Edu, Clodoaldo, Pelé, Carlos Alberto, em fim era muito craques era um futebol fantástico quem viu viu quem não viu não vai ver mais meu Santos de tanta fama deixarão cair para série b que absurdo mais vamos lá Santos você é forte para 2025 estaremos na série a novamente no seu devido lugar de onde nunca tivesse saído obrigado Santos futebol clube abraço a todos santista e só um desabafo.
Eu me lembro q nos anos 90 caminhando pelas ruas de Nova York eu o encontrei e ele dispensou 5 minutos para conversar comigo,me lembro bem de ter dito a ele quem apesar de eu ser saopaulino eu era uma grande admirador do seu futebol,foi uma conversa simples,curta e singela mas que eu recordo ate hoje quase 30 anos depois.Fantastico jogador q teve o 'azar' de estar naquela seleçao de 70 porque se fosse uma equipe mais fraca ele certamente seria titular em 70 com apenas 20 anos de idade.Pablo Forlan sofreu muito nas maos,digo pes deste cara.
Eu também era criança e via os jogos da seleção master naquela época. Conheci o Edu nesta época e confirmo o que você disse. Ele era o melhor e o que mais fazia gol.
Monstro Edu! Foi jogar no Corinthians já quase em fim de carreira, e mesmo assim arrebentou! Nunca existiu nem existirá outro ponta tão técnico e habilidoso quanto o Edu!
O Brasil foi celeiro dos mais habilidosos craques do futebol mundial.. hoje jogadores como Didi , Edu , Garrincha , rivelino , Gerson , tostão estão caindo no esquecimento … mesmo não tendo nada parecido hoje em dia
Sim verdade vamos sitar tbem zizinho , Evaristo de Macedo fez 5 gols em uma partida de copa América com a amarelinha , ídolo de flamengo, real Madrid e Barcelona, tbem Leônidas da Silva ( diamante negro ) o iventor da bicicleta e por aí vai craques que e pouco lembrado como você disse
Sou são-paulino desde 1962 e se me perguntarem qual jogador eu queria ter visto com o manto tricolor, a resposta é simples: nem Rivelino, Tostão, Dirceu Lopes, Paulo César Lima, Zico, Jair... nem até o mesmo o Rei... mas sim Jonas Eduardo Américo que, com seu talento extraordinário mas inexplicavelmente subestimado, teria honrado a camisa 11 do artista Canhoteiro que não vi jogar mas que era sempre citado por meu velho pai... esse cara simplesmente é de outro planeta, inigualável... quem teve a sorte de vê-lo atuar sabe o que significa futebol arte... vida longa ao lendário Edu
Sim, exatamente isso: o melhor ponta esquerda da historia do futebol mundial. Esse eu vi, ao vivo, dezenas de vezes e confirmo: cracaço!!! Edu, o moço de Jaú!
Você deve entender de volei, tênis, natação...o assunto aqui é futebol e, em poquíssimas palavras, você deixou claro que é absolutamente analfabeto na matéria. Informe-se e volto, daqui a 10 anos.@@Ze.bombinha
Grande Jonas Eduardo Américo. o Edu, Santista comecei a frenquentar estadio de futebol em 72 e tive o prazer de ver Santos 4 x Corintians 0 no morumbi. Ze Maria (lateral) e Luis Carlos (quarto zagueiro) estão procurando o Edu ate hoje. Para mim foi meu grande idolo de futebol. Mais do que Pele que estava em fim de carreira. Edu era um eximio driblador, Tinha um elastico para fora que era sua marca registrada. Chutava forte tambem. O unico porem era sua timidez que com certeza impediu de dar voos mais altos. Num jogo contra o Paraguai no maracanã segundo os reporteres de campo o goleiro paraguaio gritava para a zaga : segure el negro que es um diablo..............obrigado Edu,
O Edu era ponta esquerda, mas mostrou vários gols e cruzamentos com as duas pernas, pelos dois lados do campo! É isso que falta para os jogadores brasileiros de hoje!!
Quando o santos não tinha Pelé ,tinha Edu..! Toda molecada da minha época ou era vida 10 ou 11.. Edu foi sim o MAIOR PONTA ESQUERDA que vi,principalmente nainha infância quando todos queriam jogar de ponta- esquerda para aplicar aquele seu infalível drible.quando me mudei pra São Paulo,eu ia com um amigo santista ,seja no Pacaembú,Morumbi,só pra ver o REI, e meu ídolo EDU..O MAIOR DRIBLADOR ,O CANHÃO......grato por essas imagensaravilhosas com seu narradores,que me transportam a um tempo que passou,passou....como um drible de EDU...simplesmente maravilhoso porém veloz....OBRIGADO. EDU....!!
Zagalo quis, na certa, repetir a fórmula de 70, porém ao invés de ter se adaptado as características do jogador que era o monstro, queria o inverso. Edu só foi titular até o Saldanha, com excelente desempenho como Ponta Esquerda nato. Após a conquista de 70 em que perdeu o lugar para Rivelino, um mágico, não mais voltou a ser titular de Zagalo, como todo mundo esperava, aí perdeu a animação e ritmo nas poucas oportunidades que lhe foram dadas. Deu no que deu em 74: Leivinha se quebrou, Jairzinho jogou bichado, faltou justamente poder de fogo ao ataque, o que Edu tinha de sobra.
Verdade ; eu o vi jogar e confesso ; era demais, porém para muitos, Canhoteiro teria sido o maior ponta esquerda ofensivo que o Brasil já teve. Sinceramente, não sei quem tem razão, mas que ambos foram fora de séria, isto é verdade.
Ao chegar ao SFC, garoto ainda, ia a praia jogar descalço... Tentei marca,-lo, saia com a mesma facilidade dos adversários tanto com a perna esquerda, como com a direita! No meu SFC de todos os tempos, eh meu ponta direita, com Pepe na esquerda, Pagão de centro-avante, Pele na meia esquerda e Jair da Rosa na meia direita!
Edu foi na Alemanha mas só jogou contra o Zaire... Zagallo preferia um armadinho como Rivellino e Dirceuzinho,este cópia dele próprio.Telê era outro que preferia armadores nas pontas,ajudaram a eliminar os pontas verdadeiros do futebol brasileiro!
Sou contemporâneo e vi esse MONSTRO em campo várias vezes. Apesar de não ser santista (sou GALO), sempre achei o Edu o maior jogador de futebol do seu tempo. Tinha uma tendência séria a engordar muito (como o Coutinho) e isso atrapalhou sua carreira. Entre os anos de 1972 e 1974 ele fez pelo Santos mais do que o próprio Pelé. Era TITULAR absoluto na seleção do Saldanha e foi eleito o nosso melhor jogador nas eliminatórias de 1969. Com a saída do inteligente Saldanha e a chegada do Zagalo, conta-se que Edu teria dito que isso era o fim de sua carreira na seleção. Dito e feito. Zagalo, por puro bairrismo (se dizia cariocagem), privou-nos do Edu para escalar o PC caju. Caju era um grande jogador, um craque, mas não se comparava ao Edu. Caju não merecia a chuva de vaias que recebia, toda vez que pegava a bola, onde quer que a seleção jogasse, inclusive no Maracanã. Não era culpa sua estar ali. Zagalo, lamentavelmente, foi o responsável por isso.
Mas o Edu estava naquela copa de 1970, o que aconteceu é que o Rivelino tinha que entrar naquele time e o Zagalo colocou ele de ponta esquerda, deixando o Edu, e Paulo Cesar Cajú, que eram pontas esquerdas daquela seleção na reserva, o mesmo aconteceu com os dois centro avante, Roberto Miranda e o Dario, o Tostão tinha que jogar naquele time e o Zagalo escalou como centro avante, deixando os dois na reserva.
Finalmente encontro um vídeo que faz jus a este espetacular jogador! Anos 67, 68, 69 (Santos tri campeão paulista), vi muitas vezes este craque na Vila Belmiro. Inclusive com cabelo de reco servindo o exército. Um jogador simplesmente espetacular, extremamente ofensivo, veloz e craque! Muitas vezes, em algumas partidas, brilhava mais até do que o Rei. Nunca vi nenhum ponta esquerda melhor. Às vezes era deslocado também para o centro do ataque cobrindo alguma ausência (do Rei, por exemplo) com Abel na ponta esquerda, outro craque. Muito grato pelo vídeo!
Felix ,Brito e Piaza, Carlos Alberto ,Clodoaldo e Everaldo , Jairzinho ,Gerson ,Tostao ,Pele ,e Rivelinho .El campeon mundial 1970 . Mexico .Para mi el mejor equipo de futbol de la historia .Como seria la cosa que EDU ,(con mayusculas ) era suplente . Toda la delantera eran numero 10 . Desde Montevideo Uruguay .6-1-2024 .
Sou Corinthiano, sofri muito com Edu no Santos e delirava com ele na seleção e no finzinho da carreira espetacular, tive a honra de ve-lo vestir a camisa do Timão! Assito com 9 anos de idade, um Santos 2 x 1 portuguesa na Vila . Fui ver o Pelé MAS QUEM MASSACROU O TIME DE LEIVINHA foi o GRANDE EDÚ!
Em 74, todos achavam que Edu seria o ponta esquerda na Copa. Ele arrebentava no Santos. Ele acabou na reserva, pois Zagallo preferia jogadores que fechavam mais o meio campo. Mas o povo queria mesmo o Edu.
Em 66 Edu tinha 16 anos, mal tinha comecado a jogar pelo Santos, naturalmente nao seria titular na Copa. Seria titular no time do Saldanha para 70, jogou as eliminatorias para Copa e era o tipo de ponta que o Saldanha gostava. Quando Zagallo assumiu, optou pelo Rivelino pois ele fazia mais o jogo de meio campo. @@johnamaral6415
Acho que ele preferiu abdicar de um ponta titular e levou o lateral esquerdo Marinho, que subia muito pro ataque, mas às vezes deixava uma avenida aberta atrás.
Pelé e Edu, dois gênios jogando juntos era covardia! Cada jogo era um show de bola. Eu vivi toda a carreira destes dois artistas de grande quilate no futebol. Inesquecível.
Pelé, Tostão e Edu, 1969 ... o maior trio de ataque da história do futebol mundial ... Cada jogo, nas Eliminatórias da Copa 70, disputada em 1969, era uma festa do futebol arte, festival de gols, dribles e tabelas, recorde de público (BrasilxParaguai, 1969), etc . Mas veio o Zagalo, em 1970 e, do nada (e bairrismo carioca/botafoguense), perseguiu o Edu (o craque Edu foi boicotado pelo Zagalo nas Copas de 1970 e 1974)
Eeeeee Santão como fabricou os melhores jogadores de todos os tempos ❤ hj amarga uma serie B mas vai sair dessa e voltar de onde nunca deveria ter saído 👏👏👏
Sou Santista e vi jogar: Pelé e Cia. Imaginem o que fariam esses CRAQUES hoje nessas mesas de bilhar que temos hoje em dia? Gotava de ver o Zé Sergio, craque e tantos outros. Diria o grande Fiori, tudo isso vai ficar: no cantinho da saudade.
Eu vi jogar, pela primeira vez, em 16/11/1969, na Fonte Nova, contra o freguês Bahia. Depois, a partir de 1970, eu fui morar em São Paulo e não perdia um jogo pra ver Edu, o melhor ponta esquerda do mundo, na minha modesta opinião.
. Não era demérito ser freguês do time do Santos, o melhor time do mundo na época. Não devemos também esquecer que o Bahia foi campeão da Copa do Brasil em cima desse time do Santos, ganhando por 3x1 no Maracanã , no ano de 1959 .
Edu! Wow!!! So many great players from Brazil. They all will be honored and not forgotten as long as video highlights like this one continue. Thanks for this video clip!!! Well Done!
Vi esse gênio jogar em um jogo master aqui na minha cidade, até hj nunca vi algum profissional atual dominar a bola no peito fazer colar e colocava onde queria. Monstro, gênio do nosso futebol
Foi realmente o melhor dos melhores pontas esquerdas que o futebol da época nos deu, hoje no futebol moderno não vemos mais estes malabaristas da bola. Eu sempre que podia nos testes que fazia nos clubes de futebol, eu por ser canhoto me sentia obrigado a fazer estes dribles desconcertantes nos marcadores, e me sentia feliz por ter nascido com este dom. Este jogador foi o mané garrincha do lado esquerdo. Meu muito obrigado grande Edu.
Maluco, ele era liso demais. Um dos heróis de 70. Poderia ser titular fácil em qualquer seleção ɓrasileira. São lendas do futebol que infelizmente não tivemos a chance de vê, mas esses lances enches nos olhos de alegria.
Ia ao Maracanã, com meu pai, todas as vezes que o Santos e a Seleção Brasileira jogava no estádio. Sentava no corredor esquerdo do ataque, só para observar Edu, o entortador. Além de driblar com extrema facilidade, tinha chute potente. Foi a Copa de 66 muito jovem e depois deu azar de ter o Zagallo como técnico, em 70 e 74, porque optou pelo ponta recuado, que compunha o meio. Uma pena, estaria consagrado internacionalmente se tivesse atuado
Eu vi esse monstrão jogando pela Seleção de Master, por volta de 1993... ele tinha por volta dos 44 anos e era um showman. Habilidoso demais e muito atencioso no pós jogo.
Tenho 64 anos, e depois de Pelé e Pepe, o meu maior ídolo sempre foi o Edu. Cansei de ver o Edu deixar sentado o Forlan do São Paulo. Seus dribles, seu gingado, eram impressionantes.
Eu tinha dez anos em 1969 e já admirava esse craque jogando pelo Santos e Seleção Brasileira. Em 1993 eu tive oportunidade de jogar pela seleção alagoana de ex- jogadores profissionais contra a seleção brasileira aqui no Rei Pelé e a minha felicidade foi defender uma falta batida de canhota por esse meu ídolo da ponta esquerda do nosso futebol. Em 1970 ele veio jogar pelo Santos na inauguração do Estádio Rei Pelé em Maceió logo depois de ter conquistado o tri campeonato mundial no México.
Tem, também, uma entrevista com o Rivelino. Nela, o grande Rivelino, diz que entrava em campo, olhava para o banco de reservas, via o Edu e se perguntava : como é que esse cara está na reserva?
Excelente jogador, mas teve a infelicidade de se encontrar com o senhor Zagalo, em duas edições de copa do mundo, bem no seu auge físico e profissional, o treinador não aprovava ponta esquerda ofensivo e habilidoso.
@robertoozelame4243 Sim... mas com uma sutil diferença: o do Palmeiras (depois tb passou pelo meu São Paulo) era um ponta direita no máximo razoável... já Jonas Eduardo Américo era um gênio, simples assim... o maior ponta esquerda que vi na vida
Cê é loko. Todos os fundamentos de um ponta e além. Podia jogar de meia e fácil. Muito habilidoso,forte e rápido. Ainda tinha finalização com a perna esquerda e direita. 07:35 esse gol é absurdo.
Quando a geracao full HD fala que antigamente era mais facil, tem que olhar videos como esse e se dar conta que um cara genial como esse era reserva. Eles nao percebem que o nível tecnico era muito mais alto. O futebol privilegiava habilidade e nao força.
As pessoas que conheço, são mais velhas que eu, sempre falam que Edu driblava fácil corria, e chutava bem . Um jogador completo. Vi na seleção de masters. Jogava muito.
Uma vez perguntaram a Tostão, por que nas eliminatórias de 1970 ele fez 17 gols em seis jogos e na Copa de 70 ele fez apenas 02 gols em seis jogos. A resposta veio de bate pronto: - Nas Eliminatórias o ponta esquerda era o Edu. respondeu Tostão. O pior , é que isso foi numa mesa redonda em que o Rivelino também fazia parte. A cara de constrangimento do Rivelino na mesa, deu até pena. Não podemos negar que Rivelino era muito bom jogador mas como ponta esquerda o Edu era inigualável. Eu não vi mas dizem que o único que se comparava com ele na ponta esquerda era o Canhoteiro do São Paulo mas não posso dar opinião pois eu não vi. Pra se ter uma ideia do que era o Edu: Ele foi o atleta mais novo a ser inscrito numa Copa do Mundo. Foi pra Copa da Inglaterra em 1966 com apenas 16 anos. E conseguiu isso, jogando no Santos que apesar de ter um time excelente não tinha força politica e a Seleção Brasileira era a Bicampeão do Mundo. Ele foi para 03 Copas do Mundo : 1966 / 1970 / 1974 mas incrivelmente nunca foi como titular e sua participação em Copas foi jogar alguns minutos contra a Romênia em 1970 e contra o Zaire em 1974, Dizem que era muito tímido. Se era eu não sei, mas até hoje é o Rei da Simpatia aqui em Santos. Sempre sorridente e atencioso com todos que o solicitam.
Eu acho que tem no TH-cam uma entrevista com o Edu onde ele fala sobre Zagalo e sobre o fim de suas atuações pela seleção. O que Zagalo fez foi um CRIME contra o futebol brasileiro. Ele, Zagalo, que me desculpe.
Ele foi banco na Copa de 70?! Um monstro desses?! Em tempo, em 70 era complicado pra ele. O time que jogava era muito, muito bom e o titular estava resolvendo... se bem que eu preferia o Edu.
Era bom demaisss lembro um jogo acho foi o início da carreira no Santos.Santos e Bangu RJ coita tado do Fidelis excelente lateral da época tanto que jogou na seleção também
Jogou no Internacional no final da carreira. Foram poucos jogos e mesmo assim jogou muito bem. O Internacional é que se sentiu honrado em ter Edu mesmo por pouco tempo em seu time.
*Quando eu era criança eu assistia o Campeonato de Máster, na Band e ficava treinando os dribles do Edu, do Cafuringa e também do Sérgio Araújo, que jogou no Atlético-MG*
Meu querido ex vizinho dos anos 60 e 70, me ensinou alguns truques, mas medíocre que sou não adiantou muito e me apresentou pro prof Macia no infantil. Pessoa incrível e ponta Inigualável. Forte abraço. Clodo
Edu era um monstro, jogava demais.Contudo,até onde eu sei, o maior ponta esquerda do Brasil foi o Canhoteiro, tem gente que chegou a compará-lo a Pelé.
Vi muitos jogos do Edu,mas um, não esquecerei jamais,Santos e Sao Paulo.Edu simplesmente acabou com o Furlan,deixou por varias vezes ele,que era um excelente lateral, titular da selecao uruguaia,sentado no chão. Nao voltou para o segundo tempo.Edu era um gênio com a bola.Quem trouxe ele para o Santos foi Pelé. Meu Deus quanta saudades.
Um craque de bola, maior ponta esquerda do nosso futebol, não tinha um que parava esse monstro, apesar de dominar o lado esquerdo do campo, jogava de ponta direita e camisa 10 se precisasse, na minha opinião ele era pra ser o titular na copa de 70, mas Zagallo preferiu improvisar o Rivellino, sorte a nossa de ter tido esses monstros na seleção, hj vivemos a morte do futebol brasileiro, bons tempos.
Incrivelmente bom. Talvez o melhor na posição onde a meu ver tivemos a maior quantidade de craques. Para ele especificamente, a chegada de Zagallo ao comando da seleção não foi boa.
Videos sensacionais, obrigado por postar. Que jogador, o Edu! Diferente da maioria dos grandes pontas, o Edu nao era necessariamente veloz, era extremamente habilidoso, chamava pro drible, o que eh mais dificil que passar em alta velocidade. E o chute, heim? No alto ou rasante era seco e rapido, parecia ate chute de futebol de salao. Grande Edu!!!
O maior ponta esquerda da história. Habilidoso ao extremo, driblador e fazia muitos gols.
Um fora de serie
Época de ouro do futebol brasileiro verdadeiros craques do futebol
Edu, Clodoaldo, Pelé, Carlos Alberto, em fim era muito craques era um futebol fantástico quem viu viu quem não viu não vai ver mais meu Santos de tanta fama deixarão cair para série b que absurdo mais vamos lá Santos você é forte para 2025 estaremos na série a novamente no seu devido lugar de onde nunca tivesse saído obrigado Santos futebol clube abraço a todos santista e só um desabafo.
Eu me lembro q nos anos 90 caminhando pelas ruas de Nova York eu o encontrei e ele dispensou 5 minutos para conversar comigo,me lembro bem de ter dito a ele quem apesar de eu ser saopaulino eu era uma grande admirador do seu futebol,foi uma conversa simples,curta e singela mas que eu recordo ate hoje quase 30 anos depois.Fantastico jogador q teve o 'azar' de estar naquela seleçao de 70 porque se fosse uma equipe mais fraca ele certamente seria titular em 70 com apenas 20 anos de idade.Pablo Forlan sofreu muito nas maos,digo pes deste cara.
A MAIOR MANCADA DO ZAGALLO FOI Ñ ESCALÁ--LO NA SELEÇÃO DE 70.
Quem eh o ponta esquerda? Seu nome?
Vi jogar na seleção de Masters por volta de 1991, quando eu era criança, e era disparado o melhor em campo sempre.
Eu também era criança e via os jogos da seleção master naquela época. Conheci o Edu nesta época e confirmo o que você disse. Ele era o melhor e o que mais fazia gol.
Luciano do Vale
Eu também só que vi primeiro em 1987. Que craque isso porque já estava acima do peso
Tambem vi alguns jogos dele na selecao de master,jogava demais.
tinha um nessa época que era chamado de Edu bala. Jogava muito. Mas hoje vejo que não eram os mesmos.
Monstro Edu! Foi jogar no Corinthians já quase em fim de carreira, e mesmo assim arrebentou! Nunca existiu nem existirá outro ponta tão técnico e habilidoso quanto o Edu!
E CANHOTEIRO??
Pois é. Há alguns cronistas e ex-jogadores que disseram que Canhoteiro foi o melhor ponta esquerda da história do Futebol.@@estevaomagalhaesmaciel8605
Quando assistia o Santos jogando às vezes achava que era o Pelé por causa de certa semelhança física. Que grande jogador. Fantástico!
kkkk bem isso. Nos anos 70 ele passou a brilhar mais que Pelé no Santos.
Pelé canhoto!!!
Edu era gordinho e o Pelé, muito atlético. kkkkk
O Brasil foi celeiro dos mais habilidosos craques do futebol mundial.. hoje jogadores como Didi , Edu , Garrincha , rivelino , Gerson , tostão estão caindo no esquecimento … mesmo não tendo nada parecido hoje em dia
😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
Esqueceram do Zovo?
Problema é que quando o garoto é no mínimo bom já vai pra Europa... Esquece , isso não vai ter nunca mais
Então surgiu a geração miojo criados por avós kkkkkkkkkk
Sim verdade vamos sitar tbem zizinho , Evaristo de Macedo fez 5 gols em uma partida de copa América com a amarelinha , ídolo de flamengo, real Madrid e Barcelona, tbem Leônidas da Silva ( diamante negro ) o iventor da bicicleta e por aí vai craques que e pouco lembrado como você disse
Sou são-paulino desde 1962 e se me perguntarem qual jogador eu queria ter visto com o manto tricolor, a resposta é simples: nem Rivelino, Tostão, Dirceu Lopes, Paulo César Lima, Zico, Jair... nem até o mesmo o Rei... mas sim Jonas Eduardo Américo que, com seu talento extraordinário mas inexplicavelmente subestimado, teria honrado a camisa 11 do artista Canhoteiro que não vi jogar mas que era sempre citado por meu velho pai... esse cara simplesmente é de outro planeta, inigualável... quem teve a sorte de vê-lo atuar sabe o que significa futebol arte... vida longa ao lendário Edu
Never ever heard of this player! Watching this footage, gave me goosebumps!
Pelé e Edu eram uma dupla incrível. Os vi jogar ao vivo.
Quem foi melhor, Edu ou o Canhoteiro? 😃
Que privilégio 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Sim, exatamente isso: o melhor ponta esquerda da historia do futebol mundial. Esse eu vi, ao vivo, dezenas de vezes e confirmo: cracaço!!! Edu, o moço de Jaú!
Não tá entre os 500maiores
Você acha que ele foi melhor que o Canhoteiro? 😀
@@georgemendes6844 Muito melhor
Você deve entender de volei, tênis, natação...o assunto aqui é futebol e, em poquíssimas palavras, você deixou claro que é absolutamente analfabeto na matéria. Informe-se e volto, daqui a 10 anos.@@Ze.bombinha
Nenhum dos dois está no top 10 apesar de serem cracaços
Craque absoluto. Sempre executava as jogadas com uma fração de tempo mais rápida do que os defensores. Poucos conseguem fazer isso.
Grande Jonas Eduardo Américo. o Edu, Santista comecei a frenquentar estadio de futebol em 72 e tive o prazer de ver Santos 4 x Corintians 0 no morumbi. Ze Maria (lateral) e Luis Carlos (quarto zagueiro) estão procurando o Edu ate hoje. Para mim foi meu grande idolo de futebol. Mais do que Pele que estava em fim de carreira. Edu era um eximio driblador, Tinha um elastico para fora que era sua marca registrada. Chutava forte tambem. O unico porem era sua timidez que com certeza impediu de dar voos mais altos. Num jogo contra o Paraguai no maracanã segundo os reporteres de campo o goleiro paraguaio gritava para a zaga : segure el negro que es um diablo..............obrigado Edu,
Jogador fantástico um ponta esquerda genial, camisa 11 do Santos FC e da Seleção. ⚽️ 🏆🇧🇷
O Edu era ponta esquerda, mas mostrou vários gols e cruzamentos com as duas pernas, pelos dois lados do campo!
É isso que falta para os jogadores brasileiros de hoje!!
Não é so isso que falta não, falta profissionalismo e responsabilidade, a maioria só sabe fazer criança em supostas influenciadoras.
Quando o santos não tinha Pelé ,tinha Edu..! Toda molecada da minha época ou era vida 10 ou 11..
Edu foi sim o MAIOR PONTA ESQUERDA que vi,principalmente nainha infância quando todos queriam jogar de ponta- esquerda para aplicar aquele seu infalível drible.quando me mudei pra São Paulo,eu ia com um amigo santista ,seja no Pacaembú,Morumbi,só pra ver o REI, e meu ídolo EDU..O MAIOR DRIBLADOR ,O CANHÃO......grato por essas imagensaravilhosas com seu narradores,que me transportam a um tempo que passou,passou....como um drible de EDU...simplesmente maravilhoso porém veloz....OBRIGADO. EDU....!!
Sensacional ,nos dias de hoje iria espantar o mundo com seu futabol.
Zagalo quis, na certa, repetir a fórmula de 70, porém ao invés de ter se adaptado as características do jogador que era o monstro, queria o inverso. Edu só foi titular até o Saldanha, com excelente desempenho como Ponta Esquerda nato. Após a conquista de 70 em que perdeu o lugar para Rivelino, um mágico, não mais voltou a ser titular de Zagalo, como todo mundo esperava, aí perdeu a animação e ritmo nas poucas oportunidades que lhe foram dadas. Deu no que deu em 74: Leivinha se quebrou, Jairzinho jogou bichado, faltou justamente poder de fogo ao ataque, o que Edu tinha de sobra.
Verdade ; eu o vi jogar e confesso ; era demais, porém para muitos, Canhoteiro teria sido o maior ponta esquerda ofensivo que o Brasil já teve. Sinceramente, não sei quem tem razão, mas que ambos foram fora de séria, isto é verdade.
Ao chegar ao SFC, garoto ainda, ia a praia jogar descalço... Tentei marca,-lo, saia com a mesma facilidade dos adversários tanto com a perna esquerda, como com a direita! No meu SFC de todos os tempos, eh meu ponta direita, com Pepe na esquerda, Pagão de centro-avante, Pele na meia esquerda e Jair da Rosa na meia direita!
Edu foi na Alemanha mas só jogou contra o Zaire... Zagallo preferia um armadinho como Rivellino e Dirceuzinho,este cópia dele próprio.Telê era outro que preferia armadores nas pontas,ajudaram a eliminar os pontas verdadeiros do futebol brasileiro!
Muitas vezes como um lateral moderno, sendo eficiente na primeira marcação.
Bem observado
Edu, no Santos, jogou com a 11, a 7, a 10 e a 9! Tive o privilégio de vê-lo jogar muitas vezes. Como Garrincha, ele foi, um dos eternos!!
Edu jogou também com a camisa 9, em 1971, contra o Vasco. Santos 4 X 0 Vasco. Veja esse vídeo narrado por Luiz Noriega da TV Cultura de SP, canal 2
Sou contemporâneo e vi esse MONSTRO em campo várias vezes. Apesar de não ser santista (sou GALO), sempre achei o Edu o maior jogador de futebol do seu tempo. Tinha uma tendência séria a engordar muito (como o Coutinho) e isso atrapalhou sua carreira. Entre os anos de 1972 e 1974 ele fez pelo Santos mais do que o próprio Pelé. Era TITULAR absoluto na seleção do Saldanha e foi eleito o nosso melhor jogador nas eliminatórias de 1969. Com a saída do inteligente Saldanha e a chegada do Zagalo, conta-se que Edu teria dito que isso era o fim de sua carreira na seleção. Dito e feito. Zagalo, por puro bairrismo (se dizia cariocagem), privou-nos do Edu para escalar o PC caju. Caju era um grande jogador, um craque, mas não se comparava ao Edu. Caju não merecia a chuva de vaias que recebia, toda vez que pegava a bola, onde quer que a seleção jogasse, inclusive no Maracanã. Não era culpa sua estar ali. Zagalo, lamentavelmente, foi o responsável por isso.
Sensacional ((( Edu ))), jamais poderia ficar de fora da seleção, inclusive na de 70.
Mas o Edu estava naquela copa de 1970, o que aconteceu é que o Rivelino tinha que entrar naquele time e
o Zagalo colocou ele de ponta esquerda, deixando o Edu, e Paulo Cesar Cajú, que eram pontas esquerdas
daquela seleção na reserva, o mesmo aconteceu com os dois centro avante, Roberto Miranda e o Dario, o
Tostão tinha que jogar naquele time e o Zagalo escalou como centro avante, deixando os dois na reserva.
Finalmente encontro um vídeo que faz jus a este espetacular jogador! Anos 67, 68, 69 (Santos tri campeão paulista), vi muitas vezes este craque na Vila Belmiro. Inclusive com cabelo de reco servindo o exército. Um jogador simplesmente espetacular, extremamente ofensivo, veloz e craque! Muitas vezes, em algumas partidas, brilhava mais até do que o Rei. Nunca vi nenhum ponta esquerda melhor. Às vezes era deslocado também para o centro do ataque cobrindo alguma ausência (do Rei, por exemplo) com Abel na ponta esquerda, outro craque. Muito grato pelo vídeo!
Dribles curtos maravilhosos , muita habilidade!!!
Impressionante como jogavam esses monstros do futebol. Fácil, rápido, técnico, em fim, o futebol arte...
Edu jogava com sentimento e arte, hoje uma.vergonha , só saudades
Não, hoje não tem ninguém que chegue nem perto ; Edu sobrava como atacante ofensivo.
Felix ,Brito e Piaza, Carlos Alberto ,Clodoaldo e Everaldo , Jairzinho ,Gerson ,Tostao ,Pele ,e Rivelinho .El campeon mundial 1970 . Mexico .Para mi el mejor equipo de futbol de la historia .Como seria la cosa que EDU ,(con mayusculas ) era suplente . Toda la delantera eran numero 10 . Desde Montevideo Uruguay .6-1-2024 .
Ousado,técnico,abusado,veloz,esse é aquele tipo de jogador que sim merece ser chamado de craque,era bom de mais
Merece não, ele era craque.
Edu era um dos melhores jogadores dessa época, sem dúvida alguma. Craque mesmo!🤗🌹👍
Sou Corinthiano, sofri muito com Edu no Santos e delirava com ele na seleção e no finzinho da carreira espetacular, tive a honra de ve-lo vestir a camisa do Timão! Assito com 9 anos de idade, um Santos 2 x 1 portuguesa na Vila . Fui ver o Pelé MAS QUEM MASSACROU O TIME DE LEIVINHA foi o GRANDE EDÚ!
Jogador mais jovem a disputar uma copa, com 16 anos.
Em 74, todos achavam que Edu seria o ponta esquerda na Copa. Ele arrebentava no Santos. Ele acabou na reserva, pois Zagallo preferia jogadores que fechavam mais o meio campo. Mas o povo queria mesmo o Edu.
Em todas Copas Edu ficou na reserva.
Em 66 Edu tinha 16 anos, mal tinha comecado a jogar pelo Santos, naturalmente nao seria titular na Copa. Seria titular no time do Saldanha para 70, jogou as eliminatorias para Copa e era o tipo de ponta que o Saldanha gostava. Quando Zagallo assumiu, optou pelo Rivelino pois ele fazia mais o jogo de meio campo. @@johnamaral6415
Acho que ele preferiu abdicar de um ponta titular e levou o lateral esquerdo Marinho, que subia muito pro ataque, mas às vezes deixava uma avenida aberta atrás.
ZAGALLO FOI BURRO DEVERIA TER COLOCADO O EDU NO LUGAR DO PAULO CÉSAR CAJU QUE NÃO JOGOU NADA@@Mauronog1
@@ANDERSONLOUREIROTAMAROCCI é verdade, teve esse detalhe também. Até ajudaria o time a ficar mais ofensivo.
Pelé e Edu, dois gênios jogando juntos era covardia! Cada jogo era um show de bola. Eu vivi toda a carreira destes dois artistas de grande quilate no futebol. Inesquecível.
Pelé, Tostão e Edu, 1969 ... o maior trio de ataque da história do futebol mundial ...
Cada jogo, nas Eliminatórias da Copa 70, disputada em 1969, era uma festa do futebol arte, festival de gols, dribles e tabelas, recorde de público (BrasilxParaguai, 1969), etc
.
Mas veio o Zagalo, em 1970 e, do nada (e bairrismo carioca/botafoguense), perseguiu o Edu (o craque Edu foi boicotado pelo Zagalo nas Copas de 1970 e 1974)
Eeeeee Santão como fabricou os melhores jogadores de todos os tempos ❤ hj amarga uma serie B mas vai sair dessa e voltar de onde nunca deveria ter saído 👏👏👏
Sou Santista e vi jogar: Pelé e Cia. Imaginem o que fariam esses CRAQUES hoje nessas mesas de bilhar que temos hoje em dia? Gotava de ver o Zé Sergio, craque e tantos outros. Diria o grande Fiori, tudo isso vai ficar: no cantinho da saudade.
Eu vi jogar, pela primeira vez, em 16/11/1969, na Fonte Nova, contra o freguês Bahia. Depois, a partir de 1970, eu fui morar em São Paulo e não perdia um jogo pra ver Edu, o melhor ponta esquerda do mundo, na minha modesta opinião.
. Não era demérito ser freguês do time do Santos, o melhor time do mundo na época. Não devemos também esquecer que o Bahia foi campeão da Copa do Brasil em cima desse time do Santos, ganhando por 3x1 no Maracanã , no ano de 1959 .
Edu! Wow!!! So many great players from Brazil. They all will be honored and not forgotten as long as video highlights like this one continue. Thanks for this video clip!!! Well Done!
Como faz falta um jogador como este, nos dias hoje! Saudade. Volta Redonda RJ
O Pelé da ponta esquerda , um fenômeno !
Incomparável...menino da Vila, GÊNIO!!!
Vi esse gênio jogar em um jogo master aqui na minha cidade, até hj nunca vi algum profissional atual dominar a bola no peito fazer colar e colocava onde queria. Monstro, gênio do nosso futebol
Foi realmente o melhor dos melhores pontas esquerdas que o futebol da época nos deu, hoje no futebol moderno não vemos mais estes malabaristas da bola.
Eu sempre que podia nos testes que fazia nos clubes de futebol, eu por ser canhoto me sentia obrigado a fazer estes dribles desconcertantes nos marcadores, e me sentia feliz por ter nascido com este dom.
Este jogador foi o mané garrincha do lado esquerdo.
Meu muito obrigado grande Edu.
Tive o privilégio de ver Pelé e Edu jogando muito. Só agradecer.
Imagina o Pelé, Edu e Garrincha os três no auge jogando juntos, pra parar os caras só se for na voadora.
Maluco, ele era liso demais. Um dos heróis de 70. Poderia ser titular fácil em qualquer seleção ɓrasileira. São lendas do futebol que infelizmente não tivemos a chance de vê, mas esses lances enches nos olhos de alegria.
Futebol alegre! No um contra um, inigualável! Lenda !!!🐳
Ia ao Maracanã, com meu pai, todas as vezes que o Santos e a Seleção Brasileira jogava no estádio. Sentava no corredor esquerdo do ataque, só para observar Edu, o entortador. Além de driblar com extrema facilidade, tinha chute potente. Foi a Copa de 66 muito jovem e depois deu azar de ter o Zagallo como técnico, em 70 e 74, porque optou pelo ponta recuado, que compunha o meio. Uma pena, estaria consagrado internacionalmente se tivesse atuado
Eu vi esse monstrão jogando pela Seleção de Master, por volta de 1993... ele tinha por volta dos 44 anos e era um showman. Habilidoso demais e muito atencioso no pós jogo.
Imagine jogar contra Pelé e Edu…pesadelo😂😂
Lindo vídeo, bela homenagem, parabens ...
E explosão desse cara, nao tinha pra ninguém. Hoje acho que seria muito mais que cristiano Ronaldo e Messi juntos.
Não tenho a menor dúvida.
Tenho 64 anos, e depois de Pelé e Pepe, o meu maior ídolo sempre foi o Edu. Cansei de ver o Edu deixar sentado o Forlan do São Paulo. Seus dribles, seu gingado, eram impressionantes.
Eu tinha dez anos em 1969 e já admirava esse craque jogando pelo Santos e Seleção Brasileira.
Em 1993 eu tive oportunidade de jogar pela seleção alagoana de ex- jogadores profissionais contra a seleção brasileira aqui no Rei Pelé e a minha felicidade foi defender uma falta batida de canhota por esse meu ídolo da ponta esquerda do nosso futebol.
Em 1970 ele veio jogar pelo Santos na inauguração do Estádio Rei Pelé em Maceió logo depois de ter conquistado o tri campeonato mundial no México.
Que orgulho tenho desse gênio ter jogado pelo Santos! É o maior ponta esquerda da história sem dúvidas!
Tem, também, uma entrevista com o Rivelino. Nela, o grande Rivelino, diz que entrava em campo, olhava para o banco de reservas, via o Edu e se perguntava : como é que esse cara está na reserva?
ZAGALLO FOI UMA PEDRA NA CHUTEIRA DE EDU, OBRIGADO EDU PELO SEU FUTEBOL SANTÁSTICO!
Gol do Edu com perna direita eu já tinha visto, mas vê-lo jogando com a camisa 7 do Santos foi novidade.
Esse vídeo é uma obra de arte!
Esse jogador foi um dos maiores da história e ninguém fala dele !
Simplesmente , um gênio do futebol brasileiro e mundial porém injustiçado pelos técnicos da seleção brasileira das copas 66,70 e 74
Se eu te falar que eu joguei no Santos de 73-80 e esse cara foi a razao disso
Excelente jogador, mas teve a infelicidade de se encontrar com o senhor Zagalo, em duas edições de copa do mundo, bem no seu auge físico e profissional, o treinador não aprovava ponta esquerda ofensivo e habilidoso.
@robertoozelame4243o Edu do Palmeiras era um ponta direita veloz e esforçado.
@robertoozelame4243 Sim... mas com uma sutil diferença: o do Palmeiras (depois tb passou pelo meu São Paulo) era um ponta direita no máximo razoável... já Jonas Eduardo Américo era um gênio, simples assim... o maior ponta esquerda que vi na vida
Cê é loko. Todos os fundamentos de um ponta e além. Podia jogar de meia e fácil. Muito habilidoso,forte e rápido. Ainda tinha finalização com a perna esquerda e direita. 07:35 esse gol é absurdo.
Foi campeão na maior e melhor seleção de todos os tempos.
Dificilmente aparecerá outro jogador como o Edu.
Que absurdo de jogador
Jogou muito um habilidade na perna esquerda excepcional .
Quando a geracao full HD fala que antigamente era mais facil, tem que olhar videos como esse e se dar conta que um cara genial como esse era reserva. Eles nao percebem que o nível tecnico era muito mais alto. O futebol privilegiava habilidade e nao força.
O cidadão ser confundido com Pelé, só pode ser diferenciado.
As pessoas que conheço, são mais velhas que eu, sempre falam que Edu driblava fácil corria, e chutava bem .
Um jogador completo.
Vi na seleção de masters.
Jogava muito.
Uma vez perguntaram a Tostão, por que nas eliminatórias de 1970 ele fez 17 gols em seis jogos e na Copa de 70 ele fez apenas 02 gols em seis jogos.
A resposta veio de bate pronto:
- Nas Eliminatórias o ponta esquerda era o Edu.
respondeu Tostão.
O pior , é que isso foi numa mesa redonda em que o Rivelino também fazia parte.
A cara de constrangimento do Rivelino na mesa, deu até pena.
Não podemos negar que Rivelino era muito bom jogador mas como ponta esquerda o Edu era inigualável. Eu não vi mas dizem que o único que se comparava com ele na ponta esquerda era o Canhoteiro do São Paulo mas não posso dar opinião pois eu não vi.
Pra se ter uma ideia do que era o Edu:
Ele foi o atleta mais novo a ser inscrito numa Copa do Mundo.
Foi pra Copa da Inglaterra em 1966 com apenas 16 anos.
E conseguiu isso, jogando no Santos que apesar de ter um time excelente não tinha força politica e a Seleção Brasileira era a Bicampeão do Mundo.
Ele foi para 03 Copas do Mundo : 1966 / 1970 / 1974
mas incrivelmente nunca foi como titular e sua participação em Copas foi jogar alguns minutos contra a Romênia em 1970 e contra o Zaire em 1974,
Dizem que era muito tímido. Se era eu não sei, mas até hoje é o Rei da Simpatia aqui em Santos. Sempre sorridente e atencioso com todos que o solicitam.
Espetacular! Obrigado por compartilhar!
Eu acho que tem no TH-cam uma entrevista com o Edu onde ele fala sobre Zagalo e sobre o fim de suas atuações pela seleção. O que Zagalo fez foi um CRIME contra o futebol brasileiro. Ele, Zagalo, que me desculpe.
Jogava demais,muito habilidoso,dibrava pros dois lados,fazia tudo bem feito.
Eu era garoto e Corinthiano morava próximo ao Pacaembu. Ia ver jogo do Santos só pra ver o Edu. O Melhor ponta esquerda na época. 👍👍👏👏
Um cracaço
Só golaço, dribles incríveis, cortava fácil todo mundo, cada golaço de fora da área, monstro.
Vi muitos jogos do Santos qdo era adolescente este Edu jogava demais (Jonas Eduardo Americo) era fera junto ao rei😅😅😅
Genial, um dos maiores pontas-esquerdas que vi jogar. Vi mais no final da carreira dele mas ainda era o Edu extremamente hábil.
Excelente compilação de grandes jogadas de Edu.
Vi jogsr e conversei pessoalmente em Santos
Melhor ponta que vi jogar
Hábil rápido objetivo
Craque acima da média
Ele foi banco na Copa de 70?! Um monstro desses?! Em tempo, em 70 era complicado pra ele. O time que jogava era muito, muito bom e o titular estava resolvendo... se bem que eu preferia o Edu.
Ybquien jugó en lugar de él?jairzinho o ?Rivelino?Edu la hacía mejor todavía.Que Pelé ?casi a su nivel.
Era bom demaisss lembro um jogo acho foi o início da carreira no Santos.Santos e Bangu RJ coita tado do Fidelis excelente lateral da época tanto que jogou na seleção também
Se pegar os melhores lances de qualquer ponta esquerda de qualquer época, dificilmente haverá jogadas do nível dos lances do Edu. Craque.
Jogou no Internacional no final da carreira. Foram poucos jogos e mesmo assim jogou muito bem. O Internacional é que se sentiu honrado em ter Edu mesmo por pouco tempo em seu time.
Indentico o Romário rápido, abilidouso e técnico, craque de verdade.
Muito superior ao Romário!
ROMARIO TEM QUE COMER MUITA FARINHA PARA CHEGAR AOS PÉS DE EDU.
*Quando eu era criança eu assistia o Campeonato de Máster, na Band e ficava treinando os dribles do Edu, do Cafuringa e também do Sérgio Araújo, que jogou no Atlético-MG*
Abilidoso , técnica apurada com categoria, força , raça um craque,junto com pele formou o melhor ataque do mundo com certeza
Meu querido ex vizinho dos anos 60 e 70, me ensinou alguns truques, mas medíocre que sou não adiantou muito e me apresentou pro prof Macia no infantil. Pessoa incrível e ponta Inigualável. Forte abraço. Clodo
Jonas Eduardo Américo... o melhor "Edu" de todos os tempos...
Edu era um monstro, jogava demais.Contudo,até onde eu sei, o maior ponta esquerda do Brasil foi o Canhoteiro, tem gente que chegou a compará-lo a Pelé.
Vi muitos jogos do Edu,mas um, não esquecerei jamais,Santos e Sao Paulo.Edu simplesmente acabou com o Furlan,deixou por varias vezes ele,que era um excelente lateral, titular da selecao uruguaia,sentado no chão. Nao voltou para o segundo tempo.Edu era um gênio com a bola.Quem trouxe ele para o Santos foi Pelé.
Meu Deus quanta saudades.
Que bueno era Edu "👌🏾👌🏾👌🏾 mucha calidad.
Um craque de bola, maior ponta esquerda do nosso futebol, não tinha um que parava esse monstro, apesar de dominar o lado esquerdo do campo, jogava de ponta direita e camisa 10 se precisasse, na minha opinião ele era pra ser o titular na copa de 70, mas Zagallo preferiu improvisar o Rivellino, sorte a nossa de ter tido esses monstros na seleção, hj vivemos a morte do futebol brasileiro, bons tempos.
Nunca havia visto lances do Edu. Ele e Roberto Carlos são incríveis forças da natureza a serviço da ponta esquerda e do futebol arte.
Incrivelmente bom.
Talvez o melhor na posição onde a meu ver tivemos a maior quantidade de craques.
Para ele especificamente, a chegada de Zagallo ao comando da seleção não foi boa.
Ainda não tinha visto.... monstro... hoje desmontava qualquer esquema tático com sua abilidade.
Monstro do futebol ⚽️
Esse cara não é muito conhecido, mas realmente pesquisando sobre ele da pra percebe o absurdo de bola que ele jogava
Videos sensacionais, obrigado por postar. Que jogador, o Edu! Diferente da maioria dos grandes pontas, o Edu nao era necessariamente veloz, era extremamente habilidoso, chamava pro drible, o que eh mais dificil que passar em alta velocidade. E o chute, heim? No alto ou rasante era seco e rapido, parecia ate chute de futebol de salao. Grande Edu!!!
Cara sensacional…
Gente boa..
Melhor ponta esquerda que já existiu..,
Tive á felicidade de ver este genio jogar no meu INTER!