Ola,eu sou do 1 ano do ensino médio. E tenho um trabalho na minha feira de ciências ,vou apresentar a probabilidade genética. Consegui entender tudo. A dica que eu dou é você apresentar o trabalho para você mesmo, simular que esta falando com alguém. Me ajudou a entender o conteúdo.
Melhor aula desse tema que eu já vi!!! assisti outros vídeos, uns com mais de 700 mil acessos, mas este foi o top!!! Só levei uns sustos com o carão do professor na tela de repente... hahaha... vlw!
No vídeo houve um erro, pois o professor disse que para o pai do menino ser heterozigoto ele tem que receber um (a) da mãe e um (a) do pai, sendo que ele teria que receber um (a) da mãe e uma (A) do pai, ou vice-versa. Mesmo percebendo o pequeno detalhe entendi tudo mt bem, parabéns, ajudou muito!
Ana Neide Pinheiro Acho que o que disse foi "a" da mãe, "a" do pai; não disse "e" e nem poderia, pois já temos que o pai tem um A. Ele deve receber"a"da mãe ou "a" do pai. Mas obrigado pela observação.
Ajudou muito salvaram minha nota!Uma duvida fazer heredograma da no mesmo que fazer tabelas na hora de resolver problemas de probabilidade genética ou ha diferença...sinceramente acho heredogramas mais faceis.
+Ana Paula Machado O ideal é saber utilizar as duas coisas. Os heredogramas ajudam a entender como os genes vão seguindo ao longo das gerações de uma família. Já as tabelas ajudam a prever os possíveis genótipos em um cruzamento.
+Lucas Pota Kinapse é uma fusão entre kineis (que quer dizer 'movimento') e sinapse (a conexão entre 2 neurônios). Traz a proposta de criar e reconectar as novas sinapses, formando novos conhecimentos.
alguem sabe se em questoes discursivas de genetica da para responder com esquemas(por exemplo, calcular a chance de uma doença se manifestar) ou é só pra escrever mesmo
em 8min54seg o Knapse disse que A_ tem 2/3 de probabildade de ser heterozigoto....mas, o indivíduo já é "A" ... portanto, já sabemos que um progenitor passou o alelo responsável pelo caráter dominante que ele está manifestando...só não sabemos qual o outro alelo que o acompanha e esse outro alelo ou é "A" ou é "a". Conclusão: O indivíduo em questão (A_) tem 50% (1/2) de probabilidade de ser Aa. Daí para frente a coisa deve mudar...
Profff, "grazaDeus", pela primeira vez meus olhos começaram a brilhar em genética! Por favor, me ajuda nessa questão? (UESB) O albinismo é uma característica recessiva em que o portador do genótipo para esse fenótipo é desprovido da capacidade de sintetizar melanina. Supondo-se que um casal normal para o albinismo pretenda ter quatro filhos, a possibilidade de dois serem normais e um albino, dos três restantes, é de? Minha dúvida é: Como esse primeiro filho vai influenciar no cálculo?
Olá, professor um exame de Dna apresenta 22 locus, onde 11 locus exclusão e 11 com alguns números (variando 0,84694 até 2,98283) no índice de maternidade isolado. Podemos afirmar que a pessoa não é mãe. Mas existe alguns parentesco, pode ser tia?
Professor, o primeiro casal tem que ser heterozigoto não? Porque se eles tem um filho recessivo, automaticamente um a veio do pai e outro a veio da mãe, então logo no início eu posso classifica-los como heterzigotos ! não é isso?
Kinapse Vestibulares Tô confusa quanto a parte do "E" - "OU". No exemplo citado eu poderia usar o "OU", pois ele pode ser homozigoto dominante "OU" heterozigoto. Nesse caso, se (AA), a probabilidade de ter um filho afetado é de 0%... Ajuuuda, por favor!! Fez um nó aqui :S
Shabrine Carvalho não porque o cruzamento ali do exemplo citado é de heterozigotos e apenas um deles sera homozigoto recessivo entao sempre tera chance de 25%, agora se o cruzamento fosse AAxAA ou AAxAa (vice-versa) ai sim seria de 0%.
Shabrine Carvalho Vamos lá... Acho que você está falando do segundo heredograma, certo? Se for, pensamos o seguinte: queremos saber a probabilidade de nascer uma criança afetada do casal. É claro que se o pai for AA a probabilidade é zero, mas pra criança ser afetada o pai deve ser Aa, e a chance é de 2/3. Além do pai ser Aa, a criança deve ser aa, e num cruzamento de heterozigotos a chance é de 1/4. Mas pra criança ser afetada, o pai obrigatoriamente deve ser Aa, por isso a regra do "E": o pai deve ser Aa e a criança aa, por isso multiplicamos as duas probabilidades. Não podemos usar um caso em que o pai seja AA e dizer que a probabilidade é zero. É claro que a criança tem 1/6 de chance de ser afetada, mas os outros 5/6 incluem todos os casos que ela não será afetada, inclusive o do pai ser AA que foi o caso que você citou pelo que entendi. Se ficou difícil ainda, vamos conversando.
Ola,eu sou do 1 ano do ensino médio. E tenho um trabalho na minha feira de ciências ,vou apresentar a probabilidade genética. Consegui entender tudo. A dica que eu dou é você apresentar o trabalho para você mesmo, simular que esta falando com alguém. Me ajudou a entender o conteúdo.
Pela primeira vez na vida entendi essa materia! Obrigadaaa
descobri um novo canal que tem me ajudado muito. obrigado pelas dicas ajudou bastante!
AULA SHOW. Parabéns. Entendi direitinho, agora só praticar.
Procedimento muito bom, adorei a explicação sobre probabilidade condicional!
Simplesmente perfeito, adoro suas aulas, me ajuda bastante! Obrigada !
Izabela Stefanie Muito obrigado!
Finalmente consegui entender genética! Muito obrigada por todas essas aulas. :D
Mano, o cara é fodao porque é aluno de Medicina da USP, que já vale por faculdade de Biologia e Química juntas. Por isso ele sabe pakas.
Muito bom as explicações, tenho prova de Genética quinta-feira -12/11 e isso me ajudou muito.
+Josiane Rabelo Aeeee! Boa prova =)
Muito, muito obrigada pelas aulas! Nunca tinha entendido genética na vida e finalmente foi!
+Camila Bombini Aeee!! Não deixa de compartilhar então... Vai que seus amigos tamb;em estão com dificuldade...
Não basta só os conceitos biológicos é preciso ter habilidades de matemática. E é como o professor comentou devemos praticar.
Wilson S .DE MIRANDA No vestibular, tudo está integrado de alguma maneira =)
sempre que tenho duvidas...procuro suas aulas...
Elas me ajudam demais :)
Obrigada!!!
LAIS MARÇON Eu que agradeço :)
Professor, meus parabéns, suas aulas tem me ajudado muito pro vestibular, assisti todos os módulos e amo suas aulas. Grande abraço.
+Marcielle Santos Muito obrigado. Não esquece de compartilhar.
+Kinapse Vestibulares Com certeza 😊
Marcielle Santos têm*, porquanto o verbo está conjugado no plural
Marcielle Santos assisti a* todos os módulos, uma vez que o verbo foi empregado no sentido de visualizar. Atenção à regência.
muito bom vídeo...podia deixar umas listas de exercicios na descrição
Excelente, boas dicas para os vestibulares...
+Wygo Amorim Obrigado!
Melhor aula desse tema que eu já vi!!!
assisti outros vídeos, uns com mais de 700 mil acessos, mas este foi o top!!!
Só levei uns sustos com o carão do professor na tela de repente... hahaha...
vlw!
Hahahaha obrigado! Fico feliz que tenha dado certo :)
Achei as explicações bem simplificadas, facilitando o entendimento. Muito agradecido pelo vídeo. o/
Italo Rocha Freitas Valeu!!!
Parabéns, melhor professor do TH-cam!!
Perfeita explicação como sempre.
obrigada pela explicação,muito bom.
+Nina mendonça Obrigado. Aproveita para compartilhar e ajudar a gente a crescer aos pouquinhos :)
Adoro esse canal, sempre estudo biologia (principalmente botânica) por aqui! Valeu mesmo!
Obrigado, vou estar baixando os vídeos.
yeshuamylord1 fico feliz em ajudar, claro que eu preferiria que vc assistisse aqui no canal para que eu consiga pagar as contas.
entendi porra nenhuma kkk partiu reprovar
Experimenta dar uma olhada nas outras aulas também, pode te ajudar a entender todo o contexto.
Eita 😹😹😹😹😹😹
E ai, reprovou msm? fjakfjkfjkfjfjakfj
eu acho q sim :v
Igor Basilius 😂😂
Ameiiii o videooo.
super facil de aprender
as explicacoes sao bem claras...
assim vou passar Liiiindo No Enem
Passou?
@@F41FhFtaDRYT kkkkkkkkkkkkkkk auge do lucas perguntando kk
@@victordias6997 só faz 5 anos poh! Kkkkk
Nuss que Boca Rosa 😍, se tivesse um professor desse nunca que ia cabular aula kkkkkkj, Boa aula, explicação ótima
esse vídeo ajudou muitoooooo.... ótima aula ❤❤❤❤❤
Aaaaaai q tudo, consegui entender probabilidade e heredograma!!! :)))
Vou Brooocaaaar!! Obrigaaadaaa! :)
Hahahaha aeeee!
Que professor mais lindo ♥ to apx!!!!!!!!!
Obrigado
Entendi tudo!Obrigado!Eu só estava querendo uma revisão hehe
MT Bem!
assistindo essa aula...Gabaritei Minha Prova....
❤😍👏👏👏👏👏👏
só queria aprender probabilidade no Heredograma. ..😦😒
sua aula é sensacional
Julia Costa Muito obrigado!!
ótimo,tirei minhas duvidas parabéns!!
Muito bom, parabéns!
adorei as dicas professor!!!
+daiana santos =D
Obrigada, me ajudou muito. Aula excelente!
obrigada pela dica
Achei demais esta aula.
Melhor professor de biologia valeu aew mano
+GamesFPS Aeee obrigado!
Na regra do Ou qnd vc soma vc tbm soma os denominadores?
muito boa aula obrigado
q demais tenho prova sobre geneticas suas aulas me ajudarama passa tomara kk
Tomara que dê tudo certo!
No vídeo houve um erro, pois o professor disse que para o pai do menino ser heterozigoto ele tem que receber um (a) da mãe e um (a) do pai, sendo que ele teria que receber um (a) da mãe e uma (A) do pai, ou vice-versa. Mesmo percebendo o pequeno detalhe entendi tudo mt bem, parabéns, ajudou muito!
Ana Neide Pinheiro Acho que o que disse foi "a" da mãe, "a" do pai; não disse "e" e nem poderia, pois já temos que o pai tem um A. Ele deve receber"a"da mãe ou "a" do pai. Mas obrigado pela observação.
Mto obg❤
gostei muito isso me ajudou muito,muito bom mesmo
+Jeferson Severiano Muito obrigado!
de nada as explicação são bem,elaborada eu faço faculdade e ta me ajudando muito .
Ótima aula, obrigada professor!!! :D
Maria Cafalu Obrigado!
ensinou até um básico de probabilidade rsrs vlw kinapse
Ajudou muito. !
Estou assistindo há várias vídeo-aulas e só agora consegui entender, de fato, probabilidade genética. Obrigada!
muito boa a aula! 👏👏👏
Muito bom era o que eu estava procurando vlw !
Excelente!!
Muito legal a aula!! Esse profis é mto meigo!!rsrsrs
ótima aula, explicação clara e objetiva! ^_^
+KarenSteffany Denux Muito obrigado!
Me ajudou bastante!
Angela Amorim Que bom. :D
Ajudou muito salvaram minha nota!Uma duvida fazer heredograma da no mesmo que fazer tabelas na hora de resolver problemas de probabilidade genética ou ha diferença...sinceramente acho heredogramas mais faceis.
+Ana Paula Machado O ideal é saber utilizar as duas coisas. Os heredogramas ajudam a entender como os genes vão seguindo ao longo das gerações de uma família. Já as tabelas ajudam a prever os possíveis genótipos em um cruzamento.
Mt boa a aula. N consegui parar de olhar pra suas sobrancelhas tio kkk
Mas parabéns, ótima explicação (y)
Nossa que profesoor bonitao😍😍
Melhor aulaaaaa
Ótima aula!
+Luana Nieiro dos Santos Obrigado!
A probabilidade condicional, sempre levará a regrinha do E??? Ou pode ocorrer de ser OU??
Módulo ótimo!! Obrigadaa
Maravilhoso
eu queria pedir se pudesse dar quetoes sobre genes monoibridos e diibridos porfavor......
o que significa kinapse? e ótima aula!
+Lucas Pota Kinapse é uma fusão entre kineis (que quer dizer 'movimento') e sinapse (a conexão entre 2 neurônios). Traz a proposta de criar e reconectar as novas sinapses, formando novos conhecimentos.
um abraço, e nois se vê por aí
Gostaria de saber o por que de no final dá 1/6 ?
porque se for multiplicar 1/4 x 2/3 daria 1/12 não entendo essa parte!
+Joslaine Guimarães Se multiplicar 1/4 x 2x3 daria 2/12 (e não 1/12), 2/12 simplificado por 2 é igual a 1/6.
Kelly Barbosa isso msm....simplifica❤👍
Joslaine Guimarães
1/4 × 2/3 é igual a 2/12
Simplifica por 2 (divide o 2 por 2 e o 12 por 2) que dará 1/6
Suas aulas são ótimas! :)
+Karina Sakurai Obrigado.
Muito bom!
Obrigado!
me ajudou muitoo
aula muito boa..
Muito bom!!!!
+Jessica Neris Obrigado!
alguem sabe se em questoes discursivas de genetica da para responder com esquemas(por exemplo, calcular a chance de uma doença se manifestar) ou é só pra escrever mesmo
maravilhoso ♡
Amei!
Amei.
Denise sandes Obrigado!
em 8min54seg o Knapse disse que A_ tem 2/3 de probabildade de ser heterozigoto....mas, o indivíduo já é "A" ... portanto, já sabemos que um progenitor passou o alelo responsável pelo caráter dominante que ele está manifestando...só não sabemos qual o outro alelo que o acompanha e esse outro alelo ou é "A" ou é "a". Conclusão: O indivíduo em questão (A_) tem 50% (1/2) de probabilidade de ser Aa. Daí para frente a coisa deve mudar...
Profff, "grazaDeus", pela primeira vez meus olhos começaram a brilhar em genética! Por favor, me ajuda nessa questão?
(UESB) O albinismo é uma característica recessiva em que o portador do genótipo para esse fenótipo é desprovido da capacidade de sintetizar melanina. Supondo-se que um casal normal para o albinismo pretenda ter quatro filhos, a possibilidade de dois serem normais e um albino, dos três restantes, é de?
Minha dúvida é: Como esse primeiro filho vai influenciar no cálculo?
facilitou a vida bro.
obg
Ameiiii
parabéns
Obrigado
Gostei
Olá, professor
um exame de Dna apresenta 22 locus, onde 11 locus exclusão e 11 com alguns números (variando 0,84694 até 2,98283) no índice de maternidade isolado. Podemos afirmar que a pessoa não é mãe. Mas existe alguns parentesco, pode ser tia?
Show!
Professor, o primeiro casal tem que ser heterozigoto não? Porque se eles tem um filho recessivo, automaticamente um a veio do pai e outro a veio da mãe, então logo no início eu posso classifica-los como heterzigotos ! não é isso?
Top!
amei entendi tudo
como faço pra saber se minha genetica e boa ou ruim
Kinapse Vestibulares Tô confusa quanto a parte do "E" - "OU". No exemplo citado eu poderia usar o "OU", pois ele pode ser homozigoto dominante "OU" heterozigoto. Nesse caso, se (AA), a probabilidade de ter um filho afetado é de 0%... Ajuuuda, por favor!! Fez um nó aqui :S
Shabrine Carvalho não porque o cruzamento ali do exemplo citado é de heterozigotos e apenas um deles sera homozigoto recessivo entao sempre tera chance de 25%, agora se o cruzamento fosse AAxAA ou AAxAa (vice-versa) ai sim seria de 0%.
Shabrine Carvalho Vamos lá... Acho que você está falando do segundo heredograma, certo? Se for, pensamos o seguinte: queremos saber a probabilidade de nascer uma criança afetada do casal. É claro que se o pai for AA a probabilidade é zero, mas pra criança ser afetada o pai deve ser Aa, e a chance é de 2/3. Além do pai ser Aa, a criança deve ser aa, e num cruzamento de heterozigotos a chance é de 1/4. Mas pra criança ser afetada, o pai obrigatoriamente deve ser Aa, por isso a regra do "E": o pai deve ser Aa e a criança aa, por isso multiplicamos as duas probabilidades. Não podemos usar um caso em que o pai seja AA e dizer que a probabilidade é zero. É claro que a criança tem 1/6 de chance de ser afetada, mas os outros 5/6 incluem todos os casos que ela não será afetada, inclusive o do pai ser AA que foi o caso que você citou pelo que entendi. Se ficou difícil ainda, vamos conversando.
Mateus Barbizan Obrigada!! Compreendi siim :D
Kinapse Vestibulares Muito obrigada, ficou beem claro :D
Oba! =)
Professor quero baixar suas aulas, há alguma objeção? Não vou comercializá-las. Brigadão professor.
yeshuamylord1 Eu prefiro que vc assista por aqui né... Afinal, é assim que eu me sustento.
Ajudou :)
Gostei.
emília Mesquita Obrigado!
Que pacto é esse que tu fez que sabe dar aula de Quimica e Biologia ? kk'
show
não entendi porque a probabilidade de 2/3, seria " AA, Aa e aa " é isso ?
pera quando é que sei que tem multiplicar ou somar?
Great!
Rodrigo Araújo Thanks!
gostei
Leandro Menezees aeee! =)
porque deu 2 sobre 3 em 8;52s????
ÉEEE kkk, aula muito boa
+Thays Souzza Muito obrigado!
Eu não entendo quando vai fazer a probabilidade do casal.
Paulo Sergio O que vc nao entende?
Kinapse Vestibulares A fazer a contagem dos casais