A mitologia grega como literatura

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 15 ต.ค. 2020
  • A mitologia grega não era uma religião como a concebida no cristianismo, nem a fé em seus fundamentos era a mesma fé como a concebida pelos cristãos. Como comenta o escritor Gilbert K. Chesterton em "O Homem Eterno":
    "Mas quem melhor compreender os mitos perceberá mais plenamente que eles não são e nunca forma uma religião, no sentido em que o cristianismo e até mesmo o islamismo são religiões. Eles satisfazem algumas das necessidades de uma religião, principalmente a necessidade de fazer certas coisas em certas datas, a necessidade das ideias gêmeas de festividade e formalidade. Mas, embora deem ao homem um calendário, não lhe dão um credo. Não houve alguém que se levantasse e dissesse: 'Eu creio em Júpiter e em Juno e Netuno' etc, como quem se levanta e diz: 'Eu creio em Deus, Pai todo-poderoso" e o restante do credo dos Apóstolos. Muitos acreditaram em alguns mitos e não em outros, ou mais em alguns e menos em outros, ou então em qualquer um deles, mas apenas num sentido poético e muito vago. Não houve um momento em que todos os mitos foram coligidos numa ordem ortodoxa que os homens haveriam de defender lutando e enfrentando torturas." (Chesterton, "O Homem Eterno", p. 116, ed. Mundo Cristão)
    Assim, ao ser posteriormente melhor elaborada, a mitologia transforma-se em literatura.
    O prof. Clístenes Hafner Fernandes explica este processo, a relação da mitologia com a literatura antiga e como estudar ambas as áreas de conhecimento.
    Conheça também os cursos do Instituto Hugo de São Vítor:
    www.hugodesaovitor.org.br/
    Assine a Confraria de Artes Liberais:
    www.hugodesaovitor.org.br/ass...
    Conheça a nossa livraria:
    livraria.hugodesaovitor.org.br/

ความคิดเห็น • 28

  • @pauloamaral6069
    @pauloamaral6069 3 ปีที่แล้ว +18

    "A mitologia é o maior exercício de inteligência". É...Tolkien realmente foi um dos maiores escritores do Ocidente mesmo....tão vasto....tão verossímil.....tão sublime e dramático.

  • @leobarth2629
    @leobarth2629 6 หลายเดือนก่อน +2

    Parabéns. Grandes lições apresentadas. 1. Não existe spoiler para clássicos. 2. Perder o medo dos clássicos é fundamental. Comecei A Divina Comédia e saí correndo atrás de todas as versões disponíveis. O segredo é começar, apenas.

  • @ocachimbofilosofal-prof.thiago
    @ocachimbofilosofal-prof.thiago 3 ปีที่แล้ว +7

    O canal de vocês é uma joia rara nesse TH-cam! Parabéns pelo manancial de conhecimento que vocês nos proporcionam.

  • @sociedadedospoetasvivos7420
    @sociedadedospoetasvivos7420 2 ปีที่แล้ว +4

    Curiosamente, os enredos de vida vão se repetindo ao longo da trajetória humana. Show!

  • @adrianomaciel2492
    @adrianomaciel2492 2 ปีที่แล้ว

    Maravilha! Maravilha!

  • @lizandrasoave1289
    @lizandrasoave1289 ปีที่แล้ว

    Sempre acompanho o trabalho de vocês! Eu sou católica e também falo sobre mitologia grega no meu canal… 🏛️

  • @mariacristinasoares1377
    @mariacristinasoares1377 2 ปีที่แล้ว

    Maravilhosa as aula
    Quero mais por favor

  • @jzadra_terapeutaholistico8699
    @jzadra_terapeutaholistico8699 2 ปีที่แล้ว +2

    Verdade!!leia tudo até chegar na esfinge !!! Talvez uma leitura de ""Dante Aliguieri "" a Divina comédia ;; de umas pistas de ""como se desce e sobe " das trevas para a luz ..."",

  • @ricardoluiz527
    @ricardoluiz527 11 หลายเดือนก่อน

    MUITO BOM

  • @orieldias7818
    @orieldias7818 2 ปีที่แล้ว +1

    Gostei do vídeo e dá explicação apesar de eu não ter exatamente essa visão do cristianismo como verdade pra mim, pra mim ele e a mitologia grega são o homem colocando em histórias e fabulas a sua vida, sua emoção, suas virtudes nas palavras. Bom trabalho

  • @jzadra_terapeutaholistico8699
    @jzadra_terapeutaholistico8699 2 ปีที่แล้ว

    Faça um link sobre a mitologia grega dentro da psicologia .

  • @40albino
    @40albino 2 ปีที่แล้ว

    🤨

  • @FernandoVinny
    @FernandoVinny ปีที่แล้ว

    Dá urticária quando o cara usa o termo "pagão"!! Um termo preconceituoso de caráter político que os cristãos subverteram para significar "os outros", "os condenados", "os inferiores"!

  • @guilhermefigueiredo766
    @guilhermefigueiredo766 3 ปีที่แล้ว +11

    Discordo do ponto em relação ao cristianismo, a igreja católica dizimou diversas crenças, culturas e costumes de diversos povos alegando ser contra Deus e coisa do diabo. Infelizmente o que mais acontece é isso, Jesus pode ser a figura que reencarnou, fez milagres e coisas impossíveis e ser entendido como verdade e fato, agora qualquer outra religião que tenham acontecido fatos impossíveis são considerados mentira. A verdade é que em todos os lugares do mundo desde os primeiros povos, a religião esteve sempre presente, mas infelizmente hoje se tem a necessidade de deturpar a crença do outro porque sempre a sua é a melhor, mas se você olhar para o lado, repara que elas são sempre parecidas. Diversos mitos e divindades de outras religiões são tidos como pagãos, falsos e etc, mas acreditar que uma virgem engravidou de Deus é tido como verdade, para mim cada um tem a sua crença e todos devem ser respeitados. Inclusive se você parar para pensar, os judeus que são o "povo escolhido de Deus" não acreditam em Jesus, e eles mantém a mesma cultura e costumes da própria bíblia, ora, se a fonte do conhecimento diz que esta vertente é falsa, se justamente a base, o conhecimento clássico que é o judaísmo acredita que o cristianismo não é verdade, porque eu devo acreditar? Melhor ainda, se realmente os clássicos são eternos, porque religiões milenares datadas do século 3 até hoje como o budismo são tão ridicularizadas? A questão é que o cristianismo já teve seu papel de interesse por muito tempo, os papas queriam poder, tinham poder, sobre a nação, fiéis, e muitas outras coisas, criaram histórias, modificaram a bíblia, e hoje existem muitas perguntas e controvérsias na própria doutrina cristã que você não encontra resposta, tanto que milhões de pessoas nascem neste berço cristão e se perdem, enquanto que o oriente que mantém a cultura milenar podem ser os mais pobres do mundo, mas jamais largaram as suas crenças, justamente porque enquanto o oriente está decaindo em economia e riquíssimo em espiritualidade, o ocidente está podre de rico e debilitado espiritualmente. Eu levo comigo o pressuposto de que o que é clássico, imutável e conservado é realmente um bom conteúdo, assim como acontece com os grandes escritores, eu acredito que acontece com a religião, porque afinal comparar por exemplo o judaísmo criado em 2000 a.C. com o que no cristianismo que foi criado no século 8 d.C. ou o islamismo no século 7 d.C. com certeza essas novas vertentes foram modificadas e muito por interesse, tanto que se comparar as ideias do começo dessas crenças com o atual está bem diferente, enquanto que o judaísmo continua o mesmo, mesmo depois de perseguidos.

    • @gabrielevangelista7751
      @gabrielevangelista7751 3 ปีที่แล้ว +9

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • @albertopedrosaandradedasil5631
      @albertopedrosaandradedasil5631 3 ปีที่แล้ว +2

      Nenly & Nenlerey.

    • @EI_NELAS
      @EI_NELAS 3 ปีที่แล้ว +7

      @@gabrielevangelista7751 Não ria amigo! rssss
      Acontece nas primeiras leituras de adolescentes, textões emocionados, criticismo infantil... Mas passa.

    • @gandalfthewhite2837
      @gandalfthewhite2837 3 ปีที่แล้ว +1

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkjjjjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não li mas concordo com o amigo Gabriel

    • @apollo3166
      @apollo3166 3 ปีที่แล้ว

      @@gabrielevangelista7751 mas isso não é nem resposta e nem um comentário é só uma gargalhada grotesca 😂

  • @npsantoss
    @npsantoss 2 ปีที่แล้ว +1

    Não devemos enfeitar nem embelezar o cristianismo: essa crença travou e trava uma guerra de morte contra o tipo de homem superior, excomungou todos os instintos mais profundos, destilou seus conceitos de mal e de maldade personificada a partir desses instintos - o homem forte como um reprovável, como “degradado entre os homens”.
    O cristianismo tomou o partido de tudo o que é fraco, baixo e fracassado; forjou seu ideal a partir da oposição a todos os instintos de preservação da vida saudável; corrompeu até mesmo as faculdades daquelas naturezas intelectualmente mais vigorosas, ensinando que os valores intelectuais elevados são apenas pecados, descaminhos, tentações. Um exemplo lamentável: o corrompimento de Pascal, o qual acreditava que seu intelecto havia sido destruído pelo "pecado original", quando na verdade tinha sido destruído mesmo é pelo cristianismo!
    (Não fui eu que disse isso)

    • @gabrielevangelista7751
      @gabrielevangelista7751 2 ปีที่แล้ว +7

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é tanto erro num texto só que não dá nem pra saber por onde começar a refutar