Usaram esse método para trapacear na fórmula 1. O regulamento dizia que os tanques deveriam ter capacidade para 220 litros. Ocorre que o regulamento falava na capacidade do tanque e não na quantidade de combustível, então, os carros eram abastecidos com gasolina a -30C. A essa temperatura, conseguiam enfiar 250 litros no tanque. O problema é que, conforme a gasolina vai aquecendo, começava a estufar o tanque e isso era um perigo, daí o regulamento mudou e, hoje, o regulamento também estipula qual a temperatura mínima o combustível deve estar.
Me lembro de uma vez na Formula 1 em que a largada foi adiada e os carros ficaram no grid debaixo do sol esperando. Depois de uns minutos vários carros começaram a vazar combustível. Naquela época era permitido o resfriamento do combustível para abastecer os carros.
@@1gorSouz4 Fica, mas eles esfriavam a gasolina absurdamente e quando começava a corrida gastavam o máximo que podiam, mas naquele dia a largada demorou e a gasolina começou a esquentar
@@henriquewagner2863 mas pq n é mais permitido o resfriamento da gasolina? não é perigoso. digo, ibere fez no video. claro q na f1 eles devem colocar em temperaturas mais baixas
Pela quantidade de gasolina usada, esse com certeza deve ser o video com o maior investimento do canal, isso só prova quer o Iberê não faz videos só pelo dinheiro, melhor canal do youtube aqui.
Para o diesel a dilatação já é diferente. É muito maior. Em posto de gasolina todos os dias na abertura e fechamento são medidos os níveis dos tanques para controle de estoque. Já vi caso de o nível estar mais alto no fechamento do posto (depois de vender o dia todo) do que na abertura. Isso sem receber mais diesel. Somente trabalhando com o estoque. Obs a venda de diesel nesse posto era baixa. O forte era álcool e gasolina
Cara, eu tô perplexo. A anos eu comento comigo mesmo: "nesse horário faz mais frio." , "O melhor horário é quando clareia. Tá bem frio." "Poxa! Sempre é mais frio entre às 5h, 6h, 7h da manhã." Afirmei sempre isso pra mim. Porém achava que era neura. E agora descubro que é ciência. Meu Deus! Tô feliz por saber disso!!!
Sou mecânico aeronáutico e a variação da densidade versus a temperatura é muito grande dependendo da origem do combustível (QAV JETA1) sendo de Araucária PR ou de Itajaí SC (trabalho no aeroporto Afonso Pena CWB) Além da amplitude térmica dos caminhões de abastecimento e tanques de armazenamento que ficam expostos ao sol, diferentemente dos tanques subsolo do posto de combustíveis de postos de automóveis. Sugiro, se possível fazer o teste nessas condições, a diferença de volume x densidade e absurda, já presenciei a variação de 0,807 para 0,822 apenas no calor do verão.
Sim, quero ver outros testes. Fiquei pensando se a pressão dentro dos tanques não gera alguma influência, afinal se não for um posto 24h , logo pela manhã o combustível no tanque armazenado estaria em repouso, já as 03:00 da tarde com a quantidade de pessoas abastecendo, não sei se é o termo correto mas ocorreria uma redução de pressão o que justificaria a gasolina a tarde estar mais fria que a de de manhã . ?! Não sei se faz sentido . ?!
sim, o que é importantíssimo levar em conta é o reservatório de gasolina e o isolamento... por isso é tão importante garantir que a gasolina esteja adequadamente isolada no posto de gasolina.
Medir a massa do combustível é tão importante que na aviação, para se calcular qual o combustível requerido para determinada viagem, é usada a massa do querosene ou da gasolina de aviação. APÓS determinada a massa requerida, é feita a conversão de massa para volume para fins de abastecimento.
@@Palitinho15 na aviação independente da categoria existe o peso máximo e mínimo para decolagem e aterrizagem, e nesse peso é incluído o combustível, até porque geralmente nos aviões o combustível fica nas asas. Enquanto nos veículos terrestre o peso do tanque cheio pouco interfere de maneira geral.
@@Palitinho15 a temperatura cai 6.4 graus a cada mil metros, a altitude de cruzeiro de um Cessna 152 é de 4600m, baixando a temperatura em 25 graus. Se você voar em um dia de 10 graus ao nível do mar, lá em cima tá -15 graus. Sem contar que o avião resfria mais ainda por estar em movimento.
Essa do calor x horário eu já senti na pele. Houve um tempo em que eu saía de casa para trabalhar às 4:30 da manhã, e o que eu percebia: a gente passa mais frio na rua às 6:30 da manhã, mesmo com sol nascendo, do que às 4:30. A maioria das pessoas não acredita - mas também não têm coragem de sair de casa às 4 da manhã pra testar 😆
Excelente! Aproveitar esse mito pra explicar densidade, dilatação e ainda uma palhinha sobre evolução da temperatura durante o dia! Fora que matou a curiosidade geral! Valews!
A Dilatação do bico da gasolina foi maior com o calor, ocasionando a passagem de mais gasolina. Eu chego no Posto e vou direto na bomba q esta pegando Sol.
Curioso que já havia percebido isso na prática, mas vez ou outra ainda ficava com aquilo na cabeça de que meia noite seria o mais frio e meio-dia seria o mais quente
@@Joao-hr3dk Na pratica eu sinto isso tambem, 14h e muito mais quente do que as 15h (Chega 15h pra mim e ate um alivio, morar em litoral so se for de frente pro mar porque de resto e calor que quase o ar-condicionado nao aguenta)
Geralmente os tanques de combustivel, além de estarem enterrados, o que já isola a temperatura, possuem uma jaqueta, um outro tanque em volta com um esoaço entre eles, para no caso de um vazamento no tanque principal vaze pra esse tanque secundario e acione os sensores de segurança.
Imagino que deu diferença na temperatura dos galões porque a bomba que puxou ela do tanque abaixo do posto esquentou e passou um pouco de calor pro combustível.
8:28 Isso explica o pq da agua do mar está sempre relativamente mais quente no pico de 15:00 até de madrugada, do que no meio dia. Por isso recomendo ir pra praia se não for cheia, por volta das duas da tarde e sair umas dez da noite, se vc for ousado o suficiente até uma da manhã a agua ta boa d+
A história que sempre ouvi do combustível não era por conta da alteração do volume em si. Mas no caso os gases. Se estivesse mais quente iria passar mais vapor de gasolina no contador e assim acabar pagando pelo combustível que evaporou. Igual quando passar ar junto do registro de água nas casas.
Tenório, se puder explicar um pouco sobre um Carneiro hidráulico por favor, não conhecia sobre esse mecanismo, e sua capacidade de bombear água sem uso de electricidade.. bem interessante
Depois da primeira medição, quando surgiu uma certa plausibilidade, cheguei a falar pra mim mesmo que "o mito está indo muito bem", que era algo que os Mythbusters costumavam dizer em situações assim.
Excelente! No tempo que trabalhei numa base da Petrobrás em guarulhos, que faz carregamento de caminhão tanque, essa diferença é medido com parâmetros técnicos e mais precisos. Sempre tive a curiosidade de saber isso na prática do dia-a-dia. A propósito, se possível vão até a Baguar em guarulhos pra ver isso tudo de uma forma bem maior, ou seja com altos volumes de combustível, que a diferença as vezes e exorbitante, principalmente com álcool anidro, que é o álcool 100%, que vai carregado junto com a gasolina. Ótimo trabalho! Agradeço pelo empenho!
Intuitivamente falando no quesito custo, para o consumidor, é possível deduzir a temperaturas menores (mais frias) a gasolina durante o abastecimento evapore menos, fazendo com que o abastecimento seja mais "lucrativo".
Imagino que a dilatação dos componentes que medem o fluxo do combustível também influenciam na medição. Então o final deve dar quase no mesmo. Parabéns, vídeo bem legal!:
Com certeza sofrem variação maior, pois ao contrário da gasolina, estão sujeitos a temperatura ambiente. As peças não devem variar muito, mas na soma de todas as variações, dão essa pequena diferença do vídeo.
Teoricamente essa variação não afetaria na quantidade, e sim no tempo que levaria pra medir a mesma quantidade; mangueira dilatada apenas faria com que o fluxo fosse mais lento, mas 1Litro continuará sendo 1Litro.
@@claytonsantos000 exato, até pq se vc quer um equipamento pra medir volume, vc tem que garantir que ele vai operar dentro daquela temperatura dentro daquela faixa de erro prevista no manual
@@claytonsantos000 Na verdade não é a penas a mangueira que dilata um pouco e sim todos os componentes que fazem parte do sistema de medição, inclusive o medidor de vazão. É por isso que medidor de vazão tem tolerâncias e nem sempre dá exatamente a mesma quantidade.
Vídeo muito bom, manual. Gostaria de sugerir dois experimentos baseados nesse tema de combustível: 1) Teoricamente, o consumo do carro diminui se o tanque estiver cheio e aumenta a medida que o tanque esvazia. Isso pode ocorrer devido a pressão de vapor da gasolina. Quanto maior o espaço vazio no tanque, maior a quantidade de liquído que passa para o vapor, diminuindo o volume de combustível "usável". A questão é: isso é suficiente para afetar o consumo do carro? 2) O segundo experimento seria testar o consumo do carro com vidros abertos e fechados. A priori, o arrasto do ar em altas velocidades pode provocar um aumento do consumo e por isso seria mais vantajoso fechar os vidros do carro. Mas em qual velocidade isso ocorre? (obs.: Os mythbuster chegaram a realizar algo parecido mas acho que não respondeu adequadamente). Espero que eu tenha explicado direito. Obrigado pelos vídeos.
o comprometimento de toda a equipe do Manual do Mundo com a ciência é demais. com o dinheiro gasto pra comprar essa gasolina em julho de 2022 daria pra comprar metade de todos os canais do TH-cam.
Se informaram com o posto se entre os dois abastecimentos houve entrega de combústivel do fornecedor? Dependendo da gasolina entregue (densidade) poderia alterar a análise.
Muito bacana o vídeo, bem didático. Tem uma coisa que vale a atenção no posto de gasolina, que muda muito com a dilatação térmica, que é na hora de calibrar os pneus.
Iberê, seria interessante um manualcast emm!!! Pelo menos uns 2 dias na semana com umas 3h de duração. Por um podcast o conhecimento que vcs poderiam passar é extraordinário....
Apesar de a diferença ser mínima eu percebi sim a diferença no mostrador de quantidade de combustível no painel. Eu mesmo já tenho percebido isso a um certo tempo. Tanto que eu tenho prefere em abastecer em um clima um pouco mais frio.
Iberê existe uma história dizendo que pra melhor economia sempre andar com o tanque cheio, pois assim fica menos ar e vapor no tanque e não evapora tanto, fazendo assim faz economia pelo fato de não haver perca por vapor
Não dá perda de combustível, pois desde o início dos anos 90 é obrigatório os carros saírem de fábrica com um sistema que capta e aproveita os gases de evaporação do tanque (é o tal do cânister). Lá no cofre do motor tem um mangueira que vem do filtro de carvão ativado (usado para reter os gases do tanque) e uma eletroválvula que abre ou fecha a passagem dos gases de acordo com o que a central manda. Na outra ponta dessa válvula tem uma mangueira que vai ligada direto no coletor de admissão (após o filtro de ar), então quando ela abre, o motor suga os gases para serem queimados.
@@VitorHugo-fn1wp a diferença de peso é mínima entre tanque completamente vazio e cheio. Considerando os valores do vídeo, um tanque com 50L aumenta o peso do carro em 34kg
Quando eu conheci o manual do mundo eu era só uma criança que sonhava em um dia talvez ter um carro , hj eu tirei minha carta, tenho meu próprio carro e continuo acompanhando o manual e ele até me ajuda com dicas sobre carros , só tenho a dizer q esse canal só melhorou nesses anos
Eu uso no meu carro o GNV e a respeito desse combustível já ouvi falar que a temperatura faz diferença sim. Tenho um cilindro de 10m3 e no frio consigo pegar 11m3 ou um pouco mais e no calor as vezes enche 9m3
No gás o efeito da dilatação é bem maior, aí teria que ser feito a conta para saber se faz toda essa diferença. E volume é medido em m³ (ou variáveis dm³, cm³ etc) ou litros.
Dentro do tanque do posto ocorre uma estratificação da gasolina em suas diferentes densidades. Para eliminar essa variável, o posto não poderá vender gasolina durante o experimento. A cada coleta, uma gasolina de densidade diferente.
Depende, porque existem tanques que ficam expostos ao ambiente, geralmente em grandes transportadoras ou cooperativas de transporte a onde que o autônomo pode comprar o combustível a um preço melhor. Neste caso, faz sentido a temperatura.
O que me diziam não era sobre a massa, mas sim sobre encher o tanque o que demora certo tempo e por sua vez parte da gasolina evaporaria mais em ambientes mais quentes.
Seria interessante ver se as bombas de combustível possuem algum sistema de compensação que trabalha de acordo com a temperatura ambiente. Tenho uma vaga lembrança de ver em algum documentário que existe algo assim.
Olá! Eu mesma abasteço o carro por volta das 7:00 h pq é a caminho do trabalho e, normalmente, o posto que tem a gasolina mais barata no meu trajeto, só passo na ida pq é em mão única.
Iberê, se eu arrumar um jeito de mover um ímã infinitamente, perto de um cobre, eu geraria energia infinita? se sim, eu poderia guardar e distribuir essa energia?
A questão é justamente você arrumar um jeito do imã se mover infinitamente. Vai usar um motor pra girar ele? o motor vai gastar mais energia que essa energia gerada por você.
Vale a pena acordar mais cedo pra economizar sim. Tem um posto aqui que antes das 06 da manhã é 10 centavos mais barato hahaha . Aliás.. tô sentindo que vai ter um Boravê em algum tanque de combustível (no posto ou na fabrica) rs
Ibere esse episodio me lembrou muito Mythbusters, voce ja faz algo bastante semelhante aqui no canal, mas seria legal ter uma serie dedicada a testar esses mitos. Abracos!
Alem de todo o fator científico do vídeo, acho legal q da pra ter uma ideia dos gastos por vídeo q o canal tem. E o Iberê ainda fez questão de evidênciar isso pondo o valor do litro da gasolina naquele dia
Será que o posto não encheu os tanques subterrâneos neste dia e aí a gasolina da manhã não é a mesma da gasolina da tarde (outro "lote")? Pode ser um dos motivos da diferença de massa...
Iberê, sou gerente de rede de postos... Posso fornecer um relatório do monitoramento de tanque digital, aonde registra essa temperatura e a variação de combustível no tanque... E a temperatura faz toda a diferença para por exemplo: teste de densidade em casa de solicitação de analise.
sou tecnico intrumentaçao industrial, achei muito legal esse video. realmente 2-3 graus de diferença em relaçao solo e pouco, porem ha cidades que essa diferença é maior, o tipo de estrutura do posto tambem pode influenciar
Ibere, acho importante citar o impacto da temperatura no instrumento que mede a vazão de fluido. Se a sua leitura/precisão mudar com a temperatura, dá na mesma
Faz testando o vapor da gasolina se tem uma perca grande, quando a gente abastece em dias muito quentes e sobe aquele Cheiro muito forte de gasolina, acredito que seja pela gasolina ser muito volátil.
Isso inclusive já foi questão de concurso que eu participei. Basta lembrar das aulas de ciências sobre dilatação dos materiais. Água e outros líquidos também dilatam..
Este efeito de dilatação e contração é estudado tanto em engenharia civil, engenharia mecânica e até em eletricidade para descobrir a resistência e a fadiga dos materiais a serem utilizados.
A matéria é otima pena que no Brasil não compramos só gasolina pura ainda teria que considerar o alcool inserida nela rsrs, Amo o conhecimento que o Manual do mundo dissemina!!!
Me veio agora uma duvida que sempre tive. Estaria certo em dizer que no frio o carro fica mais potente? Já que o mesmo volume de ar admitido pelo motor contém mais oxigênio, fazendo com que a injecão eletronica compense a mistura injetando mais combustivel e assim causando uma combustão mais eficiente e/ou mais forte? Até porque em dias frios é notável uma diferença na aceleração e velocidade final, ou eu estou redondamente enganado? 🤔🤔🤔🤔
Vc esta certo sim, No frio os carros eles realmente ficam um pouco mais fortes Um bom exemplo disso provavelmente seria as corridas de duração tipo 24 Horas de Le Mans qual os carros ficam na pista literalmente 24 horas Os tempos mais rápidos do dia são as quais estão no período da noite por estar mais frio, mesmo com menor nivel de aderência nos pneus
Conclusão: inconclusivo Amo os vídeos do manual!! Parabéns pelo roteiro e pelo conteúdo que vcs trazem!! O mais legal é que consigo colocar os vídeos pras crianças que tenho convívio, e apresentar ciências de uma forma leve e detalhada
Já que a gasolina que fica na mangueira da bomba sofre mais o efeito da temperatura, o negócio é levantar cedo, rodar todos os postos de combustíveis da região e comprar apenas a que fica na mangueira (talvez uns 750ml?). Mas lembre-se, tem que ir a pé ou de bicicleta. Se rodar com o carro já vira prejuízo.
Olha o nível que chegaram os brasileiros kkkk, ainda bem que aqui na Europa você tem dinheiro pra abastecer o quanto quiser sem se preocupar com coisas ínfimas. Boa sorte Brasil e parabéns pelo vídeo!
1 ponto a analisar é o fato de o combustível passar pela bomba, a circulação de fluidos aumenta a agitação molecular, e a gasolina aumwnta de temperatura facilmente. Maa tem que considerar que os tanques de reservatório dos combustíveis estão embaixo da terra, e a terra não é um bom condutor térmico, ou seja, demora pra gasolina esquentar e esfriar rápido. Não esqueçam que o vidro da proveta também dilata e encolhe no frio Tem que considerar também a dilatação térmica do vidro, o material e circunferência. Há varias vertentes, erros possiveis nesse teste. Gasolina é orgânico, não é natural. Mas vale a pena sempre os experimentos.
Trabalho anos com combustível, a variação de Densidade com a temperatura!!! Nos postos de ruas onde as tancagem são subterrânea a uma mínima variação devido a temperatura ambiente
Eu vendo esse video com temperaturas de 40 graus, a derreter em suor, a beber 3 litros de agua por dia e a tomar 2 banhos por dia para tentar aguentar o calor. Contradiçoes da vida.
Iberê se nao me engano os postos de combustivel realizam testes no decorrer do dia para adequar a massa do combustivel que sai na bomba.. ela utiliza essas informacoes para entregar "em tese" ( para posto que nao tem falcatrua) a quantidade justa para o consumidor!
Usaram esse método para trapacear na fórmula 1. O regulamento dizia que os tanques deveriam ter capacidade para 220 litros. Ocorre que o regulamento falava na capacidade do tanque e não na quantidade de combustível, então, os carros eram abastecidos com gasolina a -30C. A essa temperatura, conseguiam enfiar 250 litros no tanque. O problema é que, conforme a gasolina vai aquecendo, começava a estufar o tanque e isso era um perigo, daí o regulamento mudou e, hoje, o regulamento também estipula qual a temperatura mínima o combustível deve estar.
Muito interessante, não sabia
Tem um vídeo sobre isso no canal Splash and go
Hoje se fala em massa também, acho que são 100kg de combustível por corrida
Eu ia comentar justamente isso, trazer esse exemplo iria deixar o vídeo mais interessante.
Fórmula 1 é cheio dessas malandragens, as equipes andam sempre na margem da regra kkkkkkk
É verdade meu chevette a álcool no frio é bem econômico, não liga aí eu pego a bike e vou trabalhar 🥰
Kkkkkkkkkkkkkk econômico
KKKKKKKKKK, arrasou!
Fui super achando que era sério
Meu pai tinha um Chevette a álcool quando eu era criança, se tivesse que sair no frio... Podia desistir kkkk
@@eduvsk3912 econômico pra crlh kkkkk
Meu pai tinha uma belina a álcool e uma embalagem de desodorante Axe com gasolina pra jogar no carburador e ajudar a pegar nos dias frios kkkk
Me lembro de uma vez na Formula 1 em que a largada foi adiada e os carros ficaram no grid debaixo do sol esperando. Depois de uns minutos vários carros começaram a vazar combustível. Naquela época era permitido o resfriamento do combustível para abastecer os carros.
Que bizarro, o carro quando está funcionando não fica quente também?! haha
@@1gorSouz4 Fica, mas eles esfriavam a gasolina absurdamente e quando começava a corrida gastavam o máximo que podiam, mas naquele dia a largada demorou e a gasolina começou a esquentar
@@henriquewagner2863 mas pq n é mais permitido o resfriamento da gasolina? não é perigoso. digo, ibere fez no video. claro q na f1 eles devem colocar em temperaturas mais baixas
@@gkahn9737 O perigo é o vazamento caso ocorra um adiamento da largada por exemplo.
@@frutasdiversas2276 mas não entendi o pq. vc ligar o f1 com a gasolina fria causa vazamento? n vejo sentido
Pela quantidade de gasolina usada, esse com certeza deve ser o video com o maior investimento do canal, isso só prova quer o Iberê não faz videos só pelo dinheiro, melhor canal do youtube aqui.
parte boa que ele ja tem gasolina pra 2 semanas ou o mes inteiro, ja nao precisa mais ir no posto esse mes. (Depender do consumo dele)
Para o diesel a dilatação já é diferente. É muito maior. Em posto de gasolina todos os dias na abertura e fechamento são medidos os níveis dos tanques para controle de estoque. Já vi caso de o nível estar mais alto no fechamento do posto (depois de vender o dia todo) do que na abertura.
Isso sem receber mais diesel. Somente trabalhando com o estoque.
Obs a venda de diesel nesse posto era baixa. O forte era álcool e gasolina
Caraca isso é muito legal. Só mostra que os conhecimentos básicos sobre química e física não são inúteis no dia a dia.
Cara, eu tô perplexo. A anos eu comento comigo mesmo: "nesse horário faz mais frio." , "O melhor horário é quando clareia. Tá bem frio." "Poxa! Sempre é mais frio entre às 5h, 6h, 7h da manhã." Afirmei sempre isso pra mim. Porém achava que era neura. E agora descubro que é ciência. Meu Deus! Tô feliz por saber disso!!!
Sou mecânico aeronáutico e a variação da densidade versus a temperatura é muito grande dependendo da origem do combustível (QAV JETA1) sendo de Araucária PR ou de Itajaí SC (trabalho no aeroporto Afonso Pena CWB) Além da amplitude térmica dos caminhões de abastecimento e tanques de armazenamento que ficam expostos ao sol, diferentemente dos tanques subsolo do posto de combustíveis de postos de automóveis. Sugiro, se possível fazer o teste nessas condições, a diferença de volume x densidade e absurda, já presenciei a variação de 0,807 para 0,822 apenas no calor do verão.
Ibere... Olha aqui
Sim, quero ver outros testes. Fiquei pensando se a pressão dentro dos tanques não gera alguma influência, afinal se não for um posto 24h , logo pela manhã o combustível no tanque armazenado estaria em repouso, já as 03:00 da tarde com a quantidade de pessoas abastecendo, não sei se é o termo correto mas ocorreria uma redução de pressão o que justificaria a gasolina a tarde estar mais fria que a de de manhã . ?! Não sei se faz sentido . ?!
Gente, dá like na mensagem do @Marcelo Luiz pro Iberê responder. Cara da área, sensacional
sim, o que é importantíssimo levar em conta é o reservatório de gasolina e o isolamento... por isso é tão importante garantir que a gasolina esteja adequadamente isolada no posto de gasolina.
Justamente por isso é calculado por peso en não por volume!
Medir a massa do combustível é tão importante que na aviação, para se calcular qual o combustível requerido para determinada viagem, é usada a massa do querosene ou da gasolina de aviação. APÓS determinada a massa requerida, é feita a conversão de massa para volume para fins de abastecimento.
Na aviação é mais complicado né. Além de vidas estarem em jogo, o avião voa a -55°C ou menos em cruzeiro né.
@@DanielConstantinoS Um comercial. Mas um Cessninha voa bem mais baixo e requer os mesmos cálculos para planejar um voo!
@@Palitinho15 na aviação independente da categoria existe o peso máximo e mínimo para decolagem e aterrizagem, e nesse peso é incluído o combustível, até porque geralmente nos aviões o combustível fica nas asas. Enquanto nos veículos terrestre o peso do tanque cheio pouco interfere de maneira geral.
Em automobilismo também fazem isso
@@Palitinho15 a temperatura cai 6.4 graus a cada mil metros, a altitude de cruzeiro de um Cessna 152 é de 4600m, baixando a temperatura em 25 graus. Se você voar em um dia de 10 graus ao nível do mar, lá em cima tá -15 graus. Sem contar que o avião resfria mais ainda por estar em movimento.
Essa do calor x horário eu já senti na pele. Houve um tempo em que eu saía de casa para trabalhar às 4:30 da manhã, e o que eu percebia: a gente passa mais frio na rua às 6:30 da manhã, mesmo com sol nascendo, do que às 4:30. A maioria das pessoas não acredita - mas também não têm coragem de sair de casa às 4 da manhã pra testar 😆
Excelente! Aproveitar esse mito pra explicar densidade, dilatação e ainda uma palhinha sobre evolução da temperatura durante o dia! Fora que matou a curiosidade geral! Valews!
"Mito"...
Não é mito, na fórmula é evidente.
@@micheldelsent O mito de acordar cedo pra abastecer, não de que não seja possível
Iberê fala da ilusão de ótica onde alguns barcos parecem flutuar no horizonte, o Fata Morgana.
A Dilatação do bico da gasolina foi maior com o calor, ocasionando a passagem de mais gasolina. Eu chego no Posto e vou direto na bomba q esta pegando Sol.
adorei a parte falando sobre o 12:00 não ser a hora que o local está mais quente, adorei o vídeo parabéns ae equipe do manual do mundo!
Pode não ter dado diferença, mas aprendi sobre o período em que está mais quente e mais frio no dia
Curioso que já havia percebido isso na prática, mas vez ou outra ainda ficava com aquilo na cabeça de que meia noite seria o mais frio e meio-dia seria o mais quente
exatamente kkkkkkk
Aprendeu errado. 😂 O período mais quente do dia é 14h em média e não 15, 16h...
@@Joao-hr3dk Na pratica eu sinto isso tambem, 14h e muito mais quente do que as 15h (Chega 15h pra mim e ate um alivio, morar em litoral so se for de frente pro mar porque de resto e calor que quase o ar-condicionado nao aguenta)
@@joaolucassantosviegas3334 Sim. Basta procurar por meteogramas que mostram num gráfico a variação da temperatura ao longo do dia.
A química do Pena e do Iberê é sensacional, muito didático e dá vontade de assistir mais!!
Geralmente os tanques de combustivel, além de estarem enterrados, o que já isola a temperatura, possuem uma jaqueta, um outro tanque em volta com um esoaço entre eles, para no caso de um vazamento no tanque principal vaze pra esse tanque secundario e acione os sensores de segurança.
Imagino que deu diferença na temperatura dos galões porque a bomba que puxou ela do tanque abaixo do posto esquentou e passou um pouco de calor pro combustível.
Manual do mundo = Melhor canal do mundo 😉😉😉
É que você não viu o meu kkkk
Zoa ♥ amo o manual do mundo
8:28 Isso explica o pq da agua do mar está sempre relativamente mais quente no pico de 15:00 até de madrugada, do que no meio dia.
Por isso recomendo ir pra praia se não for cheia, por volta das duas da tarde e sair umas dez da noite, se vc for ousado o suficiente até uma da manhã a agua ta boa d+
Esse foi o video do manual do mundo com maior orçamento
A história que sempre ouvi do combustível não era por conta da alteração do volume em si. Mas no caso os gases. Se estivesse mais quente iria passar mais vapor de gasolina no contador e assim acabar pagando pelo combustível que evaporou. Igual quando passar ar junto do registro de água nas casas.
Por que que quando a gente vai pensar, a gente geralmente olha pro chão?
Eu olho pro alto.
Eu acho que tentamos olhar para lugares com vazios ou sem movimentações
O chão n tem mt coisa pra perder a atenção
Sabe quando num jogo vc olha pro chão e dá menos lag?
Ent... Com menos lag no cérebro vc processa os pensamentos melhor
Menos informação para processar, focando mais no pensamento
Tenório, se puder explicar um pouco sobre um Carneiro hidráulico por favor, não conhecia sobre esse mecanismo, e sua capacidade de bombear água sem uso de electricidade.. bem interessante
Quase certeza que tem h em Thenório
@@natalianevessampaio8560 me diga... por favor, me diga, onde fica o h do Ahthletico Pharanaehnse.
@@cesarcaio690 kkkkkkkkkkkkk
@@cesarcaio690 uma das grandes duvidas da humanidade
@@cesarcaio690 CLUB ATLHETICO PARANAENSE
Adorei esse formato "Mythbusters". Façam mais vídeos assim!!! ❤
Depois da primeira medição, quando surgiu uma certa plausibilidade, cheguei a falar pra mim mesmo que "o mito está indo muito bem", que era algo que os Mythbusters costumavam dizer em situações assim.
@@EduardoNevesSilva ???????????????????????
O que legal nesse canal é que ele formula uma hipótese, a hipótese não se confirma e ele explica o que aconteceu para isso.
Excelente! No tempo que trabalhei numa base da Petrobrás em guarulhos, que faz carregamento de caminhão tanque, essa diferença é medido com parâmetros técnicos e mais precisos. Sempre tive a curiosidade de saber isso na prática do dia-a-dia. A propósito, se possível vão até a Baguar em guarulhos pra ver isso tudo de uma forma bem maior, ou seja com altos volumes de combustível, que a diferença as vezes e exorbitante, principalmente com álcool anidro, que é o álcool 100%, que vai carregado junto com a gasolina. Ótimo trabalho! Agradeço pelo empenho!
Intuitivamente falando no quesito custo, para o consumidor, é possível deduzir a temperaturas menores (mais frias) a gasolina durante o abastecimento evapore menos, fazendo com que o abastecimento seja mais "lucrativo".
🤝🏽Parabéns irmão, mais uma dica top. Um SALVE da família Global Tec Brasil
Imagino que a dilatação dos componentes que medem o fluxo do combustível também influenciam na medição. Então o final deve dar quase no mesmo. Parabéns, vídeo bem legal!:
Com certeza sofrem variação maior, pois ao contrário da gasolina, estão sujeitos a temperatura ambiente. As peças não devem variar muito, mas na soma de todas as variações, dão essa pequena diferença do vídeo.
Teoricamente essa variação não afetaria na quantidade, e sim no tempo que levaria pra medir a mesma quantidade; mangueira dilatada apenas faria com que o fluxo fosse mais lento, mas 1Litro continuará sendo 1Litro.
@@claytonsantos000 exato, até pq se vc quer um equipamento pra medir volume, vc tem que garantir que ele vai operar dentro daquela temperatura dentro daquela faixa de erro prevista no manual
@@claytonsantos000 Na verdade não é a penas a mangueira que dilata um pouco e sim todos os componentes que fazem parte do sistema de medição, inclusive o medidor de vazão. É por isso que medidor de vazão tem tolerâncias e nem sempre dá exatamente a mesma quantidade.
Vídeo muito bom, manual. Gostaria de sugerir dois experimentos baseados nesse tema de combustível:
1) Teoricamente, o consumo do carro diminui se o tanque estiver cheio e aumenta a medida que o tanque esvazia. Isso pode ocorrer devido a pressão de vapor da gasolina. Quanto maior o espaço vazio no tanque, maior a quantidade de liquído que passa para o vapor, diminuindo o volume de combustível "usável". A questão é: isso é suficiente para afetar o consumo do carro?
2) O segundo experimento seria testar o consumo do carro com vidros abertos e fechados. A priori, o arrasto do ar em altas velocidades pode provocar um aumento do consumo e por isso seria mais vantajoso fechar os vidros do carro. Mas em qual velocidade isso ocorre? (obs.: Os mythbuster chegaram a realizar algo parecido mas acho que não respondeu adequadamente).
Espero que eu tenha explicado direito. Obrigado pelos vídeos.
Sobre a primeira,na verdade está relacionado ao peso.... o carro fica mais pesado quando tá com tanque cheio
Sendo assim exige um pouco mais do Motor ...
A Física explica tudo! Salve o Criador das leis naturais!
Sensacional! Adorei o formato de "caçadores de mito", tendo mais de uma amostra e tals. Muito bom mesmo
o comprometimento de toda a equipe do Manual do Mundo com a ciência é demais. com o dinheiro gasto pra comprar essa gasolina em julho de 2022 daria pra comprar metade de todos os canais do TH-cam.
Se informaram com o posto se entre os dois abastecimentos houve entrega de combústivel do fornecedor? Dependendo da gasolina entregue (densidade) poderia alterar a análise.
Muito bacana o vídeo, bem didático. Tem uma coisa que vale a atenção no posto de gasolina, que muda muito com a dilatação térmica, que é na hora de calibrar os pneus.
Iberê, seria interessante um manualcast emm!!!
Pelo menos uns 2 dias na semana com umas 3h de duração. Por um podcast o conhecimento que vcs poderiam passar é extraordinário....
Ninguém precisa de mais podcast
Apesar de a diferença ser mínima eu percebi sim a diferença no mostrador de quantidade de combustível no painel. Eu mesmo já tenho percebido isso a um certo tempo. Tanto que eu tenho prefere em abastecer em um clima um pouco mais frio.
Iberê existe uma história dizendo que pra melhor economia sempre andar com o tanque cheio, pois assim fica menos ar e vapor no tanque e não evapora tanto, fazendo assim faz economia pelo fato de não haver perca por vapor
Não pq o carro fica mais pesado ent ele bebe
Não dá perda de combustível, pois desde o início dos anos 90 é obrigatório os carros saírem de fábrica com um sistema que capta e aproveita os gases de evaporação do tanque (é o tal do cânister). Lá no cofre do motor tem um mangueira que vem do filtro de carvão ativado (usado para reter os gases do tanque) e uma eletroválvula que abre ou fecha a passagem dos gases de acordo com o que a central manda. Na outra ponta dessa válvula tem uma mangueira que vai ligada direto no coletor de admissão (após o filtro de ar), então quando ela abre, o motor suga os gases para serem queimados.
@@VitorHugo-fn1wp a diferença de peso é mínima entre tanque completamente vazio e cheio. Considerando os valores do vídeo, um tanque com 50L aumenta o peso do carro em 34kg
@@MCA0090 também tem isso
@@alanmfelix mas tbm tem a questão que o amigo falou ali em cima do canister
INCRÍVEL ESSE QUADRO. Continuem, por favor.
Quando eu conheci o manual do mundo eu era só uma criança que sonhava em um dia talvez ter um carro , hj eu tirei minha carta, tenho meu próprio carro e continuo acompanhando o manual e ele até me ajuda com dicas sobre carros , só tenho a dizer q esse canal só melhorou nesses anos
Que massa esse tipo de vídeo, matando a saudade dos MythBusters!
Só o manual do mundo pra fazer experimento com gasolina estando 8 reais o litro ... 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu uso no meu carro o GNV e a respeito desse combustível já ouvi falar que a temperatura faz diferença sim.
Tenho um cilindro de 10m3 e no frio consigo pegar 11m3 ou um pouco mais e no calor as vezes enche 9m3
No gás o efeito da dilatação é bem maior, aí teria que ser feito a conta para saber se faz toda essa diferença. E volume é medido em m³ (ou variáveis dm³, cm³ etc) ou litros.
Dentro do tanque do posto ocorre uma estratificação da gasolina em suas diferentes densidades. Para eliminar essa variável, o posto não poderá vender gasolina durante o experimento. A cada coleta, uma gasolina de densidade diferente.
Depende, porque existem tanques que ficam expostos ao ambiente, geralmente em grandes transportadoras ou cooperativas de transporte a onde que o autônomo pode comprar o combustível a um preço melhor. Neste caso, faz sentido a temperatura.
O que me diziam não era sobre a massa, mas sim sobre encher o tanque o que demora certo tempo e por sua vez parte da gasolina evaporaria mais em ambientes mais quentes.
Seria interessante ver se as bombas de combustível possuem algum sistema de compensação que trabalha de acordo com a temperatura ambiente. Tenho uma vaga lembrança de ver em algum documentário que existe algo assim.
Ciência é assim, um resultado negativo pra um teste é um bom resultado
Olá! Eu mesma abasteço o carro por volta das 7:00 h pq é a caminho do trabalho e, normalmente, o posto que tem a gasolina mais barata no meu trajeto, só passo na ida pq é em mão única.
Iberê, faz um vídeo sobre termos náuticos (barlavento, sotavento, bombordo, etc.) 🙌🏼🙌🏼
Iberê, se eu arrumar um jeito de mover um ímã infinitamente, perto de um cobre, eu geraria energia infinita? se sim, eu poderia guardar e distribuir essa energia?
A questão é justamente você arrumar um jeito do imã se mover infinitamente. Vai usar um motor pra girar ele? o motor vai gastar mais energia que essa energia gerada por você.
Pena mandou um: "mito derrubado".... Senti um quentinho no coração, esse é dos meus! Dale, MythBusters! ❤️❤️❤️❤️
Simmm! Comentei depois sobre a mesma coisa e vi seu comentário só agora. Boaa!
Iberê quando o curso de arduino vai estar disponível novamente? Pois eu gostaria de fazer esse ano!!
Vale a pena acordar mais cedo pra economizar sim. Tem um posto aqui que antes das 06 da manhã é 10 centavos mais barato hahaha . Aliás.. tô sentindo que vai ter um Boravê em algum tanque de combustível (no posto ou na fabrica) rs
Ibere esse episodio me lembrou muito Mythbusters, voce ja faz algo bastante semelhante aqui no canal, mas seria legal ter uma serie dedicada a testar esses mitos. Abracos!
Alem de todo o fator científico do vídeo, acho legal q da pra ter uma ideia dos gastos por vídeo q o canal tem. E o Iberê ainda fez questão de evidênciar isso pondo o valor do litro da gasolina naquele dia
Muito bom! Só faltou falar que vale pro etanol tbm.
Muito legal isso de derrubar os mitos! Continuem
Será que o posto não encheu os tanques subterrâneos neste dia e aí a gasolina da manhã não é a mesma da gasolina da tarde (outro "lote")? Pode ser um dos motivos da diferença de massa...
Imaginei isso também.
Observação relevante
Tambem achei isso.
Iberê, sou gerente de rede de postos... Posso fornecer um relatório do monitoramento de tanque digital, aonde registra essa temperatura e a variação de combustível no tanque... E a temperatura faz toda a diferença para por exemplo: teste de densidade em casa de solicitação de analise.
Deveria fazer diferença no valor cobrado do cliente também
sou tecnico intrumentaçao industrial, achei muito legal esse video. realmente 2-3 graus de diferença em relaçao solo e pouco, porem ha cidades que essa diferença é maior, o tipo de estrutura do posto tambem pode influenciar
Ibere, acho importante citar o impacto da temperatura no instrumento que mede a vazão de fluido. Se a sua leitura/precisão mudar com a temperatura, dá na mesma
Exatamente. Inclusive porque a medida é feita lá fora no sol.
Deveriam ter folgando o peso da gasolina enquanto estavam no posto com os galões em temperaturas diferentes, muito bom o trabalho de vocês !!!!
Faz testando o vapor da gasolina se tem uma perca grande, quando a gente abastece em dias muito quentes e sobe aquele Cheiro muito forte de gasolina, acredito que seja pela gasolina ser muito volátil.
Perda
Isso inclusive já foi questão de concurso que eu participei. Basta lembrar das aulas de ciências sobre dilatação dos materiais. Água e outros líquidos também dilatam..
*Caraca, que vídeo excelente, extremamente útil, só vcs pra fazerem entenderem as coisas mais facilmente!*
Este efeito de dilatação e contração é estudado tanto em engenharia civil, engenharia mecânica e até em eletricidade para descobrir a resistência e a fadiga dos materiais a serem utilizados.
Esse formato de video me lembrou MythBusters ksskskksksks que nostalgia, traz mais desse estilo
A matéria é otima pena que no Brasil não compramos só gasolina pura ainda teria que considerar o alcool inserida nela rsrs, Amo o conhecimento que o Manual do mundo dissemina!!!
Esse foi o vídeo que o Iberê mais gastou na história do manual do mundo
A Torre Eiffel tambem muda de tamanho conforme a estação, cresce no calor.
Ótimo vídeo!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Façam mesmo teste com o DIESEL, e baseia a media de abastecimento de 600l a 800l. Muito bom video, muita informação.!
Me veio agora uma duvida que sempre tive. Estaria certo em dizer que no frio o carro fica mais potente? Já que o mesmo volume de ar admitido pelo motor contém mais oxigênio, fazendo com que a injecão eletronica compense a mistura injetando mais combustivel e assim causando uma combustão mais eficiente e/ou mais forte? Até porque em dias frios é notável uma diferença na aceleração e velocidade final, ou eu estou redondamente enganado? 🤔🤔🤔🤔
Vc esta certo sim, No frio os carros eles realmente ficam um pouco mais fortes
Um bom exemplo disso provavelmente seria as corridas de duração tipo 24 Horas de Le Mans qual os carros ficam na pista literalmente 24 horas
Os tempos mais rápidos do dia são as quais estão no período da noite por estar mais frio, mesmo com menor nivel de aderência nos pneus
Porque o teste não foi feito com o *Etanol?*
Vídeo muito útil, parabéns manual do mundo!❤
Conclusão: inconclusivo
Amo os vídeos do manual!!
Parabéns pelo roteiro e pelo conteúdo que vcs trazem!!
O mais legal é que consigo colocar os vídeos pras crianças que tenho convívio, e apresentar ciências de uma forma leve e detalhada
3:30 O Malaquias diminuir no frio e aumenta no calor, outro exemplo bom que esqueceram de falar
Talvez o fator que não tenha sido observado seja o fato de o galão também dilatar em temperaturas diferentes.
Um abraço aos amigos do Manual do Mundo!
não, porque o litro foi medido pela bomba do posto e não pelo voluma do galão
O correto seria galão de vidro. Porque o galão dilata. Concordo!
@@53421rafael aah, realmente, não me atentei para isso. Muito obrigado.
Ibere, tentou verificar a perca do ambiente, pela velocidade de abastecimento, pescar pela formação de aerossóis…
Já que a gasolina que fica na mangueira da bomba sofre mais o efeito da temperatura, o negócio é levantar cedo, rodar todos os postos de combustíveis da região e comprar apenas a que fica na mangueira (talvez uns 750ml?).
Mas lembre-se, tem que ir a pé ou de bicicleta. Se rodar com o carro já vira prejuízo.
O horário mais frio e mais quente varia de acordo com a região, pois o Brasil tem vários fusos horários
Muito legal! Mais um mito "amassado". Só faltou chamar o ADG da Hightorque! Seria beeem legal!
Aqui no Canadá os tanques tem temperatura padrão de 15C. Sempre tem escrito na bomba
Inclusive vários hotéis que já fiquei hospedado o ar condicionado era da altura da cama pra poder gelar o quarto mais rápido.
Pelo preço da gasolina o Iberê gastou uns 1000 reais só com esse vídeo
KKKKKKKKK
*Não duvido kkk*
Um baita exemplo do uso do método científico, demais!
Olha o nível que chegaram os brasileiros kkkk, ainda bem que aqui na Europa você tem dinheiro pra abastecer o quanto quiser sem se preocupar com coisas ínfimas. Boa sorte Brasil e parabéns pelo vídeo!
Cala boca portugays
1 ponto a analisar é o fato de o combustível passar pela bomba, a circulação de fluidos aumenta a agitação molecular, e a gasolina aumwnta de temperatura facilmente.
Maa tem que considerar que os tanques de reservatório dos combustíveis estão embaixo da terra, e a terra não é um bom condutor térmico, ou seja, demora pra gasolina esquentar e esfriar rápido.
Não esqueçam que o vidro da proveta também dilata e encolhe no frio
Tem que considerar também a dilatação térmica do vidro, o material e circunferência.
Há varias vertentes, erros possiveis nesse teste.
Gasolina é orgânico, não é natural.
Mas vale a pena sempre os experimentos.
Também pode ser que uma variação de pressão atmosférica seja um fator influenciador, mesmo que pequena.
Falando em isolamento térmico do tanque, Iberê, seria legal ver você explicando a geoclimatização (ou climatização geotérmica).
Na aviação, sempre é utilizado o "peso" do combustível, e não o volume em litros.
Essa variação e da pressão atmosférica funciona tipo um barômetro
Faz sobre a evaporação dentro do tanque do carro!
5:47 - A gasolina dilata sim, mas nesse caso pode ter ocorrido também absorção de água do ambiente.
Eles cobriram a proveta para que não houvesse evaporação da gasolina. Então se fosse o caso, teria dado uma variação diferente.
Trabalho anos com combustível, a variação de Densidade com a temperatura!!! Nos postos de ruas onde as tancagem são subterrânea a uma mínima variação devido a temperatura ambiente
8:17 um corpo não perde temperatura. Tem um leve equívoco nessa parte. Um corpo perde energia térmica ou perde "calor"
Se não faz diferença abastecer no frio, por que o Estados cobravam ICMS sobre a variação volumétrica nas bombas dos postos de combustíveis?
Vem fazer isso aqui no nordeste.
Temperatura aí não mudou quase nada.
Aqui 6 hora da manhã faz 22° e as 3 da tarde faz 40°
Eu vendo esse video com temperaturas de 40 graus, a derreter em suor, a beber 3 litros de agua por dia e a tomar 2 banhos por dia para tentar aguentar o calor. Contradiçoes da vida.
Iberê se nao me engano os postos de combustivel realizam testes no decorrer do dia para adequar a massa do combustivel que sai na bomba.. ela utiliza essas informacoes para entregar "em tese" ( para posto que nao tem falcatrua) a quantidade justa para o consumidor!