Os limites ao conhecimento humano do mundo natural

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.ย. 2024
  • Os limites ao conhecimento humano do mundo natural
    Prof. Dr. Jorge Horvath (IAG/USP).
    Data: 14/08/2024, às 19:00
    Local: Aud. Prof. Dr. Paulo Benevides Soares (IAG-USP, Cidade Universistária)
    Slides em arquivo PDF: drive.google.c...
    Resumo: Desde os primórdios da Filosofia e as Ciências, a questão da existência de limites ao conhecimento das coisas e fenômenos naturais paira nos estudos realizados. Existem variantes ao que consideramos "conhecimento", hoje quase desconhecidas porque o logos grego domina as Ciências há muitos séculos. Discutiremos estas questões e também a possibilidade de haver barreiras intransponíveis, absolutas, que limitem o conhecimento humano do Universo. Alguns exemplos concretos desta categoria seriam os horizontes e a chamada escala de Planck. Sugerimos finalmente formas de ultrapassar estas barreiras, dentro dos meios disponíveis hoje.
    Oficina CASP: Como observar o céu - Após a palestra, haverá sessão de observação do céu noturno com telescópios, em parceria com o CASP - Clube de Astronomia de São Paulo. Obs.: Atividade sujeita às condições meteorológicas.
    Mapa do céu de 14 de agosto de 2024: www.iag.usp.br...
    Serão emitidos certificados para participantes que preencherem o formulário disponível em forms.gle/AME1...
    ATENÇÃO: O formulário ficará disponível somente durante 24h a partir do início da transmissão.
    #eunoapt : Observe o céu com a gente! Tire fotos do céu e publique no feed do instagram e/ou facebook com a hashtag #EuNoApT. Informe também o local e horário da foto! Vamos mostrar e comentar algumas fotos dos participantes nos eventos mensais do Astronomia para Todos!
    As inscrições para participação presencial e observação do céu noturno, se iniciam a partir de 24/07/2024, pelo seguinte link:
    forms.gle/rEYv...
    Equipe de monitoria:
    Amanda
    Elismar
    Marcos Vinícius
    Taísa
    Professor responsável:
    Reinaldo Santos de Lima

ความคิดเห็น • 1