Acesse meu meu sistema de hábitos: erikbarroso.com/the-hos-turma-1/ Se inscreva na lista de espera do Método de estudo produtivo: erikbarroso.com/mep-waiting-list/
A parte que eu mais gosto do trabalho não é criar feature nova, utilizar padrões que aprendeu recentemente ou coisa do tipo, a parte que eu mais gosto é pegar aqueles bugs bizarros, analisar o que ta causando e resolver o bug. Teve um que passou na mão de um monte de gente e ninguém tava sabendo resolver (e claro, era algo que os senior não conseguiam gastar muito tempo, pois tinha prioridade maior em outras partes), a diferença é que pra mim, de começo, não haviam falado que era algo que ninguém tava conseguindo resolver, então eu peguei pra resolver o bug como algo normal. Consegui resolver e fui promovido pra Pleno 2 meses depois kkkkkkkk Talvez se tivessem colocado na minha cabeça que era algo "impossível", eu não teria conseguido (levando em consideração que na época eu era juninho). O que faz eu gostar dessa parte é o fato de eu ter que criar diversas hipoteses pra tentar achar uma solução e isso libera dopamina em mim, principalmente quando encontro algo que pode causar o problema. É como se fosse um jogo de puzzle.
Minha carreira inteira até hoje foi de suporte, é simples: é so adivinhar oque p usuário está falando e ficar fazendo testes pra ver se o ajuste funcionou kkkk, pra cima mano !
Acredito que a area de sustain é onde o desenvolvedor realmente cresce em termos de solução de problema, lá você esta no meio do fogo cruzado tendo que se virar pra sair do outro lado.
Fala mano Erik, sustain é diferente de suporte de TI. Poderia variar muito de equipe para equipe. Em equipes modernas, a prórpia equipe é responsável pelos "chamados" de produção, havendo uma rotação, sempre com alguém responsável. Eu acho que é uma ótima oportunidade para aprender o sistema e ter contato com diversos códigos rodando em produção com seu histórico e seus problemas. Também é uma ótima chance de identificar melhorias no sistema. Se precisar de ajuda ou mentoria, deixa o espaço aberto para você! Abs!
Ótimo vídeo. Bom, já fiz entrevista em empresas que era da mesma maneira com que vc descreveu. VI que tem muitas pessoas falando que vc vai ficar pra suporte MAS eu acho que depende, se vc atender e resolver bugs já é um trampo de dev, não é suporte.
é pq no vídeo n entrei no detalhe. Mas ainda sim é como dev, só que você não trabalha na criação de um projeto, mas sim resolvendo bugs que vão aparecendo de outros projetos.
@deverik. A melhor coisa que fizeram com você te colocar no suporte, pois dessa forma você passa entender melhor o funcionamento da empresa como um todo.
Mano, eu recentemente fiz migração de área também, e onde trabalhei era só exploração, tenho o mesmo sentimento que você quando tenho algum benefício, ainda estou me acostumando, mas era tenso mesmo, a cabeça fica naquela de ser explorado é o normal, mas não deveria.
#jaPasseiPorIsso Até hoje eu também estranho a liberdade e o cuidado da empresa que trabalho atualmente, a empresa que eu trabalhava antigamente (Não era como dev) quanto mais pressionado e mais infeliz o funcionário estava mais feliz os chefes ficavam, fui do inferno ao céu e até hj eu me surpreendo kkkkkkk.
Parar de desenvolver pra ser suporte é fumo. Agora se for ser Dev e atender ao pessoal do suporte aí é de boa até. Linha de frente pra descobrir bug. Debugar é a skill mais importante de um dev. 80% do tempo gasta numa fix é descobrindo o erro. Arrumar é easy.
Sair do desenvolvimento para o suporte não é tipo um rebaixamento de cargo mesmo que receba as mesmas coisas? Porque se você foi contratado para ser desenvolvedor não vejo sentido ser jogado para suporte. Regra de negócio se aprende com a empresa de modo geral (Colaboradores e Setores). Se não tiver nada pra fazer mesmo a empresa pode deixar estudando até ter alguma task. Enquanto isso vai se desenvolvendo aprendendo novas habilidades do DESENVOLVIMENTO
Na verdade, não é. No suporte se aprende muita coisa, você passa por outras aplicações pega vários tipos de cenários diferentes de bug, atua em cima de código feito por outros desenvolvedores e isso te dá casca. O ruim do suporte é ter que lidar com gente, os cenários de bug mal descritos, as vezes o desconhecimento do cliente sobre o sistema que ele tá operando. No geral, quem é de time de projeto, acaba indo pra sustentação em situações de baixa demanda.
Aí em quanto isso a empresa continua precisando do suporte e ele fica sem gerar valor pra empresa! A conta n fecha. Ficar com esse de "fui contratado para" só serve pra reclamar por aí, na prática essa mentalidade te faz perder o emprego.
@@CamelloHenrique Claro que não. Você acha mesmo que um profissional estudando, se aperfeiçoando, tirando certificações etc é uma gasto pra empresa? desculpa, mas tu ta é louco. O cara faz curso para ser programador. Estuda por várias horas pra tu dizer que ele estudando ainda mais pra agregar mais valor é gasto? muito meme. Inclusive empresas deixarem o júniores estudarem é muito comum até porque o objetivo delas é que eles crescam e evoluam ainda mais. Se tem tempo ótimo, continua estudando pra ter mais valor.
@@julianabmarques Na empresa onde trabalho tem dois setores. Um chamado TÉCNICO e o outro DESENVOLVIMENTO. O pessoal do técnico são o de infra/suporte que fica no atendimento com os clientes quando da BO no sistema por falta de cadastro, informações etc e cuidam da empresa também em relação a falta de equipamentos. O time de DESENVOLVIMENTO faz as coisas acontecerem, participa das reuniões, engaja em novos projetos e sempre está a par das novas funcionalidades do sistema. Então sim, se o cara ESTUDA para ser desenvolvedor pra mim ele está sendo desperdiçado indo para o Suporte podendo está tendo mais tempo de estudo para agregar mais valor para a empresa.
porra, trabalhei como analista de Suporte, desejo isso pra ninguém, ta amarrado em nome de Jesus, muito ruim, porra nunca mais volto pra isso, faço 16 horas de uber mas não presto suporte.
Tem eu aqui, eu sou fixo da sustentação e eu que pedi kkkk. Realmente gosto, é tipo ser o "Batman dev😅" tu nunca sabe o q vai fazer e tem q descobrir como corrigir o problema, em termos de conhecimento é ótimo pq tu precisa saber um pouco de cada parte da aplicação. Já trabalhei em demanda, mas achei chato porque tá tudo "mastigado", tem o documento q diz pra fazer "x" e tu vai lá e faz exatamente o q tá na documentação, e é bem satisfatório resolver problemas em prod.
Acesse meu meu sistema de hábitos: erikbarroso.com/the-hos-turma-1/
Se inscreva na lista de espera do Método de estudo produtivo: erikbarroso.com/mep-waiting-list/
A parte que eu mais gosto do trabalho não é criar feature nova, utilizar padrões que aprendeu recentemente ou coisa do tipo, a parte que eu mais gosto é pegar aqueles bugs bizarros, analisar o que ta causando e resolver o bug.
Teve um que passou na mão de um monte de gente e ninguém tava sabendo resolver (e claro, era algo que os senior não conseguiam gastar muito tempo, pois tinha prioridade maior em outras partes), a diferença é que pra mim, de começo, não haviam falado que era algo que ninguém tava conseguindo resolver, então eu peguei pra resolver o bug como algo normal. Consegui resolver e fui promovido pra Pleno 2 meses depois kkkkkkkk
Talvez se tivessem colocado na minha cabeça que era algo "impossível", eu não teria conseguido (levando em consideração que na época eu era juninho).
O que faz eu gostar dessa parte é o fato de eu ter que criar diversas hipoteses pra tentar achar uma solução e isso libera dopamina em mim, principalmente quando encontro algo que pode causar o problema. É como se fosse um jogo de puzzle.
seguiu a dica do LucasMontano e ja meteu 3 desenhos em menos de 1 minuto kkkkk, ficou legal S2
kkkk tmj
Minha carreira inteira até hoje foi de suporte, é simples: é so adivinhar oque p usuário está falando e ficar fazendo testes pra ver se o ajuste funcionou kkkk, pra cima mano !
kkkk valeu
Acredito que a area de sustain é onde o desenvolvedor realmente cresce em termos de solução de problema, lá você esta no meio do fogo cruzado tendo que se virar pra sair do outro lado.
realmente
Fala mano Erik, sustain é diferente de suporte de TI.
Poderia variar muito de equipe para equipe.
Em equipes modernas, a prórpia equipe é responsável pelos "chamados" de produção, havendo uma rotação, sempre com alguém responsável.
Eu acho que é uma ótima oportunidade para aprender o sistema e ter contato com diversos códigos rodando em produção com seu histórico e seus problemas. Também é uma ótima chance de identificar melhorias no sistema.
Se precisar de ajuda ou mentoria, deixa o espaço aberto para você!
Abs!
opa Felipe, valeu mt obg!
Ótimo vídeo.
Bom, já fiz entrevista em empresas que era da mesma maneira com que vc descreveu. VI que tem muitas pessoas falando que vc vai ficar pra suporte MAS eu acho que depende, se vc atender e resolver bugs já é um trampo de dev, não é suporte.
é pq no vídeo n entrei no detalhe. Mas ainda sim é como dev, só que você não trabalha na criação de um projeto, mas sim resolvendo bugs que vão aparecendo de outros projetos.
Corrigir bug no suporte é de boa, o foda é lidar com ticket mal escrito e cliente que não sabe dar 2 clicks, forças brother.
Uma vez peguei um ticket que nem corpo de email tinha, só tinha o assunto do email: "Não está funcionando" 😂
kkkkkk, vllw
Trampar no suporte é meu maior terror tambem kakkakaa
kkkkkk
Já trabbalhei em várias empresas escrotas kkkkkk to agora tentando entrar na área de programação, to quase lá, 2025 é todo meu
haha, isso aí man. Não desista!
@deverik. A melhor coisa que fizeram com você te colocar no suporte, pois dessa forma você passa entender melhor o funcionamento da empresa como um todo.
opa, obg pelo seu comentário. Realmente, essa é a ideia da empresa.
Mano, eu recentemente fiz migração de área também, e onde trabalhei era só exploração, tenho o mesmo sentimento que você quando tenho algum benefício, ainda estou me acostumando, mas era tenso mesmo, a cabeça fica naquela de ser explorado é o normal, mas não deveria.
verdade. Parabéns pela melhoria!
Eu sendo bem sincero, já estaria aplicando para outra vaga de dev.
😲😲
#jaPasseiPorIsso Até hoje eu também estranho a liberdade e o cuidado da empresa que trabalho atualmente, a empresa que eu trabalhava antigamente (Não era como dev) quanto mais pressionado e mais infeliz o funcionário estava mais feliz os chefes ficavam, fui do inferno ao céu e até hj eu me surpreendo kkkkkkk.
kkkkkkkkkkk, me sinto assim tbm
Parar de desenvolver pra ser suporte é fumo. Agora se for ser Dev e atender ao pessoal do suporte aí é de boa até. Linha de frente pra descobrir bug. Debugar é a skill mais importante de um dev. 80% do tempo gasta numa fix é descobrindo o erro. Arrumar é easy.
Continuo sendo dev, e as vezes atendendo suporte.
Sair do desenvolvimento para o suporte não é tipo um rebaixamento de cargo mesmo que receba as mesmas coisas? Porque se você foi contratado para ser desenvolvedor não vejo sentido ser jogado para suporte. Regra de negócio se aprende com a empresa de modo geral (Colaboradores e Setores). Se não tiver nada pra fazer mesmo a empresa pode deixar estudando até ter alguma task. Enquanto isso vai se desenvolvendo aprendendo novas habilidades do DESENVOLVIMENTO
Faz sentido.
Na verdade, não é. No suporte se aprende muita coisa, você passa por outras aplicações pega vários tipos de cenários diferentes de bug, atua em cima de código feito por outros desenvolvedores e isso te dá casca. O ruim do suporte é ter que lidar com gente, os cenários de bug mal descritos, as vezes o desconhecimento do cliente sobre o sistema que ele tá operando.
No geral, quem é de time de projeto, acaba indo pra sustentação em situações de baixa demanda.
Aí em quanto isso a empresa continua precisando do suporte e ele fica sem gerar valor pra empresa! A conta n fecha. Ficar com esse de "fui contratado para" só serve pra reclamar por aí, na prática essa mentalidade te faz perder o emprego.
@@CamelloHenrique Claro que não. Você acha mesmo que um profissional estudando, se aperfeiçoando, tirando certificações etc é uma gasto pra empresa? desculpa, mas tu ta é louco. O cara faz curso para ser programador. Estuda por várias horas pra tu dizer que ele estudando ainda mais pra agregar mais valor é gasto? muito meme. Inclusive empresas deixarem o júniores estudarem é muito comum até porque o objetivo delas é que eles crescam e evoluam ainda mais. Se tem tempo ótimo, continua estudando pra ter mais valor.
@@julianabmarques Na empresa onde trabalho tem dois setores. Um chamado TÉCNICO e o outro DESENVOLVIMENTO. O pessoal do técnico são o de infra/suporte que fica no atendimento com os clientes quando da BO no sistema por falta de cadastro, informações etc e cuidam da empresa também em relação a falta de equipamentos. O time de DESENVOLVIMENTO faz as coisas acontecerem, participa das reuniões, engaja em novos projetos e sempre está a par das novas funcionalidades do sistema. Então sim, se o cara ESTUDA para ser desenvolvedor pra mim ele está sendo desperdiçado indo para o Suporte podendo está tendo mais tempo de estudo para agregar mais valor para a empresa.
Suporte é tentar adivinhar o que o cliente quer, e na maioria das vezes ele quer um botão mágico que resolve tudo pra ele no menor esforço kkkkk
kkkkkkk
Opa Erik!
Na sua equipe tem a galera que trabalha com teste automatizado, teste E2E?
opa, não não
porra, trabalhei como analista de Suporte, desejo isso pra ninguém, ta amarrado em nome de Jesus, muito ruim, porra nunca mais volto pra isso, faço 16 horas de uber mas não presto suporte.
kkkkkk
que ferramenta de desenho é essa?
draw.io
Tem eu aqui, eu sou fixo da sustentação e eu que pedi kkkk. Realmente gosto, é tipo ser o "Batman dev😅" tu nunca sabe o q vai fazer e tem q descobrir como corrigir o problema, em termos de conhecimento é ótimo pq tu precisa saber um pouco de cada parte da aplicação. Já trabalhei em demanda, mas achei chato porque tá tudo "mastigado", tem o documento q diz pra fazer "x" e tu vai lá e faz exatamente o q tá na documentação, e é bem satisfatório resolver problemas em prod.
@@gamesnft5596 massa, gostei do seu ponto de vista.
Me colocaram no suporte, pedi demissão em 3 meses. Boa sorte ai
kkkkk, caraca :O
@@deverik. Mas vai de perfil e também a empresa em si, fica sussa, pode ser uma boa pra ti
Eu lhe entendendo, suporte é muito ruim
Outro júnior parece com você kkkk
quem? kk
Trabalhar c suporte é um NOJO, na minha experiência é horrível. Tickets mal descritos, cliente que não conhece o sistema que opera, daí pra pior
hahaha, vllw pelo comentário
A área de suporte é complicada.
😢😢😢
Já está ficando com a carinha cansada, como todo bom programador.
@@corretorortografico812 kkkk
First!!!!!
vaaaaaaaaaaleu