Ótimo vídeo amigo, devo lhe dizer que só consegui fazer esse experimento depois de ver seu vídeo pois eu estava errando justamente na ligação de dos fios na bobina. Muito obrigado já estava quase desistindo.
Beleza ,Gabriel ,eu sempre tive a maior vontade ,de entender a eletrônica , pois aprender é uma coisa e entender é outra ,fiquei feliz com sua explicação ,vou tentar montar ,meu aparelho ,depois lhe darei retorno ,minhas ideias as vezes vai muito além ,mas me falta conhecimento ,mas agora ,você me deu um estimulo ! Grato amigo !
Luiz Eduardo Silva Muito legal ler isso, fico feliz que você tenha gostado cara. Vai fundo e tenta sim, talvez não consegue na primeira, mas vai conseguir fazer com certeza
Cara sua explicavao foi a meljor ate agora sobre o ladrão de joule. Bom, minha ideia é ligar em um pequeno gerador de 13v em corrente alternada, feito debmotor de centrifuga 15kg, esse motor vai estar no alto de uma casa captando os ventos, depois pegar essa tensao AC passar por uma ponte retificadora , depois ligar em um controlador de carga e enfim alimentar uma bateria 12v, depois usar essa corrente continua pra ligar em um inversor, pronto, depois dai, ligar uma geladeira, lampadas, perfunto a voce se isso é possivel meu amigo.
Montei um que a relacao fica de 1,5 x 40...variavel, enrolei no mesmo sentido um fio mais fino de um metro e o grosso de trinta centimetros, transistor 3055. Ficou maravilha.
bem detalhado. gostei. minhas unicas duvidas agora são qual a influencia da variação da quantidade de espiras do toroide e do resistor da base do transistor. para saber o quando de aumento de tensão é possivel ter e porque esse sistema aumenta a tensão e não a corrente, ja que essa indução não cria nenhuma ligação em serie, estaria mais para paralelo ja que a enegia induzida esta sendo inserida no fio que ja esta passando energia que vem da bateria.
Gostei muito do vídeo, muito obrigado por ter fanado minhas dúvidas do relação a isso, que até minutos atras eu achava o nome Joule thief uma fraude! Ganhou um Gostei de um novo inscrito. Grato
Otima explicação gabriel simples e direto, so tenho 2 perguntas, quala influencia do numero de voltas da espira? e se ei fizer essa ligação com um fonte dc ( celular ) vou ter uma tensão dobrada e como fica a correte nominal dessa fonte? ... vai obedecer a lei de ohm?
+Hamilton da silva Geralmente a bobina do ladrão de joule não precisa ser muito precisa, ela precisa apenas garantir uma diferença boa nas espiras para conseguir uma tensão elevada no secundario, que seja maior que os 3v necessários para acender o led. O led não queima porque a corrente no circuito é limitada por aquele resistor que vai em série com a bobina. Não sei te dizer se dá pra usar de forma precisa esse circuito para obter uma saída regulada e estável, acredito que não seja o melhor dos projetos para esse fim
+Gabriel Guelfi entao quanto mais voltas maior vai srr a inducao de uma bobina na outra.... dessa forma mais rapidamete vai acontecer a abertora e fechamento do transistor ... assim a frequencia vai ser maior quanto maior o numero de voltas certo?
+Gabriel Guelfi entao quanto mais voltas maior vai srr a inducao de uma bobina na outra.... dessa forma mais rapidamete vai acontecer a abertora e fechamento do transistor ... assim a frequencia vai ser maior quanto maior o numero de voltas certo?
Amigo me ajuda a entender, pois nao tenho curso nem nada.............eu quero fazer um gerador que vai gerar 7V e 12amperes corrente continua, eu queria saber se com esse ladrão de joule, eu consigo aumentar para 110V alternada e ligar uma TV, computador??? Ele faz o mesmo papel de um conversor/inversor?
+Gabriel Guelfi Gabriel perguntei pois eu tenho uma animação boost que mostra o motivo do motivo do aumento da tensão , mande um e-mail yahoo ou hotmail para fernandesfo@yahoo.com.br para eu enviar o arquivo do boost para voce analisar
Eu fiz o meu deu 110voltas no secundario e 12 no primario, mas na hora de testar o circuito com 12v na entrada, o transisto esquentou muito, o mesmo é novo foi comprado, mas não chegou a queimar-lo, e a tensão que deveria ser na saida de 220v ficou apenas 19 volts. não entendi o porque, sera que enrolei errado ? fiz exatamente com muita atenção peguei o final de um e imendei com outro. usei fio 0.4mm esmaltado no prilario e 6 fios 0.6 no secundario. pesquisei muito , estudei muito e ao fazer não deu certo. usei o bmax de 2000 e a formula do npri = vin x 10 a (8 oitava) dividido por 4x f x e assim vai. será que os toroides de fonte atx aqueles amarelo, peguei o maior deles, não foram feitos para dar 220v? vejo videos que o pessoal alcança 60 volts nessa faixa. mas ninguem ensina a fazer o calculo coretamenmte. temos apenas o calculo do toroide normal de ferro, este sim tem calculos que dão certo no internet, ja o de ferrite ainda não achei.
Bom dia Gabriel, como posso calcular o numero de voltas para um ladrão de joule 12v e saída 220v? existe uma formula que começa com npri seria esta formula?
Cara, o valor de saída eu não consigo medir, a não ser que possuísse um osciloscópio pois são pulsos muito rápidos. Eu acho que dá pra regular em 12v. Nunca tentei, mas seria ineficiente para isso e a corrente é muito pequena.
Excelente explicação. Parabéns! Só queria saber se a quantidade de voltas do fio influencia na eficiência do circuito? Quanto mais voltas mais LED posso colocar? Tem um número mínimo de voltas? Quanto ao transformador, posso usar aqueles que tem em fontes de computador? Tem algum material explicando como funciona esses transformadores para que eu saiba qual usar? Ou pode usar qualquer um? Vlw!
Gabriel, estou montando um gerador eólico com motor de ventilador com o intuito de apresentá-lo em uma "convenção" de engenharia. É interessante acoplar este ladrão de joule no motor? Se sim, consigo ampliar a geração utilizando um capacitor?
Você não vai ter vantagem nenhuma acoplando esse circuito. Ele não aumenta a potencia gerada, apenas aumenta um pouco a tensão consumindo corrente no processo. Mas você pode utilizar algum circuito regulador no seu gerador, por exemplo um DC-DC inverter. Eles possuem uma entrada de tensão variavel, por exemplo de 8v a 40v, mantendo sempre a mesma tensão na saída, que pode ser ajustada através de um potenciometro. Desse jeito seu gerador terá uma saída quase constante que vai ser mais útil para alimentar uma lampada ou um carregador de celular, por exemplo
Excelente explicação!! Só uma coisa, montei um desses e deu tudo certo, porém apesar de o led acender, a tensão entre coletor e emissor é a mesma da bateria (1,5v). Sabe dizer por quê?
Que led voce usou? Porque a corrente de pico produzida é muito baixa e ao colocar o led como carga, ele provoca uma queda de tensão no sistema, você praticamente não consegue medir os picos só com um multimetro normal, até porque são muito rapidos. O ideal seria colocar num osciloscópio pra poder ver e medir os pulsos.
Quando se faz um ladrão de joule a voltagem de saida aumenta mais continua continua ou passa a ser alternada? Se for alternada e eu retificar no finao eu terei uma voltagem mais alta do que a da pilha no inicio o circuito?
Olá Gabriel, no meu experimento o led só acende se eu ficar esfregando o fio no polo positivo da pilha ou seja ele não fica aceso igual o seu usei um transformador quase igual o seu e também um trafo igual o do Jean Gomes também a mesma coisa não para aceso! usei transistor bc337 e a mesma resistencia 1k. se você souber o motivo eu agradeço!
Rapaz, é dificil dizer... você tem certeza de que conectou os fios do transformador corretamente? Lembrando que vc tem que inverter: vc pega o começo das duas bobinas e inverte uma delas, usando o final da bobina como se fosse a entrada. Isso é a parte mais importante. Do resto, a única coisa que pode ter acontecido é vc ter pego um transformador muito fraco (ou com espiras demais) e o campo gerado é tao fraco que nao consegue sustentar o led aceso, somente breves flashes. Experimenta tambem em ultimo caso trocar o transistor, por uma versao diferente. Em algumas experiencias eu tive problemas com transistores diferentes, apesar de serem NPN e terem praticamente o mesmo ganho :s
Só agora em 2021, conheci aqui no TH-cam este ladrão de joule, minha idéia é ligar ele em um acumulador, lâmpadas led e um pequeno painel solar. Fica a sugestão.
E fiz o ladrão de joule com o indutor como no vídeo. Mas com um resistor de 1k, portando, o transístor começou a aquecer, então eu substituir por um resistor de 10k e funcionou perfeitamente, a minha dúvida é se eu posso trocar o resistor por esse de 10k mesmo.
cara, da uma procurada pelo google que você vai encontrar um esquema certinho mostrando o numero de espiras, mas quando eu fiz não segui muita regra não, eu fiz usando um indutor de dois fios que tirei de uma fonte chaveada, acho que deveriam ter o mesmo numero de espiras e mesmo assim funcionou, acredito que seja pelo efeito de back emf. Também testei com esse transformador e funcionou melhor ainda, usando o primario e secundario. Esse aí é o menor transformador da fonte chaveada, que alimenta o circuito de standby
Gostaria de sugerir que você explicasse como funciona a raquete-mata-mosquito. Escreve no Google "esquema raquete mata mosquito", tem o esquema da Larios Tecnologia. Esse é o melhor pra ser explicado. Aguardo ansiosamente.
Olá Paulo, obrigado pela sugestão. Infelizmente ando meio sem tempo por causa de estudos e trabalho, mas vou procurar fazer mais videos e vou lembrar da sua ideia :)
Interessante,mas tem a ver com núcleo de QQ material,bitola de fio e quantidade voltas? Testei vários diferentes e só vi que dá a mesma tensão em todos, bom com a mesma tensão de entrada, claro que se aumentar nela, aí muda a saída,mas igual pra todos os tamanhos de núcleo, enrolamento e bitolas de fios!!!! Que sabe dizer?
No vídeo diz que a energia oscila muito rápido, mas se eu colocar um capacitor ele estabiliza? E qual capacitor é o certo para suportar as oscilações e estabilizar a corrente elétrica?
+Sillas Pereira Rapaz não sei te informar isso direito, mas esse circuito não é muito vantajoso por causa do baixo rendimento, muita energia é disperdiçada
+marcus araujo Cara, acredito que deve durar muito, não sei informar o tempo exato, mas essas pilhas não recarregáveis demoram muito pra esgotar completamente quando chegam no final da vida
marcus araujo se você mantivesse a mesma potencia, o consumo de corrente aumentaria. Mas é nitido que o led não acende com sua potencia total, por isso acho que o consumo de corrente deve ser pequeno
Bom cara pelo que eu vi a fonte (pilha) fica sacrificada pelo fato de ter que fornecer mais energia para a carga , na seria melhor usar um elevador ao invés de um isolador como você esta usando , ja que vais usar mais tensão na saída ja que vais precisa de 3,0V de tensão e não so 1,5V ? ja tentasse fazer isso para ver se melhorar ? abraço !!!!!
Cara, pelo que eu sei destes circuitos, nada mais possuem do que uma versao mais potente do joule thief convensional, com um transformador geralmente toroidal com varias espiras e um transistor mais potente do que o BC. Eu nao sei muito pq nunca tentei fazer um, mas acredito que se você usar um transformador maior, por exemplo de um radio ou de uma pequena fonte 12v junto com um transistor tipo 2n3055 você pode conseguir esse resultado de acender uma pequena fluorescente.
Gabriel, Sou leigo em eletrônica, estou começando a estudar por conta própria. Pelo que entendi, esse ladrão de joules acaba transformando a energia continua em alternada.. Dependendo do uso teria que usar um circuito diamante (esqueci o termo, mas pra transformar novamente de alternada pra continua), correto? Com isso a perda não seria maior? compensaria mesmo assim utilizar este circuito?
Esse circuito do jeito que está só fornece uma corrente baixa de alimentaçao, por isso nao seria util para grandes aplicacoes. Agora se você precisar elevar a tensao baixa para uma mais alta, você deverá sim transforma-la em alternada e dps retificar para obter uma continua estabilizada, e sim, vao haver perdas no processo mas isso é inevitavel. Um uso comum desse tipo de fonte está nos amplificadores de som automotivos, que transformam 12v em 35, 60, 100v etc e precisam de um circuito completo de oscilador + retificador dentro deles
Excelente explicação! Mas acabei ficando com uma curiosidade: o que aconteceria se, no lugar do led, ligasse outro ladrao de joule? A tensão aumentaria ainda mais? Grande abraço!
Jacinto Marcos Em que minuto do video eu disse isso? Esse transformador é um pequeno transformado de fonte chaveada de PC. Você também acha ele em pequenos carregadores de celular. A ligação é a seguinte: o transformador possui duas bobinas (ou mais, mas vamos considerar duas bobinas). Vamos imaginar que uma cada bobina possui uma entrada e uma saída, entao vamos chamar E1/S1 e E2/S2 (entrada da bobina 1, saida da bobina 1 e entrada da bobina 2/saída da bobina 2); Você vai ligar a fonte de alimentação (POSITIVO) nos terminais E1 e S2, entendeu? Os terminais restantes são intuitivos, é só olhar no esquema.
Jacinto Marcos Nesse sentido, o terminal S1 é aquela ponta da bobina que se conecta ao resistor de base do transistor e o terminal E2 é aquele que se conecta ao led e ao coletor do transistor.
+Cássio Oliveira eu não creio que o tamanho do toróide seja decisivo pro funcionamento do circuito, visto que já vi toroides de diversos diametros funcionando com esse esquema. Quanto à quantidade de espiras, alguns esquemas na net indicam valores variados, mas a unica toroide que fiz e funcionou eu nem contei a quantidade de espiras, e o fio era o mais fino que eu tinha. Simplesmente enrolei uma quantidade boa de um lado e mais ou menos a mesma quantidade do outro. Esse não é um circuito muito crítico, não é lá o mais eficiente e também não lida com potencias elevadas, então tudo é muito tolerante a mudanças, inclusive a substituição de um toróide por um transformador
Eltom barbosa O transistor acho que usei BC337, o fio do trafo eu não sei, quando fiz num toróide eu usei o mais fino que tinha, acho que era 22 se não me engano e funcionou... O resistor pode ser normal, de 1/4 de watt.
Amigo, bom trabalho. Faço administração e tenho que criar um produto ou empresa para meu TCC, como já venho tendo a ideia já faz algum tempo de criar um gerado movido a motor magnético, imagino que de alguma forma esse Ladrão de Jaule, poderia aumentar de alguma forma a energia que eu conseguisse produzir, você acha que isso é possivel? Pode me leigo enviar algum esquema pra isso? Lembrando que sou leigo nessa hora.
Acho que é mais ou menos isso, fiz algumas pesquisas, acho que tenho usar um motor de impressora pra gerar energia, um ladrão de joule para aumentar a potencia da energia gerada e uma ponte retificadora de diodo para acumular energia no capacitor . Se for isso ou algo parecido, gostaria de saber como fazer esse circuito, de um modo bem facil, pois como já disse antes sou lego nesse assunto. Obrigado pela atenção,um abraço
Márcio Amigo pra toda hora Cara, o ladrão de joule não aumenta a energia, ou seja, a Potência. Ele aumenta apenas a Tensão, tornando-a suficiente para acender um Led. Caso você esteja procurando um mecanismo de moto-contínuo, ou moto-perpétuo, ou seja, um mecanismo que se auto-sustente e funcione para sempre sem consumir energia externa, tome cuidado... Esse tipo de coisa não existe =/ O que existem são pessoas tentando enganar outras pessoas com esquemas que elas dizem ter inventado e revolucionado o mundo kkkk
Eu acredito que sim, não cheguei a fazer um teste pra saber, mas se vc parar pra prensar que além do led, também há dissipação de energia no próprio circuito, conclui-se que a pilha se descarrega mais rápido mesmo. Mas de qualquer forma, seria uma energia que você não conseguiria utilizar se ligasse a pilha direto no led.
Perfeito! Conquistou mais um inscrito!!!! É possível usar o ladrão de joule num circuito de corrente alternada? E qual alteração deve ser feita nesse caso ? :-)
você teria que retificar a corrente antes, mas acho que esse circuito está dimensionado para funcionar com baixa tensão apenas, se elevar demais pode ser que não funcione
Usar um transformador de carregado de celular é muito mais fácil de achar do que fazer um toroidal. Mas podia explicar melhor como fazer a ligação nesses transformadores.
Amigo, isso aí é apenas um chaveador "Explico" Quando se polariza a base de um transistor NPN, o mesmo se fecha permitindo com que a corrente de coletor flua para emissor correto E é aí que tá o pulo do gato pois quando se coloca duas bobinas uma inversa com a outra, uma induz corrente na outra Veja; inicialmente a corrente elétrica não passa pela bobina de coletor pois o NPN encontra se aberto né Então essa mesma corrente como de costume segue pelo caminho de menor resistência descendo pela bobina de base pois os transistores são ligados eletricamente pela base e emissor correto Quando isso tudo ocorre, o NPN passa a conduzir corrente de emissor para coletor polarizando a bobina de coletor Agora nesse momento a bobina de coletor passa a induzir um campo magnético na bobina de base fazendo com que a mesma passe a gerar uma tensão inversa e com isso o transistor se abre certo logo após o corte do transistor, aquele campo magnético que existia na bobina de coletor se desfaz de uma só vez gerando então uma tensão maior do que a inicial Mas como essa tensão não pode passar pelo transistor aberto, ela passa pelo led que representa a carga nesse cirquito OK
Hmm.. rapaz, do jeito que está no video, nessa forma mais básica, não. Mas o conceito pode ser levado adiante e feito em uma escala maior, eu acredito. Com um transistor um pouco mais potente e um trafo um pouco melhor, você poderia conseguir uma corrente mais elevada e daí entao estabilizar a saída com um diodo zener de 5v e um capacitor eletrolítico em paralelo. Mas não tenho ctz se seria muito eficiente =/
Gabriel Guelfi entendi, faço Engenharia Mecânica mas me interesso muito pela parte eletrônica, embora não saiba muito, vi em alguns vídeos em inglês que um imã próximo ao toróide pode ampliar o brilho do led, embora não tenha percebido muita logica, irei montar um simples para testar.
Jean Gomes Olá Jean, prazer rapaz. Interessante esse conceito do imã, também não entendi qual a lógica. Se conseguir algum resultado com isso, compartilha com a gente aqui :) Valeu
Gabriel Guelfi Bom fiz o circuito e deu certo, realmente com o imã o brilho aumenta só um pouquinho, mas aumenta, e outra, o imã tira o barulho da bobina. se quiser posto o vídeo.
Que interessante! Provavelmente o ímã ajuda a concentrar ainda mais o campo magnético criado pelas bobinas, aumentando a eficiencia do transformador, da mesma forma que o ferrite de boa qualidade faz. Posta o vídeo sim, compartilha com a galera.
Ótimo vídeo amigo, devo lhe dizer que só consegui fazer esse experimento depois de ver seu vídeo pois eu estava errando justamente na ligação de dos fios na bobina. Muito obrigado já estava quase desistindo.
Beleza ,Gabriel ,eu sempre tive a maior vontade ,de entender a eletrônica , pois aprender é uma coisa e entender é outra ,fiquei feliz com sua explicação ,vou tentar montar ,meu aparelho ,depois lhe darei retorno ,minhas ideias as vezes vai muito além ,mas me falta conhecimento ,mas agora ,você me deu um estimulo ! Grato amigo !
Luiz Eduardo Silva Muito legal ler isso, fico feliz que você tenha gostado cara. Vai fundo e tenta sim, talvez não consegue na primeira, mas vai conseguir fazer com certeza
Sempre queria entender como funcionaria o sistema de Joules e você explicou perfeitamente. Parabéns!
Essa sim é a melhor explicação sobre o ladrão de joule, parabéns
Faz um vídeo de como ligar um transformador desse modelo mesmo, agradeço. Bela explicação
Cara sua explicavao foi a meljor ate agora sobre o ladrão de joule. Bom, minha ideia é ligar em um pequeno gerador de 13v em corrente alternada, feito debmotor de centrifuga 15kg, esse motor vai estar no alto de uma casa captando os ventos, depois pegar essa tensao AC passar por uma ponte retificadora , depois ligar em um controlador de carga e enfim alimentar uma bateria 12v, depois usar essa corrente continua pra ligar em um inversor, pronto, depois dai, ligar uma geladeira, lampadas, perfunto a voce se isso é possivel meu amigo.
Parabéns pela explicação! Agora entendi!
Muito boa explicação. Pretendo realizar combinações pois existe diversas possibilidades de aplicação.
boa tarde,muinto boa a esplicação. voce acha que da certo eu ligar um ladrão de joule no motor de imptressora para carregar uma caixinha de som
Montei um que a relacao fica de 1,5 x 40...variavel, enrolei no mesmo sentido um fio mais fino de um metro e o grosso de trinta centimetros, transistor 3055. Ficou maravilha.
Excelente explicação, ótimo vídeo, um dos melhores senão o melhor até agora sobre o assunto, parabéns por compartilhar ...
tua explicação é muita boa. voce precisa abordar outras areas pois a compreensão sera melhor mesmo que outros já tenham explicado. pode ter certeza
bem detalhado. gostei. minhas unicas duvidas agora são qual a influencia da variação da quantidade de espiras do toroide e do resistor da base do transistor. para saber o quando de aumento de tensão é possivel ter e porque esse sistema aumenta a tensão e não a corrente, ja que essa indução não cria nenhuma ligação em serie, estaria mais para paralelo ja que a enegia induzida esta sendo inserida no fio que ja esta passando energia que vem da bateria.
Cara! Fantastico!! Ótima explicação. Parabens. Simples e didatico.
excelente explicação. vc sabe me dizer qual é o efeito no ladrao de joule de se utilizar um transformador com maior número de espiras?
Eu acredito que não vá mudar muita coisa, porque a tensão sempre se estabiliza em 3.4v, que é mais ou menos a queda de tensão do led
Muito bacana, ficou muito clara a explicação!!! Parabéns.
desculpe a minha ignorância em eletro/eletrônica, para para que serve o ladrão de joules?
Ohha, Obrigado Manolo, Era Tudo o que eu queria, só uma Explicação, melhor do que aprender a Fazer algo é Aprender como Funciona.
Opa, vlw pelo comentario ;)
Parabéns abençoado, boa explicação
Boa explicação, gostei bastante..
vlw
Explicação perfeita!!! Belo trabalho professor!
Valeu pelo reconhecimento !
excelente explicação. já estava quebrando a cabeça pensando como fazer isso funcionar. hehehe valeu!
Obrigado pela explicação! Excelente vídeo.
Obrigado amigo!
Gostei de seu conteúdo e modo de explicação . Parabéns!!!
Ótima explicação
Muito boa explicação
muito bom ,bem explicado consegui aprender o funcionamento.
ok! muito boa explicação! mais gostaria de saber quais melhores tipos de fios posso usar para fazer o ladrão de joule?
+Francieldo da Silva Lima Silva Você se refere à bitola do fio?
sim!
Francieldo da Silva Lima Silva o mais fino que vc tiver se for só pra acender o led
Gostei muito do vídeo, muito obrigado por ter fanado minhas dúvidas do relação a isso, que até minutos atras eu achava o nome Joule thief uma fraude!
Ganhou um Gostei de um novo inscrito.
Grato
Obrigado por compartilhar!
vassourinha x :)
Excelente explicação. Parabéns.
Parabéns pelo vídeo, ótima explicação. Seu eu quiser aquecer as paredes de um tubo ao invés de um prego ou lâmina? Como devo proceder? Obrigado.
Otima explicação gabriel simples e direto, so tenho 2 perguntas, quala influencia do numero de voltas da espira? e se ei fizer essa ligação com um fonte dc ( celular ) vou ter uma tensão dobrada e como fica a correte nominal dessa fonte? ... vai obedecer a lei de ohm?
+Hamilton da silva Geralmente a bobina do ladrão de joule não precisa ser muito precisa, ela precisa apenas garantir uma diferença boa nas espiras para conseguir uma tensão elevada no secundario, que seja maior que os 3v necessários para acender o led. O led não queima porque a corrente no circuito é limitada por aquele resistor que vai em série com a bobina. Não sei te dizer se dá pra usar de forma precisa esse circuito para obter uma saída regulada e estável, acredito que não seja o melhor dos projetos para esse fim
+Gabriel Guelfi entao quanto mais voltas maior vai srr a inducao de uma bobina na outra.... dessa forma mais rapidamete vai acontecer a abertora e fechamento do transistor ... assim a frequencia vai ser maior quanto maior o numero de voltas certo?
+Gabriel Guelfi entao quanto mais voltas maior vai srr a inducao de uma bobina na outra.... dessa forma mais rapidamete vai acontecer a abertora e fechamento do transistor ... assim a frequencia vai ser maior quanto maior o numero de voltas certo?
Hamilton da silva Eu acredito que sim
Video muito bom! simples e objetivo! eu preciso transformar 12v em 20v. Será que consigo com esse esquema?
Nunca....
Opa... boa explicação... para béns.... uma pergunta, que trafo se ta usando neste teste ?
+Marcio Mattos Esse foi retirado de uma fonte de alimentação de pc, é o trafo secundário que alimenta os CI's de standby
Amigo me ajuda a entender, pois nao tenho curso nem nada.............eu quero fazer um gerador que vai gerar 7V e 12amperes corrente continua, eu queria saber se com esse ladrão de joule, eu consigo aumentar para 110V alternada e ligar uma TV, computador??? Ele faz o mesmo papel de um conversor/inversor?
diga quantas espiras voce usou.
Caro Gabriel seria possível explicar a senoide graficamente o valor da tensão ?
+Raimundo Fernandes de Oliveira Fernandes, infelizmente não tenho o conhecimento para tanto =/
Vou ficar na curiosidade assim como você :)
+Gabriel Guelfi Gabriel perguntei pois eu tenho uma animação boost que mostra o motivo do motivo do aumento da tensão , mande um e-mail yahoo ou hotmail para fernandesfo@yahoo.com.br para eu enviar o arquivo do boost para voce analisar
Eu fiz o meu deu 110voltas no secundario e 12 no primario, mas na hora de testar o circuito com 12v na entrada, o transisto esquentou muito, o mesmo é novo foi comprado, mas não chegou a queimar-lo, e a tensão que deveria ser na saida de 220v ficou apenas 19 volts. não entendi o porque, sera que enrolei errado ?
fiz exatamente com muita atenção peguei o final de um e imendei com outro.
usei fio 0.4mm esmaltado no prilario e 6 fios 0.6 no secundario.
pesquisei muito , estudei muito e ao fazer não deu certo.
usei o bmax de 2000 e a formula do npri = vin x 10 a (8 oitava) dividido por 4x f x e assim vai.
será que os toroides de fonte atx aqueles amarelo, peguei o maior deles, não foram feitos para dar 220v?
vejo videos que o pessoal alcança 60 volts nessa faixa. mas ninguem ensina a fazer o calculo coretamenmte.
temos apenas o calculo do toroide normal de ferro, este sim tem calculos que dão certo no internet, ja o de ferrite ainda não achei.
parabéns cara pelo projeto, tb consegui fazer um, LIKE.
VIDEO MUITO BOM. OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO.
exelente explicação, me ajudou muito no entedimento do fenomeno valeu !
Bom dia Gabriel, como posso calcular o numero de voltas para um ladrão de joule 12v e saída 220v?
existe uma formula que começa com npri seria esta formula?
Ótimo vídeo! Uma dúvida, qual valor de saída da tensão? Consigo 12v?
Cara, o valor de saída eu não consigo medir, a não ser que possuísse um osciloscópio pois são pulsos muito rápidos.
Eu acho que dá pra regular em 12v. Nunca tentei, mas seria ineficiente para isso e a corrente é muito pequena.
Excelente explicação, parabéns!
+Jean Richard Lima obrigado
Parabens...muito boa sua apresentaçao....
Excelente explicação. Parabéns! Só queria saber se a quantidade de voltas do fio influencia na eficiência do circuito? Quanto mais voltas mais LED posso colocar? Tem um número mínimo de voltas? Quanto ao transformador, posso usar aqueles que tem em fontes de computador? Tem algum material explicando como funciona esses transformadores para que eu saiba qual usar? Ou pode usar qualquer um? Vlw!
Uma aula. Muito boa.
BOM video! estava querendo achar esta explicação mas tava difícil!
+vcscomplicamdemais vlw pelo comentario
Otima explicação
Gabriel, estou montando um gerador eólico com motor de ventilador com o intuito de apresentá-lo em uma "convenção" de engenharia. É interessante acoplar este ladrão de joule no motor? Se sim, consigo ampliar a geração utilizando um capacitor?
Você não vai ter vantagem nenhuma acoplando esse circuito. Ele não aumenta a potencia gerada, apenas aumenta um pouco a tensão consumindo corrente no processo. Mas você pode utilizar algum circuito regulador no seu gerador, por exemplo um DC-DC inverter. Eles possuem uma entrada de tensão variavel, por exemplo de 8v a 40v, mantendo sempre a mesma tensão na saída, que pode ser ajustada através de um potenciometro. Desse jeito seu gerador terá uma saída quase constante que vai ser mais útil para alimentar uma lampada ou um carregador de celular, por exemplo
Excelente explicação!!
Só uma coisa, montei um desses e deu tudo certo, porém apesar de o led acender, a tensão entre coletor e emissor é a mesma da bateria (1,5v). Sabe dizer por quê?
Que led voce usou? Porque a corrente de pico produzida é muito baixa e ao colocar o led como carga, ele provoca uma queda de tensão no sistema, você praticamente não consegue medir os picos só com um multimetro normal, até porque são muito rapidos. O ideal seria colocar num osciloscópio pra poder ver e medir os pulsos.
Ok! Muito legal, valeu pela resposta.
Quando se faz um ladrão de joule a voltagem de saida aumenta mais continua continua ou passa a ser alternada? Se for alternada e eu retificar no finao eu terei uma voltagem mais alta do que a da pilha no inicio o circuito?
Olá Gabriel, no meu experimento o led só acende se eu ficar esfregando o fio no polo positivo da pilha ou seja ele não fica aceso igual o seu usei um transformador quase igual o seu e também um trafo igual o do Jean Gomes também a mesma coisa não para aceso! usei transistor bc337 e a mesma resistencia 1k. se você souber o motivo eu agradeço!
Rapaz, é dificil dizer... você tem certeza de que conectou os fios do transformador corretamente? Lembrando que vc tem que inverter: vc pega o começo das duas bobinas e inverte uma delas, usando o final da bobina como se fosse a entrada. Isso é a parte mais importante. Do resto, a única coisa que pode ter acontecido é vc ter pego um transformador muito fraco (ou com espiras demais) e o campo gerado é tao fraco que nao consegue sustentar o led aceso, somente breves flashes. Experimenta tambem em ultimo caso trocar o transistor, por uma versao diferente. Em algumas experiencias eu tive problemas com transistores diferentes, apesar de serem NPN e terem praticamente o mesmo ganho :s
Gabriel Guelfi Eu vou ver o que eu faço aqui e Parabéns pelo Vídeo ótima explicação! todos ensinam a fazer mas não explicam!
Boa aula!
Só agora em 2021, conheci aqui no TH-cam este ladrão de joule, minha idéia é ligar ele em um acumulador, lâmpadas led e um pequeno painel solar. Fica a sugestão.
Vídeo bem explicado.
wow muito boa a explicação, eu não entendia como ocorria o aumento de tensão
E fiz o ladrão de joule com o indutor como no vídeo. Mas com um resistor de 1k, portando, o transístor começou a aquecer, então eu substituir por um resistor de 10k e funcionou perfeitamente, a minha dúvida é se eu posso trocar o resistor por esse de 10k mesmo.
+Daniel Soares de Freitas Se tiver funcionando ok, acredito que sim
Eu posso usar um transformador de ferrite de 4 terminais neste circuito no lugar de fazer um ?
+Daniel Soares de Freitas Pode, eu usei no video.
Vídeo muito bom.
poderia me passar as especificações sobre o resistor, o transistor , e o toróide ? o tamanho e tal dessas parada
cara, da uma procurada pelo google que você vai encontrar um esquema certinho mostrando o numero de espiras, mas quando eu fiz não segui muita regra não, eu fiz usando um indutor de dois fios que tirei de uma fonte chaveada, acho que deveriam ter o mesmo numero de espiras e mesmo assim funcionou, acredito que seja pelo efeito de back emf. Também testei com esse transformador e funcionou melhor ainda, usando o primario e secundario. Esse aí é o menor transformador da fonte chaveada, que alimenta o circuito de standby
Obrigado pela atenção
Gostaria de sugerir que você explicasse como funciona a raquete-mata-mosquito.
Escreve no Google "esquema raquete mata mosquito", tem o esquema da Larios Tecnologia. Esse é o melhor pra ser explicado. Aguardo ansiosamente.
Olá Paulo, obrigado pela sugestão. Infelizmente ando meio sem tempo por causa de estudos e trabalho, mas vou procurar fazer mais videos e vou lembrar da sua ideia :)
Interessante,mas tem a ver com núcleo de QQ material,bitola de fio e quantidade voltas? Testei vários diferentes e só vi que dá a mesma tensão em todos, bom com a mesma tensão de entrada, claro que se aumentar nela, aí muda a saída,mas igual pra todos os tamanhos de núcleo, enrolamento e bitolas de fios!!!! Que sabe dizer?
No vídeo diz que a energia oscila muito rápido, mas se eu colocar um capacitor ele estabiliza? E qual capacitor é o certo para suportar as oscilações e estabilizar a corrente elétrica?
+Sillas Pereira Rapaz não sei te informar isso direito, mas esse circuito não é muito vantajoso por causa do baixo rendimento, muita energia é disperdiçada
boa explicação
gabriel, você sabe quanto tempo uma pilha consegue consegue manter funcionando um led?
+marcus araujo Cara, acredito que deve durar muito, não sei informar o tempo exato, mas essas pilhas não recarregáveis demoram muito pra esgotar completamente quando chegam no final da vida
como você usa menos tensão para alimentar o circuito, o consumo de corrente é maior ou permanece o mesmo?
marcus araujo se você mantivesse a mesma potencia, o consumo de corrente aumentaria. Mas é nitido que o led não acende com sua potencia total, por isso acho que o consumo de corrente deve ser pequeno
olá, eu fiz as medições e constatei que é necessário o dobro da corrente, ok.
nesse caso, a vida útil da pilha cai para a metade, certo.
Se for um motor vai ficar ligando e parando?
Se a base do transistor e negativo se tiver duas cargas positivas como é que vai abrir a base do transistor
Qual o nome do fio que se usa
Bom cara pelo que eu vi a fonte (pilha) fica sacrificada pelo fato de ter que fornecer mais energia para a carga , na seria melhor usar um elevador ao invés de um isolador como você esta usando , ja que vais usar mais tensão na saída ja que vais precisa de 3,0V de tensão e não so 1,5V ?
ja tentasse fazer isso para ver se melhorar ?
abraço !!!!!
Amigo ... eu consigo ligar 24 leds com 2 pilhas de 1.5v usando o ladrão de joule, com uma duração de 10 horas?
É possível fazer um ladrão de jaule mais potente em um gerador de 50v?
Na net encontramos esse circuito para acenter lâmpadas fluorescentes poderia da um exemplo?
Cara, pelo que eu sei destes circuitos, nada mais possuem do que uma versao mais potente do joule thief convensional, com um transformador geralmente toroidal com varias espiras e um transistor mais potente do que o BC.
Eu nao sei muito pq nunca tentei fazer um, mas acredito que se você usar um transformador maior, por exemplo de um radio ou de uma pequena fonte 12v junto com um transistor tipo 2n3055 você pode conseguir esse resultado de acender uma pequena fluorescente.
Ótimo vídeo
Free energy?
Gabriel, Sou leigo em eletrônica, estou começando a estudar por conta própria.
Pelo que entendi, esse ladrão de joules acaba transformando a energia continua em alternada.. Dependendo do uso teria que usar um circuito diamante (esqueci o termo, mas pra transformar novamente de alternada pra continua), correto? Com isso a perda não seria maior? compensaria mesmo assim utilizar este circuito?
Esse circuito do jeito que está só fornece uma corrente baixa de alimentaçao, por isso nao seria util para grandes aplicacoes. Agora se você precisar elevar a tensao baixa para uma mais alta, você deverá sim transforma-la em alternada e dps retificar para obter uma continua estabilizada, e sim, vao haver perdas no processo mas isso é inevitavel. Um uso comum desse tipo de fonte está nos amplificadores de som automotivos, que transformam 12v em 35, 60, 100v etc e precisam de um circuito completo de oscilador + retificador dentro deles
Muito bom o vídeo vlw
Esse circuito gera alta frequência ?
acredito que sim, mas não sei se é possivel controlâ-la
Excelente explicação! Mas acabei ficando com uma curiosidade: o que aconteceria se, no lugar do led, ligasse outro ladrao de joule? A tensão aumentaria ainda mais? Grande abraço!
+Angelo Toni Não sei se funcionaria, talvez sim hehe
Mas vc conseguiria uma corrente de saída mt baixa e com certeza ia perder energia no processo
Uma última dúvida amigo, a pilha tem 1,5 se eu ligar tipo 12v aumenta muito?
+Luiz Mixirica Acredito que sim.
olá, gostaria de fazer essa ligação com o transformador polo, mas não to encontrando...pode me ajudar?
Desculpe amigo, transformador polo? Do que se trata esse transformador?
Gabriel Guelfi"transformador polo" foi o nome que eu ouvi voce falar no final do video ...é esse transformador que voce usou no circuito
Jacinto Marcos Em que minuto do video eu disse isso? Esse transformador é um pequeno transformado de fonte chaveada de PC. Você também acha ele em pequenos carregadores de celular. A ligação é a seguinte: o transformador possui duas bobinas (ou mais, mas vamos considerar duas bobinas). Vamos imaginar que uma cada bobina possui uma entrada e uma saída, entao vamos chamar E1/S1 e E2/S2 (entrada da bobina 1, saida da bobina 1 e entrada da bobina 2/saída da bobina 2);
Você vai ligar a fonte de alimentação (POSITIVO) nos terminais E1 e S2, entendeu?
Os terminais restantes são intuitivos, é só olhar no esquema.
Jacinto Marcos Nesse sentido, o terminal S1 é aquela ponta da bobina que se conecta ao resistor de base do transistor e o terminal E2 é aquele que se conecta ao led e ao coletor do transistor.
Gabriel Guelfi Obrigado, deu certinho....valeu pela ajuda!!!!!!
qual a voltagem minima para que ele comece a funcionar?
+Leonardo Silva Leo Cara, tem circuitos desse funcionando com menos de 1 volt na net, não sei dizer qual a mínima de fato
+Gabriel Guelfi, valeu mesmo a sim
Excelente, parabens!
Outra: O diâmetro do toróide influencia também?
+Cássio Oliveira eu não creio que o tamanho do toróide seja decisivo pro funcionamento do circuito, visto que já vi toroides de diversos diametros funcionando com esse esquema. Quanto à quantidade de espiras, alguns esquemas na net indicam valores variados, mas a unica toroide que fiz e funcionou eu nem contei a quantidade de espiras, e o fio era o mais fino que eu tinha. Simplesmente enrolei uma quantidade boa de um lado e mais ou menos a mesma quantidade do outro. Esse não é um circuito muito crítico, não é lá o mais eficiente e também não lida com potencias elevadas, então tudo é muito tolerante a mudanças, inclusive a substituição de um toróide por um transformador
Gabriel esse transistor desse ladrão de jaule e npn?
+Eltom barbosa O transistor é npn sim
+Gabriel Guelfi qual e o nome desse transistor e qual e o numero desse fio desse trafo e a pontecia desse resistor?
Eltom barbosa O transistor acho que usei BC337, o fio do trafo eu não sei, quando fiz num toróide eu usei o mais fino que tinha, acho que era 22 se não me engano e funcionou... O resistor pode ser normal, de 1/4 de watt.
Amigo, bom trabalho. Faço administração e tenho que criar um produto ou empresa para meu TCC, como já venho tendo a ideia já faz algum tempo de criar um gerado movido a motor magnético, imagino que de alguma forma esse Ladrão de Jaule, poderia aumentar de alguma forma a energia que eu conseguisse produzir, você acha que isso é possivel? Pode me leigo enviar algum esquema pra isso? Lembrando que sou leigo nessa hora.
+Márcio Amigo pra toda hora Rapaz, um gerador magnetico? Voce quer dizer um moto contínuo/gerador infinito?
Acho que é mais ou menos isso, fiz algumas pesquisas, acho que tenho usar um motor de impressora pra gerar energia, um ladrão de joule para aumentar a potencia da energia gerada e uma ponte retificadora de diodo para acumular energia no capacitor . Se for isso ou algo parecido, gostaria de saber como fazer esse circuito, de um modo bem facil, pois como já disse antes sou lego nesse assunto. Obrigado pela atenção,um abraço
Márcio Amigo pra toda hora Cara, o ladrão de joule não aumenta a energia, ou seja, a Potência. Ele aumenta apenas a Tensão, tornando-a suficiente para acender um Led. Caso você esteja procurando um mecanismo de moto-contínuo, ou moto-perpétuo, ou seja, um mecanismo que se auto-sustente e funcione para sempre sem consumir energia externa, tome cuidado... Esse tipo de coisa não existe =/
O que existem são pessoas tentando enganar outras pessoas com esquemas que elas dizem ter inventado e revolucionado o mundo kkkk
Neste caso a pilha se descarrega mais rapidamente?
Eu acredito que sim, não cheguei a fazer um teste pra saber, mas se vc parar pra prensar que além do led, também há dissipação de energia no próprio circuito, conclui-se que a pilha se descarrega mais rápido mesmo. Mas de qualquer forma, seria uma energia que você não conseguiria utilizar se ligasse a pilha direto no led.
legal,era tudo igual.
parabens pelo complemento.
Gostaria de saber se a energia acaba?
+Luiz Mixirica Com toda a certeza.
ja pencou em faser um ladrao de joule sem toroide e sem bobina apenas com um imdutor aquele que se acemelha a um resistor
Perfeito! Conquistou mais um inscrito!!!!
É possível usar o ladrão de joule num circuito de corrente alternada? E qual alteração deve ser feita nesse caso ? :-)
você teria que retificar a corrente antes, mas acho que esse circuito está dimensionado para funcionar com baixa tensão apenas, se elevar demais pode ser que não funcione
Valeu! 😊️
Muito bom.
Obrigado amigo.
e qual a corrente desse circuito?
Nunca medi
Usar um transformador de carregado de celular é muito mais fácil de achar do que fazer um toroidal. Mas podia explicar melhor como fazer a ligação nesses transformadores.
Esse ladrão de jaule é o famoso booster ?
Amigo, isso aí é apenas um chaveador "Explico"
Quando se polariza a base de um transistor NPN, o mesmo se fecha permitindo com que a corrente de coletor flua para emissor correto
E é aí que tá o pulo do gato pois quando se coloca duas bobinas uma inversa com a outra, uma induz corrente na outra
Veja; inicialmente a corrente elétrica não passa pela bobina de coletor pois o NPN encontra se aberto né
Então essa mesma corrente como de costume segue pelo caminho de menor resistência descendo pela bobina de base pois os transistores são ligados eletricamente pela base e emissor correto
Quando isso tudo ocorre, o NPN passa a conduzir corrente de emissor para coletor polarizando a bobina de coletor
Agora nesse momento a bobina de coletor passa a induzir um campo magnético na bobina de base fazendo com que a mesma passe a gerar uma tensão inversa e com isso o transistor se abre certo
logo após o corte do transistor, aquele campo magnético que existia na bobina de coletor se desfaz de uma só vez gerando então uma tensão maior do que a inicial
Mas como essa tensão não pode passar pelo transistor aberto, ela passa pelo led que representa a carga nesse cirquito OK
Com Esse ladrão de joules, é possível carregar um celular com 2 pilas por exemplo?
Hmm.. rapaz, do jeito que está no video, nessa forma mais básica, não. Mas o conceito pode ser levado adiante e feito em uma escala maior, eu acredito. Com um transistor um pouco mais potente e um trafo um pouco melhor, você poderia conseguir uma corrente mais elevada e daí entao estabilizar a saída com um diodo zener de 5v e um capacitor eletrolítico em paralelo. Mas não tenho ctz se seria muito eficiente =/
Gabriel Guelfi entendi, faço Engenharia Mecânica mas me interesso muito pela parte eletrônica, embora não saiba muito, vi em alguns vídeos em inglês que um imã próximo ao toróide pode ampliar o brilho do led, embora não tenha percebido muita logica, irei montar um simples para testar.
Jean Gomes Olá Jean, prazer rapaz. Interessante esse conceito do imã, também não entendi qual a lógica. Se conseguir algum resultado com isso, compartilha com a gente aqui :)
Valeu
Gabriel Guelfi Bom fiz o circuito e deu certo, realmente com o imã o brilho aumenta só um pouquinho, mas aumenta, e outra, o imã tira o barulho da bobina. se quiser posto o vídeo.
Que interessante! Provavelmente o ímã ajuda a concentrar ainda mais o campo magnético criado pelas bobinas, aumentando a eficiencia do transformador, da mesma forma que o ferrite de boa qualidade faz. Posta o vídeo sim, compartilha com a galera.