Passando para prestigiar o canal e deixar um like merecido. Merece mais inscritos e visualizações, um pena. Mas sigamos no bom combate! Abraços e saudações nordestinas 🙏🏻🌹😊
Muito boa a discussão. Há que se levar isso à Sociedade para aperfeiçoar o processo civilizatório. São grandes questões conflitantes a resolver inclusive o crescimento demográfico no mundo. Isso irá perdurar por décadas e quem sabe séculos. Há que se começar!
Bom dia a todos. Gostaria de introduzir uma questão de base antropologica importante: o que pensa o programa a respeito dos indígenas ainda não inculturados, ou seja, não incluídos no processo das relações capitalistas que tem no Estado burguês o seu mote e vetor condutor da história? Vejo muito discussões sobre o capitalismo e a Amazônia, mas nadinha a respeito do Estado que o promove. Por que Pierre Clastres não entra nos comentários sobre indígenas na região amazônica? Penso que não se poderia discutir colonialismo, povos originários e exploração das últimas fronteiras do Brasil sem discutir o Estado, e as populações que decididamente não querem viver dentro do Estado, sob a ótica de Clastres, um dos mais promissores estudiosos do assunto. Quais os paradigmas possíveis nessa ótica antropologica? Poderiam responder a essas questões? Agradecido pela atenção.j
Acho que a questão da "inculturação" não se aplica aí: os povos clastreanos que entram no Estado permanecem se relacionando com o Estado de um modo clastreano, quer dizer, colocando a figura do Estado como um grande devedor, que tem uma dívida impagável para com o grupo e e não tem o direito de exercer coerção (do mesmo modo que o chefe indígena). O que quero dizer que ser clastreano não tem relação com a questão da "aculturação". Leia etnografias como as do César Gordon entre os kayapo que isso fica especialmente claro
Peço desculpa por ter me referido ao teólogo Leonardo Boff com termo inapropriado mas, não pude me conter com a sua afirmação colonizadora sobre a Amazônia, principalmente vindo de um teólogo que professa a teologia da libertação.
Pensando aqui: teremos mesmo uma esquerda e uma direita ou não passamos de um monte de tontos mal informados (maioria) sendo levados de lá pra lá, pra cá nunca?🙈
Achei bastante deselegante a interrupção da Eliane aos 11:14 durante a reflexão do professor Carlos Walter, ainda que justificada pela transição do bloco.
BRAVO camaradas do IELA UFSC 🙋♀️👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🥰
Parabéns camaradas. Vamos cobrar da reitoria microfones para aumentar ainda mais a qualidade dessa aula magistral. Um salve do CCB/UFSC.
Viva a Universidade e a excelência dos Professores!!!
Gratidão pela exposição primorosa. 🌱🌿🌳
Adoro esse canal
Obrigado por tudo e parabéns pelo trabalho a todos do Iela
Agradeço muito por mais esse vídeo! Mais uma vez vcs trazem assuntos relevantes para discussão!
Temos muito que aprender com as comunidades indígenas Latina Americanas.
Passando para prestigiar o canal e deixar um like merecido. Merece mais inscritos e visualizações, um pena. Mas sigamos no bom combate!
Abraços e saudações nordestinas 🙏🏻🌹😊
Boa tarde camarada 😘🤗. Quanto tempo...
Excelente e mto importante tds as questões levantadas. Parabéns à tds que fazem o programa.
Muito bommmmmm essa live
Obrigado pelo episódio!
Tmj
Excelente!
Luta pela vida, dignidade e territórios
Algoritmo, divulgue
bip bip bip divulgando! câmbio final! rádio em ondas curtas!
@@sandrinha9361 🤣 primeiro algoritmo dialético do mundo
@@gustavoEspirito podia curtir meu algoritmo! Ele geraria outro! Kkkkk
Excelente debate
Obrigada!
IELA 👏👏 !! Nildo Ouriques 👏👏 !!
Bom dia Camaradas da RB
Mão visível do mercado participando do programa....
Lá vamos!
Muito boa a discussão.
Há que se levar isso à Sociedade para aperfeiçoar o processo civilizatório.
São grandes questões conflitantes a resolver inclusive o crescimento demográfico no mundo. Isso irá perdurar por décadas e quem sabe séculos.
Há que se começar!
Camaradas ✊🏿👏👏 !!
Carlos Walter 💙
Boa tarde
Excelente debate!!
Obrigado pela aula .
Bom dia a todos. Gostaria de introduzir uma questão de base antropologica importante: o que pensa o programa a respeito dos indígenas ainda não inculturados, ou seja, não incluídos no processo das relações capitalistas que tem no Estado burguês o seu mote e vetor condutor da história? Vejo muito discussões sobre o capitalismo e a Amazônia, mas nadinha a respeito do Estado que o promove. Por que Pierre Clastres não entra nos comentários sobre indígenas na região amazônica? Penso que não se poderia discutir colonialismo, povos originários e exploração das últimas fronteiras do Brasil sem discutir o Estado, e as populações que decididamente não querem viver dentro do Estado, sob a ótica de Clastres, um dos mais promissores estudiosos do assunto. Quais os paradigmas possíveis nessa ótica antropologica?
Poderiam responder a essas questões?
Agradecido pela atenção.j
Não existe um ser humano no mundo que não faça parte do sistema capitalista.
Acho que a questão da "inculturação" não se aplica aí: os povos clastreanos que entram no Estado permanecem se relacionando com o Estado de um modo clastreano, quer dizer, colocando a figura do Estado como um grande devedor, que tem uma dívida impagável para com o grupo e e não tem o direito de exercer coerção (do mesmo modo que o chefe indígena).
O que quero dizer que ser clastreano não tem relação com a questão da "aculturação". Leia etnografias como as do César Gordon entre os kayapo que isso fica especialmente claro
Muito bom!
Bom dia
Excelentes análises, alguém teria algum livro para indicar?
O legado do Bambu.🎯
Peço desculpa por ter me referido ao teólogo Leonardo Boff com termo inapropriado mas, não pude me conter com a sua afirmação colonizadora sobre a Amazônia, principalmente vindo de um teólogo que professa a teologia da libertação.
Boa noite a todos.
Faltou vocês tocarem na questão de fundo que é o ataque aos Estados Nacionais em andamento!
Queremos território! Queremos manter nossas culturas aborígenes, nossas línguas e saberes, nossos bodoques e botoques....
O Sr Nildo vai ao inferno na defesa das suas teses, mas quando sorri volta com o paraíso no semblante.
A
O assassinato da família foi noticiado na RBA e na TVT
Muitos confundem a nossa bela Amazônia como pulmão do mundo.... mas é o ar condicionado podes crê.
E a poesia dos INCONFIDENTES?🕯🔼🔺️
A Amazônia Brasileira é do Brasil!
Pensando aqui: teremos mesmo uma esquerda e uma direita ou não passamos de um monte de tontos mal informados (maioria) sendo levados de lá pra lá, pra cá nunca?🙈
¡Anticolonial! ¡Antimperialismo!
Povos amazonidas unidos 🔥
Amazônia de pé 🌱
Manaus megacidade na Amazônia é megalixeira.
Achei bastante deselegante a interrupção da Eliane aos 11:14 durante a reflexão do professor Carlos Walter, ainda que justificada pela transição do bloco.
Esse professor de geografia apequenou o debate. A última fala dele desfocou o debate e ainda desperdiçou tempo a toa do programa.
Não acho que desfocou. Ao contrário, trouxe uma categoria de análise importante pra tentar compreender aquela complexidade.
Esse professor que vc tá falando é referência no debate na Amazônia, talvez vc só não esteja aberto ainda pra essas questões
Obrigado.