor! Só preciso agora recorrer a uma amiga matemática para me ajudar nessa fração e e está tudo resolvido! kkk
Oi Ângela, 2% significa dividir 2 por 100 que é igual 0,02. Elevando esse valor ao quadrado, temos 0,0004. Agora, fazendo 1/0,0004 temos n0 = 2500. Simples assim.
Oi Ângela, assista ao vídeo ESTATÍSTICA - EXPRESSÃO DE PRIMEIRA APROXIMAÇÃO. Nesse vídeo eu demonstro como chegar ao valor da expressão fracionária utilizada para calcular o tamanho da amostra. Obrigado e bons estudos
@@aessenciadamatematicacomoprofe Olá. Ta ok prof. Obrigada! Ajudou 100%
Obrigada professor, ótimo vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Oi Ana, eu é que agradeço pelo feedback.
Obrigada!
Oi Liana, eu que agradeço pela interação. E aproveito para sugerir que veja os vídeos da playlist de estatística
Muito obrigada pelo vídeo professor. Ajudou muito!
Só tenho uma dúvida: quando não sabemos o tamanho da população, podemos considerar o valor de n0 como o tamanho da amostra? Ou é obrigatório fazer o cálculo de n? Se sim, como podemos estimar esse N?
Oi Renata, fiquei muito feliz por saber que consegui te ajudar, pois esse é o meu objetivo com esse canal.
Como se trata de uma pesquisa real, sempre vamos ter o tamanho da população, seja a quantidade de peças que recebemos de um fornecedor, uma frota de veículos, quantidade de habitantes de uma região, etc.
Muito bom, professor.
Queria que falasse do Nível de Confiança em função da margem de erro.
Obrigado e parabéns!
Ok Eliezer, farei isso.
Amei, ajudou muito
Oi Lilian, que bom que consegui te ajudar, esse é o meu objetivo com esse canal.
Bons estudos.
Boa explicação professor! Obrigado
Muito obrigado Alysson pelo feedback.
Oi Alysson, obrigado pelo feedback.
Obrigada Prof. me ajudou muito!
Oi Paola, fico feliz por saber que estou conseguindo te ajudar. Esse é o meu objetivo com esse canal. Bons estudos.
Aula perfeita!
Oi Nícolas, muito obrigado pelo feedback.
Gostei
Oi Alessandro, muito obrigado pelo feedback.
Obrigado professor, excelente!
Oi Pedro, eu é que lhe agradeço pelo feedback.
Muito obrigado mestre, Inscrito!
Olá, eu é que lhe agradeço pelo feedback. Bons estudos.
otimo professo r
Oi Thiago, muito obrigado pelo feedback.
Bons estudos.
Muito bom.
Oi Dâmaris, muito obrigado pelo feedback. Aproveito para pedir que divulgue este canal nas suas redes sociais e vamos disseminar esses e outros conhecimentos.
fantástico
Oi Guilherme, muito obrigado pelo feedback.
Uma dúvida, eu aproximei a população brasileira pra 200milhoes... e por essa fórmula fica mto próximo dos 2500 habitantes... que é bem próximo da amostra de 35 mil habitantes... eh isso mesmo? Sou leigo em estatística mas acho os valores de amostra de 35mil e 200 milhões mtooooo perto, não me parece q vai haver uma boa precisao nesse cálculo
Oi Bruno, é isso mesmo, para populações muito grandes, o resultado fica sempre próximo de 2500. Tanto é, que nas pesquisas de intenção de voto sempre são entrevistados números de eleitores próximo disso.
Muito obrigada!
Oi Raissa, eu é que lhe agradeço por acompanhar e divulgar o meu trabalho. Bons estudos.
Para fazer o cálculo da minha amostra, preciso pegar a população geral ou só a população que se enquadra nos critérios de inclusão? Obs: não dá para eu prever quantos serão excluídos.
Oi Leiza, obrigado pelo contato. Quanto ao seu questionamento, sim você precisa saber o tamanho da população com a qual você vai trabalhar. Por exemplo, quantas peças eu preciso inspecionar de um lote de 5.000 peças
para garantir um erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos?
Professor, tudo bem? Antes de tudo gostaria de parabenizá-lo pelo vídeo. Estou com uma dúvida. Eu preciso aplicar um questionário no estado inteiro. Esse questionário contém, tanto variáveis quantitativas, quanto variáveis qualitativas. Para estimar o tamanho amostral mínimo, posso fazer uma coleta de dados piloto, certo? A pergunta é? Quais dessas variáveis devo considerar para estimar o número mínimo de pessoas que irei entrevistar para aplicar esse questionário? Principalmente pelo fato de meu questionário ter tanto variáveis qualitativas, quanto quantitativas.
Oi Guilherme, o procedimento é o mesmo em ambos os casos.
Muito bommmmm!!
Oi Laila, muito obrigado pelo feedback.
Bons estudos.
E se precisar de ajuda, estou aqui.
Bom dia professor, estou com um problema e procurando seu vídeo achei ótima a sua explicação. Por favor, poderia passa um e-mail pra mim te passar um problema?
Oi Nelson, obrigado pelo feedback. Envie para francisco.souza@grupoflamingo.com. Quando me sobrar um tempinho te responderei.
Obg
Oi Edilson, muito obrigado pelo feedback.
vlw quebrou o galho
Oi Ruan, que bom que consegui te ajudar. Este é o meu objetivo com esse canal.
E a amostragem estratificada, como fica o cálculo?
Oi, tem um um vídeo no canal com o título: Elementos de Amostragem Sistemática.
Poderia me dizer um livro de estatística em que essa formula é usada por favor?
Oi Larissa, pesquise pelo nome do autor Barbeta e título do livro estatística.
ÓTIMA EXPLICAÇÃO PROFESSOR. QUAL É A REFERENCIA UTILIZADA?
Prezada Luana, primeiramente obrigado pelo feedback. Neste caso, a referência utilizada foi anotações de aulas do curso de especialização em matemática da UNICSUL - São Paulo
Ia fazer esta mesma pergunta! Rsrs
Olá Pofessor, ótima explicação. Qual o nome dessa fórmula ?
Oi Arimar, obrigado pelo feedback. A primeira é expressão de primera aproximação e a segunda é tamanho de uma amostra de uma população conhecida.
Boa noite, estou fazendo um TCC onde preciso achar minha amostra, teria uma referência de onde tirou a fórmula, estou procurando muitoo
Oi Hellen, eis a referência: Estatística Aplicada às Ciências Sociais. Autor: Pedro Alberto Barbeta. Editora da UFSC. Acesse o link abaixo e baixe o livro em PDF. www.academia.edu/32231809/BARBERETA_Estatistica_Aplicada_As_Ciencias_Sociais.
Tô lascada nessa matéria😥. Queria um vídeo mostrando passo a passo
@@Irothjuliana2009 Oi Juliana, tem outros vídeos de diferentes assuntos de estatística nesse canal. Dê uma olhada.
Tem algum livro bem didático. Estou cursando Administração primeiro período. Assunto. Cálculo de amostra finita e infinita. Para população finita. 4xPxQxM
E2X(M-1)+4xPxQ.
Para Infinita a fórmula N=4XPXQ
Fiquei com muita dúvida pois sou leiga em matemática
@@Irothjuliana2009 Oi Juliana, neste caso, você precisa de um professor presencial para lhe ajudar com a Matemática. Quanto ao livro, não conheço nenhum que trate esse assunto especificamente.
Professor poderia fazer essa questao? A amostra de 400 indivíduos em populações de qualquer tamanho é suficiente se o erro amostral for de 3%. Julgue certo ou errado Tentei fazer mais mais estou intrigado com a resposta
Oi Alexandre, uma amostra de 400 indivíduos deve ser retirada de uma população específica e não de uma população de qualquer tamanho. Neste caso, a população é de 600 indivíduos.
Muito bom , obg
Oi Beatriz, obrigado pelo feedback.
Como é possível amostras tão pequenas em pesquisas eleitorais, mesmo tendo um baixo erro percentual?
Pois é Kelwin, isso é ciência!
@@aessenciadamatematicacomoprofe obrigado pela resposta professor, muito boa a sua aula. Se puder, faz uma aula falando especificamente sobre população amostral em pesquisas eleitorais e como determinar a margem de erro, nunca consegui entender isso e ainda não encontrei um vídeo que fale com clareza sobre esse assunto. Abraço professor!
Ok, Kelwin, por favor aguarde.
bom dia professor!!!!
tenho umas duvidas, sou estudante de eng. florestal e no caso do inventario florestal.
minha duvida é a seguinte:
2,333 seria o tamanho da amostra no caso 1 amostra, como calcular o numero de amostra pelo tamanho da população???
Prezado, o tamanho da população não implica em várias amostras e sim, o tamanho da amostra. Ou seja: maior população, maior o número de elementos da amostra. isso ocorre naturalmente com a aplicação da fórmula.
Boa noite. Como o professor ainda não te respondeu, eu vou arriscar um palpite... Ele fala no vídeo que você pode usar N x n0/N + n0. NO caso, N sendo o valor da população e n0 o tamanho da sua margem de erro. Então você substitui sua população pelo valor de N e o valor da sua margem de erro pelo valor de n0 e finaliza o cálculo. Creio que o valor da sua população pode ser transformado ao final para um número mais exato. Pelo menos eu tenho esperança que sim, porque preciso de um valor mais exato para a minha pesquisa. Tipo, quantos de 21.550 eu vou usar?
Erro percentual seria dado pela fórmula:
Eo = [ Zc.(Desvio padrão) ] / √n
Onde "Zc" é um valor da tabela normal associado ao grau de confiança
E "n" o tamanho da amostra???????
Ok, obrigado.
Foi uma pergunta, mas de nada kssksksksksksm
Eu fiz a conta e deu 5.000, e com qualquer número que eu coloco, o que aconteceu? E eu faço a conta do erro percentual e fica com um valor diferente também.
Oi Gabriel, siga o passo a passo que vai dar certo.
Essa fórmula tem em algum livro?
Oi Andressa, tem sim: Estatística Aplicada às Ciências Sociais, do autor Pedro Alberto Barbeta (2001).
Boa noite! Professor, este é o cálculo utilizado na NBR 5426?
Sim Erlon, porém a NBR 5426 abrange todos os requisitos da Gestão da Qualidade, enquanto que no nosso caso estamos considerando apenas os fatores quantitativos.
@@aessenciadamatematicacomoprofe ok, muito obrigado professor! Continue assim, muito bom seu canal 😇
Oi Erlon, muito obrigado.Procurarei melhorar sempre. Essa é a minha filosofia de vida.
daonde surgiu esses 2500???
Oi Rodrigo, é só fazer as contas que você chega a esse valor.
@@aessenciadamatematicacomoprofe Sim professor, acabei entendendo, bem simples! Obrigado!!
E se meu universo for menor que 2.500 pessoas??
É só calcular o tamanho da amostra usando o tamanho da amostra usando o tamanho da população.
E se for 1,5 %?
Oi Leonardo, se for 1,5)% fica 1/0,000225 = 4444
E quando eu não sei o tamanho da População?
Oi Ademar, é necessário saber o tamanho da população. No caso de uma população muito grande e você não sabe o tamanho usa apenas a expressão de primeira aproximação.