A versão amarela que a Darkside lançou era uma homenagem ao 1º volume do livro original lançado que, por ventura, era amarelo. Também não acho os livros da Darkside muito bonitos, mas passo pano para essa homenagem posta no livro "Drácula".
A versão original não tem os cortes laterais VERMELHOS. E, aliás, a capa e a gravação estão mais próximos da edição da Everyman's Library do que da Darkside.
Detalhe que eles ainda fizeram a capa com tom de envelhecido. Muito bonita a edição. A diagramação eu não sei como está, geralmente é o ponto fraco da Darkside.
Eu tenho a versão amarela que é meu xodó, coisa mais linda. kkkkkk Vai do gosto de cada um. Lembrei disso tbm, q eles tentaram reproduzir a edição original como homenagem.
O seu canal, o da Tatiana e o do professor Rodrigo Gurgel eu respeito. Dá pra perceber que vocês falam do que leem. É amor pela literatura, desejo de compartilhar impressões, sentimentos, aprendizado que adquirimos quando lemos bons livros. Eu gostaria de fazer vídeos todos os dias, mas eu PRECISO e AMO ler os livros dos quais vou falar.
MEU DEUS, RODRIGO GURGEL É PERFEITOOOOOO, ele merece o mundo, um fofíssimo.Ele merece muito mais reconhecimento do que esses booktokers, q so leem os hots escritos pelo chat gpt no kindle
A Tatiana levou nome de amargurada e o diabaquatro, mas ela só falou verdades. A metralhadora dela estava no doze? Estava. Mentiu? Não. Feltrin é uma das poucas que sigo religiosamente, não por concordar com tudo que ela fala, porque nem sempre penso igual, mas por ver que ela tem um esmero imenso nas suas resenhas, um respeito com seu público que invade a tela e desagua em cima da gente. Ela é grandona!
Que bom que li este comentário logo no inicio e perceber que é o mais curtido. 🙏 Este vídeo apareceu aleatoriamente na minha página principal, entrei para assistir, esperei 7 minutos para realmente começar a se falar do assunto e só consegui ouvir 3 minutos. É muita asneira, não dá.
A culpa é da parte comercial mesmo. A mania de sair fazendo tudo correndo, em escala industrial, acelerada, sem revisar, sem consultar, enfim, tudo em nome da audiência de influêncer. ChatGPT é a resposta pra esse caso. Não tenho dúvida. Trabalho nesse meio. É assim mesmo. Muita coisa bizarra está por vir ainda, minha gente. Inteligência artificial + geração TikTok (tudo instantâneo e superficial) + superficialidade das pessoas + dinheiro = produção cultural das próximas décadas. O que me surpreende é editoras de livro aderindo a isso. Mas, no fundo, quem manda é o mercado. Em melhores palavras, a culpa é nossa, consumidores, que valorizamos com nosso dinheiro, nossa interação e nosso tempo esse mercado de superficialidades. É só o começo.
As aulas do professor José Monir Nasser são belíssimos. Toda vez que leio um clássico, ouço os áudios. Alguém muito capaz poderia transformar esses áudios em livro. 🥹📚
"fã ou hater" kkkkkkkkkk NUNCA LEU NEM A RESENHA eu abandonei influencey booktuber por preguiça, todo mundo sempre lê os mesmos 5 livros e a opiniao é sempre a mesma???? sigo a Tati desde sempre pq as resenhas são bem completas e interessantes. conheci seu canal agora e ADOREI a fofoca kkkkkkkk muito boa a crítica
Siiiiim, exatamente isso, os livros são sempre os mesmos, são os livros que estão sendo divulgados pelas editoras e mandam cópias pra esse povo resenhar.
Olha, só uma correção quanto ao início do vídeo: a edição amarela da Darkside, é uma réplica da edição original lançada pelo próprio Bram e a outra edição não é nova, ambas foram lançadas juntas em meados de 2020.
Fiz Letras na UFMG nos anos 2000 e li muito. Essa vergonha eu não carrego! Textos críticos/teóricos eu nem sempre dava conta de ler tudo, mas se houvesse análise de obra era meio impraticável realizar os trabalhos e as provas sem ler os livros integralmente. Mas uma coisa é fato, a academia força certas correntes críticas e ignora outras.
fiz Letras. a gente não lê os livros mesmo não. a aula é mastigada pelo professor e, geralmente, lemos na íntegra pouquíssimo do que é listado. e sobre Jane Austen: numa das disciplinas de literatura nos foi dado mesmo uma interpretação feminista dela. como eu só li um dos livros e nem foi todo, não me sinto na posição de concordar nem de discordar kk
Antônio, bom dia! Tudo bem? Eu morro de vontade de cursar letras (já cursei uma graduação e sempre quis fazer letras uma hora na vida) e gostaria de saber se os alunos não lêem por ter um acúmulo desnecessário de conteúdo ou porque só é feito o que é pedido? Por exemplo: eu tinha uma matéria na faculdade em que o professor pedia para lermos os textos antes da aula, para discutirmos os pontos principais e trazer uma aula mais aprofundada. Não funcionou. A maioria dos alunos reclamava que não tinha tempo para a leitura, que tinha que trabalhar e etc. Não desmereço essa questão, também trabalhei durante a faculdade, mas concordava e torcia para o método do professor dar certo. Ou seja, queria saber se há como ler na íntegra que o aluno quiser ou eles passam tantos retalhos que fica impossível?
@@beatrizvital95 bom dia! É um meio a meio. Como deve saber, vc tem aula com vários professores no decorrer de uma graduação. Há professores que passa a lista e pede a leitura conjunta, mas que no final vai te dar a interpretação das coisas sem direito de contestação, o q te dá abertura pra n ler os textos. Lembrando que isso acontecia mais nos cursos noturnos - o conhecimento base entre os alunos do noturno e do diurno é notório. Também tem oq que faziam como o caso que citou, mas honestamente, a depender da disciplina, vc n lê muita coisa. E mesmo que fosse o caso, os textos são úteis pra entender as teorias na fonte, no caso das cadeiras teóricas, e o mesmo vale pros livros das cadeiras de literatura. A depender do caso, dá sim pra ler as coisas sem se embananar com o trabalho, mas a mão é passada na cabeça do pessoal da noite com certa frequência por conta do fator trabalho. Pelo menos foi isso que eu senti.
A Jane Austen não era feminista. Ela era uma mulher com cérebro e ainda por cima usava o cérebro que tinha. Diferente das feministas de hoje em dia, que possuem suas opiniões, que na verdade nem são suas mas de outras mulheres que decidem por elas, a Jane Austen observava a sua realidade e conseguia não apenas observar as injustiças que, assim como existem no nosso tempo, também existia no tempo dela. Ela não apenas observava, ela falava também. Mas ela não falava de qualquer jeito, com falta de respeito, sem educação. Ela falava/denunciava através de suas histórias, seus livros. É uma desonra, um xingamento colocar a Jane Austen na mesma frase onde consta a palavra feminismo. Coitada da mulher. 😢
Ganhou uma seguidora! Tenho um perfil no skoob e acompanho algumas pessoas por lá, já encontrei "leitores" na plataforma que consomem livros no modo turbo e qdo publicam as resenhas é perceptível que copiaram de algum lugar, porque o vocabulário usado no histórico de leitura e nos comentários não corresponde ao das resenhas. É triste e risível ao mesmo tempo.
Pela mensagem dos livros sim, porém de fato não dá pra saber só pela leitura dos livros, afinal não tinha entrevista tantas pra saber causas dos escritores, claro que pelas personagens é uma dica e principalmente pelas Bronte tem muito feminismo em várias partes
Minha mãe fez letras e eu acompanhei todo o processo, em suma é realmente isso que você falou, lêem os "cortes" de alguns trechos, geralmente comentados, até mesmo modificados e totalmente selecionados com um viés. Infelizmente é muito comum, foi uma das coisas que me desanimou para cursar letras no futuro. Estou muito feliz com sua volta Debs, vou colocar você e sua família em minhas orações❤
O que conta é estar do lado certo da panelinha. Nunca esqueço que uma vez tinha lido "Éramos seis" e fui atrás de uma resenha, achei uma booktuber de franja muito famosa, mas os comentários dela eram praticamente resumidos à novela da globo. Ela não falou nada sobre o retrato de época, a crítica social, a decadência dos costumes, etc. Mas outro dia ainda fui ver o instagram dela e encontrei foto de voto, ela reclamando da vitória do Milei e outras coisas
Fiquei um tempo sem ler, voltei recentemente com esse habito, pois bem, vi uma resenha de um desses influenciadores, comprei o livro e to aqui revoltada "como eu pude cair nesse golpe". Ser politicamente correto não é o problema, pra mim o problema é você focar a sua interpretação da leitura nisso. Sou super fã da Tati, e agora estou aqui nesse canal que obviamente não tem o mesmo posicionamento que o meu, mas a bem do meu desenvolvimento como leitora, estou aqui. Paciência!
O culpado dessas interpretações eróticas/sexuais do Drácula é basicamente uma: a psicanálise. A galera de letras (e acho q tbm de cinema, sobretudo da academia) parece sentir tesão em aplicar psicanálise em TUDO. As vezes a obra tem uma explicação bem simples e direta, mas daí eles vão lá e colocam complexo de édipo, repressão sexual, fase anal, etc. É compreensível aplicar isso nas obras de escritores como Hermann Hesse, q era fã de Jung e nítidamente usava símbolos psicanalíticos. Mas pra boa parte dos escritores e obras literárias, interpretações psicanalíticas são simplesmente nonsense.
Foi igual aquele episódio de todo mundo odeia o cris, quando a sinhorita Morello, fala para fazer um trabalho do livro homem invisível ele faz o do filme homem invisível. Nada ver kkk
Na Letras, lembro só d’Os Lusíadas que tenhamos lido todo, ou quase todo. Era aula de uma professora das antigas, que estudou em Portugal. Na maior parte das vezes, nem crítica lemos. Foram mais textos técnicos e teóricos. Geralmente não dá tempo pra ler e, ainda, discutir em grupo. No mais, Letras é diferente do curso de Literatura que existe na gringa. Grosso modo, Letras é uma mistura/um resumo de tudo o que envolve a língua de alguma forma. Inclusive, a galera que prefere literatura sempre sai decepcionada do curso porque tem muita linguística.
Lusíadas li no colegial, e completo! Mas eram outros tempos, e em uma época anterior a chegada da internet no Brasil! Mas naquela época, tive sorte de ter aulas muito completas de literatura brasileira e portuguesa. (Devendo apenas um pouco a outras regiões do mundo). - Mas recordo que até Shakespeare chegamos a ler. Não por completo, mas os trabalhos mais renomados.
Não é à toa que você e seu filho estão sempre doentes… Espero que a natureza recicle-o em breve, pois deve ser vergonhoso e angustiante ter uma genitora como você. Ninguém merece. Criticar sem problemas…mas debochar, principalmente num canal dessa mídia, é falta de respeito e de educação, e quem sabe existe inveja de alguma coisa. Resiliência! (Perdoe meus erros ortográficos, sintáticos e etc e tal, 🤪).
SIm! 001- Como Ler Livros - por Mortimer J. Adler / Charles Van Doren; 002- Crime e Castigo - por Fiódor Dostoiévski; 003- O Estrangeiro - por Albert Camus; 004- Em Busca de Sentido - por Viktor Frankl; 005- A Rebelião das Massas - por Jose Ortega y Gasset; 006- O Coração das Trevas - por Joseph Conrad; 007- Apologia de Sócrates - por Platão; 008- Os Irmãos Karamázov - por Fiódor Dostoiévski; 009- O Saber dos Antigos - por Giovanni Reale; 010- O Vermelho e o Negro - por Stendhal; 011- O Jardim das Aflições - por Olavo de Carvalho; 012- O Homem sem Qualidades - por Robert Musil; 013- A Crise do Mundo Moderno - por René Guénon; 014- Admirável Mundo Novo - por Aldous Huxley; 015- O Homem Revoltado - por Albert Camus; 016- A Divina Comédia - por Dante Alighieri; 017- Hamlet - por William Shakespeare; 018- Ilíada - por Homero; 019- A Peste - por Albert Camus; 020- O Processo - por Franz Kafka; 021- Fedro - por Platão; 022- A Ilha - por Aldous Huxley; 023- Antígona - por Sófocles; 024- A Montanha Mágica - por Thomas Mann; 025- A Metamorfose - por Franz Kafka; 026- A Consolação da Filosofia - por Severino Boécio; 027- Rei Lear - por William Shakespeare; 028- Os Demônios - por Fiódor Dostoiévski; 029- O Livro de Jó - por Bíblia; 030- Prometeu Acorrentado - por Ésquilo; 031- Castelo - por Franz Kafka; 032- Fausto (Primeiro) - por Wolfgang von Goethe; 033- Odisséia - por Homero; 034- A Tempestade - por William Shakespeare; 035- O Misantropo - por Molière; 036- Dom Quixote - por Miguel de Cervantes; 037- O Senhor dos Anéis - por J. R. R. Tolkien; 038- 1984 - por George Orwell; 039- Os Noivos - por Alessandro Manzoni; 040- Fausto (Segundo) - por Wolfgang von Goethe; 041- O Idiota - por Fiódor Dostoiévski; 042- Otelo - por William Shakespeare; 043- A Morte de Ivan Ilitch - por Liev Tolstói; 044- Confissões - por Santo Agostinho; 045- A Traição dos Intelectuais - por Julien Benda; 046- Édipo Rei - por Sófocles; 047- Teogonia - por Hesíodo; 048- Gênesis - por Bíblia; 049- Fedra - por Racine; 050- Doutor Fausto - por Thomas Mann; 051- Ilusões Perdidas - por Honoré de Balzac; 052- Esperando Godot - por Samuel Beckett; 053- Os Lusíadas - por Luís de Camões; 054- O Banquete - por Platão; 055- Don Giovanni - por Lorenzo da Ponte; 056- Macbeth - por William Shakespeare; 057- Retrato de um Artista Quando Jovem - por James Joyce; 058- Orestéia - por Ésquilo; 059- Tristão e Isolda - por Richard Wagner; 060- Eugénie Grandet - por Honoré de Balzac; 061- Notas [Memórias] do Subsolo - por Fiódor Dostoiévski; 062- Moll Flanders - por Daniel Defoe; 063- A Morte de Virgílio - por Hermann Broch; 064- O Reino da Quantidade - por René Guénon; 065- Almas Mortas - por Nikolai Gogol; 066- Moby Dick - por Herman Melville; 067- Terra Arrasada - por T. S. Eliot; 068- Mercador de Veneza - por William Shakespeare; 069- Diário de um Pároco de Aldeia - por Georges Bernanos; 070- A Cartuxa de Parma - por Stendhal; 071- Seis Personagens à Procura de um Autor - por Luigi Pirandello; 072- Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister - por Wolfgang von Goethe; 073- O Rinoceronte - por Eugène Ionesco; 074- Menon - por Platão; 075- Um Inimigo do Povo - por Henrik Ibsen; 076- Ortodoxia - por G. K. Chesterton; 077- Madame Bovary - por Gustave Flaubert; 078- Ulisses - por James Joyce; 079- No Caminho de Swann - por Marcel Proust; 080- O Jogo das Contas de Vidro - por Hermann Hesse; 081- Sonho de uma Noite de Verão - por William Shakespeare; 082- As Seis Doenças do Mundo Contemporâneo - por Constantin Noïka; 083- Memórias Póstumas de Brás Cubas - por Machado de Assis; 084- Sobre o Sermão da Montanha - por Santo Agostinho; 085- Morte em Veneza - por Thomas Mann; 086- Michael Kohlhaas - por Heinrich Von Kleist; 087- Noites de Reis - por William Shakespeare; 088- República de Platão - por Platão; 089- O Processo Maurizius - por Jacob Wassermann; 090- O Inspetor Geral - por Nikolai Gogol; 091- Ana Kariênina - por Liev Tolstói; 092- Um Dia na Vida de Ivan Denisovitch - por Alexandre Soljenitzin; 093- Tartufo - por Molière; 094- Notas para uma Definição de Cultura - por T. S. Eliot; 095- Medéia - por Eurípedes; 096- Woyzeck - por Georg Büchner; 097- Père Goriot - por Honoré de Balzac; 098- Mensagem - por Fernando Pessoa; 099- Castro - por Antônio Ferreira; 100- Eneida - por Virgílio.
Em relação ao professor José Monir eu conheci aqui... Realmente vc cita algumas coisas dos áudios dele mas referência citada, normal. Tati também cita uma coisa ou outra do Literatura Fundamental, que conheci lá também através dela e acho isso muito bom!
Sou estudante de Letras do 7° período numa federal e realmente não lemos todos os livros estudados das disciplinas ofertadas em cada semestre. Normalmente ,o professor escolhe 4 obras para ser opções de leitura e lemos 1 ou 2 delas. Entretanto, eu faço questão de ler todas as opções para fazer valer minha experiência com a disciplina por completa. Também noto esse telefone sem fio em que as pessoas juram que são verdades, mas nunca leram para compreender o que é real ou não. Acho interessante também quando algumas críticas trazem interpretações do que a história não pensou contar porque querendo ou não o leitor faz a obra. Mas acho problemático estabelecer essas interpretações como verdades descobertas e que precisam ser canonizadas. Vamos usar o exemplo de Jane Eyre. Antes de ler, eu também achava que era um livro feminista e, quando eu li, achei justamente o contrário. Sou de esquerda, mas nem por isso tenho que concordar com todos os discursos. Respeito as interpretações, cada um tem a sua, mas um professor, um crítico literário e todo essa área profissional voltada à literatura querer impor uma ideologia aos livros é muito extremo. Como o caso de Dracula ser um personagem bissexual, por exemplo. Tem que saber separar comentários interpretativo de imposição ideológica.
E mesmo as opções que são dadas, já passam pelo crivo do professor, o que já passa por algo que o professor tem o intuito de falar... Fora que a cabeça da maioria das pessoas procura o que elas querem ditar por verdade em todos os lugares, inclusive nos livros. O Bauman fala que a verdade se encontra na literatura, e não na sociologia, só que as pessoas andam fazendo vista grossa até pra verdade
@@patriciac1788 a tati criticou, sem citar nomes, a publi que a darkside pagou a uma tiktoker sobre uma edição nova de Drácula, mas na publi, a influencer falou da história do filme ao invés do livro. Além disso, veio a crítica do viés político, e eu como esquerda, totalmente oposto à visão da Tati, precisei concordar, pq a Tati, apesar de não termos a mesma visão, sempre teve muita responsabilidade com os conteúdos publicados sobre livros, e mercado editorial, especialmente com a editora darkside que tem inúmeras críticas pelo investimento na edição física do livro, mas não na revisão dos textos antes da publicação.
3:30 eu tenho a edição Dark do Dracula. Eu li por ele e por outra no kindle. Achei a amarela feia, mas tem o contexto de ser parecida com a primeira edição lançada. Acho alguns livros deles bonitos e acho que tem muitas outras edições bonitas de outras editoras tb. Mas como dizem gosto é igual cool. 😂
"Entregue seu vazio a Jesus, antes q ele seja preenchido com outras coisas que o levarão a morte" Jesus te ama e vc e mais capaz e mais incrível do que vc imagina❤❤❤❤❤❤
Ela se chama Patrícia Dos Reis '@pathydosreis'. O vídeo dela comentando sobre o livro tá no Instagram da própria Darkside. E há um vídeo aqui no TH-cam com o conteúdo do que a Tati falou, se chama "Tati Feltrin desabafa sobre influencers literários, Darkside e clubes de assinatura de livros".
O mais incrível nesse evento da bonitinha que “resenhou” O Príncipe do Maquiavel, quando comentei no vídeo sobre a completa ausência de contextualização histórica ser um dos motivos pelos quais a “análise” estava absolutamente torta, foi um fãzinho dela afirmar que eu estava desmerecendo o trabalho dela ao “dar carteirada” por ser professora de História. Ai, Deus…
Fiz letras e virava a noite lendo com prazer, massssss tinha muita gente lá que fazia isso, viu??! Na época, muita gente foi para a prova de Grego II tendo visto somente o filme do Brad Pitt, ou seja, sem ter lido uma frase d’A Ilíada. O povo não tem vergonha na cara. 😂😂😂😂
Eu adoro a edição amarela de Drácula pois é igual a primeira edição. Sei lá, acho isso legal! E no mais eu paguei 10 reais em uma promoção então valeu rs
E tem gente que ainda acha q o conhecimento vai ser fácil no futuro por causa da sua acessibilidade na internet. Meu irmão, coloca 20 anos de IA e geração Tiktok. A pessoa q nascer daqui 20 anos, n vai nem conseguir achar o verdadeiro livro do Dracula (pq se ngm de fato leu ou lê, fica fácil para um tradutor mudar a historia do jeito q queira - digamos por exemplo dar um tom de pornô gay pq ela acha que deveria ser assim, movimento esse que já vemos em series - e ai aplica-se traduções em cima de traduções geradas por IA com alguma intenção secundaria e a merda ta feia), e essa pessoa nascida em 2044 n vai ter nem referencia, pq todas as pessoas q ela conhece tbm n leram. O conhecimento vai desaparecer não pq sumiram com ele, mas pq jogaram um monte de lixo em cima. É fia...E mesmo se esse individuo de 2044 achar o verdadeiro livro, n conseguirá ler, se a nossa geração já sofre de um analfabetismo funcional, imagina daqui 20 anos de estrume socio construtivista ou coisa pior que nos aguarda.
Fofoca? Quero... Eu acompanho as aulas do José Monir Nasser, cheguei nele quando estava procurando algo sobre o Senhor dos anéis após ler os mesmos, e é maravilhosa a maneira como ele falava... Pena q se foi tão cedo.
Ser sensual é uma coisa, agora falar quem tem Vi@d@gem ali, é ir muito além. O livro em sim é cristão, e isso não é nem questão de interpretação, e sim porque é a base dele.
QUE VÍDEO MARAVILHOSO... Não consigo discordar de uma letra nesse vídeo. Me fez lembrar um maluco que foi parar no podcast do Bruno Perini pra falar de literatura e Dostoiévski, e ele simplesmente disse que leu a biografia do Dostoiévski (como se isso bastasse pra ser um especialista em Dostoiévski), e aí você entra na página do cara simplesmente tinha John Green, e ele nitidamente não leu NADA de Dostoiévski, sabe porra nenhuma, e tava em um dos maiores podcasts do Brasil
PERGUN TA O que você acha de livros com capas que têm um TÍTULO GIGANTE ESCRITO COM UMA COR NORMALMENTE APAGADA NUM FUNDO DE COR VIBRANTE onde a palavra não cabe numa linha da capa e então ficam duas letras isoladas?
Ideia de vídeo não-resenha: conta pra gente como escolher boas fontes de apoio pra ler clássicos. Aposto que você tem ótimas dicas, como as palestras de professores na internet. E pra corroborar com a discussão sobre qualidade do ensino, quando comecei a pesquisar sobre Shakespeare descobri materiais pra começar a ensinar crianças de 5 anos com as peças dele. A Inglaterra pode estar decadente, mas ainda está muito acima do que conhecemos…
Muito oportuno seu vídeo... tenho notado de uns anos pra cá que as editoras só lançam edições de luxo, capa dura, vários extras (que na maioria das vezes não acrescenta nada, só poluem) e tals. É a maneira delas de tentar convencer o público que vale sim a pena pagar 150, 200, 250 paus por aquele produto, quando na maioria das vezes não vale. Gosto muito de frequentar sebos, e tenho comprado livros ótimos por 3, 5, 8 no máximo 20 reais. Comprei uma edição dos anos 80 de Orgulho e Preconceito por 5 reais, na livraria que eu frequento tem uma edição nova por 70 reais, e mano, A MENSAGEM É A MESMA....nos dois casos você lerá um ótimo livro, só que no comprado em sebo você está dando uma segunda chance para um livro, gerando renda para um setor meio marginal e contribuindo com a natureza, por acaso alguém sabe quanto de água, energia e celulose é nescessário para se fazer um livro novo? Fora o fato de que garimpar é divertidíssimo.
Menina, cê tirou um peso de mim… Eu li 3 de Jane Austen e sempre vi ela exaltando a feminilidade, a essência feminina, a delicadeza. Exatamente o contrário a essas ideologias feministas atuais… Mas aí vi críticas e todas falando que as mulheres eram feministas e tal e tal. E fiquei assim… Gente? Será que entendi errado? (porque às vezes podemos ser as burras, né? Se os caras da "Academia" estão falando kkkk). Aff. Obrigada por este vídeo. AMEI! E aqui… E o pessoal agora falando que Bentinho era gay? Sei lá… Li o livro há um tempo, mas não me lembro disso. Pra mim a história é sobre um homem paranoico e inseguro. Mas vou até reler do tanto de gente que tá falando sobre isso kkkk
Essa fofoca pode ser literária, mas a vida imita a arte e sou testemunha de casos similares no mundo corporativo. As pessoas não aprenderam nem na escola que atividades assim, feitas no esculacho, só piora a situação?
Na edição da Intrínseca do Mágico do Oz, na contracapa, há uma descrição correspondente a fatos do filme de 1939, como se fosse uma descrição do livro. Quem fez esse texto para colocar no livro... não leu o livro. Rs. É bem bizarro. Isso acontece direto. Esse caso do Dracula viralizou. Mas há tempos que acontece e aparentemente ninguém leu, ninguém percebe e ninguemse importa. A impressão é que poucos compradores de livro realmente LEEM. Os Miseráveis da Martin Claret tem até erro de "mais" e "mas", "traz " e "trás ", datas erradas que confundem o enredo. Ninguém que me disse ter lido o livro percebeu, rs. Eu fico pensando: COMO lei e não percebeu? O erro deixa tudo confuso! Rs.
10 หลายเดือนก่อน +32
Detesto fofocas... Mal contadas, kkkkkkk Eu queria um slideshow com prints e imagens de todos os perfis mencionados. Mas entendo que não é possível. Vou fazer uma investigação policial por conta própria hahahaha
Darkiside é uma editora mediocre mesmo,a Beatriz Paludeto( acho que é assim que escreve) criticou a tradução e os erros ortagraficos ,nunca mais recebeu um livro rsrs
Tempos atrás, teci comentários um tanto negativos sobre este livro, além de outros muito "paparicados" da literatura contemporânea brasileira. 😅 Mas como meu canal é por deveras insignificante, não chegou a gerar polêmica. Apesar que compartilho em 100% desta opinião!
@@sempreumlivro8237 Pensando bem, "propostas" mesmo, eu só recebi na época em que possuía um programa de rádio. Mas não era exatamente de editoras, mas sim parcerias com lojas de produtos de cultura pop... Mas lá na rádio, como era um programa pago, eu até que fechava algumas promos. Mas apenas com produtos e anunciantes que possuíam uma identidade com a proposta e o conteúdo do meu programa. E sem nunca anunciar nada em que eu não levasse fé... Pois nestas horas, era o meu programa que estaria em jogo, caso algum anunciante não tivesse um mínimo de compromisso com aquele universo da cultura pop. (E isto em uma época bem anterior a popularização da Internet, e em uma realidade em que eu era um dos poucos a falar exclusivamente de livros, HQs e cinema em um programa de rádio). - Mas naqueles tempos, não tínhamos todo este modismos dos dias de hoje!
Já não é de hoje que certos criadores de conteúdo "modinha" se passam por grandes entendidos do universo literário. E eu já canto essa bola tem tempos! E eu até listaria umas três pessoas (com canais gigantescos) que creio que nunca leram nada - ou quase nada - do que anunciam em seus canais. 😅 Mas enfim, cada doido com sua mania! E se tem editora (que mais se preocupa com a forma do que com o conteúdo) e que preza esse tipo de "criador" para promover seu catálogo, então paciência! E enquanto isso a vida segue, certo?! 😌 De qualquer forma, sobre Drácula, uma edição que eu sempre recomendo é a da Principis. Pois esta soma preço justo, texto integral, e sem muitas frescuras. - Já com as outras obras de Bram Stoker, também com preço aceitável, recomendo as do selo editorial Pé da Letra. (Não é o catálogo mais completo, mas somado ao Drácula da Principis, forma uma trilogia bem aceitável do autor, e custando no total, bem menos de R$50)... Ou seja, paga caro por conteúdo de domínio público quem quer!
A versão amarela que a Darkside lançou era uma homenagem ao 1º volume do livro original lançado que, por ventura, era amarelo. Também não acho os livros da Darkside muito bonitos, mas passo pano para essa homenagem posta no livro "Drácula".
A versão original não tem os cortes laterais VERMELHOS. E, aliás, a capa e a gravação estão mais próximos da edição da Everyman's Library do que da Darkside.
A capa da 1ª edição do livro era amarela. A editora brasileira optou por reproduzir a capa original.
Detalhe que eles ainda fizeram a capa com tom de envelhecido. Muito bonita a edição. A diagramação eu não sei como está, geralmente é o ponto fraco da Darkside.
@@academiabocaultbaseado na versao original... até o que eu sei, o colorido nas páginas conserva o papel e o livro
Eu tenho a versão amarela que é meu xodó, coisa mais linda. kkkkkk Vai do gosto de cada um. Lembrei disso tbm, q eles tentaram reproduzir a edição original como homenagem.
O seu canal, o da Tatiana e o do professor Rodrigo Gurgel eu respeito. Dá pra perceber que vocês falam do que leem. É amor pela literatura, desejo de compartilhar impressões, sentimentos, aprendizado que adquirimos quando lemos bons livros. Eu gostaria de fazer vídeos todos os dias, mas eu PRECISO e AMO ler os livros dos quais vou falar.
MEU DEUS, RODRIGO GURGEL É PERFEITOOOOOO, ele merece o mundo, um fofíssimo.Ele merece muito mais reconhecimento do que esses booktokers, q so leem os hots escritos pelo chat gpt no kindle
A Tatiana levou nome de amargurada e o diabaquatro, mas ela só falou verdades. A metralhadora dela estava no doze? Estava. Mentiu? Não. Feltrin é uma das poucas que sigo religiosamente, não por concordar com tudo que ela fala, porque nem sempre penso igual, mas por ver que ela tem um esmero imenso nas suas resenhas, um respeito com seu público que invade a tela e desagua em cima da gente. Ela é grandona!
A Tati é bastante verdadeira e isso incomoda muitas pessoas.
Brega
Que bom que li este comentário logo no inicio e perceber que é o mais curtido. 🙏
Este vídeo apareceu aleatoriamente na minha página principal, entrei para assistir, esperei 7 minutos para realmente começar a se falar do assunto e só consegui ouvir 3 minutos. É muita asneira, não dá.
A Tatiana Feltrin mandou a real nos stories, aí teve ainda mais choro e ranger de dentes da galerinha politicamente correta.😂😂
O que ela disse?
Fofoca pela metade mata a pessoa de curiosidade😅
meu deus eu queria tanto ter visto esses stories aaa
Volta aqui moço!!! Tem criança chorando aqui 😢 😂😂😂
Foi deleitoso assistir a Feltrin abrindo “A Caixa de Pandora” do mundo Literário Worldwide!!
Me diverti horrores
😅😅😅😅😅
A culpa é da parte comercial mesmo. A mania de sair fazendo tudo correndo, em escala industrial, acelerada, sem revisar, sem consultar, enfim, tudo em nome da audiência de influêncer. ChatGPT é a resposta pra esse caso. Não tenho dúvida. Trabalho nesse meio. É assim mesmo. Muita coisa bizarra está por vir ainda, minha gente. Inteligência artificial + geração TikTok (tudo instantâneo e superficial) + superficialidade das pessoas + dinheiro = produção cultural das próximas décadas.
O que me surpreende é editoras de livro aderindo a isso. Mas, no fundo, quem manda é o mercado. Em melhores palavras, a culpa é nossa, consumidores, que valorizamos com nosso dinheiro, nossa interação e nosso tempo esse mercado de superficialidades. É só o começo.
Mandei uma mensagem parabenizando a Tati Feltrin, e ela curtiu. Fiquei toda feliz 😂❤.
E eu que respondi o story da Débora uma vez e ela respondeu, do jeitinho dela de falar, fiquei sem saber nem o que dizer kkkk
Antes de ficar doente eu respondia todo mundo ): agora tá tudo lá sem abrir
É uma agonia não ter com quem conversar sobre boas obras. Quando li Hamlet e fui falar sobre ele, me tiraram de doido kkkkk
😂😅❤
É osso tudo isso, eu faço o coitado do meu filho ler as "maluquices" da mãe dele... assim eu converso com alguém
Sofri muito com isso. Hoje tenho minha esposa para falar de livros e jogar um ps5 😊 juntos é claro 😂
@@caitoneves meu filho leu Macbeth e gostou e meu marido joga XBOX comigo, basicamente, zerei a vida! Hahha
Apropriado... Hamlet também era pirado.
As aulas do professor José Monir Nasser são belíssimos. Toda vez que leio um clássico, ouço os áudios. Alguém muito capaz poderia transformar esses áudios em livro. 🥹📚
Existe, pelo menos alguns deles: olavete.com.br/livros-expedicoes-cultura-monir/
"fã ou hater" kkkkkkkkkk NUNCA LEU NEM A RESENHA
eu abandonei influencey booktuber por preguiça, todo mundo sempre lê os mesmos 5 livros e a opiniao é sempre a mesma????
sigo a Tati desde sempre pq as resenhas são bem completas e interessantes. conheci seu canal agora e ADOREI a fofoca kkkkkkkk muito boa a crítica
Siiiiim, exatamente isso, os livros são sempre os mesmos, são os livros que estão sendo divulgados pelas editoras e mandam cópias pra esse povo resenhar.
Olha, só uma correção quanto ao início do vídeo: a edição amarela da Darkside, é uma réplica da edição original lançada pelo próprio Bram e a outra edição não é nova, ambas foram lançadas juntas em meados de 2020.
Comprei a amarela justamente por saber que era uma réplica da original. 😉
@@RitaMiranda17 sim, eu tenho a outra edição e sinceramente, gosto bastante.
Tatiana é incomparavel.O respeito que ela tem com seu publico e a honestidade com que faz suas resenhas nao tem para ninguem.Ela é unica nessa area!
Verdade, ela é a melhor
Fiz Letras na UFMG nos anos 2000 e li muito. Essa vergonha eu não carrego! Textos críticos/teóricos eu nem sempre dava conta de ler tudo, mas se houvesse análise de obra era meio impraticável realizar os trabalhos e as provas sem ler os livros integralmente. Mas uma coisa é fato, a academia força certas correntes críticas e ignora outras.
O curso lá mudou muito, viu?
@@luisanbMudou em qual sentido? Pergunto, porque tenho interesse em retornar os estudos acadêmicos, sobretudo em letras.
fiz Letras. a gente não lê os livros mesmo não. a aula é mastigada pelo professor e, geralmente, lemos na íntegra pouquíssimo do que é listado.
e sobre Jane Austen: numa das disciplinas de literatura nos foi dado mesmo uma interpretação feminista dela. como eu só li um dos livros e nem foi todo, não me sinto na posição de concordar nem de discordar kk
Antônio, bom dia! Tudo bem? Eu morro de vontade de cursar letras (já cursei uma graduação e sempre quis fazer letras uma hora na vida) e gostaria de saber se os alunos não lêem por ter um acúmulo desnecessário de conteúdo ou porque só é feito o que é pedido? Por exemplo: eu tinha uma matéria na faculdade em que o professor pedia para lermos os textos antes da aula, para discutirmos os pontos principais e trazer uma aula mais aprofundada. Não funcionou. A maioria dos alunos reclamava que não tinha tempo para a leitura, que tinha que trabalhar e etc. Não desmereço essa questão, também trabalhei durante a faculdade, mas concordava e torcia para o método do professor dar certo. Ou seja, queria saber se há como ler na íntegra que o aluno quiser ou eles passam tantos retalhos que fica impossível?
@@beatrizvital95 bom dia! É um meio a meio. Como deve saber, vc tem aula com vários professores no decorrer de uma graduação. Há professores que passa a lista e pede a leitura conjunta, mas que no final vai te dar a interpretação das coisas sem direito de contestação, o q te dá abertura pra n ler os textos. Lembrando que isso acontecia mais nos cursos noturnos - o conhecimento base entre os alunos do noturno e do diurno é notório. Também tem oq que faziam como o caso que citou, mas honestamente, a depender da disciplina, vc n lê muita coisa. E mesmo que fosse o caso, os textos são úteis pra entender as teorias na fonte, no caso das cadeiras teóricas, e o mesmo vale pros livros das cadeiras de literatura. A depender do caso, dá sim pra ler as coisas sem se embananar com o trabalho, mas a mão é passada na cabeça do pessoal da noite com certa frequência por conta do fator trabalho. Pelo menos foi isso que eu senti.
Li 7 livros da jane austen. feminista é o caralho
A Jane Austen não era feminista. Ela era uma mulher com cérebro e ainda por cima usava o cérebro que tinha. Diferente das feministas de hoje em dia, que possuem suas opiniões, que na verdade nem são suas mas de outras mulheres que decidem por elas, a Jane Austen observava a sua realidade e conseguia não apenas observar as injustiças que, assim como existem no nosso tempo, também existia no tempo dela. Ela não apenas observava, ela falava também. Mas ela não falava de qualquer jeito, com falta de respeito, sem educação. Ela falava/denunciava através de suas histórias, seus livros.
É uma desonra, um xingamento colocar a Jane Austen na mesma frase onde consta a palavra feminismo. Coitada da mulher. 😢
Ganhou uma seguidora! Tenho um perfil no skoob e acompanho algumas pessoas por lá, já encontrei "leitores" na plataforma que consomem livros no modo turbo e qdo publicam as resenhas é perceptível que copiaram de algum lugar, porque o vocabulário usado no histórico de leitura e nos comentários não corresponde ao das resenhas. É triste e risível ao mesmo tempo.
Meu odio é ver alguem chamar Jane Austen de feminista, as irmãs Bronte tbm, nossa é tao absurdo isso!
Pela mensagem dos livros sim, porém de fato não dá pra saber só pela leitura dos livros, afinal não tinha entrevista tantas pra saber causas dos escritores, claro que pelas personagens é uma dica e principalmente pelas Bronte tem muito feminismo em várias partes
Acho pior quem chama de romance de época 😂
Exato, toda mulher que fez nome no passado hoje ganha o rótulo de feminista, já que as próprias feministas nunca fizeram nada de bom a ser lembrado.
@@c.a.r.i7785 dá sim para saber lendo os livros da Jane que ela NÃO ERA feminista.
@@c.a.r.i7785sim!!exatamente!!!!mas as pessoas não aceitam por questões políticas…ou…errr..religiosas 😒
Minha mãe fez letras e eu acompanhei todo o processo, em suma é realmente isso que você falou, lêem os "cortes" de alguns trechos, geralmente comentados, até mesmo modificados e totalmente selecionados com um viés. Infelizmente é muito comum, foi uma das coisas que me desanimou para cursar letras no futuro.
Estou muito feliz com sua volta Debs, vou colocar você e sua família em minhas orações❤
Não generalizem! Tudo bem, os textos teóricos nem tanto, mas os textos literários, eu pedalei, virei noites e finais de semanas, mas li sim.
O que conta é estar do lado certo da panelinha.
Nunca esqueço que uma vez tinha lido "Éramos seis" e fui atrás de uma resenha, achei uma booktuber de franja muito famosa, mas os comentários dela eram praticamente resumidos à novela da globo.
Ela não falou nada sobre o retrato de época, a crítica social, a decadência dos costumes, etc.
Mas outro dia ainda fui ver o instagram dela e encontrei foto de voto, ela reclamando da vitória do Milei e outras coisas
Fiquei um tempo sem ler, voltei recentemente com esse habito, pois bem, vi uma resenha de um desses influenciadores, comprei o livro e to aqui revoltada "como eu pude cair nesse golpe".
Ser politicamente correto não é o problema, pra mim o problema é você focar a sua interpretação da leitura nisso.
Sou super fã da Tati, e agora estou aqui nesse canal que obviamente não tem o mesmo posicionamento que o meu, mas a bem do meu desenvolvimento como leitora, estou aqui. Paciência!
O culpado dessas interpretações eróticas/sexuais do Drácula é basicamente uma: a psicanálise. A galera de letras (e acho q tbm de cinema, sobretudo da academia) parece sentir tesão em aplicar psicanálise em TUDO. As vezes a obra tem uma explicação bem simples e direta, mas daí eles vão lá e colocam complexo de édipo, repressão sexual, fase anal, etc. É compreensível aplicar isso nas obras de escritores como Hermann Hesse, q era fã de Jung e nítidamente usava símbolos psicanalíticos. Mas pra boa parte dos escritores e obras literárias, interpretações psicanalíticas são simplesmente nonsense.
Foi igual aquele episódio de todo mundo odeia o cris, quando a sinhorita Morello, fala para fazer um trabalho do livro homem invisível ele faz o do filme homem invisível. Nada ver kkk
Aliás, puta livro bom esse viu. E olha que o Ralph Ellison era um comunista safado.
Esse livro do Drácula da capa amarela também não é a minha preferida rs, mas eles fizeram assim porque remete a primeira edição publicada do Drácula.
Meu guilty pleasure é ver a Debs falando mal da Li e Morri. Continue, por favor hahaha
😂😂😂
Perdi tudo com Li e Morri KKKKKKKKKKK
@@shurdzz Para ser justa, a criadora do apelido foi a própria Debs hahaha
Quem é essa?
tb queria saber @@C.Pianicci4459
Que saudade, parece que tô revendo uma amiga que não vejo a anos! Sigo orando por vocês 🙏🏻😊
Essa questão das traduções do Clube de Literatura Clássica já foi superada. As traduções das edições mais recentes são todas atuais e excelentes.
Na Letras, lembro só d’Os Lusíadas que tenhamos lido todo, ou quase todo. Era aula de uma professora das antigas, que estudou em Portugal. Na maior parte das vezes, nem crítica lemos. Foram mais textos técnicos e teóricos. Geralmente não dá tempo pra ler e, ainda, discutir em grupo.
No mais, Letras é diferente do curso de Literatura que existe na gringa. Grosso modo, Letras é uma mistura/um resumo de tudo o que envolve a língua de alguma forma. Inclusive, a galera que prefere literatura sempre sai decepcionada do curso porque tem muita linguística.
True
Lusíadas li no colegial, e completo! Mas eram outros tempos, e em uma época anterior a chegada da internet no Brasil! Mas naquela época, tive sorte de ter aulas muito completas de literatura brasileira e portuguesa. (Devendo apenas um pouco a outras regiões do mundo). - Mas recordo que até Shakespeare chegamos a ler. Não por completo, mas os trabalhos mais renomados.
Isso é exatamente o que ocorreu comigo
Um beijo Deb. Vou orar por seu filho hoje, obrigado pelo vídeo. Amo fofoca
Não é à toa que você e seu filho estão sempre doentes… Espero que a natureza recicle-o em breve, pois deve ser vergonhoso e angustiante ter uma genitora como você. Ninguém merece.
Criticar sem problemas…mas debochar, principalmente num canal dessa mídia, é falta de respeito e de educação, e quem sabe existe inveja de alguma coisa. Resiliência! (Perdoe meus erros ortográficos, sintáticos e etc e tal, 🤪).
Tem um canal no youtube recuperando os áudios do prof. Monir Nasser.
Sabe qual é?
O intersectionis
th-cam.com/play/PLuxARU8cWk5QH0n9Xvd_ysIzyZyaKksfg.html&si=7KrrVtgn7yCyU2R7
Passa pra gente 🙏🏻
@@biiiasantos1da uma olhada no mental food. Sempre vejo alguns áudios das aulas lá.
Canal Mental Food tem os áudios do professor.
Penso o mesmo sobre o Prof José Monir Nasser, as aulas dele são um tesouro.
Boa tarde meu povo e minha pova, gostaria de saber qual lista dos 100 livros a Débora está seguindo, e a do professor José Monir??
SIm!
001- Como Ler Livros - por Mortimer J. Adler / Charles Van Doren;
002- Crime e Castigo - por Fiódor Dostoiévski;
003- O Estrangeiro - por Albert Camus;
004- Em Busca de Sentido - por Viktor Frankl;
005- A Rebelião das Massas - por Jose Ortega y Gasset;
006- O Coração das Trevas - por Joseph Conrad;
007- Apologia de Sócrates - por Platão;
008- Os Irmãos Karamázov - por Fiódor Dostoiévski;
009- O Saber dos Antigos - por Giovanni Reale;
010- O Vermelho e o Negro - por Stendhal;
011- O Jardim das Aflições - por Olavo de Carvalho;
012- O Homem sem Qualidades - por Robert Musil;
013- A Crise do Mundo Moderno - por René Guénon;
014- Admirável Mundo Novo - por Aldous Huxley;
015- O Homem Revoltado - por Albert Camus;
016- A Divina Comédia - por Dante Alighieri;
017- Hamlet - por William Shakespeare;
018- Ilíada - por Homero;
019- A Peste - por Albert Camus;
020- O Processo - por Franz Kafka;
021- Fedro - por Platão;
022- A Ilha - por Aldous Huxley;
023- Antígona - por Sófocles;
024- A Montanha Mágica - por Thomas Mann;
025- A Metamorfose - por Franz Kafka;
026- A Consolação da Filosofia - por Severino Boécio;
027- Rei Lear - por William Shakespeare;
028- Os Demônios - por Fiódor Dostoiévski;
029- O Livro de Jó - por Bíblia;
030- Prometeu Acorrentado - por Ésquilo;
031- Castelo - por Franz Kafka;
032- Fausto (Primeiro) - por Wolfgang von Goethe;
033- Odisséia - por Homero;
034- A Tempestade - por William Shakespeare;
035- O Misantropo - por Molière;
036- Dom Quixote - por Miguel de Cervantes;
037- O Senhor dos Anéis - por J. R. R. Tolkien;
038- 1984 - por George Orwell;
039- Os Noivos - por Alessandro Manzoni;
040- Fausto (Segundo) - por Wolfgang von Goethe;
041- O Idiota - por Fiódor Dostoiévski;
042- Otelo - por William Shakespeare;
043- A Morte de Ivan Ilitch - por Liev Tolstói;
044- Confissões - por Santo Agostinho;
045- A Traição dos Intelectuais - por Julien Benda;
046- Édipo Rei - por Sófocles;
047- Teogonia - por Hesíodo;
048- Gênesis - por Bíblia;
049- Fedra - por Racine;
050- Doutor Fausto - por Thomas Mann;
051- Ilusões Perdidas - por Honoré de Balzac;
052- Esperando Godot - por Samuel Beckett;
053- Os Lusíadas - por Luís de Camões;
054- O Banquete - por Platão;
055- Don Giovanni - por Lorenzo da Ponte;
056- Macbeth - por William Shakespeare;
057- Retrato de um Artista Quando Jovem - por James Joyce;
058- Orestéia - por Ésquilo;
059- Tristão e Isolda - por Richard Wagner;
060- Eugénie Grandet - por Honoré de Balzac;
061- Notas [Memórias] do Subsolo - por Fiódor Dostoiévski;
062- Moll Flanders - por Daniel Defoe;
063- A Morte de Virgílio - por Hermann Broch;
064- O Reino da Quantidade - por René Guénon;
065- Almas Mortas - por Nikolai Gogol;
066- Moby Dick - por Herman Melville;
067- Terra Arrasada - por T. S. Eliot;
068- Mercador de Veneza - por William Shakespeare;
069- Diário de um Pároco de Aldeia - por Georges Bernanos;
070- A Cartuxa de Parma - por Stendhal;
071- Seis Personagens à Procura de um Autor - por Luigi Pirandello;
072- Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister - por Wolfgang von Goethe;
073- O Rinoceronte - por Eugène Ionesco;
074- Menon - por Platão;
075- Um Inimigo do Povo - por Henrik Ibsen;
076- Ortodoxia - por G. K. Chesterton;
077- Madame Bovary - por Gustave Flaubert;
078- Ulisses - por James Joyce;
079- No Caminho de Swann - por Marcel Proust;
080- O Jogo das Contas de Vidro - por Hermann Hesse;
081- Sonho de uma Noite de Verão - por William Shakespeare;
082- As Seis Doenças do Mundo Contemporâneo - por Constantin Noïka;
083- Memórias Póstumas de Brás Cubas - por Machado de Assis;
084- Sobre o Sermão da Montanha - por Santo Agostinho;
085- Morte em Veneza - por Thomas Mann;
086- Michael Kohlhaas - por Heinrich Von Kleist;
087- Noites de Reis - por William Shakespeare;
088- República de Platão - por Platão;
089- O Processo Maurizius - por Jacob Wassermann;
090- O Inspetor Geral - por Nikolai Gogol;
091- Ana Kariênina - por Liev Tolstói;
092- Um Dia na Vida de Ivan Denisovitch - por Alexandre Soljenitzin;
093- Tartufo - por Molière;
094- Notas para uma Definição de Cultura - por T. S. Eliot;
095- Medéia - por Eurípedes;
096- Woyzeck - por Georg Büchner;
097- Père Goriot - por Honoré de Balzac;
098- Mensagem - por Fernando Pessoa;
099- Castro - por Antônio Ferreira;
100- Eneida - por Virgílio.
Em relação ao professor José Monir eu conheci aqui... Realmente vc cita algumas coisas dos áudios dele mas referência citada, normal. Tati também cita uma coisa ou outra do Literatura Fundamental, que conheci lá também através dela e acho isso muito bom!
Teve um ilustríssimo que acusou o golpe. Depois apareceram seus vassalos chamando a Tatiana de minion.
Sou estudante de Letras do 7° período numa federal e realmente não lemos todos os livros estudados das disciplinas ofertadas em cada semestre. Normalmente ,o professor escolhe 4 obras para ser opções de leitura e lemos 1 ou 2 delas. Entretanto, eu faço questão de ler todas as opções para fazer valer minha experiência com a disciplina por completa. Também noto esse telefone sem fio em que as pessoas juram que são verdades, mas nunca leram para compreender o que é real ou não. Acho interessante também quando algumas críticas trazem interpretações do que a história não pensou contar porque querendo ou não o leitor faz a obra. Mas acho problemático estabelecer essas interpretações como verdades descobertas e que precisam ser canonizadas. Vamos usar o exemplo de Jane Eyre. Antes de ler, eu também achava que era um livro feminista e, quando eu li, achei justamente o contrário. Sou de esquerda, mas nem por isso tenho que concordar com todos os discursos. Respeito as interpretações, cada um tem a sua, mas um professor, um crítico literário e todo essa área profissional voltada à literatura querer impor uma ideologia aos livros é muito extremo. Como o caso de Dracula ser um personagem bissexual, por exemplo. Tem que saber separar comentários interpretativo de imposição ideológica.
E mesmo as opções que são dadas, já passam pelo crivo do professor, o que já passa por algo que o professor tem o intuito de falar... Fora que a cabeça da maioria das pessoas procura o que elas querem ditar por verdade em todos os lugares, inclusive nos livros. O Bauman fala que a verdade se encontra na literatura, e não na sociologia, só que as pessoas andam fazendo vista grossa até pra verdade
Esse negócio de abrirem meus olhos para o mundinho literário brasileiro está sendo dolorido 😂😂😂😂
Eu necessito saber quem copia o Moni Nasser sem citar!!!
fofoca pela metade (sem nomes) mata viu? hahahahha
Edição de Dracula da Martin Claret é muito boa =)
Eu fiquei o domingo inteiro tentando entender, do nada tem esse video aqui, obrigada dm
Eu li os livros (apenas um ficou por ler). Mas quem não leu também passou na matéria.
Quais canais gringos que tu indica? para literatura clássica?
Não sei a opinião dela, mas eu, particularmente, recomendo o @BenjaminMcEvoy!
A Tati foi cirúrgica.
Por favor, me explica o q aconteceu? Eu esperei ela explicar mas ela ficou rindo sem dar nomes.
@@patriciac1788 a tati criticou, sem citar nomes, a publi que a darkside pagou a uma tiktoker sobre uma edição nova de Drácula, mas na publi, a influencer falou da história do filme ao invés do livro.
Além disso, veio a crítica do viés político, e eu como esquerda, totalmente oposto à visão da Tati, precisei concordar, pq a Tati, apesar de não termos a mesma visão, sempre teve muita responsabilidade com os conteúdos publicados sobre livros, e mercado editorial, especialmente com a editora darkside que tem inúmeras críticas pelo investimento na edição física do livro, mas não na revisão dos textos antes da publicação.
@@Dellaneios entendi! Muito obrigada. E qual o clube de assinatura q ele falou mal?
20:41 que beleza de arsenal expressivo
Acho que isso de gostar das capas da Darkside é questão de gosto, porque eu acho lindas, sou brega mesmo 😂
tem umas que acho feias demais, mas outras acho super lindas e compraria só para colocar na estante.
Tem umas bem bonitas, mas outras acho que ficam bregas por serem muito exageradas...
Fiz Letras, e sim, li quase 100 % de todos os livros indicados. Exceção se deu para "Clara dos Anjos" do Lima Barreto. No entanto, é uma realidade.
Não é fácil, Debs. O grande problema é "eu e meus amigos não fomos os que recebemos os pilas".
3:30 eu tenho a edição Dark do Dracula. Eu li por ele e por outra no kindle. Achei a amarela feia, mas tem o contexto de ser parecida com a primeira edição lançada. Acho alguns livros deles bonitos e acho que tem muitas outras edições bonitas de outras editoras tb. Mas como dizem gosto é igual cool. 😂
Quais os canais das meninas britânicas que falam dos livros clássicos?
O Debs, qual é o canal dessas book tubers da Inglaterra que vc falou ?
Alguém que comenta sobre livros e não sabe a diferença entre capa e contracapa.
Também não é contracapa. A parte à qual ela tentou se referir é a " sobrecapa ".
O clube de literatura clássica é a Darkside dos livros clássicos 😂
Sério? Eu tinha vontade de assinar.
Eles tem umas edições tenebrosas tipo a Oresteia, mas estão melhorando depois das reclamações dos assinantes. Pelo menos estão ouvindo os leitores
@@mariaeduardaqd Entendi.
Essa edição da Orestéia foi um desastre!
"Entregue seu vazio a Jesus, antes q ele seja preenchido com outras coisas que o levarão a morte" Jesus te ama e vc e mais capaz e mais incrível do que vc imagina❤❤❤❤❤❤
Perdi esses stories da tatiane, queria tanto ter visto kkk isso foi uma baita fofoca, adorei!
Ela se chama Patrícia Dos Reis '@pathydosreis'. O vídeo dela comentando sobre o livro tá no Instagram da própria Darkside. E há um vídeo aqui no TH-cam com o conteúdo do que a Tati falou, se chama "Tati Feltrin desabafa sobre influencers literários, Darkside e clubes de assinatura de livros".
O mais incrível nesse evento da bonitinha que “resenhou” O Príncipe do Maquiavel, quando comentei no vídeo sobre a completa ausência de contextualização histórica ser um dos motivos pelos quais a “análise” estava absolutamente torta, foi um fãzinho dela afirmar que eu estava desmerecendo o trabalho dela ao “dar carteirada” por ser professora de História. Ai, Deus…
Eu lembro
Fiz letras e virava a noite lendo com prazer, massssss tinha muita gente lá que fazia isso, viu??! Na época, muita gente foi para a prova de Grego II tendo visto somente o filme do Brad Pitt, ou seja, sem ter lido uma frase d’A Ilíada. O povo não tem vergonha na cara. 😂😂😂😂
estou apaixonada pela Maria Camila Moura. Vi aulas excepcionais dela disponíveis no youtube.
Eu adoro a edição amarela de Drácula pois é igual a primeira edição. Sei lá, acho isso legal! E no mais eu paguei 10 reais em uma promoção então valeu rs
Também adoro!
Amo a debs gente - ninguém aguenta mais booktuber
Gente, nem acreditei quando vi essa thumbnail
Até que enfim, a fofoca completa.
Discordo totalmente ao dizer que as capas da Darkside são feias,pra mim mais bonitas que essa em inglês.
Tem uma xará minha que faz vídeos sem ler os livros há anos...👀
😂😂😂
😮
😮😮 eita, como vc sabe?
kkkkk e os que ela lê, não entende... só pela "resenha" já entrega, intragável
@@maikyb.6263 eita, então não é quem eu tô pensando... Eu acho. 😬 L.. A.. de M...
Aah, quais são os canais da gringa que voce citou ?
não acredito que perdi todo o role, obrigada por nos contar
Adorei seu deboche (ri junto), até perdoei ter detonado tanto as capas kkkk
tava com saudades de você, que bom que voltou. ❤️👏🏻👏🏻👏🏻
Alguém gravou esses stories da Tati? Perdi kkkkkkkk
Queria tbm 😅
No twitter você encontra. Teve um cara que postou todos os stories kkkkk
@@blackbird7373 procurei mas não achei 😦
@@blackbird7373Achei um vídeo aqui no TH-cam, mesmo
Resumindo: comprovou-se que ninguém lê, nem livros, nem edições, nem revisores…
Perdi o role da fofoca, mas queria saber de quem a Tatiana Feltrin estava falando. 😅😅
Acho que era da Pathy Reis ...
O prefácio de Drácula da Penguin é exatamente isso que a Débora falou.
Num é kkkk estranhíssimo
Na gringa as aulas de literatura na graduação é praticamente verificação de leitura
Fui lá na página da menina pra procurar a publi e meu pai, que vergonha!kkkk. Só que incrivelmente os comentários estão desativados...
qual é o nome dessa menina?
Debs passa o canal das gringas que realmente leem os livros, só achei as americanas tik tokers
E tem gente que ainda acha q o conhecimento vai ser fácil no futuro por causa da sua acessibilidade na internet. Meu irmão, coloca 20 anos de IA e geração Tiktok. A pessoa q nascer daqui 20 anos, n vai nem conseguir achar o verdadeiro livro do Dracula (pq se ngm de fato leu ou lê, fica fácil para um tradutor mudar a historia do jeito q queira - digamos por exemplo dar um tom de pornô gay pq ela acha que deveria ser assim, movimento esse que já vemos em series - e ai aplica-se traduções em cima de traduções geradas por IA com alguma intenção secundaria e a merda ta feia), e essa pessoa nascida em 2044 n vai ter nem referencia, pq todas as pessoas q ela conhece tbm n leram. O conhecimento vai desaparecer não pq sumiram com ele, mas pq jogaram um monte de lixo em cima. É fia...E mesmo se esse individuo de 2044 achar o verdadeiro livro, n conseguirá ler, se a nossa geração já sofre de um analfabetismo funcional, imagina daqui 20 anos de estrume socio construtivista ou coisa pior que nos aguarda.
Nossa foi muito legal !!!! 😅😅😅😅 foi um momento muito divertido 😅😅😅😅😅
Fofoca? Quero... Eu acompanho as aulas do José Monir Nasser, cheguei nele quando estava procurando algo sobre o Senhor dos anéis após ler os mesmos, e é maravilhosa a maneira como ele falava... Pena q se foi tão cedo.
As aulas do Bruno Tolentino também são tesouro!
Li o livro e DRÁCULA permite inúmeras interpretações. O discreto clima sensual esta presente em grande parte do livro.
Ser sensual é uma coisa, agora falar quem tem Vi@d@gem ali, é ir muito além.
O livro em sim é cristão, e isso não é nem questão de interpretação, e sim porque é a base dele.
Tati falou tudo! Amei!
Por favor, me explica o q aconteceu? Eu esperei ela explicar mas ela ficou rindo sem dar nomes.
Adoroooooo ❤ Ela é Demais !!!!
O TH-cam me sugeriu seu canal...não conhecia...já me inscrevi. Seu canal é muito bom😊😊😊😊
QUE VÍDEO MARAVILHOSO... Não consigo discordar de uma letra nesse vídeo. Me fez lembrar um maluco que foi parar no podcast do Bruno Perini pra falar de literatura e Dostoiévski, e ele simplesmente disse que leu a biografia do Dostoiévski (como se isso bastasse pra ser um especialista em Dostoiévski), e aí você entra na página do cara simplesmente tinha John Green, e ele nitidamente não leu NADA de Dostoiévski, sabe porra nenhuma, e tava em um dos maiores podcasts do Brasil
Fofoca!!! É disso que meu povo gosta!
PERGUN
TA
O que você acha de livros com capas que têm um TÍTULO GIGANTE ESCRITO COM UMA COR NORMALMENTE APAGADA NUM FUNDO DE COR VIBRANTE onde a palavra não cabe numa linha da capa e então ficam duas letras isoladas?
Kkkkkkkkk eu qro morrer qdo vejo capa de livro assim! Um livro q vc não consegue nem ler o título!
Ideia de vídeo não-resenha: conta pra gente como escolher boas fontes de apoio pra ler clássicos. Aposto que você tem ótimas dicas, como as palestras de professores na internet. E pra corroborar com a discussão sobre qualidade do ensino, quando comecei a pesquisar sobre Shakespeare descobri materiais pra começar a ensinar crianças de 5 anos com as peças dele. A Inglaterra pode estar decadente, mas ainda está muito acima do que conhecemos…
Ótima ideia
o arsenal de fofoca que foi esse video e o chat ao vivo kkk🙏🏻🙏🏻
Muito oportuno seu vídeo... tenho notado de uns anos pra cá que as editoras só lançam edições de luxo, capa dura, vários extras (que na maioria das vezes não acrescenta nada, só poluem) e tals. É a maneira delas de tentar convencer o público que vale sim a pena pagar 150, 200, 250 paus por aquele produto, quando na maioria das vezes não vale. Gosto muito de frequentar sebos, e tenho comprado livros ótimos por 3, 5, 8 no máximo 20 reais. Comprei uma edição dos anos 80 de Orgulho e Preconceito por 5 reais, na livraria que eu frequento tem uma edição nova por 70 reais, e mano, A MENSAGEM É A MESMA....nos dois casos você lerá um ótimo livro, só que no comprado em sebo você está dando uma segunda chance para um livro, gerando renda para um setor meio marginal e contribuindo com a natureza, por acaso alguém sabe quanto de água, energia e celulose é nescessário para se fazer um livro novo? Fora o fato de que garimpar é divertidíssimo.
Menina, cê tirou um peso de mim… Eu li 3 de Jane Austen e sempre vi ela exaltando a feminilidade, a essência feminina, a delicadeza. Exatamente o contrário a essas ideologias feministas atuais… Mas aí vi críticas e todas falando que as mulheres eram feministas e tal e tal. E fiquei assim… Gente? Será que entendi errado? (porque às vezes podemos ser as burras, né? Se os caras da "Academia" estão falando kkkk). Aff. Obrigada por este vídeo. AMEI! E aqui… E o pessoal agora falando que Bentinho era gay? Sei lá… Li o livro há um tempo, mas não me lembro disso. Pra mim a história é sobre um homem paranoico e inseguro. Mas vou até reler do tanto de gente que tá falando sobre isso kkkk
Gente, é só ver os reels da Dark Side que vocês acham o videozinho. Vale a pena ir atrás pra dar umas risadas
Os comentários desse reels estão até desativados 🤣🤣🤣🤣
Abertura de show favorita é o ping pong do ar condicionado! Estava com saudades, há braços!
Essa fofoca pode ser literária, mas a vida imita a arte e sou testemunha de casos similares no mundo corporativo.
As pessoas não aprenderam nem na escola que atividades assim, feitas no esculacho, só piora a situação?
Saudadesss boco. conta da vida
Na edição da Intrínseca do Mágico do Oz, na contracapa, há uma descrição correspondente a fatos do filme de 1939, como se fosse uma descrição do livro. Quem fez esse texto para colocar no livro... não leu o livro. Rs. É bem bizarro.
Isso acontece direto. Esse caso do Dracula viralizou. Mas há tempos que acontece e aparentemente ninguém leu, ninguém percebe e ninguemse importa. A impressão é que poucos compradores de livro realmente LEEM.
Os Miseráveis da Martin Claret tem até erro de "mais" e "mas", "traz " e "trás ", datas erradas que confundem o enredo. Ninguém que me disse ter lido o livro percebeu, rs. Eu fico pensando: COMO lei e não percebeu? O erro deixa tudo confuso! Rs.
Detesto fofocas...
Mal contadas, kkkkkkk
Eu queria um slideshow com prints e imagens de todos os perfis mencionados. Mas entendo que não é possível. Vou fazer uma investigação policial por conta própria hahahaha
😂😂😂😂
😂😂😂😂😂
Descobriu o que, mulher???
O melhor prlfessor que tive no curso de Letras falou que depois da Faculdade, devemos ver os livros.
Formei em Letras sem ter lido um único livro inteiro
Que falta faz não ler o q foi o chat ao vivo! A leitura conjunta de Ana Karienina que ela fala é a da Paloma Lima?
Sim, o da Paloma Lima
A mesma que usa o termo “procedimento cirúrgico” pra se referir aos abortos da autora de Trilogia de Copenhagen
A mesma que se refere aos abortos da Trilogia de Copenhagen como “procedimentos cirúrgicos”
Darkiside é uma editora mediocre mesmo,a Beatriz Paludeto( acho que é assim que escreve) criticou a tradução e os erros ortagraficos ,nunca mais recebeu um livro rsrs
O famoso vídeo da sereia e o reino das ilusões kkkkk Nunca vou superar a sanidade dela caindo ao longo do vídeo
Todo mundo que diz que Macunaíma é bom não leu o livro kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tempos atrás, teci comentários um tanto negativos sobre este livro, além de outros muito "paparicados" da literatura contemporânea brasileira. 😅 Mas como meu canal é por deveras insignificante, não chegou a gerar polêmica. Apesar que compartilho em 100% desta opinião!
@@fabiogdeus meu canal também é pequeno, já recebi propostas de parcerias, mas não aceito. Não quero mordaças.
Ou, eu li. Mas é ruim.
@@sempreumlivro8237 Pensando bem, "propostas" mesmo, eu só recebi na época em que possuía um programa de rádio. Mas não era exatamente de editoras, mas sim parcerias com lojas de produtos de cultura pop... Mas lá na rádio, como era um programa pago, eu até que fechava algumas promos. Mas apenas com produtos e anunciantes que possuíam uma identidade com a proposta e o conteúdo do meu programa. E sem nunca anunciar nada em que eu não levasse fé... Pois nestas horas, era o meu programa que estaria em jogo, caso algum anunciante não tivesse um mínimo de compromisso com aquele universo da cultura pop. (E isto em uma época bem anterior a popularização da Internet, e em uma realidade em que eu era um dos poucos a falar exclusivamente de livros, HQs e cinema em um programa de rádio). - Mas naqueles tempos, não tínhamos todo este modismos dos dias de hoje!
Eu li duas vezes já e amo as traquinagens de Macunaima ❤
Qual canal da menina de literatura inglesa que vc menciona? me interessa o tema :)
Hahahahaha a Débora é sensacional, sério! Saudades das suas Lives!!!
Já não é de hoje que certos criadores de conteúdo "modinha" se passam por grandes entendidos do universo literário. E eu já canto essa bola tem tempos! E eu até listaria umas três pessoas (com canais gigantescos) que creio que nunca leram nada - ou quase nada - do que anunciam em seus canais. 😅 Mas enfim, cada doido com sua mania! E se tem editora (que mais se preocupa com a forma do que com o conteúdo) e que preza esse tipo de "criador" para promover seu catálogo, então paciência!
E enquanto isso a vida segue, certo?! 😌 De qualquer forma, sobre Drácula, uma edição que eu sempre recomendo é a da Principis. Pois esta soma preço justo, texto integral, e sem muitas frescuras. - Já com as outras obras de Bram Stoker, também com preço aceitável, recomendo as do selo editorial Pé da Letra. (Não é o catálogo mais completo, mas somado ao Drácula da Principis, forma uma trilogia bem aceitável do autor, e custando no total, bem menos de R$50)... Ou seja, paga caro por conteúdo de domínio público quem quer!
Nomes... Eu quero nomes! Kkkkk
nomes ... eu tambem quero nomes
Nomes?
Nomes kkkkkk Fofoca contada pela metade quase mata fofoqueira