O encaixe do filme fica melhor sem os detalhes, mas, não quer dizer que não estejam implícitos no filme. Por exemplo; A busca pelo anel, até no filme, fica claro que Gandalf passou anos procurando o Gollum e o Um Anel.
O Balrog do Peter Jackson (e a fuga de Moria, em geral) foi uma das coisas mais incríveis que eu já vi no cinema. Lembro até hoje de ficar grudado na cadeira por meia hora, arrepiado com a aparição desse monstro, e com a fuga desesperada. Nossa.
Sim, sem contar a trilha sonora e como o Caíque mencionou a apreensão de Gandalf para enfrentar temido oponente, uma figura que até então transmitia paz e segurança, agora tb demonstrava medo e receio, essa construção ficou muito foda, e como tu disse até hoje depois de já ter visto tantas vezes, ainda me arrepio com essa sequência
Cara eu li a sociedade do anel quando tinha 12 anos, e a versao do filme acabou ficando mais na minha memória porque vi diversas vezes. O que eu quero dizer com isso: Glorfindel foi escavado da minha memória. Ótimo vídeo.
Outras diferenças: O Sam também olha o Espelho de Galadriel. Os Presentes de Galadriel são diferentes. Frodo vai pra um região do Condado onde fica os Brandybucks, a saída de Frodo no Condado demora muito. Tom Bombadil e a Floresta Velha, é o Tom Bombadil que mandam os hobbits irem pra Bree na Estalagem do Pônei Empinado. E Boromir não morre na Sociedade do Anel é em As Duas Torres.
A morte de boromir na sociedade do anel é totalmente compreensível Aliás, não faria sentido contratar Sean bean pra ficar no máximo 15 minutos em cena no segundo filme.
Sou tão fã desse filme que final de 2003 viajei três horas da região dos lagos no RJ pra voltar pra capital do RJ pra ver a pré estreia do retorno do rei 👑, e depois retornei pra romper o ano. Tenho quase todos os bonecos de réplicas perfeitas do Senhor dos anéis
Sua interpretação sobre as asas do balrog faz todo sentido, mas saindo do pressuposto que o balrog é uma criatura formada de fogo e sombras e que conforme o livro: "a sombra a sua volta se espalhou como duas grandes asas" também é possível a interpretação de que essas "asas de sombras" pertençam ao próprio balrog ou que ele "criou" essas asas naquele momento já que as sombras possuem um aspecto modelável. Ótimo trabalho. Continue sobre os outros livros.
Não se esqueça da descrição na parte onde a sociedade depois de ir embora de Lothlorien, avistarem enquanto são perseguidos, uma criatura alada que eles até pensam ser um Balrog, mas que o legolas conseguiu ferir com uma flecha e por isso a criatura recuou e os fez perceberem que não se tratava de um Balrog e sim de alguma criatura do Inimigo. (Isso está em a sociedade do anel, depois que a sociedade vai embora de Lothlorien)
Lembrando que Glorfindel é um dos últimos elfos remanescentes da primeira era da terra média, desde a Queda de Gondolin e antes da Guerra da ira que deu fim a Beleriand.
Sobre Caradhras o livro de RPG fala melhor, não estou muito lembrado, mas se não me engano ele fala que a própria montanha é um espirito com "vida" própria, como muito os lugares no mundo de o senhor dos anéis.
Na minha opinião os filmes mudaram uma coisa muito boa que é o ritmo eu (por quanto) só li até metade do segundo livro e o ritmo é bem parado, tem novas informações interessantes, mas você precisa ler o livro sabendo que não será tão tera muita ação sendo que quando tem é muito boa.
Mais algumas alterações que notei no filme: - Os vários ANOS que demoram pro Frodo sair do Condado - As tumbas onde os Hobbits pegam as suas espadas - Tom Bombadil Mas eu entendo cada uma das alterações. Bacana o vídeo... faz anos que eu não ouvia falar da discussão das asas do Balrog kkkk.
Os vários anos, pra mim foi uma mudança legal. Deu um sentido de urgência maior ao filme. Incluindo essa parada de quando se usa o anel o olho de Sauron te ve. Da aquele cagaço qd alguem coloca o anel no filme
@@contadesativada-emiliaagne8341 não ia agregar nada para a história, infelizmente. Para o livro, é super bacana você ler sobre esse ser felizão e aleatório que não é afetado pelo Um Anel, mas para os leigos que fossem assistir ia ficar desconexo e irrelevante para o desenvolvimento da trama principal.
Concordo contigo 100% quando você diz que a adaptação cinematográfico da trilogia do Senhor dos Anéis é brilhante. Na minha opinião, a melhor adaptação cinematográfica de um livro, ao passo que a versão cinematográfica do Hobbit é um desastre total. Penso que você deveria, sim, fazer o mesmo em relação aos outros livros. A questão do Balrog, honestamente, achei a solução do filme bem melhor. O visual ficou muito legal. Aliás, na mesma trecho que você comenta sobre a passagem por Caradhras, não sei se percebeu que enquanto todos estavam afundados na neve, o Legolas estava andando por ela como se nada acontecesse. Achei muito legal esse nível de detalhe retratado no filme, que é descrito pelo livro, para enfatizar como os elfos eram ágeis e resistentes às intempéries, bem como a capacidade de andar sem fazer barulho ou deixar pegadas. Essa leveza ao movimentar-se permitia que eles caminhassem sobre a neve mais espessa e sem deixas pegadas/marcas. De toda a trilogia da Sociedade do Anel, o que mais me incomodou foi: 1 - A caracterização do Gimli como um bobalhão. Nem de muito longe isso é verdade e nos livros percebe-se claramente que ele é um baita guerreiro. 2 - A pouca importância dada aos Ents no desenrolar de tudo quando na verdade pode-se dizer que eles salvaram a Terra Média; 3 - Cortarem a cena do Mouth of Sauron (que foi traduzido como Boca de Sauron) no Retorno do Rei. Totalmente inexplicável. E a caracterização ficou sensacional!. Só quem assiste à versão estendida da Trilogia pode ver este personagem. Aliás, recomendo fortemente assistirem à versão estendida ao invés da versão comercial da trilogia. 4 - Concordo que não faz diferença alguma, pois nem no livro é explorado, mas gostaria de ter visto ao menos menção ao Tom Bombadil Em relação à versão cinematográfica do Hobbit, o visual do Smaug ficou muito bom. Agora...de resto....desastre. Um elfo, no caso uma elfa (que em momento algum existiu no livro), abandonar uma caçada de Orcs, lideradas pelo filho do Rei Thranduil, em nome de uma paixão incondicional por um anão? Sério...impossível.
Gimli, além de baita guerreiro, não anda o tempo todo de armadura e é sábio à maneira dos anões. É compreensível haver um alívio cômico no filme, mas a impressão que dá é que ele era um idiota.
Não li o livro aind, mas agora vendo essas diferenças acho a versão cinematográfica ainda mais impactante pois foi mais dinâmica e passa mais o senso de urgência que a história pede. Agora tbm estou mais ansioso para ler
Show! Depois de muitos anos sendo fã da saga (filmes), estou lendo os livros, com as edições da HarperCollins (terminei o Hobbit), e estou começando A sociedade do Anel.
@@CaiqueIzoton Valeu cara! Acompanho o canal, na realidade, desde que assisti os vídeos sobre terra média (Magos / Magia na Terra média, e outros). Seu trabalho é show de bola, um dos poucos canais que mantenho a inscrição, e praticamente todo o conteúdo principal me agrada (Star Wars, LOTR, etc). Keep it up man! Abs
@KonicavaBR Então amigo, vou compra-lo em seguida, provavelmente quando terminar a Sociedade do Anel, e vou ler em paralelo às Duas torres. Sei que a leitura é mais pesada... mas como dá muito background ao mundo da terra média, não quero esperar até o fim do LOTR hahaaha, ansioso pelo Silmarillion
Eu amo LOTR, coleciono vários itens, a folha de Lorien, o um, o anel da Galadriel, o colar da Arwen, o colar do Tharanduil, camiseta, caneca e mais um monte de coisas! Adoro todos. ♥♥
Caique, algo muito importante dentro tantos outros que são divergentes quando comparamos filme e livro: A espada de Elendil, a Narsil, já havia sido restaurada durante os eventos em Valfenda, recebendo inclusive um novo nome: Andúril, e não somente nos eventos lá do terceiro filme, e perdão se você estava aguardando um terceiro vídeo sobre o terceiro filme pra falar sobre ela, mas é que ela já é restaurada logo em A Sociedade do Anel (e não duvido que você saiba). haha
Eu pessoalmente gosto muito da adaptação do Peter Jackson, tanto as partes "inventadas" por assim dizer como as que vc citou no vídeo e outro exemplo dos elfos no abismo de Helm, mas eu gosto dessas adaptações e dos cortes também. Quanto as asas do Balrog, nunca pensei muito sobre elas kkk pra mim tanto faz, aquela sequência de Moria é tão bem construída e orquestrada, que eu nem reparo nas asas do Balrog em si, mas sim no contexto todo.
5:45 Vale apena observar que no primeiro filme da trilogia "o Hobbit", assim que o Bilbo tem o anel no bolso, após fugir do Gollum e se juntar novamente aos anões, Gandalf lança um olhar para Bilbo intrigado com o anel(o algo) que ele tem no bolso. Então, certamente essa jornada foi de fato muito semelhando aos livros, porém só não foi mostrada. De fato, Gandalf sabe quem é Gollum e é ciente do que um "certo anel" fez com ele, é amigo de Aragorn e etc...
Caique, ja passou a hora de vc e o pessoal do Tolkien Talk fazerem um crossover kkkkkk nunca vou perdoar o Petter Jackson por ter excluído o Glorfindel do filme
Adorei as suas comparações e explicações, eu gosto muito do seu jeito simples de contar as coisas, é como se vc estivesse aqui em casa conversando comigo. E meu voto vai para: não, o Balrog não tem asas, é apenas uma licença literária do Tolkien, para nos dar uma noção do tamanho do bicho. E eu também junto a minha voz ao coro: faz um comparativo com os outros filmes da saga do anel!! A origem do Balrog também é uma boa pedida, além de alguma coisa sobre a aranha que quase mata o Frodo no final...!!
Eu tive a trilogia dos livros por cerca de 3 anos, 3 anos eu tentei ler e só fui até a pagina 50 rs, o livro é dificil de ler, mas acho que no fim eu recebi os livros para dar eles para outra pessoa, que adorava o tolkin.
Tolkien é muito detalhista. Pra alguns isso é um pró pra outros não. Eu pessoalmente curto pacas o detalhismo mas tem gente que acha chato. Enfim é normal isso kkkkk...
Sim, acho que não se encaixaria muito bem na versão de cinema. Acho o Tom até interessante no livro pelo fato dele ser super misterioso e ter uma origem bem enigmática, mas o filme não teria tempo de abordar e desenvolver bem esses aspectos com outras referências do legendário. Acho que o melhor nesse caso foi cortar mesmo!
@@pedrofernandes8812 fico encabulado com essas diferenças de opinião, eu adorei esse cap, só não mais de "O Expurgo no Condado". Mas apesar de que eu ia gostar, entendo que não ia encaixar, afinal o filme tem senso de urgência bem maior.
Tom Bombadil é de longe o mais chato. Pode ser que em uma série ele poderia ser trabalhado.. Imagina, um episodio de 40 minutos só de tom bombadil cantando. kkk
Gostei das comparações. Li o livro a muito tempo, logo que saiu, e não lembrava destes detalhes. O filme acaba ficando mais nítido na memória. Parabéns pelo vídeo. Boa linguagem didática.
deveras o que o nosso amigo Peter Jackson fez no Balrog foi algo bom, que serio que não gostou daquela cena da ponte, como também fico feliz que não vimos cerca de duas horas de TOm BOmbadil, apesar de ter gostado da parte em que ele joga o Anel para cima e o faz desaparecer.
Cada diretor tem sua interpretação do livro ao seu gosto, eu respeito. Da mesma forma daqui a 50 anos quando outro diretor produtor for fazer outro filme do Senhor dos Anéis claro que vai ser totalmente diferente com outros recursos ultra modernos; com outra visão interpretativa de cada cenário. Se o livro até hoje é um sucesso, imagine o filme. A narrativa de John Ronald Reuel Tolkien é perfeito, por isso virou um Best Sellers mundial. Assim também aconteceu com Peter Jackson. Parabéns pelo seu canal, já estou inscrito.
A intenção foi de "adaptar" em 3 horas, senão ficaria a Sociedade do Anel com 10 horas de filme...kkkk, Tiveram maior tempo atravessando a Floresta Velha, Pantanos dos mosquitos, quando Frodo e Sam ficaram dentro do Salgueiro-Homem e Tom Bombadil teve que tirar... etc... "o que era Tom Bombadil"??? Ele não foi afetado pelo Um, porque??? Como???
Seriam então 4 sagas. A sociedade do anel dividida em 3 filmes As duas torres tb em 3 filmes O retorno do Rei em 3 filmes E o Hobbit que ja foi dividio em 3 filmes kkk
Apesar de curtir muito HP, É inegável que o Universo de Tolkien é muito mais desenvolvido e mágico. Mas apesar disso, as duas obras estão no meu coração.
Eu gosto bastante dos dois, cara. Acho que a JK Rowling conseguiu incorporar elementos de suspense num universo de fantasia de um jeito muito interessante e com personagens muito carismáticos. Mas acabo me identificando mais com o processo criativo do Tolkien na criação do legendário. Ele criou um universo literário tão vasto que chega a ser vivo, é algo único na arte.
@@CaiqueIzoton , acho, como vc, q a JK é fantástica TB. Não há comparação entre as duas histórias. Tolkien é alta literatura na Inglaterra. A comparação começou msm por foram lançados no cinema no mesmo período. Só por isso. HP é um mundo incrível e cheio de alegorias do mundo real. Lotr é outra coisa. É talvez a coisa mais influenciadora de toda a cultura pop e todos os tempos.
tenho que assistir os seus vídeos sobre Tolkien no mínimo 3 vezes, a primeira pra ficar babando por você, a segunda pra te escutar e a 3 com os livros na mão acompanhando e estudando os textos com você hahahaha gosto muito e espero que você faça não só sobre o senhor dos anéis mas como o hobbit também 💖
Eu gosto mto do Glorfindel .. uma diferença entre a tradução do seu livro para o meu que é bem antigo é que o cavalo do Glorfindel usa gisos e no seu fala q usa sinos .. (da no mesmo). Só una diferenca de tradução.. mais na verdade o barulho é diferente entre guisos e sinos.. (apenas uma curiosidade ) Sobre a tempestade na montanha também penso como você... Lembrando que quando gandalf cai nas profundezas da montanha muito abaixo do reino dos anões fala que tem bestas lá no fundo.. talvez maiares antigo presos lá ... Esses mistério são legais na história... E eu também quando li vi que Gandalf não tem medo do balrog pois os dois são Maiares Sobre as asas do balrongs estou com você... Pois lá no Silmarillion fala que seres alados são mto raros.. (pois nem todos os dragões tinham asas) ou seja se é raro os balrongs não deviam ter asas de graças.. kkk (mas nada impede desse balrongs ser especial) GOSTEI DO SEU KANAL CONHECI AGORS ... VOU ME ESCREVER. ABRAÇO
O maior mistério da terra média na minha opinião são os dois magos azuis do leste... eu sempre torci pra que fosse encontrado algum texto do Tolkien falando sobre eles.
@@andremota3648 É dito que o próprio Gandalf não sabe deles... que eles podem ter ficado resolvendo sua missão como Istari por lá, ou que morreram, ou que foram transformados em servos das trevas por Sauron... não se sabe. Uma especulação interessante, é que, assim como Gendalf era um Maia enviado por Manwë (outras fontes diz que foi enviado por Nienna) e Saruman foi enviado por Aulë... traços de suas características eram explicados por proximidades com esses Valar... o que no caso de Radagast fica bem evidente, já que ele foi enviado por Yavanna. Seguindo essa lógica, se os dois Magos Azuis foram enviados por Oromë, o Vala da caça, é provável que eles compartilhassem características desse Valar... ou seja, seriam Magos Hunters.... provavelmente arqueiros.... O que na minha opinião deixa tudo MUITO MAIS LEGAL!!!
@@FernandoSilver Simm eu estou ciente que eles são de orome ... O que explica um pouco eles andarem muito ... Já que orome andava mto pela terra... Sendo o próprio orome o primeiro a em contrar os elfos .... Falando dos anões: No Hobbit fala que Thorin é diferente dos outros .. os guardas de esgadorth assim que o vêem percebem que ele é o rei sob a montanha.. lendo o novo livro OS FILHOS DE HURIN. Lá separa os ANANOS dos ANÕES.. OS ANANOS são como os altos elfos da primeira era... Anano é violento .... Lembrando que está tradução foi feita pois o tolken também divide isso... Dwarfs e os Dwarves eram duas palavras criadas para anões... Sendo que sempre q falava dos Altos anões da priemria era usa o Dwarfs. ... E quando fala dos anões comuns fala dos Dwarves... Então a tradução separou os ANANOS dos ANÕES....
@@andremota3648 Os Altos Elfos são uma coisa que acho difícil de entender exatamente... Porque o próprio Glorfindel e o Ecthelion são chamados de altos elfos.. assim como a Galadriel e Elrond... Só que todos esses são Noldor ... E se eu não me engano, o próprio Elwë Thingol foi chamado de alto elfo, mesmo sendo um Teleri... E isso eu acho confuso... porque até onde eu sei, altos elfos eram a forma de se referir aos Vanyar .... Eu não entende muito essa parte.
@@GUOLVI Nem precisa assistir. As cenas já apresentadas combinadas com entrevistas com alguns realizadores já demonstram o desrespeito pela obra do Tolkien em prol de ideologias atuais.
Lendo o livro do Sr. dos Anéis, a aparência dele no filme não me incomoda em nada... mas lendo O Silmarilion e os Contos Inacabados dá um nó no cérebro .... tem passagens da primeira era que descrevem "exércitos de balrogs" ... sugerindo que, ou os Balrogs eram muito menores e muito mais "matáveis" (o que explicaria o Gandalf não estar com o cu na mão no livro... já que ele viveu a primeira era) , ou então eram exércitos de monstros realmente gigantes e absurdos ... e os Elfos que estavam lutando lá (Fingolfin e Fëanor principalmente) eram realmente MUITO parrudos.
Minha gente, o filme não pode ser exatamente igual aos livros, eles são apenas baseados. Nunca conheci um filme que fosse tão fiel aos livros como foi o senhor dos anéis. Claro que poderia ser melhor, mas filme eles pensam mais em retorno monetário, por isso adaptaram muitas coisas.
Vai se ferrar Caique, um fa de HP, LotR, e Star wars. Com 500 horas de the witcher tatuagem de the witcher muito fa tbm, e tu vem com esses videos com essa trilha sonora. Tem como?
Senhor dos Anéis foi o primeiro livro que eu realmente tive vontade de ler e está sendo uma experiência incrível! Já estou quase terminando e sou apaixonado tanto pelo filme quanto pelo livro. Achei seu vídeo incrível e estou ansiosamente esperando pelo próximo!
Faça mais vídeos do universo Tolkien SIM! Te conheci procurando vídeos e curiosidades sobre O Senhor dos Anéis depois de ler o Hobbit e a trilogia “sem querer” durante a quarentena. Inclusive, só descobri Silmarillion por sua causa. Amo muito! Faça mais ❤️
Goste muito dessa sua explicação e também sou a favor de quando alguém for fazer um filme que seja 90% do que está no livro e aí ficaria show de bola!!!!!
Tomei coragem nessa quarentena pra começar a ler a obra de Tolkien. Estou quase terminando Duas Torres. Já revi a trilogia do Senhor dos Anéis. Quero muito ver vídeos sobre os livros! Adoooro
Na descrição do Balrog no livro, a minha opinião é de que ele realmente teria as asas. Seriam asas intangíveis, que não serviriam para voar, apenas ornamentos feito das sombras das quais ele era composto.
Toda a passagem por Mória é incrível. Pra mim, o meu momento favorito no filme. No livro, lembro que a passagem pelas minas levou muito tempo, quase todo no escuro. Sentia até um peso enquanto lia essa passagem. Tanto no livro quanto no filme, manteve-se o diálogo entre Gandalf e Frodo que é meu guia pessoal: “Eu gostaria que isso não tivesse acontecido no meu tempo”, disse Frodo. E Gandalf responde: “Eu também, e todos os que vivem para ver esses tempos. Mas isso não lhes cabe decidir. Tudo o que temos a decidir é o que fazer com o tempo que nos é concedido”. Dos três filmes, Sociedade do Anel foi o que mais me tocou porque, embora existam muitas diferenças, no principal, foi o mais fiel aos livros.
Uma adaptação que eu tambem gostei bastante foi em relação a Andúril, no livro o Aragorn recebe ela logo após o primeiro conselho, e no filme somente no terceiro filme legitimando ele como um Rei, achei interessante o filme pois o simbolismo de espada como um Rei é bem mais simples e simbólico do que o standard do livro, e é mais facil para o grande publico associar já que faz uma relação com a excalibur, que quem a empunha se torna rei da Inglaterra.
Sobre a neve em Caradhras, o Gimli desde o início remete como se Caradhras fosse um ser divino ou uma entidade, dizendo que ele(a) não gosta dos anões. Depois que eles voltam ele até cita essa era a intenção de Caradhras (algo assim). Essa foi minha impressão lendo essa etapa. Como se fosse "a entidade Caradhras" agindo contra a passagem deles.
Gostei muito! Aliás, eu gosto de todos os seus vídeos. O Senhor dos Anéis é meu filme predileto! Acho bem legal se você fizer essas comparações com as outras duas partes da história.
Cara eu lembro quando li Lotr e depois o Hobbit e levei um baita choque com esse tempo que o Gandalf levou pra descobrir o Um Anel porque eu tinha visto os filmes tantas vezes antes e pensava que seria do mesmo jeito no livro hahaha. Vídeo muito bom. Eu amo Lotr é meu livro favorito da vida.
Muito massa o vídeo! Dá continuidade a essa saga! apesar dos vídeos acima de 10 min, pra todo fã de tolkien, assistiriam nem que fosse questão de horas. hAHA. Parabéns
Foi mal Peter Jackson mas hoje o meu voto é NÃO para as asas do Balrog
faz um vídeo sobre a origem do BALROG!
O encaixe do filme fica melhor sem os detalhes, mas, não quer dizer que não estejam implícitos no filme.
Por exemplo; A busca pelo anel, até no filme, fica claro que Gandalf passou anos procurando o Gollum e o Um Anel.
faz parte 2 caique pfv cara, mt top esses videos assim, vc é unico no youtube man, ninguem explica senhor dos aneis melhor do que tu.
Legal é saber que o Balrog teve um Tijolo como sonoplastia do seu grito
Mas no livro o Gandalf fala "You shall not pass"?
O Balrog do Peter Jackson (e a fuga de Moria, em geral) foi uma das coisas mais incríveis que eu já vi no cinema. Lembro até hoje de ficar grudado na cadeira por meia hora, arrepiado com a aparição desse monstro, e com a fuga desesperada. Nossa.
Sim, sem contar a trilha sonora e como o Caíque mencionou a apreensão de Gandalf para enfrentar temido oponente, uma figura que até então transmitia paz e segurança, agora tb demonstrava medo e receio, essa construção ficou muito foda, e como tu disse até hoje depois de já ter visto tantas vezes, ainda me arrepio com essa sequência
@@primatasapiente Howard Shore simplesmente zerou a vida nessa trilogia.
@@fabiokoy haha verdade cara, trabalho mais que excepcional
Foi incrível mesmo, a cena foi foda, fiquei colado, nem piscava.
Também gostei
Cara eu li a sociedade do anel quando tinha 12 anos, e a versao do filme acabou ficando mais na minha memória porque vi diversas vezes. O que eu quero dizer com isso: Glorfindel foi escavado da minha memória. Ótimo vídeo.
Outras diferenças:
O Sam também olha o Espelho de Galadriel.
Os Presentes de Galadriel são diferentes.
Frodo vai pra um região do Condado onde fica os Brandybucks, a saída de Frodo no Condado demora muito.
Tom Bombadil e a Floresta Velha, é o Tom Bombadil que mandam os hobbits irem pra Bree na Estalagem do Pônei Empinado.
E Boromir não morre na Sociedade do Anel é em As Duas Torres.
A morte de boromir na sociedade do anel é totalmente compreensível
Aliás, não faria sentido contratar Sean bean pra ficar no máximo 15 minutos em cena no segundo filme.
@@brunorossi7316 Poderiam, fizeram isso com o Conde Dookan no filme do Vingança do Sith, seria nada demais.
@@brunorossi7316 Mas eles contrataram Seam Bean no segundo filme, para as memórias de Faramir na versão estendida.
@@JhonJhonnymais os filmes nao foram feito um depois do outro
@Danilo Costa Deus me livre. Melhor coisa foi eles terem tirado aquele atraso de trama.
YOU SHALL NOT PASS
Sou tão fã desse filme que final de 2003 viajei três horas da região dos lagos no RJ pra voltar pra capital do RJ pra ver a pré estreia do retorno do rei 👑, e depois retornei pra romper o ano. Tenho quase todos os bonecos de réplicas perfeitas do Senhor dos anéis
Esse filme realmente marcou os anos 2000, seus efeitos especiais eram incríveis.
@@ProjetoTolkien sim 👏🏻👏🏻👏🏻
Sua interpretação sobre as asas do balrog faz todo sentido, mas saindo do pressuposto que o balrog é uma criatura formada de fogo e sombras e que conforme o livro: "a sombra a sua volta se espalhou como duas grandes asas" também é possível a interpretação de que essas "asas de sombras" pertençam ao próprio balrog ou que ele "criou" essas asas naquele momento já que as sombras possuem um aspecto modelável. Ótimo trabalho. Continue sobre os outros livros.
Exato. A interpretação é livre, como ele mesmo disse, então o Peter interpretou muito bem na minha opinião.
Concordo plenamente! Muito obrigado, Marcos!
Adoro quando vc traz vídeos sobre as obras do grande Tolkien!!
Não se esqueça da descrição na parte onde a sociedade depois de ir embora de Lothlorien, avistarem enquanto são perseguidos, uma criatura alada que eles até pensam ser um Balrog, mas que o legolas conseguiu ferir com uma flecha e por isso a criatura recuou e os fez perceberem que não se tratava de um Balrog e sim de alguma criatura do Inimigo. (Isso está em a sociedade do anel, depois que a sociedade vai embora de Lothlorien)
Melhor canal para os fãs do O Senhor Dos Anéis.
Lembrando que Glorfindel é um dos últimos elfos remanescentes da primeira era da terra média, desde a Queda de Gondolin e antes da Guerra da ira que deu fim a Beleriand.
Foi o Maior General Noldor e o 1° a Derrotar um Balrog, Elfo Brabo da PORRA!!
O primeiro a derrotar um balrog foi Feanor
@@diegofhalks4268 Feanor derrotou não apenas um, mas vários. Os elfos das antigas eram pocas idéia.
@@jorgeeduardo7121 So perdem pros antepassados do Aragorn dessa mesma epoca.
@@jorgeeduardo7121 Fëanor só matou 3 Balrogs.
Tem o Tom Bombadil tbm, que quem só assistiu os filmes nem imagina quem é.
A ignorância é uma benção
Marcos Vinícius Neste caso, foi mesmo kkkkkk
@@Erickdf1991 o livro é INCRÍVEL,uma obra prima da literatura,mas o Tom bombadil é um saco,dava vontade de pular as páginas em que ele aparecia!!!
Marcos Vinícius concordo. E parecia que não tinha fim. Rs
@@MarcosVinicius-xb7pw eu demorei uns meses pra passar da parte do Tom Bombadil justamente por achar ele um saco kkkk não vejo graça :/
Sobre Caradhras o livro de RPG fala melhor, não estou muito lembrado, mas se não me engano ele fala que a própria montanha é um espirito com "vida" própria, como muito os lugares no mundo de o senhor dos anéis.
Contanto que entenda que fatos como esse devem ser deixados no RPG (ou seja, não é canônico), tudo na paz!
No livro fala como se fosse uma entidade também
Na minha opinião os filmes mudaram uma coisa muito boa que é o ritmo eu (por quanto) só li até metade do segundo livro e o ritmo é bem parado, tem novas informações interessantes, mas você precisa ler o livro sabendo que não será tão tera muita ação sendo que quando tem é muito boa.
Mais algumas alterações que notei no filme:
- Os vários ANOS que demoram pro Frodo sair do Condado
- As tumbas onde os Hobbits pegam as suas espadas
- Tom Bombadil
Mas eu entendo cada uma das alterações.
Bacana o vídeo... faz anos que eu não ouvia falar da discussão das asas do Balrog kkkk.
As criaturas tumulares
Os vários anos, pra mim foi uma mudança legal. Deu um sentido de urgência maior ao filme. Incluindo essa parada de quando se usa o anel o olho de Sauron te ve. Da aquele cagaço qd alguem coloca o anel no filme
@@contadesativada-emiliaagne8341 Nem fodendo..kkkkkkkkkkkkkkk
@@contadesativada-emiliaagne8341 não ia agregar nada para a história, infelizmente. Para o livro, é super bacana você ler sobre esse ser felizão e aleatório que não é afetado pelo Um Anel, mas para os leigos que fossem assistir ia ficar desconexo e irrelevante para o desenvolvimento da trama principal.
@@LucasSilva-jh2wq Com certeza, tivessem colocado o Bombadil no filme ia ser algo totalmente fora de contexto, ia quebrar demais.
Legal que o texto deixa entre aberto, para que nossa imaginação possa construir as figuras descritas.
Concordo contigo 100% quando você diz que a adaptação cinematográfico da trilogia do Senhor dos Anéis é brilhante. Na minha opinião, a melhor adaptação cinematográfica de um livro, ao passo que a versão cinematográfica do Hobbit é um desastre total.
Penso que você deveria, sim, fazer o mesmo em relação aos outros livros. A questão do Balrog, honestamente, achei a solução do filme bem melhor. O visual ficou muito legal. Aliás, na mesma trecho que você comenta sobre a passagem por Caradhras, não sei se percebeu que enquanto todos estavam afundados na neve, o Legolas estava andando por ela como se nada acontecesse. Achei muito legal esse nível de detalhe retratado no filme, que é descrito pelo livro, para enfatizar como os elfos eram ágeis e resistentes às intempéries, bem como a capacidade de andar sem fazer barulho ou deixar pegadas. Essa leveza ao movimentar-se permitia que eles caminhassem sobre a neve mais espessa e sem deixas pegadas/marcas. De toda a trilogia da Sociedade do Anel, o que mais me incomodou foi:
1 - A caracterização do Gimli como um bobalhão. Nem de muito longe isso é verdade e nos livros percebe-se claramente que ele é um baita guerreiro.
2 - A pouca importância dada aos Ents no desenrolar de tudo quando na verdade pode-se dizer que eles salvaram a Terra Média;
3 - Cortarem a cena do Mouth of Sauron (que foi traduzido como Boca de Sauron) no Retorno do Rei. Totalmente inexplicável. E a caracterização ficou sensacional!. Só quem assiste à versão estendida da Trilogia pode ver este personagem. Aliás, recomendo fortemente assistirem à versão estendida ao invés da versão comercial da trilogia.
4 - Concordo que não faz diferença alguma, pois nem no livro é explorado, mas gostaria de ter visto ao menos menção ao Tom Bombadil
Em relação à versão cinematográfica do Hobbit, o visual do Smaug ficou muito bom. Agora...de resto....desastre. Um elfo, no caso uma elfa (que em momento algum existiu no livro), abandonar uma caçada de Orcs, lideradas pelo filho do Rei Thranduil, em nome de uma paixão incondicional por um anão? Sério...impossível.
Gimli, além de baita guerreiro, não anda o tempo todo de armadura e é sábio à maneira dos anões. É compreensível haver um alívio cômico no filme, mas a impressão que dá é que ele era um idiota.
Vi seu vídeo enquanto lavava a panela e colocava o arroz pra cozinhar. Ficou fida, parabéns.
Fazia tempo que eu não via vídeos sobre Tolkien
Não li o livro aind, mas agora vendo essas diferenças acho a versão cinematográfica ainda mais impactante pois foi mais dinâmica e passa mais o senso de urgência que a história pede. Agora tbm estou mais ansioso para ler
Eu comprei o livro e estou querendo ler ele devagar para apreciar cada parte e entender melhor, pois percebi que é uma narrativa muito densa e rica.
Show! Depois de muitos anos sendo fã da saga (filmes), estou lendo os livros, com as edições da HarperCollins (terminei o Hobbit), e estou começando A sociedade do Anel.
Terminei O hobbit hj mais apaixonada por Tolkien do que nunca.
Vai curtir demais, Flavio! Quanto mais você avançar na história mais vai gostar!
@@CaiqueIzoton Valeu cara! Acompanho o canal, na realidade, desde que assisti os vídeos sobre terra média (Magos / Magia na Terra média, e outros). Seu trabalho é show de bola, um dos poucos canais que mantenho a inscrição, e praticamente todo o conteúdo principal me agrada (Star Wars, LOTR, etc). Keep it up man! Abs
@KonicavaBR Então amigo, vou compra-lo em seguida, provavelmente quando terminar a Sociedade do Anel, e vou ler em paralelo às Duas torres. Sei que a leitura é mais pesada... mas como dá muito background ao mundo da terra média, não quero esperar até o fim do LOTR hahaaha, ansioso pelo Silmarillion
@KonicavaBR qual livro de Tolkien eu devo ler primeiro para ter noção do trama da Terra-Média?
Eu amo LOTR, coleciono vários itens, a folha de Lorien, o um, o anel da Galadriel, o colar da Arwen, o colar do Tharanduil, camiseta, caneca e mais um monte de coisas! Adoro todos. ♥♥
Caique, algo muito importante dentro tantos outros que são divergentes quando comparamos filme e livro:
A espada de Elendil, a Narsil, já havia sido restaurada durante os eventos em Valfenda, recebendo inclusive um novo nome: Andúril, e não somente nos eventos lá do terceiro filme, e perdão se você estava aguardando um terceiro vídeo sobre o terceiro filme pra falar sobre ela, mas é que ela já é restaurada logo em A Sociedade do Anel (e não duvido que você saiba). haha
Caique, sua voz é agradável e seu cabelo muito bonito! Amo a história, principalmente As duas torres.
Caique fica me espionando kkkkk Estava questionando essas diferenças essa semana. Faz com O hobbit tbm pfv.
Ele é bonitao né
Estou maratonando seus vídeos de Senhor dos Anéis. São fantásticos. Parabéns!
Eu pessoalmente gosto muito da adaptação do Peter Jackson, tanto as partes "inventadas" por assim dizer como as que vc citou no vídeo e outro exemplo dos elfos no abismo de Helm, mas eu gosto dessas adaptações e dos cortes também. Quanto as asas do Balrog, nunca pensei muito sobre elas kkk pra mim tanto faz, aquela sequência de Moria é tão bem construída e orquestrada, que eu nem reparo nas asas do Balrog em si, mas sim no contexto todo.
Sou fanatico pelo.senhor dos aneis,mais esse caique bunitooo,lindo demais vc parabens!
nenhuma objeção sobre as adaptações, ficou mt melhor nos filmes do que na minha imaginação qnd eu tava lendo kkkkkk
Na minha imaginação ficou melhor kkkk
@@mr.solitario5673 na minha também kkkk
5:45 Vale apena observar que no primeiro filme da trilogia "o Hobbit", assim que o Bilbo tem o anel no bolso, após fugir do Gollum e se juntar novamente aos anões, Gandalf lança um olhar para Bilbo intrigado com o anel(o algo) que ele tem no bolso.
Então, certamente essa jornada foi de fato muito semelhando aos livros, porém só não foi mostrada.
De fato, Gandalf sabe quem é Gollum e é ciente do que um "certo anel" fez com ele, é amigo de Aragorn e etc...
A regra é clara Arnaldo: SEM asas.
a autoridade bateu o martelo, fim de enquete!
Tb acompanho o relator!
parabéns moço, todo dia janto vendo seus videos. top top.
Caique, ja passou a hora de vc e o pessoal do Tolkien Talk fazerem um crossover kkkkkk nunca vou perdoar o Petter Jackson por ter excluído o Glorfindel do filme
È o tipo de vídeo que facilmente poderia ter o dobro do tempo
Adorei
Namoral...
O que mais me incomodou foi o Sam não chamar o Frodo de Patrão kkkkkk
Ele chamava o Frodo de Senhor Frodo.
Ai eu amei, como todos os outros sobre o senhor dos anéis , e mano seu cabelo é INCRIVEL pqp
continua com outros videos sobre as duas torres e o retorno do rei like like
Adorei as suas comparações e explicações, eu gosto muito do seu jeito simples de contar as coisas, é como se vc estivesse aqui em casa conversando comigo. E meu voto vai para: não, o Balrog não tem asas, é apenas uma licença literária do Tolkien, para nos dar uma noção do tamanho do bicho.
E eu também junto a minha voz ao coro: faz um comparativo com os outros filmes da saga do anel!! A origem do Balrog também é uma boa pedida, além de alguma coisa sobre a aranha que quase mata o Frodo no final...!!
Eu tive a trilogia dos livros por cerca de 3 anos, 3 anos eu tentei ler e só fui até a pagina 50 rs, o livro é dificil de ler, mas acho que no fim eu recebi os livros para dar eles para outra pessoa, que adorava o tolkin.
Tolkien é muito detalhista. Pra alguns isso é um pró pra outros não.
Eu pessoalmente curto pacas o detalhismo mas tem gente que acha chato. Enfim é normal isso kkkkk...
@@luizthrashmetal6785 não é que eu ache chato em si, mas eu tenho uma certa preferencia por livros mais cientificos.
Oxi, eu li em menos de um mês os 3. Rsrsrsrs
@@JadeOhara parabens, previsava entrar nesse ritmo de leitura kk
Vídeos de Sr. dos Anéis nesse canal são os meus preferidos :D
O Peter Jackson fez bem em mudar muitas coisas, eu não tava afim de ver meia hora de Tom Bombadil.
Sim, acho que não se encaixaria muito bem na versão de cinema. Acho o Tom até interessante no livro pelo fato dele ser super misterioso e ter uma origem bem enigmática, mas o filme não teria tempo de abordar e desenvolver bem esses aspectos com outras referências do legendário. Acho que o melhor nesse caso foi cortar mesmo!
Com certeza, capítulo mais chato da história pqp
@@pedrofernandes8812 fico encabulado com essas diferenças de opinião, eu adorei esse cap, só não mais de "O Expurgo no Condado". Mas apesar de que eu ia gostar, entendo que não ia encaixar, afinal o filme tem senso de urgência bem maior.
@@gabrielpierry7480 gosto né, importante é apreciar a obra como um todo hehe
Tom Bombadil é de longe o mais chato.
Pode ser que em uma série ele poderia ser trabalhado.. Imagina, um episodio de 40 minutos só de tom bombadil cantando.
kkk
Gostei das comparações.
Li o livro a muito tempo, logo que saiu, e não lembrava destes detalhes.
O filme acaba ficando mais nítido na memória.
Parabéns pelo vídeo.
Boa linguagem didática.
deveras o que o nosso amigo Peter Jackson fez no Balrog foi algo bom, que serio que não gostou daquela cena da ponte, como também fico feliz que não vimos cerca de duas horas de TOm BOmbadil, apesar de ter gostado da parte em que ele joga o Anel para cima e o faz desaparecer.
Cara adorei o vídeo! As duas torres agora, pra ontem. Ah! Isso mesmo Balrog não tem asas!
Mostra a origem dos Hobbits, por favor
Vou fazer sim! Só preciso de um tempo para terminar o roteiro e gravar, mas prometo que vai rolar!
Ok
Tolkien nunca deixou explícito a origem dos Hobbits.
Cada diretor tem sua interpretação do livro ao seu gosto, eu respeito. Da mesma forma daqui a 50 anos quando outro diretor produtor for fazer outro filme do Senhor dos Anéis claro que vai ser totalmente diferente com outros recursos ultra modernos; com outra visão interpretativa de cada cenário. Se o livro até hoje é um sucesso, imagine o filme. A narrativa de John Ronald Reuel Tolkien é perfeito, por isso virou um Best Sellers mundial. Assim também aconteceu com Peter Jackson. Parabéns pelo seu canal, já estou inscrito.
Depois desse vídeo vou fazer maratona "Senhor dos Anéis"! Faça dos outros livros e filmes também. Adoro o conteúdo do canal!
E nen fez nada 😪
Balrog é tipo uma galinha, tem asas mas não voa ahshahshahs
E sim! Fale sobre os outros dois livros também!
Hahahah, é tipo pinguim!
Exatamente!
Sensacional, obrigado.
A intenção foi de "adaptar" em 3 horas, senão ficaria a Sociedade do Anel com 10 horas de filme...kkkk, Tiveram maior tempo atravessando a Floresta Velha, Pantanos dos mosquitos, quando Frodo e Sam ficaram dentro do Salgueiro-Homem e Tom Bombadil teve que tirar... etc... "o que era Tom Bombadil"??? Ele não foi afetado pelo Um, porque??? Como???
foi 11 anos para adaptação sair kk
Tem de ler outros contos, inclusive o de Tom Bombadil. É obra a parte.
Seriam então 4 sagas.
A sociedade do anel dividida em 3 filmes
As duas torres tb em 3 filmes
O retorno do Rei em 3 filmes
E o Hobbit que ja foi dividio em 3 filmes kkk
@@SEXTETOFANTASTICO pensei muitas vezes dessa forma, porém o tempo passou e estamos na era das séries. acho que uma série fantástico.
@@salyvieira1490 Tom Bombadil seria interessante ele salvando merry e pippin, fora isso indo pra casa dele e conhecendo a mulher gostosa ia virar não
Ameiiii o video!!! Faca outros! Comecei a ler a Sociedade do Anel mas to na formação da Sociedade ainda! Abraço
Caíque, vc prefere senhor dos anéis ou Harry Potter?
Harry Potter não chega nem aos pé de o Hobbit skksksks
Apesar de curtir muito HP, É inegável que o Universo de Tolkien é muito mais desenvolvido e mágico.
Mas apesar disso, as duas obras estão no meu coração.
Eu gosto bastante dos dois, cara. Acho que a JK Rowling conseguiu incorporar elementos de suspense num universo de fantasia de um jeito muito interessante e com personagens muito carismáticos. Mas acabo me identificando mais com o processo criativo do Tolkien na criação do legendário. Ele criou um universo literário tão vasto que chega a ser vivo, é algo único na arte.
@@CaiqueIzoton quando o universo respira sozinho é outro nível
@@CaiqueIzoton , acho, como vc, q a JK é fantástica TB. Não há comparação entre as duas histórias. Tolkien é alta literatura na Inglaterra. A comparação começou msm por foram lançados no cinema no mesmo período. Só por isso. HP é um mundo incrível e cheio de alegorias do mundo real. Lotr é outra coisa. É talvez a coisa mais influenciadora de toda a cultura pop e todos os tempos.
tenho que assistir os seus vídeos sobre Tolkien no mínimo 3 vezes, a primeira pra ficar babando por você, a segunda pra te escutar e a 3 com os livros na mão acompanhando e estudando os textos com você hahahaha gosto muito e espero que você faça não só sobre o senhor dos anéis mas como o hobbit também 💖
Eu gosto mto do Glorfindel .. uma diferença entre a tradução do seu livro para o meu que é bem antigo é que o cavalo do Glorfindel usa gisos e no seu fala q usa sinos .. (da no mesmo). Só una diferenca de tradução.. mais na verdade o barulho é diferente entre guisos e sinos.. (apenas uma curiosidade )
Sobre a tempestade na montanha também penso como você... Lembrando que quando gandalf cai nas profundezas da montanha muito abaixo do reino dos anões fala que tem bestas lá no fundo.. talvez maiares antigo presos lá ... Esses mistério são legais na história...
E eu também quando li vi que Gandalf não tem medo do balrog pois os dois são Maiares
Sobre as asas do balrongs estou com você... Pois lá no Silmarillion fala que seres alados são mto raros.. (pois nem todos os dragões tinham asas) ou seja se é raro os balrongs não deviam ter asas de graças.. kkk (mas nada impede desse balrongs ser especial)
GOSTEI DO SEU KANAL CONHECI AGORS ... VOU ME ESCREVER. ABRAÇO
O maior mistério da terra média na minha opinião são os dois magos azuis do leste... eu sempre torci pra que fosse encontrado algum texto do Tolkien falando sobre eles.
@@FernandoSilver ahh sim também... Eu sei que eles foram com saruman pra longe... Porém só saruman voltou
@@andremota3648 É dito que o próprio Gandalf não sabe deles... que eles podem ter ficado resolvendo sua missão como Istari por lá, ou que morreram, ou que foram transformados em servos das trevas por Sauron... não se sabe.
Uma especulação interessante, é que, assim como Gendalf era um Maia enviado por Manwë (outras fontes diz que foi enviado por Nienna) e Saruman foi enviado por Aulë... traços de suas características eram explicados por proximidades com esses Valar... o que no caso de Radagast fica bem evidente, já que ele foi enviado por Yavanna.
Seguindo essa lógica, se os dois Magos Azuis foram enviados por Oromë, o Vala da caça, é provável que eles compartilhassem características desse Valar... ou seja, seriam Magos Hunters.... provavelmente arqueiros....
O que na minha opinião deixa tudo MUITO MAIS LEGAL!!!
@@FernandoSilver Simm eu estou ciente que eles são de orome ... O que explica um pouco eles andarem muito ... Já que orome andava mto pela terra... Sendo o próprio orome o primeiro a em contrar os elfos .... Falando dos anões:
No Hobbit fala que Thorin é diferente dos outros .. os guardas de esgadorth assim que o vêem percebem que ele é o rei sob a montanha.. lendo o novo livro OS FILHOS DE HURIN. Lá separa os ANANOS dos ANÕES.. OS ANANOS são como os altos elfos da primeira era... Anano é violento ....
Lembrando que está tradução foi feita pois o tolken também divide isso... Dwarfs e os Dwarves eram duas palavras criadas para anões... Sendo que sempre q falava dos Altos anões da priemria era usa o Dwarfs. ... E quando fala dos anões comuns fala dos Dwarves... Então a tradução separou os ANANOS dos ANÕES....
@@andremota3648 Os Altos Elfos são uma coisa que acho difícil de entender exatamente...
Porque o próprio Glorfindel e o Ecthelion são chamados de altos elfos.. assim como a Galadriel e Elrond...
Só que todos esses são Noldor ... E se eu não me engano, o próprio Elwë Thingol foi chamado de alto elfo, mesmo sendo um Teleri... E isso eu acho confuso... porque até onde eu sei, altos elfos eram a forma de se referir aos Vanyar ....
Eu não entende muito essa parte.
Poderia ficar assistindo sobre O Senhor dos Anéis a madrugada inteira. Vou reler ❤️
Perto daquela coisa absurda que a Amazon está fazendo, essa adaptação foi fantástica.
Caraca, já assistiu?
@@GUOLVI Nem precisa assistir. As cenas já apresentadas combinadas com entrevistas com alguns realizadores já demonstram o desrespeito pela obra do Tolkien em prol de ideologias atuais.
@@realidadeurgente622 kkkkkkkk o cara nem assistiu e já tá falando velho, essa revolta toda é só porquê tem um elfo Negro?
Conteúdo de altíssima qualidade. Parabéns!
Lendo o livro do Sr. dos Anéis, a aparência dele no filme não me incomoda em nada...
mas lendo O Silmarilion e os Contos Inacabados dá um nó no cérebro .... tem passagens da primeira era que descrevem "exércitos de balrogs" ... sugerindo que, ou os Balrogs eram muito menores e muito mais "matáveis" (o que explicaria o Gandalf não estar com o cu na mão no livro... já que ele viveu a primeira era) , ou então eram exércitos de monstros realmente gigantes e absurdos ... e os Elfos que estavam lutando lá (Fingolfin e Fëanor principalmente) eram realmente MUITO parrudos.
@@raphaeltarso kkkkkkkk melhor comentário ...
Eu tbm prefiro acreditar nisso ...
Que os elfos da primeira era tavam tankando balrog no peito... =D
Muito bom, cara que legal esse vídeo muito informativo e esclarecedor, de mais mesmo.
Quando o livro é melhor que o filme. XD
O Gimli teve uma péssima adaptação pro cinema, ele é um alívio cômico . :/
Esse Gimli do cinema, na moral fiquei puto com esse "alívio cômico" que você comentou, inventado no filme na moral... Só de lembrar fico Puto!!
Realmente o livro trabalha bem melhor
simplesmente amo quando vc fala sobre as obras do tolkien ❤
Minha gente, o filme não pode ser exatamente igual aos livros, eles são apenas baseados. Nunca conheci um filme que fosse tão fiel aos livros como foi o senhor dos anéis. Claro que poderia ser melhor, mas filme eles pensam mais em retorno monetário, por isso adaptaram muitas coisas.
A cena com o Balrogue pra mim é a melhor cena da trilogia.
Vai se ferrar Caique, um fa de HP, LotR, e Star wars. Com 500 horas de the witcher tatuagem de the witcher muito fa tbm, e tu vem com esses videos com essa trilha sonora. Tem como?
esse pegou a referência. é muito bom gosto!
E ainda fã de CDZ!!!
Esse cara é foda, tankar ele é de ferrar.
Esse é o tipo de nerd que eu respeito
Acabei de conhecer seu canal Caique e gostei bastante. Adoro a trilogia e assisti pelo menos, uma vez por ano. Parabéns!
O jeito como o Caique narra aqui os vídeos é tão único ❤️ q canal maravilhoso
Cara, muito bom os seus vídeos. Parabéns! Gosto dos temas e do seu perfil sem arrogância ou soberba.
Fantástico!!!! Pode continuar, ótimas sacadas entre o livro e o filme!!! Parabéns!!!
Tá aprovado caíque, já pode mandar o vídeo sobre as duas torres!
Segue sim com os vídeos. Esse já foi muito bom
Senhor dos Anéis foi o primeiro livro que eu realmente tive vontade de ler e está sendo uma experiência incrível! Já estou quase terminando e sou apaixonado tanto pelo filme quanto pelo livro.
Achei seu vídeo incrível e estou ansiosamente esperando pelo próximo!
livrou ou filme qual melhor?
Faça mais vídeos do universo Tolkien SIM! Te conheci procurando vídeos e curiosidades sobre O Senhor dos Anéis depois de ler o Hobbit e a trilogia “sem querer” durante a quarentena. Inclusive, só descobri Silmarillion por sua causa. Amo muito! Faça mais ❤️
Goste muito dessa sua explicação e também sou a favor de quando alguém for fazer um filme que seja 90% do que está no livro e aí ficaria show de bola!!!!!
Que máximo Caique, segue a saga que a gente vai curtindo por aqui. Tuas análises são ótimas e tu tens imenso potencial nesta vasta obra 😉
Vídeo formidável em todos os sentidos com certeza,não pode deve fazer sobre os outros livros 👏👏👏👏
Duas Torres! Duas Torres! Duas Torre!
Parabéns ótimo vídeo 👍🏾
Tomei coragem nessa quarentena pra começar a ler a obra de Tolkien. Estou quase terminando Duas Torres. Já revi a trilogia do Senhor dos Anéis. Quero muito ver vídeos sobre os livros! Adoooro
cai de paraquedas no canal, achei bem legal o vídeo e as descrições
Ótimo vídeo ! Você demonstra gostar muito do assunto , não é algo forçado
Na descrição do Balrog no livro, a minha opinião é de que ele realmente teria as asas. Seriam asas intangíveis, que não serviriam para voar, apenas ornamentos feito das sombras das quais ele era composto.
Toda a passagem por Mória é incrível. Pra mim, o meu momento favorito no filme. No livro, lembro que a passagem pelas minas levou muito tempo, quase todo no escuro. Sentia até um peso enquanto lia essa passagem. Tanto no livro quanto no filme, manteve-se o diálogo entre Gandalf e Frodo que é meu guia pessoal: “Eu gostaria que isso não tivesse acontecido no meu tempo”, disse Frodo. E Gandalf responde: “Eu também, e todos os que vivem para ver esses tempos. Mas isso não lhes cabe decidir. Tudo o que temos a decidir é o que fazer com o tempo que nos é concedido”. Dos três filmes, Sociedade do Anel foi o que mais me tocou porque, embora existam muitas diferenças, no principal, foi o mais fiel aos livros.
Uma adaptação que eu tambem gostei bastante foi em relação a Andúril, no livro o Aragorn recebe ela logo após o primeiro conselho, e no filme somente no terceiro filme legitimando ele como um Rei, achei interessante o filme pois o simbolismo de espada como um Rei é bem mais simples e simbólico do que o standard do livro, e é mais facil para o grande publico associar já que faz uma relação com a excalibur, que quem a empunha se torna rei da Inglaterra.
Sobre a neve em Caradhras, o Gimli desde o início remete como se Caradhras fosse um ser divino ou uma entidade, dizendo que ele(a) não gosta dos anões. Depois que eles voltam ele até cita essa era a intenção de Caradhras (algo assim). Essa foi minha impressão lendo essa etapa. Como se fosse "a entidade Caradhras" agindo contra a passagem deles.
Tive essa impressão bem forte também
AGUARDANDO OS PROXIMOS VIDEOS DESSE.. PARABENS
Reassiti a sociedade do anel ontem. Muito bom vídeo!
Gostei do vídeo! Faz das Duas Torres e O Retorno do Rei tbm, que vai ser sucesso!
Caique faz uma segunda parte das duas torres, ficou muito bom o vídeo.
Diferenças que ao meu ver são bem aceitáveis! O filme é uma obra de arte incrível
O Bilbo é incrível. Depois de tanto tempo com o anel, conseguiu se desfazer dele até com certa facilidade.
Esperando mais sobre as diferenças! amei!
Gostei da ideia. No aguardo de novas diferenças já que eu particularmente apenas assisti os vídeos!
Eu amo esses vídeos de senhor dos anéis
Gostei muito! Aliás, eu gosto de todos os seus vídeos.
O Senhor dos Anéis é meu filme predileto! Acho bem legal se você fizer essas comparações com as outras duas partes da história.
Caíque, acabei de conhecer teu canal por esse vídeo. E achei bem legal, parabéns!
Video muito bom,melhor trilogia de todas.faz um video sobre o silmarillion.
Cara eu lembro quando li Lotr e depois o Hobbit e levei um baita choque com esse tempo que o Gandalf levou pra descobrir o Um Anel porque eu tinha visto os filmes tantas vezes antes e pensava que seria do mesmo jeito no livro hahaha.
Vídeo muito bom. Eu amo Lotr é meu livro favorito da vida.
Muito legal o vídeo! Gostaria de ver mais sobre os demais livros e também sobre o Hobbit
Amooo muito , faz vídeos dos 3 filmes !!! Tô esperando muito a Série da Amazon de Senhor dos Anéis
Muito massa o vídeo! Dá continuidade a essa saga! apesar dos vídeos acima de 10 min, pra todo fã de tolkien, assistiriam nem que fosse questão de horas. hAHA. Parabéns