Ninho de Japus - 8 setembro 2024.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 17 ธ.ค. 2024
  • 2ª Ninhada dos Japus no Resort da Paz. Minhas 4 macaúbas já encantam nosso Resort da Paz desde quando viemos olhar esse pedacinho do céu. Logo me encantaram, e perguntei se essas 4 palmeiras serão minhas. Fiquei muito feliz! Quando pequena, desenhava muitos os coqueiros com as folhas voando ao vento como se cantassem louvando a Deus pela criação tão linda com fauna e flora tão exuberantes.
    Em julho de 2023, comecei observar umas bolas nas pontas das folhas das 4 macaúbas e não entendi o que era. Comecei observar e vi uns pássaros pretos de rabinhos amarelo, biquinho branco, com canto como gralhas, voando... observando.. parando por cima, e entrando ...percebi então que eram NINHOS!!!
    Pesquisei e descobri que eram JAPUS. Os ninhos ficaram até as chuvas chegarem...Lá por novembro começaram a soltar e cair. Os filhotes já cresceram e bateram as asas. Os pais ficaram por muito tempo...voando, observando, zelando...indo e voltando, sempre entre 6 a 10 Japus. E agora estão de volta!!! Eu fiquei muito feliz por te-los de volta.
    Que venham a cada ano fazer seus ninhos e garantir a procriação de uma das milhões de espécies criadas pelo nosso maravilhoso Deus. Amo Deus e Sua magnífica criação.
    Japus: " Faz ninhos grandes e compridos em forma de bolsa, localizados em colônias, em árvores isoladas na borda de florestas ou clareiras. Geralmente seus ninhos localizam-se próximos aos de outras espécies de japus, porém não na mesma árvore. Cada colônia tem um macho dominante, cercado por subordinados que o ajudam a defender o território. Põe 1 ou 2 ovos verde-claros ou de coloração cinza, com pontos ou listras escuras, tendo 3 ninhadas por ano.Alimenta-se de banana, mamão, tangerina e outros frutos.
    Japus: Conhecidos também como fura-banana (Minas Gerais), japu-gamela (Bahia), japó (Amazonas), xexéu-mufumbo (Pernambuco), japuguaçu, japu-preto e rei-congo, pela corruptela “recongo” (Maranhão) é também chamado de guacho". (WIKIAVES).

ความคิดเห็น •