@@GlobetrotterBR exato, o povo não tem noção do mundo em que vive. Foram sequestrados 5 milhões de africanos para a escravidão no Brasil durante 300 anos, o país com maior volume e maior duração disto, mas em 2011 tinham cerca de 40 milhões de trabalhadores em situação análoga à escravidão no mundo. O cidadão médio está muito alienado
@@inaciobastos2065 pois e amigo não foi so o congo que isso aconteceu o Império britânico massacrou o povo zulo o Império alemão também fez coisas horríveis a África não sei se você ja viu mas tem no TH-cam e muito triste esses fatos não serem mostrados com frequência a mídia em geral não toca nesse assunto o único fato histórico envolvendo genocídio e o holocausto judeu , tirando outros incidentes como holodomor o genocídio armênio e por AÍ vai e lamentável isso na minha opinião.
@@madarasantista9586 existe uma intenção em esconder esses crimes e só apontar o que foi praticado na Europa, contra europeus das potencias tradicionais. Dá brecha para continuar a praticá-los na África e Ásia, mais sutilmente, escondido, do que nesta época de comunicação não imediata
E há quem diga que as coisas na África são como são por acaso. A riqueza da Europa hoje está sobre os escombros do continente africano explorado e destruído por séculos!
Guerras, escravidão, genocídio e colonização existem desde que as primeiras civilizações emergiram e abandonamos a idade da pedra. Os próprios europeus destruíram, mataram e escravizaram uns aos outros dentro da Europa. Não tem essa de um país ser rico porque explorou outro. EUA, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, nenhum deles colonizou ninguém diretamente, todos foram colonizados, todos são ricos hoje. Vou nem citar o exemplo da destruição do Japão e da Alamenha há menos de 80 anos.
@@TVaz7777 Pode ter certeza que tem. EUA, Austrália, Canadá e Nova Zelândia são ricos por que tiveram uma "colonização de povoamento", está entre aspas por que as pessoas migravam pra lá fugindo de dívidas ou perseguições. Só que por serem mais parecidas com um puxadinho da Europa do que como uma colônia, as metrópoles não ficavam enchendo tanto o saco delas como faziam como as demais, faziam algum investimento e isso deu a elas as condições de se industrializarem. Isso é bem diferente do que aconteceu por aqui nas Américas e pela África e Ásia. Portugal proibia a educação nas colônias, aqui você só poderia aprender a ler, escrever, fazer contas e o catecismo, o restante tinha que ir pra lá. Os europeus fizeram um genocídio e criaram diversos países artificiais, unindo tribos inimigas e separando as amigas. Acha mesmo que a colonização não trás consequências negativas?
Estou terminando minha dissertação de Ensino de História sobre as fotografias do Contestado. O livro "Lideranças do Contestado", do Paulo Pinheiro Machado é uma bibliografia excelente para esse livro. Espero que o Filipe não demore para escolher escrever sobre o Contestado.
Assisti o vídeo esperando a hora que o Filipe ia dizer "e agora ele está sentado no colo do capeta". Mas acho que essa frase é mais pro Xadrez Verbal...
Nerdologia podia abordar a história dos povos africanos antes da interferência da europa no continente, tem muito pra se aprender sobre arquitetura, economia, medicina, espiritualidade, astronomia, engenharia e outras tecnologias desenvolvidas nos países africanos muito antes da invasão europeia.
O foda é que o colonialismo não só prejudicou tudo dos povos-nações da África mas fez e ainda faz questão de tentar apagar a história deles antes do colonialismo...
@@darkhorde6926 .é só que ninguém se interessa mesmo fazer oque? assim como tem historia de vários países de outro mundo que ninguém se interessa não é como se ouvesse uma conspiração para apagar a história pré-colonial africana
@@Omestredamoeda o frança têm um museu que guarda muito da história dos povos da África antes da colonização e mesmo a vendo reinvidicações ela não devolve realmente não deve haver uma conspiração e intenção de apagar a história desses povos mas ela não ajuda e até atrapalhar
@El dissidente "missao civilizatória" hahahaha.. essa parvoíce positivista do seculo XIX parte do pressupusto que uma cultura é superior a outra com base em critérios da própria cultura que se coloca como superior... essa é a mesma imbecilidade aventada pelo rei belga para subjugar e beber o sangue dos congoleses. O custo da "evolução" europeia aos povos colonizados foi o genocídio e a aniquilação de suas expressões culturais.
Escolas Católicas e Anglicanas que faziam um serviço em nome do Governo Canadense. Não pode haver bodes expiatórios nessa história, todo mundo tem que pagar.
Primeiro eu curti, agora vou elogiar o empenho que vcs do nerdologia vem tendo em atender mais pedidos dos inscritos, depois amaldiçoar quem deu deslike. Pronto, agora vou Assistir ao vídeo!
Filipe, vou aproveitar aqui pra dar os créditos à Alice Harris, foi ela a fotógrafa responsável pelas fotos dos Congoleses com membros decepados. Foi através das fotos dela que as pessoas na Europa ficaram sabendo o que ocorria no Congo, e parte do ultraje da opinião internacional se deve a isso, obvio, juntamente com os outros citados no vídeo. Abraço
Tem nada a ver, tão julgando um povo pelos antepassados. Moro na Bélgica e é um dos países mais desenvolvidos da europa, inclusive muitos outros europeus moram aqui. E nem precisa falar que é por conta da exploração da Africa pq o Luxemburgo tbm é desenvolvido e não exploraram ngm, esse é um discurso muito vago. Os belgas hoje em dia tem um grande exercito, sâo a sede da OTAN e tem varios acordos com o Congo para ajudar aqueles que vem de lá além dos investimentos nos dois Congos.
félicitation vídeo Top muito obrigado por falar do meu pais, aqui fora as pessoas sabem quase nada da R.D.Congo e não sabem do massacre cometido pelo Leopoldo 2. Uma curiosidade é que, Leopoldo exigia que os missionários ensinassem passagem da bíblia como: "Bem-aventurado os pobre, porque deles é o Reino dos céus", para não ver citações de revolta e também queria fazer com que o povo abandonasse as suas religiões, tanto que hoje lá não sabemos quase nada da religiões ou historia antes da dominação belga. Desculpa se tiver erros de português
@@riandersonmedeiros4568 A identidade sueva já tinha desaparecido até antes das conquistas mouras, digo isso sem, obviamente, descartar as marcas que deixaram na toponímia e onomástica da Galícia medieval, mas sim por conta do próprio processo de assimilação cultural com a população Hispano-Romana local, que foi intensificado após a conquista pelos visigodos.
Olá a todos. Sou de Angola. Só tenho um reparo: a capital do Reino do Kongo chamava-se MBANZA KONGO (do kikongo que significa «capital do Kongo»), e não apenas Mbanza, como diz o Felipe. De resto, meu conhecimento da história da chegada, ocupação, colonização e exploração do continente africano levou-me a desenvolver uma posição ética pessoal (repito: pessoal) que mantenho até hoje: jamais viver em algum país europeu ou da América, pois, foram construídos à base da exploração dos meus ancestrais. Já estive em 21 países europeus e 7 da América (incluindo os EUA), para fins de formação e investigação científica, mas nunca senti vontade nenhuma de me mudar de Angola para um de tais países. Salvaguardadas as devidas excepções, os países ocidentais deviam é ter vergonha na cara ao virem com as balelas de ajudar os países africanos a se desenvolverem. O Ocidente, se tivesse alguma vergonha na cara, estaria a promover investimentos reparatórios para o desenvolvimento de cada um dos países do continente onde nasceu a Humanidade.
Aqui no Brasil luto contra a dominação na mente das pessoas que cultua e/ou idolatra qualquer pessoa, postura ou política imperialista, bem como o culto aos imperialistas do passado.
@@RagnarLothbrokArthurMorganBR não, amigo. A fortuna do Barão de Mauá nos dias de hoje é de aproximadamente 80 bilhões de dólares, já de a de Eike batista são "meros" 30 bilhões, no seu melhor momento.
@@gabrielandrade9279 nada ver cara, sou empresário, tenho uma empresa de engenharia e tô ralando para pagar as contas da minha casa. Não roubo, só trabalho colocando até a mão na massa
Sugestão de tema: Nerdologia Holodomor/Golodomor... Está sendo muito difícil achar fontes "neutras" sobre o tema. Gostaria da ajuda do mestre Filipe nessa aí! Vlw!
Idioma Congo, no Congo existe e existiam tantos povos e línguas mas não existe o idioma "Congo", tem o Baluba ou Tshiluba, li ngala, Kikongo, kiswahili e outros.
Talvez ele esteja se referindo a uma língua antiga e talvez ja extinta que originou a palavra congo e como não havia um povo representante dessa lingua eles chamam de congo (na verdade eu não sei ¯\_(ツ)_/¯), eu dei uma pesquisada e parece q existia um idioma chamado de kikongo ou kongo no reino do kongo
Novamente mais outro livro que estava esperando que vc indicasse. O Fantasma do Rei Leopoldo foi me apresentando por um Belga é tive a felicidade de adquirir é ler sobre este triste capítulo da história africana.
Gente, apesar do tema forte, queria parabenizar as ilustrações. Já tem um tempo que elas vêm me impressionando. Parabéns pela evolução e pelo conteúdo perfeito de sempre.
Grande matéria 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Eu sou de Angola, natural de Cabinda ( consideradamente "Congo Português" ) e a história é bem assim... Infelizmente o Congo Belga sofreram bastante com os maus tratos, exploração sem um governo local oficial do Rei Belga e e mortes em massa... E até hoje o Congo Belga anda que nem um campo de mina onde todos exploram e há uma desordem total sem fim!!! Mas é de realçar que depois da divisão de Berlim, o Rei Belga depois reivindicou uma saída do Congo ao mar, pois o Congo Belga era rodeado pelo lado da costa por uma boa parte pelo Congo Francês e as Terras de Portugal ( Incluindo Cabinda )... E essa separação até hoje causa separatismo e preconceitos entre Cabinda e o resto dos estados Angolanos... E até a Independência dessa mesma terra já é discutida porque o atual governo de Angola faz o mesmo ( explora e não desenvolve o estado ) e o povo já está cansado disso...
Olá. Você sabe me dizer se hoje, a Angola é mais desenvolvida do que o território do Congo belga? Como você vê essa questão em termos de saúde, educação e infraestrutura?
Infelizmente, esse debate em Bruxelas continua a ser feito sob panos quentes. A Abadia no bairro de Ixelles em Bruxelas, local onde o Leopoldo II dividiu geograficamente o Congo, volta e meia, sofre manifestações contra o que foi feito.
A história é implacável e impecável, o relacionamento íntimo entre um dos percursores do Périplo Africano Diogo Cão, a casualidade da descoberta de Henry Stanley e a visão empreendedora de Leopoldo II, mostram como cada detalhe é importante e que tudo vale a observação
O Rei Leopoldo II foi um grande vilão. Meu professor de história tinha dito que ele matou tanta gente que faria Adolf Hitler parecer uma menininha. Agora vejo que isso não foi exagero
@@senhoritaverissimo2105mano cala boca, não tem nada a ver, morreram chineses por um desastre de governo chinês, não houve genocídio porque mao era chinês
Aguardei esse Nerdologia por anos. Muito obrigado. Ainda há muito que se falar das tragédias que o povo europeu provocou no continente africano e suas consequências vistas até hoje.
Rei do Mali e um dos mais ricos da história, famoso por criar uma recessão e quase colapsar a economia de meca, cairo e medina com a inflação gerada do ouro que ele gastou nas cidades kkkkk
@Ivan Angelocci Filho inflação não tem nada haver com capitalismo, tem haver com economia, e adivinha só? Em quanto existir alguma forma de moeda ela pode ser inflacionada, e como meca era um centro de comércio, circulavam muito ouro e prata, então como Mansa Musa era extremamente rico graças ao Ouro do Império Mali, ele gastou tanto ouro nas cidades que visitou que as economias locais acabaram entrando em recessão graças a inflação gerada pelo ouro. Outro exemplo de inflação antes do capitalismo é o Império Espanhol, os espanhois ganharam tanto ouro e prata dos império conquistados nas américas (Império Inca e Asteca) que constantemente a economia espanhola colapsava graças a inflação gerada nesse influxo de ouro e prata.
2:07 - Filipe a capital do reino do Congo era chamada de Mbanza-congo o que na língua nativa (Kikongo) quer dizer "CIDADE-DO-CONGO". A palavra Mbanza quer dizer cidade em kikongo. De lembrar que a actual República Democrática do Congo (RDC) é constituída por vários ex-reinos. Angola tem uma extensa fronteira com RDC e compartilham dois grupos étnicos os Bakongos e os Tshokwes ou Côkwe
@@vanderval_jr está ao lado de Hitler no colo do capeta isso sim, quem será que foi pior?Hitler ou Leopoldo II? pq Hitler matou mais de 6 milhões de judeus e não foi só judeu que Hitler matou
Um autor importante que vai falar sobre a situação do Congo, a partir de uma análise de Coração das Trevas do Conrad, é Edward Said. O texto Cultura e Imperialismo faz um debate bem construído sobre a lógica europeia de crítica ao Leopoldo e à obra do Conrad.
Primeiramente, sempre fico impressionado com o Nerdologia de História. Mesmo sendo um recorte, traz informações muito precisas e relevantes. Parabéns ao canal e à equipe. Uma sugestão de tema: Revolução Mexicana, que em 2021 completa 110 anos, bem como os personagens Francisco Madero, Emiliano Zapata e Pancho Villa.
Engraçado que a gente nao aprende sobre isso em lugar nenhum, nem na escola, nem em reportagens De Tv, ou livros, documentários e etc, pelo menos nao tanto quanto deveria pra um absurdo desses
Só recentemente se conseguiu que história do continente africano entrasse no currículo escolar. Aprender que os países mais poderosos fizeram sua riqueza com o sangue e lágrimas de milhões é de abalar as estruturas de poder atuais
- 1a Internacional e Bakunin - Comuna de Paris - Anarquistas na Revolução Russa - Exército Negro Ucraniano e Nestor Makhno - Arditi del Popolo - Revolução Espanhola - Coluna de Ferro e Buenaventura Durruti - OPR-33 e FAU - Renascimento Antifa nos anos 80 - Coordenação Anarquista Brasileira - Guerrilhas Anarquistas (IRPGF e Tekosina Anarsist) contra o Estado Islâmico na Síria
Então, esse chocolate (pode ser biscoito também) em formato de mão é chamado de Antwerpse handjes. O doce, felizmente, não tem nada a ver com o episódio do genocida Leopoldo, mas sim com uma mitologia Belga, que conta que um gigante cortava as barqueiros de um rio local que se recusavam a pagar pedágio. Um dia um herói lá (que esqueci o nome) conseguiu matar o gigante e "dar o troco" decepando a mão do gigante. O doce é uma homenagem a mitologia.
Curioso essa tal "lenda" ser exclusivamente Belga, pois muitas delas derivam dos antigos Batavos ou Países Baixos geopolíticamente. É uma GRANDE "coincidência"...
Só uma correção praticamente irrelevante. Em 5:41 a seta indica incorretamente o Zaire como Angola. Na verdade, o Zaire (1991-1997) é o antigo nome do atual República Democrática do Congo (ou "Congo Kinshasa"). Angola fica ligeiramente mais ao sul do mapa.
Se naquela época que abusos contra humanidade era comum por todos os países, para chegar ao ponto da opnião internacional dizer que estavam pegando pesado, é porque realmente a coisa era muito pior do que podemos imaginar.
Na realidade foi sim, tanto o rei do Congo quanto os nobres congoleses se convertaram ao cristianismo de bom grado. No início o reino do Congo e Portugal tinham uma boa relação diplomática
Congo tbm se tornou o nome de um estilo musical tradicional da cultura capixaba, que tem raiz obviamente na cultural africana e até um influencia o estilo de certos grupos do Estado de música popular. No estado do Espírito Santo existe também o Ticumbi, uma manifestação que envolve o ritmo similar ao do Congo e uma encenação teatral que narra uma disputa entre os reais de “Congo” e “Bamba”.
Sem hipocrisia, mas eu não entendo como alguém de origem congolesa (eu presumo) tenha coragem de vestir a camisa de um país que escravizou e massacrou o seu povo...
@@Moses_Olivers120 cara vc não viu o vídeo inteiro não? O Congo virou PROPRIEDADE PRIVADA do rei Leopoldo. Ele era simplesmente o dono da "empresa Congo" e fazia oq bem desejasse com os seus empregados. Ps: violação da "propriedade privada" de outros povos é como o capitalismo nasceu (aka acumulação primitiva de capital). Ver fim das terras comuns na Europa, colonização na América, colonização da África, da Ásia, disputa por terras no Brasil, situação Palestina, etc.
@@guilhermelobato698 ah, saquei, tudo é culpa do capitalismo e fodase👍 Falo que na prática era só mais uma propriedade estatal. E sim, era TRADADO como se fosse propriedade dele. Não é atoa que foi administrada por um monte de burocratas e outros agentes do Estado. Empregado??? Os congoleses quiseram voluntariamente trabalhar para o Leopoldo II? Não. O que houve na exploração africana, canonização da América, guerras do Oriente médio e etc. Foi mais um imperialismo (ou expansão) da mafia estatal. Só.
@@Moses_Olivers120 cara, vc quer acreditar que o capitalismo não tem culpa dos crimes citados acima, que tudo isso que ocorreu foi exatamente por causa da presença do Estado e não pela motivação do lucro acima de tudo, então não sei nem oq dizer pra vc.
@@guilhermelobato698 capitalismo por definição é: comércio, troca voluntária e propriedade privada. Ponto final. Não adianta querer culpar um simples sistema econômico. No capitalismo, você busca lucro com trabalho voluntário, comércio e produção. Já o Estado, destrói esse sistema, para conseguir o quer, morra quem morrer. Refutado.
Poderia ter comentado sobre a Alice Harris, já que as fotografias dela foram responsáveis por denunciar as mutilações praticadas contra as pessoas escravizadas no Congo.
Uau! Que fantástico! Talvez ela tenha sido a que mais contribuiu para essa questão, tão mais do que alguns militantes extremistas. Quanta crueldade no Congo, fico triste quando vejo algumas fotos.
Quando eu morava na Belgica Em Bruxelas tinha um museu chamado museu do Congo Eu era pequeno quando fui la e nao tinha ideia de quantas atrocidades foram feitas para obter todo aquele material
Achei que Nerdologia Criminosos era só uma vez por mês, mas por mim tá show.
Boooommmmm melhor comentário
o pior é q quase ninguém conhece esse cara
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa mano
Excelente observação
Crítica histórica e social foda
Até que enfim, obrigada nerdologia, essa monstruosidade não pode ser esquecida para que nunca mais se repita!
Nunca mais se repita???? A escravidão nunca deixou de existir e existe até hoje em quase todos os países africanos!!!
O fascismo nunca foi esquecido e tá aí na nossa cara. O mundo cedendo ao fascismo.
@@flaviodoliveira Defina fascismo.
@@flaviodoliveira ?? E impossível o fascismo chegar ao poder no mundo de novo existe varias e demais hipóteses sobre isto.
@@GlobetrotterBR exato, o povo não tem noção do mundo em que vive. Foram sequestrados 5 milhões de africanos para a escravidão no Brasil durante 300 anos, o país com maior volume e maior duração disto, mas em 2011 tinham cerca de 40 milhões de trabalhadores em situação análoga à escravidão no mundo. O cidadão médio está muito alienado
Realmente, esse rei tinha que estar no "nerdologia criminosos".
O problema é que ele é tão criminoso, que excede o quadro. Deveria ser episódio de um "Nerdologia Genocidas"
mas isso num é todos os reis?podia ter um sobre a rainha vitoria a mior traficante de drogas do mundo
@@antoniomarinho3228 e Churchill na Índia
@@serantos Churchull era primeiro ministro.
Ótima sugestão Luís, na verdade uma boa parte desses "personagens históricos" deveriam ser reconhecidos como criminosos históricos.
De fato um dos maiores crimes da história da Humanidade.
Isso não é ensinado nas escolas
@@madarasantista9586 na vdd eu msm aprendi sobre o Congo belga no 8°ano porém não com muitos detalhes
@@inaciobastos2065 pois e amigo não foi so o congo que isso aconteceu o Império britânico massacrou o povo zulo o Império alemão também fez coisas horríveis a África não sei se você ja viu mas tem no TH-cam e muito triste esses fatos não serem mostrados com frequência a mídia em geral não toca nesse assunto o único fato histórico envolvendo genocídio e o holocausto judeu , tirando outros incidentes como holodomor o genocídio armênio e por AÍ vai e lamentável isso na minha opinião.
@@madarasantista9586 existe uma intenção em esconder esses crimes e só apontar o que foi praticado na Europa, contra europeus das potencias tradicionais. Dá brecha para continuar a praticá-los na África e Ásia, mais sutilmente, escondido, do que nesta época de comunicação não imediata
O reino do Congo fazia parecido com os escravos que vendia a Portugal.
E há quem diga que as coisas na África são como são por acaso. A riqueza da Europa hoje está sobre os escombros do continente africano explorado e destruído por séculos!
Pode por a Ásia, América e Oceania nessa conta também
Cope
Sim
Guerras, escravidão, genocídio e colonização existem desde que as primeiras civilizações emergiram e abandonamos a idade da pedra. Os próprios europeus destruíram, mataram e escravizaram uns aos outros dentro da Europa. Não tem essa de um país ser rico porque explorou outro. EUA, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, nenhum deles colonizou ninguém diretamente, todos foram colonizados, todos são ricos hoje.
Vou nem citar o exemplo da destruição do Japão e da Alamenha há menos de 80 anos.
@@TVaz7777
Pode ter certeza que tem.
EUA, Austrália, Canadá e Nova Zelândia são ricos por que tiveram uma "colonização de povoamento", está entre aspas por que as pessoas migravam pra lá fugindo de dívidas ou perseguições. Só que por serem mais parecidas com um puxadinho da Europa do que como uma colônia, as metrópoles não ficavam enchendo tanto o saco delas como faziam como as demais, faziam algum investimento e isso deu a elas as condições de se industrializarem.
Isso é bem diferente do que aconteceu por aqui nas Américas e pela África e Ásia. Portugal proibia a educação nas colônias, aqui você só poderia aprender a ler, escrever, fazer contas e o catecismo, o restante tinha que ir pra lá. Os europeus fizeram um genocídio e criaram diversos países artificiais, unindo tribos inimigas e separando as amigas.
Acha mesmo que a colonização não trás consequências negativas?
Sugestões para os próximos vídeos:
- Nerdologia Kosovo
- Nerdologia Dom Pedro II
- Nerdologia Guerra ao Terror
- Nerdologia Monteiro Lobato
Goitacazes...
Monteiro Lobato já tem
Kosovo e Guerra ao Terror !! hiper apoio kkk
O ruim de não acreditar em vida após a morte é um ser desses não ta pagando pelo que fez.
Vai pagar nas próximas vidas, pode crer.
@@gh65025 acho que o cara nem vai ter próxima vida
Claro que está
Tá queimando até hoje.
Só acreditar então
Sugestão: Guerra do Contestado e o exército encantado de São Sebastião
e junto um sobre o Percival Farquhar, figura central para o início deste conflito
Estou terminando minha dissertação de Ensino de História sobre as fotografias do Contestado. O livro "Lideranças do Contestado", do Paulo Pinheiro Machado é uma bibliografia excelente para esse livro. Espero que o Filipe não demore para escolher escrever sobre o Contestado.
Up
Um dos conflitos mais sangrentos Brasil. Aqui na região do Contestado escutamos muita coisa.
Boa
Sugestão: Nerdologia sobre o Sacro Império Romano Germânico
O 1° Reich
@@eliascarreiro2214 KKKKKKKKKKKKKKKKK
@@menesmasterpalhaconoobyaco2396
Sacro império romano Germânico= 1° Reich
Império alemão= 2° Reich
Alemanha Nazi= 3° Reich
@@eliascarreiro2214 aham
@@eliascarreiro2214 união Européia: 4° Reich
"Colo do capeta é que nem coração de mãe..."
Assisti o vídeo esperando a hora que o Filipe ia dizer "e agora ele está sentado no colo do capeta". Mas acho que essa frase é mais pro Xadrez Verbal...
Sugestão: Nerdologia História - O Massacre da praça da paz celestial
Fé no pai que um dia sai
Nerdologia podia abordar a história dos povos africanos antes da interferência da europa no continente, tem muito pra se aprender sobre arquitetura, economia, medicina, espiritualidade, astronomia, engenharia e outras tecnologias desenvolvidas nos países africanos muito antes da invasão europeia.
O foda é que o colonialismo não só prejudicou tudo dos povos-nações da África mas fez e ainda faz questão de tentar apagar a história deles antes do colonialismo...
@@darkhorde6926 .é só que ninguém se interessa mesmo fazer oque? assim como tem historia de vários países de outro mundo que ninguém se interessa não é como se ouvesse uma conspiração para apagar a história pré-colonial africana
@@Omestredamoeda o frança têm um museu que guarda muito da história dos povos da África antes da colonização e mesmo a vendo reinvidicações ela não devolve realmente não deve haver uma conspiração e intenção de apagar a história desses povos mas ela não ajuda e até atrapalhar
Infelizmente os povos europeus acabaram com a África
@El dissidente "missao civilizatória" hahahaha.. essa parvoíce positivista do seculo XIX parte do pressupusto que uma cultura é superior a outra com base em critérios da própria cultura que se coloca como superior... essa é a mesma imbecilidade aventada pelo rei belga para subjugar e beber o sangue dos congoleses. O custo da "evolução" europeia aos povos colonizados foi o genocídio e a aniquilação de suas expressões culturais.
#Nerdologia sobre as Escolas Católicas para indígenas no Canadá!
Ou melhor: campos de extermínio para indígenas
Simmm
Escolas Católicas e Anglicanas que faziam um serviço em nome do Governo Canadense. Não pode haver bodes expiatórios nessa história, todo mundo tem que pagar.
@@lucassaba9121 A Igreja e o Estado são exímios assassinos ao longo dos séculos, cúmplices um do outro.
o momento é perfeito para este tema
Primeiro eu curti, agora vou elogiar o empenho que vcs do nerdologia vem tendo em atender mais pedidos dos inscritos, depois amaldiçoar quem deu deslike. Pronto, agora vou Assistir ao vídeo!
Filipe, vou aproveitar aqui pra dar os créditos à Alice Harris, foi ela a fotógrafa responsável pelas fotos dos Congoleses com membros decepados.
Foi através das fotos dela que as pessoas na Europa ficaram sabendo o que ocorria no Congo, e parte do ultraje da opinião internacional se deve a isso, obvio, juntamente com os outros citados no vídeo. Abraço
Bélgica.
Na Europa: 🐈
Na África: 🐅
Exatamente
Pse, na Europa perde pra Alemanha em duas semanas. Na África, destrói uma nação inteira !
@Porco capitalista malvadão opressor definiu certinho kk
A Belgica é o quebra-molas da Alemanha pra chegar na França
Tem nada a ver, tão julgando um povo pelos antepassados. Moro na Bélgica e é um dos países mais desenvolvidos da europa, inclusive muitos outros europeus moram aqui. E nem precisa falar que é por conta da exploração da Africa pq o Luxemburgo tbm é desenvolvido e não exploraram ngm, esse é um discurso muito vago. Os belgas hoje em dia tem um grande exercito, sâo a sede da OTAN e tem varios acordos com o Congo para ajudar aqueles que vem de lá além dos investimentos nos dois Congos.
félicitation vídeo Top
muito obrigado por falar do meu pais, aqui fora as pessoas sabem quase nada da R.D.Congo e não sabem do massacre cometido pelo Leopoldo 2. Uma curiosidade é que, Leopoldo exigia que os missionários ensinassem passagem da bíblia como: "Bem-aventurado os pobre, porque deles é o Reino dos céus", para não ver citações de revolta e também queria fazer com que o povo abandonasse as suas religiões, tanto que hoje lá não sabemos quase nada da religiões ou historia antes da dominação belga.
Desculpa se tiver erros de português
A História do Congo é muito interessante
Pedido: Nerdologia sobre o Sismo
de Lisboa de 1755 🇵🇹
Up
Up
#Nerdologia, história de Portugal, formação do Reino português e expulsão dos mouros da península ibérica
Tem um Nerdologia chamado "Os cavaleiros templários portugueses" que aborda esse assunto
@@lalbus1607 mas a princípio, parceiro, seria sobre os povos suevos que se separam da Galícia e anos depois criaram o condado portucalense
@@riandersonmedeiros4568 A identidade sueva já tinha desaparecido até antes das conquistas mouras, digo isso sem, obviamente, descartar as marcas que deixaram na toponímia e onomástica da Galícia medieval, mas sim por conta do próprio processo de assimilação cultural com a população Hispano-Romana local, que foi intensificado após a conquista pelos visigodos.
tb queria, a história de portugal a mt interessante
Up
Olá a todos. Sou de Angola. Só tenho um reparo: a capital do Reino do Kongo chamava-se MBANZA KONGO (do kikongo que significa «capital do Kongo»), e não apenas Mbanza, como diz o Felipe.
De resto, meu conhecimento da história da chegada, ocupação, colonização e exploração do continente africano levou-me a desenvolver uma posição ética pessoal (repito: pessoal) que mantenho até hoje: jamais viver em algum país europeu ou da América, pois, foram construídos à base da exploração dos meus ancestrais.
Já estive em 21 países europeus e 7 da América (incluindo os EUA), para fins de formação e investigação científica, mas nunca senti vontade nenhuma de me mudar de Angola para um de tais países.
Salvaguardadas as devidas excepções, os países ocidentais deviam é ter vergonha na cara ao virem com as balelas de ajudar os países africanos a se desenvolverem. O Ocidente, se tivesse alguma vergonha na cara, estaria a promover investimentos reparatórios para o desenvolvimento de cada um dos países do continente onde nasceu a Humanidade.
Ola amigo angolano, eu gostaria de saber como e a relacao de vcs angolanos com o povo do Congo.
Perfeito comentário colega Angolano.
E peço desculpas pelo mal que fizemos a vocês.
Aqui no Brasil luto contra a dominação na mente das pessoas que cultua e/ou idolatra qualquer pessoa, postura ou política imperialista, bem como o culto aos imperialistas do passado.
@@SrRodqueiroz que mal que vc fez?? Tá pedindo desculpas pelo que? Tbm pede desculpas por ser homem a cada mulher que vc vê?
@@WillVRam legal seu nome, eu espero que vc não consuma nada que seja proveniente do agro negócio, já que é tão ruim
Seguindo nessa linha, sugestão de tema: Nerdologia Estupro de Nanquim
sou um homem simples, vejo nerdologia de história e clico
Pedido: Nerdologia sobre o Sismo
de Lisboa de 1755 🇵🇹. 2
#Nerdologia Barão de Mauá, o homem mais rico da história do Brasil. Fale mais sobre o Brasil
Correção: Homem mais rico da história do Brasil Imperial. O homem mais rico da história deste país foi o corrupto empresário Eike Batista
@@RagnarLothbrokArthurMorganBR não, amigo. A fortuna do Barão de Mauá nos dias de hoje é de aproximadamente 80 bilhões de dólares, já de a de Eike batista são "meros" 30 bilhões, no seu melhor momento.
@@guilhermemoura6342 Fonte, por gentileza.
@Tatu Baiano O Eike Batista era corrupto sim
@@gabrielandrade9279 nada ver cara, sou empresário, tenho uma empresa de engenharia e tô ralando para pagar as contas da minha casa. Não roubo, só trabalho colocando até a mão na massa
Como diria o Filipe Figueiredo do Xadrez Verbal: "Esse aí tá muito bem sentado no colo do capeta"
Recomendo o livro "O sonho do celta" do Vargas Llosa, romance histórico sobre Roger Casement citado no vídeo sem imagem
Ótima recomendação! Imperdível pra quem gosta de ficção histórica!
Sugestão de tema: Nerdologia Holodomor/Golodomor...
Está sendo muito difícil achar fontes "neutras" sobre o tema. Gostaria da ajuda do mestre Filipe nessa aí! Vlw!
Idioma Congo, no Congo existe e existiam tantos povos e línguas mas não existe o idioma "Congo", tem o Baluba ou Tshiluba, li ngala, Kikongo, kiswahili e outros.
Talvez ele esteja se referindo a uma língua antiga e talvez ja extinta que originou a palavra congo e como não havia um povo representante dessa lingua eles chamam de congo (na verdade eu não sei ¯\_(ツ)_/¯), eu dei uma pesquisada e parece q existia um idioma chamado de kikongo ou kongo no reino do kongo
A língua congo também é conhecida como kikongo
pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_congo
Esse tema realmente deveria estar na seção Nerdologia Criminosos...
Novamente mais outro livro que estava esperando que vc indicasse. O Fantasma do Rei Leopoldo foi me apresentando por um Belga é tive a felicidade de adquirir é ler sobre este triste capítulo da história africana.
E o que esse belga acha?
@@henriquenascimento7052 Que Leopoldo é genocida.
Gente, apesar do tema forte, queria parabenizar as ilustrações. Já tem um tempo que elas vêm me impressionando. Parabéns pela evolução e pelo conteúdo perfeito de sempre.
PROFESSOR FILIPE, SEMPRE IRRETOCÁVEL, E SEMPRE MANDANDO MAIS DO QUE BEM!!! DEMAIS!!! COMO SMEPRE!!!🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Podiam falar sobre o Canadá e as crianças indígenas.
Grande matéria 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Eu sou de Angola, natural de Cabinda ( consideradamente "Congo Português" ) e a história é bem assim... Infelizmente o Congo Belga sofreram bastante com os maus tratos, exploração sem um governo local oficial do Rei Belga e e mortes em massa... E até hoje o Congo Belga anda que nem um campo de mina onde todos exploram e há uma desordem total sem fim!!!
Mas é de realçar que depois da divisão de Berlim, o Rei Belga depois reivindicou uma saída do Congo ao mar, pois o Congo Belga era rodeado pelo lado da costa por uma boa parte pelo Congo Francês e as Terras de Portugal ( Incluindo Cabinda )...
E essa separação até hoje causa separatismo e preconceitos entre Cabinda e o resto dos estados Angolanos... E até a Independência dessa mesma terra já é discutida porque o atual governo de Angola faz o mesmo ( explora e não desenvolve o estado ) e o povo já está cansado disso...
Olá. Você sabe me dizer se hoje, a Angola é mais desenvolvida do que o território do Congo belga? Como você vê essa questão em termos de saúde, educação e infraestrutura?
Sugestão de vídeo: Eufrásia Teixeira Leite, a primeira mulher investidora da bolsa brasileira
Eu com O Coração das Trevas na lista pra comprar e o Filipe vem com esse episódio. Meu cérebro, agora, "compra logo esse livro, homem"!
Esses vídeos sobre colonialismo são essenciais para uma reflexão sobre a situação das sociedades hoje.
Parabéns pelo excelente trabalho!
Também produzi um vídeo sobre este tema no canal e até mesmo a experiência de estudar o assunto já é assustadora.
Infelizmente, esse debate em Bruxelas continua a ser feito sob panos quentes. A Abadia no bairro de Ixelles em Bruxelas, local onde o Leopoldo II dividiu geograficamente o Congo, volta e meia, sofre manifestações contra o que foi feito.
A história é implacável e impecável, o relacionamento íntimo entre um dos percursores do Périplo Africano Diogo Cão, a casualidade da descoberta de Henry Stanley e a visão empreendedora de Leopoldo II, mostram como cada detalhe é importante e que tudo vale a observação
O Rei Leopoldo II foi um grande vilão. Meu professor de história tinha dito que ele matou tanta gente que faria Adolf Hitler parecer uma menininha. Agora vejo que isso não foi exagero
Não só ele, Mao Tse Tung também.
@@senhoritaverissimo2105mano cala boca, não tem nada a ver, morreram chineses por um desastre de governo chinês, não houve genocídio porque mao era chinês
Mais uma vez... PARABÉNS AO PROFESSOR de HISTÓRIA FILIPE NOBRE FIGUEIREDO!
o filipe tá na vibe d fzr os nerdologias mais pedidos pra pessoas como eu não encherem mais o saco dele kkkkkkk
Isso me dá medo. O Átila fez isso antes de sair do nerdologia
Aguardei esse Nerdologia por anos. Muito obrigado. Ainda há muito que se falar das tragédias que o povo europeu provocou no continente africano e suas consequências vistas até hoje.
Faz um vídeo sobre a grande seca no nordeste.
Finalmente um dos temas que eu pedia a anos
Muito obrigado NERDOLOGIA
Vcs podem falar sobre o rei africano mansa musa
Rei do Mali e um dos mais ricos da história, famoso por criar uma recessão e quase colapsar a economia de meca, cairo e medina com a inflação gerada do ouro que ele gastou nas cidades kkkkk
@@WILLIAN_1424 "Inshalá! Muito ouro!"
Vc quis dizer, o brabo?
@@WILLIAN_1424
Um dos mais ricos não, o mais rico da História.
@Ivan Angelocci Filho inflação não tem nada haver com capitalismo, tem haver com economia, e adivinha só? Em quanto existir alguma forma de moeda ela pode ser inflacionada, e como meca era um centro de comércio, circulavam muito ouro e prata, então como Mansa Musa era extremamente rico graças ao Ouro do Império Mali, ele gastou tanto ouro nas cidades que visitou que as economias locais acabaram entrando em recessão graças a inflação gerada pelo ouro.
Outro exemplo de inflação antes do capitalismo é o Império Espanhol, os espanhois ganharam tanto ouro e prata dos império conquistados nas américas (Império Inca e Asteca) que constantemente a economia espanhola colapsava graças a inflação gerada nesse influxo de ouro e prata.
Essas novas artes do canal são belíssimas. Parabéns
Finalmente 👏👏👏👏
Sempre quis entender o porquê do Rei Leopoldo da Bélgica ser tão uma figura tão polêmica. Muito obrigada por mais um vídeo incrível!
Pedido: Nerdologia sobre o sismo de 1755 em Portugal.
Finalmente conseguimos!!!
2:07 - Filipe a capital do reino do Congo era chamada de Mbanza-congo o que na língua nativa (Kikongo) quer dizer "CIDADE-DO-CONGO". A palavra Mbanza quer dizer cidade em kikongo. De lembrar que a actual República Democrática do Congo (RDC) é constituída por vários ex-reinos. Angola tem uma extensa fronteira com RDC e compartilham dois grupos étnicos os Bakongos e os Tshokwes ou Côkwe
Nerdologia, poderiam fazer um video sobre o Brasil Império e sobre D. Pedro II?
Eu vou sentir tanta saudades do "cara do Genocídio Armênio" e do "cara do Leopoldo da Bélgica"
Acho que essa é a primeira vez que eu assisto um nerdologia e fico chocado (isso pra não falar enojado) com algum personagem da historia.
Como diria o Filipe: Leopoldo II está sentado no colo do capeta.
O que ainda é pouco para as barbáries que cometeu
@@vanderval_jr está ao lado de Hitler no colo do capeta isso sim, quem será que foi pior?Hitler ou Leopoldo II? pq Hitler matou mais de 6 milhões de judeus e não foi só judeu que Hitler matou
Um autor importante que vai falar sobre a situação do Congo, a partir de uma análise de Coração das Trevas do Conrad, é Edward Said. O texto Cultura e Imperialismo faz um debate bem construído sobre a lógica europeia de crítica ao Leopoldo e à obra do Conrad.
Caracas, mais do que triste isso.
Primeiramente, sempre fico impressionado com o Nerdologia de História. Mesmo sendo um recorte, traz informações muito precisas e relevantes. Parabéns ao canal e à equipe. Uma sugestão de tema: Revolução Mexicana, que em 2021 completa 110 anos, bem como os personagens Francisco Madero, Emiliano Zapata e Pancho Villa.
Sugestão: por que a Inglaterra e a Holanda ( ou países baixos se preferir ) tem alguns territórios em ilhas caribenhas?
Consequências da colonização local, até hoje as ilhas são deles, igual o que aconteceu com a Guiana francesa
Isso é extremamente triste cara
Vim mais rápido q a notificação do TH-cam
Muito Obrigado por tanto conhecimento! Amando cada vez mais história e esse canal é uma grande contribuição para isso
Engraçado que a gente nao aprende sobre isso em lugar nenhum, nem na escola, nem em reportagens De Tv, ou livros, documentários e etc, pelo menos nao tanto quanto deveria pra um absurdo desses
Só recentemente se conseguiu que história do continente africano entrasse no currículo escolar. Aprender que os países mais poderosos fizeram sua riqueza com o sangue e lágrimas de milhões é de abalar as estruturas de poder atuais
@@JhonataPactio Perfeito comentário.
Não é popular porque ele não matava europeu
Sugestão: Nerdologia história de Angola
Só recentemente a Bélgica reconheceu seus crimes no Congo, e houve a retirada da estátua de Leopoldo.
Muito necessário esse nerdologia. Parabéns pelo trabalho e máximo respeito! Vocês são essenciais!
Sugestão: Anarquismo
Chamem o prof Felipe Corrêa da USP e do instituto de teoria e história do Anarquismo e militante da Coordenação Anarquista Brasileira.
- 1a Internacional e Bakunin
- Comuna de Paris
- Anarquistas na Revolução Russa
- Exército Negro Ucraniano e Nestor Makhno
- Arditi del Popolo
- Revolução Espanhola
- Coluna de Ferro e Buenaventura Durruti
- OPR-33 e FAU
- Renascimento Antifa nos anos 80
- Coordenação Anarquista Brasileira
- Guerrilhas Anarquistas (IRPGF e Tekosina Anarsist) contra o Estado Islâmico na Síria
Up
Nem sabia que era possível terminar um episódio de Nerdologia chorando...
Saber que até pouco tempo atrás, Uma empresa Belga vendia chocolate com formato de mãos decepadas....
Acho que o vilão de jojo part 3 ia gostar desse chocolate
Então, esse chocolate (pode ser biscoito também) em formato de mão é chamado de Antwerpse handjes. O doce, felizmente, não tem nada a ver com o episódio do genocida Leopoldo, mas sim com uma mitologia Belga, que conta que um gigante cortava as barqueiros de um rio local que se recusavam a pagar pedágio. Um dia um herói lá (que esqueci o nome) conseguiu matar o gigante e "dar o troco" decepando a mão do gigante. O doce é uma homenagem a mitologia.
Vc ta de sacanagem né? Serio?!
Foi o que o rapaz embaixo escreveu. Não tem nada a ver com a exploração dos africanos.
Curioso essa tal "lenda" ser exclusivamente Belga, pois muitas delas derivam dos antigos Batavos ou Países Baixos geopolíticamente. É uma GRANDE "coincidência"...
Vídeo incrível. Obrigado por isso! Eu gostaria também de ver um nerdologia sobre as guerras ou a primeira guerra sino-japonesa. 🖤
Só uma correção praticamente irrelevante. Em 5:41 a seta indica incorretamente o Zaire como Angola. Na verdade, o Zaire (1991-1997) é o antigo nome do atual República Democrática do Congo (ou "Congo Kinshasa"). Angola fica ligeiramente mais ao sul do mapa.
Se naquela época que abusos contra humanidade era comum por todos os países, para chegar ao ponto da opnião internacional dizer que estavam pegando pesado, é porque realmente a coisa era muito pior do que podemos imaginar.
Como diria o próprio Filipe no Xadrez Verbal, Leopoldo agora tá no colo do capeta
Muito bom como sempre
Nerdologia história: Unabomber
Tentativa 2
parabéns. vídeo excepcional.
O parlamento belga emprestou dinheiro para leopoldo, com a promessa dele deixar o congo para bélgica apos sua morte. Como não tinha filho varão vivo.
Parabéns pelo excelente episódio!!
E quando o Congo passou a ser colônia da Bélgica, o Leopoldo ainda foi indenizado pelo Estado
#Nerdologia, seria legal se tivesse um que falasse sobre a formação do Suriname.
Sugestão: As guerras civis na libéria e seus generais canibais.
Filipe, assim que der fale sobre a história do filme "Prenda-me se for capaz", forte abraço.
Imagino que a conversão do imperador do Congo ao catolicismo foi completamente pacífica e espontânea
Na realidade foi sim, tanto o rei do Congo quanto os nobres congoleses se convertaram ao cristianismo de bom grado. No início o reino do Congo e Portugal tinham uma boa relação diplomática
Tá aí, um vídeo informativo e lúdico 👉 th-cam.com/video/4dL_aBQeWHs/w-d-xo.html
@@pedrosabino8751 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri alto agora. Era.uma relação de ganha ganha né kkkkkkkkkk.
@@Calmanaia É kkkkkkk, até eu virava cristão pra ter os benefícios
Congo tbm se tornou o nome de um estilo musical tradicional da cultura capixaba, que tem raiz obviamente na cultural africana e até um influencia o estilo de certos grupos do Estado de música popular. No estado do Espírito Santo existe também o Ticumbi, uma manifestação que envolve o ritmo similar ao do Congo e uma encenação teatral que narra uma disputa entre os reais de “Congo” e “Bamba”.
Fiquei surpreso por esse episódio, quase não se fala do Leopoldo II que facilmente pode entrar em um TOP 10 genocidas.
Uma ótima sugestão é os episódios do Congo Belga do podcast do GeoPizza, são horas de conteúdo incrivelmente detalhado.
E hj um dos melhores jogadores da seleção belga de futebol é o artilheiro Romelu Lukaku, de origem congolesa
Sem hipocrisia, mas eu não entendo como alguém de origem congolesa (eu presumo) tenha coragem de vestir a camisa de um país que escravizou e massacrou o seu povo...
@@flptricolor talvez porque quem esteja vivo hoje lá não tem culpa do que ocorreu na epoca
@@flptricolor simples, ele quer a riqueza e o luxo da Europa e não a miséria e pobreza da África.
@@flptricolorTu acha que ele pensa nisso? Ele só quer dar uma vida boa pra família dele e pra ele mesmo. 90% não liga pra isso.
Sugestão:Próximo nerdologia história poderia ser sobre os reinos da África subsaariana
Como que esse cara não é tão falado quanto Hitler e Stalin..
Por que ele não matou brancos. Quem se importa com gente de cor?
Muito top este vídeo para levar conhecimento as pessoas. Não se deve homenagear aqueles que só levaram sofrimento e exploração a outros povos.
Me recordo de ler em algum lugar que ele jamais pisou na África. Procede?
Sugestão: Cubatão - O Vale da Morte e o Desastre da Vila Socó
Desculpa os demais, mas nerdologia bom é com Felipe Figueiredo. Rsrsrs
Dr leopoldo o sr é um fanfarrão sr leopoldo!!!
Um país já foi propriedade privada... O congo belga é uma amostra do que é viver no Ancapistão...
Como é um lugar Anarcocapitalista se violou a propriedade privada dos congoleses? Sem falar que o Congo era uma propriedade ESTATAL.
@@Moses_Olivers120 cara vc não viu o vídeo inteiro não? O Congo virou PROPRIEDADE PRIVADA do rei Leopoldo. Ele era simplesmente o dono da "empresa Congo" e fazia oq bem desejasse com os seus empregados.
Ps: violação da "propriedade privada" de outros povos é como o capitalismo nasceu (aka acumulação primitiva de capital). Ver fim das terras comuns na Europa, colonização na América, colonização da África, da Ásia, disputa por terras no Brasil, situação Palestina, etc.
@@guilhermelobato698 ah, saquei, tudo é culpa do capitalismo e fodase👍
Falo que na prática era só mais uma propriedade estatal. E sim, era TRADADO como se fosse propriedade dele. Não é atoa que foi administrada por um monte de burocratas e outros agentes do Estado. Empregado??? Os congoleses quiseram voluntariamente trabalhar para o Leopoldo II? Não.
O que houve na exploração africana, canonização da América, guerras do Oriente médio e etc. Foi mais um imperialismo (ou expansão) da mafia estatal. Só.
@@Moses_Olivers120 cara, vc quer acreditar que o capitalismo não tem culpa dos crimes citados acima, que tudo isso que ocorreu foi exatamente por causa da presença do Estado e não pela motivação do lucro acima de tudo, então não sei nem oq dizer pra vc.
@@guilhermelobato698 capitalismo por definição é: comércio, troca voluntária e propriedade privada. Ponto final. Não adianta querer culpar um simples sistema econômico. No capitalismo, você busca lucro com trabalho voluntário, comércio e produção. Já o Estado, destrói esse sistema, para conseguir o quer, morra quem morrer. Refutado.
Esse vídeo deveria ser de exibição obrigatória nas escolas.
Poderia ter comentado sobre a Alice Harris, já que as fotografias dela foram responsáveis por denunciar as mutilações praticadas contra as pessoas escravizadas no Congo.
Caraca, Faltou isso mesmo!!! Ela que foi responsável pela disseminação do que acontecia lá.
Uau! Que fantástico! Talvez ela tenha sido a que mais contribuiu para essa questão, tão mais do que alguns militantes extremistas. Quanta crueldade no Congo, fico triste quando vejo algumas fotos.
Quando eu morava na Belgica
Em Bruxelas tinha um museu chamado museu do Congo
Eu era pequeno quando fui la e nao tinha ideia de quantas atrocidades foram feitas para obter todo aquele material