Eu fiquei pensando porque o Mineirão não tinha tinta. Hoje eu sei o porquê. Por causa do brutalismo. 😢 Essa arquitetura é muito feia, deixa a cidade reprimida, sem cor. Parece aqueles filmes futuristas que mostravam a sociedade em uma ditadura. Eu prefiro a arquitetura clássica, ou com estilo ou a arquitetura. Arquitetura portuguesa, espanhola ou otomana.
Maykon Johny Arquitetura faz parte das Artes, e a Arte é subjetiva de cada ser humano. Tu podes achar feio (sem nem ao menos se dar ao trabalho de fazer uma análise sobre o estilo), assim como eu não aprecio essa obra de Van Gogh que está em seu perfil, mas sei o valor artístico e a importância no meio da arte impressionista/fauvista. Mas erradicar algo pelo simples fato de não agradar seus olhos é sim e sempre será algo lamentável.
@@leenhares Penso que Arte e Beleza não são subjetivas. Subjetiva é a percepção que temos delas. E confundir uma coisa com a outra é o mesmo que confundir sujeito com objeto. É o mesmo que confundir beleza e feiura com sentimentos de atração e repulsa. Ora, o sentimento vem no olhar do observador, e, portanto, é uma reação interna. A beleza, por sua vez, está no objeto em si e é um fenômeno externo ao observador. Uma obra de arte não deixa de ser feia ou bela quando eu deixo de olhar para ela. A estética da arte e, principalmente, da arquitetura moderna nasce do desprezo pela beleza e do culto ao utilitarismo. Por isso, não tenho nenhum problema em dizer que a estética do Brutalismo, do Modernismo, da Bauhaus, da Cohab, do Le Corbusier (que queria destruir todo o lindíssimo centro de Paris e construir 18 caixotes de concreto no lugar, ao melhor estilo Cohab), é feia de se arrancar os olhos. Praticamente, uma oficialização do vandalismo que deveria sumir das paisagens urbanas, e ficar enclausurada somente nos manuais de arquitetura como um exemplo de quão baixo a mente humana pode chegar em termos de estética. Um abraço... :)
Maykon Johny Já eu permaneço na ideia de que a Arte é subjetiva, pois a forma que cada indivíduo analisa ou cria uma obra é íntima e pessoal (falo isso por ser "artista" e criar obras expressionistas e as mesmas despertarem sentimentos diversos em cada indivíduo que as observam). O que penso de arte é diferente do que tu pensas, mas isso não torna algo com mais ou menos valor por conta de não ser considerado belo, por não possuir adornos rebuscados, luxo em demasia etc. A exemplo deves ser ciente da confusão no nicho onde pessoas leigas julgam que Arte Contemporânea não é Arte, porque simplesmente não lhe agrada os olhos, pois não compreendem o "além" do que os olhos podem ver. Tudo bem tu acreditar que a estética do Brutalismo é rasa e medonha em relação ao que foi criado nos anos 1500-1600, mas ela marca a cronologia da existência da Arquitetura, se vivemos estagnados nos estilos pomposos altamente elitizados, vamos viver num anacronismo absurdo. E sim é absurda essa ideia da substituição de edifícios da Arquitetura clássica por "caixas de concreto", mas não ocorreu e pelo visto querem fazer o mesmo com edifícios brutalistas. Por fim meu comentário foi mais relacionado ao fato do rapaz flamenguista acreditar que não deveria existir algo que seu pensamento subjetivo aponta como "feio". É preciso analisar a cronologia dos movimentos e a necessidade humana em relação à elas, não apenas preservá-las por serem agradáveis aos olhos.
Sou completamente apaixonado pelo brutalismo/concreto bruto. Não sei se tem a ver com o fato de eu morar em Brasília, mas acho muito foda.
Também moro em Brasília e amo, tanto o modernismo de bahaus e companhia quanto o brutalismo soviético
Eu não achava, até começar a estudar sobre, e cara tô extasiado.
Muito bom... A iniciativa é sensacional.
No sentido de derrubar a arquitetura brutalista realmente é uma iniciativa sensacional.
@@joaocritico não
@@joaocritico Não.
@@joaocritico Sim, bem que eu queria que aquela coisa horrenda tivesse sido derrubada.
adoro esse tipo de construção
Brutalismo é maravilhoso!
Ando por Belo Horizonte prestando mais atenção na arquitetura e dói os olhos ver o tanto de edifício com esse conceito.
Eu fiquei pensando porque o Mineirão não tinha tinta. Hoje eu sei o porquê. Por causa do brutalismo. 😢 Essa arquitetura é muito feia, deixa a cidade reprimida, sem cor. Parece aqueles filmes futuristas que mostravam a sociedade em uma ditadura. Eu prefiro a arquitetura clássica, ou com estilo ou a arquitetura. Arquitetura portuguesa, espanhola ou otomana.
Estilo insano,lembra muito blade runner
É algo distopico mesmo
deve apenas preservar alguns como relíquias historicas e de arte, mas de reto pode demolir
Guardem o TNT para os Pós Modernos !
Prefiro a arquitetura clássica.
isso!! derrubem todos
🤣 kkkkkkkkk
Tomara que vire tendência no Brasil também. Comecem pelo bruralismo paulista que é um lixo completo.
Pode derrubar tudo. De preferência o prédio da Sudene, aqui do lado de casa. Quer preservar bata uma foto e bote no museu.
Que comentário lamentável.
@@leenhares Não é lamentável não! Lamentável é a feiura do Brutalismo que é de doer os olhos!
Maykon Johny Arquitetura faz parte das Artes, e a Arte é subjetiva de cada ser humano. Tu podes achar feio (sem nem ao menos se dar ao trabalho de fazer uma análise sobre o estilo), assim como eu não aprecio essa obra de Van Gogh que está em seu perfil, mas sei o valor artístico e a importância no meio da arte impressionista/fauvista. Mas erradicar algo pelo simples fato de não agradar seus olhos é sim e sempre será algo lamentável.
@@leenhares Penso que Arte e Beleza não são subjetivas. Subjetiva é a percepção que temos delas. E confundir uma coisa com a outra é o mesmo que confundir sujeito com objeto. É o mesmo que confundir beleza e feiura com sentimentos de atração e repulsa. Ora, o sentimento vem no olhar do observador, e, portanto, é uma reação interna. A beleza, por sua vez, está no objeto em si e é um fenômeno externo ao observador. Uma obra de arte não deixa de ser feia ou bela quando eu deixo de olhar para ela.
A estética da arte e, principalmente, da arquitetura moderna nasce do desprezo pela beleza e do culto ao utilitarismo. Por isso, não tenho nenhum problema em dizer que a estética do Brutalismo, do Modernismo, da Bauhaus, da Cohab, do Le Corbusier (que queria destruir todo o lindíssimo centro de Paris e construir 18 caixotes de concreto no lugar, ao melhor estilo Cohab), é feia de se arrancar os olhos. Praticamente, uma oficialização do vandalismo que deveria sumir das paisagens urbanas, e ficar enclausurada somente nos manuais de arquitetura como um exemplo de quão baixo a mente humana pode chegar em termos de estética.
Um abraço... :)
Maykon Johny Já eu permaneço na ideia de que a Arte é subjetiva, pois a forma que cada indivíduo analisa ou cria uma obra é íntima e pessoal (falo isso por ser "artista" e criar obras expressionistas e as mesmas despertarem sentimentos diversos em cada indivíduo que as observam). O que penso de arte é diferente do que tu pensas, mas isso não torna algo com mais ou menos valor por conta de não ser considerado belo, por não possuir adornos rebuscados, luxo em demasia etc.
A exemplo deves ser ciente da confusão no nicho onde pessoas leigas julgam que Arte Contemporânea não é Arte, porque simplesmente não lhe agrada os olhos, pois não compreendem o "além" do que os olhos podem ver.
Tudo bem tu acreditar que a estética do Brutalismo é rasa e medonha em relação ao que foi criado nos anos 1500-1600, mas ela marca a cronologia da existência da Arquitetura, se vivemos estagnados nos estilos pomposos altamente elitizados, vamos viver num anacronismo absurdo. E sim é absurda essa ideia da substituição de edifícios da Arquitetura clássica por "caixas de concreto", mas não ocorreu e pelo visto querem fazer o mesmo com edifícios brutalistas.
Por fim meu comentário foi mais relacionado ao fato do rapaz flamenguista acreditar que não deveria existir algo que seu pensamento subjetivo aponta como "feio". É preciso analisar a cronologia dos movimentos e a necessidade humana em relação à elas, não apenas preservá-las por serem agradáveis aos olhos.
4 anos já, espero que tenha cada vez mais demolidos. Brutalismo bom é brutalismo demolido
UP
😂😂😂😂😂
Arquitetura feia e deprimente. É um esqueleto sem pele.