Pessoal, estas infraestruturas apresentadas no vídeo, foram elencadas de acordo com as responsabilidades do Exército Brasileiro. Já a Marinha e a FAB precisariam de outras baterias de artilharia antiaérea para proteger infraestruturas de sua responsabilidade.
O pai do bomba atomica falou aqui no brasil que o brasio tem o maior potencial do mundo em bombas atomicas por ter a materia prima em abundancia. Estados Unidos levou toneladas de um tipo de areia do brasil pra fazer e eu nem sabia que tambem usava areia. Brasil era pra ser temido pelo mundo em tudo,mas o governo estraga o nosso país.
@@TopMilitarLHBfaço um pedido aqui ao canal para saber exatamente qual essa composição da bateria que está sendo oferecida ao Brasil, pois se você observar os comentários, verá que muita gente tá confundindo as baterias com os lançadores. Acho q seria muito interessante dar essa informação, ainda não vi em canal algum. Valeu.
@@fabricio4794No novo projeto dos NPAS de 500 toneladas consta armar elas com mísseis assim tornando elas navios de assalto rápido contra invasores até as fragatas pesadas chegarem e assumirem a ocorrência,é ótima opção mas também os fuzileiros navais com obuseiro e astros nos arquipélagos seria viável.
Belíssimo trabalho Capitão q nossas forças armadas estão ser modernizando isso mostra q nossas forças armadas estão evoluindo parabéns e também pelo 7 de setembro 🎇🎇🎇🎇🎇🎉🎉🎉
Eu sempre estou de olho na economia,assuntos militares,divulgação tecnológica e científica, novas informações sobre investimentos,projetos Brasileiros e outros assuntos/matéria da minha preferência.
Gostei dos lugares por vc escolhidos, sei da importância estratégica de minha cidade natal (Tucuruí-PA) devido a usina hidroelétrica que lá funciona e por isso esperei ansiosamente sua citação. Minha devida continência ao seu excelente trabalho. SELVA!!!
Se for por causa desta usina hidrelétrica não concordo pois ITAIPU seria mais indicado até por ser fronteira e das mais famosas do Brasil.Mas concordo sim na defesa de toda a costa amazônica até o Rio grande do sul e outros pontos centrais do Brasil bem como outros pontos em toda a região litorãnea até mesmo em prol de apoio as defesas da costa fronteiriça com os demais Países Sul Americanos.
Parabenizo, esse acordo! É muito importante p o Brasil! Precisamos ter um sistema de defesa , muito eficiente! Vamos investir bem nas forças armadas! O inimigo, vem c força poderosa!
Olá amigo ! Vc mandou bem nas estratégias de defesa . Precisamos mais de baterias de defesa. Mas já é um bom caminho pro início do programa de defesa. Vlw !!
Este foi o melhor negócio que as forçasarmadas do Brasil fez até agora na área de defesa Nacional ou por isso sim parabéns BRASIL .🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷👍🇧🇷🇧🇷👍👍🇧🇷🇧🇷👍👍🇧🇷🇧🇷
O importante é que já teremos essa defesa aérea de médio alcance; coisa que não temos hoje. Não custa nada aproveitar o projeto e fazer uma engenharia reversa e desenvolver algo assemelhado por aqui mesmo. Na verdade, já estamos quase em condições de desenvolver um distema desses, baseado na experiência com o sistema Astros, mas sempre leva um tempo; entretanto, esse tempo pode ser abreviado estudando o sistema indiano ou desenvolvendo algo em conjunto.
Não é bem assim, tem que ter especialistas em tecnologia de Ti, Engenheiros em tecnologia, e uma boa indústria. Claro que essas profissões é especialidades não faltam no Brasil, mas acho difícil nosso governo fazer algo assim, Não estamos na guerra fria pra Engenharia reversa. Eu diria que o governo ou ministro da defesa aumenta-se a verba/financiamento no projeto do astros 8x8 antiaéreo com sistema de míssil de longo e médio alcance.
Se fizer isso ninguém mas vende equipamento militar só Brasil compra e espionar o equipamento pra fazer engenharia reversa ainda, em um equipamento de um país parceiro do BRICS.
Excelente matéria , parabéns pelos vídeos postados aqui, são ótimos. Faz um video mostrando em sua opinião quais outros locais que necessitam de uma proteção com uma bateria antiaérea e a quantidade ideal a ser adquirida pelo EB, Marinha e Aeronáutica. Seria uma ótima materia.
As hidrelétricas sempre foram minhas primeiras preocupações, a 20 anos enquanto estudava em Foz do Iguaçu, foi feito um estudo do exército para defesa do local e ate hoje não tive conhecimento de que algo tenha sido implementado 😢😢😢
Lembro-me que havia a lenda urbana de que caso houvesse uma guerra com a Argentina era só explodir Itaipu que inundaria toda Buenos Aires. Acho que é um delírio, mas é só para registrar.
Mil é exagero. Mas no mínimo, todas as capitais e grandes e médias cidades próximas a fronteiras e ao litoral deveriam estar cobertas. Eu imagino que com 100 seria possível
Único local que não merece ganhar nenhuma bateria dessa é a esplanada dos três poderes em Brasília, quanto as baterias antiaéreas essa quantidade é quase insignificante, para o tamanho do Brasil.
Boa Noite eu faria sim , mas faltariam muitas baterias para proteger as refinarias de Cubatão onde se faz gasolina de aviação e outras refinarias também porque sem combustível a maquina de defesa não funcionaria, fora outros locais.
Concordo com a alocação das baterias antiaéreas devido a prioriedade dada à áreas de maior relevância na defesa, bem como na infraestrutura energética! Que isto se torne realidade! Parabéns pelo vídeo!
Concordo plenamente com a análise ela é perfeita, somente acrescentaria defesa de ponto de baixo alcance para eliminar as ameaças de drones e etc... Seria ideal para essa finalidade os equipamentos tais como : Korkut ( Turquia) Skyranger ( Alemanha) Type 605 E ( China) Pantsir (Rússia) entre outras mais defesa de ponto de outros países. Temos que operar em camadas para temos maiores resultados e maior capacidade de contra ataque imediato.
@@Mariocampoverde não é suficiente para cobrir 15 baterias do Akash e proteger o imenso e vasto território brasileiro. O Guepard precisa de atualização pois ele está ultrapassado em relação dos modernos citados em cima, porém ele não deixa de ser um bom antiaéreo de ponto de baixo alcance e destruidor de drones e outras ameaças.
Video muito exclarecedor, seria interessante a MB, também em pensar de adquerir baterias antiaéreas para protejer principalmente suas infra estruturas.
Sim, portos grandes como Santos, estaleiro que fabrica as fragatas Tamandaré em Itajaí-SC, estaleiro que fabrica os submarinos em Itaguaí-RJ, a própria Base Naval do RJ em Niterói que é a mais importante, a sede do programa nuclear da Marinha em Iperó -SP, são todos locais que a Marinha tem que se preocupar com a defesa antiaérea
@@TopMilitarLHBTem também a base aeronaval de São Pedro da aldeia que abriga os esquadrões de caças navais e helicópteros de ataque da marinha e as bases navais de patrulha como Rio Grande,Santos,Salvador,Natal,Belém e Manaus,a marinha deveria também basear obuseiros e defesa antiaérea nos arquipélagos.
@@miisefabraziiian1002 vdd por isso tinha q ser pelo menos 1300 baterias e uma reserva de 3000 para a substituir as que foram perdidas em combate em caso de guerra
O problema é que somente uma bateria seria insuficiente pra cada cidade citada no video dada a importância tecnológica que elas representam ao país..É necessário também investimentos em grande parte contra drones e misseis de cruzeiro por exemplo.
Eu acho que o mais importante ê a transferência de tecnologia e o direito de fabricar quantas a gente precisar arte mesmo para dar emprego para nossos cidadãos.
Excelente e completo , mas Este Relatório Completo das nossas vulnerabilidade O Mundo todo terá essa informação , os Países e Grupos, Terroristas e para militares, que não sabia das nossas deficiências de segurança, e onde estão nossos maiores e mais valiosos ativos Bélicos ,energeticos e Industriais. Agora saberão!
Quantas baterias seriam ideais para estarmos guarnecidos? Vc poderia abordar aspectos mais técnicos sobre o equipamento, como alcance, do que é composta uma bateria completa, e talvez como funciona esse equipamento. Ele se guia por radar, infra vermelho, etc?
Pra estarmos totalmente protegidos , precisariamos de anti aerea curto alcance , e medio , além de mais avioes , eu chutaria , com base nos meus estudos , que 108 baterías anti aéreas de curto alcance , 187 de medio alcance cobriria todos os pontos mais importantes de defesa do brasil , aliados a isso , cerca de 4-5 esquadroes de 12 caças colocados em bases em pontos estratégicos, sendo necessário colocar uma base em Fernanda de noronha
@@Steve42443Fernando de noranha precisa de uma base da marinha urgente, e se o Brasil fosse esperto, daria uma de China e contruiria uma ilha artificial mais pra perto ali indo pra Guiana Francesa e metia uma base ali.
Excelente vídeo, acredito que todo brasileiro deveria se informar mais através deste canal e de outros que tratam do mesmo assunto, eu como militar da reserva agradeço por esse documentário que faz com que alguns estrategistas de guerra analisem e pensem a respeito sobre a forma de distribuição dos armamentos descritos aqui.
elas podem deter aproximadamente 4 alvos por vez?? e se um inimigo bombardear com vários misseis de cruzeiro? bem é pra isso q existe a Marinha e os futuros misseis mansup de 200km com o país árabe né? poderiamos fazer um A2 AD e o q viesse para o interior do país seria detido pelas baterias e caças. Bem eu sei que a defesa de um país é composta por camadas e variáveis das quais como leigo jamais compreenderei. Me responda e pare de me ignorar LHB ?
@@lobomalvado25 Errado, cada bateria é composta por 3 (três) veículos e tem uma arte com 3 ou 4 suporte para mísseis dependendo do tamanho dos mísseis utilizados. Se for uma ogiva de 60 kg com uma cabeça espoleta, dar uns 3 mísseis por artes. Portanto cada bateria pode engajar de 6 a 8 alvos por vez.
obrigado por tirar a duvida, eu realmente não entendo nada. Claro q toda força armada tem suas camadas de proteção, e não da pra contar 100% com baterias, pois tem uma grande vastidão de equipamentos que antecedem um ataque de cruzeiro, como ter submarinos a disposição para afunda navios q venham disparar contra nós, ter navios, ter astros com mansup apontados para o mar e por aí vai.@@lobomalvado25
temos q saber se um ataque de misseis de cruzeiro seriam na casa das dezenas ou centenas. Mas temos q entender q essas guerras quando começam são chuvas de misseis então contra isto ngm ta preparado, nem os EUA@@lobomalvado25
Mas com esse acordo comercial importante com a Índia, isso já abre-se portas para outras futuras aquisições de mais baterias antiaéreas ou até melhor o desenvolvimento em conjunto com a India de uma versão brasileira utilizando-se do chassi do Astros para transportar o sistema Akashi.
Tomara que o EB aproveite e faça uma engenharia reversa para produzir aqui esse tipo de armamento,gente competente nós temos. Vamos olhar pra AVIBRAS aí gente ! Não deixem acontecer o que aconteceu com a Engesa !
Faltou Itajubá, onde se encontra a F.I., responsável pela fabricação do armamento leve do EB, como o fuzil IA2, que é a arma padrão dos nossos soldados.
Bom dia meu amigo! A sua preleção é justa e coerente do ponto de vista de guarnecer o nossos pontos estratégicos em caso de ameaça à nossa segurança Nacional e nisso eu concordo contigo. Também reconheço que em caso de ameaça de ataque seriam mais ou menos estas as principais posições dias baterias. Mas a realidade em tempos de paz é diferente, logo duas coisas têm que ser levadas em conta: primeiramente, temos que lembrar que o Brasil tem 3 forças armadas e é necessário verificar quantas baterias serão destinadas para cada uma delas. E em segundo lugar, considerando que já existem várias organizações militares de artilharia antiaérea e que são elas que recebem e operam os sistemas de armas AAe, o estudo correto seria tentar prever quais dos grupos e baterias AAe que receberiam tais sistemas.
Não considerou que o inimigo(conforme visto na Ucrânia) mandaria primeiro uns drones meia boca e quando esgotada a munição ou no período de re-municionamento, manda ria os mísseis pra valer. Não lembro se falou o alcance. Faltou um mapinha do Brasil com a distribuição.
@@TopMilitarLHB Poxa vc iniciou a apresentação sobre como seria a defesa do Brasil através da artilharia antiaérea em 3 episódios, colocando no canal somente a artilharia de curto alcance. Ainda este projeto vai sair do papel ???
Falto citar também, à cede de lançamentos de foguetes de Alcântara, e o porto de Itaquí, um dos mais importantes porto comercial do brasil. Quase tudo que vai para Europa passa aqui. Todo vez que eu vou à praia eu vejo uma fileira de 5 há 9 cargueiros comerciais
Na Baia de São Marços ficam, em média, 30 a 40 dos maiores graneleiros do mundo aguardando carregamento. Salvo engano, é o maior porto graneleiro do Brasil.
@@PauloPereira-jj4jv se você entendeu não há pra quê perguntar se é ou não!. Não estou descrevendo em um papel, estou escrevendo em um aparelho, onde a probabilidade de errar é muito maior do que no papel✔️
Moro em Brasília e não sou político, não se esqueçam que os políticos que estão aqui são de todos os estados, então antes de reclamar aprendam a votar.
Parabens pelo video LHB Sobre o video eu nao creio que os generais do estado maios brasileiro nao tem centros de comando subterraneos pra operaçoes em caso de conflito com potencias estrangeiras. Seria uma idiotice ficar em predios de superficie zefendidos por baterias antiaereas limitadas.
Bom , ja e um avansso por que nao tinhamos ne , agora falta a de lomgo alcance , seria o que a avibras esta desenvolvendo.?comento com uma pergunra.sam 3 niveis pequeno, medio e lomgo alcanse.
Um Estado e nem falo de cidades, tem que ser totalmente protegido com essas baterias antiaéreas, pelo mar também total proteção, estou falando do Estado de São Paulo. Agora, o Brasil inteiro precisa de proteção. Do Oiapoque ao Chui do Acre a Paraíba, de Fernando de Noronha a Base na Antártica e toda a nossa Amazônia Azul. 1000 baterias é um começo.
Faria em parte, diferente do que abordou no vídeo. Baterias a meu ver é um armamento que deve ser posicionado em locais em que meios aéreos demorariam a chegar para proteção do espaço aéreo. Obviamente algumas cidades eu manteria, porém o nordeste seria o local mais vulnerável brasileiro para ser atacado por não ter caças e ser mais próximo da Europa, logicamente é melhor conquistar uma cabeça de praia o mais próximo possível de ressuprimento e não colocou nenhuma nessa região. Minha distribuição seria assim: Brasília - capital Natal - estado vulnerável a ataque e queda para um inimigo logo no início do conflito, o Brasil não seria invadido pela Amazônia, uma barreira natural brasileira, porém a cobiça é grande e deve ser defendida. Belém - porta da Amazônia Manaus - maior concentração militar da região Recife - cidade importante logisticamente em caso de guerra e sede do cindacta III Candeias/Ba - segunda maior refinaria do Brasil e sede do segundo distrito naval e base importante para manutenção de meios navais, avariados. Paulo Afonso/Ba - maior usina hidroelétrica do nordeste e mais próximo de um ataque com mísseis/caças do que belo monte; Rio de janeiro/Niterói - proteção de estruturas militares importantes das três forças; Santa Cruz RJ - proteção de importante base aérea litorânea; São José dos Campos - importante cidade produtora de produtos bélicos Canoas - proteção de meios militares importantes e relativamente próximo ao litoral e meio de dissuasão para países localizados ao sul do Brasil Foz do Iguaçu - proteção de hidroelétrica importante; Angra dos Reis - proteção das usinas nucleares; Juiz de Fora - proteção de indústria bélica; São Paulo - importante cidade econômica brasileira, alvo para desestabilizar a economia. Creio que essa distribuição abrangeria praticamente todas as regiões com proteção de infraestruturas importantes. Mas o Brasil é grande, comprando 20, ainda sim, teríamos áreas sem proteção.
Muito bom!! Não seria ruim a aquisição das Baterias de defesa Terra ar Akash Indiana!! Mas como a FAB é MB também teriam que ter suas baterias de defesa Terra Ar, sou a favor também da aquisição das baterias Israelense BARAK MX devido a experiência dete país em abater mísseis e Fuguetes e sua formidável capacidade de integração aos radares do SINDACTAS do Brasil!!
O planejamento esta excelente, mas a verdade é que 15 baterias chega a ser irrisório para nosso tamanho. Se a FAB providenciasse para os Sindactas e a MB para estaleiros e portos (principais), ai ficaríamos melhor.
Concordo plenamente contigo meu jovem,mas também sujiro num próximo vídeo tu listares os outros pontos ďo nosso território nacional, enfatizando os portos,aeroportos, capitais litorâneas (particularmente aquelas que ficam em ilhas),demais capitais, refinarias de petróleo, instalações do Sisdacta da FAB,rede de comunicação nacional,Foz dos nossos rios que desaguam no mar,AFA,Embraer e as Demais Capitais brasileiras, além das grandes cidades do interior que não são capitais mas são metrópoles (Campinas e Campos dos Goytacazes, entre outras),algo que demandará a Artilharia de Costa no CFN e na Infantaria da FAB necessariamente tendo que ser adquirido mais baterias Anti-Aereas desse sistema indu não só pro EB mas também demais Forças Armadas.
Bom vídeo tomara que de certo a negociação, o Brasil tem muitos pontos vitais, mais olha que essas baterias seram alocadas de 3 a no maximo 5 pontos extrategicos ja que elas são moveis facilitando a logística, chuto Sul ( provavelmente RS), Goiás e outro ponto norte dando logística para extremo norte da regiao nordeste. ( justifico pelo Brasil nao estar em conflito, nao ha necessidade de emprego) Deixo uma pergunta. Com as tecnologias que o Brasil ja detem e os astros nao é possível ter uma versão "bateria antiaérea", tem o II e o III protótipo já, (são lançadores maaas)...
Em SJC ainda tem o ele terrestre entre Litoral Sudeste x RJ x SP, além do CTA Centro Técnico Aeroespacial e o INPE que tbm fica aqui, e ainda protegeria o 6º Bil que fica a 30Km em Caçapava, é um dos polos mais importantes para guerre de media a longa duração
Pessoal, estas infraestruturas apresentadas no vídeo, foram elencadas de acordo com as responsabilidades do Exército Brasileiro. Já a Marinha e a FAB precisariam de outras baterias de artilharia antiaérea para proteger infraestruturas de sua responsabilidade.
O pai do bomba atomica falou aqui no brasil que o brasio tem o maior potencial do mundo em bombas atomicas por ter a materia prima em abundancia. Estados Unidos levou toneladas de um tipo de areia do brasil pra fazer e eu nem sabia que tambem usava areia.
Brasil era pra ser temido pelo mundo em tudo,mas o governo estraga o nosso país.
Estamos prontos a lutar ao lado de quem não tolera ladrões assassinos traidores da própria nação.
SOS OTAN👎🏻🇧🇷👎🏽
A Base de Alcântara esta desprotegida é complicado
O IMPORTANTE É O BRASIL CONSTRUIR SEUS PRÓPRIOS ARMAMENTOS
concordo, o Brasil tem ter sua propria industria, e deve desenvolver e produzir seus proprios amarmentos para defesa!!
Falácia, um país de merda com uma indústria terrível vai com toda a certeza conseguir produzir sim. Tá saturado sa porra já
Ava
Dis que esta quase pronto ja um de domo de ferro ou de aço .
Concordo com vc cada país tem que ter e construir seu próprio arsenal militar não pegar resto de outro país
Faltou a base onde os submarinos estão sendo construídos. O Brasil é imenso!! 15 baterias é só para sentir o cheiro!
Sim, mas neste caso, teria que ser uma bateria da própria Marinha, fuzileiros
@@TopMilitarLHBdiz a marinha que se defende com os Aspides nas corvetas eu acho pouco...
@@TopMilitarLHBfaço um pedido aqui ao canal para saber exatamente qual essa composição da bateria que está sendo oferecida ao Brasil, pois se você observar os comentários, verá que muita gente tá confundindo as baterias com os lançadores. Acho q seria muito interessante dar essa informação, ainda não vi em canal algum. Valeu.
@@fabricio4794No novo projeto dos NPAS de 500 toneladas consta armar elas com mísseis assim tornando elas navios de assalto rápido contra invasores até as fragatas pesadas chegarem e assumirem a ocorrência,é ótima opção mas também os fuzileiros navais com obuseiro e astros nos arquipélagos seria viável.
Gostaria de saber quantos mísseis tem uma bateria ? E se nós poderíamos confeccionar os nossos próprios mísseis no Brasil , OBRIGADO.
Já é um grande avanço, adquiri
Essas quinze, baterias !
Precisamos de centenas!
Belíssimo trabalho Capitão q nossas forças armadas estão ser modernizando isso mostra q nossas forças armadas estão evoluindo parabéns e também pelo 7 de setembro 🎇🎇🎇🎇🎇🎉🎉🎉
🤜🏻🤛🏻🇧🇷
@@TopMilitarLHB👍😉
Parabéns pelo trabalho esse sim 👍 sucesso sempre Brasil melhor denovo já
Nos precisamos muito mais do que apenas 15 unidades, mas já é um começo nos tínhamos nem 1, qualquer progresso tem que ser comemorado
Verdade, é uma vergonha nacional um país como o Brasil sem esse sistema. Nosso governo é precário pra cacete
É verdade.
Voltando 1 ano depois , para dizer ... Notícia fake e tendenciosa 😂😂😂😂
Em Sete Lagoas tem o 4°GAAAe que tem a função de proteger o sistema Cindacta1 a represa de Três Marias e o aeroporto Internacional Tancredo Neves.
Rapaz, eu não sabia dessa informação, tenho que sair da minha caverna.
Eu sempre estou de olho na economia,assuntos militares,divulgação tecnológica e científica, novas informações sobre investimentos,projetos Brasileiros e outros assuntos/matéria da minha preferência.
Será de grande ajuda ao Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
No DF,São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Amazônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Belém.
Esse seria o certo, ficar nos centros de comandos mas na realidade vão ser concentrado ou em Goiás ou no DF.
Estou gostando, estou gostando! Já é um começo!
Gostei dos lugares por vc escolhidos, sei da importância estratégica de minha cidade natal (Tucuruí-PA) devido a usina hidroelétrica que lá funciona e por isso esperei ansiosamente sua citação.
Minha devida continência ao seu excelente trabalho.
SELVA!!!
Tmj sub 🤜🏻🤛🏻🇧🇷
Tmbm sou de Tucuruí PA e estava ancioso pra você mencioná-la minha cidade.
Tucuruí poderia se transformar em sede de uma bateria de artilharia antiaérea de Selva
Se for por causa desta usina hidrelétrica não concordo pois ITAIPU seria mais indicado até por ser fronteira e das mais famosas do Brasil.Mas concordo sim na defesa de toda a costa amazônica até o Rio grande do sul e outros pontos centrais do Brasil bem como outros pontos em toda a região litorãnea até mesmo em prol de apoio as defesas da costa fronteiriça com os demais Países Sul Americanos.
Parabenizo, esse acordo!
É muito importante p o Brasil!
Precisamos ter um sistema de defesa , muito eficiente! Vamos investir bem nas forças armadas!
O inimigo, vem c força poderosa!
Olá amigo ! Vc mandou bem nas estratégias de defesa . Precisamos mais de baterias de defesa. Mas já é um bom caminho pro início do programa de defesa. Vlw !!
🤜🏻🤛🏻
Este foi o melhor negócio que as forçasarmadas do Brasil fez até agora na área de defesa Nacional ou por isso sim parabéns BRASIL .🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷👍🇧🇷🇧🇷👍👍🇧🇷🇧🇷👍👍🇧🇷🇧🇷
O importante é que já teremos essa defesa aérea de médio alcance; coisa que não temos hoje.
Não custa nada aproveitar o projeto e fazer uma engenharia reversa e desenvolver algo assemelhado por aqui mesmo.
Na verdade, já estamos quase em condições de desenvolver um distema desses, baseado na experiência com o sistema Astros, mas sempre leva um tempo; entretanto, esse tempo pode ser abreviado estudando o sistema indiano ou desenvolvendo algo em conjunto.
Não é bem assim, tem que ter especialistas em tecnologia de Ti, Engenheiros em tecnologia, e uma boa indústria. Claro que essas profissões é especialidades não faltam no Brasil, mas acho difícil nosso governo fazer algo assim, Não estamos na guerra fria pra Engenharia reversa. Eu diria que o governo ou ministro da defesa aumenta-se a verba/financiamento no projeto do astros 8x8 antiaéreo com sistema de míssil de longo e médio alcance.
@@thenamelessman000 TI? Whatafuck
Se fizer isso ninguém mas vende equipamento militar só Brasil compra e espionar o equipamento pra fazer engenharia reversa ainda, em um equipamento de um país parceiro do BRICS.
O Brasil é uma piada,isso já deveria ter sido feito a 30 anos atrás,isso mostra muito bem a mente atrasada dos militares.
Há leis internacionais que impede isso, mais certo é comprar a tecnologia e poder fabricar.
Perfeito os posicionamentos escolhidos por vc das prováveis baterias anti inflamatórias que viram da Índia, TOMARA QUE VEM
Sem dúvidas ficarão em Brasília ou no seus arredores devido ser o centro político.
Sim. Todo país é assim.
Com certeza lá está os corruptos.
Proteger nossos ladrões
Deveriam proteger também o centro financeiro (SP)
Excelente matéria , parabéns pelos vídeos postados aqui, são ótimos. Faz um video mostrando em sua opinião quais outros locais que necessitam de uma proteção com uma bateria antiaérea e a quantidade ideal a ser adquirida pelo EB, Marinha e Aeronáutica. Seria uma ótima materia.
"E si, e si, e si" , se tudo que é dito o Brasil comprasse, hoje seríamos uma super potência.
Si si si teu pai não tivesse pulado a cerca, nós não teríamos q ler tanta merda sua
As hidrelétricas sempre foram minhas primeiras preocupações, a 20 anos enquanto estudava em Foz do Iguaçu, foi feito um estudo do exército para defesa do local e ate hoje não tive conhecimento de que algo tenha sido implementado 😢😢😢
Lembro-me que havia a lenda urbana de que caso houvesse uma guerra com a Argentina era só explodir Itaipu que inundaria toda Buenos Aires. Acho que é um delírio, mas é só para registrar.
hidrelétricas se destróem com bombas nucleares
E a verba cai na conta do exército todo mês e ano né. Cadê exército cadê
E refinarias de petróleo? seria uma das primeiras infraestrutura civis que eles atacariam. Telecomunicações?
@@paulosergiopires1341 Isso de fato aconteceria, mas é evidentemente um delírio. pois no caminho até lá varreria várias cidades brasileiras também.
Em Brasília não precisa por não mano kkkkk,deixa o inimigo nos ajudar a ser livres..
😅
Fala isso como se fosse so corruptos que moram aqui né ?
Vdd
Vvd em Brasília não precisa
Brasília é o centro político e de comando do país. Tem de ser protegida sim
O Brasil precisa hoje temente
E uma vergonha para Brasil ter tantas vulnerabilidade, no mínimo as forças armadas brasileiras precisaria de 1000 bateria antiaérea só pra começar.
Vergonha seria se não tivéssemos projetos em andamento e nem a receita atômica
Mil é exagero. Mas no mínimo, todas as capitais e grandes e médias cidades próximas a fronteiras e ao litoral deveriam estar cobertas. Eu imagino que com 100 seria possível
Vergonha e atualmente 😂, não temos nada do tipo.
Único local que não merece ganhar nenhuma bateria dessa é a esplanada dos três poderes em Brasília, quanto as baterias antiaéreas essa quantidade é quase insignificante, para o tamanho do Brasil.
Não se preocupe agora temos presidente de verdade, iremos sanar essa necessidade , conte com conosco.
Parabéns ao canal. Não sou do meio militar mas vocês conseguem explicar e ponderar com bastante clareza para um leigo como eu. Top demais.
Boa Noite eu faria sim , mas faltariam muitas baterias para proteger as refinarias de Cubatão onde se faz gasolina de aviação e outras refinarias também porque sem combustível a maquina de defesa não funcionaria, fora outros locais.
Sim, mas só com 15 fica difícil
Show, conhece d mais, vc é muito qualificado pra ter um canal militar 👋👋
Faz um vídeo mais detalhado; Como é composto cada bateria, quantos veículos e sistemas fazem parte 1 bateria ?
Eu não sei ao certo , mas no geral , são 1 veículo radar , 1 renunciado e uns 4 lanzadores
Parabéns ao canal, ótimas sugestão.
Parabéns pelo vídeo! Um hoop pro canal ! ❤❤❤
Hop! 🤜🏻🤛🏻🇧🇷
Concordo com a alocação das baterias antiaéreas devido a prioriedade dada à áreas de maior relevância na defesa, bem como na infraestrutura energética! Que isto se torne realidade! Parabéns pelo vídeo!
Além dessas... cidades extremamente estratégicas como Natal deveriam ter mais atenção por parte das forças armadas.
15 baterias não dá nem pra começa
Mas já é um começo, sendo que o nosso exército ficou estagnado e sem investimento nenhum durante 6 anos
Vamos p cima, 💪 ♻️ reciclar
Pros melancias é muito.
Rapaz...lista melhor que essa sua não tem! Show de informação.
Perfeito o posicionamento , porém realmente são poucas unidades , precisamos urgente de investimento em infra estrutura e tecnologia
Exatamente
Sim muito bem,ainda tem os portos que também são de fundamental importância,como o de Itaqui e porto de santos e outros.
no Paraná tbm tem o porto de Paranaguá que se não me engano é o segundo maior do país
No caso de Portos, a responsa da defesa é da Marinha, e não do EB
As suas dicas foi muito bom bem que o governo poderia ver as suas ideias
Concordo plenamente com a análise ela é perfeita, somente acrescentaria defesa de ponto de baixo alcance para eliminar as ameaças de drones e etc...
Seria ideal para essa finalidade os equipamentos tais como : Korkut ( Turquia) Skyranger ( Alemanha) Type 605 E ( China) Pantsir (Rússia) entre outras mais defesa de ponto de outros países.
Temos que operar em camadas para temos maiores resultados e maior capacidade de contra ataque imediato.
Pantsir ? Vc ta de sacanage ??? 😂😂😂😂😂😂
Se não me engano o Brasil usa já o gepard e o RBS-70 para essa função
@@Mariocampoverde não é suficiente para cobrir 15 baterias do Akash e proteger o imenso e vasto território brasileiro.
O Guepard precisa de atualização pois ele está ultrapassado em relação dos modernos citados em cima, porém ele não deixa de ser um bom antiaéreo de ponto de baixo alcance e destruidor de drones e outras ameaças.
Parabéns pelo canal..
Video muito exclarecedor, seria interessante a MB, também em pensar de adquerir baterias antiaéreas para protejer principalmente suas infra estruturas.
Sim, portos grandes como Santos, estaleiro que fabrica as fragatas Tamandaré em Itajaí-SC, estaleiro que fabrica os submarinos em Itaguaí-RJ, a própria Base Naval do RJ em Niterói que é a mais importante, a sede do programa nuclear da Marinha em Iperó -SP, são todos locais que a Marinha tem que se preocupar com a defesa antiaérea
@@TopMilitarLHBTem também a base aeronaval de São Pedro da aldeia que abriga os esquadrões de caças navais e helicópteros de ataque da marinha e as bases navais de patrulha como Rio Grande,Santos,Salvador,Natal,Belém e Manaus,a marinha deveria também basear obuseiros e defesa antiaérea nos arquipélagos.
Tomara que cheguem logo
15 não dá pra proteger muita área, o Brasil é gigante.
@@miisefabraziiian1002 vdd por isso tinha q ser pelo menos 1300 baterias e uma reserva de 3000 para a substituir as que foram perdidas em combate em caso de guerra
Parabéns pelo vídeo, muito didático e instrutivo. Torcer para dobrar o pedido desta compra.
Creio que se eles comprar as 15, em um futuro poderão comprar mais.
O problema é que somente uma bateria seria insuficiente pra cada cidade citada no video dada a importância tecnológica que elas representam ao país..É necessário também investimentos em grande parte contra drones e misseis de cruzeiro por exemplo.
Uma bateria não aguentaria a rajada de mísseis de saturação 😪
Uma defesa pra drone é a laser que Israel tem nós tanques deles, drone n chega perto kkkk
Tudo tem que dar certo.
Eu acho que o mais importante ê a transferência de tecnologia e o direito de fabricar quantas a gente precisar arte mesmo para dar emprego para nossos cidadãos.
É só comprar os primeiros e copiar depois, o resto é conversa mole !
@@luiztibiricagarcia3542Aham, simples assim fazer engenharia reversa, só da certo com a China pois eles são grandes economicamente falando.
Pará é importante galera!!!
Belém é melhor cidade do mundo!!
Nasci lá no Pará!
Muito feliz em saber que o Brasil está crescendo aos poucos!
Tá crescendo fechou 411 mil empresas.
Tá crescendo pra traz, tão atingindo a meta agora vão dobra
kkkkkkkkkk forças castradas usando todo orçamento para pagar pensão para viúvas e filhas solteiras de generais kkkkkkk
Crescendo pra baixo kkkkkkkkkkkk
e põe "aos pouco nisso" (exageraí😅)
Excelente e completo , mas Este Relatório Completo das nossas vulnerabilidade
O Mundo todo terá essa informação , os Países e Grupos, Terroristas e para militares, que não sabia das nossas deficiências de segurança, e onde estão nossos maiores e mais valiosos ativos Bélicos ,energeticos e Industriais. Agora saberão!
Quantas baterias seriam ideais para estarmos guarnecidos?
Vc poderia abordar aspectos mais técnicos sobre o equipamento, como alcance, do que é composta uma bateria completa, e talvez como funciona esse equipamento. Ele se guia por radar, infra vermelho, etc?
Umas 150
@@shoyo6242100 de médio alcance, talvez 20 de longo alcance
Pra estarmos totalmente protegidos , precisariamos de anti aerea curto alcance , e medio , além de mais avioes , eu chutaria , com base nos meus estudos , que 108 baterías anti aéreas de curto alcance , 187 de medio alcance cobriria todos os pontos mais importantes de defesa do brasil , aliados a isso , cerca de 4-5 esquadroes de 12 caças colocados em bases em pontos estratégicos, sendo necessário colocar uma base em Fernanda de noronha
@@Steve42443 Uns 50 de longo alcance para os locais mais críticos também. Estilo S-400, S-500, Patriot e THAAD
@@Steve42443Fernando de noranha precisa de uma base da marinha urgente, e se o Brasil fosse esperto, daria uma de China e contruiria uma ilha artificial mais pra perto ali indo pra Guiana Francesa e metia uma base ali.
Excelente vídeo, acredito que todo brasileiro deveria se informar mais através deste canal e de outros que tratam do mesmo assunto, eu como militar da reserva agradeço por esse documentário que faz com que alguns estrategistas de guerra analisem e pensem a respeito sobre a forma de distribuição dos armamentos descritos aqui.
Deveriam a marinha e a FAb também adquirir pelo menos 15 cada uma
Nosso Brasil é melhor paiz do mundo, precisamos se proteger ainda mais
De antigo so tem o designer, porque é muito tecnológico.
É verdade. E eu prefiro este designer antigo soviético, é mais "assustador"
Eu também kkk, intimida mais o inimigo
Ainda mais mísseis daquele tamanho amostra
@@JeanBreunig verdade kkkk
@@JeanBreunig kkkkk boa
É bom o Brasil estar preparado pois sabemos quem já vem a tempos de olhos no Brasil.
Senão proteger a itapu, petrobras e usinas do madeira nada adiantaria
O governo federal visitou várias vezes o estaleiro da marinha para planejar avanço tecnológico
qual governo o de agora?
@@baraka92games sim, o governo atual. Afirmei algo que vi e não que me falaram.
Maravilha
Excelente!!
@@baraka92gamesda uma olhada no diário oficial união e ver qual governo iniciou a compra do caça gripen, do submarino nuclear!!??
Seria semelhante, obrigado pela aula.
elas podem deter aproximadamente 4 alvos por vez?? e se um inimigo bombardear com vários misseis de cruzeiro? bem é pra isso q existe a Marinha e os futuros misseis mansup de 200km com o país árabe né? poderiamos fazer um A2 AD e o q viesse para o interior do país seria detido pelas baterias e caças. Bem eu sei que a defesa de um país é composta por camadas e variáveis das quais como leigo jamais compreenderei. Me responda e pare de me ignorar LHB ?
De 4 a 6 dependendo dos mísseis!
@@lobomalvado25 Errado, cada bateria é composta por 3 (três) veículos e tem uma arte com 3 ou 4 suporte para mísseis dependendo do tamanho dos mísseis utilizados.
Se for uma ogiva de 60 kg com uma cabeça espoleta, dar uns 3 mísseis por artes. Portanto cada bateria pode engajar de 6 a 8 alvos por vez.
obrigado por tirar a duvida, eu realmente não entendo nada. Claro q toda força armada tem suas camadas de proteção, e não da pra contar 100% com baterias, pois tem uma grande vastidão de equipamentos que antecedem um ataque de cruzeiro, como ter submarinos a disposição para afunda navios q venham disparar contra nós, ter navios, ter astros com mansup apontados para o mar e por aí vai.@@lobomalvado25
temos q saber se um ataque de misseis de cruzeiro seriam na casa das dezenas ou centenas. Mas temos q entender q essas guerras quando começam são chuvas de misseis então contra isto ngm ta preparado, nem os EUA@@lobomalvado25
Poderiam fechar acordo com transferência de tecnologia dessa bateria e a AVIBRAS fabricar e vender para países sul americanos.
São muitos locais pra proteger para poucas unidades. Mas a posição ficou boa.
Fiz o possível, mas ficou muita coisa de fora
@@TopMilitarLHBSim. Mas pelo menos protegeu a indústria e impediu dois crimes guerra, como ataques em centrais nucleares, barragens e hidroelétricas.
Mas com esse acordo comercial importante com a Índia, isso já abre-se portas para outras futuras aquisições de mais baterias antiaéreas ou até melhor o desenvolvimento em conjunto com a India de uma versão brasileira utilizando-se do chassi do Astros para transportar o sistema Akashi.
Muito bem distribuídas! Eu faria exatamente assim! 👍
Tomara que o EB aproveite e faça uma
engenharia reversa para produzir aqui esse tipo de armamento,gente competente nós temos. Vamos olhar pra AVIBRAS aí gente ! Não deixem acontecer o que aconteceu com a Engesa !
A Embraer ja tem um projeto nacional chamado guardião ++.., porem o míssil anti aéreo nao sera da feito pela embraer , apenas radar e o guiamento
Estou feliz por estar notícia
Faltou Itajubá, onde se encontra a F.I., responsável pela fabricação do armamento leve do EB, como o fuzil IA2, que é a arma padrão dos nossos soldados.
se bobiar nem os militares brasileiros posicionariam essas baterias tão bem como vc posicionou ! parabens
Provavelmente ficarão em Brasília, RJ, MG e SP como sempre.
Não é assim que funciona,você não prestou atenção no vídeo não?
@@marcioceliosilvasantos Espere pra vê!
Concerteza o país é muito grande precisa de umas mil realmente
Me tira um duvida Luiz, o Brasil ira fazer transferência de tecnologia do KC, mas em contrapartida a Índia também ira fazer de suas baterias ?
Bom dia meu amigo! A sua preleção é justa e coerente do ponto de vista de guarnecer o nossos pontos estratégicos em caso de ameaça à nossa segurança Nacional e nisso eu concordo contigo. Também reconheço que em caso de ameaça de ataque seriam mais ou menos estas as principais posições dias baterias. Mas a realidade em tempos de paz é diferente, logo duas coisas têm que ser levadas em conta: primeiramente, temos que lembrar que o Brasil tem 3 forças armadas e é necessário verificar quantas baterias serão destinadas para cada uma delas. E em segundo lugar, considerando que já existem várias organizações militares de artilharia antiaérea e que são elas que recebem e operam os sistemas de armas AAe, o estudo correto seria tentar prever quais dos grupos e baterias AAe que receberiam tais sistemas.
Nos próximos dias esperamos ouvir a noticia que o exercito comprou essas baterias.
Top top... falta mais baterias para proteger uma parte do nordeste também!!
Não considerou que o inimigo(conforme visto na Ucrânia) mandaria primeiro uns drones meia boca e quando esgotada a munição ou no período de re-municionamento, manda ria os mísseis pra valer.
Não lembro se falou o alcance.
Faltou um mapinha do Brasil com a distribuição.
30 Km de alcance. Eu ia fazer um mapinha mas já estava esgotado, editando o vídeo desde cedo
@@TopMilitarLHB Poxa vc iniciou a apresentação sobre como seria a defesa do Brasil através da artilharia antiaérea em 3 episódios, colocando no canal somente a artilharia de curto alcance. Ainda este projeto vai sair do papel ???
Quantos veículos formam essa bateria anti aérea
E qual o seu alcance?
Quantos alvos é possível travar de forma simultânea
Qual é o teto operacional ?
Falto citar também, à cede de lançamentos de foguetes de Alcântara, e o porto de Itaquí, um dos mais importantes porto comercial do brasil. Quase tudo que vai para Europa passa aqui. Todo vez que eu vou à praia eu vejo uma fileira de 5 há 9 cargueiros comerciais
Na Baia de São Marços ficam, em média, 30 a 40 dos maiores graneleiros do mundo aguardando carregamento. Salvo engano, é o maior porto graneleiro do Brasil.
@@PauloPereira-jj4jv se você entendeu não há pra quê perguntar se é ou não!. Não estou descrevendo em um papel, estou escrevendo em um aparelho, onde a probabilidade de errar é muito maior do que no papel✔️
Não vão querer ir aí perder tempo. Podem ficar tranquilos
Moro em Brasília e não sou político, não se esqueçam que os políticos que estão aqui são de todos os estados, então antes de reclamar aprendam a votar.
No momento nosso país está acéfalo! Totalmente vulnerável e sem liderança.
pensei o mesmo nesse ponto do video!
Qual a dificuldade em fabricar aqui? Mas neste caso em relação a venda do KC, concordo plenamente. É um ótimo negócio!
O ideal seria dobrar o número da quantidade dessas baterias anti aéreas as baterias anti aéreas da Rússia também são muito importantes nesse arsenal
Precisamos de 10X mais que isso, ou seja, umas 150 baterias (curto, médio e longo alcance) pra podermos nos sentir protegidos de verdade.
Parabens pelo video LHB
Sobre o video eu nao creio que os generais do estado maios brasileiro nao tem centros de comando subterraneos pra operaçoes em caso de conflito com potencias estrangeiras. Seria uma idiotice ficar em predios de superficie zefendidos por baterias antiaereas limitadas.
Porra então seria ótimo não por em Brasília 😂😂😂
Bom , ja e um avansso por que nao tinhamos ne , agora falta a de lomgo alcance , seria o que a avibras esta desenvolvendo.?comento com uma pergunra.sam 3 niveis pequeno, medio e lomgo alcanse.
Um Estado e nem falo de cidades, tem que ser totalmente protegido com essas baterias antiaéreas, pelo mar também total proteção, estou falando do Estado de São Paulo. Agora, o Brasil inteiro precisa de proteção. Do Oiapoque ao Chui do Acre a Paraíba, de Fernando de Noronha a Base na Antártica e toda a nossa Amazônia Azul. 1000 baterias é um começo.
Faria em parte, diferente do que abordou no vídeo. Baterias a meu ver é um armamento que deve ser posicionado em locais em que meios aéreos demorariam a chegar para proteção do espaço aéreo. Obviamente algumas cidades eu manteria, porém o nordeste seria o local mais vulnerável brasileiro para ser atacado por não ter caças e ser mais próximo da Europa, logicamente é melhor conquistar uma cabeça de praia o mais próximo possível de ressuprimento e não colocou nenhuma nessa região. Minha distribuição seria assim:
Brasília - capital
Natal - estado vulnerável a ataque e queda para um inimigo logo no início do conflito, o Brasil não seria invadido pela Amazônia, uma barreira natural brasileira, porém a cobiça é grande e deve ser defendida.
Belém - porta da Amazônia
Manaus - maior concentração militar da região
Recife - cidade importante logisticamente em caso de guerra e sede do cindacta III
Candeias/Ba - segunda maior refinaria do Brasil e sede do segundo distrito naval e base importante para manutenção de meios navais, avariados.
Paulo Afonso/Ba - maior usina hidroelétrica do nordeste e mais próximo de um ataque com mísseis/caças do que belo monte;
Rio de janeiro/Niterói - proteção de estruturas militares importantes das três forças;
Santa Cruz RJ - proteção de importante base aérea litorânea;
São José dos Campos - importante cidade produtora de produtos bélicos
Canoas - proteção de meios militares importantes e relativamente próximo ao litoral e meio de dissuasão para países localizados ao sul do Brasil
Foz do Iguaçu - proteção de hidroelétrica importante;
Angra dos Reis - proteção das usinas nucleares;
Juiz de Fora - proteção de indústria bélica;
São Paulo - importante cidade econômica brasileira, alvo para desestabilizar a economia.
Creio que essa distribuição abrangeria praticamente todas as regiões com proteção de infraestruturas importantes. Mas o Brasil é grande, comprando 20, ainda sim, teríamos áreas sem proteção.
Deveria colocar uma em Anápolis-GO, onde fica o primeiro grupo de defesa aerea.
Canal muito bom.
Muito bom!! Não seria ruim a aquisição das Baterias de defesa Terra ar Akash Indiana!! Mas como a FAB é MB também teriam que ter suas baterias de defesa Terra Ar, sou a favor também da aquisição das baterias Israelense BARAK MX devido a experiência dete país em abater mísseis e Fuguetes e sua formidável capacidade de integração aos radares do SINDACTAS do Brasil!!
Demorou demais pra fechar.
O planejamento esta excelente, mas a verdade é que 15 baterias chega a ser irrisório para nosso tamanho. Se a FAB providenciasse para os Sindactas e a MB para estaleiros e portos (principais), ai ficaríamos melhor.
Muito legal ótima amalize .
O Brasil tem o direito e dever de se.armar no.maximo porque já deu pra perceber que o país está sendo a mina dos olhos de muitos países !
Concordo plenamente contigo meu jovem,mas também sujiro num próximo vídeo tu listares os outros pontos ďo nosso território nacional, enfatizando os portos,aeroportos, capitais litorâneas (particularmente aquelas que ficam em ilhas),demais capitais, refinarias de petróleo, instalações do Sisdacta da FAB,rede de comunicação nacional,Foz dos nossos rios que desaguam no mar,AFA,Embraer e as Demais Capitais brasileiras, além das grandes cidades do interior que não são capitais mas são metrópoles (Campinas e Campos dos Goytacazes, entre outras),algo que demandará a Artilharia de Costa no CFN e na Infantaria da FAB necessariamente tendo que ser adquirido mais baterias Anti-Aereas desse sistema indu não só pro EB mas também demais Forças Armadas.
Brasil 🇧🇷🇧🇷
Acredito que todos os Estados deveriam receber as baterias.
Perfeito, a própria importância da estrutura militar pede a defesa antiaérea sem dúvidas!
👏👏Boa análise ❗
Obrigado
Olá faltou proteger Gavião Peixoto aonde tem a fábrica dos gripens onde tem a manutenção dos caças da FAB
se for tudo planejado certinho dará certo sim concerteza 🇧🇷👌👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Bom vídeo tomara que de certo a negociação, o Brasil tem muitos pontos vitais, mais olha que essas baterias seram alocadas de 3 a no maximo 5 pontos extrategicos ja que elas são moveis facilitando a logística, chuto Sul ( provavelmente RS), Goiás e outro ponto norte dando logística para extremo norte da regiao nordeste. ( justifico pelo Brasil nao estar em conflito, nao ha necessidade de emprego) Deixo uma pergunta. Com as tecnologias que o Brasil ja detem e os astros nao é possível ter uma versão "bateria antiaérea", tem o II e o III protótipo já, (são lançadores maaas)...
Em SJC ainda tem o ele terrestre entre Litoral Sudeste x RJ x SP, além do CTA Centro Técnico Aeroespacial e o INPE que tbm fica aqui, e ainda protegeria o 6º Bil que fica a 30Km em Caçapava, é um dos polos mais importantes para guerre de media a longa duração
É verdade