É possível atingir FIRE em Portugal?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 23

  • @mc4865
    @mc4865 4 ปีที่แล้ว

    Gostei muito do vídeo, explicou de uma forma que abrange os diferentes significados de "FIRE" que variam de pessoa para pessoa, sempre com exemplos práticos. Grata

  • @pepeleon5
    @pepeleon5 4 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns por abordar de maneira prática e fácil o tema FIRE.
    Abraços do Brasil

    •  4 ปีที่แล้ว

      Muito obrigada! :D

  • @saramartins5159
    @saramartins5159 5 ปีที่แล้ว +1

    Amei este video Ella! Pertinente, claro e orientado para caminhos mais praticos ❤

    •  5 ปีที่แล้ว

      Obrigada Sara! Um beijinhos!

  • @irinetebergamin4692
    @irinetebergamin4692 4 ปีที่แล้ว

    estou aplicando o minimalismo para cortar gastos.

    •  4 ปีที่แล้ว

      Boa!! :)

  • @R2M0F
    @R2M0F 3 ปีที่แล้ว

    Mas que contas é que dão juros compostos, neste momento?

    • @smendes2004
      @smendes2004 4 หลายเดือนก่อน

      Contas??

  • @rafaelarodrigues7018
    @rafaelarodrigues7018 5 ปีที่แล้ว

    Olá Ella, uma vez mais excelente vídeo. Só discordo quando dizes que o imobiliário é um bom investimento quando é preciso recorrer a crédito, ou seja, se tiveres um rendimento bruto de 500€ (se a casa for alugada por esse preço) e tiveres ainda de pagar crédito, a prestação dos inquilinos apenas vai cobrir a prestação, seguros, IMI, imposto e possiveis reparações ...na verdade acho que o retorno será quase nulo, na minha opinião seria melhor comprar uma casa a pronto (nem que tenha que juntar € algum tempo, ou até mesmo dar uma boa entrada para que a prestação seja baixa)e aí sim o imobiliário seria excelente para além de possuir património!Beijinhos continua com o excelente trabalho.

    •  5 ปีที่แล้ว +2

      Olá Rafaela! Concordo contigo que será sempre melhor comprar a pronto. Mas é mais difícil de conseguir. É verdade que há muitos custos que temos de ter em conta e eu só considero um bom investimentos, se todos esses custos, incluindo a prestação do crédito, compensarem os lucros. Se calhar podia ter sido mais clara em relação a isso no vídeo. Obrigada pelo teu feedback :D

    • @portumaan
      @portumaan 5 ปีที่แล้ว +1

      A conta em princípio devia ser feita consoante o juro que estás a pagar ao banco e a que juro te está a render o que investes noutro sitio. Se o empréstimo for a 1.5% ao ano e tiveres o dinheiro a render a 7% estás sempre a ganhar ao pedir o empréstimo ao banco. Outra questão é que se tiveres o dinheiro investido a poupar, numa altura de crise vai ser a melhor altura para comprar casa, mas também vai ser a altura mais provável para os teus investimentos estarem mais em baixo (partindo do principio que incluam bolsa). Uma casa só deveria ser comprada a pronto, quando o juro do banco está extremamente alto, ou quando ter o dinheiro na mão nos consegue um grande desconto (10 a 20% abaixo do preço do mercado) devido à rapidez com que conseguimos pagar.

    • @beatrizlourenco2174
      @beatrizlourenco2174 4 ปีที่แล้ว

      A Ella foi bastante clara quando disse que o valor da renda (500 no exemplo )cobre os custos (200), sendo o lucro apetecível (300). Cabe a cada um fazer as contas dos seus custos.

  • @eduardobasto8083
    @eduardobasto8083 5 ปีที่แล้ว

    A calculadora é fixe :)

  • @real365ful
    @real365ful 4 ปีที่แล้ว

    Bom video, mas nesse exemplo dos 300k gerarem 12k anuais não te estás a esquecer das mais valias que terias de pagar sobre esses rendimentos? Aí os 12k anuais não seriam líquidos.
    Tenho dúvidas acerca da tributaçao destes produtos... Fica a sugestão de um vídeo sobre o tema 😁

    •  4 ปีที่แล้ว +1

      Olá! Sim, isso mesmo :) É uma excelente sugestão e quero muito. Mas preciso de alguém especialista na área, porque é um assunto sensível.

  • @pedropena3932
    @pedropena3932 4 ปีที่แล้ว

    Excelente canal Ella. Qual a taxa de risco nas ETF's?
    Cumprimentos.

    •  4 ปีที่แล้ว +1

      Olá! Depende do ETF. Por exemplo, um ETF de obrigações terá menor risco de um ETF de ações. Encontras essa informação na ficha de produto.

  • @DuarteFrazao
    @DuarteFrazao 5 ปีที่แล้ว

    Qual é a tua opinião sobre investir na bolsa em empresas que paguem dividendos? É uma estratégia que me agrada no entanto não se perde grande parte dos lucros por cada dividendo ser taxado os 28%, ao contrário de etfs ou ações que simplesmente crescam e apenas somos cobrados no final quando as vendermos?

    • @portumaan
      @portumaan 5 ปีที่แล้ว +1

      A questão dos dividendos com os 28% de imposto que se paga, é mais uma questão psicológica, de estares sempre a receber algum, mas se ainda estás na faze da poupança, não vale a pena. Na minha opinião se não tiveres muito conhecimento da bolsa e estás a começar, mete 50% num ETF world acumulativo (Ex. IWDA de Amsterdão) e vê como se vai portando comparado com os negócios de acções de dividendos que fazes. Passado uns 3 ou 5 anos, vê qual o que se portou melhor e decide a partir daí.

    •  5 ปีที่แล้ว +3

      Olá Duarte! A grande desvantagem na minha opinião dos dividendos é que não aproveitas o juro composto. Se optares, por exemplo, por um ETF acumulativo, reinvestes o lucro e ganhas lucro sobre o lucro (o tal juro composto). Portanto se não precisas da liquidez dos dividendos, opta por investir na bolsa de forma acumulativa.

    •  5 ปีที่แล้ว

      Esta sugestão é boa! Assim consegues experimentar e ver por ti, qual a melhor estratégia. Obrigada por esta sugestão :)

  • @sternamc919sterna3
    @sternamc919sterna3 3 ปีที่แล้ว

    Relativamente ao arrendamento como investimento. Estão a esquecer uma realidade infelizmente frequente do nosso país: os inquilinos pagam os dois meses no início do contrato e depois deixam de pagar. Para resolver esta situação em Portugal é uma autêntica dor de cabeça, custos legais, processos que se arrastam durante anos se os inquilinos tiverem mais de 65 anos. Muitas vezes a situação termina com o imóvel danificado (cozinhas e casas de banho que ficam completamente vazias de móveis e louças) e legalmente pouco se consegue fazer para obrigar os inquilinos a indemnizar o senhorio pelos danos. Muitos senhorios estão a subsidiar a habitação social com prejuízo próprio já que tem que continuar a pagar os impostos e seguros.