Sartre acreditava que a subjetividade era uma característica fundamental da condição humana. Ele argumentava que os seres humanos são essencialmente livres, o que significa que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos em nossas vidas.
Chris: Em "A linguagem esquecida", Erich Fromm argumenta que há manifestações do consciente e da sensibilidade nos sonhos, contrariando S. Freud, que afirma que os sonhos são uma manifestação expressa do subconsciente. Quem está mais próximo da razão? E. Fromm dá exemplos pertinentes de manifestações conscientes nos sonhos.
Obrigado, Dunker! A sua contribuição para nós estudantes de psicologias é enorme!!! Venho lendo Sartre e resvalando nesses impasses entre seu existencialismo e a psicanálise.
Olá. Gostaria de sugerir que discorresse sobre o tema da Anulaçao do Ego, proposto pelo conhecicimento oriental, como o vedanta. Os sabios desta linha de conhecimento dizem serem capazes de experenciar a vida sem o crivo da mente, do ego e do pensamento, raciocinio e lógica. Dizem que podem simplesmente "ver" as coisas como são. Um dos mais celebres divulgadores deste conhecimento seria Osho. Como um psicanalista poderia compreender este conhecimento, sendo que para o conhecimento ocidental nao ha como compreender a vida sem raciocinio.
Olá Dunker! Primeiramente, parabéns pelo canal! Por falar em Sartre, gostaria que você falasse sobre a reverberação de Franz Fanon na psicanálise, em especial na psicanálise no Brasil. Um abraço!
Dunker, você poderia falar sobre a expressão/conceito de Lacan "conhecimento paranoico"? Todo conhecimento é paranoico? Isso tem relação com a pulsão de saber em Freud? Um abraço!
Sim na medida em que todo conhecimento é antes de ser propriamente conhecimento, é antes uma hipótese. Uma hipótese é um constructo do registro psíquico imaginário que foi atravessado pelo registro psíquico do simbólico, e o que é o registro psíquico simbólico, basicamente é o colocar em dúvida, do pode ser e pode não ser, o que por princípio tempera o caráter categórico `a que induz o registro imaginário quando descompensado, a psicose é o caso máximo dessa descompensação, quando o imaginário entra no real sem mediação simbólica, nesse caso não há hipótese e sim certeza por parte do sujeito, parte dessas certezas inclusive podem coincidir com a realidade externa, pq a fantasia não é necessariamente o oposto da realidade, ela é antes a abertura primeira `a realidade, e o registro simbólico é o que possibilidade colocar em dúvida os conteúdos da fantasia, manejando essa última de maneira mais produtiva, `a remodelando conforme as hipóteses são reiteradas ou não no Outro, pelo mundo, pela experimentação, pela observação cuidadosa...
Ao invés de pensarmos a subjetividade como um conjunto, dando a ideia de que ela seja algo fechado e estático, podemos pensa-la como um processo dinâmico. Isto é, a produção continua do sujeito por meio de suas vivências afetivas e semióticas. Todas as reações fisiológicas e emocionais, assim como toda as interações com a linguagem ao longo da vida, vão construindo a "realidade psíquica" do sujeito.
Parabéns pelo vídeo, Dunker. Gostaria que você pudesse comentar mais especificamente sobre um dos primeiros livros do Sartre "O imaginário: psicologia fenomenologica da imaginação". Abraços !
Concluí a leitura do Seminário I esses dias e há um momento desse escrito de Lacan, no qual ele cita Sartre e sua obra mais famosa... Acho essa relação interessante, apesar de haverem ponto diferente que merecem considerável atenção.
Caro Dunker, sou Professor de Economia e filosofia da ciência e minha aproximação da psicanálise é via marx/Hegel, então minha questão pode ser boba: Na verdade, são duas: 1) Você poderia traçar o caminho teórico da Neurose de angústia como neurose atual em freud até a angústia em Lacan, pensando no fenômeno atual do pânico, digo isso por conta do estado avassalador do sofrimento que o pânico têm gerado em mim e em pessoas próximas e um certo desespero para entender um pouco melhor sua natureza; 2) É possível traçar uma origem do objeto a do Lacan ao representante do recalcado do volume 12 das obras completas de Freud (versão companhia das Letras). Eu já vi essa relação feita a conceitos posteriores do freud (sobretudo a partir da segunda tópica), mas o alfa da primeira tópica me pareceu tanto conter algo do objeto a, faz sentido?
Obrigado, professor. Seus vídeos elucida muito bem os mais diversos temas que circunscreve o estudo da psicanálise. Se possível, seria interessante fazer um vídeo que fale sobre Leonardo da Vinci, em que Freud faz uma análise do artista. Forte abraço!
Dunker, admiro muito seu trabalho! Poderia falar sobre o conceito de absurdo de Camus e apontar as semelhanças e diferenças do pensamento do filósofo com a psicanálise?
Olá professor Dunker, gostaria que você falasse sobre o conceito lacaniano de alíngua e sua relação com os registros simbólico, real e imaginário. Adoro seu canal!!
Prof. Dunker, você poderia contar um pouco o que pensar sobre o racismo e a clínica psicanalítica? O que pensar sobre a aproximação da psicanálise e os processos decoloniais? Acredito ser uma proposta atual a temática. Grande abraço.
Boa noite, professor Dunker. Fenomenal! Queria aproveitar as convergências e divergências entre Sartre e a psicanálise (em especial a objetificação do outro) para pedir, se o senhor achar válido, que falasse em algum momento do filme "Pocilga", de Pasolini, no Desejo em Cena. Tento refletir a intimidade do diretor com Sartre, Freud e a imago de uma burguesia edipiana. Desculpe-me caso o pedido seja descabido ou já esteja atendido de alguma forma em algum de seus vídeos, livros ou demais materiais. Muito obrigado pelo canal e pelo trabalho interessantíssimo! Abraço!
Olá Professor Christian! Poderia discorrer sobre a ideia das relações líquidas proposta por Bauman? Seria possível essa forma de conexão "líquida" se estender para a transferência? Como o analista pode trabalhar isso? Muito obrigado pelo espaço e parabéns pelo trabalho! Um abraço,
Excelente reflexão professor. Sou psicanalista e doutorando em Educação. SEria possível articular a Teoria do Perspectivismo do Eduardo Viveiros de Castro, que tenho lido ultimamente, com os Estudos Culturais e a Psicanálise. Obrigado.
Excelente vídeo como sempre! Professor, gostaria que falasse sobre o apagamento das mulheres na psicanálise historicamente e como ainda hoje vemos menos mulheres como líderes de escolas, grupos de estudos, professoras universitárias mesmo elas sendo maioria esmagadora numérica. Um grande abraço!
Professor, poderia falar um pouco sobre esse novo movimento iniciado por J.A.M sobre a política francesa e europeia e que tbm se estende ao nosso momento político atual? Um grande abraço! O seu último vídeo sobre Olavo de Carvalho deveria ser assistido por todo brasileiro como forma de reflexão
Oi professor, como a psicanálise enxerga a astrologia? é possível estabelecer alguma relação? Acho muito legal sua forma séria e bem-humorada de transmitir os conteúdos, obrigada por compartilhar seu conhecimento. Um abraço.
Olá, professor. Tudo bem? Muito interessante. Sartre, além de Araraquara, no Brasil esteve no ISEB (Rio de Janeiro). Escrevi um artigo sobre Sartre no ISEB, inclusive . Aliás, sobre esse Instituto pouco falado hoje em dia, o senhor poderia fazer algum comentário sobre sua dimensão filosófica (como a relação do filósofo Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire, por exemplo)? Abraços!
Olá, Christian! Tudo bem? Parabéns pelo canal! Sou psicólogo e psicanalista em formação e participo de um grupo de estudos acerca do método de Marx com alguns colegas psicólogos, historiadores, cientistas sociais e etc. Gostaria de ouvir o que você tem a dizer sobre uma possível concepção de subjetividade em Marx. Existe? Não existe? Quais as implicações? Porque essa foi uma questão quase que sintomática levantada pelo grupo. Obrigado Abraços!
Olá, Dunker, tou assistido alguns vídeos seus, obrigado por compartilhar conhecimento, e gosto muito de CG Jung e gostaria de saber por onde posso começar a lê-lo? Sou formado em História, mas a ideia de símbolo e imaginário e religião me atrai. Obrigado.
Caro professor, penso que a forma de escrita do Freud é algo a nos inspirarmos em uma tarefa histórica de tornar compreensível as nossas ciências críticas, mas isso é algo bastante raro entre autores críticos, sobretudo dialético (ainda que justificável, como vimos no prefácio de Butler de Subjects of Desire). Por isso gostaria de perguntar se há estudos sobre os recursos discursivos que ele usava para ser explicito, claro, humilde e, ao mesmo tempo, rigoroso, além de pedir indicações de livros e artigos que nos ajudem a compreender a escrita de freud. Obrigado!
Professor Christian, é possível fazer terapia/análise em libras? Já que se trata de uma linguagem independente e não mera tradução de línguas faladas. Caso contrário, como a psicanálise pode ajudar pessoas surdas ou mudas?
Proponho um desafio para um vídeo sobre um tema que talvez ainda não tenha sido levantado: "o por que da alta taxa de suicídios entre médicos ?" e complementando, "quando o profissional da saúde mental (psicologo/psiquiatra ) comete suicídio?"
Sartre acreditava que a subjetividade era uma característica fundamental da condição humana. Ele argumentava que os seres humanos são essencialmente livres, o que significa que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos em nossas vidas.
Chris: Em "A linguagem esquecida", Erich Fromm argumenta que há manifestações do consciente e da sensibilidade nos sonhos, contrariando S. Freud, que afirma que os sonhos são uma manifestação expressa do subconsciente. Quem está mais próximo da razão? E. Fromm dá exemplos pertinentes de manifestações conscientes nos sonhos.
Bom dia, Prof. Dunker. Poderia falar sobre a série Neon Genesis Evangelion? Ela populariza Freud, Lacan e a psicanálise.
Obrigado.
Obrigado, Dunker! A sua contribuição para nós estudantes de psicologias é enorme!!! Venho lendo Sartre e resvalando nesses impasses entre seu existencialismo e a psicanálise.
Um grande abraço mestre Dunker. Muchas gracias
Christian, sensível, generoso, sabe ouvir o outro. Obrigada.
Prof. Dunker, fale sobre a psicanalise existencial, por favor.
Excelente vídeo, obrigada!
Nossa professor, vc tem muito conhecimento acumulado. Parabéns
O cara é professor da USP, ele tem que ter kkkkk
Olá. Gostaria de sugerir que discorresse sobre o tema da Anulaçao do Ego, proposto pelo conhecicimento oriental, como o vedanta. Os sabios desta linha de conhecimento dizem serem capazes de experenciar a vida sem o crivo da mente, do ego e do pensamento, raciocinio e lógica. Dizem que podem simplesmente "ver" as coisas como são. Um dos mais celebres divulgadores deste conhecimento seria Osho. Como um psicanalista poderia compreender este conhecimento, sendo que para o conhecimento ocidental nao ha como compreender a vida sem raciocinio.
Olá Dunker! Primeiramente, parabéns pelo canal! Por falar em Sartre, gostaria que você falasse sobre a reverberação de Franz Fanon na psicanálise, em especial na psicanálise no Brasil. Um abraço!
Boa pergunta!
Adoraria ver esse vídeo também.
Dunker, você poderia falar sobre a expressão/conceito de Lacan "conhecimento paranoico"? Todo conhecimento é paranoico? Isso tem relação com a pulsão de saber em Freud? Um abraço!
ótima dúvida, fiquei curiosa pela resposta
Esperando por uma resposta também...
Sim na medida em que todo conhecimento é antes de ser propriamente conhecimento, é antes uma hipótese. Uma hipótese é um constructo do registro psíquico imaginário que foi atravessado pelo registro psíquico do simbólico, e o que é o registro psíquico simbólico, basicamente é o colocar em dúvida, do pode ser e pode não ser, o que por princípio tempera o caráter categórico `a que induz o registro imaginário quando descompensado, a psicose é o caso máximo dessa descompensação, quando o imaginário entra no real sem mediação simbólica, nesse caso não há hipótese e sim certeza por parte do sujeito, parte dessas certezas inclusive podem coincidir com a realidade externa, pq a fantasia não é necessariamente o oposto da realidade, ela é antes a abertura primeira `a realidade, e o registro simbólico é o que possibilidade colocar em dúvida os conteúdos da fantasia, manejando essa última de maneira mais produtiva, `a remodelando conforme as hipóteses são reiteradas ou não no Outro, pelo mundo, pela experimentação, pela observação cuidadosa...
Muito bom, professor. Muito obrigada 🤗
Muito bom professor! Tive que ver e rever o vídeo para acompanhar o raciocínio, mas enfim consegui apreender o conteúdo. Obrigado.
Ao invés de pensarmos a subjetividade como um conjunto, dando a ideia de que ela seja algo fechado e estático, podemos pensa-la como um processo dinâmico. Isto é, a produção continua do sujeito por meio de suas vivências afetivas e semióticas. Todas as reações fisiológicas e emocionais, assim como toda as interações com a linguagem ao longo da vida, vão construindo a "realidade psíquica" do sujeito.
Parabéns pelo vídeo, Dunker. Gostaria que você pudesse comentar mais especificamente sobre um dos primeiros livros do Sartre "O imaginário: psicologia fenomenologica da imaginação". Abraços !
Concluí a leitura do Seminário I esses dias e há um momento desse escrito de Lacan, no qual ele cita Sartre e sua obra mais famosa...
Acho essa relação interessante, apesar de haverem ponto diferente que merecem considerável atenção.
Caro Dunker, sou Professor de Economia e filosofia da ciência e minha aproximação da psicanálise é via marx/Hegel, então minha questão pode ser boba: Na verdade, são duas: 1) Você poderia traçar o caminho teórico da Neurose de angústia como neurose atual em freud até a angústia em Lacan, pensando no fenômeno atual do pânico, digo isso por conta do estado avassalador do sofrimento que o pânico têm gerado em mim e em pessoas próximas e um certo desespero para entender um pouco melhor sua natureza; 2) É possível traçar uma origem do objeto a do Lacan ao representante do recalcado do volume 12 das obras completas de Freud (versão companhia das Letras). Eu já vi essa relação feita a conceitos posteriores do freud (sobretudo a partir da segunda tópica), mas o alfa da primeira tópica me pareceu tanto conter algo do objeto a, faz sentido?
amei o "beijinho existencial", peguei-o também aqui comigo, agradeço professor...
Muito bom!!!!
Obrigado, professor. Seus vídeos elucida muito bem os mais diversos temas que circunscreve o estudo da psicanálise.
Se possível, seria interessante fazer um vídeo que fale sobre Leonardo da Vinci, em que Freud faz uma análise do artista.
Forte abraço!
Olá professor, você poderia falar um pouco mais sobre o corpo encarnado de Merleau-Ponty e a psicanálise? Muito obrigado, adoro seu canal!
Dunker, admiro muito seu trabalho! Poderia falar sobre o conceito de absurdo de Camus e apontar as semelhanças e diferenças do pensamento do filósofo com a psicanálise?
Excelente pergunta.
Olá professor Dunker, gostaria que você falasse sobre o conceito lacaniano de alíngua e sua relação com os registros simbólico, real e imaginário. Adoro seu canal!!
Prof. Dunker, você poderia contar um pouco o que pensar sobre o racismo e a clínica psicanalítica? O que pensar sobre a aproximação da psicanálise e os processos decoloniais? Acredito ser uma proposta atual a temática.
Grande abraço.
Olá! Poderia aprofundar um pouco como a psicanálise trabalha/aborda a questão da memória? Esse canal é muito incrível, abraço!
Boa noite, professor Dunker. Fenomenal! Queria aproveitar as convergências e divergências entre Sartre e a psicanálise (em especial a objetificação do outro) para pedir, se o senhor achar válido, que falasse em algum momento do filme "Pocilga", de Pasolini, no Desejo em Cena. Tento refletir a intimidade do diretor com Sartre, Freud e a imago de uma burguesia edipiana. Desculpe-me caso o pedido seja descabido ou já esteja atendido de alguma forma em algum de seus vídeos, livros ou demais materiais. Muito obrigado pelo canal e pelo trabalho interessantíssimo! Abraço!
Olá Professor Christian!
Poderia discorrer sobre a ideia das relações líquidas proposta por Bauman? Seria possível essa forma de conexão "líquida" se estender para a transferência? Como o analista pode trabalhar isso?
Muito obrigado pelo espaço e parabéns pelo trabalho!
Um abraço,
Excelente reflexão professor. Sou psicanalista e doutorando em Educação. SEria possível articular a Teoria do Perspectivismo do Eduardo Viveiros de Castro, que tenho lido ultimamente, com os Estudos Culturais e a Psicanálise. Obrigado.
Oi professor, poderia fazer um vídeo sobre o conceito de semblante desenvolvido por Lacan?
Excelente vídeo como sempre! Professor, gostaria que falasse sobre o apagamento das mulheres na psicanálise historicamente e como ainda hoje vemos menos mulheres como líderes de escolas, grupos de estudos, professoras universitárias mesmo elas sendo maioria esmagadora numérica. Um grande abraço!
Professor, poderia falar um pouco sobre esse novo movimento iniciado por J.A.M sobre a política francesa e europeia e que tbm se estende ao nosso momento político atual? Um grande abraço! O seu último vídeo sobre Olavo de Carvalho deveria ser assistido por todo brasileiro como forma de reflexão
Oi professor, como a psicanálise enxerga a astrologia? é possível estabelecer alguma relação?
Acho muito legal sua forma séria e bem-humorada de transmitir os conteúdos, obrigada por compartilhar seu conhecimento. Um abraço.
Olá, professor Dunker. Poderia falar sobre a carência, o que é e como lidar? Abraço!
Ai professor... vem pra banca da minha tese!!! Hahhahahaa
Gosto muito do seu canal do Youtchube.
Olá, professor. Tudo bem? Muito interessante. Sartre, além de Araraquara, no Brasil esteve no ISEB (Rio de Janeiro). Escrevi um artigo sobre Sartre no ISEB, inclusive . Aliás, sobre esse Instituto pouco falado hoje em dia, o senhor poderia fazer algum comentário sobre sua dimensão filosófica (como a relação do filósofo Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire, por exemplo)? Abraços!
O Sartre era brilhante!!! Devastou o pensamento ocidental colocando o homem no centro do mundo!!!
Olá, Christian! Tudo bem?
Parabéns pelo canal!
Sou psicólogo e psicanalista em formação e participo de um grupo de estudos acerca do método de Marx com alguns colegas psicólogos, historiadores, cientistas sociais e etc.
Gostaria de ouvir o que você tem a dizer sobre uma possível concepção de subjetividade em Marx. Existe? Não existe? Quais as implicações?
Porque essa foi uma questão quase que sintomática levantada pelo grupo.
Obrigado
Abraços!
Dunker,ainda hoje a interpretação dos sonhos é importante para a análise psicanalítica?
Professor poderia analisar a fala de Bolsonaro dita como imatura pela mídia parcial em relação a sua declaração ao presidente da OAB.obrigado.
Faz um sobre Lacan e Husserl
Prof Dr. Dunker: o Sr. pretende chamar o Safatle para comentar algo contigo? Penso que seria muito proveitoso ;)
Olá, Dunker, tou assistido alguns vídeos seus, obrigado por compartilhar conhecimento, e gosto muito de CG Jung e gostaria de saber por onde posso começar a lê-lo? Sou formado em História, mas a ideia de símbolo e imaginário e religião me atrai.
Obrigado.
Caro professor, penso que a forma de escrita do Freud é algo a nos inspirarmos em uma tarefa histórica de tornar compreensível as nossas ciências críticas, mas isso é algo bastante raro entre autores críticos, sobretudo dialético (ainda que justificável, como vimos no prefácio de Butler de Subjects of Desire). Por isso gostaria de perguntar se há estudos sobre os recursos discursivos que ele usava para ser explicito, claro, humilde e, ao mesmo tempo, rigoroso, além de pedir indicações de livros e artigos que nos ajudem a compreender a escrita de freud. Obrigado!
Professor Christian, é possível fazer terapia/análise em libras? Já que se trata de uma linguagem independente e não mera tradução de línguas faladas. Caso contrário, como a psicanálise pode ajudar pessoas surdas ou mudas?
👍
Proponho um desafio para um vídeo sobre um tema que talvez ainda não tenha sido levantado: "o por que da alta taxa de suicídios entre médicos ?" e complementando, "quando o profissional da saúde mental (psicologo/psiquiatra ) comete suicídio?"
O que a psicanálise diz sobre quem é Carl Gustav Jung por trás da figura pública?
Interessante verificar aqui a ideia de inconsciente (existencial) em Merleau-Ponty - th-cam.com/video/Cgt-5Oj-me0/w-d-xo.html
olá,sem simplificar demais é possível ser mais didático,sou leigo e quero compreender o que fala,obrigado
Panfletou para a religião psicanálise e não respondeu. Vou lhe responder no privado.