Vamos falar sobre releituras? | TAG

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 2

  • @deboraleao8462
    @deboraleao8462 3 หลายเดือนก่อน

    Ai, esse é um tema que eu adoro. Eu sou total a favor de releitura, mas faço poucas kkkkk
    Geralmente eu releio livros que li há muitos anos, tipo 10 anos atrás e tal. Aí certamente até a história eu já esqueci um pouco. Lucíola, que vc citou, inclusive, foi um deles! Li no ensino médio e fui reler ano passado. Foi uma experiência bem diferente... Acho que conforme vc muda como pessoa a leitura vai mudando tbm. Vou responder a tag tbm:
    - Por que reler? Porque vc muda com o tempo e a leitura também; porque enquanto da primeira vez você se atém à história, nas próximas vc nota outras coisas: como o autor trabalha o tempo, a linguagem, etc...
    - O livro que eu reli mais vezes: Acho que HP e Crepúsculo, que eu lia em loop quando era adolescente. Nunca reli um livro + de 2 vezes.
    Não gostava, mas reli e gostei: Primeiro, Dom Casmurro. Tinha lido pra escola né... E era bem longe da minha idade, eu acho ao menos. Em termos de capacidade de pegar nuances... E tem um segundo exemplo que não rolou ainda: estou querendo retomar "O Mundo assombrado pelos demônios". Acho que estou mais preparada para as coisas que não gostei nele e com menos expectativa pq peguei pra ler com todo mundo dizendo que era fantástico blá blá blá e acho que fiquei esperando mil maravilhas.
    - Reli e continuei gostando: Lucíola e Ensaio sobre a Cegueira.
    - Reli e não gostei: Não é que não gostei, mas estou relendo Dorian Gray e tô bem menos empolgada que quando li a primeira vez, 10 anos atrás. Na época achei incrível, agora eu tô mais comedida, achando mais ok que qualquer coisa. A forma esptacularizada do autor de "filosofar" está me incomodando. Há formais mais "sutis"...
    - Dois livros que tenho receio de reler: A revolução dos bichos e O Declínio de um homem (achei pesados e tenho medo de ser mais gatilho ainda).
    - Três livros que gostaria de reler: Sidarta, do Herman Hesse, Ópera dos Mortos, do Autran Dourado, Pais e filhos, Turguêniev, Pecar e Perdoar, Karnal (foram 4, desculpe)
    - Não gostei, mas se reler, vou gostar: 21 lições para o século 21. Eu acho que estava com a mente em outro lugar quando li, e fiquei incomodada com a postura do Harari. Hoje acho que concordo mais com ele.

    • @afeoliveira
      @afeoliveira  3 หลายเดือนก่อน

      Sem dúvidas, a leitura muda conforme nós mudamos. Por isso eu acho tão bom reler livros que me marcaram de alguma forma.
      Adorei saber suas respostas à TAG. Quanta coisa muda com o tempo e outras perspectivas, né? Dorian Gray eu ainda vou ler esse ano, com o Clube do Livro, e quero ver como vai ser a experiência. Tendo a não gostar de personagens que ficam filosofando de um jeito muito "livro didático", mas ao mesmo tempo, adoro um bom drama. Tô ansiosa pra ver o que vou achar dele.