Um pecado BoF IV sequer estar na lista! 😐 Gosto mt dos vídeos do Cogu, mas dessa vez ele vacilou feio em deixar esse game incrível fora dessa listagem 😮
Não lembro se é o iv ou o iii, mas gostaria que tivesse possibilidade de fazer escolhas que evitassem certos finais tristes como o da Mina, que sempre é trágico.
Zerei Chrono Cross pela segunda vez na semana passada, agora no Playstation. É um jogão que merecia um remake de verdade. A arte é bonita demais mesmo.
Ah, Wild Arms 1... meu primeiro RPG, quando eu tinha 11 anos, comecei ele sem nem saber do que se tratava o gênero. Com ele aprendi literalmente TUDO de RPG, desde o mais básico. Levou DIAS só pra mim deduzir do que se tratava "HP" e que os numeros na tela eram o dano, sem tutorial nenhum. Historinha maneira, personagens carismáticos, trilha sonora ótima, variedade de itens e magias... Impossível o gênero RPG nao ter se tornado meu preferido depois de anos apreciando essa jóia. O jogo que mais terei carinho por toda minha vida ❤
Vagrant story não é pra todo mundo, mas pra quem deu uma chance tem história te prende do começo ao fim , chefes icônicos, a entrada do Dullahan é magnífica, tenho um carinho imenso por este jogo, ainda deixa um gancho pra uma sequência, quem sabe um dia..
Lembro que comprei na época pois tinha a mesma arte de FF tatics, eu não entendi nada, detestei a batalha e achei feio mas meu primo mais velho adorou e jogou, hoje em dia ele é apaixonado por todos Souls Like e platina tudo.
só entender as mecanicas dele que tu vai embora , apanhei só na primeira vez que joguei depois ficou sussa , tem saber das mecanicas dele se não vai ser a coisa mais dificil do mundo mesmo , ele não é tão dificil se vc entende qual é a do jogo .
39:26 Ai meu core, Cogu! 💔 FF VII original pra mim ainda esta na Top tier. As versoes de Steam e PS deixaram disponivel "hacks" para melhorar os pontos fracos de dano/imortalidade e acelerar o tempo, para nao demorar tanto nas transicoes. Mas eu aceito sua opiniao e tier de boas, obrigado por ter mencionado este game aqui! Tmj
Valkyrie Profile, é outro jogo que joguei do zero várias vezes, ele por si só era difícil, toda vez que joguei ele, com meu inglês melhorando, a experiencia foi diferente. Mas mesmo assim era muito difícil, quando a guerra se intensificava, eu acabava parando de jogar. As escolhas que você tinham que fazer, eram extremamente variadas, e cada escolha poderia te afetar negativamente, era muito fácil dar ruim. Ai eu sempre falava, na próxima vez vou jogar melhor, e toda vez melhorava. Mas nunca cheguei no final, nunca fiquei bloqueado, simplesmente via que tava dando ruim e parava. Mas é um jogo muito bonito, absurdamente bonito, cheio de histórias cativantes.
To de vagar mergulhando no mundo dos RPGs graças a esses vídeos Cogu, eu sempre joguei só Disgaea e Pokémon em termos de RPG agr que to expandindo os horizontes, eu amei o vídeo do SNES e terminei de ver esse agora, há uns meses atrás eu vi o jogos para jogar em dias frios ou de chuva, seria massa ter um jogos para jogar a noite ou quando tiver insônia pra relaxar até o sono vir kkkkkkkkkk
Eu amo esse jogo e é um dos meus favoritos de todos os tempos, mas tenho que concordar. Somado ao que vc falou tem as animações lentissimas (especialmente magias) além do sistema de magia ser bem quebrado (depois de ter jogado varias vezes percebi que só as magias de cura valem a pena), os niveis também são bem esquisitos (vc zera o jogo no level 30 e poucos)
@@luiz2k713as dungeons são muito fáceis. Nem precisava de mapa. Uma das coisas mais legais era o caderno desenhado ou atualizando mas nem tanto assim o mapa ir se desenhando na tela conforme você anda. Mesmo que o labirinto seja grande esses jogos que já vem com mapa completa tira a aventura e surpresa toda fora do jogo.
Ganstream Saga, meu Deus Cogu ! Muitíssimo obrigado, faz 6 anos desde que tentei me lembrar do nome deste game. Ele tem um local de carinho na minha memória, pela época em que TENTEI jogar.
Legend of mana é meu rpg do playstation favorito, junto com Alundra 2. Cogu, faltou uma menção honrosa pra Lunar 2 - Eternal Blue kkkkk Adoro seus videos!
Eu nao tive PS1 na época, então ver qualquer conteúdo como esse parece ser uma viagem no tempo para viver um pouco da experiência. Tenho muita vontade de jogar Chrono Cross e Suikoden 2
Parasite Eve é uma grande paixão do PlayStation 1. Também gostei do 2 mas o 1 é incomparável. Adoraria que ele recebesse um tratamento Resident Evil Remake. Se eu fosse programador eu mesmo faria.
Cogu, gosto pra caramba de você, acho um cara muuuito gente boa e merece demais todo o crescimento do canal !!! Mas um vídeo de "RPGs clássicos do PS1", com mais de 10 títulos constando e sem a presença de Xenogears, é imperdoável 😔😐
o ruim do video é que ele acaba, muito bom. espero que se faça mais videos tabem sobre jogos metroid vania queria ver mais do lado disconhecido desse genero
Vc é F@DA!! Consegue se tirar da equação em prol da avaliação. Não vejo todos, mas sempre adoro seus vídeos. Parabéns!! E que venha a parte 2 citada por um colega aí nos comentários ✌🏻
Não sou o Cogumelando, mas dá uma olhada no Eternal Darkness: Sanity's Requiem do GameCube, não existe horror melhor que aquele. Fora isso, infelizmente RE e Silent Hill dominam. No PS2 também é bom Cold Fear e Onimusha (não é terror, mas é muito parecido com RE clássico). Fatal Frame 2 também é bom, o 1 é truncado e repetitivo. No PS1 vai de Dino Crisis, RE, Parasite Eve 1 e Silent Hill.
38:15 isso que é o legal do jogo. Pra balancear as armas e os itens, ele pode ser um objeto de museu pra você e pra outras pessoas, mas pra mim é uma obra prima que dá pra jogar em qualquer momento, o jogo é lindo até hoje. Acho ele muito melhor que o aclamado chrono trigger.
Muito bom!! Adorei rever esses jogos! Muitos deles nunca encontrei pra comprar nos camelôs na época (2006). Mas um dia ainda quero pegar pra experimentar o Wild Arms. Eu e um amigo vimos em uma revista e ficamos doidos pra jogar!
43:40 Pois é... na vida eu só ouvi falar de Final Fantasy, era criança quando todo mundo falava dos jogos da série, era pobre, fui ter um PS1 já na época do PS2 e só jogava os games que dava pro meu pai comprar na feira. Então minha primeira experiência foi com o 15 já de maior, trabalhando e podendo comprar meu PS4 em 2016, apesar de achar confusa o método que contaram a história, gostei, só o final foi corredor, umas 3 horinhas, mas de boa. Em 2020 a PSN PLUS deu Final Fantasy 7 e pensei "está ai uma boa oportunidade", o começo do jogo inteiro é corredor, eu levei 5 meses para chegar na parte que o Cloud cai nas flores da Aerith, aquelas flores quadradas sem resolução nenhuma que fizeram na versão do PS4, cheguei nessa parte, salvei e nunca mais voltei, já acabou minha assinatura, já renovei e sem vontade nenhuma de jogar. Tem muita coisinha feia, você olha de longe aquelas cidades de papel, parece até que estou olhando pelo visor da V a avenida no Cyberpunk... não sei como ninguém falou disso naquele game, horrível em plena época de poder gráfico, os caras fazerem carrinho de papel aparecendo ao olhar com o binóculos com o(a) V.
falou de Arc the lad eu comento! esse é o melhor canal de games, cogu é demais, Hunter x Hunter é um dos meus animes favoritos, tenho todos os cds do Arc the lad 2 o normal e o só piano
Gosto muito de Valkyrie profile, pra mim é o melhor rpg do ps1, mas tive que zerar muitas vezes para conseguir fazer o final A, mas não é um jogo cansativo.
Legend of Mana é uma experiência narrativa em formato de crônicas imersa em uma arte linda . O combate livre com diversas habilidades e formatos deixa o player a vontade e a dificuldade é na medida certa . O único contra é que para quem não sabe inglês fica difícil seguir o caminho correto e não ficar perdendo tempo rodando .
Joguei Granstream Saga na época. Foi bem desafiador mesmo, mas fui até o fim. Na época fiquei bastante empolgado com a progressão que conseguia, pois foi um dos primeiros 10 RPGs que joguei e não usava guia. Joguei outras pérolas também, pelo desafio. Alguns que lembro são o Guardian's Crusade e Hoshigami(estratégia). Bons tempos...
Engraçado que de RPG, eu só zerei um e joguei pouco de outro. Mas esses vídeos são sempre legais de assistir. Eu não tenho tido muito ânimo para jogar qualquer coisa nos últimos anos, e quando o faço é 1 ou 2 zeradas em modo arcade de jogo antigo de luta, hehe.
Aew, show esse vídeo! Concordei com quase tudo, principalmente com Chrono Cross que é um dos meus jogos favoritos!!! Achei que faltou alguns aí, além dos óbvios Final Fantasy VIII e IX, senti falta de Lunar Silver Star Story, Lunar Eternal Blue, Legend of Legaia e Grandia. E só não concordei com Legend of Dragoon e Final Fantasy VII, que acho que deveriam estar acima nessa tier aí, eu gostava de acertar os momentos de acertar os golpes no Legend of Dragoon.
Fala Cogu! To jogando FF7 pela primeira vez e concordo com a posicao dele! A unica diferenca eh que eu nao colocaria nessa posicao por causa dos bonecos tetra pak, mas colocaria por causa dos minigames desse jogo que sao absolutamente insuportaveis haha fora esses minigames, eu to amando
Que vídeo maravilhoso cogu, um vídeo longo, com a atenção devida que deve ser dada a cada obra.... Espero que esse tipo de vídeo se torne recorrente no seu canal! Valeu e Tmj!
Ficou muito bacana essa tier list hein. Faça mais dessas, Cogu. Nao sei se ja tem no canal (nao achei) mas seri legal uma dessas dos seus jogos da vida.
Lembro até hoje quando voltei pra casa com 2 jogos que não conhecia, Vagrant Story e Xenogears. Comecei jogando Vagrant Story, e o jogo me prendeu por umas duas semanas, e o jogo é curto. Mas eu apanhei tanto pra entender que, e ficava tão fissurado, que começava de novo, pra pegar a manha com os inimigos do começo do game. Chegou em determinado ponto dessa batalha contra o game, lembrei do Xenogears. Fui testar se o jogo estava funcionando, e fiquei exatos 9 dias jogando nas férias, 120 horas no total, zerei em uma tacada só. Até hoje esse jogo impera no meu top list de jogos. Não tem como o jogo tinha tudo oque curtia. Artes Marciais, Combo Maker igual o Legend of Legaia, robôs gigantes, conflitos psicológicos, viagem no tempo, historia absurda, deuses, tecnologia, magia, civilizações antigas e super desenvolvidas, monstros, alienígenas, etc. Bom depois da maratona, consegui zerar o Vagrant Story, jogo ótimo, mas entendo que é pra poucos. Depois da primeira zerada, zerei ele mais umas 10 vezes, algumas vezes no new game + que libera bastante conteúdo, e algumas vezes jogando do zero, depois que você aprende as mecânicas, ele flui muito rápido, da pra zerar em menos de 8 horas, historia é bem curta mas é muito boa, você entende boa parte de como certas coisas acontecem somente o new game +.
Cogu, eu amava Legend of Dragoon, eu tinha até bonecos.... Eu comprei ele ano passado no PS4, rejoguei e pra mim continuou excelente, o unico problema é o globocoptero mesmo, que demora pra iniciar a lutar, mas de resto foi 100% de boas hahahaha Abraços meu querido!!
Eu amo Parasite Eve, joguei com 11 anos todo em japonês, sofri pra entender, comprei uma revista que não tinha detonado mas fazia um review da história do jogo, scifi delicioso. Revisitei em 2015 e subi todos os edificios do Chrysler pra enfrentar a Maya, coisa boa d+.
Caramba, temos um vídeo com opiniões polêmicas 😅 Mas sério, Cogu o vídeo está interessante e opiniões são muito bem vindas sobre sua vivência com os jogos e não apenas achismo. Isso aí é ótimo, parabéns pela iniciativa e espero mais vídeos assim.
Concordei com todos! Cogu, por favor, faz um vídeo sobre a franquia Front Mission. O 3 do ps1 é top 5 na minha vida! Grande abraço e que Deus te abençoe sempre!
Gostei das opções no vídeo, eu tava querendo algum rpgs antigos para jogar...canal sempre mandado bem na hora de deixar opções/sugestões para se jogar.... continue sempre assim meu nobre.🎉🎉🎉
Vagrant story é maravilhoso , profundo , complexo , muito difícil, com uma rejogabilidade incrível, história maravilhosa, gráfico incrível, ambientação e música inesquecível e obscura. E um detalhe muito importante, o mundo do game é ( IVALICE ). Concordo com o Cogu, não é um game pra nova geração. Mas pra quem curte um bom desafio é um prato cheio mesmo hoje.
Legend of Legaia foi o jogo que me inseriu nos RPG's, joguei sem entender bulhufas de inglês e curti muito. Além dele, Thousand Arms e Xenogears são jogos que valem a pena dar uma olhada.
Valkyrie Profile é uma obra magnífica! Joguei somente uma vez e não jogo atualmente pra não perder a sensação boa e boas lembranças que tenho dele. Eu jogaria novamente o Valkyrie Profile 2, mas só jogaria um remaster/remake mas a dona Square esqueceu ele no limbo do PS2.
Realmente, Vagrant Story tem um dos sistemas mais - senão o mais - complicados que já vi em qualquer jogo. Tanto que só fui realmente entender as mecânicas de maneira mais aprofundado há poucos meses, quando resolvi jogá-lo novamente no emulador, rsrs! Mal sabia eu que o buraco era bem mais embaixo do que eu imaginava! O grind desse jogo é absurdo, você tem que evoluir armas para bichos diferentes, e se você especializa suas armas, magias e armaduras para determinado tipo de inimigo, ela enfraquece para outro, então, não basta que você fortaleça apenas uma arma. Sem contar que elas também vão perdendo poder de fogo e defesa à medida que você vai usando-as, daí, você tem que se preocupar também em renová-las nos workshops. Enfim, um saco para a vida corrida que temos hoje em dia. Só consegui jogar mesmo usando cheat codes, porque assim eu conseguia matar a saudade sem ter que fazer um curso do Senae para jogar, como o Cogu falou, rsrsrs!
Faaaaala Cogu! Rapaz, vc selecionou ótimos jogos e acho que faltou alguns. Se bem que o PS1 tem uma biblioteca absurda de jogos de RPG. Então de fato ficariam umas dezenas de fora mesmo....se não seria uma série em vídeos né kkk. Cara, Arc The Lad é um jogo que sempre quis jogar, mas agora minha vontade é ainda maior por saber que tem muitas coisas semelhantes ao fabuloso Hunter x Hunter. Cara, Vagrant Story me marcou muito por seu gameplay difícil e diferenciado. Hoje é um jogo que vale a pena revisitar. Eu diria que seria o autêntico Soulslike do PS1 ehehe. Agora Chrono Cross é fantástico! Conseguiu me emocionar no final quando aparece uma linda referência ao Chrono Trigger. PS1 me fez amar cada vez mais este gênero de RPG e ouvir vc falar destes jogos me fizeram viajar no tempo. Parabéns pelo vídeo Cogu, abraço! 🤙🏻👊🏻
Sobre Chrono Cross. O problema não é ele apenas ser uma sequência de Chrono Trigger. O problema é ele ser uma sequência de CT e absolutamente ignorar todas as características que tornam CT cativante para as pessoas. Digo isso pq eu já tinha terminado Chrono Cross na época, e nunca tinha entendido a má fama dele em relação CT, pois não tinha jogado CT ainda. Somente ano passado que eu finalmente terminei CT pela primeira vez e consegui compreender a rejeição de Chrono Cross. Em alguns aspectos Chrono Cross é exatamente a antítese de Chrono Trigger. É complicado explicar aqui pq eu teria q fazer um comparativo com os dois jogos para compreensão, mas a birra do povo com CC não é só por ser continuação.
Chrono Cross continua sendo um dos meus jogos favoritos de PS1, choro até hoje jogando ele, rsrs! Claro que muito da minha emoção por ele é que, como você, eu ainda não havia jogado CT, portanto, as comparações não me afetavam em nada. Porém, depois de jogar o CT, aí sim eu compreendi por que CC era tão detestado por alguns (embora, mesmo assim, eu acho que essa galera exagera quando fala que detesta o jogo, porque CC é lindo por si só), mas ainda o considero um dos meus favoritos, pois adoro sua estética, seus sistemas, suas mecânicas e história (acho o Lynx um dos melhores vilões de jogos de videogame, apesar de no late game ele ter perdido um pouco do seu brilho inicial).
Eu também joguei Chrono Cross sem ter conhecido e jogado o Trigger antes, e acho que tivemos tanta sorte por isso, apreciamos essa maravilha sem nenhuma expectativa ou preconceito. Mas depois também entendi o rolo, realmente o Trigger merecia uma sequência com mais cara de sequência.
@@isaacqueiroz8477 Chrono Cross é um jogo muito bom. Eu curti ele quando joguei, mas como falei ele se distanciou muito de tudo que CT era. Numa analogia, era como se eu quisesse um novo Indiana Jones com Harrison Ford, e me entregassem Deckard de Blade Runner.
Chrono Cross é um jogo fenomenal sem igual... Agora só pra deixar uma informação pra galera, Chrono Cross não é uma continuação de Chrono trigger, o q acontece é q uma parte da equipe d Cross trabalhou em trigger e usaram as ideias q foram excluídas do trigger para fazer o Cross dentre outras coisas como desentendimento d equipe e devs, enfim Cross e trigger ambos são épicos e lendários e graças ao trigger e as ideias deixadas de lado tivemos o Cross
Na parte 2, coloca Xenogears e Jade Cocoon, que foi um dos primeiros RPGs que eu joguei e pouca gente conhece, mas acho que foi muito revolucionário pra época
15:10 Eu não duvido de nada, o Togashi adora RPGs, talvez ele tenha se inspirado nesse jogo para criar o mundo de HunterxHunter. (Agora me deu interesse de jogar essa franquia)
Gosto muito desse tipo de vídeo, entrei recentemente no retro game e tem alguns jogos q as pessoas gostam muito mas q na minha opinião, envelheceram meio mal
Esse ano rejoguei Vagrant Story, usei uns filtros de scanline no Retroarch, achei que envelheceu razoavelmente, melhor que muitos outros jogos 3d da época,
Vagrant Story é um dos meus jogos preferidos do PS1. Zerei umas quatro vezes. Concordo que é repetitivo, mas acho o sistema de batalhas sensacional e estratégico.
The Granstream Saga, me surpreendeu, nunca vi esse jogo, nem em lojas pra vender, difícil (praticamente impossível) um jogo de RPG do PSX que não tive contato. Talvez era um jogo que não vendia, e por isso não vi nas lojas da minha cidade, ou tive algum amigo que tivesse ele. Fiquei até com vontade de jogar kk
Esse jogo é muito odiado porque pagaram pra fazer matérias falsas em revistas que era um jogão sempre rasgando elogios, notas 9/10, 10/10, épico, revolucionário, melhor RPG já feito e blablablabla. Era uma tentativa desesperada de salvar a desenvolvedora que estava pra falir se não vendesse. Apesar do esforço mentiroso, vendeu pouco porque quem comprou logo viu que era tudo cagado, qualquer outro RPG que já tinha era muito melhor e fez o boca a boca negativo. Amigos não comprem essa 💩😂😂😂😂😂
@@UPVideos365Days Faz sentido oque você disse, mas esse jogo me destacou aos olhos por nunca ter visto ele nem em revistas, até o Arc the Lad, apesar de ter chegado tarde no Brasil, eu cheguei a ver. Agora Legend of Dragoon que tbm foi citado no vídeo, teve o efeito inverso comigo, muitos falavam que era bom, pessoas que com certeza nunca zeraram ele, falavam que era bom, e ficavam passando ele pra frente kk Quando fui jogar, achei horrível, joguei o primeiro CD inteiro sem curtir. Hj em dia testaria jogar de novo, pra vê se era tão ruim ou não.
@@AsgardGameso Cogu já falou sobre ele no canal. Disse que é péssimo e eu concordo totalmente. Fica pior ainda quando se vê os prints das revistas de jogos falando que é o melhor jogo de RPG da história 💩😂😂😂😂😂😂
Concordo com a galera que mandou uma "parte 2". Aliás, você podia fazer um "especial RPG's: como será o amanhã?". Aí metia o Eyuden, o Sea Of Stars, DQXI, Octopath Traveler, Live A Live (que tá sendo uma delícia), e até o DQB2... Mas minha dúvida pra ontem é: se vc botasse Grandia, qual seria a tier list?
Eu ja ia reclamar da posição do Valkiria Profile mas quando vc descreveu o motivo eu entendi pq queria rejogar hoje em dia mas nunca tive coragem de começar impossivel jogar sem ter um guia do lado e hoje em dia não aguento mais jogar assim a gente fica muito refém e não consegue sentir o prazer de jogar!
jogar com guia hoje se tornou a coisa mais simples , na época que joguei tive que me virar sem internet e resvista desse jogo mas hoje basta buscar que acha detonado em gamefaqs muito bem explicado .
suikoden foi um jogo legal na época,mas envelheceu mal. fui tentar jogar novamente,incentivado pela nostalgia e percebi que não era tão bom como eu lembrava. meus 3 RPGs favoritos do ps1 são final fantasy ix seguido de legend of legaia e legend of dragoon l. De tempos em tempos volto a jogar ff9,já perdi a conta de quantas vezes finalizei.
Com certeza tem que ter parte 2 kkkk. Vou fazer algumas considerações: Com relação a tierlist: Parasite eve não deveria estar no top e se encaixa mas no segura bem a onda. Na verdade o título "vai valer até o futuro" me faz pensar em outras questões. Colocaria "vinho velho gostoso" 😂😂 Segura bem a onda: como eu matei o tier acima 😂😂😂 deixaria o seguinte: Legend of mana, valkyrie profile ( a versão lenneth principalmente), vagrant story, Chrono cross, parasite eve. São jogos que fogem do padrão genérico dentro de sua bolha e possui suas peculiaridades sejam ela boas ou não 😂😂. Vale pela nostalgia : final fantasy vii ( subiria um rank caso você nunca jogou/tomou spoilers) e wild arms. Objeto de museu : realmente suikoden trouxe umas ideias no 2, mas de forma geral ele e bem padrão no resto. Arc não consigo elevar tanto assim, principalmente quando você joga um final fantasy tatics da vida. Na época já era sbardiado Esse aí nunca joguei, vou confiar em voce cogu. Se for só falar de animação tem vários clássicos que nem RPG é que tem aberturas brabas: tipo Rockman x4 e dragon ball final bout ( em JP neh. Não me fode kkkk). Já não curto a jogabilidade dos te sei mais novos...Persona 1 e 2 e então uma tortura maior ainda. A partir do 3 e uma mudança muito drástica. Eu diria e nível trilogia resident evil VS resident evil 4 eeeeee.......hummmmmm.... Legend of dragon 😂😂😂😂😂. Opinios pessoais: Valkyrie profile: a narrativa faz sentido e ele tem certas similaridades com vagrant story pelo contexto da história: você e uma valkyrie sem memorias ativada durante uma guerra entre reinos ( conforme a historia vai segundo claramente Odin ativou o botão de emergência 😂😂). Se for fazer um reclame sinto que a parte do final verdadeiro foi meio rushado. Mas longe de sentir incompleto como foi tristemente o caso de xenogears. Se fosse resumir valkyrie profile e: e um jogo muito sacana igual um dark souls 😂😂 Todos esses "problemas" citados vejo de outra forma: isso então na verdade não dá um fator replay maior ao jogo? Eu mesmo joguei na época no normal e fiz o final b. Fiquei com a pulga atrás da orelha, fui pesquisar nas revistas/colegas e aí descobri o final a..."mas que fdp esse criador 😂😂😂. Ousado e pouco" esse final aqui e pior que você acertar a quest do casamento em dark souls 3 ( com certeza miyazaki se inspirou em valkyrie 😂😂😂) O tutorial e: se você tankou o tutorial de persona 5 que literalmente e o primeiro palácio inteiro, vp e tranquilo. Fora que não e obrigado a fazer ele direto. E infelizmente ele e necessário pois as mecânicas não são genéricas. Acho que a evolucao boa do tutorial e Elden ring: vai para a direita e faça ele ou vai para a esquerda e enfrenta o mundo na foda se mesmo 😂😂😂. Vagrant story : tenho um amor/ódio a esse jogo e tudo se resume a entender/curva de aprendizado das mecânicas dele. Antes era o inferno depois virou o céu 😂😂. Wild arms : ahh esse jogo. Foi meu primeiro RPG no psx. Lembro até hj. Meu aniversário, meu pai me falou que poderia escolher 3 jogos e foi: final fantasy vii, street fighter ex plus Alpha e wild arms. Lembro que tinha pego ele pois achei a capa bonita ( e o cd veio impresso com uma cor roxa com vermelho e preto bem estiloso 😂😂😂). Esse sim tem gosto de infância para mim. O susto que levei quando fui fazer um lanche na cozinha e quando voltei estava passando a história do passado do Jack. Se você gosta dos últimos wild e prefere eles do que o 1 não tem problema. Eles não se conectaram comigo infelizmente. Wild arms tem uma ambientação que eu curti demais: um faroeste pós apocalíptico com design de monstros que vai desde o pre histórico até o futurista. O gráfico de batalha e bem datado, mas os monstros serem feios da um tom eu até diria dark fantasy a obra. O mundo da wild arms e bem hostil na verdade. A história e simples e gostosa de acompanhar. Eu diria que ele tem mais coisas do ffiv do que do ffvii. A parte que ele mexe com viagem no tempo e tem o mapa dos "elfos" e homenagem ao mapa ligado ao magus do Chrono trigger. De ffvii o que eles tem em comum e a "mãe" ser o Boss maior, mas wild arms fica na superficialidade. Já o ffvii o conceito de maternidade e bem mais profundo. Se for fazer uma reclamacao e: "Ah. Mas tem o wild arms alter code f que e um remake do primeiro e mais atual. Da para ir jogar ele no lugar" NAO. São jogos diferentes e imersões bem distintas. Assim como o cogu se sentiu como o ffvii original e o remake eu diria 😂😂. Essa sua reclamacao cogu e bem mais normal do remake. Realmente ele tem uma gorduro desnecessária e infelizmente o rebirth também tem isso. Legend of dragon : porque tão baixo? Ele estaria mais acima de eu não tivesse jogado recentemente/platinado no PS5 😂😂😂. O maior problema desse e jogo e: a exploração de modo geral e chata e atrapalha a narrativa da historia. A parte do acertar os comandos e a ponta do iceberg. Ex: você entra em uma lugar. Chega até o final, enfrenta o Boss e já sai da fase/a história organicamente já te leva a outro ponto. Certo?, não e o que acontece em dragoon. Você tem que fazer muita caminhada de volta das fases e isso aos poucos vai te irritando/você se sente punido. Ou entre a narrativa contada você e colocado em uma exploração gordura de ponta a e b sem necessidade alguma. Era só tocar a narrativa direto e ponto. Se isso fosse ajustado tranquilamente e 1/3 do jogo a menos de tempo perdido. "Aí. Mas tem a transformação do dragão e a acertas os comandos" breah of fire 3 e legend of legaia faz bem mais divertido do que isso. Eu acho que deve ser intankavel para quem for jogar de primeira viagem. Não e a toa que o pessoal mede remaster/remake. Só um Port não resolve nada que foi essa versão na deluxe. Obs: não tem nada a ver com o assunto. Mas cogu. Você já tentou jogar gachas de RPG? Tem um de turno que atualmente sempre jogo enquanto espero sair outros ou quando estou longe do console. Se chama honkai star rail. Diárias tranquilas de fazer. Jogue f2p bem de boas. Tá em português e a localização está peculiar/liberdade. Tem referências que só brasileiro vai pegar 😂😂
Parasite Eve é vida! Que jogo maravilhoso, se tem um que merecia um remake é ele. Gostaria de um vídeo falando de Lunar, gostava muito e não vejo ninguém falando dele.
Eu amo Chrono Cross, zerei umas 6 ou 7 vezes, conheci ele antes do trigger e tenho que dizer, uma das decisões mais acertadas que fiz, foi tirar um tempo pra zerar o Chrono Trigger em logo em seguida o Cross, achei que valeu super a pena. Vão ter mais vídeos assim? senti falta do Breath of Fire 3 e 4 na lista.
Olá tudo bem, sou novo por aqui mais velho nos games, e nossa quanto vídeo tenho assistido e virei fã, de todos os vídeos que eu vi não sei se vou achar você falando de Rock'nRoll Racing.... Deve ter eu acho mas como estou assistindo ainda quem sabe eu acho. Abraço e parabéns pelo canal.
Chrono Cross é um ótimo jogo solo, se vc for sem expectativas de ser uma sequencia do CT, o que acho q ele não é. Já zerei ele umas 4 vezes. Dica: roda ele no emu Beetle PSX HW do RA que tem suporte a troca de texturas em HD (o pack de texturas é só googlar..). Vai ficar mais bonito que o Remaster q foi feito nas coxas e se o PC for bom dá para rodar até a 60 fps ativando o overclock do emulador.
Ff7 conhecei já bem tarde. Já existia o ff11 pra Pc, mas joguei e achei o jogo incrível, então acho que ele vai bem até hj pq é super divertido de jogar. Foi a melhor mecânica que vi num ff até hj. E sobre o crono cross, joguei ele durante uma hora, achei absolutamente chato, desliguei e nunca mais voltei nem pra ver a capa kkkkkkk. E não fiz relação com crono trigger, já sabia que não era continuação
Eu gosto de batalhas aleatórias desde que possua item para controle da quantidade. Pode-se criar inimigos raros com esse estilo para esconder itens, mas concordo que tem outros meios para mesmo fim.
Wind arms acredito ter muito a ver com vibe do jogo do super Nintendo chamado Lufia, principalmente Lufia 2, achei muito parecido os icones de batalha e puzzles. Lembro muito bem que um dos destaques de lufia 2 eram puzzles, no lufia 1 não tinha esse destaque. Ambos jogos por sinal gostei bastante da historia, era um pouco diferente do que eu via na primeira vez joguei ambos jogos.
Sugestão de vídeo: Análise do Demon’s Crest do SNES. É pra mim o melhor jogo do SNES. Que sensação boa de voltar nas fases e achar as passagens secretas.
jogo é muito bom nada a ver o que ele falou desse jogo ,se for assim todos da lista seria jogo de museu incluindo os queridinhos dele como suikoden 2 afinal todos são velhos em comparação com o que tem hoje .
Como fã de valkyrie profile, de fato, final precisa de dicas ou revista. Eu mesmo fui ensinado por amigos de como fazer. Já em relação a dungeon, dá para fazer sozinha mesmo, única que precisei de detonado foi a do personagem do mago, mas é opcional. Agora um fato que tem tanto segredo nesse jogo, que é impossível sem detonado, como itens que vc não deve enviar, bracelets of zoe. Enfim, é um jogo super complicado mesmo. Eu zerei toneladas de vezes e ainda tive que aprender segredos por revistas para um "save perfeito", com todas skill e afim. Apesar que final secreto só foi necessário amigo meu me falar o que se deve enviar, que as dungeons eu fiz tudo sozinho mesmo. (exceção a do mago, essa só fui fazer em outro save com ajuda de revista)
Cogu meu irmão fez o melhor final do Valkirie profile sem guia mano , ele foi pelas falas que deixavam claro isso , pricipalmente no fim . Ele fez fez a caverna do oblivion tbm sem guia , se duvidar passo o contato dele kkkk
Quando você falou "Granstream Saga", eu me arrepiei. É um jogo que hoje, só de bater o olho, dá pra ver as limitações e as as coisas que ficaram por fazer, mas foi um dos jogos mais marcantes da minha infância, junto com o Wild Arms 1. Eu me lembro de como a abertura animada me deixou animado, mas, principalmente, as animações no final e a dublagem, embora horrível e em inglês, foram algo único para mim.
Os dois RPGs de PS1 q eu zerei mais vezes foram Parasite Eve e Final Fantasy 7, foram mais de 4 ou 5 vezes, e pra minha opinião o FF7 eu colocaria no "vai valer até no futuro" junto do Parasite Eve, o FF7 eu joguei na época q foi lançado em 97/98 e fui jogar uns 20 anos depois e não notei nada de estranho nele, tirando os modelos 3d dos personagens mas como ja sabia q eram assim nem me importei, e o Parasite Eve é curto pra um RPG oq no caso dele foi bom, as combinações de armas são um ponto forte o clima do jogo é imersivo vc se sente alí dentro do jogo, passa um clima bem realista, boa história, depois q vc zera tem aquela torre apelona q aumenta o fator replay do jogo
Se gostou da tier list, confere essa aqui também dos jogos da Konami do SNES th-cam.com/video/tG89bZrF9iE/w-d-xo.html
faz um tier list de rpgs de psp
Pra mim, Breath of Fire IV e Alundra são obras magníficas, que não estão na lista, mas valem a pena jogar ainda hoje!
Concordo. Zerei breath of fire 4 esses dias de novo. Uns 20 depois e é muito bom
Um pecado BoF IV sequer estar na lista! 😐 Gosto mt dos vídeos do Cogu, mas dessa vez ele vacilou feio em deixar esse game incrível fora dessa listagem 😮
Concordo, breath of fire IV é uma pérola muito subestimada do play 1
Não lembro se é o iv ou o iii, mas gostaria que tivesse possibilidade de fazer escolhas que evitassem certos finais tristes como o da Mina, que sempre é trágico.
De fato. Breath of fire estou pendente de zerar. Apesar dos problemas de produção, tem um charme bem único, ne? O Alundra estou zerando AGORA!
Tem que ter uma parte 2, porque faltou muitos RPGs do PS1.🙏🏻
Esse console é abençoado com os RPGs que a gente ama! Se quiserem, bora fazer
tem que ter!
@@CogumelandoQuiseremos!
@@Cogumelando, cuida cuida
@@Cogumelandoobvio que queremos ❤❤
Zerei Chrono Cross pela segunda vez na semana passada, agora no Playstation. É um jogão que merecia um remake de verdade. A arte é bonita demais mesmo.
iam estragar o jogo
@@LUCASVENTURI-lu2rwnao seja negativo, tem um monte ee remake bom
Precisa ter uma parte 2… ainda faltou pérolas como: Breath of Fire 3 e 4, Legend of Legaia, Xenogears, Grandia, Final Fantasy 8 e Final Fantasy Tatics
Sim! Grande pecado não ter incluído LEGEND of Legaia e FF tatics
Ah, Wild Arms 1... meu primeiro RPG, quando eu tinha 11 anos, comecei ele sem nem saber do que se tratava o gênero. Com ele aprendi literalmente TUDO de RPG, desde o mais básico. Levou DIAS só pra mim deduzir do que se tratava "HP" e que os numeros na tela eram o dano, sem tutorial nenhum.
Historinha maneira, personagens carismáticos, trilha sonora ótima, variedade de itens e magias... Impossível o gênero RPG nao ter se tornado meu preferido depois de anos apreciando essa jóia. O jogo que mais terei carinho por toda minha vida ❤
Também foi meu primeiro rpg, depois nunca mais parei de jogar os rpgs.
Muito bom ver que tem gente que ama ele. Em breve v em um conteúdo SÓ de Wild Arms aí! Spoiler pra você hahaha
@@Cogumelandoopa! que venha! Vamos amar com certeza!
RPG com uma abertura maravilhosa....coloco pra ouvir todos os dias antes de ir trabalhar
Cogu, por favor, faz uma tier list dos RPG de PS2, meu console favorito :D
Adoraria fazer!!
Meu sonho é um remake ou continuação do Legend of Dragoon. Esse é o jogo da minha infância. Assisti o vídeo só para ver se ele estava na lista hahaha
Cogu, esse quadro é muito bom, continue continue
20:20 cogu, baixei porque achei interessante a game play, por enquanto no começo to gpstando , espero n me arrepender depois 😅😅.
Vagrant story não é pra todo mundo, mas pra quem deu uma chance tem história te prende do começo ao fim , chefes icônicos, a entrada do Dullahan é magnífica, tenho um carinho imenso por este jogo, ainda deixa um gancho pra uma sequência, quem sabe um dia..
O detalhe de não ser pra todo mundo é culpa exclusiva do jogo, diga-se de passagem.
@@pandazpaanão, é que ele dá um tapão e um bofete na cara do player mesmo.
Vagrant se acha em ptbr?
Lembro que comprei na época pois tinha a mesma arte de FF tatics, eu não entendi nada, detestei a batalha e achei feio mas meu primo mais velho adorou e jogou, hoje em dia ele é apaixonado por todos Souls Like e platina tudo.
só entender as mecanicas dele que tu vai embora , apanhei só na primeira vez que joguei depois ficou sussa , tem saber das mecanicas dele se não vai ser a coisa mais dificil do mundo mesmo , ele não é tão dificil se vc entende qual é a do jogo .
39:26 Ai meu core, Cogu! 💔 FF VII original pra mim ainda esta na Top tier. As versoes de Steam e PS deixaram disponivel "hacks" para melhorar os pontos fracos de dano/imortalidade e acelerar o tempo, para nao demorar tanto nas transicoes. Mas eu aceito sua opiniao e tier de boas, obrigado por ter mencionado este game aqui! Tmj
Valkyrie Profile, é outro jogo que joguei do zero várias vezes, ele por si só era difícil, toda vez que joguei ele, com meu inglês melhorando, a experiencia foi diferente. Mas mesmo assim era muito difícil, quando a guerra se intensificava, eu acabava parando de jogar. As escolhas que você tinham que fazer, eram extremamente variadas, e cada escolha poderia te afetar negativamente, era muito fácil dar ruim. Ai eu sempre falava, na próxima vez vou jogar melhor, e toda vez melhorava. Mas nunca cheguei no final, nunca fiquei bloqueado, simplesmente via que tava dando ruim e parava. Mas é um jogo muito bonito, absurdamente bonito, cheio de histórias cativantes.
To de vagar mergulhando no mundo dos RPGs graças a esses vídeos Cogu, eu sempre joguei só Disgaea e Pokémon em termos de RPG agr que to expandindo os horizontes, eu amei o vídeo do SNES e terminei de ver esse agora, há uns meses atrás eu vi o jogos para jogar em dias frios ou de chuva, seria massa ter um jogos para jogar a noite ou quando tiver insônia pra relaxar até o sono vir kkkkkkkkkk
Legenda of Legaia entraria no museu tbm, apesar de ser ótimo, batalha de turno toda hora sem ver o inimigo envelhece mal a maioria dos jogos
Eu amo esse jogo e é um dos meus favoritos de todos os tempos, mas tenho que concordar. Somado ao que vc falou tem as animações lentissimas (especialmente magias) além do sistema de magia ser bem quebrado (depois de ter jogado varias vezes percebi que só as magias de cura valem a pena), os niveis também são bem esquisitos (vc zera o jogo no level 30 e poucos)
Acho que o pior são as animações lentas, isso torna muito difícil jogar o game hoje em dia
Encontro aleatório é zuado, tira toda imersão do game.
@@CaiqueDeodato único lugar que vc pode morrer de verdade e na luta que separa os 3
@@luiz2k713as dungeons são muito fáceis. Nem precisava de mapa. Uma das coisas mais legais era o caderno desenhado ou atualizando mas nem tanto assim o mapa ir se desenhando na tela conforme você anda. Mesmo que o labirinto seja grande esses jogos que já vem com mapa completa tira a aventura e surpresa toda fora do jogo.
Ganstream Saga, meu Deus Cogu ! Muitíssimo obrigado, faz 6 anos desde que tentei me lembrar do nome deste game. Ele tem um local de carinho na minha memória, pela época em que TENTEI jogar.
Que demais o vídeo, Cogu! Merece uma parte 2 com o "Breath of Fire IV", o "Xenogears" e talvez um "Tale of...".
Xenogears é sensacional! A parte 2 tem que vir.
@@isaacqueiroz8477Cara, é mais fácil a sega voltar a fazer console
Legend of mana é meu rpg do playstation favorito, junto com Alundra 2.
Cogu, faltou uma menção honrosa pra Lunar 2 - Eternal Blue kkkkk
Adoro seus videos!
Eu nao tive PS1 na época, então ver qualquer conteúdo como esse parece ser uma viagem no tempo para viver um pouco da experiência. Tenho muita vontade de jogar Chrono Cross e Suikoden 2
Adorei o quadro faz a parte 2 pq faltou muitos RPGs
Parasite Eve é uma grande paixão do PlayStation 1. Também gostei do 2 mas o 1 é incomparável.
Adoraria que ele recebesse um tratamento Resident Evil Remake.
Se eu fosse programador eu mesmo faria.
Cogu, gosto pra caramba de você, acho um cara muuuito gente boa e merece demais todo o crescimento do canal !!! Mas um vídeo de "RPGs clássicos do PS1", com mais de 10 títulos constando e sem a presença de Xenogears, é imperdoável 😔😐
Irmao voce injustiçou demais Vagrant ... eu masterizei essa obra maravilhosa que encerra uma era de ouro e nao sou nenhum mestre dos rpgs ...
Eu voto sim pela Parte 2! Sensacional como sempre Cogu, Sucesso em sua empreitada sempre!
o ruim do video é que ele acaba, muito bom. espero que se faça mais videos tabem sobre jogos metroid vania queria ver mais do lado disconhecido desse genero
Vc é F@DA!! Consegue se tirar da equação em prol da avaliação. Não vejo todos, mas sempre adoro seus vídeos. Parabéns!! E que venha a parte 2 citada por um colega aí nos comentários ✌🏻
Cogu, bora fazer vídeo sobre os melhores jogos de RPG especificamente lançados em 2013 (qualquer console e\ou plataforma)
adoraria ver um video com mais indicações de jogos de terror, cogu
Não sou o Cogumelando, mas dá uma olhada no Eternal Darkness: Sanity's Requiem do GameCube, não existe horror melhor que aquele. Fora isso, infelizmente RE e Silent Hill dominam. No PS2 também é bom Cold Fear e Onimusha (não é terror, mas é muito parecido com RE clássico). Fatal Frame 2 também é bom, o 1 é truncado e repetitivo. No PS1 vai de Dino Crisis, RE, Parasite Eve 1 e Silent Hill.
38:15 isso que é o legal do jogo. Pra balancear as armas e os itens, ele pode ser um objeto de museu pra você e pra outras pessoas, mas pra mim é uma obra prima que dá pra jogar em qualquer momento, o jogo é lindo até hoje. Acho ele muito melhor que o aclamado chrono trigger.
Outra, o valkyrie profile já te dá um norte na história sim, antes de começar o jogo tem uma opção chamada prólogo.
Muito bom!! Adorei rever esses jogos! Muitos deles nunca encontrei pra comprar nos camelôs na época (2006). Mas um dia ainda quero pegar pra experimentar o Wild Arms. Eu e um amigo vimos em uma revista e ficamos doidos pra jogar!
43:40
Pois é... na vida eu só ouvi falar de Final Fantasy, era criança quando todo mundo falava dos jogos da série, era pobre, fui ter um PS1 já na época do PS2 e só jogava os games que dava pro meu pai comprar na feira. Então minha primeira experiência foi com o 15 já de maior, trabalhando e podendo comprar meu PS4 em 2016, apesar de achar confusa o método que contaram a história, gostei, só o final foi corredor, umas 3 horinhas, mas de boa.
Em 2020 a PSN PLUS deu Final Fantasy 7 e pensei "está ai uma boa oportunidade", o começo do jogo inteiro é corredor, eu levei 5 meses para chegar na parte que o Cloud cai nas flores da Aerith, aquelas flores quadradas sem resolução nenhuma que fizeram na versão do PS4, cheguei nessa parte, salvei e nunca mais voltei, já acabou minha assinatura, já renovei e sem vontade nenhuma de jogar.
Tem muita coisinha feia, você olha de longe aquelas cidades de papel, parece até que estou olhando pelo visor da V a avenida no Cyberpunk... não sei como ninguém falou disso naquele game, horrível em plena época de poder gráfico, os caras fazerem carrinho de papel aparecendo ao olhar com o binóculos com o(a) V.
esse cyber punk foi feito com a bunda , nada justifica ter laançado assim com jogos que são tão melhores .
esse cyber punk que foi bem mal feito e entregado de qualquer jeito .
falou de Arc the lad eu comento! esse é o melhor canal de games, cogu é demais, Hunter x Hunter é um dos meus animes favoritos, tenho todos os cds do Arc the lad 2 o normal e o só piano
Já queremos a parte 2 hahhaa
Senti a falta de Alundra na lista
Gosto muito de Valkyrie profile, pra mim é o melhor rpg do ps1, mas tive que zerar muitas vezes para conseguir fazer o final A, mas não é um jogo cansativo.
Legend of Mana é uma experiência narrativa em formato de crônicas imersa em uma arte linda . O combate livre com diversas habilidades e formatos deixa o player a vontade e a dificuldade é na medida certa . O único contra é que para quem não sabe inglês fica difícil seguir o caminho correto e não ficar perdendo tempo rodando .
Joguei Granstream Saga na época. Foi bem desafiador mesmo, mas fui até o fim.
Na época fiquei bastante empolgado com a progressão que conseguia, pois foi um dos primeiros 10 RPGs que joguei e não usava guia.
Joguei outras pérolas também, pelo desafio.
Alguns que lembro são o Guardian's Crusade e Hoshigami(estratégia).
Bons tempos...
Engraçado que de RPG, eu só zerei um e joguei pouco de outro. Mas esses vídeos são sempre legais de assistir. Eu não tenho tido muito ânimo para jogar qualquer coisa nos últimos anos, e quando o faço é 1 ou 2 zeradas em modo arcade de jogo antigo de luta, hehe.
Aew, show esse vídeo!
Concordei com quase tudo, principalmente com Chrono Cross que é um dos meus jogos favoritos!!!
Achei que faltou alguns aí, além dos óbvios Final Fantasy VIII e IX, senti falta de Lunar Silver Star Story, Lunar Eternal Blue, Legend of Legaia e Grandia.
E só não concordei com Legend of Dragoon e Final Fantasy VII, que acho que deveriam estar acima nessa tier aí, eu gostava de acertar os momentos de acertar os golpes no Legend of Dragoon.
Oloco, Suikoden 1 é uma obra prima. A arte dele é lindíssima, charmosa, meio vintage.
Joguei o 1 depois do 2 e amei ele demais.
Cogu, faz um vídeo com RPGs de terror... são duas coisas que eu adoro e, pelo que eu conheço, tem pouquíssimos jogos e/ou conteúdos sobre!
Fala Cogu! To jogando FF7 pela primeira vez e concordo com a posicao dele! A unica diferenca eh que eu nao colocaria nessa posicao por causa dos bonecos tetra pak, mas colocaria por causa dos minigames desse jogo que sao absolutamente insuportaveis haha fora esses minigames, eu to amando
Que vídeo maravilhoso cogu, um vídeo longo, com a atenção devida que deve ser dada a cada obra.... Espero que esse tipo de vídeo se torne recorrente no seu canal! Valeu e Tmj!
estou rejogando GRANDIA, eh muito top, esse sistema dos inimigos do mapa ele foi um dos precursores
Ficou muito bacana essa tier list hein. Faça mais dessas, Cogu. Nao sei se ja tem no canal (nao achei) mas seri legal uma dessas dos seus jogos da vida.
Lembro até hoje quando voltei pra casa com 2 jogos que não conhecia, Vagrant Story e Xenogears.
Comecei jogando Vagrant Story, e o jogo me prendeu por umas duas semanas, e o jogo é curto. Mas eu apanhei tanto pra entender que, e ficava tão fissurado, que começava de novo, pra pegar a manha com os inimigos do começo do game. Chegou em determinado ponto dessa batalha contra o game, lembrei do Xenogears.
Fui testar se o jogo estava funcionando, e fiquei exatos 9 dias jogando nas férias, 120 horas no total, zerei em uma tacada só. Até hoje esse jogo impera no meu top list de jogos. Não tem como o jogo tinha tudo oque curtia. Artes Marciais, Combo Maker igual o Legend of Legaia, robôs gigantes, conflitos psicológicos, viagem no tempo, historia absurda, deuses, tecnologia, magia, civilizações antigas e super desenvolvidas, monstros, alienígenas, etc. Bom depois da maratona, consegui zerar o Vagrant Story, jogo ótimo, mas entendo que é pra poucos.
Depois da primeira zerada, zerei ele mais umas 10 vezes, algumas vezes no new game + que libera bastante conteúdo, e algumas vezes jogando do zero, depois que você aprende as mecânicas, ele flui muito rápido, da pra zerar em menos de 8 horas, historia é bem curta mas é muito boa, você entende boa parte de como certas coisas acontecem somente o new game +.
Xenogears é sensacional
Cogu, eu amava Legend of Dragoon, eu tinha até bonecos.... Eu comprei ele ano passado no PS4, rejoguei e pra mim continuou excelente, o unico problema é o globocoptero mesmo, que demora pra iniciar a lutar, mas de resto foi 100% de boas hahahaha
Abraços meu querido!!
Eu amo Parasite Eve, joguei com 11 anos todo em japonês, sofri pra entender, comprei uma revista que não tinha detonado mas fazia um review da história do jogo, scifi delicioso. Revisitei em 2015 e subi todos os edificios do Chrysler pra enfrentar a Maya, coisa boa d+.
Caramba, temos um vídeo com opiniões polêmicas 😅
Mas sério, Cogu o vídeo está interessante e opiniões são muito bem vindas sobre sua vivência com os jogos e não apenas achismo.
Isso aí é ótimo, parabéns pela iniciativa e espero mais vídeos assim.
Concordei com todos! Cogu, por favor, faz um vídeo sobre a franquia Front Mission. O 3 do ps1 é top 5 na minha vida! Grande abraço e que Deus te abençoe sempre!
Gostei das opções no vídeo, eu tava querendo algum rpgs antigos para jogar...canal sempre mandado bem na hora de deixar opções/sugestões para se jogar.... continue sempre assim meu nobre.🎉🎉🎉
Vagrant story é maravilhoso , profundo , complexo , muito difícil, com uma rejogabilidade incrível, história maravilhosa, gráfico incrível, ambientação e música inesquecível e obscura. E um detalhe muito importante, o mundo do game é ( IVALICE ). Concordo com o Cogu, não é um game pra nova geração. Mas pra quem curte um bom desafio é um prato cheio mesmo hoje.
Legend of Legaia foi o jogo que me inseriu nos RPG's, joguei sem entender bulhufas de inglês e curti muito. Além dele, Thousand Arms e Xenogears são jogos que valem a pena dar uma olhada.
Valkyrie Profile é uma obra magnífica!
Joguei somente uma vez e não jogo atualmente pra não perder a sensação boa e boas lembranças que tenho dele.
Eu jogaria novamente o Valkyrie Profile 2, mas só jogaria um remaster/remake mas a dona Square esqueceu ele no limbo do PS2.
Realmente, Vagrant Story tem um dos sistemas mais - senão o mais - complicados que já vi em qualquer jogo. Tanto que só fui realmente entender as mecânicas de maneira mais aprofundado há poucos meses, quando resolvi jogá-lo novamente no emulador, rsrs! Mal sabia eu que o buraco era bem mais embaixo do que eu imaginava! O grind desse jogo é absurdo, você tem que evoluir armas para bichos diferentes, e se você especializa suas armas, magias e armaduras para determinado tipo de inimigo, ela enfraquece para outro, então, não basta que você fortaleça apenas uma arma. Sem contar que elas também vão perdendo poder de fogo e defesa à medida que você vai usando-as, daí, você tem que se preocupar também em renová-las nos workshops. Enfim, um saco para a vida corrida que temos hoje em dia. Só consegui jogar mesmo usando cheat codes, porque assim eu conseguia matar a saudade sem ter que fazer um curso do Senae para jogar, como o Cogu falou, rsrsrs!
Xenogears pra mim vai valer até o futuro. Me pego pensando nele de vez em quando e sempre dá vontade de jogar de novo.
Faaaaala Cogu! Rapaz, vc selecionou ótimos jogos e acho que faltou alguns. Se bem que o PS1 tem uma biblioteca absurda de jogos de RPG. Então de fato ficariam umas dezenas de fora mesmo....se não seria uma série em vídeos né kkk. Cara, Arc The Lad é um jogo que sempre quis jogar, mas agora minha vontade é ainda maior por saber que tem muitas coisas semelhantes ao fabuloso Hunter x Hunter. Cara, Vagrant Story me marcou muito por seu gameplay difícil e diferenciado. Hoje é um jogo que vale a pena revisitar. Eu diria que seria o autêntico Soulslike do PS1 ehehe. Agora Chrono Cross é fantástico! Conseguiu me emocionar no final quando aparece uma linda referência ao Chrono Trigger. PS1 me fez amar cada vez mais este gênero de RPG e ouvir vc falar destes jogos me fizeram viajar no tempo. Parabéns pelo vídeo Cogu, abraço! 🤙🏻👊🏻
Sobre Chrono Cross. O problema não é ele apenas ser uma sequência de Chrono Trigger. O problema é ele ser uma sequência de CT e absolutamente ignorar todas as características que tornam CT cativante para as pessoas. Digo isso pq eu já tinha terminado Chrono Cross na época, e nunca tinha entendido a má fama dele em relação CT, pois não tinha jogado CT ainda. Somente ano passado que eu finalmente terminei CT pela primeira vez e consegui compreender a rejeição de Chrono Cross. Em alguns aspectos Chrono Cross é exatamente a antítese de Chrono Trigger. É complicado explicar aqui pq eu teria q fazer um comparativo com os dois jogos para compreensão, mas a birra do povo com CC não é só por ser continuação.
Chrono Cross continua sendo um dos meus jogos favoritos de PS1, choro até hoje jogando ele, rsrs! Claro que muito da minha emoção por ele é que, como você, eu ainda não havia jogado CT, portanto, as comparações não me afetavam em nada. Porém, depois de jogar o CT, aí sim eu compreendi por que CC era tão detestado por alguns (embora, mesmo assim, eu acho que essa galera exagera quando fala que detesta o jogo, porque CC é lindo por si só), mas ainda o considero um dos meus favoritos, pois adoro sua estética, seus sistemas, suas mecânicas e história (acho o Lynx um dos melhores vilões de jogos de videogame, apesar de no late game ele ter perdido um pouco do seu brilho inicial).
Eu também joguei Chrono Cross sem ter conhecido e jogado o Trigger antes, e acho que tivemos tanta sorte por isso, apreciamos essa maravilha sem nenhuma expectativa ou preconceito. Mas depois também entendi o rolo, realmente o Trigger merecia uma sequência com mais cara de sequência.
@@isaacqueiroz8477 Chrono Cross é um jogo muito bom. Eu curti ele quando joguei, mas como falei ele se distanciou muito de tudo que CT era. Numa analogia, era como se eu quisesse um novo Indiana Jones com Harrison Ford, e me entregassem Deckard de Blade Runner.
Chrono Cross é um jogo fenomenal sem igual... Agora só pra deixar uma informação pra galera, Chrono Cross não é uma continuação de Chrono trigger, o q acontece é q uma parte da equipe d Cross trabalhou em trigger e usaram as ideias q foram excluídas do trigger para fazer o Cross dentre outras coisas como desentendimento d equipe e devs, enfim Cross e trigger ambos são épicos e lendários e graças ao trigger e as ideias deixadas de lado tivemos o Cross
ele não se trata de sequencia ele tem ligações com anterior mas não é exatamente sequencia e acho cross maravilhoso
Na parte 2, coloca Xenogears e Jade Cocoon, que foi um dos primeiros RPGs que eu joguei e pouca gente conhece, mas acho que foi muito revolucionário pra época
Threads of Fate tmb é outro jogão! Envelheceu bem demais!
Cogu, se vc puder, faz um dia um desse só que do PSP ✌🏻
Parabéns pelo video, top
15:10 Eu não duvido de nada, o Togashi adora RPGs, talvez ele tenha se inspirado nesse jogo para criar o mundo de HunterxHunter.
(Agora me deu interesse de jogar essa franquia)
Tem um foto dele no meio do lixo jogando DQV inclusive.
Era msm o Dragon Quest V ? Tava pensando em jogar o V@@MrDarkNao
Gosto muito desse tipo de vídeo, entrei recentemente no retro game e tem alguns jogos q as pessoas gostam muito mas q na minha opinião, envelheceram meio mal
Esse ano rejoguei Vagrant Story, usei uns filtros de scanline no Retroarch, achei que envelheceu razoavelmente, melhor que muitos outros jogos 3d da época,
Vagrant Story é um dos meus jogos preferidos do PS1. Zerei umas quatro vezes. Concordo que é repetitivo, mas acho o sistema de batalhas sensacional e estratégico.
The Granstream Saga, me surpreendeu, nunca vi esse jogo, nem em lojas pra vender, difícil (praticamente impossível) um jogo de RPG do PSX que não tive contato. Talvez era um jogo que não vendia, e por isso não vi nas lojas da minha cidade, ou tive algum amigo que tivesse ele. Fiquei até com vontade de jogar kk
Esse jogo é muito odiado porque pagaram pra fazer matérias falsas em revistas que era um jogão sempre rasgando elogios, notas 9/10, 10/10, épico, revolucionário, melhor RPG já feito e blablablabla. Era uma tentativa desesperada de salvar a desenvolvedora que estava pra falir se não vendesse. Apesar do esforço mentiroso, vendeu pouco porque quem comprou logo viu que era tudo cagado, qualquer outro RPG que já tinha era muito melhor e fez o boca a boca negativo. Amigos não comprem essa 💩😂😂😂😂😂
@@UPVideos365Days
Faz sentido oque você disse, mas esse jogo me destacou aos olhos por nunca ter visto ele nem em revistas, até o Arc the Lad, apesar de ter chegado tarde no Brasil, eu cheguei a ver.
Agora Legend of Dragoon que tbm foi citado no vídeo, teve o efeito inverso comigo, muitos falavam que era bom, pessoas que com certeza nunca zeraram ele, falavam que era bom, e ficavam passando ele pra frente kk
Quando fui jogar, achei horrível, joguei o primeiro CD inteiro sem curtir.
Hj em dia testaria jogar de novo, pra vê se era tão ruim ou não.
@@AsgardGameso Cogu já falou sobre ele no canal. Disse que é péssimo e eu concordo totalmente. Fica pior ainda quando se vê os prints das revistas de jogos falando que é o melhor jogo de RPG da história 💩😂😂😂😂😂😂
Concordo com a galera que mandou uma "parte 2". Aliás, você podia fazer um "especial RPG's: como será o amanhã?". Aí metia o Eyuden, o Sea Of Stars, DQXI, Octopath Traveler, Live A Live (que tá sendo uma delícia), e até o DQB2...
Mas minha dúvida pra ontem é: se vc botasse Grandia, qual seria a tier list?
Parasite Eve o primeiro com certeza eu colocaria junto do Chrono Cross nesse Tier, musica , história , gráficos belissimos q me impressionam até hj.
Batalha aleatória é difícil. Tô jogando o samurai spirits RPG do neo geo cd e tem muito disso.
São muito bons esses vídeos de Tier List,mas esse aí merece parte 2.
Eu ja ia reclamar da posição do Valkiria Profile mas quando vc descreveu o motivo eu entendi pq queria rejogar hoje em dia mas nunca tive coragem de começar impossivel jogar sem ter um guia do lado e hoje em dia não aguento mais jogar assim a gente fica muito refém e não consegue sentir o prazer de jogar!
jogar com guia hoje se tornou a coisa mais simples , na época que joguei tive que me virar sem internet e resvista desse jogo mas hoje basta buscar que acha detonado em gamefaqs muito bem explicado .
suikoden foi um jogo legal na época,mas envelheceu mal. fui tentar jogar novamente,incentivado pela nostalgia e percebi que não era tão bom como eu lembrava. meus 3 RPGs favoritos do ps1 são final fantasy ix seguido de legend of legaia e legend of dragoon l. De tempos em tempos volto a jogar ff9,já perdi a conta de quantas vezes finalizei.
Cogu faz um video de qual a melhor ordem para jogar zelda, por conta de vc vou dar um jeito de emular o de CD-I, valeu abraço !
Com certeza tem que ter parte 2 kkkk. Vou fazer algumas considerações:
Com relação a tierlist:
Parasite eve não deveria estar no top e se encaixa mas no segura bem a onda. Na verdade o título "vai valer até o futuro" me faz pensar em outras questões. Colocaria "vinho velho gostoso" 😂😂
Segura bem a onda: como eu matei o tier acima 😂😂😂 deixaria o seguinte:
Legend of mana, valkyrie profile ( a versão lenneth principalmente), vagrant story, Chrono cross, parasite eve.
São jogos que fogem do padrão genérico dentro de sua bolha e possui suas peculiaridades sejam ela boas ou não 😂😂.
Vale pela nostalgia : final fantasy vii ( subiria um rank caso você nunca jogou/tomou spoilers) e wild arms.
Objeto de museu : realmente suikoden trouxe umas ideias no 2, mas de forma geral ele e bem padrão no resto. Arc não consigo elevar tanto assim, principalmente quando você joga um final fantasy tatics da vida.
Na época já era sbardiado
Esse aí nunca joguei, vou confiar em voce cogu. Se for só falar de animação tem vários clássicos que nem RPG é que tem aberturas brabas: tipo Rockman x4 e dragon ball final bout ( em JP neh. Não me fode kkkk).
Já não curto a jogabilidade dos te sei mais novos...Persona 1 e 2 e então uma tortura maior ainda. A partir do 3 e uma mudança muito drástica. Eu diria e nível trilogia resident evil VS resident evil 4
eeeeee.......hummmmmm.... Legend of dragon 😂😂😂😂😂.
Opinios pessoais:
Valkyrie profile: a narrativa faz sentido e ele tem certas similaridades com vagrant story pelo contexto da história: você e uma valkyrie sem memorias ativada durante uma guerra entre reinos ( conforme a historia vai segundo claramente Odin ativou o botão de emergência 😂😂). Se for fazer um reclame sinto que a parte do final verdadeiro foi meio rushado. Mas longe de sentir incompleto como foi tristemente o caso de xenogears.
Se fosse resumir valkyrie profile e: e um jogo muito sacana igual um dark souls 😂😂
Todos esses "problemas" citados vejo de outra forma: isso então na verdade não dá um fator replay maior ao jogo? Eu mesmo joguei na época no normal e fiz o final b. Fiquei com a pulga atrás da orelha, fui pesquisar nas revistas/colegas e aí descobri o final a..."mas que fdp esse criador 😂😂😂. Ousado e pouco" esse final aqui e pior que você acertar a quest do casamento em dark souls 3 ( com certeza miyazaki se inspirou em valkyrie 😂😂😂)
O tutorial e: se você tankou o tutorial de persona 5 que literalmente e o primeiro palácio inteiro, vp e tranquilo. Fora que não e obrigado a fazer ele direto. E infelizmente ele e necessário pois as mecânicas não são genéricas. Acho que a evolucao boa do tutorial e Elden ring: vai para a direita e faça ele ou vai para a esquerda e enfrenta o mundo na foda se mesmo 😂😂😂.
Vagrant story : tenho um amor/ódio a esse jogo e tudo se resume a entender/curva de aprendizado das mecânicas dele. Antes era o inferno depois virou o céu 😂😂.
Wild arms : ahh esse jogo. Foi meu primeiro RPG no psx. Lembro até hj. Meu aniversário, meu pai me falou que poderia escolher 3 jogos e foi: final fantasy vii, street fighter ex plus Alpha e wild arms. Lembro que tinha pego ele pois achei a capa bonita ( e o cd veio impresso com uma cor roxa com vermelho e preto bem estiloso 😂😂😂). Esse sim tem gosto de infância para mim. O susto que levei quando fui fazer um lanche na cozinha e quando voltei estava passando a história do passado do Jack.
Se você gosta dos últimos wild e prefere eles do que o 1 não tem problema. Eles não se conectaram comigo infelizmente.
Wild arms tem uma ambientação que eu curti demais: um faroeste pós apocalíptico com design de monstros que vai desde o pre histórico até o futurista. O gráfico de batalha e bem datado, mas os monstros serem feios da um tom eu até diria dark fantasy a obra. O mundo da wild arms e bem hostil na verdade. A história e simples e gostosa de acompanhar. Eu diria que ele tem mais coisas do ffiv do que do ffvii. A parte que ele mexe com viagem no tempo e tem o mapa dos "elfos" e homenagem ao mapa ligado ao magus do Chrono trigger. De ffvii o que eles tem em comum e a "mãe" ser o Boss maior, mas wild arms fica na superficialidade. Já o ffvii o conceito de maternidade e bem mais profundo.
Se for fazer uma reclamacao e:
"Ah. Mas tem o wild arms alter code f que e um remake do primeiro e mais atual. Da para ir jogar ele no lugar"
NAO. São jogos diferentes e imersões bem distintas. Assim como o cogu se sentiu como o ffvii original e o remake eu diria 😂😂. Essa sua reclamacao cogu e bem mais normal do remake. Realmente ele tem uma gorduro desnecessária e infelizmente o rebirth também tem isso.
Legend of dragon : porque tão baixo? Ele estaria mais acima de eu não tivesse jogado recentemente/platinado no PS5 😂😂😂. O maior problema desse e jogo e: a exploração de modo geral e chata e atrapalha a narrativa da historia. A parte do acertar os comandos e a ponta do iceberg.
Ex: você entra em uma lugar. Chega até o final, enfrenta o Boss e já sai da fase/a história organicamente já te leva a outro ponto. Certo?, não e o que acontece em dragoon. Você tem que fazer muita caminhada de volta das fases e isso aos poucos vai te irritando/você se sente punido. Ou entre a narrativa contada você e colocado em uma exploração gordura de ponta a e b sem necessidade alguma. Era só tocar a narrativa direto e ponto. Se isso fosse ajustado tranquilamente e 1/3 do jogo a menos de tempo perdido.
"Aí. Mas tem a transformação do dragão e a acertas os comandos" breah of fire 3 e legend of legaia faz bem mais divertido do que isso.
Eu acho que deve ser intankavel para quem for jogar de primeira viagem. Não e a toa que o pessoal mede remaster/remake. Só um Port não resolve nada que foi essa versão na deluxe.
Obs: não tem nada a ver com o assunto. Mas cogu. Você já tentou jogar gachas de RPG? Tem um de turno que atualmente sempre jogo enquanto espero sair outros ou quando estou longe do console. Se chama honkai star rail. Diárias tranquilas de fazer. Jogue f2p bem de boas. Tá em português e a localização está peculiar/liberdade. Tem referências que só brasileiro vai pegar 😂😂
Parasite Eve é vida! Que jogo maravilhoso, se tem um que merecia um remake é ele.
Gostaria de um vídeo falando de Lunar, gostava muito e não vejo ninguém falando dele.
Eu amo Chrono Cross, zerei umas 6 ou 7 vezes, conheci ele antes do trigger e tenho que dizer, uma das decisões mais acertadas que fiz, foi tirar um tempo pra zerar o Chrono Trigger em logo em seguida o Cross, achei que valeu super a pena.
Vão ter mais vídeos assim? senti falta do Breath of Fire 3 e 4 na lista.
Tomara que tenha parte 2, queria saber onde Dragon Quest 7, Final Fantasy Tactics e tantos outros se encaixam.
Olá tudo bem, sou novo por aqui mais velho nos games, e nossa quanto vídeo tenho assistido e virei fã, de todos os vídeos que eu vi não sei se vou achar você falando de Rock'nRoll Racing.... Deve ter eu acho mas como estou assistindo ainda quem sabe eu acho. Abraço e parabéns pelo canal.
Chrono Cross é um ótimo jogo solo, se vc for sem expectativas de ser uma sequencia do CT, o que acho q ele não é. Já zerei ele umas 4 vezes.
Dica: roda ele no emu Beetle PSX HW do RA que tem suporte a troca de texturas em HD (o pack de texturas é só googlar..). Vai ficar mais bonito que o Remaster q foi feito nas coxas e se o PC for bom dá para rodar até a 60 fps ativando o overclock do emulador.
cara, seus vídeos são uns dos poucos que assisto no 1x de boa.
Ff7 conhecei já bem tarde. Já existia o ff11 pra Pc, mas joguei e achei o jogo incrível, então acho que ele vai bem até hj pq é super divertido de jogar. Foi a melhor mecânica que vi num ff até hj. E sobre o crono cross, joguei ele durante uma hora, achei absolutamente chato, desliguei e nunca mais voltei nem pra ver a capa kkkkkkk. E não fiz relação com crono trigger, já sabia que não era continuação
A música tema da Cherryl em Arc The Lad 3 para mim é uma das músicas mais memoráveis de jogos que eu já joguei até hoje.
Eu gosto de batalhas aleatórias desde que possua item para controle da quantidade. Pode-se criar inimigos raros com esse estilo para esconder itens, mas concordo que tem outros meios para mesmo fim.
Como não falar da trilha sonora INCRÍVEL de Chrono Cross!? Me interessei por violino por conta dessa trilha e de Grandia 2 também.
Parasite Eve é uma obra prima, desde seus CGs, jogabilidade, trilha sonora e historia. Como eu queria um remake...
Cogu, faz um vídeo sobre RPG'S táticos!
Tô devendo esse vídeo há quase 2 anos e meio, mas eles são muito longos! hahahaha
Wind arms acredito ter muito a ver com vibe do jogo do super Nintendo chamado Lufia, principalmente Lufia 2, achei muito parecido os icones de batalha e puzzles. Lembro muito bem que um dos destaques de lufia 2 eram puzzles, no lufia 1 não tinha esse destaque. Ambos jogos por sinal gostei bastante da historia, era um pouco diferente do que eu via na primeira vez joguei ambos jogos.
Sugestão de vídeo: Análise do Demon’s Crest do SNES. É pra mim o melhor jogo do SNES. Que sensação boa de voltar nas fases e achar as passagens secretas.
Chrono Cross é meu RPG favorito do PS1. Coisa linda ❤
Ando só jogando suas recomendações Cogu, to conhecendo mais do mundo dos RPGs!
Valkyrie Profile é meu preferido dessa lista, mas entendo tudo que você observou sobre ele.
jogo é muito bom nada a ver o que ele falou desse jogo ,se for assim todos da lista seria jogo de museu incluindo os queridinhos dele como suikoden 2 afinal todos são velhos em comparação com o que tem hoje .
Como fã de valkyrie profile, de fato, final precisa de dicas ou revista. Eu mesmo fui ensinado por amigos de como fazer.
Já em relação a dungeon, dá para fazer sozinha mesmo, única que precisei de detonado foi a do personagem do mago, mas é opcional.
Agora um fato que tem tanto segredo nesse jogo, que é impossível sem detonado, como itens que vc não deve enviar, bracelets of zoe. Enfim, é um jogo super complicado mesmo.
Eu zerei toneladas de vezes e ainda tive que aprender segredos por revistas para um "save perfeito", com todas skill e afim. Apesar que final secreto só foi necessário amigo meu me falar o que se deve enviar, que as dungeons eu fiz tudo sozinho mesmo. (exceção a do mago, essa só fui fazer em outro save com ajuda de revista)
Já to esperando a parte 2!!!❤
Cogu meu irmão fez o melhor final do Valkirie profile sem guia mano , ele foi pelas falas que deixavam claro isso , pricipalmente no fim . Ele fez fez a caverna do oblivion tbm sem guia , se duvidar passo o contato dele kkkk
Quando você falou "Granstream Saga", eu me arrepiei. É um jogo que hoje, só de bater o olho, dá pra ver as limitações e as as coisas que ficaram por fazer, mas foi um dos jogos mais marcantes da minha infância, junto com o Wild Arms 1. Eu me lembro de como a abertura animada me deixou animado, mas, principalmente, as animações no final e a dublagem, embora horrível e em inglês, foram algo único para mim.
Meu amado Cogu, cadê o Breath of fire IV? Continuo te amando 😂😂😂
A comunidade salvou mto o remastaer Cross, tem q instalar alguns modos, mas pra quem tá na Vibe de jogar RPGs raiz, acho q vale mto a pena.
Chrono Cross e FFIX são os que mais joguei, Legend Of Mana sempre começo mas nunca termino. A maioria ainda não conheci. 😅
Os dois RPGs de PS1 q eu zerei mais vezes foram Parasite Eve e Final Fantasy 7, foram mais de 4 ou 5 vezes, e pra minha opinião o FF7 eu colocaria no "vai valer até no futuro" junto do Parasite Eve, o FF7 eu joguei na época q foi lançado em 97/98 e fui jogar uns 20 anos depois e não notei nada de estranho nele, tirando os modelos 3d dos personagens mas como ja sabia q eram assim nem me importei, e o Parasite Eve é curto pra um RPG oq no caso dele foi bom, as combinações de armas são um ponto forte o clima do jogo é imersivo vc se sente alí dentro do jogo, passa um clima bem realista, boa história, depois q vc zera tem aquela torre apelona q aumenta o fator replay do jogo
Faz um vídeo falando sobre qual jogo começar pra quem é iniciante no videogame
Esse quadro já virou uma febre do canal.