@@cyntiabl a realidade é o contrario, toda religiao tira um pouco da saude das pessoas inventando alguma bobagem pra tirar o tratamento medico kkkkkkkkkk
Tive crises de panico terriveis com 17 anos. Minha mae me levava a centros espiritas ao inves de um psiquiatra o q só prolongou meu sofrimento. Tive q buscar ajuda médica por mim mesma .
LEIA, ESTUDE, APRENDA A DISCERNIR. ESSE MOREL É UM DOENTE, SABIA? E O CONTIJO UM LEVIANO, PRESUNÇOSO E ORETENSIOSO. REPITO: ESTUDE, ESTUDE E PARE DE ESCREVER MERDA@@flordelotus232
@@flordelotus232Eu sou ateu, mas o canal não usa método científico para provar seu ponto, até porque não é possível usar metodologia científica para análises que fogem à experiência material.
Estou estarrecida com esse depoimento!!Que as pessoas possam questionar as atitudes de todos em qualquer Centro.Porque o termo "Espírita"pode estar sendo usado por muitos leigos,ou mal intencionados.
Eu frequentava centro espírita gostava bastante das palestras dos passes do atendimento junto às pessoas mais necessitadas me ajudou muito na minha paz interior a ver q tinham pessoas com maiores problemas do q o meu.Mais eu vivia em um relacionamento abusivo por parte do meu ex esposo.Fui mesmo pra tentar vê se achava uma solução para o meu problema, mais dai bateu nessa história que calma sabe às vezes são débitos passados etc.etcAi não deu mais pra mim.Pq depois que eu vi que eu sou parte integrante do TODO q éDeus em mim mesmo não aceitei isso como resposta e fui a luta.Joguei a vaca no precipício e hoje toco a minha vida sozinha com os meus filhos e a minha netinha maravilhosa
O espiritismo que Kardec trouxe, só existe se estudado e praticado dentro desse conhecimento. A caridade e a frequência no centro é muito livre . O caminho de cada um é livre. Porém desacreditar é um direito. Religião ou ciência, não dá para falar de maneira tão rasa! Jesus é o responsável pela evolução da terra. Tudo o que o espiritismo prega é sim com base cristã: seguindo a Cristo dentro da realidade espírita .... Kardec codificou o espiritismo e diz entre outras coisas que o espiritismo será o que os espíritas fizerem dele. Espírita estudioso e que segue realmente a doutrina, jamais tem uma conduta dessas. Essa experiência sua mostra como os seres humanos estão deturpando a religião e no caso o espiritismo . Ouça u i que diz Divaldo,, Chico eles representam o espiritismo de Kardec. Misturou muito os assuntos, espiritismo é espiritismo, homeopatia, terapia holística, são outros assuntos. A maior prova científica sobre homeopatia é o resultado. Enfim esse é um assunto a ser discutido. Muito bom esse espaço de expressão, bom saber o que anda rolando. Espiritismo vivido com profundidade existe, mas infelizmente há equívocos espalhados por aí. Sempre usar o crivo da razão e se for o caso sair do grupo Parabéns pelo canal.
Divaldo Franco acabou de fazer uma cirurgia, Chico Xavier tinha vários problemas de saúde, inclusive conviveu com um problema ocular maior parte da sua vida, sempre se consultou com médicos, se eles que foram grandes nomes no espiritismo não abandonaram médicos, podemos observar que não é uma orientação espirita.
@Bruna Gardenia Não é uma farsa, minha família já tratou e já curou com cirurgia espiritual dentro de centro espírita sério e verdadeiro. Tem muitos falsos por aí
Todo medium que faz cirurgia espiritual nunca manda a pessoa abandonar o tratamento médico. Eu penso que o tratamento físico e o espiritual podem andar juntos.
@Bruna Gardenia Quando a medicina convencional não resolve os problemas, e infelizmente ela há muita coisa que ela ainda não resolve, muitas pessoas procuram "ajuda" espiritual como uma luz no fim do túnel.
No centro que frequentei havia médicos formados, que faziam trabalho voluntário. Inclusive psiquiatras que orientavam os casos de problemas de saúde mental para hospitais psiquiátricos. Vale lembrar que frequentei centros numa época pré SUS. No ambiente espírita, sempre ouvi que doenças do corpo e da alma devem ser tratadas por pessoas formadas na área médica. A seriedade dos centros vinculados à FEB (Federação Espírita Brasileira) ajuda muito no combate à má conduta de um centro que se diz espírita. Esse jovem passou por uma situação criminosa.
Olha, eu tenho minhas dúvidas até em relação à FEB. Já ouvi barbaridades preconceituosas e anticientíficas vindas de médiuns e líderes respeitadíssimos e vinculados à federação. A régua do espiritismo tem que ser Kardec e mesmo assim com muito senso crítico, contexto de época e noção filosófica.
Desde criança estive imersa no Espiritismo e terapias holísticas por influencia da família e também envolvida em toda uma rede de sincretismo e misticismo. Eu já desconfiava e questionava muitas coisas que para mim pareciam absurdas, mas o dia em que ouvi de um médium em uma reunião pública no centro espírita que, quem sofreu ou sofre abuso sexual é culpado por conta dos pecados das vidas passadas, eu nunca mais voltei em um centro espírita ou segui qualquer outra religião, foi o cúmulo, a cereja do bolo que faltava para eu me libertar com o ceticismo.
Boa tarde. E o que você diria de um kardecista conhecido meu que afirmou que : "os seis milhões de judeus exterminados nos campos de concentração foram soldados do rei Davi que cometeram atrocidades de guerra?" 😳😳😳
pois é... há não muito tempo atrás a Mônica de Medeiros em uma live incorporada com um de seus guias, disse a mesma coisa, que quem sofre um estupro é por conta de resgate de vidas passadas e além disso não se deve jamais abortar em caso de engravidar através dessa violência... chega, não escuto mais ninguém, prefiro ficar eu comigo mesma com minhas verdades, chega de tanta perversidade.
Eu passei por isso qdo discuti com um médium sobre essas dividas carmicas.. perguntei p ele se não existe perdão e se Jesus veio para que então?.. enfim.. ainda tô buscando um caminho.. meu caminho ainda é o perdão.. se todo mundo se perdoasse acabava essas dividas carmicas 😂.. quanto a abuso ou relacionamento abusivo. é muito foda pq perdoar não é conviver.. as pessoas confundem
O palestrante fez uma determinação errônea sobre violência sexual, nos livros de Kardek e os Psicografados por Chico Xavier, não usam a reencarnação para justificar violências e violações da dignidade humana.
Sou depressiva. Em detrimento disso, na busca de querer seguir uma religião, em todas as denominações exceto no catolicismo, não tive nenhum apoio quanto a tratamento psiquiátrico, ou que eu que era fraca, ou que depressão ano existe, no espiritismo que minha famia segue, o cadercismo, eu ouvia: "sai dessa de psiquiatra, você consegue sair disso sozinha", depressão é coisa de gente fraca"... Foram terríveis experiências que desencadearam o pior da doença em mim. Hoje sofro mesmo me tratando há anos com psiquiatra, ainda tenho uma dificuldade gigantesca para sair de casa, sofro de rejeição e sofro calada. Hoje sou eu e meu médico somado aos meus esforços diários. Mas é horrível se sentir só ainda em uma sociedade no âmbito religioso e familiar. A depressão é uma doença solitária. Excelente esse vídeo. Grata.
Gente, prestem atenção no depoimento: psicólogo e psiquiatra se consulta FORA do contexto religioso e espiritual... mesmo que tenham crenças religiosas (como a maioria das pessoas tem), bons profissionais tem orientação baseada na ciência e de caráter secular. Não é questão de ser contra a religião, é simplesmente para prevenir que a mistura seja prejudicial ao trabalho clínico.
Religião só seria boa se fosse uma comunidade para ajudar as pessoas sem colocar medo de seres espirituais, inferno, purgatório, reencarnação e da morte.
Me impressiona muitas coisas, é preciso separar o que é Espiritismo - Doutrina fundamentada na religião, ciência e filosofia. Do Espiritismo que fulano abre a garagem escreve "casa do amor, luz e redenção chico xavier." qualquer um pode fazer isso, mas é filiado a FEB (federação espírita do brasil)? ou a federação espírita do estado (ex:SP)? A entrevista foi ótima e oportuna porque o que o rapaz descreveu não é a orientação que a FEB e os federados tem. Repetindo, se eu abro a minha garagem e digo que é um centro espírita, que responsabilidade a FEB tem? Vai sair pelo brasil fiscalizando? outro ponto, o rapaz é atendido ou faz terapia com um parente, por que não denunciou ao CRP? vai pra conta do espiritismo? é preciso separar casas "espiritualistas" com práticas de pseudociência, das casas espiritas que no máximo tem o passe. gostaria com o daniel conviasse a Espírita Anette Guimarães para fazer uma live, por que não chamar um espírita federado (FEB) para falar do espiritismo? apenas para registrar que sou sim, espirita, matemático, leciono na universidade há 10 anos, e tive um câncer há 5 anos, nunca, nunca a casa espírita que frequento recomendou que não fizesse o tratamento médico. fiz a quimioterapia, e tomasse meus passes quando podia. eu nunca ouvi sobre aromaterapia, costelações familiares, etc. no centro que frequento, fazemos o estudo do pentateuco - obras de allan kardec, e passes. antes de atirarem pedras para todos os centros espíritas, lembre-se - religião é algo de forúm intímo, não cabe depredação. que dia a anette vai fazer uma live contigo daniel, vamos agilizar esse encontro? ou só serve quem atira pedras nas religiões é se autodenomia ex-alguma coisa? "seja membro" is the new coach.
Concordo com seu pensamento, não se confunde o espiritismo com casas espiritualistas, eu sou da Comunhão Espírita de Brasília há 28 anos e nunca ouvi falar de práticas ditas pseudociência, sugiro realmente chamar um espírita, pois não existe espírita Kardecista, a doutrina espirita vem de Allan Kardec e não precisa da denominação. Com todo respeito as outras religiões afros espiritualistas, entre elas Umbanda, Candomblé e outras talvez realmente permitam utilizar outras técnicas e costumes,assim como em visitas percebi que utilizam o Evangelho segundo o Espiritismo. E mais,dentro da casa espírita é sempre aconselhado a procurar ajuda médica e não só o apoio espiritual, eu mesma tenho depressão, trato com um especialista e a doutrina me serve como um apoio muito importante, mas não somente.
O rapaz contou a experiência dele. E se você tá feliz com o espiritismo deve continuar. Mas lembremos que muitas vezes quando defendemos com unhas e dentes um verdade que nos conforta, deixamos de ver coisas ocultas. Para mim que fui espírita por 6 anos, descobri que ou eu acredito na bíblia é que Jesus como diz em primeiro João é o próprio Deus em Carne e rasgo o espiritismo ou eu creio no espiritismo e nego a Cristo, como único Senhor e salvador. A Bíblia tem histórias com 3 mil anos de origem e o espiritismo é mais recente. Cada um escolhe o que faz bem a mente.
Estou maratona ando canal do professor Quem é essa Bibi aí Vou procurar ela também Frequentei o centro espírita muitos anos e quem me salvou foi a terapia se não continuaria lá 😢atrasando minha vida
Fui espírita durante anos. Quando comecei participava de um grupo dentro do centro que focava no estudo da doutrina. Foi uma fase de grande apoio para mim. Lembro do dirigente sempre reforçar o estudo e o discernimento. Infelizmente com o passar do tempo esse grupo foi desfeito e outro dirigente entrou no lugar. Resultado: começaram uma série de coisas que não condizia com vários aspectos da doutrina, como tratamentos espirituais muito questionáveis, por exemplo. Além de uma certa idolatria encima da figura do médio que envaidecido, visivelmente, manipulava os outros. No início não me dei conta, com passar do tempo comecei a questionar até que cheguei ao ponto de romper de vez. Hoje com a maturidade que vem com o tempo, vejo o quanto isso prejudicou, profundamente, minha relação com a doutrina. Graças a Deus o que ficou foi buscar a prática dos ensinamentos vividos no início, o amor e o respeito pelo próximo.
..... EX-ESPÍRITA? ....... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!! ....... LEIAM LIVROS , mas leiam mesmo.... CORAGEM, .. leiam até o final ........ Introdução ao espiritismo kardecista/Obras principais O Livro dos Espíritos. O Livro dos Médiuns. O Evangelho segundo o Espiritismo. O Céu e o Inferno. A Gênese.
@@cleiacastro836 Perfeito. É preciso discernimento sempre, capacidade interpretativa para saber separar o joio do trigo. Não basta ler milhões de livros, recitar trechos decorados de capítulos ou ficar de cima do pedestal da arrogância se achando o super entendido do assunto mandando os outros lerem (ver nos comentários desta postagem, um exemplo deste tipo clássico) se a prática e a vivência da doutrina é colocada de lado.Você entendeu bem: o que estraga a doutrina são os homens. Vi dentro dos centros pessoas maravilhosas, mas infelizmente eu cruzei o caminho de pessoas que não tinham intenções muito nobres.
@@Gentilezapelapaz Eu li tudo isso aí no meu curso mediúnico e não sou mais espírita por causa de gente como vc!!!! É patético!!!!!!!! Saí fora!!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!
Acho engraçado essa provocação em jogar pedras nos ex alguma coisa kkk. E apesar de não ser espírita praticante, acredito que esse senhor Juliano não conhece o espiritismo Kardercismo, natural essa confusão, e o rapaz parece que tem problemas mais profundos que precisa resolver.
Interessantíssimo esse relato! Está mais do que certo as pessoas compartilharem as suas vivências, expor o que está errado e o que é prejudicial no meio religioso. Todos merecem acesso á informação, á educação e á ciência. PS: achei muito legal ter sido a bibi que te ajudou a perceber muito dessas coisas. Adoro ela! 🥰🧪🥼🧫❤
A coisa mais importante que aconteceu na minha vida foi ter conhecido Jesus quando eu tinha 16 anos e a segunda coisa mais importante que aconteceu na minha vida foi ter adentrado na Doutrina Espírita Kardecista a 20 anos atrás. Me encontrei comigo mesmo, me encontrei com o meu Deus e pude entender que " Fora da Caridade não há Salvação ".
Eu sou espirita e aprendi que à fé e à ciência anda juntos e a caridade acima de tudo e Claro o alto conhecimento e a nossa reforma intima.Amo ser espirita.
Me identifiquei mto com O Juliano... me trato de depressão e síndrome do pânico. Lembro-me de várias vezes que fui à centros e ouvi coisas absurdas...uma dirigente me disse várias vezes que se eu não desenvolvesse a mediunidade nunca ficaria boa (pois meu problema é “apenas” espiritual); eu ficaria louca e acabaria num hospício...
Aconteceu o mesmo comigo, mas ao invés de ouvir, eu busquei ajuda psicológica e foi o melhor ato de amor que fiz para mim. Não precisa de muito para não ser enganado sendo necessário observar, analisar e estudar... Amando os canais da Bibi e do prof Daniel, pois eu tinha certa dificuldade de achar esse tipo de conteúdo. Parabéns!
Conheci o espiritismo em 1977, gostaria de deixar muito claro que embora tenha um aspecto relacionado a sensibilidade, mas pra mim sempre foi e sempre será o aspecto que chamamos de reforma íntima, que nada mais é do que autoconhecimento.. Algo muito importante e positivo. Cada um procura o que quer e eu achei no espiritismo meu olhar pra mim mesma embora desde meus sete anos me sinto muito sensível pra algo que prefiro não comentar. Tenho respeito pelo meu sentir.
@julianozardetto Muito boas as suas colocações quanto a não ser atendido sozinho, nem deixar crianças sozinhas, a não necessidade de encostar as mãos. Quantos abusos dessas pessoas!!!
O Daniel convida pessoas para falar de suas experiências religiosas, transformações e também de especialistas em algum assunto ligado a religião; ele convidou o Juliano para relatar a experiência dele no espiritismo sendo um adepto dessa doutrina; o menino abriu seu coração e contou na prática um pouco da sua vivência, não tem obrigação nenhuma de ter lido "X" livros espíritas ou de ter qualquer formação na área para poder se manifestar, ele está fazendo um alerta baseado na vida que viveu enquanto espírita; portanto quem critica não entendeu a verdadeira intenção da entrevista; parabéns Juliano pela sua coragem, muitas pessoas se calam mas hoje você está livre e pode fazer muito mais por você mesmo❤👏👏
Eu quero agradecer imensamente ao Prof. Daniel pelo convite e pela excelente condução da entrevista. Isso foi muito importante para mim, me fez muito bem contar minha história e me ajudou a perceber que meu relato pode servir de algo útil para as pessoas. Dá uma sensação de que o sofrimento pode adquirir um significado um pouco mais amplo atualmente. Eu estava emocionado durante a entrevista mas acho que consegui controlar e me manter concentrado. Daniel, por favor, não pare. Seu trabalho é muito importante e ajuda muita gente. Você tem um embasamento teórico-acadêmico admirável e soube muito bem utilizá-lo Como eu reforcei ao final da live, você não precisa ter religião pra trazer algo de bom à sociedade. Isso é inerente à humanidade, e não à fé. Você tem minha admiração e meu muito obrigado!
Juliano, você foi muito corajoso, e eu tenho certeza de que sua história vai ajudar muita gente a abrir os olhos e se posicionar. Obrigado por compartilhar tudo isso conosco! Você é uma pessoa INCRÍVEL! Conte sempre comigo! 💛
Seu relato foi muito importante pra mim. Você passou por situações difíceis pelas quais eu não passei, mas me identifiquei com sua experiência no espiritismo, pois desde criança sofria com crises de ansiedade, e na adolescência tive depressão. Meus pais me levavam ao médico, eu tomava remédios e isso me ajudou a viver com certo conforto, mas sempre me culpei pois esses problemas eram reflexos dos meus erros em vidas passadas ou falta de fé. Aos 23 anos sai do centro espírita e passei a fazer psicoterapia. E hoje também sou ateia e pra mim também não foi fácil assumir o ateísmo por medo de perder o sentido a vida. Obrigada, por seu depoimento! Parabéns pela coragem de expor sua história, é algo necessário.
Obrigada por escolher compartilhar suas experiências. Seu relato me toca, em muito me identifico. Saiba que admiro muito sua coragem, que força em se mostrar tão honesto e vulnerável. Obrigada
Que bom que estão surgindo eu esses debates! Toda religião deve ser exposta em discussões livres para que todos tirem suas próprias conclusões e escolham conscientemente. Religião é importante mas dispensável para quem atingiu uma mente saudável onde o respeito por tudo é a base da convivência!
Casas espiritas são as federadas! Outras denominações são espiritualistas, o espirita tem jesus cristo como modelo e idolo à ser seguido, os espiritas são monoteistas acreditam em um único Deus .causa primaria de todas as coisas!
Essa coisa de culpabilizar a vítima é o que me pega até hoje. Mesmo tendo abandonado o espiritismo há uns 10 anos, ainda me pego me culpando por coisas que fizeram comigo. Eles dizem que se você está numa família ou num relacionamento tóxico a culpa é sua ,você está expiando coisas que fez em vidas passadas. Se você abandonar aquela família ou aquela pessoa que te maltrata, na próxima encarnação você terá que enfrentá-los novamente. E tem perdoar sempre. Ainda que a pessoa que te feriu não tenha te pedido perdão e continue a te machucar.
Mas isso é forte mesmo, chega a dar nojo. Em Cartas e Crônicas (1966) Chico Xavier faz uma acusação contra as centenas de vítimas da tragédia do Gran Circo Norte-Americano. Entre essas vitimas, dezenas de crianças. O livro "psicografado" de 1966 acusa as vítimas de terem sido antigos romanos que massacraram cristãos e os condenavam sumariamente de diversas formas. Ou seja, culpabiliza as vitimas e não os responsáveis pelo terrível incidente em Niterói. É de uma crueldade devastadora.
Esqueçamos o espiritismo...Não foi isso que Jesus Cristo ensinou? O Perdão? Dar a outra face? Dar a outra face não é deixar -se ser massacrado pelo opressor, algoz. É não sentir raiva, não sentir ódio do algoz e perdoá-lo, entender que estão num estágio evolutivo e lembrar que não há injustiças nas leis divinas. O próprio Jesus sendo inocente, não sentiu raiva dos seus algozes e nem se vingou. A Doutrina Espírita é baseada e pautada no Evangelho de Cristo, nas Condutas e ensinamentos de Cristo. Acho que o grande desafio do espiritismo e que a maioria não entende e suporta é a pessoa deixar de terceirizar as repercussões ruins, assumir as responsabilidades e deixar de se fazer de vítima. Que não há inocentes e nem coincidências. A maioria não suporta e prefere comportar -se infantilmente e se colocar de vítima.
Frequento o espiritismo há muitos anos e nunca presenciei terapias alternativas nos centros que seguem Kardec. Inclusive, Kardec sempre orientou para que a ciência fosse observada. E nunca há orientação para que alguém que sofre de alguma doença deixe de seguir orientações médicas.
Muito feliz de saber que não estou só em minhas reflexões sobre o espiritismo! Me senti muito representada com as falas do Juliano! E o professor Daniel conduziu muito bem!! Amando cada vez mais o canal!!! Muito obrigada!♥️
@@DanielGontijo 1) Ao prezado amigo, por favor leia td com atenção, depois deixo fontes Como espirita, vou deixar comentários relativos à ciência espírita q é a ÚNICA junto às ciências; depois eu deixo as fontes e publicações e os 10 estudos científicos pós-revisão do Projeto Genoma em 2010, onde a neurofisiologia moderna e a Psicologia moderna, ou ultrla-moderna como citam alguns, estão alcançando o conhecimento, pesquisa e experimento científico espírita. Jà existem 3 escolas científicas de médiuns nos U.S.A, nos moldes do Espiritismo q é complemtamente diferente do q as pessoas imaginam. Médium autêntico, não é o q a maioria acha. Td q for dito aq, tem fonte. O Espiritismo não cobra e não impõe; tem uma vasta literatura com mais de 2.500 obrsas q adentram 4 áreas das ciências; psicologia, neurociências, física atômica quântica, e história. tendo os pais destas áreas todas na contraprova científica espírita pós-Kardec, por notáveis nomes das ciências destas mesmas áreas e por ter um conteúdo q já é confirmado e publicado à medida q as ciências avançam, pode-se dizer q o Espiritismo é precursor da psicologia; neurociências, física atômica. A psicografia técnica só existe no Espiritismo e são mais de 800 obras, o resto ou é de estudo, pesquisa ou publicações em periódicos. Estas obras adentram 4 áreas das ciências e são demonstradas por elas mais uma vez, depois da contraprova científica espírita pós-Kardec, q foi o maior evento até os dias de hj, q enolveu os mais notáveis cientistas q incidem sobre o conhecimento q temos hj. O Espiritismo, pode-se considerar ( e me tenha só como um espírita de fato, pois minha esposa é médium ), uma ciência em tríplice-aspecto, a única demonstrável q pode explicar os troncos das religiões e religá-los às ciências, sem a máscara da teologia, q realmente leva muitos ao ateísmo e se muitos espíritas não são ateus, incluusive cientistas e pesquisadores, foi por conhecerem o Espiritismo.
@Thayná Nunes É... moas o juliano não disse quase nada; fez comparações q não existem e disse algo q não se diz no Espiritismo. Pois é... onde será q ele foi, se é q foi, né? Ele pelo menos deveria deixar dados, q lugar foi, quem o atendeu, nome da instituição, e do representante, porque o médium e estudioso espírita não diz isso; ficou estranho a entrevista. O Espíria diz algo, mediante conhecimento e fonte. Se ele foi em alguma casa espírita e lhe disseram isso, é muito estranho, e não se pode confiar, porque ele não á dados, entendeu? Se foi oe pode demonstrar, é simples; tá errado pois o espírita, muito menos o médium ou o estudioso espírita diz isso.
Muito necessário o conteúdo. Participei durante alguns anos no espiritismo, como médium e trabalhadora. Saí com a saúde mental abalada, temas como meritocracia, machismo, você ter culpa de tudo que acontece, são incentivados, além da ideia de que a pobreza entre outras coisas devem ser calmamente aceitas porque são considerados débitos de vidas passadas. Você acaba aceitando tudo de ruim que acontece porque acha que precisa sofrer pra quitar seus "débitos". Essa romantização do sofrimento me sufocou. A maioria dos espíritas são pessoas de classe média, socioeconômica mente bem davorecidos, então é muito fácil abrir a boca e falar que tudo se resolve com "caridade" quando na verdade a Justiça Social é o único caminho. É eita atrás de eita. Vi que estava adoecendo, acabando comigo, quando na verdade o sistema em que eu vivia não colaborava nem um pouco pra minha vida. Pobreza, depressão, desemprego, entre outras coisas que atingem bilhões de pessoas.
uma espirita se fosse estuprada nem devia denunciar a policia pq ela está sendo estuprada por punição de outra vida, o estuprador é só quem a pune pois é o destino dela, fiz essa questão com uma amiga ela não respondeu, fico triste dela continuar com essa crença fanatica e absurda
Eu diria que o Espiritismo está similar a Igreja Evangélica. Pois ele é posto como a religião do futuro, como a mais evoluída, a melhor de todas. Se você sair, você é considerado fraco por não estar preparado para o "melhor". Sem contar com o preconceito e a misoginia com as religiões de matriz africana. Utilizam um discurso de evolução mascarado de preconceito, dizendo que são religiões primitivas e ignorantes por utilizarem elementos materiais (roupas, banhos, ervas, cigarros, etc) e no Espiritismo não existe isso, apenas passes e água fluidificada (pois, pessoas evoluídas ou em evolução devem deixar de lado coisas materiais desnecessárias). Conheci muitos Centros, pessoas importantes dentro do movimento dentro e fora do meu Estado. E todos são assim, por trás da caridade existe o preconceito, machismo, exclusão, misoginia, transfobia, entre tantas outras coisas. Se você for médium e começar a ir contra, vão te julgar da pior forma possível, descredibilizando você, alegando que você está na companhia dos piores espíritos por estar questionando as coisas.
@@christianecordeiro2948 nossa tô me identificando mto com vcs! Eu já tive que ouvir que uma pessoa trans na vdd é alguém que "se apressou demais" na hr de encarnar e acabou vindo com o gênero errado, e que eles não deveriam viver como pessoas trans (no sentido de fzr a transição, ou usar roupas e agir do jeito que se sentirem confortáveis) e sim aceitar seu gênero biológico pois vieram assim por um erro próprio, e deveriam esperar a próxima encarnação! Horrível demais, tem mto preconceito msm, lgbtfobia, aceitação da pobreza, enfim, pouco se salva.
@@acarabasicetaralov8933 ensinou não. As pessoas que não aceitam a realidade por trás dos livros, palestras e etc. Se questionar, é pq foi ensinado errado. Esse tempo já passou pra mim. As pessoas precisam aceitar que o Espiritismo é uma religião tóxica assim como todas as outras.
olá! sinto muito pelo que ocorreu com você, mas acredito que não deve ser tomada como regra, frequento um Centro espírita e nunca foi indicado trocar qualquer trabalho no centro por médico, acredito sim em muitas terapias alternativas, mas abandonar tratamentos jamais, eu mesma fiz cirurgia espiritual juntamente com tratamento com médico, e nunca foi orientado que deveria tentar sem médico primeiro, acho que foi mais uma condução do dirigente da casa, entendo a fragilidade da sua situação, que triste! um grande abraço, fique bem!
Olha, estou muito condoída por esse rapaz! Ele foi, não só MUITO mal orientado e ensinado no seio familiar sobre religião como, ainda por cima, abusado de sua ingenuidade (incutida desde criança) e subordinação aos mais velhos! Simplesmente chocada com esse relato. Agora, devo salientar sim que espiritismo NÃO é isso! Espiritismo não tem sincretismo; espiritismo é EXCLUSIVAMENTE o que Kardec criou... ele cunhou esse termo justamente para se diferenciar do que existia até então, que era chamado de espiritualismo! Espiritismo só se vale do método da mesa branca, não admite nem ao menos acender uma vela! Não utiliza NENHUM tratamento alternativo, nem mesmo as ditas cirurgias espíritas! Só utiliza o passe e a energização, com intuito exclusivo de equilibrar o espiritual da pessoa e também tratamentos de desobsessão. E, é sempre muito frisado que: o tratamento espiritual NÃO substitui, de forma alguma, o tratamento médico convencional, até porque, somos também matéria e, o que cuida da matéria tem também de ser matéria (o remédio alopático em si, que é material e não espiritual). O “centro espírita” que ele frequentou é uma aberração! Que mais ninguém passe por nem um décimo do que ele passou!!! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Meu pai estuda o cardecismo e quando eu tinha 12 anos e se casou novamente com uma mulher que jamais gostou de mim e nem dos meus irmãos. Aos 15 anos eu fui morar com ele e a nova esposa e ele me disse que a culpa era minha e das minhas vidas passadas o fato de ela me humilhar e me maltratar e que eu deveria aceitar isso. Passado toda a dor e sofrimento causado por ambos , eu com 37 anos finalmente disse a ele que o que ambos fizeram comigo foi crime e que ambos eram culpados, perdoar não é esquecer e que ele como meu pai eu o amava incondicionalmente, mas a esposa dele estava ,a partir daquele momento , proibida de chegar perto de mim ou de me dirigir a palavra.
Mesmo que isto houvesse acontecido em uma vida passada não daria motivo para ela ou eles manlltratarem vocês nesta vida, acredito assim, ainda mais para quem diz estudar o assunto, afinal ele não era ignorante no tema. Mas cabe a você resolver esta questão com eles e perdoa-los.
@@MarcoChagas-oj7bg eu sigo a minha vida, jamais dei as costas ou neguei nada para nenhum dos dois, muito pelo contrario, sou uma boa filha, mas confesso que ficar distante só me fez e faz muito bem hoje em dia. Só existe perdão com arrependimento seu sinceramente não acredito nesse arrependimento. A minha dor e sofrimento todo o sofrimento que eu sofri só será esquecido quando eu morrer.
que situação tensa. Já deixei há muito tempo que sofrer hoje é consequência de vidas passadas, é só um anestésico para a humanidade não questionar que é a própria causadora de seus males no momento presente@@zanandrea26
Eu li num dos livros do Kardec, que quando a gente presencia uma coisa assim, devemos intervir, mesmo que seja carma, pq estamos aqui pra ajudar uns aos outros. Então se alguém ta passando por uma dificuldade por carma, a outra pessoa pode ajudar. E eu sou espiritualista, mas não compactuo com passividade, acho que quem bate tem que levar, aqui é bateu levou, outra face é o meu ovo
Depois da Lumena do Big Brother... minha confiança em psicólogos mudou bastante... É preciso garimpar para achar um bom médico em qualquer área mas nessa área é mais difícil...
Esse centro onde você foi não era um centro sério, muito triste. Lamentável, é o mesmo que achar que não existem padres sérios por causa dos assédios denunciados na Igreja Católica.
Para melhor esclarecimento, que tal raciocinar um pouco mais profusamente? Já pararam para pensar que talvez o equívoco não esteja na doutrina espírita, mas sim no Movimento Espírita que deturpa, de forma intencional, ou não, o estudo do Espiritismo, infelizmente com o respaldo da FEB... assim como a mensagem de Jesus que sofreu deturpação através dos dogmas das Igrejas... o ser humano e suas interpretações sempre incorrendo nos excessos e fantasiando... quer falar sobre Espiritismo? Estude Kardec, ou traga espíritas críticos, que realmente estudem a doutrina... sugestão ? Dora Incontri, pesquisadora crítica, abalisada no assunto.
Ele frequentou um centro espiritualista e não espírita, a feb não compactua com isso mas não pode impedir que usem o nome espírita, então procurem casas que são ligadas a feb
Pq o termo usado por Kardec foi espiritismo mesmo e não espiritualismo... E ele criou o termo espiritismo para se distanciar do que já existia naquele momento.
Passei pelo mesmo!! Retardei um tratamento físico por achar que era mediunidade. Mas saí do Kardecismo para ir para o verdadeiro Cristianismo. Minha igreja é uma benção pra mim. Passa bemmmm longe do pentecostalismo. Graças à Deus. Sumiu quase todos os meus sintomas. A única coisa que não mudou foram os sonhos. Continuo sonhando diariamente. Mas com o tempo Jesus vai me libertar disto também.
Vim pela Bibi, e olha... não estou conseguindo parar de assistir a essa conversa! E me identifiquei demais com o professor Daniel ao avisar que não daria tanta atenção ao chat porque focaria no convidado... esse jeito mais humano e desacelerado de lidar com mídias, sem dividir a atenção... saudades dos professores da faculdade! O depoimento do Juliano muito me sensibilizou, e gostaria de dar um abraço nele. Digo como psicóloga oriunda de família kardecista; meu caminho foi bem esse de me tornar cada vez mais cética por conta da educação recebida na escola, mas vejo o discurso religioso retornar bastante em minha atuação clínica, especialmente em crises que são interpretáveis e interpretadas tanto do ponto de vista religioso quanto do racionalista. E concordo plenamente com vocês, sempre repito nesses casos: a primazia é do orgânico, do mundo "material", do diagnóstico científico e do tratamento físico. Sempre! Essa é a ética que provê os resultados mais satisfatórios, inclusive por uma questão de lógica: sem um corpo organizado, diagnosticado, tratado, não existe vida material e muito menos acesso saudável à espiritualidade, uai. Vocês foram muito generosos em pontuar os aspectos positivos do espiritismo e certeiros em suas críticas. Uma discussão que está dando gosto de acompanhar!
Professor Daniel, dou como sugestão uma entrevista com alguém que *abandonou* o *ateísmo*. Talvez seja difícil encontrar tal pessoa mas seria interessante.
O Juliano é muito corajoso e seu relato transborda verdade, mas creio que o centro que frequentou se distanciou muito dos ensinamentos espíritas. O espiritismo que conheço é muito saudável. Doenças são tratadas por médicos e não há culpa e determinismo. Agora me sinto privilegiada por ter uma boa orientação
Eu amo a doutrina espírita. Eu acho maravilhoso e me sinto muito bem. Entendo os pontos de vista cético, mas fé é algo inexplicável mesmo. Vai de cada um.
O Juliano é um menino espírita com problemas graves, e os dirigentes da casa que ele frequentava conduziram muito mal o problema dele. Volto a dizer que em casas federadas, que fazem parte da Federação Espirita Brasileira, isso não acontece. Ele tem toda a razão de se afastar da casa, mas não vejo onde o espiritismo possa ser responsabilizado pela sua ruptura com a fé. So pra deixar claro que eu sou espírita e também me afastei da casa espirita que frequentava pq houve muita coisa que me incomodou e eu não concordava com tantas outras. Sei que existem inúmeros problemas, inclusive muitos espíritas apoiadores de Bolsonaro. Acho que o Juliano tem muita razão sobre não se discutir alguns assuntos de bastante relevância. Mas no relato dele pra mim fica muito claro que a questão não é o espiritismo mas as pessoas que fazem parte do movimento.
@@JulioCesar-zy1ll nada a ver da mesma religião não combinar na política a questao é quee Bolsonaro é um monstro ninguém que se diz cristão poderia apoiar. O espírita tem Jesus como modelo e guia, não da pra engolir ne?
@Cristina eu me afastei da casa espírita que frequentava por ouvir gente também a favor de armas e bolsonaro. Com uma mão dando pão para os moradores de rua e com a outra falando de arma. Eu fiquei enojada. Se o espiritismo é puro amor, como se valem da lei de galeão, olho por olho, dente por dente? Eu tive boas vivências no centro espírita, mas vi muita hipocrisia, principalmente em termos de caridade, gente que só faz caridade para ter reconhecimento dentro do centro. Mas se vc perguntar se todos deveriam receber uma bolsa pra ter uma vida minimamente digna e não depender de caridade, aí não né? Como se fazer de bonzinho se as pessoas não estiverem na miséria?
Eu frequentei algumas casas espiritas por causa de um fenômeno chamado mediunidade. Desde de 2007, faço acompanhamento psiquiátrico e psicológico devido à síndrome do pânico e depressão severa crônica. Quando os tais fenômenos comecaram a acontecer fiquei apavorada. Meu psiquiatra me deu apoio, assim com minha psicóloga. Minha mãe também foi fundamental nesse momento apavorante. Eu estava sozinha em uma cidade pequena e longe da minha família. No final, os fenômenos desapareceram e desde que voltei para a minha cidade natal não acontece mais nada. Cheguei à conclusão de que se essas manifestações são tão angustiantes, o mais correto é encontrar formar de bloquea-las. Eu não tenho religião ou fé. Sou historiadora e meu treinamento como cientista me ajudou muito. Eu questionei cada evento, levei o problema para os profissionais da saúde que me acompanham. Neste ano, uma amiga me convidou para frequentar a casa espirita que ela coordena. Fui e comecei a testar a veracidade dos fenômenos que, em conjunto, são dados como sintomas de mediunidade. Após avaliar todo o processo, conclui que não são fenômenos que posso descrever com exatidão. Considero mais prudente não continuar participando das reuniões, pois não tenho evidências de que os fenômenos são reais. Li e estudei as obras que fundam a filosofia kardecista, mas não encontrei respostas aos meus questionamentos. Por fim, a percepção de que todo sofrimento humano decorre de acontecimentos de outras vidas e que estamos aqui para passar por provas e expiações tem um caráter punitivista do qual discordo veementemente. Respeito muito quem é capaz de ter fé, mas não é uma qualidade que tenho.
saí do espiritismo depois de 37 anos. Fui levada por minha mãe aos 6 anos. Só posso dizer que me prejudicou muito essa visão punitivista que você falou. Hoje aos 42 quase 43 estou ressignificando tudo. É muito ruim crescer pensando que tudo que acontece na sua vida , foi porque você está devendo pra alguém da vida passada. Deixei de frequentar na pandemia, meu filho chegou a ir na evangelização por dois anos. Espero que ele não tenha absorvido nada
Ele derramou seU sangue pra que vc tivesse pelo menos um caminho de salvação, sem cruz o inferno te aguarda de braços abertos. Com a cruz a vitória, toma ta cruz e siga o. Não se engane teu único amigo e o Sr Jesus Cristo , vc não sabe o valor de sua alma Ele sabe e o inferno também .
Obrigada por seu relato, briguei mto no Centro Espírita por tudo isso que relatou, mto triste por vc ter passado por isso, mas feliz por vc estar bem agora. forte abraço😘
Uma irmã de uma paciente minha teve uma esquizofrenia infantil e te o acesso a psiquiatra e psicólogo vetado pela família por anos, por que Pastores falavam para família que era possessão. O atraso no inicio do tratamento cobrou o preço. A moça tive diversas crises e sua personalidade se fragmentou demais. Hoje ela não consegue nem estudar nem trabalhar.
O problema dessas praticas que o Juliano fala não é da Doutrina Espirita mas do movimento espirita. Não concordo que o espiritismo tenha que assumir equívocos de outras casas, e de alguns dirigentes. E vou dizer isto não é espiritismo de verdade.
Quanta bobagem esse Juliano fala ! Desmoralizar uma coisa séria por ter frequentado o lugar errado ! Sou espírita a 42 anos e não existe nada dessas coisas que essa pessoa está relatando , Isso não é espiritismo ! Estude o espiritismo kardecista , para não espalhar besteiras ! Ao invés de falar falar tanto do João de Deus que usou o espiritismo para fazer mal as pessoas , fala do verdadeiro espírita que foi Chico Xavier ? Ele não tinha defeito , ele era um verdadeiro espírita , por isso VC não fala dele , Sinto muito pelo que te aconteceu , Mas não fale o quê não sabe! O espiritismo não é isso! Realmente VC tem que se tratar !
Com certeza um imbecil que nunca estudou nada. Se meteu como leigo num lugar bosta e hj tem uma opinião bosta e veio aqui com ares de quem estudou tudoooooo e sabe tudooooooo e viu tudoooooo... logo, veio descobrir a América. Simplesmente um cara ridículo
@@JanaMBarros Se tem! Talvez até mais que os bons lugares tão conhecidos no meio espírita sério. É por isso que é tão importante a pesquisa, a prevenção, a cautela e o contato com gente gabaritada pra não cair nestas ciladas que são quase certeiras para leigos. Aliás, inúmeros bons espíritas têm sempre uma destas histórias para contar do tempo em que eram iniciantes e ainda não sabiam separar o joio do trigo.. Acredite, o ser humano é a pior praga para se confiar.. Falam de orelhada, distorcem coisas, enganam por prazer, por benefícios próprios, por ignorância, por egoísmo, tiram proveito das mais variadas situações, invertem as coisas, mentem, são levianos, inconsequentes... Olha... É tanta coisa errada que não dá para prometer que ninguém cairá num desses engodos ao frequentar qualquer doutrina religiosa... Por este motivo é tão importante o estudo da Doutrina. Quem conhece os conceitos descritos nos livros de Kardec consegue perceber com muito mais rapidez e facilidade quando algo errado está acontecendo ali. Isto porque a doutrina é bem clara nestes quesitos, evitando muitos infortúnios. Ou seja: quer conhecer a religião?? Não necessita frequentar lugares específicos pra isso. Basta ler os livros. É neles que está o conhecimento necessário pra entender tudo o que acontece dentro do espiritismo.
@@LarissaMarcosf Acho que o grande problema das casas espíritas é o catolicismo dentro delas. E ficar apenas no estudo de Chico Xavier que, com todo respeito, não é a base do espiritismo. Fala -se muito de colônias, pecados e carma. O Nosso Lar é um livro de um cara que ficou no inferno pq fumava e me faz pensar que a possibilidade de alguém não cair no limbo qdo morre é mínima. O espiritismo brasileiro é atravessado por muita coisa, tem imagem de Santo, Kardec nunca falou disso! Água fluidificada....muito misticismo. Coube pra mim por 15 anos...A vida vai ensinando que as coisas acontecem pq a gte vive, não pq é um carma, essa culpa cristã que a gte tem que carregar qdo fala de Jesus. A melhor coisa que eu fiz foi me afastar da religião espírita e das religiões de um modo geral. E concordo com tudo o que ele disse.
Olá prof. Daniel Gontijo, assisti a pouco este vídeo e gostaria de deixar um alerta a estas entrevistas/ testemunhos publicados em seu canal, e realmente pedir a você meditar se os mesmos agregam/ ajudam com o tipo de informação, pois não faz muito sentido vc entrevistar uma pessoa sem conhecimento para falar de um assunto e com isto formar uma opinião erronea a outras pessoas em relação ao assunto. Logo no inicio deste vídeo, eh possível perceber a falta de conhecimento do Juliano Zardetto sobre o tema Espiritismo ao ser convidado a explicar o que vem a ser espiritismo. Logo depois, ele diz não ter lido todos os livros de Kardec, lendo somente um ou outro e isto eh outra situação estranha para uma pessoa que se propõe a questionar sobre um assunto, naum ter lido a base do que ele esta questionando, e então cairmos em situações como a que ele relata, sobre ritos e terapias, que naum fazem parte da doutrina, mas engana pessoas que naum tem conhecimento... Deixo registrado que diferente de varias religiões que tem um líder como ocorre com o catolicismo, as igrejas protestantes, etc, o espiritismo hj eh mais uma filosofia, que nos convida a acima de tudo estudar e meditar, e isto responde muito a erros cometidos por vários centros, que naum estão afiliados a Federeção Espitira e conduzem suas atividades da forma que quiser, lembramos que naum podemos condenar a doutrina, por erros cometidos por centros que naum a seguem. Deixo aqui o meu pedido de buscar pessoas de mais conhecimento para relatar sobre, para naum cometer injustiças.
resumindo, só kardecistas podem falar de kardecismo. o ex-kardecista, como eu e o entrevistado, perdemos o lugar de fala... temos que nos calar ou pagar uma mensalidade para a FEB ou assinar "O Reformador", ou então está proibido manifestar qualquer opinião sobre o kardecismo... triste isso... aff
Num canal científico, que se propõe a divulgar informação com base em ciência, acho ruim não ter mais de uma opinião ouvida antes de terem conclusões, não?!? Ele disse que não tem hierarquia, porém na minha visão com espiritismo tem algo pior, que é disputa por poder. O dirigente tem o poder e ele conduz o centro como Ele acha que tem que ser. Vários centros se desfazem por divergências de pensamentos. Acho interessante divulgar como alerta, mas generalizar e responsabilizar todos por decisões pessoais é errado. A fala dele que toda a comunidade médica é responsável pelo médico que prescreve medicamentos duvidosos é errada. Se assim fosse todos os arquitetos seriam responsáveis por um prédio que caiu, todos os engenheiros seriam responsáveis por um motor que falhou, todos os psicólogos seriam responsáveis por tratamento errôneos. Nós não temos esse tanto de controle sobre as decisões individuais. Na minha opinião!
ATÉ A BIBLIA DIZ Q O Q SE PASSA NA TERRA É ESPELHO DO CÉU. EXISTE HIERARQUIA SIM E EU MESMO ESTIVE COM 3 SERES ONDE A ENERGIA DE UM DECLARAVA Q ELE ERA SUPERIOR EM FORCA E OS OUTROS DOIS O REVERENCIAM MAS TODOS SE TRATAVAM EM FALA POR IQUAL MAS A FONTE CANIZADA EM UM DELES ERA EXCELSA A DOS OUTROS DOIS
Boa colocacao. Vale ressaltar que disputa por poder nao è do espiritismo e sim de alguns humanos, sendo que existe esse problema em TODAS as religioes. Sempre vão existir boas e más pessoas.
Deus abençoe você Juliano, que você encontre a tua espiritualidade e religiosidade da forma que você se sinta bem, tenha as respostas que te façam bem e busque o tratamento para sua saúde física e mental com psicólogos e médicos nos hospitais e clínicas legalizadas pela justiça e ministério da saúde.
Deuteronômio 18:10-12 - “Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.”
Muito esclarecedora essa entrevista. Você poderia entrevistar outros ex religiosos. Sugiro ex pastores da universal como Alfredo Paulo e Natan Silva e outros que possuem inclusive canal aqui no TH-cam. São assustadores os relatos deles e de outros ex membros da igreja que contam suas experiências.
O alerta do Juliano é muito importante. Não importa a religião que seja, em todos os lugares podem existir pessoas má intencionadas e que estão ali justamente para se utilizar de uma estrutura e de um posto de credibilidade, de autoridade, de idoneidade, para poder perpetuar abusos, crimes.
Não assisti ao vivo, mas vendo agora congresso que aprendi muito, é diferente você ler um livro sobre a história e ouvir do ex-praticante o que acontece dentro do círculo religioso, e e muito triste o sentimento de culpa que as vítimas ficam.
E poucos são os que se libertam, mas os nossos canais irão contribuir para mais pessoas tomem conciencia dos riscos que algumas práticas causam dano. Parabéns pelo trabalho 👏👏👏
@Míssel Crítico isso chea ser até criminoso, a pessoa pode ficar ainda pior com um tipo de acusação dessas, que ela é culpada pelos proprios sofrimentos.
@@DanielGontijo professor vou te contar um caso absurdo que ouvir do Espíritismo sobre depressão pôs parto bom Vomos lá vc sabe que quando uma mulher menstrua nosso corpo fica uma louca colica até uma desordem psicólogica sim alterações de humor Vixe a famosa TPM kkk ok ? Vomos lá toda mulher tem um histórico não sabemos o tipo de relacionamento que essa mulher vive com a família ou até mesmo seu parceiro afinal sabemos que homem no geral nunca tem responsabilidade pra nada a grande maioria em fim essa mulher vive uma desordem mental conflitos relacionamento abusivo durante a gravidez estándo totalmente frágil vc acha que isso não afeta o psicólogico da mulher?? A criança nasce é sabemos que filho é sempre nosso homem só por infeite mesmo. infelizmente então a criança precisa de cuidado o tempo todo e só sobra pra pobre mãe já com o psicólogico destruído essa mulher surtaaaaaaaaaaaaa é sabe o que o safado do médium falo? Da depressão pôs parto? Disse que aquela criança que a mãe não aceito o cometeu maldade era inimigo de vída passada da pobre mãe é quando ela percebeu a energia maltrato o bebê é entro em depressão isso é um absurdo me responde por favor é desculpa meu erro de português 😘
@@doceencanto5037 infelizmente é muito comum este tipo de culpabilização da vítima no meio do espiritismo kardecista, ainda mais reforçando estereótipos machistas e patriarcais, assim como os que vc citou... muito triste isso... :(
Muito obrigado por compartilhar sua experiencia conosco. Ele ressalta o perigo de procurar ajuda em terapias alternativas ou complementares. Espero que essa mensagem ajude pessoas a refletir quando a terapia esta ajudando (bons frutos) e procurar outros meios quando isso nao ocorre. Lembrando que isso tambem se estende para outros ramos da vida onde devemos fazer nossas escolhas.
Parabéns Prof. Daniel Gontijo por trazer assuntos tão necessários... Foi impossível conter a emoção, afinal, passei por situações muito parecidas com as que o Juliano relatou , principalmente em relação aos abusos. Esse "espelhamento do eu" nas entrelinhas desses relatos são extremamente importantes para pessoas que estão em processos "epifânicos" , libertários, em relação a traumas, etc. Sou imensamente grato ao Juliano pela sua coragem ao relatar episódios tão delicados, sua força se torna nossa força : Gratidão!!!
Pior que o dono desse canal é ateu e ficou guiando as respostas dessa criatura... Afff 😒 Ainda cobrar que a doutrina se posicionasse....? 🤔 🙄 😒 Um idiota entrevista um imbecil. Não sou espírita e estou indignada com esse vídeo. Por isso que o mundo tá do jeito que tá... Por conta de gente assim. Satanista. Contrário a Cristo.
0 que acontece com todas as religiões, não são as religiões em si, mas as pessoas que frequentam e tem suas próprias expectativas do que acreditam,mas como não são conrrespo ndidas ficam nesta ladainhas, sem religião a humanidade vira um vegetal.
@@eduardogouvea9999 ñ sei que espiritismo vc frequentou mas nunca fui inpedida de procurar um médico vc falou nós somos livres vc observa a natureza com sensibilidade vc tem raiva de se mesmo vc ñ se encontrou;
Olá. Frequentei centro espírita por muitos anos, nunca vi nenhuma movimentação em relação a práticas que o convidado falou. Fui muito engajada nas atividades e estudos e estou surpresa com essas informações. Que eu saiba os Kardecistas nunca consideraram o João de Deus parte da doutrina espírita. O espírita Kardecista não ganha dinheiro através da religião, não faz cirurgias físicas (e a cirurgia espiritual não anula ou diminui a importância do médico), não cobra por atendimentos espirituais, sinceramente quem faz esse tipo de coisa pode ter outra designação que envolva até o espiritismo, mas não o espiritismo Kardecista. Sinto muito pelo que o convidado viveu.
Parabéns ao convidado pela autenticidade e pelo caráter em efetuar as denúncias ocorridas. Sou Espirita e nunca aconteceu comigo nada de errado em nenhuma instituição q frequentei...Mas isso não invalida as denúncias do convidado...Infelizmente o homem manipula a tudo e a todos por interesses inescrupulosos.
Geeeeente que canal perfeitinho! Amei !Sou cristã, tem como fazer um vídeo falando mais sobre práticas dessa área ? ♡ Acredito em Deus, porém, acho que a igreja avacalha muito a cabeça das pessoas com coisas sem sentido que nada tem a ver com Deus. Acho que ter o conhecimento científico ajuda a eliminar práticas que prejudicam a saúde mental ♡
..... EX-ESPÍRITA? ....... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!! ....... LEIAM LIVROS , mas leiam mesmo.... CORAGEM, .. leiam até o final ........ Introdução ao espiritismo kardecista/Obras principais O Livro dos Espíritos. O Livro dos Médiuns. O Evangelho segundo o Espiritismo. O Céu e o Inferno. A Gênese.
Daniel, sou cristã e gosto do seu canal, principalmente do modo respeitoso e inteligente como conduz as suas entrevistas! Acredito piamente que, quando há respeito e comprometimento, qualquer assunto pode e deve ser discutido! Parabéns pelo seu trabalho!🤓😁
RESPEITOSO???? ..... ..... EX-ESPÍRITA? ....... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!! ....... LEIAM LIVROS , mas leiam mesmo.... CORAGEM, .. leiam até o final ........ Introdução ao espiritismo kardecista/Obras principais O Livro dos Espíritos. O Livro dos Médiuns. O Evangelho segundo o Espiritismo. O Céu e o Inferno. A Gênese.
Eu tb sou um ex espírita, ex cristão, e não acredito no DEUS da Bíblia.... Mas acredito em uma ENERGIA CRIADORA, mas assim, essa energia não é algo q controla nossas vidas...
Fui evangelica, nasci numa igreja evangelica, estudei o espiritismo, aprendi muito na igreja e no centro. Mas meu objetivo é estudar o que me parece nao ser o caso do Juliano.
JULIA SOUSA..E DIGO QUE NOS ESPIRITUALISTA AMOMOS VCS TAMBEM...POIS O QUE MAIS ADMIRO NA ESPIRITUALIDADE,E NOS AMAMOS UNS AO OUTRO..UM FORTE ABRAÇO..🌷❤
Sou espirita a muitos anos, e essa religião me ajudou muito, inclusive me ajudou a sair de uma depressão extremamente complicada ( inclusive com pensamentos suicidas ) com a morte dos meus pais, esse rapaz infelizmente não entendeu o que é espiritimo, inclusive usando nomes como "avatar" que nunca foi usado na doutrina. O objetivo do espiritismo não é trazer a "CURA FISICA" e sim é uma ferramenta pra vc se melhorar, se tornar melhor se livrar dos seus vicios e defeitos, vi comentários que fala sobre dívidas passadas, que acha que isso é uma muleta para estagnação, também infelizmente não entendeu, o fato de vc entender as mazelas é simplemesmente para nos ajudar a compreender os problemas dos nossos maus comportamentos e evitar que passamos por situações ruins novamente, a LEI DO PROGRESSO ela é um dos tópicos do Evangelho, não se deve estagnar, sempre precisamos trabalhar para nos melhorar, seja como pessoal, no mundo, material, etc.. então..infelizmente muitas pessoas que se dizem ex espíritas e que tem todo o direito de não acreditar ou duvidar ou questionar é porque não entendeu a mensagem do Espiritismo, ou teve más influencias.. afinal, o homem ainda não é perfeito, então em todas religiões existem falhas...
Daniela Você não precisa disso Jesus morreu por você na cruz e todas suas mazelas ele levou sobre a cruz você está liberta. Não precisa se culpa por nada nem achar que tudo é Karma pois Karma não existe você é Livre o sangue de Jesus te liberta de todo o jugo pesado ou qualquer sensação de culpa, Não existe vida passada vida pós morte existe céu ou inferno simples assim. Que Deus te abençoe
EX OU NÃO, ENTENDO QUE ESTÃO SEMPRE À PROCURA DE SE ENCONTRAR. E, AO SE ENVOLVER COM QUALQUER RELIGIÃO, DEVEMOS SEMPRE QUESTIONAR E ESTUDAR. ALÉM, NUNCA OFERECER RESISTÊNCIA, CASO CONTRÁRIO NÃO AVANÇARÁ EM NADA.
Ser espírita é uma coisa, ser espiritualista ou espiritualizado é outra coisa diferente e mais além. Os espíritas seguem uma "religião" com dogmas, preceitos e fundamentos como o moço entrevistado aí na live disse. Ser espiritualizado é você ser ciente e perceptível daquilo que vem do plano espiritual, uma coisa bem sutil que só pra quem crê, sente/percebe e ver. Sendo que isso é individual de pessoa para pessoa. Alguns mais aflorados percebendo muita coisa e outros menos. A pessoa espiritualista não se norteia pelo ESPIRITISMO e suas práticas, apesar de algumas teorias e ensinos do espiritismo serem verdade, mas, não tudo. É necessário ter o discernimento espiritual para se reter o que é aplicável e certo. Pois, a pessoa já Espiritualizada com a consciência expandida é ciente da existência de vários mistérios e manifestações dos Reinos do plano espiritual. Consegue discernir os espíritos tantos de origens densas, baixa vibração/ trevas/ espíritos obsessores/ espíritos malignos/demônios. Como espíritos elementais. Como espíritos celestiais. Como espíritos angelicais de outros REINOS e céus. E tbm, espíritos faseado numa certa vibração perceptível ao espírito humano para se manifestar, falo dos alienígenas seres de raças estelares. Falo isso por mim, pelo menos isso. Pois sou cristão, sirvo ao Senhorio de Cristo mesmo sabendo mistério dos reinos espirituais e um pouco de cada religião permaneço fiel ao Pai Inefável servindo a Jesus o Cristo Santo de Deus. Leio a Bíblia e sigo ela, sim. Os outros conhecimentos que tenho guardo pra mim e só compartilho com quem é espiritual num nível igual ao meu. (Falo isso humildemente) É assim vou combatendo o bom combate e guardando a fé em Cristo Jesus, dando um de tolo para com o tolos e sábio para com os sábios para ganhar alguns na fé sem vender a minha vinha sabendo entrar e sair. Amém
@@Franci7naldo centro espírita de vergonha não deve nada a qualquer outra igreja cristã de vergonha... O que se pratica num centro espírita SÉRIO é o estudo do evangelho.
@@RoGer71 Da mesma forma igreja cristã levada a sério com a presença do Espírito Santo não deve nada a qualquer centro espírita com trabalho levado a sério Até porque em grandes partes vivenciamos o "evangelho" de Jesus o Cristo Santo de Deus que nos ensina a aprender, praticar o amor e a caridade ao próximo. Ele não nos chamou para debater e nem contender, e sim para viver os seus ensinamentos em união com o nosso irmão independente de religião e crença de fé. Amém 🙏
Assisti até o final! Revi várias passagens e fiquei bastante satisfeito com o conteúdo, com a abordagem e com o desfecho do evento! Bastante elucidador, reflexivo e sim, partes polêmicas, teve a controversas e até hipoteticamente discordantes, o que é muito bom pra pluralidade conceitual e expansão das prerrogativas de praxe! Parabéns às pessoas envolvidas!
Nossa. Que depoimento chocante. Obrigada a ambos pela coragem de expor uma realidade tão dolorosa e ao mesmo tempo enriquecedora. Juliano espero que vc ao menos siga crendo no Criador
Primeiro, quero parabenizar o Daniel pelo trabalho, porque vejo que não divulga o ateísmo, mas os pontos obscuros, não diria das religiões, mas de muitos que se escondem atrás e em nome de Deus. Sou Espírita, atualmente estou como dirigente de um grupo mediúnico e talvez tenha sorte de ter conhecido um centro espírita que leva o estudo mais a sério. Neste centro, a primeira coisa que orientamos às pessoas com problemas, é que podem tomar passes, mas jamais deixem de procurar auxilio médico/profissional. Ao assistir este vídeo, senti vontade de abraçar o Juliano, como se abraça um filho, pois percebi que ele não foi vítima do Espiritismo e sim de um pseudo Centro Espírita. Eu diria que a qualquer pessoa que não se sentir bem numa religião ou grupo de estudo, procure outro local. "Brigar" com Deus por ter encontrado pessoas despreparadas, é o mesmo que, ao invés de tomar um remédio, ficar apenas lendo a bula e brigar com o laboratório porque o remédio não curou. Ao Juliano, mesmo você não acreditando, rogo a Deus que o ampare e ilumine para que você se sinta em paz, seja em religião ou fora dela.
Que entrevista maravilhosa! Muito importante divulgar para o máximo possível de pessoas experiências de vida como essa, muitas pessoas vivem enclausuradas em uma doutrina ou religião por acharem que aquele é o único caminho possível, e sofrem demais... que a ciência seja mais levada a sério e que cresça cada vez mais o número de divulgadores científicos fazendo um trabalho bonito e importante como esse, obrigada Juliano e Daniel pelo vídeo!
Nossa...o Centro Espírita que trabalho a 20 anos, a primeira coisa que informamos é que nunca se deve abandonar tratamento médico ou deixar de procurar os médicos da terra.. Nenhuma terapia alternativa é praticado mesmo porque a FERGS..Federação Espírita do Rio Grande do Sul ter normas que não permite. Temos Palestras..Atendimento Fraterno..Passe energético..Grupos de Estudo..AVV..Apoio a Dependentes..amo muito trabalhar no Bezerra de Menezes e ajudar ao próximo..isso me faz muito bem. Juliano que absurdo esse médium abusador..isso é triste e acontece em todas as religiões, infelizmente.. Nós no atendimento fraterno não podemos nem dar um abraço fraternal para não dar margem a interpretações..no passe não podemos encostar com a mão na cabeça do assistido..ninguém é atendido individualmente.. Foi muito triste isso tudo que tu passou Juliano.
Também sempre ouvi isso nas casas espíritas que frequentei. Não se deve abandonar os tratamentos médicos. Mas tem gente que entende errado, mesmo estudando a doutrina.
Estou vendo o video com 2 anos de atraso rs....mas adorei. Eu sou simpatizante da doutrina espirita. Palestras e passes me ajudaram muito mas entendo que há essas "falcatruas" dentro de TODAS as religiões...pois depende do carater das pessoas envolvidas e não da crença/religião em si. O Juliano se expressa muitoooo bem. Nem posso imaginar as dificuldades que passou mas deixo aqui meus parabens por ter superado tudo!!!! Daniel...parabéns pelo canal...e a leveza com que conduz as conversas.
Seria bom, que vcs estudassem mais profundamente as obras de Kardec, as 5, assim poderiam ter conteúdo para discutir essa doutrina, que tem ASPECTOS religiosos (moral cristã), científicos (metodologias utilizadas para a comprovação dos fatos espíritas) e filosófico ( desenvolvimento do pensamento racional).
Eu atuei no meio espírita não só como frequentador mas como trabalhador e médium desde 1995 até mais ou menos 2017 tendo atuado em vários centros e vários tipos de trabalhos diferentes como passes, atendimentos a necessitados, pintura mediúnica, desobsessão, palestras, evangelização, trabalhos sociais, etc. Tive contato com dirigentes, assistidos e trabalhadores em casas com diversas formas de atuação e de vários tamanhos diferentes. No geral o ambiente era mais para bom do que para ruim, mas havia sempre algumas questões que limitavam frequentemente um desenrolar positivo que tinha muito a ver com posição dentro da hierarquia das casa e ego. Nos últimos anos as casas começaram a sofrer com o aumento de uma mentalidade fanatizada, radicalizada e a absorção de certos modos de pensar que não tinham muito a ver com as propostas originais das casas espíritas que por si só já eram meio delicadas. Nem todo mundo lá dentro estava embuído de vontade de ajudar, de aprender, de saber a verdade, havia uma boa dose de preconceito e uma certa teimosia principalmente em ter mais contato com o conhecimento científico ligado às ciências humanas produzido nas últimas décadas sob o pretexto delas não serem espiritualistas e isso sempre prejudicou e muito o movimento espírita que sempre teve um pezinho em certos preconceitos e uma tendência forte ao fanatismo. Meu desligamento com o movimento aconteceu quando eu mudei de cidade em 2018 e não encontrei na cidade nova que eu estou morando um lugar que fosse confiável para atuar. Já a um bom tempo eu vinha tendo questões que não me fazia me sentir confortável na maioria das casas espíritas, vi muita coisa errada acontecendo mas mesmo assim insistia em continuar por acreditar que seria o lugar aonde eu poderia me comprometer em fazer aquilo que a minha consciência apontava ser o certo. Abandonei muitos trabalhos e casa quando me vi sendo obrigado a fazer coisas que de acordo com a minha orientação ética não seria correto e apenas quando tive a oportunidade de entrar numa universidade e ter contato com o conhecimento acadêmico percebi que o conhecimento científico conseguia preencher algumas lacunas de questionamentos que eu tinha. no entanto o meu rompimento definitivo se deu no segundo semestre de 2018 quando presenciei espíritas que detém um papel de liderança demonstrando cada vez mais radicalismo, ideias fascistas, teorias da conspiração das mais absurdas, politizando as casas espíritas e as utilizando para disseminar ódio e preconceito. Se você tiver interesse em conhecer um pouco da minha vivência eu me coloco à disposição. []´s.
Prof. Daniel Gontijo Seria muito interessante você fazer uma entrevista como essa com alguém que conheça a fundo a doutrina espírita e entenda de filosofia e ciência. Fica aí a dica. Abraço
Concordo, observei comentários que abalam qualquer pessoa se pensar que o espiritismo raiz é dessa forma. Fico triste vendo o que fazem por aí usando o nome do espiritismo. Lamentável mesmo. Nunca vi esse tipo de ensinamentos e doutrinas que algumas pessoas citam. Desejo de coração que reencontrem o verdadeiro entendimento, ou outra religião que os acolha. Que sintam-se melhor... temos que ter cuidado para não generalizar. Conheço verdadeiros espíritas , assim como verdadeiros cristãos, pastores.. ministros .
@Bruna Gardenia se assim é, o entrevistador deve ressaltar esse aspecto. O rapaz fala como se entendesse muito do assunto e afirma coisas sobre o Espiritismo que não correspondem à verdade. Uma experiência é somente uma experiência - não se pode generalizar.
Este tratamento q ele recebeu no centro espírita q frequentava , foi extremamente radical . Nem todos são assim. O q vi em vários Centros , era orientação TB ,pra procurar o médico . Ninguém tem o poder de decidir pela vida do outro .
Relato muitíssimo importante. Existem coisas boas e ruins em todas as religiões. Humanos comentem erros. Eh muitíssimo importante que sempre procure-se um médico, psicólogo, psiquiatra, terapeuta qualificado quando houver problema de saúde. Isso para toda e qualquer religião.
Eu já fiz tratamento espirita na federação e também faço on line hoje e eles sempre nos dizem que o tratamento espirita não dispensa o tratamento médico terreno , ou seja o ideal é que ambos devem atuar em conjunto, as doenças hje orgânicas que hoje atacam o corpo físico começam no espirito e por isso a importância do tratamento espiritual mas se já atacou o corpo físico , ou seja , passou do corpo espiritual para o corpo físico, a medicina terrena deve ser procurada primeiro e depois combinada ao tratamento espiritual , lamento demais a falta de informação do local onde passou e as orientações errôneas mas é isso , sou espirita há mais de 17 anos e nunca dispensei o tratamento terreno pelo espiritual e sim hoje faço um combinado dos 2, tenho depressão né? pela medicina terrena realmente a terapia de vidas passadas não é legitima mas a hipnose sim que não tem nada a ver com o espiritismo e sim fazer a pessoa obedecer sua vontade, o tratamento espiritual não dispensa o tratamento da medicina terrena, sempre vi isso no espiritismo , pelo menos na federação espirita onde frequento e nos vídeos que eu assisti também, lamento tudo que vc passou, muitas coisas são causas de vidas passadas sim mas isso não dispensa a medicina terrena e claro a medicina terrena deve ser separada da espiritual.
Tenho muitos anos na doutrina espírita e desconheço essa picaretagem que esse rapaz viveu.Sempre ouvi os dirigentes nos orientar ,dependendo do caso,a procurar o médico primeiro e depois gazer o tratamento espiritual ou então que havia a necesdidade de realizar tratamento médico/psicológico,associado ao tratamento espiritual.Muito surreal essa história,que por mais que seja verdadeira,acaba generalizando como se isso fosse recorrente na casa espírita e eu tenho certeza que não é.
Correto!!!!! A primeira coisa wuevse explica qd vai ser atendido no atendimento fraterno. N promete cura. E que tem q procurar um médico. E nossa cura e conforme nosso merecimento.
Sou um simpatisante do espiritismo e só não digo que sou um espirita porquê mim distançio bastante das suas reuniões ,mas desde quando comecei a pesquisar ,estudar,participar do espiritismo entendir que a procura de um tratamento de saude tem que procurar os medicos e a espiritualidade tambem!porquê Deus usa o propio homem como intermediario da sua provisão
Quando criança e início da adolescência fui obrigada a frequentar uma igreja evangélica que não fazia nenhum sentido para mim qdo entrei na adolescência, fico buscando coisas positivas desta igreja e só encontro o quão importante foi para minha mãe principalmente do apoio e cuidados que recebeu no leito da sua morte, mas para mim eu não encontro nada de positivo, só vejo fantasia, opressão e repressão pela igreja a qual me refiro; com a maturidade aprendi a me render àquilo que me coube e que eu não podia mudar. Entretanto os centros espíritas que frequentei mais adulta, há muitas coisas positivas como ilustrou o convidado, independente da crença em espíritos, reencarnação, mesa que gira, etc, os centros contribuem muito com as pessoas que lá vão buscar acolhimento e compreensão de questões humanas onde muitas vezes nos sentimos desamparados, o que vocês chamam de "pseudo-ciência" traz para muita e muita gente cura, consolo, compreensão e ao fim e ao cabo rendição ao que não pode ser mudado, e como diz o convidado, todos os centros espíritas incentivam a busca na medicina alopática, leituras, cultura de modo geral e não só as leituras espíritas, portanto não buscam a fidelização muito menos acorrentar com misticismos as pessoas aos centros. Eu não mais acredito em reencarnação nem em espíritos, mas fico triste ao ver pessoas jovens, classe média que tiveram inúmeras oportunidades de possuir uma excelente formação acadêmica, buscando desconstruir o que para muitos (e muitos destes com parcos recursos econômicos) encontrar conforto, cuidados, empatia, sair de depressões (vocês sabiam que remédios alopáticos não curam depressão? eles atenuam enquanto são usados, mas só quando a pessoa deprimida encontrar outro sentido para a vida, ela sai da depressão) e centros espíritas locais de acolhimento e empatia entre outros, oferecem a cura e a compreensão de vida para muitos. Por amor, reflitam sobre isto, há doenças que vocês nunca experimentaram, há depressões desconhecidas para vocês, há velhice que vocês não sentiram na pele, há questões familiares cheíssimas de traumas profundos, as pessoas SADIAS em algum âmbito de si BUSCAM alívio para o sofrimento e dores humanas que possuem. Por amor, a maturidade os espera de braços abertos para com todas as certezas acolhê-los!!!
Excelente e oportuno o comentário do Rose Max, o qual dou crédito e que resume e define em poucos palavras o objetivo verdadeiro do espíritismo codificado por Allan Kardec... como espírita praticante e prof. da Doutrina Espírita tenho minha "própria" opinião sobre este sujeito que se "declarou espírita"; Ou seja, quem "entrou no espíritismo" e frequentou uma organização séria como as federações espíritas, e saiu, É PORQUE A DOUTRINA "NÃO" ENTROU NELE"... Logo suas declarações são todas, com todo respeito, de um "ignorante frustrado egóista" (não aprendeu nada, e não tem autoridade nenhuma para sequer comentar sobre esse filosofia - transcendental) que só pensava em si mesmo! A reencarnação é a base da doutrina dos espíritos, mas não foi Kardec quem a criou, ela já existia há muitos na China, seguido de Buda e outros avatares... (Na antiga China o sábio Fo-Hi teria reinado, por volta do ano 3468 antes de Cristo, que, aliás, dizia estar simplesmente transmitindo o que aprendera de "seus ancestrais", divulgou veladamente conhecimentos de Cosmologia e de Filosofia)... A seguir Lao-Tse (nascido 604 anos A.C.), autor do Tao, ou Livro da Senda, e do Te, ou Livro da Virtude e da Retidão. Depois veio Confúcio, que viveu cinco séculos antes da era cristo, estimulou o culto dos antepassados, tradicional no Celeste Império, ensinou que "devemos fazer aos outros o que queremos que nos façam", o mesmo preceito que viria a ser proclamado por Jesus: “O que quereis que vos façam os homens, fazei-o também a eles”, conforme Lucas, 6:31.)... Assim a REENCARNAÇÃO foi atestada por Jesus no novo testamento ao afirmar que "que era necessário renascer da água e do espirito"...) - Sua análise sobre Kardec atesta sua ignorância total sobre sua vida... e vai por ai... como disse Jesus "Não lhes dê credito!"
Prof. Adorei o seu trabalho. Este vídeo em especial foi muito importante para mim. Fui profundamente espírita por décadas. Um fundamentalista mesmo: li e estudei o pentateuco, li Emmanuel, André Luis e etc, ia na fraternidade 5 vezes por semana por anos. Fazia quase todas as tarefas da casa... Mas em 2011 comecei a questionar muita coisa controversa. E em 2012 me tornei ateu. Tenho também algumas histórias tristes, não tão graves, mas análogas. Parabéns pelo trabalho Prof. Um grande abraço.
Falou certo: Centro Holístico Centros Espíritas Kardecista que fazem parte da União das Sociedades Espíritas - USE - não praticam esses tratamentos alternativos. Que bom que o entrevistador é esclarecedor sobre a situação. Sim, a fé cega destrói o ser humano. O Espiritismo prega a fé raciocinada. Entender a lei de causa e efeito não é tão simples. Com o entendimento correto, podemos dizer que a vida é muito justa.
Juliano, amado, você é muito forte. Só de ouvir suas histórias eu chorei muito. Você contando, sorrindo, feliz (provavelmente por hoje ser livre e ter superado tudo) nos faz pensar e repensar o quanto devemos ser gratos quando alcançamos uma vitória. Parabéns e muitas felicidades!!!!
Antes de mais nada, sou umbandista e estou adorando o canal. Antes do relato do Juliano, ele fala sobre a falácia do falso escocês. Ao ler os comentários: Não, mas isso aí que aconteceu com o Juliano não era espiritismo de verdade. Aí aí aí, viu? Parem de invalidar a vivência das outras pessoas.
O centro espírita sério nunca vai tirar o tratamento médico nunca jamais
Nenhuma religião séria na verdade porque Deus usa os médicos nas curas.
Sim, esse era de brincadeira né? Kkkkkkk
ESPIRITISMO E CEITA SAOS DEMONIOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
@@cyntiabl a realidade é o contrario, toda religiao tira um pouco da saude das pessoas inventando alguma bobagem pra tirar o tratamento medico kkkkkkkkkk
Tive crises de panico terriveis com 17 anos. Minha mae me levava a centros espiritas ao inves de um psiquiatra o q só prolongou meu sofrimento. Tive q buscar ajuda médica por mim mesma .
me too
O Espiritismo fez uma reforma íntima muito intensa e positiva em mim. Foi onde encontrei meu lugar na Espiritualidade.
Comigo, mas quando conheci esse canal fo Daniel e do Morel, quebrando crenças acabou toda verdade que acreditava existir no espiritismo de Kardec.
@@flordelotus232mesmo vendo esses 2 canais não encontrei subsídios para não acreditar em kardec
LEIA, ESTUDE, APRENDA A DISCERNIR. ESSE MOREL É UM DOENTE, SABIA? E O CONTIJO UM LEVIANO, PRESUNÇOSO E ORETENSIOSO. REPITO: ESTUDE, ESTUDE E PARE DE ESCREVER MERDA@@flordelotus232
@@flordelotus232Eu sou ateu, mas o canal não usa método científico para provar seu ponto, até porque não é possível usar metodologia científica para análises que fogem à experiência material.
Estou estarrecida com esse depoimento!!Que as pessoas possam questionar as atitudes de todos em qualquer Centro.Porque o termo "Espírita"pode estar sendo usado por muitos leigos,ou mal intencionados.
Eu frequentava centro espírita gostava bastante das palestras dos passes do atendimento junto às pessoas mais necessitadas me ajudou muito na minha paz interior a ver q tinham pessoas com maiores problemas do q o meu.Mais eu vivia em um relacionamento abusivo por parte do meu ex esposo.Fui mesmo pra tentar vê se achava uma solução para o meu problema, mais dai bateu nessa história que calma sabe às vezes são débitos passados etc.etcAi não deu mais pra mim.Pq depois que eu vi que eu sou parte integrante do TODO q éDeus em mim mesmo não aceitei isso como resposta e fui a luta.Joguei a vaca no precipício e hoje toco a minha vida sozinha com os meus filhos e a minha netinha maravilhosa
O espiritismo que Kardec trouxe, só existe se estudado e praticado dentro desse conhecimento. A caridade e a frequência no centro é muito livre . O caminho de cada um é livre.
Porém desacreditar é um direito.
Religião ou ciência, não dá para falar de maneira tão rasa!
Jesus é o responsável pela evolução da terra. Tudo o que o espiritismo prega é sim com base cristã: seguindo a Cristo dentro da realidade espírita ....
Kardec codificou o espiritismo e diz entre outras coisas que o espiritismo será o que os espíritas fizerem dele.
Espírita estudioso e que segue realmente a doutrina, jamais tem uma conduta dessas. Essa experiência sua mostra como os seres humanos estão deturpando a religião e no caso o espiritismo . Ouça u i que diz Divaldo,, Chico eles representam o espiritismo de Kardec.
Misturou muito os assuntos, espiritismo é espiritismo, homeopatia, terapia holística, são outros assuntos.
A maior prova científica sobre homeopatia é o resultado.
Enfim esse é um assunto a ser discutido.
Muito bom esse espaço de expressão, bom saber o que anda rolando.
Espiritismo vivido com profundidade existe, mas infelizmente há equívocos espalhados por aí. Sempre usar o crivo da razão e se for o caso sair do grupo
Parabéns pelo canal.
Divaldo Franco acabou de fazer uma cirurgia, Chico Xavier tinha vários problemas de saúde, inclusive conviveu com um problema ocular maior parte da sua vida, sempre se consultou com médicos, se eles que foram grandes nomes no espiritismo não abandonaram médicos, podemos observar que não é uma orientação espirita.
@Bruna Gardenia Não é uma farsa, minha família já tratou e já curou com cirurgia espiritual dentro de centro espírita sério e verdadeiro. Tem muitos falsos por aí
@Bruna Gardenia A pessoa que tratou foi o marido da minha que não acreditava muito até depois da cirurgia que ele fez e sarou.
Todo medium que faz cirurgia espiritual nunca manda a pessoa abandonar o tratamento médico. Eu penso que o tratamento físico e o espiritual podem andar juntos.
Perfeito. Ser Médium não é ser melhor ou estar livre do que quer que seja. Tanto a Umbanda, quanto Kardec, indicam médicos, sim.
@Bruna Gardenia Quando a medicina convencional não resolve os problemas, e infelizmente ela há muita coisa que ela ainda não resolve, muitas pessoas procuram "ajuda" espiritual como uma luz no fim do túnel.
No centro que frequentei havia médicos formados, que faziam trabalho voluntário. Inclusive psiquiatras que orientavam os casos de problemas de saúde mental para hospitais psiquiátricos. Vale lembrar que frequentei centros numa época pré SUS. No ambiente espírita, sempre ouvi que doenças do corpo e da alma devem ser tratadas por pessoas formadas na área médica. A seriedade dos centros vinculados à FEB (Federação Espírita Brasileira) ajuda muito no combate à má conduta de um centro que se diz espírita. Esse jovem passou por uma situação criminosa.
Sim.
Essas pessoas que não estudam sobre o que ouvem, sempre saem com idéias confusas e erradas.
Olha, eu tenho minhas dúvidas até em relação à FEB. Já ouvi barbaridades preconceituosas e anticientíficas vindas de médiuns e líderes respeitadíssimos e vinculados à federação. A régua do espiritismo tem que ser Kardec e mesmo assim com muito senso crítico, contexto de época e noção filosófica.
@@lucianagama2876
Compactuo com a sua ideia.
@@lucianagama2876 ... perfeito... concorda com vc!
@@lucianagama2876 Concordo plenamente contigo. Difícil até ler nos livros do Kardec ele justificando segregação racial
No meu caso, foi na Umbanda que me orientaram à procurar o psiquiatra e foi assim que descobri que sou distimica.Só gratidão!
Desde criança estive imersa no Espiritismo e terapias holísticas por influencia da família e também envolvida em toda uma rede de sincretismo e misticismo. Eu já desconfiava e questionava muitas coisas que para mim pareciam absurdas, mas o dia em que ouvi de um médium em uma reunião pública no centro espírita que, quem sofreu ou sofre abuso sexual é culpado por conta dos pecados das vidas passadas, eu nunca mais voltei em um centro espírita ou segui qualquer outra religião, foi o cúmulo, a cereja do bolo que faltava para eu me libertar com o ceticismo.
Boa tarde. E o que você diria de um kardecista conhecido meu que afirmou que : "os seis milhões de judeus exterminados nos campos de concentração foram soldados do rei Davi que cometeram atrocidades de guerra?" 😳😳😳
As pessoas que frequentam os lugares...não quer dizer que todos somos iguais
pois é... há não muito tempo atrás a Mônica de Medeiros em uma live incorporada com um de seus guias, disse a mesma coisa, que quem sofre um estupro é por conta de resgate de vidas passadas e além disso não se deve jamais abortar em caso de engravidar através dessa violência... chega, não escuto mais ninguém, prefiro ficar eu comigo mesma com minhas verdades, chega de tanta perversidade.
Eu passei por isso qdo discuti com um médium sobre essas dividas carmicas.. perguntei p ele se não existe perdão e se Jesus veio para que então?.. enfim.. ainda tô buscando um caminho.. meu caminho ainda é o perdão.. se todo mundo se perdoasse acabava essas dividas carmicas 😂.. quanto a abuso ou relacionamento abusivo. é muito foda pq perdoar não é conviver.. as pessoas confundem
O palestrante fez uma determinação errônea sobre violência sexual, nos livros de Kardek e os Psicografados por Chico Xavier, não usam a reencarnação para justificar violências e violações da dignidade humana.
Sou depressiva. Em detrimento disso, na busca de querer seguir uma religião, em todas as denominações exceto no catolicismo, não tive nenhum apoio quanto a tratamento psiquiátrico, ou que eu que era fraca, ou que depressão ano existe, no espiritismo que minha famia segue, o cadercismo, eu ouvia: "sai dessa de psiquiatra, você consegue sair disso sozinha", depressão é coisa de gente fraca"...
Foram terríveis experiências que desencadearam o pior da doença em mim. Hoje sofro mesmo me tratando há anos com psiquiatra, ainda tenho uma dificuldade gigantesca para sair de casa, sofro de rejeição e sofro calada. Hoje sou eu e meu médico somado aos meus esforços diários. Mas é horrível se sentir só ainda em uma sociedade no âmbito religioso e familiar. A depressão é uma doença solitária. Excelente esse vídeo. Grata.
Terapias alternativas não são praticas espiritas
Gente, prestem atenção no depoimento: psicólogo e psiquiatra se consulta FORA do contexto religioso e espiritual... mesmo que tenham crenças religiosas (como a maioria das pessoas tem), bons profissionais tem orientação baseada na ciência e de caráter secular. Não é questão de ser contra a religião, é simplesmente para prevenir que a mistura seja prejudicial ao trabalho clínico.
Justamente! 👍
Religião só seria boa se fosse uma comunidade para ajudar as pessoas sem colocar medo de seres espirituais, inferno, purgatório, reencarnação e da morte.
Atualmente, até a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a espiritualidade aliada ao tratamento clínico! Digo espiritualidade, não religião!!
@@delurdesdias6152 Espiritualidade é coisa da religião!
Muitas abordagens, tanto do mediador quanto do entrevistado, são tendenciosas. Assista com vagar e reflita, reflita, reflita...
Me impressiona muitas coisas, é preciso separar o que é Espiritismo - Doutrina fundamentada na religião, ciência e filosofia. Do Espiritismo que fulano abre a garagem escreve "casa do amor, luz e redenção chico xavier." qualquer um pode fazer isso, mas é filiado a FEB (federação espírita do brasil)? ou a federação espírita do estado (ex:SP)? A entrevista foi ótima e oportuna porque o que o rapaz descreveu não é a orientação que a FEB e os federados tem. Repetindo, se eu abro a minha garagem e digo que é um centro espírita, que responsabilidade a FEB tem? Vai sair pelo brasil fiscalizando? outro ponto, o rapaz é atendido ou faz terapia com um parente, por que não denunciou ao CRP? vai pra conta do espiritismo? é preciso separar casas "espiritualistas" com práticas de pseudociência, das casas espiritas que no máximo tem o passe. gostaria com o daniel conviasse a Espírita Anette Guimarães para fazer uma live, por que não chamar um espírita federado (FEB) para falar do espiritismo? apenas para registrar que sou sim, espirita, matemático, leciono na universidade há 10 anos, e tive um câncer há 5 anos, nunca, nunca a casa espírita que frequento recomendou que não fizesse o tratamento médico. fiz a quimioterapia, e tomasse meus passes quando podia. eu nunca ouvi sobre aromaterapia, costelações familiares, etc. no centro que frequento, fazemos o estudo do pentateuco - obras de allan kardec, e passes. antes de atirarem pedras para todos os centros espíritas, lembre-se - religião é algo de forúm intímo, não cabe depredação. que dia a anette vai fazer uma live contigo daniel, vamos agilizar esse encontro? ou só serve quem atira pedras nas religiões é se autodenomia ex-alguma coisa? "seja membro" is the new coach.
Concordo com seu pensamento, não se confunde o espiritismo com casas espiritualistas, eu sou da Comunhão Espírita de Brasília há 28 anos e nunca ouvi falar de práticas ditas pseudociência, sugiro realmente chamar um espírita, pois não existe espírita Kardecista, a doutrina espirita vem de Allan Kardec e não precisa da denominação. Com todo respeito as outras religiões afros espiritualistas, entre elas Umbanda, Candomblé e outras talvez realmente permitam utilizar outras técnicas e costumes,assim como em visitas percebi que utilizam o Evangelho segundo o Espiritismo. E mais,dentro da casa espírita é sempre aconselhado a procurar ajuda médica e não só o apoio espiritual, eu mesma tenho depressão, trato com um especialista e a doutrina me serve como um apoio muito importante, mas não somente.
a FEB não tá isenta de problemas serissimos Federação de SP idem
@@martocasp a FEB e organismos federados são constituídos por seres humanos. desnecessário explicar.
Reencarnação é espiritismo doutrina de demônios porque não examinar as escrituras??????
O rapaz contou a experiência dele. E se você tá feliz com o espiritismo deve continuar. Mas lembremos que muitas vezes quando defendemos com unhas e dentes um verdade que nos conforta, deixamos de ver coisas ocultas. Para mim que fui espírita por 6 anos, descobri que ou eu acredito na bíblia é que Jesus como diz em primeiro João é o próprio Deus em Carne e rasgo o espiritismo ou eu creio no espiritismo e nego a Cristo, como único Senhor e salvador. A Bíblia tem histórias com 3 mil anos de origem e o espiritismo é mais recente. Cada um escolhe o que faz bem a mente.
Estou maratona ando canal do professor Quem é essa Bibi aí Vou procurar ela também Frequentei o centro espírita muitos anos e quem me salvou foi a terapia se não continuaria lá 😢atrasando minha vida
SERÁ QUE É NECESSARIO TER RELIGIÃO PARA CRER EM DEUS?
Fui espírita durante anos. Quando comecei participava de um grupo dentro do centro que focava no estudo da doutrina. Foi uma fase de grande apoio para mim. Lembro do dirigente sempre reforçar o estudo e o discernimento. Infelizmente com o passar do tempo esse grupo foi desfeito e outro dirigente entrou no lugar. Resultado: começaram uma série de coisas que não condizia com vários aspectos da doutrina, como tratamentos espirituais muito questionáveis, por exemplo. Além de uma certa idolatria encima da figura do médio que envaidecido, visivelmente, manipulava os outros. No início não me dei conta, com passar do tempo comecei a questionar até que cheguei ao ponto de romper de vez. Hoje com a maturidade que vem com o tempo, vejo o quanto isso prejudicou, profundamente, minha relação com a doutrina. Graças a Deus o que ficou foi buscar a prática dos ensinamentos vividos no início, o amor e o respeito pelo próximo.
..... EX-ESPÍRITA? ....... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!! ....... LEIAM LIVROS , mas leiam mesmo.... CORAGEM, .. leiam até o final ........ Introdução ao espiritismo kardecista/Obras principais
O Livro dos Espíritos.
O Livro dos Médiuns.
O Evangelho segundo o Espiritismo.
O Céu e o Inferno.
A Gênese.
@@Gentilezapelapaz 🙄
Então, a vaidade está no homem, não na Doutrina Espírita.
@@cleiacastro836 Perfeito. É preciso discernimento sempre, capacidade interpretativa para saber separar o joio do trigo. Não basta ler milhões de livros, recitar trechos decorados de capítulos ou ficar de cima do pedestal da arrogância se achando o super entendido do assunto mandando os outros lerem (ver nos comentários desta postagem, um exemplo deste tipo clássico) se a prática e a vivência da doutrina é colocada de lado.Você entendeu bem: o que estraga a doutrina são os homens. Vi dentro dos centros pessoas maravilhosas, mas infelizmente eu cruzei o caminho de pessoas que não tinham intenções muito nobres.
@@Gentilezapelapaz Eu li tudo isso aí no meu curso mediúnico e não sou mais espírita por causa de gente como vc!!!! É patético!!!!!!!! Saí fora!!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!
Frequento um Centro respeitoso, e acho esse cara deve resolver a sua questão em terapia e não culpabilizar o lugar que frequentava!! Leviandade!!
Acho engraçado essa provocação em jogar pedras nos ex alguma coisa kkk. E apesar de não ser espírita praticante, acredito que esse senhor Juliano não conhece o espiritismo Kardercismo, natural essa confusão, e o rapaz parece que tem problemas mais profundos que precisa resolver.
Exato!
Interessantíssimo esse relato! Está mais do que certo as pessoas compartilharem as suas vivências, expor o que está errado e o que é prejudicial no meio religioso. Todos merecem acesso á informação, á educação e á ciência. PS: achei muito legal ter sido a bibi que te ajudou a perceber muito dessas coisas. Adoro ela! 🥰🧪🥼🧫❤
A coisa mais importante que aconteceu na minha vida foi ter conhecido Jesus quando eu tinha 16 anos e a segunda coisa mais importante que aconteceu na minha vida foi ter adentrado na Doutrina Espírita Kardecista a 20 anos atrás.
Me encontrei comigo mesmo, me encontrei com o meu Deus e pude entender que " Fora da Caridade não há Salvação ".
Eu sou espirita e aprendi que à fé e à ciência anda juntos e a caridade acima de tudo e Claro o alto conhecimento e a nossa reforma intima.Amo ser espirita.
fé e ciência andam completamente separados.
Esse rapaz foi no máximo espiritualista , não conheceu o verdadeiro espiritismo kardecista , infelizmente.
Me identifiquei mto com
O Juliano... me trato de depressão e síndrome do pânico. Lembro-me de várias vezes que fui à centros e ouvi coisas absurdas...uma dirigente me disse várias vezes que se eu não desenvolvesse a mediunidade nunca ficaria boa (pois meu problema é “apenas” espiritual); eu ficaria louca e acabaria num hospício...
Isso é revoltante! 😑
Sim, professor. Hj estou bem melhor....
Miséricordia
Deverias buscar outras casas.
Aconteceu o mesmo comigo, mas ao invés de ouvir, eu busquei ajuda psicológica e foi o melhor ato de amor que fiz para mim. Não precisa de muito para não ser enganado sendo necessário observar, analisar e estudar... Amando os canais da Bibi e do prof Daniel, pois eu tinha certa dificuldade de achar esse tipo de conteúdo. Parabéns!
Conheci o espiritismo em 1977, gostaria de deixar muito claro que embora tenha um aspecto relacionado a sensibilidade, mas pra mim sempre foi e sempre será o aspecto que chamamos de reforma íntima, que nada mais é do que autoconhecimento.. Algo muito importante e positivo.
Cada um procura o que quer e eu achei no espiritismo meu olhar pra mim mesma embora desde meus sete anos me sinto muito sensível pra algo que prefiro não comentar.
Tenho respeito pelo meu sentir.
O espiritismo é uma religião que melhora a pessoa.A prática da caridade e a reforma íntima, e a meta por isto me endetifiquei .
@@aparecidagoncalvescorrea3661 a mim também, grato.
Não entendi bem o propósito desse rapaz.
@julianozardetto Muito boas as suas colocações quanto a não ser atendido sozinho, nem deixar crianças sozinhas, a não necessidade de encostar as mãos. Quantos abusos dessas pessoas!!!
O Daniel convida pessoas para falar de suas experiências religiosas, transformações e também de especialistas em algum assunto ligado a religião; ele convidou o Juliano para relatar a experiência dele no espiritismo sendo um adepto dessa doutrina; o menino abriu seu coração e contou na prática um pouco da sua vivência, não tem obrigação nenhuma de ter lido "X" livros espíritas ou de ter qualquer formação na área para poder se manifestar, ele está fazendo um alerta baseado na vida que viveu enquanto espírita; portanto quem critica não entendeu a verdadeira intenção da entrevista; parabéns Juliano pela sua coragem, muitas pessoas se calam mas hoje você está livre e pode fazer muito mais por você mesmo❤👏👏
Eu quero agradecer imensamente ao Prof. Daniel pelo convite e pela excelente condução da entrevista. Isso foi muito importante para mim, me fez muito bem contar minha história e me ajudou a perceber que meu relato pode servir de algo útil para as pessoas. Dá uma sensação de que o sofrimento pode adquirir um significado um pouco mais amplo atualmente.
Eu estava emocionado durante a entrevista mas acho que consegui controlar e me manter concentrado.
Daniel, por favor, não pare. Seu trabalho é muito importante e ajuda muita gente. Você tem um embasamento teórico-acadêmico admirável e soube muito bem utilizá-lo
Como eu reforcei ao final da live, você não precisa ter religião pra trazer algo de bom à sociedade. Isso é inerente à humanidade, e não à fé.
Você tem minha admiração e meu muito obrigado!
Nós é que te agradecemos.Obrigado.
Juliano, você foi muito corajoso, e eu tenho certeza de que sua história vai ajudar muita gente a abrir os olhos e se posicionar. Obrigado por compartilhar tudo isso conosco! Você é uma pessoa INCRÍVEL! Conte sempre comigo! 💛
Seu relato foi muito importante pra mim. Você passou por situações difíceis pelas quais eu não passei, mas me identifiquei com sua experiência no espiritismo, pois desde criança sofria com crises de ansiedade, e na adolescência tive depressão. Meus pais me levavam ao médico, eu tomava remédios e isso me ajudou a viver com certo conforto, mas sempre me culpei pois esses problemas eram reflexos dos meus erros em vidas passadas ou falta de fé. Aos 23 anos sai do centro espírita e passei a fazer psicoterapia. E hoje também sou ateia e pra mim também não foi fácil assumir o ateísmo por medo de perder o sentido a vida. Obrigada, por seu depoimento! Parabéns pela coragem de expor sua história, é algo necessário.
Obrigada por escolher compartilhar suas experiências. Seu relato me toca, em muito me identifico. Saiba que admiro muito sua coragem, que força em se mostrar tão honesto e vulnerável. Obrigada
Parabens pelo exemplo de superação!
Que bom que estão surgindo eu esses debates! Toda religião deve ser exposta em discussões livres para que todos tirem suas próprias conclusões e escolham conscientemente. Religião é importante mas dispensável para quem atingiu uma mente saudável onde o respeito por tudo é a base da convivência!
Casas espiritas são as federadas! Outras denominações são espiritualistas, o espirita tem jesus cristo como modelo e idolo à ser seguido, os espiritas são monoteistas acreditam em um único Deus .causa primaria de todas as coisas!
Essa coisa de culpabilizar a vítima é o que me pega até hoje. Mesmo tendo abandonado o espiritismo há uns 10 anos, ainda me pego me culpando por coisas que fizeram comigo. Eles dizem que se você está numa família ou num relacionamento tóxico a culpa é sua ,você está expiando coisas que fez em vidas passadas. Se você abandonar aquela família ou aquela pessoa que te maltrata, na próxima encarnação você terá que enfrentá-los novamente. E tem perdoar sempre. Ainda que a pessoa que te feriu não tenha te pedido perdão e continue a te machucar.
Revoltante isso, né?
@@DanielGontijo muito.
Mas isso é forte mesmo, chega a dar nojo. Em Cartas e Crônicas (1966) Chico Xavier faz uma acusação contra as centenas de vítimas da tragédia do Gran Circo Norte-Americano. Entre essas vitimas, dezenas de crianças. O livro "psicografado" de 1966 acusa as vítimas de terem sido antigos romanos que massacraram cristãos e os condenavam sumariamente de diversas formas. Ou seja, culpabiliza as vitimas e não os responsáveis pelo terrível incidente em Niterói. É de uma crueldade devastadora.
Esqueçamos o espiritismo...Não foi isso que Jesus Cristo ensinou? O Perdão? Dar a outra face? Dar a outra face não é deixar -se ser massacrado pelo opressor, algoz. É não sentir raiva, não sentir ódio do algoz e perdoá-lo, entender que estão num estágio evolutivo e lembrar que não há injustiças nas leis divinas. O próprio Jesus sendo inocente, não sentiu raiva dos seus algozes e nem se vingou. A Doutrina Espírita é baseada e pautada no Evangelho de Cristo, nas Condutas e ensinamentos de Cristo. Acho que o grande desafio do espiritismo e que a maioria não entende e suporta é a pessoa deixar de terceirizar as repercussões ruins, assumir as responsabilidades e deixar de se fazer de vítima. Que não há inocentes e nem coincidências. A maioria não suporta e prefere comportar -se infantilmente e se colocar de vítima.
@@DanielGontijo por isso que a gente tem que se apegar a fé católica .
Frequento o espiritismo há muitos anos e nunca presenciei terapias alternativas nos centros que seguem Kardec. Inclusive, Kardec sempre orientou para que a ciência fosse observada. E nunca há orientação para que alguém que sofre de alguma doença deixe de seguir orientações médicas.
Duas coisas que eu acho fantásticas no Espiritismo são: o incentivo à reforma íntima e à fé raciocinada...
fé e razão são antagônicas, basta ver as suas definições.
Muito feliz de saber que não estou só em minhas reflexões sobre o espiritismo! Me senti muito representada com as falas do Juliano! E o professor Daniel conduziu muito bem!! Amando cada vez mais o canal!!! Muito obrigada!♥️
Obrigado, Thayná! 😊
@@DanielGontijo 1) Ao prezado amigo, por favor leia td com atenção, depois deixo fontes Como espirita, vou deixar comentários relativos à ciência espírita q é a ÚNICA junto às ciências; depois eu deixo as fontes e publicações e os 10 estudos científicos pós-revisão do Projeto Genoma em 2010, onde a neurofisiologia moderna e a Psicologia moderna, ou ultrla-moderna como citam alguns, estão alcançando o conhecimento, pesquisa e experimento científico espírita. Jà existem 3 escolas científicas de médiuns nos U.S.A, nos moldes do Espiritismo q é complemtamente diferente do q as pessoas imaginam. Médium autêntico, não é o q a maioria acha. Td q for dito aq, tem fonte.
O Espiritismo não cobra e não impõe; tem uma vasta literatura com mais de 2.500 obrsas q adentram 4 áreas das ciências; psicologia, neurociências, física atômica quântica, e história.
tendo os pais destas áreas todas na contraprova científica espírita pós-Kardec, por notáveis nomes das ciências destas mesmas áreas e por ter um conteúdo q já é confirmado e publicado à medida q as ciências avançam, pode-se dizer q o Espiritismo é precursor da psicologia; neurociências, física atômica.
A psicografia técnica só existe no Espiritismo e são mais de 800 obras, o resto ou é de estudo, pesquisa ou publicações em periódicos. Estas obras adentram 4 áreas das ciências e são demonstradas por elas mais uma vez, depois da contraprova científica espírita pós-Kardec, q foi o maior evento até os dias de hj, q enolveu os mais notáveis cientistas q incidem sobre o conhecimento q temos hj.
O Espiritismo, pode-se considerar ( e me tenha só como um espírita de fato, pois minha esposa é médium ), uma ciência em tríplice-aspecto, a única demonstrável q pode explicar os troncos das religiões e religá-los às ciências, sem a máscara da teologia, q realmente leva muitos ao ateísmo e se muitos espíritas não são ateus, incluusive cientistas e pesquisadores, foi por conhecerem o Espiritismo.
@Thayná Nunes É... moas o juliano não disse quase nada; fez comparações q não existem e disse algo q não se diz no Espiritismo. Pois é... onde será q ele foi, se é q foi, né? Ele pelo menos deveria deixar dados, q lugar foi, quem o atendeu, nome da instituição, e do representante, porque o médium e estudioso espírita não diz isso; ficou estranho a entrevista. O Espíria diz algo, mediante conhecimento e fonte. Se ele foi em alguma casa espírita e lhe disseram isso, é muito estranho, e não se pode confiar, porque ele não á dados, entendeu? Se foi oe pode demonstrar, é simples; tá errado pois o espírita, muito menos o médium ou o estudioso espírita diz isso.
Muito necessário o conteúdo. Participei durante alguns anos no espiritismo, como médium e trabalhadora. Saí com a saúde mental abalada, temas como meritocracia, machismo, você ter culpa de tudo que acontece, são incentivados, além da ideia de que a pobreza entre outras coisas devem ser calmamente aceitas porque são considerados débitos de vidas passadas. Você acaba aceitando tudo de ruim que acontece porque acha que precisa sofrer pra quitar seus "débitos". Essa romantização do sofrimento me sufocou. A maioria dos espíritas são pessoas de classe média, socioeconômica mente bem davorecidos, então é muito fácil abrir a boca e falar que tudo se resolve com "caridade" quando na verdade a Justiça Social é o único caminho. É eita atrás de eita. Vi que estava adoecendo, acabando comigo, quando na verdade o sistema em que eu vivia não colaborava nem um pouco pra minha vida. Pobreza, depressão, desemprego, entre outras coisas que atingem bilhões de pessoas.
Perfeito. Minha história com o espiritismo é muito similar à sua.
uma espirita se fosse estuprada nem devia denunciar a policia pq ela está sendo estuprada por punição de outra vida, o estuprador é só quem a pune pois é o destino dela, fiz essa questão com uma amiga ela não respondeu, fico triste dela continuar com essa crença fanatica e absurda
Eu diria que o Espiritismo está similar a Igreja Evangélica. Pois ele é posto como a religião do futuro, como a mais evoluída, a melhor de todas. Se você sair, você é considerado fraco por não estar preparado para o "melhor". Sem contar com o preconceito e a misoginia com as religiões de matriz africana. Utilizam um discurso de evolução mascarado de preconceito, dizendo que são religiões primitivas e ignorantes por utilizarem elementos materiais (roupas, banhos, ervas, cigarros, etc) e no Espiritismo não existe isso, apenas passes e água fluidificada (pois, pessoas evoluídas ou em evolução devem deixar de lado coisas materiais desnecessárias).
Conheci muitos Centros, pessoas importantes dentro do movimento dentro e fora do meu Estado. E todos são assim, por trás da caridade existe o preconceito, machismo, exclusão, misoginia, transfobia, entre tantas outras coisas. Se você for médium e começar a ir contra, vão te julgar da pior forma possível, descredibilizando você, alegando que você está na companhia dos piores espíritos por estar questionando as coisas.
@@christianecordeiro2948 nossa tô me identificando mto com vcs! Eu já tive que ouvir que uma pessoa trans na vdd é alguém que "se apressou demais" na hr de encarnar e acabou vindo com o gênero errado, e que eles não deveriam viver como pessoas trans (no sentido de fzr a transição, ou usar roupas e agir do jeito que se sentirem confortáveis) e sim aceitar seu gênero biológico pois vieram assim por um erro próprio, e deveriam esperar a próxima encarnação! Horrível demais, tem mto preconceito msm, lgbtfobia, aceitação da pobreza, enfim, pouco se salva.
@@acarabasicetaralov8933 ensinou não. As pessoas que não aceitam a realidade por trás dos livros, palestras e etc. Se questionar, é pq foi ensinado errado. Esse tempo já passou pra mim. As pessoas precisam aceitar que o Espiritismo é uma religião tóxica assim como todas as outras.
olá! sinto muito pelo que ocorreu com você, mas acredito que não deve ser tomada como regra, frequento um Centro espírita e nunca foi indicado trocar qualquer trabalho no centro por médico, acredito sim em muitas terapias alternativas, mas abandonar tratamentos jamais, eu mesma fiz cirurgia espiritual juntamente com tratamento com médico, e nunca foi orientado que deveria tentar sem médico primeiro, acho que foi mais uma condução do dirigente da casa, entendo a fragilidade da sua situação, que triste! um grande abraço, fique bem!
Olha, estou muito condoída por esse rapaz! Ele foi, não só MUITO mal orientado e ensinado no seio familiar sobre religião como, ainda por cima, abusado de sua ingenuidade (incutida desde criança) e subordinação aos mais velhos!
Simplesmente chocada com esse relato.
Agora, devo salientar sim que espiritismo NÃO é isso!
Espiritismo não tem sincretismo; espiritismo é EXCLUSIVAMENTE o que Kardec criou... ele cunhou esse termo justamente para se diferenciar do que existia até então, que era chamado de espiritualismo!
Espiritismo só se vale do método da mesa branca, não admite nem ao menos acender uma vela!
Não utiliza NENHUM tratamento alternativo, nem mesmo as ditas cirurgias espíritas!
Só utiliza o passe e a energização, com intuito exclusivo de equilibrar o espiritual da pessoa e também tratamentos de desobsessão.
E, é sempre muito frisado que: o tratamento espiritual NÃO substitui, de forma alguma, o tratamento médico convencional, até porque, somos também matéria e, o que cuida da matéria tem também de ser matéria (o remédio alopático em si, que é material e não espiritual).
O “centro espírita” que ele frequentou é uma aberração!
Que mais ninguém passe por nem um décimo do que ele passou!!! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Meu pai estuda o cardecismo e quando eu tinha 12 anos e se casou novamente com uma mulher que jamais gostou de mim e nem dos meus irmãos. Aos 15 anos eu fui morar com ele e a nova esposa e ele me disse que a culpa era minha e das minhas vidas passadas o fato de ela me humilhar e me maltratar e que eu deveria aceitar isso. Passado toda a dor e sofrimento causado por ambos , eu com 37 anos finalmente disse a ele que o que ambos fizeram comigo foi crime e que ambos eram culpados, perdoar não é esquecer e que ele como meu pai eu o amava incondicionalmente, mas a esposa dele estava ,a partir daquele momento , proibida de chegar perto de mim ou de me dirigir a palavra.
Seu pai nada conhece de fato do kardecismo. Onde é pregado amor e caridade.
Mesmo que isto houvesse acontecido em uma vida passada não daria motivo para ela ou eles manlltratarem vocês nesta vida, acredito assim, ainda mais para quem diz estudar o assunto, afinal ele não era ignorante no tema. Mas cabe a você resolver esta questão com eles e perdoa-los.
@@MarcoChagas-oj7bg eu sigo a minha vida, jamais dei as costas ou neguei nada para nenhum dos dois, muito pelo contrario, sou uma boa filha, mas confesso que ficar distante só me fez e faz muito bem hoje em dia. Só existe perdão com arrependimento seu sinceramente não acredito nesse arrependimento. A minha dor e sofrimento todo o sofrimento que eu sofri só será esquecido quando eu morrer.
que situação tensa. Já deixei há muito tempo que sofrer hoje é consequência de vidas passadas, é só um anestésico para a humanidade não questionar que é a própria causadora de seus males no momento presente@@zanandrea26
Eu li num dos livros do Kardec, que quando a gente presencia uma coisa assim, devemos intervir, mesmo que seja carma, pq estamos aqui pra ajudar uns aos outros. Então se alguém ta passando por uma dificuldade por carma, a outra pessoa pode ajudar. E eu sou espiritualista, mas não compactuo com passividade, acho que quem bate tem que levar, aqui é bateu levou, outra face é o meu ovo
Depois da Lumena do Big Brother... minha confiança em psicólogos mudou bastante...
É preciso garimpar para achar um bom médico em qualquer área mas nessa área é mais difícil...
Dias atrás descobri aqui mesmo no TH-cam um psicólogo narcisista. Fiquei em choque, claro.
@@ju-robertsilver3059 quem é o psicólogo narcisista?
@@ju-robertsilver3059 😳 quem e? pq sigo alguns
Verdade já vi cada absurdo 🙏🏻🙌
A lumena até ajudou a clarear.
Esse centro onde você foi não era um centro sério, muito triste. Lamentável, é o mesmo que achar que não existem padres sérios por causa dos assédios denunciados na Igreja Católica.
Perfeito.
Pelo jeito dela falar não era da federativa ou estava fazendo coisas por conta própria. Era uma mistureba de tudo e que não ajuda em nada.
Exatamente
Para melhor esclarecimento, que tal raciocinar um pouco mais profusamente? Já pararam para pensar que talvez o equívoco não esteja na doutrina espírita, mas sim no Movimento Espírita que deturpa, de forma intencional, ou não, o estudo do Espiritismo, infelizmente com o respaldo da FEB... assim como a mensagem de Jesus que sofreu deturpação através dos dogmas das Igrejas... o ser humano e suas interpretações sempre incorrendo nos excessos e fantasiando... quer falar sobre Espiritismo? Estude Kardec, ou traga espíritas críticos, que realmente estudem a doutrina... sugestão ? Dora Incontri, pesquisadora crítica, abalisada no assunto.
Ele frequentou um centro espiritualista e não espírita, a feb não compactua com isso mas não pode impedir que usem o nome espírita, então procurem casas que são ligadas a feb
Tudo o que sair de Kardec ė espiritualismo. Esse moço foi espiritualista e nao Espírita.
Na verdade espiritismo foi um termo criado por Kardec.
E esse rapaz, aspas, nunca frequentou um centro espírita de VERGONHA.
@@RoGer71 foi sim. Eu não disse ao contrário
@@pergunteaocaldeirao1830 apenas dei ênfase.
Pq o termo usado por Kardec foi espiritismo mesmo e não espiritualismo...
E ele criou o termo espiritismo para se distanciar do que já existia naquele momento.
É inegável que esse moço foi alvo de ação criminosa.
Parabéns Juliano, sua coragem em contar sua história é libertadora. Te desejo muito amor e compreensão. Que Jesus te proteja sempre💛
Passei pelo mesmo!! Retardei um tratamento físico por achar que era mediunidade.
Mas saí do Kardecismo para ir para o verdadeiro Cristianismo.
Minha igreja é uma benção pra mim. Passa bemmmm longe do pentecostalismo.
Graças à Deus. Sumiu quase todos os meus sintomas.
A única coisa que não mudou foram os sonhos. Continuo sonhando diariamente.
Mas com o tempo Jesus vai me libertar disto também.
Vim pela Bibi, e olha... não estou conseguindo parar de assistir a essa conversa! E me identifiquei demais com o professor Daniel ao avisar que não daria tanta atenção ao chat porque focaria no convidado... esse jeito mais humano e desacelerado de lidar com mídias, sem dividir a atenção... saudades dos professores da faculdade! O depoimento do Juliano muito me sensibilizou, e gostaria de dar um abraço nele. Digo como psicóloga oriunda de família kardecista; meu caminho foi bem esse de me tornar cada vez mais cética por conta da educação recebida na escola, mas vejo o discurso religioso retornar bastante em minha atuação clínica, especialmente em crises que são interpretáveis e interpretadas tanto do ponto de vista religioso quanto do racionalista. E concordo plenamente com vocês, sempre repito nesses casos: a primazia é do orgânico, do mundo "material", do diagnóstico científico e do tratamento físico. Sempre! Essa é a ética que provê os resultados mais satisfatórios, inclusive por uma questão de lógica: sem um corpo organizado, diagnosticado, tratado, não existe vida material e muito menos acesso saudável à espiritualidade, uai. Vocês foram muito generosos em pontuar os aspectos positivos do espiritismo e certeiros em suas críticas. Uma discussão que está dando gosto de acompanhar!
Obrigado por acompanhar e pelo super feedback! Volte sempre, Bárbara! 😊
@@DanielGontijo o sr so responde aos elogios??
Olá Bárbara, tudo bem? Por gentileza: qual é o Cabal da "Bibi"? Gratidão.
@@orfeliotransbordante, acho que é o canal da Bibi Bailas, chamado Física e Afins. Se for outro, a moça me corrigirá. Abçs
Aquele baldinho de fumaça usado na missa foi copiado da macumba, e queimar pessoas vivas em fogueiras os papas aprenderam com Nero.
Professor Daniel, dou como sugestão uma entrevista com alguém que *abandonou* o *ateísmo*. Talvez seja difícil encontrar tal pessoa mas seria interessante.
Seria interessante
No canal, "afinal o que somos nos?" Tem varios relatos de pessoas que tiveram EQM e alguns eram ateus e passaram a acreditar em Deus.
Augusto Curi e ex ateu.
Tem um canal de um ex ateu no TH-cam. O nome do canal é ex ateu.
Eu abandonei hahah
O Juliano é muito corajoso e seu relato transborda verdade, mas creio que o centro que frequentou se distanciou muito dos ensinamentos espíritas. O espiritismo que conheço é muito saudável. Doenças são tratadas por médicos e não há culpa e determinismo. Agora me sinto privilegiada por ter uma boa orientação
Pode ser corajoso, mas não entendeu nada da doutrina: a doutrina diz espíritas amo-vos eis o primeiro mandamento; instruí-vos, eis o segundo!
Lamento muito por tudo que voce passou Juliano, espero que voce esteja se recuperando.
Obrigado pela coragem e boa intenção de você vir expor sua experiência e levantar o debate 👏👏👏👏👏
Eu amo a doutrina espírita. Eu acho maravilhoso e me sinto muito bem. Entendo os pontos de vista cético, mas fé é algo inexplicável mesmo. Vai de cada um.
Não. Ele tinha um problema sério. De saude mental.
Deus condena a prática de invocar os mortos.
Deus não tem nada a ver com as escolhas humanas… Quem está condenando aí, é vc, tua crença e sua religião.
Abuso é crime, denunciem os religiosos e protejam as crianças!
O Juliano é um menino espírita com problemas graves, e os dirigentes da casa que ele frequentava conduziram muito mal o problema dele. Volto a dizer que em casas federadas, que fazem parte da Federação Espirita Brasileira, isso não acontece. Ele tem toda a razão de se afastar da casa, mas não vejo onde o espiritismo possa ser responsabilizado pela sua ruptura com a fé. So pra deixar claro que eu sou espírita e também me afastei da casa espirita que frequentava pq houve muita coisa que me incomodou e eu não concordava com tantas outras. Sei que existem inúmeros problemas, inclusive muitos espíritas apoiadores de Bolsonaro. Acho que o Juliano tem muita razão sobre não se discutir alguns assuntos de bastante relevância. Mas no relato dele pra mim fica muito claro que a questão não é o espiritismo mas as pessoas que fazem parte do movimento.
O meu deus, que absurdo membros de x religião terem um posicionamento político não homogêneo, ó meu deus
@@JulioCesar-zy1ll nada a ver da mesma religião não combinar na política a questao é quee Bolsonaro é um monstro ninguém que se diz cristão poderia apoiar. O espírita tem Jesus como modelo e guia, não da pra engolir ne?
@@cristinagaraycosta2155 caraca!
Essa foi nova 🤔😂😂😂
Isso mesmo 👍
@Cristina eu me afastei da casa espírita que frequentava por ouvir gente também a favor de armas e bolsonaro. Com uma mão dando pão para os moradores de rua e com a outra falando de arma. Eu fiquei enojada. Se o espiritismo é puro amor, como se valem da lei de galeão, olho por olho, dente por dente? Eu tive boas vivências no centro espírita, mas vi muita hipocrisia, principalmente em termos de caridade, gente que só faz caridade para ter reconhecimento dentro do centro. Mas se vc perguntar se todos deveriam receber uma bolsa pra ter uma vida minimamente digna e não depender de caridade, aí não né? Como se fazer de bonzinho se as pessoas não estiverem na miséria?
Parabéns 🎉. Vc é um vencedor! Forte, culto, delicado e respeitoso.
Parabéns pela vitória! Liberdade!
Eu frequentei algumas casas espiritas por causa de um fenômeno chamado mediunidade. Desde de 2007, faço acompanhamento psiquiátrico e psicológico devido à síndrome do pânico e depressão severa crônica. Quando os tais fenômenos comecaram a acontecer fiquei apavorada. Meu psiquiatra me deu apoio, assim com minha psicóloga. Minha mãe também foi fundamental nesse momento apavorante. Eu estava sozinha em uma cidade pequena e longe da minha família. No final, os fenômenos desapareceram e desde que voltei para a minha cidade natal não acontece mais nada. Cheguei à conclusão de que se essas manifestações são tão angustiantes, o mais correto é encontrar formar de bloquea-las. Eu não tenho religião ou fé. Sou historiadora e meu treinamento como cientista me ajudou muito. Eu questionei cada evento, levei o problema para os profissionais da saúde que me acompanham. Neste ano, uma amiga me convidou para frequentar a casa espirita que ela coordena. Fui e comecei a testar a veracidade dos fenômenos que, em conjunto, são dados como sintomas de mediunidade. Após avaliar todo o processo, conclui que não são fenômenos que posso descrever com exatidão. Considero mais prudente não continuar participando das reuniões, pois não tenho evidências de que os fenômenos são reais. Li e estudei as obras que fundam a filosofia kardecista, mas não encontrei respostas aos meus questionamentos. Por fim, a percepção de que todo sofrimento humano decorre de acontecimentos de outras vidas e que estamos aqui para passar por provas e expiações tem um caráter punitivista do qual discordo veementemente. Respeito muito quem é capaz de ter fé, mas não é uma qualidade que tenho.
saí do espiritismo depois de 37 anos. Fui levada por minha mãe aos 6 anos. Só posso dizer que me prejudicou muito essa visão punitivista que você falou. Hoje aos 42 quase 43 estou ressignificando tudo. É muito ruim crescer pensando que tudo que acontece na sua vida , foi porque você está devendo pra alguém da vida passada. Deixei de frequentar na pandemia, meu filho chegou a ir na evangelização por dois anos. Espero que ele não tenha absorvido nada
Perfeito. Lucidez e um achado não é para todos. Espero que você esteja bem e feliz.
Melhor dizendo: você não entendeu nada. Simples assim.
Sempre fui Espírita, mesmo antes de conhecer, pois já acreditava nos espíritos. Há 20 anos pratico um Espiritismo muito saudável.
Esses espíritos são demônios aqueles da rebelião !!!!!
@@ernestoericobaumann5523 nao
@@ernestoericobaumann5523 NÃO
Nenhum nem o outro
Ele derramou seU sangue pra que vc tivesse pelo menos um caminho de salvação, sem cruz o inferno te aguarda de braços abertos.
Com a cruz a vitória, toma ta cruz e siga o. Não se engane teu único amigo e o Sr Jesus Cristo , vc não sabe o valor de sua alma Ele sabe e o inferno também .
Não entendi como o Espiritismo traumatizou o Juliano, apenas falando no bem, e quais são as "práticas", porque o Espiritismo não tem rituais.
Verdade,acho q eu conheço um espíritismo diferente
Obrigada por seu relato, briguei mto no Centro Espírita por tudo isso que relatou, mto triste por vc ter passado por isso, mas feliz por vc estar bem agora. forte abraço😘
Uma irmã de uma paciente minha teve uma esquizofrenia infantil e te o acesso a psiquiatra e psicólogo vetado pela família por anos, por que Pastores falavam para família que era possessão. O atraso no inicio do tratamento cobrou o preço. A moça tive diversas crises e sua personalidade se fragmentou demais. Hoje ela não consegue nem estudar nem trabalhar.
toda religiao faz mal as pessoas, o problema é que pouca gente dessas religiões admitem.
No Brasil 3% da população se declaram espíritas, porém, os centros espíritas estão sempre lotados de gente de todas as religiões.
O problema dessas praticas que o Juliano fala não é da Doutrina Espirita mas do movimento espirita. Não concordo que o espiritismo tenha que assumir equívocos de outras casas, e de alguns dirigentes.
E vou dizer isto não é espiritismo de verdade.
Quanta bobagem esse Juliano fala !
Desmoralizar uma coisa séria por ter frequentado o lugar errado !
Sou espírita a 42 anos e não existe nada dessas coisas que essa pessoa está relatando , Isso não é espiritismo !
Estude o espiritismo kardecista , para não espalhar besteiras !
Ao invés de falar falar tanto do João de Deus que usou o espiritismo para fazer mal as pessoas , fala do verdadeiro espírita que foi Chico Xavier ?
Ele não tinha defeito , ele era um verdadeiro espírita , por isso VC não fala dele ,
Sinto muito pelo que te aconteceu ,
Mas não fale o quê não sabe!
O espiritismo não é isso!
Realmente VC tem que se tratar !
Com certeza um imbecil que nunca estudou nada. Se meteu como leigo num lugar bosta e hj tem uma opinião bosta e veio aqui com ares de quem estudou tudoooooo e sabe tudooooooo e viu tudoooooo... logo, veio descobrir a América. Simplesmente um cara ridículo
@@neidecarpenter7233 então, tem muito lugar errado, viu? Porque o que ele fala é bem real
@@JanaMBarros Se tem! Talvez até mais que os bons lugares tão conhecidos no meio espírita sério.
É por isso que é tão importante a pesquisa, a prevenção, a cautela e o contato com gente gabaritada pra não cair nestas ciladas que são quase certeiras para leigos.
Aliás, inúmeros bons espíritas têm sempre uma destas histórias para contar do tempo em que eram iniciantes e ainda não sabiam separar o joio do trigo..
Acredite, o ser humano é a pior praga para se confiar.. Falam de orelhada, distorcem coisas, enganam por prazer, por benefícios próprios, por ignorância, por egoísmo, tiram proveito das mais variadas situações, invertem as coisas, mentem, são levianos, inconsequentes...
Olha... É tanta coisa errada que não dá para prometer que ninguém cairá num desses engodos ao frequentar qualquer doutrina religiosa...
Por este motivo é tão importante o estudo da Doutrina.
Quem conhece os conceitos descritos nos livros de Kardec consegue perceber com muito mais rapidez e facilidade quando algo errado está acontecendo ali. Isto porque a doutrina é bem clara nestes quesitos, evitando muitos infortúnios.
Ou seja: quer conhecer a religião?? Não necessita frequentar lugares específicos pra isso. Basta ler os livros.
É neles que está o conhecimento necessário pra entender tudo o que acontece dentro do espiritismo.
@@LarissaMarcosf Acho que o grande problema das casas espíritas é o catolicismo dentro delas. E ficar apenas no estudo de Chico Xavier que, com todo respeito, não é a base do espiritismo. Fala -se muito de colônias, pecados e carma. O Nosso Lar é um livro de um cara que ficou no inferno pq fumava e me faz pensar que a possibilidade de alguém não cair no limbo qdo morre é mínima.
O espiritismo brasileiro é atravessado por muita coisa, tem imagem de Santo, Kardec nunca falou disso! Água fluidificada....muito misticismo.
Coube pra mim por 15 anos...A vida vai ensinando que as coisas acontecem pq a gte vive, não pq é um carma, essa culpa cristã que a gte tem que carregar qdo fala de Jesus.
A melhor coisa que eu fiz foi me afastar da religião espírita e das religiões de um modo geral. E concordo com tudo o que ele disse.
Olá prof. Daniel Gontijo, assisti a pouco este vídeo e gostaria de deixar um alerta a estas entrevistas/ testemunhos publicados em seu canal, e realmente pedir a você meditar se os mesmos agregam/ ajudam com o tipo de informação, pois não faz muito sentido vc entrevistar uma pessoa sem conhecimento para falar de um assunto e com isto formar uma opinião erronea a outras pessoas em relação ao assunto. Logo no inicio deste vídeo, eh possível perceber a falta de conhecimento do Juliano Zardetto sobre o tema Espiritismo ao ser convidado a explicar o que vem a ser espiritismo. Logo depois, ele diz não ter lido todos os livros de Kardec, lendo somente um ou outro e isto eh outra situação estranha para uma pessoa que se propõe a questionar sobre um assunto, naum ter lido a base do que ele esta questionando, e então cairmos em situações como a que ele relata, sobre ritos e terapias, que naum fazem parte da doutrina, mas engana pessoas que naum tem conhecimento... Deixo registrado que diferente de varias religiões que tem um líder como ocorre com o catolicismo, as igrejas protestantes, etc, o espiritismo hj eh mais uma filosofia, que nos convida a acima de tudo estudar e meditar, e isto responde muito a erros cometidos por vários centros, que naum estão afiliados a Federeção Espitira e conduzem suas atividades da forma que quiser, lembramos que naum podemos condenar a doutrina, por erros cometidos por centros que naum a seguem. Deixo aqui o meu pedido de buscar pessoas de mais conhecimento para relatar sobre, para naum cometer injustiças.
Perfeita sua resposta eu sempre estudei como filosofia e ciência não religião!!!
Bom dia Ricardo Herrero
Celina Sobral - TH-cam
th-cam.com/users/celinasobral
Palestras - Programas
000021
@@janeteregina1490 filosofia 😏 esse tipo de coisa no meu tempo tinha outro nome 🙄
resumindo, só kardecistas podem falar de kardecismo. o ex-kardecista, como eu e o entrevistado, perdemos o lugar de fala... temos que nos calar ou pagar uma mensalidade para a FEB ou assinar "O Reformador", ou então está proibido manifestar qualquer opinião sobre o kardecismo... triste isso... aff
@@janeteregina1490 Estudei muito o Espiritismo e a Doutrina se apoia no tripé: Filosofia, Ciência e Religião
Num canal científico, que se propõe a divulgar informação com base em ciência, acho ruim não ter mais de uma opinião ouvida antes de terem conclusões, não?!? Ele disse que não tem hierarquia, porém na minha visão com espiritismo tem algo pior, que é disputa por poder. O dirigente tem o poder e ele conduz o centro como Ele acha que tem que ser. Vários centros se desfazem por divergências de pensamentos. Acho interessante divulgar como alerta, mas generalizar e responsabilizar todos por decisões pessoais é errado. A fala dele que toda a comunidade médica é responsável pelo médico que prescreve medicamentos duvidosos é errada. Se assim fosse todos os arquitetos seriam responsáveis por um prédio que caiu, todos os engenheiros seriam responsáveis por um motor que falhou, todos os psicólogos seriam responsáveis por tratamento errôneos. Nós não temos esse tanto de controle sobre as decisões individuais. Na minha opinião!
ATÉ A BIBLIA DIZ Q O Q SE PASSA NA TERRA É ESPELHO DO CÉU.
EXISTE HIERARQUIA SIM E EU MESMO ESTIVE COM 3 SERES ONDE A ENERGIA DE UM DECLARAVA Q ELE ERA SUPERIOR EM FORCA E OS OUTROS DOIS O REVERENCIAM MAS TODOS SE TRATAVAM EM FALA POR IQUAL MAS A FONTE CANIZADA EM UM DELES ERA EXCELSA A DOS OUTROS DOIS
Boa colocacao. Vale ressaltar que disputa por poder nao è do espiritismo e sim de alguns humanos, sendo que existe esse problema em TODAS as religioes. Sempre vão existir boas e más pessoas.
@@ericabrasil323 ótima colocação a sua parabéns hierarquia não vem de religião vem do ser humano
Deus abençoe você Juliano, que você encontre a tua espiritualidade e religiosidade da forma que você se sinta bem, tenha as respostas que te façam bem e busque o tratamento para sua saúde física e mental com psicólogos e médicos nos hospitais e clínicas legalizadas pela justiça e ministério da saúde.
Deuteronômio 18:10-12 - “Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.”
Muito esclarecedora essa entrevista. Você poderia entrevistar outros ex religiosos. Sugiro ex pastores da universal como Alfredo Paulo e Natan Silva e outros que possuem inclusive canal aqui no TH-cam. São assustadores os relatos deles e de outros ex membros da igreja que contam suas experiências.
O alerta do Juliano é muito importante. Não importa a religião que seja, em todos os lugares podem existir pessoas má intencionadas e que estão ali justamente para se utilizar de uma estrutura e de um posto de credibilidade, de autoridade, de idoneidade, para poder perpetuar abusos, crimes.
Não assisti ao vivo, mas vendo agora congresso que aprendi muito, é diferente você ler um livro sobre a história e ouvir do ex-praticante o que acontece dentro do círculo religioso, e e muito triste o sentimento de culpa que as vítimas ficam.
Triste demais, né, mano?
E poucos são os que se libertam, mas os nossos canais irão contribuir para mais pessoas tomem conciencia dos riscos que algumas práticas causam dano. Parabéns pelo trabalho 👏👏👏
@Míssel Crítico isso chea ser até criminoso, a pessoa pode ficar ainda pior com um tipo de acusação dessas, que ela é culpada pelos proprios sofrimentos.
@@DanielGontijo professor vou te contar um caso absurdo que ouvir do Espíritismo sobre depressão pôs parto bom Vomos lá vc sabe que quando uma mulher menstrua nosso corpo fica uma louca colica até uma desordem psicólogica sim alterações de humor Vixe a famosa TPM kkk ok ? Vomos lá toda mulher tem um histórico não sabemos o tipo de relacionamento que essa mulher vive com a família ou até mesmo seu parceiro afinal sabemos que homem no geral nunca tem responsabilidade pra nada a grande maioria em fim essa mulher vive uma desordem mental conflitos relacionamento abusivo durante a gravidez estándo totalmente frágil vc acha que isso não afeta o psicólogico da mulher?? A criança nasce é sabemos que filho é sempre nosso homem só por infeite mesmo. infelizmente então a criança precisa de cuidado o tempo todo e só sobra pra pobre mãe já com o psicólogico destruído essa mulher surtaaaaaaaaaaaaa é sabe o que o safado do médium falo? Da depressão pôs parto? Disse que aquela criança que a mãe não aceito o cometeu maldade era inimigo de vída passada da pobre mãe é quando ela percebeu a energia maltrato o bebê é entro em depressão isso é um absurdo me responde por favor é desculpa meu erro de português 😘
@@doceencanto5037 infelizmente é muito comum este tipo de culpabilização da vítima no meio do espiritismo kardecista, ainda mais reforçando estereótipos machistas e patriarcais, assim como os que vc citou... muito triste isso... :(
Muito obrigado por compartilhar sua experiencia conosco. Ele ressalta o perigo de procurar ajuda em terapias alternativas ou complementares. Espero que essa mensagem ajude pessoas a refletir quando a terapia esta ajudando (bons frutos) e procurar outros meios quando isso nao ocorre. Lembrando que isso tambem se estende para outros ramos da vida onde devemos fazer nossas escolhas.
Parabéns Prof. Daniel Gontijo por trazer assuntos tão necessários... Foi impossível conter a emoção, afinal, passei por situações muito parecidas com as que o Juliano relatou , principalmente em relação aos abusos.
Esse "espelhamento do eu" nas entrelinhas desses relatos são extremamente importantes para pessoas que estão em processos "epifânicos" , libertários, em relação a traumas, etc.
Sou imensamente grato ao Juliano pela sua coragem ao relatar episódios tão delicados, sua força se torna nossa força : Gratidão!!!
Gente isso tudo que ele está falando não é espiritismo. Ele estava numa casa que não era espírita.
Pior que o dono desse canal é ateu e ficou guiando as respostas dessa criatura...
Afff 😒
Ainda cobrar que a doutrina se posicionasse....? 🤔 🙄 😒
Um idiota entrevista um imbecil.
Não sou espírita e estou indignada com esse vídeo.
Por isso que o mundo tá do jeito que tá...
Por conta de gente assim.
Satanista. Contrário a Cristo.
O espiritismo foi uma religião quer abriu a minha mente para a realidade da vida
0 que acontece com todas as religiões, não são as religiões em si, mas as pessoas que frequentam e tem suas próprias expectativas do que acreditam,mas como não são conrrespo ndidas ficam nesta ladainhas, sem religião a humanidade vira um vegetal.
@@eduardogouvea9999 ñ sei que espiritismo vc frequentou mas nunca fui inpedida de procurar um médico vc falou nós somos livres vc observa a natureza com sensibilidade vc tem raiva de se mesmo vc ñ se encontrou;
Olá. Frequentei centro espírita por muitos anos, nunca vi nenhuma movimentação em relação a práticas que o convidado falou. Fui muito engajada nas atividades e estudos e estou surpresa com essas informações. Que eu saiba os Kardecistas nunca consideraram o João de Deus parte da doutrina espírita. O espírita Kardecista não ganha dinheiro através da religião, não faz cirurgias físicas (e a cirurgia espiritual não anula ou diminui a importância do médico), não cobra por atendimentos espirituais, sinceramente quem faz esse tipo de coisa pode ter outra designação que envolva até o espiritismo, mas não o espiritismo Kardecista. Sinto muito pelo que o convidado viveu.
O Espiritismo tem como um dos seus princípios uma ciência de observação... e não de experimentação.
Parabéns ao convidado pela autenticidade e pelo caráter em efetuar as denúncias ocorridas.
Sou Espirita e nunca aconteceu comigo nada de errado em nenhuma instituição q frequentei...Mas isso não invalida as denúncias do convidado...Infelizmente o homem manipula a tudo e a todos por interesses inescrupulosos.
Geeeeente que canal perfeitinho! Amei !Sou cristã, tem como fazer um vídeo falando mais sobre práticas dessa área ? ♡ Acredito em Deus, porém, acho que a igreja avacalha muito a cabeça das pessoas com coisas sem sentido que nada tem a ver com Deus. Acho que ter o conhecimento científico ajuda a eliminar práticas que prejudicam a saúde mental ♡
Pretendo trazer mais pessoas pra falar sobre suas experiências, incluindo cristãs. Seja bem-vinda! 😊
O canal não é para quem é ateu??
espiritismo q te propoe praticas sexuais?sai fora só um adepto do mal aceita isso eu fui experta e nunca mais fui a esses lugares imundos,
..... EX-ESPÍRITA? ....... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!! ....... LEIAM LIVROS , mas leiam mesmo.... CORAGEM, .. leiam até o final ........ Introdução ao espiritismo kardecista/Obras principais
O Livro dos Espíritos.
O Livro dos Médiuns.
O Evangelho segundo o Espiritismo.
O Céu e o Inferno.
A Gênese.
Chocante.Me impressionou a coragem desse moço. Que sirva como um importante alerta para sociedade sobre essa realidade escabrosa.
Daniel, sou cristã e gosto do seu canal, principalmente do modo respeitoso e inteligente como conduz as suas entrevistas! Acredito piamente que, quando há respeito e comprometimento, qualquer assunto pode e deve ser discutido! Parabéns pelo seu trabalho!🤓😁
RESPEITOSO???? ..... ..... EX-ESPÍRITA? ....... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!! ....... LEIAM LIVROS , mas leiam mesmo.... CORAGEM, .. leiam até o final ........ Introdução ao espiritismo kardecista/Obras principais
O Livro dos Espíritos.
O Livro dos Médiuns.
O Evangelho segundo o Espiritismo.
O Céu e o Inferno.
A Gênese.
Eu tb sou um ex espírita, ex cristão, e não acredito no DEUS da Bíblia.... Mas acredito em uma ENERGIA CRIADORA, mas assim, essa energia não é algo q controla nossas vidas...
Sou evangélica ccb e AMO os espíritas 😘🤗❤
Fui evangelica, nasci numa igreja evangelica, estudei o espiritismo, aprendi muito na igreja e no centro.
Mas meu objetivo é estudar o que me parece nao ser o caso do Juliano.
Aquele baldinho de fumaça usado na missa foi copiado da macumba.
JULIA SOUSA..E DIGO QUE NOS ESPIRITUALISTA AMOMOS VCS TAMBEM...POIS O QUE MAIS ADMIRO NA ESPIRITUALIDADE,E NOS AMAMOS UNS AO OUTRO..UM FORTE ABRAÇO..🌷❤
@@clarareynaud1444 ... concordo com vc!
Julia...sou espírita... já visitei várias vezes a CCB e amo vcs também... gratidão e paz profunda 🙏
Sou espirita a muitos anos, e essa religião me ajudou muito, inclusive me ajudou a sair de uma depressão extremamente complicada ( inclusive com pensamentos suicidas ) com a morte dos meus pais, esse rapaz infelizmente não entendeu o que é espiritimo, inclusive usando nomes como "avatar" que nunca foi usado na doutrina. O objetivo do espiritismo não é trazer a "CURA FISICA" e sim é uma ferramenta pra vc se melhorar, se tornar melhor se livrar dos seus vicios e defeitos, vi comentários que fala sobre dívidas passadas, que acha que isso é uma muleta para estagnação, também infelizmente não entendeu, o fato de vc entender as mazelas é simplemesmente para nos ajudar a compreender os problemas dos nossos maus comportamentos e evitar que passamos por situações ruins novamente, a LEI DO PROGRESSO ela é um dos tópicos do Evangelho, não se deve estagnar, sempre precisamos trabalhar para nos melhorar, seja como pessoal, no mundo, material, etc.. então..infelizmente muitas pessoas que se dizem ex espíritas e que tem todo o direito de não acreditar ou duvidar ou questionar é porque não entendeu a mensagem do Espiritismo, ou teve más influencias.. afinal, o homem ainda não é perfeito, então em todas religiões existem falhas...
Exatamente isso
Daniela Você não precisa disso Jesus morreu por você na cruz e todas suas mazelas ele levou sobre a cruz você está liberta. Não precisa se culpa por nada nem achar que tudo é Karma pois Karma não existe você é Livre o sangue de Jesus te liberta de todo o jugo pesado ou qualquer sensação de culpa, Não existe vida passada vida pós morte existe céu ou inferno simples assim. Que Deus te abençoe
EX OU NÃO, ENTENDO QUE ESTÃO SEMPRE À PROCURA DE SE ENCONTRAR. E, AO SE ENVOLVER COM QUALQUER RELIGIÃO, DEVEMOS SEMPRE QUESTIONAR E ESTUDAR.
ALÉM, NUNCA OFERECER RESISTÊNCIA, CASO CONTRÁRIO NÃO AVANÇARÁ EM NADA.
@@moniquetavares596 Respeita a religião dos outros inferno.
@@glowsyt8161 🙄🙄
Primeiro é preciso entender o que é espiritismo e espiritualismo,pra não falar bobagem.
Ser espírita é uma coisa, ser espiritualista ou espiritualizado é outra coisa diferente e mais além.
Os espíritas seguem uma "religião" com dogmas, preceitos e fundamentos como o moço entrevistado aí na live disse.
Ser espiritualizado é você ser ciente e perceptível daquilo que vem do plano espiritual, uma coisa bem sutil que só pra quem crê, sente/percebe e ver. Sendo que isso é individual de pessoa para pessoa. Alguns mais aflorados percebendo muita coisa e outros menos.
A pessoa espiritualista não se norteia pelo ESPIRITISMO e suas práticas, apesar de algumas teorias e ensinos do espiritismo serem verdade, mas, não tudo. É necessário ter o discernimento espiritual para se reter o que é aplicável e certo. Pois, a pessoa já Espiritualizada com a consciência expandida é ciente da existência de vários mistérios e manifestações dos Reinos do plano espiritual. Consegue discernir os espíritos tantos de origens densas, baixa vibração/ trevas/ espíritos obsessores/ espíritos malignos/demônios.
Como espíritos elementais.
Como espíritos celestiais.
Como espíritos angelicais de outros REINOS e céus.
E tbm, espíritos faseado numa certa vibração perceptível ao espírito humano para se manifestar, falo dos alienígenas seres de raças estelares.
Falo isso por mim, pelo menos isso. Pois sou cristão, sirvo ao Senhorio de Cristo mesmo sabendo mistério dos reinos espirituais e um pouco de cada religião permaneço fiel ao Pai Inefável servindo a Jesus o Cristo Santo de Deus.
Leio a Bíblia e sigo ela, sim.
Os outros conhecimentos que tenho guardo pra mim e só compartilho com quem é espiritual num nível igual ao meu.
(Falo isso humildemente)
É assim vou combatendo o bom combate e guardando a fé em Cristo Jesus, dando um de tolo para com o tolos e sábio para com os sábios para ganhar alguns na fé sem vender a minha vinha sabendo entrar e sair. Amém
O termo foi criado por Kardec!
E esse entrevistado é de doer
@@Franci7naldo centro espírita de vergonha não deve nada a qualquer outra igreja cristã de vergonha...
O que se pratica num centro espírita SÉRIO é o estudo do evangelho.
Concordo com você
@@RoGer71 Da mesma forma igreja cristã levada a sério com a presença do Espírito Santo não deve nada a qualquer centro espírita com trabalho levado a sério
Até porque em grandes partes vivenciamos o "evangelho" de Jesus o Cristo Santo de Deus que nos ensina a aprender, praticar o amor e a caridade ao próximo.
Ele não nos chamou para debater e nem contender, e sim para viver os seus ensinamentos em união com o nosso irmão independente de religião e crença de fé.
Amém 🙏
Assisti até o final! Revi várias passagens e fiquei bastante satisfeito com o conteúdo, com a abordagem e com o desfecho do evento! Bastante elucidador, reflexivo e sim, partes polêmicas, teve a controversas e até hipoteticamente discordantes, o que é muito bom pra pluralidade conceitual e expansão das prerrogativas de praxe! Parabéns às pessoas envolvidas!
É a lumena?????kkkkkk
Nossa. Que depoimento chocante. Obrigada a ambos pela coragem de expor uma realidade tão dolorosa e ao mesmo tempo enriquecedora. Juliano espero que vc ao menos siga crendo no Criador
Que coisa boa o depoimento. Ele sendo grato foi tão legal de ver... Amei. Desejo que sua consciência, saúde e paz permaneçam.
Primeiro, quero parabenizar o Daniel pelo trabalho, porque vejo que não divulga o ateísmo, mas os pontos obscuros, não diria das religiões, mas de muitos que se escondem atrás e em nome de Deus.
Sou Espírita, atualmente estou como dirigente de um grupo mediúnico e talvez tenha sorte de ter conhecido um centro espírita que leva o estudo mais a sério. Neste centro, a primeira coisa que orientamos às pessoas com problemas, é que podem tomar passes, mas jamais deixem de procurar auxilio médico/profissional.
Ao assistir este vídeo, senti vontade de abraçar o Juliano, como se abraça um filho, pois percebi que ele não foi vítima do Espiritismo e sim de um pseudo Centro Espírita.
Eu diria que a qualquer pessoa que não se sentir bem numa religião ou grupo de estudo, procure outro local. "Brigar" com Deus por ter encontrado pessoas despreparadas, é o mesmo que, ao invés de tomar um remédio, ficar apenas lendo a bula e brigar com o laboratório porque o remédio não curou.
Ao Juliano, mesmo você não acreditando, rogo a Deus que o ampare e ilumine para que você se sinta em paz, seja em religião ou fora dela.
Que entrevista maravilhosa! Muito importante divulgar para o máximo possível de pessoas experiências de vida como essa, muitas pessoas vivem enclausuradas em uma doutrina ou religião por acharem que aquele é o único caminho possível, e sofrem demais... que a ciência seja mais levada a sério e que cresça cada vez mais o número de divulgadores científicos fazendo um trabalho bonito e importante como esse, obrigada Juliano e Daniel pelo vídeo!
Muito obrigado pelo belíssimo feedback, Letícia! 😊🙌
Nossa...o Centro Espírita que trabalho a 20 anos, a primeira coisa que informamos é que nunca se deve abandonar tratamento médico ou deixar de procurar os médicos da terra..
Nenhuma terapia alternativa é praticado mesmo porque a FERGS..Federação Espírita do Rio Grande do Sul ter normas que não permite.
Temos Palestras..Atendimento Fraterno..Passe energético..Grupos de Estudo..AVV..Apoio a Dependentes..amo muito trabalhar no Bezerra de Menezes e ajudar ao próximo..isso me faz muito bem.
Juliano que absurdo esse médium abusador..isso é triste e acontece em todas as religiões, infelizmente..
Nós no atendimento fraterno não podemos nem dar um abraço fraternal para não dar margem a interpretações..no passe não podemos encostar com a mão na cabeça do assistido..ninguém é atendido individualmente..
Foi muito triste isso tudo que tu passou Juliano.
Concordo plenamente com vc!
Também sempre ouvi isso nas casas espíritas que frequentei. Não se deve abandonar os tratamentos médicos. Mas tem gente que entende errado, mesmo estudando a doutrina.
Estou vendo o video com 2 anos de atraso rs....mas adorei. Eu sou simpatizante da doutrina espirita. Palestras e passes me ajudaram muito mas entendo que há essas "falcatruas" dentro de TODAS as religiões...pois depende do carater das pessoas envolvidas e não da crença/religião em si.
O Juliano se expressa muitoooo bem. Nem posso imaginar as dificuldades que passou mas deixo aqui meus parabens por ter superado tudo!!!!
Daniel...parabéns pelo canal...e a leveza com que conduz as conversas.
Seria bom, que vcs estudassem mais profundamente as obras de Kardec, as 5, assim poderiam ter conteúdo para discutir essa doutrina, que tem ASPECTOS religiosos (moral cristã), científicos (metodologias utilizadas para a comprovação dos fatos espíritas) e filosófico ( desenvolvimento do pensamento racional).
Genteee, que vontade de pegar esse menino e abraçar até ele realmente ver a pessoa incrível que ele é? 🥺
Relatos assim cortam meu coração!🥺
Eu atuei no meio espírita não só como frequentador mas como trabalhador e médium desde 1995 até mais ou menos 2017 tendo atuado em vários centros e vários tipos de trabalhos diferentes como passes, atendimentos a necessitados, pintura mediúnica, desobsessão, palestras, evangelização, trabalhos sociais, etc. Tive contato com dirigentes, assistidos e trabalhadores em casas com diversas formas de atuação e de vários tamanhos diferentes. No geral o ambiente era mais para bom do que para ruim, mas havia sempre algumas questões que limitavam frequentemente um desenrolar positivo que tinha muito a ver com posição dentro da hierarquia das casa e ego. Nos últimos anos as casas começaram a sofrer com o aumento de uma mentalidade fanatizada, radicalizada e a absorção de certos modos de pensar que não tinham muito a ver com as propostas originais das casas espíritas que por si só já eram meio delicadas. Nem todo mundo lá dentro estava embuído de vontade de ajudar, de aprender, de saber a verdade, havia uma boa dose de preconceito e uma certa teimosia principalmente em ter mais contato com o conhecimento científico ligado às ciências humanas produzido nas últimas décadas sob o pretexto delas não serem espiritualistas e isso sempre prejudicou e muito o movimento espírita que sempre teve um pezinho em certos preconceitos e uma tendência forte ao fanatismo. Meu desligamento com o movimento aconteceu quando eu mudei de cidade em 2018 e não encontrei na cidade nova que eu estou morando um lugar que fosse confiável para atuar. Já a um bom tempo eu vinha tendo questões que não me fazia me sentir confortável na maioria das casas espíritas, vi muita coisa errada acontecendo mas mesmo assim insistia em continuar por acreditar que seria o lugar aonde eu poderia me comprometer em fazer aquilo que a minha consciência apontava ser o certo. Abandonei muitos trabalhos e casa quando me vi sendo obrigado a fazer coisas que de acordo com a minha orientação ética não seria correto e apenas quando tive a oportunidade de entrar numa universidade e ter contato com o conhecimento acadêmico percebi que o conhecimento científico conseguia preencher algumas lacunas de questionamentos que eu tinha. no entanto o meu rompimento definitivo se deu no segundo semestre de 2018 quando presenciei espíritas que detém um papel de liderança demonstrando cada vez mais radicalismo, ideias fascistas, teorias da conspiração das mais absurdas, politizando as casas espíritas e as utilizando para disseminar ódio e preconceito. Se você tiver interesse em conhecer um pouco da minha vivência eu me coloco à disposição. []´s.
Gostaria de saber mãos sobre o que te levou a descrença
Prof. Daniel Gontijo
Seria muito interessante você fazer uma entrevista como essa com alguém que conheça a fundo a doutrina espírita e entenda de filosofia e ciência.
Fica aí a dica.
Abraço
Concordo, observei comentários que abalam qualquer pessoa se pensar que o espiritismo raiz é dessa forma. Fico triste vendo o que fazem por aí usando o nome do espiritismo. Lamentável mesmo. Nunca vi esse tipo de ensinamentos e doutrinas que algumas pessoas citam.
Desejo de coração que reencontrem o verdadeiro entendimento, ou outra religião que os acolha. Que sintam-se melhor... temos que ter cuidado para não generalizar. Conheço verdadeiros espíritas , assim como verdadeiros cristãos, pastores.. ministros .
Lucas seria muito bom ouvir excelente dica
Perfeito.
Esse garoto misturou os assuntos.
Por favor, entrevista um ESPIRITA.
excelente colocação. não dá nenhuma credibilidade ao canal entrevistar alguém que não conhece e domina o assunto...muito fraco, sinto muito.
@Bruna Gardenia se assim é, o entrevistador deve ressaltar esse aspecto. O rapaz fala como se entendesse muito do assunto e afirma coisas sobre o Espiritismo que não correspondem à verdade. Uma experiência é somente uma experiência - não se pode generalizar.
Espiritismo não é religião. É uma doutrina. E quem a segue,só faz bem ao seu próximo e a si mesmo. ❤
Este tratamento q ele recebeu no centro espírita q frequentava , foi extremamente radical . Nem todos são assim.
O q vi em vários Centros , era orientação TB ,pra procurar o médico . Ninguém tem o poder de decidir pela vida do outro .
Relato muitíssimo importante. Existem coisas boas e ruins em todas as religiões. Humanos comentem erros. Eh muitíssimo importante que sempre procure-se um médico, psicólogo, psiquiatra, terapeuta qualificado quando houver problema de saúde. Isso para toda e qualquer religião.
Eu já fiz tratamento espirita na federação e também faço on line hoje e eles sempre nos dizem que o tratamento espirita não dispensa o tratamento médico terreno , ou seja o ideal é que ambos devem atuar em conjunto, as doenças hje orgânicas que hoje atacam o corpo físico começam no espirito e por isso a importância do tratamento espiritual mas se já atacou o corpo físico , ou seja , passou do corpo espiritual para o corpo físico, a medicina terrena deve ser procurada primeiro e depois combinada ao tratamento espiritual , lamento demais a falta de informação do local onde passou e as orientações errôneas mas é isso , sou espirita há mais de 17 anos e nunca dispensei o tratamento terreno pelo espiritual e sim hoje faço um combinado dos 2, tenho depressão né? pela medicina terrena realmente a terapia de vidas passadas não é legitima mas a hipnose sim que não tem nada a ver com o espiritismo e sim fazer a pessoa obedecer sua vontade, o tratamento espiritual não dispensa o tratamento da medicina terrena, sempre vi isso no espiritismo , pelo menos na federação espirita onde frequento e nos vídeos que eu assisti também, lamento tudo que vc passou, muitas coisas são causas de vidas passadas sim mas isso não dispensa a medicina terrena e claro a medicina terrena deve ser separada da espiritual.
Ele estar vendo do ponto de vista materialista!
Tenho muitos anos na doutrina espírita e desconheço essa picaretagem que esse rapaz viveu.Sempre ouvi os dirigentes nos orientar ,dependendo do caso,a procurar o médico primeiro e depois gazer o tratamento espiritual ou então que havia a necesdidade de realizar tratamento médico/psicológico,associado ao tratamento espiritual.Muito surreal essa história,que por mais que seja verdadeira,acaba generalizando como se isso fosse recorrente na casa espírita e eu tenho certeza que não é.
Correto!!!!! A primeira coisa wuevse explica qd vai ser atendido no atendimento fraterno. N promete cura. E que tem q procurar um médico. E nossa cura e conforme nosso merecimento.
Tá certíssima. Eu sou colaborador da FEESP, e espero que o tratamento esteja te ajudando muito. Paz em Cristo 🙏🏿
Sou um simpatisante do espiritismo e só não digo que sou um espirita porquê mim distançio bastante das suas reuniões ,mas desde quando comecei a pesquisar ,estudar,participar do espiritismo entendir que a procura de um tratamento de saude tem que procurar os medicos e a espiritualidade tambem!porquê Deus usa o propio homem como intermediario da sua provisão
Este canal é luz .
Quando criança e início da adolescência fui obrigada a frequentar uma igreja evangélica que não fazia nenhum sentido para mim qdo entrei na adolescência, fico buscando coisas positivas desta igreja e só encontro o quão importante foi para minha mãe principalmente do apoio e cuidados que recebeu no leito da sua morte, mas para mim eu não encontro nada de positivo, só vejo fantasia, opressão e repressão pela igreja a qual me refiro; com a maturidade aprendi a me render àquilo que me coube e que eu não podia mudar. Entretanto os centros espíritas que frequentei mais adulta, há muitas coisas positivas como ilustrou o convidado, independente da crença em espíritos, reencarnação, mesa que gira, etc, os centros contribuem muito com as pessoas que lá vão buscar acolhimento e compreensão de questões humanas onde muitas vezes nos sentimos desamparados, o que vocês chamam de "pseudo-ciência" traz para muita e muita gente cura, consolo, compreensão e ao fim e ao cabo rendição ao que não pode ser mudado, e como diz o convidado, todos os centros espíritas incentivam a busca na medicina alopática, leituras, cultura de modo geral e não só as leituras espíritas, portanto não buscam a fidelização muito menos acorrentar com misticismos as pessoas aos centros. Eu não mais acredito em reencarnação nem em espíritos, mas fico triste ao ver pessoas jovens, classe média que tiveram inúmeras oportunidades de possuir uma excelente formação acadêmica, buscando desconstruir o que para muitos (e muitos destes com parcos recursos econômicos) encontrar conforto, cuidados, empatia, sair de depressões (vocês sabiam que remédios alopáticos não curam depressão? eles atenuam enquanto são usados, mas só quando a pessoa deprimida encontrar outro sentido para a vida, ela sai da depressão) e centros espíritas locais de acolhimento e empatia entre outros, oferecem a cura e a compreensão de vida para muitos. Por amor, reflitam sobre isto, há doenças que vocês nunca experimentaram, há depressões desconhecidas para vocês, há velhice que vocês não sentiram na pele, há questões familiares cheíssimas de traumas profundos, as pessoas SADIAS em algum âmbito de si BUSCAM alívio para o sofrimento e dores humanas que possuem. Por amor, a maturidade os espera de braços abertos para com todas as certezas acolhê-los!!!
Excelente e oportuno o comentário do Rose Max, o qual dou crédito e que resume e define em poucos palavras o objetivo verdadeiro do espíritismo codificado por Allan Kardec... como espírita praticante e prof. da Doutrina Espírita tenho minha "própria" opinião sobre este sujeito que se "declarou espírita"; Ou seja, quem "entrou no espíritismo" e frequentou uma organização séria como as federações espíritas, e saiu, É PORQUE A DOUTRINA "NÃO" ENTROU NELE"... Logo suas declarações são todas, com todo respeito, de um "ignorante frustrado egóista" (não aprendeu nada, e não tem autoridade nenhuma para sequer comentar sobre esse filosofia - transcendental) que só pensava em si mesmo! A reencarnação é a base da doutrina dos espíritos, mas não foi Kardec quem a criou, ela já existia há muitos na China, seguido de Buda e outros avatares... (Na antiga China o sábio Fo-Hi teria reinado, por volta do ano 3468 antes de Cristo, que, aliás, dizia estar simplesmente transmitindo o que aprendera de "seus ancestrais", divulgou veladamente conhecimentos de Cosmologia e de Filosofia)... A seguir Lao-Tse (nascido 604 anos A.C.), autor do Tao, ou Livro da Senda, e do Te, ou Livro da Virtude e da Retidão. Depois veio Confúcio, que viveu cinco séculos antes da era cristo, estimulou o culto dos antepassados, tradicional no Celeste Império, ensinou que "devemos fazer aos outros o que queremos que nos façam", o mesmo preceito que viria a ser proclamado por Jesus: “O que quereis que vos façam os homens, fazei-o também a eles”, conforme Lucas, 6:31.)... Assim a REENCARNAÇÃO foi atestada por Jesus no novo testamento ao afirmar que "que era necessário renascer da água e do espirito"...) - Sua análise sobre Kardec atesta sua ignorância total sobre sua vida... e vai por ai... como disse Jesus "Não lhes dê credito!"
Prof. Adorei o seu trabalho. Este vídeo em especial foi muito importante para mim. Fui profundamente espírita por décadas. Um fundamentalista mesmo: li e estudei o pentateuco, li Emmanuel, André Luis e etc, ia na fraternidade 5 vezes por semana por anos. Fazia quase todas as tarefas da casa...
Mas em 2011 comecei a questionar muita coisa controversa. E em 2012 me tornei ateu. Tenho também algumas histórias tristes, não tão graves, mas análogas.
Parabéns pelo trabalho Prof. Um grande abraço.
bacana, minha experiência é muito parecida com a sua! um abração!
Relato de uma pessoa muito corajosa. Parabéns ao canal.
Falou certo: Centro Holístico
Centros Espíritas Kardecista que fazem parte da União das Sociedades Espíritas - USE - não praticam esses tratamentos alternativos.
Que bom que o entrevistador é esclarecedor sobre a situação.
Sim, a fé cega destrói o ser humano.
O Espiritismo prega a fé raciocinada.
Entender a lei de causa e efeito não é tão simples. Com o entendimento correto, podemos dizer que a vida é muito justa.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Juliano, amado, você é muito forte. Só de ouvir suas histórias eu chorei muito. Você contando, sorrindo, feliz (provavelmente por hoje ser livre e ter superado tudo) nos faz pensar e repensar o quanto devemos ser gratos quando alcançamos uma vitória.
Parabéns e muitas felicidades!!!!
Antes de mais nada, sou umbandista e estou adorando o canal. Antes do relato do Juliano, ele fala sobre a falácia do falso escocês. Ao ler os comentários: Não, mas isso aí que aconteceu com o Juliano não era espiritismo de verdade. Aí aí aí, viu? Parem de invalidar a vivência das outras pessoas.