Sou engenheiro eletricista, entusiasta da história da matemática e da divulgação científica que descomplica os conceitos e permite que as pessoas acordem para o mundo que as cerca. Parabéns pela belíssima contextualização e apresentação didática que você compartilha conosco.
Querido Professor, nunca vou deixar de elogiar meus mestres, mas sinceridade, a forma como você nos apresenta é singular, assistir a uma aula, nos leva a outra, o empo não passa, muito gratificante. Grato
Simplesmente BÁRBARO. Eu só tenho a agradecer muito o seu trabalho. Entrei na faculdade de Engenharia, estou com 45 anos e tenho muita dificuldade na matemática. Obrigado pela ajuda. Que Deus te dê muita saúde e vida longa.
Caraca, esse canal é muito bom! É diferente aprender com quem sabe mesmo. Sempre achei que as matérias precisavam ter essa contextualização histórica para facilitar o entendimento daquela ideia (que hoje é uma matéria) a partir de como surgiu a questão que fez com que os gênios pudessem chegar à sua resolução, como ela foi resolvida e como podemos aplicar esse conhecimento no avanço de novas questões. Parabéns, professor! Demais!
Sou engenheiro eletrônico e admiro muito as suas explicações matemáticas associadas à história das descobertas, perfil dos matemáticos cronograma dos eventos.
Prof., sua maneira de ensinar é motivante, vez que traz a origem (história) de cada "ferramenta" matemática, a dificuldade que era para obter os resultados e o porque de tal evolução . Obrigado e parabéns.
Muito interessante esse canal, se preocupa não apenas com os cálculos matemáticos , mas tmb com a história por detrás de todo o conhecimento matemático. Muito recomendo
Brilhante aula sobre o tema dos logaritmos apoiada com o ilustrativo exemplo, informação ricamente complementada com a descrição do histórico ocorrido há quatro séculos. Muitas de suas aulas têm sido magníficas. Sugiro uma aula para apresentar a Régua de Cálculos, que foi desenvolvida na primeira metade do século XVII, a partir da criação dos logaritmos. E uma outra vídeo aula, para demonstrar o Soroban relatando seu histórico, assim como retrogradando ainda mais para o passado para mencionar sobre os primeiros ábacos registrados pela História para simplificação dos processos de cálculos de então. Parabéns Mestre Viegas!
Incrível, um verdadeira professor ensina e aprendi muito com esse vídeo. Lembro de utilizar essas tábuas de logaritmos algumas eram de números pequenos, em alguns casos verdadeiros borrões. Felizmente fiz cursos técnicos e aprendi na prática,. Continue com as suas aulas, creio que serão de bom proveito.
Caro professor, parabéns, ótima explicação. Quando estudei essa matéria em 1950, não tinha a menor ideia para que servia isso. Agora entendo. Como seu site deve ser muito visto, o TH-cam aproveita e coloca 1 milhão de propagandas durante a exibição dele, uma pena, ficar truncando o raciocínio o tempo todo. Muito obrigado!
MUITO BOM! NUNCA FUI BOM EM MATEMÁTICA, ENTRETANTO ASSISTINDO SUAS AULAS ME CONFORTA SURGIR EM MIM O INTERESSE PELO ASSUNTO QUE ERA O MEU TERROR QUANDO ESTUDANTE.
Caramba, quem dera que o contexto histórico fosse sempre explicados antes de se introduzir tópicos matemáticos. Assim, fica muito mais interessante e vc entende o real sentido daquilo existir. Parabéns!
Olá Gustavo ( será mesmo Gustavo?), não obstante meus 82 anos adorei sua apresentação acerca da urtilização dos logarítimos. Eita tarefa espinhosa fazer está tábua sem calculadora. Valeu!
Incrivel, me arrepia o que vc faz! Eu depois, mesmo sabendo do resultado, fico tentando resolver como o pessoal de antigamente resolvia, muito bom o video!!!
Fantástica a sua aula hoje o que temos a fazer e interpretar de forma racional os conceitos deixados por esses gênios que de certa forma cada um ao longo do tempo foi deixando sua contribuição para o entendimento qui temos hoje talvez seja a única ciência de que quanto mais se aprofunda se percebe o tão pouco se sabe sobre essa ciência que e mãe de toda parabens
Olá prof. Gustavo!! Você já ouviu falar em um certo matemático (que eu já tentei pesquisar, mas sinceramente não consegui saber o nome) que pertencia a uma corte, acho que do czar Ivan o Terrível? Bem, a história que eu lembro é que queriam saber a quantidade necessária de ladrilhos para cobrir uma torre inteira da corte. Aí, esse matemático foi lá na torre, verificou as dimensões e calculou o número de ladrilhos. Os responsáveis da obra então confiaram no resultado, foram cobrindo a construção e no final, a quantidade de ladrilhos foi exatamente a mesma calculada! Então todos ficaram impressionados e quando o próprio czar Ivan soube da história, ele ficou tão impressionado e ao mesmo tempo tão assombrado, que condenou o matemático à morrer na fogueira, acusando-o de bruxaria!! Caso você saiba ou consiga achar, poderia futuramente fazer um vídeo sobre ele ou pelo menos cita-lo em algum conteúdo relacionado? Valeu, e amo muito seu canal!!! =D
@@todaamatematica Com certeza!! Só que faz tanto tempo que eu tinha lido isso, que nem tenho mais tanta certeza se foi mesmo na Rússia! Mas pelo que consigo lembrar, nome do Ivan o Terrível estava atrelado a essa história.
Sou do tempo em que não havia calculadoras. Todos iam para a universidade levando suas tábuas de logaritmos e réguas de cálculo. Por isto, quando fazíamos cálculos sabíamos exatamente o que estávamos fazendo. Hoje muita gente faz cálculos sem compreender exatamente o que faz. Por isto estão sujeitos a erros de conceito. As pessoas usam calculadoras HP-12C, realizam cálculos financeiros sem ter a mínima ideia do que fazem.
Excelente como sempre. Achei que poderia ter ou colocado uma tábua mais completa pra que logo de primeira já saísse o resultado. Ou escolhido um que já estava na tábua. Mas blz. Deu pra usar mais propriedades e o exemplo ficou mais completo. Uma coisa que sempre discuto é: os professores não apresentam a ideia de ferramentas com manual de instrução e suas tábuas/tabelas “ log e trigonometria”. Já conversei com alunos que achavam que só existia ângulos de 0-30-35-60-90. 🤷🏻♂️
Parabéns pela belíssima aula, porque associa o conhecimento à história e seu contexto. Dei uma parada só para estudar a revolução Puritana e voltei. Pergunto: atualmente - em função das planilhas eletrônicas - o conhecimento de logaritmos é desnecessário?
Gustavo Viegas,o Arquimedes está muito satisfeito com seu trabalho..intuitivamente vc recebeu este chamado da sincronicidade..aguarde no instagram,a brincadeira (séria) que vou fazer...ah,ia me esquecendo,obrigado pelo radicando do seu exemplo...22,4 é justamente o dia do meu aniversário..tá vendo a sin cronicidade do Universo como é foda?
O que é mais incrível é que a tábua de logaritmos só deixou de ser utilizada após a invenção da calculadora a muito poucos anos! Ou seja, nossos avós provavelmente ainda dependiam dessas tábuas para saber os valores dos logaritmos!
Será que os computadores usam internamente os logaritmos para calcular a raiz cúbica? Acho que a programação dos computadores sempre procura usar o método mais eficiente possível, como os matemáticos de antigamente.
Mestre, desculpa minha ignorância... Mas onde entra a famosa base e , o número de Euler? Detalhe: quase o Sr chegou nesse número aí na explicação. Tem alguma coisa a ver?
Aprendi todas as propriedades dos logaritmos no ensino médio, mas não fazia sentido aprender algo "inútil" Só aprendi a verdadeira força dos logaritmos na faculdade ao usar a famosa " RÉGUA DE CÁLCULO" Hoje em dia a maioria das pessoas com ensino médio completo não sabe nem fazer a conta de 4+6/2 = 7 muitos vão dizer que o resultado é 5. Prova de que tem muita coisa errada no sistema educacional brasileiro.
A pergunta que não quer calar: como os construtores da tábua chegavam aos respectivos resultados? Ex: como chegar ao resultado 0,301... para log2, ou 0,477... para log3, e assim por diante?
esse canal deveria ser muito mais reconhecido, a contextualização histórica deixa o conteúdo ainda mais rico
Sou engenheiro eletricista, entusiasta da história da matemática e da divulgação científica que descomplica os conceitos e permite que as pessoas acordem para o mundo que as cerca.
Parabéns pela belíssima contextualização e apresentação didática que você compartilha conosco.
Muito obrigado, Eduardo. Agradeço se compartilhares o canal com os amigos.
Eu odiava matemática devido a dificuldade no aprendizado mas seu canal e outros do youtube me ajudam muito e eu só tenho a agradecer .
Fico muito feliz em ajudar.
Olá Professor, obrigado por compartilhar toda essa perfeição que é a matemática. Saiba que você tem um impacto muito positivo em minha vida!
Fico muito feliz, Rafael!
Querido Professor, nunca vou deixar de elogiar meus mestres, mas sinceridade, a forma como você nos apresenta é singular, assistir a uma aula, nos leva a outra, o empo não passa, muito gratificante. Grato
Muito obrigado pelo elogio!
É muito melhor aprender com quem tem grandeza para ensinar.
Muito obrigado pelo seu trabalho!
Muito obrigado, Alexandre!
Simplesmente BÁRBARO.
Eu só tenho a agradecer muito o seu trabalho.
Entrei na faculdade de Engenharia, estou com 45 anos e tenho muita dificuldade na matemática.
Obrigado pela ajuda.
Que Deus te dê muita saúde e vida longa.
Muito obrigado, Ronaldo. Agradeço se compartilhares o canal com os amigos.
Caraca, esse canal é muito bom! É diferente aprender com quem sabe mesmo. Sempre achei que as matérias precisavam ter essa contextualização histórica para facilitar o entendimento daquela ideia (que hoje é uma matéria) a partir de como surgiu a questão que fez com que os gênios pudessem chegar à sua resolução, como ela foi resolvida e como podemos aplicar esse conhecimento no avanço de novas questões. Parabéns, professor! Demais!
Sou engenheiro eletrônico e admiro muito as suas explicações matemáticas associadas à história das descobertas, perfil dos matemáticos cronograma dos eventos.
Rapaz eu tenho pena é do estagiário, que certamente foi o responsável por fazer essa tábua
🤣🤣
O estagiário da época é alguém tipo Euler ou Newton (atemporal), os de hj são aqueles q procuram desentupidor de fio ou marreta de vidro.
Prof., sua maneira de ensinar é motivante, vez que traz a origem (história) de cada "ferramenta" matemática, a dificuldade que era para obter os resultados e o porque de tal evolução . Obrigado e parabéns.
Muito interessante esse canal, se preocupa não apenas com os cálculos matemáticos , mas tmb com a história por detrás de todo o conhecimento matemático. Muito recomendo
Conhecer o processo nos dá a oportunidade de aprendizado real e realmente perceber a beleza da Matemática.
Incrível! Não sabia nem o que estava procurando na questão.
Muito obrigado, Carlos. Agradeço se compartilhares o canal com os amigos
Brilhante aula sobre o tema dos logaritmos apoiada com o ilustrativo exemplo, informação ricamente complementada com a descrição do histórico ocorrido há quatro séculos.
Muitas de suas aulas têm sido magníficas. Sugiro uma aula para apresentar a Régua de Cálculos, que foi desenvolvida na primeira metade do século XVII, a partir da criação dos logaritmos. E uma outra vídeo aula, para demonstrar o Soroban relatando seu histórico, assim como retrogradando ainda mais para o passado para mencionar sobre os primeiros ábacos registrados pela História para simplificação dos processos de cálculos de então.
Parabéns Mestre Viegas!
Incrível, um verdadeira professor ensina e aprendi muito com esse vídeo.
Lembro de utilizar essas tábuas de logaritmos algumas eram de números pequenos, em alguns casos verdadeiros borrões.
Felizmente fiz cursos técnicos e aprendi na prática,.
Continue com as suas aulas, creio que serão de bom proveito.
Caro professor, parabéns, ótima explicação. Quando estudei essa matéria em 1950, não tinha a menor ideia para que servia isso. Agora entendo. Como seu site deve ser muito visto, o TH-cam aproveita e coloca 1 milhão de propagandas durante a exibição dele, uma pena, ficar truncando o raciocínio o tempo todo. Muito obrigado!
MUITO BOM! NUNCA FUI BOM EM MATEMÁTICA, ENTRETANTO ASSISTINDO SUAS AULAS ME CONFORTA SURGIR EM MIM O INTERESSE PELO ASSUNTO QUE ERA O MEU TERROR QUANDO ESTUDANTE.
cara são muito fodas os vídeos, já perdi umas 6h só vendo seus vídeos!
continue produzindo mais!
Temos que tirar o chapéu para esses guerreiros que faziam isso na mão diariamente
Fiquei maravilhado com a utilização dos logaritmos, apesar de ter que recorrer a uma tabela. Ótimo video, professor!
Excelente informação professor! Quem sabe matemática tem a chave do grande Arcano!
Caramba, quem dera que o contexto histórico fosse sempre explicados antes de se introduzir tópicos matemáticos. Assim, fica muito mais interessante e vc entende o real sentido daquilo existir. Parabéns!
Olá Gustavo ( será mesmo Gustavo?), não obstante meus 82 anos adorei sua apresentação acerca da urtilização dos logarítimos. Eita tarefa espinhosa fazer está tábua sem calculadora. Valeu!
É Gustavo sim. Um grande prazer tê-lo aqui no canal!
POR FAVOR, CONTINUA COM SEU TRABALHO, ISSO É MUITO LINDO
Suas palestras são muito bem preparadas e muito bem explicadas. Parabéns mesmo.
Matemática abordada de uma forma magnifica! excelente aula, aula magna!
Incrivel, me arrepia o que vc faz! Eu depois, mesmo sabendo do resultado, fico tentando resolver como o pessoal de antigamente resolvia, muito bom o video!!!
Muito bom o conteudo, começa com o histórico, passa pela contextualização e por fim pela aplicação.
Fantástica a sua aula hoje o que temos a fazer e interpretar de forma racional os conceitos deixados por esses gênios que de certa forma cada um ao longo do tempo foi deixando sua contribuição para o entendimento qui temos hoje talvez seja a única ciência de que quanto mais se aprofunda se percebe o tão pouco se sabe sobre essa ciência que e mãe de toda parabens
Muito obrigado, colega!
@@todaamatematica só uma pergunta onde vc busca todo esse contexto histórico?
Que informação preciosa, parabéns professor 👏👏👏
DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO MEU JOVEM PROFESSOR
Muito bom o seu contexto histórico e bom senso de colocar a história sem apelação. Continue assim. É um prazer assistir às suas aulas.
Obrigado pela aula ! Muitas informações incríveis como sempre !
Ótima abordagem. Dos logaritmos. Conteúdo muito rico no seu canal mestre
Muito obrigado, colega!
Olá prof. Gustavo!! Você já ouviu falar em um certo matemático (que eu já tentei pesquisar, mas sinceramente não consegui saber o nome) que pertencia a uma corte, acho que do czar Ivan o Terrível? Bem, a história que eu lembro é que queriam saber a quantidade necessária de ladrilhos para cobrir uma torre inteira da corte. Aí, esse matemático foi lá na torre, verificou as dimensões e calculou o número de ladrilhos. Os responsáveis da obra então confiaram no resultado, foram cobrindo a construção e no final, a quantidade de ladrilhos foi exatamente a mesma calculada! Então todos ficaram impressionados e quando o próprio czar Ivan soube da história, ele ficou tão impressionado e ao mesmo tempo tão assombrado, que condenou o matemático à morrer na fogueira, acusando-o de bruxaria!! Caso você saiba ou consiga achar, poderia futuramente fazer um vídeo sobre ele ou pelo menos cita-lo em algum conteúdo relacionado? Valeu, e amo muito seu canal!!! =D
Oi, Anderson. Não conheço a história. Houve muitos matemáticos na Academia de São Petesburgo. Adorei e vou procurar. Rende uma aula e tanto!
@@todaamatematica Com certeza!! Só que faz tanto tempo que eu tinha lido isso, que nem tenho mais tanta certeza se foi mesmo na Rússia! Mas pelo que consigo lembrar, nome do Ivan o Terrível estava atrelado a essa história.
Meus parabéns pela explanação.
Muito didático, parabéns.
Muito bom professor !
Parabéns!!! 👏🏻👏🏻👏🏻você é um grande Educador 🇧🇷
Muito obrigado, Ale!
Muito prático e lindo
Gosto muito de sua metodologia! Parabéns pelo trabalho exemplar! Grato!
Muito obrigado, Algacyr.
Seu canal é muito útil
Parabéns! Ótima aula.
Muito obrigado, Júlio. Agradeço se compartilhares o canal com os amigos.
Excelente conteúdo !!!!!
Obrigada, professor! E parabéns pela aula maravilhosa.
Sou sua fã ^-^
Muito obrigado, Kerolaine! Que bom que você está aqui há tanto tempo.
Aula show!
Excelente aula
Muito obrigado, Pedro!
Sou do tempo em que não havia calculadoras. Todos iam para a universidade levando suas tábuas de logaritmos e réguas de cálculo. Por isto, quando fazíamos cálculos sabíamos exatamente o que estávamos fazendo. Hoje muita gente faz cálculos sem compreender exatamente o que faz. Por isto estão sujeitos a erros de conceito. As pessoas usam calculadoras HP-12C, realizam cálculos financeiros sem ter a mínima ideia do que fazem.
Muito bom!!
Professor Gustavo, o senhor poderia trazer uma demonstração do divergente de um campo vetorial?
Fiz na playlist de Cálculo Vetorial.
Caro Professor Viegas.
Gostei de saber que o Newton era iteressdado por logaritmos.
Muito bom.
Assim deveria ser o ensino de matemática. Parabéns.
Muito bom professor Gustavo, aula em dose dupla, matemática e história. Dois assuntos fascinantes. Vc é 10 exp 3.
Gostaria de saber aonde e como esse cálculo se empregaria na astronomia.
Obrigado por compartilhar, muitíssimo bem explicado.
Sensacional!!!!
Muito obrigado, Rodrigo. Agradeço se compartilhares o canal com os amigos.
Muito interessante.
muito bom essa contextualização!!!
Boa professor. .Para mim matemática é vida tudo tem ela
Pesqueisa profunda. Parabéns!
Vídeo muito bacana. Vlw
Muito obrigado, Lucas. Agradeço se compartilhares o canal com os amigos.
Muito bom!
Excelente.
Parabéns!
Maratonando o canal, José! Muito obrigado.
Muito bom
Muito obrigado, Roberto@
muito boa sacada essa do J Napier.
Achei bom demais!
Sempre em grande.
Muito obrigado!
Excelente como sempre. Achei que poderia ter ou colocado uma tábua mais completa pra que logo de primeira já saísse o resultado. Ou escolhido um que já estava na tábua. Mas blz. Deu pra usar mais propriedades e o exemplo ficou mais completo. Uma coisa que sempre discuto é: os professores não apresentam a ideia de ferramentas com manual de instrução e suas tábuas/tabelas “ log e trigonometria”. Já conversei com alunos que achavam que só existia ângulos de 0-30-35-60-90. 🤷🏻♂️
Grandes observações, David!
Parabéns pela belíssima aula, porque associa o conhecimento à história e seu contexto. Dei uma parada só para estudar a revolução Puritana e voltei. Pergunto: atualmente - em função das planilhas eletrônicas - o conhecimento de logaritmos é desnecessário?
Muito legal professor! Agora somente irei encontrar valores das raízes deste modo kakaka
Muito bom!! Tenho uma curiosidade enorme em saber COMO o logarítmo de um número é obtido, por exemplo o log2 = 0.30103.....
Caracas meu. Que top
A facilidade do log é que a soma ou diminuição dos logs representa a multiplicação e divisão dos numeros respectivamente
excelente!!
To com preguiça de fazer o matemática elementar de logaritmos mas vou assistir esse video e vou parar de procastinar.
Gustavo Viegas,o Arquimedes está muito satisfeito com seu trabalho..intuitivamente vc recebeu este chamado da sincronicidade..aguarde no instagram,a brincadeira (séria) que vou fazer...ah,ia me esquecendo,obrigado pelo radicando do seu exemplo...22,4 é justamente o dia do meu aniversário..tá vendo a sin cronicidade do Universo como é foda?
Grande Jorge. Muito obrigado. Agora só falta o projeto crescer. Ainda está muito tímido. Verei o Instagram!!!
Fiquei curioso de como eles chegaram aos resultados para preencher a tábua
Nas próximas aulas eu mostrarei!
Você poderia demonstrar uma aplocacao prática disso, tipo como um navegador usava essa tábua?
Faz um vídeo de como calcular um logaritmo inexato
Que método usa?
Usa séries de Mac Laurin
Qual algoritmo, ou método, as máquinas calculadoras utilizam para executar esses cálculos? É este ou existe outro?
Elas utilizam séries numéricas.
Para construir a tábua era usado cálculo numérico ? Se sim, qual seria a fórmula ? Obrigado
Ainda farei a aula mostrando isso.
@@todaamatematica fez? Também tenho curiosidade
O que é mais incrível é que a tábua de logaritmos só deixou de ser utilizada após a invenção da calculadora a muito poucos anos! Ou seja, nossos avós provavelmente ainda dependiam dessas tábuas para saber os valores dos logaritmos!
Eram comuns nos anos 1970. Praticamente ontem, em termos de história.
O escocês que inventou uma matemática para executar seus cálculos como o inglês newton no cálculo diferencial....
Será que os computadores usam internamente os logaritmos para calcular a raiz cúbica?
Acho que a programação dos computadores sempre procura usar o método mais eficiente possível, como os matemáticos de antigamente.
N sei como fui parar aqui mas gostei
Eu já conhecia bem este processo. Mas para a época era uma mão na roda
Ajudava e muito!
Aonde tem um índices das aulas? estou com dificuldades de achar as aulas seguintes de um assunto....
th-cam.com/play/PLbVzJTKmXUiZMoWFTJ6KRO3zYsv6h3Jq4.html
Boa noite prof.
Tentei calcular o LOG DE 2 e LOG DE 3.
não consegui achar os resultados como estão na tábua!
Poderia nos ensinar!
Boa tarde Professor. Qual software utiliza para escrever?
Eu uso o pacote da Adobe.
Mestre, desculpa minha ignorância... Mas onde entra a famosa base e , o número de Euler?
Detalhe: quase o Sr chegou nesse número aí na explicação. Tem alguma coisa a ver?
A aula sobre como Napier usou o número de Euler ainda não foi feita. Será uma das próximas!
Queria as fontes bibliográficas rs
👋👋👋
que incrível os três amigos tinham o mesmo ano de nascimento 1561
Aprendi todas as propriedades dos logaritmos no ensino médio, mas não fazia sentido aprender algo "inútil"
Só aprendi a verdadeira força dos logaritmos na faculdade ao usar a famosa " RÉGUA DE CÁLCULO"
Hoje em dia a maioria das pessoas com ensino médio completo não sabe nem fazer a conta de 4+6/2 = 7 muitos vão dizer que o resultado é 5.
Prova de que tem muita coisa errada no sistema educacional brasileiro.
Bom
A pergunta que não quer calar: como os construtores da tábua chegavam aos respectivos resultados? Ex: como chegar ao resultado 0,301... para log2, ou 0,477... para log3, e assim por diante?
Muito rápido o cálculo beleza!
Alguém tem a tabela logarítmica de 1 a 100000?
(meu comentário anterior foi apagado.. não entendi por que.. nao tinha nada de mais ali)
Eu exclui a aula anterior. Tinha um problema no áudio.
Por que o Vlacq fez isso?
Eu: estava sem nada para fazer
Pior que não. Ele quis ganhar dinheiro com a tabela de logaritmos.
Nas ESCOLAS, tudo é mal dado! É um ENGODO total! 😫
Todo log de um número na mesma base é 1