Vergonha absoluta de TODOS os profissionais de saúde que atendem Autistas e falam essas atrocidades pra justificar que uma pessoa não é autista. Fui numa psiquiatra que se dizia especialista e ela disse que eu não era autista porque já namorei e pasmem, porque eu tinha tatuagem. Hoje tenho o diagnóstico, me aceitei, e minha depressão acabou, porque hoje não sofro mais para me encaixar, pois me aceito como sou.
Documentário INCRÍVEL. Apenas gratidão por ter tido a oportunidade de participar. Espero que ajude outros autistas que estão em busca do diagnóstico :)
Você é linda e extremamente inteligente nas suas colocações! Muito obrigada! Me ajudou muito, sou mãe de uma autista de 5 anos grau moderado não verbal. um abraço
Polyana, sua fala sobre o diagnóstico do autismo em mulheres é perfeita. Sou psicóloga e atendo mulheres adultas. Ao pesquisar em sites do Reino Unido, vi que eles entendem de um modo diferente a forma da mulher no espectro e informam que a diferença se dá nesse enquadre da observação e do copiar comportamentos adequados, isso faz com que dificilmente sejam percebidas com o espectro.
Polyana você mencionou no vídeo que criou uma rede social para falar sobre autismo, qual o nome do canal,Instagram ou página onde você fala sobre o autismo?
Este documentário presta um grande serviço para a humanidade ajudando a combater seu grande mal: a ignorância. Obrigado e Parabéns a todos os envolvidos.
Meu filho sofreu durante anos... Os médicos diziam que ele não tinha nada... Levei ao médico de 7 anos até os 19... Descobri porque levei ele em outra cidade e paguei um médico particular! Eu sabia que tinha algo de diferente... Mas nunca tinha ouvido falar em autismo! Meu filho até os 6 anos não falava... Se mexia muito, tinha pavor de barulhos! E mesmo assim os médicos diziam que ele não tinha nada! Depois que descobri o que realmente meu filho tem, ficou mais fácil lidar com ele... O diagnóstico foi libertador pra ele! Ele sofreu muito na escola... Muito preconceito! Enfim; Hoje ele é outra pessoa... Terminou os estudos com muita dificuldade e hoje faz curso... Eu não limito ele... E sempre acompanho eles nos compromissos que me convém ir! Seria bom se os governantes olhacem para os autistas com outros olhos!
Nasci no fim da década de 70 na cidade de SP. Me identifiquei muito com a fala do Tio Faso, principalmente, nos prejuízos na interação social. Talvez por sermos quase da mesma idade e geração, os contextos sociais foram muito similares.
É incrível como a própria familia o "rejeita" quando fala que tem a suspeita depois de 21 anos de vida, mas quando sai o diagnóstico, o louco se torna lúcido. O desconhecido se torna novo.
Ótimo documentário. Parabéns! Só não consigo entender como 3 pessoas dão deslike num trabalho tão necessário como esse! Com certeza, são neurotípicos ignorantes da realidade do autismo, além de pessoas sem empatia e compaixão. Talvez, "cristãos cidadãos de bem"... Vou divulgar!!!
Sensacional!!! Estou com 55 anos e meu laudo chegou só no começo do ano, depois de uma longa avaliação. Que alívio! E como é reconfortante ver pessoas falando de coisas que já vivi e vivo.
Divulgarei este lindo vídeo. Tenho uma filha adolescente de 17 anos com espectro de autismo, foi diagnosticada somente 2018. Porém estava com outros profissionais de saúde. E foi encaminhada quando tinha 7anos para neurologista. Ele pediu um exame que comprovou o atrasos mental,TDAH,TOC e outros problemas cognitivos. Como déficit de atenção, dislexia não conseguia aprender lê e escrever corretamente [ até hoje continua sem conseguir lê o que escrevi] Resumindo último cid do neuro foi [Transtorno global do desenvolvimento]. Sofreu bullyng em várias escolas. Não consegui aprender e ano que vem, já falou que quando completar 18 anos vai parar de estudar. Sofre com depressão, distúrbios do sono. Não consegui falar com onde tem muitas pessoas. Não sabe ir ao mercado sozinha. Não sabe valores do dinheiro. Tipo se tem duas notas de dez reais e eu troco por uma de vinte. Fica brava e fala que eu estou enganando ela, porque ela tinha duas e eu dei somente uma. Sofre com problemas de rotinas. É uma situação bem complicada. Tenho quatro filhos, mas somente ela tem autismo os guris são mais velhos e não entendem ela, acha que as vezes a irmã é birrenta. Não demonstra quase nunca sentimentos. Não gosta muito de dar beijos ou dar abraços ou receber. E quando recebi o diagnóstico do neurologista, ele falou tua filha nunca vai conseguir ir para uma faculdade. Não esqueci que ela vai aprender tudo no tempo dela, na escola e na vida. E até hoje estou aprendendo junto com ela. Este documentário vai ser um diferencial na minha vida com certeza! Obgada por cada depoimento e lições de vida de cada um. Vocês são muito especiais ❤
Que delícia esse Documentário. Sou pedagoga, trabalho como Tutora em uma escola Municipal na cidade de Lins Sp. Trabalho com crianças com comodidades e diagnóstico fechados ou não e cada dia aprendo mais. Estou muito feliz. Obrigada pela atenção e compreensão.
Fantástico! Parabéns pelo vídeo. Tenho49 anos e sou autista. Quando as pessoas aprenderem a praticar o amor ao próximo,o mundo será um lugar melhor a todos.
Quanta gente inteligente, interessante... Nosso universo se amplia quando a gente compreende quanta riqueza há em perceber o outro em todo o seu potencial, sem rótulos, sem preconceitos.
Amei o título, a metáfora da ponte , o arco íris de vozes e personalidades, estou indicando para todo mundo - família , profissionais de educação, profissionais de saúde, todos.
Eu tive o start de buscar o diagnóstico para minha filha, lutei muito, depois de um tempo, consegui. Minha filha foi diagnosticada com autismo nível 3. Ela era não verbal, atualmente com terapias e fono ela passou a verbalizar. A terapia é fundamental, gostaria de ter tido isso tbm quando criança. Meus pais não tiveram essa sensibilidade, mesmo minha mãe sendo da área da saúde.
Você nao tem noção de como me ajudou com seu comentário,meu filho foi diagnosticado com autismo leve a pouco tempo ele não é verbal ,está fazendo terapia de segunda a sexta ,seu comentário me deu esperança.
Impossível ser mãe atipica e não chorar com este documentário! Meu filho tem 3 anos e dói demais saber as coisas e situações desagradáveis que aguardam meu filho, pelo fato da desinformação de grande parte das pessoas...toda a minha gratidão a quem produziu e a quem colaborou e dividiu sua história conosco!
Parabéns pelo documentário...muito bom...sou Psicopedagogo com pós graduação em ABA para intervenção em autismo e deficiência intelectual e acho de extrema importância materiais como esse para que as pessoas compreendam e entendam sobre as "multifacetas" do autismo e assim, através da informação tentar fazer com que o preconceito referente ao autismo acabe e que as pessoas comecem a enxergar o outro como ele é, independente de como "ele" se apresente. Parabéns por todas as pessoas que deram os seus depoimentos.
Um trabalho impressionante e um registro que mostra o autismo cono ele é, desmascara profissionais da saude despreparados que acham que sabem, evidencia para os neurotipicos como o autista se sente e torna leve a alma. Parabéns e muito obrigado.
Eu agradeço imensamente por poder ouvir as histórias de cada um. Tem pouco tempo que descobri que meu filho de 7 anos é autista. Eu tinha desconfiança mas os profissionais e as pessoas da família diziam que ele não parecia ser autista. Muito obrigada por me darem um norte.
Documentário necessario para todos os profissionais da educação! Quem sabe vocês gravam um documentário para os professores conseguirem acolher as necessidades dos alunos autistas baseado na experiência de vocês!
Que fantástico! Auxilia muito a pessoas entenderem o que está acontecendo com elas próprias, não se sentirem diferentes... Eu sempre me senti diferente, estranha, usei máscaras... Até ter meu filho com 30 anos. Ele foi diagnosticado autista com 2 anos e foi com ele que percebi que eu também era autista, pois somos muito parecidos. Engraçado como todos nós temos uma infância e adolescência comum, né? Parabéns, amei!
Nossa, recebi essa indicação de video da psicologa com quem estou fazendo analise e me identifiquei na pele de todos,, hoje na fase adulta com 38 anos, tendo que reprimir e tentar contornar, me adaptar as pessoas a minha volta e a forma que elas viviam, entendi o tanto de prejuizo que tive, mesmo ainda não sendo diagnosticado, mas é bem nitido as caracteristicas que tive na infância, hoje tenho alguma delas como o stim de cantarolar em momentos de hiperfoco, estresse ou tristeza. Esse documentário foi libertador.
Com certeza, mas sem romantizar. Penso ser sofredor quem é, sempre foi na verdade por não ser diagnosticado precocemente, descobrindo só na idade adulta. Quando muito falam ser um alívio, libertador, acredito ser no sentido de tudo e todo comportamento dito esquisito e estranho ao longo da vida, agora ter um sentido, uma causa.
Apaixonada pelo documentário 😱🥰❣️ Sou mãe de uma menina 2 anos e 9 meses , autista com diagnóstico recente... Agora suspeito e vou atrás de acompanhamento para minha filha adolescente de 13 anos. E não vou atrás de diagnóstico pra mim, mas tenho certeza que também sou. Quero ajudar minhas filhas a não sofrerem com sua condição... 🙏🏻🙏🏻🙏🏻❤️
Muito bom esse documentário! Tenho uma filha de 10 anos que só agora estamos em busca do diagnóstico de TEA ... Eu já tinha desconfiado antes porém ouvi da pediatra dela " Autista não fala, não olha nos olhos...sua filha só é muito tímida e distraída" Só que ela sempre andou nas pontas dos pés, e balança as mãos e tem muita dificuldade em se socializar...
Sou mãe de duas crianças autistas um leve e outro moderado, estou encantada por esse vídeo, e por toda a informação que ele trás as pessoas, posso dizer com toda a certeza que conhecimento é TUDO!!!! E precisamos dar voz aos nossos autistas, eu como mãe de dois autistas já passei por caso sérios de puro ódio e preconceito pelos meus filhos serem autistas! Já ouvi pessoas dizendo que eles eram doidos, malucos, saquinhos de problemas e que eu merecia ter filhos assim por ai vai.... precisamos muitooo divulgar esse documentário maravilhoso para que as pessoas conheçam cada vez mais e possamos fazer valer nossos direitos!
As pessoas podem ser muito cruéis, por pura ignorância. É contra esse tipo de coisa que nós trabalhamos, sempre. Mas pense como dizia Gandhi: "não vou deixar que eles andem na minha cabeça com seus pés sujos", ou seja, não deixe as palavras dessas pessoas te fazerem sofrer, não. Obrigado pelo seu relato!
a maior loucura dessas pessoas que falaram isso com seus filhos são elas mesma, pessoas crueis infeliz na vida invejosa arrogante quê não aceita felicidade alheia, e taxa o autista muitas vezes de doido sem ser, sendo quê na verdade a ignorância faz essas pessoas loucas, as vezes eu me pergunto se essas pessoas são ignorante ou loucas por não ver diferenças gritante entre autista e doidos, infelizmente minha querida esse mundo não vai pra frente por conta da maudade humana quê e grande, falta de empatia, mais não podemos esperar nada de bom dessa humanidade doente, sem respeito e amor ao próximo fiquei muito tocado e triste por essas pessoas infelizes o quê fizeram com seus filhos, bom abraço pra eles, e felicidade para sua familia
Tenho 36 anos de idade, na busca de me entender melhor, alguns acontecimentos da minha vida... assisti vídeos sobre depressão, ansiedade, bipolaridade... até que apareceu sobre autismo em adulto, me identifiquei com 99% dos "sintomas" relatados, já marquei psiquiatra/psicólogo pois preciso de ajuda em saber de fato o que eu sou, mas não me sinto "normal"... Gratidão por esse documentário 🦋
Que preciosidade este documentário. Precisamos de formações dentro das escolas, a Educação Especial pede por socorro, muitos professores não estão preparados, assim como médicos, enfermeiras e dentistas etc.
Obrigada por este esclarecimento ,rezo por chegar um dia que o autista seja olhado com bons olhos ,que acha inclusão social, que vocês possam ser olhados como seres humanos normais apenas com suas dificuldades, eu tenho uma netinha de 2 anos que foi diagnosticada com autismo, é super carinhosa e inteligente. ❤
Que documentário brilhanteee!! Estou me formando em fonoaudiologia e sou apaixonada pela área do autismo. Obrigada a vocês por me darem a oportunidade de ouvir vocês!
Eu tenho 35 anos. Sempre sofri muito: Stim, restrição alimentar, hiperfoco, pensamento rígido, muitas coisas e principalmente o desconforto em conversar com o outro. Estou lutando para consegui grana para os testes neuropsicologicos.
Temos que diagnosticar precocemente e acompanhar com estímulos diversos para que no futuro ele não se ache um coitadinho e as pessoas apendam a admira-lo.
Incrível e necessário, esse documentário sobre diagnóstico tardio, dito por pessoas reais, que sentem isso na pele todo dia! Infelizmente os neurotipico ainda tem aquela visão dos filmes, que autismo é só o nível 3. Lindo conteúdo, mesmo!
Infelizmente uma realidade muito triste ,meu neto de 5anos se identifica com muitos sintomas e anda em circulos durante muito tempo,ontem passou em uma psiquiatra que destratou minha nora dizendo que meu neto era normal e que as pessoas estavam assistindo muitos vídeos sobre autismo e achando que tudo era autista minha nora está arrasada pois quer ajuda para poder ajudar seu filho e infelizmente não tem pois os médicos são caros e também a médica disse que meu neto só é timido tenho orado para saber como ajudar.
Documentário excelente! Minha filha tem 14 anos e está em avaliação. Percebo que os profissionais não estão preparados, desde escola até médicos. Sempre precisei orientar as escolas sobre o comportamento dela e nunca ouvi um feedback de ninguém e ela sofria muito. Percebi cedo que ela precisava rodar e quando ela quis ir a uma psicóloga aos 11 anos eu aprovei na hora, tinha esperança da psicóloga perceber, mas não. Precisei pedir, infelizmente, uma indicação de uma profissional especializada no assunto. Então, estamos neste momento. As vezes fico triste comigo por não ter insistido mais, mas olhando pra traz eu vejo que pedi ajuda de vários profissionais. Em casa, nós sempre a respeitamos como ser humano e já entendíamos estas diferenças como características pessoais, pra gente não faz diferença, mas ela sofre para viver no mundo. Ela precisa de muito suporte no dia a dia e apresenta vários comportamentos apresentados aqui, principalmente como os da Alice. Muito obrigada!
Obrigado pela mensagem, Rose! Fico feliz que tenha havido essa identificação! Você fez a sua parte, não precisa se culpar... Muitos profissionais não estão preparados, mesmo, infelizmente... Por isso fazemos esse trabalho de conscientização.
Adorei este documentário, meu filho é autista ele tem 15 anos e o diagnostico veio aos 5 anos ele andou rapido com 11 meses, saiu das fraldas cedo antes dos 2 anos porem babava muito e so foi comecar a falar com 5 anos ate chegar ao autistimo ele foi hiperativo , timido , estranho e déficit de atenção hoje aos 15 anos toma remédios pois nao dorme com facilidade alem do autismo ele é f70 tem atraso aprendeu a ler com 14 anos se desenvolve devagar no tempo dele
Excelente documentário! Muito obrigada, necessitamos de mais documentários assiim... Motivador e sobretudo, permite entender que cada pessoa com autismo pode conseguir todo aquilo que se proponha. Fica em nós a forma de enchergar e fazer o nosso melhor para contribuir e ajudar-los.
Devem existir políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência, cultura, cidadania voltadas para esclarecimento, formação, capacitação, cuidado de TEA.
Fantástico esse documentário, sou mãe de um autista de 12 anos entrando na adolescência, esse documentário me ajudou a enfrentar essa nova fase. Obrigada
Eu estou assinto e dando muita risada. Estou descobrindo esse mundo agora, ainda não tenho diagnóstico, mas estou percebendo que me encaixo em muito do que tenho estudado sobre autismo. Estou rindo porque estou percebendo agora que eu não sou o único "estranho" rsrs. E eu sempre achei que os outros é que eram diferentes. Nunca entendi a cabeça alheia. Aprender sobre o autismo tem me dado um conforto gigantesco.
Incríve este documentário, seria bom se todos os educadores tirasse um tempinho pra assistir, assim seria menor as desvantagens com esta diversidade .Pra mim foi mais um aprendizado, parabéns a todos.
Eu escuto a mesma música dezenas de vezes seguidas...já vi um vídeo mais de 80x ... escuto o mesmo álbum por meses. Ninguém pode andar do meu lado esquerdo ...não uso relógio nem pulseira no braço esquerdo... gosto de rotina... não suporto choro de cachorro , tic toc de relógio ... e por aí vai...
Me identifico muito com muitas coisas que foram faladas aí… Mas, sendo adulta, mulher, que “consegue” trabalhar e “consegue” namorar, que fala olhando nos olhos (como já ouvi de um profissional), parece meio impossível chegar no diagnóstico (caso eu realmente faça parte do TEA). Pela primeira vez, quando eu nem pensava mais tocar no assunto com nenhum profissional, comecei a fazer terapia com uma nova psicóloga, que no primeiro dia já desconfiou dessa possibilidade, e está me ajudando no processo de tentar confirmar (ou não) esse diagnóstico… Por enquanto, o que tenho de diagnóstico médico é: depressão, TDAH, traços de TOC (isso a médica psiquiatra não fechou ainda) e SII… Vamos ver se chego em algum lugar ou desisto de descobrir porque sou como sou, porque me sinto desde sempre um peixe fora d’água, “a estranha”, “a esquisita”, “a diferente” (como ouço desde sempre). 🙏🏽 Obrigada por esse documentário!
É muito difícil mesmo, Mila, especialmente para mulheres! Temos um outro vídeo curtinho aqui no canal que mostra um pouco da incompreensão da sociedade sobre as mulheres autistas. Boa sorte aí!
Este documentário é maravilhoso, eu como professora consigo ver meus alunos na sala de aula, no espaço escolar e nas atpcs e, que agora me faz olhar para eles com outros olhos.
Sensacional!!! Recebi o diagnóstico da minha filha há 6 meses e desde então tenho estudado muito e desconfio bastante (pra não dizer que tenho certeza) que eu também sou autista. É libertador ouvir outros falarem Obrigada
Caros, vocês foram sensacionais neste documentário. Obrigada pelo rico conteúdo e pela alegria de poder ampliar ainda mais a minha visão e compreensão! Parabéns à todos que permitiram esse resultado poderoso! Que seja um forte auxiliar para outros que estão buscando esse entendimento e diagnóstico. Que o mundo se torne mais sensível ao Autismo e suas manifestações! Um forte abraço e uma linda vibração de carinho para todos vocês!!
Fico feliz em saber que se sentiu representada! Obrigado, Marcella! 💜
3 ปีที่แล้ว +1
Minha mulher se diz convicta e que eu sou autista visto que nosso filho é autista e nossos comportamentos são bem idênticos até na questão de costumar se isolar e ter a dificuldade de me relacionar com pessoas que não conheço, mas oi diagnóstico de fato é muito difícil.
Confesso a você, Cecília, que quando recebi meu diagnóstico, eu também fiquei com raiva e triste por pensar que tudo o que eu havia sofrido na vida havia sido por causa do autismo. Mas depois, refletindo melhor, entendi que nós nunca iremos saber como a vida teria sido sem o autismo. Ele não é algo que possa ser destacado de mim e jogado fora. Ele não me define, mas está presente em tudo o que sou e em tudo o que faço. Portanto, ele está presente não só nas coisas negativas, mas nas positivas também. Sem ele, eu não seria eu. E a minha existência é tão válida quanto a de qualquer outra pessoa. Eu não precisaria ser outro para ser melhor nem mais feliz. Espero que essa seja só uma fase e você possa se aceitar um dia. Um abraço!
Que documentário esclarecedor! aprendi muito hoje assistindo....tenho alunos autistas e estou buscando conhecimento para saber mais sobre eles. Parabéns .
Me identifiquei com esse documentário. Tenho um irmão diagnósticado e estou em busca do meu diagnóstico. Minha psicóloga já me ajudou a me encontrar. Eu sei que tenho asperger graças a ela, mas estou em busca de um diagnóstico com um médico que um dia irá me ouvir, até porque o fechamento de um diagnóstico não é simples.
Parabéns aos diretores deste documentário, parabéns as pessoas que participaram e deixaram as nós tantas lições. Muito necessário este material. Gratidão!
Parabéns pelo excelente trabalho. Vou guardar para mostrar ao meu marido, meu filho é autista e preocupa-me muito como a sociedade o vai aceitar. Ao ver estas pessoas maravilhosas percebo um pouco o que provavelmente vai se passar com ele. Obrigada
Maravilhoso documentário! Parabéns!De grande relevância, principalmente pelo fato de ser relatado por quem vive o autismo, por quem sente e sabe o que é ser autista 24horas por dia. Tenho um filho de 10 anos com autismo, foi muito esclarecedor o relato de vocês. Gratidão 🙏
Fantástico!! Quem tem em seu núcleo de vivência um autista, mais do que nunca, deve assistir!!! Divulgando para "Deus e o mundo"!! Gratidão galera por impulsionar e tentar fazer um mundo melhor para vcs (e os nossos) autistas!!😍🥰😘
Encantada e totalmente emocionada com este filme. Minha filha teve o diagnostico este ano, aos 21 anos. Fiquei mal por nao ter percebido antes, eu achava que eram caracteristicas dela. Consigo ver varias caracteristicas dela nestes depoimentos❤
Parabéns 👏👏. Ficou mto bom. Me emocionei mto. Me imaginei no lugar das mães q n tem o diagnóstico dos filhos e ficam perdidas sem saber o q fazer. E ainda tem q ouvir q seu filho(a) é doido.
Tenho 48 anos e estou em avaliação para diagnóstico de autismo. Sempre me senti diferente, "inadequada" ... também tentei suicídio aos 10 anos (comecei a tomar todos os comprimidos q tinha em casa...minha mãe descobriu e me bateu) e aos 17 anos ( tomei um copo de querosene e fui para o curso de datilografia ...rs). O diagnóstico vai explicar muita muita coisa.
Sou professora e amei o documentário ! O curso sobre Educação Especial que estou fazendo me levou a assistir o documentário e quantas coisas aprendi desde então.
Gostei muito, tenho 14 anos, e por conta da pandemia nn tô afim de fazer consulta com algum profissional agr, mas ando desconfiada a um tempo, tô fazendo alguns pesquisas durante uns meses aí, é eu sei q talvez eu n descubra só, mas oq vale é tentar, e mesmo q eu n faça parte do espectro, nn vou ter a msm falta de conhecimento q eu tinha antes.( Ps: fico feliz, q estejam bem agr 🧡)
Que bom que gostou! :) É isso aí! Conhecimento nunca é demais e o autoconhecimento é um aprendizado constante! Boa sorte na sua busca, e conte com a gente no que pudermos ser úteis! ;)
Vergonha absoluta de TODOS os profissionais de saúde que atendem Autistas e falam essas atrocidades pra justificar que uma pessoa não é autista. Fui numa psiquiatra que se dizia especialista e ela disse que eu não era autista porque já namorei e pasmem, porque eu tinha tatuagem. Hoje tenho o diagnóstico, me aceitei, e minha depressão acabou, porque hoje não sofro mais para me encaixar, pois me aceito como sou.
Exatamente, é muito despreparo. Espero que esse doc. contribua pra que eles aprendam um pouco mais sobre autismo.
Pasdma com isso☹☹
Onde vc conseguiu o diagnóstico?
É verdade.
Documentário INCRÍVEL. Apenas gratidão por ter tido a oportunidade de participar. Espero que ajude outros autistas que estão em busca do diagnóstico :)
S2
Adorei tb Polyana...por sinal, vc fala muito bem! Parabéns.
Você é linda e extremamente inteligente nas suas colocações! Muito obrigada! Me ajudou muito, sou mãe de uma autista de 5 anos grau moderado não verbal. um abraço
Polyana, sua fala sobre o diagnóstico do autismo em mulheres é perfeita. Sou psicóloga e atendo mulheres adultas. Ao pesquisar em sites do Reino Unido, vi que eles entendem de um modo diferente a forma da mulher no espectro e informam que a diferença se dá nesse enquadre da observação e do copiar comportamentos adequados, isso faz com que dificilmente sejam percebidas com o espectro.
Polyana você mencionou no vídeo que criou uma rede social para falar sobre autismo, qual o nome do canal,Instagram ou página onde você fala sobre o autismo?
Este documentário presta um grande serviço para a humanidade ajudando a combater seu grande mal: a ignorância. Obrigado e Parabéns a todos os envolvidos.
Agradeço muito pelas suas palavras, Adriano, de verdade!
Hoje aos 32 anos entendo muito bem o que eles passam e ja passaram... O mundo injusto e cruel com prioridade em estereótipos
Me identifiquei com cada história. Lembrei de vários comportamentos da minha juventude, mas tenho 60 anos hoje.
Sempre é tempo amigo! Enquanto estamos nesse mundo, não importa a idade..temos o direito de fechar nossa história sabendo exatamente quem somos!
Meu filho sofreu durante anos... Os médicos diziam que ele não tinha nada... Levei ao médico de 7 anos até os 19... Descobri porque levei ele em outra cidade e paguei um médico particular! Eu sabia que tinha algo de diferente... Mas nunca tinha ouvido falar em autismo! Meu filho até os 6 anos não falava... Se mexia muito, tinha pavor de barulhos! E mesmo assim os médicos diziam que ele não tinha nada! Depois que descobri o que realmente meu filho tem, ficou mais fácil lidar com ele... O diagnóstico foi libertador pra ele! Ele sofreu muito na escola... Muito preconceito! Enfim; Hoje ele é outra pessoa... Terminou os estudos com muita dificuldade e hoje faz curso... Eu não limito ele... E sempre acompanho eles nos compromissos que me convém ir! Seria bom se os governantes olhacem para os autistas com outros olhos!
As pessoas são mto cruéis com quem n estão no "padrão" . Triste realidade 😔
Com certeza, infelizmente!
Exatamente! Isso mesmo!
Nasci no fim da década de 70 na cidade de SP. Me identifiquei muito com a fala do Tio Faso, principalmente, nos prejuízos na interação social. Talvez por sermos quase da mesma idade e geração, os contextos sociais foram muito similares.
É incrível como a própria familia o "rejeita" quando fala que tem a suspeita depois de 21 anos de vida, mas quando sai o diagnóstico, o louco se torna lúcido. O desconhecido se torna novo.
Vendo esse documentário em 2022, que preciosidade 🥺💜
Ótimo documentário. Parabéns! Só não consigo entender como 3 pessoas dão deslike num trabalho tão necessário como esse! Com certeza, são neurotípicos ignorantes da realidade do autismo, além de pessoas sem empatia e compaixão. Talvez, "cristãos cidadãos de bem"... Vou divulgar!!!
Adorei seu comentário! kkk
Muito obrigado por divulgar! ;)
Fica frio, hoje não aparece mais esse negócio de deslike. O TH-cam se instrangrou.
Sensacional!!! Estou com 55 anos e meu laudo chegou só no começo do ano, depois de uma longa avaliação. Que alívio! E como é reconfortante ver pessoas falando de coisas que já vivi e vivo.
Divulgarei este lindo vídeo.
Tenho uma filha adolescente de 17 anos com espectro de autismo, foi diagnosticada somente 2018.
Porém estava com outros profissionais de saúde.
E foi encaminhada quando tinha 7anos para neurologista. Ele pediu um exame que comprovou o atrasos mental,TDAH,TOC e outros problemas cognitivos.
Como déficit de atenção, dislexia não conseguia aprender lê e escrever corretamente [ até hoje continua sem conseguir lê o que escrevi]
Resumindo último cid do neuro foi [Transtorno global do desenvolvimento].
Sofreu bullyng em várias escolas.
Não consegui aprender e ano que vem, já falou que quando completar 18 anos vai parar de estudar.
Sofre com depressão, distúrbios do sono.
Não consegui falar com onde tem muitas pessoas. Não sabe ir ao mercado sozinha.
Não sabe valores do dinheiro.
Tipo se tem duas notas de dez reais e eu troco por uma de vinte.
Fica brava e fala que eu estou enganando ela, porque ela tinha duas e eu dei somente uma.
Sofre com problemas de rotinas.
É uma situação bem complicada.
Tenho quatro filhos, mas somente ela tem autismo os guris são mais velhos e não entendem ela, acha que as vezes a irmã é birrenta.
Não demonstra quase nunca sentimentos.
Não gosta muito de dar beijos ou dar abraços ou receber.
E quando recebi o diagnóstico do neurologista, ele falou tua filha nunca vai conseguir ir para uma faculdade.
Não esqueci que ela vai aprender tudo no tempo dela, na escola e na vida.
E até hoje estou aprendendo junto com ela.
Este documentário vai ser um diferencial na minha vida com certeza!
Obgada por cada depoimento e lições de vida de cada um.
Vocês são muito especiais ❤
Obrigado pelas palavras de carinho, Irene! Felicidades pra vc e sua filha!
Documentário extremamente necessário, eu como mãe de autista não verbal, fico encantada e ouvir vcs falando das dificuldades traz muita luz pra gente.
Fico feliz com seu comentário, Michelly. Obrigado!
Que delícia esse Documentário.
Sou pedagoga, trabalho como Tutora em uma escola Municipal na cidade de Lins Sp.
Trabalho com crianças com comodidades e diagnóstico fechados ou não e cada dia aprendo mais.
Estou muito feliz.
Obrigada pela atenção e compreensão.
Fantástico! Parabéns pelo vídeo.
Tenho49 anos e sou autista.
Quando as pessoas aprenderem a praticar o amor ao próximo,o mundo será um lugar melhor a todos.
É isso aí! Obrigado pelas palavras!
Exatamente isso. ❤❤
Quanta gente inteligente, interessante... Nosso universo se amplia quando a gente compreende quanta riqueza há em perceber o outro em todo o seu potencial, sem rótulos, sem preconceitos.
Amei o título, a metáfora da ponte , o arco íris de vozes e personalidades, estou indicando para todo mundo - família , profissionais de educação, profissionais de saúde, todos.
Que ótimo, Juliana! Muito obrigado! Mais pessoas serão beneficiadas, graças a pessoas como você, que compartilham! ;)
Extremamente importante!
Deveria ser obrigatório que pais e profissionais da educação, assistissem, para entenderem melhor o mundo do arcoíris.
Eu tive o start de buscar o diagnóstico para minha filha, lutei muito, depois de um tempo, consegui. Minha filha foi diagnosticada com autismo nível 3. Ela era não verbal, atualmente com terapias e fono ela passou a verbalizar. A terapia é fundamental, gostaria de ter tido isso tbm quando criança. Meus pais não tiveram essa sensibilidade, mesmo minha mãe sendo da área da saúde.
Tem razão, terapias são importantes, de preferência o mais cedo possível. Sempre podemos evoluir.
Você nao tem noção de como me ajudou com seu comentário,meu filho foi diagnosticado com autismo leve a pouco tempo ele não é verbal ,está fazendo terapia de segunda a sexta ,seu comentário me deu esperança.
Impossível ser mãe atipica e não chorar com este documentário! Meu filho tem 3 anos e dói demais saber as coisas e situações desagradáveis que aguardam meu filho, pelo fato da desinformação de grande parte das pessoas...toda a minha gratidão a quem produziu e a quem colaborou e dividiu sua história conosco!
Obrigado pelas palavras, Fernanda! Espero que os autistinhas de hoje e de amanhã sofram menos do que nós sofremos ! 💜
Parabéns pelo documentário...muito bom...sou Psicopedagogo com pós graduação em ABA para intervenção em autismo e deficiência intelectual e acho de extrema importância materiais como esse para que as pessoas compreendam e entendam sobre as "multifacetas" do autismo e assim, através da informação tentar fazer com que o preconceito referente ao autismo acabe e que as pessoas comecem a enxergar o outro como ele é, independente de como "ele" se apresente. Parabéns por todas as pessoas que deram os seus depoimentos.
Muito obrigado pelas palavras! 💜
Um trabalho impressionante e um registro que mostra o autismo cono ele é, desmascara profissionais da saude despreparados que acham que sabem, evidencia para os neurotipicos como o autista se sente e torna leve a alma. Parabéns e muito obrigado.
Eu agradeço imensamente por poder ouvir as histórias de cada um. Tem pouco tempo que descobri que meu filho de 7 anos é autista. Eu tinha desconfiança mas os profissionais e as pessoas da família diziam que ele não parecia ser autista. Muito obrigada por me darem um norte.
Obrigado pelo seu depoimento, Luciana! Fico feliz que tenhamos ajudado.
Esse documentário tem que ser muito divulgado...amei!!!
Muito obrigado! Compartilhe! :)
Documentário necessario para todos os profissionais da educação! Quem sabe vocês gravam um documentário para os professores conseguirem acolher as necessidades dos alunos autistas baseado na experiência de vocês!
Muito obrigado pelas palavras e pela sugestão, Silvana! ;)
Sensacional, incrível! Autismo por autistas, melhor forma de aprender.
Obrigado, Elizandra!
Que fantástico! Auxilia muito a pessoas entenderem o que está acontecendo com elas próprias, não se sentirem diferentes... Eu sempre me senti diferente, estranha, usei máscaras... Até ter meu filho com 30 anos. Ele foi diagnosticado autista com 2 anos e foi com ele que percebi que eu também era autista, pois somos muito parecidos. Engraçado como todos nós temos uma infância e adolescência comum, né?
Parabéns, amei!
Obrigado, Yara!. É verdade, nossas histórias são muito semelhantes, né.
Como é importante ter empatia, perceber o próximo e saber lidar com as diferenças. Documentário riquíssimo, gratidão!
Muito obrigado, Juliana! :)
Nossa, recebi essa indicação de video da psicologa com quem estou fazendo analise e me identifiquei na pele de todos,, hoje na fase adulta com 38 anos, tendo que reprimir e tentar contornar, me adaptar as pessoas a minha volta e a forma que elas viviam, entendi o tanto de prejuizo que tive, mesmo ainda não sendo diagnosticado, mas é bem nitido as caracteristicas que tive na infância, hoje tenho alguma delas como o stim de cantarolar em momentos de hiperfoco, estresse ou tristeza. Esse documentário foi libertador.
Que bom! Fico muito feliz em saber que te ajudou desse modo! 🥰
Parabéns pelo belíssimo documentário. Os entrevistados trouxeram experiências muito ricas e contribuíram para desmistificar o TEA.
Muito obrigado pelas palavras, Solange! :)
Com certeza, mas sem romantizar. Penso ser sofredor quem é, sempre foi na verdade por não ser diagnosticado precocemente, descobrindo só na idade adulta. Quando muito falam ser um alívio, libertador, acredito ser no sentido de tudo e todo comportamento dito esquisito e estranho ao longo da vida, agora ter um sentido, uma causa.
Apaixonada pelo documentário 😱🥰❣️
Sou mãe de uma menina 2 anos e 9 meses , autista com diagnóstico recente... Agora suspeito e vou atrás de acompanhamento para minha filha adolescente de 13 anos. E não vou atrás de diagnóstico pra mim, mas tenho certeza que também sou.
Quero ajudar minhas filhas a não sofrerem com sua condição... 🙏🏻🙏🏻🙏🏻❤️
Muito bom esse documentário! Tenho uma filha de 10 anos que só agora estamos em busca do diagnóstico de TEA ...
Eu já tinha desconfiado antes porém ouvi da pediatra dela " Autista não fala, não olha nos olhos...sua filha só é muito tímida e distraída"
Só que ela sempre andou nas pontas dos pés, e balança as mãos e tem muita dificuldade em se socializar...
Obrigado! É lamentável o que alguns profissionais fazem. Espero que consiga uma avaliação com qualidade!
Tomara mesmo 🙏🙌🏻
Sou mãe de duas crianças autistas um leve e outro moderado, estou encantada por esse vídeo, e por toda a informação que ele trás as pessoas, posso dizer com toda a certeza que conhecimento é TUDO!!!! E precisamos dar voz aos nossos autistas, eu como mãe de dois autistas já passei por caso sérios de puro ódio e preconceito pelos meus filhos serem autistas! Já ouvi pessoas dizendo que eles eram doidos, malucos, saquinhos de problemas e que eu merecia ter filhos assim por ai vai.... precisamos muitooo divulgar esse documentário maravilhoso para que as pessoas conheçam cada vez mais e possamos fazer valer nossos direitos!
As pessoas podem ser muito cruéis, por pura ignorância. É contra esse tipo de coisa que nós trabalhamos, sempre. Mas pense como dizia Gandhi: "não vou deixar que eles andem na minha cabeça com seus pés sujos", ou seja, não deixe as palavras dessas pessoas te fazerem sofrer, não. Obrigado pelo seu relato!
a maior loucura dessas pessoas que falaram isso com seus filhos são elas mesma, pessoas crueis infeliz na vida invejosa arrogante quê não aceita felicidade alheia, e taxa o autista muitas vezes de doido sem ser, sendo quê na verdade a ignorância faz essas pessoas loucas, as vezes eu me pergunto se essas pessoas são ignorante ou loucas por não ver diferenças gritante entre autista e doidos, infelizmente minha querida esse mundo não vai pra frente por conta da maudade humana quê e grande, falta de empatia, mais não podemos esperar nada de bom dessa humanidade doente, sem respeito e amor ao próximo
fiquei muito tocado e triste por essas pessoas infelizes o quê fizeram com seus filhos, bom abraço pra eles, e felicidade para sua familia
Tenho 36 anos de idade, na busca de me entender melhor, alguns acontecimentos da minha vida... assisti vídeos sobre depressão, ansiedade, bipolaridade... até que apareceu sobre autismo em adulto, me identifiquei com 99% dos "sintomas" relatados, já marquei psiquiatra/psicólogo pois preciso de ajuda em saber de fato o que eu sou, mas não me sinto "normal"... Gratidão por esse documentário 🦋
Que preciosidade este documentário. Precisamos de formações dentro das escolas, a Educação Especial pede por socorro, muitos professores não estão preparados, assim como médicos, enfermeiras e dentistas etc.
Verdade, há muito o que se avançar e aprender sobre esse tema, ainda. Obrigado pelas palavras! 💜
Obrigada por este esclarecimento ,rezo por chegar um dia que o autista seja olhado com bons olhos ,que acha inclusão social, que vocês possam ser olhados como seres humanos normais apenas com suas dificuldades, eu tenho uma netinha de 2 anos que foi diagnosticada com autismo, é super carinhosa e inteligente. ❤
Fui diagnosticado mês passado aos meus 22 anos de idade. Foi incrível, me ajudou a me descobrir como pessoa. Ótimo documentário, parabéns à todos!
Que documentário brilhanteee!! Estou me formando em fonoaudiologia e sou apaixonada pela área do autismo. Obrigada a vocês por me darem a oportunidade de ouvir vocês!
Que massa! Eu sou fono.
Obrigado, Larissa!
Eu fiquei até emocionado porque me identifiquei em cada um dos depoentes.
Desconfio que muita gente ainda esteja vivendo sem o diagnóstico, muita gente mesmo...
Provavelmente, sim, Elis... Infelizmente!
3 anos depois que é hoje aprendi muito com vocês e intendo que temos que usar o melhor de nós para seguir em frente
Eu tenho 35 anos. Sempre sofri muito: Stim, restrição alimentar, hiperfoco, pensamento rígido, muitas coisas e principalmente o desconforto em conversar com o outro. Estou lutando para consegui grana para os testes neuropsicologicos.
Imagina diagnóstico de autismo nos anos 70...
Que documentário maravilhoso! Sou psicóloga e foi extremamente rico e um espaço fundamental para que os autistas possam colocar o que sentem!
Que bom que gostou! Muito obrigado! 😉💜
Autista é um ser brilhante de um grande coração e sensibilidade mediúnica
Na verdade, não.
Alguns podem ser brilhantes e ter um grande coração, mas a verdade é que somos muito diversos.
Por isso a extrema importância do Autismo ser diagnosticado o quanto antes.
Temos que diagnosticar precocemente e acompanhar com estímulos diversos para que no futuro ele não se ache um coitadinho e as pessoas apendam a admira-lo.
Quanto antes melhor, isso mesmo! ;)
Incrível e necessário, esse documentário sobre diagnóstico tardio, dito por pessoas reais, que sentem isso na pele todo dia! Infelizmente os neurotipico ainda tem aquela visão dos filmes, que autismo é só o nível 3. Lindo conteúdo, mesmo!
Muito obrigado, Fabio! 🥰
A Polyana Sá canta e toca muito!!! ❤❤❤❤❤
Siiiim, ela é multi talentosa, incrível!
Infelizmente uma realidade muito triste ,meu neto de 5anos se identifica com muitos sintomas e anda em circulos durante muito tempo,ontem passou em uma psiquiatra que destratou minha nora dizendo que meu neto era normal e que as pessoas estavam assistindo muitos vídeos sobre autismo e achando que tudo era autista minha nora está arrasada pois quer ajuda para poder ajudar seu filho e infelizmente não tem pois os médicos são caros e também a médica disse que meu neto só é timido tenho orado para saber como ajudar.
Chorei de emoção. Obrigada por esse documentário. Tenho uma filha autista de 3 anos, linda e muito amada💖
Que bom, Izabele! Obrigado!
Documentário excelente! Minha filha tem 14 anos e está em avaliação. Percebo que os profissionais não estão preparados, desde escola até médicos. Sempre precisei orientar as escolas sobre o comportamento dela e nunca ouvi um feedback de ninguém e ela sofria muito. Percebi cedo que ela precisava rodar e quando ela quis ir a uma psicóloga aos 11 anos eu aprovei na hora, tinha esperança da psicóloga perceber, mas não. Precisei pedir, infelizmente, uma indicação de uma profissional especializada no assunto. Então, estamos neste momento. As vezes fico triste comigo por não ter insistido mais, mas olhando pra traz eu vejo que pedi ajuda de vários profissionais. Em casa, nós sempre a respeitamos como ser humano e já entendíamos estas diferenças como características pessoais, pra gente não faz diferença, mas ela sofre para viver no mundo. Ela precisa de muito suporte no dia a dia e apresenta vários comportamentos apresentados aqui, principalmente como os da Alice. Muito obrigada!
Obrigado pela mensagem, Rose! Fico feliz que tenha havido essa identificação! Você fez a sua parte, não precisa se culpar... Muitos profissionais não estão preparados, mesmo, infelizmente... Por isso fazemos esse trabalho de conscientização.
Adorei este documentário, meu filho é autista ele tem 15 anos e o diagnostico veio aos 5 anos ele andou rapido com 11 meses, saiu das fraldas cedo antes dos 2 anos porem babava muito e so foi comecar a falar com 5 anos ate chegar ao autistimo ele foi hiperativo , timido , estranho e déficit de atenção hoje aos 15 anos toma remédios pois nao dorme com facilidade alem do autismo ele é f70 tem atraso aprendeu a ler com 14 anos se desenvolve devagar no tempo dele
Obrigado!
Parabéns ao pessoal do documentário, é de utilidade pública. Desejo que todos que estão no TEA possam realizar o seu potencial máximo!🙌
Muito importante saber do autismo por autistas.Esclarecedor....Gratidão.
Muito obrigado!
Excelente documentário! Muito obrigada, necessitamos de mais documentários assiim... Motivador e sobretudo, permite entender que cada pessoa com autismo pode conseguir todo aquilo que se proponha. Fica em nós a forma de enchergar e fazer o nosso melhor para contribuir e ajudar-los.
Devem existir políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência, cultura, cidadania voltadas para esclarecimento, formação, capacitação, cuidado de TEA.
Documentário que amplia muito minhas ações pedagógicas. Olhar cada um, um e auxiliar no crescimento holístico de cada. Obrigada pelo presente.
Fico feliz em saber que ajudou nesse sentido. 🥰
Documentário maravilhoso .
#autismojuntossomosmaisfortes💙
Muito obrigado, Cecília! :)
Fantástico esse documentário, sou mãe de um autista de 12 anos entrando na adolescência, esse documentário me ajudou a enfrentar essa nova fase. Obrigada
Que bom! Fico muito feliz em saber disso, Vilma! Muito obrigado!
Eu estou assinto e dando muita risada. Estou descobrindo esse mundo agora, ainda não tenho diagnóstico, mas estou percebendo que me encaixo em muito do que tenho estudado sobre autismo. Estou rindo porque estou percebendo agora que eu não sou o único "estranho" rsrs. E eu sempre achei que os outros é que eram diferentes. Nunca entendi a cabeça alheia. Aprender sobre o autismo tem me dado um conforto gigantesco.
Incríve este documentário, seria bom se todos os educadores tirasse um tempinho pra assistir, assim seria menor as desvantagens com esta diversidade .Pra mim foi mais um aprendizado, parabéns a todos.
Muito grato pelas palavras, Luiza! Fico feliz em saber! :)
Eu escuto a mesma música dezenas de vezes seguidas...já vi um vídeo mais de 80x ... escuto o mesmo álbum por meses. Ninguém pode andar do meu lado esquerdo ...não uso relógio nem pulseira no braço esquerdo... gosto de rotina... não suporto choro de cachorro , tic toc de relógio ... e por aí vai...
Me identifico muito com muitas coisas que foram faladas aí… Mas, sendo adulta, mulher, que “consegue” trabalhar e “consegue” namorar, que fala olhando nos olhos (como já ouvi de um profissional), parece meio impossível chegar no diagnóstico (caso eu realmente faça parte do TEA).
Pela primeira vez, quando eu nem pensava mais tocar no assunto com nenhum profissional, comecei a fazer terapia com uma nova psicóloga, que no primeiro dia já desconfiou dessa possibilidade, e está me ajudando no processo de tentar confirmar (ou não) esse diagnóstico… Por enquanto, o que tenho de diagnóstico médico é: depressão, TDAH, traços de TOC (isso a médica psiquiatra não fechou ainda) e SII…
Vamos ver se chego em algum lugar ou desisto de descobrir porque sou como sou, porque me sinto desde sempre um peixe fora d’água, “a estranha”, “a esquisita”, “a diferente” (como ouço desde sempre). 🙏🏽
Obrigada por esse documentário!
É muito difícil mesmo, Mila, especialmente para mulheres! Temos um outro vídeo curtinho aqui no canal que mostra um pouco da incompreensão da sociedade sobre as mulheres autistas.
Boa sorte aí!
@@paradoxa_autismo obrigada! E vou assistir este outro vídeo 😊
Maravilhoso documentário!!Tenho um filho de 3 anos que ao que tudo indica está no expectro.
Muito obrigado! 💜
Sei muito bem como é isso nossa no trabalho as pessoa olha para mim de um forma diferente nossa eles acham que nós não percebemos isso
Parabéns!!!! Precisamos de informações como essas para melhor compreender o que é o autismo e as pessoas autistas. Excelente trabalho!
Muito obrigado, Anderson! 💜
Parabéns pelo excelente documentário!!! 👏🏼👏🏼👏🏼 Gratidão! 🙏🏽
Ser diagnosticado tão tardiamente, por muita bênção de Deus não tiveram grandes prejuízos, como a fala, por exemplo.
É complicado, passamos por muitos perrengues, mas todos somos capazes de aprender e evoluir. Obrigado pelo comentário! :)
Mas de comunicação sim, infelizmente.
Este documentário é maravilhoso, eu como professora consigo ver meus alunos na sala de aula, no espaço escolar e nas atpcs e, que agora me faz olhar para eles com outros olhos.
Parabéns!!!!! As histórias são maravilhosas. Eu me emocionei, obrigada por tanto! Um abraço carinhoso.
Obrigado, Ana! Um abraço igualmente carinhoso!
Estou impressionada. Precisamos divulgar 👏👏👏👏
Siiim, compartilhe à vontade! Muito obrigado!! :)
Sensacional!!!
Recebi o diagnóstico da minha filha há 6 meses e desde então tenho estudado muito e desconfio bastante (pra não dizer que tenho certeza) que eu também sou autista.
É libertador ouvir outros falarem
Obrigada
É muito válida uma avaliação!
Muito obrigado, Giovanna!
Caros, vocês foram sensacionais neste documentário. Obrigada pelo rico conteúdo e pela alegria de poder ampliar ainda mais a minha visão e compreensão! Parabéns à todos que permitiram esse resultado poderoso! Que seja um forte auxiliar para outros que estão buscando esse entendimento e diagnóstico. Que o mundo se torne mais sensível ao Autismo e suas manifestações! Um forte abraço e uma linda vibração de carinho para todos vocês!!
Que mensagem linda, Elaine! Muito obrigado!
Já assisti esse documentário dezenas de vezes. 😊❤
Parabéns pelo documentário.Tenho autismo leve e me senti muito bem representada.
Fico feliz em saber que se sentiu representada! Obrigado, Marcella! 💜
Minha mulher se diz convicta e que eu sou autista visto que nosso filho é autista e nossos comportamentos são bem idênticos até na questão de costumar se isolar e ter a dificuldade de me relacionar com pessoas que não conheço, mas oi diagnóstico de fato é muito difícil.
Verdade, Richardson, é muito difícil encontrar bons profissionais, que avaliem de verdade. É comum que haja outros autistas na família, mesmo.
Assisti chorando. Ainda não aceitei como sou, vivo me perguntando "por que comigo?"
Confesso a você, Cecília, que quando recebi meu diagnóstico, eu também fiquei com raiva e triste por pensar que tudo o que eu havia sofrido na vida havia sido por causa do autismo. Mas depois, refletindo melhor, entendi que nós nunca iremos saber como a vida teria sido sem o autismo. Ele não é algo que possa ser destacado de mim e jogado fora. Ele não me define, mas está presente em tudo o que sou e em tudo o que faço. Portanto, ele está presente não só nas coisas negativas, mas nas positivas também. Sem ele, eu não seria eu. E a minha existência é tão válida quanto a de qualquer outra pessoa. Eu não precisaria ser outro para ser melhor nem mais feliz. Espero que essa seja só uma fase e você possa se aceitar um dia. Um abraço!
Que documentário esclarecedor! aprendi muito hoje assistindo....tenho alunos autistas e estou buscando conhecimento para saber mais sobre eles. Parabéns .
Que bom que gostou! Fico feliz! Obrigado! 💜
muito bom! Palavras tocantes e pertinentes a reflexão. Gostei a analogia da ponte e das bolas brancas e bermelhas.
Me identifiquei com esse documentário. Tenho um irmão diagnósticado e estou em busca do meu diagnóstico. Minha psicóloga já me ajudou a me encontrar. Eu sei que tenho asperger graças a ela, mas estou em busca de um diagnóstico com um médico que um dia irá me ouvir, até porque o fechamento de um diagnóstico não é simples.
Olá! Torço pra que consiga uma avaliação de qualidade! Não é simples mesmo... tem que ser bem feita... boa sorte! :)
Parabéns aos diretores deste documentário, parabéns as pessoas que participaram e deixaram as nós tantas lições. Muito necessário este material. Gratidão!
Muito obrigado! 🥰
Muito, muito bom.... amei todos. Quanto aprendi com vocês!!! Obrigada, um grande abraço!!
Documentário maravilhoso 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️🙌🙌🙌👏👏🙏🙏🙏🙏
FAA é fenótipo ampliado do autismo. Algo muito importante.
Sim, é uma ideia que faz referência a quem não preenche todos os critérios de TEA, o que não é o caso dos participantes desse doc.
Parabéns pelo excelente trabalho. Vou guardar para mostrar ao meu marido, meu filho é autista e preocupa-me muito como a sociedade o vai aceitar. Ao ver estas pessoas maravilhosas percebo um pouco o que provavelmente vai se passar com ele. Obrigada
Obrigado, Patrícia!
Maravilhoso documentário! Parabéns!De grande relevância, principalmente pelo fato de ser relatado por quem vive o autismo, por quem sente e sabe o que é ser autista 24horas por dia.
Tenho um filho de 10 anos com autismo, foi muito esclarecedor o relato de vocês. Gratidão 🙏
Muito obrigado! :)
Fantástico!! Quem tem em seu núcleo de vivência um autista, mais do que nunca, deve assistir!!! Divulgando para "Deus e o mundo"!!
Gratidão galera por impulsionar e tentar fazer um mundo melhor para vcs (e os nossos) autistas!!😍🥰😘
Agradeço muuuuito! Com essa divulgação, a gente consegue ajudar a mais gente! Muito obrigado!
Encantada e totalmente emocionada com este filme. Minha filha teve o diagnostico este ano, aos 21 anos. Fiquei mal por nao ter percebido antes, eu achava que eram caracteristicas dela. Consigo ver varias caracteristicas dela nestes depoimentos❤
Que bom que houve essa identificação! Obrigado pelas palavras! 💜
@@paradoxa_autismo 💕💕
Parabéns 👏👏. Ficou mto bom. Me emocionei mto. Me imaginei no lugar das mães q n tem o diagnóstico dos filhos e ficam perdidas sem saber o q fazer. E ainda tem q ouvir q seu filho(a) é doido.
Obrigado, Cris!
Parabéns. Daria mil.curtidas se fosse possível 😍😍😍😍😍😍😍
Ah, que maravilha!!! Obrigado, Adriana! :)
Eu tb
Que incrível, sem palavras. Vídeo revelador e muito bem feito
Que bom que gostou! Obrigado pelas palavras! 🥰
Tenho 48 anos e estou em avaliação para diagnóstico de autismo. Sempre me senti diferente, "inadequada" ...
também tentei suicídio aos 10 anos (comecei a tomar todos os comprimidos q tinha em casa...minha mãe descobriu e me bateu) e aos 17 anos ( tomei um copo de querosene e fui para o curso de datilografia ...rs). O diagnóstico vai explicar muita muita coisa.
Muito impactante o seu relato. Sinto muito por isso, Renata!
Sou professora e amei o documentário ! O curso sobre Educação Especial que estou fazendo me levou a assistir o documentário e quantas coisas aprendi desde então.
Que ótimo isso, Celia! Muito obrigado! 💜
interessante o vídeo
Faz a gente refletir, ótimo documentário👍
Às vezes me dá nojo da ignorância das pessoas e pena que elas sentem de mim. Amei o doc e soube através de uma pesquisa no Google.
Fico feliz que tenha gostado! Muito obrigado pela sua mensagem! 🙂
Maravilhoso! Amei demais! O mundo precisa ver! Parabéns!!👏🏻👏🏻👏🏻💞
Obrigado, Fabiana! Compartilhe! ;)
Gostei muito, tenho 14 anos, e por conta da pandemia nn tô afim de fazer consulta com algum profissional agr, mas ando desconfiada a um tempo, tô fazendo alguns pesquisas durante uns meses aí, é eu sei q talvez eu n descubra só, mas oq vale é tentar, e mesmo q eu n faça parte do espectro, nn vou ter a msm falta de conhecimento q eu tinha antes.( Ps: fico feliz, q estejam bem agr 🧡)
Que bom que gostou! :) É isso aí! Conhecimento nunca é demais e o autoconhecimento é um aprendizado constante! Boa sorte na sua busca, e conte com a gente no que pudermos ser úteis! ;)
Incrível!!!!! O mundo precisava desse documentário!
Obrigado! ;)
Muito bom! Um alerta à sociedade de modo geral, mas mais ainda informação, e só ela para acabar com o preconceito. Muito lindo! Adorei!
Muito obrigado, Gislene! :)