Meu pai era alemão, de 21, e serviu na Cruz Vermelha em Stalingrado. Infelizmente faleceu aos 61 anos e nao tive a sorte de coletar muitas histórias. Mas conheci um amigo dele brasileiro que saiu daqui para se alistar na Alemanha! Serviu na Luftwaffe. Após a rendição foi repatriado e saltou do navio próximo ao litoral brasileiro para escapar da prisão! Foi encontrado na praia por uma jovem com a qual acabou se casando. Foi nosso vizinho de sítio em S. Roque, SP.
Após tantos comentários elogiosos, achei que fosse a única aqui que tem consciência do que os alemães fizeram. Concordo que a história deva ser contato, mas dá forma como algumas coisas foram abordadas até parece que eles o acham um modelo a ser seguido. Há uma parte que o narrador diz: Sua filha fala do pai com muito orgulho. Hã? Sério isso? Orgulho do pai que lutou ao lado dos nazistas? Creio que esses valores aí estão invertidos.
Concordo plenamente. Toda história deve ser contada. Mas o que me incomodou foi o tom ufanista, heróico e elogioso com que foi contada. Me causou um incômodo muito grande. Principalmente com o crescimento do fascismo no mundo. Me deu calafrios.
Dr. Heliandro é um privilegiado por ter conhecido em pessoa o lendário soldado Ewald Rupp! Me fez voltar no tempo na minha pré adolescência exatamente nestes anos 1991/1992 quando eu passava horas na biblioteca municipal foleando todos os livros sobre II G.M. e não tive a oportunidade de conhecer um combatente com esta vivência incrível. Tenho apenas umas lembranças de uns pracinhas da FEB já "lelé da cuca", debilitados com sequelas da guerra. Depois da década de 90, estes sobreviventes ja estão em extinção.
Sou morador de Ijuí e seguidor do canal. Eu não fazia ideia da história deste soldado, nem tampouco que vivia na mesma cidade em que vivo, hoje. Estou quase em choque com o conteúdo do vídeo, que é simplesmente espetacular. Fico triste, apenas, por saber que o Viagem na História esteve tão perto e eu não os conheci. Parabéns e muito obrigado por nos trazer histórias tão ricas como esta.
Emocionante, conheci na Bahia um tanquista, o Hans, romeno que voltou pra Alemanha pela Anshluss, e foi dos primeiros a invadir a Rússia na operação Barbarosa. Ficava horas conversando c ele. Isso em 1992.
@@wilhelminev vc deve estar se referindo ao império britânico ....aliás Hitler teria muita inveja do Império britânico !!!!! Era apenas um pequeno grupo nazistas que queriam toca terror ....a maioria alemães era alles guut ( gente boa) .... Stalin ...maotse Tung mataram seu próprio povo de fome ( nem guerra tinha ) ....e o kadaffi pedófilo estuprava e drogava crianças e abusava delas por semanas e nunca mais eram vistas !!!! Kadaffi fez isso por 40 anos !!!! Hitler nunca estuprou nenhuma criança, nem criança alemã nem outra criança !!!!! Isso nos mostra que traficantes estupradores são mais perversos que Adolfo Hitler !!!!!!! Cuidado ....não fala mal de Hitler !!!!!
@@wilhelminev exatamente ...eu tenho uma pergunta ninguém consegue responder !!!! Os aliados bombardearam Alemanha inteira dia e noite !!!! Bombardearam Peenemunde a base mais secreta existentente , isso em 1943 , veja bem!!!! Os campos concentração não eram secretos , não tinham artilharia anti aérea , e centenas prisioneiros tinham escapado ...ou seja ....os aliados tinham todas as informações que melhor agência espionagem podia ter !!!! E pq não bombardearam os fornos e câmaras de gás ???????????????? O bombardeiro podia baixar a 100 metros ,,pois não tinha artilharia anti aérea e podia botar a bomba na privada do Umbsfmainfuher se quisesse ...e pq não fizeram ???? Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
@@heliandrorosa2828 exatamente ...eu tenho uma pergunta ninguém consegue responder !!!! Os aliados bombardearam Alemanha inteira dia e noite !!!! Bombardearam Peenemunde a base mais secreta existentente , isso em 1943 , veja bem!!!! Os campos concentração não eram secretos , não tinham artilharia anti aérea , e centenas prisioneiros tinham escapado ...ou seja ....os aliados tinham todas as informações que melhor agência espionagem podia ter !!!! E pq não bombardearam os fornos e câmaras de gás ???????????????? O bombardeiro podia baixar a 100 metros ,,pois não tinha artilharia anti aérea e podia botar a bomba na privada do Umbsfmainfuher se quisesse ...e pq não fizeram ???? Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
Na década de 1970 trabalhei com Sr. Shoeps que teve uma situação semelhante, ele me disse que serviu na SS. História bem parecida. Aprendi a trabalhar com mais esmero com ele. Na área de telecomunicações.
@@amandae-1466 vc não deve ter entendido o que foi mostrado no vídeo. Não disse em nenhum momento que este soldado ficou em campo de concentração. Ele lutou em muitas batalhas. Como qualquer outro obedeceu ordens e lutou por seu país fazendo o que tinha que fazer. O mérito não é se estava do lado certo ou errado, mas fez a sua parte.
Muito emocionante. A história pertence a todos que dela participaram . Dizem que Lili Marleen era noiva de um soldado alemão e a música surgiu de uma carta enviada à ela durante a guerra. Parabéns pela sensibilidade com que foi conduzido este vídeo.
Eu sempre detestei esta música, tinha uma mulher no meu prédio que a cantava o dia todo. Era uma professorinha de grupo, chata e mal amada. Além de triste a música é brega e tipo sertaneja. Arrrreeh!
@@caiocaesarcaesar8540 vc deve estar doido, um linda canção, adoro, escuto todas as semanas, marlene dietrich a imortalizou, tanto em alemão e inglês na qual gosto mais, dale anderson foi a primeira a cantar em 1939, linda tb, vai no youtube, veja tudo,
PARABÉNS Pelo brilhante trabalho. Independe dele ter lutado pela Alemanha participar da guerra não foi uma decisão pessoal , foi uma imposição do estado alemão. Foi sim um grande herói que lutou pela pátria de seus ancestrais. Não nos cabe condenar sua participação como soldado alemão. Foi um abençoado por ter nascido no Brasil e aqui ter constituído sua família.
Temos que respeitar as histórias dessas pessoas, a mídia só mostra o lado dos aliados sempre quis saber o que aconteceu com essas pessoas do lado que perdeu a guerra, e hoje saiu desse canal emocionado com essa linda história 😭😭🇧🇷🇩🇪
Verdade. Toda vida é permissão de Deus. Toda vida é importante. E com esse triste episódio, os judeus votaram a sua terra natal, a ONU criou o Estado de Israel, que foi bravamente defendido pela nação judaica.
A Guerra é iniciada por poucos, e continuada por muitos, geralmente quem declara guerra não luta, milhões de vidas foram perdidas , milhares de historias de heróis e covardes. A beligerância é nata do ser humano, e diante do horror, infinitas historias de honra, lagrimas e sangue.
Bela história... nesse cemitério está minha avó, Leopoldine Honaiser Bischoff... esposa do meu avô Otto Bischoff, que veio de Hanover... adorei ouvir Lili Marlene - "Marlene Dietrich". :)
A história dessa música, Lili Marlene, é linda. A mais cantada de polo a polo na segunda guerra, tanto pelos aliados como pelos INIMIGOS alemães. Foi traduzida e regravada em 47 idiomas.
Acabei de assistir este belíssimo relato sobre essa história, que inclusive um amigo dentro de um grupo de história militar me mandou para assistir, pois recordou de algumas histórias por mim contada no qual meus familiares passaram. O meu Avô serviu a Luftwaffe, meu tio-avô irmão dele serviu a Wehrmacht, e o meu Bisavô, pais deles, serviu na Kriegsmarine. Infelizmente meu Bisavô faleceu na segunda guerra. Não temos muito o conhecimento da história como contaram, apenas alguns acontecimentos, mas que realmente nos mostra o quão corajosos foram em conseguir sobreviver. Fico muito feliz por não deixarem essa incrível história morrer, parabéns a todos envolvidos.
Não conhecia este canal. Esta reportagem é digna de ir para a TV aberta. É história. Parabéns a quem produziu e apresentou. A gente está acostumado a ver matéria como esta e imaginar que tem uma equipe por trás. No entanto eu não sei além do apresentador, quem esteve envolvido. Mas muito boa a matéria. E deixa uma lição. Estamos acostumados pela cultura e até mesmo pela mídia a ver apenas os lideres e esquecer que uma máquina como a guerra tem muitos envolvidos e quem na maioria das vezes estão apenas cumprindo seu dever, sem ser conivente com os desvios dos líderes que nos apresentam uma história triste. Por isso respeito o povo alemão e não tenho o seu retrato baseado em Hitler, mas sim em um povo.
Essa história precisa virar filme, mini-série ou algo assim; o Brasil tem mais histórias a contar, não somos só BBB, NOVELAS, ETC. Se alguém conseguir produzir será o máximo!!!
Um filme brasileiro sobre a wwII....fico imaginando as explosões de fogos de festas juninas..o sotaque carioca global dos "combatentes "... E depois a vergonhosa campanha da mídia fake para um Oscar inexistente...pensando bem..melhor não
@Paulo Bertton se vc n gostou do filme o problema já n é meu, o filme é bom pra caralho e mostra como foi o combate da FEB na Itália, mostra o desastre causado pela guerra e entre outras coisas mostradas no filme.
Obrigado Mariano e Dr Heliando por dividir esses fatos históricos com a gente...esse canal é o mais importante se tratando de assuntos relacionados a Segunda Guerra Mundial!!! Parabéns a equipe da “Viagem na História"
História maravilhosa, parabéns para toda equipe. Aqui em Curitiba, temos o Sr Ary Schnaibel que também nasceu em 1927 aqui no Brasil, a família voltou para Alemanha em seguida e lutou na segunda guerra e ainda está vivo.
Uma história bela e triste ao mesmo tempo. Apesar de ele ter lutado ao lado dos nazistas, devemos nos lembrar que muitos foram tratados para a tragédia da guerra, não por opção, mas por força dos acontecimentos e do tempo. Mesmo dentro de um uniforme inimigo, na maioria das vezes há um ser humano decente que deseja a paz.
Penso da mesma forma. Nem todos que lutaram pela Alemanha eram nazistas, geralmente não tinha escolha, ou você fazia o que eles mandavam ou eles te matavam!
@@eliseuespindola o termo "superioridade"sempre é mal interpretado porque denota algo como "eu sou melhor que os outros" ou "os outros não prestam só eu" e isso não é verdade dentro do nacional socialismo alemão varias raça e etnias diferentes lutaram ao lado deles e nunca foram desrespeitados
@@eliseuespindola Foi o que acabei de dizer o nacional socialismo apontava na defesa e melhoramento desta raça e desejava que todas as outras raças fizessem o mesmo por elas próprias.Cada vez mais podemos encontrar enorme exagero na mídia naquilo que concerne às leis raciais do Terceiro Reich.preservar sua identidade étnica e cultural não significa desrespeitar outras etnias e raças.Um estrangeiro cria fortes laços de ligação com seu lugar de origem por isto que a imigração é algo prejudicial na visão deles!!
Olha. Realmente. Muito Edificante e Emocionante. Como aprendi e me Surpreendi com essa riquíssima História. Nasceu justamente na data de aniversário de meu pai. Parabéns a todos que participaram deste documentário aliás muito valioso. E Grato por fazer parte desse canal. Só tenho aprendido e crescido cada vez mais com esses documentários.
História fantástica. Me emocionou. Obrigado por esse registro de uma história que seria esquecida se não fosse esse canal. Que outras histórias como essa possam ser resgatadas também. Obrigado mais uma vez.
Na cidade de São Bento do Sul há um pequeno museu onde há uma medalha doada por um doador anônimo. A plaqueta sob a medalha fala que foi de um brasileiro que lutou na Alemanha recebendo a medalha que era concedida somente a estrangeiros. Era uma Cruz de ferro esmaltada em azul e branco.
Aqui em Ibirubá-rs. Cidade onde moro tem um túmulo de um soldado da SS que lutou na 2° guerra, pais alemães mas ele acho que nasceu aqui, se não me engano morreu em combate.
Rapaz um Sr Italiano Antônio lololo foi soldado Fascista do Mussolini e ao terminar a guerra veio ao Brasil .Ele se casou com uma prima de meu pai em Sorocaba e veio pra Avaré os dois .ele passava horas conversando com meu pai( meu pai trabalhou no Iraque no exato momento da guerra Ira e Iraque ) então eles falavam sobre viver em guerra , eu tinha 12 anos e escutava de longe os relatos ...Esse Sr Antônio viu o Hitler em Turim ...ele falava pra mim q era motorista de ambulância mas pro meu pai ele falou q era Soldado Fascista .... faleceu aqui em 2007 ou 2008 aos 95 anos , nunca ficava doente .
Não foi só esse brasileiro que lutou pela Alemanha, c/ meu pai tendo muitos amigos entre descendentes de alemães, muitos vestiram uñiformes nazistas na Alemanha : Edward Kessler de SC mas se refugióu em Pirituba SP e trabalhava na Mercedes-Benz até os anos 90. Franz Geber de SP, Norbert Bresser de SP, e mais uns 10 q meu pai conhecia eram brasileiros e lutaram pelos nazistas e voltaram; sem contar com os nazistas q desembarcaram na Praia Gande, Itanhaém, e quase todas as praias até o Nordeste. Muitos executados e muitos viveram escondidos até a década de 70
Uma história fantástica digna de um filme! Sou fã das histórias da segunda guerra mundial, meu sonho era conhecer um pracinha da FEB, mas trabalhando como porteiro no Leblon acabei conhecendo um senhor austríaco e ex-membro da juventude Hitlerista! Parabéns pelo excelente trabalho!
Que história fantástica ! Professor, o senhor marcou mais um golaço com essa entrevista, isso daria um belo filme. Parabenizo a você e ao entrevistado pelo grande conhecimento no assunto.
Na minha região aqui no sul, viviam vários ex combatentes alemães, inclusive meus parentes foram "Falschirjager", se reuniam esporadicamente e contavam muitas histórias dos combates, mas havia uma magoa entre todos em relação a "historia" oficial que conhecemos, diziam sempre que quem escreve a Historia são os vencedores mas que um dia saberíamos a verdade,
Que história linda MARIANO muito obrigado por ir atrás e junto com o doutor compartilhar conosco ficou simplesmente EXELENTE!!!! CONTINUE fazendo este lindo trabalho!!! Muito obrigado
Você é maluco? História fantástica???? Vá estudar sobre a 2 Grande Guerra. Vá assistir documentários sobre as piores barbaridades da história da humanidade cometidas por nazistas como esse do vídeo. Vá ler sobre a Panzer Division, a batalha de Caen, sobre os soldados fanáticos e genocidas da SS. Idiota.
Show de história. Parabéns pelo canal. Independente de se acertamos ou erramos, nossas histórias devem ser respeitadas e valorizadas. As nossas raízes, nos mantém as nossas vidas. Sucesso total ao canal.
Maravilhosa história da 2° Guerra Mundial apresentada pelo Sr. Mariano com participação especial do Dr. Heliandro contando sobre a vida militar do Sr. Ewald Rupp. Sou um aficcionado sobre tudo que é história da 2° Guerra Mundial. Parabéns ao canal.
Linda..Lindíssima homenagem que Viagem na História fizeram a este Nobre Combatente Brasileiro de ascendência alemã! Bravo! Bravíssimo!!! Muito Emocionante..
Meu Deus,que história incrível!!! Sou louco por esses tipos de história!!! Parabéns!!!! Obrigado por nos trazer tantas informações interessantes sobre essa parte da história da humanidade que não deve jamais ser esquecida.
Uma visão muito interessante contada por alguém que, não se esqueçam, lutou pelo lado que perdeu a guerra. A única história que nos foi ensinada era aquela contada pelos vencedores a qual foi escrita conforme seus interesses. Mas realmente emociona ver o outro lado, as dificuldades, as privações e os contratempos que foram submetidos, tanto na guerra como após ela. Imagina tu com 20 anos e uma pena capital sentenciada em teu desfavor! Confortante saber que seu conhecimento foi aproveitado pelo EB, que conseguiu constituir uma família aqui no Brasil e que, muito provavelmente, tenha tido paz. Excelente documentário!!!!
A família atendeu a um chamado de Adolf Hitler, voltou para a Alemanha nazista, e o cara era oficial da SS! Não vejo por que exaltar um possível criminoso de guerra. Oficial da SS = Nazista. Nazista = Criminoso.
@@carlosalvesassejur exatamente!!! Vim ver os comentários, e não fiquei surpreso de ver os possíveis"neo-nazis", ufanando Esse "cidadão", que lutou do lado Nazista... E ainda tem gente comentando: " Quem vence a guerra, conta a história do jeito que quer"... Ora, francamente... O que Hitler fez, não tem perdão!!!!!!!
@@carlosalvesassejur o garoto tinha apenas 12 anos e a família era maltratada pelo governo, o que fazer então? Os relatos de estrangeiros presos e deportados na época são terríveis.
@@caiocaesarcaesar8540 contra fatos não há argumentos. Ele foi oficial da SS isso já diz o que ele se tornou. A família poderia sim ter ficado no Brasil, inclusive muitos alemães que não se identificavam com a doutrina criminosa nazista fugiram da Alemanha para o Brasil.
Mariano, que canal espetacular este Viagem na História, parabéns. Meu nome é Fábio Gehring, sou brasileiro neto de alemães. Também temos, na família, história relacionada à Segunda Grande Guerra com vários parentes que lutaram pela Alemanha, em especial a do meu tio-avô ( irmão da minha avó) de nome Alfred Henning que lutou na primeira guerra em trincheiras na França e depois lutou novamente na segunda guerra como tenente da wermacht. Faleceu aqui em Porto Alegre de câncer. Meu tio-avó Heinz Gehring foi prisioneiro na Sibéria e foi libertado somente em 1955, dez anos após o fim da guerra. Também já esteve aqui na nossa casa em Porto Alegre. O tio Heinz tinha 1,90m de altura e , na Sibéria, pesava 40 kg. Parabéns pelo canal!!
Mariano. Respiro historia neste Canal. Que bela revelação esta sobre este soldado nascido no Brasil e lutou do lado alemão Ewald Rupp. Mais um video riquissimo. Graças tambem ao Dr Heliandro. Da vontade de ver varias vezes. Muito Obrigado. Italo.
Vá estudar! História? Esse vídeo é uma homenagem à vida de um nazista assassino e covarde que se escondeu no Brasil. Vá ler sobre a Panzer Division, sobre os soldados fanáticos de Hitler, as SS, que foram responsáveis pelas maiores brutalidades, pelo genocídio de poloneses, judeus, russos, ciganos. Va assistir documentários sobre a Batalha de Caen, onde a Panzer Division foi a mais covarde da história de todas as guerras.
@@wilhelminev Se o regime daquela época fosse outro, ele também teria que lutar. Ele era apenas uma criança de 12 anos quando a guerra de adultos começou. É fantástico que tenha sobrevivido e constituído uma respeitosa família. Entendo e respeito à sua indignação. Mas, o bom senso solicita um desconto, nem todos alemães concordavam com as atrocidades daquele regime. Analise a postura e as atitudes do beligerante Bolsonaro. Ele é o nosso presidente, mas nem todos concordam com ele e nem com o regime ditatorial que tanto almeja.
@@Luiz-lx3oz quem almeja um regime ditatorial no Brasil é a esquerdalha doente..analise as atitudes do presidente, e analise as atitudes da esquerda..acho que vc é só mais um doente cooptado pela esquerda festiva de socialismo e comunismo é um bem..
@@wilhelminev vc deve estar se referindo ao império britânico ....aliás Hitler teria muita inveja do Império britânico !!!!! Era apenas um pequeno grupo nazistas que queriam toca terror ....a maioria alemães era alles guut ( gente boa) .... Stalin ...maotse Tung mataram seu próprio povo de fome ( nem guerra tinha ) ....e o kadaffi pedófilo estuprava e drogava crianças e abusava delas por semanas e nunca mais eram vistas !!!! Kadaffi fez isso por 40 anos !!!! Hitler nunca estuprou nenhuma criança, nem criança alemã nem outra criança !!!!! Isso nos mostra que traficantes estupradores são mais perversos que Adolfo Hitler !!!!!!! Cuidado ....não fala mal de Hitler !!!!!
Que vídeo espetacular, parabéns pelo profissionalismo do canal. Agradeço ao Dr. por ter compartilhado essa história e agradeço à familia do senhor Rupp. Esse vídeo tirou uma grande dúvida minha, com certeza esse vídeo será o meu maior achado no TH-cam.
Parabéns pelo excelente conteúdo e apresentar essa belíssima história! Pessoa não escolhe onde nascer, nem qual exercito vai defender ou lutar! Os soldados são obrigados fazer o que fazem, sem direito de argumentarem, os combatentes de quaisquer lados, quaisquer países merecem nosso respeito, pelo sofrimento, humildade e por ter feito o que precisava ser feito! Com respeito emoção e carinho parabenizo esse brasileiro irmão! Seus descendentes, bem como produtor é o Dr. que com tanta boa vontade divide conosco esse passagem, parabéns todos ! Deus abençoe todos voces!
Que história surpreendente! E que bom que há bastante documentos e fotos preservadas! Algum jornalista podia publicar um livro com todos os relatos, fotos e documentação desse acervo!
A guerra destruiu muita coisa, marcou para sempre todos os povos. Graças a Deus que ele recomeçou a vida aqui no Brasil e caminhou pelo bem, constituiu família e ensinou o bem. É uma lição do quanto o Brasil é um país da paz e abençoado, acolheu todos os povos e aqui vivemos em paz com oportunidade de construir um mundo melhor. Minha bisavó era alemã, uma pessoa do bem, casou com um negro mineiro e constituiu uma família linda.
@@eduardohenrique9665 ele gostava muito de interagir e estar com seus netos em volta, me lembro do dia que o conheci, a felicidade dele por eu falar alemão e vir de uma cidade de origem alemã e poder conversar comigo em alemão, era bem calmo sempre e acompanhado de seu inseparável chapéu que se viu no vídeo e de sua bengala....
Suas explicações nos ajudam muito a entender as histórias "esquecidas ". É o ditado: "A história tem três versões: a do vencedor; a do vencido; e a verdade."
Sou neto de italiano, meu pai lutou na Itália como soldado na FEB, contou-me diversas histórias apartar das quais possibilitou-me entender o que ele passou, sofreu com traumas de guerra que foram profundos.
Meu pai era alemão, de 21, e serviu na Cruz Vermelha em Stalingrado. Infelizmente faleceu aos 61 anos e nao tive a sorte de coletar muitas histórias. Mas conheci um amigo dele brasileiro que saiu daqui para se alistar na Alemanha! Serviu na Luftwaffe. Após a rendição foi repatriado e saltou do navio próximo ao litoral brasileiro para escapar da prisão! Foi encontrado na praia por uma jovem com a qual acabou se casando. Foi nosso vizinho de sítio em S. Roque, SP.
Legal! Tem mais detalhes?
A Fiel Torcida Corre no meu Sangue!
Ele ainda está Vivo?
Muito legal.... porque a TV aberta não mostra este tipo de matéria? Isso sim é história de um povo. Parabéns.
A história tem que ser contada .mas não podemos esquecer o que os alemães fizeram .
Após tantos comentários elogiosos, achei que fosse a única aqui que tem consciência do que os alemães fizeram.
Concordo que a história deva ser contato, mas dá forma como algumas coisas foram abordadas até parece que eles o acham um modelo a ser seguido. Há uma parte que o narrador diz: Sua filha fala do pai com muito orgulho. Hã? Sério isso? Orgulho do pai que lutou ao lado dos nazistas? Creio que esses valores aí estão invertidos.
Concordo plenamente. Toda história deve ser contada. Mas o que me incomodou foi o tom ufanista, heróico e elogioso com que foi contada. Me causou um incômodo muito grande. Principalmente com o crescimento do fascismo no mundo. Me deu calafrios.
@@Merm28cala a boca comunista!
@@SusanMarryelleo mesmo que eu pensei, e fiquei com uma interrogação: será que esses aí não faz parte dos antissemitas?
Não é necessário esquecer. A história é feita com os dois lados.
Dr. Heliandro é um privilegiado por ter conhecido em pessoa o lendário soldado Ewald Rupp!
Me fez voltar no tempo na minha pré adolescência exatamente nestes anos 1991/1992 quando eu passava horas na biblioteca municipal foleando todos os livros sobre II G.M. e não tive a oportunidade de conhecer um combatente com esta vivência incrível. Tenho apenas umas lembranças de uns pracinhas da FEB já "lelé da cuca", debilitados com sequelas da guerra. Depois da década de 90, estes sobreviventes ja estão em extinção.
Sou morador de Ijuí e seguidor do canal. Eu não fazia ideia da história deste soldado, nem tampouco que vivia na mesma cidade em que vivo, hoje.
Estou quase em choque com o conteúdo do vídeo, que é simplesmente espetacular.
Fico triste, apenas, por saber que o Viagem na História esteve tão perto e eu não os conheci.
Parabéns e muito obrigado por nos trazer histórias tão ricas como esta.
Emocionante, conheci na Bahia um tanquista, o Hans, romeno que voltou pra Alemanha pela Anshluss, e foi dos primeiros a invadir a Rússia na operação Barbarosa. Ficava horas conversando c ele. Isso em 1992.
Onde o senhor encontrou ele?
@Silvio Amado ??
tem noticias dele ?
Deveria ser escrito e documentado
Uau...
sinplesmente Fantastico parabens
nem consegui acreditar que achei este canal simplesmente fantastico , estou extasiado com cada palavra do Dr ELIANDRO !
th-cam.com/video/-tGwjwK9pIM/w-d-xo.html
@@wilhelminev vc deve estar se referindo ao império britânico ....aliás Hitler teria muita inveja do Império britânico !!!!!
Era apenas um pequeno grupo nazistas que queriam toca terror ....a maioria alemães era alles guut ( gente boa) .... Stalin ...maotse Tung mataram seu próprio povo de fome ( nem guerra tinha ) ....e o kadaffi pedófilo estuprava e drogava crianças e abusava delas por semanas e nunca mais eram vistas !!!! Kadaffi fez isso por 40 anos !!!! Hitler nunca estuprou nenhuma criança, nem criança alemã nem outra criança !!!!! Isso nos mostra que traficantes estupradores são mais perversos que Adolfo Hitler !!!!!!! Cuidado ....não fala mal de Hitler !!!!!
Obrigado!
@@wilhelminev exatamente ...eu tenho uma pergunta ninguém consegue responder !!!!
Os aliados bombardearam Alemanha inteira dia e noite !!!!
Bombardearam Peenemunde a base mais secreta existentente , isso em 1943 , veja bem!!!!
Os campos concentração não eram secretos , não tinham artilharia anti aérea , e centenas prisioneiros tinham escapado ...ou seja ....os aliados tinham todas as informações que melhor agência espionagem podia ter !!!!
E pq não bombardearam os fornos e câmaras de gás ???????????????? O bombardeiro podia baixar a 100 metros ,,pois não tinha artilharia anti aérea e podia botar a bomba na privada do Umbsfmainfuher se quisesse
...e pq não fizeram ???? Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
@@heliandrorosa2828 exatamente ...eu tenho uma pergunta ninguém consegue responder !!!!
Os aliados bombardearam Alemanha inteira dia e noite !!!!
Bombardearam Peenemunde a base mais secreta existentente , isso em 1943 , veja bem!!!!
Os campos concentração não eram secretos , não tinham artilharia anti aérea , e centenas prisioneiros tinham escapado ...ou seja ....os aliados tinham todas as informações que melhor agência espionagem podia ter !!!!
E pq não bombardearam os fornos e câmaras de gás ???????????????? O bombardeiro podia baixar a 100 metros ,,pois não tinha artilharia anti aérea e podia botar a bomba na privada do Umbsfmainfuher se quisesse
...e pq não fizeram ???? Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
Na década de 1970 trabalhei com Sr. Shoeps que teve uma situação semelhante, ele me disse que serviu na SS. História bem parecida. Aprendi a trabalhar com mais esmero com ele. Na área de telecomunicações.
Realmente um Documentário de muita Riqueza, q não poderia se perder no tempo!
Parabéns pelo belíssimo trabalho!
Excelente história. Imortalizada a vivência de um soldado, independente do lado que lutou cumpriu o seu dever, foi um herói, parabéns.
Hahahahahah herói. Matou bastante judeu. Parabéns.
@@amandae-1466 vc não deve ter entendido o que foi mostrado no vídeo. Não disse em nenhum momento que este soldado ficou em campo de concentração. Ele lutou em muitas batalhas. Como qualquer outro obedeceu ordens e lutou por seu país fazendo o que tinha que fazer. O mérito não é se estava do lado certo ou errado, mas fez a sua parte.
Muito emocionante. A história pertence a todos que dela participaram . Dizem que Lili Marleen era noiva de um soldado alemão e a música surgiu de uma carta enviada à ela durante a guerra. Parabéns pela sensibilidade com que foi conduzido este vídeo.
A música Lili Marleen é um poema escrito em 1915 - então pode ser baseada em carta de soldado da Primeira Guerra, foi gravada como música em 1930.
Eu sempre detestei esta música, tinha uma mulher no meu prédio que a cantava o dia todo. Era uma professorinha de grupo, chata e mal amada. Além de triste a música é brega e tipo sertaneja. Arrrreeh!
@@caiocaesarcaesar8540 , que pena. É uma música muito tocante e bonita. Nem todos têm, naturalmente, um gosto para boas coisas. Rs.
@@caiocaesarcaesar8540 vc deve estar doido, um linda canção, adoro, escuto todas as semanas, marlene dietrich a imortalizou, tanto em alemão e inglês na qual gosto mais, dale anderson foi a primeira a cantar em 1939, linda tb, vai no youtube, veja tudo,
@@Sokol10 Interessante! Deixou a música ainda mais linda!
Muito obrigado pela história maravilhosa desse soldado! Que independente do lado que estava cumpriu seu dever! Cabe a Deus fazer seu julgamento!
É Deus fará pela escolha de cada um, de acordo a semeadura.
Excelente! A história desse soldado brasileiro que lutou pelo lado alemão é simplesmente fantástica!!
Quando a gente acha que já viu de tudo vem uma história incrível dessa.
PARABÉNS Pelo brilhante trabalho. Independe dele ter lutado pela Alemanha participar da guerra não foi uma decisão pessoal , foi uma imposição do estado alemão. Foi sim um grande herói que lutou pela pátria de seus ancestrais. Não nos cabe condenar sua participação como soldado alemão. Foi um abençoado por ter nascido no Brasil e aqui ter constituído sua família.
Um soldado que cumpriu seu dever na guerra e na paz...parabéns aos envolvidos pela grande história de um grande guerreiro
Que história! Parabéns pelo conteúdo!
Temos que respeitar as histórias dessas pessoas, a mídia só mostra o lado dos aliados sempre quis saber o que aconteceu com essas pessoas do lado que perdeu a guerra, e hoje saiu desse canal emocionado com essa linda história 😭😭🇧🇷🇩🇪
Verdade. Toda vida é permissão de Deus. Toda vida é importante. E com esse triste episódio, os judeus votaram a sua terra natal, a ONU criou o Estado de Israel, que foi bravamente defendido pela nação judaica.
Eram uns nazistas fanáticos,que não se inibiam em assassinar mulheres e crianças, principalmente judeus!
A Guerra é iniciada por poucos, e continuada por muitos, geralmente quem declara guerra não luta, milhões de vidas foram perdidas , milhares de historias de heróis e covardes. A beligerância é nata do ser humano, e diante do horror, infinitas historias de honra, lagrimas e sangue.
E na paz também. Como poucos políticos conseguem acabar com um país? Lula,Collor,FHC,Aecio,Dilma,Maluf, Sarney, Ulisses,Figueiredo. Arrrreeh!
@@caiocaesarcaesar8540 com certeza !
@@caiocaesarcaesar8540 Bozo!
@@frankefarina bozo é seu pai, boza é sua mãe, logo você é o fd...
Os alemães em tese eram nossos inimigos..... ( ele disse)
Bela história... nesse cemitério está minha avó, Leopoldine Honaiser Bischoff... esposa do meu avô Otto Bischoff, que veio de Hanover... adorei ouvir Lili Marlene - "Marlene Dietrich". :)
@francisco barbosa l0l0lo0
Você é parente do falecido Evaristo Bischoff que morava em Canoas na Mathias Velho? Eles eram originalmente de Barra do Ribeiro.
A história dessa música, Lili Marlene, é linda. A mais cantada de polo a polo na segunda guerra, tanto pelos aliados como pelos INIMIGOS alemães. Foi traduzida e regravada em 47 idiomas.
Acabei de assistir este belíssimo relato sobre essa história, que inclusive um amigo dentro de um grupo de história militar me mandou para assistir, pois recordou de algumas histórias por mim contada no qual meus familiares passaram. O meu Avô serviu a Luftwaffe, meu tio-avô irmão dele serviu a Wehrmacht, e o meu Bisavô, pais deles, serviu na Kriegsmarine. Infelizmente meu Bisavô faleceu na segunda guerra. Não temos muito o conhecimento da história como contaram, apenas alguns acontecimentos, mas que realmente nos mostra o quão corajosos foram em conseguir sobreviver.
Fico muito feliz por não deixarem essa incrível história morrer, parabéns a todos envolvidos.
Bacana demais Parabéns fantástico.
Muito obrigado
Não conhecia este canal. Esta reportagem é digna de ir para a TV aberta. É história. Parabéns a quem produziu e apresentou. A gente está acostumado a ver matéria como esta e imaginar que tem uma equipe por trás. No entanto eu não sei além do apresentador, quem esteve envolvido. Mas muito boa a matéria. E deixa uma lição. Estamos acostumados pela cultura e até mesmo pela mídia a ver apenas os lideres e esquecer que uma máquina como a guerra tem muitos envolvidos e quem na maioria das vezes estão apenas cumprindo seu dever, sem ser conivente com os desvios dos líderes que nos apresentam uma história triste. Por isso respeito o povo alemão e não tenho o seu retrato baseado em Hitler, mas sim em um povo.
Excelente história de bravura e persistência do Sr. Ewald Rupp!!
Essa história precisa virar filme, mini-série ou algo assim; o Brasil tem mais histórias a contar, não somos só BBB, NOVELAS, ETC. Se alguém conseguir produzir será o máximo!!!
Um filme brasileiro sobre a wwII....fico imaginando as explosões de fogos de festas juninas..o sotaque carioca global dos "combatentes "...
E depois a vergonhosa campanha da mídia fake para um Oscar inexistente...pensando bem..melhor não
@@valmirmarques7667 estrada 47 é um filmão e é brasileiro e inclusive tem na netflix, pensando bem melhor sim... Já viu o sucesso que foi o filme ?
@Paulo Bertton se vc n gostou do filme o problema já n é meu, o filme é bom pra caralho e mostra como foi o combate da FEB na Itália, mostra o desastre causado pela guerra e entre outras coisas mostradas no filme.
Filme sobre um brasileiro nazista? 😡
Verdade
Belíssima história. Parabéns. Meu pai também lutou na 2a guerra. Participou da tomada do Monte Castelo.
Professor viagem nesse video nessa história muuuiitooo tooooop caramba to impacto
que coisa linda.meus parabens sem palavras
Obrigado Mariano e Dr Heliando por dividir esses fatos históricos com a gente...esse canal é o mais importante se tratando de assuntos relacionados a Segunda Guerra Mundial!!! Parabéns a equipe da “Viagem na História"
Que história sensacional....certamente um conteúdo que serve de inspiração para outros estudos....
Que maravilha ouvir estas histórias reais de bravura destes Homens e infelizmente de sofrimentos.
Documentário bem interessante. Parabéns !
Obrigado 😃
Fatos que nao devem ser esquecidos.....Parabéns pelo empenho para que a história não seja apagada. Parabéns....
História maravilhosa, parabéns para toda equipe. Aqui em Curitiba, temos o Sr Ary Schnaibel que também nasceu em 1927 aqui no Brasil, a família voltou para Alemanha em seguida e lutou na segunda guerra e ainda está vivo.
Ele deve ter umas histórias que daria alguns vídeos
Sr. J.C. Stocco entre em contato com o sr. Mariano, con certeza, seria uma outra maravilhosa história.
👍🏼👏🏼
Up!
Uma história bela e triste ao mesmo tempo. Apesar de ele ter lutado ao lado dos nazistas, devemos nos lembrar que muitos foram tratados para a tragédia da guerra, não por opção, mas por força dos acontecimentos e do tempo. Mesmo dentro de um uniforme inimigo, na maioria das vezes há um ser humano decente que deseja a paz.
Falou tudo
Penso da mesma forma. Nem todos que lutaram pela Alemanha eram nazistas, geralmente não tinha escolha, ou você fazia o que eles mandavam ou eles te matavam!
@@eliseuespindola o termo "superioridade"sempre é mal interpretado porque denota algo como "eu sou melhor que os outros" ou "os outros não prestam só eu" e isso não é verdade dentro do nacional socialismo alemão varias raça e etnias diferentes lutaram ao lado deles e nunca foram desrespeitados
@@eliseuespindola Foi o que acabei de dizer o nacional socialismo apontava na defesa e melhoramento desta raça e desejava que todas as outras raças fizessem o mesmo por elas próprias.Cada vez mais podemos encontrar enorme exagero na mídia naquilo que concerne às leis raciais do Terceiro Reich.preservar sua identidade étnica e cultural não significa desrespeitar outras etnias e raças.Um estrangeiro cria fortes laços de ligação com seu lugar de origem por isto que a imigração é algo prejudicial na visão deles!!
@@eliseuespindola Sobre o chamado "Holocausto" Relatorio Leuchter explica de forma tecnica
Sou gaúcho de Santa MARIA-RS, moro em Brasília-DF e morei em São Gabriel e Bento Gonçalves-RS.
Olha. Realmente. Muito Edificante e Emocionante. Como aprendi e me Surpreendi com essa riquíssima História. Nasceu justamente na data de aniversário de meu pai. Parabéns a todos que participaram deste documentário aliás muito valioso. E Grato por fazer parte desse canal. Só tenho aprendido e crescido cada vez mais com esses documentários.
Mas que excelente história! Que maravilha! Uma história de um combatente independente de ideologia! Parabéns por esse conteúdo! Sucesso ao canal!
Obrigado pelo elogio
História fantástica. Me emocionou. Obrigado por esse registro de uma história que seria esquecida se não fosse esse canal. Que outras histórias como essa possam ser resgatadas também. Obrigado mais uma vez.
Eu que agradeço
Na cidade de São Bento do Sul há um pequeno museu onde há uma medalha doada por um doador anônimo. A plaqueta sob a medalha fala que foi de um brasileiro que lutou na Alemanha recebendo a medalha que era concedida somente a estrangeiros. Era uma Cruz de ferro esmaltada em azul e branco.
Será q esse homem tinha orgulho de participar dessa guerra junto com nazistas?
@@vaguinhosilva7097 Naturalmente deve ter tido suas razões. Todo alemão tem muito orgulho de sua ascendência. E são muito legalistas.
@@vaguinhosilva7097 Boa .
@@vaguinhosilva7097 Muitos se orgulham do mal.
Só no Sul mesmo pra expor uma condecoração nazista
Aqui em Ibirubá-rs. Cidade onde moro tem um túmulo de um soldado da SS que lutou na 2° guerra, pais alemães mas ele acho que nasceu aqui, se não me engano morreu em combate.
Rapaz um Sr Italiano Antônio lololo foi soldado Fascista do Mussolini e ao terminar a guerra veio ao Brasil .Ele se casou com uma prima de meu pai em Sorocaba e veio pra Avaré os dois .ele passava horas conversando com meu pai( meu pai trabalhou no Iraque no exato momento da guerra Ira e Iraque ) então eles falavam sobre viver em guerra , eu tinha 12 anos e escutava de longe os relatos ...Esse Sr Antônio viu o Hitler em Turim ...ele falava pra mim q era motorista de ambulância mas pro meu pai ele falou q era Soldado Fascista .... faleceu aqui em 2007 ou 2008 aos 95 anos , nunca ficava doente .
Bela História ! mais uma história perdida e enfim resgatada !!! Parabéns !!!
Muito obrigado
Um ser humano sem história é mesmo que não existir, da vontade ficar o dia todo ouvindo vcs.
Não foi só esse brasileiro que lutou pela Alemanha, c/ meu pai tendo muitos amigos entre descendentes de alemães, muitos vestiram uñiformes nazistas na Alemanha : Edward Kessler de SC mas se refugióu em Pirituba SP e trabalhava na Mercedes-Benz até os anos 90. Franz Geber de SP, Norbert Bresser de SP, e mais uns 10 q meu pai conhecia eram brasileiros e lutaram pelos nazistas e voltaram; sem contar com os nazistas q desembarcaram na Praia Gande, Itanhaém, e quase todas as praias até o Nordeste. Muitos executados e muitos viveram escondidos até a década de 70
Uma história fantástica ! Um grande soldado ! Que enfrentou grande batalha na guerra e na vida que se seguiu posteriormente 👏👏👏👏👏 !!!
Uma história fantástica digna de um filme! Sou fã das histórias da segunda guerra mundial, meu sonho era conhecer um pracinha da FEB, mas trabalhando como porteiro no Leblon acabei conhecendo um senhor austríaco e ex-membro da juventude Hitlerista! Parabéns pelo excelente trabalho!
Que história esplêndida! Realmente da um lindo filme. Parabéns e obrigado por nos contar mais esta história. 🫡
muito obrigado pela historia, sou muito fã, já tem mais um inscrito ! Vim pelo Pastor Antônio Junior
Que história fantástica ! Professor, o senhor marcou mais um golaço com essa entrevista, isso daria um belo filme. Parabenizo a você e ao entrevistado pelo grande conhecimento no assunto.
Amigo, eu, como gaúcho, brasileiro e descendente de alemães afirmo que este seu programa foi simplesmente sensacional.
Parabéns !
Mais um surpreendente pedaço da História tão próximo e exemplarmente documentado. 👏👏👏
Maravilhosa aula de história.... Ótima reportagem especialmente para os que a desconheciam. Muito obrigado.
Nós que agradecemos!
Fantástico! Inscrito.
Na minha região aqui no sul, viviam vários ex combatentes alemães, inclusive meus parentes foram "Falschirjager", se reuniam esporadicamente e contavam muitas histórias dos combates, mas havia uma magoa entre todos em relação a "historia" oficial que conhecemos, diziam sempre que quem escreve a Historia são os vencedores mas que um dia saberíamos a verdade,
Eu entendo, tem muitas coisas que são mal contadas. Mas, qual sua história tu mais se lembra?
É os judeus que eram executados nas camaras de gás eram combatentes inimigos?
Que documento maravilhoso
Que pena que hoje em dia não valorizam isso
Fantástica esta história, fiquei emocionado. Parabéns meu amigo por mais este vídeo.
Muito obrigado
foi uma saga a vida deste soldado. muito bom
parabéns pela matéria, nós que fomos militar da Artilharia, é memorável ouvir fatos da historia mundial.
Que história linda MARIANO muito obrigado por ir atrás e junto com o doutor compartilhar conosco ficou simplesmente EXELENTE!!!! CONTINUE fazendo este lindo trabalho!!! Muito obrigado
Eu quem agradeço
Muito bom. Melhor que muito documentário caríssimo. Quem faz o que gosta, faz sempre melhor. Parabéns!
Parabéns ao Amigo Dr.Heliandro Rosa por trazer à publico essa incrível História! E parabéns ao Canal por possibilitar essa divulgação!
Nós que agradecemos!
Obrigado meu Amigo Flávio!!
Assisto todos seus programas e este foi sem duvidas o melhor de todos!!!
Boa tarde , excelente reportagem uma das melhores que já tive , parabéns .
Gott Schutze .
Parabéns pelo vídeo!!! Fantástico!
Que história fantástica, fico feliz por ter sido compartilhada e não ter sido perdida no nevoeiro do tempo. O canal está de parabéns.
Nós que agradecemos!
Você é maluco? História fantástica???? Vá estudar sobre a 2 Grande Guerra. Vá assistir documentários sobre as piores barbaridades da história da humanidade cometidas por nazistas como esse do vídeo. Vá ler sobre a Panzer Division, a batalha de Caen, sobre os soldados fanáticos e genocidas da SS. Idiota.
th-cam.com/video/-tGwjwK9pIM/w-d-xo.html
Parabéns pelo vídeo. Foi uma "reportagem" digna de elogios. Um registro de homens apaixonados e abnegados pela historia mundial.
Como o Brasil tem muita cultura meu Deus, conteúdo, história, aprendizado e humildade. Parabéns pelo canal
Show de história. Parabéns pelo canal. Independente de se acertamos ou erramos, nossas histórias devem ser respeitadas e valorizadas. As nossas raízes, nos mantém as nossas vidas. Sucesso total ao canal.
Muito obrigado
Muito legal... um herói brasileiro.
Que história ímpar e única...realmente nostálgica ! Que Deus abençoe a todos e guerras nunca mais.
Maravilhosa história da 2° Guerra Mundial apresentada pelo Sr. Mariano com participação especial do Dr. Heliandro contando sobre a vida militar do Sr. Ewald Rupp. Sou um aficcionado sobre tudo que é história da 2° Guerra Mundial. Parabéns ao canal.
Linda..Lindíssima homenagem que Viagem na História fizeram a este Nobre Combatente Brasileiro de ascendência alemã! Bravo! Bravíssimo!!! Muito Emocionante..
Agradecemos
Meu Deus,que história incrível!!! Sou louco por esses tipos de história!!! Parabéns!!!! Obrigado por nos trazer tantas informações interessantes sobre essa parte da história da humanidade que não deve jamais ser esquecida.
Eu que agradeço
Que matéria maravilhosa ,
Muito
Linda história Deus abençoe vocês
História incrível. Parabéns pela pesquisa. Um capítulo a mais na história da 2ª guerra.
Uma visão muito interessante contada por alguém que, não se esqueçam, lutou pelo lado que perdeu a guerra. A única história que nos foi ensinada era aquela contada pelos vencedores a qual foi escrita conforme seus interesses. Mas realmente emociona ver o outro lado, as dificuldades, as privações e os contratempos que foram submetidos, tanto na guerra como após ela. Imagina tu com 20 anos e uma pena capital sentenciada em teu desfavor! Confortante saber que seu conhecimento foi aproveitado pelo EB, que conseguiu constituir uma família aqui no Brasil e que, muito provavelmente, tenha tido paz. Excelente documentário!!!!
Infelizmente!!!! 🤣
A família atendeu a um chamado de Adolf Hitler, voltou para a Alemanha nazista, e o cara era oficial da SS! Não vejo por que exaltar um possível criminoso de guerra. Oficial da SS = Nazista. Nazista = Criminoso.
@@carlosalvesassejur exatamente!!!
Vim ver os comentários, e não fiquei surpreso de ver os possíveis"neo-nazis", ufanando Esse "cidadão", que lutou do lado Nazista...
E ainda tem gente comentando:
" Quem vence a guerra, conta a história do jeito que quer"...
Ora, francamente...
O que Hitler fez, não tem perdão!!!!!!!
@@carlosalvesassejur o garoto tinha apenas 12 anos e a família era maltratada pelo governo, o que fazer então? Os relatos de estrangeiros presos e deportados na época são terríveis.
@@caiocaesarcaesar8540 contra fatos não há argumentos. Ele foi oficial da SS isso já diz o que ele se tornou. A família poderia sim ter ficado no Brasil, inclusive muitos alemães que não se identificavam com a doutrina criminosa nazista fugiram da Alemanha para o Brasil.
Que história incrível. Muito obrigado por compartilhar.
Mariano, que canal espetacular este Viagem na História, parabéns. Meu nome é Fábio Gehring, sou brasileiro neto de alemães. Também temos, na família, história relacionada à Segunda Grande Guerra com vários parentes que lutaram pela Alemanha, em especial a do meu tio-avô ( irmão da minha avó) de nome Alfred Henning que lutou na primeira guerra em trincheiras na França e depois lutou novamente na segunda guerra como tenente da wermacht. Faleceu aqui em Porto Alegre de câncer. Meu tio-avó Heinz Gehring foi prisioneiro na Sibéria e foi libertado somente em 1955, dez anos após o fim da guerra. Também já esteve aqui na nossa casa em Porto Alegre. O tio Heinz tinha 1,90m de altura e , na Sibéria, pesava 40 kg. Parabéns pelo canal!!
Muito interessante essa história!
Uma bela história de um SOLDADO.👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Mariano. Respiro historia neste Canal. Que bela revelação esta sobre este soldado nascido no Brasil e lutou do lado alemão Ewald Rupp. Mais um video riquissimo. Graças tambem ao Dr Heliandro. Da vontade de ver varias vezes. Muito Obrigado.
Italo.
Excelente eepisódio. Lembrei-me de outro brasileiro, Egon Albrecht, que foi ás da Luftwaffe e caiu na França.
Sim
Outro nazista miserável que graças a Deus foi para o inferno!
Tô gostando muito dos teus comentários sadios sobre a grande guerra aonde meu pai e avô tmbem lutaram pela Alemanha contra o exercito vermelho
Riquissima e emocionante historia de um brasileiro . Gostei
Muito obrigado por ter oportunidade de vidro esse vídeo é essa história maravilhosa.
👍🏼👏🏼🙌
Eu quem agradeço
História fantástica. Este homem com apenas 20 anos já tinha vivido tanto. Um herói de verdade.
Incrível história, eu fiquei estupefato com tudo que foi relatado;a vida sempre nos reserva alguma surpresa!parabéns!
Muito obrigado
pra quem gosta de historia. isso como ganhar na loteria. parabens entrevista e o entrevistado. e de arrepiar
Vá estudar! História? Esse vídeo é uma homenagem à vida de um nazista assassino e covarde que se escondeu no Brasil. Vá ler sobre a Panzer Division, sobre os soldados fanáticos de Hitler, as SS, que foram responsáveis pelas maiores brutalidades, pelo genocídio de poloneses, judeus, russos, ciganos. Va assistir documentários sobre a Batalha de Caen, onde a Panzer Division foi a mais covarde da história de todas as guerras.
@@wilhelminev Se o regime daquela época fosse outro, ele também teria que lutar. Ele era apenas uma criança de 12 anos quando a guerra de adultos começou. É fantástico que tenha sobrevivido e constituído uma respeitosa família. Entendo e respeito à sua indignação. Mas, o bom senso solicita um desconto, nem todos alemães concordavam com as atrocidades daquele regime.
Analise a postura e as atitudes do beligerante Bolsonaro. Ele é o nosso presidente, mas nem todos concordam com ele e nem com o regime ditatorial que tanto almeja.
@@Luiz-lx3oz quem almeja um regime ditatorial no Brasil é a esquerdalha doente..analise as atitudes do presidente, e analise as atitudes da esquerda..acho que vc é só mais um doente cooptado pela esquerda festiva de socialismo e comunismo é um bem..
th-cam.com/video/-tGwjwK9pIM/w-d-xo.html
@@wilhelminev vc deve estar se referindo ao império britânico ....aliás Hitler teria muita inveja do Império britânico !!!!!
Era apenas um pequeno grupo nazistas que queriam toca terror ....a maioria alemães era alles guut ( gente boa) .... Stalin ...maotse Tung mataram seu próprio povo de fome ( nem guerra tinha ) ....e o kadaffi pedófilo estuprava e drogava crianças e abusava delas por semanas e nunca mais eram vistas !!!! Kadaffi fez isso por 40 anos !!!! Hitler nunca estuprou nenhuma criança, nem criança alemã nem outra criança !!!!! Isso nos mostra que traficantes estupradores são mais perversos que Adolfo Hitler !!!!!!! Cuidado ....não fala mal de Hitler !!!!!
Que vídeo espetacular, parabéns pelo profissionalismo do canal. Agradeço ao Dr. por ter compartilhado essa história e agradeço à familia do senhor Rupp. Esse vídeo tirou uma grande dúvida minha, com certeza esse vídeo será o meu maior achado no TH-cam.
Obrigado pelo elogio
Excelente historia,parabems !
Parabéns pelo excelente conteúdo e apresentar essa belíssima história! Pessoa não escolhe onde nascer, nem qual exercito vai defender ou lutar! Os soldados são obrigados fazer o que fazem, sem direito de argumentarem, os combatentes de quaisquer lados, quaisquer países merecem nosso respeito, pelo sofrimento, humildade e por ter feito o que precisava ser feito! Com respeito emoção e carinho parabenizo esse brasileiro irmão! Seus descendentes, bem como produtor é o Dr. que com tanta boa vontade divide conosco esse passagem, parabéns todos ! Deus abençoe todos voces!
Mariano, realmente esta estória foi extraordinária. Belíssima entrevista. Parabéns.
Muito obrigado
Que história surpreendente! E que bom que há bastante documentos e fotos preservadas! Algum jornalista podia publicar um livro com todos os relatos, fotos e documentação desse acervo!
Seu canal é excelente , mas uma vez afirmo .
Parabéns pelo trabalho e continuarei te seguindo , pós admiro essas histórias.
Obrigado pelo elogio
A guerra destruiu muita coisa, marcou para sempre todos os povos. Graças a Deus que ele recomeçou a vida aqui no Brasil e caminhou pelo bem, constituiu família e ensinou o bem.
É uma lição do quanto o Brasil é um país da paz e abençoado, acolheu todos os povos e aqui vivemos em paz com oportunidade de construir um mundo melhor.
Minha bisavó era alemã, uma pessoa do bem, casou com um negro mineiro e constituiu uma família linda.
Ótimo vídeo. Parabéns!
Muito 10 a produção, tive o privilégio de conhecer o Ewald Rupp, avô de minha esposa, parabéns pelo trabalho....
Como era a personalidades dele?
@@eduardohenrique9665 ele gostava muito de interagir e estar com seus netos em volta, me lembro do dia que o conheci, a felicidade dele por eu falar alemão e vir de uma cidade de origem alemã e poder conversar comigo em alemão, era bem calmo sempre e acompanhado de seu inseparável chapéu que se viu no vídeo e de sua bengala....
@@Landaultd O que ele falava pra você sobre a guerra? Ou ele não gostava de falar?
@@GeniusOmegaZX coisas superficiais, como ter atirado em muito russo, andando de tanque....
Suas explicações nos ajudam muito a entender as histórias "esquecidas ". É o ditado: "A história tem três versões: a do vencedor; a do vencido; e a verdade."
Aplausos pelo belíssimo comentários sobre um herói anônimo que Dr Heliando contou do soldado real. IJUI/RS.Viagem na história
Que história emocionante, muito legal, fiquei sem piscar assistindo o documentário, canal sempre me levando a uma viagem, Parabéns!
Excelente matéria de um grande soldado da 2a Guerra Mundial. Parabéns.
Melhor vídeo que já assistir
Sou de Ijuí, conheci seu Rupp, mas não sabia que lutou na Segunda Guerra Mundial, ainda mais pelo lado Alemão. Parabéns para todos.
Nossa que história linda! Não devemos julgar o soldado pela farda! É sim pelo seu caráter!
Sabe se a Grande Santa Rosa que ele diz é a cidade de Santa Rosa - RS?
Sou neto de italiano, meu pai lutou na Itália como soldado na FEB, contou-me diversas histórias apartar das quais possibilitou-me entender o que ele passou, sofreu com traumas de guerra que foram profundos.
@@CATOLICOURNAU sim é a cidade de Santa Rosa, a +- 90 km de Ijui
@@CATOLICOURNAUsim é a cidade de Santa Rosa.