É possível viver muito bem como um reagente para o HIV indetectável em tratamento. Sou muito grato pela ciência, medicina e tecnologia nos proporcionar uma vida normal. Porém é difícil essa rotina diária de medicamentos. Precisamos da cura!
Quem não toma medicamento diário hoje em dia? Hipertensos e diabéticos tomam ao menos dois comprimidos por dia. Sendo que é necessário passarem por consulta ao menos uma vez a cada dois meses para renovar receita etc.
Sou HIV positivo faz trinta anos e quando descobri morri! Não havia tratamento! Mas fui resistindo ao tempo e venho acompanhando toda a evolução dos anti-retrovirais! Sou grato a Deus pela inteligência médica e esse sentimento me faz sentir curado,vivo por ter essa tão maravilhosa solução. 😂😂
Muito se fala que as pessoas não estão preocupadas mais com o HIV por conta dos avanços do tratamento. Trabalhando em um CTA/SAE, percebo que as pessoas, principalmente os mais jovens (até 25 anos), não se importam com prevenção. Não usam preservativo por não usar, não tem informação sobre PEP e PrEP. Acredito que só parariamos a transmissão, se houvesse testagem em massa (todos os médicos pedidos de exames deveriam perguntar se o paciente quer fazer o de IST's). Muitos chegam falando que estava tudo bem nos exames anteriores e só contavam os básicos. Quanto mais testagens mais casos são descobertos e o tratamento é realizado. Ficando intransmissível.
E as outras ISTs??? Será que o problema é só o não uso de preservativos? Tem ISTs que se pegam até através de um beijo na boca! A pergunta é: porque a industria farmacêutica e a medicina insistem em manter essas doenças em circulação? Seria mercantilismo excessivo, pois isso gera muito lucro pela venda de remédios, tratamentos? Pois a medicina não se empenha em extinguir doenças da experiência humana. Se realmente formos acompanhar essa medicina, pela lógica dela, nenhum homem ou mulher poderá jamais ter qualquer tipo de contato e relacionamento! Pois só assim estaria realmente segura! Fim de qualquer tipo de relacionamento, namoro, casamento...rsrs
João, onde consigo mais informação sobre os "reservatórios" onde os vírus se localizam no status de indetectável? Tenho muita curiosidade sobre este tema específico e gostaria de aprofundar meu conhecimento a respeito.
Parabéns eu estou sempre te acompanhando Para mim o mais difícil é os efeitos colaterais mim mágoa muito, se alguém souber de algum remédio mim indique por favor. Sinto muitas coceira por dentro. Obrigada aaaaa
Medicamentos injetáveis para tratar o HIV ajudariam muuuito a melhorar a qualidade de vida de quem tem HIV. Já há essa opção em alguns (poucos) países. Ainda é algo caro. Mas penso que esse é o caminho, pois aumentaria a adesão ao tratamento, além da comodidade de não precisar tomar remédio todos os dias.
Oiie , vivo com hiv publicamente . Realmente , eu acho que a indústria farmacêutica esconde muita coisa... por .. $$$$ , faço parte de um grupo de pessoas vivendo com hiv no int de SP e sempre debatemos isso... vamos lutando ! Porém a cura em si , creio que depende muito de dinheiro e não de humanidade , é a minha opinião.
Eu uso prep diariamente. Como eu não sinto nenhum efeito colateral, para mim é só uma rotina. Além da prep eu tomo outros comprimidos... Minha dúvida para quem é soropositivo: por que é difícil ter que usar o medicamento diariamente? É porque existem efeitos colaterais? Ou mais pela parte psicológica da obrigação de usar e não poder esquecer de tomar diariamente. Porque de certa forma, a prep se deixar de usar nada vai acontecer, o que não é a mesma realidade para positivos...
@@l.f5144 esse é o único efeito colateral? Eu tinha algo assim quando estava com gengivite. Será se uma consulta no dentista para falar sobre esse sintoma não valeria a pena?
@@TheMarcelogarcia como assim se vc não tomar a prep nada vai acontecer? Vai sim. Vc vai ficar sem proteção! Eu sou partidário de tomar remédio só em caso de necessidade. Afinal, é um composto químico que estamos ingerindo e buscar um estado natural é muito mais saudável. Sendo assim, prefiro colocar uma camisinha quando se apresenta a ocasião de um contato sexual do que ficar tomando remédio todo dia preventivamente.
Pelo o pouco que entendi e baseado em vários vídeos que assisti, um dos grandes obstáculos e a grande capacidade de mutação do vírus que dificulta encontrar uma cura definitiva. Basta fazermos uma analogia com o vírus da gripe que exige vacinação anual. Outra dificuldade é a capacidade que o vírus do HIV tem de se esconder nas entranhas do organismo (reservatórios) que dificulta a ação dos medicamentos.
Mas a vacina da gripe é eficiente, apesar de precisar ser sempre atualizada devido a mutação do vírus. E existem. Tratamentos medicamentos eficazes para casos graves de gripe (por ex, tamiflu). Acho que o problema do HIV é que além de sofre muitas mutações, o alvo do vírus é uma célula muito importante do sistema imune.
Concerteza...se tivesse a cura sim...nao iria ter preconceito...ou pelo menos iria diminuir muito. Nao vamo s perder esperança p cura sim... cientistas sao inteligentes...logo logo vai encontrar em nome de jesus
Tem como eu enviar uma pergunta pra voce em particular? Tem uma questão complicada pra eu levantar e a ultima coisa que quero é criar polêmica ( que seja somente entre nós, rsrsrs) Agradeço a atenção l.
Para curar el HIV , necesitarian volver a hacerte de nuevo,seria como recetearte lo cual seria muy traumatico, no se sabe cuantos años o decadas se necesiten para lograr la cura🤷🏽♂️🤦🏻♂️
A vacina virá, isso é certo, mas creio que será igual o vírus da gripe em que todo ano teremos que tomar um reforço para uma nova cepa ou variante. Não sou especialista. Nem da área médica sou.
O prefixo "super" se une a todas as palavras (exceto as começadas com "h" e "r"). Desse modo, o nome do canal deveria ser escrito como Superinteressante (a revista), supermercado, superintendente, etc., ou seja, uma palavra só (de repente, é uma boa sugestão). Bastante didático o vídeo, que resumiu bem o assunto em menos de dez minutos. 👏👏👏👏
Super Indetectável bem que eu queria ajudar e sair todo dia da minha casa pra trabalhar até acharmos a cura mas eu só saio pro hospital pro carnaval e parada LGBTQIAPNS+
Eu so nao entendo,as pessoas firam curadas...pir transplante sera nao tem como extrair um líquido da medula esse líquido fazer vacina? Gostaria gc falasse sobre isso,sera ja pensaram isso?
Oi blz? Encontrar um doador de medula óssea compatível é difícil principalmente por causa da complexidade do sistema imunológico humano, mais especificamente do sistema HLA (antígenos leucocitários humanos). O HLA é um conjunto de genes que varia muito entre as pessoas, e a compatibilidade entre o doador e o receptor é fundamental para evitar a rejeição do transplante. Foda né ?
Acho que alguém da família do infectado(HIV)que esteja com saúde e fizesse doação da medula óssea sendo compatível,seria um grande avanço para cura do HIV/AIDS🤔
Acho que a questão não está no líquido da medula espinhal e sim na constituição do DNA. Para invadir as células de defesa e se replicar o HIV precisa se ligar à uma proteína específica presente na estrutura da célula de defesa como num esquema chave-fechadura. Acontece que algumas pessoas simplesmente não tem a tal proteína na estrutura de seus sistemas de defesa o que lhes confere uma imunidade natural ao vírus. Não tendo onde se ligar, o HIV não tem como gerar a infecção.
A cura por transplante acontece porque a pessoa troca todas as células da medula óssea, incluindo as células infectadas por HIV. Não dá para fazer uma vacina com isso, não é que o transplante combata o vírus diretamente, é que troca todas as células mesmo, e nessa vai as que estavam infectadas. Aí por que não fazer transplante nas pessoas HIV+? Tem 2 problemas: 1) é muito difícil encontrar um doador compatível, mesmo que seja um parente, a probabilidade é baixa. 2) transplante de medula tem riscos. Pode ter rejeição e complicações que podem ser fatais. Como atualmente é possível controlar HIV com medicação de forma segura, mesmo que haja um doador compatível, não se opta por transplante de medula, a não ser que a pessoa precise (para curar uma leucemia, por exemplo).
Ainda acho muito complicado glamurizar o HIV, com argumentos que existem remédios eficazes. Ainda é uma doença e num país onde a situação da saúde é extremamente precária e existe sim a possibilidade de ter falta de medicamentos no setor público, basta pesquisar por notícias sobre isso.
A saúde no Brasil é extremamente precária? Com o maior sistema público de saúde gratuito do Planeta Terra? O que você acha do sistema de saúde do Quênia ou da Índia? Se aqui é precária lá é o quê?
Mas quem glamoriza o HIV? Acredito que ninguém fica feliz quando recebe o diagnóstico e também não vejo nenhum criador de conteúdo dizendo que ser soropositivo é bacana. Todos nós sabemos que sem o tratamento adequado a situação pode se agravar muito. Agora é super normal que a gente comemore os avanços da ciência. Já pensou se ainda vivêssemos como nos anos 80? E quanto ao SUS, reconheço que existem falhas, que pessoas infelizmente morrem esperando por atendimento, mas como paciente do SUS (não tenho plano de saúde), não posso generalizar que TUDO é ruim e querer o fim do serviço. Eu fico na torcida para que melhore, mas que nunca deixe de existir ! Onde faço meu tratamento com o infectologista é um lugar abençoado com profissionais excelentes. De lá fui encaminhado para o Hospital das clínicas porque descobri um tumor maligno e precisei de cirurgia. Não posso reclamar de absolutamente nada!
É possível viver muito bem como um reagente para o HIV indetectável em tratamento. Sou muito grato pela ciência, medicina e tecnologia nos proporcionar uma vida normal. Porém é difícil essa rotina diária de medicamentos. Precisamos da cura!
Ata!!Pensei que vc iria falar que viver com HIV AIDS era uma maravilha.VIRUS MALDITO.
Se tivesse pelo menos antirretroviral injetável de 2 em 2 meses ou semestral seria bem melhor já que a cura é mais difícil.
Pois é, esse tipo de ARV já é usado em outros países.
Quem não toma medicamento diário hoje em dia? Hipertensos e diabéticos tomam ao menos dois comprimidos por dia. Sendo que é necessário passarem por consulta ao menos uma vez a cada dois meses para renovar receita etc.
O controle é de fundamental importância em quanto a cura não chega mas vai chegar em nome de Jesus
Sou HIV positivo faz trinta anos e quando descobri morri! Não havia tratamento! Mas fui resistindo ao tempo e venho acompanhando toda a evolução dos anti-retrovirais! Sou grato a Deus pela inteligência médica e esse sentimento me faz sentir curado,vivo por ter essa tão maravilhosa solução. 😂😂
VC é praticamente uma múmia
Como foi você sobreviveu Colega.
Parabéns pela força e coragem,
Eu acho que a cura do HIV iria reduzir o preconceito sim. Mas, com certeza, a atitude de exclusão iria migrar para outro aspecto.
Seu conteúdo é muito útil parabéns
Muito se fala que as pessoas não estão preocupadas mais com o HIV por conta dos avanços do tratamento. Trabalhando em um CTA/SAE, percebo que as pessoas, principalmente os mais jovens (até 25 anos), não se importam com prevenção. Não usam preservativo por não usar, não tem informação sobre PEP e PrEP. Acredito que só parariamos a transmissão, se houvesse testagem em massa (todos os médicos pedidos de exames deveriam perguntar se o paciente quer fazer o de IST's). Muitos chegam falando que estava tudo bem nos exames anteriores e só contavam os básicos.
Quanto mais testagens mais casos são descobertos e o tratamento é realizado. Ficando intransmissível.
E as outras ISTs???
Será que o problema é só o não uso de preservativos?
Tem ISTs que se pegam até através de um beijo na boca!
A pergunta é: porque a industria farmacêutica e a medicina insistem em manter essas doenças em circulação?
Seria mercantilismo excessivo, pois isso gera muito lucro pela venda de remédios, tratamentos?
Pois a medicina não se empenha em extinguir doenças da experiência humana.
Se realmente formos acompanhar essa medicina, pela lógica dela, nenhum homem ou mulher poderá jamais ter qualquer tipo de contato e relacionamento! Pois só assim estaria realmente segura!
Fim de qualquer tipo de relacionamento, namoro, casamento...rsrs
Qualquer pessoa adulta ou jovem que tenha vida sexual ativa deverá fazer as testagens..
O problema é que pararam de fazer campanha de conscientização. Lembro que antes tinha muita campanha, não vejo mais hoje em dia.
Seus vídeos são muito bom para as pessoas entender melhor sobre, HIV .
Tomara que consigam a cura logo. 😢
Parabéns João,admiro vc,tem me ajudado muito,gratidão 🙏
Parabéns seus conteúdos é muito importante
Você é maravilhoso! ❤
Conteúdo é muito útil🙂
João, onde consigo mais informação sobre os "reservatórios" onde os vírus se localizam no status de indetectável? Tenho muita curiosidade sobre este tema específico e gostaria de aprofundar meu conhecimento a respeito.
Parabéns pelo conteúdo
Gratidão, salve em vc a luz
Parabéns eu estou sempre te acompanhando
Para mim o mais difícil é os efeitos colaterais mim mágoa muito, se alguém souber de algum remédio mim indique por favor.
Sinto muitas coceira por dentro.
Obrigada aaaaa
As pessoas entendem melhor, mas o preconceito ainda é muito.
Medicamentos injetáveis para tratar o HIV ajudariam muuuito a melhorar a qualidade de vida de quem tem HIV.
Já há essa opção em alguns (poucos) países. Ainda é algo caro. Mas penso que esse é o caminho, pois aumentaria a adesão ao tratamento, além da comodidade de não precisar tomar remédio todos os dias.
Podia ter uma vacina para que a pessoa pudesse tomar pelo menos a cada 6 meses
Muito bom o vídeo
Por que parou de fazer vídeos sobre as buscas para a cura do HIV?
Ótimo video
Oiie , vivo com hiv publicamente . Realmente , eu acho que a indústria farmacêutica esconde muita coisa... por ..
$$$$ , faço parte de um grupo de pessoas vivendo com hiv no int de SP e sempre debatemos isso... vamos lutando ! Porém a cura em si , creio que depende muito de dinheiro e não de humanidade , é a minha opinião.
Muito legal.
Eu uso prep diariamente. Como eu não sinto nenhum efeito colateral, para mim é só uma rotina. Além da prep eu tomo outros comprimidos... Minha dúvida para quem é soropositivo: por que é difícil ter que usar o medicamento diariamente? É porque existem efeitos colaterais? Ou mais pela parte psicológica da obrigação de usar e não poder esquecer de tomar diariamente. Porque de certa forma, a prep se deixar de usar nada vai acontecer, o que não é a mesma realidade para positivos...
Eu sinto efeitos colaterais todos os dias..Meus dentes parece que está rasgando minhas gengivas..E um pesadelo todos os dias.A CURA JA E POSSÍVEL..
@@l.f5144 esse é o único efeito colateral? Eu tinha algo assim quando estava com gengivite. Será se uma consulta no dentista para falar sobre esse sintoma não valeria a pena?
@@l.f5144 gente o que isso tem haver com hiv?
@@TheMarcelogarcia como assim se vc não tomar a prep nada vai acontecer? Vai sim. Vc vai ficar sem proteção!
Eu sou partidário de tomar remédio só em caso de necessidade. Afinal, é um composto químico que estamos ingerindo e buscar um estado natural é muito mais saudável. Sendo assim, prefiro colocar uma camisinha quando se apresenta a ocasião de um contato sexual do que ficar tomando remédio todo dia preventivamente.
É relativo. Algumas pessoas tem mais efeitos colaterais, outra tem menos ou não tem.
Pelo o pouco que entendi e baseado em vários vídeos que assisti, um dos grandes obstáculos e a grande capacidade de mutação do vírus que dificulta encontrar uma cura definitiva.
Basta fazermos uma analogia com o vírus da gripe que exige vacinação anual.
Outra dificuldade é a capacidade que o vírus do HIV tem de se esconder nas entranhas do organismo (reservatórios) que dificulta a ação dos medicamentos.
Mas a vacina da gripe é eficiente, apesar de precisar ser sempre atualizada devido a mutação do vírus. E existem. Tratamentos medicamentos eficazes para casos graves de gripe (por ex, tamiflu).
Acho que o problema do HIV é que além de sofre muitas mutações, o alvo do vírus é uma célula muito importante do sistema imune.
O hiv se acopla no DNA humano,dizem que é por isso que fica tão difícil
Fica muito mais leve se informar com seus vídeos. Obrigado
Concerteza...se tivesse a cura sim...nao iria ter preconceito...ou pelo menos iria diminuir muito.
Nao vamo s perder esperança p cura sim... cientistas sao inteligentes...logo logo vai encontrar em nome de jesus
Nome de Jesus e toda proteção divina , isso envolve muitos fins lucrativos para não se obter a cura . Infelizmente
Bom dia!
Tem como eu enviar uma pergunta pra voce em particular?
Tem uma questão complicada pra eu levantar e a ultima coisa que quero é criar polêmica ( que seja somente entre nós, rsrsrs)
Agradeço a atenção l.
JÁ ME ENTREGUEI A MUITOS ANOS REMÉDIO NEM SEI O QUE É MAS ESTOU BEM NUNCA ADOECI 😊
Daqui 5 anos VC diz isso....
Para curar el HIV , necesitarian volver a hacerte de nuevo,seria como recetearte lo cual seria muy traumatico, no se sabe cuantos años o decadas se necesiten para lograr la cura🤷🏽♂️🤦🏻♂️
A vacina virá, isso é certo, mas creio que será igual o vírus da gripe em que todo ano teremos que tomar um reforço para uma nova cepa ou variante. Não sou especialista. Nem da área médica sou.
Tenho a mesma opinião
Eu acho sim que seria bem melhor
Uma pessoa que é soro positivo ao HIV positivo mas neutralizado,é possível uma relação normal a que não tem??Isso pode mudar?
Engajando ♥
O prefixo "super" se une a todas as palavras (exceto as começadas com "h" e "r"). Desse modo, o nome do canal deveria ser escrito como Superinteressante (a revista), supermercado, superintendente, etc., ou seja, uma palavra só (de repente, é uma boa sugestão). Bastante didático o vídeo, que resumiu bem o assunto em menos de dez minutos. 👏👏👏👏
Deus vai cobra a cura
😢😢😢😢😢
Mas vc acha que vai ter acura do hiv
❤❤❤❤❤❤❤
Super Indetectável bem que eu queria ajudar e sair todo dia da minha casa pra trabalhar até acharmos a cura mas eu só saio pro hospital pro carnaval e parada LGBTQIAPNS+
Vc só sai pro hospital Carnaval e parada gay? Vc não passeia, não trabalha, não visita os amigos, não sai para baladas etc?
@@guimaraes6252 ta escrito extamente isso
😍🫰🏼❤️
Eu so nao entendo,as pessoas firam curadas...pir transplante sera nao tem como extrair um líquido da medula esse líquido fazer vacina? Gostaria gc falasse sobre isso,sera ja pensaram isso?
Oi blz? Encontrar um doador de medula óssea compatível é difícil principalmente por causa da complexidade do sistema imunológico humano, mais especificamente do sistema HLA (antígenos leucocitários humanos). O HLA é um conjunto de genes que varia muito entre as pessoas, e a compatibilidade entre o doador e o receptor é fundamental para evitar a rejeição do transplante.
Foda né ?
Acho que alguém da família do infectado(HIV)que esteja com saúde e fizesse doação da medula óssea sendo compatível,seria um grande avanço para cura do HIV/AIDS🤔
Acho que a questão não está no líquido da medula espinhal e sim na constituição do DNA.
Para invadir as células de defesa e se replicar o HIV precisa se ligar à uma proteína específica presente na estrutura da célula de defesa como num esquema chave-fechadura. Acontece que algumas pessoas simplesmente não tem a tal proteína na estrutura de seus sistemas de defesa o que lhes confere uma imunidade natural ao vírus. Não tendo onde se ligar, o HIV não tem como gerar a infecção.
A cura por transplante acontece porque a pessoa troca todas as células da medula óssea, incluindo as células infectadas por HIV.
Não dá para fazer uma vacina com isso, não é que o transplante combata o vírus diretamente, é que troca todas as células mesmo, e nessa vai as que estavam infectadas.
Aí por que não fazer transplante nas pessoas HIV+? Tem 2 problemas:
1) é muito difícil encontrar um doador compatível, mesmo que seja um parente, a probabilidade é baixa.
2) transplante de medula tem riscos. Pode ter rejeição e complicações que podem ser fatais. Como atualmente é possível controlar HIV com medicação de forma segura, mesmo que haja um doador compatível, não se opta por transplante de medula, a não ser que a pessoa precise (para curar uma leucemia, por exemplo).
@@thiagoferreira5210
E não é somente isso, o doador precisa ser um controlador de elite!
Eh babado
Parabéns pelo vídeo. A cura do vírus não ocorreu , assim como o preconceito que cerca a infecção.
❤
Já tem sim a cura dela .
Acredito que a reinfecção é praticamente uma certeza , tendo em vista o que aconteceu com o paciente do Dr Ricardo Dias.
Não soube desse caso ?!?!?!
Verdade
Teria que ter cura pros infectados e vacina de prevenção,,ainda teria infecção,mas so pros que sao contra as vacinas
Quem é contra vacina, usaria a PrEP que já existe no SUS e é comprimido. Prevenção somente para o HIV
Só casar virgem, mulher e homem. Risco zero. Mas a galera traí, ai dá nisso.
E não existem outras formas??. De infelizmente adquirir o vírus?.
Além das traições como vc citou, tem tbm outros meios de infecção
Q comentário mais Bvrr0 e id10ta!!!! Tipo de comentário q só aumenta o estigma, PREC0NCE1TO e ign0rânc1a.
Ainda acho muito complicado glamurizar o HIV, com argumentos que existem remédios eficazes.
Ainda é uma doença e num país onde a situação da saúde é extremamente precária e existe sim a possibilidade de ter falta de medicamentos no setor público, basta pesquisar por notícias sobre isso.
A saúde no Brasil é extremamente precária? Com o maior sistema público de saúde gratuito do Planeta Terra? O que você acha do sistema de saúde do Quênia ou da Índia? Se aqui é precária lá é o quê?
@@tricolorgaucho5440lá vem.... Todo mundo que grita "Viva o SUS" tem plano de saúde. Acorda.
Além de gaúcho, vc também é separatista e racista?
Mas quem glamoriza o HIV? Acredito que ninguém fica feliz quando recebe o diagnóstico e também não vejo nenhum criador de conteúdo dizendo que ser soropositivo é bacana. Todos nós sabemos que sem o tratamento adequado a situação pode se agravar muito. Agora é super normal que a gente comemore os avanços da ciência. Já pensou se ainda vivêssemos como nos anos 80? E quanto ao SUS, reconheço que existem falhas, que pessoas infelizmente morrem esperando por atendimento, mas como paciente do SUS (não tenho plano de saúde), não posso generalizar que TUDO é ruim e querer o fim do serviço. Eu fico na torcida para que melhore, mas que nunca deixe de existir ! Onde faço meu tratamento com o infectologista é um lugar abençoado com profissionais excelentes. De lá fui encaminhado para o Hospital das clínicas porque descobri um tumor maligno e precisei de cirurgia. Não posso reclamar de absolutamente nada!
@heldervidal4430 que bom que consegue se tratar, mas como vc mesmo falou, existem inúmeras falhas e pessoas que morrem esperando atendimento. Enfim.
❤