Dia 20 de Setembro não era o Dia do Gaucho

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ก.ย. 2024
  • Tu sabia que o Dia do Gaúcho nem sempre foi comemorado em 20 de setembro?
    A Lei Estadual 8.019, de 29 de julho de 1985, em seu artigo primeiro designava que o Dia do Gaúcho seria dia 20 de abril, data então consagrada à instalação da Primeira Assembleia Constituinte do Rio Grande do Sul, em 20 de abril de 1835.
    (e nem feriado era, veja só que coisa séria)
    Mas depois, por meio da Lei Nº 9.405 de 25 de Outubro de 1991 foi decretado o seguinte: Fica transferida a data da comemoração do Dia do Gaúcho para 20 de Setembro. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação e revogam-se as disposições contrárias.
    Mas e a Semana Farroupilha? Essa sempre aconteceu e na mesma época. Com ou sem Dia do Gaúcho no calendário oficial de eventos. Até por que a lei que oficializou a Semana Farroupilha no calendário do Estado é de 1964.

ความคิดเห็น • 4

  • @mariacristina7068
    @mariacristina7068 18 ชั่วโมงที่ผ่านมา +1

    Deus abençoe familias Riograndenses! Deus abençoe RS! Deus abençoe Brasil!

  • @eocarlos
    @eocarlos 15 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    ótimo vídeo, viva o 20 de setembro viva nosso Rio grande amado

  • @lucianop.vergara2885
    @lucianop.vergara2885 22 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Um baita abraço, tchê 🫂

  • @paulorobertopetersenloreto2060
    @paulorobertopetersenloreto2060 4 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    A maioria do "gaúchos" não sabe nada de gauchismo, tradição ou re olução farroupilha. Nestes "dias" o que mais se vê é gaúcho de ocasião e pior ainda, fantasiado com um baita lenço preto (velório!?) no pescoço. Ser gaúcho é um modo de ser coerente com a história, conhecimento e vivência prática. Eu nasci e resido no centro do RS e não me considero gaúcho. Me sinto e me defino como sul-riograndense. Além do mais, aqui nos pampas nunca houve um revolução. Houve sim um ajuntamento de homens armados por parte dos "coronéis" que viam ou defendiam vantagens. O povo mesmo, das áreas urbanas maiores nunca lutou contra o império. Um antepassado meu, Franz Peter Müller, entrou na guerra porque os bárbaros fdp dos farroupilhas saquearam e incendiaram sua propriedade. Mas um bom chima e churra cai bem de vêz enquando tchê!