É isso. Sou evangélica e há um tempo comecei a questionar... Cara... O que a gente chama de "prova" (Deus está te provando) nada mais é do que reflexo da pobreza, que é reflexo da desigualdade e da exclusão e opressão do povo. Bira resumiu "são pelas escolhas políticas que seu filho como ovo e não carne".
Um cristão pensante, eu sempre tive essa visão, e fui mal compreendido, questionado sobre minha fé, mas quando você pesquisa sobre o cristianismo da razão você abre os olhos. Indico para vc tbm dar uma olhada no livro "Noite escura da alma". Na vida haverá sofrimento pq é parte de nossas "cruzes", mas têm "provas" que realment, são reflexo da desigualdade e os pastores usam isso para tirar mais dinheiro ainda.
Essa tática é utilizada por religiões dominantes na sociedade. E as igrejas evangélicas é a nova Igreja Católica. O que explica pq tanta gente de esquerda busca distância de religiosos cristãos, mesmo sabendo que muitos estão ali para uma busca espiritual, mas a maioria ta sendo alienado e perdendo dinheiro para a corrupção.
Incrível o número de canais de ateus, me acabo de rir com o Jason Ferrer, Antony Galvão, Exterminador de Teologias, Professor Fábio, Tia Atéia são muitos que nem lembro.
Lembrei que uma vez o meu pai disse "Não vejo mais nada de interessante na esquerda, só se fala sobre causas lgbt, na minha época se falava sobre reforma agrária." E eu só consegui enxergar o preconceito. Mas agora vendo que a burguesia que finacia as pautas identitárias é a mesma que financia os discursos de ódio, eu percebo que é apenas um meio pra que o que interessa, e que pode ferir os interesses da burguesia, não seja realmente discutido, a economia. Enquanto isso a gente debate entre si e não percebe que o motivo da homofobia, racismo e ect. É o mesmo pelo qual somos ambos podres, o capitalismo. Vídeo incrível senhorita Bira!👏🏾
Lembrei de quando eu era criança e um menino preto me bateu na escola (pq eu sou lgbt) e eu não contei pra minha mãe. Quando a gente tava indo pra casa, eu vi ele o irmão dele. Minha mãe não sabia o que tinha acontecido e puxou assunto com os meninos (já que eles eram crianças e tavam sozinhos), e eu fiquei caladinho na minha. Chegando na porta de casa (que era na favela onde eu morava), os dois perguntaram minha mãe se ela podia dar pra eles um pacote de arroz. Minha mãe não podia dar porque era o único que a gente tinha, aí uma vizinha deu. Aí eu penso muito nisso, pq se eu me isolo numa pauta lgbt e ele numa pauta anti-racista, aonde que a gente vai chegar? Lugar nenhum Eu e ele estávamos saindo da mesma escola, pública e sucateada, indo pra mesma favela e com dificuldade de ter oq comer Eu manipulado a odiar ele pq ele era preto e ele manipulado a me odiar pq eu era lgbt. Os dois com 5/6 anos de idade Esse vídeo falou mt sobre o que eu penso disso tudo!
Acho que o ideal seria trabalhar as pautas nas quais vc pertence, mas sem perder o foco na pauta geral, que se trata da luta de classes. Nunca vai ser fácil, trabalhar os 2 vai sempre ser muito difícil Mas seria por exemplo: ao lutar pelos direitos LGBT, de que gay estamos falando? Ao lutar pelas mulheres de que mulheres estamos falando? E que negros? Aqueles que estão na universidade ou que estão levando tiro? E força cara espero que hoje sua vida esteja melhor Também sou LGBT. Qualquer coisa estou aí pra conversarmos
É extremamente problemático, na minha opinião, você usar o sofrimento de um pra justificar a agressão a outro. Já passou da hora de todos entenderem que dignidade humana não é luxo, é essencial, e portanto direitos humanos são inegociáveis. Toda forma de violência precisa ser extinta, e pra isso precisamos partir das violências estruturais e naturalizadas pela sociedade, pois são as que irão ocorrer repetidamente e de forma permissiva. É urgente entender que, além de todas as violências estruturais da sociedade, todas elas são perpassadas pela Luta de classes.
@@RobertoLyrio A Bira aponta para a luta de classes com exclusividade, mas pela primeira vez discordo dela e concordo contigo, as outras pautas são essenciais em um país cuja estrutura social é fundada com base no racismo sexismo homofobia capacitismo, etc. Sempre fomos assim, já que fomos criados como colônia. Sequer temos cultura própria. Isto não pode ser ignorado ou minimizado. A conciliação a meu ver está em continuar pautando estas questões sobre os problemas de quem REALMENTE sofre, que é a classe baixa: um tiago abravanel é gay, mas a opressão dele é infinitamente menor. Quem realmente precisa ser defendido pelos movimentos sociais é quem não tem estrutura pra se defender sem eles. Ex: Invés de falar da solidão da mulher negra no meio universitário, falar dos negros sendo mortos de forma precoce, já que o que espera um homem negro no Brasil é a morte.
Sim, era justamente o que eu tava tentando dizer N era justificando ele, continua sendo errado e ambas as lutas são importantes, só que tem que dar um passo além delas para não ficar grupos isolados
Enquanto o Twitter discuti se a penalidade do Óscar ao will smith e ou não racista, milhares de trabalhadores estão em vulnerabilidade alimentar agora no nosso país. é sobre isso bira
@gold não é sobre isso, racismo e uma coisa horrível e dói muito na gente, mais vamos ser sinceros tem gente preta morrendo de fome isso é bem mais urgente é brutal
Bira do céu! Ri, chorei e me pus a pensar. Como é fácil a gente cair na manipulação! Muito obrigada por continuar. Até assustei quando, chorando por causa de suas palavras, ouvi meu nome. Eu te amo. Obrigada por me ajudar a me perceber em muita coisa. Maldito aquele que nos manipula!
Opa....a gente não. Me poe fora dessa. Nunca votei no Bozo muito menos no Lula. O Ultimo que me enganou foi FHC e conheço Olavo de Carvalho desde 98. Não faço parte do Imbecil Coletivo se é que me entende.
Eradissimo, essa opinião da Bira é um desserviço... Pq gera esse pensamento igual o seu... Impossível todos lutarmos juntos enquanto alguns são vistos como excessões... Doq adianta deixar a indentidade de lado se tem gente morrendo por causa dela...
@@victoriaanastaciamoreirago4710Não necessariamente a "opinião" da Bira mas a forma que as pessoas estão interpretando o vídeo: Que a culpa da segregação é da própria minoria. Estão tirando conclusões totalmente absurdas sobre o vídeo
A ignorância não é uma benção, ela é um câncer. Uma sociedade onde só há ignorantes é explorada ao extremo para todo sempre. É por causa dos críticos que isso não acontece, se todos fossem críticos, o mundo conheceria a justiça verdadeira, onde não há presos.
Não é nada confortável perceber o que realmente acontece a minha volta, gera insuficiência, impotência, parece que nada que eu fazer vai mudar esse cenário que assola meu povo. Entre conhecimento e ignorância, acho que eu prefiro a ignorância.
@@gustavonogueira6293 A idéia mais fascista foi inventar que nasceu negro não é gente, enfia num caminhão e leva pra trabalhar de graça e gerar novos escravos na América. Se eles soubessem com antecedência teriam se precavido
O identitarismo é sedutor e traiçoeiro. Precisamos que os comunicadores abracem esse tema para alertar a esquerda sobre essa armadilha. Parabéns pelo vídeo, aprendi muito.
Duas semanas atrás minha nora me indicou este video. Choquei, arrepiei, varias partes de mim entenderam mas minha mente não. Sabia que era um divisor de aguas na forma de como ver a sociedade mas nao sabia descrever. Logo assisti os videos do canal desde o começo seguindo a data de publicacao ate chegar novamente a este. Bira vai construindo de forma linear o raciocineo. Colocando tijolo sobre tijolo para chegar a esta comprensao : olhos atentos enxergam a luta das clases socias. Clubes, gaiolas de ouro, o cara do tiktok narizes rebitados, marilyn, valdecir e até o proprio Srta Biro sao tijolos para construir o raciocineo. Agora entendo porque Biro em algum momento falou que o canal nao será para sempre. Tem uma mensagem final. Um grande finale para olhos desatentos que acabaram de abrir....e eu sinto medo sobre as novas bonecas russas a serem desvendadas!
Eu conheci ela por outro canal, ai já pensava sobre esta guerra das classes , quando comento as pessoas olham e não entendem, me chamam de louca e feminista raivosa, abortista e por ai vai, e isso partindo de familiares,mesmo sabendo que sou cristã. Eu, alimentei muita gente nesta pandemia, vi muitos jovens em plena Brasilia,capital do pais sem conseguir falar de tanta fome. Como não odiar toda esta fafora estragada que esta nossa sociedade e o mundo?
"se não comeremos, que eles não durmam, se não viveremos que eles pereçam" - Bira consegue se superar a cada vídeo. Obrigada pelas palavras e pela aula forte de crítica à esquerda. Precisávamos disso!
Socorro sou uma menininha negra da favela . Eu preciso da Bira. Minha família não tem dinheiro pra comprar remédio e mesmo assim todos são bolsonarista, passei dois anos sem família na pandemia sem família sem ninguém. E vejo esse vídeo sabendo que todos nós estamos fazendo parte de um jogo. Mas, hoje meus olhos estão atentos. Bjo Bira obrigada. Desculpe o modo de escrever.
Caraca, eu não sei o que faço depois de assistir seus vídeos... Não sei se estudo, se trabalho ou se desisto Minha família defende uma guerra que não é a deles e me pergunto se não estou defendendo a guerra de alguém
Você é incrível bira, por muito eu me achava que não era de esquerda por ter justamente o mesmo pensamento do qual você compartilha nos vídeos, mas a real é que eu só estou sendo muito lucido com tudo que está acontecendo. Estive lendo um tempo atrás que a melhor estratégia do neoliberalismo é a individualização, pois a coletivização é a única ferramenta que o povo sempre teve contra a burguesia, com a coletivização se foi possível fazer revoltas, greves e todas as mudanças para a classe trabalhadora. A elite só precisava implementar algo que derrubasse a única arma do povo e assim veio o neoliberalismo destruindo as dinâmicas empregatícias fazendo o cidadão não mais um funcionário de uma empresa e sim um "empreendedor", terceirizando o maior numero de serviços para assim os sindicatos perderem forças, inflando as lutas entre povos por gênero, raça, religião e assim permitindo com que os iguais se distanciassem e não tendo forças para lutar por qualidade de vida, salario, moradia e comida. A elite nunca esteve tão forte e tão rica quanto agora.
Eu sou libertário. Já foi de direita e já fui de esquerda. Acho que isto foi feito pra dividir a população, pra ela brigar entre si. A melhor teoria o libertarianismo.
Pelamordedeus, não pare com seu trabalho. O conhecimento que você traz explode minha cabeça. É o mais perto que me sinto de receber a luz de fora da caverna. Obrigada!!!!
Estamos perdidos em tantos lugares de fala e nenhum lugar de escuta, nem de visão... Se todo mundo pode falar sem escutar, estamos falando sozinhos... vivemos indignados, cansados e o buraco só aumenta. Imensamente grata pela aula, Bira! Espero que você seja feliz
Quem criou esse movimento do "com fascista não se discute" é essa esquerda podre identitária das Marcias Tiburis da vida. O PTismo era tão convicto da sua hegemonia que não viu o anti tomar o poder. E quem acha que Bolsonaro é anti PT em alguma coisa continua como peão, idiota util do sistema. Quem esta perdido é vc, não inclusa os outros por favor.
As vezes fico com mesmo de dar play e entrar em uma crise existencial, a guerra híbrida na pós modernidade é algo que me chama tanta atenção, ela está na nossa frente mas nós parece invisível.
você sintetiza e esclarece de forma brilhante coisas que venho pensando há alguns anos, relacionadas às pautas identitárias, neoliberalismo e pós-modernismo, tendo eu sido influenciado por marxistas e anarquistas. parabéns pelo trabalho, te admiro muitíssimo!
@@duda5772 eu acompanhava muito o trabalho da gabriela moura e da suzane jardim, geralmente por texto. foi um primeiro passo pra mim no sentido de complexificar algumas discussões que rolavam nas redes sociais, quando começaram os movimentos de banalização dos conceitos de algumas opressões, de focar muito ou apenas no campo do simbólico/linguístico, da generalização e essencialização de grupos/identidades...
não imagino o grau de violência que você Bira sofre dos militantes esquerda e da direita, uma fala clara e objetiva, seu viés não é o foco, o foco é a informação, perfeito
Antes de conhecer a Bira, eu tinha um desejo infinito de acabar com a pobreza extrema e a fome. Ela me abriu os olhos, e não importa o quanto de dinhero, influência e poder eu poderia ter, nada e nem ninguém pode acabar com isso, infelizmente
Biraaa, eu acho que muita gente prefere ir dormir com a barriga roncando de fome por não ter conseguido comprar a janta, do que dormir se revirando de raiva e frustração após fracassar em um debate. Afinal, a fome se engana com uma caneca de chá, com um copo de água com limão, com o cansaço da jornada que te faz capotar na cama antes mesmo de pensar em comer... Mas como se engana um ego ferido, uma moral destruída, a ansiedade, a sensação de impotência após ter a sua existência desprezada? Como se engana também um ego inflado, cheio de satisfação e de sentimento de superioridade, mesmo que o dono desse ego tenha uma barriga que também vai dormir vazia?
Faço das suas palavras as minhas. É por isso que vemos nesse país pessoas famintas defendendo quem os tornam famintos. Eles não têm coragem e não admitem que estão errados, logo melhor a fome do que saber que está errado. A morta chega mas o ego se mantém para sempre dizer que estava certo.
Quando estava na faculdade de Artes Cênicas, esse relativismo me estressava. Meu professor falava "Tudo é arte e nada é arte" e o meu pensamento completava: "Então Arte não existe." O que era uma leitura péssima para mim, enquanto artista e arte-educadora. Como poderia lidar com algo tão fluido?
Bira, boa tarde! Só cheguei no seu canal agora e estou divulgando ele para parentes e amigos que nem esses evangélicos que vão de porta em porta. Antes dos seus vídeos eu ainda me envolvia em alguma polarização de opinião pelas coisas mais fúteis. Hoje, entendo que somos todos trabalhadores. Que nunca seremos ricos. Que temos que nos unir. Fico muito muito feliz de termos alguém com a sua lucidez nos dias de hoje. Parabéns pelo trabalho INCRÍVEL. Você é um ser único, de luz. E ainda que haja uma INFELICIDADE generalizada, sou feliz por tê-la conhecido. Minha esposa me apresentou você, a Rita Von Hunty e o Historia Cabeluda. Tem sido três grandes movimentos de mudança na minha vida. Não sou patrocinador nem nada, mas quero só te adiantar que qualquer serviço que você precisar em português ou inglês - seja lá quando for - pode contar conosco sem custo. É um voucher que te dou por toda a eternidade, em troca de você ter disponibilizado ferramentas para que eu deixasse meu olhar mais atento.
Oi Bira. Um Padre indicou seus vídeos e, desde que o assísti o primeiro, não deixei mais de assistir. É incrível sua capacidade de síntese e análise, sua perspectiva sobre os assuntos e sua capacidade em nos fazer pensar. Desejo que Deus a abençoe muito. Gratidão
Bira, na minha opinião seu vídeo sobre Guerra Híbrida é um daqueles que precisamos assistir com frequência pra lembrar da importância de manter os olhos atentos do que está acontecendo de fato com a nossa sociedade. Sou grata em ter conhecido seu canal e mais grata ainda por você se manter aqui! ❤️
Eu por sorte nunca entendi arte abstrata e, quando li Sartre, simplesmente e convenci de que ele era um sujeito neurótico, egoista e fraco, um decadente - a antítese do que eu tento ser. Em casa fomos educados para sermos fortes e trabalhadores. Pode parecer uma fórmula ultrapassada e simplista mas tem funcionado há pelo menos umas 3 gerações.
Nossa, eu tive um choque de realidade. Chocado! Juntando tudo isso e somando ao que o Galo de Luta tem pregado eu cai numa real que... PQP! muito obrigado!
MEU DEUS!! Cada video minha cabeça explode!! Desde que comecei a acompanhar o senhorita bira, tenho me questionado muito sobre o conceito de militancia. Da minha forma de abordar as coisas. De ser muito radical ao dizer que todo bolsominion é homofobic0, quando na verdade a maioria nem se importa com pautas identitarias. Porém não abro mão dos meus questionamentos e não vou ter mais medo de dizer que PRA MIM: dançar com a bund4 de fora, não é emponderamento.
o empoderamento foi uma palavra totalmente cooptada e se tornou produto. não existe empoderamento individual, mas está sendo vendido como se existisse. a causa feminista em si tá sendo esquecida.
Eu adoro o pós-modernismo, é uma delícia de ler, um exercício intelectual incrível. E juro que é a primeira, mas a PRIMEIRA crítica descente que eu escuto ao pós-modernismo. Nossa, esse canal é um dos meus favoritos. Pq a gente sempre escuta (lê) isso: socialismo e capitalismo é a mesma coisa, baseada em uma lógica estruturante e cientificista etc. etc. Mas cara, é a primeira vez, a primeira que eu realmente vejo uma crítica coerente ao pós-modernismo. Nossa, vc é demais! Obrigada por existir e por fazer esse canal.
Gostei muito da parte que fala bem explicitamente sobre o estímulo a uma guerra cultural para que não façam uma guerra de classes. Um questionamento que tenho ao longo de assistir os vídeos é sobre como a gente consegue distinguir lutas genuínas pela conquista de direitos de minorias, das balelas criadas por algoritmos, inflamadas por meia dúzia de pessoas que querem ver o circo pegar fogo.
Acredito que o caminho seja olhando o que nos é comum. Focando bem mais naquilo que nos une, sabe? Tudo aquilo que é sobre o básico (segurança, moradia, alimentação, lazer, acesso à saúde e educação, dignidade) merece nossa luta. As demais pautas são importantes, mas podem ficar para outro momento, para discussões menos fundamentais na esfera pública.
Ver seus vídeos é um misto de sentimentos. Me sinto tão ingênua de ver que meus olhos continuam desatentos para tantas coisas! Mas sempre um prazer escutar suas palavras nos dando uns tapas de realidade. Obrigada!
Estou estudando mandarim...E oriento meus alunos a aprender o máximo de idiomas...Sou professora de português e de espanhol; arranho o francês e o, pasmem, romeno ( que também é uma língua latina). Quanto mais idiomas, mais leituras diversas...Unidade na diversidade!😊💪🏽👍🏽
Sempre me considerei liberal, e me considero até hoje na verdade, e uma das coisas que sempre me afastou da esquerda é que eu via a esquerda discutindo gênero neutro, enquanto a 50 metros tem alguém literalmente passando fome, isso também me afastou de grupos políticos de direita, que ficam se preocupando com mamadeira de piroca, enquanto tem gente excluída no fundo da favela que não vai ter uma chance na vida. O que me levou a ser "liberal", cada um trampa com oq quer, e ganha dinheiro de acordo com o quão bem trampa, algo que foi muito mais baseado na minha exp de vida do que em causas politicas, que sempre so fizeram me afastar. Esse teu canal é de uma importância inacreditavel, pois voce fala sobre coisas que somente um louco iria discordar, isso une muito, gente de diferentes espectros, o trabalho que vc esta fazendo é incrivel e me da um "lugar"(?), no sentido de que eu n tava maluco de achar q as pautas discutidas na politica sao pifeas, e quando voce mostra como isso é maquinado, arrumado, preparado, é incrivel. Se houver qualquer coisa que esse humilde programador possa fazer pra lhe ajudar, me avisa, 0800
Escrevi meu TCC de pedagogia e única pessoa que teve acesso foi a minha orientadora. Revisei minha ortografia e usei linguagem acadêmica. Eu estudei em escola pública a vida toda, aprendi inglês em um programa do governo do DF, hoje eu dou aula para os filhos das elites, filhos de embaixadores e consuls. Me entristece muito que algumas pessoas do meu curso não dêem o devido valor ao ingresso, permanência em quaisquer formações (cursos curtos, graduação e pós stricto e lato sensu) na universidade pública. Entretanto devemos lembrar também que muitas dessas moças fazem estágio remunerado para auxiliar no sustento de suas famílias em escolas privadas que pagam bolsas de 400 reais e qua dão tanto trabalho a estas que mal elas têm tempo para dedicarem-se integralmente à sua formação acadêmica. Vocês não tem ideia da precarização que são especificamente esses estágios, nem os recessos são cumpridos da forma como consta no contrato, pois em pré-escolas há a opção do pai manter a criança na instituição ainda que durante o período de recesso escolar.
Nossa, descobri esse canal hoje e não consigo parar de assistir aos vídeos…Já tem um tempo que falo que um dos maiores problemas da esquerda é essa cegueira pelas causas identitárias. Elas nos separam e nos cegam para o que deveria ser o nosso foco total, à luta de classes e o capitalismo que transforma a todos em escravos, que está adoecendo à todos…Foi essa briga burra por reconhecimento identitários que elegeu o Boso e foi o capitalismo americano que mais uma vez interferiu em nossa política, quando eles articulam o golpe contra a Dilma…
Eu tô vendo tudo oq o bira falou "acontecendo", na verdade eu estou com os olhos atentos. Eu estou abrindo minha visão de pouco em pouco (não vou ser prepotente em dizer q anos de manipulação vão ser reduzidos pra 60%). Eu tenho MUITO a aprender reassistindo seus vídeo e aprender a olhar para as coisas tentando desenvolver meus próprios pensamentos.
A gente tem a mania de pensar que a natureza mudou. O ser humano mais forte sempre foi aquele que oprime os demais, os filhos dele crescem e oprimem os filhos do mais fraco, é assim desde o início da humanidade, continua exatamente igual nos dias de hoje. Nós aqui somos filhos do mais fraco, mas alguns de nós teimam em achar que não. A alegoria Caim e Abel é atemporal: o vilão de hoje é descendente do primeiro vilão e a vítima de hoje é descendente da primeira vítima.
Salve, Bira! Sou da área de humanas tb, mas só encontrei seu canal ontem, por recomendação do algoritmo... Embora eu não seja negro nem trans ou travesti, eu me identifiquei com o seu trabalho, pq tb sou da periferia. Não consigo parar de assistir seus vídeos, todos muito sagazes e certeiros. Precisamos ter mais docentes e alunxs assim na universidades. Obrigado por isso!
Buscando as fontes das informações que você consome, ter senso crítico ao que vc ver e escuta por aí, tendo noção da divisão existente entre trabalhadores e milionários e bilionários e que isso está errado. Enfim, isso é o básico, mas muitos subtópicos podem derivar-se a partir disso.
Acho que se isolando da sociedade, pq somos vítimas até sem saber. Talvez até isolado alguma empreiteira chegue e arrombe seu terreno. É só dar uma volta no Google earth pra perceber que o mundo já foi dominado. 😣 Há até mesmo um paradoxo em falar em isolamento pois somos seres sociais. Me perdoe pela fala é que estou em angústia faz alguns anos.
"caralhooooo", poucos discursos ou citações abriram tanto a minha mente sobre meu próprio pensar e agir de uma forma tão direta como esse vídeo. Vocês não tem noção do quanto esse vídeo transformou minha mente sobre vários conceitos que nutria.
Me faltam palavras!! Vc é a única pessoa capaz de me prender com 41 minutos de um conteúdo tão rico e lúcido em um sábado a tarde. Obrigada por ser a luz no fim desse túnel escuro que nos encontramos hoje, Bira.
Cada vídeo que passa eu te amo mais, você mexe com as minhas emoções de um jeito muito brusco, hora dou risada, hora fico triste por ver que a nossa realidade é triste... No fim de cada vídeo quando você diz, "Eu espero que você seja feliz" me vem uma vontade de chorar que eu não sei explicar. Seus posicionamentos são exatos, sua amplitude da visão do mundo é o bem necessário e ao mesmo a esperança que mais pessoas como você surjam. Muito obrigado por existir.
Bira meu amor, você causa muitas coisas nos meus neurônios. Desde novas formas de ver tudo até perceber que nunca teve nada de errado comigo, com as coisas que eu sempre acreditei, e muitas vezes me sentia deslocada por não concordar completamente com a esquerda (apesar de me autodenominar esquerdista). Entretanto, essa sua visão ética, pautada no real, é o que precisamos em nossas vidas. Muito muito obrigada por tanto conhecimento bem fundamentado e referenciado! Beijinhos, continue com suas aulas maravilhosas viu :)
Assisti esse vídeo e pensei como a pauta do feminismo foi acentuada há pelo menos 10 anos. Hoje vemos produtos escritos “feminist” e afins a venda pq pra eles o que importa é lucrar, não a mensagem verdadeira. A gente se identifica e quer mostrar o que é pros nossos, enquanto isso nos divide. Sempre tive a sensação de estar sendo manipulada como um fantoche por pessoas que nunca vi, que nem sabemos nomear, nem sabemos quem são. Incrível como tudo o que você elucida em seus vídeos ensaio são necessários pros nossos olhos desatentos.
Bira "você é atemporal" "um ícone" por favor, não nos abandone, continue sempre mais e mais. Isso sim é conteúdo relevante, não só nos levantam questionamentos de cunho filosófico, mas também em "N" searas. Grato pelo conteúdo.
Antes tarde do que nunca, a divisão só enfraquece. Sejamos mais tolerantes e fraternos e assim mais forte e menos manipuláveis. Enfim, se não aprendemos pelo amor, aprenderemos pela dor. Que Deus ajude a todos nós.
Bira, seus videos são incríveis. Queria legendas em espanhol para compartilhar com meus amigos. Não fui nada privilegiada nessa vida, mas eu sempre pensei fora da bolha e mesmo não tendo tanto conhecimento sempre fui consciente da manipulação política e fiquei com depressão por tudo, minha vida difícil e sentir que não há saída, que a liberdade real jamais vai chegar.
O melhor canal do YT, basicamente só entro aqui para ver teus vídeos. Tão necessária esse raio de luz que você coloca. Infelizmente muita gente não vai conseguir mudar a visão porque estão muito presos às suas pautas que lhe identificam e lhe constituem como pessoas. Eleição passada eu me desgastei horrores, fui um peão na Guerra Híbrida. Tentei virar voto em estação de metrô, mas de fato, a esquerda esfacelada sem nenhum direcionamento. Porque se tudo é urgente nada é urgente. Te agradeço pelo conforto que terei em me abster de muitas lutas, especialmente nas redes. Vi gente sendo perseguida no trabalho por conta dessas lutas, mas quem ganha com isso? A gente é que não ganha nada. Quero fazer parte da sua comunidade 💜
Srta. Bira!!! Só amor para você! Parabéns pelo discurso.... Pela informação... Temos que lidar com os traumas mas espero que isso atinja mais pessoas... Cada vez mais... Para que realmente haja uma revolução...
Eu trabalho na educação há 16 anos na parte administrativa (secretaria), vi e vejo erros gramaticais de professores da educação básica abissais. Ler os relatórios que descrevem o desenvolvimento dos alunos em sala de aula é uma tortura... Falta pontualidade gramatical, lógica e concordância. É bem triste pois sei que isso irá refletir na vida destas crianças. Erros em avisos então... são corriqueiros. Realmente é preocupante.
Muito obrigado pelo conhecimento que esta passando Professora, comprei o Livro do Piero Leirner pra me aprofundar. Espero que sejamos todos Felizes. #MalditoAqueleQueNosManipula 🌻
O pós modernismo tem uma filosofia complicadíssima.... Essa coisa de que existem várias verdades... A consciência do materialismo é uma conquista e já estão querendo destruir isso... que tragédia
Gostei muito de ouvir você falar, admiro pessoas cultas, mas isso parece não interessar a maioria. Depois do caráter e da fé, a cultura sempre me cativou. Como é bom ouvir alguém que sabe falar, e não me refiro apenas à correção gramatical. Você tem conteúdo, mesmo não concordando com tudo, e prazeroso te ouvir. Boa sorte em seus vídeos!❤❤
Nunca vi uma pessoa com tamanha inteligência e que consegue abrir nossos olhos para a realidade, obrigado por me fazer entender esse mundo em que vivemos. Já compartilhei com amigos para te conhecer. E como diz no final dos vídeos: espero que vc seja feliz! ☺
Caraca Bira. Meu alinhamento até diverge em certos pontos do que você pensa estou num espectro de pensam eto um tanto diferente mas concordo e me encanto com seu brilhantismo nas ideias. Genial adorei sua retórica e presença de câmera. Que a verdade prevaleça. Não a pós verdade.
Finalmente temos alguém como vc falando o que tem que ser dito. Gratidão. Até o "capitalismo" e "comunismo" foram sequestrados por eles. Eles usam todos e tudo, porque o que importa é manter o poder deles, nada mais que isso.
Nossa q aula incrível 👏🏼👏🏼👏🏼 e atemporal por q infelizmente nossos erros parecem ser cíclicos, e pra manter o controle o plano é "Dividir para conquistar" em cada época de uma forma, mais sempre com o mesmo conceito. Esse vídeo (como todos os outros) foi esclarecedor pra mim, abriu mais um pouquinho meus olhos desatentos rs Parabéns Bira e obrigada ♥️
Maravilhosa reflexão. De fato, somos arrastados para estas discussões. Elas aparecem nas nossas redes e nos sentimos compelidos a opinar. Atualmente estou estudando na Alemanha e os vejo tão preocupados com alguns termos, o que às vezes me parece uma versão rebuscada de "não pode usar fantasia de índio", "inveja branca", mas sem refletir a realidade. Eu li um texto também sobre a ideia de uma era de pós-verdade, questionando se antes tivemos uma era da verdade. Achei interessante. Caso tenham interesse: The Problem of Post-Truth (Vogelmann, 2018).
Eu sinceramente amo os vídeos mas não consigo ver mais de 3 ou 4 por dia. São informações indigestas e o final do teu texto me emocionou demais. Nos últimos 5 meses eu tive um bournout por causa da situação em que eu me encontro e olhando a situação da minha geração. Parece não existir esperança, quase fui de arrasta pra cima. Não tá fácil. Mas obrigada por facilitar que a informação chegue principalmente a nós neurodivergentes que é tão difícil focar num assunto tão denso e necessário.
Me envolvi num debate ontem, no youtube, sobre o prefeito milionário que casou com uma adolescente em Araucária. Me deparei com uma figura que, para defender o tal casamento, usou o argumento de que "se gays podem se casar, então tudo pode". É uma linha de raciocínio tão absurda, que tive dificuldades para pensar em qual estratégia deveria usar para continuar a conversa. Por fim, por algum motivo, me lembrei do Monark. Desisti da conversa.
É isso. Sou evangélica e há um tempo comecei a questionar... Cara... O que a gente chama de "prova" (Deus está te provando) nada mais é do que reflexo da pobreza, que é reflexo da desigualdade e da exclusão e opressão do povo. Bira resumiu "são pelas escolhas políticas que seu filho como ovo e não carne".
Um cristão pensante, eu sempre tive essa visão, e fui mal compreendido, questionado sobre minha fé, mas quando você pesquisa sobre o cristianismo da razão você abre os olhos. Indico para vc tbm dar uma olhada no livro "Noite escura da alma". Na vida haverá sofrimento pq é parte de nossas "cruzes", mas têm "provas" que realment, são reflexo da desigualdade e os pastores usam isso para tirar mais dinheiro ainda.
Essa tática é utilizada por religiões dominantes na sociedade. E as igrejas evangélicas é a nova Igreja Católica. O que explica pq tanta gente de esquerda busca distância de religiosos cristãos, mesmo sabendo que muitos estão ali para uma busca espiritual, mas a maioria ta sendo alienado e perdendo dinheiro para a corrupção.
Incrível o número de canais de ateus, me acabo de rir com o Jason Ferrer, Antony Galvão, Exterminador de Teologias, Professor Fábio, Tia Atéia são muitos que nem lembro.
Exatamente! Mas se somos dízimistas fiéis não podermos aceitar pois nosso Deus tem promessas grandiosas
É isso aí, basicamente um dos argumentos do Manifesto Comunista. Indico a leitura.
Lembrei que uma vez o meu pai disse "Não vejo mais nada de interessante na esquerda, só se fala sobre causas lgbt, na minha época se falava sobre reforma agrária." E eu só consegui enxergar o preconceito. Mas agora vendo que a burguesia que finacia as pautas identitárias é a mesma que financia os discursos de ódio, eu percebo que é apenas um meio pra que o que interessa, e que pode ferir os interesses da burguesia, não seja realmente discutido, a economia.
Enquanto isso a gente debate entre si e não percebe que o motivo da homofobia, racismo e ect. É o mesmo pelo qual somos ambos podres, o capitalismo.
Vídeo incrível senhorita Bira!👏🏾
Por isto eu deixei de ser comuna e de direita. Agora eu sou ancap libertário
@@endriquecampanine2319 pior ainda
Lembrei de quando eu era criança e um menino preto me bateu na escola (pq eu sou lgbt) e eu não contei pra minha mãe. Quando a gente tava indo pra casa, eu vi ele o irmão dele. Minha mãe não sabia o que tinha acontecido e puxou assunto com os meninos (já que eles eram crianças e tavam sozinhos), e eu fiquei caladinho na minha. Chegando na porta de casa (que era na favela onde eu morava), os dois perguntaram minha mãe se ela podia dar pra eles um pacote de arroz. Minha mãe não podia dar porque era o único que a gente tinha, aí uma vizinha deu.
Aí eu penso muito nisso, pq se eu me isolo numa pauta lgbt e ele numa pauta anti-racista, aonde que a gente vai chegar? Lugar nenhum
Eu e ele estávamos saindo da mesma escola, pública e sucateada, indo pra mesma favela e com dificuldade de ter oq comer
Eu manipulado a odiar ele pq ele era preto e ele manipulado a me odiar pq eu era lgbt. Os dois com 5/6 anos de idade
Esse vídeo falou mt sobre o que eu penso disso tudo!
Acho que o ideal seria trabalhar as pautas nas quais vc pertence, mas sem perder o foco na pauta geral, que se trata da luta de classes. Nunca vai ser fácil, trabalhar os 2 vai sempre ser muito difícil
Mas seria por exemplo: ao lutar pelos direitos LGBT, de que gay estamos falando?
Ao lutar pelas mulheres de que mulheres estamos falando? E que negros? Aqueles que estão na universidade ou que estão levando tiro?
E força cara espero que hoje sua vida esteja melhor
Também sou LGBT. Qualquer coisa estou aí pra conversarmos
É extremamente problemático, na minha opinião, você usar o sofrimento de um pra justificar a agressão a outro. Já passou da hora de todos entenderem que dignidade humana não é luxo, é essencial, e portanto direitos humanos são inegociáveis. Toda forma de violência precisa ser extinta, e pra isso precisamos partir das violências estruturais e naturalizadas pela sociedade, pois são as que irão ocorrer repetidamente e de forma permissiva. É urgente entender que, além de todas as violências estruturais da sociedade, todas elas são perpassadas pela Luta de classes.
@@RobertoLyrio Obrigado por dizer o que tentei expressar com palavras mas não consegui rs
@@RobertoLyrio A Bira aponta para a luta de classes com exclusividade, mas pela primeira vez discordo dela e concordo contigo, as outras pautas são essenciais em um país cuja estrutura social é fundada com base no racismo sexismo homofobia capacitismo, etc. Sempre fomos assim, já que fomos criados como colônia. Sequer temos cultura própria. Isto não pode ser ignorado ou minimizado.
A conciliação a meu ver está em continuar pautando estas questões sobre os problemas de quem REALMENTE sofre, que é a classe baixa: um tiago abravanel é gay, mas a opressão dele é infinitamente menor.
Quem realmente precisa ser defendido pelos movimentos sociais é quem não tem estrutura pra se defender sem eles.
Ex: Invés de falar da solidão da mulher negra no meio universitário, falar dos negros sendo mortos de forma precoce, já que o que espera um homem negro no Brasil é a morte.
Sim, era justamente o que eu tava tentando dizer
N era justificando ele, continua sendo errado e ambas as lutas são importantes, só que tem que dar um passo além delas para não ficar grupos isolados
Martin Luther King quando falava da pauta negra era aplaudido, quando começou a falar dos pobres acordou no céu se é que me entende.
A Cia matou ele.
@@endriquecampanine2319 justo quando o discurso dele foi ficando menos capitalista...pq será...
Enquanto o Twitter discuti se a penalidade do Óscar ao will smith e ou não racista, milhares de trabalhadores estão em vulnerabilidade alimentar agora no nosso país. é sobre isso bira
Penso nisto
Tudo bem falar do tapa no dia em que ele ocorreu
Mas até agora?
@gold Não
Mas aceitar ou não aceitar o tapa não vai mudar nossa vida em nada
@gold Racismo é horrível e precisamos lutar contra ele. A fonte do racismo é a luta de classes. Trabalhadores uni-vos.
@gold não é sobre isso, racismo e uma coisa horrível e dói muito na gente, mais vamos ser sinceros tem gente preta morrendo de fome isso é bem mais urgente é brutal
O Will podre de rico, sem preocupação com os boletos, e o pobre que enriquece os filmes de Hollywood se debatendo sobre um problema que nem é deles😍😉
Me achava tão dono da razão mas com teus vídeos percebi q era apenas mais um resultado calculado
Foi um socão na cara né?
@@kamilarodrigues5512 fui espancado kkkkkk
Bira do céu! Ri, chorei e me pus a pensar. Como é fácil a gente cair na manipulação! Muito obrigada por continuar. Até assustei quando, chorando por causa de suas palavras, ouvi meu nome. Eu te amo. Obrigada por me ajudar a me perceber em muita coisa. Maldito aquele que nos manipula!
♡
Salve bira venho do seculo 24. La tu tem umas estatuas nas praças
Opa....a gente não. Me poe fora dessa. Nunca votei no Bozo muito menos no Lula. O Ultimo que me enganou foi FHC e conheço Olavo de Carvalho desde 98. Não faço parte do Imbecil Coletivo se é que me entende.
Ela fez muita distorções e mentiras nesse vídeo, agora assisto com o pé atrás com ela principalmente pela propaganda neo liberal livresca
É como ouvi de um professor certa vez "Ser contra o sistema faz parte do sistema"
Me arrepiei todinha com "se não comeremos, que eles não durmam, se não viveremos que eles pereçam" . Mais um video incrivel!
Emocionei aqui
Se a gente se unisse pra brigar pelos nossos pontos em comum ao invés das nossas diferenças, estaríamos vivendo outra realidade
Fatooo
😅😅😅😅😅
Eradissimo, essa opinião da Bira é um desserviço... Pq gera esse pensamento igual o seu... Impossível todos lutarmos juntos enquanto alguns são vistos como excessões... Doq adianta deixar a indentidade de lado se tem gente morrendo por causa dela...
@@victoriaanastaciamoreirago4710assista de novo o video
@@victoriaanastaciamoreirago4710Não necessariamente a "opinião" da Bira mas a forma que as pessoas estão interpretando o vídeo: Que a culpa da segregação é da própria minoria. Estão tirando conclusões totalmente absurdas sobre o vídeo
Sempre que eu termino de ver os videos da Bira, eu penso: "que bosta, a ignorância é que é realmente uma bênção".
Ho mulher, em todos os âmbitos e olha que não sou nenhum exemplo de sabedoria...
A ignorância não é uma benção, ela é um câncer. Uma sociedade onde só há ignorantes é explorada ao extremo para todo sempre. É por causa dos críticos que isso não acontece, se todos fossem críticos, o mundo conheceria a justiça verdadeira, onde não há presos.
Ignorância e boa saúde. Felicidade perfeita.
Não é nada confortável perceber o que realmente acontece a minha volta, gera insuficiência, impotência, parece que nada que eu fazer vai mudar esse cenário que assola meu povo.
Entre conhecimento e ignorância, acho que eu prefiro a ignorância.
@@gustavonogueira6293
A idéia mais fascista foi inventar que nasceu negro não é gente, enfia num caminhão e leva pra trabalhar de graça e gerar novos escravos na América. Se eles soubessem com antecedência teriam se precavido
Assisti duas vezes.
Já estou pregando a palavra da Senhorita Bira a todos os povos.
Precisamos!
Eu já assisti mais de 4 vezes. hahaha
@@renatofarias8306 voltei a maratonar todo canal. É muita necessidade! Rs
Acabei de assistir pela 2ª vez, QUE AULÃO!
Todos os vídeo eu assisto mais de 10 vezes, não dá nn
tbm sou convertido!
O identitarismo é sedutor e traiçoeiro. Precisamos que os comunicadores abracem esse tema para alertar a esquerda sobre essa armadilha. Parabéns pelo vídeo, aprendi muito.
Somos irmãos trabalhadores ❣️
✊✊🏻✊🏼✊🏽✊🏾✊🏿✊🏿✊🏾✊🏽✊🏼✊🏻✊
Duas semanas atrás minha nora me indicou este video. Choquei, arrepiei, varias partes de mim entenderam mas minha mente não. Sabia que era um divisor de aguas na forma de como ver a sociedade mas nao sabia descrever. Logo assisti os videos do canal desde o começo seguindo a data de publicacao ate chegar novamente a este.
Bira vai construindo de forma linear o raciocineo. Colocando tijolo sobre tijolo para chegar a esta comprensao : olhos atentos enxergam a luta das clases socias.
Clubes, gaiolas de ouro, o cara do tiktok narizes rebitados, marilyn, valdecir e até o proprio Srta Biro sao tijolos para construir o raciocineo.
Agora entendo porque Biro em algum momento falou que o canal nao será para sempre. Tem uma mensagem final. Um grande finale para olhos desatentos que acabaram de abrir....e eu sinto medo sobre as novas bonecas russas a serem desvendadas!
Que bom ver você apreciando esse conteúdo, Tania. Seu trabalho e você são essenciais.
Eu vou mostrar isso pro meu pai!
Eu conheci ela por outro canal, ai já pensava sobre esta guerra das classes , quando comento as pessoas olham e não entendem, me chamam de louca e feminista raivosa, abortista e por ai vai, e isso partindo de familiares,mesmo sabendo que sou cristã. Eu, alimentei muita gente nesta pandemia, vi muitos jovens em plena Brasilia,capital do pais sem conseguir falar de tanta fome. Como não odiar toda esta fafora estragada que esta nossa sociedade e o mundo?
De coração, sua nora gosta muito de você!,não é pra qualquer um encarar os vídeos do Bira 👊
"se não comeremos, que eles não durmam, se não viveremos que eles pereçam" - Bira consegue se superar a cada vídeo. Obrigada pelas palavras e pela aula forte de crítica à esquerda. Precisávamos disso!
Socorro sou uma menininha negra da favela . Eu preciso da Bira. Minha família não tem dinheiro pra comprar remédio e mesmo assim todos são bolsonarista, passei dois anos sem família na pandemia sem família sem ninguém. E vejo esse vídeo sabendo que todos nós estamos fazendo parte de um jogo. Mas, hoje meus olhos estão atentos. Bjo Bira obrigada. Desculpe o modo de escrever.
Escreveu com mais coesão do que metade da minha faculdade
Vc tá bem?
Eu vejo você amiga.
Estou chorando.
queria ser um animal irracional e não sofrer com esses pensamentos sobre o mundo e a sociedade.
Idem,eu gostaria de ser um ser cósmico pq até sendo um animal irracional sofreria de alguma forma 😭💀
@@mafuyu1380 Passei o dia trabalhando com a frase que você e a Helena digitaram...
😢
Caraca, eu não sei o que faço depois de assistir seus vídeos...
Não sei se estudo, se trabalho ou se desisto
Minha família defende uma guerra que não é a deles e me pergunto se não estou defendendo a guerra de alguém
Tô igual lek. Vontade aqui eh de largar tudo e ir pro meio do mato…
Totalmente de acordo
Compartilho o mesmo sentimento
Dá uma sensação mesmo do tipo: o q eu faço agora? Eu me entupo de álcool pra entorpecer? Não há escapatória.
É exatamente como eu me sinto.
Você é incrível bira, por muito eu me achava que não era de esquerda por ter justamente o mesmo pensamento do qual você compartilha nos vídeos, mas a real é que eu só estou sendo muito lucido com tudo que está acontecendo. Estive lendo um tempo atrás que a melhor estratégia do neoliberalismo é a individualização, pois a coletivização é a única ferramenta que o povo sempre teve contra a burguesia, com a coletivização se foi possível fazer revoltas, greves e todas as mudanças para a classe trabalhadora. A elite só precisava implementar algo que derrubasse a única arma do povo e assim veio o neoliberalismo destruindo as dinâmicas empregatícias fazendo o cidadão não mais um funcionário de uma empresa e sim um "empreendedor", terceirizando o maior numero de serviços para assim os sindicatos perderem forças, inflando as lutas entre povos por gênero, raça, religião e assim permitindo com que os iguais se distanciassem e não tendo forças para lutar por qualidade de vida, salario, moradia e comida. A elite nunca esteve tão forte e tão rica quanto agora.
Eu sou libertário. Já foi de direita e já fui de esquerda. Acho que isto foi feito pra dividir a população, pra ela brigar entre si. A melhor teoria o libertarianismo.
Pelamordedeus, não pare com seu trabalho. O conhecimento que você traz explode minha cabeça. É o mais perto que me sinto de receber a luz de fora da caverna. Obrigada!!!!
Estamos perdidos em tantos lugares de fala e nenhum lugar de escuta, nem de visão... Se todo mundo pode falar sem escutar, estamos falando sozinhos... vivemos indignados, cansados e o buraco só aumenta.
Imensamente grata pela aula, Bira! Espero que você seja feliz
Quem criou esse movimento do "com fascista não se discute" é essa esquerda podre identitária das Marcias Tiburis da vida. O PTismo era tão convicto da sua hegemonia que não viu o anti tomar o poder. E quem acha que Bolsonaro é anti PT em alguma coisa continua como peão, idiota util do sistema. Quem esta perdido é vc, não inclusa os outros por favor.
Acho que o problema é a falta de lugares de ação
@ também, mas agir sem haver comunicação antes, vamos agir a esmo… que é o que está acontecendo.
As vezes fico com mesmo de dar play e entrar em uma crise existencial, a guerra híbrida na pós modernidade é algo que me chama tanta atenção, ela está na nossa frente mas nós parece invisível.
A OTAN está financiado operações de guerra psicólogica no mundo inteiro,além disso num futuro próximo teremos uma guerra entre Austrália e China.
Bira, você é minha notificação preferida!
Minha também 💖
Esse é o vídeo mais importante da internet.
Isso aqui é de longe o melhor e mais importante vídeo do canal.
Estou impactada, assistindo pela terceira vez e assimilando aos poucos (isso que foi publicado hoje)
Provavelmente o vídeo mais essencial do canal. Sendo eu um pobre de direita, estou totalmente de acordo srta Bira.
você sintetiza e esclarece de forma brilhante coisas que venho pensando há alguns anos, relacionadas às pautas identitárias, neoliberalismo e pós-modernismo, tendo eu sido influenciado por marxistas e anarquistas. parabéns pelo trabalho, te admiro muitíssimo!
O que é influenciado pelo marxismo?
estava ambíguo... eu quis dizer que nos últimos anos tenho pensado sobre essas questões, influenciado por leituras de marxistas/anarquistas.
Quem são os anarquistas que vc segue/acompanha?
@@duda5772 eu acompanhava muito o trabalho da gabriela moura e da suzane jardim, geralmente por texto. foi um primeiro passo pra mim no sentido de complexificar algumas discussões que rolavam nas redes sociais, quando começaram os movimentos de banalização dos conceitos de algumas opressões, de focar muito ou apenas no campo do simbólico/linguístico, da generalização e essencialização de grupos/identidades...
@@duda5772 houve uma época também em que eu curtia muito o canal de história do icles rodrigues, o leitura obrigahistória :)
não imagino o grau de violência que você Bira sofre dos militantes esquerda e da direita, uma fala clara e objetiva, seu viés não é o foco, o foco é a informação, perfeito
"Não venceremos". Uma porrada, Bira. Divulgando o vídeo para que mais pessoas possam ver.
Está e a frase central de todos os vídeos rs
De fato como vencer se todos aqueles que seguimos não acordaram pra isto
Antes de conhecer a Bira, eu tinha um desejo infinito de acabar com a pobreza extrema e a fome. Ela me abriu os olhos, e não importa o quanto de dinhero, influência e poder eu poderia ter, nada e nem ninguém pode acabar com isso, infelizmente
Realismo capitalista
Acho que não é isso que a senhorita Bira quer dizer.
@@dulmaria.d certamente não foi... Rs
Biraaa, eu acho que muita gente prefere ir dormir com a barriga roncando de fome por não ter conseguido comprar a janta, do que dormir se revirando de raiva e frustração após fracassar em um debate. Afinal, a fome se engana com uma caneca de chá, com um copo de água com limão, com o cansaço da jornada que te faz capotar na cama antes mesmo de pensar em comer... Mas como se engana um ego ferido, uma moral destruída, a ansiedade, a sensação de impotência após ter a sua existência desprezada?
Como se engana também um ego inflado, cheio de satisfação e de sentimento de superioridade, mesmo que o dono desse ego tenha uma barriga que também vai dormir vazia?
Faço das suas palavras as minhas. É por isso que vemos nesse país pessoas famintas defendendo quem os tornam famintos. Eles não têm coragem e não admitem que estão errados, logo melhor a fome do que saber que está errado. A morta chega mas o ego se mantém para sempre dizer que estava certo.
Mas que comparação absurda
Quando estava na faculdade de Artes Cênicas, esse relativismo me estressava.
Meu professor falava "Tudo é arte e nada é arte" e o meu pensamento completava: "Então Arte não existe." O que era uma leitura péssima para mim, enquanto artista e arte-educadora. Como poderia lidar com algo tão fluido?
Bira, boa tarde! Só cheguei no seu canal agora e estou divulgando ele para parentes e amigos que nem esses evangélicos que vão de porta em porta. Antes dos seus vídeos eu ainda me envolvia em alguma polarização de opinião pelas coisas mais fúteis. Hoje, entendo que somos todos trabalhadores. Que nunca seremos ricos. Que temos que nos unir. Fico muito muito feliz de termos alguém com a sua lucidez nos dias de hoje. Parabéns pelo trabalho INCRÍVEL. Você é um ser único, de luz. E ainda que haja uma INFELICIDADE generalizada, sou feliz por tê-la conhecido. Minha esposa me apresentou você, a Rita Von Hunty e o Historia Cabeluda. Tem sido três grandes movimentos de mudança na minha vida. Não sou patrocinador nem nada, mas quero só te adiantar que qualquer serviço que você precisar em português ou inglês - seja lá quando for - pode contar conosco sem custo. É um voucher que te dou por toda a eternidade, em troca de você ter disponibilizado ferramentas para que eu deixasse meu olhar mais atento.
Que comentário lindo 🥺
Oi Bira. Um Padre indicou seus vídeos e, desde que o assísti o primeiro, não deixei mais de assistir. É incrível sua capacidade de síntese e análise, sua perspectiva sobre os assuntos e sua capacidade em nos fazer pensar. Desejo que Deus a abençoe muito. Gratidão
Bira, na minha opinião seu vídeo sobre Guerra Híbrida é um daqueles que precisamos assistir com frequência pra lembrar da importância de manter os olhos atentos do que está acontecendo de fato com a nossa sociedade. Sou grata em ter conhecido seu canal e mais grata ainda por você se manter aqui! ❤️
Bira faz a gente sentir gratidão por levar socos no estômago.
"... não deixem que separem a nós, trabalhadoras/es..." Bira, que aula maravilhosa!
Eu por sorte nunca entendi arte abstrata e, quando li Sartre, simplesmente e convenci de que ele era um sujeito neurótico, egoista e fraco, um decadente - a antítese do que eu tento ser.
Em casa fomos educados para sermos fortes e trabalhadores. Pode parecer uma fórmula ultrapassada e simplista mas tem funcionado há pelo menos umas 3 gerações.
Do jeito que o governo gosta.
Nossa, eu tive um choque de realidade. Chocado! Juntando tudo isso e somando ao que o Galo de Luta tem pregado eu cai numa real que... PQP! muito obrigado!
MEU DEUS!! Cada video minha cabeça explode!! Desde que comecei a acompanhar o senhorita bira, tenho me questionado muito sobre o conceito de militancia. Da minha forma de abordar as coisas. De ser muito radical ao dizer que todo bolsominion é homofobic0, quando na verdade a maioria nem se importa com pautas identitarias. Porém não abro mão dos meus questionamentos e não vou ter mais medo de dizer que PRA MIM: dançar com a bund4 de fora, não é emponderamento.
Obrigada!!! Tb acho que pole dance não é feminismo!!!!
o empoderamento foi uma palavra totalmente cooptada e se tornou produto. não existe empoderamento individual, mas está sendo vendido como se existisse. a causa feminista em si tá sendo esquecida.
Eu adoro o pós-modernismo, é uma delícia de ler, um exercício intelectual incrível. E juro que é a primeira, mas a PRIMEIRA crítica descente que eu escuto ao pós-modernismo. Nossa, esse canal é um dos meus favoritos. Pq a gente sempre escuta (lê) isso: socialismo e capitalismo é a mesma coisa, baseada em uma lógica estruturante e cientificista etc. etc. Mas cara, é a primeira vez, a primeira que eu realmente vejo uma crítica coerente ao pós-modernismo. Nossa, vc é demais! Obrigada por existir e por fazer esse canal.
Cheguei a beijar o celular vendo o seu vídeo. É um descanso das repetições. Bira, você é incrível! Deixa à flor da pele, num misto de riso e lágrimas.
Gostei muito da parte que fala bem explicitamente sobre o estímulo a uma guerra cultural para que não façam uma guerra de classes. Um questionamento que tenho ao longo de assistir os vídeos é sobre como a gente consegue distinguir lutas genuínas pela conquista de direitos de minorias, das balelas criadas por algoritmos, inflamadas por meia dúzia de pessoas que querem ver o circo pegar fogo.
Acredito que o caminho seja olhando o que nos é comum. Focando bem mais naquilo que nos une, sabe? Tudo aquilo que é sobre o básico (segurança, moradia, alimentação, lazer, acesso à saúde e educação, dignidade) merece nossa luta. As demais pautas são importantes, mas podem ficar para outro momento, para discussões menos fundamentais na esfera pública.
Ver seus vídeos é um misto de sentimentos. Me sinto tão ingênua de ver que meus olhos continuam desatentos para tantas coisas! Mas sempre um prazer escutar suas palavras nos dando uns tapas de realidade. Obrigada!
Estou estudando mandarim...E oriento meus alunos a aprender o máximo de idiomas...Sou professora de português e de espanhol; arranho o francês e o, pasmem, romeno ( que também é uma língua latina). Quanto mais idiomas, mais leituras diversas...Unidade na diversidade!😊💪🏽👍🏽
PULEI NO VÍDEO, JÁ DEI LIKE ANTES DE VER! Bira seu conteúdo é um dos meus favoritos.
Sempre me considerei liberal, e me considero até hoje na verdade, e uma das coisas que sempre me afastou da esquerda é que eu via a esquerda discutindo gênero neutro, enquanto a 50 metros tem alguém literalmente passando fome, isso também me afastou de grupos políticos de direita, que ficam se preocupando com mamadeira de piroca, enquanto tem gente excluída no fundo da favela que não vai ter uma chance na vida. O que me levou a ser "liberal", cada um trampa com oq quer, e ganha dinheiro de acordo com o quão bem trampa, algo que foi muito mais baseado na minha exp de vida do que em causas politicas, que sempre so fizeram me afastar. Esse teu canal é de uma importância inacreditavel, pois voce fala sobre coisas que somente um louco iria discordar, isso une muito, gente de diferentes espectros, o trabalho que vc esta fazendo é incrivel e me da um "lugar"(?), no sentido de que eu n tava maluco de achar q as pautas discutidas na politica sao pifeas, e quando voce mostra como isso é maquinado, arrumado, preparado, é incrivel.
Se houver qualquer coisa que esse humilde programador possa fazer pra lhe ajudar, me avisa, 0800
Ainda bem que você voltou. Você é excepcional, inteligente e tão necessário!
“Malditos sejam aqueles que nos manipulam”. Olha, eu num sei nem o que dizer…
O vídeo anterior não apareceu! TH-cam não entregou, mas já estou indo nele e depois volto aqui! Parabéns pelo seu conteúdo
Não tinha aparecido aqui também!
Escrevi meu TCC de pedagogia e única pessoa que teve acesso foi a minha orientadora. Revisei minha ortografia e usei linguagem acadêmica. Eu estudei em escola pública a vida toda, aprendi inglês em um programa do governo do DF, hoje eu dou aula para os filhos das elites, filhos de embaixadores e consuls. Me entristece muito que algumas pessoas do meu curso não dêem o devido valor ao ingresso, permanência em quaisquer formações (cursos curtos, graduação e pós stricto e lato sensu) na universidade pública. Entretanto devemos lembrar também que muitas dessas moças fazem estágio remunerado para auxiliar no sustento de suas famílias em escolas privadas que pagam bolsas de 400 reais e qua dão tanto trabalho a estas que mal elas têm tempo para dedicarem-se integralmente à sua formação acadêmica. Vocês não tem ideia da precarização que são especificamente esses estágios, nem os recessos são cumpridos da forma como consta no contrato, pois em pré-escolas há a opção do pai manter a criança na instituição ainda que durante o período de recesso escolar.
Nossa, descobri esse canal hoje e não consigo parar de assistir aos vídeos…Já tem um tempo que falo que um dos maiores problemas da esquerda é essa cegueira pelas causas identitárias. Elas nos separam e nos cegam para o que deveria ser o nosso foco total, à luta de classes e o capitalismo que transforma a todos em escravos, que está adoecendo à todos…Foi essa briga burra por reconhecimento identitários que elegeu o Boso e foi o capitalismo americano que mais uma vez interferiu em nossa política, quando eles articulam o golpe contra a Dilma…
Eu tô vendo tudo oq o bira falou "acontecendo", na verdade eu estou com os olhos atentos. Eu estou abrindo minha visão de pouco em pouco (não vou ser prepotente em dizer q anos de manipulação vão ser reduzidos pra 60%). Eu tenho MUITO a aprender reassistindo seus vídeo e aprender a olhar para as coisas tentando desenvolver meus próprios pensamentos.
A gente tem a mania de pensar que a natureza mudou. O ser humano mais forte sempre foi aquele que oprime os demais, os filhos dele crescem e oprimem os filhos do mais fraco, é assim desde o início da humanidade, continua exatamente igual nos dias de hoje. Nós aqui somos filhos do mais fraco, mas alguns de nós teimam em achar que não. A alegoria Caim e Abel é atemporal: o vilão de hoje é descendente do primeiro vilão e a vítima de hoje é descendente da primeira vítima.
Maravilhoso! Que aula! Fala a verdade tal qual ela é, amo sua inteligência e coragem.! Parabéns e continue, desejo muito sucesso pra vc!
"Ela tá fazendo um mea culpa, um cu doce" Bira e sua didática maravilhosa!
Ainda processando tudo isso... No momento só tenho a agradecer por todo o seu trabalho!
Salve, Bira! Sou da área de humanas tb, mas só encontrei seu canal ontem, por recomendação do algoritmo... Embora eu não seja negro nem trans ou travesti, eu me identifiquei com o seu trabalho, pq tb sou da periferia. Não consigo parar de assistir seus vídeos, todos muito sagazes e certeiros. Precisamos ter mais docentes e alunxs assim na universidades. Obrigado por isso!
A guerra de todos contra todos... dividir pra conquistar... E poucas pessoas percebem.
A pergunta que reverbera em mim agora é: como se evita ser vítima desse tabuleiro? Como estar à margem disso? São tantos pontos cegos ao olhar
Acredito que é continuar militando pelas causas sociais sempre olhando para elas sob o recorte da luta de classes
Olhos atentos atentando outros olhos
Buscando as fontes das informações que você consome, ter senso crítico ao que vc ver e escuta por aí, tendo noção da divisão existente entre trabalhadores e milionários e bilionários e que isso está errado. Enfim, isso é o básico, mas muitos subtópicos podem derivar-se a partir disso.
Acho que se isolando da sociedade, pq somos vítimas até sem saber. Talvez até isolado alguma empreiteira chegue e arrombe seu terreno. É só dar uma volta no Google earth pra perceber que o mundo já foi dominado. 😣 Há até mesmo um paradoxo em falar em isolamento pois somos seres sociais. Me perdoe pela fala é que estou em angústia faz alguns anos.
Bira. Vc é incrível. Acredito muito no seu trabalho. Seu apelo é por união do trabalhador e nós vamos vencer.
"Não sejamos nunca, peças de um tabuleiro que nem sabemos de quem é"!
Ah, Bira, vc é tão precioso! Te amo ❤
"caralhooooo", poucos discursos ou citações abriram tanto a minha mente sobre meu próprio pensar e agir de uma forma tão direta como esse vídeo.
Vocês não tem noção do quanto esse vídeo transformou minha mente sobre vários conceitos que nutria.
Me faltam palavras!! Vc é a única pessoa capaz de me prender com 41 minutos de um conteúdo tão rico e lúcido em um sábado a tarde. Obrigada por ser a luz no fim desse túnel escuro que nos encontramos hoje, Bira.
Nossa, que aula!
Boquiaberto🤯
Srta. Bira é necessário.
Cada vídeo que passa eu te amo mais, você mexe com as minhas emoções de um jeito muito brusco, hora dou risada, hora fico triste por ver que a nossa realidade é triste... No fim de cada vídeo quando você diz, "Eu espero que você seja feliz" me vem uma vontade de chorar que eu não sei explicar. Seus posicionamentos são exatos, sua amplitude da visão do mundo é o bem necessário e ao mesmo a esperança que mais pessoas como você surjam. Muito obrigado por existir.
Bira meu amor, você causa muitas coisas nos meus neurônios. Desde novas formas de ver tudo até perceber que nunca teve nada de errado comigo, com as coisas que eu sempre acreditei, e muitas vezes me sentia deslocada por não concordar completamente com a esquerda (apesar de me autodenominar esquerdista). Entretanto, essa sua visão ética, pautada no real, é o que precisamos em nossas vidas. Muito muito obrigada por tanto conhecimento bem fundamentado e referenciado! Beijinhos, continue com suas aulas maravilhosas viu :)
Assisti esse vídeo e pensei como a pauta do feminismo foi acentuada há pelo menos 10 anos. Hoje vemos produtos escritos “feminist” e afins a venda pq pra eles o que importa é lucrar, não a mensagem verdadeira. A gente se identifica e quer mostrar o que é pros nossos, enquanto isso nos divide. Sempre tive a sensação de estar sendo manipulada como um fantoche por pessoas que nunca vi, que nem sabemos nomear, nem sabemos quem são. Incrível como tudo o que você elucida em seus vídeos ensaio são necessários pros nossos olhos desatentos.
Seu conhecimento de filosofia é foda. Você é um pensador incrível
Amo todo o público da Bira, estamos juntos apesar de todas nossas diferenças ❤️
E com certeza são muitas !
Bira "você é atemporal" "um ícone" por favor, não nos abandone, continue sempre mais e mais.
Isso sim é conteúdo relevante, não só nos levantam questionamentos de cunho filosófico, mas também em "N" searas. Grato pelo conteúdo.
Antes tarde do que nunca, a divisão só enfraquece. Sejamos mais tolerantes e fraternos e assim mais forte e menos manipuláveis. Enfim, se não aprendemos pelo amor, aprenderemos pela dor. Que Deus ajude a todos nós.
Maravilhoso. Parabéns senhorita Bira. Trabalho de ponta.
Sempre que a Bira fala do fim do canal e já sinto saudades antecipadas
Biraaaa!!!! Hablaaaaa, meu deus, você é cirúrgica. Obrigada por compartilhar!!
“maldito seja aquele que nos manipula” Biraaaaaa do céu! Não tem pra onde correr🥲
Bira, seus videos são incríveis. Queria legendas em espanhol para compartilhar com meus amigos. Não fui nada privilegiada nessa vida, mas eu sempre pensei fora da bolha e mesmo não tendo tanto conhecimento sempre fui consciente da manipulação política e fiquei com depressão por tudo, minha vida difícil e sentir que não há saída, que a liberdade real jamais vai chegar.
dói tanto né...
tinha uma vida antes de você, e tenho uma vida totalmente diferente dps de te conhecer, q trabalho incrível, obrigada
extraordinaria. obrigado. eh muito claro isso.
Já vi esse vídeo umas 10x, e voltei aqui só pra dizer: Se tem uma critica social, mais bem elaborada do que a esquete do Valdecir, eu desconheço!
Como eu queria q todos q precisam saber conhecessem esse canal, mas quase ninguém assiste as recomendações q eu faço, nem meus amigos próximos
O melhor canal do YT, basicamente só entro aqui para ver teus vídeos. Tão necessária esse raio de luz que você coloca. Infelizmente muita gente não vai conseguir mudar a visão porque estão muito presos às suas pautas que lhe identificam e lhe constituem como pessoas.
Eleição passada eu me desgastei horrores, fui um peão na Guerra Híbrida. Tentei virar voto em estação de metrô, mas de fato, a esquerda esfacelada sem nenhum direcionamento. Porque se tudo é urgente nada é urgente.
Te agradeço pelo conforto que terei em me abster de muitas lutas, especialmente nas redes. Vi gente sendo perseguida no trabalho por conta dessas lutas, mas quem ganha com isso? A gente é que não ganha nada.
Quero fazer parte da sua comunidade 💜
Srta. Bira!!! Só amor para você! Parabéns pelo discurso.... Pela informação... Temos que lidar com os traumas mas espero que isso atinja mais pessoas... Cada vez mais... Para que realmente haja uma revolução...
Eu trabalho na educação há 16 anos na parte administrativa (secretaria), vi e vejo erros gramaticais de professores da educação básica abissais. Ler os relatórios que descrevem o desenvolvimento dos alunos em sala de aula é uma tortura... Falta pontualidade gramatical, lógica e concordância. É bem triste pois sei que isso irá refletir na vida destas crianças.
Erros em avisos então... são corriqueiros.
Realmente é preocupante.
"Olhos desatentos, para quem serve o seu discurso?"
Sempre perguntas tão preciosas no final de cada vídeo. Se cada pessoa se perguntasse isso...
Muito obrigado pelo conhecimento que esta passando Professora, comprei o Livro do Piero Leirner pra me aprofundar.
Espero que sejamos todos Felizes.
#MalditoAqueleQueNosManipula
🌻
O pós modernismo tem uma filosofia complicadíssima.... Essa coisa de que existem várias verdades... A consciência do materialismo é uma conquista e já estão querendo destruir isso... que tragédia
Muito bom! Acompanhei toda a série. O youtube precisa de pessoas que pensam "fora da caixa" como você. Parabéns pelo conteúdo.
O canal mais sensato que eu conheço 👏👏👏
Não consigo colocar em palavras o quanto esse video abriu os meus olhos, muito obrigado bira.
Gostei muito de ouvir você falar, admiro pessoas cultas, mas isso parece não interessar a maioria.
Depois do caráter e da fé, a cultura sempre me cativou. Como é bom ouvir alguém que sabe falar, e não me refiro apenas à correção gramatical. Você tem conteúdo, mesmo não concordando com tudo, e prazeroso te ouvir.
Boa sorte em seus vídeos!❤❤
Nunca vi uma pessoa com tamanha inteligência e que consegue abrir nossos olhos para a realidade, obrigado por me fazer entender esse mundo em que vivemos. Já compartilhei com amigos para te conhecer. E como diz no final dos vídeos: espero que vc seja feliz! ☺
Caraca Bira. Meu alinhamento até diverge em certos pontos do que você pensa estou num espectro de pensam eto um tanto diferente mas concordo e me encanto com seu brilhantismo nas ideias. Genial adorei sua retórica e presença de câmera. Que a verdade prevaleça. Não a pós verdade.
Eu amo seu conteúdo, me tornei uma pessoa melhor, mais crítico, mais humano! Afinal, Valdecir tem 1,97m! 😂😂
Finalmente temos alguém como vc falando o que tem que ser dito. Gratidão.
Até o "capitalismo" e "comunismo" foram sequestrados por eles. Eles usam todos e tudo, porque o que importa é manter o poder deles, nada mais que isso.
Nossa q aula incrível 👏🏼👏🏼👏🏼 e atemporal por q infelizmente nossos erros parecem ser cíclicos, e pra manter o controle o plano é "Dividir para conquistar" em cada época de uma forma, mais sempre com o mesmo conceito. Esse vídeo (como todos os outros) foi esclarecedor pra mim, abriu mais um pouquinho meus olhos desatentos rs
Parabéns Bira e obrigada ♥️
Maravilhosa reflexão. De fato, somos arrastados para estas discussões. Elas aparecem nas nossas redes e nos sentimos compelidos a opinar. Atualmente estou estudando na Alemanha e os vejo tão preocupados com alguns termos, o que às vezes me parece uma versão rebuscada de "não pode usar fantasia de índio", "inveja branca", mas sem refletir a realidade.
Eu li um texto também sobre a ideia de uma era de pós-verdade, questionando se antes tivemos uma era da verdade. Achei interessante. Caso tenham interesse: The Problem of Post-Truth (Vogelmann, 2018).
Eu sinceramente amo os vídeos mas não consigo ver mais de 3 ou 4 por dia. São informações indigestas e o final do teu texto me emocionou demais. Nos últimos 5 meses eu tive um bournout por causa da situação em que eu me encontro e olhando a situação da minha geração. Parece não existir esperança, quase fui de arrasta pra cima. Não tá fácil. Mas obrigada por facilitar que a informação chegue principalmente a nós neurodivergentes que é tão difícil focar num assunto tão denso e necessário.
Cada vídeo de Srta. Bira Que eu termino, dá vontade de voltar pro útero da minha mãe e nunca mais sair de lá. Vídeos perfeitos.
Me envolvi num debate ontem, no youtube, sobre o prefeito milionário que casou com uma adolescente em Araucária. Me deparei com uma figura que, para defender o tal casamento, usou o argumento de que "se gays podem se casar, então tudo pode".
É uma linha de raciocínio tão absurda, que tive dificuldades para pensar em qual estratégia deveria usar para continuar a conversa. Por fim, por algum motivo, me lembrei do Monark. Desisti da conversa.
Sou Cristão e concordo plenamente com você nessa pirâmide financeira, só o povo que é a base que sofre