meu caro amigo ,sou portugues, e quero darlhe os meus parabens pelas palavras de bom senso, que apesat de ser novo ,voce mostra uma maturidade muito superior a muitos politicos que governam em Africa.E, permitame nao so em Africa. O mundo precisa de mais jovens como voce.
africa vai começar a ser o maior exportador de mao de obra no futuro, está inviavel morar na africa, muito dificil viver em lugares como angola, está muito melhor ser imigrante e morar no brasil
@@teresam.2250Em Portugal ensinavam nos a Amar as colónias Portuguesas e o Brasil na escola nunca se falou do Brasil enquanto colónia ,Os Portugueses da minha geração, aprendiam muito sobre o Brasil . A cultura Brasileira ,desde a musica ,literatura etc ,sempre fomos ensinados a amar os Brasileiros. Não é por acaso que lemos muito Livros de Jorge Amado " meu livro preferido Capitães de areia ,a banda Portuguesa Xutos e Pontapés tem até uma musica chamada " esquadrão da morte " é sobre a época em que a policia matava as crianças de rua .Esse livro ,era a prenda que eu oferecia aos mais jovens no Natal ou aniversário,o meu objectivo era que entendessem esses garotos ,e consegui. Tive uma colega nos anos 90 era Brasileira que tal como eu ela adorava a noite ,então iamos as duas sózinhas para as discotecas de Lisboa ,nessa altura podiamos andar sózinhas nas ruas á noite que não havia medo , uma discoteca que era o Kremlin ,depois seguiamos para o" Alcantara Mar "até ficar dia . Chegávamos a vir a pé para casa sem qualquer problema. Bons tempos
No meu caso, estudei no Brasil, no Rio de Janeiro, e durante o período escolar, nas disciplinas de História, a cada ano, havia duas matérias que abordavam tanto o Brasil quanto o mundo. O conteúdo incluía a África (sem foco específico em um país), a Ásia (principalmente Japão e China), a Oceania (de maneira bem resumida), a cultura ocidental (Europa, EUA, Américas) e os povos originários das Américas.
@@teresam.2250 dá a entender que não ensinam os acontecimentos positivos o Brasil têm cidades portuguesas e monumentos por todo o lado, várias classificadas na lista do património mundial pela Unesco, construidos ao longo dos séculos pelos portugueses e pelos miscigenados só para citar algumas Paraty, Diamantina, Salvador, Ouro Preto, Goiás, São Luís de Paraitinga, Penedo, Cachoeira, Mucugê, Rio de Contas, Porto Seguro, Valença, São Cristóvão, Laranjeiras, Alcântara, São João del Rei, Mariana, Olinda, Congonhas, Sabará, Santa Bárbara, São Francisco do Sul, São Miguel das Missões, Antonio Prado, Petrópolis, Pirenópolis, Lapa, Tiradentes, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, etc - além dos milhares de monumentos, dos portos, estaleiros navais, e dos fortes e fortalezas mais de 300 que os portugueses construiram para proteger as imensas fronteiras
Vivi em África 18 anos. Sou branco e falo Lingala e Kikongo como português. Conheço muito bem Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, RDC, Cabão, Togo, etc.. Confirmo tudo o que você diz. Parabéns pela clarividência.
@@brucesantos19 não é entendido como quem ve espíritos não, mas que obtém conhecimento de forma sobrenatural, que sabe das coisas sem que tenha sido ensinado por alguém
Sou brasileiro e moro na Amazônia. Você tem uma maturidade e entendimento muito grande. Dá gosto de ouvir o que você diz. Tudo bem consciente. Aprendi muito e dá para trazer para minha realidade aqui no Brasil.
Simplesmente excelente !!! Sou português, 77 anos, 40 de Brasil. Vivi em Moçambique dos 4 aos 16 anos. Sinto o peito apertado ao ver o que está acontecendo à África. Felicidades para todos. 😀
Sou um empresário português e embora não tenha família em Angola ou Moçambique, doí-me a repressão e falta de oportunidades para os jovens. Obrigado por por partilhares estes vídeos e ajudares-nos a compreender a mentalidade do povo Angolano. Quando for possível activa a possibilidade de ser membros do canal porque quero apoiar jovens talentosos como tu desenvolverem África. Angola era Portugal, somos um povo irmão. Abraço!
@@canal_41 a sua publicação é muito esclarecedora o que se pode adicionar, dá a entender que os africanos sempre se referem a si como se fossem os únicos de várias etnias, de territórios dividos e ou repartidos, ... o que não é o caso Vejam por exemplo a grande miscigenação que aconteceu por exemplo na Europa ao longo dos séculos, miscigenação entre exercitos de invasões, multidões de refugiados, grupos de religiões diferentes... territórios fundados, delimitados, partilhados, conquistados, etc Acontece que no caso de Angola, os "colonos brancos" em grande maioria também tinham nascido no continente assim também eram africanos devido ao trilho dos destinos de antepassados, igual como acontecia com os negros ou com os mestiços, e foram aterrorizados e despojados dos seus bens, quintas, lojas, casas.. pelo motivo que tinham cor de pele diferente, ou porque eram amigos dos brancos... Não passa pela cabeça de ninguém que isso aconteça na Europa ou na América, que se retire os bens das pessoas por terem cor de pele diferente, e que sejam expulsos por esse motivo Lemos ainda que muitos dos futuros líderes dos movimentos, independentemente do nível de cor da pele, estudavam nas universidades de Portugal continente, e ou eram casados com mulheres portuguesas brancas daí que integrados em comunidades miscigenadas como Amical Cabral e outros
Grande abraço desde o Brasil, meu mano 🤙 ... Recentemente aconteceu um episódio assim de "leis trabalhistas" no nordeste brasileiro envolvendo a fábrica de automóveis BYD e seus empregados chineses
Que delicia ouvir o sotaque de angola ♥ você me ensinou coisas que nunca me foram explicadas na escola! Obrigada! Toda a sorte do muito pra você e pro seu povo! Que as coisas possam melhorar.
No meu tempo dávamos as etnias em cada Província Ultramarina Portuguesa , tou a falar em 72 ,73,74 ,foi quando fiz a 4 classe depois o que é hoje o 5° 6° e 7° Quando passei para o Liceu a História ainda falávamos sobre Africa . Lembro - me de fazer um trabalho que tive que ir ás embaixadas,para pedir informações. Ainda hoje tenho livros com fotos dos povos na c8kheita do algodão e outras. De todas as ex colónias a que mais gostei foi de S.Tomé e Príncipe.
@pejelectric376 verdade, o vídeo é esclarecedor Mas dá a entender que os africanos sempre se referem a si como se fossem os únicos de várias etnias, de territórios dividos e ou repartidos, ... o que não é o caso Vejam por exemplo a grande miscigenação que aconteceu por exemplo na Europa ao longo dos séculos, miscigenação entre exercitos de invasões, multidões de refugiados, grupos de religiões diferentes... territórios fundados, delimitados, partilhados, conquistados, etc
Sou português, e vivi em Luanda durante 2 anos. Percorri muito do país e cheguei a conhecer sobas e um rei no Lubango. E concordo que o povo de Luanda é mais agressivo que do sul. Muitos parabéns pela explicação sobre as etnias. E muitos parabéns pelo canal, vou começar a seguir lo.
Sou português nascido em Moçambique em 1963. Gostei muito de ouvir. As suas palavras são sábias e uma inspiração para um futuro baseado no bom senso. Parabéns.
Então és Moçambicano. lol Já tive muitos colegas Moçambicanos (sim, brancos), mas nunca os ouvi referirem-se como Portugueses, sempre dizem que são Moçambicanos. Uns tinham uma forma de falar claramente Moçambicana, outros tomarias totalmente como Portuguese até que to dissessem de onde são. Mas dizem sempre de onde são e o que são. Parece que tens aí um pequeno trabalho a fazer com essa pedra no sapato...
@@NeoZeta Não tenho pedras no sapato e não tenho nenhum trabalho a fazer. Nunca me referi como moçambicano mas falo de Moçambique com gosto e desgosto. Falas de brancos e eu não falei em peles. Porque para mim isso não interessa. Nasci em MOÇAMBIQUE e não na REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE. Notei algum azedume a tua intervenção mas guarda esse azedume para os chineses.
Com os portugueses, não tanto explorados os recursos naturais, não porque não soubessem onde estavam mas, porque o faziam com regras, por isso é que muitos paises até europeus incentivavam a rebelião como por exemplo a Suécia. Não esquecer que muitos brancos já eram nascidos em Angola, alguns já iam na 3° geração mas, aos estranjeiros não convinha que ficassem pois seria mais difícil negociar.
Caro, concordo com tudo o que disse e acrescento: os portugueses tiveram mais tempo em Angola, por exemplo, do que muitas tribos hoje consideradas angolanas que só chegaram ao território nos séculos XVIII e XIX.
@cabidela Posso estar desatualizado mas, Angola deve ter muita população que não são Angolanos mas sim do Zair, Zambia e Congo. Eu fui um dos que iniciou o recenciamento da população negra na zona a norte de Sanza Pombo em 1968, foi para ter continuação pelos colegas que me substituiram. Leva-me a ter duvidas sobe a quantidade de população atual embora já lá vão mais de 50 anos.
O que diz reforça a ideia que já tinha de que Angola foi invadida a partir do Congo. Invadida e desestabilizada de Norte para Sul, até se tornar ingovernável. A guerra civil terminou quando o Savimbi representando as etnias do interior e Sul, foi morto.
@papasempre Na nossa presença, só havia guerrinha na zona de Uige, Ucua, Zala, Nambuangongo. Eu era tropa de Angola incorporado. Viajava de carro do Lobito ou do Sul até Negaje. A suguanda Zona onde fiz tropa foi em Buenga Norte a cina de Sanza Pombo e não havia nada. A chatice foi depois da independência. Tb havia a Leste mas pouco.
Sou brasileiro. Conhecia sobre estas questões étnicas na África, mas por aprendizado próprio. Nada disto jamais é falado nas escolas, universidades, ou circulos intelectuais. Ótimo trabalho!
infelizmente o ditado " atràs de mim virà que bom me fará" O povo africano é que fica sempre a perder. A ocupação portuguesa poderia não ser boa mas pelo menos os portugueses iam viver para as provincias ajudando a desenvolver mas os chineses e os russos e cubanos que foram depois da imdependencia sò foram para explorar e levar para os seus paises. Não dâo ponto sem nò
Os portugueses foram expulsos porque nós não temos que ser colonizados por eles, aprenda. E se hj temos Chineses e etc a explorar, o governo é que devia abrir o olho, porque o povo não tem controle disso
Não viaja, só consigo dizer isso para esse discurso sem pé nem cabeça. Os chineses antes de mais nada estão investindo em infra estrutura nos países que negocia, enquanto os portugueses durante 500 anos só construiram casarões e monumentos...
Os portugueses tambuém exploraram ese desenvolveram era para o bem deles e não pelo bem do povo uma vez que eles ocuparam a nossa terra. Ninguém absolutamente ninguém quer o nosso bem nem portugueses nem chineses e nem ninguém
@@Fhil_br não tem noção nenhuma. Os portugueses construiram casas, hospitais, escolas, universidades, arranha-céus, fábricas, hotéis, restaurantes, cinemas, campos de futebol, estradas, pontes, portos, aeroportos... para o uso de TODOS (nunca houve "apartheid") nas suas províncias ultramarinas. Lourenço Marques e Luanda eram as cidades mais desenvolvidas de Portugal. Se não acredita, vá assistir vídeos dessas cidades nos anos 1950/1960/1970. Há montes deles no TH-cam. Os chineses ainda não fizeram nada em comparação.
Obrigado pela lição de cultura Africana! Desconhecia a existência de tantas etnias diferentes, mesmo dentro do mesmo país. Sem dúvida que isso deve contribuir para a falta de entendimento e para o aumento de conflitos entre Africanos. Mas como você disse e bem, agora são conflitos vossos, e é assim é que deve ser. Por outro lado, posturas demasiado tribais e pouca abertura ao diálogo, a entendimentos e a consensos, tornam os conflitos eternos e dificilmente um país desenvolve assim. Sem dúvida que a educação e formação de melhores cidadãos/pessoas faz parte do caminho, para que esses conflitos sejam resolvidos com palavras em vez de catanas, como você referiu. Pois conflitos sangrentos geram ressentimentos, ressentimentos geram ódios, ódios geram vinganças e vinganças acabam em sangue. E é um ciclo sem fim. Saudações de Portugal e boa sorte para o canal.
@andrepereira744 africanos não deveriam pensar que só eles tinham etnias que foram divididas, etc. imagine-se quanto divisão não houve por exemplo na Europa, tamanha miscigenação ao longo dos séculos com invasões, territórios conquistados, divididos, subjugados, etc e povos que se invadiam uns aos outros, milhões de refugiados devido a tantas guerras, de conquista, de religião, de ideologias... inclusive no século passado
@@marie3587 O PROBLEMA DE AFRICA NAO SAO AS ETNIAS!!!...O PROBLEMA È A MERD@ DO COMUNISMO!!!.....NAO HA PAÌS COMUNISTA NO MUNDO PARA ONDE AS PESSOAS EMIGRAM E NO ENTANTO POVOS VOTAM NESSA MERD@: depois ficando chorando e se queixando!!!
“A velocidade com que eram explorados os recursos naturais no passado não é a mesma dos dias de hoje”. Isto é tão verdade. Basta pensar que, de 2 em 2 anos, é extraído mais ouro do Brasil do que todo o ouro que foi enviado do Brasil para Portugal em todo o período colonial (mais de 300 anos!)
@@Tusiriakest onde se exploram minerais á miséria os minerais só tem valor quem os souver transformar e as minas não dão assim tanto rendimento como falam
A conversa "devolve o nosso ouro" é uma falácia absurda. O ouro do tempo colonial ajudou a criar um país imenso e multiétnico como o Brasil. Com as independências a maioria da riqueza criada, as infraestruturas e meios de produção ficaram nas ex-colónias, não vieram para Portugal.
@@arturcarneiro2999 ouro é o que não falta no Brasil segundo as publicações brasileiras, atualmente, com as máquinas, extraem no Brasil cerca de 100 toneladas de ouro por ano ". . a produção "saltou ...para mais de 100 toneladas anuais no final da década de 80...." "... no tempos bandeirantes, a produção à mão, essencialmente nos rios, andaria à volta de 8 ou 10 toneladas por ano Dai que os reis de Portugal cobravam o imposto do quinto ou seja 20% que servia aos custos de administração, defesa, construção de navios, entregas as ordens religiosas que tinham a cargo os serviços sociais e de ensino, construção de monumentos, etc. os 80% pertenciam aos donos da concessão e eram investidos no brasil
O PROBLEMA DE AFRICA NAO SAO AS ETNIAS!!!...O PROBLEMA È A MERD@ DO COMUNISMO!!!.....NAO HA PAÌS COMUNISTA NO MUNDO PARA ONDE AS PESSOAS EMIGRAM E NO ENTANTO POVOS VOTAM NESSA MERD@: depois ficando chorando e se queixando!!!
Sou Angolano filho de cabo-verdiano pai e mãe concordo plenamente contigo. Portugal abriu as portas para todos os países que deu a independência, correram com os portugueses e agora estamos todos indo para Portugal, a independência nós lixou! Queria ver os chineses nos abrirem as portas e nos dar trabalho na China? Em Portugal vês Angolanos cabo-verdianos moçambicanos etc a trabalhar no aeroporto bancos etc, verdade seja dita e viva Portugal!🙏
@@nelsongoncalves5379 MEUS FILHOS NASCERAM AQUI NA EUROPA E SÃO CONSIDERADOS COMO ANGOLANOS E NUNCA TIVERAM EM ANGOLA, MAS EU VEJO COMO ELES AMAM ANGOLA. É POR TE DIGO QUE FILHO DE COBRA É COBRA .ANGOLANO NASCE ANGOLANO....TENHO DITO✌️
@@nutricia1674 voçê precisa ser estudado, mente vazia só pode. Então os filhos dos ingleses q nasceram na África do Sul são o quê? Brasil por exemplo é um país de diversos povos indígenas afros europeus e todos são brasileiros por terem nascido nesse país. Mesmo sendo descendente europeus ou o q for, tanto os filhos de cabo-verdianos e portugueses que nasceram em Angola são Angolanos.
Em geral, os portugueses não são racistas (salvo excepções pontuais) e a prova disso é que há imensos mulatos :) Portugueses construiram um país, onde toda a gente vivia bem e em Harmonia. À espreita estavam, desde antes de 1960, a URSS a fomentar o terrorismo. A independência foi mal feita e à pressa, entregando as ex-colónias à URSS, China e Cuba e EUA, países que queriam apenas explorar. E exploram há 50 anos com a colaboração de governos corruptos deixando o povo na miséria. Há 2 perguntas que permanecem: 1) o que fizeram os governos africanos em 50 anos de independência e "liberdade"? 2) se os portugueses eram assim tão maus, porque angolanos, moçambicanos, caboverdianos e outros (já para não falar nos milhões de brasileiros) querem vir para cá, para Portugal (a que chamavam "metrópole" (irra))? Assina: uma angolana branca de segunda, farta de demagogia.
Subscrevo todas as suas palavras, mesmo todas! Uma pequena diferença apenas eu assino como: uma moçambicana branca de segunda, farta de demagogia. Em Moçambique era o mesmo. Sinto-me triste por ter sido corrida do meu País.
Só uma correção, não tem milhões de brasileiros em Portugal, são milhares. Cerca de 300 a 400 mil, é uma minoria de 5% da população portuguesa, tem mais brasileiros no EUA e no Paraguai do que em Portugal.
@@AnonymousLibertar1an esses são os brasileiros que não têm cidadania portuguesa. Aqueles que adquiriram cidadania (por terem um avô português, por exemplo) não entram no censo como brasileiros, mas sim como portugueses. E os filhos de brasileiros que nascerem em Portugal serão portugueses também (não sei se o mesmo acontece nos EUA, onde até famílias que sempre viveram na Florida são chamadas de "latinas"). É impossível passear pela minha cidade (Aveiro) sem passar por um brasileiro, pelo que tenho a certeza que são bem mais do que 5% da população.
Saudações de Portugal 🇵🇹. Quero dar-te os parabéns pelas tuas palavras de sabedoria... Angola 🇦🇴 nessecita de pessoas como tu... Espero sinceramente que tenhas um bom futuro numa carreira política... Um grande abraço e um bem haja. 🙏🇦🇴🕊️🇵🇹
Adorei a sua explicação! É uma tristeza, um continente tão rico, continuar a viver com tantas dificuldades. São os jovens que têm que alterar isso, com sabedoria e conhecimento👏🙏
De acordo com a época, o que sempre aconteceu em África, foi o aproveitamento estratégico/ político das diferenças entre os povos existentes nesses territórios, por parte das interferências exteriores. Fundamentalmente em todo esse processo, o que sempre aconteceu, foi sempre aproveitar a corrupção fácil dos lideres desse povos. O Povo é facilmente explorado das mais diversas maneiras e o seu " calcanhar de Aquiles " foi sempre e continuará a ser a grande dificuldade em se considerar como um único Povo, com os mesmos interesses, independentemente das sua diferenças "tribais/ étnicas". É uma questão cultural....! Enquanto estes povos não tomarem consciência do todo, como mais importante que o local, sempre existirá o aproveitamento pelo que é exterior
@@dkvkptj @pejelectric376 não deveria ser assim mas dá a entender que os africanos sempre se referem a si como se fossem os únicos de várias etnias, de territórios dividos e ou repartidos, ... o que não é o caso Vejam por exemplo a grande miscigenação que aconteceu por exemplo na Europa ao longo dos séculos, miscigenação entre exercitos de invasões, multidões de refugiados, grupos de religiões diferentes... territórios fundados, delimitados, partilhados, conquistados, etc
Parabéns pelo seu canal, com certeza tem contribuído para esclarecimentos de nossos irmãos africanos e a nossa relação histórica e praticidade de como somos.
Este foi meu primeiro contato com o seu canal, e achei-o muito esclarecedor. Para nós que estamos longe da África (estou no Brasil) saber como pensa um africano sobre os problemas da África é muito interessante e, certamente, muito mais verdadeiro do que o que ouvimos falar. Parabéns.
Em primeiro lugar o povo Africano ja merece ser feliz, ja sobre demasiado, como cidadão português considero que África tem de aprender a viver sozinha, porque ninguém da nada a ninguém sempre ha interesses, nem Europeus, nem Americanos nem Chinos São santos. Antes da guerra colonial para aqueles tempos tinha um exército bastante bem equipado, más vocês nunca se perguntaram de onde vinha o armamento que os Angolanos tinham para lutar contra os portugueses, já que o Angolanos não tinham dinheiro, naturalmente de grandes potências, que queriram ver Portugal fora do vosso não nosso território, más tudo tem um preço, e o primeiro preço foi a guerra civil, e agora a China vai fazer o mesmo, a grandes obras vão ser pagas como? Como os recursos naturais, e ao povo vai-lhe faltar o principal que e a educação e a saúde, porque o melhor aliado de um governo corrupto e um povo inculto. A França sempre explorou as suas ex Colónias, por isso a energia Francesa é principalmente energia nuclear, assim foi fácil para eles crescerem produzir, com a energia barata e mais fácil, agora esses países expulsaram os Franceses, e estão ligados a um grupo terrorista Russo, voces pensam que os Russos não querem nada em troca, vai ser a mesma coisa. Muito interessante o seu vídeo aprendi muitas coisas que nem tinha idea e o meu muito obrigado.
Sabemos o que perdemos mas nunca sabemos o que vamos encontrar. Não foram verdadeiramente os angolanos que expulsaram os portugueses ? Foram sim os novos colonizadores com a cumplicidade de alguns grupos angolanos que lutaram pela independência de Angola, não a pensar no povo angolano, mas a pensar sim como explorar os angolanos e de como se enriquecerem a eles mesmo . Enquanto o povo do país mais rico da ÀFRICA passa fome, Angola dasse ao luxo de ter a dama mais rica da áfrica Isabel dos Santos . Angola Moçambique entre outros países lusófonos com a cumplicidade dos seus governantes já estão a serem colonizados por novas potências estrangeiras entre as quais a china ,sem que os habitantes se deiam conta disso. Eu como português nunca fui contra a independencia de Angola posso provar isso . Mas hoje posso constatar que quém pediu a independência enganou o seu próprio povo na medida em que o país mais rico da África vive numa extrema pobreza. Hoje o povo angolano tem novas lutas pela frenre , novas batalhas para ganhar. Lutar pela vossa liberdade, e lutar por uma vida digna , é o mínimo que se pode pedir á queles que levam tudo.
@@dalvasantos4807 são culturas, quando és criado e educado em uma cultura és o reflexo dela, eu pessoalmente a três anos e estou na luta contra o câncer, e nunca tinha estado sem trabalhar, tem sido muito complicado, e penso que a grande sorte que tive foi um pequeno cãozinho que sempre esteve ao meu lado e nunca me deixou, sinceramente penso que foi o meu psicólogo, e está a ser nesta luta tão complicada, os animais tratados com carrinho, são verdadeiros amigos e fiéis.
E ainda tem muitos ocidentais torcendo pela hegemonia Chinesa, ficam reclamando dos EUA mas quando a China estiver dando as cartas vão sentir saudades do imperialismo Americano
Lunático. DIferente da Europa e EUA a china está literalmente construindo estrada e fábricas enquanto os ocidentais simplesmente abriram um buraco na áfrica para tirar minério e sustentar suas regalias.
Acho que tem que falar com td mundo, tanto a China quand os E.U.A, mas alguns angolanos querem apenas Portugal, vontade de voltar a ser colonia, mesmo os E.U.A pode ter rivalidade com a China mas fazem negocios com o mundo inteiro, assim é a teocracia
Apesar dos erros e dos abusos que houve , eu como pertencente a uma geração que nada tem a ver com o colonialismo , desejo tudo de bom aos países que Portugal colonizou. Houve erros de ambas em partes. Mas lamento que nem russos nem chineses vão fazer nada pela querida África, apenas roubar Os portugueses tinham uma coisa boa , investiram nos territórios .... Se as moças gerações falarem com os mais velhos, haverá muita gente a dizer que houve muitos portugueses, boa gente la... Infelizmente veio a politica
@@in_a_next_future Como o Brasil, Angola foi fundada e construída pelos portugueses e Huambo se chamava Nova Lisboa até 1975 (ano da independência) Luanda foi fundada pelos portugueses em 1576 Eram cidades modernas também no tempo da Angola colónia , existem vídeos de Huambo antiga (Nova Lisboa), por exemplo: www. youtube .com/watch?v=KZysofz-Tgs&t=29s (juntar as partes para obter o endereço ) Angola antes da Independência de 1975 www. youtube .com/watch?v=Az9O2wVF30s Angola sofreu uma terrível guerra civil de 1975 a 2002 que provocou grande destruição e sofrimento e assim Luanda que era uma cidade de "primeiro mundo" viu-se repleta de gente refugiada dos campos e das aldeias,
@@in_a_next_future como nao? voces so sao livre por causa da urss que alem de mecetar a alemanha praticamente sozinha ainda deu muito apoio e armas pra voces... a china faz transferecia de tecnologia
A URSS venceu a guerra sozinha? Vai fazer propaganda para outro sítio! No inicio da guerra eles invadiram a Polónia juntamente com a Alemanha! Ainda por cima eram um regime totalitário, como é a China. @@skrzydlat21
No Brasil isso acontece também, teve denúncias recentemente que em uma fábrica de uma empresa Chinesa de fabricação de carros elétricos BYD, os executivos Chineses estavam literalmente esculachando os empregados brasileiros.
eu ia citar isso. uma verg0nha ! e a imprensa que foi expulsa pela delegação chinesa, que não queria nenhuma publicidade negativa a China,como se eles estivessem na China???! nem o sindicato ABI ,se mexeu!!
É preciso dizer que Angola e Moçambique e Guiné deixaram de ser Portugal porque as guerrilhas foram financiadas por Russos e Americanos e de certeza que não era para o vosso bem mas sim para ficarem eles a explorar África. Mal ou bem nós temos 500 anos de história em comum. Se alguém se preocupava com o povo não seriam os outros que não tinham história em comum. Abraços de Portugal
N é bem assim tb, vcs tem a sua parcela de culpa no cartório sobre a desgraça que acontece lá. Aqui no Brasil eu fico até calado pq já fazem mais de 200 anos, acabamos nos tornando até o centro do império Português, pouco antes da independência. Agora, vcs fatiaram a África conforme os interesses de vcs, ignorando completamente esses conflitos étnicos. Acreditar que surgiria alguma coisa boa disso, é subestimar a inteligência dos povos africanos. Agora, a China faz o mesmo com o continente, fatia a África conforme os seus interesses. Enquanto os africanos não deixarem esses conflitos tribais de lado, para serem os atores principais do seu próprio desenvolvimento, isso vai continuar acontecendo.
Não é bem assim tb, vcs falam como se não tivessem culpa no cartório, como se só quiseram o bem e o melhor pros povos africanos. Nós sabemos muito bem que vcs fatiaram o mundo conforme os interesses de vocês. No Brasil, eu fico até calado, já que lá pelos idos de 1800, chegamos até a ser o centro do império Português, e já faz mais de 200 anos que nos emancipamos do atraso que são vcs tb. Agora, os povos africanos ainda sofrem até hoje as consequências da colonização violenta e abusiva que vcs empreenderam lá.
Graças a Deus tivemos esse "atraso" de sermos parte do Império Português aqui no Brasil. Que nos considerava a todos portugueses iguais, com nacionalidade completa, não nos considerava cidadãos de segunda classe. Era um povo que não tinha medo de se mudar pras províncias, casar, misturas ter filhos de muitas cores. Se tivessemos sido colônia inglesa ou francesa aí sim seria bom né? Sermos cidadãos de segunda classe, sermos proibidos de misturar etnias devido a políticas de puro-sangue como nas colônias inglesas... sermos sugados até o fim como as colônias francesas... Graças a Deus fomos parte de Portugal. Povo que não é perfeito, mas tanto se esforçou pra unir um país continental. Nenhum país de língua portuguesa faz fronteira com outro país de língua portuguesa. Sabe porquê? Porque temos no nosso espírito lusófono o desejo de estarmos sempre unidos. Se estamos separados não é por fronteiras, mas pelo mar. Há um mar que nos separa, mas é no mar que Deus espelhou o céu. Grande amor a Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e todos os outros, beijos do Brasil! Viva o amor entre nossos povos irmãos. Orgulho de compartilhamos o sangue, a história e a essa língua maravilhosa, a última flor do lácio! E a mais bela.
@@MosesGHC veja vídeos e fotografias de Lourenço Marques, Luanda, Macau, Goa, Bissau... nos anos 50/60/70 e não verá atraso nenhum. A metrópole estava até mais atrasada em muitos aspetos. E brasileiros doutrinados como o senhor têm de se aperceber que o Brasil não está atrasado! Simplesmente têm políticos corruptos (e insistem em elegê-los). É esse o problema de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau também, mas eles têm a desculpa de viverem em ditaduras comunistas. No Brasil, o povo pode escolher o seu destino sem problema nenhum (ou pelo menos é o que parece).
@@MosesGHC Ah! E os portugueses, na conferência de Berlim, ficaram praticamente com os territórios que já lhes pertenciam. Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique já existem desde o século XV-XVI, alguns sendo mais velhos que o Brasil. Os outros países europeus (Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica...) é que dividiram África de maneira aleatória sem ter em conta as diferenças étnicas (até porque muitos deles nunca tinham sequer posto os pés em África, ao contrário do portugueses que já lá andavam no século XIV). Por último, os portugueses respeitavam as diferenças étnicas. Em Angola, o reis do Congo, do Dongo e de Matamba continuavam a reinar sobre os seus súbditos, prestando vassalagem a Portugal, que por sua vez os defendia. Antes da chegada dos portugueses, a terra do meu pai, Guiné-Bissau, já tinha praticamente as mesmas fronteiras que tem hoje e chamava-se Gabu. Já era um reino multiétnico liderado pelos mandingas (descendentes do império Mali). Os portugueses limitaram-se a unir Gabu com os "reinos" (eram mais cidades-estado) da costa, como Cachéu e Bissau. Os reis continuavam a mandar nos seus povos, nas suas terras ancestrais, e os portugueses não obrigavam nenhum povo a conviver com outro (com a exceção dos escravos, obviamente, visto que, quando se comprava escravos, não se tinha em atenção a sua etnia). Nas cidades portuguesas, como Bolama, havia uma fusão de povos, pois iam para lá viver os "assimilados" (pessoas das outras etnias que se tornavam cidadãos portugueses).
@@lucasribeiro7534 OS GOVERNANTES NAO SABEM O Q QUEREM..PARA O PAIS..O POVO ESTA NA MERDA..E ELES COMPRANDO MANSOES DE 10 MILHOES EM PORTUGAL E ESTAS PREOCUPADO COM OS RUSSOS??
@@desideriosanona3343 os governantes foram postos no poder com ajuda dos russos/chineses/cubanos... Está tudo interligado. Quando Angola se livrar do MPLA, livrar-se-á também desses países sanguessugas.
China perdoa empréstimos feitos a 17 países da África e oferece US$ 10 bilhões em fundos do FMI Anúncio foi feito por ministro das Relações Exteriores chinês em reunião na semana passada do Fórum de Cooperação China-África;
Parabens pelo trabalho. Sou Luso-brasileiro (nascido no Brasil) e nem todos percebem esse movimento. Parabens pela analise. Ja me inscrevi no seu canal
Sou do Brasil mas ,vou para Moçambique e somos um povo só .vamos investir na educação e nas criança e elas se tornarão bons adultos .temos que para de seguir estrangeiros e cuidar de nós mesmo.
então , esperar que só as crianças de hoje ,virem jovens e adultos que façam, já não é uma realidade sustentável a exemplo de quem mais faz já é o adulto formado que engaja os movimentos. não sei o motivo e ainda perpetuarem o pensamento antiquado de que o futuro só está nas crianças ! deve ser por isso que os idosos no Brasil não são tão participativos como poderiam e deveriam..
Você tem toda a razão do que diz ,como português não era defensor do antigo sistema ,na verdade se diga Angola acho eu estava melhor no tempo em que Portugal era o país administrador, Moçambique😢 era a segunda ou terceira economia mais rica de África,hoje é o terceiro país mais pobre do MUNDO, é a minha opinião vale oque vale.Fique bem você sabe o que diz,tem ums conhecimentos muito aprofundadose é realista admiro-o muito um abraço de um português amigo se me permite.
Sou brasileiro, ja tinha ouvido falar que os chineses estavam Recolonizando a África através de 'ajudas' com acordos maliciosos por de baixo dos panos, ouvindo uma pessoa local agora nao tem como ter dúvidas, força e união a vocês
Saudações do Brasil. Rapaz, que vídeo hein. Os políticos africanos....e alguns americanos também...... criaram uma rinha com os europeus completamente desnecessária.
@ElioSch1423 Se não conhece a história deles, Veja quanto sofrimento, quantas mortes, tamanho endividamente Veja-se que a guerra civil em Angola durou de 1975 a 2002, ou seja mais de vinte anos foi terrivel, a guerra civil é sempre do pior... Relativamente a Moçambique, a guerra civil durou também quase vinte anos, mortes, sofrimento, ainda nos dias de hoje existe medo e falta a paz em parte do território
@@mmmMindo falando de Portugal, não seria o caso Portugal fazia o máximo para manter tanto a estabilidade do Brasil, que até procedeu a uma separação politica, como a estabilidade nas colónias de Africa e de Asia De África lhe chegaram mais de meio milhão de refugiados aquando das independências de 1975
@marie3587 estabilidade vc quer dizer envio de comodities para a capital enquanto o trafico de seres humanos comia solto? Colonialismo e o genocidio dos povos africanos foi o maior crime que já ocorreu no mundo!!
Gostei muito de o ouvir, o senhor é um homem do bem, lúcido e com bom senso. Deus o abençoe para continuar o bom trabalho 🙏 Forte abraço desde Portugal 🇵🇹💕
Se a África fosse dividida com base nas etnias seria uma autêntica manta de retalhos. Sobretudo no que se refere à África Subsaariana, uma vez que o Norte de África tem fronteiras mais ou menos de acordo com os povos que ai vivem. Portanto, existem 47 países na África Subsaariana. Se a divisão tivesse sido com base nas etinas quantos países haveria? O triplo talvez? E será que não haveria conflitos à mesma entre esses países? Tenho sérias dúvidas. E seria melhor governada? Também tenho sérias dúvidas. Se compararmos com a Europa, historicamente, também deveria haver muitos mais países. Olhemos o caso de Espanha. Sob a Coroa espanhola estão reunidas 5 nações (Galiza, Asturias, Catalunha, País Basco e Aragão e Castela´, cada qual com a sua língua). Portanto, se a Península Ibérica fosse dividida de acordo com as Nações existentes, haveria não 2 países (Portugal e Espanha) mas 6 países. O mesmo se poderia dizer do Reino Unido. Se calhar num ou noutro caso talvez fosse aconselhável uma revisão de fronteiras, mas isso atualmente é praticamente impossível de fazer-se. Quanto ao primeiro assunto abordado, do novo colonialismo chinês, infelizmente muitos países africanos estão a cair numa ratoeira de onde dificilmente sairão. Os chineses o que estão a fazer é a endividar as economias africanas e obrigá-las a comprar apenas produtos chineses em troca de investimento duvidoso. Fazem autoestradas pouco usadas, linhas de comboio que a população não pode pagar, enfim, prometem mundos e fundos para controlar os países africanos. Já se chama a isso a dívida odiosa. Enquanto a União Europeia perdoa dívidas e envia dinheiro a fundo perdido os chineses não fazem nada sem que haja alguma coisa em troca.
As estradas que os chineses constroem só servem os interesses chineses. Servem para ligar os locais de extração de recursos até ao porto marítimo de onde são transportados para a China. Os africanos estão a pagar a estradas por onde o ladrão chinês transporta o que rouba em África.
Se o Brasil fosse dividido conforme a quantidade de etnias e povos que aqui habitam, seríamos muito mais Brasis, isso sem contar os povos não originários do continente, que vieram de todos os cantos do mundo pra cá, e os imigrantes que chegaram e ainda chegam. Eles tem que amadurecer, deixar as diferenças de lado e pensar no interesse e no enriquecimento dos países deles, ignorando completamente essas diferenças tribais.
O que falar do coitado do BNDES que foi atrás de emprestar dinheiro pra projetos de infraestrutura na África e até hoje. Se bem que usamos empreiteiras brasileiras e funcionários brasileiros, então, de uma certa forma nós beneficiamos tb.
Esse é o primeiro vídeo do canal que assisto e gostei muito! Sou brasileiro de origem italiana e nasci e moro em Santa Catarina, no sul do Brasil e te mando abraços fraternais, desejando, como sempre, que o continente Africano tenha prosperidade e paz! Parabéns pela sobriedade e coragem. Obrigado por nos permitir aprender sobre a África com alguém que vive nela!
Gostei muito da sua exposição. Como portuguesa, sinto uma tristeza profunda pelo facto de muitos africanos, especialmente os que viveram sob a administração portuguesa, terem falado muito e mal de Portugal com "barriga cheia"...pelo menos, mais cheia que agora! Certo, que nós não fomos anjinhos mas venha o Diabo e escolha! Hoje podem dizer que estão melhor? É só olhor para a situação económica e social no pré independência e ver o agora. Sim, claro que a emancipação é um factor importante, mas nem sempre funciona, e por isso hoje em dia ainda existem territórios que não querem a independência. Acho que Angola, e todos os países do CPLP só poderiam beneficiar dum relacionamento positivo e respeitoso para com Portugal e vice versa, e com isso vinha o resto da Europa e do mundo. Saudações, e desejos que vocês possam suplantar todos os problemas que vos afligem. Um abraço desde Santarém, Portugal.❤
@magnobraga4619 O que sempre foi ANTES da União Europeia. Um país, que apesar de tudo contra ele, existe há quase 900 anos e já foi uma potência mundial. O que derrubou Portugal nos últimos 250 anos foi a combinação de desastres naturais, históricos, políticos e sociais. Desses, nos recuperamos, ainda hoje e a pouco e pouco, com a ajuda SIM da UE, mas como não somos o único país que recebe apoios, já que também contribuirmos (e bem) com os nossos altíssimos impostos, melhor colocado seria dizer: o que seria da EU sem Portugal??!! Podemos não ser um poder económico avassalador (longe disso) mas possuímos outras riquezas e valores da qual a UE reconhecidamente necessita, ou não nos avançaria somas e valores avultados. Vários territórios da CPLP seriam mais ajudados, caso tivessem decidido ficar connosco, como os nossos arquipélagos da Madeira e dos Açores decidiram ficar, pois também sempre foram portugueses. A meu ver, estão estes economicamente muito bem, muito melhor até que algumas regions da metrópole, especialmente a Madeira que se têm desenvolvido a passos galopantes. Os CPLP, em geral, estariam muito melhor com notadas excepções, tipo... Angola, Guiné Bissau, Moçambique, porque realmente... pior não podem estar!
@@magnobraga4619 Vou educá-lo... Portugal é rico em minérios (tendo as maiores reservas de lítio da Europa, para além de minas de ouro, cobre, zinco, volfrâmio...), tem a terceira maior zona económica exclusiva da União Europeia (maior ainda que a de Espanha), tem petróleo (que não explora por razões ambientais), tem uma grande variedade de ecossistemas (sendo um dos países com maior autossuficiência alimentar, uma vez que se consegue plantar um pouco de tudo: arroz, batata, batata doce, maçã, mirtilo, banana, manga, laranja, abacaxi, melão, tomate, café...), tem educação de excelência (oito universidades portuguesas constando da lista das 1500 melhores universidades do mundo)... A União Europeia precisa de Portugal tanto quanto Portugal precisa dela. Quando Portugal entrou na UE, tinha passado por uma guerra de mais de 13 anos, por um desgoverno comunista e pela corrupção descarada da terceira república... Essa entrada trouxe prós e contras. O maior contra é que as políticas da UE fazem os estados-membros ficar interdependentes. Portugal tem capacidade de produzir muito mais do que aquilo que produz, e não necessita de importar praticamente nada de outros países. Porém, a UE obriga Portugal a produzir menos e a importar produtos dos outros países. Importamos pêras da Holanda quando pereiras não faltam no nosso país.
Sem Portugal não haveria Angola, provavelmente seriam massacrados por ingleses como foi feito em outros lugares de Africa, mas como Tolkien disse o mal não existe sem o bem.
Eu gostei do teu raciocínio, pareces bem informado e intelectualmente honesto… o angolano tem de aprender com o português, nós aqui temos alguma rivalidade mas nada que não impeça a socialização… o português não é um povo uniforme também, quer dizer é e não é, a geografia mostra isso e essas comunidades das antigas províncias (que ainda hoje se nota )tem temperamentos e culturas diferentes! Alentejanos, algarvios, lisboetas, Tripeiros(Porto), minhotos , Poveiros, transmontanos , açoreanos, madeirenses … que destes dois últimos faria sentido quando estamos no meio do oceano referir Portugal visto de fora (situação das ilhas), mas não, eu quando fui à Madeira eles tratam os portugueses do continente como “és do continente” porque eles já se incluem como portugueses, o que faz todo sentido… o angolano tem um problema de identidade que o português não sabe o que é isso á séculos. A questão tribal (étnica) sobrepõe-se como superior á pátria e isso faz com que se criem atritos… nunca fui a Angola mas gostava, tenho um tio aí a empreender e que me contou como isso funciona… angola é um país complicado mas cheio de potencial, angolano também é português, pouco me interessa a cor ou etnia, mas se eu disser que nos dias de hoje sou cada vez mais conservador, irão chamar-me racista! Não discuto o nosso passado, eu conheci muito português que esteve aí na guerra do ultramar onde existiu um corte abrupto de relações entre povos, acho que está na hora de começar a investir muito mais em relações de proximidade para tirar essas populações angolanas da miséria, sem oportunidades e acredito eu, cheio de potencial humano… nao sou a favor de portas abertas em Portugal para livre circulação de momento, pois é lógico que seríamos invadidos e isto aqui já está muito mau! Mas acredito que Portugal em vez de dinheiro poderia ajudar com recursos humanos para resolver problemas em Angola, formação, saúde… e só depois quando angola tivesse os seus problemas resolvidos é que eu gostaria que existisse sim uma livre circulação de pessoas… porque em grande parte se Angola tivesse a sua situação económica resolvida não existiria o incentivo a imigração em massa… eu sou a favor de uma estreita relação com entre lusófonos, concordam ? Eu acredito numa união Lusíada, a minha pátria é a minha língua, o português, e é a falar português que eu me sinto em casa, abraços para Angola 🇦🇴 🇵🇹
Estou em Noroega ! Meu melhor amigo aqui é Angolano! O segundo? Angolano!! O trrceiro ? Português! O quarto? Cabo-Verdiano e Açoreano.!! Kákáká...! Gente maraviljosa! Eu? Português,beirão da Beira Baixa.
@@nelsongoncalves5379 eu jà vi angolanos e outros a fazer calçadas em portugal e trabalham bem e a mùaioria dos africanos vivem vem em potugal e nào à probelemas cada um tem que se desnrascare quando ouve essa guerra em angola avia muita empresa portuguesa e viviam todos juntos era mos todos portugueses a polica nào é para intender
por mt mal que possam pensar da colonizaçao portuguesa, sao com certeza o unico pais do mundo que olha para angola e angolanos como um povo semelhante. q partilha muito da sua cultura, com laços fortes. ja se for chineses russos ou quem for, com toda certeza tb, a unica coisa que pretendem de angola é sugar o pais o mais que poderem e subjugar os angolanos. ja tem ate muita experiencia disso desde 1975
Sou Portuguese/Canadiano, e a sua oração foi muito bem explicado. Os poderes que lá estão e que entram estão a contar com as divisões do povo. É assim que o povo ficam mais controlados. Se as etnias se unissem sob uma bandeira e a tolerância às diferenças religiosas fosse aceita, não haveria como deter o povo.
Meu amigo, sou licenciado em história e tenho de lhe dar os meus parabens pela forma como deu aqui uma aula grátis sobre os povos africanos, a sua forma de ser e a explicação de como tantas diferenças existem, muitas delas devido ao colonialismo mal feito.Mas nós sabemos que a culpa não é de um povo mas de certos individuos que utilizam o povo para atingir muitas vezes os seus próprios objectivos obscuros e de grandeza à custa desse mesmo povo, é o mesmo em todo o lado seja em África seja na Europa. Mais uma vez uma abraço de parabens pela explicação muito boa.
Provavelmente você é descendente dos escravos que o Brasil independente comprou entre 1822 e 1888. Brasil foi o último país ocidental abolir a escravatura.
Vida longa ao Canal 41. Faz todo o sentido o desejo de um país unido em sua diversidade étnica. Diversidade é riqueza. O Brasil também tem muitos que semeiam o separatismo, ignorando o valor e o luxo de se ter essa variedade de costumes em sua população. Presentes na culinária, vestimentas, crenças, linguajar e tantos outros aspectos que tornam um grupo ou região única. Resultado de migrações e imigrações constantes motivadas sempre pela busca de melhores condições de vida e produção. É preciso aceitar as diferenças e valorizar características não só suas como de todos os demais, não há melhores ou piores, o azul não é melhor que o verde, nem o verde melhor que o amarelo. São diversos e necessários se queremos compor um país ou nação maior.
Já há muitos chineses aqui no Brasil. Na minha cidade há vários e já dominam boa parte do Comércio. É um povo muito trabalhador, com tino para comércio e sempre viveram de baixo de ditadura e são extremamente autoritário , já vj chineses gritando com funcionários Brasileiros e também não gastam dinheiro a toa!
PARABENS pelo teu trabalho. Sou português e sabia que quando os chineses estiveram em Portugal, para aprender a nossa Lingua e estar 5 anos sem pagar impostos. Mas eles jà tinham o projecto Africa PALOP. Obrigado pelo teu canal ter falado do comportamento dos chineses em Angola.
O meu cunhado tem em Luanda uma empresa de vinhos. Ele nasceu em Benguela, o meu sogro também nasceu em Benguela ,jogava no sporting de Benguela ,Os Bisavós das m filhas é que foram para Benguela nos anos 20 .Conheceu a esposa que também nasceu lá , a bisavó das m filhas era enfermeira ,escondia e cuidava dos membros da resistência . O meu sogro faleceu em 2021 com o Covid-19 tinha 85 anos ,todos os anos ia a Benguela visitar os amigos que trabalharam com ele no Tribunal de Benguela. Tinha o sonho de voltar a viver lá,porque ele dizia que foi expulso da terra dele , Ele já nasceu lá assim como os 4 filhos. Ainda hoje o sonho do meu ex e pai das m filhas ele quer voltar . Nunca se adaptou aqui. .
Políticos amigo separam o povo pra se perpetuar no poder isso está acontecendo no Brasil, não é só uma questão tribal, aqui os políticos jogam brancos contra negros, eteros contra gys , mulheres contra homens, filhos contra pais, nortista contra sulistas e a lista vai longe e a perseguição política e sensura cresce a cada dia.
@@canal_41 Achei bastante interessante os vários temas abordados, tribalismo, minerais, governação etc...mas confesso que particularmente por razões óbvias acho que é bastante relevante as pessoas terem noção do que é o colonialismo Chinês e o verdadeiro impacto. Ainda há muita ilusão na Europa de que os Chineses são "fantásticos" e os Africanos adoram fazer negócio com eles!Gostava que um dia algum Africano fizesse um vídeo detalhado de como é verdadeiramente essa relação, se as duas partes beneficiam e qual o verdadeiro impacto. Não te esqueças de falar Português bonito de elite 😂😉 Força abraço 🇵🇹
O grande problema é que a entidade Angola só fazia sentido enquanto região ultramarina de... Portugal. As etnias/regiões de que fala são fruto de acordos/conquistas com... Portugal. P.e. o Moxico, Cabinda, etc nunca foram nem serão Angola, são regiões de Portugal.
A diferença do Brasil para a África é que aqui há leis contra esse tipo de "tortura chinesa" contra trabalhadores, as empresas chinesas na Bahia no caso a automobilística BYD já foram alvos contra esse tipo de situação referente às leis BR.
E a gente herdou a corrupção da cultura de quem? Dos índios? Dos escravos que os descendentes nem chegam em praticamente nenhum cargo de poder no Brasil? E o pior é que corrupção nem é o principal problema, é o direcionamento que nossos ricos escolhem manter pro país desde a época de colônia (herdado também) que é de exploração de recursos primários e exportação sem realizar nenhum trabalho neles. Graças as pessoas que acumularam os recursos no país nesses 500 anos que o país não evolui, pra ele está ótimo só explorar a natureza daqui e vender em dólar. Não conheço a história das outras excolonias mas acredito que deve ser o mesmo ou bem parecido.
@@AA_AlegriaApenas não será bem assim, Veja que os homens que tomaram o poder eram instruidos -Jonas Malheiro Sidónio Savimbi (Munhango, 1934 - Lucusse, 2002) cientista social, político e guerrilheiro angolano, líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) durante mais de trinta anos. Seu pai era Lotte Malheiro Savimbi, um funcionário da Companhia do Caminho de Ferro de Benguela e também pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA).[ onde também Jonas Savimbi estudou ensino primário e parte do ensino secundário em escolas da IECA. Partiu estudar medicina na Universidade de Lisboa, em Portugal, a partir de 1958 O período em Lisboa,entrou em contacto com estudantes angolanos vinculados ao Partido Comunista Português que propagavam em segredo a descolonização. Encontrou-se particularmente com Agostinho Neto, etc Holden Roberto Álvaro Holden Necaca Roberto Diasiwa Nascimento, 1923 · Mabanza Congo ; Morte, 2007 (84 anos) Luanda foi um politólogo, economista e dirigente nacionalista angolano. Iniciou a sua atividade política em 1954 dentro da Frente Nacional de Libertação de Angola, depois liderando Governo Revolucionário de Angola no Exílio Iniciou a sua atividade política, em 1954, com a criação da União dos Povos do Norte de Angola (UNPA), em Matadi (República Democrática do Congo) e, mais tarde, em1958, nomeada União das Populações de Angola (UPA). A 27 de março de 1962, Holden Roberto criou a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), da qual se tornou presidente António Agostinho Neto (Ícolo e Bengo, 17 de setembro de 1922 - Moscovo, 10 de setembro de 1979) médico, escritor e político angolano. filho de Agostinho Pedro Neto e de Maria da Silva Neto, professora. fez os estudos secundários no Liceu Salvador Correia, em 1937, que concluiu em 1944. Deixou a Angola indo para a metrópole, a fim de frequentar a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde se torna um dos fundadores da secção Casa dos Estudantes do Império Foi Presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e em 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. Em Dezembro de 1959, regressa a Luanda, onde abre um consultório médico, e passa a organizar as atividades políticas do MPLA, assumindo a liderança do movimento neste ano....
@@AA_AlegriaApenasmds, vão colocar a culpa nos tugas por vcs escolherem políticos malandros? Deixa os caras em paz, eles já saíram desse problema há um bom tempo lkkk
O Brasil é potência sim, e essa história de corrupção em nossa realidade é papo de classe média que incutiu no senso comum da população para descredibilizar o país. Se for elencar os melhores países do mundo para se viver, o Brasil está na média dos demais. Somente pessoas com síndrome de vira-lata desmerecem o Brasil.
meu caro amigo ,sou portugues, e quero darlhe os meus parabens pelas palavras de bom senso, que apesat de ser novo ,voce mostra uma maturidade muito superior a muitos politicos que governam em Africa.E, permitame nao so em Africa. O mundo precisa de mais jovens como voce.
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....o Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
africa vai começar a ser o maior exportador de mao de obra no futuro, está inviavel morar na africa, muito dificil viver em lugares como angola, está muito melhor ser imigrante e morar no brasil
Exato❤. Muito potencial😊
@caiobastao2297 qualquer lugar teremos dificuldades, unico lugar sem dificuldades é só depois da morte
@@VEIOdoWT parado ai, aq nao
Sou brasileiro e nunca aprendi sobre isto na escola ou universidade. Obrigado pelos esclarecimentos 👍🏻
No brasil descarta-se o ensino da história de portugal onde estes e outros factos são ensinados.
No brasil ensinam a odiar Portugal
@@teresam.2250Em Portugal ensinavam nos a Amar as colónias Portuguesas e o Brasil na escola nunca se falou do Brasil enquanto colónia ,Os Portugueses da minha geração, aprendiam muito sobre o Brasil . A cultura Brasileira ,desde a musica ,literatura etc ,sempre fomos ensinados a amar os Brasileiros. Não é por acaso que lemos muito Livros de Jorge Amado " meu livro preferido Capitães de areia ,a banda Portuguesa Xutos e Pontapés tem até uma musica chamada " esquadrão da morte " é sobre a época em que a policia matava as crianças de rua .Esse livro ,era a prenda que eu oferecia aos mais jovens no Natal ou aniversário,o meu objectivo era que entendessem esses garotos ,e consegui. Tive uma colega nos anos 90 era Brasileira que tal como eu ela adorava a noite ,então iamos as duas sózinhas para as discotecas de Lisboa ,nessa altura podiamos andar sózinhas nas ruas á noite que não havia medo , uma discoteca que era o Kremlin ,depois seguiamos para o" Alcantara Mar "até ficar dia . Chegávamos a vir a pé para casa sem qualquer problema. Bons tempos
No meu caso, estudei no Brasil, no Rio de Janeiro, e durante o período escolar, nas disciplinas de História, a cada ano, havia duas matérias que abordavam tanto o Brasil quanto o mundo. O conteúdo incluía a África (sem foco específico em um país), a Ásia (principalmente Japão e China), a Oceania (de maneira bem resumida), a cultura ocidental (Europa, EUA, Américas) e os povos originários das Américas.
@@teresam.2250 dá a entender que não ensinam os acontecimentos positivos
o Brasil
têm cidades portuguesas e monumentos por todo o lado, várias classificadas na lista do património mundial pela Unesco, construidos ao longo dos séculos pelos portugueses e pelos miscigenados
só para citar algumas
Paraty, Diamantina, Salvador, Ouro Preto, Goiás, São Luís de Paraitinga, Penedo, Cachoeira, Mucugê, Rio de Contas, Porto Seguro, Valença, São Cristóvão, Laranjeiras, Alcântara, São João del Rei, Mariana, Olinda, Congonhas, Sabará, Santa Bárbara, São Francisco do Sul, São Miguel das Missões, Antonio Prado, Petrópolis, Pirenópolis, Lapa, Tiradentes, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, etc -
além dos milhares de monumentos, dos portos, estaleiros navais, e dos fortes e fortalezas mais de 300 que os portugueses construiram para proteger as imensas fronteiras
Vivi em África 18 anos. Sou branco e falo Lingala e Kikongo como português. Conheço muito bem Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, RDC, Cabão, Togo, etc.. Confirmo tudo o que você diz. Parabéns pela clarividência.
Os nossos maiores problemas em África são os corruptos,e os seus aliados...
A palavra **clarividência** no Brasil é entendida como uma pessoa q vê espíritos.
na sua opinião qual a atitude deve ser tomada para que o povo nativo cresça junto com a nova parceria?
@@brucesantos19 não é entendido como quem ve espíritos não, mas que obtém conhecimento de forma sobrenatural, que sabe das coisas sem que tenha sido ensinado por alguém
Sou brasileiro e moro na Amazônia. Você tem uma maturidade e entendimento muito grande. Dá gosto de ouvir o que você diz.
Tudo bem consciente. Aprendi muito e dá para trazer para minha realidade aqui no Brasil.
Simplesmente excelente !!! Sou português, 77 anos, 40 de Brasil. Vivi em Moçambique dos 4 aos 16 anos. Sinto o peito apertado ao ver o que está acontecendo à África. Felicidades para todos. 😀
O povo africano tem de aprender a deixar as diferenças para trás e unirem-se para mudar a realidade.
Dei um printscreen no mapa dos recursos pois quando tiver algum estrangeiro conflitando já vou saber o que possa estar em jogo.
Existem vários Povos em África.
É uma idéia idiota tratar um continente inteiro como se fosse um povo único.
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....o Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
@@RipRabbitGurl TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....o Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
Cara! Nesses poucos minutos de sua fala aprendi muito sobre Angola. Saudações do Brasil!
Sou um empresário português e embora não tenha família em Angola ou Moçambique, doí-me a repressão e falta de oportunidades para os jovens. Obrigado por por partilhares estes vídeos e ajudares-nos a compreender a mentalidade do povo Angolano. Quando for possível activa a possibilidade de ser membros do canal porque quero apoiar jovens talentosos como tu desenvolverem África. Angola era Portugal, somos um povo irmão. Abraço!
um abraço. o seja membro já está ativo no canal, mas tembém tem o super chat e o valeu de mais.
espero que invistas em angola um dia
@@canal_41 Já me inscrevi no canal!
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....os Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
@@canal_41 a sua publicação é muito esclarecedora
o que se pode adicionar, dá a entender que os africanos sempre se referem a si como se fossem os únicos de várias etnias, de territórios dividos e ou repartidos, ... o que não é o caso
Vejam por exemplo a grande miscigenação que aconteceu por exemplo na Europa ao longo dos séculos,
miscigenação entre exercitos de invasões, multidões de refugiados, grupos de religiões diferentes...
territórios fundados, delimitados, partilhados, conquistados, etc
Acontece que no caso de Angola, os "colonos brancos" em grande maioria também tinham nascido no continente
assim também eram africanos
devido ao trilho dos destinos de antepassados, igual como acontecia com os negros ou com os mestiços,
e foram aterrorizados e despojados dos seus bens, quintas, lojas, casas..
pelo motivo que tinham cor de pele diferente, ou porque eram amigos dos brancos...
Não passa pela cabeça de ninguém que isso aconteça na Europa ou na América, que se retire os bens
das pessoas por terem cor de pele diferente, e que sejam expulsos por esse motivo
Lemos ainda que muitos dos futuros líderes dos movimentos,
independentemente do nível de cor da pele,
estudavam nas universidades de Portugal continente, e ou eram casados com mulheres portuguesas brancas
daí que integrados em comunidades miscigenadas
como Amical Cabral e outros
Também dói o facto que os angolanos criaram ghettos em Portugal? Que cometem crimes no teu país? Isso já não te dói, corno
Grande abraço desde o Brasil, meu mano 🤙 ... Recentemente aconteceu um episódio assim de "leis trabalhistas" no nordeste brasileiro envolvendo a fábrica de automóveis BYD e seus empregados chineses
Interessante! Abraços aos irmãos Angolanos desde Portugal!
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....os Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
Que delicia ouvir o sotaque de angola ♥ você me ensinou coisas que nunca me foram explicadas na escola! Obrigada! Toda a sorte do muito pra você e pro seu povo! Que as coisas possam melhorar.
Sou Português e gostei muito do vídeo, não sabia que havia tanta diversidade de etnias. Parabéns jovem pelo trabalho!
No meu tempo dávamos as etnias em cada Província Ultramarina Portuguesa , tou a falar em 72 ,73,74 ,foi quando fiz a 4 classe depois o que é hoje o 5° 6° e 7° Quando passei para o Liceu a História ainda falávamos sobre Africa . Lembro - me de fazer um trabalho que tive que ir ás embaixadas,para pedir informações. Ainda hoje tenho livros com fotos dos povos na c8kheita do algodão e outras. De todas as ex colónias a que mais gostei foi de S.Tomé e Príncipe.
@pejelectric376
verdade, o vídeo é esclarecedor
Mas
dá a entender que os africanos sempre se referem a si como se fossem os únicos de várias etnias, de territórios dividos e ou repartidos, ... o que não é o caso
Vejam por exemplo a grande miscigenação que aconteceu por exemplo na Europa ao longo dos séculos,
miscigenação entre exercitos de invasões, multidões de refugiados, grupos de religiões diferentes...
territórios fundados, delimitados, partilhados, conquistados, etc
Sou do Brasil do estado de Goiás. Parabéns pelo seu vídeo. Nada melhor que ouvir a verdade pela boca de um nativo! 📚🧠🖖
PERFEITO!
Abraço do Brasil
Sou português, e vivi em Luanda durante 2 anos.
Percorri muito do país e cheguei a conhecer sobas e um rei no Lubango.
E concordo que o povo de Luanda é mais agressivo que do sul.
Muitos parabéns pela explicação sobre as etnias.
E muitos parabéns pelo canal, vou começar a seguir lo.
Sou português nascido em Moçambique em 1963. Gostei muito de ouvir. As suas palavras são sábias e uma inspiração para um futuro baseado no bom senso. Parabéns.
Se você nasceu em Moçambique, então és Moçambicano, com NATURALIZAÇÃO portuguesa.
Então és Moçambicano. lol Já tive muitos colegas Moçambicanos (sim, brancos), mas nunca os ouvi referirem-se como Portugueses, sempre dizem que são Moçambicanos. Uns tinham uma forma de falar claramente Moçambicana, outros tomarias totalmente como Portuguese até que to dissessem de onde são. Mas dizem sempre de onde são e o que são. Parece que tens aí um pequeno trabalho a fazer com essa pedra no sapato...
@@NeoZeta Não tenho pedras no sapato e não tenho nenhum trabalho a fazer. Nunca me referi como moçambicano mas falo de Moçambique com gosto e desgosto. Falas de brancos e eu não falei em peles. Porque para mim isso não interessa. Nasci em MOÇAMBIQUE e não na REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE. Notei algum azedume a tua intervenção mas guarda esse azedume para os chineses.
Irmão, se não estás na política, pensa em estar... tens o pensamento perfeito, tens inteligência para estar na política! Saudações de Portugal 🇵🇹
Concordo
Consultar Platão sobre o assunto !
Tem inteligência suficiente para NÃO estar na política
@@Jump-n-smash Mas alguém tem de estar na política! Então, porque não um angolano com visão de presente, passado e futuro?! Um entre muitos, acredito!
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....os Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
Com os portugueses, não tanto explorados os recursos naturais, não porque não soubessem onde estavam mas, porque o faziam com regras, por isso é que muitos paises até europeus incentivavam a rebelião como por exemplo a Suécia. Não esquecer que muitos brancos já eram nascidos em Angola, alguns já iam na 3° geração mas, aos estranjeiros não convinha que ficassem pois seria mais difícil negociar.
Caro, concordo com tudo o que disse e acrescento: os portugueses tiveram mais tempo em Angola, por exemplo, do que muitas tribos hoje consideradas angolanas que só chegaram ao território nos séculos XVIII e XIX.
@cabidela Posso estar desatualizado mas, Angola deve ter muita população que não são Angolanos mas sim do Zair, Zambia e Congo. Eu fui um dos que iniciou o recenciamento da população negra na zona a norte de Sanza Pombo em 1968, foi para ter continuação pelos colegas que me substituiram. Leva-me a ter duvidas sobe a quantidade de população atual embora já lá vão mais de 50 anos.
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....os Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
O que diz reforça a ideia que já tinha de que Angola foi invadida a partir do Congo. Invadida e desestabilizada de Norte para Sul, até se tornar ingovernável. A guerra civil terminou quando o Savimbi representando as etnias do interior e Sul, foi morto.
@papasempre Na nossa presença, só havia guerrinha na zona de Uige, Ucua, Zala, Nambuangongo. Eu era tropa de Angola incorporado. Viajava de carro do Lobito ou do Sul até Negaje. A suguanda Zona onde fiz tropa foi em Buenga Norte a cina de Sanza Pombo e não havia nada. A chatice foi depois da independência. Tb havia a Leste mas pouco.
Muito bom seu vídeo.
Primeira vez que vi um africano falando de maneira lúcida sobre a África. Segunda vez, na verdade.
Você tem muito conhecimento.
Sou brasileiro. Conhecia sobre estas questões étnicas na África, mas por aprendizado próprio. Nada disto jamais é falado nas escolas, universidades, ou circulos intelectuais. Ótimo trabalho!
É sim falado em universidades.
Nunca entrou numa escola, universidade ou círculo intelectual, né?
@@giorgioforgiariniead9774 Foi o que pensei
@@giorgioforgiariniead9774Se entrou, não entendeu nada!
imagine achar que tem que falar de 40000000 bilhões de etnias mundiais no colegio
infelizmente o ditado " atràs de mim virà que bom me fará" O povo africano é que fica sempre a perder. A ocupação portuguesa poderia não ser boa mas pelo menos os portugueses iam viver para as provincias ajudando a desenvolver mas os chineses e os russos e cubanos que foram depois da imdependencia sò foram para explorar e levar para os seus paises. Não dâo ponto sem nò
Os portugueses foram expulsos porque nós não temos que ser colonizados por eles, aprenda. E se hj temos Chineses e etc a explorar, o governo é que devia abrir o olho, porque o povo não tem controle disso
Esses países comunistas só levam desgraça e autoritarismo essa é a verdade.
Não viaja, só consigo dizer isso para esse discurso sem pé nem cabeça. Os chineses antes de mais nada estão investindo em infra estrutura nos países que negocia, enquanto os portugueses durante 500 anos só construiram casarões e monumentos...
Os portugueses tambuém exploraram ese desenvolveram era para o bem deles e não pelo bem do povo uma vez que eles ocuparam a nossa terra. Ninguém absolutamente ninguém quer o nosso bem nem portugueses nem chineses e nem ninguém
@@Fhil_br não tem noção nenhuma. Os portugueses construiram casas, hospitais, escolas, universidades, arranha-céus, fábricas, hotéis, restaurantes, cinemas, campos de futebol, estradas, pontes, portos, aeroportos... para o uso de TODOS (nunca houve "apartheid") nas suas províncias ultramarinas. Lourenço Marques e Luanda eram as cidades mais desenvolvidas de Portugal. Se não acredita, vá assistir vídeos dessas cidades nos anos 1950/1960/1970. Há montes deles no TH-cam. Os chineses ainda não fizeram nada em comparação.
Obrigado pela lição de cultura Africana!
Desconhecia a existência de tantas etnias diferentes, mesmo dentro do mesmo país. Sem dúvida que isso deve contribuir para a falta de entendimento e para o aumento de conflitos entre Africanos.
Mas como você disse e bem, agora são conflitos vossos, e é assim é que deve ser. Por outro lado, posturas demasiado tribais e pouca abertura ao diálogo, a entendimentos e a consensos, tornam os conflitos eternos e dificilmente um país desenvolve assim.
Sem dúvida que a educação e formação de melhores cidadãos/pessoas faz parte do caminho, para que esses conflitos sejam resolvidos com palavras em vez de catanas, como você referiu. Pois conflitos sangrentos geram ressentimentos, ressentimentos geram ódios, ódios geram vinganças e vinganças acabam em sangue. E é um ciclo sem fim.
Saudações de Portugal e boa sorte para o canal.
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....os Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
@andrepereira744
africanos não deveriam pensar que só eles tinham etnias que foram divididas, etc.
imagine-se quanto divisão não houve por exemplo na Europa, tamanha miscigenação ao longo dos séculos
com invasões, territórios conquistados, divididos, subjugados, etc e
povos que se invadiam uns aos outros, milhões de refugiados devido a tantas guerras, de conquista,
de religião, de ideologias... inclusive no século passado
@@marie3587 O PROBLEMA DE AFRICA NAO SAO AS ETNIAS!!!...O PROBLEMA È A MERD@ DO COMUNISMO!!!.....NAO HA PAÌS COMUNISTA NO MUNDO PARA ONDE AS PESSOAS EMIGRAM E NO ENTANTO POVOS VOTAM NESSA MERD@: depois ficando chorando e se queixando!!!
@@marie3587 Certíssimo!
Sou Brasileira, porém concordo com o seu bom senso em suas palavras.
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....os Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
“A velocidade com que eram explorados os recursos naturais no passado não é a mesma dos dias de hoje”. Isto é tão verdade. Basta pensar que, de 2 em 2 anos, é extraído mais ouro do Brasil do que todo o ouro que foi enviado do Brasil para Portugal em todo o período colonial (mais de 300 anos!)
@@Tusiriakest onde se exploram minerais á miséria os minerais só tem valor quem os souver transformar e as minas não dão assim tanto rendimento como falam
A conversa "devolve o nosso ouro" é uma falácia absurda. O ouro do tempo colonial ajudou a criar um país imenso e multiétnico como o Brasil. Com as independências a maioria da riqueza criada, as infraestruturas e meios de produção ficaram nas ex-colónias, não vieram para Portugal.
ninguem sabe de nada e o brasil nessas epocas era portugues e nào sào os minérios que enriquecem um pais é o povo e agricultura que enriquece um pais
@@arturcarneiro2999 ouro é o que não falta no Brasil segundo as publicações brasileiras, atualmente, com as máquinas, extraem no Brasil cerca de 100 toneladas de ouro por ano ". . a produção "saltou ...para mais de 100 toneladas anuais no final da década de 80...."
"... no tempos bandeirantes, a produção à mão, essencialmente nos rios, andaria à volta de 8 ou 10 toneladas por ano Dai que os reis de Portugal cobravam o imposto do quinto
ou seja 20% que servia aos custos de administração, defesa, construção de navios, entregas as ordens religiosas que tinham a cargo os serviços sociais e de ensino, construção de monumentos, etc.
os 80% pertenciam aos donos da concessão e eram investidos no brasil
O PROBLEMA DE AFRICA NAO SAO AS ETNIAS!!!...O PROBLEMA È A MERD@ DO COMUNISMO!!!.....NAO HA PAÌS COMUNISTA NO MUNDO PARA ONDE AS PESSOAS EMIGRAM E NO ENTANTO POVOS VOTAM NESSA MERD@: depois ficando chorando e se queixando!!!
Melhor aula sobre África que já assisti. Parabéns pelo bom trabalho, e muito sucesso com seu canal. 🙏
Sou Angolano filho de cabo-verdiano pai e mãe concordo plenamente contigo. Portugal abriu as portas para todos os países que deu a independência, correram com os portugueses e agora estamos todos indo para Portugal, a independência nós lixou! Queria ver os chineses nos abrirem as portas e nos dar trabalho na China? Em Portugal vês Angolanos cabo-verdianos moçambicanos etc a trabalhar no aeroporto bancos etc, verdade seja dita e viva Portugal!🙏
@@nelsongoncalves5379 FILHO DO CABO VERDIANO É CABOVERDIANO
@@nutricia1674 Não. Sou simplesmente filho de cabo-verdiano, Nasci em Angola. e sou Angolano.
@@nelsongoncalves5379 ISSO SÓ TEM QUE SER EM ANGOLA
@@nelsongoncalves5379 MEUS FILHOS NASCERAM AQUI NA EUROPA E SÃO CONSIDERADOS COMO ANGOLANOS E NUNCA TIVERAM EM ANGOLA, MAS EU VEJO COMO ELES AMAM ANGOLA. É POR TE DIGO QUE FILHO DE COBRA É COBRA .ANGOLANO NASCE ANGOLANO....TENHO DITO✌️
@@nutricia1674 voçê precisa ser estudado, mente vazia só pode. Então os filhos dos ingleses q nasceram na África do Sul são o quê? Brasil por exemplo é um país de diversos povos indígenas afros europeus e todos são brasileiros por terem nascido nesse país. Mesmo sendo descendente europeus ou o q for, tanto os filhos de cabo-verdianos e portugueses que nasceram em Angola são Angolanos.
Em geral, os portugueses não são racistas (salvo excepções pontuais) e a prova disso é que há imensos mulatos :) Portugueses construiram um país, onde toda a gente vivia bem e em Harmonia. À espreita estavam, desde antes de 1960, a URSS a fomentar o terrorismo. A independência foi mal feita e à pressa, entregando as ex-colónias à URSS, China e Cuba e EUA, países que queriam apenas explorar. E exploram há 50 anos com a colaboração de governos corruptos deixando o povo na miséria. Há 2 perguntas que permanecem:
1) o que fizeram os governos africanos em 50 anos de independência e "liberdade"?
2) se os portugueses eram assim tão maus, porque angolanos, moçambicanos, caboverdianos e outros (já para não falar nos milhões de brasileiros) querem vir para cá, para Portugal (a que chamavam "metrópole" (irra))?
Assina: uma angolana branca de segunda, farta de demagogia.
Subscrevo todas as suas palavras, mesmo todas!
Uma pequena diferença apenas eu assino como: uma moçambicana branca de segunda, farta de demagogia.
Em Moçambique era o mesmo. Sinto-me triste por ter sido corrida do meu País.
Só uma correção, não tem milhões de brasileiros em Portugal, são milhares. Cerca de 300 a 400 mil, é uma minoria de 5% da população portuguesa, tem mais brasileiros no EUA e no Paraguai do que em Portugal.
@@AnonymousLibertar1an esses são os brasileiros que não têm cidadania portuguesa. Aqueles que adquiriram cidadania (por terem um avô português, por exemplo) não entram no censo como brasileiros, mas sim como portugueses. E os filhos de brasileiros que nascerem em Portugal serão portugueses também (não sei se o mesmo acontece nos EUA, onde até famílias que sempre viveram na Florida são chamadas de "latinas").
É impossível passear pela minha cidade (Aveiro) sem passar por um brasileiro, pelo que tenho a certeza que são bem mais do que 5% da população.
@@AnonymousLibertar1an tem a certeza? vi uma informação que era pouco mais de 1 milhão. Vou ver se encontro a notícia onde vi isso.
@@AnonymousLibertar1an Cidadãos nascidos no Brasil em Portugal já ultrapassam o 1 milhão.
Perfeito. Uma visão política e social verdadeira que a maioria nem percebe. Esse rapaz é um verdadeiro academico.
Saudações de Portugal 🇵🇹.
Quero dar-te os parabéns pelas tuas palavras de sabedoria...
Angola 🇦🇴 nessecita de pessoas como tu...
Espero sinceramente que tenhas um bom futuro numa carreira política...
Um grande abraço e um bem haja. 🙏🇦🇴🕊️🇵🇹
Gostei muito do vídeo, muitos esclarecimentos, e você tem o tom certo pra falar de assuntos difíceis, parabéns.
Adorei a sua explicação!
É uma tristeza, um continente tão rico, continuar a viver com tantas dificuldades.
São os jovens que têm que alterar isso, com sabedoria e conhecimento👏🙏
De acordo com a época, o que sempre aconteceu em África, foi o aproveitamento estratégico/ político das diferenças entre os povos existentes nesses territórios, por parte das interferências exteriores.
Fundamentalmente em todo esse processo, o que sempre aconteceu, foi sempre aproveitar a corrupção fácil dos lideres desse povos. O Povo é facilmente explorado das mais diversas maneiras e o seu " calcanhar de Aquiles " foi sempre e continuará a ser a grande dificuldade em se considerar como um único Povo, com os mesmos interesses, independentemente das sua diferenças "tribais/ étnicas". É uma questão cultural....!
Enquanto estes povos não tomarem consciência do todo, como mais importante que o local, sempre existirá o aproveitamento pelo que é exterior
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....o Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
@@dkvkptj @pejelectric376 não deveria ser assim mas
dá a entender que os africanos sempre se referem a si como se fossem os únicos de várias etnias, de territórios dividos e ou repartidos, ... o que não é o caso
Vejam por exemplo a grande miscigenação que aconteceu por exemplo na Europa ao longo dos séculos,
miscigenação entre exercitos de invasões, multidões de refugiados, grupos de religiões diferentes...
territórios fundados, delimitados, partilhados, conquistados, etc
@@dkvkptj " independência de sua cultura e blalabla" .. já errou f3io aí.
Parabéns pela análise. Saudações do Brasil
video muito bom, voce tem que fazer videos colaborativos com outros canais! essa informacao é importante
Parabéns pelo seu canal, com certeza tem contribuído para esclarecimentos de nossos irmãos africanos e a nossa relação histórica e praticidade de como somos.
Este foi meu primeiro contato com o seu canal, e achei-o muito esclarecedor. Para nós que estamos longe da África (estou no Brasil) saber como pensa um africano sobre os problemas da África é muito interessante e, certamente, muito mais verdadeiro do que o que ouvimos falar. Parabéns.
Em primeiro lugar o povo Africano ja merece ser feliz, ja sobre demasiado, como cidadão português considero que África tem de aprender a viver sozinha, porque ninguém da nada a ninguém sempre ha interesses, nem Europeus, nem Americanos nem Chinos São santos. Antes da guerra colonial para aqueles tempos tinha um exército bastante bem equipado, más vocês nunca se perguntaram de onde vinha o armamento que os Angolanos tinham para lutar contra os portugueses, já que o Angolanos não tinham dinheiro, naturalmente de grandes potências, que queriram ver Portugal fora do vosso não nosso território, más tudo tem um preço, e o primeiro preço foi a guerra civil, e agora a China vai fazer o mesmo, a grandes obras vão ser pagas como? Como os recursos naturais, e ao povo vai-lhe faltar o principal que e a educação e a saúde, porque o melhor aliado de um governo corrupto e um povo inculto. A França sempre explorou as suas ex Colónias, por isso a energia Francesa é principalmente energia nuclear, assim foi fácil para eles crescerem produzir, com a energia barata e mais fácil, agora esses países expulsaram os Franceses, e estão ligados a um grupo terrorista Russo, voces pensam que os Russos não querem nada em troca, vai ser a mesma coisa. Muito interessante o seu vídeo aprendi muitas coisas que nem tinha idea e o meu muito obrigado.
O meu muito obrigado também para si, meu irmão! 😊❤🌍🤗
Essa é a realidade. Só agora alguns africanos estão abrindo os olhos, e ainda bem.
Sabemos o que perdemos mas nunca sabemos o que vamos encontrar. Não foram verdadeiramente os angolanos que expulsaram os portugueses ? Foram sim os novos colonizadores com a cumplicidade de alguns grupos angolanos que lutaram pela independência de Angola, não a pensar no povo angolano, mas a pensar sim como explorar os angolanos e de como se enriquecerem a eles mesmo . Enquanto o povo do país mais rico da ÀFRICA passa fome, Angola dasse ao luxo de ter a dama mais rica da áfrica Isabel dos Santos . Angola Moçambique entre outros países lusófonos com a cumplicidade dos seus governantes já estão a serem colonizados por novas potências estrangeiras entre as quais a china ,sem que os habitantes se deiam conta disso. Eu como português nunca fui contra a independencia de Angola posso provar isso . Mas hoje posso constatar que quém pediu a independência enganou o seu próprio povo na medida em que o país mais rico da África vive numa extrema pobreza. Hoje o povo angolano tem novas lutas pela frenre , novas batalhas para ganhar. Lutar pela vossa liberdade, e lutar por uma vida digna , é o mínimo que se pode pedir á queles que levam tudo.
Eu não suporto estes orientais, pelas maldades deles com.animais, eles são pessoas frias e sádicas.
@@dalvasantos4807 são culturas, quando és criado e educado em uma cultura és o reflexo dela, eu pessoalmente a três anos e estou na luta contra o câncer, e nunca tinha estado sem trabalhar, tem sido muito complicado, e penso que a grande sorte que tive foi um pequeno cãozinho que sempre esteve ao meu lado e nunca me deixou, sinceramente penso que foi o meu psicólogo, e está a ser nesta luta tão complicada, os animais tratados com carrinho, são verdadeiros amigos e fiéis.
Muito bom. Excelente divulgação, parabéns. Angola, tem um lugar querido no coração dos portugueses.
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....os Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
o jornalista português José Rodrigues dos Santos escreveu sobre esta cena dos chineses em A Mulher do Dragão Vermelho
E ainda tem muitos ocidentais torcendo pela hegemonia Chinesa, ficam reclamando dos EUA mas quando a China estiver dando as cartas vão sentir saudades do imperialismo Americano
Lunático. DIferente da Europa e EUA a china está literalmente construindo estrada e fábricas enquanto os ocidentais simplesmente abriram um buraco na áfrica para tirar minério e sustentar suas regalias.
China = Totalitarismo
por que, sabe explicar?
Acho que tem que falar com td mundo, tanto a China quand os E.U.A, mas alguns angolanos querem apenas Portugal, vontade de voltar a ser colonia, mesmo os E.U.A pode ter rivalidade com a China mas fazem negocios com o mundo inteiro, assim é a teocracia
@@renanrodrigues803porque nunca sentiram uma ditadura na vida...
Muito bom, Lino, continue fazendo vídeos !!! Abraços de Brasil, para os irmãos angolanos ❤
Portugal, deseja um futuro melhor para Angola, com paz, liberdade, fraternidade
Apesar dos erros e dos abusos que houve , eu como pertencente a uma geração que nada tem a ver com o colonialismo , desejo tudo de bom aos países que Portugal colonizou. Houve erros de ambas em partes. Mas lamento que nem russos nem chineses vão fazer nada pela querida África, apenas roubar
Os portugueses tinham uma coisa boa , investiram nos territórios .... Se as moças gerações falarem com os mais velhos, haverá muita gente a dizer que houve muitos portugueses, boa gente la... Infelizmente veio a politica
@@in_a_next_futureA mesma politica, que também nos lixou! 😒🇵🇹
@@in_a_next_future Como o Brasil, Angola foi fundada e construída pelos portugueses
e Huambo se chamava Nova Lisboa até 1975 (ano da independência)
Luanda foi fundada pelos portugueses em 1576
Eram cidades modernas também no tempo da Angola colónia ,
existem vídeos de Huambo antiga (Nova Lisboa), por exemplo:
www.
youtube
.com/watch?v=KZysofz-Tgs&t=29s (juntar as partes para obter o endereço )
Angola antes da Independência de 1975
www.
youtube
.com/watch?v=Az9O2wVF30s
Angola sofreu uma terrível guerra civil de 1975 a 2002 que provocou grande destruição e sofrimento e assim Luanda que era uma cidade de "primeiro mundo" viu-se repleta de gente refugiada dos campos e das aldeias,
@@in_a_next_future como nao? voces so sao livre por causa da urss que alem de mecetar a alemanha praticamente sozinha ainda deu muito apoio e armas pra voces... a china faz transferecia de tecnologia
A URSS venceu a guerra sozinha? Vai fazer propaganda para outro sítio! No inicio da guerra eles invadiram a Polónia juntamente com a Alemanha! Ainda por cima eram um regime totalitário, como é a China. @@skrzydlat21
👏👏👏👏👏parabéns pelo conteúdo e pela análise.
Sou português, nascido em S.Tome,vivi em Luanda,muitas saudades,joguei no ASA, parabéns pelas palavras❤❤❤❤
Então, és São Tomense.
No Brasil isso acontece também, teve denúncias recentemente que em uma fábrica de uma empresa Chinesa de fabricação de carros elétricos BYD, os executivos Chineses estavam literalmente esculachando os empregados brasileiros.
eu ia citar isso. uma verg0nha ! e a imprensa que foi expulsa pela delegação chinesa, que não queria nenhuma publicidade negativa a China,como se eles estivessem na China???! nem o sindicato ABI ,se mexeu!!
Só faz o L amigos o amor ❤️ sempre vencesse 😊
@@Alejandrocasabrancakkkkk
@@Alejandrocasabranca
Faz o b de bosta.
O bichão besta@@Alejandrocasabranca
Parabens. angolano!...um ,entre poucos, que. se aventura a denunciar a verdade....
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....os Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
É preciso dizer que Angola e Moçambique e Guiné deixaram de ser Portugal porque as guerrilhas foram financiadas por Russos e Americanos e de certeza que não era para o vosso bem mas sim para ficarem eles a explorar África. Mal ou bem nós temos 500 anos de história em comum. Se alguém se preocupava com o povo não seriam os outros que não tinham história em comum. Abraços de Portugal
N é bem assim tb, vcs tem a sua parcela de culpa no cartório sobre a desgraça que acontece lá. Aqui no Brasil eu fico até calado pq já fazem mais de 200 anos, acabamos nos tornando até o centro do império Português, pouco antes da independência. Agora, vcs fatiaram a África conforme os interesses de vcs, ignorando completamente esses conflitos étnicos. Acreditar que surgiria alguma coisa boa disso, é subestimar a inteligência dos povos africanos. Agora, a China faz o mesmo com o continente, fatia a África conforme os seus interesses. Enquanto os africanos não deixarem esses conflitos tribais de lado, para serem os atores principais do seu próprio desenvolvimento, isso vai continuar acontecendo.
Não é bem assim tb, vcs falam como se não tivessem culpa no cartório, como se só quiseram o bem e o melhor pros povos africanos. Nós sabemos muito bem que vcs fatiaram o mundo conforme os interesses de vocês. No Brasil, eu fico até calado, já que lá pelos idos de 1800, chegamos até a ser o centro do império Português, e já faz mais de 200 anos que nos emancipamos do atraso que são vcs tb. Agora, os povos africanos ainda sofrem até hoje as consequências da colonização violenta e abusiva que vcs empreenderam lá.
Graças a Deus tivemos esse "atraso" de sermos parte do Império Português aqui no Brasil. Que nos considerava a todos portugueses iguais, com nacionalidade completa, não nos considerava cidadãos de segunda classe. Era um povo que não tinha medo de se mudar pras províncias, casar, misturas ter filhos de muitas cores. Se tivessemos sido colônia inglesa ou francesa aí sim seria bom né? Sermos cidadãos de segunda classe, sermos proibidos de misturar etnias devido a políticas de puro-sangue como nas colônias inglesas... sermos sugados até o fim como as colônias francesas... Graças a Deus fomos parte de Portugal. Povo que não é perfeito, mas tanto se esforçou pra unir um país continental. Nenhum país de língua portuguesa faz fronteira com outro país de língua portuguesa. Sabe porquê? Porque temos no nosso espírito lusófono o desejo de estarmos sempre unidos. Se estamos separados não é por fronteiras, mas pelo mar. Há um mar que nos separa, mas é no mar que Deus espelhou o céu. Grande amor a Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e todos os outros, beijos do Brasil! Viva o amor entre nossos povos irmãos. Orgulho de compartilhamos o sangue, a história e a essa língua maravilhosa, a última flor do lácio! E a mais bela.
@@MosesGHC veja vídeos e fotografias de Lourenço Marques, Luanda, Macau, Goa, Bissau... nos anos 50/60/70 e não verá atraso nenhum. A metrópole estava até mais atrasada em muitos aspetos. E brasileiros doutrinados como o senhor têm de se aperceber que o Brasil não está atrasado! Simplesmente têm políticos corruptos (e insistem em elegê-los). É esse o problema de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau também, mas eles têm a desculpa de viverem em ditaduras comunistas. No Brasil, o povo pode escolher o seu destino sem problema nenhum (ou pelo menos é o que parece).
@@MosesGHC Ah! E os portugueses, na conferência de Berlim, ficaram praticamente com os territórios que já lhes pertenciam. Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique já existem desde o século XV-XVI, alguns sendo mais velhos que o Brasil.
Os outros países europeus (Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica...) é que dividiram África de maneira aleatória sem ter em conta as diferenças étnicas (até porque muitos deles nunca tinham sequer posto os pés em África, ao contrário do portugueses que já lá andavam no século XIV).
Por último, os portugueses respeitavam as diferenças étnicas. Em Angola, o reis do Congo, do Dongo e de Matamba continuavam a reinar sobre os seus súbditos, prestando vassalagem a Portugal, que por sua vez os defendia.
Antes da chegada dos portugueses, a terra do meu pai, Guiné-Bissau, já tinha praticamente as mesmas fronteiras que tem hoje e chamava-se Gabu. Já era um reino multiétnico liderado pelos mandingas (descendentes do império Mali). Os portugueses limitaram-se a unir Gabu com os "reinos" (eram mais cidades-estado) da costa, como Cachéu e Bissau. Os reis continuavam a mandar nos seus povos, nas suas terras ancestrais, e os portugueses não obrigavam nenhum povo a conviver com outro (com a exceção dos escravos, obviamente, visto que, quando se comprava escravos, não se tinha em atenção a sua etnia). Nas cidades portuguesas, como Bolama, havia uma fusão de povos, pois iam para lá viver os "assimilados" (pessoas das outras etnias que se tornavam cidadãos portugueses).
Isso se chama maturidade, quando as pessoas começam a perceber seus próprios erros ao invés de ficar culpando o mundo pelos problemas.
As leis trabalhistas chineses é igual a semi escravidão 😢
Vamos ser maduros e ignorar toda história escravagista dos países colonialistas 😂😂
OS RUSSOS NÃO SÃO MELHORES QUE OS CHINESES, ELES ROUBAM OS DIAMANTES TODOS SEM PRESTAR ASSISTÊNCIA NENHUMA AO POVO DA LUNDA.
NAO TE ESQUECAS QUE FORAM OS RUSSOS QUE TE AJUDOU A CONSEGUIR A INSRPENDENCIA😂😂😂NAO SEJAS INGRATO😂😂😂
@@desideriosanona3343independência que pouca gente queria. Os russos forçaram a independência para poderem sugar os recursos de Angola. Isso sim.
@@lucasribeiro7534 OS GOVERNANTES NAO SABEM O Q QUEREM..PARA O PAIS..O POVO ESTA NA MERDA..E ELES COMPRANDO MANSOES DE 10 MILHOES EM PORTUGAL E ESTAS PREOCUPADO COM OS RUSSOS??
@@desideriosanona3343 os governantes foram postos no poder com ajuda dos russos/chineses/cubanos... Está tudo interligado. Quando Angola se livrar do MPLA, livrar-se-á também desses países sanguessugas.
@@desideriosanona3343Amigo, a Rússia não foi a única, inclusive muitos outros países ajudaram, até mesmo EUA e UK.
China perdoa empréstimos feitos a 17 países da África e oferece US$ 10 bilhões em fundos do FMI
Anúncio foi feito por ministro das Relações Exteriores chinês em reunião na semana passada do Fórum de Cooperação China-África;
Parabens pelo trabalho.
Sou Luso-brasileiro (nascido no Brasil) e nem todos percebem esse movimento.
Parabens pela analise. Ja me inscrevi no seu canal
Sou do Brasil mas ,vou para Moçambique e somos um povo só .vamos investir na educação e nas criança e elas se tornarão bons adultos .temos que para de seguir estrangeiros e cuidar de nós mesmo.
então , esperar que só as crianças de hoje ,virem jovens e adultos que façam, já não é uma realidade sustentável a exemplo de quem mais faz já é o adulto formado que engaja os movimentos. não sei o motivo e ainda perpetuarem o pensamento antiquado de que o futuro só está nas crianças ! deve ser por isso que os idosos no Brasil não são tão participativos como poderiam e deveriam..
Você tem toda a razão do que diz ,como português não era defensor do antigo sistema ,na verdade se diga Angola acho eu estava melhor no tempo em que Portugal era o país administrador, Moçambique😢 era a segunda ou terceira economia mais rica de África,hoje é o terceiro país mais pobre do MUNDO, é a minha opinião vale oque vale.Fique bem você sabe o que diz,tem ums conhecimentos muito aprofundadose é realista admiro-o muito um abraço de um português amigo se me permite.
Sou brasileiro, ja tinha ouvido falar que os chineses estavam Recolonizando a África através de 'ajudas' com acordos maliciosos por de baixo dos panos, ouvindo uma pessoa local agora nao tem como ter dúvidas, força e união a vocês
Os americanos faziam isso aqui.Encheram os governos de antigamente de "dinheiro fácil".Depois veio a conta nos anos 80.
Chineses onde chegam eles destroem a economia local!! Acredite nisso pq é REAL!!
@@1961ismael eua fez isso em todo lugar que pisou
Muito bom! Parabéns pela aula de História e pelas conclusões!
Parabéns, sou do Brasil. Este vídeo é maravilhoso. Acabei de me inscrever.
Saudações do Brasil. Rapaz, que vídeo hein. Os políticos africanos....e alguns americanos também...... criaram uma rinha com os europeus completamente desnecessária.
@@ElioSch1423 gostam mais dos chineses e dos russos, devem achá-los mais democráticos
@ElioSch1423
Se não conhece a história deles,
Veja quanto sofrimento, quantas mortes, tamanho endividamente
Veja-se que a guerra civil em Angola durou de 1975 a 2002, ou seja mais de vinte anos
foi terrivel, a guerra civil é sempre do pior...
Relativamente a Moçambique, a guerra civil durou também quase vinte anos, mortes, sofrimento,
ainda nos dias de hoje existe medo e falta a paz em parte do território
@@marie3587 as pessoas esquecem que tais guerras são fomentadas pelo capital europeu, que lucra demais com a instabilidade em suas antigas colonias.
@@mmmMindo falando de Portugal, não seria o caso
Portugal fazia o máximo para manter tanto a estabilidade do Brasil, que até procedeu a uma separação politica,
como a estabilidade nas colónias de Africa e de Asia
De África lhe chegaram mais de meio milhão de refugiados aquando das independências de 1975
@marie3587 estabilidade vc quer dizer envio de comodities para a capital enquanto o trafico de seres humanos comia solto? Colonialismo e o genocidio dos povos africanos foi o maior crime que já ocorreu no mundo!!
Gostei muito de o ouvir, o senhor é um homem do bem, lúcido e com bom senso. Deus o abençoe para continuar o bom trabalho 🙏 Forte abraço desde Portugal 🇵🇹💕
Excelente
Se a África fosse dividida com base nas etnias seria uma autêntica manta de retalhos. Sobretudo no que se refere à África Subsaariana, uma vez que o Norte de África tem fronteiras mais ou menos de acordo com os povos que ai vivem. Portanto, existem 47 países na África Subsaariana. Se a divisão tivesse sido com base nas etinas quantos países haveria? O triplo talvez? E será que não haveria conflitos à mesma entre esses países? Tenho sérias dúvidas. E seria melhor governada? Também tenho sérias dúvidas. Se compararmos com a Europa, historicamente, também deveria haver muitos mais países. Olhemos o caso de Espanha. Sob a Coroa espanhola estão reunidas 5 nações (Galiza, Asturias, Catalunha, País Basco e Aragão e Castela´, cada qual com a sua língua). Portanto, se a Península Ibérica fosse dividida de acordo com as Nações existentes, haveria não 2 países (Portugal e Espanha) mas 6 países. O mesmo se poderia dizer do Reino Unido. Se calhar num ou noutro caso talvez fosse aconselhável uma revisão de fronteiras, mas isso atualmente é praticamente impossível de fazer-se. Quanto ao primeiro assunto abordado, do novo colonialismo chinês, infelizmente muitos países africanos estão a cair numa ratoeira de onde dificilmente sairão. Os chineses o que estão a fazer é a endividar as economias africanas e obrigá-las a comprar apenas produtos chineses em troca de investimento duvidoso. Fazem autoestradas pouco usadas, linhas de comboio que a população não pode pagar, enfim, prometem mundos e fundos para controlar os países africanos. Já se chama a isso a dívida odiosa. Enquanto a União Europeia perdoa dívidas e envia dinheiro a fundo perdido os chineses não fazem nada sem que haja alguma coisa em troca.
As estradas que os chineses constroem só servem os interesses chineses. Servem para ligar os locais de extração de recursos até ao porto marítimo de onde são transportados para a China.
Os africanos estão a pagar a estradas por onde o ladrão chinês transporta o que rouba em África.
Excelente dissertação.
Os países do sudueste asiático estão-se a marimbar para a divida que têm para com os chineses!
Se o Brasil fosse dividido conforme a quantidade de etnias e povos que aqui habitam, seríamos muito mais Brasis, isso sem contar os povos não originários do continente, que vieram de todos os cantos do mundo pra cá, e os imigrantes que chegaram e ainda chegam. Eles tem que amadurecer, deixar as diferenças de lado e pensar no interesse e no enriquecimento dos países deles, ignorando completamente essas diferenças tribais.
O que falar do coitado do BNDES que foi atrás de emprestar dinheiro pra projetos de infraestrutura na África e até hoje. Se bem que usamos empreiteiras brasileiras e funcionários brasileiros, então, de uma certa forma nós beneficiamos tb.
Parabéns pela análise inteligente, aprendi bastante. Um fraterno abraço desde Belém do Pará, Amazônia, Brasil.
Esse é o primeiro vídeo do canal que assisto e gostei muito! Sou brasileiro de origem italiana e nasci e moro em Santa Catarina, no sul do Brasil e te mando abraços fraternais, desejando, como sempre, que o continente Africano tenha prosperidade e paz! Parabéns pela sobriedade e coragem. Obrigado por nos permitir aprender sobre a África com alguém que vive nela!
Grande clareza de espirito reconciliador, o teu país precisa de mais pessoas como tu.👏
Gostei muito da sua exposição.
Como portuguesa, sinto uma tristeza profunda pelo facto de muitos africanos, especialmente os que viveram sob a administração portuguesa, terem falado muito e mal de Portugal com "barriga cheia"...pelo menos, mais cheia que agora!
Certo, que nós não fomos anjinhos mas venha o Diabo e escolha! Hoje podem dizer que estão melhor? É só olhor para a situação económica e social no pré independência e ver o agora.
Sim, claro que a emancipação é um factor importante, mas nem sempre funciona, e por isso hoje em dia ainda existem territórios que não querem a independência.
Acho que Angola, e todos os países do CPLP só poderiam beneficiar dum relacionamento positivo e respeitoso para com Portugal e vice versa, e com isso vinha o resto da Europa e do mundo.
Saudações, e desejos que vocês possam suplantar todos os problemas que vos afligem.
Um abraço desde Santarém, Portugal.❤
Mas como que esses países prosperariam com Portugal? O que seria de Portugal sem a União Européia?
@magnobraga4619 O que sempre foi ANTES da União Europeia. Um país, que apesar de tudo contra ele, existe há quase 900 anos e já foi uma potência mundial.
O que derrubou Portugal nos últimos 250 anos foi a combinação de desastres naturais, históricos, políticos e sociais. Desses, nos recuperamos, ainda hoje e a pouco e pouco, com a ajuda SIM da UE, mas como não somos o único país que recebe apoios, já que também contribuirmos (e bem) com os nossos altíssimos impostos, melhor colocado seria dizer: o que seria da EU sem Portugal??!! Podemos não ser um poder económico avassalador (longe disso) mas possuímos outras riquezas e valores da qual a UE reconhecidamente necessita, ou não nos avançaria somas e valores avultados.
Vários territórios da CPLP seriam mais ajudados, caso tivessem decidido ficar connosco, como os nossos arquipélagos da Madeira e dos Açores decidiram ficar, pois também sempre foram portugueses. A meu ver, estão estes economicamente muito bem, muito melhor até que algumas regions da metrópole, especialmente a Madeira que se têm desenvolvido a passos galopantes. Os CPLP, em geral, estariam muito melhor com notadas excepções, tipo... Angola, Guiné Bissau, Moçambique, porque realmente... pior não podem estar!
@@magnobraga4619 Vou educá-lo...
Portugal é rico em minérios (tendo as maiores reservas de lítio da Europa, para além de minas de ouro, cobre, zinco, volfrâmio...), tem a terceira maior zona económica exclusiva da União Europeia (maior ainda que a de Espanha), tem petróleo (que não explora por razões ambientais), tem uma grande variedade de ecossistemas (sendo um dos países com maior autossuficiência alimentar, uma vez que se consegue plantar um pouco de tudo: arroz, batata, batata doce, maçã, mirtilo, banana, manga, laranja, abacaxi, melão, tomate, café...), tem educação de excelência (oito universidades portuguesas constando da lista das 1500 melhores universidades do mundo)...
A União Europeia precisa de Portugal tanto quanto Portugal precisa dela. Quando Portugal entrou na UE, tinha passado por uma guerra de mais de 13 anos, por um desgoverno comunista e pela corrupção descarada da terceira república... Essa entrada trouxe prós e contras. O maior contra é que as políticas da UE fazem os estados-membros ficar interdependentes. Portugal tem capacidade de produzir muito mais do que aquilo que produz, e não necessita de importar praticamente nada de outros países. Porém, a UE obriga Portugal a produzir menos e a importar produtos dos outros países. Importamos pêras da Holanda quando pereiras não faltam no nosso país.
Sem Portugal não haveria Angola, provavelmente seriam massacrados por ingleses como foi feito em outros lugares de Africa, mas como Tolkien disse o mal não existe sem o bem.
@@lucasribeiro7534Onde estão essas minas de ouro😊????
Eu gostei do teu raciocínio, pareces bem informado e intelectualmente honesto… o angolano tem de aprender com o português, nós aqui temos alguma rivalidade mas nada que não impeça a socialização… o português não é um povo uniforme também, quer dizer é e não é, a geografia mostra isso e essas comunidades das antigas províncias (que ainda hoje se nota )tem temperamentos e culturas diferentes! Alentejanos, algarvios, lisboetas, Tripeiros(Porto), minhotos , Poveiros, transmontanos , açoreanos, madeirenses … que destes dois últimos faria sentido quando estamos no meio do oceano referir Portugal visto de fora (situação das ilhas), mas não, eu quando fui à Madeira eles tratam os portugueses do continente como “és do continente” porque eles já se incluem como portugueses, o que faz todo sentido… o angolano tem um problema de identidade que o português não sabe o que é isso á séculos. A questão tribal (étnica) sobrepõe-se como superior á pátria e isso faz com que se criem atritos… nunca fui a Angola mas gostava, tenho um tio aí a empreender e que me contou como isso funciona… angola é um país complicado mas cheio de potencial, angolano também é português, pouco me interessa a cor ou etnia, mas se eu disser que nos dias de hoje sou cada vez mais conservador, irão chamar-me racista! Não discuto o nosso passado, eu conheci muito português que esteve aí na guerra do ultramar onde existiu um corte abrupto de relações entre povos, acho que está na hora de começar a investir muito mais em relações de proximidade para tirar essas populações angolanas da miséria, sem oportunidades e acredito eu, cheio de potencial humano… nao sou a favor de portas abertas em Portugal para livre circulação de momento, pois é lógico que seríamos invadidos e isto aqui já está muito mau! Mas acredito que Portugal em vez de dinheiro poderia ajudar com recursos humanos para resolver problemas em Angola, formação, saúde… e só depois quando angola tivesse os seus problemas resolvidos é que eu gostaria que existisse sim uma livre circulação de pessoas… porque em grande parte se Angola tivesse a sua situação económica resolvida não existiria o incentivo a imigração em massa… eu sou a favor de uma estreita relação com entre lusófonos, concordam ? Eu acredito numa união Lusíada, a minha pátria é a minha língua, o português, e é a falar português que eu me sinto em casa, abraços para Angola 🇦🇴 🇵🇹
Estou em Noroega ! Meu melhor amigo aqui é Angolano! O segundo? Angolano!! O trrceiro ? Português! O quarto? Cabo-Verdiano e Açoreano.!! Kákáká...! Gente maraviljosa! Eu? Português,beirão da Beira Baixa.
Parabéns, você é um grande jornalista, um abraço aqui do Brasil.
Portugal pôr motivos históricos é o único país que dá oportunidades a todos os países da CPLP
Vdd👏👏👏👏 sou Angolano filho de cabo-verdiano concordo contigo
@@nelsongoncalves5379 eu jà vi angolanos e outros a fazer calçadas em portugal e trabalham bem e a mùaioria dos africanos vivem vem em potugal e nào à probelemas cada um tem que se desnrascare quando ouve essa guerra em angola avia muita empresa portuguesa e viviam todos juntos era mos todos portugueses a polica nào é para intender
por mt mal que possam pensar da colonizaçao portuguesa, sao com certeza o unico pais do mundo que olha para angola e angolanos como um povo semelhante. q partilha muito da sua cultura, com laços fortes.
ja se for chineses russos ou quem for, com toda certeza tb, a unica coisa que pretendem de angola é sugar o pais o mais que poderem e subjugar os angolanos. ja tem ate muita experiencia disso desde 1975
Depois do colonialismo, veio a paz. Doce colonialismo, doce paz, tudo tão doce 😊
@@laosicopn3207Como é possível q aquele q tira a paz é o mesmo q vos devolve? 1° colonialismo, depois independência - esse mundo será sempre assim!
Aula sensacional! Parabéns!
Parabéns. Explicação excelente. Gostei muito e concordo. Falo do Rio de Janeiro. Brasil.
Seus vídeos são verdadeiras aulas de geopolítica e história. Você aborda os assuntos de forma clara e muito objetiva. Parabéns!
Sou Portuguese/Canadiano, e a sua oração foi muito bem explicado. Os poderes que lá estão e que entram estão a contar com as divisões do povo. É assim que o povo ficam mais controlados. Se as etnias se unissem sob uma bandeira e a tolerância às diferenças religiosas fosse aceita, não haveria como deter o povo.
Meu amigo, sou licenciado em história e tenho de lhe dar os meus parabens pela forma como deu aqui uma aula grátis sobre os povos africanos, a sua forma de ser e a explicação de como tantas diferenças existem, muitas delas devido ao colonialismo mal feito.Mas nós sabemos que a culpa não é de um povo mas de certos individuos que utilizam o povo para atingir muitas vezes os seus próprios objectivos obscuros e de grandeza à custa desse mesmo povo, é o mesmo em todo o lado seja em África seja na Europa. Mais uma vez uma abraço de parabens pela explicação muito boa.
Sou brasileiro, descendente de africanos, alguns angolanos. Gostei muito do seu vídeo, obrigado!
salve irmão
Provavelmente você é descendente dos escravos que o Brasil independente comprou entre 1822 e 1888.
Brasil foi o último país ocidental abolir a escravatura.
Um abraço aqui do Brasil, manda este vídeo para certos produtores de conteúdo aqui no Brasil, que dizem mil maravilhas da China e Rússia.
A China é maravilhosa, o choro é livre
@@Ocpiocpi😂😂😂manda um cartão postal da sua residência lá
O que ele falou da China?
Bom era Portugal.
Comandante Paçoquinha por exemplo
Vida longa ao Canal 41. Faz todo o sentido o desejo de um país unido em sua diversidade étnica. Diversidade é riqueza. O Brasil também tem muitos que semeiam o separatismo, ignorando o valor e o luxo de se ter essa variedade de costumes em sua população. Presentes na culinária, vestimentas, crenças, linguajar e tantos outros aspectos que tornam um grupo ou região única. Resultado de migrações e imigrações constantes motivadas sempre pela busca de melhores condições de vida e produção. É preciso aceitar as diferenças e valorizar características não só suas como de todos os demais, não há melhores ou piores, o azul não é melhor que o verde, nem o verde melhor que o amarelo. São diversos e necessários se queremos compor um país ou nação maior.
Meu camarada, isso não foi um vídeo, foi uma aula. Meus parabéns.
Já há muitos chineses aqui no Brasil. Na minha cidade há vários e já dominam boa parte do Comércio. É um povo muito trabalhador, com tino para comércio e sempre viveram de baixo de ditadura e são extremamente autoritário , já vj chineses gritando com funcionários Brasileiros e também não gastam dinheiro a toa!
PARABENS pelo teu trabalho.
Sou português e sabia que quando os chineses estiveram em Portugal, para aprender a nossa Lingua e estar 5 anos sem pagar impostos.
Mas eles jà tinham o projecto Africa PALOP.
Obrigado pelo teu canal ter falado do comportamento dos chineses em Angola.
TROCARAM OS PORTUGUESES PELO COMUNISMO!!!.....os Chineses na China também estão a sofrer com a merd@ do comunismo!
O meu cunhado tem em Luanda uma empresa de vinhos. Ele nasceu em Benguela, o meu sogro também nasceu em Benguela ,jogava no sporting de Benguela ,Os Bisavós das m filhas é que foram para Benguela nos anos 20 .Conheceu a esposa que também nasceu lá , a bisavó das m filhas era enfermeira ,escondia e cuidava dos membros da resistência . O meu sogro faleceu em 2021 com o Covid-19 tinha 85 anos ,todos os anos ia a Benguela visitar os amigos que trabalharam com ele no Tribunal de Benguela. Tinha o sonho de voltar a viver lá,porque ele dizia que foi expulso da terra dele , Ele já nasceu lá assim como os 4 filhos. Ainda hoje o sonho do meu ex e pai das m filhas ele quer voltar . Nunca se adaptou aqui. .
Te achei fantástico e muito didático. Estou aprendendo muito e venho aqui agradecer. Bravo! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Políticos amigo separam o povo pra se perpetuar no poder isso está acontecendo no Brasil, não é só uma questão tribal, aqui os políticos jogam brancos contra negros, eteros contra gys , mulheres contra homens, filhos contra pais, nortista contra sulistas e a lista vai longe e a perseguição política e sensura cresce a cada dia.
Nunca tinha visto alguém explicar este priblema pir este ângulo. Excelente!
*Obrigado pela excelente aula !*
Botswana é um grande exemplo de democracia mesmo. Só que como o amigo disse são poucas etnias.
NADA DISSO O PROBLEMA DE AFRICA NAO É AS ETNIAS!!!, É A MERD@ DO COMUNISMO!!....QUE POE NA MISERIA OS POVOS!!!...:APRENDAM!!!
Muito boa analise, africa de um modo geral e um gigante adormecido.
Abraços de Portugal, subscrevi o seu cana😊
Sua explanação foi muito elucidativa. Parabéns!
Cara q vídeo maravilhoso e informativo faça mais vídeos assim p conscientizar os povos africanos é preciso q alguém os ajude os aponde a verdade
Vamos dar o nosso melhor
Meu querido irmão, você falou e falou muito bem!!! Todo angolano precisa ouvir isso e fazer uma boa reflexão.
Uma verdadeira aula sobre a África!! Parabéns!
"vou degustar o meu café" 😂
Esse bicho é engraçado, fala tipo realeza... até senti uma ponta de orgulho 😭🤣
😂😂😂😂😂
@@canal_41 Achei bastante interessante os vários temas abordados, tribalismo, minerais, governação etc...mas confesso que particularmente por razões óbvias acho que é bastante relevante as pessoas terem noção do que é o colonialismo Chinês e o verdadeiro impacto. Ainda há muita ilusão na Europa de que os Chineses são "fantásticos" e os Africanos adoram fazer negócio com eles!Gostava que um dia algum Africano fizesse um vídeo detalhado de como é verdadeiramente essa relação, se as duas partes beneficiam e qual o verdadeiro impacto.
Não te esqueças de falar Português bonito de elite 😂😉 Força abraço 🇵🇹
O grande problema é que a entidade Angola só fazia sentido enquanto região ultramarina de... Portugal.
As etnias/regiões de que fala são fruto de acordos/conquistas com... Portugal.
P.e. o Moxico, Cabinda, etc nunca foram nem serão Angola, são regiões de Portugal.
A diferença do Brasil para a África é que aqui há leis contra esse tipo de "tortura chinesa" contra trabalhadores, as empresas chinesas na Bahia no caso a automobilística BYD já foram alvos contra esse tipo de situação referente às leis BR.
Maravilhoso. Tens toda razão. Não tem capacidade de governar.
Nas escolas brasileiras a África e um paraíso cheio de paz 😂
Então você não estudou😂
@DIGNITAS_EST_LIBERTAS Os professores pintam um quadro paradisíaco kkk
Já disse isso antes, Tanto países angolanos como brasil, só não são potencias por causa da corrupção, não por causa dos portugueses..
E a gente herdou a corrupção da cultura de quem? Dos índios? Dos escravos que os descendentes nem chegam em praticamente nenhum cargo de poder no Brasil?
E o pior é que corrupção nem é o principal problema, é o direcionamento que nossos ricos escolhem manter pro país desde a época de colônia (herdado também) que é de exploração de recursos primários e exportação sem realizar nenhum trabalho neles.
Graças as pessoas que acumularam os recursos no país nesses 500 anos que o país não evolui, pra ele está ótimo só explorar a natureza daqui e vender em dólar.
Não conheço a história das outras excolonias mas acredito que deve ser o mesmo ou bem parecido.
@@AA_AlegriaApenas não será bem assim,
Veja que
os homens que tomaram o poder eram instruidos
-Jonas Malheiro Sidónio Savimbi (Munhango, 1934 - Lucusse, 2002)
cientista social, político e guerrilheiro angolano, líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) durante mais de trinta anos. Seu pai era Lotte Malheiro Savimbi, um funcionário da Companhia do Caminho de Ferro de Benguela e também pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA).[ onde também Jonas Savimbi estudou ensino primário e parte do ensino secundário em escolas da IECA. Partiu estudar medicina na Universidade de Lisboa, em Portugal, a partir de 1958 O período em Lisboa,entrou em contacto com estudantes angolanos vinculados ao Partido Comunista Português que propagavam em segredo a descolonização. Encontrou-se particularmente com Agostinho Neto, etc
Holden Roberto
Álvaro Holden Necaca Roberto Diasiwa Nascimento, 1923 · Mabanza Congo ; Morte, 2007 (84 anos) Luanda
foi um politólogo, economista e dirigente nacionalista angolano. Iniciou a sua atividade política em 1954 dentro da Frente Nacional de Libertação de Angola, depois liderando Governo Revolucionário de Angola no Exílio
Iniciou a sua atividade política, em 1954, com a criação da União dos Povos do Norte de Angola (UNPA), em Matadi (República Democrática do Congo) e, mais tarde, em1958, nomeada União das Populações de Angola (UPA). A 27 de março de 1962, Holden Roberto criou a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), da qual se tornou presidente
António Agostinho Neto (Ícolo e Bengo, 17 de setembro de 1922 - Moscovo, 10 de setembro de 1979)
médico, escritor e político angolano.
filho de Agostinho Pedro Neto e de Maria da Silva Neto, professora.
fez os estudos secundários no Liceu Salvador Correia, em 1937, que concluiu em 1944. Deixou a Angola indo para a metrópole, a fim de frequentar a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde se torna um dos fundadores da secção Casa dos Estudantes do Império
Foi Presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e em 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979.
Em Dezembro de 1959, regressa a Luanda, onde abre um consultório médico, e passa a organizar as atividades políticas do MPLA, assumindo a liderança do movimento neste ano....
@@AA_AlegriaApenasmds, vão colocar a culpa nos tugas por vcs escolherem políticos malandros? Deixa os caras em paz, eles já saíram desse problema há um bom tempo lkkk
O Brasil é potência sim, e essa história de corrupção em nossa realidade é papo de classe média que incutiu no senso comum da população para descredibilizar o país. Se for elencar os melhores países do mundo para se viver, o Brasil está na média dos demais. Somente pessoas com síndrome de vira-lata desmerecem o Brasil.
Cheguei de paraquedas e adorei, bom conteúdo!
Menino, vc é show, interessante sua análise.
é aquilo de patrão tratando mal funcionário, na angola é um chines contra um angolano, no brasil é um brasileiro para outro brasileiro, complicado.
Parabéns 👏🏻 que conhecimento!!! Ganhou um inscrito vou passar pelos meus amigos aqui do Brasil
EXCELENTE VIDEO. GANHOU MAIS 1 SEGUIDOR. ABRAÇOS DE PORTUGAL PARA O POVO IRMAO DE ANGOLA