Cara, os concursos da FGV que participei foram todos bem organizados. Generalizar nunca é bom. A banca tem um perfil difícil mesmo, o que não pode me incentivar a generalizar. Os erros devem ser corrigidos mesmo, se identificados
Olá. Obrigado pela contribuição. Sugiro que leia os demais comentários que demonstram a frustração dos concurseiros em diversos outros certames dessa banca. Recomendo que busque informações sobre concursos recentes da FGV (anulações de provas por erros crassos de organização, gabaritos anulados pela justiça, problemas de logística, intransigência da instituição, falta de segurança jurídica etc). Já que você mencionou a existência de uma falácia no meu discurso (generalização), talvez exista outra no seu: a simplificação exagerada. Tratar uma experiência individual como a regra também pode constituir um erro de argumentação. Enfim, é só a minha opinião. Abraço!
@@Obrabodaredacao respeito sua opinião meu amigo, embora discorda. Minhas colocações se funda naquilo que vivenciei, igualmente a vc. Quanto aos comentários, a maioria das pessoas não gostam da banca FGV pelo modelo não convencional de provas, e não propriamente dito, pela logística dos concursos. Fui reprovado e aprovado em concursos organizados pela FGV, e na grande maioria deles, não observei ou não acompanhei intercorrências que fugisse a normalidade, muito menos ouvi alguém falar da dinâmica de aplicação ou pós prova, o que percebi foi a insatisfação pelo mérito das questões, o que já cai na conjuntura subjetiva de cada pessoa.
@@jferreira8896 Sefaz Am, DNIT, Câmara dos Deputados, Receita Federal, CVM, EPE.. tenho tantos exemplos pra te dá...que não cabe em um comentário....
@@williansanfurt9364 será que sua insatisfação somente não é porque não foi aprovado em algum deles? Cara, separa as coisas. A FGV tem seus problemas, como toda banca tem, mas hoje, é a melhor banca de concurso, e isso não sou eu que estou dizendo, são os mais variados órgãos que a contrata, a exemplo dos que VC citou.
@@jferreira8896 amigo eu sou concursado Federal e Análista do TRF, inclusive já passei em provas da FGV, inclusive passei no DNIT E EPE , Receita.. mas isso não me faz cego em relação aos erros terríveis dela..parem com essa mania de achar que as pessoas são frustradas pq discordam de algo que tu concorda..
Sim, esse ponto a menos provavelmente me tirará da correção da discursiva...Se pelo menos anulasse, seria uma desvantagem menor. Mas não aceitarei, entrarei com todo e qualquer recurso para ter minha prova corrigida.
@@gabrielmagno5492 tu estava nos 40 pontos fechados? Se sim, provavelmente sai. 😢 Isso é triste, vei! Isso é moralmente ruim. Eu fiquei com 41, com essa última caio pra 40, ainda fico dentro. Mas qualquer outra loucura, eu me ferro... vai saber.
A FGV só faz lambança tanto em questões quanto na organização dos concursos. Ela deveria ficar uns 10 anos,no mínimo, sem organizar qualquer concurso público. Talvez assim aprenda. Infelizmente os órgãos públicos não estão importando com isso, apesar de milhões de reclamações contra essa banca.
Uma banca dessas ganhando milhões, Profe. Um absurdo! Em 2018 eu passei por uma peripécia da FGV no concurso TJ-CE. Faltou prova na sala do Lado e os Fiscais foram pegar as provas da minha sala. Só que as provas eram marcadas. Foi 1h de briga, teve gente que saiu da prova, enfim...O concurso não foi anulado e ainda fizemos a prova abalados. Pois é,FGV.
Lamentável a postura dessa banca em relação as anulações e agora, após resultado resolve alterar o gabarito. A comissão do TRF1, que está a frente da contratação da FGV tem que ter conhecimento dessa situação, as bancas podem tudo? que absurdo!!
Questão 11, prova 2, técnico judiciário, área administrativa, não foi anulado, foi alterado o gabarito e o que é pior e mais grave, foi alterado para uma alternativa errada, ou seja, a questão correta era a letra "B" e mudaram para a letra "D" que está errada segundo o enunciado da questão que pede "A questão em análise pede a identificação da frase que demonstra repetição por meio do paralelismo sintático, ou seja, a repetição de uma mesma estrutura em diferentes partes da frase" Resposta correta: B - O inimigo avança, nós recuamos; o inimigo acampa, nós acossamos; o inimigo se cansa, nós atacamos; o inimigo recua, nós perseguimos. Resposta agora considerada correta pela FGV : Letra D - O que sabe governar sempre encontra os que sabem obedecer. Pergunto: Qual a questão que tem a ideia clara de repetição exigida no enunciado da questão?
A alternativa (D) "O que sabe governar sempre encontra os que sabem obedecer" não é considerada um exemplo de paralelismo sintático porque a primeira parte da frase ("O que sabe governar") é diferente da segunda parte ("os que sabem obedecer") em termos de estrutura e forma. A primeira parte usa a construção "O que [verbo]", enquanto a segunda usa "os que [verbo]", o que quebra a uniformidade que caracteriza o paralelismo. A alternativa que mostra repetição por meio do paralelismo sintático é: (B) O inimigo avança, nós recuamos; o inimigo acampa, nós acossamos; o inimigo se cansa, nós atacamos; o inimigo recua, nós perseguimos. Essa frase apresenta uma repetição clara da estrutura "o inimigo [verbo], nós [verbo]", caracterizando o paralelismo. Troca de gabarito absurda.
Professor tem uma questão da APJ que a resposta correta seria (segurança aproximada) já que é o primeiro circulo na doutrina do circulo concêntrico, porém a banca insiste no erro e que a resposta correta é segurança imediata. Eles não aceitam e não corrige.
O ideal é corrigir a pontuação mesmo, pois futuramente haverá judicialização por conta dessa questão. Fui apruvado aqui em Brasilia em um concurso realizado oela Banca Iades, não alterou a questão, e judicialmente tiveram que alterer, fazer curso de formacão com 6 novos aprovados e a homolgacao saiu 11 meses depois do previisto emedital.
Boa noite professor, entrei com recurso em cinco questões, mais as que realmente estavam erradas ela não anulou. A teoria do círculo concêntrico que a resposta é aproximada e eles colocaram imediata . A do hidrantes que era enrolar e secar a mangueira eles não anulou , só por Deus.
Na verdade foi alterado o gabarito,tinha acertado,agora perdi o ponto,fiquei em primeiro lugar pra localidade que escolhi,talvez agora fique em segundo,antes tivesse anulado,todos ganhariam,no meu caso apenas manteria a nota. Tanto tempo ora dar o resultado,e qdo mostra,02 dias depois fala em retificação de gabarito,é no mínimo revoltante
Não foi anulada. Foi troca de gabarito, o que é pior. Uns perderam 1 ponto outros ganharam um ponto. Além disso a troca é um absurdo porque a alternativa (D) é errada. Segue Justificativa: A alternativa (D) "O que sabe governar sempre encontra os que sabem obedecer" não é considerada um exemplo de paralelismo sintático porque a primeira parte da frase ("O que sabe governar") é diferente da segunda parte ("os que sabem obedecer") em termos de estrutura e forma. A primeira parte usa a construção "O que [verbo]", enquanto a segunda usa "os que [verbo]", o que quebra a uniformidade que caracteriza o paralelismo. A alternativa que mostra repetição por meio do paralelismo sintático é: (B) O inimigo avança, nós recuamos; o inimigo acampa, nós acossamos; o inimigo se cansa, nós atacamos; o inimigo recua, nós perseguimos. Essa frase apresenta uma repetição clara da estrutura "o inimigo [verbo], nós [verbo]", caracterizando o paralelismo. Nesta não da pra ter várias interpretações.
Porque nunca é punida? Porque possui entre os seus colaboradores juízes, ministros e desembargadores, então pode fazer a porcaria que quiser... Brasil não salva nenhuma instituição...
Recentemente fiz o TCE-PA, banca FGV. Em suma, a banca é desorganizada, não cumpre o cronograma, fez uma prova objetiva com questões problemáticas e bate o pé pra não anular e pra fechar os critérios de correção das discursivas são bem duvidosos. Pior banca.
Fiquei sabendo ontem que a quarta questão de português da prova de Técnico área administrativa mudaram o gabarito. A resposta que era B passou a ser D, porém a questão nitidamente apresenta duas respostas, pois tanto a Letra B qto a D tem paralelismo sintático. Eles deveriam ter anulado essa questão. Agora com essa troca de gabarito sem nenhuma explicação estou fora da nota de corte para ter minha redação corrigida. Estava feliz que iam corrigir a minha redação e agora estou frustrada. E me sinto injustiçada, pois até o professor de português do Estratégia tinha dito que o gabarito era B, o gabarito preliminar e definitivo da FGV tb dizia que era B e agora do nada mudam para D sem nenhuma explicação, sô alegando inconsistência. É revoltante!
Minha situação é a mesma, um absurdo! Tem inúmeras correções de professores afirmando que a alternativa correta é a B. Até que a anulação seria compreensível, mas alterar dessa forma...Entrarei com todos os recursos cabíveis para ter a discursiva corrigida, pois, independente da questão, é uma alteração pós gabarito final e pós resultado preliminar, entendo que há precedentes judiciais que impossibilitariam uma mudança que prejudicasse algum candidato.
@@gabrielmagno5492 espero que chova recursos e essa questão no mínimo seja anulada! Absurdo a gente ter que engolir essa mudança sem direito de recurso.
O único lado bom é que muita gente vai perder esse ponto da alteração do gabarito, no onv agora tá com 80% de erros nela, e espera-se que não deva mexer muito na classificação. A parte ruim é que muita gente que tava ali na rabeira da nota de corte foi eliminada por causa dessa trapalhada. E pensar que ainda tem o mpu pela frente com essa banca…
Questão 56 prova 4 AJAA tem um erro grotesco, eles trocaram um sinal de adição por subtração numa questão de cálculo matemático simples e mantiveram o gabarito. Um desrespeito total, deveriam anular de ofício, mas, mesmo com o recurso com o cálculo correto, mantiveram o erro.
As bancas brincam com a cara do concurseiro! Tá na hora de criarem uma lei que regulamente os concursos. A cebraspe, por exemplo, tem suas próprias leis, regras e doutrinas. E tu não pode questionar não! 😂😂😂 A gente só toma ferro!
O certo seriam os candidatos processarem a banca. Eles não podem ficarem em pune, isso mexer com o psicológico do candidato as vezes já se programou e fez dividas e a agora vão ficar como ? Já passou da hora de ter uma lei para concursos e eles seguirem a risca.
Pessoal, a banca divulgou o gabarito errado, só isso, vai corrigir. fui corrigir a minha prova e percebi um detalhe, ela está pontuada corretamente, o resultado da prova objetiva, o resultado final bate considerando ela como alternativa "B".
@@EliasPeresMTB não. Eles irão alterar a nota na sua consulta individual. Se olhar o resultado definitivo, verá que a pontuação da lista está diferente, menor, do que a nota na consulta individual
Ari,A cebraspe vem errando demais a cada concurso realizado São várias questões anuladas,péssima organização do concurso e local de prova sem condição. A Petrobras não renovou,mas com a cebraspe e votou com a cesgranrio.
ESSA DE PORTUGUES ELE TROCARAM O GABARITO DE B PRA D, SENDO QUE ERA PRA SER ANULADA ESSA QUESTÃO, ELA SIMPLESMENTE TROCOU A RESPOSTA, SENDO QUE TA INCONSISTENCIA AS RESPOSTA NESSA QUESTÃO!
Cespe/Cebrasp sempre foi a banca mais organizada e profissional no que toca em organização. Se queimou ai no mercado e os órgãos foram dando moral para outras bancas que são umas piores que as outras.
Amigo, não foi anulação. Ela alterou o gabarito o que foi pior ainda. A questão tava com a opção correta e agora ela veio com essa mudança. Pior é que ninguém vai nem poder recorrer disso.
@Mlums123 agora que eu entendi o que ocorreu. Perdi uma questão. Marquei a resposta correta. Como aceitar uma arbitrariedade dessa? Nossa que tristeza do meu país. E não tem mais recurso. Nada aqui é levado a sério.
@@Mlums123Mesmo perdendo esse ponto ainda vou para a redação. Mas como confiar que terei uma correção justa se nem nas objetivas a banca está sendo correta? Estou insegura e abalada emocionalmente. Passando por um momento difícil na minha vida e mais uma pancada dessa. Difícil conseguir algo pelo mérito nesse país.
Erro estratégico... Deveriam ter divulgado esse resultado depois do prazo de recorrência contra questões com erros (pelço que eu vi, o problema ocorreu devido a questão(ões) com gabarito errado...). Até vale recorrer contra a FGV se algum dos primeiros classificados for prejudicado pela nova classificação. Não sei se juridicamente tem base, mas por terem divulgado resultado parcilal antes do término do prazo para recurso, eu tentaria entrar com processo para anular o concurso devido a esse erro: não deveriam divulgar resultado parcial antes do término do prazo de entrada com recurso.
Cara pior foi o argumento para não anular a questão do segurança aproxima e imediata , meteu o decreto lá sobre segurança presidencial, e ainda diz que não se baseou no decreto para fazer a questão.... sacanagem ao quadrado oh...vontade de ir na justiça é alta oh.
@gladiaaador SITUAÇÃO DA QUESTÃO: GABARITO MANTIDO ARGUMENTAÇÃO DA BANCA: A fundamentação dos recursos pode ser agrupada em: i) anulação da questão por entender que haveria outra alternativa correta; ii) alteração do gabarito da alternativa “segurança imediata” para “segurança aproximada” e iii) anulação por entender que haveria duas alternativas corretas - segurança imediata e segurança aproximada. A fundamentação dos recursos se centra nos ensinamentos direcionados a segurança e proteção executiva ou segurança corporativa, ou seja, na segurança privada. É comum existirem adaptações a esta doutrina devido a limitação de recursos e ao próprio nível da autoridade que se protege simplificando a doutrina original quando esta trata de autoridades e/ou dignitários de Estado. A literatura especializada em segurança e proteção executiva/corporativa descreve essa atividade de forma simplificada em três níveis: segurança aproximada; segurança velada e segurança ostensiva pois não trata de autoridades/dignitários de Estado e sim de altos executivos da iniciativa privada ou mesmo de “popstar”. Pois bem. Quando se trata de autoridades/dignitários de Estado a doutrina estabelece, devido a responsabilidade de alta complexidade que envolve esse trabalho uma adequada compreensão de seus fundamentos para a eficácia das ações de proteção de determinados membros que exercem suas atribuições no Estado, alguns conceitos: a. Segurança: em sentido amplo, é toda medida ou cuidado adotado que garanta a integridade física e moral de uma autoridade. b. Proteção: é toda medida ou cuidado adotado para a garantia da integridade física e moral da autoridade, dentro dos limites de uma determinada área e executado por um número limitado de agentes de segurança. c. Sistema de segurança: conjunto de medidas, providências ou cuidados que visa estabelecer a segurança de uma autoridade em determinado momento. Compreende a segurança pessoal e a segurança de área. Visa impedir: atentados, danos físicos e incidentes de aspecto moral. i. Segurança pessoal imediata: é o conjunto de medidas ou cuidados, próximos a autoridade, que possibilita sua proteção. É executada por agentes especializados, isto é, agentes de segurança pessoal. ii. Segurança de área: é o conjunto de medidas ou cuidados que, complementando a segurança pessoal, possibilita ampliar a segurança da autoridade. Divide-se em: a) Segurança de área aproximada: é a segurança de área realizada mais próxima da segurança pessoal da autoridade; b) Segurança de área afastada: é o conjunto de medidas ou providências que completa o sistema de segurança da autoridade. Inicia no limite de atuação da segurança de área aproximada e estende-se até a distância que ofereça ameaça e exija desdobramento de material e de pessoal necessários ao cumprimento da segurança. Executada por forças policiais de segurança pública ou por forças armadas. iii. Segurança ostensiva: é toda medida ou cuidado de segurança, empregando material ou pessoal, que externa e caracteriza sua natureza e destinação. iv. Segurança velada: é toda medida ou cuidado de segurança, empregando material ou pessoal, que tem como característica dissimular ou ocultar sua verdadeira natureza e destinação. Faço uma observação específica quanto ao Decreto nº 4.332/2022, que estabelece normas para o planejamento, a coordenação e a execução das medidas de segurança a serem implementadas durante as viagens presidenciais em território nacional, e dá outras providências empregado como fundamento de alguns recorrentes, in verbis: Art. 2º O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e a Assessoria Militar da Vice-Presidência da República são responsáveis pela coordenação das viagens presidenciais e pelo estabelecimento do sistema de segurança presidencial, devendo integrar as ações de segurança com o Ministério da Defesa. § 1º O sistema de segurança presidencial, que compreende, para fins de planejamento, coordenação e execução, a segurança pessoal e a segurança de área, tem por objetivo integrar procedimentos que impeçam a realização de atentados, previnam a ocorrência de danos físicos e morais e evitem incidentes para o Presidente ou para o Vice-Presidente da República. § 2º As seguranças pessoal e de área compreendem: TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO CONCURSO PÚBLICO 2024 - EDITAL Nº 1 Respostas aos recursos interpostos contra o gabarito preliminar das provas escritas objetivas I - segurança pessoal: conjunto de medidas e ações desenvolvidas próximas ao Presidente ou ao Vice-Presidente da República; e II - segurança de área: conjunto de medidas e ações realizadas próximas e em estreita ligação com a segurança pessoal, devendo cobrir o espaço físico que ofereça riscos à autoridade e o necessário ao desdobramento dos recursos humanos e materiais empregados nas atividades de segurança. Uma leitura simples do artigo transcrito acima é possível abstrair que não há contraposição ou mesmo ambiguidade com a doutrina apresentada anteriormente. Esclareço que o Decreto em comento não foi considerado para a construção da questão ou de suas alternativas. Pelo exposto, infelizmente, os recursos não podem prosperar. Isto posto, mantem-se o gabarito preliminar: resposta correta letra (D) segurança imediata; Referências bibliográficas: BRASIL. GSI/PR. Departamento de Segurança Presidencial. Manual Acadêmico de Segurança Presidencial. Brasília: Imprensa Nacional, 2017. ARAUJO, Raimundo Teixeira. Segurança de Autoridades. 3ª ed. Brasília: ABIN, 2009.
@@sandoval1700 MAS TAMBEM ACHO QUE COLOCARAM DE SACANAGEM APROXIMADA PRA ERRAREM. ELES JA SABENDO QUE TEMOS APRENDIDO ASSIM, E OUTRA PORQUE O PROFESSOR NÃO SE ATUALIZOU DESSE MANUAL
@@gladiaaador mano não sei dizer mas pelo jeito é estudar os círculos concetricos versão modificada, eu vi isso ontem no material do Gran então se eu tivesse estudado pelo material do gram ao invés de pôr questões provavelmente eu teria acertado, mas é confuso afirma, porque isso foi o argumento da FGV, a cebraspe pode usar a teoria simples também , não o sabemos, mas na minha visão essa questão poderia ser judicializada porque mesmo na resposta deles que eles usam decreto eles afirmam no final que não se basearam no decreto ou seja falaram nada com nada
eu revoltado que a banca colocou a questão da polvra APJ TIPO 1 QUESTÃO 46, DIZ QUE FOI A LETRA D CORRETA, SENDO QUE NÃO EXISTE NA TEORIA DOS CIRCULOS CONCENTRICOS, SEGURANÇA IMEDIATA. A RESPOSTA SERIA APROXIMADA. CARA É UM ABSURDO.
Pra mim não faz diferença alguma, já to aprovado nas duas, pra analista e técnico.. o duro é pra quem tava na linha tênue entre os cortes… muita sacanagem.
Professor, seria interessante se entrássemos com um recurso ou ação judicial para que essas questões sejam anuladas e não alteradas. Pois essa mudança prejudica muitos candidatos que haviam passados com a divulgação do primeiro gabarito definitivo.
Cara, os concursos da FGV que participei foram todos bem organizados. Generalizar nunca é bom. A banca tem um perfil difícil mesmo, o que não pode me incentivar a generalizar. Os erros devem ser corrigidos mesmo, se identificados
Olá. Obrigado pela contribuição.
Sugiro que leia os demais comentários que demonstram a frustração dos concurseiros em diversos outros certames dessa banca.
Recomendo que busque informações sobre concursos recentes da FGV (anulações de provas por erros crassos de organização, gabaritos anulados pela justiça, problemas de logística, intransigência da instituição, falta de segurança jurídica etc).
Já que você mencionou a existência de uma falácia no meu discurso (generalização), talvez exista outra no seu: a simplificação exagerada.
Tratar uma experiência individual como a regra também pode constituir um erro de argumentação.
Enfim, é só a minha opinião. Abraço!
@@Obrabodaredacao respeito sua opinião meu amigo, embora discorda. Minhas colocações se funda naquilo que vivenciei, igualmente a vc. Quanto aos comentários, a maioria das pessoas não gostam da banca FGV pelo modelo não convencional de provas, e não propriamente dito, pela logística dos concursos. Fui reprovado e aprovado em concursos organizados pela FGV, e na grande maioria deles, não observei ou não acompanhei intercorrências que fugisse a normalidade, muito menos ouvi alguém falar da dinâmica de aplicação ou pós prova, o que percebi foi a insatisfação pelo mérito das questões, o que já cai na conjuntura subjetiva de cada pessoa.
@@jferreira8896 Sefaz Am, DNIT, Câmara dos Deputados, Receita Federal, CVM, EPE.. tenho tantos exemplos pra te dá...que não cabe em um comentário....
@@williansanfurt9364 será que sua insatisfação somente não é porque não foi aprovado em algum deles? Cara, separa as coisas. A FGV tem seus problemas, como toda banca tem, mas hoje, é a melhor banca de concurso, e isso não sou eu que estou dizendo, são os mais variados órgãos que a contrata, a exemplo dos que VC citou.
@@jferreira8896 amigo eu sou concursado Federal e Análista do TRF, inclusive já passei em provas da FGV, inclusive passei no DNIT E EPE , Receita.. mas isso não me faz cego em relação aos erros terríveis dela..parem com essa mania de achar que as pessoas são frustradas pq discordam de algo que tu concorda..
FGV te vence pelo cansaço pós-prova, pelo estresse pós-resultado/gabarito e pelas questões de português.
😂😂😂
Não foi nem anulação. Eles trocaram o gabarito, então quem tinha acertado antes, errou agora. Perdi um ponto, complicado.
Exatamente, eu não vou perder pontos, mas acredito que o mais “correto” seria anular.
Sim, esse ponto a menos provavelmente me tirará da correção da discursiva...Se pelo menos anulasse, seria uma desvantagem menor. Mas não aceitarei, entrarei com todo e qualquer recurso para ter minha prova corrigida.
@@gabrielmagno5492 tu estava nos 40 pontos fechados? Se sim, provavelmente sai. 😢 Isso é triste, vei! Isso é moralmente ruim. Eu fiquei com 41, com essa última caio pra 40, ainda fico dentro. Mas qualquer outra loucura, eu me ferro... vai saber.
@@rgalmeida5638 45 pontos fechados. O cargo em questão é o de Agente da Policia Jud. para Goiânia/GO.
@@RamonMatos-qx2jy E o que é pior nessa troca, é que estão alterando o cabarito para uma alternativa errada. ABSURDO!!
Não se preocupem....as provas on line estão chegando....kkkkk
kkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkk pois é né
Isso é outro absurdo!
Câmara = fez bobagem.
Receita = fez bobagem.
TRF1 = fez bobagem.
MPU = carregando...
😂😂😂
E ainda tem gente defendendo ainda 🤡😒
TSE ia ser FGV eles trocaram para cespe, seria muito bom se fosse a cespe.
@@arthuralves6940 SEFAZ-AM foi bizarro também
Este professor é a cara do cantor Naldo Benny
😂😂😂😂
Hahahah estou começando a acreditar nisso. Toda hora alguém aparece dizendo isso! 😂😂😂
@@Obrabodaredacao , do Pablo do Arrocha
Ainda que ele não mente!!! Kkkkk
A FGV só faz lambança tanto em questões quanto na organização dos concursos. Ela deveria ficar uns 10 anos,no mínimo, sem organizar qualquer concurso público. Talvez assim aprenda. Infelizmente os órgãos públicos não estão importando com isso, apesar de milhões de reclamações contra essa banca.
FGV é uma esculhambação a muito tempo em certos concursos eles consideram questões certas em um concurso e erradas em outros...
Há
@@Loppes_01 fiz uma prova no estado A e ela considerou um gabarito e fiz a prova no estado B e ela considerou outro gabarito na mesma questão...
Quase todo concurso tá sendo assim, prof ! Infelizmente.
Não tem uma segurança, fica só na quimera . 😢
Pior que ela anunciou anulação, mas na verdade foi uma mudança de gabarito.
Valha, é mesmo, MPU é FGV! 😮 Espero que aconteça alguma coisa que mude esse cenário!
🙌🏽🙇🏻♀️🙏🏽
Isso é um absurdo mas não é nada perto do que a Cesgranrio fez no CNU.
Uma banca dessas ganhando milhões, Profe. Um absurdo! Em 2018 eu passei por uma peripécia da FGV no concurso TJ-CE. Faltou prova na sala do Lado e os Fiscais foram pegar as provas da minha sala. Só que as provas eram marcadas. Foi 1h de briga, teve gente que saiu da prova, enfim...O concurso não foi anulado e ainda fizemos a prova abalados. Pois é,FGV.
Já temos tanta dificuldade para estudar decentemente nesse país, mas essa banca sempre busca jogar mais lama na nossa cara
Lamentável a postura dessa banca em relação as anulações e agora, após resultado resolve alterar o gabarito. A comissão do TRF1, que está a frente da contratação da FGV tem que ter conhecimento dessa situação, as bancas podem tudo? que absurdo!!
Brabo, bom dia!!
Já aguardando o vídeo de hoje. kkkkk
Questão 11, prova 2, técnico judiciário, área administrativa, não foi anulado, foi alterado o gabarito e o que é pior e mais grave, foi alterado para uma alternativa errada, ou seja, a questão correta era a letra "B" e mudaram para a letra "D" que está errada segundo o enunciado da questão que pede "A questão em análise pede a identificação da frase que demonstra repetição por meio do paralelismo sintático, ou seja, a repetição de uma mesma estrutura em diferentes partes da frase"
Resposta correta:
B - O inimigo avança, nós recuamos; o inimigo acampa, nós acossamos; o inimigo se cansa, nós atacamos; o inimigo recua, nós perseguimos.
Resposta agora considerada correta pela FGV :
Letra D - O que sabe governar sempre encontra os que sabem obedecer.
Pergunto: Qual a questão que tem a ideia clara de repetição exigida no enunciado da questão?
Verdade. Houve mudança de gabarito para a alternativa errada. Absurdo. Prejudica quem estudou e marcou conscientemente
A alternativa (D) "O que sabe governar sempre encontra os que sabem obedecer" não é considerada um exemplo de paralelismo sintático porque a primeira parte da frase ("O que sabe governar") é diferente da segunda parte ("os que sabem obedecer") em termos de estrutura e forma. A primeira parte usa a construção "O que [verbo]", enquanto a segunda usa "os que [verbo]", o que quebra a uniformidade que caracteriza o paralelismo.
A alternativa que mostra repetição por meio do paralelismo sintático é:
(B) O inimigo avança, nós recuamos; o inimigo acampa, nós acossamos; o inimigo se cansa, nós atacamos; o inimigo recua, nós perseguimos.
Essa frase apresenta uma repetição clara da estrutura "o inimigo [verbo], nós [verbo]", caracterizando o paralelismo.
Troca de gabarito absurda.
@ricardopeixoto294 Essa mudança não tem cabimento, completo absurdo.
Eu fiquei fora por causa dessa questão. Tava com 46 para Goiânia, agora fiquei com 45 pontos. Fora da correção da redação.
Professor tem uma questão da APJ que a resposta correta seria (segurança aproximada) já que é o primeiro circulo na doutrina do circulo concêntrico, porém a banca insiste no erro e que a resposta correta é segurança imediata. Eles não aceitam e não corrige.
Fica cada vez mais complicado confiar na Banca FGV.
O ideal é corrigir a pontuação mesmo, pois futuramente haverá judicialização por conta dessa questão. Fui apruvado aqui em Brasilia em um concurso realizado oela Banca Iades, não alterou a questão, e judicialmente tiveram que alterer, fazer curso de formacão com 6 novos aprovados e a homolgacao saiu 11 meses depois do previisto emedital.
Boa noite professor, entrei com recurso em cinco questões, mais as que realmente estavam erradas ela não anulou. A teoria do círculo concêntrico que a resposta é aproximada e eles colocaram imediata .
A do hidrantes que era enrolar e secar a mangueira eles não anulou , só por Deus.
Na verdade foi alterado o gabarito,tinha acertado,agora perdi o ponto,fiquei em primeiro lugar pra localidade que escolhi,talvez agora fique em segundo,antes tivesse anulado,todos ganhariam,no meu caso apenas manteria a nota.
Tanto tempo ora dar o resultado,e qdo mostra,02 dias depois fala em retificação de gabarito,é no mínimo revoltante
Não foi anulada. Foi troca de gabarito, o que é pior. Uns perderam 1 ponto outros ganharam um ponto. Além disso a troca é um absurdo porque a alternativa (D) é errada. Segue Justificativa: A alternativa (D) "O que sabe governar sempre encontra os que sabem obedecer" não é considerada um exemplo de paralelismo sintático porque a primeira parte da frase ("O que sabe governar") é diferente da segunda parte ("os que sabem obedecer") em termos de estrutura e forma. A primeira parte usa a construção "O que [verbo]", enquanto a segunda usa "os que [verbo]", o que quebra a uniformidade que caracteriza o paralelismo.
A alternativa que mostra repetição por meio do paralelismo sintático é:
(B) O inimigo avança, nós recuamos; o inimigo acampa, nós acossamos; o inimigo se cansa, nós atacamos; o inimigo recua, nós perseguimos.
Essa frase apresenta uma repetição clara da estrutura "o inimigo [verbo], nós [verbo]", caracterizando o paralelismo.
Nesta não da pra ter várias interpretações.
FGV bateu o pé em várias questões nitidamente erradas e não anulou.
@@gustavoalves3939 no TCE-PA também, já é praxe dessa banca, bater o pé em tudo e não querer anular nada. Nem quando o erro é nítido
Porque nunca é punida? Porque possui entre os seus colaboradores juízes, ministros e desembargadores, então pode fazer a porcaria que quiser... Brasil não salva nenhuma instituição...
Recentemente fiz o TCE-PA, banca FGV. Em suma, a banca é desorganizada, não cumpre o cronograma, fez uma prova objetiva com questões problemáticas e bate o pé pra não anular e pra fechar os critérios de correção das discursivas são bem duvidosos. Pior banca.
Está demais! Fiscais, as provas.
Fiquei sabendo ontem que a quarta questão de português da prova de Técnico área administrativa mudaram o gabarito. A resposta que era B passou a ser D, porém a questão nitidamente apresenta duas respostas, pois tanto a Letra B qto a D tem paralelismo sintático. Eles deveriam ter anulado essa questão. Agora com essa troca de gabarito sem nenhuma explicação estou fora da nota de corte para ter minha redação corrigida. Estava feliz que iam corrigir a minha redação e agora estou frustrada. E me sinto injustiçada, pois até o professor de português do Estratégia tinha dito que o gabarito era B, o gabarito preliminar e definitivo da FGV tb dizia que era B e agora do nada mudam para D sem nenhuma explicação, sô alegando inconsistência. É revoltante!
Minha situação é a mesma, um absurdo! Tem inúmeras correções de professores afirmando que a alternativa correta é a B. Até que a anulação seria compreensível, mas alterar dessa forma...Entrarei com todos os recursos cabíveis para ter a discursiva corrigida, pois, independente da questão, é uma alteração pós gabarito final e pós resultado preliminar, entendo que há precedentes judiciais que impossibilitariam uma mudança que prejudicasse algum candidato.
@@gabrielmagno5492 espero que chova recursos e essa questão no mínimo seja anulada! Absurdo a gente ter que engolir essa mudança sem direito de recurso.
O único lado bom é que muita gente vai perder esse ponto da alteração do gabarito, no onv agora tá com 80% de erros nela, e espera-se que não deva mexer muito na classificação.
A parte ruim é que muita gente que tava ali na rabeira da nota de corte foi eliminada por causa dessa trapalhada.
E pensar que ainda tem o mpu pela frente com essa banca…
A FGV é a pior banca do Brasil, ela só complica
Qual foi a questão que mudou?
Eu sinceramente não entendo como a FGV ainda detém tanto "prestígio" no mundo dos concursos públicos. Essa banca é um desastre.
@@jackson_a.a Na OAB vivem errando e sempre permanecem.
Questão 56 prova 4 AJAA tem um erro grotesco, eles trocaram um sinal de adição por subtração numa questão de cálculo matemático simples e mantiveram o gabarito. Um desrespeito total, deveriam anular de ofício, mas, mesmo com o recurso com o cálculo correto, mantiveram o erro.
As bancas brincam com a cara do concurseiro! Tá na hora de criarem uma lei que regulamente os concursos. A cebraspe, por exemplo, tem suas próprias leis, regras e doutrinas. E tu não pode questionar não! 😂😂😂
A gente só toma ferro!
Será que essa inconsistência é mudança de gabarito ou anulação ???
Ela deixou no ar! Tô quase infartando aqui.
Amigo foi alteração
@@gabrielalopes2640 Não deixou no ar. O gabarito já foi publicado com a alteração de B para D
@@direitoaoponto2409onde? Ela colocou no site?
@@rgalmeida5638 sim, no mesmo dia.
O certo seriam os candidatos processarem a banca. Eles não podem ficarem em pune, isso mexer com o psicológico do candidato as vezes já se programou e fez dividas e a agora vão ficar como ? Já passou da hora de ter uma lei para concursos e eles seguirem a risca.
Eu já fiquei de fora da aprovação por uma questão,espero que não interfira no meu resultado.
Eu não soube disso. Vou atrás de saber melhor
Qual foi a questão?
E ja vi, que fgv e nivel de desorganização comparado a cesgranrio no cnu!😢
@@beatrizlima8522 É pior, acredite.
Tinha que no mínimo anular a questão e não ter troca de resposta.
Pessoal, a banca divulgou o gabarito errado, só isso, vai corrigir. fui corrigir a minha prova e percebi um detalhe, ela está pontuada corretamente, o resultado da prova objetiva, o resultado final bate considerando ela como alternativa "B".
agora a resposta é "D". Mudaram o gabarito.
mas devem voltar o gabarito para B. A pontuação da prova bate com resultado final considerando ela com B.
@@EliasPeresMTB não. Eles irão alterar a nota na sua consulta individual. Se olhar o resultado definitivo, verá que a pontuação da lista está diferente, menor, do que a nota na consulta individual
Ari,A cebraspe vem errando demais a cada concurso realizado São várias questões anuladas,péssima organização do concurso e local de prova sem condição. A Petrobras não renovou,mas com a cebraspe e votou com a cesgranrio.
Qual a questão que foi anulada?
FGV nao pode errar jeito nenhuma 🧐😂
ESSA DE PORTUGUES ELE TROCARAM O GABARITO DE B PRA D, SENDO QUE ERA PRA SER ANULADA ESSA QUESTÃO, ELA SIMPLESMENTE TROCOU A RESPOSTA, SENDO QUE TA INCONSISTENCIA AS RESPOSTA NESSA QUESTÃO!
absurdo. Trocaram a alternativa certa pela errada.
Naldo Benny, você por aqui? Seja bem vindo.
Cespe/Cebrasp sempre foi a banca mais organizada e profissional no que toca em organização. Se queimou ai no mercado e os órgãos foram dando moral para outras bancas que são umas piores que as outras.
É uma vergonha, 31dias pra divulgar o resultado ERRADO.
Vixe:(
Vixe, e eu pensando em fazer MPU...
Boa noite, quando sai a redação para PC Ceará?
Prof, o senhor pode falar qual foi a note de corte para o cargo de analista inspetor?
Professor, acha que a FGV será a banca do concurso da PLF CD? 😩
Perdi um ponto. Espero não cair muitas posições.
Ah se acontece isso para AJAJ eu entrava. Precisava só de 01 questao pra corrigir a redaçao rsrs...
Pohaaa FGV
Ari, volta pra casa, tá todo mundo aqui preocupado com você, esquece essa FGV!
Pior de todos foi o concurso do tj sp que o fiscal acabou a prova 1 h antes e tiveram q refazer tudo depois ferrando quem foi bem kkk
@@Henrique_MM Nesse caso, a culpa foi do fiscal tonho da lua kkkkkkkk. Bizarro mesmo kkkkkkk.
Não adianta nem se bater o trf não vai convocar mesmo, concurso de 2017 não convocou nem os primeiros colocados.
hahahahah sincerão.
Amigo, não foi anulação. Ela alterou o gabarito o que foi pior ainda. A questão tava com a opção correta e agora ela veio com essa mudança. Pior é que ninguém vai nem poder recorrer disso.
Pois é. Não entendi a mudança de gabarito. Irá ser reaberto o prazo de recurso. É cada uma, viu
Eles falaram de inconsistencias. Nao falou que anulou. Nao deram satisfacao do que ocorreu.
@Mlums123 agora que eu entendi o que ocorreu. Perdi uma questão. Marquei a resposta correta. Como aceitar uma arbitrariedade dessa? Nossa que tristeza do meu país. E não tem mais recurso. Nada aqui é levado a sério.
@@Mlums123Mesmo perdendo esse ponto ainda vou para a redação. Mas como confiar que terei uma correção justa se nem nas objetivas a banca está sendo correta? Estou insegura e abalada emocionalmente. Passando por um momento difícil na minha vida e mais uma pancada dessa. Difícil conseguir algo pelo mérito nesse país.
FGV anda sem noção!!!
Erro estratégico... Deveriam ter divulgado esse resultado depois do prazo de recorrência contra questões com erros (pelço que eu vi, o problema ocorreu devido a questão(ões) com gabarito errado...). Até vale recorrer contra a FGV se algum dos primeiros classificados for prejudicado pela nova classificação. Não sei se juridicamente tem base, mas por terem divulgado resultado parcilal antes do término do prazo para recurso, eu tentaria entrar com processo para anular o concurso devido a esse erro: não deveriam divulgar resultado parcial antes do término do prazo de entrada com recurso.
😊😊
Tem que colocar a banca num gancho, no mínimo 3 anos. Afinal de contas eles não têm um excelente faturamento para tal.
Professor, você vai realizar o trabalho de recurso da discursiva?
A banca FGV dificilmente acata recursos.
Cara pior foi o argumento para não anular a questão do segurança aproxima e imediata , meteu o decreto lá sobre segurança presidencial, e ainda diz que não se baseou no decreto para fazer a questão.... sacanagem ao quadrado oh...vontade de ir na justiça é alta oh.
tu recorreu dessa questão , eu acabei esquecendo. responderam o teu recurso, o que eles falaram
@gladiaaador SITUAÇÃO DA QUESTÃO: GABARITO MANTIDO
ARGUMENTAÇÃO DA BANCA:
A fundamentação dos recursos pode ser agrupada em: i) anulação da questão por entender que haveria outra alternativa correta;
ii) alteração do gabarito da alternativa “segurança imediata” para “segurança aproximada” e iii) anulação por entender que haveria
duas alternativas corretas - segurança imediata e segurança aproximada.
A fundamentação dos recursos se centra nos ensinamentos direcionados a segurança e proteção executiva ou segurança
corporativa, ou seja, na segurança privada. É comum existirem adaptações a esta doutrina devido a limitação de recursos e ao
próprio nível da autoridade que se protege simplificando a doutrina original quando esta trata de autoridades e/ou dignitários de
Estado.
A literatura especializada em segurança e proteção executiva/corporativa descreve essa atividade de forma simplificada em três
níveis: segurança aproximada; segurança velada e segurança ostensiva pois não trata de autoridades/dignitários de Estado e sim de
altos executivos da iniciativa privada ou mesmo de “popstar”.
Pois bem. Quando se trata de autoridades/dignitários de Estado a doutrina estabelece, devido a responsabilidade de alta
complexidade que envolve esse trabalho uma adequada compreensão de seus fundamentos para a eficácia das ações de proteção
de determinados membros que exercem suas atribuições no Estado, alguns conceitos:
a. Segurança: em sentido amplo, é toda medida ou cuidado adotado que garanta a integridade física e moral de uma
autoridade.
b. Proteção: é toda medida ou cuidado adotado para a garantia da integridade física e moral da autoridade, dentro dos limites
de uma determinada área e executado por um número limitado de agentes de segurança.
c. Sistema de segurança: conjunto de medidas, providências ou cuidados que visa estabelecer a segurança de uma autoridade
em determinado momento. Compreende a segurança pessoal e a segurança de área. Visa impedir: atentados, danos físicos e
incidentes de aspecto moral.
i. Segurança pessoal imediata: é o conjunto de medidas ou cuidados, próximos a autoridade, que possibilita sua proteção.
É executada por agentes especializados, isto é, agentes de segurança pessoal.
ii. Segurança de área: é o conjunto de medidas ou cuidados que, complementando a segurança pessoal, possibilita
ampliar a segurança da autoridade. Divide-se em:
a) Segurança de área aproximada: é a segurança de área realizada mais próxima da segurança pessoal da
autoridade;
b) Segurança de área afastada: é o conjunto de medidas ou providências que completa o sistema de segurança da
autoridade. Inicia no limite de atuação da segurança de área aproximada e estende-se até a distância que ofereça
ameaça e exija desdobramento de material e de pessoal necessários ao cumprimento da segurança. Executada por
forças policiais de segurança pública ou por forças armadas.
iii. Segurança ostensiva: é toda medida ou cuidado de segurança, empregando material ou pessoal, que externa e
caracteriza sua natureza e destinação.
iv. Segurança velada: é toda medida ou cuidado de segurança, empregando material ou pessoal, que tem como
característica dissimular ou ocultar sua verdadeira natureza e destinação.
Faço uma observação específica quanto ao Decreto nº 4.332/2022, que estabelece normas para o planejamento, a coordenação e a
execução das medidas de segurança a serem implementadas durante as viagens presidenciais em território nacional, e dá outras
providências empregado como fundamento de alguns recorrentes, in verbis:
Art. 2º O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e a Assessoria Militar da Vice-Presidência da
República são responsáveis pela coordenação das viagens presidenciais e pelo estabelecimento do sistema de segurança
presidencial, devendo integrar as ações de segurança com o Ministério da Defesa.
§ 1º O sistema de segurança presidencial, que compreende, para fins de planejamento, coordenação e execução, a segurança
pessoal e a segurança de área, tem por objetivo integrar procedimentos que impeçam a realização de atentados, previnam a
ocorrência de danos físicos e morais e evitem incidentes para o Presidente ou para o Vice-Presidente da República.
§ 2º As seguranças pessoal e de área compreendem:
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO
CONCURSO PÚBLICO 2024 - EDITAL Nº 1
Respostas aos recursos interpostos contra o gabarito preliminar das provas escritas objetivas
I - segurança pessoal: conjunto de medidas e ações desenvolvidas próximas ao Presidente ou ao Vice-Presidente da República; e
II - segurança de área: conjunto de medidas e ações realizadas próximas e em estreita ligação com a segurança pessoal,
devendo cobrir o espaço físico que ofereça riscos à autoridade e o necessário ao desdobramento dos recursos humanos e
materiais empregados nas atividades de segurança.
Uma leitura simples do artigo transcrito acima é possível abstrair que não há contraposição ou mesmo ambiguidade com a doutrina
apresentada anteriormente. Esclareço que o Decreto em comento não foi considerado para a construção da questão ou de suas
alternativas.
Pelo exposto, infelizmente, os recursos não podem prosperar.
Isto posto, mantem-se o gabarito preliminar: resposta correta letra (D) segurança imediata;
Referências bibliográficas:
BRASIL. GSI/PR. Departamento de Segurança Presidencial. Manual Acadêmico de Segurança Presidencial. Brasília: Imprensa
Nacional, 2017.
ARAUJO, Raimundo Teixeira. Segurança de Autoridades. 3ª ed. Brasília: ABIN, 2009.
@@sandoval1700 então teriamos se basear nessa teoria do GSI, NO MANUAL DELES.. CARA A CEBRASPE VAI USAR ESSE MANUAL PRA SE BASEAR NAS QUESTÕES.
@@sandoval1700 MAS TAMBEM ACHO QUE COLOCARAM DE SACANAGEM APROXIMADA PRA ERRAREM. ELES JA SABENDO QUE TEMOS APRENDIDO ASSIM, E OUTRA PORQUE O PROFESSOR NÃO SE ATUALIZOU DESSE MANUAL
@@gladiaaador mano não sei dizer mas pelo jeito é estudar os círculos concetricos versão modificada, eu vi isso ontem no material do Gran então se eu tivesse estudado pelo material do gram ao invés de pôr questões provavelmente eu teria acertado, mas é confuso afirma, porque isso foi o argumento da FGV, a cebraspe pode usar a teoria simples também , não o sabemos, mas na minha visão essa questão poderia ser judicializada porque mesmo na resposta deles que eles usam decreto eles afirmam no final que não se basearam no decreto ou seja falaram nada com nada
Engraçado que essa banca está sendo escolhida pra tudo de uns anos pra cá.
Brasil da injustiça
O Naldo dos concursos!!
Redação pra pm se tem professor?
Amigo vc esta desinfirmado.nao foi anulação e sim mudanca de gabarito
“Desinformação” é uma palavra meio perigosa, amigo.
Rapaz, no meu caso ela tinha que ter anulados umas 10 questões para eu passar. 😂
Está FGV, 😡 TRT 7 polícia judicial, 😡😡
Então anularam . Pensei que tinha mudado o gabarito.
Mudaram o gabarito. Era B, virou D.
Naldo Benni 2 😅😅
Ari ta humilde...
e mpu vai ser fgv, né? ô vida kkk
E essa banca tá levando tudo.
eu revoltado que a banca colocou a questão da polvra APJ TIPO 1 QUESTÃO 46, DIZ QUE FOI A LETRA D CORRETA, SENDO QUE NÃO EXISTE NA TEORIA DOS CIRCULOS CONCENTRICOS, SEGURANÇA IMEDIATA. A RESPOSTA SERIA APROXIMADA. CARA É UM ABSURDO.
Imagina o que ela não vai fazer no MPU
Alguém viu possibilidade de anulação em conhecimentos específicos?
Me desculpe, mas a foto inicial ficou a semelhante a foto do cantor Naldo.😂😂😂😂 Só faltava o Naldo fazer concurso.
Banca errou, está consertando....vida que segue. Pior se não consertassem
Certeza que você será beneficiado com essa mudança de gabarito rsds
@@Obrabodaredacao perdi 1 ponto com essa alteração, mas certo é certo, é o que falei acima
Como pode essa banca realizar só concursos de grande porte.
Vou perder posições ...
Pra mim não faz diferença alguma, já to aprovado nas duas, pra analista e técnico.. o duro é pra quem tava na linha tênue entre os cortes… muita sacanagem.
por que não faz diferença? você estava em segundo e ficou em primeiro com a alteração? Qualquer perda de ponto altera tudo em um concurso publico.
Faz parte do GAME .... &
professor acho que não foi anulado , foi alterado o gabarito depois de publicado! FGV SÓ FAZ MERDA EM TODOS CONCURSO DE ALTO NIVEL !
Absurdo
Teve uma mudança de gabarito e uma anulada
Ao meu ver, FGV deveria ser proibida de aplicar prova de concurso, é uma empresa muito zuada.
Misericórdia
Professor, seria interessante se entrássemos com um recurso ou ação judicial para que essas questões sejam anuladas e não alteradas. Pois essa mudança prejudica muitos candidatos que haviam passados com a divulgação do primeiro gabarito definitivo.
Essa banca é um lixo 😂🚯
Uma 💩😵💫
th-cam.com/video/1TvD5Kh1OYk/w-d-xo.htmlsi=Dd0KbAjryUYqq5Q9
É pq quase ninguem viu o q aconteceu com o da Camara dos Deputados😅😅
eu vi. vergonhoso
Pelo menos a FGV volta atrás e corrige o erro....se fosse uma tal de Cesgranrio 🤬
Coisas que acontecem em vários concursos. Corrigiram, isso que importa!