Cara, sou professor de geografia, e essa explicação me deixa muito excitado quanto ao assunto, pq trabalho isso exaustivamente nas aulas de climatologista. Incrível demais.
@@t.almeida681 querendo ou não isso engloba muito, já vi abordarem questoes como essa até mesmo em fisica (explicando o processos fisicos) e na historia (sobre como ocorrre isso e como lidam)
Além do conteúdo que mostra 3 pontos de vista diferentes, é preciso comentar a superprodução dos efeitos especiais! Estou encantado com o que o pessoal da edição e arte fez com o mapa da América do Sul! Parabéns e obrigado por nos entregar conteúdo de altíssimo nível!!!
As grandes inundações frequentes nas regiões do Brasil, mais comuns no sudeste (RJ, ES, SP, MG: ultimo mês: novembro e início e fim do verão: dezembro à março, são fenômenos naturais desencadeadas pelo deslocamento dos rios voadores anuais, são forçados a desaguarem sobre os solos pelo vapor d'água deslocados sentido noroeste-sudeste das áreas amazônicas para as 3 zonas de convergências comuns, que regulam as temporadas de chuva bo Brasil A Dinâmicas da direção dos ventos, impactos de ondas de calor e frio, encontro entre 2 ou mais rios voadores determinam o volume e intensidade das precipitações. Prevenção nas áreas comuns de riscos: Existe plataformas e recursos de prevenção a incidentes, mas insuficientes em casos anormais Os alertas só são lembrados depois dos desastres. Os poderes públicos municipais são fracos para evitar e atender incidentes públicos e calamidades sociais flagelantes. Haja campanhas de arrecadação subscritas pelo próprio povo...
Essa reportagem está bem completa, gostei bastante. Todos os pontos citados estão diretamente ligados a minha graduação, curso engenharia civil. E todos os pontos de vista fazem muito sentido e se complementam, então a ordem em que foram apresentados foi muito importante pro entendimento geral das informações. Parabéns! Alguns engenheiros não conseguiriam explicar nem metade disso de forma didática!
faz todo sentido! sou morador de Petrópolis e pude ao longo da minha vida acompanhar muitas tragédias. muitas sempre no mesmo local e sempre ao pé de serras ou grandes montanhas.parece que as nuvens vão se juntando . o mesmo acontece com xerem. só que diferente de petropolis ,as concentrações de chuvas vem do mar e se chocam com o paredão da serra .
Lembro de ter aprendido isso na escola, inclusive quando as nuvens vindas do Amazonas colidem com as nuvens vindas da Antártida, elas precipitam na região sul/sudeste impedindo que chegue na região nordeste, fora que assim como na cordilheira dos Andes, regiões montanhosas barram a passagem das nuvens mais baixas (que são as mais carregadas), o litoral atlântico tem suas cordilheiras que vão do Paraná até o Espirito Santo e sul da Bahia, enquanto que pelo centro, as nuvens podem esbarrar nas montanhas do planalto meridional. Isso além de vários outros fatores.
@@kellymoraes4374 Caraca, aqui no sudeste dificilmente iremos ter uma umidade do ar tão alta assim algum dia, fora que a mata-atlântica vem reduzindo drasticamente década após década.
@@suzygodinhofurtado2091 nem tanto, a umidade ideal é em torno de 80%... 100% de umidade te faz transpirar demais e isso afeta o equilibrio bioquímico, inclusive com risco de desidratação (olha que ironia), além de aumentar a proliferação de fungos e doenças respiratórias
@@kellymoraes4374 sou de Manaus e tô morando em Manaus. Tem esses problemas mas o Sol forte resolve tudo fora alguns truques. Coisas da região mesmo. E eu amo. Morei em Ribeirão Preto e posso dizer q clima seco e quase árido de lá é muito ruim para a saúde.
Ou seja, as catástrofes, com a de Petrópolis, vão continuar acontecendo por incompetência seguida por falta de interesse político e social dos governos em suas esferas.
Outro dia o Alexandre Garcia comentou em seu canal do TH-cam que em 1895 , houve uma enxurrada de tamanha proporção que a de dias atrás em Petrópolis RJ.
MUITO bem explicado…, show mesmo moleque, Você é muito competente na apresentação, a equipe da BBC News também está de parabéns pela matéria tão bem explanada “Animação fez toda diferença “ Abraço e muito obrigado.
petrópolis já sofria antes dos anos 1900 com enxuradas muito fortes... a questão é que as AUTORIDADES NUNCA IMPEDIRAM A OCUPAÇÃO DE ENCOSTAS o que passou a propociar tragédias.
Na minha visão, o desmatamento que tem ocorrido em Mato Grosso, Bolívia e Peru provocou mudança de comportamento destes "rios voadores". Eles não estão mais se dirigindo ao sul do continente devido a derrubada destas florestas.
é uma fala ambiciosa e requer dados específicos, mas o desmatamento pricipalmente desloca o rio e o torna mais rarefeito em efeito em áreas desmatadas (o pantanal recebe menos água com grande dispersão que antes) e o aquecimento global causa concentração(e formação) de nuvens de forma diferente
Direto vejo essas nuvens carregadas passar praticamente direto pelo Tocantins. Quando fui pro Pará percebi que vão todas pra la kkkkkk. O que chove no Tocantins é só uma parte desse rio que começa a se desabar por lá.
A natureza e o meio ambiente é um todo interconectado que beira a perfeição, né? Eu não me canso de ficar impressionado como tudo parece fazer parte de um encadeamento lógico muito coerente e simpático à vida. Mas no meio do caminho tinha uns humanos rsrsrs
E a relação dos desmatamentos com esses rios voadores? Pq muitos estados estão praticamente sem florestas. Como essas florestas desmatadas e hoje inexistentes influenciavam esse sistema?
A cidade faz um loteamento em um lado da cidade e as pessoas pensam: eu não tenho dinheiro, eu vou construir minha casinha no morro. As pessoas retiram a mata de lá, que evita o deslizamento de terra, e constroem um bairro em situação perigosa, daí vem a chuva e leva tudo embora e atinge as pessoas que construíram legalmente e pagaram um engenheiro pra ter sua casa no pé do morro. E quando isso acontece, o erro é das autoridades. Se as autoridades retiram os barracos do morro elas são contra os pobres.
Parabéns! Pela primeira vez um jornalista de uma grande emissora não fez terrorismo ecológico. Não destruir a natureza é de extrema importância, entretanto, queirer culpar o Brasil pelas mudanças climáticas só tem algmas explicações; ingenuidade, desconhecimento, interesses escusos, corrupção ou safadeza das maiores. A Terra é um ser vivo, portanto sujeita a alterações de várias ordens, queiramos ou não. O que cabe ao homem é viver em simbiose com ecossistema terrestre da melhor forma possível.
Problema que infelizmente abrange todo o País, falta de moradia e qualidade de vida! O crescimento desenfreado por questões como a grande busca por melhor condições de vida, acaba levando essas pessoas a procurar casas em locais não apropriados. Como vivemos em um país livre o entra e sai em cada estado é livre também, não que isso seja errado, mas se os governantes dessem qualidade de vida, igualmente em todo o país, talvez essas pessoas não estariam mudando do seu Estado para buscar benefícios em outro! (Obs: Isso é relativo de pessoa para pessoa)
Ele não disse que os problemas são os rios nem as mudanças climáticas, ele fecha o video falando que a principal causa de tragédias é o problema da moradia, vc viu o vídeo até o final?
Em qual região? Vc e do nordeste? Porque todas as regiões metropolitanas do nordeste chove muito, e no sertão que a chuva não e tão frequente, outra Maranhão e Piauí tem o ocorrência de chuvas com muita frequência já que tem bioma de cerrado e no caso do Maranhão até bioma amazônico!!
Evaporação sem arvores? Sem nascentes? amg desmatamento destroir nascentes, ou seja, destroir os rios. sem conta os rios que estão quase todos poluidos
Os rios voadores que chegam no sudeste provocam as chuvas que temos no sudeste. Eu não acho que as chuvas provocadas no sudeste e também as catástrofes do sudeste são causadas pela falta de previsão e organização das áreas urbanas em áreas de risco. Sua análise é o que ensinamos no curso de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG.
Cara, sou professor de geografia, e essa explicação me deixa muito excitado quanto ao assunto, pq trabalho isso exaustivamente nas aulas de climatologista. Incrível demais.
Podemos trabalhar isso em várias áreas. Geog urbana, em pedologia, hidrografia, etc.
@@t.almeida681 querendo ou não isso engloba muito, já vi abordarem questoes como essa até mesmo em fisica (explicando o processos fisicos) e na historia (sobre como ocorrre isso e como lidam)
Além do conteúdo que mostra 3 pontos de vista diferentes, é preciso comentar a superprodução dos efeitos especiais! Estou encantado com o que o pessoal da edição e arte fez com o mapa da América do Sul! Parabéns e obrigado por nos entregar conteúdo de altíssimo nível!!!
Nossa como é bom e satisfatorio ver alguem fazendo seu trabalho com excelencia, no caso o jornalismo feito no video.
Sempre o mesmo comentário clichê e sem relevância... Trabalhou hoje? Sai da o internet e vá carpir um lote
@@zigs6257 ue, não pode nem elogiar maiskajdjsjsjahsdddj
@@zigs6257 é bom pra dar engajamento, assim como seu hate gratuito; coopera com o vídeo p/ ser beneficiado pelo algoritmo
É incrível que a professora enviou esse vídeo para mim
BBC Brasil está dando aulas de jornalismo, parabéns pelo trabalho, amei as animações.
Parabéns pela sua narração. Vc está fazendo um excelente trabalho 🙏🏻✨🌹
As grandes inundações frequentes nas regiões do Brasil, mais comuns no sudeste (RJ, ES, SP, MG: ultimo mês: novembro e início e fim do verão: dezembro à março, são fenômenos naturais desencadeadas pelo deslocamento dos rios voadores anuais, são forçados a desaguarem sobre os solos pelo vapor d'água deslocados sentido noroeste-sudeste das áreas amazônicas para as 3 zonas de convergências comuns, que regulam as temporadas de chuva bo Brasil
A Dinâmicas da direção dos ventos, impactos de ondas de calor e frio, encontro entre 2 ou mais rios voadores determinam o volume e intensidade das precipitações.
Prevenção nas áreas comuns de riscos: Existe plataformas e recursos de prevenção a incidentes, mas insuficientes em casos anormais
Os alertas só são lembrados depois dos desastres.
Os poderes públicos municipais são fracos para evitar e atender incidentes públicos e calamidades sociais flagelantes. Haja campanhas de arrecadação subscritas pelo próprio povo...
Obrigado pela notícia boa estavam precisando responder uma questão sobre o assunto e já comptilhei o vídeo agora sim 👍
Um espetáculo de explicação e imagens 👏🏽👏🏽
Que vídeo perfeito e satisfatório, parabéns a equipe BBC
Essa reportagem está bem completa, gostei bastante. Todos os pontos citados estão diretamente ligados a minha graduação, curso engenharia civil. E todos os pontos de vista fazem muito sentido e se complementam, então a ordem em que foram apresentados foi muito importante pro entendimento geral das informações. Parabéns! Alguns engenheiros não conseguiriam explicar nem metade disso de forma didática!
faz todo sentido! sou morador de Petrópolis e pude ao longo da minha vida acompanhar muitas tragédias.
muitas sempre no mesmo local e sempre ao pé de serras ou grandes montanhas.parece que as nuvens vão se juntando . o mesmo acontece com xerem. só que diferente de petropolis ,as concentrações de chuvas vem do mar e se chocam com o paredão da serra .
Caramba vocês são muito top! Viva a educação! Viva a BBC News Brasil!
Obrigada BBC pela animação mais didática que já vi!! A professora de geografia fica feliz demais!! 😊
Lembro de ter aprendido isso na escola, inclusive quando as nuvens vindas do Amazonas colidem com as nuvens vindas da Antártida, elas precipitam na região sul/sudeste impedindo que chegue na região nordeste, fora que assim como na cordilheira dos Andes, regiões montanhosas barram a passagem das nuvens mais baixas (que são as mais carregadas), o litoral atlântico tem suas cordilheiras que vão do Paraná até o Espirito Santo e sul da Bahia, enquanto que pelo centro, as nuvens podem esbarrar nas montanhas do planalto meridional. Isso além de vários outros fatores.
As imagens de ilustração estão incríveis 🤩👍
Estudando esse fenômeno por conta do mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia. Já me apaixonei pelo tema
Excelente Reportagem !!!
Felicitações !!
Muito bom! Conteúdo informativo importante,de forma objetiva,didática 👏
Sem falar na La Niña que tá aumentando as chuvas do Norte! Estamos respirando água em Manaus, outro dia a umidade tava 99% 😓
Mas para a saúde essa umidade é perfeita. Climas secos são piores para o corpo humano.
@@suzygodinhofurtado2091 não sabia. A gnt tem mt problema alérgico por causa do mofo. As coisas estragam dentro do prazo de validade.
@@kellymoraes4374 Caraca, aqui no sudeste dificilmente iremos ter uma umidade do ar tão alta assim algum dia, fora que a mata-atlântica vem reduzindo drasticamente década após década.
@@suzygodinhofurtado2091 nem tanto, a umidade ideal é em torno de 80%... 100% de umidade te faz transpirar demais e isso afeta o equilibrio bioquímico, inclusive com risco de desidratação (olha que ironia), além de aumentar a proliferação de fungos e doenças respiratórias
@@kellymoraes4374 sou de Manaus e tô morando em Manaus. Tem esses problemas mas o Sol forte resolve tudo fora alguns truques. Coisas da região mesmo. E eu amo. Morei em Ribeirão Preto e posso dizer q clima seco e quase árido de lá é muito ruim para a saúde.
Caramba. Que arte maravilhosa.
Ou seja, as catástrofes, com a de Petrópolis, vão continuar acontecendo por incompetência seguida por falta de interesse político e social dos governos em suas esferas.
Outro dia o Alexandre Garcia comentou em seu canal do TH-cam que em 1895 , houve uma enxurrada de tamanha proporção que a de dias atrás em Petrópolis RJ.
E muita seca água não para nas raízes secam logo mais e linda a história bacana professor meus parabéns ❤❤❤❤❤❤❤❤❤🌱🌲🌳🌴🌵🌱🌲🌳🌴🌵🌱🌲
Vcs informam de verdade. Parabéns! 👏
O título me chamou a atenção
Muito didadico! Parabéns!
Excelente explicação 👏🏽👏🏽👏🏽
Que vídeo maravilhoso ❤.
Brasil país das águas.
Wow, amei a vídeo! Parabéns 👏!
Incrível seu trabalho! Parabéns e obg
Adorei!
Nossa pensei que iria ver alguma filmagem dos rios voadores vim correndo, 😨
Adorei a explicação, em parte da minha dissertação falei sobre os rios voadores.
Legal saber muito msm
Excelente reportagem que explica de uma forma didática o porquê de tanta chuvas neste período!!!!
Gostei!!!!parabéns e obrigada.
Explicou muito bem.
Muito bom! Didático
Maravilhoso!!!! Hiper informação
Obrigado
Boa explicação
Amo geografia
BBC, eu escolhi te amar
Vídeo muito bom. E amei esse mapa da América de Sul, muito bem feito e fácil de se entender.
SUPER INTERESSANTE 🤨
Ja houvi de tudo, mas rio voador foi só agora 😀 otima explicaçao👏👏
muito bom mesmo... sem terrorismo climático... concordo com a forma de explanação.
ótimo video, parabens
Video muito didatico.... Amei
MUITO bem explicado…, show mesmo moleque, Você é muito competente na apresentação, a equipe da BBC News também está de parabéns pela matéria tão bem explanada “Animação fez toda diferença “
Abraço e muito obrigado.
Narrativa excelente!
Ótima explicação
petrópolis já sofria antes dos anos 1900 com enxuradas muito fortes... a questão é que as AUTORIDADES NUNCA IMPEDIRAM A OCUPAÇÃO DE ENCOSTAS o que passou a propociar tragédias.
Excelente vídeo
Que vídeo interessante parabéns
O título meio que culpabiliza a dinâmica climático pelas tragédias, quando na verdade elas são resultados da ação antrópica.
Obrigado pela informação 👍
Eu acho triste saber que todo ano vão acontecer essas mesmas tragédias. Todo ano tem isso e nada é feito...
@Y quem ta ali nao é por opcao não. As vezes é o único lugar que dá pra ficar. O que falta é política pública de qualidade pra atender a isso
Aqui esse ano choveu tanto desses rios voadores que tava caindo tilápia do céu.
Ouvi na época do desmoramento do Morro do Baú wue toda a serra do.mar é área de risco. Obviamente as encostas dela são mais perigosas.
Mais esse ano aqui no sul não choveu nada quase seca extrema e calor
Na minha visão, o desmatamento que tem ocorrido em Mato Grosso, Bolívia e Peru provocou mudança de comportamento destes "rios voadores".
Eles não estão mais se dirigindo ao sul do continente devido a derrubada destas florestas.
é uma fala ambiciosa e requer dados específicos, mas o desmatamento pricipalmente desloca o rio e o torna mais rarefeito em efeito em áreas desmatadas (o pantanal recebe menos água com grande dispersão que antes) e o aquecimento global causa concentração(e formação) de nuvens de forma diferente
Direto vejo essas nuvens carregadas passar praticamente direto pelo Tocantins. Quando fui pro Pará percebi que vão todas pra la kkkkkk. O que chove no Tocantins é só uma parte desse rio que começa a se desabar por lá.
Finalmente entendi.
Esse tipo de pensamento sistêmico me lembra do documentário Nosso Planeta da Netflix. Deu vontade de assistir de novo.
Creio que a explicação para as tragédias são as construções em locais inadequados. A natureza é sabia,
A natureza e o meio ambiente é um todo interconectado que beira a perfeição, né? Eu não me canso de ficar impressionado como tudo parece fazer parte de um encadeamento lógico muito coerente e simpático à vida.
Mas no meio do caminho tinha uns humanos rsrsrs
E a relação dos desmatamentos com esses rios voadores? Pq muitos estados estão praticamente sem florestas. Como essas florestas desmatadas e hoje inexistentes influenciavam esse sistema?
Os rios voadores trazem tanta tristeza 😿😿 espero que acabem logo
Moço se acabar o Brasil seria um deserto, ia ser mil vezes pior
Vc ouviu o vídeo até o fim?
Mas o assunto é muito bom
5 milhões de pessoas nessa situação acho que ele foi conservador. Tem muito mais brasileiros nessa situação
Políticas públicas sempre deixando a desejar....
É eu pensando que iriam tomar à Amazônia pelos recursos naturais.. porém.. água é sempre bom.. ganhar um Rio melhor ainda..
Será que foi isso que aconteceu no Sul da Bahia? 70 e poucas cidades ficaram em baixo de água.
👏👏👏👏👏🧡
Faltou o frio e gelo do Rio Grande do Sul
A cidade faz um loteamento em um lado da cidade e as pessoas pensam: eu não tenho dinheiro, eu vou construir minha casinha no morro.
As pessoas retiram a mata de lá, que evita o deslizamento de terra, e constroem um bairro em situação perigosa, daí vem a chuva e leva tudo embora e atinge as pessoas que construíram legalmente e pagaram um engenheiro pra ter sua casa no pé do morro. E quando isso acontece, o erro é das autoridades.
Se as autoridades retiram os barracos do morro elas são contra os pobres.
O que dizer do ser humano, que tem acesso a essas informações e não faz nada? Pq nossos políticos não estão nem aí!
Pessoal o áudio está meio estourado.
Parabéns! Pela primeira vez um jornalista de uma grande emissora não fez terrorismo ecológico. Não destruir a natureza é de extrema importância, entretanto, queirer culpar o Brasil pelas mudanças climáticas só tem algmas explicações; ingenuidade, desconhecimento, interesses escusos, corrupção ou safadeza das maiores.
A Terra é um ser vivo, portanto sujeita a alterações de várias ordens, queiramos ou não. O que cabe ao homem é viver em simbiose com ecossistema terrestre da melhor forma possível.
Vim pela OGB
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Henrique B do 8 ano não gostou :( mas eu amei, e o resto da sala gostou também
Resto da sala: Isa; Matheus; Guilherme; Anna Clara; Henrique o. e Gabriela
e Sofia
Não foi GOT 🖖
O ser humano é a espécie que mais destrói o meio ambiente 🤦🏿♀️
No mundo todo está acontecendo catástrofes ambientais cada vez mais intensa.
Excelente narração e texto.
Também a solução.
Não permitir que as pessoas morem em áreas de risco.
Fazer valer a lei!
Coisa necessária!
Problema que infelizmente abrange todo o País, falta de moradia e qualidade de vida! O crescimento desenfreado por questões como a grande busca por melhor condições de vida, acaba levando essas pessoas a procurar casas em locais não apropriados. Como vivemos em um país livre o entra e sai em cada estado é livre também, não que isso seja errado, mas se os governantes dessem qualidade de vida, igualmente em todo o país, talvez essas pessoas não estariam mudando do seu Estado para buscar benefícios em outro! (Obs: Isso é relativo de pessoa para pessoa)
E na Austrália e outros países?
Amg a gente ta querendo saber do nosso continente e pais, não dos outros.
Onde posso achar este mapa no início do vídeo?
👏👏👏👏👏👏🇧🇷
O principal motivo para as enchentes, inundações e avalanches atingirem a população, além das chuvas obviamente, são as ocupações das áreas de risco.
Porém, temos ocorrências de eventos de chuvas extremamente volumosas que acabam superando qualquer "normalidade"...
Vem culpar a natureza não. O povo vive a séculos nesses locais e as autoridades nunca fazem nada, todos eles têm sangue nas mãos.
Desculpe, mas os rios não são culpados. Mas sim , um enorme evento natural ao nosso favor, a favor do equilíbrio ambiental.
Perfeito 👏
Ele não disse que os problemas são os rios nem as mudanças climáticas, ele fecha o video falando que a principal causa de tragédias é o problema da moradia, vc viu o vídeo até o final?
Gabriel Monteiro fale dele!
"Descer"?! Q horror !!!
Enquanto isso no nordeste a seca não dá trégua.
Em qual região? Vc e do nordeste? Porque todas as regiões metropolitanas do nordeste chove muito, e no sertão que a chuva não e tão frequente, outra Maranhão e Piauí tem o ocorrência de chuvas com muita frequência já que tem bioma de cerrado e no caso do Maranhão até bioma amazônico!!
Mas se tem mais calor tem mais evaporação
Evaporação sem arvores? Sem nascentes?
amg desmatamento destroir nascentes, ou seja, destroir os rios.
sem conta os rios que estão quase todos poluidos
Os rios voadores que chegam no sudeste provocam as chuvas que temos no sudeste. Eu não acho que as chuvas provocadas no sudeste e também as catástrofes do sudeste são causadas pela falta de previsão e organização das áreas urbanas em áreas de risco.
Sua análise é o que ensinamos no curso de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG.
O que também não é imprevisível é a cara de pau das autoridades, a roubalheira e a falta de consciência! Essa é a conclusão.