Boa NOITE amigos! Eu ganhei uma licitação orientado por essa palestra aqui...qdo assisti ela segui direitinho e somos capaz sim e somos reconhecidos. A questão é que muitos ñ lêem. Obg a todos conselheiros do CFT E CRT'S
Marcelo Soares, Obrigado por compartilhar conosco a sua experiência exitosa. Você está correto, às vezes os colegas Técnicos deixam de ocupar o seu lugar de direito no mercado de trabalho por falta de leitura da nossa legislação. Parabéns e continue com sucesso em sua caminhada. Pedimos que você permaneça conosco, acompanhando as informações que sempre publicaremos aqui.
Parabéns pelas postagens, muito tem nos ajudado. Nós eletrotécnicos temos muitas atribuições, o que inclusive causa "ciúmes" em alguns engenheiros eletricistas. Mas temos que ficar "ligados", pois a quem muito é dado, muito será cobrado". Portanto, quanto mais abrangente for a atribuição, maior será a responsabilidade!
Exatamente Julio Cesar Cruz, nós Técnicos Industriais deveremos exercer a nossa profissão com zelo e responsabilidade, atuando dentro do que nos é permitido pela legislação.
Muito bom o Horizonte que estamos alcançando, Parabéns ao Luzimar e ao Luiz Roberto a nossa maior tranquilidade é que estamos sendo muito bem representando Parabéns
Jacksan Fonseca, muito obrigado pela mensagem. A cada semana estaremos aqui tratando sempre de um tema muito importante para os profissionais Técnicos Industriais.
Marcelo Soares da Costa, a sua mensagem nos entusiasma a continuar publicando a cada semana um novo vídeo, trazendo informações importantes para os profissionais Técnicos Industriais e para toda a sociedade sobre as nossas profissões. Continue conosco e caso tenha alguma sugestão de tema a ser debatido, pode nos informar que buscaremos responder.
Como Técnico em Química habilitado no CRT posso ser responsável por uma empresa de venda, montagem, instalação de ETA simplificada (filtros, abrandadores, purificadores, cloradores) de Água? Gostaria que fizessem novos vídeos sobre a profissão de TÉCNICO EM QUÍMICA. Desde já agradeço.
Parabéns pelo canal tb sou técnico em Edificações recentemente fui barrado por um correspondente da cx porque não queria aprovar um financiamento alegando que o técnico não era aceito pela cx onde meu projeto tinhas 42 m2 aí dentro das minhas atribuições ai apresentei a lei que nos ampara depois disso o correspondente encaminhou as documentações agora estou aguardando se a caixa não vai barrar tb .tendo em vista o correspondente disse que a cx não aceitaria. Um forte abraço muito bom esse canal
Osmar, obrigado pela sua participação e comentário. Esteja certo de que a Caixa Econômica é obrigada a recepcionar os seus projetos que estejam dentro das suas atribuições. A Lei 5.524/68, o Decreto 90.922/85 e a Resolução 58/2019 do CFT te dão todo o embasamento legal. Fala para o correspondente que o COT Caderno de Orientações Técnicas da própria Caixa Econômica Federal garantem a recepção e análise de todos os seus projetos.
Poderia trazer informações a respeito da área de telecomunicações. Só vejo matérias a respeito de outras áreas, mas eu como técnico telecomunicações também sou exigido o CFT. Então trás mais vídeos nos orientando a respeito dessa área.
Paulo Andre Barreto, o Canal Técnicos Industriais do Brasil vai sim tratar de temas sobre todas as modalidades das profissões de Técnicos Industriais. Técnico em Telecomunicações será sim tema de diversos vídeos, que abordarão as várias formas de exercício profissional desses profissionais. Um dos primeiros assuntos deve abordar SCM - Serviço de Comunicação Multimídia, área de grande interesse para a população, no quesito facilitar acesso à internet.
Mais um vídeo excelente. Muito explicativo. Eu devo muito ao sistema CFT/CRT. Já fui miito discriminado e perseguido por pessoas CREA e depois que nasceu o nosso novo conselho são várias vitorias , uma após a outra, além do nosso reconhecimento profissional. E esses dois grandes profissionais que estão no vídeo são super engajados pela nossa causa. Nunca nos conhecemos pessoalmente, mas tenho eles como meus amigos, pois se estou no meu emprego e exercendo as atividades de Técnico em Eletrotécnica com 100% das atribuições devo ao empenho de pessoas como eles dois, que se envolveram para que órgãos que não queriam respeitar nossos direitos vissem que não podem mais nos desrespeitar, muito menos nos proibir de exercer as atividades que as leis federais nos dão competência. Parabéns e muito obrugado! Luzimar, Luís Dias e todos os membros do sistema CFT/CRT!
Obrigado pela mensagem, Vagner Nazareth. Nosso compromisso é continuar com o mesmo entusiamo no qual estamos engajados há mais de 22 anos em defesa da valorização de nossas profissões de Técnicos Industriais.
Obrigado amigo, com o apoio de voces seremos muito mais fortes, conto sempre com vc e com todos Técnicos Industriais do Brasil, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
Obrigado pela atenção e apoio que vcs estão nos dando e acredito que temos muito a crescer e progredir depois da criação do CFT sou recém formado no curso técnico e estou engatilhando e buscando resultado para meu esforço tanto em sala como como no campo pois ainda não obtive resultado mas creio que minha hora vai chegar.
Boa noite! Gostaria de saber mais esclarecimentos sobre licitações onde nos editais eles exigem das empresas que tenham necessariamente o engenheiro no seu corpo técnico e com isso nos como técnicos industriais ficamos excluídos. De modo que isso é inconstitucional? Gostaria se possível de um vídeo a respeito deste assunto. Desde já agradeço!
Jorge Nunes, no primeiro vídeo do Canal nós tratamos justamente sobre esse tema. O título do vídeo é EDITAL ERRADO DEVE SER IMPUGNADO. Você pode assistir esse vídeo, e caso persista dúvidas, estamos aqui para esclarecer. Objetivamente falamos que se o serviço objeto da licitação é também de atribuição do Técnico Industrial, e caso o Edital esteja restringindo a nossa participação, podemos fazer a impugnação e exigir nova publicação do Edital, com a correção necessária.
Jorge Nunes, no primeiro vídeo do Canal nós tratamos justamente sobre esse tema. O título do vídeo é EDITAL ERRADO DEVE SER IMPUGNADO. Você pode assistir esse vídeo, e caso persista dúvidas, estamos aqui para esclarecer. Objetivamente falamos que se o serviço objeto da licitação é também de atribuição do Técnico Industrial, e caso o Edital esteja restringindo a nossa participação, podemos fazer a impugnação e exigir nova publicação do Edital, com a correção necessária.
Olá, eu sou técnico em edificações e recentemente inscrito no canal. Mto bom o conteúdo passado! Só ficou uma dúvida, eu quero abrir uma construtora e começar no ramo de obras residenciais. Vi pelo vídeo que posso sim ser o RT da empresa, mas no caso de ser o dono da mesma tb, como proceder com a questão do comprovante de vínculo? Visto que serei o dono, e não sócio, ou contratado. Desde já agradeço pelo conteúdo!
O dono é um sócio da empresa, só que no seu caso, majoritário (detém 100% da empresa), o seu nome constaria na declaração da empresa e você conseguiria comprovar o vinculo dessa maneira.
Posso eu como técnico em edificações assumir a responsabilidade técnica de uma empresa que foi notificado pelo CREA-SC para que o proprietário contratasse um responsável técnico??
Boa noite. Gostaria de sugerir que o CFT conceda revisão de atribuições e títulos, e incentivo com divulgações desta modalidade, para o técnico que possuir especializações em outras áreas de atuação. exemplo o Técnico em edificações que fizer disciplinas na área de agrimensura, ou eletrotécnica, podendo desta forma desempenhar serviços nestas áreas.
Boa tarde! Como o conselho pode auxiliar os técnicos em concurso em determinada empresa publica a tomarem a posse, sabendo-se que utilizam de funcionários com nível fundamental, sem qualificação para executar atividades técnicas? Tendo isso, utilizam da justificava de não convocar por não precisarem de mão de obra no momento, sendo que colocam pessoas sem qualificação para executar a atividade. Aguardo um direcionamento.
Marcio Aurélio, o CRT de sua região pode ser provocado a se manifestar em resposta a questionamento que receber, e sendo o cargo privativo de Técnico Industrial, terá que agir sim par preservar o exercício profissional por um Técnico habilitado.
Olá. Sou técnico em edificações estou abrindo uma empresa mais meu sócio. Ele é agrônomo registrado no CREA e eu no CFT. Como fica a questão da empresa na parte de responsável técnico? Pelo CREA OU CFT?Nosso ramo de atuação é engenharia civil e serviços de topografia e consultoria agrícola.
O registro no CRT substitui o registro no CREA nas construtoras? Ou teria que ter os dois, mesmos tendo um técnico e não um engenheiro na função de responsável técnico?
Bom, eu estou abrindo uma empresa para trabalhar com o MINHA CASA, MINHA VIDA, nesse caso para registrar a empresa junto ao CRT-MG, terei então que gerar essa TRT de cargo e função sempre que emitir uma TRT de um projeto do MCMV ?
Ederson Motta Projetos, o TRT de Cargo e Função deve registrado uma única vez, pois ele serve para vincular o profissional à empresa. Toda vez que a empresa elaborar um projeto ou executar alguma obra ou serviço, deverá registrar o TRT referente àquela obra ou serviço específico, mas não é de Cargo ou Função, será de Obra/Serviço.
Se e uma industria de outro ramo, mas ele tem t. Edificações para acompanhar as obras e reformas interna dela ! Tem que registrar o t. Como responsável?
OBRIGADO, EU JA IA PARTICIPAR DE LICITAÇAO PARA MANUTENÇAO DE ARCONDICIONADO E IA CONTRATAR ENGENHEIRO MECANICO SO PARA ASSINAR SEM SE QUER IR NA OBRA OU SEJA EU VOU FAZER TUDO E ELE SO ASSINAR.
SÓ ME RESTOU UMA DÚVIDA... SOU TÉCNICO EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL (assino até 80 m²). EU POR SER TÉCNICO JÁ TENHO O MEU ESCRITÓRIO PRÓPRIO E FAÇO PROJETOS, MAS GOSTARIA DE ABRIR UMA CONSTRUTURA OU INCORPORADO, EU COMO TÉCNICO POSSO SER RESPONSÁVEL POR ESSA CONSTRUTORA ? SE SIM JÁ ABRIRIA NO COMEÇO DO ANO MESMO, E OUTRA COISA, CASO PEGASSE OBRAS PARA FAZER CIMA DE 80M² PODERIA PASSAR O PROJETO PARA UM ARQUITETO OU ENGENHEIRO SEPARADAMENTE E TOCAR A OBRA NORMAL ?? DESDE JÁ OBRIGADO.
Acredito que deveriamos sim atender mais de 2 empresas já que mesmo que estejamos em uma certa empresa e no contrato de prestação de serviços não exiga sua exclusividade e que vc possa atuar com outras empresas. Senão IRIAMOS PASSAR DIFICULDADE FINANCEIRA estaríamos limitados já que muitos não são fidelizados a um só cliente por que somos prestadores de serviços.
O TRT de cargo e função, o CFT poderia disponibilizar as atribuições dos Técnicos, eu sou Técnico em Mecatrônica, e até hoje não consegui ver as atribuições....
Jeferson Oliveira, as atribuições dos Técnicos Industriais estão sustentadas no artigo 2º da Lei 5.524/68 e Decreto 90.922/85, nos quesitos projeto e execução. Envolve também naturalmente Vistoria, Perícia e demais. De todo modo, certamente o CFT vai cumprir o que estabelece o artigo 19 do Decreto 90.922/85 e vai baixar as Resoluções necessárias para esclarecer as atribuições profissionais de cada modalidade.
@@itecnicos olha meu amigo (a) eu já entrei em contato com o sindicato e a central aqui da minha região quanto ao esclarecimento, mas não tive sucesso, quanto a Técnico em Eletrotécnica, Técnico Ambiental, Técnico em Edificações, aí sim as atribuições são bem esclarecidas, mas em Mecatrônica, Eletrônica, Automação Industrial... Entre outras não estão assim...
@@jefersonoliveira855 , de fato as atribuições para o Técnico em Mecatrônica ainda ão estão esclarecidas por meio de Resolução, mas o CFT deverá providenciar essa Resolução da mesma forma como já fez com as modalidades já esclarecidas. De todo modo, as atribuições do Técnico em Mecatrônica têm o seguinte perfil profissional: "Projeta, instala e opera equipamentos automatizados e robotizados. Realiza programação, parametrização, medições e testes de equipamentos automatizados e robotizados. Realiza integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão."
Boa tarde! Eu trabalho a 10 anos no seguimento de prestação de serviços e a 07 anos estou atuando como gestor no setor específico de climatização e Refrigeracao; Estou com uma dúvida muito grande... Se de fato faço o curso técnico de refrigeração ou engenharia mecânica? Queria saber se o curso técnico de refrigeração me daria à autonomia igual a do engenheiro mecânico dentro do meu seguimento de trabalho?
Paula Aguines, nós Técnicos Industriais somos profissionais que executamos sim serviços de engenharia. Somos da área tecnológica. A legislação é bastante esclarecedora sobre esse tema.
A Engenharia é bem ampla, muitos profissionais confundem quando falamos que SOMOS PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA, e está corretíssima essa colocação: A PALAVRA ENGENHARIA, não pertence só para engenheiros, ela envolve os três níveis, Técnicos, Tecnólogos e Engenheiros. essa "confusão" é normal, porque alguns profissionais de outros níveis tentam usar esse termos (ENGENHARIA), só para eles, mas somos sim profissionais da engenharia. e outra coisa os Creas não são exclusivos para uso dessa palavra, e retorno a pergunta: se não somos da "engenharia", porque estávamos dentro dos creas????? entendeu??? O motivo de termos saído de dentro dos creas, foram pelos desmandos, pelas limitações, pelos direitos podados, por não termos direito de voz e voto nos plenários, etc, etc, ... impostas por esse sistema antigo (Confea/Creas), hoje somos LIVRES pra exercermos nossas profissões, o Sistema CFT/CRTs aplica o decreto 90.922/85 e a Lei 5.524/68 legislação que rege nossa profissão 100% (cem por certo) não somos barrados dentro do nosso curso sobre o que aprendemos e apreendemos.
@@luisrdias cada um na sua posição, engenheiro, tecnólogo e técnico, aí vocês já querem tomar atribuições que não são de técnicos e sim de Engenheiro,que cursou o ensino superior para tal.
Gostaria de saber se há distinção de funções entre eletrotécnico e técnico em eletroeletronica. Gostaria que alguém me esplicasse quais as diferenças por que somos um pouco rebaixados em relação ao eletrotécnico sendo que a grade curricular e praticamente a mesma
Seria possível após a conclusão do curso técnico de refrigeração pedir a capacitação técnica retroativa, baseada na minha experiência em carteira de trabalho? E com isso finalizando o curso já com a capacitação para atuar em qualquer estrutura sendo ela menor ou maior?
Hahahah você certamente ou não é engenheiro ou é um que dormiu nas aulas, se fosse minimamente competente, saberia as diferenças entre um e outro, e que essa ciumera toda é coisa de profissional medíocre.
@@AlleFauth acho que quem não tem nenhuma competência aqui e você! Pois nem um simples comentário não sabe fazer. A sua posição contrária a minha,teria que ter um comentário contrário ao meu. certo?mas... Não! Você falou exatamente o que eu falei conheço bem os dois lados da moeda e sei as capacidades e competência que cada um tem,isso se tratando de um bom técnico e um bom engenheiro e não de profissionais de diploma comprado! Certo? Enquanto ao "ciúmes" não tenho nem um pouco! Tenho sim medo de onde isso pode parar. Pois isso pode desmotivar prováveis bons futuros engenheiros,que podem somar e agregar muito para o desenvolvimento de tecnologia em nosso país.obrigado pelo comentário.abraço!
@@fredsonmotors5317 tem bons engenheiros e ótimos técnicos ,mas para vcs parece que só engenheiro que sabe quer um exemplo vc já viu um engenheiro mecânico desmontar e consertar um motor de uma caminhonete? Não né pois os técnicos em mecânica faz isso mesmo! Mas vc diz o engenheiro que projeta os motores ,mas no Brasil não, aqui nos só monta o que já vem feito de outro país ou seja na prática engenheiro só assina papelada que resolve os problemas são técnicos por experiência sou técnico em refrigeração e sou referência na minha cidade em consertos de placas de ar-condicionado inverter onde que se vc colocar um engenheiro mecânico na frente do aparelho não sabe nem p onde vai ,mas até pouco tempo só ele podia ser responsável técnico em obras e licitações ,mas no final quem fazia do começo ao fim são os técnicos que fazem,e muitos engenheiros vendem contrato de manutenção sem ao menos ter ido na obra ou na manutenção!!!!!!_
Abri minha empresa mas tive que tirar o nome " Engenharia" pois o CREA proíbe que se use o nome "Engenharia" nas empresas que não tenham em sua maioria societária engenheiros. Palhaçada isso. O CFT teria que se manifestar sobre isso.
Max Silva, o CREA utiliza esse argumento embasado no artigo 5º da Lei 5.194/66 que diz: " Só poderá ter em sua denominação as palavras engenharia, arquitetura ou agronomia a firma comercial ou industrial cuja diretoria for composta, em sua maioria, de profissionais registrados nos Conselhos Regionais." Veja que essa Lei é de 1966. Na época, tanto os arquitetos quanto os Técnicos, estavam abrigados no CREA. Hoje isso está diferente, os arquitetos e técnicos têm Conselhos próprios, portanto as empresas podem estar registradas no CRT para os Técnicos e podem utilizar livremente a palavra engenharia em sua denominação. Até porque o que o Técnico pratica é engenharia.
@@itecnicos Essa história de técnico pratica engenharia é muito sem nexo. Eu sou técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista. São formações totalmente diferentes. Se fosse a mesma coisa poderia extinguir as engenharias. Sem contar que o técnico não tem formação científica.
Kkkkkk. Você colocaria o nome de escritório de advocacia em um lugar que sequer tem advogados? Não faz sentido nenhum isso, é mais do que óbvio que para uma empresa se denominar "engenharia" é preciso ter ENGENHEIROS no quadro técnico e societário
Técnico não pratica engenharia. Quem pratica engenharia é o engenheiro, da mesma forma que quem pratica medicina é o médico e que quem pratica advocacia é o advogado, fato! Para se formar em Engenharia é preciso estudar no mínimo 5 anos em instituição de nivel superior, enquanto para se formar em técnico é preciso estudar somente 2 anos e em instituição de segundo grau. Portanto, técnicos não são engenheiros!
Bom ! Deixa eu desenhar pra ver se as pessoas entendem. No quadro societário da minha empresa tem um tec. Agrimensor , um tec. Agrimensor e biologo ( que sou eu) e UM ENGENHEIRO CIVIL. fui proibido de colocar o termo engenharia pois segundo o crea e a lei que o amigo ai falou, A MAIORIA DOS SÓCIOS NÃO SAO ENGENHEIROS. Imagina se o conselho de farmácia fizesse isso ? A maioria das farmácias são abertas por empresários que nem sempre são farmacêuticos.
Sou Técnico, fiz um projeto de um pergolado de madeira em um condomínio (43m²), o síndico não aceitou minha TRT, dizendo que somente engenheiro ou arquiteto podem emitir o documento correto, preciso de assessoria, podem me ajudar?
O Carpinteiro, você pode manter contato com o CRT Conselho Regional dos Técnicos Industriais de seu Estado, peça para enviar documento ao Condomínio esclarecendo que o serviço executado por você é de competência do Técnico em Edificações também. Envie seu contato através do e-mail deste Canal, nostecnicosindustriais@gmail.com que buscaremos te auxiliar também.
@@itecnicos , na verdade sou Técnico em Desenho de Construção Civil. Tentei falar com o pessoal ee São Paulo, mandei um e-mail no começo da semana mas não me deram nenhuma resposta....
@@tanakamotociclista , não estou me sentindo nada apoiado pelo conselho....antigamente no Crea a resposta era imediata....que vergonha estou passando...
Engenheiro é um profissional de nivel de graduação, faculdade. Técnico é de nivel médio.. Por exemplo, para projetar a chapa de fixação de um pilar de uma estrutura metálica segundo a NBR 8800 - Estruturas de Aço, deve-se calcular momentos fletores na chapa. Onde foi abordado sobre momentos fletores no curso técnico? Como vcs vão desenvolver atividades de engenharia que obedecem as normas da ABNT se vcs não tem nenhum conhecimento da ciência exigida? Vcs estão passando vergonha!!!
@@mailsonsiqueira501 para se especializar em ar-condicionado é só assistir uns vídeos de tele curso 2000, ou ler um manual de manutenção do fabricante..👍
@@thiagomoura2598 na teoria é fácil, hoje a tecnologia mudou antes eu ia só com um multímetro e ferramentas básica de mecânica de refrigeração , hoje vc tem que fazer cursos de extensão como eletrônica ,pois hoje eu vou com computador e rastreador de defeitos e ociloscopio que engenheiro mecânico não sabe nem o que é isso,ou seja técnico tem campo e conhecimento na prática!
@@mailsonsiqueira501 Mano é só digitar no TH-cam como rastrear defeitos em sistema de ar condicionado pelo computador e usar osciloscópio.. em 2 horas aprende isso.. agora vc querer se exaltar acima de engenheiro por causa Disso desculpa, mas não dá neh.. tem coisas que nem precisa de curso ou faculdade para aprender.. é só ler um livro e ver vídeos na internet
Luzimar Pereira, técnico não pratica engenharia. Quem pratica engenharia é o engenheiro, da mesma forma que quem pratica medicina é o médico e que quem pratica advocacia é o advogado, fato! Para se formar em Engenharia é preciso estudar no mínimo 5 anos em instituição de nivel superior, enquanto para se formar em técnico é preciso estudar somente 2 anos e em instituição de segundo grau. Portanto, técnicos não são engenheiros!
@@user-pj2vc5dc7f Faço de suas palavras à minha! Já pensou um Técnico de enfermagem fazer cirurgia e receitar medicamentos ? Um absurdo esses caras quererem ser engenheiros tendo apenas o ensino médio! Meu parceiro se quiser ser engenheiro vai estudar e se capacitar! Isso é um absurdo!
Isso é um absurdo e deveria ter lei contra isso! Primeria vez no mundo todo que vejo uma situação como essa de técnicos querendo ser engenheiros! O que custa estudar!? Porque não se empenham em estudar, se capacitar para serem engenheiros!? Um belo exemplo disso é um Técnico de enfermagem fazer cirurgia e receitar medicamentos kkk, chega até serengraçado uma situação dessa! Nunca que técnico prática engenharia, não tem cabimento uma coisa dessa
Irmão seu pensamento faz jus de um país atrasado, medindo conhecimento com os títulos como se o engenheiro saisse da faculdade já pronto, você não pode comparar com a medicina, pois essa mesma já tem um preparo desde a faculdade, hoje eu sou engenheiro e já fui técnico, afinal o engenheiro só se faz com uma boa equipe técnica, se a equipe for ruim, o engenheiro é apagado , pois todo serviço de engenharia é executada pelo técnico, afinal hoje é muito difícil você ver um engenheiro de mão cheia( falo dessa nova geração) , reveja seus conceitos e aprenda realmente o que significa ser engenheiro, falo isso pois trabalho na área já faz 25 anos. Busque o conhecimento, pois vejo que seus argumentos são de Leigos no assunto
E conheço excelentes técnicos que colocam muitos engenheiros no bolso, faz todo serviço de engenharia , ou seja , todas as atividades de projeto tais como: diagramas, memórias de cálculos, detalhamentos e , plantas, e etc.O conhecimento humano é surpreendente, portanto na vida só se vence com dedicação e humildade , coisa que para você não vem o caso
@@claudiomacario9181 cara não é que os técnicos eram bons, mas os engenheiros eram ruins.. isso não justifica o desenvolvimento de atribuição de engenharia,, se é tão bom. pq não fez uma faculdade.. Graduação é nivel superior, técnico é médio, tem diferença
@@thiagomoura2598 médico tem prática não compare com engenheiro ,a maioria das vezes que vi engenheiro trabalhar foi para preparar documentos para assinar pois quem ia fazer tudo a parte prática era os técnicos ,vc quer ver uma área que o engenheiro não faz nada é na área de manutenção de qualquer máquina tem técnicos que é perito sabe tudo os segredos só não fazem a parte mas fácil que é se responsabilizar ou assinar!
@@mailsonsiqueira501 eu te pergunto quem faz o manual de manutenção ou assistência técnica?? E o engenheiro que projetou a máquina.. o engenheiro que descreve as instruções de montagem e desmontagens e manutenção.. ele que faz o planejamento de instrução de trabalho
Boa NOITE amigos! Eu ganhei uma licitação orientado por essa palestra aqui...qdo assisti ela segui direitinho e somos capaz sim e somos reconhecidos. A questão é que muitos ñ lêem. Obg a todos conselheiros do CFT E CRT'S
Marcelo Soares,
Obrigado por compartilhar conosco a sua experiência exitosa.
Você está correto, às vezes os colegas Técnicos deixam de ocupar o seu lugar de direito no mercado de trabalho por falta de leitura da nossa legislação.
Parabéns e continue com sucesso em sua caminhada.
Pedimos que você permaneça conosco, acompanhando as informações que sempre publicaremos aqui.
Parabéns pelas postagens, muito tem nos ajudado. Nós eletrotécnicos temos muitas atribuições, o que inclusive causa "ciúmes" em alguns engenheiros eletricistas. Mas temos que ficar "ligados", pois a quem muito é dado, muito será cobrado". Portanto, quanto mais abrangente for a atribuição, maior será a responsabilidade!
Exatamente Julio Cesar Cruz, nós Técnicos Industriais deveremos exercer a nossa profissão com zelo e responsabilidade, atuando dentro do que nos é permitido pela legislação.
precisamos que a NR12 seja revisada, pois muitos clientes não aceitam a TRT pelo fato de estar ART com CREA na 12.12.7
Muito bom o Horizonte que estamos alcançando, Parabéns ao Luzimar e ao Luiz Roberto a nossa maior tranquilidade é que estamos sendo muito bem representando
Parabéns
Exatamente professor Gilvan Araujo, o nosso compromisso é a defesa contínua das nossas profissões.
Parabéns ao Sr. Luiz e ao Sr. Luzimar e a toda Equipe do CFT e dos CRTs o assunto foi abordado e esclarecedor 100%
Jacksan Fonseca, muito obrigado pela mensagem. A cada semana estaremos aqui tratando sempre de um tema muito importante para os profissionais Técnicos Industriais.
muito obrigado, estamos a disposição
Sanou minhas Dúvidas! Obg e Abçs a TODOS nossos conselheiros.
Marcelo Soares da Costa, a sua mensagem nos entusiasma a continuar publicando a cada semana um novo vídeo, trazendo informações importantes para os profissionais Técnicos Industriais e para toda a sociedade sobre as nossas profissões. Continue conosco e caso tenha alguma sugestão de tema a ser debatido, pode nos informar que buscaremos responder.
Parabéns! ... Pelas orientações... Deus abençoe vocês grandemente!
Como Técnico em Química habilitado no CRT posso ser responsável por uma empresa de venda, montagem, instalação de ETA simplificada (filtros, abrandadores, purificadores, cloradores) de Água?
Gostaria que fizessem novos vídeos sobre a profissão de TÉCNICO EM QUÍMICA.
Desde já agradeço.
Precisamos que reconheçam nós técnicos nas licitações e nas repartições públicas.
Esse tema foi abordado no vídeo neste Canal: EDITAL ERRADO DEVE SER IMPUGNADO.
já somos reconhecidos, e muitos editais que não contemplavam os técnicos, foram impugnados
Técnico em mecânica pode fazer inspeção NR-13 em caldeiras, compressores, vaso de pressão???
Parabéns pelo canal tb sou técnico em Edificações recentemente fui barrado por um correspondente da cx porque não queria aprovar um financiamento alegando que o técnico não era aceito pela cx onde meu projeto tinhas 42 m2 aí dentro das minhas atribuições ai apresentei a lei que nos ampara depois disso o correspondente encaminhou as documentações agora estou aguardando se a caixa não vai barrar tb .tendo em vista o correspondente disse que a cx não aceitaria. Um forte abraço muito bom esse canal
Osmar, obrigado pela sua participação e comentário. Esteja certo de que a Caixa Econômica é obrigada a recepcionar os seus projetos que estejam dentro das suas atribuições. A Lei 5.524/68, o Decreto 90.922/85 e a Resolução 58/2019 do CFT te dão todo o embasamento legal. Fala para o correspondente que o COT Caderno de Orientações Técnicas da própria Caixa Econômica Federal garantem a recepção e análise de todos os seus projetos.
@@itecnicos obrigado amigo juntos seremos mais fortes
Amigo, deu certo o financiamento?
Show excelente e esclarecedor, parabéns demais por todo esse trabalho realizado !
Obrigado Diego Antonio, a sua participação é importante, servindo como avaliação ao trabalho que estamos desenvolvendo.
Show. O que vocês fizeram em dois anos o CREA e o CONFEA não fez em sua existência toda.... Parabéns ao CRT
Poderia trazer informações a respeito da área de telecomunicações. Só vejo matérias a respeito de outras áreas, mas eu como técnico telecomunicações também sou exigido o CFT. Então trás mais vídeos nos orientando a respeito dessa área.
Paulo Andre Barreto, o Canal Técnicos Industriais do Brasil vai sim tratar de temas sobre todas as modalidades das profissões de Técnicos Industriais.
Técnico em Telecomunicações será sim tema de diversos vídeos, que abordarão as várias formas de exercício profissional desses profissionais. Um dos primeiros assuntos deve abordar SCM - Serviço de Comunicação Multimídia, área de grande interesse para a população, no quesito facilitar acesso à internet.
Parabéns Roberto 👏👏👏👏👏
Mais um vídeo excelente. Muito explicativo. Eu devo muito ao sistema CFT/CRT. Já fui miito discriminado e perseguido por pessoas CREA e depois que nasceu o nosso novo conselho são várias vitorias , uma após a outra, além do nosso reconhecimento profissional. E esses dois grandes profissionais que estão no vídeo são super engajados pela nossa causa. Nunca nos conhecemos pessoalmente, mas tenho eles como meus amigos, pois se estou no meu emprego e exercendo as atividades de Técnico em Eletrotécnica com 100% das atribuições devo ao empenho de pessoas como eles dois, que se envolveram para que órgãos que não queriam respeitar nossos direitos vissem que não podem mais nos desrespeitar, muito menos nos proibir de exercer as atividades que as leis federais nos dão competência. Parabéns e muito obrugado! Luzimar, Luís Dias e todos os membros do sistema CFT/CRT!
Obrigado pela mensagem, Vagner Nazareth. Nosso compromisso é continuar com o mesmo entusiamo no qual estamos engajados há mais de 22 anos em defesa da valorização de nossas profissões de Técnicos Industriais.
Obrigado amigo, com o apoio de voces seremos muito mais fortes, conto sempre com vc e com todos Técnicos Industriais do Brasil, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
Obrigado pela atenção e apoio que vcs estão nos dando e acredito que temos muito a crescer e progredir depois da criação do CFT sou recém formado no curso técnico e estou engatilhando e buscando resultado para meu esforço tanto em sala como como no campo pois ainda não obtive resultado mas creio que minha hora vai chegar.
Boa noite!
Gostaria de saber mais esclarecimentos sobre licitações onde nos editais eles exigem das empresas que tenham necessariamente o engenheiro no seu corpo técnico e com isso nos como técnicos industriais ficamos excluídos. De modo que isso é inconstitucional? Gostaria se possível de um vídeo a respeito deste assunto. Desde já agradeço!
Tenho a mesma dúvida!!
Jorge Nunes, no primeiro vídeo do Canal nós tratamos justamente sobre esse tema. O título do vídeo é EDITAL ERRADO DEVE SER IMPUGNADO. Você pode assistir esse vídeo, e caso persista dúvidas, estamos aqui para esclarecer. Objetivamente falamos que se o serviço objeto da licitação é também de atribuição do Técnico Industrial, e caso o Edital esteja restringindo a nossa participação, podemos fazer a impugnação e exigir nova publicação do Edital, com a correção necessária.
@@alanpatricio4136 respondi ao Jorge Nunes, fazendo referência ao vídeo constante deste Canal, cujo título é EDITAL ERRADO DEVE SER IMPUGNADO.
Jorge Nunes, no primeiro vídeo do Canal nós tratamos justamente sobre esse tema. O título do vídeo é EDITAL ERRADO DEVE SER IMPUGNADO. Você pode assistir esse vídeo, e caso persista dúvidas, estamos aqui para esclarecer. Objetivamente falamos que se o serviço objeto da licitação é também de atribuição do Técnico Industrial, e caso o Edital esteja restringindo a nossa participação, podemos fazer a impugnação e exigir nova publicação do Edital, com a correção necessária.
Nunca vi um conselho de classe lutar tanto pelos seus profissionais...cft/CRT parabéns.
O de biomedicina também tira onda, super atualizado.
Olá, eu sou técnico em edificações e recentemente inscrito no canal. Mto bom o conteúdo passado! Só ficou uma dúvida, eu quero abrir uma construtora e começar no ramo de obras residenciais. Vi pelo vídeo que posso sim ser o RT da empresa, mas no caso de ser o dono da mesma tb, como proceder com a questão do comprovante de vínculo? Visto que serei o dono, e não sócio, ou contratado. Desde já agradeço pelo conteúdo!
O dono é um sócio da empresa, só que no seu caso, majoritário (detém 100% da empresa), o seu nome constaria na declaração da empresa e você conseguiria comprovar o vinculo dessa maneira.
Uma dúvida técnica? Um técnico em eletrotécnica pode emitir laudo técnico em SPDA e instalações elétricas?
Pode sim
Posso eu como técnico em edificações assumir a responsabilidade técnica de uma empresa que foi notificado pelo CREA-SC para que o proprietário contratasse um responsável técnico??
Parabéns pelo trabalho !
Boa noite. Gostaria de sugerir que o CFT conceda revisão de atribuições e títulos, e incentivo com divulgações desta modalidade, para o técnico que possuir especializações em outras áreas de atuação. exemplo o Técnico em edificações que fizer disciplinas na área de agrimensura, ou eletrotécnica, podendo desta forma desempenhar serviços nestas áreas.
Boa tarde! Como o conselho pode auxiliar os técnicos em concurso em determinada empresa publica a tomarem a posse, sabendo-se que utilizam de funcionários com nível fundamental, sem qualificação para executar atividades técnicas? Tendo isso, utilizam da justificava de não convocar por não precisarem de mão de obra no momento, sendo que colocam pessoas sem qualificação para executar a atividade. Aguardo um direcionamento.
Marcio Aurélio, o CRT de sua região pode ser provocado a se manifestar em resposta a questionamento que receber, e sendo o cargo privativo de Técnico Industrial, terá que agir sim par preservar o exercício profissional por um Técnico habilitado.
Sendo eu Tec. Em edificações posso ser responsável técnico em estrutura metálica da minha própria empresa?
Olá. Sou técnico em edificações estou abrindo uma empresa mais meu sócio. Ele é agrônomo registrado no CREA e eu no CFT. Como fica a questão da empresa na parte de responsável técnico? Pelo CREA OU CFT?Nosso ramo de atuação é engenharia civil e serviços de topografia e consultoria agrícola.
O registro no CRT substitui o registro no CREA nas construtoras? Ou teria que ter os dois, mesmos tendo um técnico e não um engenheiro na função de responsável técnico?
TÉCNICO PODE REPRESENTA EMPRESA EM LICITAÇÔES NA PREFEITURA, OU SO ENGENHEIRO QUE PODE FAZER ESSE TIPO DE TRABALHO
Gostei Muito tirou minhas duvidas
Bom, eu estou abrindo uma empresa para trabalhar com o MINHA CASA, MINHA VIDA, nesse caso para registrar a empresa junto ao CRT-MG, terei então que gerar essa TRT de cargo e função sempre que emitir uma TRT de um projeto do MCMV ?
Ederson Motta Projetos, o TRT de Cargo e Função deve registrado uma única vez, pois ele serve para vincular o profissional à empresa. Toda vez que a empresa elaborar um projeto ou executar alguma obra ou serviço, deverá registrar o TRT referente àquela obra ou serviço específico, mas não é de Cargo ou Função, será de Obra/Serviço.
Muito obrigado, ajudou demais
Se e uma industria de outro ramo, mas ele tem t. Edificações para acompanhar as obras e reformas interna dela ! Tem que registrar o t. Como responsável?
OBRIGADO, EU JA IA PARTICIPAR DE LICITAÇAO PARA MANUTENÇAO DE ARCONDICIONADO E IA CONTRATAR ENGENHEIRO MECANICO SO PARA ASSINAR SEM SE QUER IR NA OBRA OU SEJA EU VOU FAZER TUDO E ELE SO ASSINAR.
Poderia fazer um vídeo como fazer projeto fotovoltaica
Leandro Braz, sua sugestão está anotada, vamos buscar um especialista para tratarmos sobre o tema.
Trabalho na área também executando na parte de configuração dos inversores e instalação da parte elétrica, CC e AC... Muito interessante esse assunto!
SÓ ME RESTOU UMA DÚVIDA...
SOU TÉCNICO EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL (assino até 80 m²). EU POR SER TÉCNICO JÁ TENHO O MEU ESCRITÓRIO PRÓPRIO E FAÇO PROJETOS, MAS GOSTARIA DE ABRIR UMA CONSTRUTURA OU INCORPORADO, EU COMO TÉCNICO POSSO SER RESPONSÁVEL POR ESSA CONSTRUTORA ? SE SIM JÁ ABRIRIA NO COMEÇO DO ANO MESMO, E OUTRA COISA, CASO PEGASSE OBRAS PARA FAZER CIMA DE 80M² PODERIA PASSAR O PROJETO PARA UM ARQUITETO OU ENGENHEIRO SEPARADAMENTE E TOCAR A OBRA NORMAL ??
DESDE JÁ OBRIGADO.
Top irmão, essa é minha meta também
Pode sim, executar obras pode em
Qualquer metragem o técnico em edificações, não pode é ser responsável técnico no projeto
Acredito que deveriamos sim atender mais de 2 empresas já que mesmo que estejamos em uma certa empresa e no contrato de prestação de serviços não exiga sua exclusividade e que vc possa atuar com outras empresas. Senão IRIAMOS PASSAR DIFICULDADE FINANCEIRA estaríamos limitados já que muitos não são fidelizados a um só cliente por que somos prestadores de serviços.
Minhas duvida é o seguinte; se eu tenho uma empresa de prestação de serviços eu posso registrar ela no CREA e ser responsável técnico pelo CRT?
muito bom o video.
Muito obrigado CORTES TOPOGRAFIA.
TEC em equipamentos biomédico pode constituir um CNPJ ou somente Eng clínico?
O TRT de cargo e função, o CFT poderia disponibilizar as atribuições dos Técnicos, eu sou Técnico em Mecatrônica, e até hoje não consegui ver as atribuições....
Jeferson Oliveira, as atribuições dos Técnicos Industriais estão sustentadas no artigo 2º da Lei 5.524/68 e Decreto 90.922/85, nos quesitos projeto e execução. Envolve também naturalmente Vistoria, Perícia e demais.
De todo modo, certamente o CFT vai cumprir o que estabelece o artigo 19 do Decreto 90.922/85 e vai baixar as Resoluções necessárias para esclarecer as atribuições profissionais de cada modalidade.
@@itecnicos olha meu amigo (a) eu já entrei em contato com o sindicato e a central aqui da minha região quanto ao esclarecimento, mas não tive sucesso, quanto a Técnico em Eletrotécnica, Técnico Ambiental, Técnico em Edificações, aí sim as atribuições são bem esclarecidas, mas em Mecatrônica, Eletrônica, Automação Industrial... Entre outras não estão assim...
@@itecnicos eu li e baixei o Artigo e Decreto, mas até outros técnicos estão confusos...
@@jefersonoliveira855 , de fato as atribuições para o Técnico em Mecatrônica ainda ão estão esclarecidas por meio de Resolução, mas o CFT deverá providenciar essa Resolução da mesma forma como já fez com as modalidades já esclarecidas.
De todo modo, as atribuições do Técnico em Mecatrônica têm o seguinte perfil profissional:
"Projeta, instala e opera equipamentos automatizados e robotizados. Realiza programação, parametrização, medições
e testes de equipamentos automatizados e robotizados. Realiza integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos.
Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão."
@@itecnicos nós iremos agradecer, pois está muito vago mesmo...
precisava de um microfone lapela. o áudio é distante demais
Parabéns
Boa tarde! Eu trabalho a 10 anos no seguimento de prestação de serviços e a 07 anos estou atuando como gestor no setor específico de climatização e Refrigeracao; Estou com uma dúvida muito grande... Se de fato faço o curso técnico de refrigeração ou engenharia mecânica? Queria saber se o curso técnico de refrigeração me daria à autonomia igual a do engenheiro mecânico dentro do meu seguimento de trabalho?
No tempo 1:20, acho que ele se confundiu nao? "Nós somos profissionais da Engenharia". Se sao profissionais da Engenharia, pq entao sairam do CREA ?
Somos profissionais da área tecnológica, a qual inclui a engenharia.
Paula Aguines, nós Técnicos Industriais somos profissionais que executamos sim serviços de engenharia. Somos da área tecnológica. A legislação é bastante esclarecedora sobre esse tema.
A Engenharia é bem ampla, muitos profissionais confundem quando falamos que SOMOS PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA, e está corretíssima essa colocação: A PALAVRA ENGENHARIA, não pertence só para engenheiros, ela envolve os três níveis, Técnicos, Tecnólogos e Engenheiros. essa "confusão" é normal, porque alguns profissionais de outros níveis tentam usar esse termos (ENGENHARIA), só para eles, mas somos sim profissionais da engenharia. e outra coisa os Creas não são exclusivos para uso dessa palavra, e retorno a pergunta: se não somos da "engenharia", porque estávamos dentro dos creas????? entendeu??? O motivo de termos saído de dentro dos creas, foram pelos desmandos, pelas limitações, pelos direitos podados, por não termos direito de voz e voto nos plenários, etc, etc, ... impostas por esse sistema antigo (Confea/Creas), hoje somos LIVRES pra exercermos nossas profissões, o Sistema CFT/CRTs aplica o decreto 90.922/85 e a Lei 5.524/68 legislação que rege nossa profissão 100% (cem por certo) não somos barrados dentro do nosso curso sobre o que aprendemos e apreendemos.
@@luisrdias Parabéns pela colocação, 100% explicado!
@@luisrdias cada um na sua posição, engenheiro, tecnólogo e técnico, aí vocês já querem tomar atribuições que não são de técnicos e sim de Engenheiro,que cursou o ensino superior para tal.
legal gostei
Excelente Vídeo.
Cnae para eletrotécnico trabalhar com projetos
CNAE de engenharia serve
Gostaria de saber se há distinção de funções entre eletrotécnico e técnico em eletroeletronica. Gostaria que alguém me esplicasse quais as diferenças por que somos um pouco rebaixados em relação ao eletrotécnico sendo que a grade curricular e praticamente a mesma
Da uma olhada no site do CFT. Nas resoluções
Boa noite
Santarém para
Seria possível após a conclusão do curso técnico de refrigeração pedir a capacitação técnica retroativa, baseada na minha experiência em carteira de trabalho? E com isso finalizando o curso já com a capacitação para atuar em qualquer estrutura sendo ela menor ou maior?
Técnico querendo ser engenheiro?
A lei é clara
Hahahah você certamente ou não é engenheiro ou é um que dormiu nas aulas, se fosse minimamente competente, saberia as diferenças entre um e outro, e que essa ciumera toda é coisa de profissional medíocre.
@@AlleFauth falou tudo
@@AlleFauth acho que quem não tem nenhuma competência aqui e você! Pois nem um simples comentário não sabe fazer.
A sua posição contrária a minha,teria que ter um comentário contrário ao meu. certo?mas... Não!
Você falou exatamente o que eu falei conheço bem os dois lados da moeda e sei as capacidades e competência que cada um tem,isso se tratando de um bom técnico e um bom engenheiro e não de profissionais de diploma comprado! Certo? Enquanto ao "ciúmes" não tenho nem um pouco! Tenho sim medo de onde isso pode parar.
Pois isso pode desmotivar prováveis bons futuros engenheiros,que podem somar e agregar muito para o desenvolvimento de tecnologia em nosso país.obrigado pelo comentário.abraço!
@@fredsonmotors5317 tem bons engenheiros e ótimos técnicos ,mas para vcs parece que só engenheiro que sabe quer um exemplo vc já viu um engenheiro mecânico desmontar e consertar um motor de uma caminhonete? Não né pois os técnicos em mecânica faz isso mesmo!
Mas vc diz o engenheiro que projeta os motores ,mas no Brasil não, aqui nos só monta o que já vem feito de outro país ou seja na prática engenheiro só assina papelada que resolve os problemas são técnicos por experiência sou técnico em refrigeração e sou referência na minha cidade em consertos de placas de ar-condicionado inverter onde que se vc colocar um engenheiro mecânico na frente do aparelho não sabe nem p onde vai ,mas até pouco tempo só ele podia ser responsável técnico em obras e licitações ,mas no final quem fazia do começo ao fim são os técnicos que fazem,e muitos engenheiros vendem contrato de manutenção sem ao menos ter ido na obra ou na manutenção!!!!!!_
Abri minha empresa mas tive que tirar o nome " Engenharia" pois o CREA proíbe que se use o nome "Engenharia" nas empresas que não tenham em sua maioria societária engenheiros. Palhaçada isso. O CFT teria que se manifestar sobre isso.
Max Silva, o CREA utiliza esse argumento embasado no artigo 5º da Lei 5.194/66 que diz: " Só poderá ter em sua denominação as palavras engenharia, arquitetura ou
agronomia a firma comercial ou industrial cuja diretoria for composta, em sua maioria, de profissionais registrados nos Conselhos Regionais."
Veja que essa Lei é de 1966. Na época, tanto os arquitetos quanto os Técnicos, estavam abrigados no CREA. Hoje isso está diferente, os arquitetos e técnicos têm Conselhos próprios, portanto as empresas podem estar registradas no CRT para os Técnicos e podem utilizar livremente a palavra engenharia em sua denominação.
Até porque o que o Técnico pratica é engenharia.
@@itecnicos Essa história de técnico pratica engenharia é muito sem nexo. Eu sou técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista. São formações totalmente diferentes. Se fosse a mesma coisa poderia extinguir as engenharias. Sem contar que o técnico não tem formação científica.
Kkkkkk. Você colocaria o nome de escritório de advocacia em um lugar que sequer tem advogados? Não faz sentido nenhum isso, é mais do que óbvio que para uma empresa se denominar "engenharia" é preciso ter ENGENHEIROS no quadro técnico e societário
Técnico não pratica engenharia. Quem pratica engenharia é o engenheiro, da mesma forma que quem pratica medicina é o médico e que quem pratica advocacia é o advogado, fato!
Para se formar em Engenharia é preciso estudar no mínimo 5 anos em instituição de nivel superior, enquanto para se formar em técnico é preciso estudar somente 2 anos e em instituição de segundo grau. Portanto, técnicos não são engenheiros!
Bom ! Deixa eu desenhar pra ver se as pessoas entendem. No quadro societário da minha empresa tem um tec. Agrimensor , um tec. Agrimensor e biologo ( que sou eu) e UM ENGENHEIRO CIVIL. fui proibido de colocar o termo engenharia pois segundo o crea e a lei que o amigo ai falou, A MAIORIA DOS SÓCIOS NÃO SAO ENGENHEIROS. Imagina se o conselho de farmácia fizesse isso ? A maioria das farmácias são abertas por empresários que nem sempre são farmacêuticos.
Aí não pode
Não deu para intender nada!
Afinal pode ou não pode
Sou Técnico, fiz um projeto de um pergolado de madeira em um condomínio (43m²), o síndico não aceitou minha TRT, dizendo que somente engenheiro ou arquiteto podem emitir o documento correto, preciso de assessoria, podem me ajudar?
O Carpinteiro, você pode manter contato com o CRT Conselho Regional dos Técnicos Industriais de seu Estado, peça para enviar documento ao Condomínio esclarecendo que o serviço executado por você é de competência do Técnico em Edificações também. Envie seu contato através do e-mail deste Canal, nostecnicosindustriais@gmail.com que buscaremos te auxiliar também.
@@itecnicos , na verdade sou Técnico em Desenho de Construção Civil. Tentei falar com o pessoal ee São Paulo, mandei um e-mail no começo da semana mas não me deram nenhuma resposta....
Vc pode emitir esse laudo de percolaçao como técnico em edificações
@@tanakamotociclista , não estou me sentindo nada apoiado pelo conselho....antigamente no Crea a resposta era imediata....que vergonha estou passando...
Qual seu título no CFT de qual CRT vc faz parte irei verificar suas atribuições o q vc pode fazer etc...
Porra de obrigatorio ter registro em crt que piada kkk nem 0,0001% das empresas tem registro nisso
Engenheiro é um profissional de nivel de graduação, faculdade. Técnico é de nivel médio.. Por exemplo, para projetar a chapa de fixação de um pilar de uma estrutura metálica segundo a NBR 8800 - Estruturas de Aço, deve-se calcular momentos fletores na chapa. Onde foi abordado sobre momentos fletores no curso técnico? Como vcs vão desenvolver atividades de engenharia que obedecem as normas da ABNT se vcs não tem nenhum conhecimento da ciência exigida? Vcs estão passando vergonha!!!
Assim como a maioria dos engenheiros não sabe as peças que um arcondicionado inverter de grande porte usa mas assina o plano de Manutenção!
E outra nem tem uma pós em climatização mas mesmo assim assinam como responsável técnico ,
@@mailsonsiqueira501 para se especializar em ar-condicionado é só assistir uns vídeos de tele curso 2000, ou ler um manual de manutenção do fabricante..👍
@@thiagomoura2598 na teoria é fácil, hoje a tecnologia mudou antes eu ia só com um multímetro e ferramentas básica de mecânica de refrigeração , hoje vc tem que fazer cursos de extensão como eletrônica ,pois hoje eu vou com computador e rastreador de defeitos e ociloscopio que engenheiro mecânico não sabe nem o que é isso,ou seja técnico tem campo e conhecimento na prática!
@@mailsonsiqueira501 Mano é só digitar no TH-cam como rastrear defeitos em sistema de ar condicionado pelo computador e usar osciloscópio.. em 2 horas aprende isso.. agora vc querer se exaltar acima de engenheiro por causa Disso desculpa, mas não dá neh.. tem coisas que nem precisa de curso ou faculdade para aprender.. é só ler um livro e ver vídeos na internet
Tamo podendo mais que os engenheiros...kkkkkk incluseve vamos dirigir empresa de engenharias.
Sim, nosso ramo de atividades é engenharia. Temos limitações, mas o que praticamos é engenharia.
Tecnico n pode assinar laudo nr 12 13 então se você for fazer algo com movimento bracal ou animal Vai firme , do contrario......sinto muito
Luzimar Pereira, técnico não pratica engenharia. Quem pratica engenharia é o engenheiro, da mesma forma que quem pratica medicina é o médico e que quem pratica advocacia é o advogado, fato!
Para se formar em Engenharia é preciso estudar no mínimo 5 anos em instituição de nivel superior, enquanto para se formar em técnico é preciso estudar somente 2 anos e em instituição de segundo grau. Portanto, técnicos não são engenheiros!
@@user-pj2vc5dc7f Faço de suas palavras à minha! Já pensou um Técnico de enfermagem fazer cirurgia e receitar medicamentos ? Um absurdo esses caras quererem ser engenheiros tendo apenas o ensino médio! Meu parceiro se quiser ser engenheiro vai estudar e se capacitar! Isso é um absurdo!
@@italonascimento2981 esses caras são uma piada..kk
Isso é um absurdo e deveria ter lei contra isso! Primeria vez no mundo todo que vejo uma situação como essa de técnicos querendo ser engenheiros! O que custa estudar!? Porque não se empenham em estudar, se capacitar para serem engenheiros!? Um belo exemplo disso é um Técnico de enfermagem fazer cirurgia e receitar medicamentos kkk, chega até serengraçado uma situação dessa! Nunca que técnico prática engenharia, não tem cabimento uma coisa dessa
Irmão seu pensamento faz jus de um país atrasado, medindo conhecimento com os títulos como se o engenheiro saisse da faculdade já pronto, você não pode comparar com a medicina, pois essa mesma já tem um preparo desde a faculdade, hoje eu sou engenheiro e já fui técnico, afinal o engenheiro só se faz com uma boa equipe técnica, se a equipe for ruim, o engenheiro é apagado , pois todo serviço de engenharia é executada pelo técnico, afinal hoje é muito difícil você ver um engenheiro de mão cheia( falo dessa nova geração) , reveja seus conceitos e aprenda realmente o que significa ser engenheiro, falo isso pois trabalho na área já faz 25 anos. Busque o conhecimento, pois vejo que seus argumentos são de Leigos no assunto
E conheço excelentes técnicos que colocam muitos engenheiros no bolso, faz todo serviço de engenharia , ou seja , todas as atividades de projeto tais como: diagramas, memórias de cálculos, detalhamentos e , plantas, e etc.O conhecimento humano é surpreendente, portanto na vida só se vence com dedicação e humildade , coisa que para você não vem o caso
@@claudiomacario9181 cara não é que os técnicos eram bons, mas os engenheiros eram ruins.. isso não justifica o desenvolvimento de atribuição de engenharia,, se é tão bom. pq não fez uma faculdade.. Graduação é nivel superior, técnico é médio, tem diferença
@@thiagomoura2598 médico tem prática não compare com engenheiro ,a maioria das vezes que vi engenheiro trabalhar foi para preparar documentos para assinar pois quem ia fazer tudo a parte prática era os técnicos ,vc quer ver uma área que o engenheiro não faz nada é na área de manutenção de qualquer máquina tem técnicos que é perito sabe tudo os segredos só não fazem a parte mas fácil que é se responsabilizar ou assinar!
@@mailsonsiqueira501 eu te pergunto quem faz o manual de manutenção ou assistência técnica?? E o engenheiro que projetou a máquina.. o engenheiro que descreve as instruções de montagem e desmontagens e manutenção.. ele que faz o planejamento de instrução de trabalho