Se você é iniciante no piano, cadastre-se agora mesmo (sem nenhum custo) no meu Minicurso de Piano Para Iniciantes: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&Minicurso
Apaixonada por Debussy. Eu não sei explicar as sensações que as músicas dele trazem, são de uma leveza, uma alegria melancólica... Maravilhosa aula, obrigada!
Concordo com vc ! Quando estava na faculdade de Letras, a profa. de literatura francesa me pediu para apresentar um trabalho sobre comparação da pintura impressionista e a música de Debussy e outros. Levei o gravador ( se usava na época 🤭 ) e meus colegas entenderam a diferença entre Debussy e por exemplo, uma sinfonia de Beethoven. Em tempo: a profa. sabia que eu tinha me formado no conservatório da minha cidade.
Concordo totalmente com sua conclusão sobre o estilo de Debussy. Envelheceu muito bem o som dele, Ravel e afins com imagens impressionistas ou pós impressionistas (como van Gogh). Acho que é a vibe mais perto da paz absoluta, uma música dessa de Debussy de fundo e uma imagem impressionista
Concordo totalmente e sempre achei isso. Gostasse ou não, a música de Debussy é uma tela de Monet ou Renoir, por exemplo. Nada de contornos definidos solidamente. Tudo de uma maneira diluída, figuras se fundindo com o cenário, contornos "esfumados" e um clima quase de sonho, transmitindo as sensações que os títulos propunham. Muito boa essa explanação sobre Debussy, que até hoje é tido como estranho por muita gente. (PS. Quer algo mais gelado do que Des Pas Sur la Neige?).
Eita, então me assumo como imbecil tb pq é quase impossível ver as pintura de Monet, Renoir e especialmente as esculturas da Camille Claudel e não ouvir como verdadeira trilha sonora a música de Debussy. Talvez ele não quisesse ser ou admitir tal influência (sabe-se lá porquê) mas fica difícil acreditar quando se sabe que ele foi grande amigo de artistas impressionistas e um entusiasta do trabalho de Camille, aliás possuia uma pequena obra da artista, salvo engano, uma cópia em bronze de La Valse que ficava na estante de seu escritório de trabalho , e penso tb se não podemos perceber na sensualidade de "O Beijo" a mesma sensualidade de La Prés Midi D'une Faune, sem comentar o quanto "La Mer" me remete aos quadros de Turner, precursor dos impressionistas.
Olá Felipe! Voltei novamente p/ São Paulo e p/ o piano....iniciando outra vez..(agora já com 74 anos)... que aula linda! Sabe de uma coisa? Se ele não quer ser chamado de Impressionista posso dizer com segurança que sua música é Netuniana- influenciada por Netuno, que (na Astrologia) tem como características : grande sensibilidade, espiritualidade, algo que a gente vê ou sente não como quando a gente vê as coisas no preto e branco, ou nas cores secas, definidas e fortes, MAS... COMO QUEM ESTÁ VAGANDO NUM BARCO e, na água à frente vê algo sob o nevoeiro, as cores dissolvidas como numa aquarela, as imagens um pouco desfocadas porém mantendo uma beleza e harmonia que parece pertencer a um mundo do imaginário, não tão cruamente real mas presente, algo realmente encantado. Será uma ilusão ou verdade o que ele conta nas músicas?... Não sei... apenas são e nos remetem ao desejo de flutuar. Concordam? Abraço carinhoso!
No colégio, quando começamos a estudar as escolas literárias, levei Mazzepa de Liszt junto ao poema de mesmo nome do Victor Hugo. Já com simbolismo, levei Debussy junto do poema do Mallarmé que inspirou a Clair de Lune (Masques et Bergamasques e Au clair de Lune). Ele, como tu bem concluiu, é o impressionismo/simbolismo da música!
Ele é incrível, criou uma atmosfera em parte da obra, uma assinatura musical assim como Chopin e mais recente o Rach, mas no caso do Debussy essa sensação de estar voando, plainando, marca do impressionismo é muito evidente, apesar de nos surpreender com obras mais audíveis românticas. Acho que ele quis mesmo foi mostrar tudo o que podia alcançar mas sem se rotular, coisa que acredito não ter conseguido. Só de ouvir alguns acordes já está lá sua assinatura. Grande abraço!
Sim, concordo! Para mim, chega a ir além do Impressionismo! A Catedral Submersa é maravilhosa! Aquelas semibreves "do fundo do mar" soam conforme um Novo Estilo de Expressão Artística🎹🎼⛪🎵🎶🎶🐋🐡🐟
Debussy é tão único q não tem como compará-lo c qq outro compositor. Sou amante de sua música, assim como a de Beethoven e Bach. Melhor do q ouvir sua música é vc tocar. A sensação é indescritível. Estudo Rêverie (Devaneio) e qdo toco as colcheias dos compassos 11 e 12 dá arrepios. O nome da peça é tão apropriado! Gravei o inicio p toque personalizado p meu cel.
Sempre que escuto Debussy ou Ravel e algumas peças para piano de Villa-Lobos (Suíte Floral, O Canto do Cisne Negro) eu me imagino em um tempo ou um lugar como um Jardim bem cuidado, uma praça bem arborizada, sei lá. Música (a boa Música) é tudo de bom, tem a capacidade de nos fazer desconectar da realidade, de ir para um lugar de paz.
Felipe, você externou a minha própria opinião sobre Debussy. Impressionista. Eu nunca tinha ouvido falar do seu estilo, mas sua música sempre me lembrava dos quadros de pintores impressionistas, como você mostrou!
Desde a primeira vez que escutei Debussy, com clair de lune me apaixonei. Quando escutei reverie pela primeira vez eu chorei KKKKKKKKKKK sem falar de arabesque que é linda demais também, sem dúvidas meu compositor favorito, ele faz parecer que meus sonhos podem ser reais 💔🩹
É impressionante como Debussy cria o interesse pela música erudita. É a porta de entrada para muita gente que quer sair da alienação da música moderna comercial. Hoje não tenho muita paciência para escutá-lo, mas sem dúvida é um dos melhores, ou pelo menos, um dos compositores mais autênticos e criativos.
Seu vídeo aula foi maravilhoso. Estou estudando La fille cheveux de lin, como não chamar de impressionista? Concordo contigo mestre. Amo muito "Pagodes". Obrigado mais uma vez.
Vai firme, eu já consigo tocar uma pequena parte inicial, mesmo não sendo fácil, mas com muita insistência e ouvindo-a bastante pra ficar impregnada na mente. Voce consegue sim. Vale a pena tentar, uma bela sensação!
Muito interessante a comparação com o estilo impressionista da pintura! O resultado que lembra movimento de nuvens, sensação de sonhos, um som fluido que realmente trouxe novidade à sua época, sem romper totalmente com a tonalidade e portanto suave e agradável de ouvir. Obrigada pelo vídeo!
Caro Felipe, a forma como vocês explica as composições é incrível. Dá quase para ver a música. Obrigado por compartilhar essas peças conosco. E sim, Debussy é impressionista. Um abraço!
Excelente vídeo. análise, comentário, exemplos… ainda terei um quadro de Debussy em meu estúdio. Sonoridade, sensibilidade, um grande compêndio de sensibilidade, é isso.
Muito obrigado mestre Felipe Scagliusi; sempre busquei peças desse consagrado compositor... as notas ferem o espírito e provocam transcendência e as imagens que são criadas lembram o impressionismo !!
O tom oriental é muito evidente também (agora falando não somente no repertório de piano) nos pratos de La Mer! Uma curiosidade interessante é que La Mer foi composta na razão áurea! Não se sabe se foi proposital para emular o efeito de propagação das ondas do mar!
Sem dúvida Claude Debussy era impressionista pois vemos na sua obra a presença das coisas da natureza, e o exemplo mas eloquente é “Au Clair de la lune”.
Excelente vídeo,,, parabéns Felipe, vc visualizou perfeitamente a música de Debussy com a arte impressionista de um Monet, Justino, entre outros mestres impressionistas 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
"Chovendo na Roseira", por exemplo, tem forte influência de duas obras de Debussy: Rêverie (sonhamento, como dizia Guimarães Rosa) e de outra obra, que não lembro o nome, o Tom simplesmente copiou e colou 10 compassos.
No livro " a música moderna" do paul grifts (se não me falha a memória, tem um trecho que ele diz que perguntaram para o Debussy qual era a forma de suas obras , pois ele não seguia nenhuma escola. Então ele respondeu: "Meu prazer ". Pra mim, Debussy foi o primeiro "jazzista" da música de concerto. O caminho de Debussy também não deixa de ser um legado que começou lá atrás com Beethoven, Wagner, e todos os românticos relevantes que , queriam chegar em algum lugar novo , queriam quebrar as regras mas de fato não o fizeram , apesar de chegarem "perto" , Esse rompimento começa com Debussy , abrindo o caminho para os "modernos " , Shoenberg, Stravinsky e por aí vai.... Na música Jazz , as "sensações " são levadas extremamente a sério, principalmente nas correntes do cool, free, modal...Coltrane, miles, etc... Só que Claude já tinha começado isso lá atrás. Parabéns Felipe!
Muito boa aula sobre a obra desse grande compositor! A música dele é ótima para relaxar a gente e os cães! Embora os meus gostem muito de Bethoven e Bach!
Debussy criou musicas lindas, delicadas, envolvidas em atmosfera de sonhos. Desejou e criou um estilo único. Diferente de tudo havia no passado e que seria feito posteriormente. Por que não chama-lo de gênio?
Amo Debussy! Inclusive, escrevi um poema baseado no Prelúdio La Cathedralé Engloutie, mas cujo título é Reverie. Amo a influência do gamelão indonésio na música dele. Segue abaixo o poema: Reverie Velhas vagas notas notívagas, De bruma, espuma e névoa, Que se afundam na treva, a toa, Em meio a canções antigas. Tal como a lenda da Catedral submersa, A alma, em visões noturnas, voa e levita, E ao corpo dormente, os sentidos incita, Como sempre, de maneira controversa! Se 'inda ouvires a voz da Sentinela, Que guarda as moradas da Alma, Que em sonhos se oculta e desvela; Quanto mais atentamente escutar, Então, a Verdade, outrora calma A ti irá, qual tinlintos dos sinos do mar! Salvador-BA 15 de dezembro de 2021 por Gabriel Santos Lopes
Quando estive no Museu d’Orsay em Paris e pude ver algumas das mais renomadas obras impressionistas frente a frente tive a sensação de que obras impressionistas e Debussy são a combinação perfeita kkkkkkkkk.
Você se lembra de bossa nova não é à toa! Tom Jobim amava e se inspirava em Villa-Lobos e ele, por sua vez, bebia diretamente do impressionismo francês, principalmente, de Debussy! Se você escutar a Prole do Bebê de Villa-Lobos parece que Debussy veio para o Brasil, ouviu as cantigas de roda, voltou para a França e escreveu 'variações impressionistas das cantigas de roda brasileiras' 😂😂😂 A sinfonia da Alvorada (escrita por tom Jobim e Vinícius para a inauguração de Brasília) também é bem impressionista!
Fala Felipte Scagliusi, obrigado pela aula! Concordo plenamente com sua conclusão de que vc é um ImbeciI do lado de debussy, por isso vc esta certo! até pq se estivesse errado, eu seria o melhor pianista do mundo..! impressionante como a vida funciona harmônicamente😊
Debussy, Ravel e outros da época eram total anti germânicos ...muito ranço deles por terem perdido tantas guerras pra Alemanha (fora a questão de irem na contramão do tradicional BBB = Bach, Beethoven e Brahms).
Felipe, eu juro que se tivesse condições financeiras, eu pagaria qualquer valor para fazer aula de piano com você, atualmente sou professora, mas queria muito retomar meus estudos para chegar no meu grande sonho : Tocar um concerto de Mozart
E pensar que Rêverie, outro "hit", era uma peça que Debussy detestou saber que fora publicada, pois considerava ter um apelo comercial (uma peça "rasa" para os seus padrões, devemos presumir?).
Se você é iniciante no piano, cadastre-se agora mesmo (sem nenhum custo) no meu Minicurso de Piano Para Iniciantes: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&Minicurso
Apaixonada por Debussy. Eu não sei explicar as sensações que as músicas dele trazem, são de uma leveza, uma alegria melancólica... Maravilhosa aula, obrigada!
Alegria melancólica. Definiu completamente o que é pra mim. Nunca pensei que poderia misturar essas duas.
Debussy é um dos meus favoritos. La Fille aux Cheveux du Lin é linda.
Também amo essa. Uma das minhas peças preferidas.
La Fille aux Cheveux du Lin ?????? Simmmmmmm. 😍😍😍😍🎹
La fille aux cheveux de lin= A menina dos cabelos de linho
Minha fav também
O estilo de Debussy é o "viajar voando através nuvens ou qualquer outro lugar que você queira" kkkkkk
É bem isso mesmo: som, imagens, viagens...
Concordo com vc ! Quando estava na faculdade de Letras, a profa. de literatura francesa me pediu para apresentar um trabalho sobre comparação da pintura impressionista e a música de Debussy e outros. Levei o gravador ( se usava na época 🤭 ) e meus colegas entenderam a diferença entre Debussy e por exemplo, uma sinfonia de Beethoven. Em tempo: a profa. sabia que eu tinha me formado no conservatório da minha cidade.
Muito interessante!
Concordo totalmente com sua conclusão sobre o estilo de Debussy. Envelheceu muito bem o som dele, Ravel e afins com imagens impressionistas ou pós impressionistas (como van Gogh). Acho que é a vibe mais perto da paz absoluta, uma música dessa de Debussy de fundo e uma imagem impressionista
Debussy, um compositor sensacional!
Concordo totalmente e sempre achei isso. Gostasse ou não, a música de Debussy é uma tela de Monet ou Renoir, por exemplo. Nada de contornos definidos solidamente. Tudo de uma maneira diluída, figuras se fundindo com o cenário, contornos "esfumados" e um clima quase de sonho, transmitindo as sensações que os títulos propunham. Muito boa essa explanação sobre Debussy, que até hoje é tido como estranho por muita gente. (PS. Quer algo mais gelado do que Des Pas Sur la Neige?).
Eita, então me assumo como imbecil tb pq é quase impossível ver as pintura de Monet, Renoir e especialmente as esculturas da Camille Claudel e não ouvir como verdadeira trilha sonora a música de Debussy. Talvez ele não quisesse ser ou admitir tal influência (sabe-se lá porquê) mas fica difícil acreditar quando se sabe que ele foi grande amigo de artistas impressionistas e um entusiasta do trabalho de Camille, aliás possuia uma pequena obra da artista, salvo engano, uma cópia em bronze de La Valse que ficava na estante de seu escritório de trabalho , e penso tb se não podemos perceber na sensualidade de "O Beijo" a mesma sensualidade de La Prés Midi D'une Faune, sem comentar o quanto "La Mer" me remete aos quadros de Turner, precursor dos impressionistas.
Olá Felipe! Voltei novamente p/ São Paulo e p/ o piano....iniciando outra vez..(agora já com 74 anos)... que aula linda! Sabe de uma coisa? Se ele não quer ser chamado de Impressionista posso dizer com segurança que sua música é Netuniana- influenciada por Netuno, que (na Astrologia) tem como características : grande sensibilidade, espiritualidade, algo que a gente vê ou sente não como quando a gente vê as coisas no preto e branco, ou nas cores secas, definidas e fortes, MAS... COMO QUEM ESTÁ VAGANDO NUM BARCO e, na água à frente vê algo sob o nevoeiro, as cores dissolvidas como numa aquarela, as imagens um pouco desfocadas porém mantendo uma beleza e harmonia que parece pertencer a um mundo do imaginário, não tão cruamente real mas presente, algo realmente encantado. Será uma ilusão ou verdade o que ele conta nas músicas?... Não sei... apenas são e nos remetem ao desejo de flutuar. Concordam? Abraço carinhoso!
No colégio, quando começamos a estudar as escolas literárias, levei Mazzepa de Liszt junto ao poema de mesmo nome do Victor Hugo. Já com simbolismo, levei Debussy junto do poema do Mallarmé que inspirou a Clair de Lune (Masques et Bergamasques e Au clair de Lune). Ele, como tu bem concluiu, é o impressionismo/simbolismo da música!
Ele é incrível, criou uma atmosfera em parte da obra, uma assinatura musical assim como Chopin e mais recente o Rach, mas no caso do Debussy essa sensação de estar voando, plainando, marca do impressionismo é muito evidente, apesar de nos surpreender com obras mais audíveis românticas. Acho que ele quis mesmo foi mostrar tudo o que podia alcançar mas sem se rotular, coisa que acredito não ter conseguido. Só de ouvir alguns acordes já está lá sua assinatura. Grande abraço!
Sim, concordo! Para mim, chega a ir além do Impressionismo!
A Catedral Submersa é maravilhosa! Aquelas semibreves "do fundo do mar" soam conforme um Novo Estilo de Expressão Artística🎹🎼⛪🎵🎶🎶🐋🐡🐟
Parece que o Debussy pegou o melhor dos três professores e juntou tudo em sua obra.
Debussy é tão único q não tem como compará-lo c qq outro compositor. Sou amante de sua música, assim como a de Beethoven e Bach. Melhor do q ouvir sua música é vc tocar. A sensação é indescritível. Estudo Rêverie (Devaneio) e qdo toco as colcheias dos compassos 11 e 12 dá arrepios. O nome da peça é tão apropriado! Gravei o inicio p toque personalizado p meu cel.
Oi Felipe concordo plenamente com vc, de que Dubussy era um impressionista daqueles né. Parabéns
No futuro favor falar sobre Gabriel Faure. Obrigado.
A sonoridade de Debussy é etérea, envolvente , cheia de nuances e matizes sutis. Pardon ,Monsieur Debussy, mas sua música é Impressionista.
Sempre que escuto Debussy ou Ravel e algumas peças para piano de Villa-Lobos (Suíte Floral, O Canto do Cisne Negro) eu me imagino em um tempo ou um lugar como um Jardim bem cuidado, uma praça bem arborizada, sei lá. Música (a boa Música) é tudo de bom, tem a capacidade de nos fazer desconectar da realidade, de ir para um lugar de paz.
Excelente analise. Concordo Ipsis Litteris com tudo dito, me deu vontade de aprender piano.
Eu adoro essas escalas orientais.
Felipe, você externou a minha própria opinião sobre Debussy. Impressionista.
Eu nunca tinha ouvido falar do seu estilo, mas sua música sempre me lembrava dos quadros de pintores impressionistas, como você mostrou!
Ele é um dos melhores junto com Ravel. Harmonias lindas..
Gosto muito da música de Debussy e também classifico a sua música como impressionista. Adorei esse vídeo.
Desde a primeira vez que escutei Debussy, com clair de lune me apaixonei. Quando escutei reverie pela primeira vez eu chorei KKKKKKKKKKK sem falar de arabesque que é linda demais também, sem dúvidas meu compositor favorito, ele faz parecer que meus sonhos podem ser reais 💔🩹
Eu li uma vez sobre esse interesse dele por música Javanesa.
Realmente Debussy era um gênio.
Concordo com definição de impressionista. Em adendo, trata-se da marca de uma época : na pintura, na música e na literatura
É impressionante como Debussy cria o interesse pela música erudita. É a porta de entrada para muita gente que quer sair da alienação da música moderna comercial. Hoje não tenho muita paciência para escutá-lo, mas sem dúvida é um dos melhores, ou pelo menos, um dos compositores mais autênticos e criativos.
Uma ótima explicação. Não sabia dessa influência oriental na música de Debussy.
Gosto muito de Debussy e sua explicação foi ótima quando fala dos impressionistas.
Seu vídeo aula foi maravilhoso. Estou estudando La fille cheveux de lin, como não chamar de impressionista? Concordo contigo mestre. Amo muito "Pagodes". Obrigado mais uma vez.
Sou apaixonada por Claire de Lune. Meu sonho seria toca-la......
Vai firme, eu já consigo tocar uma pequena parte inicial, mesmo não sendo fácil, mas com muita insistência e ouvindo-a bastante pra ficar impregnada na mente. Voce consegue sim. Vale a pena tentar, uma bela sensação!
@@mariodionel
Obrigada pelo incentivo. Vou fazer isso sim....
Adorei o vídeo! Obrigada!
espero terminar o livro images nesse ano ☺️☺️ sou apaixonado por Debussy
Muito interessante a comparação com o estilo impressionista da pintura! O resultado que lembra movimento de nuvens, sensação de sonhos, um som fluido que realmente trouxe novidade à sua época, sem romper totalmente com a tonalidade e portanto suave e agradável de ouvir. Obrigada pelo vídeo!
É uma delícia tocar Debussy! Mesmo sem ser um expert no assunto , é como se derramassem pérolas tanto ao tocar como ao ouvir !
Amo escutar essa música para dormir kkkkkk viajando nesse mundo de Debussy
Caro Felipe, a forma como vocês explica as composições é incrível. Dá quase para ver a música. Obrigado por compartilhar essas peças conosco. E sim, Debussy é impressionista. Um abraço!
Muito interessante e bem esclarecedora essa “pequena” aula sobre o estilo de Debussy!!!🙏😀
Quando ouço e interpreto Debussy, vejo quadros de Renoir, Monet, maravilhosos impressionistas, que eu amo.
Excelente vídeo. análise, comentário, exemplos… ainda terei um quadro de Debussy em meu estúdio. Sonoridade, sensibilidade, um grande compêndio de sensibilidade, é isso.
Cara, que coisa linda, parabéns por esse canal. Seu apanhado histórico da composição é fenomenal !!!
Obrigada pelos conteúdos sempre tão interessantes, as baita aulas, as lindas músicas!
Como fã do impressionismo na pintura, me é impossível discordar de sua conclusão nesse brilhante vídeo, grande abraço.
Uma aula e tanto. Vlw Felipe.
Geniais: a aula e o objeto da aula. Obrigado e parabéns pelo conteúdo de seu canal. 🏆Abraço!
Concordo com a conclusão.
Muito obrigado mestre Felipe Scagliusi; sempre busquei peças desse consagrado compositor... as notas ferem o espírito e provocam transcendência e as imagens que são criadas lembram o impressionismo !!
Melhor aula de História da Música do mundo ocidental e oriental! Obrigada, professor.
Ótimo. Muito boa explanação.
Suavemente original. Surpresas delicadas. Criatividade diáfana
Concordo plenamente...
Essa música é linda! Vai fundo na alma.
Felipe sempre excelente!
Verdade, professor. Ele cria ambientes. Excelente aula!
Sem comentários! maravilhoso!
Debussy é o meu compositor preferido!❤ Aula magnífica!
O tom oriental é muito evidente também (agora falando não somente no repertório de piano) nos pratos de La Mer! Uma curiosidade interessante é que La Mer foi composta na razão áurea! Não se sabe se foi proposital para emular o efeito de propagação das ondas do mar!
Nossa, que vídeo interessante e gostoso de assistir! Meus parabéns e muito obrigado!
Ótimo trabalho
Debussy é o cara que fez com que me encatasse por harmonia.
Esse valoriza o impressionismo, Parabéns professor pela aula.
Sem dúvida Claude Debussy era impressionista pois vemos na sua obra a presença das coisas da natureza, e o exemplo mas eloquente é “Au Clair de la lune”.
Concordo plenamente
Vídeo incrível ❤ e não tem como discordar da conclusão!
Excelente vídeo,,, parabéns Felipe, vc visualizou perfeitamente a música de Debussy com a arte impressionista de um Monet, Justino, entre outros mestres impressionistas 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vejo muito de Debussy e de Ravel na música de Tom Jobim.
"Chovendo na Roseira", por exemplo, tem forte influência de duas obras de Debussy: Rêverie (sonhamento, como dizia Guimarães Rosa) e de outra obra, que não lembro o nome, o Tom simplesmente copiou e colou 10 compassos.
Concordo tbm!
Excelente.
No livro " a música moderna" do paul grifts (se não me falha a memória, tem um trecho que ele diz que perguntaram para o Debussy qual era a forma de suas obras , pois ele não seguia nenhuma escola.
Então ele respondeu:
"Meu prazer ".
Pra mim, Debussy foi o primeiro "jazzista" da música de concerto.
O caminho de Debussy também não deixa de ser um legado que começou lá atrás com Beethoven, Wagner, e todos os românticos relevantes que , queriam chegar em algum lugar novo , queriam quebrar as regras mas de fato não o fizeram , apesar de chegarem "perto" ,
Esse rompimento começa com Debussy ,
abrindo o caminho para os "modernos " , Shoenberg, Stravinsky e por aí vai....
Na música Jazz , as "sensações " são levadas extremamente a sério, principalmente nas correntes do cool, free, modal...Coltrane, miles, etc...
Só que Claude já tinha começado isso lá atrás.
Parabéns Felipe!
Muito boa aula sobre a obra desse grande compositor! A música dele é ótima para relaxar a gente e os cães!
Embora os meus gostem muito de Bethoven e Bach!
Debussy criou musicas lindas, delicadas, envolvidas em atmosfera de sonhos.
Desejou e criou um estilo único.
Diferente de tudo havia no passado e que seria feito posteriormente.
Por que não chama-lo de gênio?
Muito boa explicação!
Amo Debussy! Inclusive, escrevi um poema baseado no Prelúdio La Cathedralé Engloutie, mas cujo título é Reverie. Amo a influência do gamelão indonésio na música dele. Segue abaixo o poema:
Reverie
Velhas vagas notas notívagas,
De bruma, espuma e névoa,
Que se afundam na treva, a toa,
Em meio a canções antigas.
Tal como a lenda da Catedral submersa,
A alma, em visões noturnas, voa e levita,
E ao corpo dormente, os sentidos incita,
Como sempre, de maneira controversa!
Se 'inda ouvires a voz da Sentinela,
Que guarda as moradas da Alma,
Que em sonhos se oculta e desvela;
Quanto mais atentamente escutar,
Então, a Verdade, outrora calma
A ti irá, qual tinlintos dos sinos do mar!
Salvador-BA 15 de dezembro de 2021 por Gabriel Santos Lopes
Excelente palestra Viva o impressionismo musical e pictorico
Estou impressionado , com esta Maravilhosa aula . Grato !!!!
Incrível!
Concordo
Quando estive no Museu d’Orsay em Paris e pude ver algumas das mais renomadas obras impressionistas frente a frente tive a sensação de que obras impressionistas e Debussy são a combinação perfeita kkkkkkkkk.
Mas as obras de Debussy já são do período impressionista
eu amo debussy, me lembra um pouco as harmonias de bossa nova. Gosto do Satie tambem, tem outros compositores nesse estilo tambem para indicar?
Um que eu indicaria seria o Francis Poulenc
Ravel e Poulanc! Seguindo o conselho da minha amiga!
Você se lembra de bossa nova não é à toa! Tom Jobim amava e se inspirava em Villa-Lobos e ele, por sua vez, bebia diretamente do impressionismo francês, principalmente, de Debussy! Se você escutar a Prole do Bebê de Villa-Lobos parece que Debussy veio para o Brasil, ouviu as cantigas de roda, voltou para a França e escreveu 'variações impressionistas das cantigas de roda brasileiras' 😂😂😂 A sinfonia da Alvorada (escrita por tom Jobim e Vinícius para a inauguração de Brasília) também é bem impressionista!
Ravel e Alan hovaness
muito obrigado pelas dicas glr. Percebi q gosto mais desse estilo de musica erudita com umas dissonâncias, uma coisa mais solta kkkk
Fala Felipte Scagliusi, obrigado pela aula! Concordo plenamente com sua conclusão de que vc é um ImbeciI do lado de debussy, por isso vc esta certo! até pq se estivesse errado, eu seria o melhor pianista do mundo..! impressionante como a vida funciona harmônicamente😊
Muito bom!
Debussy é o cara .
Belíssima música!
Muito bom! É impressionista com certeza!
👏👏👏👏👏👏
Boa noite!
Muito interessante conhecer!
Eu não tinha visto por esse lado. Agora ficou mais claro, gostei .Obrigado...
Concordo. Que. O. Chame. De. Impressionista. Pois. Inova. O. Estilo. Musical. E. Da. Pintura. Artistica
Fantástico vídeo!!
Amei o vídeo e concordo com a conclusão ❤
Pelleas e Melisande é uma obra simbolista.
Debussy, Ravel e outros da época eram total anti germânicos ...muito ranço deles por terem perdido tantas guerras pra Alemanha (fora a questão de irem na contramão do tradicional BBB = Bach, Beethoven e Brahms).
Felipe, eu juro que se tivesse condições financeiras, eu pagaria qualquer valor para fazer aula de piano com você, atualmente sou professora, mas queria muito retomar meus estudos para chegar no meu grande sonho : Tocar um concerto de Mozart
São duas!
Hahahahaha ficou muito bom o video, professor! ❤
Gamelão.
Formação clássica é fundamental
E pensar que Rêverie, outro "hit", era uma peça que Debussy detestou saber que fora publicada, pois considerava ter um apelo comercial (uma peça "rasa" para os seus padrões, devemos presumir?).
Debussy ❤