Qual batismo é bíblico? Por que tantas interpretações? | Ao vivo com Luiz Sayão

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 28 ก.ย. 2024
  • Batismo Bíblico? De onde surgiu? Quem criou? Os judeus batizavam? O batismo salva? É só símbolo ou tem poder espiritual? Qual é a forma correta? Não há um só batismo? Por que aspersão, imersão e afusão? Existe batismo pelos mortos? Como entender tantas águas desde João no Jordão? Com a explicação do mestre Sayão!
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    REDES SOCIAIS
    Instagram:
    @luizsayao
    Facebook:
    @luizsayao
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    CURSOS
    “Quem mexeu no meu livro?”:
    plataformabras......
    Hebraico Bíblico:
    go.hotmart.com...
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    E-mail para contato:
    sayaocontato@gmail.com

ความคิดเห็น • 85

  • @magdaliduares4502
    @magdaliduares4502 2 วันที่ผ่านมา +1

    João Batista ,foi Deus enviou ele antes , senhora já velha marta e seu marido sacerdote Zacarias ,p ter está criança o João p vir , batismos e chegar batizar seu filho amado Jesus batismo nas águas ,e batismo espírito santo e o batismo do fogo este três Cristão recebem

  • @magdaliduares4502
    @magdaliduares4502 2 วันที่ผ่านมา +1

    Todas vezes uma pessoa toma ,suas verdadeiras atitudes de se arrepender e entregar Deus e converter senhor,tem ser dia está adulta quer arrempeder e pedir perdão Deus ,quer nascer de novo ,de colocar Deus em primeiro lugar desapegar mundo sujo ,se lavar alma passe buscar espírito santo dizer és me aqui senhor usa me aqui senhor ,faça suas vontades em mim ,pois de que adianta ganhar o mundo inteiro se perder minha alma Deus os abençoe e proteja sempre amém obrigado por tudo pai

  • @peser71
    @peser71 วันที่ผ่านมา +1

    Brilhante explanação sobre o assunto. 😊

  • @Leumas.00000
    @Leumas.00000 วันที่ผ่านมา +3

    O batismo infantil é uma prática que reflete a inclusão dos filhos na aliança de Deus com Seu povo. Assim como no Antigo Testamento a circuncisão era o sinal da aliança com Abraão e seus descendentes, incluindo as crianças (Gênesis 17:10-12), o batismo no Novo Testamento é visto como o novo sinal da aliança, aplicável a todos os que pertencem ao povo de Deus, incluindo os filhos dos crentes.
    Pedro, em seu discurso no dia de Pentecostes, proclamou que a promessa do Espírito Santo e do perdão dos pecados é para todos os que crerem e forem batizados: *“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”* (Atos 2:38-39).
    Aqui, Pedro deixa claro que a promessa de Deus não se restringe aos ouvintes adultos, mas se estende a seus filhos, como membros da comunidade da fé. Essa inclusão das crianças na promessa de Deus implica que elas também devem receber o sinal visível dessa aliança, que é o batismo.
    Além disso, vemos em várias passagens do Novo Testamento que famílias inteiras foram batizadas quando seus líderes creram. Em Atos 16:15, Lídia, que era uma vendedora de púrpura, é batizada juntamente com toda a sua casa: *“Depois de ser batizada, ela e os de sua casa, nos rogou dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.”* Aqui, “toda a sua casa” sugere que não apenas adultos, mas todos os membros da família, possivelmente incluindo crianças, foram batizados.
    Da mesma forma, em Atos 16:33, o carcereiro de Filipos, após ouvir o evangelho e crer, é batizado com todos os seus: *“Tomando-os consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões dos açoites; e logo foi batizado, ele e todos os seus.”* Essa prática de batizar toda a família reforça a ideia de que o batismo se aplica a todos os membros do lar, independentemente da idade.
    Em 1 Coríntios 1:16, Paulo menciona que batizou a casa de Estéfanas, mais uma evidência de que as famílias, incluindo crianças, foram incluídas na comunidade de fé pelo batismo. Paulo também relaciona o batismo com a circuncisão em Colossenses 2:11-12, dizendo que fomos "circuncidados" em Cristo através do batismo. Assim como a circuncisão era aplicada aos filhos dos judeus como sinal de inclusão na aliança, o batismo, como o sinal da nova aliança, deve ser administrado aos filhos dos crentes.
    Portanto, o batismo infantil não é apenas uma tradição, mas uma expressão da graça de Deus que inclui as crianças na aliança da fé. Ele afirma que, assim como os adultos, as crianças também são beneficiárias da promessa de Deus e parte da comunidade da fé. O batismo infantil simboliza a inclusão dos pequenos na igreja e é um lembrete de que a salvação é um ato de Deus, não baseado na nossa capacidade de compreender ou de responder conscientemente, mas na Sua graça e promessa.

    • @jandecirantoniobarbosa
      @jandecirantoniobarbosa วันที่ผ่านมา

      @@Leumas.00000 Excelente exposição!
      Deduzo, pela pontualidade que você colocou cada palavra, que seja membro da Igreja Presbiteriana?!
      Esse povo (os presbiterianos) são águias, não engolem qualquer coisa!
      Parabéns,

    • @marcosdiego9060
      @marcosdiego9060 วันที่ผ่านมา

      ​@@jandecirantoniobarbosa Não batizar cria'nças é uma novidade teológica do século XVI, todas as igrejas antigas batizam crianças. Lista abaixo em ordem cronológica.
      - Igreja Católica mais de 2 mil anos (fundada por vários apóstolos)
      - Igreja Ortodoxa Copta independente desde 451 d.C (fundada pelo evangelista Marcos)
      - Igreja Assíria do Oriente independente desde 484 d.C (fundada pelo apóstolo Tomé)
      - Igreja Ortodoxa Síria independente desde 551 d.C (fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo).
      - Igreja Apostólica Armênia independente desde 554 d.C (fundada por apóstolo Tadeu e Bartolomeu)
      - Igreja Ortodoxa (bizantina) independente desde 1054 d.C (fundada por vários apóstolos)
      Obs: Todas essas igrejas tem a mesma compreensão teológica sobre o batismo.
      Denominações mais antigas protestantes.
      - Luteranos
      - Anglicanos
      - Presbiterianos
      - Metodista
      Todas essas batizam cria'nças.
      Já as outras denominações principalmente depois do século XVII, com exceção dos anabatista que são anteriores, passarão a não batizar cri'anças.
      Obs: Cada denominação ou ramo tem sua própria compreensão do batismo, e diverge entre si, em vários aspecto sobre o batismo.

    • @enedyfranco2205
      @enedyfranco2205 วันที่ผ่านมา

      ​​​@@Leumas.00000 boa noite eu sou batista, mas não sou hidrolotra, minha pergunta não é zombeteira, gira em torno do tradicionalismo religioso no que tange a hipótese de uma geração após conversão genuína de arrependimento e pelo simples costume familiar de batizarem os filhos recém nascidos sem a consciência real da ortodoxia sobre a nova aliança ou mesmo da ortopraxia ou seja não pertencerem a uma comunidade de fé cristã de forma bíblica edificante, batiza-se ou não batiza-se mediante o pedido de batismo?

    • @Leumas.00000
      @Leumas.00000 วันที่ผ่านมา +1

      @@jandecirantoniobarbosa Sou de uma igreja Reformada independente (Calvinista). Lembra bastante uma igreja Presbiteriana.

    • @jandecirantoniobarbosa
      @jandecirantoniobarbosa วันที่ผ่านมา +1

      @@Leumas.00000 Imaginei!!!
      No último estudo que ministrei, abordei o Neo-Pentecostalismo x Protestantismo Raiz... Expus os RESULTADOS a médio e longo prazo de ambos... A diferença é estrondosa!
      Como eu gostaria que os Holandeses tivessem permanecido em Recife e plantassem igrejas reformadas no Brasil! Hoje, seríamos um país de primeiro mundo!!

  • @sarahmoretti3603
    @sarahmoretti3603 2 วันที่ผ่านมา +1

    Sayão, obrigada por tudo ❤ Obrigada de coração, vc me faz tão bem, explicando as coisas do Reino com tanto amor, tanta paz. Vc colaborou muito com minha transformação

  • @davidmachado9916
    @davidmachado9916 วันที่ผ่านมา +2

    Batismo por aspersão não tem fundamentos Bíblicos. Como João Batista batizava?

    • @peser71
      @peser71 วันที่ผ่านมา

      Assisti um filme em que João Batista pega um pouco de água com as mãos e derrama sobre a cabeça de Jesus 😅

    • @jandecirantoniobarbosa
      @jandecirantoniobarbosa วันที่ผ่านมา

      @@davidmachado9916 O batismo Cristão necessita basicamente de 3 elementos:
      *Batizador,
      *Batizando,
      *Água.
      O que for acrescentado à isso, é tradição humana!

    • @joelsonfgomes_
      @joelsonfgomes_ 7 ชั่วโมงที่ผ่านมา

      @@davidmachado9916 aspergindo. Ele fazia algo análogo as purificações do AT (Jo 3.22-25), por isso confundiram o que João fazia com as purificações. Todas as purificações que alguém fazia sobre outra pessoa com água era aspergindo, nunca mergulhando.

  • @marciorosa74
    @marciorosa74 2 วันที่ผ่านมา +3

    Nenhuma passagem de batismo de criança. Apenas apresentação.

    • @jandecirantoniobarbosa
      @jandecirantoniobarbosa 2 วันที่ผ่านมา +3

      Não tem nenhuma passagem na Bíblia que contextualize apresentação de criança, como é feito hoje... Aliás, essa prática evangélica resume-se a sincretismo religioso!

    • @Leumas.00000
      @Leumas.00000 2 วันที่ผ่านมา +1

      O texto que usam para apresentação de crianças é Lucas 2: 22. O problema é que só usam o versículo isolado como sempre. No versículo anterior, o 21, fala que Jesus foi circuncidado ao 8º dia de nascido. Prosseguido no versículo 23, fala que só o primogênito do sexo masculino é apresentado no templo. Seguindo para o versículo 24, diz que após a apresentação deve ser entregue em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos.
      Resumindo: Para o judeu, passo a passo:
      1° Circuncisão ao 8 dia (homens);
      2° Se primogênito, homem, sera apresentado no templo;
      3° Apos a apresentação sacrifício se 2 rolas ou 2 pombos.
      Ou seja não tem base bíblica para cristãos estarem apresentando filhos na igreja. Porque era algo intrínseco ao judaísmo. Pra vocês verem que para o judeu nem o segundo filho homem e nem as mulheres eram apresentados no templo.

    • @jandecirantoniobarbosa
      @jandecirantoniobarbosa 2 วันที่ผ่านมา +1

      @@Leumas.00000 Parabéns ao quadrado para você!!!
      👏👏👏

    • @LuizSayãoOficial
      @LuizSayãoOficial  2 วันที่ผ่านมา

      Não é o caso ... Jesus foi apresentado

    • @LuizSayãoOficial
      @LuizSayãoOficial  2 วันที่ผ่านมา

      Não é o caso

  • @sergioricardozanette
    @sergioricardozanette วันที่ผ่านมา

    Creio que muitos se prendem a ritualística, a qual entendo como expressão da fé, do que com a compreensão que a verdadeira conversão que é íntima e só entre o convertido e Deus. Por óbvio que certos exageros ritualísticos devem ser evitados e parâmetros condizentes com a fé devem ser observados. Excelente explanação. Muito obrigado!

  • @vamos_refletirjuntos
    @vamos_refletirjuntos 14 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Boa tarde, pastor. Gostaria de saber qual a diferença do batismo de João e o que Jesus instituiu. Por que Paulo rebatizou os discípulos de João em Éfeso? Não era válido? O batismo cristão não envolve arrependimento, como o de João?? Obrigado!

  • @Kelly-ok9ce
    @Kelly-ok9ce วันที่ผ่านมา

    Professor Luiz Sayão e aquele versículo que fala do batismo com o Espírito Santo e com fogo, que batismo com fogo é esse?

  • @josiasandrade1
    @josiasandrade1 วันที่ผ่านมา

    Antes de ser batizado, eu tinha um perfil de conduta alheio ao cristianismo. Quando ele se revelou, eu desejei ser incluído nele, mas, por causa da minha conduta anterior, eu precisava ser purificado. Foi por meio da palavra que fui lavado e aceito.
    Simbolicamente, por meio das águas; na prática, por meio da palavra.
    Em geral, essa é a minha compreensão sobre o batismo.
    Eu penso da seguinte forma: as coisas têm que fazer sentido; caso contrário, não serão valorizadas.

  • @Fatoserelatos10.48
    @Fatoserelatos10.48 22 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Professor, faço sempre os cortes de suas explanações pra postar nos reels das redes, o senhor é tudo o que eu queria falar e nunca consegui, e ontem mesmo eu falava sobre o batismo segundo meis estudos e aí o senhor chega com maos essa aula. Obrigada, Deus é fiel! Deus abençoe o senhor grandemente!

  • @SoniaMaria-uy1og
    @SoniaMaria-uy1og วันที่ผ่านมา

    Tem gente nos comentários que deveria ficar com as mãos nos bolsos.

  • @enzoxdbrsouzagerardt7700
    @enzoxdbrsouzagerardt7700 วันที่ผ่านมา

    O batismo,parece que era só para homens.

  • @israelsilva119
    @israelsilva119 วันที่ผ่านมา

    Boa tarde! Existe uma senhora em minha igreja que somente vai em dia de ceia. Ela pertence à IASD. Devo ministrar à ela mesmo sabendo que a IASD é uma seita?

    • @LuizSayãoOficial
      @LuizSayãoOficial  วันที่ผ่านมา +2

      Se ela está indo ... está concordando com sua abordagem. Na verdade, a escolha é dela. Não entendo que seja sua.

    • @jandecirantoniobarbosa
      @jandecirantoniobarbosa วันที่ผ่านมา +1

      ​@@LuizSayãoOficialQuanta excelência nessa resposta!!
      "Se ela está indo, concordando com a abordagem...a escolha é dela"
      👏👏👏

  • @tiego_diniz
    @tiego_diniz 2 วันที่ผ่านมา

    Muito bom a explicação da história do batismo 🙌🏻

  • @gabrieltno46966
    @gabrieltno46966 2 วันที่ผ่านมา

    Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês foram chamados para uma só esperança. Há um só Senhor, UMA SÓ FÉ, UM SÓ BATISMO, um só Deus e Pai de tudo

    • @josebenedito4838
      @josebenedito4838 2 วันที่ผ่านมา +1

      Se é um só batismo, como disse Paulo em efesios 4.
      Qual dos dois é, o de João Batista, ou o de Jesus romanos cap 6ver 3.

    • @josebenedito4838
      @josebenedito4838 2 วันที่ผ่านมา

      Esse um só Deus, não é a trindade, é o que Jesus orando disse em João cap 17ver 3, e Paulo em 1corintios cap 8ver 6, não é três pessoas distintas, e nem unicismo, é um único Deus verdadeiro, uma pessoa, o Pai.

    • @jandecirantoniobarbosa
      @jandecirantoniobarbosa 2 วันที่ผ่านมา

      @@josebenedito4838 Permita-me: O batismo de arrependimento é o de João Batista...esse só serviu por um determinado tempo (...)
      O batismo da 'gratuidade' é o de Jesus Cristo. Esse é o oficial do Corpo de Cristo (Igreja).

    • @gabrieltno46966
      @gabrieltno46966 วันที่ผ่านมา

      @@josebenedito4838 Paulo não disse nada. Efésios é carta deuteropaulina, escrita quando João Batista passou a ser um mero anunciador de Jesus aos olhos dos cristãos. Portanto, na comunidade de Éfeso só havia um batismo, que não era de João, tampouco de Jesus (até porque não há registro de Jesus batizando alguém nos evangelhos). Sobre a trindade, foi um conceito desenvolvido posteriormente para amarrar as afirmações de divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, todas constantes dos livros considerados canônicos (você provavelmente nega, mas os três claramente são Deus aos olhos dos autores neotestamentários)

    • @pescadordealmaa
      @pescadordealmaa วันที่ผ่านมา

      ​​@@gabrieltno46966batismo na água é apenas um testemunho, o batismo que Paulo fala a respeito de romanos, é a questão de morrer pra esse mundo, assim como quando Yauhushua disse a João e Tiago: importa que seja batizado com um certo batismo; Yauhushua n estava falando de batismo de água, mas da morte pra esse mundo. Então sim amigo a um só fé, um só batismo, pois mesmo batizando nas águas, isso n significa que a pessoa virou uma nova criatura, que ela nasceu denovo, nascer de novo é um processo, n acontece da noite para o dia. ainda que pessoa tenha parado de beber, fumar, ou qualquer outra obra. Se ela sente raiva, inveja, contenda, cobiça ou qualquer desses sentimentos, ela ainda é uma velha criatura, pq no coração dela está ainda toda espécie de maldade, mesmo que exteriormente ela tenha mudado as vestes ou parado com algumas obras visíveis ao homem, mas no coração dela ainda está o entendimento mundano, e só está iludida que nasceu denovo ou que pertence ao Pai. Que foi dito? Senhor não profetizamos em teu nome? Não fizemos muitos sinais e maravilhas? E o que Yauhushua vai dizer a essas pessoas? NUNCA VOS CONHECI. A questão de vcs no entenderem isso, é por causa da teologia que n sabe o que é a vida na carne, e o que é a vida no espírito, pois os tais não tem o espírito santo, afinal, foram a teologia procurar o Eterno.

  • @jandecirantoniobarbosa
    @jandecirantoniobarbosa 2 วันที่ผ่านมา +3

    Sou favorável ao batismo de crianças (e bebês) pois tem base bíblica!

    • @josebenedito4838
      @josebenedito4838 2 วันที่ผ่านมา +2

      Crianças não precisam de batismo, segundo o apóstolo Paulo, se um dos cônjuge for salvo, o filho nasce Santo, 1corintios cap 7, se nenhum dos dois forem crentes o filho é imundo como os pais, não foram levados de sua imundície mundano.

    • @jandecirantoniobarbosa
      @jandecirantoniobarbosa 2 วันที่ผ่านมา

      Nesse caso, nem depois de adulto necessitaria, certo?!
      Existem diferenças entre os batismos

    • @marciorosa74
      @marciorosa74 2 วันที่ผ่านมา

      Jesus foi batizado quando criança? Vinde a mim as crianças pois. Delas é o Reino dos céus

    • @jandecirantoniobarbosa
      @jandecirantoniobarbosa 2 วันที่ผ่านมา

      @@marciorosa74 Jesus viveu (como homem) no Novo Testamento ou ao Antigo?
      Você sabe onde começa a Nova Aliança?

    • @OFilhoDaPromessa
      @OFilhoDaPromessa 2 วันที่ผ่านมา

      ​@@josebenedito4838irmão, a mim me parece que Paulo, sim, Paulo, e não o Senhor (v.12), não estava afirmando que a criança "não precisa de batismo". O versículo a que o irmão deve estar se referindo (v.14) ensina que a presença de um crente no lar coloca a família sob a influência do evangelho, o que pode abrir portas para a salvação do filho.
      Ser santo significa ser separado para Deus (o filho aprende com os pais), enquanto ser imundo indica estar fora da aliança ou bênção de Deus enquanto o filho permanecer na ignorância espiritual resultante da omissão paterna
      Deuteronômio 24:16 deixa claro que “os pais não serão mortos pelos filhos, nem os filhos serão mortos pelos pais; cada um será morto pelo seu próprio pecado”
      Portanto, o filho não recebe "pena" de imundície dos pais incrédulos, mas é fato que sem a presença de uma influência cristã, ele estaria fora de um ambiente onde a Palavra de Deus é ensinada, ficando "imundo", fora da benção enquanto não aceita o evangelho.
      Os gentios, que eram imundos em decorrência da ignorância do Evangelho, tornaram-se sujeitos da graça, conforme Atos 10:15 (NAA): “Pela segunda vez, a voz lhe disse: ‘Não considere impuro aquilo que Deus purificou.’”
      Penso ser essa a intenção de Paulo. Paz!