Veja os livros do professor Olavo de Carvalho. Quase esgotados para compra. O imbecil coletivo amzn.to/36hXGxm O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. amzn.to/2KTDV7L Aristóteles em Nova Perspectiva. amzn.to/36hZhTS O Jardim das Aflições. amzn.to/3adq0lw Como Vencer Um Debate Sem Precisar Ter Razão, Em 38 Estratagemas. Dialética Erística. amzn.to/39lvBHq Mário Ferreira Dos Santos: Guia Para O Estudo De Sua Obra. amzn.to/39lLKMQ Conhecimento Por Presença: Em Torno Da Filosofia De Olavo De Carvalho. amzn.to/2KTEuyp A Nova era e a Revolução Cultural: Fritjof Capra e Antonio Gramsci. amzn.to/3sVBtyK Edmund Husserl Contra O Psicologismo. amzn.to/3qWRpiC Introdução À Filosofia De Louis Lavelle. amzn.to/36ij6dT A Longa Marcha da Vaca Para o Brejo: o que Restou do Imbecil (Volume 1). amzn.to/39okSfb Maquiavel Ou A Confusão Demoníaca. amzn.to/3ppDalY Visões de Descartes: Entre o Gênio Mau e o Espírito da Verdade. amzn.to/3ciuryq A Dialética Simbólica: Estudos Reunidos. amzn.to/3r1dVGP Orlando Fedeli contra Olavo de Carvalho. amzn.to/3a8uSs7 O Mundo Como Jamais Funcionou: Cartas de um Terráqueo ao Planeta Brasil. amzn.to/2KWHYAk A filosofia e seu inverso: e outros estudos. amzn.to/3t2grP6 A Cólera dos Imbecis. amzn.to/2NwmTgT A Fórmula Para Enlouquecer o Mundo. amzn.to/3qXSzKB O Futuro do Pensamento Brasileiro. amzn.to/3a8JKqC O enigma quântico: Desvendando a chave oculta. amzn.to/3iPzfwm Os Eua E A Nova Ordem Mundial. Debate entre Olavo e Dugin. amzn.to/2NL95zp Livros de Mário Ferreira dos Santos: Filosofia e Cosmovisão. amzn.to/3r3mQYF Filosofia Concreta. amzn.to/3pnFVnK Tratado de Simbólica (Coleção Filosofia Atual). amzn.to/3t2faYl Invasão Vertical dos Bárbaros amzn.to/3opon9J Mário Ferreira Dos Santos: Guia Para O Estudo De Sua Obra. amzn.to/2McxHAD
Uma excelente aula ministrada pelo professor Olavo de Carvalho, na qual ele, na qualidade de verdadeiro filósofo e grande mestre das Ciências políticas no campo filosófico, desmonta a teoria Behaviorista e apresenta os meios, pelos quais as coisas acontecem, de fato, no plano da existência sob uma perspectiva, eminentemente, crítica.
Este é um dos motivos pelo qual abandonei o luteranismo (o determinismo integral)... parabéns prof. Olavo pela explanação, e que o Altíssimo continue lhe pondo virtudes.
Amigo, Lutero nunca foi determinista fatalista, acho que vc deve estudar mais sobre ele. O ultradeterminismo aparece de fato na escolástica calvinista.
O mais foda de tudo que ele ensina nas aulas *pra mim, é essa estrutura ordenada de pensamento. Começo, meio e fim. Tudo se encaixa de forma perfeita e é, como sempre, genial.
Aí está um assunto que eu sempre quis saber:”se o homem nasce bom e o AMBIENTE social que o corrompe”... e mais sobre Predestinação e Livre Arbítrio. A pirilampo aqui apreendeu mais algumas coisinhas...😍
A dúvida pode estar pré determinada também. O caminho do conhecimento e da experiência passa tambem pelas dúvidas. Havendo a dúvida e, à seu tempo sendo sanada, a resposta será mais profunda e a convicção vinda da experiência será mais firme pois estará fundamentada na própria experiência.
Tive um comércio em São Paulo, e as pessoas são muito mal educadas, brutalizadas, não fazem nenhuma saudação, nem um bom dia, nem um por favor, por gentileza, e lhe chamam desrespeitosamente por "ô", "neguinho"(se for negro), "gordo"(se for gordo), "japa"(se for japonês), e perguntam onde fica tal lugar, e depois de receberam a resposta simplesmente viram as costas e nem agradecem. Talvez o tamanho enorme da cidade pré-determine essa rudeza, essa impessoalidade entre as pessoas, ou somente o lívre arbítrio de serem não polidas por escolha própria, não sei dizer. Talvez o professor pudesse me responder, mas infelizmente ele já se foi.
Se der a possibilidade para uma pessoa fazer o mal, faria ela o bem por alguma razão?? É obvio que não haveria razões mais cômodas para seguir o caminho do mal. O caminho arduoso do bem que lhe está intrínseco refuta a teoria geral do determinismo, e não de modo ao contrário.
E ainda tem o fato de que se Deus determina os meus atos que são maus e bons, quer dizer que quando pratico o mal, fiz porque fui determinado por Deus, tornando Deus o autor do mal.
Cara, o meu maior dilema é justamente esse!!! Preciso aprender a distinguir o mal humano da obra de Deus (me fiz por entendido ?). Não sei se usei os termos certos.
Não, a escritura não diz que Deus determinou a morte de Jesus. Ela mostra que há um relato escrito no céu que mostra as coisas que aconteceriam por consequência da queda incluído a morte de Jesus . A bíblia diz que através da presciência, Deus sabe tudo que vai acontecer. Portanto não e` pela determinação que Deus sabe, mas pela presciência. Concluindo, temos Presciência verso Determinação. Se você escolhe determinação, você torna Deus o autor do mal, e Satanás um cumpridor da vontade de Deus, um santo. Se você escolhe presciência, Deus continua sendo justo e bom . Lembrando que os calvinistas escolheram o determinismo, tornam Deus o autor do mal e Satanás um santo cumpridor da vontade de Deus. Atropelam as escrituras inteira para dizer que Deus e` o autor do mal, e ainda condena o homem ao fogo do inferno, pelos crimes, estupros, genocídios etc. que ele Deus os obrigou a cometer. Não há nenhum apostolo de Jesus que ensine tamanha aberração.
@@carlosrodrigues6783 Precisa ler mais. "Pois, na verdade, se uniram nesta cidade contra o vosso santo servo Jesus, que ungistes, Herodes e Pôncio Pilatos com as nações e com o povo de Israel, para executarem o que a vossa mão e o vosso conselho predeterminaram que se fizesse." Atos dos Apóstolos 4: 27-28
Nas escolhas morais o homem é notavelmente livre, o código de conduta está inscrito na "alma". Por isso o homem é um ser responsável: merece castigo ou prémio.
Pelo que sei de behaviorismo, neste vídeo houve uma redução e uma hipersimplificação considerável da teoria. Os behavioristas não acreditam em um determinismo unilateral do meio ao indivíduo, mas há uma relação dialógica: o meio influencia o comportamento e o comportamento manipula o meio. O homem vive em relação com seu meio, recebendo influência mas também o transformando através do comportamento. Parece que está atacando espantalho.
Sim, está atacando um espantalho, mas não feito por ele. Mas criado pelo senso comum, e a cultura de massa. Ele faz o mesmo com a ciência, por exemplo, quando se refere a newton, einstein, etc. Ele não é absolutamente anti ciência como costumam rotula-lo.
@@rafaelhenrique7448 Com certeza não, Rafael. Sabe, as minhas críticas ao Olavo são mínimas. Eu acho ele realmente incrível e ele foi decisivo na minha vida. Me fez voltar a estudar, moldou minha visão sobre a política e as ideologias, abriu uma penca de autores que passei a conhecer através dele e me fez valorizar o que se chama de "realidade" em primeiro lugar, trouxe vários elementos históricos desprezados na nossa sociedade, as análise políticas. Os méritos são enormes. E acho que é natural os deslizes, porque ele fala muito e é natural que quanto mais se fale, tem o risco de errar maior. Ainda assim, vejo que os deslizes são mínimos em vista do tamanho e a profundidade do conteúdo. Também creio que ele atraia uma série de críticas por conta de uma certa arrogância. Muitas vezes, ao invés de passar o conteúdo, ele apenas esculacha os outros, generaliza e se exalta demais. Parece que de uns tempos para cá isso tem aumentado. Mas eu tento não ser injusto nas análises, e não colocar rótulos bobos. Essas críticas pontuais não anulam a sua grandeza. Abraço, meu amigo
A questão do determinismo biológico versus autonomia é também bastante discutida pelo Biólogos Henry Atlan (por exemplo, no pequeno livro "A Ciência É Inumana? - Ensaio Sobre a Livre Necessidade") e Humberto Maturana (por exemplo, "A ontologia da realidade").
Acho que ele não entendeu que não é "só o ambiente" imediato e "físico" que determina as ações no comportamentalismo radical, mas também a história de vida (ambiental e consequente) do organismo que está se comportando. Além disso, "ambiente" tem sim um significado bem específico dentro da obra do Skinner, não é só uma figura de linguagem; a linguagem e a comunidade de falantes fazem parte do ambiente, a afetividade e contato com outros organismos também fazem parte do ambiente. De qualquer modo, há discussões de que Skinner sequer foi determinista ou que ele pelo menos mudou de ideia na parte mais posterior de sua vida. O que ele nega veementemente é a existência de um agente interno capaz de escolher independentemente da sua história de vida (utilizando algo como um "livre-arbítrio").
Chamamos PREDESTINAÇÃO o eterno decreto de Deus pelo qual houve por bem DETERMINAR O QUE ACERCA DE CADA HOMEM QUIS QUE ACONTECESSE. Pois ele não quis criar a todos em igual condição; ao contrário, preordenou a uns a vida eterna; a outros, a condenação eterna. Portanto, como cada um FOI CRIADO PARA um ou outro desses dois destinos, assim dizemos que um foi predestinado ou para a vida, ou PARA A MORTE” Institutas, vol. 3, cap. 21, seç. 5. “a Escritura mostra claramente: que designou de uma vez para sempre, em seu eterno e imutável desígnio, àqueles que ele quer que se salvem, e também AQUELES QUE [DEUS] QUER QUE SE PERCAM” Institutas, 3.21.7 “os réprobos SÃO SUSCITADOS PARA ESTE FIM, ou, seja, para que através deles a glória de Deus resplandeça. (...) Portanto, se não podemos assinalar outra razão por que Deus usa de misericórdia para com os seus, a não ser porque assim lhe apraz, tampouco disporemos de outra razão por que rejeita e exclui aos demais, senão pelo uso deste mesmo beneplácito” Institutas, 3.22.11
A pergunta do aluno sobre Skinner está errada, ele entendeu (acho que não leu) completamente errado a ideia de Skinner e seus processos. Não é existe semelhança nem com Lutero, nem com Calvino. Pela pergunta, ele erroneamente, assemelha Skinner ao socioconstrutivismo. Ainda bem, apesar de poucas observações erradas, induzidas pela pergunta errada, o professor Olavo consegui explicar, separar e entender o Behaviorismo.
Sei que não é bem o foco do assunto. Mas gostaria de saber o que seria a tal tendência genética ao homossexualismo? Conforme dito no min 41:42. Pois nunca ouvi falar da existência de tal coisa. Até aonde consegui compreender o assunto, mesmo aquele que sofre do anômalo hermafrodita, não possui tendência natural a se tornar homossexual, assim como quem nasce sem uma perna, nem por isso tende a desejar amputar a perna que tem. Logo uma vez que o comportamento homosexual envolve o direcionar da sua fisiologia no contexto do mesmo sexo. Isso seria algo que sem estímulo alienígena, jamais passaria pela cabeça de alguém em circunstâncias normais. Abraço.
Coisa mais fácil do mundo: 7 Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? 8 Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. Galátas 5: 7-8 Se tudo estivesse totalmente predeterminado, não haveria como a persuasão do verso acima não vir de Deus.
Mas a bíblia fala só isso? Você sabe que a biblia fala sobre predestinação. A bíblia fala apenas sobre responsabilidade humana ou fala tbem da soberania de Deus?
@@1611marcio o dilema "responsabilidade humana X predestinação" foi criado por calvinistas, mas ele não resolve a questão que eu coloquei. Se tudo está totalmente predeterminado, toda "persuasão" (seja boa ou má), viria de Deus. Mas isso entraria em choque com Gálatas 5:7-8. A bíblia fala sobre Deus determinar certas coisas, mas isso não significa que tudo esteja totalmente predeterminado.
Dizer que Deus determina todas as coisa, torna Deus o autor do mal e Satanás um cumpridor da vontade de Deus, portanto um santo. Mas a verdade e` que o fato de Deus conhecer o futuro não significa em hipótese alguma que tenha determinado tudo. Ate` o homem pode prevê o futuro. Algumas ações que ocorrem em nossa volta, revelam os resultados, por isso os planejamentos. Com pouco conhecimento, o homem consegue prevê o futuro, quanto mais Deus que e` onisciente. O próprio Olavo proveu os resultados danosos e catastróficos do PT. E não precisou determinar nada. Os inimigos de Deus acusam-no de ser o autor do mal com essa ideologia satânica do determinismo. O castigo os aguarda.
"Deus conhece o futuro não significa que ele determinou "? Como ele pode saber se não determinar,se não ele ficará a mercê do acaso histórico feito por outros, isto também é incoerente, a soberania de Deus se revela na própria História e bíblia quando ele anunciou coisas específicas que faria e fez,não adianta querer entender sua onipotência, onisciência e presença pela limitação humana,apenas creia e descanse no Deus todo poderoso que realiza em nos tanto o querer quanto o realizar...Deus é soberano mas o homem é responsável, as duas verdades andam juntas ...parecendo ou não coerente para nós...
Deus não determina nada, ele respeita nossa liberdade de escolha, porém a oniciencia de Deus o permite saber quais escolhas nós faremos e com base nisso agir pela salvação. Deus não determinou que Adão e Eva caíssem na tentação da serpente, mas tendo conhecimento de tudo O Senhor sabia que isso aconteceria e agiu então no projeto da salvação dos Homens já considerando as decisões erradas que estes viriam a tomar. Mas não se trata de determinação, trata-se do fato de Deus não está preso as leis do tempo e do espaço o que o permite agir em vista das decisões humanas que ainda serão tomadas.
@@cell6720 ele tinha. Se ao se arrepender Judas tivesse pedido perdão a Deus teria alcançado a misericórdia infinita, mas não quis a misericórdia e ao invés de suplicar perdão a Deus ele se enforcou aumentando ainda mais o seu castigo. Então sim, Judas teve escolha. Deus em momento algum obrigou Judas a fazer o que fez, foi um ato da vontade de Judas. Agora Deus já sabia que aconteceria, não por que tenha determinado mas por conhecer todas as coisas (inclusive as futuras).
Na verdade, se você estudar a história, vai perceber que Lutero encontrou apoio dos Príncipes alemães. O príncipe que protegeu Lutero da morte - Frederico da Saxônia - parece ter tido apenas o interesse de promover sua Universidade, tanto que permaneceu católico até a morte. Outros príncipes aderiram à Reforma. Ao que me parece, alguns queriam aumentar o próprio poder cultural se livrando ou diminuindo a influência político-cultural do Papado na época. Já o alto clero e o Papado da época queriam manter seu poder e sua riqueza recebida por doações. Ao meu ver, não era Lutero que tinha interesse em poder (assim como Calvino que morreu quase pobre) mas quem se associou a ele (e esse fato importa muito por um cara pode se aproximar de você com segunda intenções e se beneficar da sua companhia sem que você compactue com as segundas intenções dele). Da mesma forma quem mais tinha a perder em termos de bens materiais e poder de influência era o Clero Católico da época. Então é possível sentir "o cheiro" de interesse do lado católico à distância também. Considerar o lado protestante sempre demoníaco e o lado católico sempre santo, é coisa de infantil desmiolado ou de desonesto. Pessoas, sejam em quais postos tiverem, são tentadas e caem perante a avareza. Isso não era diferente no Alto Clero católico da época de Lutero, pessoas contra quem ele efetivamente combateu, por isso ele queria a Reforma da Igreja e não a destruição dela, coisa que vocês católicos recusam lembrar e confessar.
O behavorismo pensa que compreendeu o movimento da máquina que gira o liqüidificador, mas na verdade eles aprenderam somente a colocar um pauzinho nas astes pra quebrar o sistema operacional dessa mecânica. Artificialismo puro
O Calvinismo e o protestantismo não advogam o fatalismo, esse sim defendido por várias religiões, inclusive encontrado na filosofia grega (Édipo). O protestantismo, baseado na Bíblia, ensina que há um Deus Eterno e Soberano, Criador e Provedor de todo bem, que tem todo domínio e controle da história, sua origem até sua consumação. Ele criou o ser humano e o responsabiliza pelos Seus atos, bons ou maus, e retribui conforme a Sua justiça e Salva conforme a Sua Graça e Misericôrdia.
Isto mesmo, Deus é soberano e o homem é responsável! São as duas verdades que andam juntas..por mais que alguns digam que se ele determinou tudo então ele é que é responsável pelo pecado e escolhas ruins dos seres criados a bíblia não ensina assim! Ele sabe todas as coisa porque determinou sim obviamente, se não seria surpreendido pelo acaso e vontade alheia,ele escolheu os seus e realiza neles tanto o querer quanto o realizar,e de alguma forma isto acontece através da vida humana de forma que ela não se isenta de suas obras ,o que plantamos colhemos,mas a ênfase bíblica é que o homem é escravizado pelo pecado e não tem escolha ou força para se livrar dele por si mesmo só Deus pela sua vontade e ação pode o retirar do domínio e consequências do pecado,através da obra de Cristo por nós, Olavo deveria beber na base bíblica em vez do seu próprio raciocínio limitado e pecador..
Se Deus conhece o futuro, então tudo o que acontece no universo já está determinado. A menos que alguém acredite poder enganar a Deus e tomar decisões que Ele não foi capaz de prever.
Muito interessante, eu não acho que isso refute todo o protestantismo nem de longe, porque, se três séculos de debates acerca do Cristianismo, não foram suficientes, não vai ser por causa do Olavo de Carvalho, que ele terá fim. Com todo o respeito ao professor Olavo, mas verdade seja dita. No entanto, ainda que a gente fale sobre essas coisas, acho que existem temas mais urgentes ao Cristianismo, como a preservação da Civilização Ocidental Judaico-cristã do Marxismo e seus venenos culturais. Isso, ao meu ver, pode ser prolongado.
@@iggor_carvalho Só porque expressei minha visão sobre as coisas, não quer dizer que pretendia estar certo, pra mim errado, ou certo, vou continuar evoluindo do mesmo jeito, e é claro, que os estudos do professor Olavo de Carvalho ajudam, pelo menos quem deseja aprender. E eu tenho esse desejo. Então por quê vou ter medo? De errar? Grandes bostas o seu argumento, Olavo vive falando que é dos erros que se tira o aprendizado necessário, para madurecer intelectualmente. E ai? Quem ta certo agora? Você ou Olavo?
Se não fosse o protestantismo não teríamos certa liberdade que existe hoje ! Fora que a maiores nações são crentes de origens inglesa ! Católico ? Quem ou dizem são os Valdenses, os Albigenses foram os primeiros crentes na Europa daí surgiu o resto ! E perseguidos e mortos ! Olavo e apenas um grande filósofo e conhecedor de certas ideologias mais a Bíblia está longe !
@@alexsandrohbyyhygodoydelim930 Você não entendeu direito, eu disse que ao meu ver essa crise na cristandade que teve inicio no século XVIII e continua até no século XXI, porque, caso não saiba o Catolicismo e o Protestantismo ainda estão de pé, portanto, as pendências doutrinais, etc, não foram resolvidas, a verdadeira igreja falsa, ainda não veio completamente ao chão para nunca mais se levantar, então ao meu ver, é uma disputa que levará muito tempo, e como eu considero o marxismo e o movimento revolucionário mais perigosos ao Cristianismo do que esses debates, acredito que poderíamos deixar algumas diferenças de lado para defender a fé cristã dos verdadeiros inimigos. Respeito seu ponto de vista contrário, mas não vejo como insistir nesse debate incessante entre protestantes e católicos ser a solução para a civilização ocidental, principalmente na questão cultural. Simples assim. Cada com sua opinião.
Eu quero entender porque Agostinho não é citado , ele é santo na Igreja Católica e a doutrina da predestinação tem suas origens nele...que por sua vez se baseia em Paulo aos romanos 9
@@iggor_carvalho Sim...mas você vai perceber que o livre arbítrio defendido por ele é a "capacidade do humano agir contra a sua natureza" e uma vez que a natureza humana é caída, o homem original(Adão) tem esse livre arbítrio, pois ele pode agir contra a sua natureza boa, mas o descendente de Adão, caído, não pode agir contra a sua natureza má ....
@@JoaoGabriel-mi8ew Isso mesmo. Concordo com você. A opinião dele não é necessariamente a opinião da igreja. É exatamente isso que eu comentei. Criticam Lutero e Calvino por terem essa opinião, mas não criticam Agostinho.
@@eduardoprado5992 Se você for ler todos os reformadores dizem exatamente isso. O homem se condena por sua escolha ruim que sempre ocorre por sua natureza caída. E encontra salvação apenas na graça. Não há retratação de Agostinho. Ele continua sustentando o que sempre acreditou.
O problema destes conceitos está na tentativa de aplicação absoluta, pode fazer sentido ao limitar a um círculo de abrangência e mesmo assim tem confusão porque para ser eficaz pressupõe um ser absoluto nos dois âmbitos e aí, como ficariam os demais indivíduos? É comum a partir de um conceito que o indivíduo nem se quer sabe de onde veio, querer explicar a existência e as consequências nela contida. Quanto ao determinismo luterano e calvinista a meu ver, a problematização começa exatamente na invenção de termos filosóficos sem se ater às referências do que falou Jesus e os Apóstolos, aliás não me parece ter sido a intenção de Calvino levar a discussão para este lado, pois dentro das referências bíblicas o "determinismo" não engana o homem, mas permite aos não eleitos serem enganados, e neste aspecto não cabe julgar pela percepção humana o que é bondade na visão do Criador Eterno.
Olavo foi um grande defensor do conservadorismo, mas na teologia a nota é muito ruim, pois ele confunde como os arminianos o que é determinismo- th-cam.com/video/g8lmhNFZ0hQ/w-d-xo.html
Mais uma vez o Velho do Carvalho faz uma redução intencional de um assunto para nessa simplificação aparentar que refuta magistralmente uma teoria. Um sofista consagrada que se utiliza de falácias e claro, o desconhecimento da grande maioria dos seus fanáticos. O behaviorismo não totaliza a predeterminação. O behaviorismo entende as características filogenéticas, ontogenêticas e culturais do sujeito.
@@sonnymena8657 beleza amigo, eu não estava sendo irônico, mas pela tua educação dá pra ver que prefere apenas citar 3 características achando q isso é o suficiente pra desmontar toda argumentação do vídeo
@@eduardop911 sim. Essas 3 características são suficientes para desmontar todas as falácias do Olavo. Utilizar mais argumentos seria desnecessário e poderia cair na mesma retórica que ele usa para não argumentar e sim iludir. Me atacar com ad hominem (no caso minha educação) denota o nível de pensamento dos alunos do “mestre sofista”
@@sonnymena8657 quem atacou foi tu amigo. Leia a tua primeira resposta, sem contar que segue atacando novamente de forma cínica, reclamando de algo que tu mesmo está fazendo, além de generalizar e continuar reduzindo meia hora de argumentação do professor a poucos conceitos jogados ao vento sem discorrer uma vírgula sobre cada, ou seja, segue sem refutar porra nenhuma e arrotar arrogância, segue se mordendo e me ofendendo por nada, visto q as tuas respostas histéricas e afetadas se deram pelo simples fato de eu pedir que tu explicasse algo que tu mesmo sugeriu como correto
É um tema que nem calvinista sabe dialogar com tranquilidade e honestidade. Então, não adianta tentar explicar. Fé é foro íntimo, é o âmbito que o professor Olavo, com todo respeito, não tem o domínio.
@@luanakreinski2320 Sou Presbiteriano dês de berço, mas antes disto sou cristão, e afirmo com toda convicção que Olavo não sabe e nem tem autoridade alguma para falar deste assunto, fica só nesta enrolação de raciocínio humano de tentar entender o que ele não tem base de fé para crer,estas são conclusões dele para ele ,não deviam ouvir este ridículo
olavo falou muito e não explicou nada sobre o determinismo e livri árbitro, a concelho ele ler gordon clark, o livro DEUS e o mal, só assim ele aprende sobre a soberania de DEUS, infelismente olavo é muito fraco neste assunto.
Kkkkkkkkk. Nessa tenho que concordar. Vi outro vídeo em que um mano pede dicas de leitura de psicologia. Ele mete o pau em todo mundo e fala que ninguém sabe nada do assunto e não conhece os principais autores. Na hora de fazer a recomendação, recomendou apenas 1 livro para o mano. Ou seja, pouco ajudou de fato. Essa arrogância é foda. Admiro ele pra caralho e posso dizer que ele mudou muito a minha vida e minha forma de pensar, mas ele dá dessas.
Sou psicologo e da área da análise do comportamento (behaviorismo) e sempre aprendo com o professor, não me sentir ofendido pois uma alto-avaliação é muito importante
@@robertoferreira7540 olavo é bobo kkk ele não sabe que o ambiente é algo que os sentidos humanos foram submetidos de acordo com o skinner fingi que ele não entende o que é ambiente é uma palhaçada kkk
@@Tiago-it9hi bobo mas tu ta aqui assistindo né, mt sem noção pessoas como vc, pois eu sou formado em psicologia e sou da área comportamental e entendi mt bem oq ele quiz dizer, não me sentir ofendido pq eu sempre aprendo algo.
@@JoabeGileade36 ele errou e fez considerações no livro retratações ou seja Agostinho errou e depois admitiu que estava errado , santo Agostinho era católico e. Não protestante pq o protestantismo e uma revolução modernista
@@gabrielrossi1234 ok...mas você vai ter que concordar que ainda que , por ventura, ele tenha feito retratações , como você diz, foi ele quem primeiro desenvolveu essa ideia depois de Paulo aos romanos 9, e Calvino e Lutero apenas sistematizaram o que Agostinho definiu sobre isso...pesquise e verás!
Um fato no mínimo curioso amigo é que Agostinho não teve essa ideia por acaso! Se ele teve essa ideia , ele como gênio que era, teve bons motivos para pensar assim. Leia romanos 9 e Efésios 1:3-4
Veja os livros do professor Olavo de Carvalho.
Quase esgotados para compra.
O imbecil coletivo
amzn.to/36hXGxm
O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota.
amzn.to/2KTDV7L
Aristóteles em Nova Perspectiva.
amzn.to/36hZhTS
O Jardim das Aflições.
amzn.to/3adq0lw
Como Vencer Um Debate Sem Precisar Ter Razão, Em 38 Estratagemas. Dialética Erística.
amzn.to/39lvBHq
Mário Ferreira Dos Santos: Guia Para O Estudo De Sua Obra.
amzn.to/39lLKMQ
Conhecimento Por Presença: Em Torno Da Filosofia De Olavo De Carvalho.
amzn.to/2KTEuyp
A Nova era e a Revolução Cultural: Fritjof Capra e Antonio Gramsci.
amzn.to/3sVBtyK
Edmund Husserl Contra O Psicologismo.
amzn.to/3qWRpiC
Introdução À Filosofia De Louis Lavelle.
amzn.to/36ij6dT
A Longa Marcha da Vaca Para o Brejo: o que Restou do Imbecil (Volume 1).
amzn.to/39okSfb
Maquiavel Ou A Confusão Demoníaca.
amzn.to/3ppDalY
Visões de Descartes: Entre o Gênio Mau e o Espírito da Verdade.
amzn.to/3ciuryq
A Dialética Simbólica: Estudos Reunidos.
amzn.to/3r1dVGP
Orlando Fedeli contra Olavo de Carvalho.
amzn.to/3a8uSs7
O Mundo Como Jamais Funcionou: Cartas de um Terráqueo ao Planeta Brasil.
amzn.to/2KWHYAk
A filosofia e seu inverso: e outros estudos.
amzn.to/3t2grP6
A Cólera dos Imbecis.
amzn.to/2NwmTgT
A Fórmula Para Enlouquecer o Mundo.
amzn.to/3qXSzKB
O Futuro do Pensamento Brasileiro.
amzn.to/3a8JKqC
O enigma quântico: Desvendando a chave oculta.
amzn.to/3iPzfwm
Os Eua E A Nova Ordem Mundial. Debate entre Olavo e Dugin.
amzn.to/2NL95zp
Livros de Mário Ferreira dos Santos:
Filosofia e Cosmovisão.
amzn.to/3r3mQYF
Filosofia Concreta.
amzn.to/3pnFVnK
Tratado de Simbólica (Coleção Filosofia Atual).
amzn.to/3t2faYl
Invasão Vertical dos Bárbaros
amzn.to/3opon9J
Mário Ferreira Dos Santos: Guia Para O Estudo De Sua Obra.
amzn.to/2McxHAD
Uma excelente aula ministrada pelo professor Olavo de Carvalho, na qual ele, na qualidade de verdadeiro filósofo e grande mestre das Ciências políticas no campo filosófico, desmonta a teoria Behaviorista e apresenta os meios, pelos quais as coisas acontecem, de fato, no plano da existência sob uma perspectiva, eminentemente, crítica.
Este é um dos motivos pelo qual abandonei o luteranismo (o determinismo integral)... parabéns prof. Olavo pela explanação, e que o Altíssimo continue lhe pondo virtudes.
Amigo, Lutero nunca foi determinista fatalista, acho que vc deve estudar mais sobre ele. O ultradeterminismo aparece de fato na escolástica calvinista.
@@ki4045calvinismo é fraude
Obrigado pela aula professor Olavo
Muito obrigado mesmo por postar esse precioso conteúdo, tratando dessa falsa oposição: Determinismo x Livre Arbítrio.
O mais foda de tudo que ele ensina nas aulas *pra mim, é essa estrutura ordenada de pensamento. Começo, meio e fim. Tudo se encaixa de forma perfeita e é, como sempre, genial.
Aí está um assunto que eu sempre quis saber:”se o homem nasce bom e o AMBIENTE social que o corrompe”... e mais sobre Predestinação e Livre Arbítrio. A pirilampo aqui apreendeu mais algumas coisinhas...😍
Grande Professor Olavo, obrigada por partilhar conosco seu conhecimento!
isso de cada um aprende de acordo com sua personalidade é a coisa mais piagetiana que tem e o olavo odeia piajet kkk o veio é malandro kkkk
Realmente não conheço ninguém com o conhecimento dele e método fácil de passar o que sabe .
Obrigado por mencionar minha cidade, Londrina no Paraná.
Sou teu fã.
A dúvida pode estar pré determinada também. O caminho do conhecimento e da experiência passa tambem pelas dúvidas. Havendo a dúvida e, à seu tempo sendo sanada, a resposta será mais profunda e a convicção vinda da experiência será mais firme pois estará fundamentada na própria experiência.
Tive um comércio em São Paulo, e as pessoas são muito mal educadas, brutalizadas, não fazem nenhuma saudação, nem um bom dia, nem um por favor, por gentileza, e lhe chamam desrespeitosamente por "ô", "neguinho"(se for negro), "gordo"(se for gordo), "japa"(se for japonês), e perguntam onde fica tal lugar, e depois de receberam a resposta simplesmente viram as costas e nem agradecem. Talvez o tamanho enorme da cidade pré-determine essa rudeza, essa impessoalidade entre as pessoas, ou somente o lívre arbítrio de serem não polidas por escolha própria, não sei dizer. Talvez o professor pudesse me responder, mas infelizmente ele já se foi.
Se der a possibilidade para uma pessoa fazer o mal, faria ela o bem por alguma razão?? É obvio que não haveria razões mais cômodas para seguir o caminho do mal. O caminho arduoso do bem que lhe está intrínseco refuta a teoria geral do determinismo, e não de modo ao contrário.
E ainda tem o fato de que se Deus determina os meus atos que são maus e bons, quer dizer que quando pratico o mal, fiz porque fui determinado por Deus, tornando Deus o autor do mal.
Cara, o meu maior dilema é justamente esse!!! Preciso aprender a distinguir o mal humano da obra de Deus (me fiz por entendido ?).
Não sei se usei os termos certos.
Exato.
Mas Deus não determinou que Jesus fosse humilhado, traído, crucificado?
Não, a escritura não diz que Deus determinou a morte de Jesus. Ela mostra que há um relato escrito no céu que mostra as coisas que aconteceriam por consequência da queda incluído a morte de Jesus . A bíblia diz que através da presciência, Deus sabe tudo que vai acontecer. Portanto não e` pela determinação que Deus sabe, mas pela presciência. Concluindo, temos Presciência verso Determinação. Se você escolhe determinação, você torna Deus o autor do mal, e Satanás um cumpridor da vontade de Deus, um santo. Se você escolhe presciência, Deus continua sendo justo e bom . Lembrando que os calvinistas escolheram o determinismo, tornam Deus o autor do mal e Satanás um santo cumpridor da vontade de Deus. Atropelam as escrituras inteira para dizer que Deus e` o autor do mal, e ainda condena o homem ao fogo do inferno, pelos crimes, estupros, genocídios etc. que ele Deus os obrigou a cometer. Não há nenhum apostolo de Jesus que ensine tamanha aberração.
@@carlosrodrigues6783 Precisa ler mais. "Pois, na verdade, se uniram nesta cidade contra o vosso santo servo Jesus, que ungistes, Herodes e Pôncio Pilatos com as nações e com o povo de Israel, para executarem o que a vossa mão e o vosso conselho predeterminaram que se fizesse." Atos dos Apóstolos 4: 27-28
Nas escolhas morais o homem é notavelmente livre, o código de conduta está inscrito na "alma". Por isso o homem é um ser responsável: merece castigo ou prémio.
Pelo que sei de behaviorismo, neste vídeo houve uma redução e uma hipersimplificação considerável da teoria. Os behavioristas não acreditam em um determinismo unilateral do meio ao indivíduo, mas há uma relação dialógica: o meio influencia o comportamento e o comportamento manipula o meio. O homem vive em relação com seu meio, recebendo influência mas também o transformando através do comportamento. Parece que está atacando espantalho.
Sim, está atacando um espantalho, mas não feito por ele. Mas criado pelo senso comum, e a cultura de massa. Ele faz o mesmo com a ciência, por exemplo, quando se refere a newton, einstein, etc. Ele não é absolutamente anti ciência como costumam rotula-lo.
@@rafaelhenrique7448 Com certeza não, Rafael. Sabe, as minhas críticas ao Olavo são mínimas. Eu acho ele realmente incrível e ele foi decisivo na minha vida. Me fez voltar a estudar, moldou minha visão sobre a política e as ideologias, abriu uma penca de autores que passei a conhecer através dele e me fez valorizar o que se chama de "realidade" em primeiro lugar, trouxe vários elementos históricos desprezados na nossa sociedade, as análise políticas. Os méritos são enormes. E acho que é natural os deslizes, porque ele fala muito e é natural que quanto mais se fale, tem o risco de errar maior. Ainda assim, vejo que os deslizes são mínimos em vista do tamanho e a profundidade do conteúdo.
Também creio que ele atraia uma série de críticas por conta de uma certa arrogância. Muitas vezes, ao invés de passar o conteúdo, ele apenas esculacha os outros, generaliza e se exalta demais. Parece que de uns tempos para cá isso tem aumentado.
Mas eu tento não ser injusto nas análises, e não colocar rótulos bobos. Essas críticas pontuais não anulam a sua grandeza.
Abraço, meu amigo
Talvez não deu pra explicar toda essa corrente filosófica em 40 minutos, por isso a síntese.
Prefeita aula! Resumida claro.
P0xa, muito legal prof Olavo.
Para mim, teoria que supõe que somos todos iguais é furada, já começa errada.
Que legal... roubando aulas do COF e ainda monetizando com anúncios. Muito honrado vc.
A questão do determinismo biológico versus autonomia é também bastante discutida pelo Biólogos Henry Atlan (por exemplo, no pequeno livro "A Ciência É Inumana? - Ensaio Sobre a Livre Necessidade") e Humberto Maturana (por exemplo, "A ontologia da realidade").
Muito obrigado
Acho que ele não entendeu que não é "só o ambiente" imediato e "físico" que determina as ações no comportamentalismo radical, mas também a história de vida (ambiental e consequente) do organismo que está se comportando. Além disso, "ambiente" tem sim um significado bem específico dentro da obra do Skinner, não é só uma figura de linguagem; a linguagem e a comunidade de falantes fazem parte do ambiente, a afetividade e contato com outros organismos também fazem parte do ambiente.
De qualquer modo, há discussões de que Skinner sequer foi determinista ou que ele pelo menos mudou de ideia na parte mais posterior de sua vida. O que ele nega veementemente é a existência de um agente interno capaz de escolher independentemente da sua história de vida (utilizando algo como um "livre-arbítrio").
Se aplicar as falas a história e tudo o resto , a contradição ainda persiste
Filosofia e tudo de bom
Não consegui identificar o autor do artigo que Olavo leu com titulo "Karma familiar". Aos 39min do video.
Leopold Szondi
@@thayluz5201 valeu
@@shenmarques3080 👍
Queria saber se Judas tinha salvação?
Obrigado Olavo de Carvalho
Olavo tem razão
Chamamos PREDESTINAÇÃO o eterno decreto de Deus pelo qual houve por bem DETERMINAR O QUE ACERCA DE CADA HOMEM QUIS QUE ACONTECESSE. Pois ele não quis criar a todos em igual condição; ao contrário, preordenou a uns a vida eterna; a outros, a condenação eterna. Portanto, como cada um FOI CRIADO PARA um ou outro desses dois destinos, assim dizemos que um foi predestinado ou para a vida, ou PARA A MORTE”
Institutas, vol. 3, cap. 21, seç. 5.
“a Escritura mostra claramente: que designou de uma vez para sempre, em seu eterno e imutável desígnio, àqueles que ele quer que se salvem, e também AQUELES QUE [DEUS] QUER QUE SE PERCAM”
Institutas, 3.21.7
“os réprobos SÃO SUSCITADOS PARA ESTE FIM, ou, seja, para que através deles a glória de Deus resplandeça. (...) Portanto, se não podemos assinalar outra razão por que Deus usa de misericórdia para com os seus, a não ser porque assim lhe apraz, tampouco disporemos de outra razão por que rejeita e exclui aos demais, senão pelo uso deste mesmo beneplácito”
Institutas, 3.22.11
Olavo de Carvalho já refutou Calvino e seus discipulos.
Qual o nome do psicanalista citado aos 37 para 38 minutos!? Alguém ajude aí!!!?????up
Lipot Szondi é um psicanalista húngaro.
@@rodrigolima4161 certamente era JUDEU!
A pergunta do aluno sobre Skinner está errada, ele entendeu (acho que não leu) completamente errado a ideia de Skinner e seus processos. Não é existe semelhança nem com Lutero, nem com Calvino. Pela pergunta, ele erroneamente, assemelha Skinner ao socioconstrutivismo. Ainda bem, apesar de poucas observações erradas, induzidas pela pergunta errada, o professor Olavo consegui explicar, separar e entender o Behaviorismo.
Sei que não é bem o foco do assunto. Mas gostaria de saber o que seria a tal tendência genética ao homossexualismo? Conforme dito no min 41:42. Pois nunca ouvi falar da existência de tal coisa. Até aonde consegui compreender o assunto, mesmo aquele que sofre do anômalo hermafrodita, não possui tendência natural a se tornar homossexual, assim como quem nasce sem uma perna, nem por isso tende a desejar amputar a perna que tem. Logo uma vez que o comportamento homosexual envolve o direcionar da sua fisiologia no contexto do mesmo sexo. Isso seria algo que sem estímulo alienígena, jamais passaria pela cabeça de alguém em circunstâncias normais. Abraço.
Quero ver refutar a predestinação com a bíblia
Coisa mais fácil do mundo:
7 Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
8 Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
Galátas 5: 7-8
Se tudo estivesse totalmente predeterminado, não haveria como a persuasão do verso acima não vir de Deus.
Mas a bíblia fala só isso? Você sabe que a biblia fala sobre predestinação. A bíblia fala apenas sobre responsabilidade humana ou fala tbem da soberania de Deus?
@@1611marcio o dilema "responsabilidade humana X predestinação" foi criado por calvinistas, mas ele não resolve a questão que eu coloquei.
Se tudo está totalmente predeterminado, toda "persuasão" (seja boa ou má), viria de Deus. Mas isso entraria em choque com Gálatas 5:7-8.
A bíblia fala sobre Deus determinar certas coisas, mas isso não significa que tudo esteja totalmente predeterminado.
@@dvsilva5811Como se a predestinação rejeita-se a liberdade propriamente dita do ente. Você tampouco entendeu algo sobre predestinação.
@@PedroStudendi então explica a predestinação aí senhor "sábio".
. . .
Dizer que Deus determina todas as coisa, torna Deus o autor do mal e Satanás um cumpridor da vontade de Deus, portanto um santo. Mas a verdade e` que o fato de Deus conhecer o futuro não significa em hipótese alguma que tenha determinado tudo. Ate` o homem pode prevê o futuro. Algumas ações que ocorrem em nossa volta, revelam os resultados, por isso os planejamentos. Com pouco conhecimento, o homem consegue prevê o futuro, quanto mais Deus que e` onisciente. O próprio Olavo proveu os resultados danosos e catastróficos do PT. E não precisou determinar nada. Os inimigos de Deus acusam-no de ser o autor do mal com essa ideologia satânica do determinismo. O castigo os aguarda.
"Deus conhece o futuro não significa que ele determinou "? Como ele pode saber se não determinar,se não ele ficará a mercê do acaso histórico feito por outros, isto também é incoerente, a soberania de Deus se revela na própria História e bíblia quando ele anunciou coisas específicas que faria e fez,não adianta querer entender sua onipotência, onisciência e presença pela limitação humana,apenas creia e descanse no Deus todo poderoso que realiza em nos tanto o querer quanto o realizar...Deus é soberano mas o homem é responsável, as duas verdades andam juntas ...parecendo ou não coerente para nós...
Deus não determina nada, ele respeita nossa liberdade de escolha, porém a oniciencia de Deus o permite saber quais escolhas nós faremos e com base nisso agir pela salvação. Deus não determinou que Adão e Eva caíssem na tentação da serpente, mas tendo conhecimento de tudo O Senhor sabia que isso aconteceria e agiu então no projeto da salvação dos Homens já considerando as decisões erradas que estes viriam a tomar. Mas não se trata de determinação, trata-se do fato de Deus não está preso as leis do tempo e do espaço o que o permite agir em vista das decisões humanas que ainda serão tomadas.
@@francergildo Judas teve escolha de ser salvo?
@@cell6720 ele tinha. Se ao se arrepender Judas tivesse pedido perdão a Deus teria alcançado a misericórdia infinita, mas não quis a misericórdia e ao invés de suplicar perdão a Deus ele se enforcou aumentando ainda mais o seu castigo. Então sim, Judas teve escolha. Deus em momento algum obrigou Judas a fazer o que fez, foi um ato da vontade de Judas. Agora Deus já sabia que aconteceria, não por que tenha determinado mas por conhecer todas as coisas (inclusive as futuras).
@@paulosergiodasilva1033 Deus não precisa determinar o futuro pra saber (1 Samuel 23).
Lutero era parça da burguesia que queria a terra da igreja. Malandrinho. Deus em segundo plano.
Ajeita a pontuação para não entenderem errado.
@@lucasvitalsuassunabarreto8511 👍
compactuo com o mesmo pensamento. sempre o desejo desenfreado pelo poder corrompendo as pessos.
pela análise histórica, podemos ver a má intenção no coração por trás dos planos.
Na verdade, se você estudar a história, vai perceber que Lutero encontrou apoio dos Príncipes alemães. O príncipe que protegeu Lutero da morte - Frederico da Saxônia - parece ter tido apenas o interesse de promover sua Universidade, tanto que permaneceu católico até a morte. Outros príncipes aderiram à Reforma. Ao que me parece, alguns queriam aumentar o próprio poder cultural se livrando ou diminuindo a influência político-cultural do Papado na época. Já o alto clero e o Papado da época queriam manter seu poder e sua riqueza recebida por doações. Ao meu ver, não era Lutero que tinha interesse em poder (assim como Calvino que morreu quase pobre) mas quem se associou a ele (e esse fato importa muito por um cara pode se aproximar de você com segunda intenções e se beneficar da sua companhia sem que você compactue com as segundas intenções dele). Da mesma forma quem mais tinha a perder em termos de bens materiais e poder de influência era o Clero Católico da época. Então é possível sentir "o cheiro" de interesse do lado católico à distância também. Considerar o lado protestante sempre demoníaco e o lado católico sempre santo, é coisa de infantil desmiolado ou de desonesto. Pessoas, sejam em quais postos tiverem, são tentadas e caem perante a avareza. Isso não era diferente no Alto Clero católico da época de Lutero, pessoas contra quem ele efetivamente combateu, por isso ele queria a Reforma da Igreja e não a destruição dela, coisa que vocês católicos recusam lembrar e confessar.
👏👏
O behavorismo pensa que compreendeu o movimento da máquina que gira o liqüidificador, mas na verdade eles aprenderam somente a colocar um pauzinho nas astes pra quebrar o sistema operacional dessa mecânica. Artificialismo puro
O Calvinismo e o protestantismo não advogam o fatalismo, esse sim defendido por várias religiões, inclusive encontrado na filosofia grega (Édipo). O protestantismo, baseado na Bíblia, ensina que há um Deus Eterno e Soberano, Criador e Provedor de todo bem, que tem todo domínio e controle da história, sua origem até sua consumação. Ele criou o ser humano e o responsabiliza pelos Seus atos, bons ou maus, e retribui conforme a Sua justiça e Salva conforme a Sua Graça e Misericôrdia.
Isto mesmo, Deus é soberano e o homem é responsável! São as duas verdades que andam juntas..por mais que alguns digam que se ele determinou tudo então ele é que é responsável pelo pecado e escolhas ruins dos seres criados a bíblia não ensina assim! Ele sabe todas as coisa porque determinou sim obviamente, se não seria surpreendido pelo acaso e vontade alheia,ele escolheu os seus e realiza neles tanto o querer quanto o realizar,e de alguma forma isto acontece através da vida humana de forma que ela não se isenta de suas obras ,o que plantamos colhemos,mas a ênfase bíblica é que o homem é escravizado pelo pecado e não tem escolha ou força para se livrar dele por si mesmo só Deus pela sua vontade e ação pode o retirar do domínio e consequências do pecado,através da obra de Cristo por nós, Olavo deveria beber na base bíblica em vez do seu próprio raciocínio limitado e pecador..
Se Deus conhece o futuro, então tudo o que acontece no universo já está determinado.
A menos que alguém acredite poder enganar a Deus e tomar decisões que Ele não foi capaz de prever.
Queria saber se Judas tinha salvação ?
Muito interessante, eu não acho que isso refute todo o protestantismo nem de longe, porque, se três séculos de debates acerca do Cristianismo, não foram suficientes, não vai ser por causa do Olavo de Carvalho, que ele terá fim. Com todo o respeito ao professor Olavo, mas verdade seja dita. No entanto, ainda que a gente fale sobre essas coisas, acho que existem temas mais urgentes ao Cristianismo, como a preservação da Civilização Ocidental Judaico-cristã do Marxismo e seus venenos culturais. Isso, ao meu ver, pode ser prolongado.
@@iggor_carvalho Só porque expressei minha visão sobre as coisas, não quer dizer que pretendia estar certo, pra mim errado, ou certo, vou continuar evoluindo do mesmo jeito, e é claro, que os estudos do professor Olavo de Carvalho ajudam, pelo menos quem deseja aprender. E eu tenho esse desejo. Então por quê vou ter medo? De errar? Grandes bostas o seu argumento, Olavo vive falando que é dos erros que se tira o aprendizado necessário, para madurecer intelectualmente. E ai? Quem ta certo agora? Você ou Olavo?
Se não fosse o protestantismo não teríamos certa liberdade que existe hoje ! Fora que a maiores nações são crentes de origens inglesa ! Católico ? Quem ou dizem são os Valdenses, os Albigenses foram os primeiros crentes na Europa daí surgiu o resto ! E perseguidos e mortos ! Olavo e apenas um grande filósofo e conhecedor de certas ideologias mais a Bíblia está longe !
@@alexsandrohbyyhygodoydelim930 Você não entendeu direito, eu disse que ao meu ver essa crise na cristandade que teve inicio no século XVIII e continua até no século XXI, porque, caso não saiba o Catolicismo e o Protestantismo ainda estão de pé, portanto, as pendências doutrinais, etc, não foram resolvidas, a verdadeira igreja falsa, ainda não veio completamente ao chão para nunca mais se levantar, então ao meu ver, é uma disputa que levará muito tempo, e como eu considero o marxismo e o movimento revolucionário mais perigosos ao Cristianismo do que esses debates, acredito que poderíamos deixar algumas diferenças de lado para defender a fé cristã dos verdadeiros inimigos. Respeito seu ponto de vista contrário, mas não vejo como insistir nesse debate incessante entre protestantes e católicos ser a solução para a civilização ocidental, principalmente na questão cultural. Simples assim. Cada com sua opinião.
@@leonardocostacyrillo5439 Calvino já foi refutado pelos concílios de Orange e Valença antes dele nascer.
Eu quero entender porque Agostinho não é citado , ele é santo na Igreja Católica e a doutrina da predestinação tem suas origens nele...que por sua vez se baseia em Paulo aos romanos 9
@@iggor_carvalho Sim...mas você vai perceber que o livre arbítrio defendido por ele é a "capacidade do humano agir contra a sua natureza" e uma vez que a natureza humana é caída, o homem original(Adão) tem esse livre arbítrio, pois ele pode agir contra a sua natureza boa, mas o descendente de Adão, caído, não pode agir contra a sua natureza má ....
Mas a opinião particular de Santo Agostinho a este respeito não é o Magistério da Igreja.
O próprio Santo Agostinho se retratou. Detalhe: O Homem se condena POR CULPA PRÓPRIA (e se salva por graça divina).
@@JoaoGabriel-mi8ew Isso mesmo. Concordo com você. A opinião dele não é necessariamente a opinião da igreja. É exatamente isso que eu comentei. Criticam Lutero e Calvino por terem essa opinião, mas não criticam Agostinho.
@@eduardoprado5992 Se você for ler todos os reformadores dizem exatamente isso. O homem se condena por sua escolha ruim que sempre ocorre por sua natureza caída. E encontra salvação apenas na graça. Não há retratação de Agostinho. Ele continua sustentando o que sempre acreditou.
Eureca! Eu preciso destruir os carmas hereditários de meu pai e minha mãe da minha vida!!
O problema destes conceitos está na tentativa de aplicação absoluta, pode fazer sentido ao limitar a um círculo de abrangência e mesmo assim tem confusão porque para ser eficaz pressupõe um ser absoluto nos dois âmbitos e aí, como ficariam os demais indivíduos? É comum a partir de um conceito que o indivíduo nem se quer sabe de onde veio, querer explicar a existência e as consequências nela contida. Quanto ao determinismo luterano e calvinista a meu ver, a problematização começa exatamente na invenção de termos filosóficos sem se ater às referências do que falou Jesus e os Apóstolos, aliás não me parece ter sido a intenção de Calvino levar a discussão para este lado, pois dentro das referências bíblicas o "determinismo" não engana o homem, mas permite aos não eleitos serem enganados, e neste aspecto não cabe julgar pela percepção humana o que é bondade na visão do Criador Eterno.
Olavo foi um grande defensor do conservadorismo, mas na teologia a nota é muito ruim, pois ele confunde como os arminianos o que é determinismo- th-cam.com/video/g8lmhNFZ0hQ/w-d-xo.html
Mais uma vez o Velho do Carvalho faz uma redução intencional de um assunto para nessa simplificação aparentar que refuta magistralmente uma teoria. Um sofista consagrada que se utiliza de falácias e claro, o desconhecimento da grande maioria dos seus fanáticos. O behaviorismo não totaliza a predeterminação. O behaviorismo entende as características filogenéticas, ontogenêticas e culturais do sujeito.
Refute o professor mestre, vamos lá, estou curioso
@@eduardop911 não sabe ler, como vai saber entender …
@@sonnymena8657 beleza amigo, eu não estava sendo irônico, mas pela tua educação dá pra ver que prefere apenas citar 3 características achando q isso é o suficiente pra desmontar toda argumentação do vídeo
@@eduardop911 sim. Essas 3 características são suficientes para desmontar todas as falácias do Olavo. Utilizar mais argumentos seria desnecessário e poderia cair na mesma retórica que ele usa para não argumentar e sim iludir. Me atacar com ad hominem (no caso minha educação) denota o nível de pensamento dos alunos do “mestre sofista”
@@sonnymena8657 quem atacou foi tu amigo. Leia a tua primeira resposta, sem contar que segue atacando novamente de forma cínica, reclamando de algo que tu mesmo está fazendo, além de generalizar e continuar reduzindo meia hora de argumentação do professor a poucos conceitos jogados ao vento sem discorrer uma vírgula sobre cada, ou seja, segue sem refutar porra nenhuma e arrotar arrogância, segue se mordendo e me ofendendo por nada, visto q as tuas respostas histéricas e afetadas se deram pelo simples fato de eu pedir que tu explicasse algo que tu mesmo sugeriu como correto
Reduzir o debate secular a 45 min de vídeo e colocar o ônus nas costas de Lutero e outros é ser simplista. th-cam.com/video/vG3uRvGlejs/w-d-xo.html
João Calvino não coloca a predestinação como pré determinismo.
É um tema que nem calvinista sabe dialogar com tranquilidade e honestidade. Então, não adianta tentar explicar. Fé é foro íntimo, é o âmbito que o professor Olavo, com todo respeito, não tem o domínio.
Coloca sim, os Calvinistas q se dizem moderados dizem isso q vc flw, mas é só pra parecer menos pior do q é
@@luanakreinski2320 Sou Presbiteriano dês de berço, mas antes disto sou cristão, e afirmo com toda convicção que Olavo não sabe e nem tem autoridade alguma para falar deste assunto, fica só nesta enrolação de raciocínio humano de tentar entender o que ele não tem base de fé para crer,estas são conclusões dele para ele ,não deviam ouvir este ridículo
@@paulosergiodasilva1033 Calvinismo é heresia.
Lutero!
O professor olavo não entendeu nada sobre determinismo absoluto, como também não entendeu sobre livro abtrio.
Ele entendeu tudo e refutou muito bem.
olavo falou muito e não explicou nada sobre o determinismo e livri árbitro, a concelho ele ler gordon clark, o livro DEUS e o mal, só assim ele aprende sobre a soberania de DEUS, infelismente olavo é muito fraco neste assunto.
Não confunda soberania com tirania, calvinismo é heresia.
Gordon Clark acha que resolveu todos os problemas da teodicéia mas não resolveu nada.
Professor, volta a falar do que vc sabe
Kkkkkkkkk. Nessa tenho que concordar. Vi outro vídeo em que um mano pede dicas de leitura de psicologia. Ele mete o pau em todo mundo e fala que ninguém sabe nada do assunto e não conhece os principais autores. Na hora de fazer a recomendação, recomendou apenas 1 livro para o mano. Ou seja, pouco ajudou de fato. Essa arrogância é foda. Admiro ele pra caralho e posso dizer que ele mudou muito a minha vida e minha forma de pensar, mas ele dá dessas.
@@Thiaghen1 isso faz dele humano e adorável.🤭
Sou psicologo e da área da análise do comportamento (behaviorismo) e sempre aprendo com o professor, não me sentir ofendido pois uma alto-avaliação é muito importante
@@robertoferreira7540 olavo é bobo kkk ele não sabe que o ambiente é algo que os sentidos humanos foram submetidos de acordo com o skinner fingi que ele não entende o que é ambiente é uma palhaçada kkk
@@Tiago-it9hi bobo mas tu ta aqui assistindo né, mt sem noção pessoas como vc, pois eu sou formado em psicologia e sou da área comportamental e entendi mt bem oq ele quiz dizer, não me sentir ofendido pq eu sempre aprendo algo.
Predestinação e só mais uma heresia dentro da lata de lixo protestante.
Exato.
Sugiro conhecer Agostinho de Hipona!
@@JoabeGileade36 ele errou e fez considerações no livro retratações ou seja Agostinho errou e depois admitiu que estava errado , santo Agostinho era católico e. Não protestante pq o protestantismo e uma revolução modernista
@@gabrielrossi1234 ok...mas você vai ter que concordar que ainda que , por ventura, ele tenha feito retratações , como você diz, foi ele quem primeiro desenvolveu essa ideia depois de Paulo aos romanos 9, e Calvino e Lutero apenas sistematizaram o que Agostinho definiu sobre isso...pesquise e verás!
Um fato no mínimo curioso amigo é que Agostinho não teve essa ideia por acaso! Se ele teve essa ideia , ele como gênio que era, teve bons motivos para pensar assim. Leia romanos 9 e Efésios 1:3-4