Sou filha de pai negro, sendo avós paternos negros, e mãe branca, sendo avós maternos brancos também. Possuo cabelo crespo, nariz largo, lábios grossos e pele morena tipo "caramelo" (porém não tão escura como de outros pardos que já conheci, sempre me vi como afrodescendente, já ouvi piadas pejorativas, entre outras situações. Atualmente, sou aprovada no concurso do TJPR e estou na lista da aferição, mas estou com medo, pois não sei qual o tom de negro que é aceito!!!
Bom dia, estou aprovado no concurso pela cotas na qualidade de negro da pele parda. Como faço pra passar por uma avaliação fenótipo ? Tem visto muitos vídeos e além de me declarar pardo a vida inteira estou me sentindo inseguro.
Vou fazer um concurso para segurança pública, que terá cotas para mulher, 9 vagas para mulher e 50 ampla concorrência, estou na dúvida em qual me inscrever. Pois sei que para negros, eles concorrem na ampla e na cota, ficam onde os favorecer, será que pra mulher é assim tbm? Todos de cota, se tiver pontuação para ampla fica na ampla?
@@VoceConcursado Guarda municiapl de São Luis, tem uma lei municipal que preve 10%, alem desse percentual foi permitido concorrer na ampla tbm, mas o edital nao preve se a mulher que se inscrever na cota vai correr na ampla concomitantemente como acontece para negros. essa é minha duvida, se vale a pena, por conta da quantidade de vagas. 50 p ampla e 9 pra cota. uma vez que, por nao ter essa previsao, acho que as mulheres vao concorrer somente na cota, as que se inscreverem na conta.
Não fica claro no edital, seria interessante realizar um questionamento à banca. Em uma primeira leitura, a ideia é que não participa da ampla concorrência.
Sempre me declarei parda e agora estou com medo de ser desclassificada , pois tenho as característica negra da minha mãe mas tenho a pele clara do meu pai que era branco . Passei em ampla com 73,50 pontos mas na lista final me colocaram pra cotas pois me inscrevir parda mesmo não escolhendo ser cotista . Pardo era pra ser a miscigenação de raças mas se você não tiver a pele escura você já é branca , um absurdo isso . Se eu soubesse nunca teria colocado como parda , estou correndo risco de perder um sonho por isso 😥
Se você não se inscreveu como parda, não deveria estar na lista especial. As bancas consideram que as vagas são para os negros da pele preta e os negros da pele parda. Assim, precisa ter fisionomia de negro, cabelo de negro e a pele preta ou parda.
Eu coloquei minha cor como parda porque sempre tive a visão que sou parda devido ter mãe negra e pai pardo mais pro branco , só que na opção de cotista eu não me coloquei como cotista , tanto é que passei pra ampla . A justificativa de me remanejarem pra cotistas foi que quando não preenchidas as vagas para cotistas eles iam remajer as outras pessoas que se colocaram como pardas para as vagas reservadas como cotistas . Entendeu? . Agora estou com medo porque a desinformação é grande em relação ao pardo , pra mim pardo necessariamente não precisava ter a pele mais escura , bastava ter nascido de mãe negra e pai branco ou vice-versa mas pelo visto isso não basta , tenho que ter a pele escura . Agora não sei mais aonde me encaixo se não tenho traços tão finos para ser branca e não tenho a pele tão escura pra ser parda ou negra , eu sou oque então? . Minha família toda negra , só minhas avós que eram pardas bem claras mas sempre convive com a maioria da minha família negra , sendo a minha mãe e minhas irmãs negras , se me colocarem como branca é mesmo que me arrancar da minha própria família. Já basta oque sofri a minha vida toda as pessoas me dizendo que sou adotada , me chamando de escrava Isaura , agora vem a preocupação com esse entrevista em perder minha vaga . Sou a única da minha família em chegar perto de conseguir um cargo público , ninguém tem ensino superior se quer 😥
@@VoceConcursado se eu soubesse de toda essa confusão não teria nem colocado cor nenhuma pra não correr o risco de perder a melhor oportunidade que tive de emprego na vida 😥
A banca não pode te colocar nas vagas de cotista, se você não fez essa opção. Qual é esse concurso? Entre em contato com o professor Reynaldo pelo Instagram dele @reynaldoassuncao_professor
@@VoceConcursado é o concurso da prefeitura Municipal de Santarém no Pará , banca IVIN . Se passei pra ampla logo não era pra me remanejarem , isso que entendo . E teve pessoas que se inscreveram pras vagas de cotistas e foram pra lista de ampla . Tudo muito confuso ! . Obrigada, entrarei em contato.
Minha filha fica no limoar da característica parda morena..cabelo bem enrroladinho armado porem acho q fica no limiar da cota racial parda ..mas ela e declarada parda na certidão de nascimento. Aqui no Maranhão maioria e assim ELA NAO É BRANCA ... entao a certidão de nascimento vale pra prevalecer o impasse E SER PARDA caso aja duvidas??? Ela fez ProUni.
Para as cotas de negros (seja o negro da pele preta ou negro da pele parda), é utilizada o critério da análise das características fenotipicas de negro. Assim, documentos, tais como a certidão de nascimento, que possui informações quanto a fenotipia não são considerados na avaliação. Em outras palavras, vale as características que a pessoa apresenta no dia da heteroidentificação. Ademais, a informação que consta na certidão de nascimento é declaratória.
Mas meio estranho, vcs já olharam os aprovados nas cotas do TRF 3 e 4? Só jogar o nome deles pq tem que ter nível superior em direito. Maioria não én egro
O número de cadastro de reserva inclui cotistas? Por exemplo, num concurso 20% de vagas para cotas, caso o CR seja de 100, entre aqueles do cadastro que forem chamados, 20% devem ser cotistas obrigatoriamente? Ou seja, o CR para ampla concorrência é de, no máximo, 80? Obg!
Não seria indicado, mas não será só isso que irá fazer você não ser considerada apta as vagas reservadas. É preciso avaliar as outras características fenotípicas de negra.
eu sempre fui mais “moreninha” era chamada de “indiazinha” quando era criança por conta do cabelo liso escuro e pele mais morena, lembro q aos 12 anos conheci uma amiga que meu apelido p ela era “nega negosa”, por causa dessas coisas nunca tive dúvida de ser parda, mas cresci e sinto que “clareei, tenho total certeza que não sou preta, mas tb n consigo me enxergar branca pq durante toda a minha infância eu n fui enxergada assim
Segue resposta do professor Reynaldo: o cabelo é uma das características bem marcantes dos negros, sendo que o candidato que não apresenta tal características possui grande chances de não ser considerado apto as vagas reservadas. Cabe salientar que as comissões também analisam a cor da pele e a fisionomia.
alguem pode me ajudar, tem 17 anos e estou no 3 ano do ensino medio ,sou pardo de cabelo crespo mas fui registrado quando nasci como branco ,e pra piorar estudo em escola particular e com renda per capita bruta maior que 1,5 salario minimo por pessoa aqui em casa ,eu entro na cota racial ou nao
Sua dúvida séria na cota para concursos públicos ou para vestibulares em universidades federais? Se for para vaga em universidade, nesse artigo explicamos a lei específica para o caso. voceconcursado.com.br/blog/lei-de-cotas/
eu tenho a pele morena , nariz largo e sempre fui conhecido como moreno ! Porém puxei o cabelo liso da minha mãe? Só por conta do cabelo eu não só negro? pode me tirar essa duvida. e outra duvida ; eles olham redes sociais?
São três pontos principais que são analisados: textura dos cabelos, cor da pele e fisionomia. Se seu cabelo é liso, mas os outros dois aspectos analisados são bem marcantes de negro, há grande chance de ser aprovado.
Boa tarde, pode me ajudar com essa dúvida ? o que acontece se um concurso lança o edital com 4 vagas, e não tem vagas pcd, mas depois surgem novas vagas no decorrer do prazo de validade do concurso ? Pq eu tava lendo que pra ter direito de vagas pcd tem q ter pelo menos 5 vagas . Mas no caso em cima que eu falei só tiveram 4 vagas então n tem direito mesmo de ter pra pcd. Eu fiquei com dúvida pq se no início do concurso, que é no lançamento do edital não tem obrigação de ter pcd pq são poucas vagas, menos de 5, mas e depois que surgem mais vagas,? teria que ter pq são mais de 5 vagas . Como funciona neste caso ?
Olá! Fiquei em 4o num concurso de um IF e 1o na cotas para negros. A pergunta é: se chamarem 3 aprovados quem entra na 3a vaga? O 3o colocado da ampla concorrência ou eu que sou o 4o da ampla concorrência e o 1o de cotas para negros. Se puder responder, agradeço. Obs.: o concurso reserva 20% para negros e não há PcD na minha área.
Se vc já passou em um concurso como cotista pardo e vai fazer um segundo concurso da msm banca vc ainda assim pode ser reprovado na heteroidentificação msm que a banca já tenha te declarado negro ou pardo? Existe algum direito adquirido devido a primeira heteroidentificação?
Olá, André. Pode ser reprovado sim e isso acontece com uma certa frequência. Muitos editais prevêem que o fato de já ter tido a autodeclaração validada por outra comissão de heteroidentificação não vincula a análise da comissão do concurso. Isso porque o entendimento é sobre o fenótipo que você apresenta no momento da heteroidentificação.
É uma palhaçada ter a opção de se declarar pardo, ou seja, negro de pele clara e mesmo assim a UFMG não levar isso em conta desqualificado a etinia e cor da pessoa.
@@tomsidera então diga isso para o ibge, porque pardo está dentro da classificação de negro. Negro se divide em preto retinto e pardo que é o negro de pele clara. Pardo NÃO é o branco que toma sol e fica corado. Não confunda.
@@kellyg.g.dosreis2252 me deparei com esta palhaçada lendo o iddital de um concurso que quero fazer.O erro esta na lei e na tal autodeclaração ou seja a pessoa que diz se é ou não é sem levar a genetica e a avaliação oficial na certidão de nascimento. O que vale é o que esta na certidão de nascimento era so a Banca pedir uma copia e fim de papo.
O fato de você não ser considerado apto as cotas para negros não é uma afirmação que você seja branco. Apenas que você não apresenta o fenótipo de um negro da pele preta ou de um negro da pele parda.
Quando coloco para cotas de negros estarei concorrendo na ampla concorrência também? Em todo concurso é assim? E cotista tem direito a cadastro de reserva quando o concurso tem?
Sou filha de pai negro e mãe branca dos olhos claros,não tenho nariz grande, os meus lábios não são grandes,tenho pele morena clara,tenho direito a cotas?
Se o candidato tiver alguns documentos de fé pública, os quais constam que a cor da pele é parda? ex : um documento do INSS, do exército, boletim de ocorrência
Eu to com uma duvida preciso muito que me ajudem por favor! Em um concurso que existe 3 vagas e 20% destinado a afrodescendentes, então: 1° lugar foi convocado (não quis assumir o cargo) 2° lugar foi convocado (assumiu o cargo) 3° lugar (será chamando um afrodescendente ou um ampla concorrência???) Nesse caso como um ampla concorrência que estava em 1° lugar não quis assumir deve-se chamar outro ampla concorrência em terceiro? Ou um cotista? A chamada de um cotista conta apenas pelos chamados ou pelos que realmente assumem a vaga? Agradeço muito se me esclacerem isso!
Vc ja conseguiu esclacerer sua dúvida, tenho essa msm duvida , fiz um concurso estou em 4 afro...ja chamou 22 candidatos ampla, porem vem desistindo e sendo chamado proximo ampla e nunca afro, sera assim msm
Olá, encontro-me com a seguinte dúvida; Em um concurso com várias etapas a lei de cotas raciais se aplica a cada etapa? ou apenas no resultado final? E quando é 1 vaga, mas classificam 5 de acordo com o decreto federal, se aplica a lei de cotas raciais nessa classificação mesmo sendo apenas 1 vaga?
Tenho lábios carnudos, ossos bem largos, cabelo ondulado, pele parda, nariz largo, sou neto de guianense (Guyana inglesa) o mesmo era negro, sou o mais escuro da minha casa. Mas mesmo assim tenho receio em não me aceitarem na cota de negros.
Olá Glauber. No caso de concursos públicos federais as cotas são somente para negros, não incluem os indígenas. Em relação aos concursos estaduais e municipais, é necessário avaliar a legislação específica. Qual é o concurso que você quer concorrer?
Eu sou negro e posso afirmar com propriedade os negros são discriminados em quase tudo nessa vida. Eu e minha esposa reservamos um hotel em Porto Seguro, minha esposa é branca do cabelo liso. Chegamos no aeroporto pegamos o Uber e fomos para o respectivo hotel, chegando lá quando eu desci do carro peguei a mala e entrei na recepção, todos que estavam na piscina e na recepção ficaram olhando para mim e cochichando uns com os outros. Eles nem disfarçaram, eu percebi o desprezo deles nos seus olhares, creio eu que eles acharam estranho um negro do cabelo Black Power com uma mulher branquinha do cabelo liso. Kkkkkk
@@AnnaConcurseira Pra mim é palhaçada isso tudo nem sabia que pardo entrava nessa lei de cota e ate me sinto errado pegando a vaga dos negros verdadeiros.É simples é so se guiar pela certidão de nascimento.O munto ta louco kkkk
melhor vídeo sobre o assunto gente ! podem assistir ate o fim ...
Excelente explicação. Obrigado.
Que bom que gostou. Não esqueça de compartilhar nos grupos de estudos.
parabéns, vídeo padrão bastante esclarecedor quanto a quem faz juz ou não as cotas..
Que bom que gostou. Não esqueça de compartilhar com os amigos ou nos grupos para concursos.
Sou filha de pai negro, sendo avós paternos negros, e mãe branca, sendo avós maternos brancos também. Possuo cabelo crespo, nariz largo, lábios grossos e pele morena tipo "caramelo" (porém não tão escura como de outros pardos que já conheci, sempre me vi como afrodescendente, já ouvi piadas pejorativas, entre outras situações. Atualmente, sou aprovada no concurso do TJPR e estou na lista da aferição, mas estou com medo, pois não sei qual o tom de negro que é aceito!!!
Patrine, o professor Reynaldo presta um serviço de orientação para pessoas que estão na sua situação. Depois veja lá no nosso site.
Oi,bom dia,tenho caracteristicas parecidas com a sua,qual foi o seu resultado na aferição do TJPR? se puder me passar essa informação fico agradecido.
Bom dia, estou aprovado no concurso pela cotas na qualidade de negro da pele parda. Como faço pra passar por uma avaliação fenótipo ? Tem visto muitos vídeos e além de me declarar pardo a vida inteira estou me sentindo inseguro.
No nosso site está disponível a orientação do Professor para o processo de heteroidentificação.
Vou fazer um concurso para segurança pública, que terá cotas para mulher, 9 vagas para mulher e 50 ampla concorrência, estou na dúvida em qual me inscrever. Pois sei que para negros, eles concorrem na ampla e na cota, ficam onde os favorecer, será que pra mulher é assim tbm? Todos de cota, se tiver pontuação para ampla fica na ampla?
Teria que ver no edital. Qual é o concurso que prevê esse tipo de cota?
@@VoceConcursado Guarda municiapl de São Luis, tem uma lei municipal que preve 10%, alem desse percentual foi permitido concorrer na ampla tbm, mas o edital nao preve se a mulher que se inscrever na cota vai correr na ampla concomitantemente como acontece para negros. essa é minha duvida, se vale a pena, por conta da quantidade de vagas. 50 p ampla e 9 pra cota. uma vez que, por nao ter essa previsao, acho que as mulheres vao concorrer somente na cota, as que se inscreverem na conta.
Não fica claro no edital, seria interessante realizar um questionamento à banca. Em uma primeira leitura, a ideia é que não participa da ampla concorrência.
Sempre me declarei parda e agora estou com medo de ser desclassificada , pois tenho as característica negra da minha mãe mas tenho a pele clara do meu pai que era branco . Passei em ampla com 73,50 pontos mas na lista final me colocaram pra cotas pois me inscrevir parda mesmo não escolhendo ser cotista . Pardo era pra ser a miscigenação de raças mas se você não tiver a pele escura você já é branca , um absurdo isso . Se eu soubesse nunca teria colocado como parda , estou correndo risco de perder um sonho por isso 😥
Se você não se inscreveu como parda, não deveria estar na lista especial. As bancas consideram que as vagas são para os negros da pele preta e os negros da pele parda. Assim, precisa ter fisionomia de negro, cabelo de negro e a pele preta ou parda.
Eu coloquei minha cor como parda porque sempre tive a visão que sou parda devido ter mãe negra e pai pardo mais pro branco , só que na opção de cotista eu não me coloquei como cotista , tanto é que passei pra ampla . A justificativa de me remanejarem pra cotistas foi que quando não preenchidas as vagas para cotistas eles iam remajer as outras pessoas que se colocaram como pardas para as vagas reservadas como cotistas . Entendeu? .
Agora estou com medo porque a desinformação é grande em relação ao pardo , pra mim pardo necessariamente não precisava ter a pele mais escura , bastava ter nascido de mãe negra e pai branco ou vice-versa mas pelo visto isso não basta , tenho que ter a pele escura . Agora não sei mais aonde me encaixo se não tenho traços tão finos para ser branca e não tenho a pele tão escura pra ser parda ou negra , eu sou oque então? . Minha família toda negra , só minhas avós que eram pardas bem claras mas sempre convive com a maioria da minha família negra , sendo a minha mãe e minhas irmãs negras , se me colocarem como branca é mesmo que me arrancar da minha própria família. Já basta oque sofri a minha vida toda as pessoas me dizendo que sou adotada , me chamando de escrava Isaura , agora vem a preocupação com esse entrevista em perder minha vaga . Sou a única da minha família em chegar perto de conseguir um cargo público , ninguém tem ensino superior se quer 😥
@@VoceConcursado se eu soubesse de toda essa confusão não teria nem colocado cor nenhuma pra não correr o risco de perder a melhor oportunidade que tive de emprego na vida 😥
A banca não pode te colocar nas vagas de cotista, se você não fez essa opção. Qual é esse concurso? Entre em contato com o professor Reynaldo pelo Instagram dele @reynaldoassuncao_professor
@@VoceConcursado é o concurso da prefeitura Municipal de Santarém no Pará , banca IVIN . Se passei pra ampla logo não era pra me remanejarem , isso que entendo . E teve pessoas que se inscreveram pras vagas de cotistas e foram pra lista de ampla . Tudo muito confuso ! . Obrigada, entrarei em contato.
Minha filha fica no limoar da característica parda morena..cabelo bem enrroladinho armado porem acho q fica no limiar da cota racial parda ..mas ela e declarada parda na certidão de nascimento. Aqui no Maranhão maioria e assim ELA NAO É BRANCA ... entao a certidão de nascimento vale pra prevalecer o impasse E SER PARDA caso aja duvidas??? Ela fez ProUni.
Para as cotas de negros (seja o negro da pele preta ou negro da pele parda), é utilizada o critério da análise das características fenotipicas de negro. Assim, documentos, tais como a certidão de nascimento, que possui informações quanto a fenotipia não são considerados na avaliação. Em outras palavras, vale as características que a pessoa apresenta no dia da heteroidentificação. Ademais, a informação que consta na certidão de nascimento é declaratória.
Mas meio estranho, vcs já olharam os aprovados nas cotas do TRF 3 e 4? Só jogar o nome deles pq tem que ter nível superior em direito. Maioria não én egro
Nem pardos?
@@tomsidera pardo eu sou tbm e nem por isso tenho cota
O número de cadastro de reserva inclui cotistas?
Por exemplo, num concurso 20% de vagas para cotas, caso o CR seja de 100, entre aqueles do cadastro que forem chamados, 20% devem ser cotistas obrigatoriamente? Ou seja, o CR para ampla concorrência é de, no máximo, 80? Obg!
Isso mesmo.
Uma dúvida, eu com cabelo cacheado crespo teria problemas em prestar com ele descolorido para um loiro escuro com mechas mais claras?
Não seria indicado, mas não será só isso que irá fazer você não ser considerada apta as vagas reservadas. É preciso avaliar as outras características fenotípicas de negra.
Eu sou apelidado de "negão" pelos meus amigos essa seria a minha justificativa. Seria uma boa justificativa ?
O fato de ter esse apelido, pode ser porque você é visto pela sociedade como um negro.
eu sempre fui mais “moreninha” era chamada de “indiazinha” quando era criança por conta do cabelo liso escuro e pele mais morena, lembro q aos 12 anos conheci uma amiga que meu apelido p ela era “nega negosa”, por causa dessas coisas nunca tive dúvida de ser parda, mas cresci e sinto que “clareei, tenho total certeza que não sou preta, mas tb n consigo me enxergar branca pq durante toda a minha infância eu n fui enxergada assim
O meu apelido é pretinha. Posso usar essa justificativa também?
Boa tarde, o Reynaldo Assunção ainda está disponível para ajuda pré-avaliação?
Peço que entre em contato com o nosso atendimento no whatsapp
(61) 9 9859-6069
Sou moreno, mas tenho cabelo liso. Ou seja, pareço um indiano, será que dá?
Segue resposta do professor Reynaldo: o cabelo é uma das características bem marcantes dos negros, sendo que o candidato que não apresenta tal características possui grande chances de não ser considerado apto as vagas reservadas. Cabe salientar que as comissões também analisam a cor da pele e a fisionomia.
@@VoceConcursado minha boca e meu nariza são grandes, marca dos negros. Mas meu cabelo é liso mesmo
alguem pode me ajudar, tem 17 anos e estou no 3 ano do ensino medio ,sou pardo de cabelo crespo mas fui registrado quando nasci como branco ,e pra piorar estudo em escola particular e com renda per capita bruta maior que 1,5 salario minimo por pessoa aqui em casa ,eu entro na cota racial ou nao
Sua dúvida séria na cota para concursos públicos ou para vestibulares em universidades federais?
Se for para vaga em universidade, nesse artigo explicamos a lei específica para o caso.
voceconcursado.com.br/blog/lei-de-cotas/
Boa tarde, tenho a pele clara. Meu cabelo é 4a bem crespo, nariz largo e lábios grossos, meu pai negro e mae branca. Seria aprovado como pardo?
eu tenho a pele morena , nariz largo e sempre fui conhecido como moreno ! Porém puxei o cabelo liso da minha mãe? Só por conta do cabelo eu não só negro? pode me tirar essa duvida. e outra duvida ; eles olham redes sociais?
São três pontos principais que são analisados: textura dos cabelos, cor da pele e fisionomia. Se seu cabelo é liso, mas os outros dois aspectos analisados são bem marcantes de negro, há grande chance de ser aprovado.
Não existe moreno no senso do IBGE
Então tu pode ae declarar pardo.
Boa tarde, pode me ajudar com essa dúvida ?
o que acontece se um concurso lança o edital com 4 vagas, e não tem vagas pcd, mas depois surgem novas vagas no decorrer do prazo de validade do concurso ?
Pq eu tava lendo que pra ter direito de vagas pcd tem q ter pelo menos 5 vagas .
Mas no caso em cima que eu falei só tiveram 4 vagas então n tem direito mesmo de ter pra pcd.
Eu fiquei com dúvida pq se no início do concurso, que é no lançamento do edital não tem obrigação de ter pcd pq são poucas vagas, menos de 5, mas e depois que surgem mais vagas,? teria que ter pq são mais de 5 vagas . Como funciona neste caso ?
Olá! Fiquei em 4o num concurso de um IF e 1o na cotas para negros. A pergunta é: se chamarem 3 aprovados quem entra na 3a vaga? O 3o colocado da ampla concorrência ou eu que sou o 4o da ampla concorrência e o 1o de cotas para negros. Se puder responder, agradeço.
Obs.: o concurso reserva 20% para negros e não há PcD na minha área.
Bom dia, tenho pele morena, lábio inferior grosso, narigão e cabelo liso. Tenho direito às cotas?
Só pela descrição não é possível saber, mas o fato de ter o cabelo liso, não seria favorável a você em uma heteroidentificação.
Muito obrigado, mas mesmo tendo todos os traços fenotipicamente de afros eu seria reprovado por ter cabelo liso?
Se vc já passou em um concurso como cotista pardo e vai fazer um segundo concurso da msm banca vc ainda assim pode ser reprovado na heteroidentificação msm que a banca já tenha te declarado negro ou pardo? Existe algum direito adquirido devido a primeira heteroidentificação?
Olá, André. Pode ser reprovado sim e isso acontece com uma certa frequência. Muitos editais prevêem que o fato de já ter tido a autodeclaração validada por outra comissão de heteroidentificação não vincula a análise da comissão do concurso. Isso porque o entendimento é sobre o fenótipo que você apresenta no momento da heteroidentificação.
É uma palhaçada ter a opção de se declarar pardo, ou seja, negro de pele clara e mesmo assim a UFMG não levar isso em conta desqualificado a etinia e cor da pessoa.
Negro de pele clara não existe. Pardo é pardo e negro é negro.
@@tomsidera então diga isso para o ibge, porque pardo está dentro da classificação de negro. Negro se divide em preto retinto e pardo que é o negro de pele clara. Pardo NÃO é o branco que toma sol e fica corado. Não confunda.
@@kellyg.g.dosreis2252 me deparei com esta palhaçada lendo o iddital de um concurso que quero fazer.O erro esta na lei e na tal autodeclaração ou seja a pessoa que diz se é ou não é sem levar a genetica e a avaliação oficial na certidão de nascimento. O que vale é o que esta na certidão de nascimento era so a Banca pedir uma copia e fim de papo.
Mas a minha pele é bem parda , meu cabelo não é tão crespo , se por conta disso eles me acharem branco , eu vou achar eles cegos.
O fato de você não ser considerado apto as cotas para negros não é uma afirmação que você seja branco. Apenas que você não apresenta o fenótipo de um negro da pele preta ou de um negro da pele parda.
Quando coloco para cotas de negros estarei concorrendo na ampla concorrência também? Em todo concurso é assim? E cotista tem direito a cadastro de reserva quando o concurso tem?
Sim, no geral todo concurso é assim. Ademais, o cotista também participa do CR.
@@VoceConcursado Muitoo obrigada por responder a minha dúvida
Qual o contato do professor?
Não informamos o contato do professor por aqui.
Sou filha de pai negro e mãe branca dos olhos claros,não tenho nariz grande, os meus lábios não são grandes,tenho pele morena clara,tenho direito a cotas?
Levando em consideração as informações que apresentou, você seria uma pessoa negra da pele parda e teria direito as cotas.
Negro de pele clara não existe. O que existe é pardo que não quer se assumir pardo. Eu sou pardo. Não tenho essa dúvida.
Se o candidato tiver alguns documentos de fé pública, os quais constam que a cor da pele é parda? ex : um documento do INSS, do exército, boletim de ocorrência
Em concursos federais você não pode apresentar nenhum documento. Portaria Normativa n° 4 do antigo MPOG.
E num eventual PAD ou Processo judicial? Direito bom ou ruim?
@@smr_se1005 no processo judicial ou administrativo conta como parte das provas a comprovar o que alega. Mas não é pacífico na jurisprudência ainda.
Já deixei a progressiva!
Cabelo bem crespo!
Ainda irei passar pelo procedimento de heteroidentificaçao, como faço para ter mais orientações com o sr Reinaldo ? Bom dia
Você pode entrar em contato com ele pelo Instagram @reynaldoassuncao_professor
Minha mãe é indigena e meu Pai negro e nasci negro posso entrar na cota como índigena ?
Para cota como indígena é necessário ter registro na Funai.
Eu to com uma duvida preciso muito que me ajudem por favor!
Em um concurso que existe 3 vagas e 20% destinado a afrodescendentes, então:
1° lugar foi convocado (não quis assumir o cargo)
2° lugar foi convocado (assumiu o cargo)
3° lugar (será chamando um afrodescendente ou um ampla concorrência???)
Nesse caso como um ampla concorrência que estava em 1° lugar não quis assumir deve-se chamar outro ampla concorrência em terceiro? Ou um cotista?
A chamada de um cotista conta apenas pelos chamados ou pelos que realmente assumem a vaga?
Agradeço muito se me esclacerem isso!
Vc ja conseguiu esclacerer sua dúvida, tenho essa msm duvida , fiz um concurso estou em 4 afro...ja chamou 22 candidatos ampla, porem vem desistindo e sendo chamado proximo ampla e nunca afro, sera assim msm
Usar tranças no cabelo atrapalha a aferição ?
Como a textura dos cabelos é um dos pontos analisados, pode atrapalhar a análise dessa características.
Olá, encontro-me com a seguinte dúvida; Em um concurso com várias etapas a lei de cotas raciais se aplica a cada etapa? ou apenas no resultado final? E quando é 1 vaga, mas classificam 5 de acordo com o decreto federal, se aplica a lei de cotas raciais nessa classificação mesmo sendo apenas 1 vaga?
Olá, o importante é sempre olhar as regras no edital do concurso. Mas as cotas se aplicam para todas as fases.
Tenho lábios carnudos, ossos bem largos, cabelo ondulado, pele parda, nariz largo, sou neto de guianense (Guyana inglesa) o mesmo era negro, sou o mais escuro da minha casa. Mas mesmo assim tenho receio em não me aceitarem na cota de negros.
Tu é pardo. Basta de declarar pardo, cara.
Pela sua foto você não passa como pardo e muito menos como negro. Você é mestiço mais pra branco.
Minha mãe e branca, meu pai é índio, meu sobrenome é indígena e tenho certidão indígena, posso concorrer para cotas ?
Olá Glauber. No caso de concursos públicos federais as cotas são somente para negros, não incluem os indígenas. Em relação aos concursos estaduais e municipais, é necessário avaliar a legislação específica. Qual é o concurso que você quer concorrer?
@@VoceConcursadoeu venho de outros concursos da área policial mas agora estou visando a PCDF.
@@glaubers100 veja nosso artigo sobre as cotas para negros no concurso da PCDF
voceconcursado.com.br/blog/cotas-raciais-pcdf-escrivao/
Camila Pitanga e Rihanna não passariam nessa seleção.
Eu sou negro e posso afirmar com propriedade os negros são discriminados em quase tudo nessa vida. Eu e minha esposa reservamos um hotel em Porto Seguro, minha esposa é branca do cabelo liso. Chegamos no aeroporto pegamos o Uber e fomos para o respectivo hotel, chegando lá quando eu desci do carro peguei a mala e entrei na recepção, todos que estavam na piscina e na recepção ficaram olhando para mim e cochichando uns com os outros. Eles nem disfarçaram, eu percebi o desprezo deles nos seus olhares, creio eu que eles acharam estranho um negro do cabelo Black Power com uma mulher branquinha do cabelo liso. Kkkkkk
Assino embaixo irmão
o registro de nascimento de cor parda influência os avaliadores
Eles pedem o registro?
@@AnnaConcurseira Pra mim é palhaçada isso tudo nem sabia que pardo entrava nessa lei de cota e ate me sinto errado pegando a vaga dos negros verdadeiros.É simples é so se guiar pela certidão de nascimento.O munto ta louco kkkk
Por que nao para de bobeira e nao coloca logo preto ,branco e indígena?
Não existe a cor chamada pardo.
É o critério do IBGE.