Trovante - Travessa do Poço dos Negros

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
  • Travessa do Poço dos Negros, é uma das mais célebres canções do grupo português, Trovante. O tema é a rua do poço dos negros em Lisboa.
    É indiscutível que a escravidão foi um flagelo que dominou por milénios a história da humanidade (e, em muitos casos, ainda é), mas isso não justifica que para lhe carregar nas cores se "inventem" leituras erróneas. Vem isto a propósito do topónimo lisboeta da Rua do Poço dos Negros. Repete-se sem critério - e às vezes por quem deveria ter mais cuidado - que a designação provém de existir outrora aqui um "poço" para onde eram atirados os escravos mortos, como cães vadios.
    Antes de se esmiuçar a origem do topónimo, convirá lembrar que a primeira preocupação com os escravos era baptizá-los, percebessem ou não o significado, e só depois eram trazidos para servir em Lisboa. Portanto, os escravos eram membros da comunidade cristã. Ora, como é sabido, todo o cristão tinha de ser sepultado em terreno sagrado, ou seja, então dentro das igrejas, quando havia posses para tal, ou nos adros respectivos, para os mais carenciados. Logo atirar corpos de cristãos para poços não era prática legitimada, pelo que tal ideia não tem qualquer fundamento.
    No entanto, no século XVI, por exemplo, quando Lisboa era assolada por epidemias de peste, sabe-se que o rei D. Manuel mandou abrir valas comuns para recolher cadáveres pestíferos, quer por as igrejas estarem sobrelotadas, quer para evitar contágios. Sabe-se mesmo que uma dessas valas foi aberta não longe desta zona do actual Poço dos Negros, então área erma na periferia da cidade.

ความคิดเห็น • 3