Sério que ninguém acha estranho a frase "ensinar a pensar". Isso simplesmente não faz sentido. Ninguém pode ensinar o outro a pensar. Esse conceito é totalmente equivocado.
@@leiagarcia_ pra ser bem sincero, eu faço engenharia na Federal do ES e posso garantir que não é equívoco, pode ser estressante e até traumático pra muita gente, mas pensamento crítico e lógico se aprende, é bem difícil ser algo inato ou coisa do tipo
Há um tipo de estereótipo em Havard, que diz que é muito difícil ou algo assim; dos depoimentos que assisto, lá é um paraíso - pelo menos pra mim - porque é isso que eu quero, não um sistema 'decoreba' onde o que importa é decorar o assunto, eu quero aprender a pensar, argumentar, organizar e criar ideias criativas.
Você consegue lembrar do que leu em mil páginas por semana pra poder raciocinar em cima disso e argumentar? Ou você acha que é só chegar lá e bater papo?
Lá em Harvard tem muita pressão. Horas e horas estudando livros, debatendo, pesquisas etc. Se as universidades e faculdade privadas e públicas do Brasil, algumas, já temos muita pressão. Quem dirá lá, porém, realmente este modelo de ensino da Harvard e impecável: aprender a pensar, agir, debater. Não só decorar. E um modelo d ensino tão exemplar q as últimas PPP e BNCC do ensino básico brasileiro estão começando a adotar este modelo ao poucos tbm, desde de 2018. Fazer os alunos a terem raciocínio crítico e não só ficarem alienado com os objetos de estudos. Isto é ótimo. Ainda ta engatinhando, pq a educação básica daqui e bem inferior e não tem tantos investimentos, qualificações e atenção, mas já é uma boa coisa, por sinal.
E no Brasil o ensino te joga 3 milhoes de coisas para decorar. No final, o estudante não desenvolve um pensamento sistematizado. Sai da faculdade cheios de falacias é frases prontas. A minha formação é Filosófica e sou muito satisfeito com ela justamente porque nos da muitas referencias de muita coisa.
Trabalhe para isso. Saia do barco. Quem fica no barco conta milagres dos outros, quem sai do barco conta os seus próprios milagres. Pare de se apequenar diante das limitações impostas pelas circunstâncias. Possivelmente essa menina teve as oportunidades e aproveitou, mas não é por isso que você não possa criar novas oportunidades para você.
@@magnomaxx2010 só pode. Porque até onde eu sei, só em São Paulo tem milhões de jovens falando "tipo" a cada duas palavras, e não são invejados por saber se expressar hahahahah
Por isso quando chega uma pessoa dizendo que estuda matemática, mas que participa da orquestra e posta vídeo sobre relacionamentos, ficamos surpreendido, nós se engessamos a muito pouco e aceitamos o minimo que a vida pode oferecer.
É mas para gente aqui falta glamu$$$rr sauhuhdsahudsahudsadsa mas você pode fazer os cursos EAD deles mas o que deve ser o mais legal de lá é a interação com pessoas brilhantes.
Sou do mesmo bairro que voce, conheci sua historia, te parabenizo muito pois pra entrar numa federal no meu pais eu ja sofri muito, imagine entrar em uma universidade fora do pais. Soube que se formou esse ano, voce sera uma profissional maravilhosa. Um beijo
Dalton C. Rocha que cada macaco no seu galho, quem tá lá não é um super-humano, do que adiantar ler mil páginas por semana se não entenderam nada, não passaram de sofomaniacos e além do mais, uma leitura inteligente é uma leitura analítica e não enxuta pulando partes de um livro.
Concordo de maneira geral com o Lucas Silva. Mil páginas por semana surpreende pelo volume, mas muita extensão e volume de leitura muitas vezes acaba perdendo em profundidade alcançada, isso porque não há como se destrinchar um texto de mil páginas com rigor exegético, conceitual e analítico em apenas uma semana. Parece-me mais uma leitura global e rápida desses textos e por ser global e rápida é necessariamente desatenta e quiçá negligente quanto ao conteúdo conceitual que o texto apresenta. De qualquer modo, é um método interessante que merece muita reflexão e debate.
Acho que não foi só uma expressão. Na minha faculdade a média de páginas por semana é 300 e não é nenhum número absurdo, é tranquilo. Então dá pra supor que facilmente a Harvard pediria 1000 páginas, até pq ela falou que eles passam muito tempo na biblioteca
No Brasil é cada um por si. Para chegar além tem que ser esforçar bastante e ser um autodidata. Quantas pessoas inteligentes no país sao subaproveitadas!
Verdade, no Brasil tem que ser um ninja para se sobre sair nas dificuldades, a vida Americana em Harvard com todos os seus incentivos e verbas se torna algo como o jardim da infância perto da realidade Brasileira para quem quer levar uma vida de estudos a serio!
O mais próximo que cheguei disso foi com o método da aula reversa, onde a professora nos dava livros pra ler e no dia da aula era só debate, era bem interessante. Como professor recém-formado, pensei em como seria aplicar isso num ensino médio, mas ngm ia ler porra nenhuma, o nosso país como um todo lê mt pouco, imagina um bando de moleques que em casa só jogam Fortnite e LoL.
@@mavi_sz. infelizmente, ainda mais que os pais, responsáveis não incentivam nem o estudo, deixam as crianças, adolescentes soltos, não dão limites. Aí o aluno não quer saber mesmo de estudar. Desgastante!
esbarrei no mesmo problema como professor. Entrei em medicina, esbarro no mesmo problema como academico. Porque, como você fala, o brasileiro culturalmente lê muito pouco. Eu e meu irmão fomos pontos fora da curva por sermos filhos de professores. Eu particularmente penso que a única forma efetiva de mudar essa dinâmica é com ensino integral. Porque as famílias brasileiras não estão preparadas para dar o suporte que uma criança que decide estudar precisa.
Parabéns, Tábata!! Te conheci através de um discurso no Congresso e desde então tenho te acompanhado nas redes sociais. Parabéns pelo trabalho desenvolvido e pelo vídeo superútil!!
Meu sonho é estudar em HAVARD. Embora minha escola tenha um péssimo ensino ainda tenho esperança de que irei conseguir chegar lá!! -Meu sonho é "impossível" segundo a sociedade, mas costumo não ouvir muito comentários alheios rs-
Gostei muito dela citando a interdisciplinariedade que existe nos estudos, e devemos mesmo olhar desta forma. Tudo se amarra, e sabendo disso construímos pessoas melhores e que realmente sabe pensar por si só. Grande exemplo para nós brasileiros.
Ler, melhor que ficar tracado em uma sala de aula. Melhor método. Ler e depois debater com o prof., isso sim me parece a melhor forma de produzir um pensamento crítico; E não o daqui de um professor(a) ficar na frente dando a sua opinião e depois o bando só reproduzi(claro que tem execeções).
Cara, a diferença entre Harvard e a USP que ela falou não tem nada a ver com as universidades e sim com os professores. É o que eu acho. Eu fiz graduação na Maurício de Nassau e tive um professor que não "dava aulas". Em uma aula ele dizia o que íamos estudar na aula seguinte e que era para nos prepararmos. Quando chegava a aula ele debatida conosco, nos fazia perguntas, tirava nossas dúvidas. No começo foi difícil pois estávamos no 4° semestre e nenhum outro professor jamais tinha feito isso. Mas no fim foi muito bom pois eu aprendi muito mais dessa maneira, não esqueci nada que ele me ensinou até hoje, além de ter amadurecido muito mais.
Pois é, já tive professores mt bons, daqueles q te prende a atenção ate o final, mas tmb já tive professores péssimos. Já tive matérias que pensei que seria um saco, mas o professor fez toda diferença, e o contrário tmb aconteceu. É td uma questão de didática e amor pelo que faz, ao invés do dinheiro falar mais alto.
Em quanto no Brasil o governo quer fazer a reforma do ensino médio, fazendo que o aluno foque mais na sua área de interesse, isso tudo no ensino médio enquanto em Harvard o aluno e incentivado a ter uma visão sistêmica e macro das coisas.
mendesdeaguiar Não espere que o ensino brasileiro pule para o nível Harvard do dia para noite. Essa reforma pode não ser tão boa, mas qualquer coisa que fizerem com o ensino público lixoso desse país já é lucro
na vdd essa reforma é uma merda o brasil não é nem um pouco preparado pra ter período integral no ensino médio sem contar que o que dá a entender é que vc vai encontrar algo diferente pra estudar mas quando vc vai ver as escolhas que tem pra fazer são todas as mesmas matérias básicas
Harvard era a primeira da lista das 100 melhores universidades do mundo só veio ser desbancada pela Stanford ano passado , não da pra comparar uma faculdade de primeiro mundo com qualquer uma do Brasil ainda mais com metodologia de ensino médio e fundamental totalmente maquiavélica , não è do interesse do governo formar intelectuais e você sabe por que eu acredito, Harvard è o conceito em matèria de excelência no ensino , onde sobretudo se acredita no potencial dos alunos .
Mil páginas por semana... e povo da minha sala reclama de ter que ler CEM no SEMESTRE! Af... hahaha adoro ver essas coisas porque percebo que o "muito" que faço é ainda muito pouco lol.
Ghost Style o meu era de estudar em Harvard , mas no meu nivel de conhecimento e esforço , eu diria que estaria abaixo do nivel para entrar para Harvard
Eu amo essa metodologia deles de querer formar seres humanos multifacetados ao invés de um especialista q n sabe mais nada além de cálculo, por exemplo (e olhe lá), parece que lá eles formam seres pensantes, e não alguém que só quer o diploma pra arranjar um emprego, é triste que com a economia do brasil tenha que ser assim mesmo pra conseguir viver. Amo o fato das faculdades americanas te deixarem estudar arte, matemática, astrofísica, ciência política tudo junto hahaha, infelizmente aqui a gente tem que deixar de lado muitas coisas que gostamos pra estudar uma...
Eu apenas me recolhi na minha ignorância. Ainda bem que nunca tive esse tipo de expectativa, pois ficaria muito frustrada. Não é todo mundo que nasce pra isso, fato, então que sejam felizes e acrescentem mais ao mundo.
Matheus França Massacott Rodrigues ainda que seja um grande feito entrar em harvard, tem muitas pessoas que fizeram grandes coisas com apenas diploma de ensino médio
Gosto de pesquisar sobre várias coisas. Mas quando penso em faculdade fico totalmente perdida. Penso em várias coisa do tipo, o que vou ser, o que vou estudar e etc... não me interessei por nada ainda. Acho até um pouco frustrante quando alguém me pergunta, qual faculdade quero fazer e eu não sei responder, porque eu não sei o que eu quero fazer !! AAAAAAAAAAAH SOCORRO
wooowww quem é essa MENTE BRILHANTE ? por um acaso passeando no TH-cam entrei nesse vídeo e ...meeeeuuuuu.... essa menina vai ser um dia Orgulho Brasileiro !!!!👏👏👏
Ver uma deputada com essa dicção, com esse conteúdo, com essa postura, me faz muito, muito feliz, pois quais das figuras, ou melhor, dentre aqueles considerados "celebridades" neste Brasil, quem de fato é célebre por algum feito relevante, quem temos como exemplo? Espero que essa menina não seja enganada pela vaidade, nem a própria nem daqueles que vão querer se aproximar pra obter alguma vantagem ilícita.
Você quis dizer: "Melhore esse português, em primeiro lugar!"? Olha, rapaz... Como Graduanda em Letras, lhe digo que você não sabe o mal que está fazendo a si mesmo com esse olhar limitado e de correção. Melhore, se quiser ter amigos ou, pelo menos, viver bem em sociedade. A propósito, o Thiago não errou em nada ao dizer: "Deus é lindo eternamente e me encoraja todo dia mais e mais". Nem no sentido da Gramática, nem no sentido da mensagem que passou.
Errou no sentido da gramática, e no sentido da mensagem, porque deus não existe e não tem porra nenhuma a ver com a grande capacidade dessa menina. Vão se foder com essa crença idiota.
Em sua palestra ''Ouse discordar'', no TED, Margaret Heffernan mencionou uma questão importante sobre esse assunto. Ela disse que as pessoas são estimuladas e treinadas para contestar declarações e afrontar a autoridade, apenas no nível superior, quando na verdade deveriam ser preparadas para isso desde a tenra idade e durante todos os estágios de desenvolvimento. Para Margaret essa é a melhor forma de ter organizações pensantes e uma sociedade capaz de pensar.
só de ver este video me ânimou desperta a motivação em vc nós também podemos chegar em havard quem sonha realiza quem persiste consegue eu vou conseguir em nome de Jesus 🙌🙌
Isso funciona quando o professor não apenas aplica uma metodologia desse tipo, mas quando ele auxilia seus alunos a pensarem , a discutirem, a se integrarem. Não quando ele apenas entra na sala, diz qualquer coisa, menosprezando o conhecimento que os alunos já possuem e nem tentar agregar e quer que seu aluno seja o mais estimulado e compreensível possível.
Bora fazer um cálculo básico, Beleza, mil páginas por semana; eu sou aluno de direito, então considero que tenho que ler uma quantidade razoável de textos. Em média, consigo ler de 8-10 páginas de doutrina por hora, em textos filosóficos isso reduz ainda mais pois não dá pra passar o olho, é preciso internalizar ideias, fazer conexões, é intelectualmente exigente. Dividindo 1000 páginas por 7 dias, chegamos em aproximadamente 142 páginas por dia, uma carga de estudo de 14-16 todo dia, só pra uma matéria. Será que isso é plausível? Kkkk
Brasil é um lixo mesmo kkk... nos preparam pro mercado de trabalho dando somente aulas teóricas por anos nos deixando presos em uma sala de aula decorando as coisas
verdade, eu morria de vontade de ter uma aula de quimica onde eu tivesse liberdade no laboratorio, mas o professor era chato, explicava a pratica como se estivessemos no primario e ñ nos deixava nem chegar perto dos compostos ñ perigosos
Artur Guedes Rodrigues vc ao menos química tem, na minha escola n existe química, biologia e etc. É tudo em geografia/ciências, aí se pensa "ah mas fala de biologia nessas aulas" NAO não fala de nada, até hj nunca tive uma aula sequer dessas coisas e tô no 1 colegial já.
Carlos Jr Na minha escola, eu tinha todas as materias definidinhas, tipo um prof. para Física, outro pra Química, outro pra Biologia... Até história era dividida em história geral e historia do Brasil com profs diferentes. Só que era tudo teoria. As únicas matérias que davam uma certa liberdade para a gente era Literatura e História, por conta dos professores... Até aí eu relevo, porque estamos no Brasil e temos o nosso querido Enem, que nos obriga a ter base de todas as matérias. Mas acontece coisas assim em faculdades também, aí é que complica.
Carlos Jr isso acontece muito nas universidades publicas mesmo, tambem eh culpa dos esquerdistas da faculdade que nao querem "uso comercial do conhecimento" o resultado é esse mercado de trabalho horrivel que temos hoje
Tabata voce que e uma cientista na educacai ! Como fica o salario da educacao nao existe educacao se nao existe salario , lute pelos nosso precatorio do fundf pois precisamos muito de recebe los
Victor.H.A não acredito que tenha sido uma hipérbole. No meu curso existe uma matéria com mais ou menos isso de leitura por semana. Como em Harvard há menos carga horária, pode ser real.
Mesmo assim eu não largo a formação que tive na USP por isso, mano! Não subestime nossas ÓTIMAS PÚBLICAS, deputada! Na USP eu também, além de física, fazia esportes, idiomas e diversas disciplinas EM UNIDADES DIFERENTES DA MINHA... e o melhor: DE GRAÇA!!! E só pra completar, minha MELHOR professora NA VIDA foi Zara Issa Abud (Cálculo I e II). Onde? Na Física-USP!!!
@@googlespia0055 ... e em Harvard você nem teria dinheiro para pagar, pois é uma fortuna! Na USP, qualquer brasileiro, rico ou pobre, pode estudar e ainda fazer tudo o que a deputada (que tem de aprender MUITO sobre ciência política) diz ter feito!!!
@@Caniballe Em harvard aql q consegue a colocação e ñ tem $ ganha a gratuidade. No br as nossas univ são arma politica da esq, e muitos alunos ficam lá fumando maconha e não kerem saber d estudar, se fosse privada isso seria mais dificil de acontecer. E ñ é bem assim, pq muitos pagam muito $ p funcionar nossas univ, se esse imposto ñ fosse cobrado teriamos mais pessoas com $ disponivel pra fazer facul
@@googlespia0055 cara do céu! Me mostra quem é de esquerda nas exatas de qualquer pública! Será a minoria! E quem disse que em Harvard não tem maconheiro??? E quem disse que as nossas particulares são boas? Elas só são feitas para os donos ganharem dinheiro, você sabe disso, né? Abraço amigo!
Eu estudei na USP e na UNESP, em Harvard parece igual a Unesp, nas aulas debatemos com os professores, e na USP realmente é essa coisa mais distante. A Tábata deveria ter feito Unesp.
Para quem não sabe... Ela hoje é candidata a deputada federal por São Paulo. Tem tudo para ter um excelente futuro promissor na política. Espero que os paulista a elejam. Precisamos de políticos assim como a Tabata! Curta o facebook e divulguem, para que o Brasil a conheça! ->>facebook.com/tabataamaralSP/
Qualquer Universidade fora do Brasil top ou nao, seja Havard ou outra, o sistema de ensino e igual, so para vcs terem uma ideia eu fiz um curso de 3 meses, os famosos short courses, na London University vi poucas vezes meu professor, tive que tirar ferias para fazer o teste final, tinha tanto material para estudar, e a surpresa... o teste final tinha 100 perguntas, foi dificil, e quem nao pesquisou, nao estudou ,nao debateu com colegas ,nao se integrou no material, se ferrou! esse metodo de ensino nao e previlegio da Havard, e de qualquer Universidade que valoriza seu aluno e honra o nome da Instituição, Parabens Tábata Amaral!
Muito top essa metodologia de debater com o professor e não ouvir o professor. É muito melhor quando vc vai atrás do conteúdo em vez de ouvir um conteúdo. E muitas vezes quando vc não entende algo em seus estudos, isso pode ser esclarecido pelo professor, ou seja, o professor tá ali pra tirar seus dúvidas.
com isso os jovens crescem e o país também. Já aqui no Brasil da desgosto de morar, só querem que nós nos oculpemos de coisas muita vezes inúteis. Fazem com que muitos fiquem na ignorância para os governantes comandam.
E nossa, realmente sou menos desenvolvida, pois não consigo ter esse volume de leitura nem em dois meses. Lembro que durante o mestrado suava umas duas horas para conseguir entender uma ou duas páginas de um texto teórico. Tinha que fazer uns desenhos com os conceitos para conseguir memorizar.
Até quando as universidades brasileiras vão ficar com esse ensino atrasado de ficar assistindo aulas de manhã até a noite... Aprendi toda a anatomia/fisiologia humana em 2 semana sentando a bunda na cadeira e estudando 4 horas por dia do que em 2 períodos integrais no curso de medicina na UFPE, aulas são importantes só que não adianta ter um professor PhD se quando a pessoa chega em casa de noite não sente vontade de nada além de dormi.
É? Bem legal! Mas tenta dar uma aula parecida com essa no Brasil! Sou professora e conseguir fazer com que meus alunos leiam o conteúdo do livro que está na frente deles, sem necessidade de eles buscarem, sem necessidade alguma de pesquisa, com tudo ali bem na mão deles é uma missão impossível! E nem me venham falar em trabalhar um tema que interesse a eles, porque eles têm uma empolgação inicial, mas nas primeiras dificuldades (pesquisar de verdade, p.e.), eles voltam para a postura "tu não vai ajudar a gente, professor precisa explicar"; "não entendi o que está escrito", "sora, o que é ***** ( quando se deparam com um termo que não conhecem, pois nem o dicionário eles querem manipular). E, acreditem, os pais e a coordenação da escola, vão, de alguma maneira validar está atitude.
Acredito que esses alunos já sejam geniais nas áreas que estão se formando. Não haveria necessidade de forçar algo que está latente na mente do aluno. O propósito de ler muito ajuda na construção de idéias e princípios.
Vejo o problema na metodologia Foi o que ela disse no video MUITAS HORAS na biblioteca (com o intuito de construir um pensamento, uma critica, uma visao) e poucas horas dentro de sala de aula (uma vez que o raciocinio esta formado, o professor, tutor, mestre, molda o aluno, o incentiva a estudar mais, a descobrir mais). Com todo o respeito as universidades brasileiras, mas eu nao vejo nada disso aqui. Nao me entendam errado, temos sim PROFISSIONAIS MARAVILHOSOS, porem sinto que eles nao podem utilizar 100% de seu conhecimento por culpa desse sistema implantado aqui. Aqui a maioria dos alunos nao se prepara para as aulas, a maioria dos professores nao quer saber disso e fica por.isso mesmo. Sim, entendo que existem 3 motivos para isso. 1) falta de paixao pela faculdade escolhida por parte do aluno 2) desde a escola aprendendo a repetir o que foi ensinado e nao a pensar sobre o que foi ensinado. 3) muitas vezes as pessoas precisam de horas e horas para chegarem a universidade e ainda precisam trabalham para sustentar a casa. Isso torna tudo muito mais dificil. Enfim, acredito que é uma via de mao dupla. Precisamos melhorar o ensino basico, educar a grande populacao do brasil e consequentemente acredito.que tudo iria melhorar. Desta forma, com um país mais justo, todos poderiam ter um.acesso menos complicado a universidade
Nossa tudo que você falou eu senti na pele, iniciei Física na minha cidade e 90% dos professores pareciam que eram seres iluminados com super poderes, sai correndo.
Pois é, aqui o currículo do meu curso tinha 85% de matérias obrigatórias. Como é que se desenvolvem as aptidões de cada pessoa se ela é obrigada a aturar matérias que não têm nada a ver com ela?
"Top 3 do mundo em Brasil'? Ideologias, sensacionalismo... parcialidade. Quanto ao número de páginas por semana, só se for a somatória do número imaginário o qual o subconsciente individual é capaz de produzir. Enfim, ainda temos boas universidades no Brasil; fatalidade é querer comparar nossa estrutura política, social, econômica,...etc., com a de um país que facilmente entraria para o já mencionado "top 3" de qualquer que seja o assunto.
Desculpa, to voltando aqui pra dar risada disso aqui KKKKKKKKKKKKKKKKK. IMPOSSIVEL? Tu ja viu lives na twitch? Pessoal lê todo dia, 200 páginas tranquilo. Eu que não sou leitor fixo, leio em média 50/60 páginas POR DIA. Alguém UNIVERSITÁRIO de HAVARD lê 150 páginas por dia tranquilo.
"não é pra formar profissional especialista, é pra ensinar a pensar"
Oohhh ke legauuuu
claro, claro.. kkkkk
Parece que agora o que vai ser valorizado é saber receber ordens e trabalhar como um robô
Sério que ninguém acha estranho a frase "ensinar a pensar". Isso simplesmente não faz sentido. Ninguém pode ensinar o outro a pensar. Esse conceito é totalmente equivocado.
@@leiagarcia_ pra ser bem sincero, eu faço engenharia na Federal do ES e posso garantir que não é equívoco, pode ser estressante e até traumático pra muita gente, mas pensamento crítico e lógico se aprende, é bem difícil ser algo inato ou coisa do tipo
Há um tipo de estereótipo em Havard, que diz que é muito difícil ou algo assim; dos depoimentos que assisto, lá é um paraíso - pelo menos pra mim - porque é isso que eu quero, não um sistema 'decoreba' onde o que importa é decorar o assunto, eu quero aprender a pensar, argumentar, organizar e criar ideias criativas.
também
Você consegue lembrar do que leu em mil páginas por semana pra poder raciocinar em cima disso e argumentar? Ou você acha que é só chegar lá e bater papo?
bem... tem uma palestra falando sobre a enorme quantidade de suicidios la. É legal mas é muita pressão.
Lá em Harvard tem muita pressão. Horas e horas estudando livros, debatendo, pesquisas etc. Se as universidades e faculdade privadas e públicas do Brasil, algumas, já temos muita pressão. Quem dirá lá, porém, realmente este modelo de ensino da Harvard e impecável: aprender a pensar, agir, debater. Não só decorar. E um modelo d ensino tão exemplar q as últimas PPP e BNCC do ensino básico brasileiro estão começando a adotar este modelo ao poucos tbm, desde de 2018. Fazer os alunos a terem raciocínio crítico e não só ficarem alienado com os objetos de estudos. Isto é ótimo. Ainda ta engatinhando, pq a educação básica daqui e bem inferior e não tem tantos investimentos, qualificações e atenção, mas já é uma boa coisa, por sinal.
E no Brasil o ensino te joga 3 milhoes de coisas para decorar. No final, o estudante não desenvolve um pensamento sistematizado. Sai da faculdade cheios de falacias é frases prontas.
A minha formação é Filosófica e sou muito satisfeito com ela justamente porque nos da muitas referencias de muita coisa.
Só de falar como ela, eu já estaria feliz. Essa moça é um grande exemplo! 😊
KKKKKKK! Faa me rir!!
Trabalhe para isso. Saia do barco. Quem fica no barco conta milagres dos outros, quem sai do barco conta os seus próprios milagres. Pare de se apequenar diante das limitações impostas pelas circunstâncias. Possivelmente essa menina teve as oportunidades e aproveitou, mas não é por isso que você não possa criar novas oportunidades para você.
Ué não vi nada de mais na oratória, acho até que poderia ser bem melhor!
@@leiagarcia_ claro. Não passa de exagero dos eleitores órfãos da ensacadora de vento.
@@magnomaxx2010 só pode. Porque até onde eu sei, só em São Paulo tem milhões de jovens falando "tipo" a cada duas palavras, e não são invejados por saber se expressar hahahahah
Por isso quando chega uma pessoa dizendo que estuda matemática, mas que participa da orquestra e posta vídeo sobre relacionamentos, ficamos surpreendido, nós se engessamos a muito pouco e aceitamos o minimo que a vida pode oferecer.
Nosssa forte 🤔👏🏻
Exato, a fonte do conhecimento permite sermos bons em tudo
Kct deu inveja agora dela uhsauhadsuhdauhdsauhuudsauhdsa Ficar perto de pessoas desafiadoras é um incentivo fabuloso para se superar.
Demitri Masters eu fiquei super entusiasmada! Sempre quis estudar em Harvard.
É mas para gente aqui falta glamu$$$rr sauhuhdsahudsahudsadsa mas você pode fazer os cursos EAD deles mas o que deve ser o mais legal de lá é a interação com pessoas brilhantes.
ou para se sentir inspirado...
Cara, pois me sinto justamente o contrário nesse tipo de situação. Dá desânimo e vontade de desistir e me afastar. Vou procurar um psicólogo.
Sou do mesmo bairro que voce, conheci sua historia, te parabenizo muito pois pra entrar numa federal no meu pais eu ja sofri muito, imagine entrar em uma universidade fora do pais. Soube que se formou esse ano, voce sera uma profissional maravilhosa. Um beijo
Eu já não tô conseguindo pensar com minhas 50 páginas por semana, imagina com mil.
Dalton C. Rocha que cada macaco no seu galho, quem tá lá não é um super-humano, do que adiantar ler mil páginas por semana se não entenderam nada, não passaram de sofomaniacos e além do mais, uma leitura inteligente é uma leitura analítica e não enxuta pulando partes de um livro.
Lucas Silva exato.
Concordo de maneira geral com o Lucas Silva. Mil páginas por semana surpreende pelo volume, mas muita extensão e volume de leitura muitas vezes acaba perdendo em profundidade alcançada, isso porque não há como se destrinchar um texto de mil páginas com rigor exegético, conceitual e analítico em apenas uma semana. Parece-me mais uma leitura global e rápida desses textos e por ser global e rápida é necessariamente desatenta e quiçá negligente quanto ao conteúdo conceitual que o texto apresenta. De qualquer modo, é um método interessante que merece muita reflexão e debate.
Eduardo Machado Que estupidez, quantidade nunca foi sinônimo de qualidade.
Acho que não foi só uma expressão. Na minha faculdade a média de páginas por semana é 300 e não é nenhum número absurdo, é tranquilo. Então dá pra supor que facilmente a Harvard pediria 1000 páginas, até pq ela falou que eles passam muito tempo na biblioteca
No Brasil é cada um por si. Para chegar além tem que ser esforçar bastante e ser um autodidata. Quantas pessoas inteligentes no país sao subaproveitadas!
Verdade, no Brasil tem que ser um ninja para se sobre sair nas dificuldades, a vida Americana em Harvard com todos os seus incentivos e verbas se torna algo como o jardim da infância perto da realidade Brasileira para quem quer levar uma vida de estudos a serio!
O mais próximo que cheguei disso foi com o método da aula reversa, onde a professora nos dava livros pra ler e no dia da aula era só debate, era bem interessante. Como professor recém-formado, pensei em como seria aplicar isso num ensino médio, mas ngm ia ler porra nenhuma, o nosso país como um todo lê mt pouco, imagina um bando de moleques que em casa só jogam Fortnite e LoL.
Concordo ctg :( minha sala por exemplo é uma merda! Não lêem nada =\
@@mavi_sz. infelizmente, ainda mais que os pais, responsáveis não incentivam nem o estudo, deixam as crianças, adolescentes soltos, não dão limites. Aí o aluno não quer saber mesmo de estudar. Desgastante!
@@FernandaSoares520 infelizmente moça. Espero que isso mude algum dia.
esbarrei no mesmo problema como professor. Entrei em medicina, esbarro no mesmo problema como academico. Porque, como você fala, o brasileiro culturalmente lê muito pouco. Eu e meu irmão fomos pontos fora da curva por sermos filhos de professores. Eu particularmente penso que a única forma efetiva de mudar essa dinâmica é com ensino integral. Porque as famílias brasileiras não estão preparadas para dar o suporte que uma criança que decide estudar precisa.
Parabéns, Tábata!!
Te conheci através de um discurso no Congresso e desde então tenho te acompanhado nas redes sociais.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido e pelo vídeo superútil!!
Meu sonho é estudar em HAVARD. Embora minha escola tenha um péssimo ensino ainda tenho esperança de que irei conseguir chegar lá!!
-Meu sonho é "impossível" segundo a sociedade, mas costumo não ouvir muito comentários alheios rs-
eai, conseguiu?
Gostei muito dela citando a interdisciplinariedade que existe nos estudos, e devemos mesmo olhar desta forma. Tudo se amarra, e sabendo disso construímos pessoas melhores e que realmente sabe pensar por si só. Grande exemplo para nós brasileiros.
Ler, melhor que ficar tracado em uma sala de aula. Melhor método. Ler e depois debater com o prof., isso sim me parece a melhor forma de produzir um pensamento crítico; E não o daqui de um professor(a) ficar na frente dando a sua opinião e depois o bando só reproduzi(claro que tem execeções).
Vídeo incrível mesmo, só o fato de saber isso das 1000 páginas por semana, já inspira a sermos leitores mais assíduos!
Cara, a diferença entre Harvard e a USP que ela falou não tem nada a ver com as universidades e sim com os professores. É o que eu acho.
Eu fiz graduação na Maurício de Nassau e tive um professor que não "dava aulas". Em uma aula ele dizia o que íamos estudar na aula seguinte e que era para nos prepararmos. Quando chegava a aula ele debatida conosco, nos fazia perguntas, tirava nossas dúvidas. No começo foi difícil pois estávamos no 4° semestre e nenhum outro professor jamais tinha feito isso. Mas no fim foi muito bom pois eu aprendi muito mais dessa maneira, não esqueci nada que ele me ensinou até hoje, além de ter amadurecido muito mais.
meu professor de lógica da a materia mas a explica detalhadamente, faz revisao com os alunos, pede participação da turma.
A diferença é que n tem esquerdista retardado
Meu professor de Química 1 faz quase isso tbm
Pois é, já tive professores mt bons, daqueles q te prende a atenção ate o final, mas tmb já tive professores péssimos. Já tive matérias que pensei que seria um saco, mas o professor fez toda diferença, e o contrário tmb aconteceu. É td uma questão de didática e amor pelo que faz, ao invés do dinheiro falar mais alto.
@@Rukasu_71 Quem é professor da USP comprado com voce! Vamos dar razão ao "Anonimo do krl", né?
Em quanto no Brasil o governo quer fazer a reforma do ensino médio, fazendo que o aluno foque mais na sua área de interesse, isso tudo no ensino médio enquanto em Harvard o aluno e incentivado a ter uma visão sistêmica e macro das coisas.
mendesdeaguiar Não espere que o ensino brasileiro pule para o nível Harvard do dia para noite. Essa reforma pode não ser tão boa, mas qualquer coisa que fizerem com o ensino público lixoso desse país já é lucro
na vdd essa reforma é uma merda
o brasil não é nem um pouco preparado pra ter período integral no ensino médio
sem contar que o que dá a entender é que vc vai encontrar algo diferente pra estudar mas quando vc vai ver as escolhas que tem pra fazer são todas as mesmas matérias básicas
Por isso nossa bandeira carrega: Desordem e REGRESSO.
Harvard era a primeira da lista das 100 melhores universidades do mundo só veio ser desbancada pela Stanford ano passado , não da pra comparar uma faculdade de primeiro mundo com qualquer uma do Brasil ainda mais com metodologia de ensino médio e fundamental totalmente maquiavélica , não è do interesse do governo formar intelectuais e você sabe por que eu acredito, Harvard è o conceito em matèria de excelência no ensino , onde sobretudo se acredita no potencial dos alunos .
que ignorância, busque saber. A reforma do ensino médio é espelhada no americano
Essa menina é fonte de inspiração de muita gente sabe 👏🏼😀📚
Mil páginas por semana... e povo da minha sala reclama de ter que ler CEM no SEMESTRE! Af... hahaha adoro ver essas coisas porque percebo que o "muito" que faço é ainda muito pouco lol.
Ótimo vídeo, meu sonho atual é estudar em Harvard.
Ghost Style o meu era de estudar em Harvard , mas no meu nivel de conhecimento e esforço , eu diria que estaria abaixo do nivel para entrar para Harvard
Artur Guedes Rodrigues E só estudar mais cara q vc chega lá. Eu tbm qro fazer um mestrado mas eu ainda preciso batalhar muito
Henrique Nascimento ta dificil por aqui comigo estudando muito , imagina pra harvard
dinheiro abre portas.
Sou APAIXONADO por essa deputada 😍 Essa mulher é muito INCRÍVEL! ♥️♥️
Eu amo essa metodologia deles de querer formar seres humanos multifacetados ao invés de um especialista q n sabe mais nada além de cálculo, por exemplo (e olhe lá), parece que lá eles formam seres pensantes, e não alguém que só quer o diploma pra arranjar um emprego, é triste que com a economia do brasil tenha que ser assim mesmo pra conseguir viver. Amo o fato das faculdades americanas te deixarem estudar arte, matemática, astrofísica, ciência política tudo junto hahaha, infelizmente aqui a gente tem que deixar de lado muitas coisas que gostamos pra estudar uma...
tô me sentindo uma merda
Matheus França Massacott Rodrigues Inclusive a sua foto de perfil começa com "M" HAHAHAHAHA
Eu apenas me recolhi na minha ignorância. Ainda bem que nunca tive esse tipo de expectativa, pois ficaria muito frustrada. Não é todo mundo que nasce pra isso, fato, então que sejam felizes e acrescentem mais ao mundo.
Matheus França Massacott Rodrigues ainda que seja um grande feito entrar em harvard, tem muitas pessoas que fizeram grandes coisas com apenas diploma de ensino médio
Ai vem os gigantes da tecnologia e não terminam a faculdade!
Gosto de pesquisar sobre várias coisas. Mas quando penso em faculdade fico totalmente perdida. Penso em várias coisa do tipo, o que vou ser, o que vou estudar e etc... não me interessei por nada ainda. Acho até um pouco frustrante quando alguém me pergunta, qual faculdade quero fazer e eu não sei responder, porque eu não sei o que eu quero fazer !! AAAAAAAAAAAH SOCORRO
Pessoas como você que o Brasil precisa para mudar, parabéns Tábata.
wooowww quem é essa MENTE BRILHANTE ? por um acaso passeando no TH-cam entrei nesse vídeo e ...meeeeuuuuu.... essa menina vai ser um dia Orgulho Brasileiro !!!!👏👏👏
Bom dia para você Tabata!
Ver uma deputada com essa dicção, com esse conteúdo, com essa postura, me faz muito, muito feliz, pois quais das figuras, ou melhor, dentre aqueles considerados "celebridades" neste Brasil, quem de fato é célebre por algum feito relevante, quem temos como exemplo? Espero que essa menina não seja enganada pela vaidade, nem a própria nem daqueles que vão querer se aproximar pra obter alguma vantagem ilícita.
Que vídeo maravilhoso!!!! Amei.
Deus é lindo eternamente e me encoraja todo dia mais e mais
Oushi o q ele falou errou??
Beto Quem critica o português alheio têm mais tendência a se dar mal com a sociedade, então cuidado...
thiago rosa Amém
Você quis dizer: "Melhore esse português, em primeiro lugar!"?
Olha, rapaz... Como Graduanda em Letras, lhe digo que você não sabe o mal que está fazendo a si mesmo com esse olhar limitado e de correção. Melhore, se quiser ter amigos ou, pelo menos, viver bem em sociedade.
A propósito, o Thiago não errou em nada ao dizer: "Deus é lindo eternamente e me encoraja todo dia mais e mais". Nem no sentido da Gramática, nem no sentido da mensagem que passou.
Errou no sentido da gramática, e no sentido da mensagem, porque deus não existe e não tem porra nenhuma a ver com a grande capacidade dessa menina. Vão se foder com essa crença idiota.
não é só em Harvard essa história das mil páginas. Meu professor de geologia era da Unesp e tb lia mais ou menos isso por semana
Em sua palestra ''Ouse discordar'', no TED, Margaret Heffernan mencionou uma questão importante sobre esse assunto. Ela disse que as pessoas são estimuladas e treinadas para contestar declarações e afrontar a autoridade, apenas no nível superior, quando na verdade deveriam ser preparadas para isso desde a tenra idade e durante todos os estágios de desenvolvimento. Para Margaret essa é a melhor forma de ter organizações pensantes e uma sociedade capaz de pensar.
Ensinar a pensar!!!!!💭
Tábata, futura presidente do Brasil 🇧🇷 😊
só de ver este video me ânimou desperta a motivação em vc nós também podemos chegar em havard quem sonha realiza quem persiste consegue eu vou conseguir em nome de Jesus 🙌🙌
Isso funciona quando o professor não apenas aplica uma metodologia desse tipo, mas quando ele auxilia seus alunos a pensarem , a discutirem, a se integrarem. Não quando ele apenas entra na sala, diz qualquer coisa, menosprezando o conhecimento que os alunos já possuem e nem tentar agregar e quer que seu aluno seja o mais estimulado e compreensível possível.
Não só em Harvard, dependendo do período essa era minha carga de leitura semanal também (faço História-UFPR)
Bora fazer um cálculo básico, Beleza, mil páginas por semana; eu sou aluno de direito, então considero que tenho que ler uma quantidade razoável de textos. Em média, consigo ler de 8-10 páginas de doutrina por hora, em textos filosóficos isso reduz ainda mais pois não dá pra passar o olho, é preciso internalizar ideias, fazer conexões, é intelectualmente exigente. Dividindo 1000 páginas por 7 dias, chegamos em aproximadamente 142 páginas por dia, uma carga de estudo de 14-16 todo dia, só pra uma matéria. Será que isso é plausível? Kkkk
Só quem realmente estuda sabe que ela exagerou, estudo para concurso e a média é a mesma, estudar lendo livro é diferente de ler um livro para o lazer
Tô motivada.
Tábata me aguarde, daqui a três anos quando eu sair do ensino médio , vou ficar aí contigo.
Qual curso? Também quero muito
Quando eu fazia universidade na UFMA estudava umas 11 horas por dia, e pelos finais de semana eu estudava mais ainda
"Harvard!". Sou novo no canal e gostei muito do conteúdo. +1 inscrito
Adorei o vídeo
Gente essa mulher é perfeita dms! Meodeus...
Muito bom esse vídeo ✨
Ela passa uma coisa tão boa!! Gostei de ouvir ela falando Votaria nela para qualquer
coisa.
Douglas Ribas hahaha essa foi boa
Com certeza pra presidente ela vai se candidatar um dia.
Brasil é um lixo mesmo kkk... nos preparam pro mercado de trabalho dando somente aulas teóricas por anos nos deixando presos em uma sala de aula decorando as coisas
verdade, eu morria de vontade de ter uma aula de quimica onde eu tivesse liberdade no laboratorio, mas o professor era chato, explicava a pratica como se estivessemos no primario e ñ nos deixava nem chegar perto dos compostos ñ perigosos
Artur Guedes Rodrigues vc ao menos química tem, na minha escola n existe química, biologia e etc. É tudo em geografia/ciências, aí se pensa "ah mas fala de biologia nessas aulas" NAO não fala de nada, até hj nunca tive uma aula sequer dessas coisas e tô no 1 colegial já.
Carlos Jr Na minha escola, eu tinha todas as materias definidinhas, tipo um prof. para Física, outro pra Química, outro pra Biologia... Até história era dividida em história geral e historia do Brasil com profs diferentes. Só que era tudo teoria. As únicas matérias que davam uma certa liberdade para a gente era Literatura e História, por conta dos professores... Até aí eu relevo, porque estamos no Brasil e temos o nosso querido Enem, que nos obriga a ter base de todas as matérias. Mas acontece coisas assim em faculdades também, aí é que complica.
Carlos Jr isso acontece muito nas universidades publicas mesmo, tambem eh culpa dos esquerdistas da faculdade que nao querem "uso comercial do conhecimento" o resultado é esse mercado de trabalho horrivel que temos hoje
Carlos Jr o
Tabata voce que e uma cientista na educacai ! Como fica o salario da educacao nao existe educacao se nao existe salario , lute pelos nosso precatorio do fundf pois precisamos muito de recebe los
Tabata, voto em você para ministra da educação. Tenho dito. Djalmira, Itaituba, Pará.
Finalmente uma brilhante política para contrastar com os absurdos que vemos. Grande exemplo!!!!
Quanto a mil páginas por semana, foi uma hipérbole..
Victor.H.A eu também achei que seria
Victor.H.A não acredito que tenha sido uma hipérbole. No meu curso existe uma matéria com mais ou menos isso de leitura por semana. Como em Harvard há menos carga horária, pode ser real.
Creio que não tenha sido uma hipérbole. Fiquei 1 ano estudando RI na Universitat Hamburg e era bem nesse estilo, pouca carga horária, muita leitura.
Não foi uma hipérbole.
Você está afirmando algo que não sabe :)
Mesmo assim eu não largo a formação que tive na USP por isso, mano! Não subestime nossas ÓTIMAS PÚBLICAS, deputada! Na USP eu também, além de física, fazia esportes, idiomas e diversas disciplinas EM UNIDADES DIFERENTES DA MINHA... e o melhor: DE GRAÇA!!!
E só pra completar, minha MELHOR professora NA VIDA foi Zara Issa Abud (Cálculo I e II). Onde? Na Física-USP!!!
ñ é de graça, vc pagou aquilo com imposto
@@googlespia0055 ... e em Harvard você nem teria dinheiro para pagar, pois é uma fortuna! Na USP, qualquer brasileiro, rico ou pobre, pode estudar e ainda fazer tudo o que a deputada (que tem de aprender MUITO sobre ciência política) diz ter feito!!!
@@Caniballe Em harvard aql q consegue a colocação e ñ tem $ ganha a gratuidade. No br as nossas univ são arma politica da esq, e muitos alunos ficam lá fumando maconha e não kerem saber d estudar, se fosse privada isso seria mais dificil de acontecer. E ñ é bem assim, pq muitos pagam muito $ p funcionar nossas univ, se esse imposto ñ fosse cobrado teriamos mais pessoas com $ disponivel pra fazer facul
@@googlespia0055 cara do céu! Me mostra quem é de esquerda nas exatas de qualquer pública! Será a minoria! E quem disse que em Harvard não tem maconheiro??? E quem disse que as nossas particulares são boas? Elas só são feitas para os donos ganharem dinheiro, você sabe disso, né? Abraço amigo!
@@googlespia0055 você sabe que é QUASE IMPOSSÍVEL alguém que veio de uma escola sem nenhum prestígio passar em Harvard, Princeton ou Yale, né ?
Eu estudei na USP e na UNESP, em Harvard parece igual a Unesp, nas aulas debatemos com os professores, e na USP realmente é essa coisa mais distante. A Tábata deveria ter feito Unesp.
Te amo Tabata
O problema do Brasil não está nos professores ou alunos, está na ideia da educação. A mesma ainda não foi compreendida pela nossa cultura
Para quem não sabe... Ela hoje é candidata a deputada federal por São Paulo. Tem tudo para ter um excelente futuro promissor na política. Espero que os paulista a elejam. Precisamos de políticos assim como a Tabata! Curta o facebook e divulguem, para que o Brasil a conheça! ->>facebook.com/tabataamaralSP/
Parabens pelo seu depoimento .
Qualquer Universidade fora do Brasil top ou nao, seja Havard ou outra, o sistema de ensino e igual, so para vcs terem uma ideia eu fiz um curso de 3 meses, os famosos short courses, na London University vi poucas vezes meu professor, tive que tirar ferias para fazer o teste final, tinha tanto material para estudar, e a surpresa... o teste final tinha 100 perguntas, foi dificil, e quem nao pesquisou, nao estudou ,nao debateu com colegas ,nao se integrou no material, se ferrou! esse metodo de ensino nao e previlegio da Havard, e de qualquer Universidade que valoriza seu aluno e honra o nome da Instituição, Parabens Tábata Amaral!
Que realidade linda! Meu sonho!
Muito top essa metodologia de debater com o professor e não ouvir o professor. É muito melhor quando vc vai atrás do conteúdo em vez de ouvir um conteúdo. E muitas vezes quando vc não entende algo em seus estudos, isso pode ser esclarecido pelo professor, ou seja, o professor tá ali pra tirar seus dúvidas.
1:30 Qual tipo de página?
Eu amo uma deputada 😍 😍 😍. Essa menina é show.
Vamos sim ter uma sistema de ensino de qualidade !
#herbert2018
com isso os jovens crescem e o país também. Já aqui no Brasil da desgosto de morar, só querem que nós nos oculpemos de coisas muita vezes inúteis. Fazem com que muitos fiquem na ignorância para os governantes comandam.
Excelente Harvard funciona. Bjs.
Só na minha cara. Que fico assistindo series e ainda quero ser alguem na Vida. Tô no caminho errado.
É, vejo q eu preciso melhorar.
Me lembrou um pouco a UnB. Lá é normal cursar matérias de outros departamentos, como física, artes, agronomia, ciências políticas, e etc.
E nossa, realmente sou menos desenvolvida, pois não consigo ter esse volume de leitura nem em dois meses. Lembro que durante o mestrado suava umas duas horas para conseguir entender uma ou duas páginas de um texto teórico. Tinha que fazer uns desenhos com os conceitos para conseguir memorizar.
Até quando as universidades brasileiras vão ficar com esse ensino atrasado de ficar assistindo aulas de manhã até a noite... Aprendi toda a anatomia/fisiologia humana em 2 semana sentando a bunda na cadeira e estudando 4 horas por dia do que em 2 períodos integrais no curso de medicina na UFPE, aulas são importantes só que não adianta ter um professor PhD se quando a pessoa chega em casa de noite não sente vontade de nada além de dormi.
Perfeito
É? Bem legal! Mas tenta dar uma aula parecida com essa no Brasil! Sou professora e conseguir fazer com que meus alunos leiam o conteúdo do livro que está na frente deles, sem necessidade de eles buscarem, sem necessidade alguma de pesquisa, com tudo ali bem na mão deles é uma missão impossível! E nem me venham falar em trabalhar um tema que interesse a eles, porque eles têm uma empolgação inicial, mas nas primeiras dificuldades (pesquisar de verdade, p.e.), eles voltam para a postura "tu não vai ajudar a gente, professor precisa explicar"; "não entendi o que está escrito", "sora, o que é ***** ( quando se deparam com um termo que não conhecem, pois nem o dicionário eles querem manipular). E, acreditem, os pais e a coordenação da escola, vão, de alguma maneira validar está atitude.
Acredito que esses alunos já sejam geniais nas áreas que estão se formando.
Não haveria necessidade de forçar algo que está latente na mente do aluno. O propósito de ler muito ajuda na construção de idéias e princípios.
Nossa que Fantastico !
eu vou matar vcs!! Serio agora fiquei mais motivado a estudar fora... Essa experiência parece ser inesquecível e inexplicavel . muito obrigado
Inspiração para todos nós!
Vejo o problema na metodologia
Foi o que ela disse no video
MUITAS HORAS na biblioteca (com o intuito de construir um pensamento, uma critica, uma visao) e poucas horas dentro de sala de aula (uma vez que o raciocinio esta formado, o professor, tutor, mestre, molda o aluno, o incentiva a estudar mais, a descobrir mais).
Com todo o respeito as universidades brasileiras, mas eu nao vejo nada disso aqui.
Nao me entendam errado, temos sim PROFISSIONAIS MARAVILHOSOS, porem sinto que eles nao podem utilizar 100% de seu conhecimento por culpa desse sistema implantado aqui. Aqui a maioria dos alunos nao se prepara para as aulas, a maioria dos professores nao quer saber disso e fica por.isso mesmo.
Sim, entendo que existem 3 motivos para isso.
1) falta de paixao pela faculdade escolhida por parte do aluno
2) desde a escola aprendendo a repetir o que foi ensinado e nao a pensar sobre o que foi ensinado.
3) muitas vezes as pessoas precisam de horas e horas para chegarem a universidade e ainda precisam trabalham para sustentar a casa. Isso torna tudo muito mais dificil.
Enfim, acredito que é uma via de mao dupla. Precisamos melhorar o ensino basico, educar a grande populacao do brasil e consequentemente acredito.que tudo iria melhorar. Desta forma, com um país mais justo, todos poderiam ter um.acesso menos complicado a universidade
Mano, ces não fazem idéia do quanto que eu queria que a Tábata fosse presidente do Brasil mdssss
"Explica por que a universidade (Harvard) é diferente de todas as outras?!!" É um porrilhão de universidade pelo mundo.
eu sou competitiva demais, se acabasse em Harvard ia ficar doida tentando atingir o resto do pessoal :v
Adorei
Tábata, eu escolhi te venerar kkkkkkkk meu Deus que mulher!
Estou sonhando em um dia estudar em Harvard
É um orgulho ter uma pessoa como a Tábata ela é maravilhosa !!!
Muito bom!!!
Gente, por gentileza, alguém me diz a quanto de livro equivale +1000 pág pfvr. Grata.💜🌈⭐💜🌈⭐💜
Alguém sabe onde encontrar o vídeo completo?
Quem fez EJA pode participar pra entrar em Harvard?
1000 páginas lidas 20 no máximo ficaram fixas na mente, é impossível absorver o conteúdo a longo prazo- meu objetivo.
Nossa tudo que você falou eu senti na pele, iniciei Física na minha cidade e 90% dos professores pareciam que eram seres iluminados com super poderes, sai correndo.
O ensino superior no Brasil é decadente. ..abandonei um curso de engenharia química e pulei pro concursos públicos. ..e foi onde me dei bem
Querendo aplicar meu doutorado em Harvard
Pois é, aqui o currículo do meu curso tinha 85% de matérias obrigatórias. Como é que se desenvolvem as aptidões de cada pessoa se ela é obrigada a aturar matérias que não têm nada a ver com ela?
Olá , vocês tem o vídeo completo?
Excelente
Não to dando conta de 500 + vídeos 🤦🏻♀️
Vi o video a mais de ano. Hoje ela é deputada
Como q vc conseguiu passar em Havard? Me conta pf, é meu sonho
kkkkk
Uau! 👏👏👏👏👏❤
Aqui só te preparam pra ser operador de telemarketing
Como fazemos para se inscrever na faculdade ?
Eterna universitária ...
"Top 3 do mundo em Brasil'? Ideologias, sensacionalismo... parcialidade. Quanto ao número de páginas por semana, só se for a somatória do número imaginário o qual o subconsciente individual é capaz de produzir. Enfim, ainda temos boas universidades no Brasil; fatalidade é querer comparar nossa estrutura política, social, econômica,...etc., com a de um país que facilmente entraria para o já mencionado "top 3" de qualquer que seja o assunto.
UFBA é a terceira melhor faculdade da América latina.. isso diz muita coisa sobre a má visão da educação brasileira.
Não é somente sobre a estrutura, é sobre o caráter e vontade dos alunos e professores...
É humanamente possível ler mil páginas por semana, de apenas uma matéria, e reter o conteúdo?
Creio que sim. Dá pra reter muito mais do que assistindo 8h de aula por dia sobre o mesmo conteúdo
É o método de Harvard né, acredito ser bastante confiável
Desculpa, to voltando aqui pra dar risada disso aqui KKKKKKKKKKKKKKKKK. IMPOSSIVEL? Tu ja viu lives na twitch? Pessoal lê todo dia, 200 páginas tranquilo. Eu que não sou leitor fixo, leio em média 50/60 páginas POR DIA. Alguém UNIVERSITÁRIO de HAVARD lê 150 páginas por dia tranquilo.