Tem 41 anos depois de passar 20 deles com depressão pós álcool e muita ressaca, perdendo empregos e relacionamentos decidi arrancar essa maldição da minha vida. Pedi forças pra Deus e ele me libertou desse inferno. Hoje faz 10 meses que estou livre. Final dessa semana encontrei meus velhos amigos de copo. Todos virados a noite toda e já de manhã parecendo zumbis sujos fedendo álcool, olhei bem e àquilo me deu ainda mais forças pra continuar em saber que era naquela deplorável em que eu vivia
Estou a 2 anos levantando todo dia extremamente bem disposto, vivo, sem nenhum empecilho. Comecei a treinar e a melhorar a saúde física e mental. Tenho mais disposição para todas as atividades do dia-a-dia. Não ter ressaca é o maior privilégio que eu poderia ter. Ahhh, o meu bolso agradece todos os dias.
Bebo desde meus 20 anos todo dia, bebia muito destilado, daí a partir dos 25 passei a tomar cerveja para evitar ficar muito louco, porém nada adiantou pois eu misturei tudo, a bosta q foi é q comecei a perder a memória frequentemente, comecei a beber de manhã para dormir pq trabalho de noite e tinha insônia de dia, a última merda foi eu beber perder todos os documentos, cair de moto e acordar com um morador de rua me chamando para saber se eu estava bem, estava todo molhado de gasolina e sujo de terra, e nem lembrava direito onde estava, sem celular, com a moto quebrada, sem documentos e sem memória.
Parando de beber também, chega de ficar enchendo o rabo de bebida fim de semana, gastando dinheiro que não tenho para fuder meu corpo e ter uma falsa felicidade.
Esse alcoolismo disfarçado estava me destruindo. Eu comprava vinho malbec, 6 latinhas e bebia aos domingos. Minha segunda era horrivel e parece que só me recuperava na quarta. Eu estou fora dessa vida ha 68 dias!
Precisava muito ver esse vídeo, estou no momento de sobriedade e a pressão social é muito pesada, acredito que minha vida mudou 100%, só que manter isso não é facil.
Não é, principalmente no início. Mas vale o esforço que exige. Abandonar a nossa individualidade - sucumbir à conformidade - é um preço alto demais a se pagar por essa (falsa) aceitação social. E digo "falsa" porque tem como premissa que você não seja autêntica.
Obrigado Rafael. Tenho 45 anos e desde os 18 com a bebida social. Períodos mais intensos e outros menos. De 02 anos pra cá, percebi alterações físicas, mentais e espirituais. A recuperação cada vez mais difícil, seja de um encontro entre amigos, jantar, etc... Principalmente à noite para o dia seguinte. O que era algumas horas de ressaca, virou 1 a 02 dias. Estou há 11 dias sem beber. Quero prosseguir. Já sinto melhoras... Força 🙏😃, não estamos sós!
Eu parei de Beber álcool há sete anos. Foi difícil no início, mas foi a melhor coisa que eu fiz. A vida mudou muito para melhor. Espero que esteja firme no teu propósito. Deixei meu depoimento no canal MAIS UM DIA SEM BEBER. Vá lá, pode colaborar no teu propósito.
A 9 meses atrás eu decidi parar de fumar cigarro, com certeza foi uma das maiores batalhas que eu ja travei na vida, e minhas maior vitórias. A algum tempo atras ja estava com o pensamento de reduzir o consumo de álcool mas foi domingo passado depois de um porre daqueles que você dorme dentro do ônibus e acorda no ponto final que decidi parar de beber por completo. Queria te agradecer por ter feito este vídeo, apareceu em uma epoca extremamente importante da minha vida e tenho certeza que vai me ajudar muito!
Me identifico absurdamente com a parte de dormir no bus e acordar no ponto final! Cara, já acordei nuns lugares muito loucos por causa justamente disso. Forte abraço, irmão! Estamos juntos!
Deu pra entender perfeitamente. Vc já assistiu ao vídeo e por vezes o reassiste, pra reforçar a sua convicção de sobriedade. Os coleguinhas têm dificuldade de interpretação.
Eu não sei se na bolha que eu vivo, existe a possibilidade de ter uma reflexão assim com alguém. Há anos não ouço algo que faça sentindo e que eu me identifique tanto quanto as tuas experiências contadas aqui. Talvez eu só esteja ouvindo poucas experiências, não sei... Ou tuas experiências são muito parecidas com as minhas, vai saber... Eu já bebi assim, não bebo mais por que notei a mesma coisa, de uma maneira diferente, mas a mesma coisa. E ainda fumo cannabis por que também acho "mais gostoso", mas a algum tempo venho percebendo e assimilando o mesmo que você disse no outro vídeo. Quando você disse sobre ferramente e limitação, BUM, meu cérebro ganhou uma nova "skill", "afastou a cara do quadro". E to usando muito, não só isso, mas toda a tua experiência contada como parte da minha e tem me ajudado muito ouvir e perceber o quanto é normal, pelo menos aqui na nossa sociedade, passar por essas fases. Me identifico muito com a falta de um rito de passagem, da adolescência pra fase adulta, me enxergo como um adolescente de 15 anos fugindo de alguns problemas e vivendo nos diversos conformismos da minha bolha social. Não me sinto preparado pra trabalhar 8 horas com algo que eu não gosto (trabalhei pouquíssimas vezes na minha vida). Também gosto de escrever mas estou sem estudar maior tempão e me sinto atrasado no conhecimento, na gramática e etc... (eu sei, basta eu estudar e parar de procrastinar) Tinha deixado registrado num comentário no vídeo da cannabis que ao ouvir você falando sobre, iria parar de procrastinar e mudar algumas coisas, mas na prática não mudou muito. Mas ouvir você falando, as reflexões e os desfechos são muito esclarecedores e eu me sinto extremamente motivado a romper os padrões que não fazem sentido pra mim. Percebi agora, que alguns dos teus vídeos "foram árvores pra escalar e enxergar novos caminhos" e decidi escrever isso tudo por que sei que amanhã não vou sentir essa motivação toda... E percebi agora que eu já ia te pedir pra ser mais ferramenta e eu ia acabar me limitando... kkkkk Que doidera... Será? Enfim, queria muito conhecer pessoas com a mente igual a sua e me senti carente de uma troca de ideia tão profunda. Como faz pra trocar uma ideia com você morando do outro lado da cidade? Queria ouvir mais, consumir mais conhecimento, através da tua comunicação... Mas aí eu to me limitando, eu sei... Só que você deixa as coisas mais fáceis de entender, ou pelo menos não ouvi até hoje ninguém abordando tais assuntos como você aborda... Grande abraço!!! Gratidão pelas mensagens, e SIM, ta sendo útil pra caralh*!!!!
sinto que eu mesmo poderia ter escrito esse comentário pra mim, anos atrás. falaria mil coisas aqui, mas sinto que nada é tão importante quanto o valor e a necessidade de dedicar o máximo de esforço sincero a alguma coisa, que você é capaz de dedicar num dado momento da sua vida. não é fazer o que eu fiz, ou que fulano faz, mas o que faz sentido pra você. e isso pode ser mais difícil do que parece, porque como já explicitei em outros vídeos (como naqueles sobre a batalha interna), nós não somos uma unidade. e as forças que habitam em nós e aquelas que nos atravessam, tomam direções das mais distintas e, às vezes, contraditórias. Rafael, eu vou terminar de passar o livro a limpo, e vou lançá-lo. nele eu comunico da forma mais eficiente que fui capaz de conceber até agora, como ter + clareza, + energia e + prática, pra que você possa fazer mais do que só sobreviver ao seu dia a dia. Mas se por acaso você não tiver o dinheiro pra comprar, dá um jeito!, Kk, tô brincando, saiba que você terá acesso aos conteúdos aqui e no instagram e nos eventuais feedbacks que eu possa dar. Fortíssimo abraço! Absurdamente grato pelo feedback! E vou compartilhar lá no instagram porque sinto que pode ajudar outras pessoas. Estamos juntos!
Foda! Sinto as mesmas sensações quando estou na brisa da Cannabis. Mas, de uma forma talvez obsessiva, eu já havia observado que ela era como uma ferramenta e de que eu não poderia me apossar dela (me limitar), caso contrário, eu me tornaria dependende dela, usaria para sair da minha zona de conflito e ficar numa zona de conforto eterna. Aí, por incrível que pareça, caí de cara no vídeo sobre a Cannabis, e pensei: "Caralho! A mesma coisa que eu percebi. Que foda! E eu consigo entender todas as idéias que ele consegue expressar." Isso é acolhedor, saber que existam pessoas que não se limitam a uma certa verdade absoluta.
Uaaal você está de parabéns,que relato!! Eu estou a 1 mês sem ingerir álcool e não é fácil,vim ao TH-cam pesquisar sobre o assunto, e estou muito grata por achar o seu vídeo !!!
@@icaroully bem... diminui legal.. as vezes passa fds e nao bebo... só em dias especiais e bem menos de como era antes. Antes era 4 vezes na semana.. agora nao mais.
Eu consegui passar 8 meses sem beber e agora esse mês eu votei a beber só não é como antes , hoje mais controlado mas não queria ter bebido, mas creio que hoje dia 10/08/24 foi a última vez que eu coloquei essa desgraça em minha boca
cara estou passando por isso de uma maneira bem peculiar hehe. Tenho um grupo de amigos do qual participo desde a adolescência e parte da infancia, fazemos de tudo juntos desde beber a fumar e usar varios tipos de drogas, no momento estou me encontrando numa situação na qual estou me desintoxicando de muita coisa, desde comer carne até deixar de participar dos eventos eletronicos no qual sempre fomos viciados, estou sendo taxado de louco e o crl, acham q to com depressão mas nunca me senti tão lúcido e presente, até estou perdendo peso o q nem era um objetivo mas tá sendo bem vindo, to aprendendo quem eu sou de verdade por trás de toda essa máscara social.
segue teu caminho, irmão! esse processo de "se tornar quem você é" vai exigir que você saia de muitas bolhas, e quando aqueles presos ali percebem que você está saindo, existe um padrão que se reconhece facilmente depois de um tempo. Coragem, Leonardo! Forte abraço! Estamos juntos!
Eu me tornei vegano depois de alguns estudos e ver como a indústria agropecuária acaba com o planeta e tortura os animais! Minha saúde melhorou e me sinto mais leve sem culpa de beneficiar com isso. ✌️
Eu comecei a não querer mais o álcool a partir do momento em que eu descobri o porque eu bebia, eu queria ser alguém diferente pq eu não me aceitava, não aceitava meus momentos de timidez e introspecção. E tudo é muito louco porque parece que são várias camadas que vão saindo dos nossos olhos e a gente passa a enxergar coisas que não enxergávamos antes. Assim que eu decidi parar de beber meu esposo tentou argumentar e me convencer a beber dizendo exatamente isso: e eu vou beber sozinho? Beber é celebrar, então você não vai mais celebrar? Foi aí que eu caí na real que eu também tinha essas mesmas falas a algum tempo atrás e enxerguei o quanto a nossa sociedade está doente, dominada pela glamourização do álcool através das músicas e de toda uma indústria que incentiva as pessoas a se enfiarem cada vez mais no fundo do poço. Eu espero de verdade que as pessoas abram os olhos, principalmente as pessoas que eu amo 😢
Estou nessa. Indas e vindas mas, agora entendendo a imposição da sociedade e a fuga da própria vida. Acredito que só com este auto entendimento é que conseguimos parar, por ver que não faz sentido.
Eu ja tinha assistido vários vídeos sobre quem parou de beber mas o seu foi fundo cara, falar dessa pressão social velada me fez sentir que não tô sozinho nessa porra!!!! Esse lance de não se conformar com a cultura e ter coragem de somente fazer o que nos faz sentido, show
Eu bebo desde os 14 e hoje tenho 24, então são dez anos nessa. Eu já parei e foi muito bom, saia e chegava em casa em um rolê e era muito bom. Tô na batalha de parar por inúmeros motivos, desde a ressaca quanto perder o foco de coisas simples. Apesar de beber um ou dois dias na semana é muito abusivo e passo muitos dias com ressaca, depressão e ainda mais triste com a vida. Muito prejudicial de fato.
Cacete... Que vídeo necessário! Ouvir seu corpo gritando que não aguenta mais aquilo e ainda assim colocando pra dentro, gole atrás de gole só pra provar alguma coisa que nem você sabe muito bem o que é. Aqueles "amigos", os amigos de bar que só estão com você pra nada mais além disso. O processo de negar a bebida e consequentemente aquele diazinho no bar que faz você ter uma falsa alegria de estar vivo, de que se você não estiver lá você está perdendo conversas interessantes... Eu descobri muito quem eu sou através da bebida porque ajuda você a abrir portas na sua cabeça que quando você está sóbrio você evita abrir, exemplo disso é a timidez. Fez sentido durante um bom tempo mas atualmente não faz mais. O que me fez tomar a decisão de parar de beber (e outras coisas mais) foi me perguntar: eu preciso de uma substância para ser feliz? Eu preciso estar quase que inconsciente ou dentro de uma neblina de falso prazer pra conseguir tocar a próxima semana? Um dos maiores baques que ando enfrentando é o de "perder" amigos, ver quem é quem de verdade. Por fim, muitíssimo obrigada pelo vídeo, com certeza vou vê-lo de novo e de novo e de novo.
absurdamente grato pelo comentário, Eduarda. lembro perfeitamente qur quando deixei algumas "bolhas de comportamento" pra trás, muita gente sumiu. traz uma clareza impressionante, mas pode ser um choque. obs.: achei muito válido o que compartilhou, então gostaria de compartilhar seu comentário no stories. Você se importa? ia te marcar no stories, mas não tive certeza se era você, rs.
@@malandromacauba Você consegue sim! Estou para completar 5 meses longe disso, nunca achei que conseguiria chegar a 1 semana mas estou conseguindo e está sendo muito bom!
Excelente vídeo! É incrível como que uma simples opção individual causa uma "revolta" no nosso grupo social e daria até para estender essa discussão para qualquer decisão fora das convenções sociais. A galera lá de cima criou uma cartilha muito boa que estamos seguindo, que o mesmo engajamento que você investe em uma cerveja hoje é o mesmo que vai investir no tratamento da sua cirrose daqui um tempo. Vai sair caro e essa é a parte que importa. Acredito que isso faça parte de um processo de uma consciência corporal e energética que precisamos passar, mas que muitos estão se perdendo no caminho e ficando na zona de conforto. Uffa ainda bem que temos pessoas como o Rafael que nos trazem essa reflexão.
Cai dezenas de vezes nos últimos anos perante o álcool....Não vou tentar, vou conseguir a partir de hoje...Vc me inspira com suas palavras lúcidas, Rafael Jordão...
A melhor coisa que eu fiz foi parar de beber ja to a 3 meses e n sinto falta... o álcool agravava ainda mais a Depressão e foi dps de encher a cara pra fugir da realidade q quase fui parar de baixo da terra.... enfim to mto feliz com isso🌸😍
Alcoolismo doença progressiva e incurável com suas determinação fatais antes de matar desmoralizar o homem e a mulher alcoolismo é coisa séria amei esse vídeo
Olha, de todos os videos que vi sobre o tema parar de beber ou sobre os efeitos negativos do vicio alcoólico, esse foi de longe o melhor o que já vi, superando até mesmo videos de médicos especialistas no assunto, você aborda temas que nao vi nem um outro abordar, principalmente o fator social, a famosa pressão social e o ciclo vicioso e enganoso que ela nos coloca, estou com sérios problemas sobre isso, comecei beber muito novo e a cerca de 5 anos vivo um completo caos relacionado ao álcool e cocaina, reconheço que sou adicto, nao consigo beber duas latas de cerveja que já me entrego a dias e dias de consumo abusivo com drogas, jogando fora todo o trabalho que empenhei em uma semana inteira, psicologicamente derrotado e fisicamente esgotado, com vários acompanhamentos frustrados no CAPS, e inúmeras internações hospitalares devido a sindrome do pánico e ansiedade. Pesquisando por conta no youtube achei esse video seu, e realmente deu pra olhar o quadro mais de longe e adotar outra pespectiva, estou com 28 anos e acho que esse ciclo já deveria ter sido encerrado a muito tempo, pois colocando na balança logicamente é perdedor, trocar inumeras coisas (relacionamento familiar, bem estar pessoal, bem estar financeiro, alto estima, etc) por uma ou duas coisas, a conta nao fecha mais, o pequeno prazer já nao vale e não compesa mais a imensa dor, obrigado pela sujesta contribuição doada a mim atraves desse video para me dar mais coragem pra seguir outro caminho a frente, como você mesmo fala a pressão social é absurda, quando penso em parar me sinto deslocado, a 6 anos nao frequento outro ciclo a não ser esse (locais, amigos, etc) e extintivamente sentimos aquele medo de sair da zona de conforto e automaticamente aquele vazio por não saber o que fazer para prencher esta lacuna, ontem estava determinado em romper essa barreira, consegui ficar sexta sem beber e sem usar quimicos, no sábado veio a abstinencia fortissima e resolvi sair para comer uma pizza na rua, no meio disso optei por pedir a pizza depois e ir até a casa de alguns amigos para pelo menos velos e conversar e ver se isso amenizava, acabei por cair na minha propria armadilha do subconsiente, eu mesmo me levei até lá pois sabia que no primeiro embate iria ceder, não deu outra, uma latinha, duas latinhas, uma dose, e boom, lá estava eu na mesma jogada de sempre, cheguei em casa as 9 da manha, mais de 400 reais gastos em cocaina fora a bebida, e a imensa solidão e tristeza por ter perdido mais uma vez, muito triste isso, dessa vez vou conseguir e vou vim comentar aqui semana que vem que consegui, pois nao lembro o ultimo fim de semana que fiquei sem fazer a mesma coisa nos ultimos anos, e sei que o primeiro passo é o mais árduo, é como ir a academia, nas primeiras semanas os músculos irão sentir mas depois irão se adaptar, creio que é o mesmo seguimento para a cérebro. Obrigado pela força e espero que todos que estejam enfrentando algo parecido também consigam minar a força que lhes falta para conseguir sair. abraço
Espero que tenha conseguido progredir nesses 5 meses desde o seu comentário, Henrique. No mais, recomendo olhar o vídeo sobre "COMO eu parei de fumar", que serve para mudança de comportamento em geral. Pode ser útil pra ti 🙏🏼
Eu comecei aos 21 ou 22, chopp sexta com os colegas dos amigos do trabalho. Um deles começou a me chamar pra beber sangria. A primeira vez "chamei o Raul" no ônibus. Comecei a misturar, passar mal, mas não fazia sequência. 1994 desmaiei na rua. 2010 desmaiei na rua. Paradas, voltar "bebendo socialmente". Resumindo: à partir de 2016 comecei a beber meio litro de cachaça quase todo dia. Como "calmante". Mas quando passa o porre, depois sente volta a beber por que a tremedeira pede pra tu beber denovo pra passar. Pulando etapas: Duas semanas atrás depois de uma garrafa de vodka e algumas cervejas, dormi e acordei tremendo, enjoado, com muita taquicardia. Fui pro hospital e o médico determinou Diazepam. Aguentei 5 dias e voltei a beber. Repeti o passar mal; fui prum centro de apoio e estou me tratando por que não aguentava mais.
Louvável sua iniciativa em compartilhar sua evolução pessoal. Libertar-se de vícios altamente destrutivos só faz bem. A pressão social para o consumo do álcool é o maior obstáculo para parar de consumi-lo. Suas experiências contribuem para quem está querendo mudar. Obrigado pelo conteúdo!
@@rafaeljordao Rafael tenho vontade de parar de beber, não sou de beber sempre mas as vezes bebo e me excedo um pouco e passo mal perco a consciência, percebo que estou muito fraco para beber, de começo você aconselharia me afastar das pessoas que bebem ??? Aguardo a sua resposta por favor 🤗🙏🙏
Eu assisti esse video na Pandemia e de lá pra cá eu não parei de fumar, apesar de diminuir. Hoje, em Fevereiro de 2024 essas palavras fizeram total sentido. Estou sóbrio a 1 mês e eu venho sentindo uma melhora considerável na minha memória e mente
ficaria horas ouvindo você falar sobre esse assunto. obrigada por falar TUDO e mais um pouco sobre um assunto que todo mundo evita refletir e se questionar. amei! me ajudou muito
Rafael, por alguma razão o youtube recomendou o seu canal novamente, pela segunda vez assisti um vídeo seu, pela segunda vez comento, pela segunda vez dou like e pela primeira vez me inscrevo...Parei de beber a um tempo atrás, depois de assistir meu falecido pai lutar com uma doença que pode ou não ter sido causada pelo alcoolismo, mesmo sendo um alcoólatra de happy hour( cervejinha antes da faculdade) e de final de semana, foi bem difícil largar, enquanto estava no processo de "não tomarei mais cachaça", percebi "amigos" me perguntando as mesmas coisas que perguntaram a você, eu era o legitimo estranho no ninho, eles bebiam cerveja e eu água, diferente de você eu continuei indo nos encontros pra "beber", até tive algumas recaídas, mas perseverei e consegui me manter sem bebida, com o passar do tempo os eventos começaram a diminuir para mim, não para os outros, mas só para mim, por coincidência descobri que eu não era mais convidado...fiz algumas reflexões sobre o assunto pois pensei, será que virei o "crente chato que quer converter os outros?", depois de consultar individualmente alguns componentes do grupo extrai a seguinte informação, alguns dos componentes se sentiam estranhos com a minha presença ali, eu não bebia, não me drogava, não ia para as baladas funk por não curtir, não utilizava redes sociais com frequência, pra alguns eu era um monstro, sendo que a minha monstruosidade é gostar de ler, trabalhar, empreender, aprender idiomas, frequentar academia, estudar, eu me tornei um "mau" exemplo; com um pouco mais de esforço consegui descobrir que dos se sentiam mal com minha presença, tinham essa ojeriza, porque eu venci onde eles falharam e me ver bem fazia mal a eles, pois eu venci a depressão, venci os vícios, não preciso fugir da realidade pra ser feliz, não preciso me esconder da sociedade "malvada" que quer passar a perna em você o tempo todo, eu descobri que o mundo é maravilhoso e cheio de possibilidades, é difícil, sim, é difícil, ninguém nunca disse que é fácil viver, você escolhe a forma que vai viver e como vai ver a realidade, mas viver em uma ilusão, não leva a lugar nenhum que não seja o fracasso e tristeza, hoje penso isso sobre o álcool, eu não bebia porque gostava, bebia pra fingir ser outra pessoa pois era covarde de olhar pra mim e ver a merda que eu era. Parabéns pelo vídeo, se ler meu comentário desculpe pelo desabafo. Grande Abraço!
não tem pelo que se desculpar. fez o que fez sentido pra ti. grato por compartilhar, irmão. me conector com vários pontos do que relatou. Coragem pra ser sincero consigo mesmo e pra fazer teu caminho. É isso! Forte abraço! Estamos juntos!
Que video maravilhoso. Faz um ano que parei de beber, so tomava cerveja ferro meus rins, o álcool é ferramenta do inimigo, vida saudável para curtir meus filhos minha esposa,viajar, hoje quando vejo as pessoas bebendo, vejo como eu era fraco!
Brother, gratidão pelo vídeo! Estou em uma fase de transição, você falou no seu vídeo, muita coisa que eu precisava ouvir. 🙏🏻🙌🏻 esses dias de distanciamento social, fizeram eu me desprender do "rebanho", consigo enxergar que talvez antes, quando eu pensava que fazia parte daquilo, na verdade não, acho que nunca fiz parte. Você tem "amigos" enquanto é favorável pra eles, percebo que estou melhor assim e que ninguém vai fazer nada por mim. Mais uma vez, obrigada pelo vídeo, ganhou uma inscrita e uma seguidora!
que bom que fez sentido pra ti, Patricia. esse processo de se desatrelar do rebanho realmente não é qualquer coisa. vai envolver profundidade e "pequenas mortes", psicológica e de perspectiva. espero que ambos conteúdos sejam úteis pra você 🙏🏼
Eu e meu marido estamos nesse processo. Só bebíamos fds, mais mesmo assim comecei a ver que esse não é o caminho que quero, anestesiar dois dias da semana para suportar a semana estava tirando o brilho da vida e desviando do que realmente importa.Obrigada pelo seu relato, nos ajudou muito👏🏻👏🏻👏🏻🙏
Que bom que fez sentido pra vocês, Alline. O fato de vocês estarem juntos nessa já torna todo o processo mais fácil pros dois, individualmente. Forte abraço 🙏🏼
Obrigada Rafael!!🙏🙏eu cheguei ao seu canal por uma pesquisa sobre a abordagem Junguiana dos sonhos. Sou estudante de Terapia Transpessoal...grata pela explicação, me deu uma direção nesse momento também .Grande abraço 🙏✨
Que delícia de vocabulário, que inteligência.... não dá vontade de parar de ver e ouvir .... Recentemente eu passei a querer "dar" esse passo....tem passado um filme em minha cabeça e tenho ficado muito reflexivo sobre tudo que já vivi e DEIXEI de viver. Tudo isso em silêncio para que ninguém me interrompa. Espero ter a sua determinação! Espero tb poder te encontrar no rio daqui há algum tempo ...vc com seu suco e eu com meu café.... Ah ....e muito obrigado!
Eu abandonei também, não faz mais sentido nenhum maltratar meu corpo, sem distrações agora. Quero nutrir meu corpo, minha mente, minha alma. Quero estar cada dia mais presente no meu Eu.
Sempre concordo muito com suas reflexões e me identifico também com algumas das suas experiências. Até os 19 eu nunca tinha bebido, nem fumado, e eu NÃO gostava de ambos, fiz tudo pra me incluir (pq antes eu era crente.. foi meu "ato de ruptura", digamos assim) e após experimentar algumas vezes, "me conformei" com a prática frequente dos dois na minha vida. Nos últimos meses, venho pensando em como parar de beber, fumar e também de comer carne, porque ja não faz mais sentido pra mim e quando assisto um vídeo como esse ou como o outro (da cannabis), me sinto muito impactada pq quando olho ao meu redor é esse tipo de pessoa que encontro, que diz: "pra que esse radicalismo?", "Nossa, vc mudou", "para com isso e bora beber mais uma", "dá só um 2nho" e para sustentar uma escolha diante dessa coerção opressora da sociedade tem que ter coragem MESMO E, temos de ouvir histórias inspiradoras de vida como a sua. Obrigada pelo conteúdo!
Jamily, grato pela coragem de vir compartilhar!!! Eu compartilhei seu comentário no stories, acho que pode ajudar outros indivíduos. Espero que não tenha problema. Só não te marquei pq não te achei lá. 🙏🏼🕴🏼 Fortíssimo abraço! Estamos juntos!
Que felicidade poder encontrar teu vídeo nas minhas sugestões, principalmente porque decidi recentemente enfrentar um processo semelhante. Reflexões extremamente necessárias, gratidão por compartilha-las aqui. 🙌🏾🖤
cara, eu passei por uma situação na qual eu me vi uma pessoa aonde não tinha limite do que eu bebia e fazia, e vendo esse vídeo eu vejo uma inspiração, gratidão por fazer esse vídeo!
Que video! Tambem parei de beber por observar os malefícios que estavam trazendo pro meu corpo( e pós isso perceber os efeitos nocivos no psico), super identifiquei essa pressão social, essa violencia passiva inconsciente. Sua reflexão sobre os ritos de passagem cairam como uma luva, pois estou em um grupo de estudo e uma das indagações foi essa “como viver em uma sociedade que nao tem ritos traz diveeersos efeitos doentis”. Vi seu video anotando varios pontos e questões, como uma aula mesmo. Agradeço por compartilhar seus pensamentos e vivências.🌻
Poxa irmão, história muito parecida com a minha. Meu avô e pai tbm são alcoólatras, meu vô morreu de AVC e meu coroa já foi internado 2x. Fomos no AA juntos, mas nunca paramos. Agora minha noiva me deu um ultimato, e esse vídeo me ajudou a tomar quem sabe a decisão mais importante da minha vida. Ou eu troco a Antártica gelada por um futuro brilhante, com filhos e uma família linda. É difícil mas vou conseguir, com todas as minhas forças. Gratidão
Toda força, meu caro. Eu parei de beber álcool há sete anos. Não foi nada fácil. Mas chega um momento que as coisas se equilibram. Deixei meu depoimento no canal MAIS UM DIA SEM BEBER. Vá lá, pode ser que te motive mais ainda.
Espetacularmente incentivador. Estou começando meu marco zero hoje, 26/01/2022. E é justamente isso, meu corpo não aguenta mais, eu quero ser eu e não um ser manipulado por uma substância etílica no sangue que me transforma em uma outra. Talvez o meu eu verdadeiro muitos não conheçam. Vamos lá, comecei. O B R I G A D A! Puta relato de experiência. Parabéns! 🥳🥳🥳🥳🥳🥳
Que bom que fez sentido pra ti, Suzana. Espero que seja útil pra tua jornada 🙏🏼 Se eu puder recomendar um vídeo, indicaria o que tenho sobre "COMO eu parei de fumar...", lá eu dou dicas que são úteis pra mudança de comportamento em geral.
2021 me indentificando,a maioria dos jovens como eu,de algum motivo faz parte desse mecânismo do álcool,e fod com sua vida,mais sempre existe uma luz no fim do túnel,quando seu corpo te manda a msg que não está suportando mais,o dinheiro tá indo sem vc ver,e vc se tornar uma pessoa mais agressiva e impaciente,Vc enfim acorda e pensa puts que completo idiota eu sou me deixei leva por essa desgraça,não quero mais isso pra minha vida,Morre um consumidor e nasce um Homem Ou uma mulher de sonhos,metas,ideias,valor e futuro.
Pra mim isso é tão nítido, nos meus piores momentos, quando me sentia péssimo era exatamente nesses momentos e com esses sentimentos horríveis que eu mais sentia vontade de beber e fumar, mas quando me sentia relativamente bem já n sentia essa vontade, pelo contrário
Cara ... Que vídeo forte esse ! Me senti profundamente tocado assistindo isso ... Espero de verdade que esse vídeo seja um divisor de águas pra mim . Precisava muito ouvir isso ! Obrigado ... Você não sabe o quanto isso é importante !
Ainda me perguntando como não conheci teu canal antes, esse vídeo é mais que necessário! Também parei de beber por pedido de socorro do meu próprio corpo, cheguei até a ficar internada. Incrível como esses questionamentos estavam reprimidos em mim e não haviam sido elaborados por medo do olhar do outro, maldito conformismo social. Obrigada por transmitir suas reflexões!
Eu me identifiquei muito com tua história, pois tenho uma longa jornada de paradas e recaídas...E bem observando fui levado pela pressão social na direção destes abismos...Vou fazer novamente essa experiência de me libertar....
Caraca, tô curtindo demais o seu canal, reflexões que me fazem sentir menos sozinha, dahora. Me identifiquei com algumas experiências citadas aí. Eu bebia como mecanismo de amenizar as dores e problemas, mentia que funcionava para que em algum momento virasse verdade.
Desde os 13 anos a primeira dose, agora com 36 anos e preciso muito parar de beber, esse vídeo veio somar nessa minha necessidade, pois parece que está contando a minha vida e está muito dolorosa atualmente. Parei por 6 anos e voltei destruindo só tudo, alcoolismo é doença é muito grave, antes de acabar com a vida o álcool humilha bastante. Já acumulei muitos prejuízos emocionais e financeiro. “Não perpetuar os padrões impostos pela sociedade” Parabéns pelo conteúdo.
Cara, achei o vídeo sensacional. Primeiro vídeo que vejo do seu canal. Não sei se já chegou a pesquisar sobre Indústria Cultural, mas me lembrou muito pela forma que você disse do coletivo abranger ou excluir o solitário em relação a coerção. Estive pensando bastante nisso recentemente em relação aos relacionamentos: o tanto que você, por influência de outras pessoas e da própria cultura se sente na necessidade de estar com alguém, mesmo que no fim nem goste muito da pessoa. Bem, de qualquer forma, te recomendo a dar uma lida em qualquer coisa sobre indústria cultural, caso você não saiba claro. Gratidão, Abraços e sucesso!
Show mano! Eu estou sem beber desde dia 01 de janeiro deste ano, com objetivo de voltar somente no dia do meu aniversário dia 20 de agosto, mas pensando seriamente nunca mais beber, agora estou encarando os problemas do dia a dia de cara limpa! Valeu pelo video, abraço
Que bom que fez sentido pra ti, Mateus. Existe a possibilidade de no seu aniversário não fazer mais sentido beber. Ou de ainda fazer e você ver que teu corpo pode (ou não) reagir beeem diferente.
É incrível como duas ou mais pessoas podem passar por situações semelhantes estando em lugares diferentes. Atualmente estou em Roraima e me identifiquei com cada palavra dita aqui. Parei de fumar cigarros porque percebi que tinha um propósito maior de alcançar outros sonhos que dependem da minha qualidade vocal. Gosto da forma de como vc se expressa e da vibe que vc transmite... É tão transparente e honesta. O que eu quero dizer com tudo isso é, parabéns, vc me inspirou na minha caminhada e se possível, continue contribuindo a sua maneira para essa conexão com as pessoas
Dois dias antes do carnaval fiquei com amigdalite e precisei começar a tomar um antibiótico bem forte, ou seja, sem beber nos próximos 10 dias. O primeiro carnaval sóbrio(depois dos 15 anos), e foi daí que tirei várias reflexões sobre o álcool na minha vida, e muitas outras atitudes que venho tomado também. É incrível como simplesmente o fato de eu não beber numa festa como o carnaval, principalmente aqui em Olinda/Recife, me fez observar várias coisas, sabe? Vim pro youtube, e esse vídeo foi o primeiro que cliquei, e foi um que me identifiquei pra caraaaamba, tanto nas experiências, quanto nos pensamentos. Obrigado por me fazer não me sentir só nessa, e ter dado um empurrãozinho em algumas metas que tenho pra mim. Valeeeuu, Rafa!
Muito bom o conteúdo, eu já tinha tomado a decisão de parar de beber e esse vídeo só a fortaleceu, eu não quero ser mais um que ignora o que a minha consciência, intuição e espírito me pedem e me enfiando em escapismos baratos, chega disso. Futuramente quero voltar a tomar um copo de cerveja artesanal e vinho mas agora sob a perspectiva de apreciador e sem me embreagar em nenhum aspecto. Grato pelos vídeos, estou buscando uma vida mais saudável, virtuosa e feliz, esse canal só tem a agregar, da para perceber que você passou por todo o processo, mais um inscrito, abraços!
Cara, antes de mais nada te parabenizo pelo video, independentemente se vc seguirá ou não com essa decisão. Seus relatos podem ajudar muitos. O video veio de encontro ao momento que vivo.
Achei verdadeiramente verdadeiro teu relato, me reverbera algumas coisas. É isso aí, em caminho da própria evolução, ser melhor pra ti e ser melhor pro mundão.
Cara, você é inspirador! Obrigado por esse vídeo. Foi uma terapia para mim me identificar tanto e ouvir um ponto de vista que já estava na minha cabeça mas que estava faltando algo pra se firmar.
Sou eu, só que não bebo. Larguei o cigarro a 3 anos mas ainda fumo muito baseado, sou ator e tudo que tu falou sou eu! Cara tu é especial, não pare nunca!
Ei Rafael, pode ser que você não leia isto, mas quero que saiba que amei seu canal desde o vídeo de The midnight gospel ( minha série favorita ), fui por ela que recobrei alguns sentidos da vida e me dediquei a querer mudar. Gosto muito do seu jeito de introduzir os assuntos com total respeito e liberdade de expressão, você é muito maravilhoso. Venho enfrentando uma depressão um pouco pesada ultimamente e eu estou alcoólatra não diagnosticado clinicamente, mas venho bebendo quase que todos os dias nos últimos 7 meses, estou com problemas para lidar com a transição de adolescente para adulto, estou com 21 anos. Vou me dedicar a melhorar meu corpo e sair desse comodismo social citado. Muitas vezes como você disse, somos influenciados pelas expressões passivo-agressivas, é horrível isso, porque as vezes me sinto um lixo ao recusar uma bebedeira, saca? Mas é só isso que queria te dizer, você é foda, continue assim, evolua mais e mais, obrigado de coração.
Iuri, só a coragem e a clareza necessárias para escrever esse comentário já é um grande passo. Espero que os vídeos e os textos que venho escrevendo possam te servir nesse processo de alguma forma. No mais, em relação à questão da bebida e da depressão, não hesite em pedir ajuda. Mas é necessário saber pra quem. Se as pessoas ao seu redor não reconhecem a seriedade de um padrão destrutivo e/ou depressivo de comportamento, mesmo que por ignorância ou inocência, pode ser que mudar um pouco de ambiente e/ou falar com alguém de fora deste círculo, seja bom pra ti. Ajuda profissional é sempre bem-vinda. Não subestime o poder que conversar com alguém treinado pra isso pode ter. Força, coragem e clareza. Forte abraço!
Vocês conseguem! Álcool não é necessário no corpo. Fortaleçam a rede de pessoas que queiram parar. Fique perto de quem está com o mesmo objetivo
👌🏼
Tem 41 anos depois de passar 20 deles com depressão pós álcool e muita ressaca, perdendo empregos e relacionamentos decidi arrancar essa maldição da minha vida. Pedi forças pra Deus e ele me libertou desse inferno. Hoje faz 10 meses que estou livre. Final dessa semana encontrei meus velhos amigos de copo. Todos virados a noite toda e já de manhã parecendo zumbis sujos fedendo álcool, olhei bem e àquilo me deu ainda mais forças pra continuar em saber que era naquela deplorável em que eu vivia
Deus te abençoe irmão
Muita gente faz piada com o álcool, mas só quem passa pelo inferno 👹 do alcoolismo 😢 conhece o sofrimento. Muita luz irmão!! 😊
Alcoolismo é uma doença que quase sempre está associada a estados depressivos. Devemos tratar os dois, por isso.
Cara fica assim mesmo imundo mesmo sendo um vc cara limpo
Como você está hoje em dia?
Estou a 2 anos levantando todo dia extremamente bem disposto, vivo, sem nenhum empecilho. Comecei a treinar e a melhorar a saúde física e mental. Tenho mais disposição para todas as atividades do dia-a-dia. Não ter ressaca é o maior privilégio que eu poderia ter. Ahhh, o meu bolso agradece todos os dias.
Exatamente!
sou discriminado pela minha família porque bebo
Entt ta na hora de criar vergonha na cara@@Nilton-wu5yv
Bebo desde meus 20 anos todo dia, bebia muito destilado, daí a partir dos 25 passei a tomar cerveja para evitar ficar muito louco, porém nada adiantou pois eu misturei tudo, a bosta q foi é q comecei a perder a memória frequentemente, comecei a beber de manhã para dormir pq trabalho de noite e tinha insônia de dia, a última merda foi eu beber perder todos os documentos, cair de moto e acordar com um morador de rua me chamando para saber se eu estava bem, estava todo molhado de gasolina e sujo de terra, e nem lembrava direito onde estava, sem celular, com a moto quebrada, sem documentos e sem memória.
Descobrir quem nós somos após sair do rebanho é maravilhoso, né?
Obrigado pelas confirmações.
um processo de uma vida inteira.
Assustador.
"Os bares estão cheios de almas tão vazias"
todo lugar tem alma vazia, e todas as coisas é apenas um meio de ocupar o vazio.
Com caminhos infinitos que não levam a lugar nenhum
@@Jhonmartinszmelhor ocupar com coisa melhor nao
SPH estou há 23 anos sem usar nada que altere minha mente ou ânimo, seja líquido, sólido ou gasoso. Foi a melhor decisão de minha vida.
Jovens, vejam esse vídeo!!!! Os mais maduros também, apesar de ser mais "cabeça dura". Esse alcoolismo de FDS está acabando com a galera.
é um tipo de "alcoolismo socialmente aceitável", mas extremamente destrutivo em muitos casos.
alcoolatras sociais
Parando de beber também, chega de ficar enchendo o rabo de bebida fim de semana, gastando dinheiro que não tenho para fuder meu corpo e ter uma falsa felicidade.
@@I_cant_handle_myself bem isso vc disse tudo uma falsa felicidade 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏.
Esse alcoolismo disfarçado estava me destruindo. Eu comprava vinho malbec, 6 latinhas e bebia aos domingos. Minha segunda era horrivel e parece que só me recuperava na quarta. Eu estou fora dessa vida ha 68 dias!
Precisava muito ver esse vídeo, estou no momento de sobriedade e a pressão social é muito pesada, acredito que minha vida mudou 100%, só que manter isso não é facil.
Não é, principalmente no início. Mas vale o esforço que exige. Abandonar a nossa individualidade - sucumbir à conformidade - é um preço alto demais a se pagar por essa (falsa) aceitação social. E digo "falsa" porque tem como premissa que você não seja autêntica.
Obrigado Rafael. Tenho 45 anos e desde os 18 com a bebida social. Períodos mais intensos e outros menos. De 02 anos pra cá, percebi alterações físicas, mentais e espirituais. A recuperação cada vez mais difícil, seja de um encontro entre amigos, jantar, etc... Principalmente à noite para o dia seguinte. O que era algumas horas de ressaca, virou 1 a 02 dias. Estou há 11 dias sem beber. Quero prosseguir. Já sinto melhoras... Força 🙏😃, não estamos sós!
Aula, Ricardo! Forte abraço! E coragem nesse movimento!, Estamos juntos! 🕴🏼👊🏼
Eu parei de Beber álcool há sete anos. Foi difícil no início, mas foi a melhor coisa que eu fiz. A vida mudou muito para melhor. Espero que esteja firme no teu propósito. Deixei meu depoimento no canal MAIS UM DIA SEM BEBER. Vá lá, pode colaborar no teu propósito.
Te entendo, estou há 23 dias sem álcool e na luta. Força amigo!
Estou 03 meses sem bebeimaginem, bebo durante 20 anos.
De uns 01 ano pra ca, estava bebendo de 07 a 12 latos de cerveja poR. DIA
A 9 meses atrás eu decidi parar de fumar cigarro, com certeza foi uma das maiores batalhas que eu ja travei na vida, e minhas maior vitórias. A algum tempo atras ja estava com o pensamento de reduzir o consumo de álcool mas foi domingo passado depois de um porre daqueles que você dorme dentro do ônibus e acorda no ponto final que decidi parar de beber por completo. Queria te agradecer por ter feito este vídeo, apareceu em uma epoca extremamente importante da minha vida e tenho certeza que vai me ajudar muito!
Me identifico absurdamente com a parte de dormir no bus e acordar no ponto final! Cara, já acordei nuns lugares muito loucos por causa justamente disso. Forte abraço, irmão! Estamos juntos!
@@rafaeljordao Eu também...
Esse vídeo é absurdamente incrível! Você é inspirador!
Grato, maravilhosa!!! 💚
Eu parei de beber, quando sofri uma grave acidente na minha vida,,, depois eu começei a refletir e parei com tudo
Situações trágicas ou simplesmente drásticas tem esse poder de nos deslocar e nos fazer refletir (nos vermos de fora).
Mano que vídeo necessário,super me identifiquei,o álcool foi o caminho pra que eu quase me perdesse literalmente,me perdesse do que sou.
Super entendo! Que bom que fez sentido pra ti, Milena. Forte abraço!
Volto aqui de vez em quando pra ter certeza de que estou no caminho certo.
??
❓
Deu pra entender perfeitamente. Vc já assistiu ao vídeo e por vezes o reassiste, pra reforçar a sua convicção de sobriedade. Os coleguinhas têm dificuldade de interpretação.
Eu não sei se na bolha que eu vivo, existe a possibilidade de ter uma reflexão assim com alguém. Há anos não ouço algo que faça sentindo e que eu me identifique tanto quanto as tuas experiências contadas aqui. Talvez eu só esteja ouvindo poucas experiências, não sei... Ou tuas experiências são muito parecidas com as minhas, vai saber... Eu já bebi assim, não bebo mais por que notei a mesma coisa, de uma maneira diferente, mas a mesma coisa. E ainda fumo cannabis por que também acho "mais gostoso", mas a algum tempo venho percebendo e assimilando o mesmo que você disse no outro vídeo. Quando você disse sobre ferramente e limitação, BUM, meu cérebro ganhou uma nova "skill", "afastou a cara do quadro". E to usando muito, não só isso, mas toda a tua experiência contada como parte da minha e tem me ajudado muito ouvir e perceber o quanto é normal, pelo menos aqui na nossa sociedade, passar por essas fases. Me identifico muito com a falta de um rito de passagem, da adolescência pra fase adulta, me enxergo como um adolescente de 15 anos fugindo de alguns problemas e vivendo nos diversos conformismos da minha bolha social. Não me sinto preparado pra trabalhar 8 horas com algo que eu não gosto (trabalhei pouquíssimas vezes na minha vida). Também gosto de escrever mas estou sem estudar maior tempão e me sinto atrasado no conhecimento, na gramática e etc... (eu sei, basta eu estudar e parar de procrastinar) Tinha deixado registrado num comentário no vídeo da cannabis que ao ouvir você falando sobre, iria parar de procrastinar e mudar algumas coisas, mas na prática não mudou muito. Mas ouvir você falando, as reflexões e os desfechos são muito esclarecedores e eu me sinto extremamente motivado a romper os padrões que não fazem sentido pra mim. Percebi agora, que alguns dos teus vídeos "foram árvores pra escalar e enxergar novos caminhos" e decidi escrever isso tudo por que sei que amanhã não vou sentir essa motivação toda... E percebi agora que eu já ia te pedir pra ser mais ferramenta e eu ia acabar me limitando... kkkkk Que doidera... Será? Enfim, queria muito conhecer pessoas com a mente igual a sua e me senti carente de uma troca de ideia tão profunda. Como faz pra trocar uma ideia com você morando do outro lado da cidade? Queria ouvir mais, consumir mais conhecimento, através da tua comunicação... Mas aí eu to me limitando, eu sei... Só que você deixa as coisas mais fáceis de entender, ou pelo menos não ouvi até hoje ninguém abordando tais assuntos como você aborda... Grande abraço!!! Gratidão pelas mensagens, e SIM, ta sendo útil pra caralh*!!!!
sinto que eu mesmo poderia ter escrito esse comentário pra mim, anos atrás.
falaria mil coisas aqui, mas sinto que nada é tão importante quanto o valor e a necessidade de dedicar o máximo de esforço sincero a alguma coisa, que você é capaz de dedicar num dado momento da sua vida.
não é fazer o que eu fiz, ou que fulano faz, mas o que faz sentido pra você. e isso pode ser mais difícil do que parece, porque como já explicitei em outros vídeos (como naqueles sobre a batalha interna), nós não somos uma unidade. e as forças que habitam em nós e aquelas que nos atravessam, tomam direções das mais distintas e, às vezes, contraditórias.
Rafael, eu vou terminar de passar o livro a limpo, e vou lançá-lo. nele eu comunico da forma mais eficiente que fui capaz de conceber até agora, como ter + clareza, + energia e + prática, pra que você possa fazer mais do que só sobreviver ao seu dia a dia.
Mas se por acaso você não tiver o dinheiro pra comprar, dá um jeito!, Kk, tô brincando, saiba que você terá acesso aos conteúdos aqui e no instagram e nos eventuais feedbacks que eu possa dar.
Fortíssimo abraço! Absurdamente grato pelo feedback! E vou compartilhar lá no instagram porque sinto que pode ajudar outras pessoas. Estamos juntos!
Foda! Sinto as mesmas sensações quando estou na brisa da Cannabis. Mas, de uma forma talvez obsessiva, eu já havia observado que ela era como uma ferramenta e de que eu não poderia me apossar dela (me limitar), caso contrário, eu me tornaria dependende dela, usaria para sair da minha zona de conflito e ficar numa zona de conforto eterna. Aí, por incrível que pareça, caí de cara no vídeo sobre a Cannabis, e pensei: "Caralho! A mesma coisa que eu percebi. Que foda! E eu consigo entender todas as idéias que ele consegue expressar." Isso é acolhedor, saber que existam pessoas que não se limitam a uma certa verdade absoluta.
Uaaal você está de parabéns,que relato!!
Eu estou a 1 mês sem ingerir álcool e não é fácil,vim ao TH-cam pesquisar sobre o assunto, e estou muito grata por achar o seu vídeo !!!
Grato, Karen! Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼
Karen vc parou de beber?
Paulo eu até consegui ficar uns belos de 5 meses sem beber ,porém acabei voltando
@@karenmiguel3228 pelo ou menos vc desintoxicou o seu corpo por um bom tempo,parabéns!
@@karenmiguel3228 uma mulher bonita igual vc não precisa ficar bebendo não.
Esse é um dos vídeos que mais assisti nessa plataforma. Tudo o que você falou, a forma como articulou, pega demais pra mim. Obrigada,Rafa!
Tmj, Isadora. Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼
Estou a 2 dias sem beber... fiz cagada... curtam para que eu possa voltar e dizer... dia pós dia... saindo fora... e a quem curtir também...
Uma semana sem...
como está meu amigo?
@@icaroully bem... diminui legal.. as vezes passa fds e nao bebo... só em dias especiais e bem menos de como era antes. Antes era 4 vezes na semana.. agora nao mais.
Eu consegui passar 8 meses sem beber e agora esse mês eu votei a beber só não é como antes , hoje mais controlado mas não queria ter bebido, mas creio que hoje dia 10/08/24 foi a última vez que eu coloquei essa desgraça em minha boca
cara estou passando por isso de uma maneira bem peculiar hehe.
Tenho um grupo de amigos do qual participo desde a adolescência e parte da infancia, fazemos de tudo juntos desde beber a fumar e usar varios tipos de drogas, no momento estou me encontrando numa situação na qual estou me desintoxicando de muita coisa, desde comer carne até deixar de participar dos eventos eletronicos no qual sempre fomos viciados, estou sendo taxado de louco e o crl, acham q to com depressão mas nunca me senti tão lúcido e presente, até estou perdendo peso o q nem era um objetivo mas tá sendo bem vindo, to aprendendo quem eu sou de verdade por trás de toda essa máscara social.
segue teu caminho, irmão! esse processo de "se tornar quem você é" vai exigir que você saia de muitas bolhas, e quando aqueles presos ali percebem que você está saindo, existe um padrão que se reconhece facilmente depois de um tempo. Coragem, Leonardo! Forte abraço! Estamos juntos!
Mano eu passo exatamente pela mesma situação, a um tempo quero me limpar de tudo e desintoxicar... Leia a alegoria da caverna de Platão
Eu me tornei vegano depois de alguns estudos e ver como a indústria agropecuária acaba com o planeta e tortura os animais! Minha saúde melhorou e me sinto mais leve sem culpa de beneficiar com isso. ✌️
Eu quero muito parar também mas no ritmo que levo não consigo.
Que homem, que nível de consciência, inspirador 🙏🏻🌌👏🏻🌠💛
Grato! Só o começo 🙏🏼🕴🏼💚
Priscila vc bebi ou parou de beber depois desse vídeo?
Muito obrigado amigo pelo seu desabafo estou tentando eliminar a bebida da minha vida,vou conseguir me ajudou muito. Grato.
Eu comecei a não querer mais o álcool a partir do momento em que eu descobri o porque eu bebia, eu queria ser alguém diferente pq eu não me aceitava, não aceitava meus momentos de timidez e introspecção. E tudo é muito louco porque parece que são várias camadas que vão saindo dos nossos olhos e a gente passa a enxergar coisas que não enxergávamos antes. Assim que eu decidi parar de beber meu esposo tentou argumentar e me convencer a beber dizendo exatamente isso: e eu vou beber sozinho? Beber é celebrar, então você não vai mais celebrar?
Foi aí que eu caí na real que eu também tinha essas mesmas falas a algum tempo atrás e enxerguei o quanto a nossa sociedade está doente, dominada pela glamourização do álcool através das músicas e de toda uma indústria que incentiva as pessoas a se enfiarem cada vez mais no fundo do poço.
Eu espero de verdade que as pessoas abram os olhos, principalmente as pessoas que eu amo 😢
Estou nessa. Indas e vindas mas, agora entendendo a imposição da sociedade e a fuga da própria vida.
Acredito que só com este auto entendimento é que conseguimos parar, por ver que não faz sentido.
A percepção é o primeiro passo. Depois vem a decisão e depois a ação.
Eu ja tinha assistido vários vídeos sobre quem parou de beber mas o seu foi fundo cara, falar dessa pressão social velada me fez sentir que não tô sozinho nessa porra!!!! Esse lance de não se conformar com a cultura e ter coragem de somente fazer o que nos faz sentido, show
É isso, Filipe. Espero que seja útil pra ti, irmão. E não, você não tá solo.
um dos melhores video que eu assistir nos últimos tempos. continue cara nesse caminho..muito grato.
🙏🏼🕴🏼 estamos juntos, Vinicius!
Eu fiquei bem sozinho depois wue eu decidi a começar a não seguir os outros.
faz parte do processo de se tornar um indivíduo., e isso não "tem que ser" ruim.
Que frase realística!
real.
Eu bebo desde os 14 e hoje tenho 24, então são dez anos nessa. Eu já parei e foi muito bom, saia e chegava em casa em um rolê e era muito bom. Tô na batalha de parar por inúmeros motivos, desde a ressaca quanto perder o foco de coisas simples. Apesar de beber um ou dois dias na semana é muito abusivo e passo muitos dias com ressaca, depressão e ainda mais triste com a vida. Muito prejudicial de fato.
Coragem e consistência, Patryck. Estamos juntos! Forte abraço!
Exatamente como me sinto. Eu gosto de vinho mas não consigo tomar uma taça, sempre tomo a garrafa e me sinto péssima.
@@cacauletras3866 vc parou de beber?
@@paulomartins6701 Eu diminui bastante!
@@cacauletras3866 Tudo na vida temos que ter equilíbrio,parabéns então pra vc.
Cacete... Que vídeo necessário!
Ouvir seu corpo gritando que não aguenta mais aquilo e ainda assim colocando pra dentro, gole atrás de gole só pra provar alguma coisa que nem você sabe muito bem o que é.
Aqueles "amigos", os amigos de bar que só estão com você pra nada mais além disso.
O processo de negar a bebida e consequentemente aquele diazinho no bar que faz você ter uma falsa alegria de estar vivo, de que se você não estiver lá você está perdendo conversas interessantes...
Eu descobri muito quem eu sou através da bebida porque ajuda você a abrir portas na sua cabeça que quando você está sóbrio você evita abrir, exemplo disso é a timidez. Fez sentido durante um bom tempo mas atualmente não faz mais.
O que me fez tomar a decisão de parar de beber (e outras coisas mais) foi me perguntar: eu preciso de uma substância para ser feliz? Eu preciso estar quase que inconsciente ou dentro de uma neblina de falso prazer pra conseguir tocar a próxima semana?
Um dos maiores baques que ando enfrentando é o de "perder" amigos, ver quem é quem de verdade.
Por fim, muitíssimo obrigada pelo vídeo, com certeza vou vê-lo de novo e de novo e de novo.
absurdamente grato pelo comentário, Eduarda. lembro perfeitamente qur quando deixei algumas "bolhas de comportamento" pra trás, muita gente sumiu. traz uma clareza impressionante, mas pode ser um choque.
obs.: achei muito válido o que compartilhou, então gostaria de compartilhar seu comentário no stories. Você se importa?
ia te marcar no stories, mas não tive certeza se era você, rs.
Rafael Jordão pode compartilhar sim! :)
Tenho medo de perder algumas amizades também mas preciso entender que se eu perder eh pq não eram amigos de verdade
@Eduarda Bertoldo, falou tudo, estou na luta creio que vou conseguir em nome de Jesus Cristo, amém.
@@malandromacauba Você consegue sim! Estou para completar 5 meses longe disso, nunca achei que conseguiria chegar a 1 semana mas estou conseguindo e está sendo muito bom!
3 anos depois e tu ainda motiva gente!que seja assim pra sempre meu camarada!
Tmj, Pedro 🙏🏼
Seguramente o melhor testemunho sobre o alcoolismo. Não diria melhor. Muitos parabéns e um grande abraço!
Grato, Pedro! Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼
Excelente vídeo! É incrível como que uma simples opção individual causa uma "revolta" no nosso grupo social e daria até para estender essa discussão para qualquer decisão fora das convenções sociais. A galera lá de cima criou uma cartilha muito boa que estamos seguindo, que o mesmo engajamento que você investe em uma cerveja hoje é o mesmo que vai investir no tratamento da sua cirrose daqui um tempo. Vai sair caro e essa é a parte que importa. Acredito que isso faça parte de um processo de uma consciência corporal e energética que precisamos passar, mas que muitos estão se perdendo no caminho e ficando na zona de conforto. Uffa ainda bem que temos pessoas como o Rafael que nos trazem essa reflexão.
8 dias cem álcool. E firme e forte 💪.
Isso não faz mais parte de minha vida em nome de Jesus. Com 31 anos bebi desde os 17
Hj ta firme ?
@@TielzinhoVlogs Jesus cristo é minha força e meu refúgio si não fosse por ele eu não conseguia sozinho
@@Marcenaria689 que bom mano 🙏
Cai dezenas de vezes nos últimos anos perante o álcool....Não vou tentar, vou conseguir a partir de hoje...Vc me inspira com suas palavras lúcidas, Rafael Jordão...
A melhor coisa que eu fiz foi parar de beber ja to a 3 meses e n sinto falta... o álcool agravava ainda mais a
Depressão e foi dps de encher a cara pra fugir da realidade q quase fui parar de baixo da terra.... enfim to mto feliz com isso🌸😍
Ainda está sem beber?
Alcoolismo doença progressiva e incurável com suas determinação fatais antes de matar desmoralizar o homem e a mulher alcoolismo é coisa séria amei esse vídeo
Olha, de todos os videos que vi sobre o tema parar de beber ou sobre os efeitos negativos do vicio alcoólico, esse foi de longe o melhor o que já vi, superando até mesmo videos de médicos especialistas no assunto, você aborda temas que nao vi nem um outro abordar, principalmente o fator social, a famosa pressão social e o ciclo vicioso e enganoso que ela nos coloca, estou com sérios problemas sobre isso, comecei beber muito novo e a cerca de 5 anos vivo um completo caos relacionado ao álcool e cocaina, reconheço que sou adicto, nao consigo beber duas latas de cerveja que já me entrego a dias e dias de consumo abusivo com drogas, jogando fora todo o trabalho que empenhei em uma semana inteira, psicologicamente derrotado e fisicamente esgotado, com vários acompanhamentos frustrados no CAPS, e inúmeras internações hospitalares devido a sindrome do pánico e ansiedade. Pesquisando por conta no youtube achei esse video seu, e realmente deu pra olhar o quadro mais de longe e adotar outra pespectiva, estou com 28 anos e acho que esse ciclo já deveria ter sido encerrado a muito tempo, pois colocando na balança logicamente é perdedor, trocar inumeras coisas (relacionamento familiar, bem estar pessoal, bem estar financeiro, alto estima, etc) por uma ou duas coisas, a conta nao fecha mais, o pequeno prazer já nao vale e não compesa mais a imensa dor, obrigado pela sujesta contribuição doada a mim atraves desse video para me dar mais coragem pra seguir outro caminho a frente, como você mesmo fala a pressão social é absurda, quando penso em parar me sinto deslocado, a 6 anos nao frequento outro ciclo a não ser esse (locais, amigos, etc) e extintivamente sentimos aquele medo de sair da zona de conforto e automaticamente aquele vazio por não saber o que fazer para prencher esta lacuna, ontem estava determinado em romper essa barreira, consegui ficar sexta sem beber e sem usar quimicos, no sábado veio a abstinencia fortissima e resolvi sair para comer uma pizza na rua, no meio disso optei por pedir a pizza depois e ir até a casa de alguns amigos para pelo menos velos e conversar e ver se isso amenizava, acabei por cair na minha propria armadilha do subconsiente, eu mesmo me levei até lá pois sabia que no primeiro embate iria ceder, não deu outra, uma latinha, duas latinhas, uma dose, e boom, lá estava eu na mesma jogada de sempre, cheguei em casa as 9 da manha, mais de 400 reais gastos em cocaina fora a bebida, e a imensa solidão e tristeza por ter perdido mais uma vez, muito triste isso, dessa vez vou conseguir e vou vim comentar aqui semana que vem que consegui, pois nao lembro o ultimo fim de semana que fiquei sem fazer a mesma coisa nos ultimos anos, e sei que o primeiro passo é o mais árduo, é como ir a academia, nas primeiras semanas os músculos irão sentir mas depois irão se adaptar, creio que é o mesmo seguimento para a cérebro. Obrigado pela força e espero que todos que estejam enfrentando algo parecido também consigam minar a força que lhes falta para conseguir sair. abraço
Você tá bem?
Espero que tenha conseguido progredir nesses 5 meses desde o seu comentário, Henrique.
No mais, recomendo olhar o vídeo sobre "COMO eu parei de fumar", que serve para mudança de comportamento em geral. Pode ser útil pra ti 🙏🏼
Muito tocante seu comentário!! acredito que um acompanhamento psicológico também poderia te ajudar nesse processo.
Eu comecei aos 21 ou 22, chopp sexta com os colegas dos amigos do trabalho. Um deles começou a me chamar pra beber sangria. A primeira vez "chamei o Raul" no ônibus. Comecei a misturar, passar mal, mas não fazia sequência. 1994 desmaiei na rua. 2010 desmaiei na rua. Paradas, voltar "bebendo socialmente". Resumindo: à partir de 2016 comecei a beber meio litro de cachaça quase todo dia. Como "calmante". Mas quando passa o porre, depois sente volta a beber por que a tremedeira pede pra tu beber denovo pra passar. Pulando etapas: Duas semanas atrás depois de uma garrafa de vodka e algumas cervejas, dormi e acordei tremendo, enjoado, com muita taquicardia. Fui pro hospital e o médico determinou Diazepam. Aguentei 5 dias e voltei a beber. Repeti o passar mal; fui prum centro de apoio e estou me tratando por que não aguentava mais.
Tá melhor irmão?
Obrigada pelo relato esclarecedor, esse canal foi a melhor descoberta dessa quarentena
Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼
Louvável sua iniciativa em compartilhar sua evolução pessoal. Libertar-se de vícios altamente destrutivos só faz bem. A pressão social para o consumo do álcool é o maior obstáculo para parar de consumi-lo. Suas experiências contribuem para quem está querendo mudar. Obrigado pelo conteúdo!
Tmj, João! Forte abraço!
43 anos , e indentificadíssmo. 2,,3 garrafas de cerveja , , 2 dias d lixo . , opinei por parar , e vamos ver no que dá. Valeu pelo vídeo.
Que bom que fez sentido pra ti, Keler. Forte abraço, cara.
Irmão, tu é zika nas palavras, to acompanhando seus viceos por que achei suas ideias fooda. Parabens pela realidade bem falada.
Estamos juntos, irmão! Grato pelo feedback! Forte abraço!
@@rafaeljordao Rafael tenho vontade de parar de beber, não sou de beber sempre mas as vezes bebo e me excedo um pouco e passo mal perco a consciência, percebo que estou muito fraco para beber, de começo você aconselharia me afastar das pessoas que bebem ??? Aguardo a sua resposta por favor 🤗🙏🙏
Eu assisti esse video na Pandemia e de lá pra cá eu não parei de fumar, apesar de diminuir. Hoje, em Fevereiro de 2024 essas palavras fizeram total sentido. Estou sóbrio a 1 mês e eu venho sentindo uma melhora considerável na minha memória e mente
Tudo no seu tempo. Um forte abraço, cara. Que bom que tá sendo útil pra ti 🙏🏼
Você tem me ajudada bastante, de forma gratuita. Curtindo demais o Canal. Obrigado.
esse video veio pra mim num momento tão ideal. tô amando muito seu canal. obrigada obrigada obrigada 🧡
Maravilha, Gyordane. É bom quando a msg certa vem na hora certa. Espero que os outros conteúdos tbm façam sentido pra você 🙏🏼
ficaria horas ouvindo você falar sobre esse assunto. obrigada por falar TUDO e mais um pouco sobre um assunto que todo mundo evita refletir e se questionar. amei! me ajudou muito
Que bom que fez tanto sentido pra ti, Heloisa. Um forte abraço 🙏🏼
Rafael, por alguma razão o youtube recomendou o seu canal novamente, pela segunda vez assisti um vídeo seu, pela segunda vez comento, pela segunda vez dou like e pela primeira vez me inscrevo...Parei de beber a um tempo atrás, depois de assistir meu falecido pai lutar com uma doença que pode ou não ter sido causada pelo alcoolismo, mesmo sendo um alcoólatra de happy hour( cervejinha antes da faculdade) e de final de semana, foi bem difícil largar, enquanto estava no processo de "não tomarei mais cachaça", percebi "amigos" me perguntando as mesmas coisas que perguntaram a você, eu era o legitimo estranho no ninho, eles bebiam cerveja e eu água, diferente de você eu continuei indo nos encontros pra "beber", até tive algumas recaídas, mas perseverei e consegui me manter sem bebida, com o passar do tempo os eventos começaram a diminuir para mim, não para os outros, mas só para mim, por coincidência descobri que eu não era mais convidado...fiz algumas reflexões sobre o assunto pois pensei, será que virei o "crente chato que quer converter os outros?", depois de consultar individualmente alguns componentes do grupo extrai a seguinte informação, alguns dos componentes se sentiam estranhos com a minha presença ali, eu não bebia, não me drogava, não ia para as baladas funk por não curtir, não utilizava redes sociais com frequência, pra alguns eu era um monstro, sendo que a minha monstruosidade é gostar de ler, trabalhar, empreender, aprender idiomas, frequentar academia, estudar, eu me tornei um "mau" exemplo; com um pouco mais de esforço consegui descobrir que dos se sentiam mal com minha presença, tinham essa ojeriza, porque eu venci onde eles falharam e me ver bem fazia mal a eles, pois eu venci a depressão, venci os vícios, não preciso fugir da realidade pra ser feliz, não preciso me esconder da sociedade "malvada" que quer passar a perna em você o tempo todo, eu descobri que o mundo é maravilhoso e cheio de possibilidades, é difícil, sim, é difícil, ninguém nunca disse que é fácil viver, você escolhe a forma que vai viver e como vai ver a realidade, mas viver em uma ilusão, não leva a lugar nenhum que não seja o fracasso e tristeza, hoje penso isso sobre o álcool, eu não bebia porque gostava, bebia pra fingir ser outra pessoa pois era covarde de olhar pra mim e ver a merda que eu era.
Parabéns pelo vídeo, se ler meu comentário desculpe pelo desabafo.
Grande Abraço!
não tem pelo que se desculpar. fez o que fez sentido pra ti. grato por compartilhar, irmão. me conector com vários pontos do que relatou. Coragem pra ser sincero consigo mesmo e pra fazer teu caminho. É isso! Forte abraço! Estamos juntos!
Que video maravilhoso. Faz um ano que parei de beber, so tomava cerveja ferro meus rins, o álcool é ferramenta do inimigo, vida saudável para curtir meus filhos minha esposa,viajar, hoje quando vejo as pessoas bebendo, vejo como eu era fraco!
🙏🏼
Sensacional. Me vi em quase todas as situações relatadas. O conformismo é um mal grande demais pra ser ignorado. Conteúdo incrível.
Exato, Wagner!
Só força! Conteúdo rico 🌻 "O que te trouxe até aqui não vai te levar para o próximo nível" -Ret
🙏🏼
Brother, gratidão pelo vídeo! Estou em uma fase de transição, você falou no seu vídeo, muita coisa que eu precisava ouvir. 🙏🏻🙌🏻 esses dias de distanciamento social, fizeram eu me desprender do "rebanho", consigo enxergar que talvez antes, quando eu pensava que fazia parte daquilo, na verdade não, acho que nunca fiz parte. Você tem "amigos" enquanto é favorável pra eles, percebo que estou melhor assim e que ninguém vai fazer nada por mim.
Mais uma vez, obrigada pelo vídeo, ganhou uma inscrita e uma seguidora!
que bom que fez sentido pra ti, Patricia. esse processo de se desatrelar do rebanho realmente não é qualquer coisa. vai envolver profundidade e "pequenas mortes", psicológica e de perspectiva.
espero que ambos conteúdos sejam úteis pra você 🙏🏼
Parece estar falando diretamente pra mim, eu tbm não me preparei para a vida adulta.
Somos alguns milhões. Mas o jogo tá mudando.
Todo sucesso pra você, meu bom
Grato, Fernando! Estamos juntos!
Mesma coisa comigo
Um dos melhores vídeos e de maior utilidade publica que eu assisti como há muito tempo não via!!👏👏👏. Obrigada!!!
Que bom que fez tanto sentido pra ti, Viviane. Forte abraço 🙏🏼
Obrigada pelo vídeo, Rafa! Esse vídeo é atemporal, cá estou eu, anos depois, vendo ele, e me identificando com várias falas!
Que bom que fez sentido pra ti, Mariana. Fico feliz em ler isso 🙏🏼
Eu e meu marido estamos nesse processo. Só bebíamos fds, mais mesmo assim comecei a ver que esse não é o caminho que quero, anestesiar dois dias da semana para suportar a semana estava tirando o brilho da vida e desviando do que realmente importa.Obrigada pelo seu relato, nos ajudou muito👏🏻👏🏻👏🏻🙏
Que bom que fez sentido pra vocês, Alline. O fato de vocês estarem juntos nessa já torna todo o processo mais fácil pros dois, individualmente. Forte abraço 🙏🏼
Obrigada Rafael!!🙏🙏eu cheguei ao seu canal por uma pesquisa sobre a abordagem Junguiana dos sonhos. Sou estudante de Terapia Transpessoal...grata pela explicação, me deu uma direção nesse momento também .Grande abraço 🙏✨
Que delícia de vocabulário, que inteligência.... não dá vontade de parar de ver e ouvir ....
Recentemente eu passei a querer "dar" esse passo....tem passado um filme em minha cabeça e tenho ficado muito reflexivo sobre tudo que já vivi e DEIXEI de viver. Tudo isso em silêncio para que ninguém me interrompa.
Espero ter a sua determinação!
Espero tb poder te encontrar no rio daqui há algum tempo ...vc com seu suco e eu com meu café....
Ah ....e muito obrigado!
aula, Maikon! Que bom que fez sentido pra ti, cara. Forte abraço!
@@rafaeljordao gratidão e prazer
🙏🏼
Eu abandonei também, não faz mais sentido nenhum maltratar meu corpo, sem distrações agora. Quero nutrir meu corpo, minha mente, minha alma. Quero estar cada dia mais presente no meu Eu.
👌🏼🙏🏼
Vc levou o papo a outro patamar, foi além, um além que está bem aqui! Muito bom! 👍🏻
Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼
O melhor video sobre alcoolismo que assisti ate agora. Brigada por dividir sua experiência.
Que bom que fez sentido pra ti, Luciana! 🙏🏼
MT foda a sua forma de falar...parei decididamente e você disse tudo!
Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼
O melhor depoimento que eu vi , você descreveu todos os detalhes desse ciclo vicioso.
Que bom que fez sentido pra ti, Lucas 🙏🏼
Home eu te conheci por causa do video da cannabis la, e mano vc tem uns papo muito cabeca na moral, so' as ideias certas
só o começo 🙏🏼
Sempre concordo muito com suas reflexões e me identifico também com algumas das suas experiências. Até os 19 eu nunca tinha bebido, nem fumado, e eu NÃO gostava de ambos, fiz tudo pra me incluir (pq antes eu era crente.. foi meu "ato de ruptura", digamos assim) e após experimentar algumas vezes, "me conformei" com a prática frequente dos dois na minha vida. Nos últimos meses, venho pensando em como parar de beber, fumar e também de comer carne, porque ja não faz mais sentido pra mim e quando assisto um vídeo como esse ou como o outro (da cannabis), me sinto muito impactada pq quando olho ao meu redor é esse tipo de pessoa que encontro, que diz: "pra que esse radicalismo?", "Nossa, vc mudou", "para com isso e bora beber mais uma", "dá só um 2nho" e para sustentar uma escolha diante dessa coerção opressora da sociedade tem que ter coragem MESMO E, temos de ouvir histórias inspiradoras de vida como a sua. Obrigada pelo conteúdo!
Jamily, grato pela coragem de vir compartilhar!!! Eu compartilhei seu comentário no stories, acho que pode ajudar outros indivíduos. Espero que não tenha problema. Só não te marquei pq não te achei lá. 🙏🏼🕴🏼 Fortíssimo abraço! Estamos juntos!
parabéns pela coragem de se expor e parabéns pelo conteúdo do vídeo que é super necessário! espero que as pessoas interpretem e entendam a mensagem. 🤍
Que bom que fez sentido pra ti, Leyla. Eu tbm espero 🙏🏼
necessário, esse vídeo é necessário.
🙏🏼
Que felicidade poder encontrar teu vídeo nas minhas sugestões, principalmente porque decidi recentemente enfrentar um processo semelhante.
Reflexões extremamente necessárias, gratidão por compartilha-las aqui. 🙌🏾🖤
Maravilha, Wanessa! Espero que seja útil pra ti! Forte abraço! 🕴🏼💚
cara, eu passei por uma situação na qual eu me vi uma pessoa aonde não tinha limite do que eu bebia e fazia, e vendo esse vídeo eu vejo uma inspiração, gratidão por fazer esse vídeo!
que bom que fez sentido pra ti, Maria 🙏🏼
Que video! Tambem parei de beber por observar os malefícios que estavam trazendo pro meu corpo( e pós isso perceber os efeitos nocivos no psico), super identifiquei essa pressão social, essa violencia passiva inconsciente. Sua reflexão sobre os ritos de passagem cairam como uma luva, pois estou em um grupo de estudo e uma das indagações foi essa “como viver em uma sociedade que nao tem ritos traz diveeersos efeitos doentis”. Vi seu video anotando varios pontos e questões, como uma aula mesmo. Agradeço por compartilhar seus pensamentos e vivências.🌻
Maravilha, Julia! Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼 fortíssimo abraço! bom estudo kk
Poxa irmão, história muito parecida com a minha. Meu avô e pai tbm são alcoólatras, meu vô morreu de AVC e meu coroa já foi internado 2x. Fomos no AA juntos, mas nunca paramos. Agora minha noiva me deu um ultimato, e esse vídeo me ajudou a tomar quem sabe a decisão mais importante da minha vida. Ou eu troco a Antártica gelada por um futuro brilhante, com filhos e uma família linda. É difícil mas vou conseguir, com todas as minhas forças. Gratidão
Força, cara. Tmj. Foca toda tua energia e atenção no que você tem com eles. Isso irá te fortalecer. Abraço, Marlon.
Toda força, meu caro. Eu parei de beber álcool há sete anos. Não foi nada fácil. Mas chega um momento que as coisas se equilibram. Deixei meu depoimento no canal MAIS UM DIA SEM BEBER. Vá lá, pode ser que te motive mais ainda.
Deus te abençoe irmão
Espetacularmente incentivador. Estou começando meu marco zero hoje, 26/01/2022. E é justamente isso, meu corpo não aguenta mais, eu quero ser eu e não um ser manipulado por uma substância etílica no sangue que me transforma em uma outra. Talvez o meu eu verdadeiro muitos não conheçam. Vamos lá, comecei. O B R I G A D A! Puta relato de experiência. Parabéns! 🥳🥳🥳🥳🥳🥳
Que bom que fez sentido pra ti, Suzana. Espero que seja útil pra tua jornada 🙏🏼
Se eu puder recomendar um vídeo, indicaria o que tenho sobre "COMO eu parei de fumar...", lá eu dou dicas que são úteis pra mudança de comportamento em geral.
@@rafaeljordao Obrigada Rafa! A propósito, 24h zero alcool. 😉
👌🏼🙌🏼
Libertador, que esse vídeo seja uma inspiração pra muita gente 🙏
Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼
2021 me indentificando,a maioria dos jovens como eu,de algum motivo faz parte desse mecânismo do álcool,e fod com sua vida,mais sempre existe uma luz no fim do túnel,quando seu corpo te manda a msg que não está suportando mais,o dinheiro tá indo sem vc ver,e vc se tornar uma pessoa mais agressiva e impaciente,Vc enfim acorda e pensa puts que completo idiota eu sou me deixei leva por essa desgraça,não quero mais isso pra minha vida,Morre um consumidor e nasce um Homem Ou uma mulher de sonhos,metas,ideias,valor e futuro.
Pra mim isso é tão nítido, nos meus piores momentos, quando me sentia péssimo era exatamente nesses momentos e com esses sentimentos horríveis que eu mais sentia vontade de beber e fumar, mas quando me sentia relativamente bem já n sentia essa vontade, pelo contrário
Cara ... Que vídeo forte esse ! Me senti profundamente tocado assistindo isso ... Espero de verdade que esse vídeo seja um divisor de águas pra mim . Precisava muito ouvir isso ! Obrigado ... Você não sabe o quanto isso é importante !
aula. estamos juntos, Pedro. Que bom que fez sentido pra ti, irmão. E espero que seja útil tbm 🙏🏼 abraço!
Ainda me perguntando como não conheci teu canal antes, esse vídeo é mais que necessário! Também parei de beber por pedido de socorro do meu próprio corpo, cheguei até a ficar internada. Incrível como esses questionamentos estavam reprimidos em mim e não haviam sido elaborados por medo do olhar do outro, maldito conformismo social. Obrigada por transmitir suas reflexões!
Que bom que fez sentido pra ti, Nicole. De fato é um "ir contra o fluxo" da conformidade. Criemos nossos próprios caminhos! Forte abraço 🙏🏼
Eu me identifiquei muito com tua história, pois tenho uma longa jornada de paradas e recaídas...E bem observando fui levado pela pressão social na direção destes abismos...Vou fazer novamente essa experiência de me libertar....
Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼
Caraca, tô curtindo demais o seu canal, reflexões que me fazem sentir menos sozinha, dahora. Me identifiquei com algumas experiências citadas aí. Eu bebia como mecanismo de amenizar as dores e problemas, mentia que funcionava para que em algum momento virasse verdade.
Que brote mais e mais nesse seu Jordão Rafael... obrigado pelo conteúdo e pelo vosso tempo ⏳
🙏🏼🕴🏼
Desde os 13 anos a primeira dose, agora com 36 anos e preciso muito parar de beber, esse vídeo veio somar nessa minha necessidade, pois parece que está contando a minha vida e está muito dolorosa atualmente.
Parei por 6 anos e voltei destruindo só tudo, alcoolismo é doença é muito grave, antes de acabar com a vida o álcool humilha bastante.
Já acumulei muitos prejuízos emocionais e financeiro.
“Não perpetuar os padrões impostos pela sociedade”
Parabéns pelo conteúdo.
Força e coragem, irmão! Estamos juntos!
Caí de paraquedas no vídeo, amei, agora vou vasculhar o canal! Parabéns, me identifiquei muito
Que bom que fez sentido pra ti, Marcio. Forte abraço!
Cara, achei o vídeo sensacional. Primeiro vídeo que vejo do seu canal. Não sei se já chegou a pesquisar sobre Indústria Cultural, mas me lembrou muito pela forma que você disse do coletivo abranger ou excluir o solitário em relação a coerção. Estive pensando bastante nisso recentemente em relação aos relacionamentos: o tanto que você, por influência de outras pessoas e da própria cultura se sente na necessidade de estar com alguém, mesmo que no fim nem goste muito da pessoa. Bem, de qualquer forma, te recomendo a dar uma lida em qualquer coisa sobre indústria cultural, caso você não saiba claro. Gratidão, Abraços e sucesso!
Que bom que fez sentido pra ti, Bruno. Não conheço. Farei uma pesquisa. Grato pela recomendação. Abraço!
Eu não bebo nem fumo , acho o máximo alguém deixando ,conseguindo deixar esses vícios,
🙏🏼
Show mano! Eu estou sem beber desde dia 01 de janeiro deste ano, com objetivo de voltar somente no dia do meu aniversário dia 20 de agosto, mas pensando seriamente nunca mais beber, agora estou encarando os problemas do dia a dia de cara limpa! Valeu pelo video, abraço
Que bom que fez sentido pra ti, Mateus. Existe a possibilidade de no seu aniversário não fazer mais sentido beber. Ou de ainda fazer e você ver que teu corpo pode (ou não) reagir beeem diferente.
@@rafaeljordao no dia volto para dizer como foi
Parabéns Rafael, isso mostra que enquanto houver ar em nossos pulmões sempre haverá meios para a mudança. Basta decidir e ir atrás...
É incrível como duas ou mais pessoas podem passar por situações semelhantes estando em lugares diferentes. Atualmente estou em Roraima e me identifiquei com cada palavra dita aqui. Parei de fumar cigarros porque percebi que tinha um propósito maior de alcançar outros sonhos que dependem da minha qualidade vocal. Gosto da forma de como vc se expressa e da vibe que vc transmite... É tão transparente e honesta.
O que eu quero dizer com tudo isso é, parabéns, vc me inspirou na minha caminhada e se possível, continue contribuindo a sua maneira para essa conexão com as pessoas
Agradeço pelo feedback! Que bom que te serviu. Fortíssimo abraço! Só o começo 🕴🏼🙏🏼
Você é um exemplo de superação, parabéns, continue assim!!!! Deus abençoe sempre sua vida 🙏
Grato, Edith 🙏🏼
Dois dias antes do carnaval fiquei com amigdalite e precisei começar a tomar um antibiótico bem forte, ou seja, sem beber nos próximos 10 dias. O primeiro carnaval sóbrio(depois dos 15 anos), e foi daí que tirei várias reflexões sobre o álcool na minha vida, e muitas outras atitudes que venho tomado também. É incrível como simplesmente o fato de eu não beber numa festa como o carnaval, principalmente aqui em Olinda/Recife, me fez observar várias coisas, sabe? Vim pro youtube, e esse vídeo foi o primeiro que cliquei, e foi um que me identifiquei pra caraaaamba, tanto nas experiências, quanto nos pensamentos. Obrigado por me fazer não me sentir só nessa, e ter dado um empurrãozinho em algumas metas que tenho pra mim. Valeeeuu, Rafa!
Estamos juntos! Bom saber que foi útil pra ti. Forte abraço! Coragem!
Admiro sua capacidade de reflexão e maneira de expor as ideias. Continue postando sempre que possivel, abs.
Grato, Guilherme! Forte abraço! Tô só no começo.
Muito bom o conteúdo, eu já tinha tomado a decisão de parar de beber e esse vídeo só a fortaleceu, eu não quero ser mais um que ignora o que a minha consciência, intuição e espírito me pedem e me enfiando em escapismos baratos, chega disso. Futuramente quero voltar a tomar um copo de cerveja artesanal e vinho mas agora sob a perspectiva de apreciador e sem me embreagar em nenhum aspecto.
Grato pelos vídeos, estou buscando uma vida mais saudável, virtuosa e feliz, esse canal só tem a agregar, da para perceber que você passou por todo o processo, mais um inscrito, abraços!
Grato pelo feedback, Gabriel. Mas lembre, eu tbm estou só no começo... sempre ;)
Coragem no processo, irmão! Forte abraço!
Cara, antes de mais nada te parabenizo pelo video, independentemente se vc seguirá ou não com essa decisão. Seus relatos podem ajudar muitos. O video veio de encontro ao momento que vivo.
Grato, Roberto. Estamos juntos! Forte abraço!
Achei verdadeiramente verdadeiro teu relato, me reverbera algumas coisas. É isso aí, em caminho da própria evolução, ser melhor pra ti e ser melhor pro mundão.
É isso. Tmj
Cara, você é inspirador! Obrigado por esse vídeo. Foi uma terapia para mim me identificar tanto e ouvir um ponto de vista que já estava na minha cabeça mas que estava faltando algo pra se firmar.
Estamos juntos, João. Que bom que foi útil pra ti. Abraço!
Rafael Jordao, Bacana como voce compartilha sua experiencia. Precisamos refletir e eh muito legal seu convite. Muito Obrigada!
Grato, Tania! Espero que seja útil pra alguém 🙏🏼
Sou eu, só que não bebo. Larguei o cigarro a 3 anos mas ainda fumo muito baseado, sou ator e tudo que tu falou sou eu! Cara tu é especial, não pare nunca!
Estamos juntos, André! Que bom que fez sentido pra ti, cara. Forte abraço!
Ei Rafael, pode ser que você não leia isto, mas quero que saiba que amei seu canal desde o vídeo de The midnight gospel ( minha série favorita ), fui por ela que recobrei alguns sentidos da vida e me dediquei a querer mudar. Gosto muito do seu jeito de introduzir os assuntos com total respeito e liberdade de expressão, você é muito maravilhoso. Venho enfrentando uma depressão um pouco pesada ultimamente e eu estou alcoólatra não diagnosticado clinicamente, mas venho bebendo quase que todos os dias nos últimos 7 meses, estou com problemas para lidar com a transição de adolescente para adulto, estou com 21 anos. Vou me dedicar a melhorar meu corpo e sair desse comodismo social citado. Muitas vezes como você disse, somos influenciados pelas expressões passivo-agressivas, é horrível isso, porque as vezes me sinto um lixo ao recusar uma bebedeira, saca? Mas é só isso que queria te dizer, você é foda, continue assim, evolua mais e mais, obrigado de coração.
Iuri, só a coragem e a clareza necessárias para escrever esse comentário já é um grande passo. Espero que os vídeos e os textos que venho escrevendo possam te servir nesse processo de alguma forma. No mais, em relação à questão da bebida e da depressão, não hesite em pedir ajuda. Mas é necessário saber pra quem. Se as pessoas ao seu redor não reconhecem a seriedade de um padrão destrutivo e/ou depressivo de comportamento, mesmo que por ignorância ou inocência, pode ser que mudar um pouco de ambiente e/ou falar com alguém de fora deste círculo, seja bom pra ti. Ajuda profissional é sempre bem-vinda. Não subestime o poder que conversar com alguém treinado pra isso pode ter.
Força, coragem e clareza. Forte abraço!
em mais uma ressaca assistindo mais uma vez
Espero que seja útil pra ti 🙏🏼
Assisti esse video dois anos atras, hoje faz muito mais sentido... obrigado pelas palavras
Tmj, cara 🙏🏼
Cara tu é uma figura. Figura gente boa
Exatamente assim!
Não tenho mais espaço
Todos os dias!
É uma dor imensa