Exposição Agências, Dormências e Flutuações

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ก.พ. 2025
  • A exposição "Agências, Dormências e Flutuações", realizada pelo projeto Circuito das Artes, reuniu as artistas Germana Arthuso e Walla Capelobo e a curadora Valquíria Prates em encontros no Quilombo do Campinho da Independência, em Paraty. A partir da mediação da líder comunitária, artista e educadora Laura Santos, elas colheram observações e saberes para semear um trabalho de criação conjunto.
    A mostra, com obras inéditas e criadas a partir dos diálogos com o território, integra o Circuito das Artes Sesc Paraty que, em 2022, inicia um conjunto de ações de pesquisa e integração dos projetos de criação e circulação em artes visuais, a partir de estratégias artístico-pedagógicas de mediação cultural e comunitária.
    Sobre as artistas
    Germana Arthuso, ceramista e vidreira, artista e educadora, apresenta nas instalações Núcleos e Mensageiras alguns fragmentos do diálogo que estabeleceu com as histórias que resgatam suas ancestralidades. No contato com as narrativas e memórias acessadas em sua imersão no quilombo, Germana foi tocada em especial na figura das matriarcas fundadoras do Campinho da Independência e das lutas e festas das gerações que fazem a comunidade continuar sendo, ininterruptamente.
    Walla Capelobo, artista, professora e pesquisadora, criou a instalação Um dia sonhei que seu fim era nosso meio. O trabalho nos convida a perceber e aceitar as agências dos vivos todos, isto é, aquele conjunto de desejos que mobilizam a vontade e a capacidade de agir e atravessa os corpos de tudo o que existe nos diferentes reinos: mineral, animal e vegetal. A jornada de um grupo de sementes de tamarindo, trazidas de terras quilombolas de Minas Gerais, é partilhada em vídeos e na presença de uma sementeira e uma composteira, onde a imagem do território do Centro Histórico de Paraty é digerida por comunidades de fungos ao longo da exposição.

ความคิดเห็น •