Bombas Centrifugas em Serie Associação de Bombas Centrífugas

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 31 ธ.ค. 2024
  • Aprenda mais sobre BOMBAS CENTRÍFUGAS com o nosso curso BOMBAS CENTRIFUGAS: CONCEPÇÃO - MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO.
    Inscreva-se em www.engenharia...
    Assista o vídeo até o final e pegue o seu presente.
    ######################################################
    A bomba centrífuga (também chamada de bomba centrífuga pura ou radial) é uma subclassificação das turbobombas, cuja finalidade é o transporte de fluidos por escoamento.[1] Por se tratar de uma máquina hidráulica geratriz, o trabalho mecânico (ou de eixo) recebido é transformado em energia, que é transferida ao fluido sob a forma de energia de pressão e cinética. O trabalho de eixo normalmente é fornecido por meio de um motor elétrico, enquanto que a transformação de energia acontece no rotor (componente que difere este tipo de máquina dos demais).
    Dentre as máquinas geratrizes existentes, as bombas centrífugas constituem as mais conhecidas e utilizadas, seja em processos de abastecimento de água, centrais de vapor, indústria petrolífera, saneamento básico, embarcações, combate a incêndios e até usinas nucleares. Destaca-se ainda que há máquinas hidráulicas com a função correspondente, que é a de transformar a energia hidráulica em trabalho mecânico. Estas são conhecidas como máquinas motrizes, onde destacam-se as turbinas hidráulicas.[1]
    Funcionamento
    Vista em corte de uma bomba centrífuga
    Uma bomba centrífuga trabalha transferindo energia cinética para o fluido e transformando-a em energia potencial, seja esta de posição ou, mais frequentemente, de pressão no bocal de descarga da bomba. Esta ação é realizada empregando os conceitos do Princípio de Bernoulli.
    Acionada mecanicamente por um eixo rotativo, a rotação do rotor da bomba transfere energia para o fluido através das palhetas do rotor. O fluido presente na sucção entra no olho do rotor, uma cavidade de diâmetro menor, interna, a partir de onde escoa em direção ao diâmetro externo pelos canais formados entre as palhetas do rotor. O fluido deixa o rotor com considerável velocidade absoluta e uma parcela de energia cinética, que deve ser convertida em energia potencial de pressão. Isto é realizado nas partes não rotativas.
    A forma mais frequente de recuperação de energia nas partes não rotativas é uma carcaça com formato espiral, conhecida como voluta, que termina em um bocal de recalque. Uma outra forma usual de dispositivo recuperador de energia é uma série de palhetas estáticas, chamada de difusor. O difusor com palhetas pode ser seguido de um canal de retorno, dirigindo o fluido a outro rotor, ou a um coletor espiral, muito semelhante a uma voluta.
    A energia transferida pela bomba centrífuga ao fluido é função do diâmetro do rotor, da rotação de acionamento e do projeto do rotor. Se a descarga requer uma energia ainda mais alta que a fornecida pela bomba ao fluido, não há escoamento: o fluido é somente pressurizado.
    Uma bomba centrífuga necessita ser selecionada com vistas a uma determinada aplicação: a simples instalação de uma bomba centrífuga qualquer em uma instalação hidráulica não garante o funcionamento do sistema. A aplicação requer adequação entre a bomba instalada, o sistema de tubulações empregado e do manancial supridor do fluido bombeado.
    Tipos
    Verticais
    As bombas centrífugas verticais são, em sua maioria, construídas com eixos na horizontal. Embora bombas com eixo vertical também sejam fabricadas, há uma classe de bombas verticais na qual o rotor fica instalado na extremidade inferior de um eixo prolongado e assim mergulhado no fluido. Esta construção é conveniente quando, por exemplo, deseja-se elevar água de um rio ou lago sem submergir o acionador, geralmente um motor elétrico que não suporta a imersão. Estas bombas verticais são destinadas à instalação em um poço inundado com água e são ditas "bombas verticais de poço úmido".
    As bombas verticais de poço úmido são chamadas também de bombas verticais tipo turbina. Num passado mais distante, bombas dotadas de difusores eram designadas bombas tipo turbina. Como as turbinas hidráulicas requerem a presença de pás diretoras para controle, as bombas dotadas de difusores com palhetas fixas eram denominadas bombas tipo turbina.
    #####################################################
    Ponto de Operação de Uma Bomba Centrífuga | Curva do Sistema | Curva da Bomba | Alteração de Curva
    Ponto de Operação de Uma Bomba Centrífuga | Curva do Sistema | Curva da Bomba | Alteração de Curva
    Ponto de Operação de Uma Bomba Centrífuga | Curva do Sistema | Curva da Bomba | Alteração de Curva
    bomba,bomba centrifuga,como funciona a bomba centrifuga,bomba centrifuga funcionamento,altura manometrica,vazao,potência hidráulica,curva característica,vazao da bomba depende,o que é bep,ponto de maxima eficiência,cavitação,curva da bomba,como calcular a potência da bomba,o que é altura manometrica,pressao diferencial da bomba,dimensionamento de instalação de bombeamento

ความคิดเห็น • 12

  • @MMLOTOFACIL
    @MMLOTOFACIL ปีที่แล้ว +1

    Grande mestre!!! Excelente conteúdo..
    O que pode tá acontecendo quando uma bomba centrífuga não consegue atingir sua pressão normal de trabalho? Ex. Uma bomba trabalhava com 15bar, agora ela só chega no máximo a 10bar. Valeu!!!

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  ปีที่แล้ว

      Se nada mudou na instalação ... pode ser o anel de desgaste com folga excessiva....
      Se pegaram a bomba de uma instalação e colocaram em outra ... é a curva do sistema... assista o video sobre o ponto de operacao e curva do sistema p entender

  • @maiconsousa8293
    @maiconsousa8293 2 หลายเดือนก่อน +1

    Posso fazer ligação em série com bombas de CV diferentes ?

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  2 หลายเดือนก่อน

      @@maiconsousa8293 em principio sim, mas se as bombas forem muito diferentes pode surgir outros problemas que nem consigo prever.

  • @rafahkrs
    @rafahkrs 6 หลายเดือนก่อน +1

    No caso de sistema que possui 8 bombas, sao associadas en serie em pares, depois os pares todos "empurram" dentro de um barrilete, ou seja 4 pares. Quem dimensiona assim deve perder uns 40% da energia. Se fazer o bombeamento em niveis, suponhando que temos 40 metros de desnivel, coloco uma parte de bombas no nivel 0 zero e no nivel 20 outras bombas, possivelmente sera mais eficiente e consumir menos potencia?

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  6 หลายเดือนก่อน +1

      Nao consegui visualizar o sistema para opinar

    • @rafahkrs
      @rafahkrs 6 หลายเดือนก่อน

      @@EngenhariaeCia o barrilete que eu falo é um tubo comum, no qual os 4 pares de bombas empurram água para dentro, eu penso que isso é extremamente ineficiente. Sistema serie já perde, depois sistema paralelo perde mais ainda...quem dimensionou isso foi empresa vendedora de pivô, um descaso com os clientes.

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  6 หลายเดือนก่อน

      bomba em serie é usado para aumentar a pressao enquanto em paralelo para aumentar a vazão... so analisando o caso para dizer se realmente é necessário... talvez pode ter sido alguma coisa de custo, onde a escolha foi feita para ser a mais barata ...

    • @rafahkrs
      @rafahkrs 6 หลายเดือนก่อน +1

      @@EngenhariaeCia vejo que pessoal só pensa no custo de implantar, sendo que depois vai consumir muito mais energia, e projetos de irrigação são projetos que são para anos, falha grave no meu ver. Energia eletrica nunca cai de preço somente sobe, voce ja vai esse barrilete (tubo comum) teria como calcular oque se perde de energia neste caso ?

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  6 หลายเดือนก่อน

      @@rafahkrs sim, tem analisar como esta hoje e qual condiçao seria mais indicada e comparar

  • @diogomattos4107
    @diogomattos4107 ปีที่แล้ว +1

    Professor, acompanho sempre seus vídeos, e uma coisa me deixa curioso onde trabalho. Tenho uma linha que passa água que alimentará 3 tanques, os 3 tanques em paralelo, sendo que essa linha alimenta os três tanques. Se formos avaliar a perda de carga, o 3 tanques deveria receber menos água, por estar mais longe, mas na prática, o medidor de vazão mostra que ele recebe mais água. Por intuição acredito que seja por caminhão preferencial, estou errado? Olhando pelo plano,não há desnível aparente, que poderia ocasionar isso TB, acredito. O que acredita que pode ser, ou até mesmo se absolutamente normal isso.

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  ปีที่แล้ว

      Fala diogo ... so conhecendo o contexto de onde vem e para onde vai e quais são os sistemas concorrente para falar com certeza mas provavelmente é o que você disse ... aquele que tiver a menor perda de carga será o que receberá mais água ... mesmos estando mais longe, o sistema os demais processos devem demandar mais energia.