Perfeita reflexão. Criança precisa ter espaço pra se mostrar. Pra gente só intervir qdo for preciso. Silenciarmos e observar. Também nesse processo gosto de registrar .É maravilhoso 🤗
A minha oração é pra que eu seja uma mãe melhor. Sei que errei e ainda erro com tantas exigências. Depois que comecei a ouvir as lives, percebi que faço o que minha mãe fazia comigo. Apesar da minha segunda filha já ter 13 anos, quero e preciso resignificar as nossas vidas.
Olá Isa! Tudo bem? Eu gosto muito dos seus vídeos. Acho Montessori fascinante. É exercício mesmo. Tentar e tentar e tentar. Quando meu filho completou um ano, comprei um rack branco e o deixei completamente vazio. Cada dia era uma decoração diferente. Dinossauros, caminhões, carros. Como é maravilhoso. Nesse processo, eu pude perceber como meu filho era inteligente. Como ele colocava os animais um ao lado do outro em ordem de tamanho, cor... Um orgulho, sabe? Ele aprendeu inglês nesse rack. Fiz um vídeo de como ensino inglês aqui no meu canal. Sou professora. E eu aplico várias técnicas de Montessori nesse ensino também. Nem sei se vou conseguir continuar gravando vídeos, pois a vida anda tão corrida. Mas eu precisei tirar esse projeto do papel. Eu acredito que o que falta para colocarmos essas coisas em prática é o adulto preparado.Quem está preparado? Nossa cultura, como você mesma mencionou, ensina a deixar tudo lá no rack e dar um tapinha na mão quando a criança mexer. A pesquisa e conhecimento é privilégio ou desejo de poucos. É mais fácil se deixar levar pelo que todos aprovam. Por outro lado, a falta de preparação do adulto que quer aplicar os ideais montessorianos, acaba dando em uma aplicação do método de forma errônea. Adultos que não tem firmeza ao falar. Confundem a liberdade com a falta de habilidade em educar. Continue esse trabalho magnífico. Vamos seguindo na leitura. Um beijo grande aqui do Rio de Janeiro. 😘
Isa conheci seu canal a pouco tempo e estou adorando aprender a ser uma mãe melhor... mas confesso que fico muito angustiada a cada vídeo que assisto, pois vejo que fiz tudo errado até hoje. Estou tendo um trabalho enorme para reverter a situação, e hoje vejo o quanto mal fiz para ela 😢
Isa, tenho assistido seus vídeos e estou introduzindo o que aprendo na rotina aqui de casa. Não é fácil pois sou a única dos 4 adultos que vivem aqui interessada em fazer com que o Enzo (meu filhinho de 4 anos) tenha uma vida mais plena. Mesmo assim vou seguindo e observando como ele reage. Meu medo maior é que ele se machuque... ele é bem ativo, corre, rodopia, sobe nas coisas... não consigo confiar, ainda, que estes movimentos sejam seguros.
Boa noite Isa, tudo bem? Estou a procura do audiobook do livro a criança, porém não encontro em nenhum lugar. Sabe me dizer se tem algo a ver com direitos autorais?
Estudar e descobrir que isso faz parte do desenvolvimento e do processo de descoberta e apropriação do espaço da criança. Quando a gente estuda, a gente vê diferente, a gente sente diferente e a gente age diferente. 🙏🏻♥️
Oi Isa. Eu acompanho o seu trabalho desde o TED - Pedra do Penedo, aqui em Vitória onde vc fez as aberturas das palestras recitando poemas de sua autoria. Eu trabalho na área da Educação infantil aqui em Vitória-ES e tenho muita dificuldade em implementar momentos em que as crianças sejam livres pra explorar. Eu vejo as crianças subirem em "lugares perigosos", e a minha postura é sempre observar atentamente os momentos de conquista dos pequenos. Parece besteira, mas para uma crIança de 2 anos, ficar de pé sobre um brinquedo é uma grande conquista. (nesse caso é um túnel todo colorido que tem uns 80cm de altura.) Os demais profissionais pensam apenas em garantir a integridade física das crianças, mas nós bem sabemos que de nada vale um corpo são e uma mente que acredita que não pode/deve tentar superar obstáculos. Gostaria de saber lidar com meus colegas de trabalho afim de que as crianças tenham mais momentos de descoberta e que se sintam protegidos, não pq o ambiente é estéril mas pq ali axiste adultos que sabem acolher as crianças.
Isa como é este curso? São aula já gravadas como seu vídeo aqui no TH-cam ou também teremos momento para conversar contigo e tirar dúvidas quando tivermos ?!
Oi Isa, obrigada por compartilhar tanta coisa legal. Sou novata nesse assunto (Montessori) mas me identifiquei com seu vídeo. Deixo a casa segura para Minha filha brincar e deixo ela explorar tudo... porém não sei como proceder fora de casa. Pq ñ posso deixar ela mexer nas gavetas da pessoa q estamos visitando, ñ posso deixar ela engatinhar nos corredores do mercado pq ela quer mexer nas caixas e embalagens q chamam a atenção dela... enfim, como fazer para ñ silenciar a criatividade e curiosidade dela nesses momentos? Ela tem 1 ano!
Isa, como posso colocar tudo isso na cabeça de um adulto (Pai) eu quero colocar em prática o que vc diz... mas ele é muito cabeça dura. fica difícil pois ele so me critica ... 😒 Já expliquei, que as coisas não precisam ser como os nossos pais nós ensinaram.. Que a gente pode sim. Ensinar de outra forma e ter benefícios muito maiores. Já falei também que eu pensava da mesma forma que ele , mas mudei o jeito de vê as coisas.. E eu sei ainda tenho muito o que melhorar pelo bem estar do meu pequeno! Queria tanto que ele compreendesse.
Isa, com que idade da criança você acha que podemos perceber seu real propósito nessa vida? Os gostos deles mudam muito e sempre, mas imagino que haja alguma idade em que os gostos mais frequentes prevaleçam.
Perfeita reflexão. Criança precisa ter espaço pra se mostrar. Pra gente só intervir qdo for preciso. Silenciarmos e observar. Também nesse processo gosto de registrar .É maravilhoso 🤗
É isso! Estudar para ser pai e mãe.
A minha oração é pra que eu seja uma mãe melhor. Sei que errei e ainda erro com tantas exigências. Depois que comecei a ouvir as lives, percebi que faço o que minha mãe fazia comigo.
Apesar da minha segunda filha já ter 13 anos, quero e preciso resignificar as nossas vidas.
Olá Isa! Tudo bem?
Eu gosto muito dos seus vídeos.
Acho Montessori fascinante. É exercício mesmo. Tentar e tentar e tentar.
Quando meu filho completou um ano, comprei um rack branco e o deixei completamente vazio. Cada dia era uma decoração diferente. Dinossauros, caminhões, carros. Como é maravilhoso. Nesse processo, eu pude perceber como meu filho era inteligente. Como ele colocava os animais um ao lado do outro em ordem de tamanho, cor... Um orgulho, sabe? Ele aprendeu inglês nesse rack. Fiz um vídeo de como ensino inglês aqui no meu canal. Sou professora. E eu aplico várias técnicas de Montessori nesse ensino também. Nem sei se vou conseguir continuar gravando vídeos, pois a vida anda tão corrida. Mas eu precisei tirar esse projeto do papel.
Eu acredito que o que falta para colocarmos essas coisas em prática é o adulto preparado.Quem está preparado? Nossa cultura, como você mesma mencionou, ensina a deixar tudo lá no rack e dar um tapinha na mão quando a criança mexer. A pesquisa e conhecimento é privilégio ou desejo de poucos. É mais fácil se deixar levar pelo que todos aprovam.
Por outro lado, a falta de preparação do adulto que quer aplicar os ideais montessorianos, acaba dando em uma aplicação do método de forma errônea. Adultos que não tem firmeza ao falar. Confundem a liberdade com a falta de habilidade em educar.
Continue esse trabalho magnífico. Vamos seguindo na leitura. Um beijo grande aqui do Rio de Janeiro. 😘
É isso mesmo! Feliz de ler tudo isso e saber que temos esperança! 💙🙏🏻⭐️
Eu comprei o livro A criança no Estante virtual. Chegou ontem. Ansiosa para começar a ler. ❤
Maravilhosa!!! De utilidade pública 🙏🏻💓
Maravilhada 🙌
Amei
Uma relíquia esse momento. Obrigada Isa
Querida!! Compartilha com sua rede de contatos para chegar a outras famílias! 🙏🏻💙
Agr msm😘
Isa!!!! Amo assistir seus vīdeos!!! Sou sua fã!!! Montessori cheia de sabedoria...obrigada por dedicar seu tempo nos ensinando esses tesouros!!!
Que bom que fez sentido para você!!
Isso tem tudo a ver com o Espirtsmo e a Pedagogia Waldorf! Tão lindo este conhecimento!
Isaaa, você é top demais!!!! Como eu aprendo com você mulher abençoada!!!! Que conteúdo maravilhoso, você é minha inspiração!!!! Gratidão 🙏🙏🙏🙏
Isa conheci seu canal a pouco tempo e estou adorando aprender a ser uma mãe melhor... mas confesso que fico muito angustiada a cada vídeo que assisto, pois vejo que fiz tudo errado até hoje.
Estou tendo um trabalho enorme para reverter a situação, e hoje vejo o quanto mal fiz para ela 😢
Paciência e persistência, querida...
Perfeito!!! Obrigada
Que bom que fez sentido para você
Isa te admiro muito... Gosto da maneira como você compartilha os seus conhecimentos.
Gratidão 🙏🏻
É tão bom assistir Isa, que eu estava ansiosa pelo vídeo de hoje. E hoje é terça-feira. E terça-feira não é dia de vídeo. 😫
Isa, tenho assistido seus vídeos e estou introduzindo o que aprendo na rotina aqui de casa. Não é fácil pois sou a única dos 4 adultos que vivem aqui interessada em fazer com que o Enzo (meu filhinho de 4 anos) tenha uma vida mais plena. Mesmo assim vou seguindo e observando como ele reage. Meu medo maior é que ele se machuque... ele é bem ativo, corre, rodopia, sobe nas coisas... não consigo confiar, ainda, que estes movimentos sejam seguros.
Entendo... continue estudando. Já fez algum curso para educar? Faça o "Montessori em Casa" do MundoemCores.com
Farei, muito em breve.
👍❤❤❤❤❤👍
Tá na hora de pedir a plaquinha para o TH-cam, né Isa? Mais de 100 mil inscritos. Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Quero o livro ' A criança'
Ainda há tempo!
Sempre afirmei que o adulto nada mais é que uma criança adulterada.
Boa noite Isa, tudo bem?
Estou a procura do audiobook do livro a criança, porém não encontro em nenhum lugar.
Sabe me dizer se tem algo a ver com direitos autorais?
Não sei mesmo, querida...
Isa,eu não gosto quando criança faz bagunça do tipo bagunçar gavetas...isso me irrita!! O que fazer? Obrigada
Estudar e descobrir que isso faz parte do desenvolvimento e do processo de descoberta e apropriação do espaço da criança. Quando a gente estuda, a gente vê diferente, a gente sente diferente e a gente age diferente. 🙏🏻♥️
Acho que a Isa diz mt respeito a criança ser protagonista e não os pais.
Não entendi...
Oi Isa. Eu acompanho o seu trabalho desde o TED - Pedra do Penedo, aqui em Vitória onde vc fez as aberturas das palestras recitando poemas de sua autoria. Eu trabalho na área da Educação infantil aqui em Vitória-ES e tenho muita dificuldade em implementar momentos em que as crianças sejam livres pra explorar. Eu vejo as crianças subirem em "lugares perigosos", e a minha postura é sempre observar atentamente os momentos de conquista dos pequenos. Parece besteira, mas para uma crIança de 2 anos, ficar de pé sobre um brinquedo é uma grande conquista. (nesse caso é um túnel todo colorido que tem uns 80cm de altura.) Os demais profissionais pensam apenas em garantir a integridade física das crianças, mas nós bem sabemos que de nada vale um corpo são e uma mente que acredita que não pode/deve tentar superar obstáculos. Gostaria de saber lidar com meus colegas de trabalho afim de que as crianças tenham mais momentos de descoberta e que se sintam protegidos, não pq o ambiente é estéril mas pq ali axiste adultos que sabem acolher as crianças.
Belas palavras! Também gostaria...
Isa como é este curso?
São aula já gravadas como seu vídeo aqui no TH-cam ou também teremos momento para conversar contigo e tirar dúvidas quando tivermos ?!
Está falando do curso do Mundo em Cores? É em vídeo e, a cada 15 dias, encontramos ao vivo online para esclarecimento das dúvidas...
Quero o livro a criança
Oi Isa, obrigada por compartilhar tanta coisa legal. Sou novata nesse assunto (Montessori) mas me identifiquei com seu vídeo. Deixo a casa segura para Minha filha brincar e deixo ela explorar tudo... porém não sei como proceder fora de casa. Pq ñ posso deixar ela mexer nas gavetas da pessoa q estamos visitando, ñ posso deixar ela engatinhar nos corredores do mercado pq ela quer mexer nas caixas e embalagens q chamam a atenção dela... enfim, como fazer para ñ silenciar a criatividade e curiosidade dela nesses momentos? Ela tem 1 ano!
Haja flexibilidade!! Pra lidar com estas situações a gente precisa estudar... já está estudando algo neste sentido?
Isa Minatel nada aprofundado! Vc poderia me indicar, por gentileza, por onde começo? Rsrs
isa e possível xerocar esse livro e manda p min ?... eu deposito valor do envio e da xerox .,...grata
Isa, como posso colocar tudo isso na cabeça de um adulto (Pai) eu quero colocar em prática o que vc diz... mas ele é muito cabeça dura. fica difícil pois ele so me critica ...
😒 Já expliquei, que as coisas não precisam ser como os nossos pais nós ensinaram.. Que a gente pode sim. Ensinar de outra forma e ter benefícios muito maiores.
Já falei também que eu pensava da mesma forma que ele , mas mudei o jeito de vê as coisas.. E eu sei ainda tenho muito o que melhorar pelo bem estar do meu pequeno! Queria tanto que ele compreendesse.
Isa, com que idade da criança você acha que podemos perceber seu real propósito nessa vida? Os gostos deles mudam muito e sempre, mas imagino que haja alguma idade em que os gostos mais frequentes prevaleçam.
Não sei... acho que depende de tantos fatores...
Amei por isso deixo mesmo minha filha bagunçar kkk
Rsrsrs
Como dizer não à criança?