A BOSSA NOVA explicada pelo maestro Alexandre Innecco
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- LISTA DO SPOTIFY: open.spotify.c...
O maestro Alexandre Innecco fala sobre A BOSSA NOVA.
Se você gostou deste vídeo, ajude a manter este projeto vivo, ajudando o ECAI - um centro de artes em Brasília fundado pelo Alexandre. Visite um dos links acima e contribua com qualquer valor.
Boa Maestro, obrigado por trazer um assunto tão relevante da nossa música. Só ressaltando que a Bossa Nova que nasce em 58/59, realmente não foi unanimidade e foi, mais um movimento social, de classe media alta, do que uma nova estética musical. Há quem diga até que foi o disco Chega de Saudade de 59 o "marco zero", porém, quem ouve Laurindo de Almeida em Brazilliance, gravado com ele e Bud Shank, não acredita que é 1953. E muitos "cobras" do jazz que se apresentavam no Copa, iam participar de jam sessions com nossos músicos no Beco das Garrafas, isso antes do Carnegie Hall em 62, ou seja, a musica brasileira dialogando, influenciando e sendo influenciada pela musica americana. Grande abraço!
Ótimo comentário!
Salve, Maestro.
Sempre uma aula sensacional.
Parabéns!
Maestro, você é o melhor! Adoro sua visão sobre as pessoas e a música! Um graciosíssimo bravo a você!
Maestro querido, não perco nenhum dos seus vídeos maravilhosos, adoro. É muito bom aprender se divertindo e você é um mestre na arte de ensinar com alegria e leveza. Mas quero dizer que Elizabetha sou eu e estou bem vivinha, embora velhinha, a falecida rainha é só Elizabeth. Amei a pequena confusão.
Obrigada por suas aulas ótimas e por alegrar as nossas tardes.
Hahaha... ótimo comentário, Elizabetha! Grande abraço!!!
Excelente canal, parabéns!!!!
Obrigado, Gustavo! Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Grande abraço!
Professor, professor, amado mestre, quem desenvolveu o ritmo foi o jovem pianista Johnny Alf que então, com vinte e cinco anos, estava criando uma música que iria mudar a cena musical brasileira, a bossa-nova. Johnny foi o precursor da bossa-nova.
Ou seja um negro, homossexual, esquecido e até hoje tem o seu trabalho depreciado. Gratidão 😊
E a mãe seria Alaíde Costa, também negra e esquecida e ignorada pela mídia que louva a branquitude da bossa nova.
Excelente comentário, Antonio!
❤❤❤❤❤❤
Maestro, o seu carisma é muito especial. Sua clareza e forma única de passar os pensamentos e imprimir sentimento para fazer a audiência captar aquilo que você deseja passar é incrível. Eu tenho certeza que seu sucesso só aumentará, será natural com o tempo, paciência e perseverança em fazer conteúdos tão maravilhosos quanto esse.
Não sei como enfatizar mais o quanto é especial a qualidade do seu conteúdo e a forma que ele é transmitido, mas é especialíssimo!😅 ❤️
Obrigado, Felipeeeee!!! Fico muito feliz com seu comentário gentilíssimo. São pessoas como você que nos dão a certeza de estarmos indo na direção certa. Muito obrigado. Grande abraço!!!!
Amo!!!!!
Maestro, monte um curso online, "Música clássica para leigos", eu compraria! Você é excelente professor, e todos os vídeos que vc faz são fáceis de entender.
Olá, Gabriel! Você leu meu pensamento. Neste domingo, 18 de junho de 2023, às 16h, teremos o lançamento de um curso de História da Música com vídeos, exemplos musicais e exercícios de fixação. Farei uma LIVE sobre isso aqui no TH-cam. Espero por você!
Adorei.
Que bom ter você aqui conosco, Eleonora, e que bom que gostou! Abraço!
Maestro querido, parei essa palestra no meio e fui ouvir a outra, a do "Radinho da empregada", depois de digeri-la, retomei, ou melhor, recomecei esta. Bem, cresci com o radinho da empregada, entre minha mãe ouvindo Jovem Guarda, meu avô ouvindo moda de viola caipira e samba e a FM tocando rock e pop. Confesso que nunca gostei muito de Bossa Nova, ainda hoje torço o nariz, pois considero samba de branco, muito limpinho, que não serve para chorar e nem para dançar. Talvez, um dia, eu aprecie mais a estética bossanovista, por hora, sou mais um samba de favela ou de subúrbio. Tem algumas músicas da Bossa Nova que gosto, mas são bem pontuais. Grata pela palestra.
Aracy de Almeida entendia tudo de música. Eu gosto demais dos vozeirões, tal como Agostinho dos Santos, era bem bacana. Mas a Bossa Nova botou a gente a prestar mais atenção na letra, na mensagem da música, e deu voz a quem não tinha voz. Mesmo sem voz, dá pra cantar!
Este é um ponto fundamental, Florêncio! Uma frase que eu gosto muito é "cantar não é um dom; cantar é bom". É uma afirmação que causa confusões... mas eu gosto muito dela!
Maestro muito obrigada pelas aulas! você ainda está fazendo vídeos para gostar de Ópera? estou maratonando a playlist e amando! gostaria muuuuito de um video sobre a ópera Lakme, sempre gostei do dueto das flores, e não sabia que era de uma ópera! obrigada por todo o conhecimento!
Ótima sugestão, Jadeh! Tá anotada. E obrigado pelo seu comentário atencioso! Abraço.
queremos uma playlist só de história da música brasileira!
Está no forno :-) Abraço, Lucas!
Maestro. Quero agradecer por vários de seus vídeos com os quais aprendi muito sobre a música clássica. Agradeço muito por você ter me ensinado a escutar e gostar de Villa-Lobos. Saiba você que estou escutando até o Choro Nº8!. E com prazer! Mas vou lhe dizer, sem querer insultá-lo, longe disso, que de bossa-nova você não entende nada, me perdoe. Só um detalhe: O disco "Canção do Amor Demais", com músicas do Tom & Vinícius (arranjos e direção musical doTom) com a Elizeth Cardoso (e aqui uma curiosidade: a primeira cantora convidada para gravar o disco foi a Dolores Duran, que pediu muito caro), pois bem, este disco não é um disco de bossa-nova.Não poderia ser, pois a Elizeth nunca cantou Bossa-nova. É um excelente disco da "Divina" Elizeth, mas ele só é citado na história da bossa-nova porque na orquestra do disco, em duas faixas ("Chega de Saudade" e "Outra Vez") havia um violão acompanhando com uma batida diferente, que dificilmente foi notada pelos ouvintes. Era João Gilberto, com a batida da bossa-nova, que ele inventou. E que só seria conhecida meses depois, com a sua primeira gravação (ainda em 78 rpm), que trazia no lado A "Chega de Saudade" e no B "Bim-Bom". Essa foi a real estreia da bossa-nova, que nem tinha esse nome. A estreia por seu criador, João Gilberto.
Valeu!
... e obrigado mais uma vez!!! Abraçooooo
Eu tinha um teclado eletrônico antigo que tinha um acompanhamento chamado Bossanova, junto com Polka, Jazz etc.
Hahaha... exatamente! Me lembro disso!
Será que só eu fico morrendo de rir?😂😂😂
kkkkk
Estou A MAN DO!!!!!
Adoro suas Aulas😊😊.... mas vc entra direto na Bossa Nova e eu estou precisando de informações sobre a Pré-Bossa Nova, que segundo li, foi a precursora da Bossa Nova através da influência do Jazz. Você tem material sobre isso? E as músicas que fizeram parte desse processo Específico? 🤗🤗
Obrigado, Monica... essa é uma pesquisa interessante... mas não tenho esse material especificamente...
O radinho da empregada hoje é o celular: Facebook ..
Parabéns Maestro, mas desculpem acho imperdoável se cantar 'Garota de Ipanema' em Inglês. Não faz sentido...
Hahaha... Sidnei... compreendo sua posição, mas foi muito importante essa gravação da Girl from Ipanema para a Bossa Nova penetrar no mercado internacional. Foi realmente uma grande sacada. Grande abraço!
Muito boa aula Maestro! Entretanto, não posso concordar que não existe música boa e música ruim. A música influencia nos padrões sociais podendo levar ou rebaixa-los.
Acho que precisamos estabelecer critérios...e nesse caso, existe sim, muuuita música que é simplesmente lixo e porcaria...
.