E consequentemente a geração Z já não tem tanta devoção como as outras. Como da geração de nossos avós para a nossa parece que o declínio da fé foi enorme.
@@joathanoliveira99isto é algo evidentemente vero porém é bom observar que malgrado isto a Providência ainda sim tem suscitado nesta geração uma onda nova e mui fervorosa de jovens piedosos, afeitos à Tradição, que procuram conhecer a doutrina e gostam de rezar - talvez seja fruto do redescobrimento da fé pela internet, insatisfação com a modernidade, não sei... fato é que essa gente existe e pelo menos à mim traz um grande consolo.
Salve Maria, irmão Marco Antônio 🙌🏻 Sim, concordo que a Divina Providência tem suscitado esses jovens, inclusive eu estou sendo fruto disso, mas tenho esperança que meus colegas do ambiente universitário e aqueles que não tiveram contanto com Cristo e a Igreja possam se converter 🙏🏻
"O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece". "O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa". "Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer". " Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela". " Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo". "Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus". " Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam". Isaias 44 ídolos
O homem boomer me intriga, pra mim ele é o começo dessa grande tragédia das gerações seguintes: No geral são homens que não sabem cuidar minimamente de si mesmos, nem da saúde, nem fazer coisas básicas da casa. Se você largar eles sozinhos vão morrer de fome, a piada mais famosa é: "minha mulher que manda lá em casa", chama a esposa de "patroa". Claro que existem exceções mas isso é a regra, foi a geração que começou a ter condição de vida melhor, sequer sabem quem são seus antepassados, tiraram pilares básicos da família com separações e geraram famílias totalmente desestruturadas, sem um dos pais, o que afetou fortemente as gerações seguintes.
Meu avô nascido em 1941 deixou a vida no campo nos anos 60 para morar na cidade. Essa época marcou a urbanização e o declínio das vilas rurais que predominavam no interior paulista. Era um boomer do bem que assistia Chaves, Bonanza, Mazaroppi e filmes de bang bang.
Concordo com tudo que você falou, Guilherme. Sempre fui conservadora no meu proceder. Sempre fui de nadar contra a maré. Casei com 17 anos e meu esposo 20. Casamos em 1990. Temos 3 filhos. 2 adultos e 1 adolescente. Quando me casei, as pessoas achavam que nós éramos muito novos e aconteciam muitos questionamentos. Mas, no meu coração, eu sempre pensava, "vocês irão se arrepender do que estão falando. O tempo irá mostrar". Eu tinha certeza que se dependesse de mim, jamais pensava em me separar. Graças a Deus, hoje com 32 anos de casada e com 50 anos, tenho uma família bem estrutura, Graças a DEUS. Somos católicos praticamente, e isto guiou o nosso casamento. Sou de família muito católica. Rezamos o terço em família, todos os dias, às 18 horas. Lemos o evangelho do dia, após o terço. Quero o céu para mim, minha família, familiares e, todos que eu puder ajudar. Sou catequista. Obrigada pelas suas lives. Você tem a idade da minha filha mais velha. Te acho jovem e ao mesmo tempo bem madeuro no proceder. Como seria bom se pelo menos dez por cento dos jovens, pensassem e agissem como você. Fique com Deus.🙌🙌
Minha mãe fez 50 anos agora, e ela se lembra de que, na época dela, era seguro e as casas no subúrbio do Rio tinham muro baixo. Não foi minha avó, foi na época da minha mãe!!!
Meu avô nasceu em 1910. Calçou o 1o sapato aos 10 ou 12 anos. Andava armado na juventude, andava a cavalo, de terno e chapéu, era de boas, muito de paz. Minha avó teve quase todos os filhos em casa. Caça e pesca era comum mesmo.
Nasci em 1962, era de "Aquário" rsrsr. Meus dois avôs tinham armas, eram homens raiz e muito temerosos a DEUS. Eu não recebi dos meus pais a liberação sexual, uso de drogas e tantas porcarias do final dos anos 70. Mais entendo que foi a nossa geração foi a que fez mudar a tecnologia e o empreendimento. Um abraço a todos e o Guilherme é uma dádiva de DEUS para a sua geração.
Meus avós maternos são de 1940/1942 e os paternos 1920/1935 mas eu não conheci estes, só aqueles que ainda estão vivos. Queria ter conhecido eles, meu vô era mais velho que ela uns 15/17 anos, juntos tiveram 12 filhos sendo meu pai o nono quando ele, vô, tinha por volta de 45 anos. São do interior de Pernambuco, sem instrução, já os filhos concluiram o fundamental 1 (acho que naquela época era outro nome). Dos 12 filhos, 11 se criaram, enquanto que dos maternos, de 12 também, apenas 5 se criaram, todos nasciam em casa e viviam em condições bem precárias, trabalhavam na roça. Eu sou de 2001, solteira, sem filhos, e só pensava mais em estudar, trabalhar, mas de um tempo para cá venho mudando meus pensamentos. Por incrível que pareça, talves por eu ser do interior, ainda brinquei na rua, não muito, mas brinquei. Lembro que eu me atrepava nos caminhões, no meio da rua, apertava às campanhias e saia correndo, brincava de esconde-esconde. Meus avós maternos moravam no sítio, então mesmo eu tendo me criado na cidade, ainda brinquei muito de casinha quando eu ia para lá, peguei água em cacimba... Era muito bom também época de São João, ligavam o som, assavamos batata, milho na fogueira. Fui criada indo as renovações do Sagrado Coração de Jesus e de Maria que até hoje muitas famílias daqui do interior fazem, tudo isso ao mesmo tempo que trabalhava com meu pai, vendia milho nas ruas, e ainda ajudava, como faço isto até hoje, mainha em casa. Já minha adolescência foi mais indo a alguns forrós, não muitos, meu pai nunca deixou eu estar todo final de semana em um forró diferente, mas fui sim a alguns. Fui muito solitária no ensino médio, pois me apartei de boa parte das minhas colegas antes dele. Hoje não tenho muito contato com nenhuma delas, a maioria já são mães. Mas nunca tive muitas amigas, hoje então muito pior. Eu assistia às Super Poderosas, Super Shock, escutava Banda Djavu e Juninho Portugal 😅, Forrozão Cintura de Mola, Banda Sem Párea, e por aí vai...sim, não posso esquecer do Bonde das Maravilhas que foi febre no início da minha pré-adolescencia. Por outro lado, sempre frequentei à igreja, mas não era católica praticante, até hoje tento ser e preciso melhorar muito nisso, mas já fui bem pior, por sinal, nem ia todos os domingos à missa. Apesar disso, aos 15 anos crismei-me. Creio que frequentar uma Com. Católica desde meus 10/11 anos ajudou muito nisso, é tanto que daqui de casa, eu fui a primeira a me crismar, sendo que sou a quarta de 5 filhos, depois de mim foi minha irmã mais nova. No ensino médio e através do meu irmão mais velho que é de 1995, fui tendo contato com outros estilos músicais, principalmente com a MPB (Legião Urbana, Djavan, Charlie Brown, etc) e de um tempo para cá tenho buscado por músicas de outras gerações aqui no YT e tenho me encantado muito. Inclusive, quem tiver boas músicas para me indicar, agradeço 🙂.
Minha avó nasceu na primeira metade da década de 1930. Teve 12 filhos entre o final dos anos 1950 e início dos 1960. Metade deles se divorciou e todos eles tiveram um ou dois filhos no máximo cada. Avaliação bem precisa, Guilherme.
Estou numa fase em que estou buscando conhecer a história de minha família. Meus bisavós paternos se casaram em 1913, ela com 16 anos e ele com 17 ou 18 anos, portanto nascidos antes de 1900., Moravam em sítio e tiveram muitos filhos . Esse vídeo veio a calhar! Obrigada! Recomendo para quem gosta de pesquisa histórica consultar a hemeroteca da Biblioteca Nacional, há muitos jornais de época, possibilitando- nos conhecer os costumes da época! Fiquei assustada quando descobri que existiu um jornal anticlerical que batia forte nas religiões, principalmente a católica! Esse jornal se chamava A Lanterna 1900-1909).
Cada vez mais acho que a minha geração, a X, foi a que pegou o pior dos mundos. Divórcio, desemprego, inflação, feminismo, ... e ainda não nos aposentamos.
Sim, a mais sem sorte! Inclusive eu fui traída e abandonada por um tbm X: Eu vou ser feliz, filho cresce! Tchau! É uma geração egoísta, que não priorizaram a família e a religião, uma geração PROMÍSCUA tbm, mas graças a Deus eu não fui atrás desse comportamento de manada, sou muito cristã evangélica tradicional que acredita em um só casamento, o resto é arremedo! Só na igreja, estudos, trabalho e exercícios físicos!
Meus pais têm por volta de 50 a 60 anos. Mas eles se encaixam na descrição boomer. Eles deixaram o campo quando crianças e cresceram no entorno dos centros urbanos. O que um boomer americano, ou mesmo paulistano, duas décadas mais velho, já tinha acesso (TV, geladeira, carro), eles começaram a conhecer por volta dos 10 anos de idade. Tendo como base a experiência da minha família, creio que ocorra esse gap geracional no Brasil, porque, até a década de 70, muita gente do nosso país ainda morava no campo e não sentiu tanto a influência cultural até migrarem para os centros urbanos.
Adicionando informação: no vídeo sobre geração X, o Guilherme fala que, de fato, as características de uma geração demoram um pouco para influencias as pessoas do interior, sobretudo, em relação a gerações mais antigas. Nas gerações mais novas, já não há tanto esse gap, por conta dos meios de comunicação.
Sou boomer conservadora católica. Seu trabalho é maravilhoso! Suas análises são as mais próximas da realidade que já vi. Voltei-me para a Igreja, evangelizar é estudar até morrer. Que Deus o abençoe!
Eu nunca me liguei muito nesse lance de gerações, mas ouvindo os valores preservados pelos boomers eu percebo como isso ainda influenciam as minhas escolhas. Encaixo-me na geração milennial (1989), mas acabo por preservar vários valores boomers (faculdade, concurso público e apartamento).
Nasci no início dos anos 60, sou lá do finalzinho dos boomers, divorciada, duas filhas, evangélica. Fui rockeira, fiz muita doideira e depois Deus me resgatou. Hoje sou conservadora, e comecei a descobrir a farsa da esquerda a partir da primeira eleição do molusco. Todo o seu conselho para os boomers estou seguindo, tenho paz, dois netos lindos, amo Jesus, Ele é tudo na minha vida, minha filha mais velha é bem casada, da sua geração. A mais nova é Z, tá batendo cabeça, discurso feminista, progressista que não sabe nada, essas coisas. Eu sou ela amanhã, rsrsrs, por mais jovens como vc, Guilherme, Deus o abençoe!
Eu sou jovem, mas não sou da farra, pois nem todos os jovens são desse jeito de bagunça, mas eu tbm não sou conservador, tenho 25 anos e só frequento cinema, shopping, poucas festas, mas não sou rebelde, sou meio nerd gay, mas nunca serei conservador na minha vida, acho que quem foi rebelde na juventude quando fica mas velho fica conservador, mas comigo será ao contrário kkk
Não é só por causa da democratização da pornografia,que a atual geração está fazendo menos sexo ; também tem a criminalização das cantadas; falsas acusações de estupro; etc.
Sou Boomer, 1957, assisti a live anterior. Meus avós pegaram resquício da escravidão, meus pais nasceram durante a segunda guerra. Vi minhas tias aproveitarem a jovem guarda e eu vivi os anos 70. Quando nasci, no interior, não tinha TV. Hoje a internet é realidade. Foi uma evolução muito rápida em todos os sentidos nesses 65 anos. Gosto de assistir suas aulas, aprendo muito com você. Obrigada.
Minha família veio do interior e ascenderam com concursos públicos. Então ser funcionário público é quase sagrado por aqui. Poucos não são funcionários públicos e eu sou um pária pq não passei em nenhum concurso. O padrão virou: morar na cidade, fazer CV e galgar carreira pública. E eu só penso em voltar pro interior e ter um sítio. Sou a pessoa esquisita aqui..😒 Festas familiares são um problema pra mim...
Nasci em 1995, mas gosto muito de Jovem Guarda, muitas vezes passo horas vasculhando bandas de garagem da época que tinham potencial, mas não alcançaram sucesso. Já conheci músicas boas assim.
00:01:30 - Introdução. 00:08:35 - Gerações antes dos boomers. 00:23:20 - Divórcio e sexualidade. 00:28:06 - Os boomers pós-guerra. 00:41:28 - Revolução sexual. 00:50:56 - A maior geração conservadora viva. 01:19:20 - Perguntas. --- 00:50:26 - "Se eu organizar minha vida financeira e intelectualmente somente aos 40, você diria para eu esquecer minha vida sexual e mulher até lá?" ---
Se você for muito pobre e fodido como eu sugiro só focar em arrumar um emprego bem remunerado e que você goste,sua saudade mental em primeiro lugar,treinar na academia também é ótimo para relaxar a mente,treinar não só por estética mas por bem estar, esqueca mulher, eu sei que é foda ser um cabaço e ver todo mundo se pegando o tu ali sozinho,mas não tem opção, primeiro ajeitar a vida financeira,depois se você quiser aí come todo mundo
"Entregue seu vazio a Jesus, antes q ele seja preenchido com outras coisas que o levarão a morte" jesus te ama e vc e mais capaz e mais incrível do que vc imagina❤
Eu sempre digo que os Boomers são em grande parte culpados por muita coisa hoje em dia. Converse com um boomer sobre questões mais profundas e vc vai entender...
Uma das principais tragédias a qual a geração boomer foi responsável, foi interromper a transmissão da fé católica a seus descendentes. Até antes da geração boomer, essa transmissão era natural.
@@giovanagarcia2451e daí? Tem muito fã do Eneas em todos os espectros, já vi esquerdista e ancap fã dele. Getúlio era um nacionalista e o bolsonaro Neoconservador..
O avô da minha mãe era muito católico, ficou viúvo e nunca mais se casou pq acreditava que o casamento era um só! Ele criou os filhos sozinho, ele tinha terras, ovelhas, cabras, galinhas, plantava e tinha trabalhadores no interior do nordeste! Infelizmente, os filhos quiseram vender pra dividir e acabaram todos muito pobres, infelizmente não eram como o pai! Não eram religiosos, eram mulherengos e bebiam! Muito triste!
Essa discrição dos Bommeres é bem restrita as grandes cidades. No interior os Bommeres preservaram as características de seus pais. Ainda eram ruralistas com os pés no início do século 20. Sem acesso a estradas, a carros, eletrônicos, cinemas, etc. Revoluções não afetaram essa geração no interior. Se preservaram por um longo tempo. Não receberam influências externas como diz o Guilherme, cresceram e criaram seus filhos na roça. Meus avós foram assim e nasceram na década de 30.
Sim , é verdade , na minha família também. Porém o que mudou foi a supervalorização da escola , mesmo no campo essa geração acreditou que o mais importante para a próxima geração era o estudo e com isso : os filhos e netos estudaram e acabaram saindo do interior também. Digo a grande maioria como no caso da minha família. Hoje no campo existe muito pouco jovem e muitos velhos sozinhos com terra mas sem poder produzir por que já estão sem saúde , porém os filhos estão todos formados e nas cidades.
Sou milênio e fui criada por boomer é tudo real. Criada para ser independente de homem, emprego estável (aconselhada a fazer concurso e faculdade como felicidade e sucesso na vida). Fiquei anos achando isso e só agora (devido a conhecer a verdade na internet) que estou saindo desses conselhos. Muito obrigada Guilherme por tantos ensinamentos
Eu nasci em 1959, no Rio de Janeiro-RJ e fui criado no bairro de Santa Teresa, vi um Brasil que poucos viram, e muitas outras coisas, foi uma das melhores épocas do Rio de Janeiro(décadas de 70/80/90). Bons tempos. Família de valores conservadores e judaico-cristãos desde cedo até hoje. Estudei no melhores colégios(Cruzeiro e Batista Brasileiro), formado em TI(Analista de Negócios e Sistemas Sênior) e pós graduado em Gestão Publica graças a D'us. Shalom ! Meus bisavós paternos vieram de Danzig(atual Gdansk), Polônia e da parte materna meus bisavós vieram de Málaga, Espanha, sou descendente de judeus Ashkenazi por parte de pai. Sou resultado de diversas misturas, ou seja sou totalmente miscigenado e sigo o judaísmo messiânico. Sou um típico carioca da gema e brasileiro raiz como milhões e graças a D'us este mimimi de 'racismo", vitimismo, veganismo e esquerdopatia nunca me contaminou e nem a muitos de meus amigos com mais de 50 anos. Que bom que o Brasil se redescobriu, pois eu estava já pensando que eu que era louco he he he !
Tenho setenta e três.Quando eu tinha uns doze,meu pai conseguiu comprar uma tv! Sentamos em cadeiras e assistimos a famosa novela,"O Sheik de Agadir "-Eu e meu pai choramos quando o malvado sheik pagão,prendeu a pobre e linda mocinha numa prisão. Meu Deus, você me fez lembrar essas coisas.
Não sei se sou dessa geração...1964. Vi o Papa João Paulo II em 1980 aqui em SP e em 1992 no Vaticano. Sou da geração que assistiu no Morumbi em 1981 o Queen e com o meu primeiro salário pude comprar o ingresso. Feliz de ser dessa geração mas tenho muito o q aprender com vc Guilherme, que tem idade pra ser meu filho ou sobrinho. Abs
Companheiro, essa foi uma de tuas melhores lives - e vê lá que tens muitas de gran valor. Minhas circunstâncias fizeram com que eu já nascesse velho: nasci em 1988; meus pais, em 1942-1943. Convivi um bom tempo com meus avós, nascidos antes da Primeira Guerra, e com os tios-avós daquela mesma geração (família estendida). É dizer, saltei umas gerações. De tudo o que indicaste aqui, tive, em algum nível, experiência empírica ou contato com fontes de primeira ordem, e posso atestar a validade.
A liberalização sexual tem/teve consequências terríveis, milhões de crianças crescendo sem pai, sem referência de autoridade, e em condições financeiras piores porque pra uma mulher sozinha é mais difícil criar os filhos do que pra um casal, assim avança a favelização, afinal, as mães solteiras precisam de um lugar pra viver com os filhos, como muitas largaram a escola, não tem qualificação, as vagas disponíveis de trabalho são pra 1-2 salários mínimos. E crianças criadas livres em favelas sem supervisão dos pais sob influência de vagabundos tem maior propensão a criminalidade. Como nosso código penal é uma merd*, e houve disseminação das drogas, ocorreu a explosão da criminalidade.
Assistir estas lives está se tornando parte da minha rotina! Uma melhor do que a outra. Não consigo passar um dia sem ver nada e entrei aqui por curiosidade haha
Sou Boomer 40 anos casada, 3 filhos Concordo com tudo que você disse....hoje entendo tudo o que eu e meus irmãos passamos...foi exatamente isso. Nunca gostei de Carnaval..
Olá senhora! Com 40 anos, nasceu nos anos 80. O boomer nasceu entre 46 e 60. Logo a senhora não é boomer. Mas pode ter convivido muito mais com eles do que com a propria geração da senhora.
na mesma lógica todo mundo conhece um geracao Z que grita "abaixo o capitalismo" usando um iPhone 😅😅 ou seja pelo menos a hipocrisia transpassa toda geração 😅
Já ouvi relatos de pessoas antigas dizendo que os pampas do Rio Grande do Sul tinha muita coisa do faroeste de Hollywood. No caso a violência era mais parecida com os filmes de faroeste do que o próprio Velho Oeste hostórico.
Não conhecia o canal, cai aqui e gostei muito do conteúdo e da abordagem, pois hoje aos 52 anos busco cada vez mais referências para passar para minhas filhas de 24 e 21 anos.
Vc poderia fazer um vídeo sobre o crash de 1929, sobre os impactos desse evento na sociedade, em sua cultura, sobre todos os aspectos, um grande abraço.
Minha família tem um buraco dessa geração boomer. Meus avós nasceram entre 1928 e 1943 e meus pais nasceram em 1966, já pegando toda a influência dos anos 80, com pais mais tradicionais que a média. Talvez seja por isso que toda essa influência hippie e da revolução sexual não foi tão forte por aqui. Ainda assim, eu sou mais tradicional que essas duas gerações juntas.
Guilherme minha esposa é meio feminista, ela entende o feminismo de primeira onda e não percebe as tragédias das novas atualizações do movimento, sempre assisto aos seus vídeos com ela, uma forma de tentar ajudá-la a entender o mundo atual. Eu não tenho o conhecimento e a forma tranquila de passar esse conhecimento, mas você tem sido uma boa referência pra min e para ela que mesmo feminista concorda bastante com suas posições. Detalhe ela é alemã e teve uma educação em escolas de elite lá. E mesmo assim sabe muito pouco de tudo isso que vc ensina.
Quem tem aposentadoria do concurso público de 10k a 25k, pô, eu invejo. Os boomers brasileiros de condições medianas ou superior viveram a melhor época do Brasil e se aposentaram bem
Estou começando a pensar que esse foi um dos motivos para o Guilherme ter saído da BP. A galera de lá, vide Rasta Boomer, estão criando uma vibe Boomer como resgate de algo de bom. Com essa mentalidade vamos presos para sempre num ciclo boomer infinito.
Pode até ser esse o motivo,, mas não podemos negar que a BP é uma das melhores plataforma de conteúdos que existe hoje no Brasil, tem muita coisa boa, produções incríveis, não podemos negar. Temos que largar essa mania de tentar adivinhar as coisas, ele simplesmente pode ter escolhido caminhar só, sem muitos porquês, apenas objetivo é sonhos pessoais.
@@taynarasilva6146 Concordo imensamente, irmã. A Brasil Paralelo traz conteúdos que nos permitem ver a realidade de outra forma, diferente de qualquer mídia tradicional, e eles pesquisam bem os temas. Sou assinante deles e é só tenho a ganhar o que é abordado.
Quando eu era criança, fui pescar numa Brasília Amarela com pai, tio, irmão, primo, e usamos guia quatro rodas. Peguei a época em que todos os meninos brincavam com armas de brinquedo, com espoleta. Até que foi proibido em meio a década de 90. Lembro que no início da na década de 90 teve inflação, filas no mercado, filas na companhia de gás pra comprar um botijão. Mas reconheço que é a geração que não passou a religião aos filhos. Minha avó era Católica. Só fui entender o real valor da verdadeira religião aos 33 anos. Me converti ao catolicismo e fui batizado.
Meus pais são boomers, minha mãe de 1959 e meu pai 1949. Tenho 2 filhos. Quando fui comunicar a gravidez do 2o filho para eles, cada um em separado, os 2 falaram: agora chega de filhos né, vai fazer laqueadura? Hahahahaha! Meu pai foi fã do Lula e hoje é fã do Bolsonaro
1 Timóteo 2:15 - NTLH Nova Tradução na Linguagem de Hoje Mas a mulher será salva tendo filhos se ela, com pureza, continuar na fé, no amor e na dedicação a Deus. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos - se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso. (Nova Versão Internacional) salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação. (João Ferreira de Almeida Recebida) Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecerem com sobriedade na fé, no amor e na santificação. (João Ferreira de Almeida Corrigida Fiel)
Meu pai nasceu em 1960 e minha mãe, 1973, ambos são do interior do Amazonas, que na época era bem isolado do resto do Brasil. Tudo que ocorria no Brasil, principalmente no sudeste, nem se sequer chegava lá e quando chegava era tarde. Ou seja, eles viveram muito diferente dessa geração boomer.
Essa geração anos 60, 70, 80 teve poucos filhos e ensinou seus filhos a pensar muito em carreira. Os netos não tem filhos, só querem ser país de pets. Deus ajude que isso mude...🙏🏻🙏🏻🙏🏻
ai você tocou num ponto chave, 99% da mentalidade materialista e anti-natalista atual veio de herança da criação boomer de que carreira e salário são muito mais importantes, do que encontrar um/uma bom/boa parceiro(a) para formar uma família. Família? Deixa pra depois, escolhe sua faculdade e faz um concurso depois você vê isso ai. Esse "depois" criou uma geração extremamente narcisista, vaidosa, egocêntrica e exigente, cujo maior critério exigido para um parceiro é "Qual a sua formação?/Qual o seu salário" e não a moral e decência das pessoas. Matrimônios não são mais feitos para formar uma família, e sim, para formar carreira!
@NOTINSCRITO anos 80: ter 4 filhos é caro Anos 90: ter 3 filhos é caro 2000: ter 2 filhos é caro 2010: ter filhos é caro 2020: "sou pai de pet" 2030: "ração tá muito cara, adeus Estopinha" 2040: "Meu nome é Gepetto e esse boneco é meu filho. Diz 'Oi', Pinóquio" 2050: "Pqp"
Sua avó recebeu uma educação invejável. Como eram bons, apesar dos muitos defeitos, os tempos em que os jovens estudavam essas línguas! Eu mesmo quero muito aprender francês, mas na escola não o ensinam. Tenho de o estudar sozinho, com as forças e a inteligência que Deus me dá, porque os professores de francês cobram caro, e tanto dinheiro eu não tenho.
Obrigada pela aula, professor! Queria muito que alguém me ensinasse como ser uma professora conservadora sem ser julgada e condenada por arrogância. Qualquer fala de alguém que tenta recuperar o conservadorismo começando pela educação, ou seja, trazendo a luz a falta de valores morais e a baixa cultura é tida como arrogante, "se acha", ultrapassada e sinônimos... É muito difícil nadar contra a corrente. Estou tentando sobreviver sem me afundar em frustrações.
Guilherme por favor faz uma live falando sobre aprendizado de idiomas, eu sou um grande admirador do seu trabalho parabéns, que Deus continue abençoando você e a sua familia
Boomers se revoltaram contra a tradição. E entraram em angústia existencial após os 40, 50 anos . E boa parte retomou a religião, só que evangélica. O resto morreu de tristeza ou bebida.
Quanto à questão de crime, meu bisavô ( avô da minha mãe que é Boomer), morava, na década de 20, num distrito chamado Biritiba Mirim, pertencente à Mogi das Cruzes/SP, e ele era uma espécie de delegado desse lugar, mas o " criminoso" era apenas o arruaceiro beberrão. O delegado não é o que vemos hoje, com formação em Direito, creio que era levado em conta a respeitabilidade da pessoa. Adoro saber como era a vida e as pessoas das gerações passadas.
Está aí um assunto pouco explorado e trago de forma bem clara, principalmente com essa interação com o público no chat. Realmente entender as gerações é fundamental para entendermos o que estamos vivendo. O que fico impressionado é que o Brasil nos anos 30 era bem fervoroso na fé católica, a exemplo dos relatos de quando Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil, e hoje você vê que uma parte considerável dos jovens da geração Z já não possuem religião ou são ateus/agnósticos; seguiremos firmes na fé em Cristo e na Santa Igreja Católica.
No Brasil os boomers sofreram forte impacto com os militares no poder. Se por um lado tivemos ainda uma infância tranquila e otimista (devido ao milagre econômico dos anos 1970), ainda de brincar na rua, por outro os adolescentes Boomers se sentiram tolhidos e desenvolveram rebeldia contra figuras de autoridade.
Mais uma vez, uma live espetacular. Pelo jeito, sou um geração X com 54 anos. Médico veterinário, há 20 anos morando na Europa (6 em Portugal/ 14 na Inglaterra) e simplesmente encantado em ter conhecido o Guilherme Freire. Só um detalhe: Led Zeppelin é uma das melhores bandas de todos os tempos 🎶 🎸
Segundo a memória de alguns, Vargas trouxe a industrialização para as cidades mas, ao invés de seguir os passos dos USA e incrementar a tecnologia inicialmente no campo, ele imitou a Europa e inchou as cidades. Deu preferência a produtos de alto valor de importação, favorecendo a classe mais abastada. Fabricamos seda ao invés de brim. Veículos Aero Willys Itamarati, ao invés de Jeep Willys, 4X4, mais adequado para a transição campo-cidade.
Ótimo vídeo Guilherme. Gostaria fazer um pedido - embora um tanto pelêmico. Gostaria que um dia você viesse a esplanar sobre os diversos modelos de fascismo/nacionalismo do século XX. Esse assunto é um tabú, quando esse tema é mensionado olha-se apenas para a Alemnha e Italia. No entanto países como o Brasil, Argentina, Paraguai, Portugal, Espanha, Finlandia, Japão... passarampor regimes desse modelo. Em minha opinião dividir o século passado apenas em liberalismo e socialismo/comunismo, dixa um espaço vago para a compreensão do século passado. Deixo aqui uma sugestão, obrigado pelo canal.
O meu pai boomer traía a minha mãe e isso me deixou muito desconfiada dos homens, aliás os meus tios tbm traía! Era um horror! As mulheres eram muito tristes, infelizmente, e a minha mãe dizia: Cuidado com os homens, eles não são de confiança! Sim, me casei virgem sendo geração X por desconfiança e medo dos homens, o medo foi tanto que acabei sendo traída tbm! NUNCA mais quis me casar novamente! Eu me casei com Jesus Cristo!
Me anima saber sobre o crescimento do Cristianismo. Afinal, sempre que olho ao redor, parece estar tudo tão perdido que... um comentário desse tipo renova as esperanças. ⚔️
Boomer é a geração mais dificil de se lidar. É o suco da mentalidade revolucionaria. Não sei de onde que tiraram que boomer é conservador. E o pior que é muito dificil mudar a mentalidade deles, é mais facil você converter um millenial ou um zoomer do que um boomer.
A geração boomer é a primeira geração que não transmite a fé católica a seus descendentes.
E consequentemente a geração Z já não tem tanta devoção como as outras. Como da geração de nossos avós para a nossa parece que o declínio da fé foi enorme.
@@joathanoliveira99isto é algo evidentemente vero porém é bom observar que malgrado isto a Providência ainda sim tem suscitado nesta geração uma onda nova e mui fervorosa de jovens piedosos, afeitos à Tradição, que procuram conhecer a doutrina e gostam de rezar - talvez seja fruto do redescobrimento da fé pela internet, insatisfação com a modernidade, não sei... fato é que essa gente existe e pelo menos à mim traz um grande consolo.
Salve Maria, irmão Marco Antônio 🙌🏻 Sim, concordo que a Divina Providência tem suscitado esses jovens, inclusive eu estou sendo fruto disso, mas tenho esperança que meus colegas do ambiente universitário e aqueles que não tiveram contanto com Cristo e a Igreja possam se converter 🙏🏻
"O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece".
"O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa".
"Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer".
" Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela".
" Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo".
"Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus".
" Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam".
Isaias 44 ídolos
@@pedropedra.7777 Já estamos, católicos, cientes da existência dessas passagens, meu caro. Porém interpretamo-las de maneira diferente da vossa.
O homem boomer me intriga, pra mim ele é o começo dessa grande tragédia das gerações seguintes:
No geral são homens que não sabem cuidar minimamente de si mesmos, nem da saúde, nem fazer coisas básicas da casa. Se você largar eles sozinhos vão morrer de fome, a piada mais famosa é: "minha mulher que manda lá em casa", chama a esposa de "patroa".
Claro que existem exceções mas isso é a regra, foi a geração que começou a ter condição de vida melhor, sequer sabem quem são seus antepassados, tiraram pilares básicos da família com separações e geraram famílias totalmente desestruturadas, sem um dos pais, o que afetou fortemente as gerações seguintes.
Vdd! Os homens são os piores! O meu pai era muito mulherengo e machista! Hoje está na igreja!
Meu avô nascido em 1941 deixou a vida no campo nos anos 60 para morar na cidade. Essa época marcou a urbanização e o declínio das vilas rurais que predominavam no interior paulista.
Era um boomer do bem que assistia Chaves, Bonanza, Mazaroppi e filmes de bang bang.
Concordo com tudo que você falou, Guilherme.
Sempre fui conservadora no meu proceder.
Sempre fui de nadar contra a maré.
Casei com 17 anos e meu esposo 20.
Casamos em 1990. Temos 3 filhos. 2 adultos e 1 adolescente. Quando me casei, as pessoas achavam que nós éramos muito novos e aconteciam muitos questionamentos. Mas, no meu coração, eu sempre pensava, "vocês irão se arrepender do que estão falando. O tempo irá mostrar".
Eu tinha certeza que se dependesse de mim, jamais pensava em me separar.
Graças a Deus, hoje com 32 anos de casada e com 50 anos, tenho uma família bem estrutura, Graças a
DEUS. Somos católicos praticamente, e isto guiou o nosso casamento. Sou de família muito católica.
Rezamos o terço em família, todos os dias, às 18 horas. Lemos o evangelho do dia, após o terço.
Quero o céu para mim, minha família, familiares e, todos que eu puder ajudar.
Sou catequista.
Obrigada pelas suas lives.
Você tem a idade da minha filha mais velha. Te acho jovem e ao mesmo tempo bem madeuro no proceder. Como seria bom se pelo menos dez por cento dos jovens, pensassem e agissem como você.
Fique com Deus.🙌🙌
Veja o canal católico tradicional.
Deus abençoe a sua família
Que a Santa Mãe de Deus guarde a sua família 🤍
Parabéns pra vcs!!!👏🏻👏🏻👏🏻
Topzera
Minha mãe fez 50 anos agora, e ela se lembra de que, na época dela, era seguro e as casas no subúrbio do Rio tinham muro baixo. Não foi minha avó, foi na época da minha mãe!!!
Meu avô nasceu em 1910. Calçou o 1o sapato aos 10 ou 12 anos. Andava armado na juventude, andava a cavalo, de terno e chapéu, era de boas, muito de paz. Minha avó teve quase todos os filhos em casa.
Caça e pesca era comum mesmo.
O meu era tropeiro!😊
Nasci em 1962, era de "Aquário" rsrsr.
Meus dois avôs tinham armas, eram homens raiz e muito temerosos a DEUS.
Eu não recebi dos meus pais a liberação sexual, uso de drogas e tantas porcarias do final dos anos 70.
Mais entendo que foi a nossa geração foi a que fez mudar a tecnologia e o empreendimento.
Um abraço a todos e o Guilherme é uma dádiva de DEUS para a sua geração.
Tem um termo para as gerações anteriores aos boomers: gerações silenciosas. Fui pesquisar e achei aqui. Muito bom estudar essas gerações mais antigas!
Mas o chinelo cantava alto ou o Cipó de marmelo....😂😂😂
geração esquecida(nascido na era vitoriana), geração perdida(durante ww1), Geração Silencosa(durante ww2).
O Joaquim Teixeira é o arquétipo do boomer brasileiro.
Meus avós maternos são de 1940/1942 e os paternos 1920/1935 mas eu não conheci estes, só aqueles que ainda estão vivos. Queria ter conhecido eles, meu vô era mais velho que ela uns 15/17 anos, juntos tiveram 12 filhos sendo meu pai o nono quando ele, vô, tinha por volta de 45 anos. São do interior de Pernambuco, sem instrução, já os filhos concluiram o fundamental 1 (acho que naquela época era outro nome). Dos 12 filhos, 11 se criaram, enquanto que dos maternos, de 12 também, apenas 5 se criaram, todos nasciam em casa e viviam em condições bem precárias, trabalhavam na roça. Eu sou de 2001, solteira, sem filhos, e só pensava mais em estudar, trabalhar, mas de um tempo para cá venho mudando meus pensamentos. Por incrível que pareça, talves por eu ser do interior, ainda brinquei na rua, não muito, mas brinquei. Lembro que eu me atrepava nos caminhões, no meio da rua, apertava às campanhias e saia correndo, brincava de esconde-esconde. Meus avós maternos moravam no sítio, então mesmo eu tendo me criado na cidade, ainda brinquei muito de casinha quando eu ia para lá, peguei água em cacimba... Era muito bom também época de São João, ligavam o som, assavamos batata, milho na fogueira. Fui criada indo as renovações do Sagrado Coração de Jesus e de Maria que até hoje muitas famílias daqui do interior fazem, tudo isso ao mesmo tempo que trabalhava com meu pai, vendia milho nas ruas, e ainda ajudava, como faço isto até hoje, mainha em casa. Já minha adolescência foi mais indo a alguns forrós, não muitos, meu pai nunca deixou eu estar todo final de semana em um forró diferente, mas fui sim a alguns. Fui muito solitária no ensino médio, pois me apartei de boa parte das minhas colegas antes dele. Hoje não tenho muito contato com nenhuma delas, a maioria já são mães. Mas nunca tive muitas amigas, hoje então muito pior. Eu assistia às Super Poderosas, Super Shock, escutava Banda Djavu e Juninho Portugal 😅, Forrozão Cintura de Mola, Banda Sem Párea, e por aí vai...sim, não posso esquecer do Bonde das Maravilhas que foi febre no início da minha pré-adolescencia. Por outro lado, sempre frequentei à igreja, mas não era católica praticante, até hoje tento ser e preciso melhorar muito nisso, mas já fui bem pior, por sinal, nem ia todos os domingos à missa. Apesar disso, aos 15 anos crismei-me. Creio que frequentar uma Com. Católica desde meus 10/11 anos ajudou muito nisso, é tanto que daqui de casa, eu fui a primeira a me crismar, sendo que sou a quarta de 5 filhos, depois de mim foi minha irmã mais nova. No ensino médio e através do meu irmão mais velho que é de 1995, fui tendo contato com outros estilos músicais, principalmente com a MPB (Legião Urbana, Djavan, Charlie Brown, etc) e de um tempo para cá tenho buscado por músicas de outras gerações aqui no YT e tenho me encantado muito. Inclusive, quem tiver boas músicas para me indicar, agradeço 🙂.
Minha avó nasceu na primeira metade da década de 1930. Teve 12 filhos entre o final dos anos 1950 e início dos 1960. Metade deles se divorciou e todos eles tiveram um ou dois filhos no máximo cada.
Avaliação bem precisa, Guilherme.
Na minha família os boomers não se divorciaram de jeito nenhum, mas os homens eram mulherengos e machistas, muito adultério!
Entre ser CLT e Funça, melhor a pessoa ser funça. O Ideal é ser empreendedor! No Brasil empreender é desafiador !
Meu bisavô nasceu na geração 1910 e foi prefeito da cidade de Extrema-MG com 22 anos.
Meu Avô Paterno veio de Familia Abonada e foi Prefeito de uma cidade do interior do RS.
Esses Boomers eram sortudos!
Estou numa fase em que estou buscando conhecer a história de minha família. Meus bisavós paternos se casaram em 1913, ela com 16 anos e ele com 17 ou 18 anos, portanto nascidos antes de 1900., Moravam em sítio e tiveram muitos filhos . Esse vídeo veio a calhar! Obrigada! Recomendo para quem gosta de pesquisa histórica consultar a hemeroteca da Biblioteca Nacional, há muitos jornais de época, possibilitando- nos conhecer os costumes da época! Fiquei assustada quando descobri que existiu um jornal anticlerical que batia forte nas religiões, principalmente a católica! Esse jornal se chamava A Lanterna 1900-1909).
Cada vez mais acho que a minha geração, a X, foi a que pegou o pior dos mundos. Divórcio, desemprego, inflação, feminismo, ... e ainda não nos aposentamos.
X não, mas sim a Z
Sim, a mais sem sorte! Inclusive eu fui traída e abandonada por um tbm X: Eu vou ser feliz, filho cresce! Tchau! É uma geração egoísta, que não priorizaram a família e a religião, uma geração PROMÍSCUA tbm, mas graças a Deus eu não fui atrás desse comportamento de manada, sou muito cristã evangélica tradicional que acredita em um só casamento, o resto é arremedo! Só na igreja, estudos, trabalho e exercícios físicos!
@@VCTR_yta geração x foi educada pela geração boomer a praticarem coisas erradas.
Os Boomers são a representação do que os revolucionários franceses sempre sonhavam.
Sim
A X se lascou mesmo. Pegou um mundo já avacalhado, mas ainda não tinha clareza das ferramentas pra se defender.
Meus pais têm por volta de 50 a 60 anos. Mas eles se encaixam na descrição boomer. Eles deixaram o campo quando crianças e cresceram no entorno dos centros urbanos. O que um boomer americano, ou mesmo paulistano, duas décadas mais velho, já tinha acesso (TV, geladeira, carro), eles começaram a conhecer por volta dos 10 anos de idade. Tendo como base a experiência da minha família, creio que ocorra esse gap geracional no Brasil, porque, até a década de 70, muita gente do nosso país ainda morava no campo e não sentiu tanto a influência cultural até migrarem para os centros urbanos.
Adicionando informação: no vídeo sobre geração X, o Guilherme fala que, de fato, as características de uma geração demoram um pouco para influencias as pessoas do interior, sobretudo, em relação a gerações mais antigas. Nas gerações mais novas, já não há tanto esse gap, por conta dos meios de comunicação.
Verdade. Os boomers americanos nasceram mais cedo que o Brasileiro. Antes da década de 70 pouquissimos viveram a revolução sexual.
Sou boomer conservadora católica. Seu trabalho é maravilhoso! Suas análises são as mais próximas da realidade que já vi. Voltei-me para a Igreja, evangelizar é estudar até morrer. Que Deus o abençoe!
*"Portanto, eis que, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada" (Lc 1, 48)*
Eu nunca me liguei muito nesse lance de gerações, mas ouvindo os valores preservados pelos boomers eu percebo como isso ainda influenciam as minhas escolhas. Encaixo-me na geração milennial (1989), mas acabo por preservar vários valores boomers (faculdade, concurso público e apartamento).
Nasci no início dos anos 60, sou lá do finalzinho dos boomers, divorciada, duas filhas, evangélica. Fui rockeira, fiz muita doideira e depois Deus me resgatou. Hoje sou conservadora, e comecei a descobrir a farsa da esquerda a partir da primeira eleição do molusco. Todo o seu conselho para os boomers estou seguindo, tenho paz, dois netos lindos, amo Jesus, Ele é tudo na minha vida, minha filha mais velha é bem casada, da sua geração. A mais nova é Z, tá batendo cabeça, discurso feminista, progressista que não sabe nada, essas coisas. Eu sou ela amanhã, rsrsrs, por mais jovens como vc, Guilherme, Deus o abençoe!
Eu sou jovem, mas não sou da farra, pois nem todos os jovens são desse jeito de bagunça, mas eu tbm não sou conservador, tenho 25 anos e só frequento cinema, shopping, poucas festas, mas não sou rebelde, sou meio nerd gay, mas nunca serei conservador na minha vida, acho que quem foi rebelde na juventude quando fica mas velho fica conservador, mas comigo será ao contrário kkk
@@VCTR_yteu sou ex anarquista e tradicionalista e Nacionalista hoje.
@@VCTR_ytconheci Chesterton, Tolkien
Não é só por causa da democratização da pornografia,que a atual geração está fazendo menos sexo ; também tem a criminalização das cantadas; falsas acusações de estupro; etc.
Hoje uma mulher aberta a vida é um jóia rara de muito valor!!!
Sou Boomer, 1957, assisti a live anterior. Meus avós pegaram resquício da escravidão, meus pais nasceram durante a segunda guerra. Vi minhas tias aproveitarem a jovem guarda e eu vivi os anos 70. Quando nasci, no interior, não tinha TV. Hoje a internet é realidade. Foi uma evolução muito rápida em todos os sentidos nesses 65 anos. Gosto de assistir suas aulas, aprendo muito com você. Obrigada.
Qual foi o tema da live anterior, que até precisou sair do ar?
Uma análise das gerações Boomer, X, Y e Z. Guilherme Freire
Minha família veio do interior e ascenderam com concursos públicos. Então ser funcionário público é quase sagrado por aqui. Poucos não são funcionários públicos e eu sou um pária pq não passei em nenhum concurso.
O padrão virou: morar na cidade, fazer CV e galgar carreira pública.
E eu só penso em voltar pro interior e ter um sítio.
Sou a pessoa esquisita aqui..😒
Festas familiares são um problema pra mim...
E Brasil foi e ainda é muito instável economicamente, concurso é um bote salva vidas pra muitos
Nasci em 1995, mas gosto muito de Jovem Guarda, muitas vezes passo horas vasculhando bandas de garagem da época que tinham potencial, mas não alcançaram sucesso. Já conheci músicas boas assim.
Recomenda quais, amigo?
Recomenda algumas aí......
00:01:30 - Introdução.
00:08:35 - Gerações antes dos boomers.
00:23:20 - Divórcio e sexualidade.
00:28:06 - Os boomers pós-guerra.
00:41:28 - Revolução sexual.
00:50:56 - A maior geração conservadora viva.
01:19:20 - Perguntas.
---
00:50:26 - "Se eu organizar minha vida financeira e intelectualmente somente aos 40, você diria para eu esquecer minha vida sexual e mulher até lá?"
---
Se você for muito pobre e fodido como eu sugiro só focar em arrumar um emprego bem remunerado e que você goste,sua saudade mental em primeiro lugar,treinar na academia também é ótimo para relaxar a mente,treinar não só por estética mas por bem estar, esqueca mulher, eu sei que é foda ser um cabaço e ver todo mundo se pegando o tu ali sozinho,mas não tem opção, primeiro ajeitar a vida financeira,depois se você quiser aí come todo mundo
Agradeço por organizar esses tópicos, irmão 👊🏻😎
@@joathanoliveira99 tmj. Deus te abençoe!
"Entregue seu vazio a Jesus, antes q ele seja preenchido com outras coisas que o levarão a morte" jesus te ama e vc e mais capaz e mais incrível do que vc imagina❤
Guilherme precisava de um canal de cortes, urgentemente!
Eu sempre digo que os Boomers são em grande parte culpados por muita coisa hoje em dia. Converse com um boomer sobre questões mais profundas e vc vai entender...
Uma das principais tragédias a qual a geração boomer foi responsável, foi interromper a transmissão da fé católica a seus descendentes. Até antes da geração boomer, essa transmissão era natural.
@@enzugabriel8035 eu achava que isso era coisa de velho, mas agr faz sentido pq os velhos de hj são os boomers
Boomer profundo? Kkk boomer gosta de Getúlio Vargas e é Bolsonarista... Mais perdido que cego em tiroteio!
@@giovanagarcia2451e daí? Tem muito fã do Eneas em todos os espectros, já vi esquerdista e ancap fã dele. Getúlio era um nacionalista e o bolsonaro Neoconservador..
@@giovanagarcia2451ficar pagando pau pra EUA, israel, neopentecostal, paga pau de milico e interferência industrial
Casa de condomínio é sensacional kkk com o teabalho remoto fugir das grandes cidades pra um belo condomínio no interior é o maior sonho
Minha filha de 58 anos me
recomendóu seu canal
Sou de novembro de 1945
78 anos..Abraco
O avô da minha mãe era muito católico, ficou viúvo e nunca mais se casou pq acreditava que o casamento era um só! Ele criou os filhos sozinho, ele tinha terras, ovelhas, cabras, galinhas, plantava e tinha trabalhadores no interior do nordeste! Infelizmente, os filhos quiseram vender pra dividir e acabaram todos muito pobres, infelizmente não eram como o pai! Não eram religiosos, eram mulherengos e bebiam! Muito triste!
Essa discrição dos Bommeres é bem restrita as grandes cidades. No interior os Bommeres preservaram as características de seus pais. Ainda eram ruralistas com os pés no início do século 20. Sem acesso a estradas, a carros, eletrônicos, cinemas, etc. Revoluções não afetaram essa geração no interior. Se preservaram por um longo tempo. Não receberam influências externas como diz o Guilherme, cresceram e criaram seus filhos na roça. Meus avós foram assim e nasceram na década de 30.
Sim , é verdade , na minha família também. Porém o que mudou foi a supervalorização da escola , mesmo no campo essa geração acreditou que o mais importante para a próxima geração era o estudo e com isso : os filhos e netos estudaram e acabaram saindo do interior também. Digo a grande maioria como no caso da minha família. Hoje no campo existe muito pouco jovem e muitos velhos sozinhos com terra mas sem poder produzir por que já estão sem saúde , porém os filhos estão todos formados e nas cidades.
Você poderia fazer uma live sobre como os indivíduos da geração X podem se posicionar hoje? Como a geração X pode agir? No caso a minha geração.
Sou milênio e fui criada por boomer é tudo real. Criada para ser independente de homem, emprego estável (aconselhada a fazer concurso e faculdade como felicidade e sucesso na vida). Fiquei anos achando isso e só agora (devido a conhecer a verdade na internet) que estou saindo desses conselhos. Muito obrigada Guilherme por tantos ensinamentos
Eu nasci em 1959, no Rio de Janeiro-RJ e fui criado no bairro de Santa Teresa, vi um Brasil que poucos viram, e muitas outras coisas, foi uma das melhores épocas do Rio de Janeiro(décadas de 70/80/90). Bons tempos.
Família de valores conservadores e judaico-cristãos desde cedo até hoje. Estudei no melhores colégios(Cruzeiro e Batista Brasileiro), formado em TI(Analista de Negócios e Sistemas Sênior) e pós graduado em Gestão Publica graças a D'us. Shalom !
Meus bisavós paternos vieram de Danzig(atual Gdansk), Polônia e da parte materna meus bisavós vieram de Málaga, Espanha, sou descendente de judeus Ashkenazi por parte de pai. Sou resultado de diversas misturas, ou seja sou totalmente miscigenado e sigo o judaísmo messiânico. Sou um típico carioca da gema e brasileiro raiz como milhões e graças a D'us este mimimi de 'racismo", vitimismo, veganismo e esquerdopatia nunca me contaminou e nem a muitos de meus amigos com mais de 50 anos. Que bom que o Brasil se redescobriu, pois eu estava já pensando que eu que era louco he he he !
Neocon detectado.....kkk kkkk
Eu tinha 4 anos na queda das Torres Gêmeas. Tenho vagas lembranças dos meus pais comentando e assistindo pela TV.
Tenho setenta e três.Quando eu tinha uns doze,meu pai conseguiu comprar uma tv! Sentamos em cadeiras e assistimos a famosa novela,"O Sheik de Agadir "-Eu e meu pai choramos quando o malvado sheik pagão,prendeu a pobre e linda mocinha numa prisão. Meu Deus, você me fez lembrar essas coisas.
Meu Pai foi ver uma TV coloriada pela Primeira vez na Copa de 70,com 16 anos.
😂😂😂Imagine seu avô vendo seu bisneto assistindo um DVD pirata de jogos mortais......😂😂😂
Não sei se sou dessa geração...1964.
Vi o Papa João Paulo II em 1980 aqui em SP e em 1992 no Vaticano. Sou da geração que assistiu no Morumbi em 1981 o Queen e com o meu primeiro salário pude comprar o ingresso. Feliz de ser dessa geração mas tenho muito o q aprender com vc Guilherme, que tem idade pra ser meu filho ou sobrinho. Abs
Você já seria classificada como geração X. A geração boomer seria de 1946-1960
@@RichardWarkenCanha. muito obrigada!
Companheiro, essa foi uma de tuas melhores lives - e vê lá que tens muitas de gran valor.
Minhas circunstâncias fizeram com que eu já nascesse velho: nasci em 1988; meus pais, em 1942-1943. Convivi um bom tempo com meus avós, nascidos antes da Primeira Guerra, e com os tios-avós daquela mesma geração (família estendida). É dizer, saltei umas gerações. De tudo o que indicaste aqui, tive, em algum nível, experiência empírica ou contato com fontes de primeira ordem, e posso atestar a validade.
Eu sou um autêntico filho da geração boomer.
👏🏼
A liberalização sexual tem/teve consequências terríveis, milhões de crianças crescendo sem pai, sem referência de autoridade, e em condições financeiras piores porque pra uma mulher sozinha é mais difícil criar os filhos do que pra um casal, assim avança a favelização, afinal, as mães solteiras precisam de um lugar pra viver com os filhos, como muitas largaram a escola, não tem qualificação, as vagas disponíveis de trabalho são pra 1-2 salários mínimos. E crianças criadas livres em favelas sem supervisão dos pais sob influência de vagabundos tem maior propensão a criminalidade. Como nosso código penal é uma merd*, e houve disseminação das drogas, ocorreu a explosão da criminalidade.
Mas isso é consequência dos anos 70..
"Mãe solteira é mãe guerreira "....😂😂😂
Dificilmente consigo assisti-lo ao vivo, mas estou sempre nas gravações. Parabéns pelo conteúdo profundo e belo.
Eu sou dessa época. Verdades ditas claramente. 👏👏👏
Tião Carreiro e Pardinho fraquentavam a casa da minha avó para as cantorias e comilanças kkk. Minha mãe sempre conta esta história. Sensacional.
Que honra, dupla raiz
Pantanal raiz.. que merda que botaram progressismo na novela
Assistir estas lives está se tornando parte da minha rotina! Uma melhor do que a outra. Não consigo passar um dia sem ver nada e entrei aqui por curiosidade haha
Eu também não aguento ficar um dia sem, e quando não tem live fico triste rsrs
Principalmente nessa quaresma, só conteúdo que agrega, irmã. Que Deus nos dê cada vez mais sabedoria 🙏🏻 Salve Maria!
Sou Boomer
40 anos casada, 3 filhos
Concordo com tudo que você disse....hoje entendo tudo o que eu e meus irmãos passamos...foi exatamente isso.
Nunca gostei de Carnaval..
Olá senhora! Com 40 anos, nasceu nos anos 80. O boomer nasceu entre 46 e 60. Logo a senhora não é boomer. Mas pode ter convivido muito mais com eles do que com a propria geração da senhora.
@@Ulilith ela deve ter dito 40 anos de casada, ou seja, se casou nos 80anos, portando deve ter nascido nos anos 50/60, então ela é boomer sim.
59:48 Muito real e a TV não sai deles
Todo mundo conhece um Boomer médio que grita "Globo Lixo", mas acompanha a novela das 21h
Não só boomers, mas outras gerações tbm, pessoas com trinta e poucos anos e mais de quarenta tbm gritam, mas a maioria são os boomers mesmo.
na mesma lógica todo mundo conhece um geracao Z que grita "abaixo o capitalismo" usando um iPhone 😅😅 ou seja pelo menos a hipocrisia transpassa toda geração 😅
Já ouvi relatos de pessoas antigas dizendo que os pampas do Rio Grande do Sul tinha muita coisa do faroeste de Hollywood. No caso a violência era mais parecida com os filmes de faroeste do que o próprio Velho Oeste hostórico.
Clint eastwood resiste
Acho que está live deveria ser aprofundada. Muito boa.
Não conhecia o canal, cai aqui e gostei muito do conteúdo e da abordagem, pois hoje aos 52 anos busco cada vez mais referências para passar para minhas filhas de 24 e 21 anos.
Vc poderia fazer um vídeo sobre o crash de 1929, sobre os impactos desse evento na sociedade, em sua cultura, sobre todos os aspectos, um grande abraço.
Minha família tem um buraco dessa geração boomer. Meus avós nasceram entre 1928 e 1943 e meus pais nasceram em 1966, já pegando toda a influência dos anos 80, com pais mais tradicionais que a média. Talvez seja por isso que toda essa influência hippie e da revolução sexual não foi tão forte por aqui. Ainda assim, eu sou mais tradicional que essas duas gerações juntas.
Que sorte!
Guilherme minha esposa é meio feminista, ela entende o feminismo de primeira onda e não percebe as tragédias das novas atualizações do movimento, sempre assisto aos seus vídeos com ela, uma forma de tentar ajudá-la a entender o mundo atual.
Eu não tenho o conhecimento e a forma tranquila de passar esse conhecimento, mas você tem sido uma boa referência pra min e para ela que mesmo feminista concorda bastante com suas posições. Detalhe ela é alemã e teve uma educação em escolas de elite lá. E mesmo assim sabe muito pouco de tudo isso que vc ensina.
TODO o feminismo é maléfico.
Quem tem aposentadoria do concurso público de 10k a 25k, pô, eu invejo. Os boomers brasileiros de condições medianas ou superior viveram a melhor época do Brasil e se aposentaram bem
Estou começando a pensar que esse foi um dos motivos para o Guilherme ter saído da BP. A galera de lá, vide Rasta Boomer, estão criando uma vibe Boomer como resgate de algo de bom. Com essa mentalidade vamos presos para sempre num ciclo boomer infinito.
Pode até ser esse o motivo,, mas não podemos negar que a BP é uma das melhores plataforma de conteúdos que existe hoje no Brasil, tem muita coisa boa, produções incríveis, não podemos negar. Temos que largar essa mania de tentar adivinhar as coisas, ele simplesmente pode ter escolhido caminhar só, sem muitos porquês, apenas objetivo é sonhos pessoais.
@@taynarasilva6146 Concordo imensamente, irmã. A Brasil Paralelo traz conteúdos que nos permitem ver a realidade de outra forma, diferente de qualquer mídia tradicional, e eles pesquisam bem os temas. Sou assinante deles e é só tenho a ganhar o que é abordado.
@@taynarasilva6146 BP é boa por K.O, simplesmente não tem concorrente.
Quando eu era criança, fui pescar numa Brasília Amarela com pai, tio, irmão, primo, e usamos guia quatro rodas.
Peguei a época em que todos os meninos brincavam com armas de brinquedo, com espoleta. Até que foi proibido em meio a década de 90.
Lembro que no início da na década de 90 teve inflação, filas no mercado, filas na companhia de gás pra comprar um botijão.
Mas reconheço que é a geração que não passou a religião aos filhos.
Minha avó era Católica.
Só fui entender o real valor da verdadeira religião aos 33 anos. Me converti ao catolicismo e fui batizado.
Todas as lives são boas, mas essa está entre as top 10. Valeu, professor.
Meus pais são boomers, minha mãe de 1959 e meu pai 1949. Tenho 2 filhos. Quando fui comunicar a gravidez do 2o filho para eles, cada um em separado, os 2 falaram: agora chega de filhos né, vai fazer laqueadura? Hahahahaha!
Meu pai foi fã do Lula e hoje é fã do Bolsonaro
Que horror (laqueadura kkkk)
1 Timóteo 2:15 - NTLH Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Mas a mulher será salva tendo filhos se ela, com pureza, continuar na fé, no amor e na dedicação a Deus.
(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos - se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.
(Nova Versão Internacional)
salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.
(João Ferreira de Almeida Recebida)
Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecerem com sobriedade na fé, no amor e na santificação.
(João Ferreira de Almeida Corrigida Fiel)
Meu pai nasceu em 1960 e minha mãe, 1973, ambos são do interior do Amazonas, que na época era bem isolado do resto do Brasil. Tudo que ocorria no Brasil, principalmente no sudeste, nem se sequer chegava lá e quando chegava era tarde. Ou seja, eles viveram muito diferente dessa geração boomer.
Essa geração anos 60, 70, 80 teve poucos filhos e ensinou seus filhos a pensar muito em carreira. Os netos não tem filhos, só querem ser país de pets.
Deus ajude que isso mude...🙏🏻🙏🏻🙏🏻
ai você tocou num ponto chave, 99% da mentalidade materialista e anti-natalista atual veio de herança da criação boomer de que carreira e salário são muito mais importantes, do que encontrar um/uma bom/boa parceiro(a) para formar uma família. Família? Deixa pra depois, escolhe sua faculdade e faz um concurso depois você vê isso ai. Esse "depois" criou uma geração extremamente narcisista, vaidosa, egocêntrica e exigente, cujo maior critério exigido para um parceiro é "Qual a sua formação?/Qual o seu salário" e não a moral e decência das pessoas. Matrimônios não são mais feitos para formar uma família, e sim, para formar carreira!
@@DerBrasilianerKaiser verdade!!!
@NOTINSCRITO anos 80: ter 4 filhos é caro
Anos 90: ter 3 filhos é caro
2000: ter 2 filhos é caro
2010: ter filhos é caro
2020: "sou pai de pet"
2030: "ração tá muito cara, adeus Estopinha"
2040: "Meu nome é Gepetto e esse boneco é meu filho. Diz 'Oi', Pinóquio"
2050: "Pqp"
@NOTINSCRITO nem era uma análise, era uma piada
Vá mudar teremos muitos imigrantes argentinos;bolivianos ; venezuelanos e Cia.
Aprendo muito com seus vídeos, Guilherme. Fazendo faxina na casa e te ouvindo kkkk
Eu sou do RN, minha avó é de açu e na escola ela aprendeu além do português o inglês, francês e latim
Sua avó recebeu uma educação invejável. Como eram bons, apesar dos muitos defeitos, os tempos em que os jovens estudavam essas línguas! Eu mesmo quero muito aprender francês, mas na escola não o ensinam. Tenho de o estudar sozinho, com as forças e a inteligência que Deus me dá, porque os professores de francês cobram caro, e tanto dinheiro eu não tenho.
Moro no rj, tenho uma relação de amor e odio com o carnaval: odeio qnd começa, amo qnd acaba.
Para entender o mundo é preciso ler os clássicos, mas uma live inspirada do Guilherme como essa é imprescindível!
Eu sou potiguar. Até os dias de hoje, orações e cantos católicos em latim são preservados.
Obrigada pela aula, professor! Queria muito que alguém me ensinasse como ser uma professora conservadora sem ser julgada e condenada por arrogância. Qualquer fala de alguém que tenta recuperar o conservadorismo começando pela educação, ou seja, trazendo a luz a falta de valores morais e a baixa cultura é tida como arrogante, "se acha", ultrapassada e sinônimos... É muito difícil nadar contra a corrente. Estou tentando sobreviver sem me afundar em frustrações.
Bisavós adoram Ademar de Barros e as histórias do Getúlio.
Guilherme por favor faz uma live falando sobre aprendizado de idiomas, eu sou um grande admirador do seu trabalho parabéns, que Deus continue abençoando você e a sua familia
Ele tem um vídeo sobre isso no canal.
Bonanza ❤ Assistia com minha avó!
Caraca! Eu sou geração X, mas bem pertinho dos boomers e tenho aflição de quem aperta a māo sem força. 😁
Boomers se revoltaram contra a tradição. E entraram em angústia existencial após os 40, 50 anos . E boa parte retomou a religião, só que evangélica. O resto morreu de tristeza ou bebida.
Extraordinária live. Eu sou dessa geração de 48. Realmente vimos e vivemos tudo que você descreveu.
Faz uma live sobre a maçonaria e sua influência ao modernismo.
Quanto à questão de crime, meu bisavô ( avô da minha mãe que é Boomer), morava, na década de 20, num distrito chamado Biritiba Mirim, pertencente à Mogi das Cruzes/SP, e ele era uma espécie de delegado desse lugar, mas o " criminoso" era apenas o arruaceiro beberrão. O delegado não é o que vemos hoje, com formação em Direito, creio que era levado em conta a respeitabilidade da pessoa. Adoro saber como era a vida e as pessoas das gerações passadas.
Me parece que o filme American Pastoral trata da relação entre as gerações boomer e X.
O guia 4 rodas recomendava restaurantes, bares, etc, que você podia confiar.
Muito interessante as suas lives. Sou Boomer de 1953 e assisto quase todas.
Olha foi a live com o chat mais engraçado que já assisti e ao mesmo tempo a mais real que ouvi.😆🥺
Sou boomer e agradeço por me ajudar a entender melhor a minha própria geração. Pode me incluir na estatística dos 2% dos seus seguidores :)
Está aí um assunto pouco explorado e trago de forma bem clara, principalmente com essa interação com o público no chat. Realmente entender as gerações é fundamental para entendermos o que estamos vivendo. O que fico impressionado é que o Brasil nos anos 30 era bem fervoroso na fé católica, a exemplo dos relatos de quando Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil, e hoje você vê que uma parte considerável dos jovens da geração Z já não possuem religião ou são ateus/agnósticos; seguiremos firmes na fé em Cristo e na Santa Igreja Católica.
Mas o problema é justamente a vida nos grandes centros.. maldita revolução industrial
Força aí
@@leonardod1846, eu chamaria ela de revolução corporativa. Criou o capitalismo corporativo (pósmoderno), o bigodismo e o sindicalismo.
No Brasil os boomers sofreram forte impacto com os militares no poder. Se por um lado tivemos ainda uma infância tranquila e otimista (devido ao milagre econômico dos anos 1970), ainda de brincar na rua, por outro os adolescentes Boomers se sentiram tolhidos e desenvolveram rebeldia contra figuras de autoridade.
Mas isso foi no mundo todo, graças a guerra fria, militarismo extremo (ditaduras, etc) e influência da cultura pop.. punk também
Anos 70 foi o ano da revolta
Eu também vivi pós diretas e pós inflação !
Mais uma vez, uma live espetacular. Pelo jeito, sou um geração X com 54 anos. Médico veterinário, há 20 anos morando na Europa (6 em Portugal/ 14 na Inglaterra) e simplesmente encantado em ter conhecido o Guilherme Freire. Só um detalhe: Led Zeppelin é uma das melhores bandas de todos os tempos 🎶 🎸
Vc também é fã de Aleister Crowley???😂😂😂
Eu já gostei de Carnaval, mas depois que comecei a conhecer melhor a história, eu mudei meus conceitos.
Curiosamente, não tem boomers na minha família próxima, meus avós são de 36/37, e meu pai/tios são de 65/75.
Segundo a memória de alguns, Vargas trouxe a industrialização para as cidades mas, ao invés de seguir os passos dos USA e incrementar a tecnologia inicialmente no campo, ele imitou a Europa e inchou as cidades. Deu preferência a produtos de alto valor de importação, favorecendo a classe mais abastada. Fabricamos seda ao invés de brim. Veículos Aero Willys Itamarati, ao invés de Jeep Willys, 4X4, mais adequado para a transição campo-cidade.
Que aula de história
22:35 Arlindo Veiga dos Santos e a Frente Negra Brasileira eram outro nível
Ótimo vídeo Guilherme.
Gostaria fazer um pedido - embora um tanto pelêmico. Gostaria que um dia você viesse a esplanar sobre os diversos modelos de fascismo/nacionalismo do século XX.
Esse assunto é um tabú, quando esse tema é mensionado olha-se apenas para a Alemnha e Italia. No entanto países como o Brasil, Argentina, Paraguai, Portugal, Espanha, Finlandia, Japão... passarampor regimes desse modelo. Em minha opinião dividir o século passado apenas em liberalismo e socialismo/comunismo, dixa um espaço vago para a compreensão do século passado.
Deixo aqui uma sugestão, obrigado pelo canal.
Sou geração boomer. Nasci no dia que o James Dean ( quem? 😂) morreu 30/09/1955 e assisto seu canal. Também sou assinante BP 😉🤗
Mas sou literalmente uma metamorfose ambulante então me identifico muito com outras gerações também
O meu pai boomer traía a minha mãe e isso me deixou muito desconfiada dos homens, aliás os meus tios tbm traía! Era um horror! As mulheres eram muito tristes, infelizmente, e a minha mãe dizia: Cuidado com os homens, eles não são de confiança! Sim, me casei virgem sendo geração X por desconfiança e medo dos homens, o medo foi tanto que acabei sendo traída tbm! NUNCA mais quis me casar novamente! Eu me casei com Jesus Cristo!
Meus pais nasceram antes de 1945 e estão vivos.
Pai: 1936
Mãe: 1941
Meus avós nasceram em 1914 e 1920.
Verdade, tenho 54anos e a número nove de dez filhos.
Me anima saber sobre o crescimento do Cristianismo. Afinal, sempre que olho ao redor, parece estar tudo tão perdido que... um comentário desse tipo renova as esperanças. ⚔️
Eu sou da geração milennial, mas sou campeira. 🌾
A minha cadela faz arte pós-moderna. 🐶
Boomer é a geração mais dificil de se lidar. É o suco da mentalidade revolucionaria. Não sei de onde que tiraram que boomer é conservador. E o pior que é muito dificil mudar a mentalidade deles, é mais facil você converter um millenial ou um zoomer do que um boomer.
Muito obrigado!
Peralá! Em primeiro lugar está minha família, mas liberdade de expressão e rock vêm em segundo lugar! Viu Queen no Rock'n Rio? E Led é maravilhoso!
Excelente